Avaliação do Ensino Superior: Conceito e Metodologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação do Ensino Superior: Conceito e Metodologia"

Transcrição

1 Avaliação do Ensino Superior: Conceito e Metodologia

2 AVALIAÇÃO EDUCACIONAL A avaliação é uma constante em nosso dia-a-dia. Na ação escolar, a avaliação incide sobre ações ou sobre objetos específicos - no caso, o aproveitamento do aluno ou nosso plano de ação. Avaliação, porém, não pode ser confundida, como por vezes se faz, com o momento exclusivo de atribuição de notas ou com momentos em que estamos analisando e julgando o mérito do trabalho que os alunos desenvolveram. Vale dizer que a avaliação recai sobre inúmeros objetos, não só sobre o rendimento escolar.

3 Quais concepções que norteiam a sua prática? Ter clareza do que (conceito), como (fazer), quando (período). Planejamento: ato ou efeito de planejar (HOLANDA, 1986) Plano: delineia as decisões gerais do sistema; contém as grandes linhas políticas, estratégias, diretrizes e responsabilida des.

4 PROGRAMA Desdobramento ou aprofundamento do Plano. Detalha a política, as diretrizes, as metas e as medidas operacionais. PROJETO: ideia que se forma de executar ou realizar algo (...) plano, intento, desígnio (...) a ser realizado dentro de um determinado esquema.(amorim, VERAS, MONTEIRO VERAS, 1998)

5 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL PROJETO DA INSTITUIÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO PROJETOS PEDAGÓGICOS PLANO DE ENSINO PLANO DE AULA

6 PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Instituição: Nível de Ensino: Semestre/ano: Turno: Disciplina: Professor responsável: Nº de alunos: Carga horária semestral: Carga horária semanal:

7 Planejamento e Avaliação do Ensino Superior Os novos desafios para a prática do Planejamento e da Avaliação no Ensino Superior: uma abordagem teóricometodológica. A dinâmica do processo pedagógico e seus eixos norteadores: ensino, aprendizagem, pesquisa e avaliação. Estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem, tecnologia educacional. Instrumentos e procedimentos de avaliação como princípio de continuidade da ação pedagógica.

8 Metodologia do Ensino Superior Função social da educação superior. O trabalho pedagógico e a formação do professor universitário na dinâmica interna das Instituições de Ensino Superior. Dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensino, aprendizagem, pesquisa e avaliação. Estratégias de ensino e aprendizagem, tecnologia educacional.

9 Organização do trabalho acadêmico As ciências e o conhecimento científico: natureza e modos de construção do conhecimento e da pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais, especificamente os aspectos técnicos e textuais.

10 Avaliação Educacional Estudo das teorias e práticas da avaliação educacional a partir dos paradigmas interacionistas da sociedade e da ação pedagógica, construindo novas abordagens e novos procedimentos do ato de avaliar. A dinâmica do processo avaliativo numa perspectiva mediadora. Instrumentos e procedimentos de avaliação a serviço de concepções metodológicas e como princípio de continuidade da ação pedagógica.

11 Relação entre avaliação da aprendizagem e processo pedagógico A avaliação tem sido colocada como o grande vilão da Escola brasileira, da educação infantil, fundamental e média, chegando até a Universidade. A imprensa tem mostrado muito a questão da avaliação das universidades. Isto acaba levando a conclusões lineares. Se se resolver o problema da avaliação, se todos fizerem uma avaliação bemfeita, estará resolvida a questão da qualidade do ensino. Estas afirmações acabam fazendo parte do ideário dos educadores e até mesmo do senso comum.

12 Aprendizagem e Avaliação (Demo, 2005, 3 ed.) Avalia-se para garantir o direito de aprender. O aluno precisa elaborar toda semana este é requisito fundamental. Em vez de ficar só escutando o professor; tomando nota do que diz ou escreve no quadro, copiar a apostila ou o livro didático, o aluno deve ser levado a produzir textos próprios. Tudo que existe em sala de aula não passa de material de pesquisa, que deve ser manejado pelo aluno na condição de sujeito, não de objeto

13 AVALIAÇÃO: ABRANGÊNCIA NACIONAL LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE ( ENADE) SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB)/ PROVA BRASIL EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

14 Fonte: CENPEC/UNICEF. CENÁRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

15 O ERRO COMO FONTE DE CASTIGO E NÃO COMO ETAPA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PASSADO, EM NOSSA PRÁTICA ESCOLAR, CASTIGAVA-SE FISICAMENTE E HOJE?

16 DE FORMA SIMBÓLICA, AINDA HOJE UTILIZAMOS A VIOLÊNCIA... Vocês vão ver o que é que eu vou fazer com vocês no dia da prova... Se forem bem neste trabalho, acrescento um ponto na nota para todos os alunos; se forem mal... O erro como fonte de ridicularização... A ameaça de reprovação... Teste relâmpago... Juízos superficiais, estereotipados, rotulados.

17 Importante considerar O ato de avaliar implica em dois processos indissociáveis: o diagnóstico e a tomada de decisões. (LUCKESI, 2000)

18 PROPÓSITOS E OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA FORMATIVA SOMATIVA DIAGNÓSTICA A função diagnóstica deve ocorrer não só no momento que anterior ao ensino-aprendizagem, mas durante todo o processo para identificar as problemáticas existentes, subsidiar a prática pedagógica e retroalimentar todo o ensino. Como ponto de partida, o diagnóstico atua como um mecanismo de verificação e acolhimento ao estágio de aprendizagem em que se encontram os alunos; como processo, articula-se à função formativa para pensar e planejar a prática didática.

19 PROPÓSITOS E OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA Ocorre durante o processo ensino-aprendizagem. É processual, contínua e interativa. Centrada nos sujeitos da aprendizagem, também tem caráter diagnóstica. Ajuda o aluno a aprender, o professor a ensinar, acompanhar e reavaliar todas as etapas do processo ensino-aprendizagem. Possibilita o acompanhamento da aquisição e domínio das competências, e adequar o ensino às necessidades de ajustes na aprendizagem e no desenvolvimento do aluno.

20 PROPÓSITOS E OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA É formativa porque prioriza a formação humana, isto é a constituição do sujeito como um ser de possibilidades que interage dialogicamente com os outros e com as coisas (FREITAS, 2009). É importante precisar o seu conceito num movimento processual e interativo, de escuta e abertura às incompletudes dos sujeitos da aprendizagem. Segue um percurso de investigação na ação

21 SOMATIVA: PROPÓSITOS E OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO Tem por função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino, Classificando os alunos de acordo Com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos. Pode ser reconfigurada para assumir um lugar como componente da formação, necessária ao aprimoramento das pessoas e da ação pedagógica. Seus dados subsidiam o replaneja- -mento do ensino-aprendizagem.

22 AVALIAÇÃO PROCESSUAL Indica a prática de examinar a aprendizagem ao longo das atividades realizadas em sala de aula: produções, comentários, apresentações, criações e trabalhos em grupos. "Isso faz a diferença porque é o elo entre o ensino e a aprendizagem e torna o docente corresponsável pelo processo" Avaliar dessa maneira permite acompanhar a construção do conhecimento, identificar eventuais problemas e dificuldades e corrigi-los antes de avançar. "Isso ajuda a interpretar o que a turma aprendeu ou não e, assim, intervir, mudando as estratégias"

23 INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

24 INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO PROVAS OBJETIVAS PROVAS DISSERTATIVAS SEMINÁRIOS TRABALHO EM GRUPO DEBATE RELATÓRIO OBSERVAÇÃO CONSELHO DE CLASSE PORTFÓLIO MAPA CONCEITUAL HIPERTEXTO

25 INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO Na avaliação Diagnóstica pode-se utilizar o pré-teste, mapa conceitual, memorial acadêmico, portfólio, ficha de observação, estudo de caso, etc. Na avaliação Formativa ou processual, temos: observações, estudo de caso, mapas conceituais, portfólio, seminário, pesquisas, dinâmicas de grupos, hipertexto, blog, etc. Na avaliação Somativa usa-se, em geral testes, relatórios, portfólio, autoavaliação.

26 Um convite à reflexão Plural dos sentidos autor desconhecido Um dia, numa aula a nossa professora Ensinou-nos que o vento é simples massa de ar. E eu acreditei. Se a professora o diz. Mas não compreendi. E pus-me a cogitar De volta para a aldeia, onde ninguém estudou, resolvi perguntar. E disse o Zé Moleiro - o vento é pó de trigo, são velas a rodar. O vento é um amigo. O Luís pescador gritou, sem se conter: - O vento faz as ondas e fez o meu pai morrer! O vento é assassino, o vento faz doer. Maceió- Al - Nem sempre - lembrei eu. Levanta os papagaios e fá-los ser estrelas num céu azul de sol. E gemeu a velhinha, num canto do portal: - O vento é dor nos ossos

27 - É roupa no varal sequinha num instante! Afirmou minha mãe Correndo atarefada, entre a casa e o quintal. Mas logo explicou um velho jardineiro: - O vento, meus amigos, destruiu-me as roseiras E fez cair as flores das minhas trepadeiras. O vento é muito mau. Um poeta sorriu - O vento é a beleza. As searas são mar Se o vento as faz mover, no campo a ondular. E eu disse cá para mim que a professora com tudo o que estudou Não me soube ensinar/avaliar Porque nunca escutou. Então sentei-me à mesa e estudei a lição. Já sei o que é o vento. É dor, é medo, é pão. É beleza e canção. É a morte no mar. E por trás de tudo É uma massa de ar Maceió- Al

28 O professor é o principal responsável para operacionalizar o processo de avaliação. O vento é o mesmo, mas a resposta é diferente em cada folha. Cecília Meireles Maceió - Al

29 ASSISTA O VÍDEO Tecnologia ou Metodologia?

TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS EM AVALIAÇÃO. Dra. Maria Auxiliadora Motta Barreto maio/2013

TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS EM AVALIAÇÃO. Dra. Maria Auxiliadora Motta Barreto maio/2013 TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS EM AVALIAÇÃO Dra. Maria Auxiliadora Motta Barreto maribarreto@usp.br maio/2013 MINI CURRICULUM Psicóloga Mestre em Educação Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência 20 anos

Leia mais

INSTRUÇÃO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

INSTRUÇÃO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Seminário A Criança na Escola 25 de Outubro, Universidade Moderna Projecto SER Família INSTRUÇÃO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO Brissos Lino O objectivo da educação é a virtude e o desejo de converter-se num bom

Leia mais

Tarde aula 1. Rodrigo Machado Merli Diretor Escolar da PMSP Pedagogo Didática de Ensino Superior PUC/SP Estudante de Direito

Tarde aula 1. Rodrigo Machado Merli Diretor Escolar da PMSP Pedagogo Didática de Ensino Superior PUC/SP Estudante de Direito Tarde aula 1 Rodrigo Machado Merli Diretor Escolar da PMSP Pedagogo Didática de Ensino Superior PUC/SP Estudante de Direito 1 INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO: CURRÍCULO E AVALIAÇÃO BRASIL MEC FERNANDES, FREITAS

Leia mais

RUA PERIMETRAL CASTELO BRANCO, PQ. ANHANGUERA - TELEFONE: (99)

RUA PERIMETRAL CASTELO BRANCO, PQ. ANHANGUERA - TELEFONE: (99) 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 DISCIPLINA: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Pressupostos teóricos e

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa Universidade Estadual de Ponta Grossa O Planejamento escolar: desafios e perspectivas. Professora Ana Rita Martins Acras A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar. (John Beckley)

Leia mais

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Objetivos do SINAES Melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta. Identificar mérito e valor

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Avaliação Educacional Código da Disciplina: EDU 340 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 7º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação do Ensino Aprendizagem Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contextualização histórica

Leia mais

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira Tudo muda Mercedes Sosa Muda o superficial Muda também o profundo Muda o modo de pensar Muda tudo

Leia mais

Avaliação qualitativa Portfólios de aprendizagem

Avaliação qualitativa Portfólios de aprendizagem Avaliação qualitativa Portfólios de aprendizagem A Avaliação A concepção de avaliação que marca a trajetória de alunos e educadores, até então, é a que define essa ação como um julgamento de valor dos

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2017

Pró-Reitoria de Graduação Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2017 PróReitoria de Graduação Caracterização da disciplina Código da disciplina: NHT407215 Nome da disciplina: Avaliação no Ensino de Química Créditos (TPI): (304) Carga horária: 36 horas Aula prática: Não

Leia mais

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Câmpus Curitiba MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM O processo de avaliação não está relacionado apenas ao ensino e portanto não pode ser reduzido apenas

Leia mais

Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem

Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Duas dimensões da gestão educacional Processos de Gestão Pedagógica Processos da Gestão Administrativa e Financeira

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação 0 ATORES ENVOLVIDOS - Comissão Própria de Avaliação

Leia mais

Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente

Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente Aula 3 Instrumentos de Avaliação Prof. Sandra Regina Dos Reis Doutoranda em Educação Instrumentos de avaliação São os recursos metodológicos utilizados para processar

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: DIDÁTICA CARGA HORÁRIA: 80 PROFESSOR: Vallace Chriciano Souza Herran

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: DIDÁTICA CARGA HORÁRIA: 80 PROFESSOR: Vallace Chriciano Souza Herran / PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: DIDÁTICA CARGA HORÁRIA: 80 PROFESSOR: Vallace Chriciano Souza Herran OBJETIVO GERAL: Estabelecer a discussão crítica sobre os princípios e os pressupostos históricos, filosóficos,

Leia mais

COMENTÁRIOS DO PROFESSORES TELMA FREIRES E RODRIGO RODRIGO RODRIGUES CONHECIMENTOS PEGAGÓGICOS CARGO ATIVIDADES (2)

COMENTÁRIOS DO PROFESSORES TELMA FREIRES E RODRIGO RODRIGO RODRIGUES CONHECIMENTOS PEGAGÓGICOS CARGO ATIVIDADES (2) COMENTÁRIOS DO PROFESSORES TELMA FREIRES E RODRIGO RODRIGO RODRIGUES CONHECIMENTOS PEGAGÓGICOS CARGO ATIVIDADES (2) Questão 71 certa Essas diretrizes pautam-se pelas teorias pós críticas Questão 72 Item

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605L - Licenciatura em Física. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605L - Licenciatura em Física. Ênfase Curso 1605L - Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004267A - Avaliação de Aprendizagem, Avaliação Institucional e Responsabilidade Social Docente(s) Beatriz Salemme Correa Cortela Unidade

Leia mais

Planejamento Educacional

Planejamento Educacional Plano da Disciplina DISCIPLINA Planejamento e Avaliação da educação e da Aprendizagem. PROFESSORA PERÍODO/CARGA HORÁRIA Abimailde Maria Cavalcante Fonseca Ribeiro 60 horas/aulas Objetivo: Reconhecer o

Leia mais

Pautado do Plano de Referência da Ed. Básica do Município de Barueri.

Pautado do Plano de Referência da Ed. Básica do Município de Barueri. Plano de aula Pautado do Plano de Referência da Ed. Básica do Município de Barueri. O Plano de Aula é uma previsão de atividades articuladas ao plano de ensino, porém desenvolvido em etapas sequenciais,

Leia mais

Dispõe sobre Sistema de Avaliação dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino

Dispõe sobre Sistema de Avaliação dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino Resolução SME nº 13/2012 de 26 de novembro de 2012 Dispõe sobre Sistema de Avaliação dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino ARACIANA ROVAI CARDOSO DALFRÉ, Secretária Municipal da Educação, NO EXERCÍCIO

Leia mais

Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional

Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional Prof. Carlinhos Costa Avaliação é um dos componentes do processo de ensino. E quais seriam os componentes do processo de ensino? É por meio da avaliação que

Leia mais

Relações pedagógicas. Professor aluno. Ensino aprendizagem. Teoria e prática. Objetivo e avaliação. Conteúdo e método

Relações pedagógicas. Professor aluno. Ensino aprendizagem. Teoria e prática. Objetivo e avaliação. Conteúdo e método Relações pedagógicas Professor aluno Ensino aprendizagem Teoria e prática Objetivo e avaliação Conteúdo e método A linha mestra que norteia qualquer ação na educação está relacionada à relação humana.

Leia mais

Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) Partindo do tema gerador dessa mesa qual seja Formação de professores: avaliando os mestrados profissionais e prospectando

Leia mais

06/03/2013 RODA DE CONVERSA

06/03/2013 RODA DE CONVERSA 06/03/2013 RODA DE CONVERSA Planejamento Geovana F. Melo Diva Souza Silva difdo@prograd.ufu.br Planejamento de Ensino Objetivos Conceituar planejamento de ensino; Refletir sobre a importância do planejamento

Leia mais

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 Avaliação Educacional Avaliar é o ato de atribuir valor ou mérito a alguma coisa. Avaliação educacional:

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA Profa. Me. Michele Costa (Professora do Curso de Pedagogia das Faculdades COC) CONVERSAREMOS SOBRE: Planejamento e Avaliação: coerência entre o discurso

Leia mais

Encontro de Formação Professores Coordenadores

Encontro de Formação Professores Coordenadores Encontro de Formação Professores Coordenadores Avaliação da Aprendizagem e Observação de sala de aula Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Supervisão e Núcleo Pedagógico Objetivo Geral Subsidiar

Leia mais

REGIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-LIBRAS

REGIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-LIBRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LIBRAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS LIBRAS REGIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional PRÁTICAS AVALIATIVAS: SUJEITOS, OBJETOS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO Prof. Stephanie Gurgel A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. Abril/2016

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. Abril/2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA Abril/2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO

Leia mais

O CAMPO DA AVALIAÇÃO: HISTÓRICO E CONCEITO

O CAMPO DA AVALIAÇÃO: HISTÓRICO E CONCEITO UNIVERSIDADE AMERICANA UA DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS O CAMPO DA AVALIAÇÃO: HISTÓRICO E CONCEITO Carmem Lúcia Hygino Isabel Cristina Cavalcante de Melo Isabel Rivas

Leia mais

O Artigo 214 define cinco metas a serem alcançadas pelo Estado, sendo uma delas

O Artigo 214 define cinco metas a serem alcançadas pelo Estado, sendo uma delas Constituição Federal CF 88 O Artigo 214 define cinco metas a serem alcançadas pelo Estado, sendo uma delas A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO LDB Lei 9.394/96 Art. 45 Art. 46 A educação superior será ministrada

Leia mais

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr Prof. Ms Márcia Terra Especialista em administração escolar, professora de educação básica

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 4º 1. Ementa (sumário, resumo) Tendências da

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE CURRÍCULO DO PPGMPE Código Disciplinas/atividades obrigatórias para todos os estudantes CH Créditos MPE1000 MPE1001 MPE1002 MPE1003 MPE1004 MPE1005 Metodologia da pesquisa em Educação Ementa: A produção

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA. Curso: Licenciatura Plena em História Disciplina: Estágio Supervisionado III: Prática docente II Coordenação:

PLANO DE DISCIPLINA. Curso: Licenciatura Plena em História Disciplina: Estágio Supervisionado III: Prática docente II Coordenação: PLANO DE DISCIPLINA Curso: Licenciatura Plena em História Disciplina: Estágio Supervisionado III: Prática docente II Coordenação: Carga horária: 120h/a Cleto SandysNascimento de Sousa Professor (a) Camila

Leia mais

Mesa Temática II: Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica 1 o de junho de 2016

Mesa Temática II: Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica 1 o de junho de 2016 Campus Parintins (AM)/ de 30 de maio a 3 de junho de 2016 Mesa Temática II: 1 o de junho de 2016 Mediadora: Prof a Maria Francisca Morais de Lima DE/CMZL Palestrante: Prof a Anna Cristina Cardozo da Fonseca

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES Art. 1º - O presente regulamento estabelece as normas para a efetivação

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - AUTORES:

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - AUTORES: CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - AUTORES: HOFFMANN LUCKESI VASCONCELLOS RIOS ZABALA PERRENOUD HADJI SILVA MACEDO 01. Ao modelo de prática que Hoffmann (Ideias 22 FDE) identifica como

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

Mini-curso. Formação de professores e avaliação: instrumentos para avaliação processual em sala de aula

Mini-curso. Formação de professores e avaliação: instrumentos para avaliação processual em sala de aula Mini-curso Formação de professores e avaliação: instrumentos para avaliação processual em sala de aula Professor responsável Prof. Dr. Daniel Abud Seabra Matos (UFOP) Mariana 2014 2 Prezados/as professores/as,

Leia mais

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Curitiba MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM O processo de avaliação não está relacionado apenas ao ensino e portanto não pode ser reduzido apenas

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática enquanto reflexão sistemática do espaço da sala

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE QUÍMICA: reflexões sobre a prática pedagógica

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE QUÍMICA: reflexões sobre a prática pedagógica ISBN 978-85-7846-516-2 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE QUÍMICA: reflexões sobre a prática pedagógica Beatriz Haas Delamuta UEM Email: beatrizhaas@hotmail.com Edilaine Vagula UEL Email: edilainevagula@yahoo.com.br

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Práticas Pedagógicas da Educação Física na Código: FIS09 Educação Infantil Professor: Gilson Pereira Souza

Leia mais

AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NO FACEBOOK

AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NO FACEBOOK Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações Lisboa, 6 e 7 de Dezembro de 2013 AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NO FACEBOOK Aline Silva de Bona, Cristiane Koehler Programa

Leia mais

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE.

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. CONSTRUINDO O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. 3ª FORMAÇÃO PROFESSOR COORDENADOR 2018- DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA PAUTA DO DIA 06/06/2018 O Coordenador Pedagógico e o cotidiano

Leia mais

A AVALIAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES DO DIÁRIO DE BORDO

A AVALIAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES DO DIÁRIO DE BORDO A AVALIAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES DO DIÁRIO DE BORDO Priscila Ximenes Souza do Nascimento, PUCPR. i RESUMO O presente trabalho versa sobre a prática de avaliação desenvolvida no estágio

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Superior de Tecnologia Hotelaria 10/10/2012

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes I Código JP0033 PROFESSORAS: Dr.ª Silvana Maria Gritti e Ms. Paula Trindade da Silva Selbach I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária

Leia mais

Resolução n 279, de 09 de agosto de 2017.

Resolução n 279, de 09 de agosto de 2017. Resolução n 279, de 09 de agosto de 2017. O Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC, no uso de suas atribuições, e em conformidade com decisão unânime registrada

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO E PORTFOLIO

AUTO-AVALIAÇÃO E PORTFOLIO XVI SIM PÓSIO N ACIONAL DE E NSINO DE F ÍSICA 1 AUTO-AVALIAÇÃO E PORTFOLIO Afonso José Álvares da Silva a [física@unisete.br] Paulo Menezes b [paulomenezes@unisete.br] a Escola Estadual Deputado Renato

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária 7 Semanal Mensal 6 24

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária 7 Semanal Mensal 6 24 Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária 7 Semanal Mensal 6 24 Nome da Disciplina ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL I Curso PEDAGOGIA GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS Orientação individual e grupal aos

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado( )subsequente( ) concomitante ( ) bacharelado( x )licenciatura( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

Educação a distância no Ensino Superior do Brasil

Educação a distância no Ensino Superior do Brasil I Simpósio de Educação a Distância III Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações FCT/UNESP, Presidente Prudente Educação a distância no Ensino Superior do Brasil Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Leia mais

Avaliação DIDÁTICA. Profª Rita de Cássia Geraldi Menegon

Avaliação DIDÁTICA. Profª Rita de Cássia Geraldi Menegon Avaliação DIDÁTICA Profª Rita de Cássia Geraldi Menegon Fórum da Aula do dia 11/11 O que fazer com o resultado da Avaliação? Enviem as respostas! O que é avaliação? cálculo do valor de um bem ou de bens;

Leia mais

Unidade I AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Profa. Glaucia Agreste

Unidade I AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Profa. Glaucia Agreste Unidade I AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Profa. Glaucia Agreste Avaliação do processo de ensino-aprendizagem Avaliação formativa Avaliação mediadora Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Por que, como e

Leia mais

Aula 5 Conceito de avaliação.

Aula 5 Conceito de avaliação. Didática do Ensino Superior Aula 5 Conceito de avaliação. Profa. Laís Cordeiro Avaliação Ú Do latim e a-valere, que significa "dar valor a...". Ú No entanto, o conceito "avaliação" é expresso como sendo

Leia mais

Estágio I - Introdução

Estágio I - Introdução PROGRAMA DE DISCIPLINA Estágio I - Introdução CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Departamento de Artes / Centro de Ciências Humanas Disciplina: Estágio I - Introdução Código:5841-3 Créditos: 01 Carga horária:

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

IV Encontro Regional da ABRAFI III Fórum de Educação Superior do Estado de Goiás Os novos instrumentos de avaliação do SINAES

IV Encontro Regional da ABRAFI III Fórum de Educação Superior do Estado de Goiás Os novos instrumentos de avaliação do SINAES IV Encontro Regional da ABRAFI III Fórum de Educação Superior do Estado de Goiás Os novos instrumentos de avaliação do SINAES Sérgio R. K. Franco Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES

Leia mais

Diretrizes gerais do estágio supervisionado

Diretrizes gerais do estágio supervisionado Diretrizes gerais do estágio supervisionado 1. Introdução O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia é disciplinado pela seguinte legislação: Lei 6.494, de 7 de dezembro de 1977 e regulamentado

Leia mais

Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional numa perspectiva contemporânea

Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional numa perspectiva contemporânea Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional numa perspectiva contemporânea Avaliar é dar nota? Quando a professora Rose Neubauer publicou seu livro É Proibido Repetir, em 1993, causou o maior tumulto

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional MODALIDADES DA AVALIAÇÃO Prof. Stephanie Gurgel O que é avaliação? É um instrumento que possibilita identificar e analisar o rendimento e as aprendizagens

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes II JP0040 PROFESSOR: Ms. Patrícia Moura Pinho I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II

Leia mais

Planejamento Escolar 2019

Planejamento Escolar 2019 Planejamento Escolar 2019 De portas abertas: foco na relação professor-aluno Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Apresentação Chegamos em um momento importante do ano escolar: o Planejamento.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral.

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral. PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º semestre 1 - Ementa (sumário, resumo) Ementa: O Conceito e

Leia mais

Planejamento Educacional. Prof. Carlinhos Costa

Planejamento Educacional. Prof. Carlinhos Costa Planejamento Educacional Prof. Carlinhos Costa PLANEJAMENTO Planejar é muito mais do que preencher formulários, porque o conhecimento da realidade exige do professor uma relação interativa de ação-reflexão-ação

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INSTITUTO: Ciências Humanas CURSO: Pedagogia SÉRIE: 6º semestre TURNO: Diurno/Noturno DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR ARE CARGA HORÁRIA

Leia mais

CAPÍTULO 1. Avaliação: conceitos iniciais

CAPÍTULO 1. Avaliação: conceitos iniciais CAPÍTULO 1 Avaliação: conceitos iniciais AFINAL, O QUE É AVALIAR? Quando se pensa em avaliação, várias ideias vêm à mente: prova, trabalho, nota, média, boletim, aprovação, reprovação, classificação. Por

Leia mais

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas Curso de Filosofia-Licenciatura / Campus de Toledo Ester Maria Dreher Heuser (Coordenadora Geral) Nelsi Kistemacher Welter (Coordenador Suplente) ========================================================================

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estudo da organização da

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

Currículo. Rumo ao sucesso da atuação pedagógica

Currículo. Rumo ao sucesso da atuação pedagógica Currículo escolar Rumo ao sucesso da atuação pedagógica Um caminho a percorrer A importância de elaborar um currículo escolar bem estruturado para garantir o sucesso da atuação pedagógica I magine que

Leia mais

- monitoria do curso de extensão. - participação na reunião regular dos integrantes do projeto;

- monitoria do curso de extensão. - participação na reunião regular dos integrantes do projeto; Arte e currículo - percursos dialógicos Christiane De Faria Pereira Arcuri Unidade Acadêmica: Instituto de Aplicação - CAp / DEFA (Artes) Departamento: Instituto de Aplicação - CAp / DEFA (Artes) Resumo:

Leia mais

A aula como forma de organização do ensino.

A aula como forma de organização do ensino. 27/abr 5ª feira 19h às 22h Organização da Aula: Elementos estruturantes Método e estratégias de ensino. 04/mai 5ª feira 19h às 22h Organização da Aula: Elementos estruturantes - processo de avaliação da

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I Disposições Preliminares Art.1º- Este regulamento normatiza os

Leia mais

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA Apresentação na 406 a reunião do CONSUN 24-8-2006 CONTEXTO NACIONAL DOS PROGRAMAS E PROCEDIMENTOS DE Envolvendo Conselho Nacional de Educação, Secretaria

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Filosofia da Educação I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Filosofia da Educação I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Filosofia da Educação I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos básicos: filosofia, filosofia da educação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Recursos Naturais Habilitação Profissional:

Leia mais

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO Discussão do vídeo a partir das questões - 1h Como a avaliação é trabalhada no cotidiano dessa escola? Quais instrumentos são utilizados na avaliação? Quais as formas

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário resumo) Aspectos históricos e socioeconômicos

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 037/11-COGEP

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

PROVA OPERATÓRIA. Orientações para elaborar itens de prova operatória no modelo ENADE -

PROVA OPERATÓRIA. Orientações para elaborar itens de prova operatória no modelo ENADE - Unidavi - Rio do Sul - Julho de 2014. PROVA OPERATÓRIA Orientações para elaborar itens de prova operatória no modelo ENADE - Profa Márcia Junkes Entre os 8 (oito) modelos de questões no formato ENADE selecionamos

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 2º CARGA HORÁRIA SEMANAL: CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Investigação em Educação Matemática. Números

Leia mais

Processos avaliativos empreendedores. Jane Carla Claudino Tosin Assessoria da Área Pedagógica

Processos avaliativos empreendedores. Jane Carla Claudino Tosin Assessoria da Área Pedagógica Processos avaliativos empreendedores Jane Carla Claudino Tosin Assessoria da Área Pedagógica Contato: Jane Carla Claudino Tosin Assessora da Área Pedagógica 0800 725 3536 Ramal 1171 jtosin@positivo.com.br

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA A AULA (não é apostila, apenas tela de projeção da aula do Professor Rodrigo Merli - presencial)

MATERIAL DE APOIO PARA A AULA (não é apostila, apenas tela de projeção da aula do Professor Rodrigo Merli - presencial) Material de apoio fornecido por: Professor Rodrigo Machado Merli ( r_merli@hotmail.com ou causosescolares.wordpress.com ) Pedagogo, Especialista em Didática do Ensino Superior (PUC/SP) Tarde aula 1 INDAGAÇÕES

Leia mais

NORMAS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NORMAS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NORMAS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA)

Leia mais

O Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense Câmpus Rio do Sul, no uso das suas atribuições,

O Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense Câmpus Rio do Sul, no uso das suas atribuições, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS RIO DO SUL Nº 01/2012 Dispõe sobre as normas para elaboração, trâmite, análise e aprovação dos Planos de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível

Leia mais

A Metodologia SENAI de Educação Profissional no SENAI-SP

A Metodologia SENAI de Educação Profissional no SENAI-SP A Metodologia SENAI de Educação Profissional no SENAI-SP Eliana Misko Soler Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI-SP 05 agosto 2016 A Metodologia SENAI de Educação Profissional no SENAI-SP

Leia mais

PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SILVA NETA, Maria Eugênia Batista 1 QUEIROZ, Gilves Furtado de 2 ROSA, Luciene de Morais 3 Resumo Este relato de experiência

Leia mais

Sequência Didática e os Gêneros textuais

Sequência Didática e os Gêneros textuais Sequência Didática e os Gêneros textuais Professoras Formadoras CEFAPRO Sinop: Sara Cristina Gomes Pereira Renata de Melo Souza Augusto Élidi P. Pavanelli-Zubler Site http://www.cefaprosinop.com.br Importante

Leia mais

PORTARIA N 799 DE 26 DE MAIO DE 2011

PORTARIA N 799 DE 26 DE MAIO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PORTARIA N 799 DE 26 DE MAIO DE 2011 Estabelece a Diretriz de Avaliação do Ensino nº 07/ PROEJA, que regula o processo de ensino-aprendizagem dos alunos integrantes

Leia mais