TRINDADE 1 INTRODUÇÃO: A TRINDADE DE DEUS 1.1 O QUE SIGNIFICA O TERMO?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRINDADE 1 INTRODUÇÃO: A TRINDADE DE DEUS 1.1 O QUE SIGNIFICA O TERMO?"

Transcrição

1 TRINDADE 1 INTRODUÇÃO: A TRINDADE DE DEUS 1.1 O QUE SIGNIFICA O TERMO? A palavra triuno pode ser facilmente subdividida em duas palavras separadas, então o sentido já aparece: tri uno. Em outras palavras, três elementos que formam uma unidade, sendo que estes elementos não subsistem simplesmente para si, mas fazem parte sempre dos outros. Também podemos expressá-lo em termos matemáticos, então a dificuldade que temos com a palavra e a realidade da trindade aparece mais nitidamente: 3=1. A partir da nossa fé entendemos a palavra assim: Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. 1.2 POR QUE CREMOS NA TRINDADE DE DEUS? Agora com razão podemos perguntar: por que cremos na trindade divina, por que ela é necessária, por que discutir uma doutrina tão difícil e complicada ainda por cima no estudo bíblico? De fato, a palavra trindade nem aparece na Bíblia. No entanto estamos diante do fato de que Jesus Cristo não é citado somente como filho de Deus no Novo Testamento, mas também recebe o título de Kyrios (Senhor), que no AT é indicativo de Deus. Da mesma forma o Espírito Santo é declarado como divino. Ambos, tanto Cristo como também o Espírito Santo, são adorados no canto e na oração no nosso contexto de hoje. Se Jesus não fosse Deus, sua morte não teria significado. Se o Espírito Santo não fosse Deus mesmo, não poderíamos crer nem nos santificar. Não sem razão os de fora poderiam dizer: os cristãos na verdade têm três deuses. Mas o AT exige e diz categoricamente: Deus é UM e só existe UM Deus. Daí a necessidade da doutrina da trindade. Cremos em UM Deus, o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Como a própria Bíblia nos coloca diante deste problema, que nunca compreenderemos em sua totalidade (por exemplo: Como Deus pode estar morrendo pendurado na cruz e ao mesmo tempo estar no céu ou como Jesus pode sentar à direita de Deus, se ele mesmo é Deus?) temos a responsabilidade e o dever de refletir sobre ele e não podemos nos esquivar disso. (I Pe 3:15)

2 1.3 COMO PODEMOS COMPREENDER A TRINDADE? Eu sei que é muito difícil explicar a trindade de Deus com um exemplo. Pois no fundo procura-se explicar algo para a nossa razão, que ela na verdade não consegue captar. Mesmo assim quero dar um exemplo, pois eu creio que precisamos de algo que nos ajude a refletir e melhor compreender a trindade. Mas todos devem ter clareza sobre o fato que este exemplo não é perfeito e naturalmente não explica a trindade totalmente. Todos nós conhecemos água e todos nós conhecemos vapor d água, quando a água começa a ferver ou as nuvens no céu que também são vapor d água. Também todos nós conhecemos gelo, no mínimo no Congelador, alguns também já viram neve ou geada. O surpreendente é que apesar de água, gelo e vapor serem tão diferentes, eles são sempre o mesmo elemento, a mesma matéria. Quimicamente falando, H 2 O. A água existe como vapor, como líquido e como gelo, mas permanece sempre água, H 2 O. Mais ou menos assim podemos imaginar a trindade: Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, ele se nos revela como Pai, Filho e Espírito Santo, mas ele é sempre UM e O MESMO Deus que vem ao nosso encontro como Pai, Filho e Espírito Santo. Mesmo assim posso contemplar cada modo de ser de Deus individualmente. Mas este exemplo rapidamente torna-se inválido, pois a água não pode aparecer ao mesmo tempo nos seus três estados. Aliás, isto sempre acontece na trindade. As três formas de ser de Deus aparecem simultaneamente, ou em outras palavras, quando Deus estava em Jesus no mundo entre os homens, o céu não estava vazio. 1.4 CONSEQÜÊNCIAS DA TRINDADE. Se agora refletimos sobre a natureza de Deus e discutimos separadamente sobre o Pai, Filho e Espírito Santo, temos de ter em mente que estamos falando do mesmo Deus e que as qualidades que atribuímos ao Pai, por exemplo, também podem ser encontradas no Filho e no Espírito Santo. Mesmo assim cada forma de ser de Deus têm suas características específicas. Tentei expressar isto usando a mesma subdivisão para cada um dos três aspectos: obra / revelação / relacionamento. Essas três palavras são usadas com freqüência para descrever a trindade como tal: Deus, o Pai, atua na criação e em nós. Deus o Filho revela-se à sua criação e à nós como o Deus salvador e reconciliador. Deus, o Espírito Santo se relaciona conosco de forma íntima, consoladora e condutora.

3 2 DEUS PAI 2.1 SUA OBRA DEUS CRIA E INVENTA As primeiras páginas da Bíblia descrevem Deus como o criador, ordenador e aquele que estrutura o mundo e o universo. Deus criou e estruturou este mundo, com tudo que ele contém e nele vive. Deus também criou o ser humano assim como ele é na sua imagem, como dois sexos. Ele é um Deus criador e inventor DEUS PRESERVE Deus preserve e cuida de sua criação. Isto torna-se evidente de muitas formas no AT. O homem foi incumbido de cuidar da criação. Deus mantém e cuida da humanidade também apesar da sua pecaminosidade. Deus cuida do homem depois da queda (Gn 3:21), ele até protege o primeiro assassino (Gn 4: 13-15). Seu agir como mantenedor e preservador aparece especialmente em suas palavras após o dilúvio (Gn 9:12-16). Seu esforço e seu cuidado para com a criação continua até aos dias de hoje. Semeadura e colheita, saúde, reprodução, desenvolvimento e crescimento são expressão da sua obra mantenedora. Quando lemos a história de Deus com seu povo, da escolha de Abraão até ao retorno da escravidão babilônica, sempre de novo ficaremos admirados de como Deus cuida de sua criação e de seu povo. Ele escolheu o seu povo e cuidou dele para no final das contas salvar sua criação e curar a através de sua própria encarnação em Jesus Cristo. Assim chegamos ao Novo Testamento. Também aqui Deus está agindo, criando e protegendo. Através de Cristo ele realiza nossa salvação, cria para si mesmo um povo novo, seus filhos, dá-lhes nova vida. Ele preserve sua criação. 2.2 SUA REVELAÇÃO DEUS É CRIADOR Deus revela-se no Pai como criador. Como criador ele é a autoridade máxima sobre sua obra. Várias vezes lemos a comparação com o oleiro na Bíblia. Aqui fica claro que Deus tem autoridade em sua obra, que ele é o Senhor. Ninguém chega perto dele, ele é absoluto. Ele domina, é dominador absoluto. Em Deus o Pai como criador vemos qualidades como: eterno, onipotente, maravilhoso, onisciente etc. Como criador ele também é Senhor e juiz sobre sua criação. Ninguém se iluda de que possa tornar Deus pequeno ou dar-lhe tapinhas amigáveis nas costas. Ele é o Senhor. Não é em vão que lemos no AT as palavras temor e respeito em relação à Deus. Aos seus olhos somos como capim que murcha ao entardecer. Deus é nosso Deus criador.

4 2.2.2 DEUS É O MANTENEDOR Mais uma segunda qualidade de Deus vem à tona agora no AT. Ele é aquele que cuida e mantém sua criação. Nessa sua atuação ele se revela como fiel, cuidadoso e justo. Deus mostra-se como pai, que ama, mas por amor também pode disciplinar. Ele revela-se como pai amoroso, que cuida de seus filhos amorosamente como uma choca cuida de seus pintinhos. Ele presenteia seu povo com ordenanças para a vida, ele salva, protege, perdoa, levanta e ajuda a sair da dificuldade. Em seu agir mantenedor Deus se revela como verdadeiro pai. 2.3 RELACIONAMENTO RECÍPROCO ADORAÇÃO Deus é o objetivo da nossa adoração. Podemos apenas reconhecer admirados sua grandeza, que vem à nós e se reflete na criação, seja na formação do mundo vegetal e animal, ou na humanidade. Estamos diante de Deus nosso criador em grata e admirada adoração. Deus como criador está tão acima de nós, que lhe são devidos honra e adoração, pois nem um outro é como ele TEMOR E RESPEITO De outro lado temor e respeito determinarão nosso relacionamento com ele. Ele está acima de nós, de nenhum modo podemos ser equiparados com ele. Dar-lhe a glória e encontrá-lo está necessariamente relacionado com temor, pois diante dele reconhecemos nossa imperfeição como pecadores. Com razão nós na verdade só podemos esperar castigo. Ele é e permanece nosso criador e Senhor. Não podemos nos permitir faltar com temor e respeito ALVO DE NOSSA ESPERANÇA E CONFIANÇA Como suas criaturas estamos em constante dependência dele. Nossa vida, nossa saúde, nosso crescimento e desenvolvimento estão em sua mão. Ele somente pode nos dar aquilo que precisamos para a nossa vida, por isso Deus, o Pai, como criador é alvo de toda nossa esperança. Pois ninguém mais pode nos dar vida. Como Pai ele também é digno de confiança, ele merece que confiemos nele. Pois ele se mostra como o Pai que deseja nosso bem e nossa salvação. Portando podemos esperar em Deus e confiar nele OBEDIÊNCIA Porque Deus é nosso criador e Pai, nós lhe devemos obediência. Nós falamos, pensamos, e trabalhamos com responsabilidade diante dele ORAÇÃO

5 Deus se revela no AT como Pai. Portanto posso vir a ele como filho. Isso significa que posso agradecer, pedir, queixar-me e relatar sobre meu estado, pois ele é o bom pai, o doador de todas as coisas. Como Pai posso confiar nele e me sentir seguro com ele. Não venho a ele como cúmplice ou amigo, mas como meu criador e Senhor, que se revela como meu pai celestial. Deus é assim o alvo e o meu interlocutor na oração. Jesus nos ensina a orar: Nosso pai no céu... Deus, nosso pai no céu é nosso interlocutor na oração. Quero aqui com todo o cuidado fazer um questionamento sobre nossa vida de oração. Na Bíblia na grande maioria dos casos sempre é orado ao Pai. O Espírito Santo nunca é alvo da adoração, nem destinatário das orações. Ele é, sim, o intermediário das nossas orações, não o alvo da oração. Jesus Cristo também encontramos raramente como destinatário das (tirar: nossas) orações e da nossa adoração. Pois justamente é sua incumbência nos reconciliar com Deus o Pai, para que novamente possamos orar: Nosso Pai nos céus... Nos evangelhos ele é o filho obediente de seu pai, que não se faz a si mesmo como objeto de adoração.

6 3 DEUS - FILHO Talvez o mais fácil para nós seja falar de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Aqui não encontramos aquele Deus criador, que no primeiro momento nos parece distante, e nem o Espírito Santo que muitas vezes nos parece difícil de ser compreendido. Geralmente conhecemos melhor as histórias do NT, especialmente os evangelhos, que as histórias do AT ou as cartas do NT. No entanto, é de grande valor ocupar-se uma vez aprofundadamente com a questão, por que Deus se tornou homem em Jesus Cristo. Quero pedir cordialmente àqueles que não leram a introdução sobre a trindade, que o façam agora. Pois Deus o Filho é somente um aspecto da trindade de Deus. 3.1 SUA OBRA DEUS NOS RECONCILIA CONSIGO MESMO Como ainda vamos estudar detalhadamente nas próximas semanas, somos pecadores desde o nascimento e assim permanecemos até ao fim de nossa vida. Este estado nos separa de Deus. Estamos apartados de Deus. Nós não podemos alcançá-lo por nossos meios, pois tudo o que fazemos está sob o estigma do pecado. A única possibilidade consiste em que Deus nos reconcilia consigo mesmo. Isto ele faz através de seu filho Jesus Cristo, que morreu na cruz por nós. Existem vários exemplos ou comparações na Bíblia que expressam sua reconciliação conosco através de Cristo: somos devedores perante ele, e ele nos perdoa nossa culpa. Carregamos o peso do nosso pecado, agora Cristo o carrega sobre a cruz. Ele nos lava do nosso pecado. Ele lança nosso pecado nas maiores profundezas do mar. Cristo é nosso advogado e intercessor diante de Deus. Cristo é a oferta, que é trazida em nosso lugar. A Bíblia usa todas essas comparações para expressar o fato de que Deus nos reconciliou consigo mesmo. Deus, o Filho, cria reconciliação, une o que estava separado pelo pecado DEUS NOS CURA Deus não somente reconcilia em Cristo, mas também cura. Esta cura é um processo vitalício, que não terá fim aqui e também não pode ser medido objetivamente. Através de sua obra salvífica ele realiza salvação. Salvação entre ele e nós, salvação entre nós mesmos, e salvação entre nós e sua criação. As conseqüências destruidoras do pecado foram quebradas. Elas ainda agem, mas quem pertence a Cristo é uma nova criatura. Ele não precisa mais obedecer às forças destruidoras do pecado. Ele não é mais escravo do pecado, por isso o processo de cura nele já começou. O fato de que reconciliação não significa somente a cura do nosso relacionamento com Deus é muito bem expresso nas muitas curas de doenças, que Deus efetua através de Cristo. Da mesma forma no ato de acalmar a tempestade e na multiplicação dos pães. O Reino de Deus se iniciou em Cristo DEUS SE REVELA Além da obra de reconciliação e da cura Deus ainda uma terceira cousa no Filho. Ele se revela em Cristo. Em Cristo vemos o Pai. Ele nos mostra seu ser. Quem conhece a Cristo, conhece o Pai. Jo

7 1:18 expressa esse fato de uma forma muito boa. Em Jesus Deus se mostrou aos homens, nele ele se aproximou dos homens. Muitas coisas sobre Deus que até agora estavam ocultas a nós homens, ele revelou em Jesus Cristo. 3.2 SUA REVELAÇÃO Se agora refletirmos sobre quais qualidades e que natureza Deus nos revela no Filho, poderíamos citar muitas coisas, mas em princípio vejo três pontos importantes: DEUS É AMOR Jesus Cristo mostrou-nos o amor de Deus. De tal maneira Deus amou ao mundo que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16). Deus nos ama tanto que ele mesmo foi à cruz por nós, na pessoa de seu Filho. Quem duvida do amor de Deus, olhe para a cruz. Em nenhum outro lugar do mundo e em nenhum outro tempo Deus mostrou seu amor por nós de forma tão arrebatadora. O discípulo João escreveu mais tarde em sua carta: Deus é amor (I Jo 4:8). Quem deseja ler sobre o amor de Deus, que nos apareceu em Jesus, leia a primeira carta de João. Paulo descreve este amor divino e altruísta em I Co DEUS É GRACIOSO O segundo ponto importante de sua revelação em Cristo é sua graça. Ele é propício a nós pessoas humanas. A Lei nos condena. Se fosse pela lei de Deus, também estaríamos mortos, julgados e punidos. Mas em Cristo somos justificados sem as obras da lei. A graça de Deus nos dá a salvação sem nossa participação. Graça significa que eu recebo algo imerecido, que eu não fiz nada para merecer. Alguém com prisão perpétua está na cadeia pagando por um crime horrível. Então ele é libertado através de uma amnistia. Ele não fez nada por isto. A lei que o colocou na prisão é ignorada e ele pode ir para casa. Deus é gracioso. Ele se revela em Cristo como o Deus da graça DEUS ESTÁ AO NOSSO LADO No AT muitos vezes parece como que Deus estivesse bem distante e longe de nós. Ele como criador parece distanciado. Mas em Cristo ele mostra a sua proximidade. Ele se tornou homem. Ele tinha fome e sede, sofreu dores, foi denunciado e zombado, feito ridículo e ele chorou. Deus se tornou homem. Em Jesus Deus mostra a sua proximidade e sua compreensão para com nós. O que nós vivenciamos e sofremos ele mesmo conhece da própria experiência. Deus quer se relacionar com nós, ele não quer ser o Deus distante. Ele quer ser próximo à nós como seres humanos.

8 3.3 RELACIONAMENTO RECÍPROCO GRATIDÃO A Deus, como intemediador e salvador, pertence em primeiro lugar o nosso louvor e a nossa gratidão. Sempre de novo devemos refletir e nos alegrar sobre o fato de que Deus nos salvou e reconciliou. Assim como somos gratos em relação a alguém que nos tirou de grande dificuldade ou nos presenteou com algo valioso, assim nós podemos sempre de novo trazer nossa gratidão a Deus, por ter-nos salvo. Da mesma forma podemos agradecer-lhe por sua proximidade e sua compreensão. Ele se nos revelou como nosso salvador, portanto também podemos louvá-lo por todas as coisas e relacionamentos, que ele curou em nossa vida DISCIPULADO / SEGUIR A JESUS Jesus tinha seguidores, discípulos. Estes foram pessoas, que tentaram andar nas suas pegadas. Ele foi modelo e professor para eles. Da mesma forma falamos hoje de discipulado e de seguir a Jesus ou escola de discipulado. Da mesma forma que os discípulos reconheceram que Jesus tem palavras de vida eterna, assim também nós o aceitaremos como nosso mestre e o seguiremos em gratidão, se reconhecemos o que ele fez por nós. Portanto, nós o seguimos. Ele torna-se nosso modelo e mestre. Queremos organizar e viver nossa vida de tal forma, como ele nos mostrou. Nós ingressamos num relacionamento íntimo e pessoal com ele DEUS COMO FILHO E HOMEM Nosso relacionamento com Deus como Filho pode ser muito íntimo. Deus nos conhece com nossas necessidades. As tentações e dificuldades não são estranhas para ele que se tornou homem ele mesmo. Portanto, podemos vir a ele com todas as coisas que pesam em nosso coração. Sejam acontecimentos alegres ou tristes, preocupações, tentações ou culpa, se estiver em suas mãos, tudo estará nas mãos certas.

9 4 DEUS O ESPÍRITO SANTO O Espírito Santo no nosso contexto de hoje é um tema muito polêmico e discutido. De um lado estão as igrejas carismáticas e o movimento pentecostal, que colocam o Espírito Santo e os dons em posição tão central, que todo o resto fica em segundo plano. Do outro lado estão as igrejas luteranas e também a MEUC, onde se fala pouco ou nada sobre o Espírito Santo, que olham até com certo medo ou reserva para certos dons. Certamente não é fácil falar, escrever ou pensar sobre o Espírito Santo. Ele simplesmente não é palpável e compreensível (Jo 3:8). Mesmo assim encontramos nos discursos de Jesus e nas cartas de Paulo uma doutrina firme, boa e segura sobre o Espírito Santo. Quero convidar muito cordialmente aqueles que ainda não leram a introdução sobre a trindade, que façam isso agora, pois Deus o Espírito Santo é só um aspecto da trindade divina. 4.1 SUA OBRA Sem o Espírito Santo é inimaginável uma vida cristã: tornar-se e permanecer cristão fazem parte da obra do Espírito Santo DEUS OPERA FÉ E CERTEZA DA SALVAÇÃO Deus como Espírito Santo opera em nós fé e certeza da salvação. Ninguém pode aceitar Jesus Cristo como Senhor e Salvador se o Espírito Santo não estiver atuando nele. Somos moradia do Espírito Santo, que mora permanentemente em nós e dá testemunho de nossa filiação divina. Fé sem o Espírito Santo é inimaginável. Tudo começa com o Espírito Santo. Ele nos abre a compreensão para o sentido da Palavra de Deus para a pregação (I Co 2:11ss). Ele opera fé em nós DEUS NOS CONSOLA Não somos do mundo, mas estamos no mundo. Nós sofremos, ficamos doentes, causamos acidentes, cometemos injustiças, ferimos, etc. Jesus está com o Pai, ele não está entre nós. Todas estas coisas podem nos causar tristeza e nos fazer desesperar, se não tivéssemos um consolador. O Espírito Santo é nosso consolador. Ele veio, quando Jesus partiu. O Espírito Santo opera em nós consolo num mundo que é muitas vezes desconsolado. Ele faz isto pela Palavra de Deus, pela comunhão com outros, pelo canto e pela oração.

10 4.1.3 SANTIFICAÇÃO E ORIENTAÇÃO Uma outra obra importante do Espírito Santo é que ele opera a santificação em nós e nos dá orientação. O Espírito Santo de Deus é responsável pela nossa santificação e nossa orientação. Não podemos nos gabar de nossas boas obras, pois são as obras do Espírito Santo. Essa obra do Espírito Santo é expressada nas diversas áreas da nossa vida. Os dons do Espírito Santo pertencem a este contexto, pois não são fins em si mesmos, mas servem para a santificação e a edificação da comunidade A VIDA PESSOAL Preciso do Espírito Santo na minha vida pessoal para saber o que me é possível como filho de Deus e o que não. O Espírito Santo torna minha consciência acurada e sensível, descobre pecado na minha vida e me dá força para viver conforme a vontade de Deus. O Espírito Santo opera individualmente (isto significa em dependência com a cultura, a personalidade e a vontade de Deus para essa pessoa) transformações em cada filho de Deus. Ele dirige e conduz através da Palavra de Deus e através da comunhão com outros, bem como através da oração e da minha razão. Santificação sem o Espírito Santo não é possível A VIDA NA COMUNHÃO O Espírito Santo possibilita a vida em comunhão. Seja na comunidade, na família, no círculo de amizades ou na sociedade em geral. Ele me dispõem a servir e não dominar, para que eu possa servir a comunidade em que me encontro com os dons e talentos que eu recebi dele (pregação, evangelização, admoestação, profecia, falar em línguas, curas de doentes,...). Ele torna possível que nos reconciliemos e vejamos nossos erros na comunhão. Ele nos dá alvos e dirige nossos encontros e reuniões. Ele junta pessoas de origens diferentes e possibilita-lhes agir com amor uns para com os outros e juntos construir o Reino de Deus independentemente de sua cor, sua posição social, sua idade, seu sexo, sua condição física ou seu passado A VIDA COMO TESTEMUNHO O Espírito Santo me possibilita que minha vida seja testemunho para o Deus vivo e seu evangelho. Ele me presenteia com as palavras certas e a compreensão para com o outro. Ele modifica minha vida de tal forma que outros comecem a prestar atenção nela, mesmo que eu mesmo às vezes não o perceba. Através do Espírito Santo somos luz e sal neste mundo. Nós o somos, não precisamos torna o. O Espírito Santo nos anima constantemente para que enfrentemos o mundo como sal e luz ( uma tarefa muitas vezes difícil e pesada para ele).

11 A VIDA NA CRIAÇÃO Através do Espírito Santo reconhecemos que o mundo em que vivemos é o mundo de Deus. A criação de Deus que quer ser protegida e cuidada. Como cristão o Espírito Santo me estimulará e conduzirá a pensar e viver ecologicamente. 4.2 SUA REVELAÇÃO DEUS É COMPANHEIRO E ORIENTADOR No Espírito Santo Deus se revela como nosso fiel companheiro, que não nos deixa na mão. Ele está presente conosco. Ele está tão perto, que podemos dizer com a Bíblia que somos a moradia do Espírito Santo. Deus não quer nos deixar sem orientação. Ele se mostra no Espírito Santo como um Deus que zela DEUS É AUXILIADOR E DOADOR Deus é nosso auxiliador e o doador de todas as boas dádivas. No Espírito Santo reconhecemos de forma sempre renovada o amor de Deus para conosco. Como consolador experimentamos Deus como alguém que participa da nossa sorte e de nossa vida. 4.3 RELACIONAMENTO DEUS ESTÁ PERTO DE NÓS Posso chorar e lamentar diante de Deus porque ele quer consolar. Não precisamos esconder nossa dor e nossa preocupação. Podemos esperar consolo na oração tanto quanto na comunhão. Nosso relacionamento com Deus torna-se íntimo e pessoal através do Espírito Santo. Deus está perto de nós, ele passou a residir em nós. Nunca estamos sozinhos, ele está conosco todos os dias até o fim do mundo ORAÇÃO Falando em termos modernos, o Espírito Santo traduz nossas orações (Rm 8:26). Através do Espírito Santo nossas orações têm acesso a Deus. Podemos pedir por dons e orientação porque Deus é auxiliador e mestre através de seu Espírito Santo. Não precisamos pedir pela presença do Espírito Santo, pois ele já está presente em nós. Mas podemos pedir por sua ajuda e orientação, que Deus nos dê através de seu Espírito Santo sabedoria, compreensão de sua Palavra e os padrões corretos para nossas decisões e nosso agir.

12 4.3.3 DEUS COMO ESPÍRITO SANTO Deus vive e atua através de seu Espírito Santo em nós. Isto também coloca uma responsabilidade sobre nós. Como moradia do Espírito Santo deveríamos prestar atenção como lidamos com nosso corpo terreno, que igualmente é criação divina. De outro lado precisamos reconhecer que esta moradia divina também ainda é a moradia de um pecador. Isto significa que embora não possamos impedir a ação do Espírito Santo, podemos abafá-lo e entristecer lo e de uma forma muito significativa. Sempre uso o seguinte exemplo: Quando pintamos um cômodo da nossa casa, fechamos todas as outras portas dos outros quartos para que o cheiro fique fora. Mas é fato que o cheiro sempre encontra frestas e buracos de fechadura através dos quais pode penetrar nos outros quartos. Assim é com o Espírito Santo que naturalmente é um aroma agradável; mesmo quando trancamos todas as portas da nossa casa a sete chaves e o pecado bate uma porta atrás da outra diante dele, não poderemos impedir ou atrasar a sua obra. Ele vai transformar-nos, alguns rapidamente, outros lentamente. Naturalmente seria bom se ele pudesse trabalhar rápida e eficientemente. Portanto, falando figuradamente, abramos bem nossas portas, assim nosso relacionamento com Deus será tanto mais íntimo. 4.4 OBSERVAÇÃO: O PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO Sempre de novo surge a pergunta: o que então seria o pecado contra o Espírito Santo? Quero responder bem rápida e resumidamente a esta pergunta. O pecado contra o Espírito Santo é a consciente rejeição da obra salvífica de Deus através de Jesus Cristo. Por isso não posso como cristão cometer inconscientemente o pecado contra o Espírito Santo.

TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO

TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO Jörg Garbers Ms. De Teologia O QUE SIGNIFICA O TERMO? A palavra triuno pode ser facilmente subdividida em duas palavras: tri uno. Três elementos que formam uma unidade.

Leia mais

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! Uma mensagem que vai responder à tua pergunta o que posso fazer aqui na terra? Há uma mensagem que responde a todas as tuas perguntas e dúvidas. Este livro demonstra

Leia mais

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos CRISTIANISMO??... O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento.

Leia mais

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo: Células Intergeracionais Crianças de 03 à 10 anos. 07 à 13 de Maio de 2017. As Crianças são "as meninas dos olhos" de Deus, a igreja tem que se preocupar com sua formação. Amar. Ensinar. Cuidar.

Leia mais

O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte

O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte A ESSÊNCIA DE TUDO, Nº6 O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte Em A Essência de Tudo, Nº5: O Plano de Deus para Salvação, 1ª Parte, vimos quatro conceitos que ilustram como funciona o plano de Deus para

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus

HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus 5 Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento demonstra a habilidade de suas mãos. Dia após dia, eles continuam a falar;

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida.

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida. Três verdades essenciais que você precisa saber Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 23/08/2009 Culto do Amigo Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre

Leia mais

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 JESUS ME AMA Compreender que Deus nos ama e deseja o melhor para cada um de Seus filhos. Reconhecer que Deus se revela por Sua

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA?

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? SÉRIE Por que precisamos ser cheios do Espírito Santo mais do que tudo? QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? Espírito Santo grego: parakletos CONSOLADOR CONSELHEIRO AUXILIADOR AMIGO Aquele que está ao

Leia mais

Lição 6 para 11 de novembro de 2017

Lição 6 para 11 de novembro de 2017 Lição 6 para 11 de novembro de 2017 No capítulo 5 da epístola aos romanos, Paulo se dirige à origem do maior problema do homem (o pecado) e sua solução. Como se introduziu o pecado no mundo? Que solução

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor.

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. LOUVOR: Ao único Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. :: Coroamos a ti, ó Rei Jesus :: Adoramos

Leia mais

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Amizades, dentro e fora da igreja... E aí? Salmos 1:1-3 Bem-aventurado o homem que

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

TUDO NOVO. Paschoal Piragine Jr 1 16/10/17

TUDO NOVO. Paschoal Piragine Jr 1 16/10/17 1 TUDO NOVO 2 Co 5: 11-6:-2 INTRODUÇÃO 1. Quando lemos o trecho de 2 Co 5:11-6:2 podemos quase escutar os ecos da história de conversão de Paulo. 2. Parece que ele reflete os fatos da sua história de uma

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho Pai Deus Filho Espírito Santo Existe um único Deus que subsiste em três pessoas: O Pai, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; O Filho, que foi concebido por obra do Espírito Santo, e nasceu

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência Estação Vermelha Escola de Líderes Aula I A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO Estamos vivendo a Estação da Salvação.

Leia mais

Voltado a Deus I. O Imperativo Divino

Voltado a Deus I. O Imperativo Divino Deus trabalha movido por oração. Quando Deus quer fazer certa coisa, Ele inspira oração para que Ele possa agir. Ele somente trabalha desta forma. Em Gênesis 20 lemos a primeira estória sobre cura narrada

Leia mais

Lição 1- JESUS, O VERBO QUE VOCÊ REPRESENTA

Lição 1- JESUS, O VERBO QUE VOCÊ REPRESENTA Lição 1- JESUS, O VERBO QUE VOCÊ REPRESENTA Texto Bíblico: João 1.1-5,14 Você costuma refletir sobre a sua relação de discípulo com o Mestre Jesus? Relaciona esta reflexão pessoal com aquela que Jesus

Leia mais

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 E-mail: trabalhoemconjunto@celulas.com.br edile@celulas.com.br

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UMA PROMESSA DE DEUS O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus a todos os santos com o objetivo de edificar

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath 1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS EBD 07.04.2019 Miguel Horvath : 1 Pedro 2.4-10 Vocês têm se aproximado de Cristo, a pedra viva. As pessoas o rejeitaram, mas Deus o escolheu para lhe conceder grande

Leia mais

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO QUAIS LEMBRANÇAS DO PASSADO QUE ME INCOMADAM? 1. INTRODUÇÃO Há um problema geral que todos os seres humanos herdaram: Rm. 3:23 Rm. 5:12

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

Advento II Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira

Advento II Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Advento II Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Começando nosso encontro (5 min) Esse é a nossa segunda semana de Advento. Esse período é onde nos preparamos para comemorar o nascimento de Jesus

Leia mais

Um Reino de Sacerdotes

Um Reino de Sacerdotes Um Reino de Sacerdotes 1 PARTE I Vivendo no Corpo de Cristo Ef 4.15,16 devemos crescer em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. Como pode então, membros com diferentes funções viverem ligados e encaixados

Leia mais

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus.

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. 1ª Lei: "Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida" O amor de Deus

Leia mais

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho Pai Deus Filho Espírito Santo O Deus do Universo vive dentro de nós. Como perdemos isso? Esse poder vive em nós o que permite fazermos coisas que uma pessoa comum não conseguiria. Precisamos acreditar

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 Preparo para o céu 1 - Rota errada A seriedade do pecado Características do pecado Solução 2- Giro de 180 graus Sentimento de culpa Verdadeiro

Leia mais

Toda a Deidade esteve envolvida na Criação (Gênesis 1:1; Isaías 45:11-12; João 1:3), sendo Jesus o principal originador.

Toda a Deidade esteve envolvida na Criação (Gênesis 1:1; Isaías 45:11-12; João 1:3), sendo Jesus o principal originador. Lição 3 para 20 de janeiro de 2018 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mateus 6:24

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

IGNIÇÃO SHINE - 4 A 9 ANOS ESTUDO 1: A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA. Quem causa problemas à sua família herdará somente o vento. Provérbios 11.

IGNIÇÃO SHINE - 4 A 9 ANOS ESTUDO 1: A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA. Quem causa problemas à sua família herdará somente o vento. Provérbios 11. IGNIÇÃO SHINE - 4 A 9 ANOS ESTUDO 1: A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA Quem causa problemas à sua família herdará somente o vento. Provérbios 11.29 TEXTO BÍBLICO: Gênesis 7 VERSÍCULO DA SEMANA: Então o Senhor

Leia mais

Israel Mazzacorati Ibaviva 2016

Israel Mazzacorati Ibaviva 2016 Israel Mazzacorati Ibaviva 2016 A Igreja é o Corpo de Cristo; o plano eterno e cósmico de Deus, realizado em Cristo Jesus, no poder e no testemunho do Espírito Santo, que se concretiza na história através

Leia mais

AMOR DE DEUS. Rm 8 : 24 a 39

AMOR DE DEUS. Rm 8 : 24 a 39 AMOR DE DEUS Rm 8 : 24 a 39 ESTE TEXTO NOS MOSTRA; O QUANTO DEUS ESTA DO NOSSO LADO O QUANTO DEUS NOS AMA O QUANTO HÁ FAVOR DE DEUS PARA NÓS E QUE SOMOS VITORIOSOS Vs 26 Quando ouvimos o evangelho e cremos

Leia mais

37. SABER O NOME DE DEUS DEUS É MISTÉRIO NOSSA PRECE QUE SOBE AOS CÉUS NÃO MAIS SENTIR A PRESENÇA DE DEUS

37. SABER O NOME DE DEUS DEUS É MISTÉRIO NOSSA PRECE QUE SOBE AOS CÉUS NÃO MAIS SENTIR A PRESENÇA DE DEUS Índice 1. UM ANJO JUNTO À FONTE... 5 2. DESCENDÊNCIA ABENÇOADA... 6 3. ESCUTA-NOS NA AFLIÇÃO... 7 4. ALERTA-NOS NO PECADO... 8 5. ESCUTA A VOZ DOS PEQUENINOS... 9 6. CHAMA-NOS CONSTANTEMENTE... 10 7. DEUS

Leia mais

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC.

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC. SETE BÊNÇÃOS QUE ACOMPANHAM SUA SALVAÇÃO (Ef 1.3-14) Juntamente com Romanos, Efésios é uma das cartas mais ricas doutrinariamente do NT. Ela é dividida em duas partes: Caps 1-3 falam de doutrina; e, 3-4

Leia mais

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? 1 Primeira Deus ama você e tem

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1

Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1 2 Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1 Precisamos ver a igreja dentro do modelo de Deus 1 Co 14:26-32 Hc 3:1-2 Jl 2:28-29 Hc 1:5 Que fazer pois quando vos reunis? A pergunta é feita a todos

Leia mais

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018 A UNIDADE NA Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO dezembro de 2018 Deus recebe a adoração dos seres celestiais, e deseja receber também nossa adoração na Terra. Adorar a Deus é reconhecer a grandeza e a majestade

Leia mais

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo!

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! PENSANDO COMO DEUS PENSA Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! 2 Meus pensamentos são muito diferentes dos seus, diz o SENHOR, e meus caminhos vão muito além de seus caminhos. Pois,

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela.

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela. BATALHA ESPIRITUAL Mateus 6:13, Efésios 6:11, Romanos 8:37 Em nossos últimos encontros, estivemos falando sobre oração e sobre as duas áreas críticas o ser perdoado, e o perdoar outras pessoas. Agora,

Leia mais

Verifique As Suas Respostas

Verifique As Suas Respostas Verifique As Suas Respostas Lição 1 1 c) compartilhando com Adão a Sua própria natureza. 2 a) dando-nos o Seu Filho Jesus. 3 Porque Ele nos amou muito 4 a) Ele foi enviado por Deus. b) Ele preocupou-se

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:-

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- - quando a comunidade está em oração durante a perseguição (At 4,31); - quando Pedro acolhe

Leia mais

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 5º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 5º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 5º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 MENSAGEIROS DE DEUS Saber que Deus contou com a colaboração de muitas pessoas para levar Sua mensagem. Compreender que Deus chama

Leia mais

A utilidade da Bíblia no século 21. Para que serve a Bíblia em nossos dias? 1 Pedro

A utilidade da Bíblia no século 21. Para que serve a Bíblia em nossos dias? 1 Pedro A utilidade da Bíblia no século 21 1 Pedro 1.22-15 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 11/12/2011 Para que serve a Bíblia em nossos dias? Em tempos de licenciosidade, promiscuidade, libertinagem,

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7

No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7 21.08.16 Introdução No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7 O homem nascido de mulher vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades. Jó 14.1

Leia mais

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR A ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR 1 - Me revela quem Deus é Deus é amor. 1 João 4,8.16 2 - Me revela quem eu devo ser Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa; BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

morramos para o mundo e vivamos para Deus.

morramos para o mundo e vivamos para Deus. OA salvação faz com que morramos para o mundo e vivamos para Deus. OO salvo não mais vive, mas Cristo vive nele. www.portalebd.org.br Slide 2 O O apóstolo Paulo chama os salvos de homens espirituais e

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 2 Arrependimento e fé Texto Básico: Marcos 1 dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1.15 O que uma pessoa

Leia mais

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital:

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital: Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana O Homem é capaz de Deus Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 15-10-2011 DEUS VEM AO ENCONTRO DO HOMEM 22-10-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Quem somos? Revelamo-nos

Leia mais

Deixe os participantes responderem as perguntas. Caso ninguém tome a iniciativa, comece por você, pois assim outros serão encorajados a participar.

Deixe os participantes responderem as perguntas. Caso ninguém tome a iniciativa, comece por você, pois assim outros serão encorajados a participar. Ao iniciar a célula, dê boas vindas aos convidados. Aos que retornaram expresse a alegria de vê-los novamente e aos que estão chegando pela primeira vez acolha com ternura e amor. Pergunte como passaram

Leia mais

Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia, quero

Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia, quero Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia, quero saudá-lo, desejando sobre você e toda a sua família as mais preciosas bênçãos do 1 Senhor. É um prazer estar mais uma vez

Leia mais

O Senhor Jesus Cristo Domingo 30/12/18

O Senhor Jesus Cristo Domingo 30/12/18 O Senhor Jesus Cristo Domingo 30/12/18 Texto: Mateus 3 Versículo chave Mateus 3.17 Este é o meu Filho amado Ensino: Nossa aula de hoje dá um destaque especial para o Grande Herói Jesus. Jesus é o principal

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 7 satanás como acusador O mundo, a carne e o diabo Palavra Viva O mundo, a carne e o diabo SANTIFICAÇÃO Nossos três grandes inimigos: O M U N D O A C A R N E O D I A B O

Leia mais

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE 0 2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE por Apóstola Valnice Milhomens JUÍZO ANALISANDO A IMAGEM ACIMA Aqui estão duas montanhas separadas por um grande abismo. Ninguém pode passar para o outro lado. No lado

Leia mais

O Plano de Deus para Salvação, 1ª Parte. amor de Deus

O Plano de Deus para Salvação, 1ª Parte. amor de Deus A ESSÊNCIA DE TUDO, Nº5 O Plano de Deus para Salvação, 1ª Parte amor de Deus O ensinamento central do Novo Testamento pode ser encontrado em um dos versículos mais lindos das Escrituras: Porque Deus amou

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

E nós conhecemos, e cremos no amor de Deus que nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. I João 4:16

E nós conhecemos, e cremos no amor de Deus que nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. I João 4:16 E nós conhecemos, e cremos no amor de Deus que nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. I João 4:16 INTRODUÇÃO A pregação do Amor de Deus, por ser a primeira em uma série de

Leia mais

Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos

Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos 6.1-23 Precisamos estar conscientes de que a nossa natureza pecaminosa permanece em nós, mesmo depois de aceitarmos a Jesus como

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus

LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus CONCEITO CHAVE: Deus deseja que seus seguidores estejam sempre preparados para contar a história de Jesus, a fim de conduzi-los

Leia mais

JUSTO. Aprovado, aceito por Deus

JUSTO. Aprovado, aceito por Deus HÁ MUITO MAIS! Toda a glória seja a Deus que, por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar. Efésios 3:20 1 PODER E FÉ Romanos 1:16-17

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João

Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João 3.16-17 INTRODUÇÃO Do texto lido, faço à igreja duas perguntas: Por quejesus morreu na cruz? Para que Jesus morreu na cruz? O por que e o para

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

Duas verdades básicas acerca da igreja

Duas verdades básicas acerca da igreja Igreja Povo de Deus Duas verdades básicas acerca da igreja A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos da igreja

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS A LITERATURA DE PROTESTO A controvérsia a respeito da circuncisão obrigatória

Leia mais

o Sacrifício de Jesus

o Sacrifício de Jesus A Santa Missa o Sacrifício de Jesus Curso de Teologia Paróquia de Nossa Senhora da Assunção «A Liturgia é o cume para o qual se dirige a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde provém toda

Leia mais

Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. (1Tessalonicenses 4:7). Verso para memorizar

Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. (1Tessalonicenses 4:7). Verso para memorizar Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. (1Tessalonicenses 4:7). Verso para memorizar Citações Muitas vezes consideramos a mordomia apenas como uma questão de nossa entrega a Deus,

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 7 NOVO NASCIMENTO Ponto de partida: Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus Jo. 3.3. Nossa primeira

Leia mais

Sumário. O método 5 Os resultados 5

Sumário. O método 5 Os resultados 5 Sumário O método 5 Os resultados 5 Lição 1 Novo nascimento 7 Lição 2 Arrependimento do pecado 14 Lição 3 Fé e perdão 20 Lição 4 Obediência 26 Lição 5 A família de Deus 34 Lição 6 Cheios do Espírito Santo

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

O que é arrependimento

O que é arrependimento 1 O que é arrependimento É muito importante entendermos bem o que é arrependimento. Nós estamos rodeados de conceitos do mundo e de conceitos religiosos que não definem exatamente nosso problema com Deus.

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO. "E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias."

QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO. E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias. QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO "E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias." Deus está levantando um povo (a Igreja) que se move pelo poder do Espirito Santo, alicerçado

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 10 o Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que a salvação é o livramento

Leia mais