II. FERTILIDADE DO SOLO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "II. FERTILIDADE DO SOLO"

Transcrição

1 II. FERTILIDADE DO SOLO.0.

2 1. O CONHECIMENTO DO SOLO O solo possui uma série de características, físicas, químicas e biológicas, que condicionam a sua aptidão para dar rendimentos elevados, quer dizer, a sua fertilidade. Estas diferentes características podem ser apreciadas graças À ANÁLISE DO SOLO EM LABORATÓRIO A análise do solo compreende 3 fases: 1. Extracção da amostra do solo 2. Análise propriamente dita 3. Interpretação da análise e utilização dos resultados 1.1. Extracção da amostra do solo Época de colheita: todo o ano Nº de amostras: 1 por unidade de amostragem Nº de sub-amostras: 15 a 20 por amostra Profundidade: Para a maioria das culturas até 20 cm Prados temporários até 10 cm Vinha e pomares até 50 cm Material a usar: sonda, enxada ou pá rectangular 1 balde de plástico 1 saco do plástico limpo Etiqueta.1.

3 Cuidados a ter durante a colheita: Usar material de colheita bem limpo Evitar locais: Encharcados Próximos de caminhos Próximos de habitações Próximos de estábulos Próximos de locais de deposição de adubos, correctivos, cinzas. Identificar correctamente as amostras Unidade de amostragem: Se o terreno não for homogéneo: Dividir em parcelas atendendo a: Cor Textura Drenagem Declive....2.

4 1. 2. A análise propriamente dita As análises mais correntemente usadas para caracterizar o solo são: Análise granulométrica (textura do solo) Dosagem do calcário total Dosagem do calcário activo Dosagem da matéria orgânica. Estas medidas permitem conhecer a natureza física do solo. Do ponto de vista químico é principalmente importante dosear os elementos que se encontram disponíveis para a planta tais como: Azoto Fósforo Potássio Magnésio Etc Interpretação dos resultados Reconhecer as causas da insuficiência de rendimentos Escolha das plantas mais adaptadas Conselhos de adubação.3.

5 2.CONCEITOS BÁSICOS SOBRE A NUTRIÇÃO MINERAL DAS PLANTAS E FERTILIDADE DO SOLO A nutrição vegetal pode ser definida como o conjunto de fenómenos através dos quais a planta retira do meio que a rodeia, as substâncias que são necessárias. Os elementos que constituem essas substâncias são considerados essenciais, isto é, o crescimento e desenvolvimento da planta não prosseguem na sua ausência. Os elementos considerados essenciais são 16: O H C N P K Ca Mg S Macronutrientes Cl Fe B Mn Zn Cu Mo Micronutrientes 2.1. Comportamento/disponibilidade dos elementos minerais no solo Os elementos nutritivos podem apresentar-se no solo sob 3 formas principais: Não assimilável Quando não podem ser absorvidos pelas raízes Permutável Quando estão no complexo argilo-humico e portanto podem passar para a solução do solo e ser absorvidos pelas plantas Assimilável Quando estão dissolvidos na água do solo. São aproveitados de imediato, mas também podem ser arrastados facilmente..4.

6 Comportamento do azoto no solo O azoto pode apresentar-se no solo sob formas minerais e/ou orgânicas: Formas minerais (representam cerca de 2 a 5% do N total existente no solo) Incluem diversas combinações químicas constituídas por moléculas e iões: Moléculas: N 2 NH 3 Óxidos de azoto Iões: NH 4 + NO 3 - NO 2 - As principais formas pelas quais o azoto é absorvido pelas plantas são as formas nítricas (NO 3 - ) e amoniacais (NH 4 +) Formas orgânicas (representam cerca de 95 a 98% do N total existente no solo) Trata-se de macromoléculas relativamente complexas. Praticamente não são absorvidas pelas plantas. Têm uma função de reserva, servindo de substracto para a formação de N mineral..5.

7 K imobilizado pelas argilas O azoto na forma amoniacal (NH 4 +) encontra-se adsorvido no complexo adsorvente, mas está instável pois as bactérias podem usá-lo e transformá-lo em azoto nítrico. - O azoto na forma nítrica (NO 3 ) não é fixado pelo solo, sendo directamente utilizável pela planta. Devido ao facto desta forma de azoto não ser retida no solo, o azoto é um elemento muito móvel, podendo perder-se com bastante facilidade Comportamento do potássio no solo O potássio existe: Na solução do solo em muito pouca quantidade No complexo argilo-humico Imobilizado pela argila No estado insolúvel (nas rochas) Ex: K insolúvel das rochas K fixado ou permutável K livre na solução do solo Trocas muito lentas Trocas rápidas.6.

8 A única forma de potássio que se encontra disponível para as plantas é aquela que se encontra na solução do solo. Esta por sua vez vai sendo abastecida pelos iões que existem no complexo argilo-humico e por vezes por aqueles que se encontram Imobilizados pela argila ou nas rochas Comportamento do fósforo no solo O fósforo existe sob diversas formas no solo: Na solução do solo muito pouca quantidade No complexo argilo-humico Insolúvel Fósforo orgânico (reserva) Ex.: P insolúvel P orgânico P fixado ou permutável K livre na solução do solo Trocas muito lentas Trocas rápidas A planta alimenta-se de fósforo da solução do solo, alimentada por sua vez pelo fósforo fixado e, em parte, pelo fósforo orgânico que se mineraliza..7.

9 Os elementos secundários Cálcio O cálcio existe sobretudo sob uma forma de reserva: o calcário que é solubilizado na água carregada de dióxido de carbono ou de ácidos húmicos. Os catiões Ca++ sáo fixados no complexo argilo-húmico, onde servem de catiões de troca; igualmente existem na solução do solo. Salvo em solos muito ácidos, a terra contém sempre muito cálcio em relação às necessidades da planta. Enxofre Comporta-se no solo como o azoto. Magnésio Comporta-se no solo como o cálcio, mas está contido em quantidades mais fracas, principalmente na solução do solo Os micronutrientes São indispensáveis à planta e a sua ausência provoca o aparecimento de sintomas de carência. Estes elementos quase sempre existem em quantidades que satisfazem as exigências das plantas. O comportamento no solo dos principais micronutrientes é descrito no quadro fornecido durante as aulas..8.

10 2.2. Comportamento dos elementos minerais na planta A planta tem necessidade de elementos minerais para o seu crescimento e desenvolvimento. O principal papel dos principais elementos retirados do solo é descrito em seguida: AZOTO Faz parte integrante da matéria viva. É um dos componentes das proteínas, matérias orgânicas azotadas indispensáveis aos animais e ao homem. Uma planta bem alimentada em azoto tem folhas largas e ma cor verde escura: a fotossíntese efectua-se em boas condições e o crescimento é activo. No entanto, o agricultor deve tomar algumas precauções; o excesso de vegetação pode originar um atraso na maturação, uma sensibilidade maior às doenças, uma tendência para a acama dos cereais. FÓSFORO Existe em substâncias orgânicas muito importantes para a planta (nucleoproteínas, em especial); é abundante nas sementes e nos orgãos jovens. O fósforo favorece o desenvolvimento do sistema radicular e regulariza o florescimento e a frutificação. É um factor de precocidade e de qualidade. Indirectamente, é importante para o crescimento e o estado de saúde dos animais. POTÁSSIO Desempenha um papel de regulador das funções da planta. Favorece a síntese dos açúcares ao intervir na assimilação da clorofilina. Melhora também a eficácia da adubação azotada ao participar na formação dos prótidos..9.

11 POTÁSSIO FÓSFORO AZOTO QUADRO RESUMO MACRONUTRIENTES PRIMÁRIOS São absorvidos pelas plantas em quantidades de um modo geral elevadas e na maioria das situações é necessário proceder à sua aplicação ao solo e/ou às plantas sob a forma de fertilizantes. Formas existentes Formas absorvidas pela planta Acidez e solubilidade NO SOLO Mobilidade Ganhos Perdas Principais funções NA PLANTA Mobilidade Deficiência Excesso Formas minerais Formas orgânicas (em maior quantidade) Azoto nítrico (NO 3 - ) Azoto amoniacal (NH 4 + ) Insolúvel em meios muito ácidos ou muito alcalinos Móvel Adubos Atmosfera Detritos de culturas (sobretudo leguminosas) Dejectos de animais Lavagem Formação de gases Desnitrificação por microrganismos Síntese de proteínas Síntese de clorofila Móvel As folhas mais velhas ficam cloróticas (amarelecidas) Folhas mais suculentas e menos duras = plantas mais frágeis Retarda maturação Diminuição do teor de açúcar Formas minerais (em maior quantidade) Formas orgânicas Ortofosfato primário (H2PO 4 - ) Insolúvel em meio ácido Em meio muito alcalino forma compostos com o Ca, ficando também insolúvel. Muito estático Detritos de matéria orgânica Por insolubilização (forma compostos com outros elementos, sendo muito difícil a sua libertação) Desenvolvime nto do sistema radicular Móvel As folhas mais velhas ficam arroxeadas Atrofiamento das zonas de crescimento Não é de recear pois a planta não absorve este elemento em consumo de luxo) Fazendo parte de minerais Fixado em argilas Adsorvido no complexo argilohumico Na solução do solo Forma iónica (K + ) Insolúvel em meios muito ácidos Comportamento intermédio entre o azoto e o fósforo Alteração de minerais (com K) e consequente libertação de potássio Por lavagem, em solos com baixa CTC e/ou pobres em matéria orgânica Erosão Intervém na síntese dos glúcidos (aumenta a fotossíntese) e no metabolismo do azoto Móvel Manchas cloróticas situadas junto às margens das folhas que se tornam necróticas e enroladas. É absorvido em consumo de luxo mas não tem inconvenientes qualitativos nem quantitativos para as produções.

12 ENXOFRE MAGNÉSIO CÁLCIO QUADRO RESUMO MACRONUTRIENTES SECUNDÁRIOS São absorvidos pelas plantas em quantidades ainda relativamente elevadas mas é costume admitir-se que se encontram nos solos em quantidades suficientes para dispensar a sua aplicação sob a forma de fertilizantes. Formas existentes Formas absorvidas pela planta Acidez e solubilidade NO SOLO Mobilidade Ganhos Perdas Principais funções NA PLANTA Mobilida de Deficiência ( ao K) Fazendo parte de minerais Adsorvido no complexo argilo-humico Na solução do solo Forma iónica (Ca ++ ) Insolúvel em meios muito ácidos Semelhante ao potássio Alteração de minerais (com Ca) e sua consequente libertação. Dissolução de sais Por lavagem Imobilizado por microrganismos Precipitado sob a forma de sais (carbonatos) Estabilidade das membranas celulares Controla a absorção de outros elementos (Azoto) Pouco móvel Atrofiamento do crescimento da parte aérea e radicular. Deficiências manifestam-se nas partes mais jovens da planta Fazendo parte de minerais Adsorvido no complexo argilo-humico Na solução do solo Forma iónica (Mg ++ ) Insolúvel em meios ácidos e muito alcalinos Mobilidade média Alteração de minerais (com Mg) e sua consequente libertação. Dissolução de sais Por insolubilização (forma compostos com outros elementos) Constituinte da clorofila Muito móvel Aparecimento de pontos cloróticos (mais tarde necróticos) regularmente distribuídos entre as nervuras das folhas. Deficiências manifestam-se nas folhas mais velhas. ( ao azoto) Formas minerais Formas orgânicas (em maior quantidade) Sulfatião (SO 4 2- ) Insolúvel em meios muito ácidos Móvel Libertação a partir da matéria orgânica Oxidação e dissolução de formas minerais Formação de gases Imobilizado por microrganismos Arrastado por lavagem Entra na constituição de aminoácidos É importante para a síntese de clorofila Relativamente móvel Clorose generalizada a toda a planta Excesso: Valores superiores a limites críticos são tóxicos

13 QUADRO RESUMO MICRONUTRIENTES Elementos essenciais às plantas mas, ao contrário do que acontece com os macronutrientes são absorvidos em quantidades reduzidas, podendo ser fitotóxicos quando absorvidos em excesso Pode ser necessário corrigir deficiências ou excessos, sendo estes últimos mais difíceis de corrigir. Por isso atenção: perante a possibilidade, sempre muito elevada de se errar, mais vale errar por defeito que por excesso pois as intoxicações são sempre mais difíceis de corrigir que as carências. MICRONUTRIENTES CATIÕES: Ferro Manganês Zinco Cobre A disponibilidade destes nutrientes para as plantas depende essencialmente do ph do solo e da possibilidade de formarem complexos com certos elementos orgânicos. ph: Estes catiões são precipitados em meio alcalino Em solos muito ácidos encontram-se solubilizados em larga extensão, podendo causar toxicidade, a não ser que o clima proporcione condições para o seu arrastamento. Quando o ph está próximo da neutralidade não são de esperar deficiências ou toxicidade. Possibilidade de formarem complexos com substâncias orgânicas: Interesse prático, na medida em que contribui para reduzir a toxicidade (pois os micronutrientes ficam bloqueados e inacessíveis à planta) Em igualdade de outros factores, muitas culturas são menos afectadas pela acidez dos solos quando estes são ricos em matéria orgânica.

14 MICRONUTRIENTES ANIÕES: Boro Molibdénio Cloro Não é possível prever um comportamento geral para estes elementos relativamente a certas características do solo, nomeadamente à reacção do solo. Boro: Deficiências desse elemento são mais prováveis em condicionalismos que permitam o seu arrastamento: solos de textura ligeira situados em zonas de elevada precipitação solos calcários (onde o Boro é intensamente fixado) solos pobres em matéria orgânica (durante a mineralização, liberta boro) como não há uma relação entre a disponibilidade de boro e o ph, a sua carência pode ser corrigida com a aplicação deste elemento aos solos ou á parte érea da planta. Molibdénio Apesar de não ser muito tóxico para as plantas, é o para os animais que se alimentam de forragens excessivamente ricas neste nutriente. As suas disponibilidades estão largamente dependentes do ph: Em solos muito ácidos, o molibdénio está altamente fixado e portanto indisponível para as plantas. Na maior parte dos casos basta corrigir a acidez do solo para se eliminar as deficiências deste elemento. Se mesmo assim a deficiência se mantiver, então trata-se de uma deficiência real e não induzida. Nestes casos pode-se aplicar um molibdato. Cloro As deficiências deste nutriente nas plantas praticamente nunca ocorrem. Os excessos podem levantar mais problemas pois a sua acumulação nos solos contribui para um aumento da salinidade destes.

15 2.3. Parâmetros interpretativos do estado de fertilidade do solo Conceito de fertilidade do solo: Em sentido lato: Aptidão do solo para fornecer à planta as condições físicas, químicas e biológicas adequadas ao seu desenvolvimento e crescimento. Em sentido restrito: Aptidão do solo para fornecer à planta os nutrientes minerais nas quantidades e proporções mais adequadas. Para avaliar o estado de fertilidade de um solo, podemos recorrer a uma série da parâmetros que permitem tirar certas conclusões de interesse. Esses parâmetros são: 1. Textura Influência os movimentos da água e do ar, o poder tampão do solo e a sua capacidade de reter os elementos nutritivos. Condiciona portanto o tipo e quantidade de fertilizante a aplicar. 2. ph solos muito ácidos: Intoxicação provocada por micronutrientes Deficiente absorção de fósforo Deficiente mineralização da matéria orgânica Carência de cálcio e de magnésio Avaliar a quantidade de correctivos eventualmente necessários à correcção da acidez do solo e escolher os adubos que melhor se adaptem a esse solo

16 Solos muito alcalinos: Diminuição da absorção do fósforo Deficiência de praticamente todos os micronutrientes Deficiência de absorção de potássio e de outros nutrientes devido ao potencial osmótico. Prever o bloqueamento de alguns elementos (P, Mn, Zn, Cu) 3. Matéria orgânica O seu conhecimento é indispensável ao cálculo da fertilização pois condiciona a quantidade de fertilizantes a aplicar, pois influência o poder tampão e capacidade de retenção de elementos. Capacidade de fornecer nutrientes às plantas Taxas de mineralização variável com os valores de acidez e temperatura do solo Melhora a actividade biológica do solo e as propriedades físicas do mesmo. 4. Fósforo e Potássio assimiláveis O seu cálculo é de grande interesse para o cálculo da respectiva adubação fosfo-potássica. 5. Calcário total e activo A influência dos carbonatos na insolubilização de nutrientes justifica o interesse, em solos calcários em determinar o calcário total e o activo.

17 6. Outras determinações Capacidade de troca catiónica Outros nutrientes: Manganês Zinco Cobre Salinidade 3. FERTILIZANTES Fertilizantes: Substancias capazes de manter, ou se possível aumentar, a fertilidade de um solo. Os fertilizantes podem classificados em adubos ou correctivos. Adubos: Matéria fertilizante cuja principal função é fornecer um ou mais nutrientes às plantas Correctivos: Matéria fertilizante cuja principal função é melhorar as características físicas, químicas ou biológicas do solo.

18 Misturas de adubos Principais aspectos a observar Quando uma adubação é efectuada com base nos adubos elementares é normalmente necessário proceder à aplicação de mais de um adubo. Nestes casos há que ter atenção a: Adubos com cálcio na forma cáustica (CaO) não devem misturar-se com adubos que tenham azoto amoniacal nem com a ureia. (pois há perda de azoto por volatilização do amoníaco (NH 3 )). Adubos com cálcio na forma cáustica (CaO) não devem misturar-se com adubos que tenham fósforo em combinações químicas solúveis na água (pois o fósforo torna-se insolúvel). O Nitrato de cálcio (Ca (NO 3 ) 2 ) não deve ser misturado com os superfosfatos (pois o fósforo torna-se insolúvel). Adubos com azoto na forma nítrica não devem ser misturados com adubos de reacção química ácida, como por exemplo os superfosfatos (pois pode ocorrer perda de azoto por decomposição do ácido nítrico formado). deve-se sempre consultar um diagrama de compatibilidades ou incompatibilidades entre fertilizantes antes de se proceder à sua aplicação.

19 UTILIZAÇÃO RACIONAL DOS ADUBOS Que dose de elementos fertilizantes se deve fornecer a uma dada cultura num dado meio? Que adubo escolher? Em que alturas espalhá-lo? Em que condições se deve realizar o espalhamento? 1. cálculo da adubação 1.1.bases de cálculo: adubação a = necessidades + quantidades perdidas ou fornecer da planta fornecidas pelo solo Para as necessidades da planta existem resultados de análises que fornecem as exportações médias de cada cultura. O rendimento é previsto tendo em conta: Rendimentos precedentes Técnicas culturais As Quantidades perdidas pelo solo podem ser devido a: lavagem imobilização por concorrência entre o solo e a planta As Quantidades fornecidas pelo solo podem ser devido a: mineralização da matéria orgânica solubilização das formas de reserva no solo por sub efeito das adubações precedentes

20 Rendimento 1.2. Os princípios base a respeitar Noção de factor limitante a importância do rendimento obtido é determinada pelo elemento que se encontra em mais fraca quantidade relativamente às necessidades das colheitas Lei dos excedentes menos que proporcionais precisa o limite do emprego dos adubos. Rendimento económico óptimo Rendimento técnico máximo Fornecimento de adubo O rendimento económico depende de: Reacção da planta ao fornecimento de adubo Condições climáticas do ano Preço do produto colhido e do adubo 1.3. O cálculo na prática Distinguimos por um lado a adubação fosfopotássica e por outro a azotada. Adubação fosfopotássica Determinada tendo em conta resultados das análises do solo: Adubação de base Adubação de manutenção

21 Adubação azotada. Determinada tendo em conta as necessidades anuais da planta 2. A escolha do adubo Para escolher o adubo que permitirá fornecer a dose mais adequada de unidades de fertilizante, o agricultor apoia-se em certos critérios, que diferem consoante o elemento considerado. Assim: Escolha do adubo azotado Deve libertar azoto na altura que a planta dele necessita Facilidade de emprego Preço Escolha do adubo fosfatado Natureza do solo é o critério determinante (ph) Escolha do adubo potássico Se a cultura considerada tolera o cloro, então usa-se o cloreto de potássio, caso contrário usa-se o sulfato de potássio Adubos simples ou compostos? Adubos compostos cada vez mais usados sobretudo por facilidade de distribuição e economia de mão de obra. Custo é mais elevado

22 3. Época de distribuição A planta tem de encontrar os elementos necessários na altura das suas necessidades. A data de distribuição depende portanto de: Ritmo de absorção dos elementos pela planta Comportamento destes elementos no solo P e K pouco móveis no solo fornecimento em profundidade distribuição antes da lavoura (pouco tempo antes da sementeira para cereais de outono; na lavoura de inverno para as culturas semeadas na primavera). N muito móvel no solo fornecimento fraccionado é muitas vezes desejável exº para o trigo: sementeira, ínicio do afilhamento; espigamento. 4. Realização da distribuição A prática da distribuição condiciona a eficácia da adubação: a regularidade é a principal qualidade a procurar. Abastecimento e armazenamento: Compra dos adubos deve efectuar-se cedo pois: economicamente é possível beneficiar dos preços da campanha anterior e se o agricultor tiver os adubos de reserva pode utiliza-los no momento mais oportuno. Os adubos sólidos comercializam-se a granel em sacos ou em paletes. Estes podem ser de juta; papel, plástico. A etiqueta dos sacos de adubos garante o seu valor e traz pelo menos as seguintes 4 indicações: denominação do adubo, proveniência (industrial ou natural), nome da firma ou origem geográfica e dosagem em elementos fertilizantes.

23 Formas de distribuição Cobertura Enterramento em toda a superfície Localização em profundidade Adubos sólidos Apresentam-se na forma pulverulenta ou granulada. É distribuída com distribuidor mecânico Adubos líquidos Pulverização em superfície com pulverizadores Enterramento do adubo líquido em profundidade Fornecimento com as águas de rega

A aplicação do composto Ferti Trás-os-Montes nas culturas dominantes na região

A aplicação do composto Ferti Trás-os-Montes nas culturas dominantes na região A aplicação do composto Ferti Trás-os-Montes nas culturas dominantes na região Manuel Ângelo Rodrigues Centro de Investigação de Montanha, ESA, Instituto Politécnico de Bragança Matéria orgânica Conjunto

Leia mais

O SOLO COMO F0RNECEDOR DE NUTRIENTES

O SOLO COMO F0RNECEDOR DE NUTRIENTES O SOLO COMO F0RNECEDOR DE NUTRIENTES LIQUIDA (SOLUÇÃO DO SOLO) ÍONS INORGÂNICOS E ORGÂNICOS/MICROPOROS SÓLIDA - RESERVATORIO DE NUTRIENTES - SUPERFÍCIE QUE REGULA A CONCENTRAÇÃO DOS ELEMENTOS NA SOLUÇÃO

Leia mais

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO O SOLO 2 SOLO ARGILOSO 3 CARACTERÍSTICAS DE UM SOLO ARGILOSO São solos com teores de argila superiores a 35%. Possuem baixa permeabilidade e alta capacidade de retenção de

Leia mais

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085 NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085 SUPRIMENTO E ASSIMILABILIDADE DE NUTRIENTES VEGETAIS EM SOLOS MINERAIS 1 Constituição dos tecidos vegetais 94 a 99,5 % do tecido verde dos vegetais é constituído de carbono,

Leia mais

PORTUGAL T: F: E:

PORTUGAL T: F: E: Adubos Deiba, Comercialização de Adubos, Lda. Parque Industrial da Mitrena Lotes 42-45 2910-738 Setúbal PORTUGAL T: +351 265 709 660 F: +351 265 709 665 E: comercial@adubosdeiba.com Uma Empresa: PRODUTOS

Leia mais

ACÇÃO de FORMAÇÃO em FERTILIDADE e SANIDADE do CASTANHEIRO. António Pedro Tavares Guerra ARBOREA, 13 de Fevereiro 2013

ACÇÃO de FORMAÇÃO em FERTILIDADE e SANIDADE do CASTANHEIRO. António Pedro Tavares Guerra ARBOREA, 13 de Fevereiro 2013 ACÇÃO de FORMAÇÃO em FERTILIDADE e SANIDADE do CASTANHEIRO António Pedro Tavares Guerra ARBOREA, 13 de Fevereiro 2013 SUMÁRIO SOLO NUTRIENTES PLANTA SOLO SOLO MATÉRIA ORGÂNICA ph do SOLO MATÉRIA ORGÂNICA

Leia mais

Dinâmica de nutrientes: solo e planta. Rosana Alves Gonçalves

Dinâmica de nutrientes: solo e planta. Rosana Alves Gonçalves Dinâmica de nutrientes: solo e planta Rosana Alves Gonçalves Índice Introdução: - Composição elementar das plantas; - Classificação dos elementos. Absorção, transporte e redistribuição dos nutrientes;

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus Experimental de Dracena Curso de Zootecnia Disciplina: Fertilidade do solo e fertilizantes

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus Experimental de Dracena Curso de Zootecnia Disciplina: Fertilidade do solo e fertilizantes UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus Experimental de Dracena Curso de Zootecnia Disciplina: Fertilidade do solo e fertilizantes FERTILIZANTES E CORRETIVOS: CONCEITOS BÁSICOS E CLASSIFICAÇÃO Prof. Dr.

Leia mais

Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Cultivos em ambiente protegido

Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Cultivos em ambiente protegido NUTRIÇÃO MINERAL Cultivos Protegidos Nutrição mineral e manejo de fertilizantes em cultivos protegidos Pombal PB O solo como fonte de nutrientes Nutrientes minerais encontra-se no solo de três formas:

Leia mais

Cálcio Magnésio Enxofre

Cálcio Magnésio Enxofre Cálcio Magnésio Enxofre Absorção Intemperismo Cálcio e Magnésio Ciclos do Ca e Mg no sistema solo-planta Ca, Mg (calcários e adubos) Ca, Mg (material de origem) Ca, Mg fixados Troca Ca, Mg na solução do

Leia mais

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Experimental de Dracena Curso de Zootecnia MICRO UTRIE TES. Prof. Dr.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Experimental de Dracena Curso de Zootecnia MICRO UTRIE TES. Prof. Dr. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Experimental de Dracena Curso de Zootecnia MICRO UTRIE TES Disciplina: Fertilidade do solo e fertilizantes Prof. Dr. Reges Heinrichs Dracena

Leia mais

SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE MICRONUTRIENTES EM PLANTAS

SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE MICRONUTRIENTES EM PLANTAS Micronutrientes Nutrição Mineral de Plantas SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE MICRONUTRIENTES EM PLANTAS Prof. Volnei Pauletti Departamento de Solos e Engenharia Agrícola vpauletti@ufpr.br Micronutrientes Nutrição

Leia mais

Adubação de Plantas Ornamentais. Professora Juliana Ferrari

Adubação de Plantas Ornamentais. Professora Juliana Ferrari Adubação de Plantas Ornamentais Professora Juliana Ferrari Indícios que a planta pode precisar de nutrientes O crescimento se torna lento; Adubação É o método de corrigir as deficiências de nutrientes

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais. Sessão 2 O sistema planta/solo

Eco new farmers. Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais. Sessão 2 O sistema planta/solo Eco new farmers Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais Sessão 2 O sistema planta/solo Module 2 Solos e Nutrientes Vegetais Sessão 2 O sistema planta/solo www.econewfarmers.eu 1. Introdução Combinar a disponibilidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO E FERTILIZAÇÃO DA CULTURA DA BATATA-DOCE

AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO E FERTILIZAÇÃO DA CULTURA DA BATATA-DOCE AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO E FERTILIZAÇÃO DA CULTURA DA BATATA-DOCE Anabela Veloso (INIAV, I.P.) UEISSAFSV Laboratório Químico Agrícola Rebelo da Silva Tapada da Ajuda 1300-596 Lisboa ( Aljezur,

Leia mais

ABSORÇÃO FOLIAR. Prof. Josinaldo Lopes Araujo. Plantas cultivadas dividem-se em: Folhas Caule Raízes

ABSORÇÃO FOLIAR. Prof. Josinaldo Lopes Araujo. Plantas cultivadas dividem-se em: Folhas Caule Raízes ABSORÇÃO FOLIAR Prof. Josinaldo Lopes Araujo 1 INTRODUÇÃO Plantas cultivadas dividem-se em: Folhas Caule Raízes Cada parte tem uma função definida As folhas absorvem água e nutrientes Porque essa capacidade?

Leia mais

Solo características gerais. Definição: solo = f(rocha+ clima + relevo+biota)

Solo características gerais. Definição: solo = f(rocha+ clima + relevo+biota) Solo características gerais Definição: solo = f(rocha+ clima + relevo+biota) Constituintes do solo a matéria mineral a matéria orgânica, a água o ar 45% minerais 5% 20% ar 30% água Propriedades físico-químicas

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DOS NUTRIENTES NO METABOLISMO VEGETAL. Enga Agra Clélia Maria Mardegan

PARTICIPAÇÃO DOS NUTRIENTES NO METABOLISMO VEGETAL. Enga Agra Clélia Maria Mardegan PARTICIPAÇÃO DOS NUTRIENTES NO METABOLISMO VEGETAL Enga Agra Clélia Maria Mardegan COMO FAZER PARA AUMENTAR NOSSA PRODUTIVIDADE? Nitrogênio Funções - faz parte da composição das proteínas (estrutural);

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I Fertilizantes ou adubos são compostos químicos que visam suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais. São aplicados na agricultura com o intuito

Leia mais

GESTÃO DAFERTILIDADE DOMONTADO

GESTÃO DAFERTILIDADE DOMONTADO GESTÃO DAFERTILIDADE DOMONTADO DÚVIDAS E SOLUÇÕES ANTÓNIO GONÇALVES FERREIRA CONCEIÇÃO SANTOS SILVA TIPOLOGIA DO MONTADO ÁREA PRODUÇÃO Montados de sobro da bacia Tejo- Sado 49% 53% Montados de Sobro do

Leia mais

MANEJO DO SOLO PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS

MANEJO DO SOLO PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS MANEJO DO SOLO PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS Vinícius Macedo Msc. em Agroecologia SOLO Ao longo da história da humanidade, o homem sempre conviveu com o solo. No começo, ele apenas colhia os produtos da

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 ESCOPO DA FERTILIDADE DO SOLO... 1

SUMÁRIO. Capítulo 1 ESCOPO DA FERTILIDADE DO SOLO... 1 SUMÁRIO Capítulo 1 ESCOPO DA FERTILIDADE DO SOLO... 1 1.1 Considerações gerais... 1 1.1.1 Importância da fertilidade do solo... 2 1.1.2 Relação com outras disciplinas... 3 1.1.3 Importância do método científico...

Leia mais

AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO

AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO 1. INTRODUÇÃO M = nutriente transportado NUTRIENTE FORMAS NUTRIENTE FORMAS Nitrogênio NO - + 3 e NH 4 Boro H 3 BO 3 Fósforo - H 2 PO 4 Cloro Cl - Potássio K + Cobre Cu

Leia mais

ADUBOS FLUÍDOS (líquidos)

ADUBOS FLUÍDOS (líquidos) Universidade Federal do Paraná Departamento de Solos e Engenharia Agrícola Volnei Pauletti ADUBOS FLUÍDOS (líquidos) Conceitos Uso Vantagens Matérias primas Fabricação 1 Adubos líquidos ou fluídos: CONCEITOS

Leia mais

CURSO DE AGRONOMIA FERTILIDADE DO SOLO

CURSO DE AGRONOMIA FERTILIDADE DO SOLO CURSO DE AGRONOMIA FERTILIDADE DO SOLO Prof. Leandro Souza da Silva Prof. Carlos Alberto Ceretta Prof. Danilo R. dos Santos Aula 1 Bases conceituais à fertilidade do solo Fertilidade do solo Solo -Sistema

Leia mais

1.1 Conceitos em nutrição de plantas. Outros elementos químicos de interesse na nutrição vegetal.

1.1 Conceitos em nutrição de plantas. Outros elementos químicos de interesse na nutrição vegetal. 1. CONCEITOS 1.1 Conceitos em nutrição de plantas. 1.2 Conceito de nutrientes e critérios de essencialidade. 1.3 Composição relativa das plantas. Outros elementos químicos de interesse na nutrição vegetal.

Leia mais

PREPARO DE SOLUÇÕES NUTRITIVAS. Prof. Dr. Osmar Souza dos Santos UFSM

PREPARO DE SOLUÇÕES NUTRITIVAS. Prof. Dr. Osmar Souza dos Santos UFSM PREPARO DE SOLUÇÕES NUTRITIVAS Prof. Dr. Osmar Souza dos Santos UFSM DEFINIÇÃO DA QUANTIDADE Quantidade de litros por planta Método de cultivo NFT: 0,5 a 8,0; DWC: 30 a 50. Espécie vegetal Alface: 0,5

Leia mais

PROGRAMAS DE FERTILIZAÇÃO NOS 1 OS ANOS FILIPE COSTA. Workshop Fertilização nos primeiros anos Abril de 2014

PROGRAMAS DE FERTILIZAÇÃO NOS 1 OS ANOS FILIPE COSTA. Workshop Fertilização nos primeiros anos Abril de 2014 PROGRAMAS DE FERTILIZAÇÃO NOS 1 OS ANOS FILIPE COSTA APRESENTAÇÃO Pequena introdução teórica Apresentação do meu testemunho de fertilização NUTRIÇÃO EM FRUTICULTURA Fertilização das Culturas Arbóreas distingue-se

Leia mais

NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO. Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar. Alterações físicas e químicas (intemperismo)

NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO. Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar. Alterações físicas e químicas (intemperismo) NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar Alterações físicas e químicas (intemperismo) Físico (Altera o tamanho) Químico (Altera a composição) Intemperismo Físico

Leia mais

AS RELAÇÕES ENTRE MACRONUTRIENTES E MICRONUTRIENTES E A FERTILIDADE DO SOLO Pedro Lopes Ferlini Salles Orientadora: Marisa Falco Fonseca Garcia

AS RELAÇÕES ENTRE MACRONUTRIENTES E MICRONUTRIENTES E A FERTILIDADE DO SOLO Pedro Lopes Ferlini Salles Orientadora: Marisa Falco Fonseca Garcia AS RELAÇÕES ENTRE MACRONUTRIENTES E MICRONUTRIENTES E A FERTILIDADE DO SOLO Pedro Lopes Ferlini Salles Orientadora: Marisa Falco Fonseca Garcia Coorientador: Flávio Ferlini Salles RELEVÂNCIA O solo é importante

Leia mais

Feijão. 9.3 Calagem e Adubação

Feijão. 9.3 Calagem e Adubação Feijão 9.3 Calagem e Adubação Fonte: Fageria et al. (1996). 1996 CORREÇÃO DO SOLO -CALAGEM -GESSAGEM -SILICATAGEM CALAGEM -Aumento da eficiência dos adubos -Produtividade -Rentabilidade Agropecuária. Lopes

Leia mais

17/10/2014 MOLECULAR DOS VEGETAIS. Introdução QUÍMICA DA VIDA. Quais são os elementos químicos encontrados nos Seres Vivos? Elementos Essenciais

17/10/2014 MOLECULAR DOS VEGETAIS. Introdução QUÍMICA DA VIDA. Quais são os elementos químicos encontrados nos Seres Vivos? Elementos Essenciais UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA QUÍMICA DA VIDA Introdução COMPOSIÇÃO MOLECULAR DOS VEGETAIS Quais são os elementos químicos encontrados

Leia mais

Fertilidade do Solo e Nutrição do Castanheiro

Fertilidade do Solo e Nutrição do Castanheiro Fertilidade do Solo e Nutrição do Castanheiro Fertilidade do Solo e Nutrição do Castanheiro Margarida Arrobas & Manuel Ângelo Rodrigues Centro de Investigação de Montanha Escola Superior Agrária de Bragança

Leia mais

1. Nitrato de potássio para uma nutrição vegetal eficiente

1. Nitrato de potássio para uma nutrição vegetal eficiente Nitrato de potássio é uma fonte única de potássio devido ao seu valor nutricional e a sua contribuição para a sanidade e a produtividade das plantas. O nitrato de potássio possui desejáveis características

Leia mais

Bases conceituais úteis a fertilidade do solo. Prof. Dr. Gustavo Brunetto DS-UFSM

Bases conceituais úteis a fertilidade do solo. Prof. Dr. Gustavo Brunetto DS-UFSM Bases conceituais úteis a fertilidade do solo Prof. Dr. Gustavo Brunetto DS-UFSM brunetto.gustavo@gmail.com Aula 1- Bases conceituais úteis a fertilidade do solo Rendimento e necessidades das culturas

Leia mais

FERRO. Mestrando: Ricardo Murilo Zanetti

FERRO. Mestrando: Ricardo Murilo Zanetti FERRO Mestrando: Ricardo Murilo Zanetti Universidade Federal do Paraná Departamento de Solos e Engenharia Agrícola Disciplina: Nutrição de Plantas Prof.: Volnei Pauletti Curitiba Novembro/2010 2 Ferro

Leia mais

6 CALAGEM E ADUBAÇÃO

6 CALAGEM E ADUBAÇÃO CULTURA DO MILHO 6 CALAGEM E ADUBAÇÃO 6.1 - CALAGEM -Neutralização do Al; -Buscando atingir 70% da saturação de bases corrige a camada de incorporação; -Correção mais profunda incorporação mais profunda

Leia mais

METABOLISMO DO NITROGÊNIO Prof. Dr. Roberto Cezar Lobo da Costa

METABOLISMO DO NITROGÊNIO Prof. Dr. Roberto Cezar Lobo da Costa METABOLISMO DO NITROGÊNIO Prof. Dr. Roberto Cezar Lobo da Costa ROTEIRO DE AULA 1. Introdução, importância e funções do nitrogênio 2. Formas nitrogenadas que podem ser absorvidas 3. Redutase do nitrato

Leia mais

NUTRIÇÃO VEGETAL, FERTILIDADE DO SOLO E FERTILIZAÇÃO

NUTRIÇÃO VEGETAL, FERTILIDADE DO SOLO E FERTILIZAÇÃO NUTRIÇÃO VEGETAL, FERTILIDADE DO SOLO E FERTILIZAÇÃO Amarilis de Varennes Absorção e transporte de nutrientes na planta Extremidade de uma raiz Xilema Zona de alongamento Zona de crescimento Coifa Córtex

Leia mais

CÁLCULOS DE FECHAMENTO DE FORMULAÇÕES E RECOMENDAÇÃO DE ADUBAÇÃO

CÁLCULOS DE FECHAMENTO DE FORMULAÇÕES E RECOMENDAÇÃO DE ADUBAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DO SOLO LSO 526 Adubos e Adubação CÁLCULOS DE FECHAMENTO DE FORMULAÇÕES E RECOMENDAÇÃO DE ADUBAÇÃO Prof.

Leia mais

MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS

MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS Prof. Dr. João Antonio da Costa Andrade Departamento de Biologia

Leia mais

APRESENTAÇÃO: FERTILIZANTE TERRAPLANT

APRESENTAÇÃO: FERTILIZANTE TERRAPLANT APRESENTAÇÃO: FERTILIZANTE TERRAPLANT DESCRIÇÃO DO PRODUTO Fertilizante proveniente de cama de aviário; Fonte de macro e micro nutrientes; Fonte excepcional de matéria orgânica. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Para

Leia mais

Ficha Técnica de Produto: CODA-MN-L Referência: FT-P-011

Ficha Técnica de Produto: CODA-MN-L Referência: FT-P-011 Ficha Técnica de Produto: CODA-MN-L Referência: FT-P-011 TEORES DECLARADOS Manganês (Mn) complexado e solúvel em água 10,4% p/v 8,0% p/p Agente complexante: Lignossulfonatos CLASSIFICAÇÃO ADUBO CE E.1.5

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA NUCLEO DE GEOLOGIA PROPRIEDADES DO SOLO. Profa. Marciléia Silva do Carmo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA NUCLEO DE GEOLOGIA PROPRIEDADES DO SOLO. Profa. Marciléia Silva do Carmo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA NUCLEO DE GEOLOGIA PROPRIEDADES DO SOLO Profa. Marciléia Silva do Carmo Propriedades Físicas e Química Características Físicas Textura

Leia mais

MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS

MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS Prof. Dr. João Antonio da Costa Andrade Departamento de Biologia

Leia mais

CÁLCIO ENXOFRE E XOFRE DISPONIBILIDADE MAGNÉSIO PARA AS INTRODUÇÃO ORIGEM E FORMAS NO SOLO DISPONIBILIDADE CÁLCIO PARA AS CULTURAS CULTURAS

CÁLCIO ENXOFRE E XOFRE DISPONIBILIDADE MAGNÉSIO PARA AS INTRODUÇÃO ORIGEM E FORMAS NO SOLO DISPONIBILIDADE CÁLCIO PARA AS CULTURAS CULTURAS CÁLCIO, MAG ÉSIO E E XOFRE (Macronutrientes Secundários) Unesp Universidade Estadual Paulista Campus Experimental de Dracena Faculdade de Zootecnia Curso: Zootecnia Prof. Dr. Reges Heinrichs 2010 CÁLCIO,

Leia mais

Conceitos Básicos sobre Fertilidade de Solo

Conceitos Básicos sobre Fertilidade de Solo Conceitos Básicos sobre Fertilidade de Solo André Luiz Monteiro Novo Artur Chinelato de Camargo Fernando Campos Mendonça Marco Bergamaschi EMBRAPA Pecuária Sudeste - São Carlos, SP Lei do Mínimo Luz H

Leia mais

Enxofre Nutrição Mineral de Plantas ENXOFRE. Prof. Volnei Pauletti. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola

Enxofre Nutrição Mineral de Plantas ENXOFRE. Prof. Volnei Pauletti. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola ENXOFRE Prof. Volnei Pauletti Departamento de Solos e Engenharia Agrícola vpauletti@ufpr.br CICLO DO ENXOFRE REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DOS PRINCIPAIS COMPONENTES E PROCESSOS DO CICLO DO ENXOFRE. ESTADOS

Leia mais

Clima(s) CLIMAS - SOLOS E AGRICULTURA TROPICAL. Mestrado em Direito à Alimentação e Desenvolvimento Rural UC: Agricultura Tropical.

Clima(s) CLIMAS - SOLOS E AGRICULTURA TROPICAL. Mestrado em Direito à Alimentação e Desenvolvimento Rural UC: Agricultura Tropical. CLIMAS - SOLOS E AGRICULTURA TROPICAL Mestrado em Direito à Alimentação e Desenvolvimento Rural UC: Agricultura Tropical Óscar Crispim Machado (omachado@esac.pt) ESAC, abril de 2012 Clima(s) Aula 5 Zonas

Leia mais

MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO (MOS) Fertilidade do Solo Prof. Josinaldo

MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO (MOS) Fertilidade do Solo Prof. Josinaldo MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO (MOS) Fertilidade do Solo Prof. Josinaldo Solo (pedosfera) como sistema integrador das quatro esferas fundamentais da terra 1 ASPECTOS GERAIS - MOS todos os compostos orgânicos

Leia mais

POTÁSSIO. Jéssica Fernandes Kaseker

POTÁSSIO. Jéssica Fernandes Kaseker POTÁSSIO Jéssica Fernandes Kaseker Introdução Potash" ("pot"-recipiente + "ash"-cinzas") Sétimo em ordem de abundância no mundo. (0,3 a 30 g/kg solo). 98% na forma estrutural Elemento mais abundante nas

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DOS FERTILIZANTES MINERAIS E ORGÂNICOS

CARACTERÍSTICAS DOS FERTILIZANTES MINERAIS E ORGÂNICOS CARACTERÍSTICAS DOS FERTILIZATES MIERAIS E ORGÂICOS ITRODUÇÃO Conceito Adubo ou fertilizantes são substâncias que contêm um ou mais nutrientes de plantas, em formas prontamente disponíveis ou que se tornam

Leia mais

2.3.1Mineralização das águas e processos de dissolução

2.3.1Mineralização das águas e processos de dissolução 2.3.1Mineralização das águas e processos de dissolução As águas naturais são na verdade soluções aquosas, não contêm apenas água, mas também substâncias dissolvidas. A facilidade de dissolução das substâncias

Leia mais

Economia Rural: os solos. Geografia 7º ano Professor André

Economia Rural: os solos. Geografia 7º ano Professor André Economia Rural: os solos Geografia 7º ano Professor André Solo camada superficial das terras emersas do planeta, com espessura que varia de alguns centímetros a alguns metros. É a parte da crosta terrestre

Leia mais

FERTILIDADE E MANEJO DE SOLOS. Prof. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal

FERTILIDADE E MANEJO DE SOLOS. Prof. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal FERTILIDADE E MANEJO DE SOLOS Prof. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal HORÁRIO: SEGUNDAS 08:00 ÀS 10:20 TERÇAS 08:00 ÀS 10:20 METODOLOGIA: Aulas expositivas Indicação de bibliografia relativa ao

Leia mais

Enxofre Nutrição Mineral de Plantas ENXOFRE. Prof. Volnei Pauletti. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola

Enxofre Nutrição Mineral de Plantas ENXOFRE. Prof. Volnei Pauletti. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola ENXOFRE Prof. Volnei Pauletti Departamento de Solos e Engenharia Agrícola vpauletti@ufpr.br REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DOS PRINCIPAIS COMPONENTES E PROCESSOS DO CICLO DO ENXOFRE. Enxofre S -fontes Matéria

Leia mais

APL 1.1 Amoníaco e compostos de amónio em materiais comuns NH 4 + NH 3 + H +

APL 1.1 Amoníaco e compostos de amónio em materiais comuns NH 4 + NH 3 + H + APL 1.1 Amoníaco e compostos de amónio em materiais comuns Grupo de Trabalho: Classificação Professor Certos produtos «lava-tudo» ou limpa-vidros e alguns adubos mencionam a presença de azoto amoniacal

Leia mais

Quadro 1 - Fatores para conversão de unidades antigas em unidades do Sistema Internacional de Unidades.

Quadro 1 - Fatores para conversão de unidades antigas em unidades do Sistema Internacional de Unidades. Informação sobre interpretação de Análise de Solo, segundo o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais, Instituto Agronômico de Campinas. Quadro 1 - Fatores para conversão de

Leia mais

Sintomas de deficiência de alguns nutrientes na cultura do milho

Sintomas de deficiência de alguns nutrientes na cultura do milho Sintomas de deficiência de alguns nutrientes na cultura do milho Prof. Luiz Duarte Silva Júnior Os nutrientes são elementos importantes no desenvolvimento das plantas para que elas possam completar o ciclo

Leia mais

A Cultura do Algodoeiro

A Cultura do Algodoeiro A Cultura do Algodoeiro Saul Carvalho 10. Calagem Aproximadamente 94% da área cultivada é cerrado É uma das práticas mais importantes na cultura do algodoeiro Altas produtividades estão relacionadas com

Leia mais

MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO (MOS) Fertilidade do Solo Prof. Josinaldo

MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO (MOS) Fertilidade do Solo Prof. Josinaldo MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO (MOS) Fertilidade do Solo Prof. Josinaldo 1 ASPECTOS GERAIS - MOS todos os compostos orgânicos do solo - Influência os atributos do solo - Teor no solo amplamente variável (0,5

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO SOLO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO SOLO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO SOLO Nutrição Mineral de Plantas Cálcio Ca 2+ Aluno : Michael Jonathan Prof. Dr. Volnei Pauletti Curitiba-Pr 2010 Cálcio Material

Leia mais

Determinação de cinzas em alimentos

Determinação de cinzas em alimentos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL DISCIPLINA: BROMATOLOGIA BÁSICA (FBA-201) Determinação de cinzas em alimentos Elizabete W

Leia mais

Gama KRISTALON. Fórmulas à medida para cada fase do ciclo

Gama KRISTALON. Fórmulas à medida para cada fase do ciclo Gama Fórmulas à medida para cada fase do ciclo As culturas em FERTIRRIGAÇÃO Qual é a solução da Yara? A nutrição através da rega traduz uma alta exigência no que à fertilização diz respeito, uma mínima

Leia mais

Soluções Nutricionais Integradas via Solo

Soluções Nutricionais Integradas via Solo Soluções Nutricionais Integradas via Solo Pedro Torsone Gerente Técnico Cerrado MT / MS Soluções Nutricionais Integradas Fertilidade do Solo e Nutrição Plantas Etapas da construção da Fertilidade / Produtividade

Leia mais

MATERIAL de TREINAMENTO

MATERIAL de TREINAMENTO 2016 MATERIAL de TREINAMENTO Departamento Técnico ADUBOS BRASIL CENTRAL Adubos Brasil Central Confidencial 1 Material de Treinamento ADUBOS BRASIL CENTRAL Localizada na região do Triângulo Mineiro a Adubos

Leia mais

UNESP Universidade Estadual Paulista Campus Experimental de Dracena Fazuldade de Zootecnia. Curso: Zootecnia Professor: Dr. Reges Heinrichs 2010

UNESP Universidade Estadual Paulista Campus Experimental de Dracena Fazuldade de Zootecnia. Curso: Zootecnia Professor: Dr. Reges Heinrichs 2010 FÓSFORO UNESP Universidade Estadual Paulista Campus Experimental de Dracena Fazuldade de Zootecnia Curso: Zootecnia Professor: Dr. Reges Heinrichs 2010 FÓSFORO INTRODUÇÃO FORMAS NO SOLO DISPONIBILIDADE

Leia mais

MICRONUTRIENTES NO SOLO

MICRONUTRIENTES NO SOLO MICRONUTRIENTES NO SOLO Zn 1. INTRODUÇÃO - Conceito de micronutrientes - Ocorrências de deficiências nas culturas - Comprovação da essencialidade dos micrunutrientes: Fe final do século XIX Todos os demais

Leia mais

Engª. Agrª. M.Sc: Edimara Polidoro Taiane Mota Camargo

Engª. Agrª. M.Sc: Edimara Polidoro Taiane Mota Camargo Engª. Agrª. M.Sc: Edimara Polidoro Taiane Mota Camargo Introdução Relação N para a soja Altos rendimentos Fixação biológica (N2) Bradyrhizobium Eficiência da fixação Planta Bactérias Simbiose Meio ambiente

Leia mais

DIAGNOSE FOLIAR EM MILHO E SORGO

DIAGNOSE FOLIAR EM MILHO E SORGO I Simpósio Paulista Sobre Nutrição de Plantas Jaboticabal - SP, 15 a 17 de Abril de 2008 DIAGNOSE FOLIAR EM MILHO E SORGO ANTÔNIO MARCOS COELHO ESTRATÉGIAS DE MANEJO PARA ALTA PRODUTIVIDADE João Lorenti

Leia mais

Efeito sinérgico do Mg e P

Efeito sinérgico do Mg e P Efeito sinérgico do Mg e P O Mg e um carregador do P, ou seja, contribui para a entrada de P na planta; Motivo: papel do Mg nas reações de fosforilação. Consequência: Aumenta a eficiência da absorção do

Leia mais

FUNÇÃO ECOLÓGICA E FORMAÇÃO DE SOLOS

FUNÇÃO ECOLÓGICA E FORMAÇÃO DE SOLOS FUNÇÃO ECOLÓGICA E FORMAÇÃO DE SOLOS Profª. Drª. Mariana Soares Domingues ACH 1085 Natureza e Tipos de Solos FORMAÇÃO DO SOLO 2 O SOLO NO GLOBO TERRESTRE VISÃO DO PEDÓLOGO Como o pedólogo vê o solo? Como

Leia mais

Dinâmica dos demais Nutrientes - micronutrientes Leandro Souza da Silva Elisandra Pocojeski Danilo Rheinheimer dos Santos Carlos Alberto Ceretta

Dinâmica dos demais Nutrientes - micronutrientes Leandro Souza da Silva Elisandra Pocojeski Danilo Rheinheimer dos Santos Carlos Alberto Ceretta Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais Curso de Agronomia Disciplina de Fertilidade do Solo Dinâmica dos demais Nutrientes - micronutrientes Leandro Souza da Silva Elisandra Pocojeski

Leia mais

5. INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DAS ANÁLISES DE SOLOS

5. INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DAS ANÁLISES DE SOLOS 5. INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DAS ANÁLISES DE SOLOS Victor Hugo Alvarez V. 1 Roberto Ferreira de Novais 2 Nairam Félix de Barros 3 Reinaldo Bertola Cantarutti 4 Alfredo Scheid Lopes 5 Os critérios a

Leia mais

Otrigo é uma das principais culturas para produção

Otrigo é uma das principais culturas para produção 171 Manejo da fertilidade do solo na cultura de trigo Geraldino Peruzzo Sirio Wiethölter Otrigo é uma das principais culturas para produção de grãos no inverno. Em adição, ele tem muita importância para

Leia mais

Carlos Alberto Vasconce//os Hélio Lopes dos Santos Gonçalo Evangelista de França 1. INTRODUÇÃO

Carlos Alberto Vasconce//os Hélio Lopes dos Santos Gonçalo Evangelista de França 1. INTRODUÇÃO ADUBAÇÃO E CALAGEM 1. INTRODUÇÃO Carlos Alberto Vasconce//os Hélio Lopes dos Santos Gonçalo Evangelista de França O milho pode ser cultivado em diferentes tipos de solo. Entretanto, os rendimentos serão

Leia mais

O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS. LUSOFLORA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 23 Fevereiro

O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS. LUSOFLORA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 23 Fevereiro O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS 23 Fevereiro Aumento da população Alterações climáticas Aumento da produção https://www.jornaldobaixoguadiana.pt Aumento do Consumo alimentos

Leia mais

SENSORES NA ANÁLISE DE SOLOS

SENSORES NA ANÁLISE DE SOLOS SENSORES NA ANÁLISE DE SOLOS Madalena Lambéria 1 Bernardo Silva 2, Pedro Rodrigues 3 e Ruben Luís 4 Escola Secundária de Sá da Bandeira 1 madalenalamberia@hotmail.com; 2 bernardo1777@hotmail.com; 3 pedrorodrigues_99@hotmail.com;

Leia mais

NUTRIÇÃO MINERAL. Katia Christina Zuffellato-Ribas

NUTRIÇÃO MINERAL. Katia Christina Zuffellato-Ribas NUTRIÇÃO MINERAL Katia Christina Zuffellato-Ribas COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS VEGETAIS ELEMENTOS: SUBSTÂNCIAS QUE NÃO PODEM SER QUEBRADAS EM OUTRAS PELOS MEIOS COMUNS 112 ELEMENTOS QUÍMICOS (91 DE

Leia mais

NITROGÊNIO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Experimental de Dracena Faculdade de Zootecnia

NITROGÊNIO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Experimental de Dracena Faculdade de Zootecnia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Experimental de Dracena Faculdade de Zootecnia NITROGÊNIO Curso : Zootecnia Disciplina: Fertilidade do Solo e Fertilizantes Prof. Dr. Reges

Leia mais

Série tecnológica cafeicultura. Deficiências nutricionais Macronutrientes

Série tecnológica cafeicultura. Deficiências nutricionais Macronutrientes Série tecnológica cafeicultura Deficiências nutricionais Macronutrientes SÉRIE TECNOLÓGICA CAFEICULTURA DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS MACRONUTRIENTES NITROGÊNIO É um nutriente altamente exigido e o mais acumulado

Leia mais

Utilização dos adubos

Utilização dos adubos Utilização dos adubos Os adubos são aqueles fertilizantes que, em virtude de apresentarem elevadas quantidades de nutrientes vegetais, são utilizados, de forma directa, no suprimento das necessidades de

Leia mais

Nutrição, Adubação e Calagem

Nutrição, Adubação e Calagem Nutrição, Adubação e Calagem Importância da nutrição mineral Embora o eucalipto tenha rápido crescimento, este é muito variável. Os principais fatores que interferem no crescimento estão relacionados com

Leia mais

Ficha Técnica de Produto: e-codasal

Ficha Técnica de Produto: e-codasal Ficha Técnica de Produto: e-codasal Referência: FT-P-113 TEORES DECLARADOS Óxido de cálcio (CaO) complexado e solúvel em água 10,2% p/v 8,6% p/p Agente complexante: lignossulfonatos CLASSIFICAÇÃO 1.2.2.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA ADUBOS E ADUBAÇÃO CALAGEM

DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA ADUBOS E ADUBAÇÃO CALAGEM DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA ADUBOS E ADUBAÇÃO CALAGEM Prof. Dr. Gaspar H. Korndörfer Universidade Federal de Uberlândia PORQUE OS SOLOS ÁCIDOS DEVEM RECEBER CALAGEM? A acidez do solo afeta o crescimento

Leia mais

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085 NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085 FUNÇÕES ECOLÓGICAS DO SOLO 1 conteúdo 1. O solo no globo terrestre 2. Formação do solo 3. Necessidades do vegetais 4. Funções ecológicas do solo 5. Leis ecológicas 2

Leia mais

Café. Amostragem do solo. Calagem. Gessagem. Produtividade esperada. Espaçamento (m)

Café. Amostragem do solo. Calagem. Gessagem. Produtividade esperada. Espaçamento (m) Café Produtividade esperada Sistema Stand (plantas/ha) Espaçamento (m) Produtividade Média (Sc/ha) Tradicional Até 2.500 3,5 a 4,0 x 1,0 a 2,0 20 a 30 Semi-Adensado 2.500 a 5.000 2,5 a 4,0 x 0,5 a 1,0

Leia mais

VITICULTURA. Nutrição Mineral da Vinha. Por: Augusto Peixe

VITICULTURA. Nutrição Mineral da Vinha. Por: Augusto Peixe VITICULTURA Nutrição Mineral da Vinha Por: Augusto Peixe Necessidades em Elementos Nutritivos Nove Macroelementos C, O, H, N, K, P, Mg, S, Ca Seis Microelementos Fe, Zn, B, Mn, Cu, Mo Quatro outros elementos

Leia mais

Gestão da fertilidade do solo no sistema soja e milho

Gestão da fertilidade do solo no sistema soja e milho Como manejar adequadamente seu solo e suas adubações Gestão da fertilidade do solo no sistema soja e milho Eng. Agro. Renato Roscoe PhD Solos e Nutrição de Plantas Superintendente do CREA-MS Gestão da

Leia mais

Preparação da amostra (Secagem e crivagem) 4,50

Preparação da amostra (Secagem e crivagem) 4,50 LABORATÓRIO DE SOLOS E FERTILIDADE Análises de solos Designação da análise Método Preparação da amostra (Secagem e crivagem) 4,50 Terra Fina (T.F.) Norma ISO 11465:1993 Método Gravimétrico 3,50 ph (H 2

Leia mais

I. Reações químicas. 2.4 Reações de precipitação. Os sais e a sua solubilidade em água

I. Reações químicas. 2.4 Reações de precipitação. Os sais e a sua solubilidade em água I. Reações químicas Os sais e a sua solubilidade em água Os sais são substâncias muito comuns e são formados por iões positivos e iões negativos sendo sólidos à temperatura ambiente. Exemplos: 1 Os sais

Leia mais

ZAZ 1376 Produção e Conservação de Forragens. Medicina Veterinária LISTA DE EXERCÍCIOS P2

ZAZ 1376 Produção e Conservação de Forragens. Medicina Veterinária LISTA DE EXERCÍCIOS P2 ZAZ 1376 Produção e Conservação de Forragens Medicina Veterinária LISTA DE EXERCÍCIOS P2 1) Assinale V para alternativas verdadeiras ou F para alternativas falsas A frequência de desfolhação é definida

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE METAIS PESADOS EM GRÃOS DE SOJA E FEIJÃO CULTIVADOS EM SOLO SUPLEMENTADO COM LODO DE ESGOTO

AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE METAIS PESADOS EM GRÃOS DE SOJA E FEIJÃO CULTIVADOS EM SOLO SUPLEMENTADO COM LODO DE ESGOTO AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE METAIS PESADOS EM GRÃOS DE SOJA E FEIJÃO CULTIVADOS EM SOLO SUPLEMENTADO COM LODO DE ESGOTO R. F. Vieira 1, D. Perez 2, C. M. M. S. Silva 1 1 Embrapa Meio Ambiente, Caixa Postal

Leia mais

ICL PKpluS A melhor forma de garantir a nutrição balanceada de suas culturas ICL PK. plus

ICL PKpluS A melhor forma de garantir a nutrição balanceada de suas culturas ICL PK. plus ICL PKpluS A melhor forma de garantir a nutrição balanceada de suas culturas ICL PK plus Aplique os fertilizantes da linha ICL PKpluS para um suprimento equilibrado de nutrientes As formulações da linha

Leia mais

002

002 001 DIAGNOSE FOLIAR NAS CULTURAS DA MACIEIRA E VIDEIRA GILMAR R. NACHTIGALL Embrapa Uva e Vinho 002 003 004 005 Análise Visual: Identificação de desequilíbrios nutricionais através da observação de sintomas

Leia mais

Aula 02 Agricultura Geral

Aula 02 Agricultura Geral Aula 02 Agricultura Geral NOÇÕES DE FERTILIDADE DO SOLO a. Conhecendo os elementos essências para as plantas b. Adubação: métodos e princípios c. Necessidade de correção do solo Prof. Ednei Pires Eng.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO DOCENTE: Dr. José Ribamar Silva Elementos Minerais Íons inorgânicos Obtidos Obtidos do solo Nutrição Mineral.. Elementos Minerais x Absorção pelas

Leia mais

Propriedades Químicas

Propriedades Químicas Propriedades Químicas Fertilidade 1. Armazenar micro e macro nutrientes em moléculas estáveis no solo 2. Disponibilização desses nutrientes às plantas 3. ph 4. Depende da composição mineral e orgânica

Leia mais

ARBORICULTURA II NUTRIÇÃO MINERAL

ARBORICULTURA II NUTRIÇÃO MINERAL ARBORICULTURA II NUTRIÇÃO MINERAL 2003-2004 Particularidades da Nutrição Mineral em Fruteiras Tal como já viram na adubação de fundo, também a aplicação anual de nutrientes em plantas perenes segue princípios

Leia mais

AVANÇOS EM MICRONUTRIENTES NA NUTRIÇÃO DE PLANTAS

AVANÇOS EM MICRONUTRIENTES NA NUTRIÇÃO DE PLANTAS Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical UFMT - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo UFPR - Curitiba AVANÇOS EM MICRONUTRIENTES NA NUTRIÇÃO

Leia mais