A atividade industrial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A atividade industrial"

Transcrição

1 A atividade industrial

2 Estágios da produção 1 - artesanato Trabalho manual; O artesão também era o dono do meio de produção; O artesão realizava todo o processo produtivo.

3 Estágios da produção 2 - manufatura O manufatureiro era o dono dos meios de produção; O manufatureiro contratava vários artesãos; O manufatureiro pagava um valor para o artesão.

4 Estágios da produção 3 Maquinofatura O burguês era o dono dos meios de produção; Os trabalhadores exerciam o seu trabalho em troca de um salário; Havia divisão social do trabalho; Havia o uso de máquinas.

5 Conceito Revolução Industrial Conjunto de transformações produtivas, sociais e econômicas que ocorreram a partir da segunda metade do século XVIII na Europa e que consolidou o capitalismo como modo de produção dominante.

6 1 - Transformação produtiva O trabalho, antes manual, passou a ser realizado com o auxílio de máquinas.

7 ARTESANATO Produção manual executada totalmente por um artesão.

8 MAQUINOFATURA Produção em série realizada com o auxílio de máquinas (divisão do trabalho).

9 2 - Transformação social A ordem estamental dá lugar ao surgimento de classes sociais.

10 Burguesia Composta pelos donos dos meios de produção.

11 Proletariado Composta pelos indivíduos que vendiam a sua força de trabalho.

12 3 - Transformação econômica O capitalismo comercial deu lugar ao capitalismo industrial.

13 Capitalismo comercial Os lucros eram obtidos por meio do comércio de produtos na Europa.

14 Capitalismo industrial Os lucros eram obtidos por quem controlava a produção industrial.

15 I Revolução Industrial Inglaterra metade do século XVIII

16 Por que na Inglaterra? 1 Capital acumulado com o mercantilismo 2 Existência de matéria-prima (ferro)

17 Por que na Inglaterra? 3 Existência de fontes energéticas (carvão) 4 Grande mão de obra disponível

18 Por que na Inglaterra? 5 Infraestrutura de transportes 6 Grande mercado consumidor

19 Características Indústria têxtil Máquina a vapor

20 Características Locomotiva

21 II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (1850) -Locais: Europa Ocidental, Rússia, EUA e Japão. -Material base: aço -Fontes de energia: petróleo e eletricidade -Máquina: o motor -Produção destaque: automobilística -Mão de obra: especializada

22 TAYLORISMO (início do séc. XX) O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.

23 FORDISMO (1914) Trata-se de uma forma de racionalização da produção capitalista baseada em inovações técnicas e organizacionais que se articulam tendo em vista, de um lado a produção em massa e, do outro, o consumo em massa.

24 CARACTERÍSTICAS 1 Investimentos em equipamentos 2 Capacitação da mão de obra 3 Verticalização da produção 4 Economia no processo produtivo

25 Pg. 19 exercício 3 EXERCÍCIO (UEA) Nas primeiras décadas do século XX, o engenheiro Frederick Taylor desenvolveu os princípios de administração científica, que consistiam, basicamente, no controle dos tempos e dos movimentos dos trabalhadores para aumentar a eficiência do processo produtivo. Ao adotar estes princípios em sua fábrica, Henry Ford criava um novo método de produção. A inovação mais importante do modelo fordista de produção foi: a) a fragmentação da produção. b) o trabalho qualificado. c) a linha de montagem. d) a produção diferenciada. e) a redução dos estoques

26 III REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (1970) -Locais: Europa Ocidental, EUA e Japão. -Material base: silício, titânio, fibra de carbono -Fontes de energia: petróleo, eletricidade, energia nuclear e fontes alternativas. -Máquina: o computador, o chip e o robô -Produção destaque: informática, robótica, biotecnologia, química fina, etc. -Mão de obra: Qualificada/flexível.

27 1 - A retomada do desenvolvimento industrial após a II Guerra Mundial

28 2 Mudança no modelo de organização da economia KEYNESIANISMO NEOLIBERALISMO

29 KEYNESIANISMO John Maynard Keynes ( ) Conjunto de idéias que propunham a intervenção estatal na vida econômica (Walfare State).

30 NEOLIBERALISMO Friedrich August von Hayek ( ) Conjunto de idéias que propunham a não intervenção estatal na vida econômica.

31 3 Mudança no modelo de organização da produção industrial TAYLORISMO/FORDISMO TOYOTISMO

32 TAYLORISMO/FORDISMO A produção era verticalizada e o objetivo era produzir o máximo possível para estocar.

33 TOYOTISMO A produção era descentralizada (terceirizada). Se produzia apenas aquilo que tinha demanda.

34 CARACTERÍSTICAS DO TOYOTISMO a) TERCEIRIZAÇÃO A produção seria fragmentada. Uma empresa pagaria para outras empresas realizarem partes de seu produto.

35 CARACTERÍSTICAS DO TOYOTISMO b) Fábrica Global É rompido o fator locacional das indústrias. Com os modernos meios de transporte, a produção de um bem se dá por fábricas espalhadas pelo mundo.

36 CARACTERÍSTICAS DO TOYOTISMO c) Just in time Controle sobre a produção. Os bens são produzidos de acordo com a demanda do mercado.

37 CARACTERÍSTICAS DO TOYOTISMO d) Mão-de-obra qualificada e flexível. O trabalhador deve ser altamente qualificado e saber tomar decisões que vão além de sua função em favor da empresa.

38 Pg. 18 exercício 1 Exercícios (UEPG) Com relação à industrialização do mundo, da fase original ou clássica até a revolução técnico-científica, assinale o que for correto. 01) A transformação de matérias-primas em produtos elaborados obedeceu a três estágios: o artesanato, a manufatura e a indústria moderna (ou maquinofatura). 02) A indústria moderna, que surgiu com a Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII e século XIX), caracteriza-se por uma grande divisão do trabalho, com a consequente especialização do trabalhador em uma determinada atividade. 04) Alguns países do Terceiro Mundo, entre os quais a Argentina, o Brasil e o México, podem ser considerados industrializados porque neles o setor industrial produz uma renda bem superior à das atividades primárias (agropecuária e extrativismo). 08) A Segunda Revolução Industrial teve como destaque as indústrias siderúrgica, metalúrgica, petroquímica e automobilística. 16) A passagem da Segunda Revolução Industrial para a Terceira Revolução Industrial fez com que o modelo industrial que predominou durante quase todo o século XX passasse por um progressivo declínio, perdendo terreno para os setores de informática, robótica, biotecnologia, telecomunicações e outros, cujo centro está nos países desenvolvidos. 31

39 A INDUSTRIALIZAÇÃO DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS Indústria consolidada que passou pelas três revoluções industriais e definiu o poder tecnológico e produtivo aos EUA, UE e Japão.

40 A INDUSTRIALIZAÇÃO DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS Indústria tardia criadas durante o século XX para substituir as importações ou para servirem de plataformas de exportação.

41 Fatores locacionais a) capital Concentração de investimentos para a construção e o desenvolvimento de parques industriais.

42 Fatores locacionais b) Matérias primas e fontes de energia Na Primeira Revolução Industrial esse foi um fator fundamental para o surgimento de parques industriais (Yorkshire e Lancashire Reino Unido; Alsácia-Lorena França; Vale do Ruhr e Reno Alemanha; Montes Apalaches - EUA).

43 Fatores locacionais c) Mão de obra e mercado consumidor A necessidade de mão de obra e de vendas foi responsável pela concentração industrial junto às aglomerações urbanas (São Paulo, Cidade do México, Tóquio, Paris, Berlim, Moscou, Nova Iorque, Los Angeles, Pequim, Seul, Nova Dhéli, Londres, Xangai...

44 Fatores locacionais d) Transportes e telecomunicações São fundamentais para o recebimento de matérias primas, o escoamento de mercadorias e as transações comerciais.

45 OS TIPOS DE INDÚSTRIAS A) Quanto aos bens produzidos 1 Bens de produção (base/pesada) 2 Bens de capital (intermediária) 3 Bens de consumo (leve/ durável e não durável)

46 Gabaritos =31 2 c 3 c 4 a 5 a 6 b 7 b

47 OS TIPOS DE INDÚSTRIAS b) Quanto a tecnologia 1 Dinâmica 2 - Tradicional

48 OS TIPOS DE INDÚSTRIAS c) Quanto à função 1 Germinativa 2 de Ponta

49 CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL

50 OS TIPOS DE INDÚSTRIAS d) Quanto à maneira de produzir 1 Extrativa 2 Construção 3 Processamento ou beneficiamento 4 Manufatureira ou de transformação

CEC- Centro Educacional Cianorte

CEC- Centro Educacional Cianorte CEC- Centro Educacional Cianorte A Industrial e Evolução dos Sistemas de Produção Professor: João Claudio Alcantara dos Santos O que é indústria? É o conjunto de atividades econômicas que têm por fim a

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO GEOGRAFIA. O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO. Agricultura Pecuária extrativismo

INDUSTRIALIZAÇÃO GEOGRAFIA. O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO. Agricultura Pecuária extrativismo GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida INDUSTRIALIZAÇÃO O que é indústria? SETORES DA ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO Agricultura Pecuária extrativismo Indústria Comércio Serviços

Leia mais

www.professoravanucia.blogspot.com A importância da Indústria A Indústria é um dos três setores de atividade da economia. Os outros dois são os serviços e a agropecuária. As atividades agrícolas, o comércio

Leia mais

Entende-se por indústria, a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matériaprima em produção de bens industrializados.

Entende-se por indústria, a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matériaprima em produção de bens industrializados. Origem e evolução Entende-se por indústria, a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matériaprima em produção de bens industrializados. Pode ser classificada em três fases iniciais. São

Leia mais

Da produção manual à indústria

Da produção manual à indústria DO ARTESANATO AO ROBÔ Da produção manual à indústria Artesanato É o modo de produzir bens por meio do trabalho manual do artesão. Contexto Até por volta do século XVI Características Primeiro modo de fabricação

Leia mais

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado;

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DAS INDÚSTRIAS 1 Atividade Industrial É a base do desenvolvimento econômico mundial desde o século XVIII; Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; Séc.

Leia mais

GEOGRAFIA DAS INDUSTRIAS PROFº CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA

GEOGRAFIA DAS INDUSTRIAS PROFº CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA GEOGRAFIA DAS INDUSTRIAS PROFº CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão O QUE É UMA INDÚSTRIA? INDÚSTRIA É A ATIVIDADE POR MEIO DA QUAL OS SERES HUMANOS TRANSFORMAM

Leia mais

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 1 TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza O trabalho também serve a estratificação está

Leia mais

A atividade industrial e os tipos de indústria R O C H A

A atividade industrial e os tipos de indústria R O C H A A atividade industrial e os tipos de indústria R O C H A A atividade industrial O processo industrial, numa simples definição, é a transformação de matériaprima em bens destinados ao consumo. Indústria

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO ORIGENS DA INDUSTRIALIZAÇÃO A industrialização é baseada numa economia de mercado e numa sociedade de classes. ECONOMIA DE MERCADO (CAPITALISTA) O mercado consiste

Leia mais

2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof. Lincoln Marques

2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof. Lincoln Marques 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 1860-1914 Prof. Lincoln Marques DEFINIÇÕES CONCEITUAIS Conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica,

Leia mais

Revisão. Geografia - Thiago Rebouças

Revisão. Geografia - Thiago Rebouças Revisão Geografia - Thiago Rebouças Transição do sistema Feudalista para Capitalista O avanço tecnológico da época foi responsável pelo fim do feudalismo como sistema econômico, político e social. A evolução

Leia mais

Revoluções Industriais REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A INDÚSTRIA. Formada sobre as bases de acumulação do capital através do mercantilismo.

Revoluções Industriais REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A INDÚSTRIA. Formada sobre as bases de acumulação do capital através do mercantilismo. A INDÚSTRIA É o setor da economia que congrega o processo de transformação da matéria-prima em vários tipos de bens. A industria possui uma forte relação com os recursos naturais, sendo sua produção associada:

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br Indústria Indústria é uma atividade econômica que surgiu na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, na Inglaterra,

Leia mais

A Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial A Primeira Revolução Industrial Iniciou-se em 1750, na Inglaterra; Predominava inicialmente a mão-de-obra desqualificada (população camponesa migrante); Sua fonte de energia era o carvão mineral, utilizado

Leia mais

Módulos 11 e 12: O modo de produção industrial e A indústria brasileira

Módulos 11 e 12: O modo de produção industrial e A indústria brasileira Módulos 11 e 12: O modo de produção industrial e A indústria brasileira Artesanato é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Manufatura é um sistema de fabricação

Leia mais

Declínio do feudalismo:

Declínio do feudalismo: Definição: Um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção (terras, máquinas e infraestrutura) e propriedade intelectual, objetivando obtenção de lucro regulada pelo mercado.

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E INDUSTRIALIZAÇÃO ORIGENS DA INDUSTRIALIZAÇÃO A industrialização é baseada numa economia de mercado e numa sociedade de classes. ECONOMIA DE MERCADO (CAPITALISTA) O mercado consiste

Leia mais

Modelos de industrialização e Industrialização no Brasil. Todo o nosso conhecimento tem princípio nos sentimentos (Leonardo da Vinci)

Modelos de industrialização e Industrialização no Brasil. Todo o nosso conhecimento tem princípio nos sentimentos (Leonardo da Vinci) Modelos de industrialização e Industrialização no Brasil. Todo o nosso conhecimento tem princípio nos sentimentos (Leonardo da Vinci) Característica Fordismo Toyotismo Origem EUA ( 1910) Japão (1950) Quantidade

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO E POTÊNCIAS MUNDIAIS

INDUSTRIALIZAÇÃO E POTÊNCIAS MUNDIAIS INDUSTRIALIZAÇÃO E POTÊNCIAS MUNDIAIS MODOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL 1 O artesanato O artesanato, primeira forma de produção industrial, surgiu no fim da Idade Média com o renascimento comercial e urbano

Leia mais

Classificação das indústrias. IFMG Campus Betim Outubro de 2015

Classificação das indústrias. IFMG Campus Betim Outubro de 2015 Classificação das indústrias IFMG Campus Betim Outubro de 2015 O IBGE propõe a CNAE Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Existem 21 categorias de atividades: http://concla.ibge.gov.br/busca-online-cnae.html

Leia mais

Revolução Industrial. Origem no séc. XVIII na Inglaterra; Caracteriza-se pela mudança da produção artesanal para maquinofatura. Trabalho assalariado.

Revolução Industrial. Origem no séc. XVIII na Inglaterra; Caracteriza-se pela mudança da produção artesanal para maquinofatura. Trabalho assalariado. Revolução Industrial Origem no séc. XVIII na Inglaterra; Caracteriza-se pela mudança da produção artesanal para maquinofatura. Trabalho assalariado. Criação de máquinas a vapor queima do carvão mineral

Leia mais

O ESPAÇO MUNDIAL: INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

O ESPAÇO MUNDIAL: INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO O ESPAÇO MUNDIAL: INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO A Revolução Industrial (meados século XVIII) deflagrou um processo de transformações socioeconômicas e espaciais: - intensificou

Leia mais

MÓDULO 1 GEOGRAFIA II

MÓDULO 1 GEOGRAFIA II MÓDULO 1 GEOGRAFIA II Artesanato: o trabalho não é dividido, ou seja, um mesmo trabalhador realiza todas as etapas de um trabalho. Considerada uma produção independente, pois o artesão realiza o trabalho

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO CTS, MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO Podemos dividir a economia em três setores: Setor primário Setor secundário Setor terciário CTS, MERCADO E SISTEMA

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II Definição: conjunto de transformações tecnológicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura

Leia mais

Aulas 05 e 06: Estrutura fundiária brasileira e industrialização. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida (Platão)

Aulas 05 e 06: Estrutura fundiária brasileira e industrialização. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida (Platão) Aulas 05 e 06: Estrutura fundiária brasileira e industrialização. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida (Platão) O comércio mundial de alimentos. Commodity: valor que um

Leia mais

INDÚSTRIA MÁQUINAS Sistemas de produção: MESTRES APRENDIZES,

INDÚSTRIA MÁQUINAS Sistemas de produção: MESTRES APRENDIZES, L A I R T S U D O C FI Á R G G O E IN O QUE É INDÚSTRIA? O termo INDÚSTRIA é empregado para indicar a fabricação, quase sempre com o uso de MÁQUINAS do mais variados produtos, por exemplo: a) alimentos;

Leia mais

1ª Revolução Industrial

1ª Revolução Industrial Modelos de Administração da Produção Evolução dos Sistemas de Produção A Revolução Industrial trouxe uma produção acelerada, porém faltava organização e método. (Frederick Taylor 1856-1915) (Henry Ford

Leia mais

Ampliação do comércio.

Ampliação do comércio. Globalização Globalização é o processo de interdependência econômica, social e cultural entre os países ou nações do mundo. Corresponde a ampliação das relações comerciais, das comunicações e da difusão

Leia mais

GEOGRAFIA AULA 03 OS MEIOS DE PRODUÇÃO INDÚSTRIA CEC - GEOGRAFIA B - AULA 03 GEOECONÔMICA INDÚSTRIA 15:34

GEOGRAFIA AULA 03 OS MEIOS DE PRODUÇÃO INDÚSTRIA CEC - GEOGRAFIA B - AULA 03 GEOECONÔMICA INDÚSTRIA 15:34 GEOGRAFIA AULA 03 OS MEIOS DE PRODUÇÃO INDÚSTRIA 15:34 CEC - GEOGRAFIA B - AULA 03 GEOECONÔMICA INDÚSTRIA Indústria é a série de manipulações o ser humano faz, para transformar a matéria prima em produto

Leia mais

Sistemas Industriais

Sistemas Industriais Sistemas Industriais Introdução Valter Vander de Oliveira valterv@ifsc.edu.br Sumário Tipos de Indústriais Introdução Classificação Evolução dos sistemas de produção 1 a, 2 a e 3 a revolução industrial

Leia mais

A Indústria como atividade Econômica

A Indústria como atividade Econômica A Indústria como atividade Econômica Histórico 1. Noções Históricas: A atividade industrial pode ser analisada por meio das fases que antecederam a caracterização moderna, nas quais a elaboração de matérias

Leia mais

É a produção de bens materiais, além dos agrícolas, por empresas não artesanais. Este termo começou a ser utilizado a partir da 1ª Revolução

É a produção de bens materiais, além dos agrícolas, por empresas não artesanais. Este termo começou a ser utilizado a partir da 1ª Revolução É a produção de bens materiais, além dos agrícolas, por empresas não artesanais. Este termo começou a ser utilizado a partir da 1ª Revolução Industrial, que se iniciou em Inglaterra no século XVIII. Indústria

Leia mais

1a. Revolução Industrial (1760 a 1850 )

1a. Revolução Industrial (1760 a 1850 ) INDÚSTRIA GERAL País/Local 1a. Revolução Industrial (1760 a 1850 ) Inglaterra (Europa Ocidental) Mudanças ao longo da I Rev. Industrial (transição para a II Rev. Industrial) Momento XVIII/XIX Ao longo

Leia mais

TD DE GEOGRAFIA - ESPECÍFICA PROF. DAVI COSTA / DATA: 05/04/2014

TD DE GEOGRAFIA - ESPECÍFICA PROF. DAVI COSTA / DATA: 05/04/2014 TD DE GEOGRAFIA - ESPECÍFICA PROF. DAVI COSTA / DATA: 05/04/2014 01. Durante o processo de industrialização da economia brasileira, dois presidentes se destacaram no estímulo ao desenvolvimento deste setor

Leia mais

7ª Série. Indústria cap.7

7ª Série. Indústria cap.7 7ª Série Indústria cap.7 Artesanato O artesão era o dono da matéria prima e das ferramentas; Ele também conhecia todas as fases da produção; A oficina ficava no interior de sua casa; O trabalho era uma

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE INDUSTRIALIZAÇÃO

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE INDUSTRIALIZAÇÃO 1) São indústrias de ponta na terceira Revolução Industrial: a) metalúrgica construção civil naval. b) petroquímica automobilística siderúrgica. c) elétrica eletrônica têxtil. d) informática microeletrônica

Leia mais

DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E FASES DO CAPITALISMO

DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E FASES DO CAPITALISMO Professor Chicão DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E FASES DO CAPITALISMO Temas da aula O Capitalismo Fases do desenvolvimento do Capitalismo: Comercial, Industrial, Financeiro, Informacional Globalização

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 12 As Revoluções Industriais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 12 As Revoluções Industriais Preparatório EsPCEx História Geral Aula 12 As Revoluções Industriais Introdução (I) 1789 a 1848: A Era das Revoluções Revolução Industrial e Revolução Francesa Controvérsias e conceitos Processo lento

Leia mais

R O C H A. O processo de desenvolvimento do Capitalismo

R O C H A. O processo de desenvolvimento do Capitalismo R O C H A O processo de desenvolvimento do Capitalismo Origens do Capitalismo O capitalismo é um sistema econômico que se desenvolveu na Europa. Surgiu com a ascensão da burguesia entre os séculos XV e

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. I e II Revolução Industrial

Paulo Tumasz Junior. I e II Revolução Industrial Paulo Tumasz Junior I e II Revolução Industrial APRESENTAÇÕES Slides - Artesanato, Manufatura e Industria: APRESENTAÇÕES Slides - Período e ocorrência - Características: - Resumo: - II Revolução Industrial:

Leia mais

Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional. As Fases da revolução Tecnológica

Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional. As Fases da revolução Tecnológica Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional As Fases da revolução Tecnológica Na segunda Revolução Industrial, o aprimoramento do taylorismo

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura pela fábrica. ARTESANATO

Leia mais

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 1 TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O 2trabalho transforma a natureza O trabalho também serve a estratificação TRABALHO

Leia mais

Prof. Iair ARTESANATO MANUFACTURA PRODUÇÃO INDUSTRIAL FERRA- MENTAS MANUAIS DIVISÃO DO TRABALHO TRABALHO INDIVIDUAL

Prof. Iair ARTESANATO MANUFACTURA PRODUÇÃO INDUSTRIAL FERRA- MENTAS MANUAIS DIVISÃO DO TRABALHO TRABALHO INDIVIDUAL Definição: conjunto de transformações técnicas, económicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura pela fábrica. ARTESANATO

Leia mais

9 Ano Lista de Exercícios

9 Ano Lista de Exercícios 9 Ano Lista de Exercícios 1- A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceu na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição da manufatura

Leia mais

CAPITALISMO FINANCEIRO OU CAPITALISMO MONOPOLISTA. Gustavo Rodrigues Lemos - EPUFABC

CAPITALISMO FINANCEIRO OU CAPITALISMO MONOPOLISTA. Gustavo Rodrigues Lemos - EPUFABC CAPITALISMO FINANCEIRO OU CAPITALISMO MONOPOLISTA Gustavo Rodrigues Lemos - EPUFABC Capitalismo Financeiro Após a II Revolução Industrial (~1850), as disputas entre os países se tornaram ainda maiores.

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 6º ANO PERCURSO 28 A PECUÁRIA

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 6º ANO PERCURSO 28 A PECUÁRIA COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 6º ANO PERCURSO 28 A PECUÁRIA A Pecuária Criação de animais com fins domésticos ou comerciais Principais formas de criação: Pastoreio

Leia mais

A evolução das indústrias

A evolução das indústrias A evolução das indústrias Artesanato o artesão realizava todas as etapas da produção que era independente; possuía os meios de produção; vendia o produto final. Manufatura relativa divisão das etapas de

Leia mais

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova Prof. Matheus Indústria e Transportes Prof. Matheus O Processo de Industrialização Indústria: Setor Secundário da economia;

Leia mais

Organização do espaço Urbano

Organização do espaço Urbano Organização do espaço Urbano 1. Nomeie o espaço representado no vídeo e caracterize-o. 2. Informe quais são os principais setores econômicos desenvolvidos na cidade? Características do espaço Urbano Urbanização

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 33 AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 33 AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 33 AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS Como pode cair no enem? (ENEM) A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato,

Leia mais

Revolução Industrial Professor Fernando Benevides

Revolução Industrial Professor Fernando Benevides Revolução Industrial Professor Fernando Benevides REVOLUÇÃO: toda e qualquer transformação radical que atinja drasticamente os mais variados aspectos da vida de uma sociedade. Modo de produção Artesanal

Leia mais

Formação da Economia Global

Formação da Economia Global Formação da Economia Global *Capitalismo Comercial Séculos XV e XVI Expansão Comercial Renascimento (arte, cultura, filosofia e ciências, século XIII a XVI) Matéria- prima MercanGlismo metais preciosos

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Grupo 1 Administração Científica Grupo 2 Teoria Clássica Aula 5 09/06/2014 A evolução do conceito de ADMINISTRAÇÃO Idade Média (fim Império Romano até fins séc. XV): - Artesanato;

Leia mais

Meios de Produção. Fordismo, Toyotismo e Taylorismo

Meios de Produção. Fordismo, Toyotismo e Taylorismo Meios de Produção Fordismo, Toyotismo e Taylorismo O que são Meios de Produção? Ø Meios de produção são, o conjunto formado por meios de trabalho e objetos de trabalho ou tudo aquilo que medeia a relação

Leia mais

Evolução do capitalismo

Evolução do capitalismo Evolução do capitalismo EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO Prof. JÚLIO CÉSAR GABRIEL http://br.groups.yahoo.com/group/atualidadesconcursos Modo de produção Maneira como o seres humanos se organizam para produzirem

Leia mais

Módulos 79 e 80. Industrialização I e II (Europa) Prof. Lucas Guide 2º ano EM

Módulos 79 e 80. Industrialização I e II (Europa) Prof. Lucas Guide 2º ano EM Módulos 79 e 80 Industrialização I e II (Europa) Prof. Lucas Guide 2º ano EM Tipos de industrialização http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-industrializacao.htm Industrialização Tipos Clássica

Leia mais

No ponto de vista histórico, podemos dizer que a indústria surgiu na Inglaterra, na segunda

No ponto de vista histórico, podemos dizer que a indústria surgiu na Inglaterra, na segunda No ponto de vista histórico, podemos dizer que a indústria surgiu na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Profundas transformações ocorreram nesse país, uma verdadeira revolução no modo de produzir.

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

A Primeira Revolução Industrial XVIII

A Primeira Revolução Industrial XVIII A Primeira Revolução Industrial XVIII 1.0 - Fatores condicionantes para a Revolução Industrial inglesa. 1.1 - Séculos XVI a XVIII: Inglaterra como maior potência marícma colonial. 1.2 - Ampliação dos mercados

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Conteúdo 8º Ano Cap.1, 2, 3, 4 e 5 Apostila 1 e Cap. 6 e 7 Apostila 2 Projeções Cartográficas Origens do Subdesenvolvimento

Leia mais

Organização e Normas

Organização e Normas Organização e Normas Conteúdo Programático Histórico das organizações Precursores da Administração Estrutura das Empresas Uso dos métodos estatísticos como ferramenta analítica para os processos industriais

Leia mais

8º Ano. Indústria cap.7

8º Ano. Indústria cap.7 8º Ano Indústria cap.7 Artesanato Manufatura O artesão era o dono da matéria prima e das ferramentas; O capitalista era o dono da matéria prima e das ferramentas e contratava, pagando salário, outras pessoas

Leia mais

REVISÃO PROVA PERIÓDICA DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROFESSOR: GABRIEL

REVISÃO PROVA PERIÓDICA DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROFESSOR: GABRIEL REVISÃO PROVA PERIÓDICA DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROFESSOR: GABRIEL MÓDULO 1. DESENHANDO O MUNDO FORMAS CARTOGRÁFICAS DE REPRESENTAÇÃO Mapa de Mercator Mapa de Peters Módulo 2. FORMAS DE DIVISÃO DO MUNDO

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Do trabalho artesanal às máquinas

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Do trabalho artesanal às máquinas REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Do trabalho artesanal às máquinas ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO Produção artesanal: é a fase marcada pela característica da não divisão do trabalho; o produtor (artesão) tinha

Leia mais

O Desenvolvimento do sistema socioeconômico. As fases do capitalismo

O Desenvolvimento do sistema socioeconômico. As fases do capitalismo O Desenvolvimento do sistema socioeconômico capitalista As fases do capitalismo As fases do capitalismo Dois eventos marcaram o fim do socialismo pelo mundo: Queda do Muro de Berlim (1989); Desmembramento

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 34 MODELO FORDISTA DE PRODUÇÃO E O CONTEXTO INTERNACIONAL

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 34 MODELO FORDISTA DE PRODUÇÃO E O CONTEXTO INTERNACIONAL GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 34 MODELO FORDISTA DE PRODUÇÃO E O CONTEXTO INTERNACIONAL Como pode cair no enem? (UERJ) Pelas características dos modelos produtivos do momento da segunda Revolução Industrial,

Leia mais

Prof. Fabiano da Veiga GESTÃO DA PRODUÇÃO

Prof. Fabiano da Veiga GESTÃO DA PRODUÇÃO Prof. Fabiano da Veiga GESTÃO DA PRODUÇÃO Prof. Fabiano da Veiga CONTATO E-mail: veiga.fabiano@gmail.com EVOLUÇÃO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS EVOLUÇÃO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS Produção artesanal Produção

Leia mais

REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO www.infoescola.com Revolução da técnica Introduz Forma eficiente de padronizar a mercadoria Menor tempo Menor custo Agrupamento de trabalhadores

Leia mais

Revolução ou evolução?

Revolução ou evolução? Revolução ou evolução? Conceito : processo de transformação das manufaturas em maquinofaturas, iniciado na Inglaterra (século XVIII), consolidando o capitalismo e o poder da burguesia. Esse processo não

Leia mais

HISTORICIDADE DO MEIO 3 MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL

HISTORICIDADE DO MEIO 3 MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL HISTORICIDADE DO MEIO 3 MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO- INFORMACIONAL De 1950 em diante Características fundamentais: Planejamento / intensionalidade. Desenvolvimento da

Leia mais

Teorias Contemporâneas da

Teorias Contemporâneas da Teorias Contemporâneas da Administração Douglas Pereira da Silva Aula 1 parte 1 1 O que é teoria contemporânea da administração adjetivo substantivo masculino 1. que ou o que viveu ou existiu na mesma

Leia mais

1.1: que Capitalismo: Sistema socioeconômico que propriedade dos meios de produção

1.1: que Capitalismo: Sistema socioeconômico que propriedade dos meios de produção 1 O Capitalismo. 1.1: O que é o Capitalismo: Sistema socioeconômico em que a propriedade dos meios de produção é privada, e pertence a uma classe, em contraposição a outra de não-proprietários. 1.2 Características:

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: MODO DE PRODUÇÃO

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: MODO DE PRODUÇÃO PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CONTEÚDO: MODO DE PRODUÇÃO Sociologia do Mundo do Trabalho uma análise das questões do trabalho contemporâneo 2 DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO: UMA VISÃO SOCIOLÓGICA

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A GLOBALIZAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A GLOBALIZAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A GLOBALIZAÇÃO 1 3ª NO PLURAL Engenheiros do Hawaii - 2002 2 A Construção do Espaço Geográfico O espaço natural; O espaço geográfico é o objeto central da geografia;

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

A Industrialização. Prof. : Elda Thainara

A Industrialização. Prof. : Elda Thainara A Industrialização Prof. : Elda Thainara A industrialização consiste em transformar um determinado espaço geográfico a partir da construção de indústrias e de empresas direta e indiretamente ligadas a

Leia mais

RAIO X TEMÁTICO PISM II. Judson Lima

RAIO X TEMÁTICO PISM II. Judson Lima RAIO X TEMÁTICO PISM II Judson Lima PRINCIPAIS TEMAS Industrialização. Revoluções Industriais. Desenvolvimento industrial brasileiro. Desenvolvimento Agrícola. Aspectos econômicos. Problemas socioambientais.

Leia mais

TRANSNACIONAIS Origens e evolução H I N O N A C I O N A L D A P R O P A G A N D A

TRANSNACIONAIS Origens e evolução H I N O N A C I O N A L D A P R O P A G A N D A TRANSNACIONAIS Origens e evolução H I N O N A C I O N A L D A P R O P A G A N D A 1 O QUE É DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO >> Forma como a produção e comercialização de bens e serviços se organiza mundialmente,

Leia mais

Países pioneiros no processo de industrialização. IFMG Campus Betim 2015

Países pioneiros no processo de industrialização. IFMG Campus Betim 2015 Países pioneiros no processo de industrialização IFMG Campus Betim 2015 São o Reino Unido, a França, a Bélgica e os Estados Unidos. Vamos estudar: Reino Unido: primeiro a se industrializar, mas seu PIB

Leia mais

MUNDO DO TRABALHO E PROCESSO SAÚDE-DOENÇA. Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Deptº Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

MUNDO DO TRABALHO E PROCESSO SAÚDE-DOENÇA. Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Deptº Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP MUNDO DO TRABALHO E PROCESSO SAÚDE-DOENÇA Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Deptº Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Março/2015 ABORDAR algumas características do mundo do trabalho

Leia mais

Terceira Revolução Industrial. Início no final da Segunda Guerra mundial Integrou conhecimento científico com produção industrial

Terceira Revolução Industrial. Início no final da Segunda Guerra mundial Integrou conhecimento científico com produção industrial Terceira Revolução Industrial Início no final da Segunda Guerra mundial Integrou conhecimento científico com produção industrial Todos os conhecimentos gerados em pesquisas são repassados quase que simultaneamente

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR CAPITALISMO X SOCIALISMO Economia de mercado lei da oferta e procura; Propriedade privada dos meios de produção; Obtenção de lucro; Sociedade dividida em classes sociais; Trabalho

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PROFESSORA MAUREN POMALIS

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PROFESSORA MAUREN POMALIS ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PROFESSORA MAUREN POMALIS mauren.pomalis@unir.br ENG. ELÉTRICA - 8 PERÍODO UNIR/Porto Velho 2017/1 AULA 3 Introdução à Administração de Produção TÓPICOS Administração de produção:

Leia mais

Liberalismo Econômico

Liberalismo Econômico Liberalismo Econômico O bem-estar da sociedade está ligado ao do indivíduo! Com liberdade a todos para ganharem o mais que puderem, no interesse pessoal, toda a sociedade melhorará. Trabalhe para si mesmo

Leia mais

Capitalismo financeiro e informacional

Capitalismo financeiro e informacional Capitalismo financeiro e informacional Capitalismo financeiro - Começa no final do século XIX, período de formação de grandes empresas industriais e comerciais, incluindo o crescimento acelerado de bancos

Leia mais

Revolução Industrial

Revolução Industrial Revolução Industrial A Revolução (evolução) Industrial representou o uso da maquinofatura e a maturidade capitalista, graças à abundância de capitais acumulados e também de mão de obra. 1 Fases tecnológicas

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

pág. 1

pág. 1 www.monsterconcursos.com.br pág. 1 TRABALHO E SOCIEDADE QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO NA VIDA SOCIAL BRASILEIRA? Trabalho, economia e sociedade Em sentido amplo, trabalho se refere a toda e qualquer atividade

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO O acesso às tecnologias de comunicação pela população nos países subdesenvolvidos emergentes é desigual em decorrência da desigualdade socioeconômica. Assim, as tecnologias de telecomunicações e informática

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO E A REVOLUÇÃO TECNICO CIENTÍFICA- INFORMACIONAL MÓDULO 03

A GLOBALIZAÇÃO E A REVOLUÇÃO TECNICO CIENTÍFICA- INFORMACIONAL MÓDULO 03 A GLOBALIZAÇÃO E A REVOLUÇÃO TECNICO CIENTÍFICA- INFORMACIONAL MÓDULO 03 MANUFATURAS X MAQUINOFATURAS No período da Primeira Revolução Industrial havia uma mistura entre os trabalhos ligados a manufatura,

Leia mais

Ou Primeira Revolução Industrial Ou Revolução Industrial Inglesa.

Ou Primeira Revolução Industrial Ou Revolução Industrial Inglesa. Ou Primeira Revolução Industrial Ou Revolução Industrial Inglesa www.historiasdomedeiros.blogspot.com REVOLUÇÃO se dá quando ocorrem mudanças profundas no âmbito econômico, social, político, artístico

Leia mais

INDÚSTRIA E TRANSPORTE

INDÚSTRIA E TRANSPORTE INDÚSTRIA E TRANSPORTE 1. INDUSTRIA O que é indústria? A palavra industria vem do latim e significa Atividade. Indústria é o conjunto de atividades que transformam as matérias-primas em produtos elaborados

Leia mais

Revolução Industrial I e II

Revolução Industrial I e II HISTÓRIA ORIGEM PIONERISMO INGLÊS CURIOSIDADES INVEÇÕES ENTRE OUTROS RELAÇÕES DE TRABALHO Revolução Industrial I e II Editoras/Grupo: Ana Clara, Kaline, Maria Bheatriz Sumário Pagina 3- O que foi a Revolução

Leia mais

Geografia: o capitalismo e a formação do espaço geográfico mundial. 9º Ano

Geografia: o capitalismo e a formação do espaço geográfico mundial. 9º Ano Geografia: o capitalismo e a formação do espaço geográfico mundial 9º Ano Características do Capitalismo Propriedade privada dos meios de produção (tudo aquilo usado para se realizar uma atividade econômica).

Leia mais

Data: /11/2014 Bimestre: 4. Nome: 6 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /11/2014 Bimestre: 4. Nome: 6 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /11/2014 Bimestre: 4 Nome: 6 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 9 1- (0,5) A agricultura é uma atividade econômica relacionada às condições

Leia mais

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Módulo 9. A ECONOMIA INDUSTRIAL DA EUROPA Origens e Evolução da Industrialização Revolução Industrial Inglaterra, final do

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Origens Conceito e características Pioneirismo inglês Invenções Conseqüências:

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Origens Conceito e características Pioneirismo inglês Invenções Conseqüências: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Origens Conceito e características Pioneirismo inglês Invenções Conseqüências: 1. econômicas 2. sociais 3. políticas Educação para o Trabalho 1 Aperfeiçoamento Escravismo, feudalismo

Leia mais