COMISSÃO DE REFORMA DO IRS UMA REFORMA DO IRS ORIENTADA PARA A FAMÍLIA, A SIMPLIFICAÇÃO E A MOBILIDADE SOCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMISSÃO DE REFORMA DO IRS UMA REFORMA DO IRS ORIENTADA PARA A FAMÍLIA, A SIMPLIFICAÇÃO E A MOBILIDADE SOCIAL"

Transcrição

1 COMISSÃO DE REFORMA DO IRS UMA REFORMA DO IRS ORIENTADA PARA A FAMÍLIA, A SIMPLIFICAÇÃO E A MOBILIDADE SOCIAL

2 REFORMA DO IRS O sucesso desta reforma será medido pelo compromisso que tiver com as famílias portuguesas, nomeadamente com as famílias com filhos. Esta reforma deve representar uma alteração significativa das políticas familiares e é esse o compromisso que o Governo assume. Paulo Núncio As decisões finais relativas à reforma do IRS ainda vão passar por um processo de discussão que não exclui nenhum partido. É necessário um entendimento alargado em torno da proposta de alteração do imposto. Diogo Feio Para apurar o imposto a pagar, o rendimento deve levar em conta não apenas os membros do casal, mas também o número de filhos. Se levar em conta o número de filhos o rendimento é dividido por mais e o resultado é menor e, sendo menor, significa que a taxa de IRS a pagar é mais baixa. Paulo Portas

3 REFORMA DO IRS O QUE DIZIA O MANIFESTO ELEITORAL DE 2011 O sistema fiscal não pode desincentivar a criação de riqueza nem a vontade de trabalhar mais, e subir legitimamente na vida. Uma reforma de IRS precisa de estudo, preparação e consulta. O próximo Governo, que se deparará com uma legislatura em dois tempos um de recessão, outro de retoma, tem tempo e deve aproveitá lo para lançar a reforma do IRS, proceder a uma grande discussão pública e levá la a cabo. Dado o extremo cuidado técnico que esta reforma requer, é expectável que a sua efectividade ocorra na segunda parte da legislatura. Um IRS que não discrimina os casais: actualmente, o sistema fiscal funciona de forma activamente anti familiar. Ao possibilitar a existência de situações em que o imposto devido é bastante maior se as pessoas forem casadas, e inferior caso sejam solteiras, o Estado intromete se em decisões iminentemente privadas das pessoas. Mais, toma uma opção claramente errada no que toca ao fomento de políticas demográficas que permitam inverter. Uma reforma do IRS que ajuda a mobilidade social: o sistema fiscal não pode desincentivar a criação de riqueza nem a vontade de trabalhar mais, e subir legitimamente na vida. Deve estabelecer se como princípio geral, um regime fiscal mais simples e transparente. Em virtude de sucessivas alterações, o IRS possui um grau de complexidade que torna mais difícil o seu cumprimento voluntário por parte dos contribuintes e aumenta as dificuldades da Administração para fiscalizar o cumprimento das obrigações tributárias.

4 REFORMA DO IRS O QUE DIZIA O PROGRAMA DO GOVERNO Revisão do sistema fiscal, com ênfase no IRS e no IRC, promovendo designadamente a sua simplificação apontando para a redução do número de escalões, das deduções e isenções, a mobilidade social, a internacionalização, a competitividade e tornando o sensível à dimensão do agregado familiar. Esta não é uma questão partidária; Esta é uma questão nacional de todos e para todos; Esta é uma questão em que, tal como sucedeu no IRC, há toda a vantagem em envolver a sociedade civil e procurar consenso interpartidário. Independentemente das limitações, estamos perante uma verdadeira revolução de mentalidades ( ) uma nova cultura de encarar a família em termos fiscais. Confederação Nacional das Associações de Família

5 REFORMA DO IRS A fim de incentivar o investimento e fomentar o crescimento económico, o Governo tem vindo a adoptar uma série de medidas, entre as quais se destaca a REFORMA FISCAL. No ano de 2013, foi mandatada uma Comissão independente para estudar a reforma do IRC, reforma essa que se encontra já em vigor e cujos resultados são já visíveis. Em 2014, a Comissão de Reforma do IRS, presidida pelo Senhor Professor Doutor Rui Morais e por mais 10 reputados fiscalistas, foi constituída com os seguintes objectivos: Protecção da família, tendo, nomeadamente, em consideração a importância da natalidade, de forma a contribuir para a inversão do actual défice demográfico; Promoção da mobilidade social, com o objectivo de valorizar o trabalho, o mérito e o esforço; Simplificação do imposto, reduzindo as obrigações declarativas dos contribuintes e facilitando o seu cumprimento, em linha com as melhores práticas internacionais.

6 Medidas de Proteção da Família 1. Criação do Quociente Familiar no IRS 2. Eliminação progressiva da sobretaxa em sede de IRS 3. Fim da penalização do casamento no IRS 4. Revisão das deduções à colecta dedução única 5. Criação dos vales sociais de educação para filhos até aos 25 anos 6. Venda do imóvel para amortizar empréstimos beneficia de exclusão de tributação de mais valias 7. Alargamento do conceito de dependente para efeitos de tributação da família 8. Alargamento do incentivo fiscal à poupança 9. Exclusão de tributação em IRS das pensões de sangue

7 1 Criação do Quociente Familiar no IRS O sistema actual consagra apenas o quociente conjugal o rendimento colectável da família é, apenas, dividido por 2, independentemente do número de dependentes. No âmbito da proteção da família, propõe se agora a criação do quociente familiar. Ou seja: divisão, para efeitos de determinação da taxa de IRS a aplicar, do rendimento tributável por um quociente que atende à família no seu todo, incluindo pais, filhos e ascendentes com rendimentos inferiores à pensão mínima do regime geral o rendimento colectável da família é dividido por 2, acrescido de 0,3 por cada filho e ascendente. De acordo com esta proposta, as famílias com filhos irão beneficiar de uma redução significativa da taxa de IRS aplicável, mantendo se a progressividade do imposto, uma vez que a taxa a aplicar resultará da aplicação do quociente familiar. Dividindo por mais, o rendimento apurado é menor, donde a taxa de IRS desce. Esta alteração da política fiscal portuguesa visa não só proteger as famílias com filhos, mas também contribuir, juntamente com outras políticas familiares, para criar melhores condições para promover a natalidade e, assim, inverter o défice demográfico que Portugal enfrenta.

8 2 Eliminação progressiva da sobretaxa em sede de IRS Eliminação progressiva da sobretaxa em sede de IRS: eliminação faseada e gradual da sobretaxa em sede de IRS, tendo em consideração a evolução económica e financeira do país, e não deixando de atender à prudência orçamental.

9 3 Fim da penalização do casamento no IRS Actualmente, é obrigatória a tributação conjunta dos casais. Esta reforma propõe que a tributação separada do casal seja a regra no IRS, salvaguardando se, contudo, a possibilidade de opção pela tributação conjunta. Com esta mudança estrutural do IRS, que acompanha os regimes fiscais da esmagadora maioria dos países da União Europeia, pretende se simplificar e reduzir significativamente as obrigações declarativas dos contribuintes. Os casais deixam de ser penalizados por serem casados. Em consequência, a Comissão propõe uma simplificação das retenções da fonte em sede de IRS.

10 4 Revisão das deduções à colecta dedução única Actualmente, as famílias com rendimentos mais elevados estão impossibilitadas de fazer deduções à colecta relativamente a despesas com saúde, educação, encargos com lares e pensões de alimentos e encargos com imóveis. A Comissão propõe agora a dedução única, ou seja, as deduções à colecta com educação, saúde e habitação, entre outras, são feitas por uma dedução global, de valor fixo, mas per capita, que reflete no seu cômputo os encargos com essas despesas. Isso permitirá que as famílias com menores rendimentos usufruam efectivamente destas deduções e não prejudicará as famílias com maiores rendimentos, que poderão usufruir do montante equivalente de deduções. Esta proposta tem de ser articulada com a aplicação do quociente familiar, o que vai garantir que os contribuintes não são prejudicados com esta mudança de critério, ao mesmo tempo que garante que a perda de receita não é significativa.

11 5 Criação dos vales sociais de educação para filhos até aos 25 anos Como medida de apoio ao esforço económico que as famílias realizam para a educação dos seus filhos, a Comissão propõe que as entidades patronais possam pagar parte dos vencimentos aos trabalhadores (que o queiram) em vales sociais de educação ( ticket escola ), os quais ficam excluídos de tributação em IRS. Estes vales poderão ser utilizados para pagamento de serviços e materiais escolares para filhos até aos 25 anos de idade.

12 6 Venda de imóvel para amortizar empréstimos beneficia de exclusão de tributação de mais valias Exclusão, até 2020, de tributação dos ganhos (mais valias) obtidos com a alienação de prédios, afectos a habitação própria, quando o valor da alienação seja utilizado no pagamento ou amortização parcial de empréstimos contraídos para a sua aquisição. Esta medida fiscal visa proteger as famílias que enfrentam dificuldades em solver os compromissos assumidos para aquisição da sua habitação, excluindo de tributação eventuais ganhos na desses imóveis.

13 7 Alargamento do conceito de dependente para efeitos de tributação da família Propõe se que sejam considerados dependentes para efeitos de IRS todos os filhos com idade até 25 anos (também os que não estejam a estudar) que ainda residem com os seus pais e que não aufiram rendimentos. Actualmente, só são dependentes até aos 25 anos os filhos que se encontrem ainda a estudar. Esta medida visa salvaguardar especialmente as situações de jovens desempregados que hoje afectam as famílias portuguesas.

14 8 - Alargamento do incentivo fiscal à poupança Alargamento do regime de tratamento fiscal mais favorável aplicável aos seguros de capitalização a outras formas de poupança, com prazos de imobilização equivalentes de 5 e 8 anos (nomeadamente a depósitos a prazo), como forma de incentivar a poupança dos contribuintes individuais. Assim, por exemplo, um contribuinte que faz um depósito a prazo com um período de imobilização obrigatório de 6 anos, gerando um rendimento de juros de 1.000: Na situação actual, o rendimento corresponde ao valor dos juros, incidindo sobre o mesmo uma taxa liberatória (retenção a título definitivo) de 28%, ou seja, paga 280 de IRS; Na nova situação: o prazo de imobilização encontra se entre os 5 e 8 anos, pelo que a base de tributação corresponde a 80% do juro recebido (ou seja 800), sendo sobre esta parcela do juro que a taxa de 28% irá incidir. Assim, o IRS será reduzido a 224, ou redução de 56.

15 9 - Exclusão de tributação das pensões de sangue pagas a viúvas de militares mortos durante o serviço militar Propõe se que os montantes pagos a título de pensões de sangue a familiares de militares mortos durante o serviço militar estejam excluídos de tributação em IRS, no seguimento da jurisprudência. Propõe se, ainda, que a transmissão do direito a pensões de tipo indemnizatório, conferidos a militares, para os seus familiares em caso de morte, seja excluída de tributação.

16 REFORMA DO IRS EXEMPLOS PROTECÇÃO DA FAMÍLIA: QUOCIENTE FAMILIAR Caso 1: casal com 1 filho em que cada contribuinte aufere de brutos mensais (ou seja, o agregado tem um rendimento bruto anual de ) Caso 2: Casal com 2 filhos em que cada contribuinte aufere de brutos mensais (ou seja, o agregado tem um rendimento bruto anual de ) Situação actual: rendimento é deduzido da dedução específica ( por sujeito passivo) e dividido por 2, resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável, e a multiplicação deste valor pelo quociente conjugal (2) resulta um montante de coleta de (taxa efetiva de 14,6%) Situação atual: rendimento é deduzido da dedução específica ( por sujeito passivo) e dividido por 2, resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável, e a multiplicação deste valor pelo quociente familiar (2) resulta um montante de coleta de (taxa efetiva de 18,3%) Situação com quociente familiar: rendimento é deduzido da dedução específica ( por sujeito passivo) e dividido por 2,3 (quociente familiar 0,3 por filho), resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável, e a multiplicação deste valor pelo quociente determinado (2,3) resulta um montante de coleta de apenas (taxa efetiva de 13,6%) Situação com quociente familiar: rendimento é deduzido da dedução específica ( por sujeito passivo) e dividido por 2,6 (quociente familiar 0,3 por filho), resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável, e a multiplicação deste valor pelo quociente determinado (2,6) resulta um montante de coleta de apenas (taxa efetiva de 16,9%) Poupança: 293 (ou seja, uma redução de 6,5% da taxa efetiva) Poupança: 587 (ou seja, uma redução de 7,7% da taxa efetiva)

17 REFORMA DO IRS EXEMPLOS PROTECÇÃO DA FAMÍLIA: QUOCIENTE FAMILIAR Caso 3: Casal com 3 filhos em que cada contribuinte aufere de brutos mensais (ou seja, o agregado tem um rendimento bruto anual de ) Caso 4: Família monoparental com 1 filho que aufere brutos mensais (ou seja, o agregado tem um rendimento bruto anual de ) Caso 5: Casal com 2 filhos em que cada contribuinte aufere de brutos mensais, declarando em separado (cada sujeito passivo tem um rendimento bruto anual de ) Situação atual: rendimento é deduzido da dedução específica ( por sujeito passivo) e dividido por 2, resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável, e a multiplicação deste valor pelo quociente conjugal (2) resulta um montante de coleta de (taxa efetiva de 22%) Situação atual: rendimento é deduzido dedução específica ( por sujeito passivo) e não é dividido, resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável resulta um montante de coleta de (taxa efetiva de 22%) Situação atual: rendimento é deduzido da dedução específica ( por sujeito passivo) e não é dividido, resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável resulta um montante de coleta de (taxa efetiva de 18,3%) Situação com quociente familiar: rendimento é deduzido da dedução específica ( por sujeito passivo) e dividido por 2,9 (quociente familiar 0,9 filhos) resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável, e a multiplicação deste valor pelo quociente determinado (2,9) resulta um montante de coleta de (taxa efetiva de 19,3%) Situação com quociente familiar: rendimento é deduzido da dedução específica ( por sujeito passivo) e dividido de 1,3 (quociente familiar 0,3 por filho), resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável, e a multiplicação deste valor pelo quociente determinado (1,3) resulta um montante de coleta de (taxa efetiva de 19,7%) Situação com quociente familiar: rendimento é deduzido da dedução específica ( por sujeito passivo) e dividido 1,3 (quociente familiar 0,15 por filho), resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de 12,997. Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável, e a multiplicação deste valor pelo quociente determinado (1,3) resulta um montante de coleta de (taxa efetiva de 16,9%) Poupança: (ou seja, uma redução de 12,2% da taxa efetiva) Poupança: 625 (ou seja, uma redução de 10,1% da taxa efetiva) Poupança: 294 por sujeito passivo, 588 para o agregado (ou seja, uma redução de 7,7% da taxa efetiva)

18 REFORMA DO IRS EXEMPLOS PROTECÇÃO DA FAMÍLIA MEDIDA TICKET ESCOLAS Contribuinte solteiro com 1 filho, trabalhador da categoria A, que aufere brutos mensais (ou seja, tem um rendimento bruto anual de ) EXCLUSÃO DE TRIBUTAÇÃO DAS MAIS VALIAS COM IMÓVEIS Contribuinte solteiro sem filhos, desempregado, que vende a sua casa por , que comprou no ano anterior por , tendo aplicado a totalidade do dinheiro recebido da venda para saldar a sua dívida ao banco Situação atual: Rendimento é deduzido da dedução específica ( por sujeito passivo) e não é dividido, resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável resulta um montante de coleta de (taxa efetiva de 22%) Situação com exclusão do ticket escola: rendimento bruto anual de , dos quais 100 mensais ( anuais) são pagos na forma de um vale social para pagar despesas de educação do filho (com 12 anos de idade). Rendimento é deduzido da dedução específica ( por sujeito passivo) e do valor recebido a título de ticket escola, apurando se um rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável resulta um montante de coleta de apenas (taxa efetiva de 20,4%) Poupança: 444 (ou seja, uma redução de 7,2% da taxa efetiva) Situação atual: Rendimento corresponde à diferença entre valor de aquisição ( ) e valor de venda ( ) reduzido a metade, apurando se um rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável resulta um montante de coleta de 725 (taxa efetiva de 14,5%) Situação com exclusão de tributação das mais valias com imóveis: na medida em que a totalidade do valor da venda foi utilizado para saldar a sua dívida ao banco, não haverá qualquer montante de imposto a pagar. N.A.

19 Medidas de Promoção de Mobilidade Social 1. Apoio ao empreendedorismo individual 2. Apoio à mobilidade geográfica dos trabalhadores no interior do país 3. Actos isolados na categoria B 4. Flexibilização do regime simplificado do IRS

20 1 Apoio ao empreendedorismo individual A Comissão propõe que todos os trabalhadores por conta de outrem que iniciem uma actividade económica por conta própria possam beneficiar de uma redução de IRS de 50% no 1º ano e de 25% no 2º ano. Esta medida visa promover o empreendedorismo individual e apoiar o início da atividade empresarial por parte dos contribuintes, como forma de promoção do investimento privado e criação de emprego. Esta medida também abrange os desempregados que iniciem uma actividade económica por conta própria.

21 2 Apoio à mobilidade geográfica dos trabalhadores no interior do país A Comissão propõe que seja excluída de tributação a compensação recebida pelos trabalhadores por conta de outrem que aceitem ir trabalhar para uma localidade situada a mais de 100 quilómetros do seu domicílio. A Comissão propõe também que sejam excluídas de tributação as despesas e encargos suportados directamente pela entidade patronal com a deslocação. Esta medida visa promover a mobilidade geográfica dos trabalhadores e facilitar a aceitação de empregos, nomeadamente no interior do país, em coerência com o reforço dos incentivos fiscais de apoio aos investimentos no interior do país no âmbito do Código Fiscal do Investimento.

22 3 Actos isolados na categoria B A Comissão propõe que o rendimento obtido pela prática de actos isolados, quando não exceda anualmente o valor correspondente a quatro vezes o montante do Indexante de Apoios Sociais (IAS), ou seja, 1.676,88, fique isento de IRS, sem exigência do cumprimento de quaisquer obrigações declarativas por parte dos beneficiários. Esta medida visa, essencialmente, promover a progressiva integração de jovens no mercado de trabalho, a qual muitas vezes acontece pela realização (nomeadamente por estudantes), de tarefas pontuais remuneradas.

23 4 Flexibilização do regime simplificado do IRS A Comissão propõe a flexibilização do regime simplificado em IRS, eliminando a necessidade de permanência no regime por 3 anos por parte dos contribuintes que exerçam uma atividade empresarial em nome individual ou prestem serviços introduzidos ajustes pontuais neste regime. Esta medida visa promover o empreendedorismo individual e apoiar as iniciativas privadas de desenvolvimento de atividade empresarial.

24 REFORMA DO IRS EXEMPLOS PROMOÇÃO DA MOBILIDADE SOCIAL Caso 1: Trabalhador solteiro e sem filhos da categoria A que auferia brutos mensais (ou seja, tem um rendimento bruto anual de ) e que abre um negócio a título individual (categoria B) auferindo o mesmo rendimento anual no primeiro ano de atividade Caso 2: Trabalhador solteiro e sem filhos da categoria A que auferia de brutos mensais (ou seja, o agregado tem um rendimento bruto anual de ) e abre um negócio a título pessoal (categoria B) auferindo o mesmo rendimento anual no segundo ano de atividade. Caso 3: Contribuinte solteiro sem filhos, trabalhador da categoria A que auferia de brutos mensais (ou seja, tem um rendimento bruto anual de ), dos quais anuais são pagos a título de compensação por ter deslocado o seu domicílio de Lisboa para Castelo Branco em resultado de mudança do local de trabalho Situação categoria A: rendimento é deduzido da dedução específica ( por sujeito passivo) e não é dividido, resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável resulta um montante de coleta de (taxa efetiva de 22%) Situação categoria A: rendimento é deduzido da dedução específica ( por sujeito passivo) e não é dividido, resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável resulta um montante de coleta de (taxa efetiva de 22%) Situação atual: rendimento é deduzido da dedução específica ( por sujeito passivo) e não é dividido, resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável resulta um montante de coleta de (taxa efetiva de 18,3%) Situação categoria B: rendimento bruto é multiplicado pelo coeficiente da prestação de serviços (0,75) e reduzido para metade, resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável resulta um montante de coleta de apenas (taxa efetiva de 7,5%) Situação categoria B: rendimento bruto é multiplicado pelo coeficiente da prestação de serviços (0,75) e reduzido em 25%, resultando num rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável resulta um montante de coleta de (taxa efetiva de 12,9%) Situação com exclusão de tributação do subsídio de deslocação: rendimento é deduzido dedução específica ( por sujeito passivo) e do valor recebido a título de subsídio de deslocação, apurando se um rendimento coletável para efeitos de determinação da taxa de Da aplicação da tabela geral a este rendimento coletável resulta um montante de coleta de (taxa efetiva de 16,2%) Poupança: Poupança: Poupança: 428 (ou seja, uma redução de 11,1% da taxa efetiva)

25 Medidas de Simplificação do Imposto 1. Alargamento da dispensa de entrega de declarações 2. Criação da declaração simplificada de IRS 3. Consagração do Arrendamento como atividade económica

26 1 Alargamento da dispensa de entrega de declarações Alargamento do regime de dispensa de entrega de declaração de rendimentos a todos os contribuintes que se encontram abrangidos pelo mínimo de existência e que apenas aufiram de rendimentos da categoria A e H. Visa eliminar as obrigações declarativas de mais de 2 milhões de famílias e reduzir os custos de contexto de uma parte significativa dos contribuintes portugueses. A administração fiscal fica obrigada a emitir uma certidão comprovativa dos rendimentos auferidos por estes contribuintes para poder ser utilizada para efeitos de apoios sociais.

27 2 Criação da declaração simplificada de IRS Todos os contribuintes que estejam abrangidas pela tributação separada passarão a beneficiar de uma declaração simplificada. Esta declaração estará totalmente pré preenchida pela administração fiscal e os contribuintes apenas terão que a confirmar com um simples acto de aceitação. Esta medida tem evidentes vantagens ao nível da redução dos actuais custos de cumprimento e permitirá reduzir significativamente as obrigações declarativas de um universo potencial de 1,7 milhões de famílias. Propõe se, ainda, a eliminação ou redução de cerca de 30 obrigações declarativas ou acessórias em sede de IRS.

28 3 Consagração do Arrendamento como atividade económica Consagração do arrendamento como actividade económica com a possibilidade de dedução da maioria dos gastos que sejam efectivamente suportados e pagos pelo contribuinte que aufira rendimentos prediais. Simplificação no regime de reporte de perdas no âmbito dos rendimentos prediais, permitindo que as perdas geradas nesta categoria sejam reportáveis nos 6 anos subsequentes e que a sua dedução não fique restrita aos rendimentos do imóvel que gerou as perdas. Aos sujeitos passivos que exerçam a actividade de arrendamento no quadro de uma estrutura empresarial possibilita se o enquadramento na categoria B (rendimentos empresariais).

29 Outras medidas Reforço do combate à fraude e evasão fiscal em sede de IRS: cruzamento de dados via Declaração Mensal de Renumerações (DMR), reforço da aplicação do regime das manifestações de fortuna, reforço das garantias dos contribuintes.

30 Reforma do IRS Para mais informações consulte a versão integral em: %20Comissao%20Reforma%20IRS.pdf

Tributação dos advogados , delegação de Viana do Castelo

Tributação dos advogados , delegação de Viana do Castelo Tributação dos advogados 04-03-2015, delegação de Viana do Castelo Introdução Tributação dos advogados: - -advogadode empresa categoriaa - IRS regime simplificado cat. B - IRS Contabilidade organizada

Leia mais

PERSPETIVAS DE REFORMA DO IRS. Miguel Sousa e Silva

PERSPETIVAS DE REFORMA DO IRS. Miguel Sousa e Silva PERSPETIVAS DE REFORMA DO IRS Miguel Sousa e Silva Objetivos da reforma Proteção da família. Fomento da mobilidade social e geográfica. Simplificação do imposto. Proteção da família Quociente familiar:

Leia mais

Orçamento do Estado para Principais Medidas Fiscais

Orçamento do Estado para Principais Medidas Fiscais Orçamento do Estado para 2013 Principais Medidas Fiscais Imposto Rendimento Pessoas Singulares (IRS) Taxas Gerais O número de escalões de IRS é reduzido de 8 para 5, enquanto as taxas de tributação são

Leia mais

O IRS no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

O IRS no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Tributação "Subsídio de Refeição" Tributado na parte que exceder em 50% o limite legal ou 70% se for atribuído através de vales de refeição Tributado na parte que exceder

Leia mais

Descomplicar o Orçamento do Estado 2018: Principais Alterações Fiscais Marta Machado de Almeida Braga, 9 de Fevereiro de 2018

Descomplicar o Orçamento do Estado 2018: Principais Alterações Fiscais Marta Machado de Almeida Braga, 9 de Fevereiro de 2018 LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA DILI SÃO TOMÉ MACAU Descomplicar o Orçamento do Estado 2018: Principais Alterações Fiscais Marta Machado de Almeida Braga, 9 de Fevereiro de 2018 LISBOA

Leia mais

Reforma do IRS Principais medidas do Anteprojeto da Comissão

Reforma do IRS Principais medidas do Anteprojeto da Comissão 22 de julho de 2014 Reforma do IRS Principais medidas do Anteprojeto da Comissão A Comissão para a Reforma do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), nomeada pelo Secretário de Estado

Leia mais

Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença

Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença Dezembro 2012 Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) 2012 Deloitte & Associados SROC, S.A. Categoria A Rendimentos do trabalho dependente

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 256/XII/4ª

PROPOSTA DE LEI N.º 256/XII/4ª PROPOSTA DE LEI N.º 256/XII/4ª Procede à reforma da tributação das pessoas singulares, orientada para a família, para a simplificação e para a mobilidade social, alterando o Código do Imposto sobre o Rendimento

Leia mais

Orçamento do Estado 2018 IRS Ana Duarte

Orçamento do Estado 2018 IRS Ana Duarte Orçamento do Estado 2018 IRS Ana Duarte www.pwc.pt/orcamentoestado Taxas Gerais Reestruturação dos escalões de IRS 2017 2018 Rendimento coletável ( ) Taxa Parcela a abater ( ) Rendimento coletável ( )

Leia mais

Lei do Orçamento do Estado para Alterações relevantes em sede de IRS:

Lei do Orçamento do Estado para Alterações relevantes em sede de IRS: Guia Fiscal IRS 2014 Esta informação é um resumo dos benefícios fiscais associados a produtos comercializados pelo NOVO BANCO, constantes da Lei do Orçamento do Estado (OE) para 2014 - Lei nº. 83-C/2013,

Leia mais

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 Apresentamos de seguida um resumo das principais alterações decorrentes do Orçamento de Estado, para o ano 2013. As alterações são apresentadas por categorias

Leia mais

IRS IRC. 1. Proposta de Lei e Orçamento retificativo

IRS IRC. 1. Proposta de Lei e Orçamento retificativo 1. Proposta de Lei e Orçamento retificativo IRS Rendimentos de capitais categoria E Os rendimentos de capitais sujeitos à taxa liberatória de 25% passam a ser tributados à taxa liberatória de 26,5%. Estão

Leia mais

FISCALIDADE DE EMPRESA II

FISCALIDADE DE EMPRESA II FISCALIDADE DE EMPRESA II Questionário Ano 2006 Carlos Manuel Freitas Lázaro 1 1. É tributado como rendimento da categoria B: A) A indemnização paga pela companhia de seguros a empresário em nome individual,

Leia mais

CONSULTORIA FISCAL IRS - ABATIMENTOS E DEDUÇÕES AOS RENDIMENTOS DE 2012

CONSULTORIA FISCAL IRS - ABATIMENTOS E DEDUÇÕES AOS RENDIMENTOS DE 2012 CONSULTORIA FISCAL IRS - ABATIMENTOS E DEDUÇÕES AOS RENDIMENTOS DE 2012 ABATIMENTOS Dedução específica do trabalho dependente (Art.º 25.º do CIRS): 72% de 12 vezes o valor do IAS ou o valor das contribuições

Leia mais

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE Samuel Fernandes de Almeida 1 ÍNDICE Dados macroeconómicos / Caracterização das receitas fiscais Estrutura das receitas fiscais no Orçamento do Estado

Leia mais

MODELO 3 IRS IMPRESSO 2013 CAMPANHA DE ENTREGA DAS DECLARAÇÕES IRS 2012

MODELO 3 IRS IMPRESSO 2013 CAMPANHA DE ENTREGA DAS DECLARAÇÕES IRS 2012 MODELO 3 IRS IMPRESSO 2013 CAMPANHA DE ENTREGA DAS DECLARAÇÕES IRS 2012 QUEM DEVE APRESENTAR A DECLARAÇÃO Os sujeitos passivos residentes quando estes ou os dependentes que integram o agregado familiar

Leia mais

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA)

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) IES DECLARAÇÃO ANUAL (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM A TÍTULO PRINCIPAL ACTIVIDADE COMERCIAL INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) 01 No DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIPC) 02 EXERCÍCIO 1 IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL

Leia mais

Exemplos práticos de aplicação da sobretaxa

Exemplos práticos de aplicação da sobretaxa Descrição do Cenário: Exemplos práticos de aplicação da sobretaxa Sobretaxa Exemplo 1 (Categoria A) Rendimentos tributáveis: Rendimentos de trabalho dependente (Categoria A), auferindo cada sujeito passivo

Leia mais

Regras Técnicas

Regras Técnicas Regras Técnicas 2007-2008 2008 Considerando o regime de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do Ensino Superior Público, determino os critérios e procedimentos técnicos a adoptar pelos Serviços

Leia mais

Circular. Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações:

Circular. Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações: Lisboa, 10 de janeiro de 2017 Circular Assunto : Alterações fiscais OE 2017 Exmº(s). Senhor(es) : Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações:

Leia mais

Orçamento de Estado Principais Alterações no IRS

Orçamento de Estado Principais Alterações no IRS Orçamento Estado 2015 Principais Alterações no IRS PSZ CONSULTING Jan 2015 2014 2015 Escalões e taxas Divisão do rendimento Tributação separada Prazos entrega Para calcular os escalões e as taxas sobre

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2017

SEGUROS DE VIDA IRS 2017 SEGUROS DE VIDA IRS 2017 (Lei n.º 42/2016 de 28 de dezembro) generali.pt 2 IRS 2017 - Seguros de Vida Índice I. Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1. Indemnizações

Leia mais

DOCUMENTO DE SUPORTE PARA A APRESENTAÇÃO DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

DOCUMENTO DE SUPORTE PARA A APRESENTAÇÃO DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DOCUMENTO DE SUPORTE PARA A APRESENTAÇÃO DO MINISTRO DE ESTADO E DAS FINANÇAS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA A 14 DE JULHO DE 2011 1 Cenário Macroeconómico 2010 2011 2012 Despesa Nacional - taxa de variação

Leia mais

Sobre o IRS (Parte I) Manuel Faustino 1

Sobre o IRS (Parte I) Manuel Faustino 1 Sobre o IRS (Parte I) Manuel Faustino 1 Medidas não directamente fiscais, mas fiscalmente substitutivas ou com efeitos fiscais Redução salarial aos funcionários e agentes do Estado central, regional e

Leia mais

NOVO MODELO 3 DE IRS

NOVO MODELO 3 DE IRS NOVO MODELO 3 DE IRS EM VIGOR A Portaria n.º 421/2012de 2 1/12, DRn.º247 SérieI - Aprova os novos modelos de impressos a que se refere o n.º 1 do artigo 57.º do Código do IRS Anexos alterados: -Declaração

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2016

SEGUROS DE VIDA IRS 2016 SEGUROS DE VIDA IRS 2016 (Lei n.º 7 - A/2016 de 30 de Março) generali.pt 2 IRS 2016 - Seguros de Vida Índice I II III Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1.

Leia mais

Introdução de ajustamentos nos escalões de rendimentos para aplicação das taxas marginais de imposto.

Introdução de ajustamentos nos escalões de rendimentos para aplicação das taxas marginais de imposto. Guia Fiscal IRS 2017 Esta informação é um resumo dos benefícios fiscais associados a produtos comercializados pelo Novo Banco, em vigor após a publicação da Lei do Orçamento do Estado (OE) para 2017 -

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 10/14/17 4:40 PM 13.10.2017 1 CRESCIMENTO, EMPREGO E CONSOLIDAÇÃO ORÇAMENTAL Défice 2016 2,0 2017 1,4 1 2018 1,0 0.9 0.8 0.7 0.6 0.5 Dívida Pública

Leia mais

Obrigações Fiscais e a relação com o Estado

Obrigações Fiscais e a relação com o Estado Obrigações Fiscais e a relação com o Estado Fernando Almeida Junho 2017 Imposto Sobre o Rendimento IRS IRC Imposto sobre o Valor Acrescentado Segurança Social IRS Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 13.10.2017 13/10/2017 22:49:53 1 Um orçamento para preservar e projetar um futuro com confiança e com previsibilidade. CRESCIMENTO, EMPREGO E CONSOLIDAÇÃO

Leia mais

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ATIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA)

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ATIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) MODELO EM VIGOR PARA DECLARAÇÕES DO PERÍODO DE 2019 E SEGUINTES ANTES DE PREENCHER ESTE ANEXO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES QUE O ACOMPANHAM MUITO IMPORTANTE 1 - VENDAS DE MERCADORIAS D137 2 - VENDAS

Leia mais

GESTMAV CONSULTORIA DE GESTÃO, LDA. PROPOSTA DO OE Principais medidas fiscais para 2012

GESTMAV CONSULTORIA DE GESTÃO, LDA. PROPOSTA DO OE Principais medidas fiscais para 2012 PROPOSTA DO OE Principais medidas fiscais para 2012 CONTABILIDADE FISCALIDADE APOIO À GESTÃO RECURSOS HUMANOS PROJECTOS EMPRESARIAIS O Orçamento de Estado para 2012 foi aprovado na generalidade na Assembleia

Leia mais

Caderno de Exercícios Práticos. Imposto sobre o Rendimento. das Pessoas Singulares (IRS)

Caderno de Exercícios Práticos. Imposto sobre o Rendimento. das Pessoas Singulares (IRS) INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Caderno de Exercícios Práticos Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) UC: Fiscalidade Empresarial Curso: Gestão Docentes:

Leia mais

Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Leendert Verschoor

Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Leendert Verschoor www.pwc.pt Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Leendert Verschoor Grandes Opções do Plano 2012-2015 Alargamento da base tributável e simplificação do sistema fiscal Redução das deduções à

Leia mais

A R E F O R M A D O I R S : F A M Í L I A, M O B I L I D A D E E S I M P L I F I C A Ç Ã O F I S C A L

A R E F O R M A D O I R S : F A M Í L I A, M O B I L I D A D E E S I M P L I F I C A Ç Ã O F I S C A L i N º 2 1 / 1 4 A R E F O R M A D O I R S : F A M Í L I A, M O B I L I D A D E E S I M P L I F I C A Ç Ã O F I S C A L TAX & BUSINESS A presente Informação Fiscal destina-se a ser distribuída entre Clientes

Leia mais

26 de setembro de 2014

26 de setembro de 2014 - Rendimentos empresariais e profissionais / rendimentos de capitais e mais-valias João Pedro Santos (Centro de Estudos Fiscais e Aduaneiros - CEF) Conferência sobre A Reforma do IRS IDEFF / FDUL 26 de

Leia mais

IRS e Segurança Social Proposta de lei para o OE 2019

IRS e Segurança Social Proposta de lei para o OE 2019 www.pwc.pt/orcamentoestado IRS e Segurança Social Proposta de lei para o OE 2019 IRS Rendimentos Empresariais e Profissionais Contabilidade organizada Propõe-se o aumento de 10% para 15% da taxa de tributação

Leia mais

ANTEPROJECTO DA REFORMA DO IRS APRECIAÇÃO DA CGTP-IN

ANTEPROJECTO DA REFORMA DO IRS APRECIAÇÃO DA CGTP-IN ANTEPROJECTO DA REFORMA DO IRS APRECIAÇÃO DA CGTP-IN I- Considerações Gerais A reforma do IRS preconizada neste Anteprojecto, ao contrário do que sucedeu com a reforma do IRC, não tem como objectivo reduzir

Leia mais

- Identificar as formas de tributação aplicáveis aos diferentes tipos de sujeitos passivos

- Identificar as formas de tributação aplicáveis aos diferentes tipos de sujeitos passivos IMPOSTOS SOBRE O RENDIMENTO I [12100] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS A presente unidade curricular combina o estudo sobre a aplicação e funcionamento do IRS com uma visão ampla da teoria do direito

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018

ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 ORÇAMENTO DO ESTADO 2018 Newsletter Extra IMPORTÂNCIA DA NEWSLETTER A presente Newsletter visa dar a conhecer as novidades na área fiscal e alterações na legislação fiscal. Esta é uma publicação destinada

Leia mais

CEJ - Seminário sobre Arrendamento Urbano

CEJ - Seminário sobre Arrendamento Urbano CEJ - Seminário sobre Arrendamento Urbano Arrendamento e Direito Fiscal Paula Rosado Pereira Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa 15 de abril de 2016 Tributação em IRS dos rendimentos

Leia mais

CIRCULAR ORÇAMENTO ESTADO 2015

CIRCULAR ORÇAMENTO ESTADO 2015 EMPRESAS E IRC Descida da taxa de IRC (após 01.01.2015) de 23% para 21% Para PME continuam a aplicar-se os dois escalões: 17% para os primeiro 15.000 de lucro tributável 21% para o excedente a 15.000 de

Leia mais

Nota introdutória. Entrada em vigor

Nota introdutória. Entrada em vigor 1 2 Nota introdutória A Lei n.º 82.º-E/2014, de 31 de dezembro, aprovou a reforma do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS). A versão final do diploma, embora baseada no projeto

Leia mais

A minha mulher meteu os

A minha mulher meteu os A minha mulher meteu os miúdos no IRS dela. E agora? Nas situações de guarda conjunta, as despesas dos dependentes só podem constar duma única declaração DANIELA TELES FERNANDES daniela.fernandes@ionline.pt

Leia mais

Artigo 82º nº 1 alínea a) Artigo 82º nº 1 alínea b) Artigo 82º nº 1 alínea c) Artigo 82º nº 1 alínea d) Artigo 83º nº 1. Artigo 85º nº 1 alínea a)

Artigo 82º nº 1 alínea a) Artigo 82º nº 1 alínea b) Artigo 82º nº 1 alínea c) Artigo 82º nº 1 alínea d) Artigo 83º nº 1. Artigo 85º nº 1 alínea a) Descrição Código do IRS de saúde: Com aquisição de bens e serviços relacionados com de saúde do agregado familiar, isentas de IVA ou sujeitas à taxa reduzida de 5%. Com ascendentes e colateráis até ao

Leia mais

SEGUROS DE VIDA IRS 2018

SEGUROS DE VIDA IRS 2018 SEGUROS DE VIDA IRS 2018 (Lei n.º 114/2017 de 29 de dezembro) generali.pt 2 IRS 2018 - Seguros de Vida Índice I. Seguros de Vida 1. Dedução dos prémios... 3 2. Tributação dos benefícios... 3 2.1. Indemnizações

Leia mais

Proposta OE Principais medidas. Mariana Gouveia de Oliveira

Proposta OE Principais medidas. Mariana Gouveia de Oliveira Proposta OE 2018 Principais medidas Mariana Gouveia de Oliveira Índice Proposta do OE 2018 Principais medidas IRS IRC / Benefícios Fiscais IEC: A tributação do sal AIMI Notas breves sobre outros impostos

Leia mais

Como fazer o IRS? 10 MARÇO DE 2012

Como fazer o IRS? 10 MARÇO DE 2012 Como fazer o IRS? 10 MARÇO DE 2012 Incidência do IRS O IRS incide sobre os rendimentos obtidos por pessoas singulares RESIDENTES São tributados pela globalidade dos rendimentos obtidos (em Portugal e

Leia mais

IRS 2012: dedução com habitação limitada a 15% dos juros. pagos. Em 2012, por cada 100 de despesas com juros da habitação

IRS 2012: dedução com habitação limitada a 15% dos juros. pagos. Em 2012, por cada 100 de despesas com juros da habitação IRS 2012: dedução com habitação limitada a 15% dos juros pagos Em 2012, por cada 100 de despesas com juros da habitação própria e permanente será possível deduzir apenas 15. Recorde-se que até 2011 era

Leia mais

Para o efeito deve utilizar a opção Contribuintes/ Consultar/ IRS /Divergências.

Para o efeito deve utilizar a opção Contribuintes/ Consultar/ IRS /Divergências. 1 2 Como aceder aos seus impostos? Para entregar declarações, consultar os seus impostos e utilizar as restantes funcionalidades disponíveis no site das Declarações Electrónicas www.e-financas. gov.pt,

Leia mais

MOD.3. Peça a sua senha em:

MOD.3. Peça a sua senha em: MOD.3 2 008 Envie a declaração de rendimentos pela internet: > É gratuito > É disponibilizada ajuda no preenchimento, evitando erros > Evita filas de espera e deslocações Peça a sua senha em: www.e-financas.gov.pt

Leia mais

O Orçamento do Estado Fevereiro de 2016

O Orçamento do Estado Fevereiro de 2016 O Orçamento do Estado 2016 11 Fevereiro de 2016 Índice I. Imposto do Selo II. Imposto Municipal sobre Imóveis III. Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis 2 Orçamento de Estado 2016

Leia mais

CÓDIGO CONTRIBUTIVO Principais Implicações para as Empresas. João Santos

CÓDIGO CONTRIBUTIVO Principais Implicações para as Empresas. João Santos CÓDIGO CONTRIBUTIVO Principais Implicações para as Empresas João Santos Enquadramento Legal Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social (CC) Aprovado pela Lei n.º 110/2009,

Leia mais

NOTA FISCAL. Oferta Pública de Venda de Ações (OPV) da

NOTA FISCAL. Oferta Pública de Venda de Ações (OPV) da NOTA FISCAL Oferta Pública de Venda de Ações (OPV) da EMPRESA GERAL DO FOMENTO, S.A. (OU «EGF») representativas de 5% do capital social reservada a Trabalhadores da EGF e respectivas participadas, a saber

Leia mais

2 de 5 Mas existem limites. Depois de aplicar o quociente familiar, a redução do IRS apurado não pode ser superior a 300 euros, 625 euros ou eur

2 de 5 Mas existem limites. Depois de aplicar o quociente familiar, a redução do IRS apurado não pode ser superior a 300 euros, 625 euros ou eur 1 de 5 - Saldo Positivo - http://saldopositivo.cgd.pt - IRS 2015: 10 mudanças que pode esperar na próxima declaração Posted By Rute Gonçalves Marques On Outubro 6, 2015 @ 10:41 am In Impostos,O seu dinheiro,particulares

Leia mais

IRS AUTOMÁTICO. Formador: Paulo Marques

IRS AUTOMÁTICO. Formador: Paulo Marques IRS AUTOMÁTICO Formador: Paulo Marques paulomarques@asconta.pt 966 777 506 IRS Novo! Medida no âmbito do Programa Simplex+ e pretende avançar para o fim gradual da necessidade de preenchimento da declaração

Leia mais

newsletter Nº 74 MARÇO / 2013

newsletter Nº 74 MARÇO / 2013 newsletter Nº 74 MARÇO / 2013 Assuntos em Destaque Resumo Fiscal/Legal Fevereiro de 2013 2 Lei do Orçamento do Estado para 2013 (IRS) 3 Revisores e Auditores 11 LEGISLAÇÃO FISCAL/LEGAL Assembleia da República

Leia mais

A REFORMA DO IRS. Ação de Formação _ _. Dr. Miguel Torres e Dr.ª Mafalda Moreira

A REFORMA DO IRS. Ação de Formação _ _. Dr. Miguel Torres e Dr.ª Mafalda Moreira A REFORMA DO IRS 1 Alterações de âmbito objectivo de incidência 2 Medidas de protecção da família 3 Tributação Internacional 4 O IRS e as empresas 5 Estruturas Fiduciárias 6 Obrigações declarativas Alterações

Leia mais

OBRIGAÇÕES DECLARATIVAS 2019

OBRIGAÇÕES DECLARATIVAS 2019 OBRIGAÇÕES DECLARATS 2019 Última atualização: janeiro 2019 ATÉ AO DIA 10 Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por transmissão eletrónica de dados, pelas entidades devedoras de rendimentos do trabalho

Leia mais

VICTORIA SEGUROS BENEFÍCIOS FISCAIS

VICTORIA SEGUROS BENEFÍCIOS FISCAIS VICTORIA SEGUROS BENEFÍCIOS FISCAIS 2014 Este documento tem caráter informativo e genérico, não dispensando por isso a consulta da legislação em vigor e análise direcionada à situação concreta. 2 INDICE

Leia mais

PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL

PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL Nº 2-2010 PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL 1. INTRODUÇÃO Foi apresentada na última sexta-feira, dia 15 de Outubro,

Leia mais

Cessação de vigência da sobretaxa que foi extinta/reduzida progressivamente até ao final do ano de 2017, em função do escalão de rendimentos.

Cessação de vigência da sobretaxa que foi extinta/reduzida progressivamente até ao final do ano de 2017, em função do escalão de rendimentos. GUIA FISCAL IRS 2018 Esta informação é um resumo dos benefícios fiscais associados a produtos comercializados pelo Novo Banco, em vigor após a publicação da Lei do Orçamento do Estado (OE) para 2018 -

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 871/XII

PROJETO DE LEI N.º 871/XII PROJETO DE LEI N.º 871/XII ALTERA O CÓDIGO DO IMPOSTO SOBRE VEÍCULOS, INTRODUZINDO UMA ISENÇÃO DE 50% EM SEDE DE IMPOSTO SOBRE VEÍCULOS PARA AS FAMÍLIAS NUMEROSAS Exposição de Motivos O PSD e o CDS-PP

Leia mais

IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS)

IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) (DEDUÇÃO ESPECÍFICA, PERCENTAGENS E LIMITES DAS DESPESAS E BENEFÍCIOS FISCAIS A DEDUZIR À COLETA) ENCARGOS (artigo 78.º do IRS) 2012 2011 2010 Casados

Leia mais

LEI 42/2016 DE 28 DE DEZEMBRO O.E Artigo 190.º do OE Alteração ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares

LEI 42/2016 DE 28 DE DEZEMBRO O.E Artigo 190.º do OE Alteração ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares IRS Janeiro 2017 LEI 42/2016 DE 28 DE DEZEMBRO O.E. 2017 Artigo 190.º do OE Alteração ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Os artigos 3.º, 28.º, 31.º, 33.º, 41.º, 43.º, 56.º-A,

Leia mais

34572 Diário da República, 2.ª série N.º de Agosto de 2008

34572 Diário da República, 2.ª série N.º de Agosto de 2008 34572 Diário da República, 2.ª série N.º 149 4 de Agosto de 2008 Despacho n.º 20409/2008 Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 11.º do Regulamento do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior,

Leia mais

C&C logo. exced your expectations! exceed your expectations!

C&C logo. exced your expectations! exceed your expectations! C&C logo exced your expectations! Reforma do IRC Orçamento do Estado 2014 Uma Reforma orientada para a Competitividade, o Crescimento e o Emprego Slide 2 Foram recentemente aprovadas a Lei n.º 83-C/2014

Leia mais

Economia e Finanças Públicas Aula T O sistema fiscal português. Bibliografia. Conceitos a reter

Economia e Finanças Públicas Aula T O sistema fiscal português. Bibliografia. Conceitos a reter Economia e Finanças Públicas Aula T12 3.4. O sistema fiscal português 3.4.1. Breve caracterização 3.4.2. Impostos sobre o rendimento: IRS e IRC EFP - ISEG 1 Bibliografia Obrigatória: Livro de EFP, Cap.

Leia mais

IRS: Novas tabelas de retenção na fonte serão aplicadas a partir de

IRS: Novas tabelas de retenção na fonte serão aplicadas a partir de 15/04/2016 IRS: Novas tabelas de retenção na fonte serão aplicadas a partir de Maio IRS: Novas tabelas de retenção na fonte serão aplicadas a partir de Maio Ontem 16:31 Lígia Simões ligia.simoes@economico.pt

Leia mais

Proposta de Lei. Orçamento do Estado 2018 IRS e Segurança Social

Proposta de Lei. Orçamento do Estado 2018 IRS e Segurança Social Proposta de Lei Orçamento do Estado 2018 IRS e Segurança Social IRS e Segurança Social Vales Educação Os valores atribuídos a título de vales educação pela entidade patronal aos seus colaboradores, com

Leia mais

ESTRUTURA DA INTERVENÇÃO NO DEBATE ORGANIZADO PELA FENPROF

ESTRUTURA DA INTERVENÇÃO NO DEBATE ORGANIZADO PELA FENPROF ESTRUTURA DA INTERVENÇÃO NO DEBATE ORGANIZADO PELA FENPROF Encontro Nacional de Professores e Educadores Aposentados em 19.4.2012 I A PERDA DO PODER DE COMPRA DAS PENSÕES 2000-2012 ANO Diploma legal Portaria

Leia mais

Se quiser receber estes estudos envie uma mensagem para

Se quiser receber estes estudos envie uma mensagem para OS EFEITOS, NOS RENDIMENTOS DOS TRABALHADORES E DAS FAMILIAS, DO AUMENTO ENORME DO IRS NO GOVERNO PSD/CDS E DA REDUÇÃO INSUFICIENTE DO IRS PELO GOVERNO PS ALGUMAS CONCLUSÕES DESTE ESTUDO Neste estudo analiso,

Leia mais

Guia Fiscal IRS 2006 QUEM DEVE APRESENTAR DECLARAÇÃO DE IRS

Guia Fiscal IRS 2006 QUEM DEVE APRESENTAR DECLARAÇÃO DE IRS QUEM DEVE APRESENTAR DECLARAÇÃO DE IRS Os sujeitos passivos residentes quando estes, ou os dependentes que integram o agregado familiar tenham auferido rendimentos sujeitos a IRS que obriguem à sua apresentação

Leia mais

AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES

AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES ORÇAMENTO DE ESTADO 2016 Ana Castro Gonçalves agoncalves@caiadoguerreiro.com Paula Madureira Rodrigues prodrigues@caiadoguerreiro.com André Goldschmidt agoldschimdt@caiadoguerreiro.com

Leia mais

ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO 22

ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO 22 60 ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO Este anexo deverá ser apresentado por todos os sujeitos passivos tributados pelo regime simplificado de determinação do lucro tributável, a que se refere o artigo 53.º do CIRC.

Leia mais

Não estou abrangido pelo IRS automático, o que devo fazer?

Não estou abrangido pelo IRS automático, o que devo fazer? O que é a Declaração Automática de Rendimentos? É uma declaração totalmente preenchida pela AT com base nos dados que lhe são comunicados por terceiros (rendimentos e despesas) e: com base nos elementos

Leia mais

NOTA. Anexo: Parecer da APFN sobre o anteprojeto da reforma do IRS 1/8

NOTA. Anexo: Parecer da APFN sobre o anteprojeto da reforma do IRS 1/8 NOTA É entendimento da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas que as opções políticas e orçamentais devem contemplar políticas de família, políticas de justiça fiscal e políticas sociais de proteção

Leia mais

Conselho da CIP para a Construção e o Imobiliário

Conselho da CIP para a Construção e o Imobiliário Conselho da CIP para a Construção e o Imobiliário 8.novembro.2012 Tributação sobre o Património Imobiliário Tributação sobre o Património Lei n.º 55-A/2012, de 29 de outubro, cria uma nova taxa em sede

Leia mais

BENEFÍCIOS FISCAIS VICTORIA Seguros, S.A. VICTORIA Seguros de Vida, S.A.

BENEFÍCIOS FISCAIS VICTORIA Seguros, S.A. VICTORIA Seguros de Vida, S.A. BENEFÍCIOS FISCAIS 2015 VICTORIA Seguros, S.A. VICTORIA Seguros de Vida, S.A. ÍNDICE Nota prévia... 3 PESSOAS SINGULARES... 3 I. SEGUROS DE VIDA E DE ACIDENTES PESSOAIS... 3 1. Prémios de seguro deduções

Leia mais

FISCALIDADE DE EMPRESA II

FISCALIDADE DE EMPRESA II FISCALIDADE DE EMPRESA II Módulo 2 Ano 2006 Carlos Manuel Freitas Lázaro 1 Mínimo de Existência Artº 70, CIRS Da aplicação das taxas estabelecidas no artº 68, CIRS, não pode resultar: para titulares de

Leia mais

RECIBOS VERDES O QUE VAI MUDAR EM 2019

RECIBOS VERDES O QUE VAI MUDAR EM 2019 RECIBOS VERDES O QUE VAI MUDAR EM 2019 I- O QUE VAI MUDAR A PARTIR DE 1 DE JANEIRO DE 2019 As alterações mais relevantes introduzidas por este novo Regime Contributivo incidem sobre os seguintes aspectos:

Leia mais

II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais

II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais Programa da Componente Profissional Área de Direito Tributário Substantivo e Processual 1.º Ciclo de formação teórico-prática II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais Introdução

Leia mais

Nota Informativa Nº02_02/2016 GABINETE DE ECONOMIA

Nota Informativa Nº02_02/2016 GABINETE DE ECONOMIA Nota Informativa Nº02_02/2016 GABINETE DE ECONOMIA DE IRS ELIMINAÇÃO GRADUAL DA DE IRS 1. INTRODUÇÃO A sobretaxa extraordinária em sede de IRS, que surgiu pela primeira vez em 2011, era de 3,5% para todos

Leia mais

ANÁLISE ÀS PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS

ANÁLISE ÀS PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS Lisboa, 17 de outubro 2016 PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 ANÁLISE ÀS PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS Pensões até 628 euros sobem 10 euros entre janeiro e julho As pensões até 628 vão sofrer um aumento

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 CRIA NOVO IMPOSTO ADICIONAL AO IMI

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 CRIA NOVO IMPOSTO ADICIONAL AO IMI INFORMAÇÃO DEZEMBRO 7 2016 INFORMAÇÃO ABRIL 2 2016 ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 CRIA NOVO IMPOSTO ADICIONAL AO IMI O OE2017 cria um novo imposto no âmbito do Código do IMI, o designado adicional ao IMI

Leia mais

CONFERÊNCIA OE 2016 ANÁLISE TÉCNICA IRS. Católica TAX PWC SERENA CABRITA NETO LISBOA - 11 FEVEREIRO 2016

CONFERÊNCIA OE 2016 ANÁLISE TÉCNICA IRS. Católica TAX PWC SERENA CABRITA NETO LISBOA - 11 FEVEREIRO 2016 CONFERÊNCIA OE 2016 Católica TAX PWC ANÁLISE TÉCNICA IRS SERENA CABRITA NETO LISBOA - 11 FEVEREIRO 2016 AGENDA OE 2016 IRS ALTERAÇÕES PROPOSTAS: TAXAS QUOCIENTE FAMILIAR DEDUÇÕES À COLETA REPORTE DE PERDAS

Leia mais

Lei final. Orçamento do Estado 2018 IRS e Segurança Social

Lei final. Orçamento do Estado 2018 IRS e Segurança Social Lei final Orçamento do Estado 2018 IRS e Segurança Social 1. IRS e Segurança Social IRS Vales Educação Os valores atribuídos a título de vales educação pela entidade patronal aos seus colaboradores, com

Leia mais

CONSULTORIA FISCAL IRS

CONSULTORIA FISCAL IRS CONSULTORIA FISCAL IRS ABATIMENTOS E DEDUÇÕES AOS RENDIMENTOS DE 2006 1. ABATIMENTOS 1.1 Dedução específica do trabalho dependente (Art.º 25.º do CIRS): 72% de 12 vezes o salário mínimo mais elevado ou

Leia mais

Flash fiscal Anteprojeto da Reforma do IRS

Flash fiscal Anteprojeto da Reforma do IRS www.pwc.pt/tax Flash fiscal Anteprojeto da Reforma do IRS No passado dia 19 de março foi publicado o Despacho nº 4168-A/2014, de 19 de março, tendo sido nomeada uma Comissão para a Reforma do Imposto sobre

Leia mais

APOIO FINANCEIRO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA CONTRATOS SIMPLES E DE DESENVOLVIMENTO

APOIO FINANCEIRO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA CONTRATOS SIMPLES E DE DESENVOLVIMENTO APOIO FINANCEIRO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONTRATOS DE APOIO À FAMÍLIA PROCEDIMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2018/2019 Ao Estado compete apoiar as famílias no exercício dos seus direitos e no cumprimento

Leia mais

Medidas de Reforma da Segurança Social

Medidas de Reforma da Segurança Social Medidas de Reforma da Segurança Social Documento de Trabalho Complementar Dando continuidade ao processo negocial em curso, em sede de Comissão Permanente de Concertação Social, e na sequência do anterior

Leia mais

Guia Fiscal IRS Alterações relevantes em sede de IRS:

Guia Fiscal IRS Alterações relevantes em sede de IRS: Guia Fiscal IRS 2015 Esta informação é um resumo dos benefícios fiscais associados a produtos comercializados pelo Novo Banco, constantes da Lei do Orçamento do Estado (OE) para 2015 - Lei nº. 82 - B/2014,

Leia mais

O N O V O R E G I M E D O A L O J A M E N T O L O C A L

O N O V O R E G I M E D O A L O J A M E N T O L O C A L i Nº 39 / 14 O N O V O R E G I M E D O A L O J A M E N T O L O C A L I. Aspectos relevantes do novo regime jurídico Entra hoje em vigor o novo regime da exploração dos estabelecimentos de alojamento local,

Leia mais

Manutenção de uma taxa adicional de solidariedade progressiva, de 2,5%/5%, aplicável a rendimentos coletáveis superiores a /

Manutenção de uma taxa adicional de solidariedade progressiva, de 2,5%/5%, aplicável a rendimentos coletáveis superiores a / Guia Fiscal IRS 2019 Esta informação é um resumo dos benefícios fiscais associados a produtos comercializados pelo Novo Banco, em vigor após a publicação da Lei do Orçamento do Estado (OE) para 2019 -

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295 IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 205 295-I0054-39

Leia mais

IRS (Lei n.º 66-B/2012 de 31 de Dezembro) SEGUROS DE VIDA

IRS (Lei n.º 66-B/2012 de 31 de Dezembro) SEGUROS DE VIDA IRS 2013 (Lei n.º 66-B/2012 de 31 de Dezembro) SEGUROS DE VIDA 2 SEGUROS DE VIDA Dedução dos prémios: Desde que garantam exclusivamente os riscos De morte; De invalidez; De reforma por velhice, desde que

Leia mais

Foi publicada a Lei nº 64-B/2011 que aprovou o Orçamento de Estado para 2012.

Foi publicada a Lei nº 64-B/2011 que aprovou o Orçamento de Estado para 2012. Caros Clientes Foi publicada a Lei nº 64-B/2011 que aprovou o Orçamento de Estado para 2012. A mesma vem de encontro, praticamente em todos os itens indicados na nossa circular do final do ano passado

Leia mais