MARCO CRONOLÓGICO TRANSIÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA PARA IDADE ANTIGA INVENÇÃO DA ESCRITA A.C ARTE MESOPOTÂMICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MARCO CRONOLÓGICO TRANSIÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA PARA IDADE ANTIGA INVENÇÃO DA ESCRITA A.C ARTE MESOPOTÂMICA"

Transcrição

1 MESOPOTÂMIA

2 MARCO CRONOLÓGICO TRANSIÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA PARA IDADE ANTIGA INVENÇÃO DA ESCRITA A.C ARTE MESOPOTÂMICA

3 2.500 a.c a.c. 476 d.c Pré-História Idade Antiga Idade Média Idade Moderna Idade Contemporânea *Paleolítico *Neolítico *Idade dos Metais *Mesopotâmia *Egito *Grécia *Roma *Arte *Paleocristã *Arte dos Bárbaros *Arte Bizantina *Arte Carolíngia *Arte Românica *Arte Gótica *Renascimento *Maneirismo *Barroco *Rococó *Neoclassicismo *Romantismo *Realismo *Impressionismo *Pós Impressionismo *Arte Moderna *Arte Contemporânea Invenção da escrita Queda do Império Romano Tomada de Constantinopla Revolução Francesa

4 ARTE MESOPOTÂMICA MUITOS FORAM OS POVOS QUE HABITARAM A MESOPOTÂMIA: SUMÉRIOS ACÁDIOS ASSIRIOS BABILÔNICO HEBREUS CALDEUS ENTRE OUTROS.

5 OBSERVE A HISTÓRIA EM QUADRINHOS

6 Com certeza você entendeu a história apenas olhando os desenhos. Agora, veja estas figuras: As figuras devem ser observadas de baixo para cima.

7

8 As figuras mostram o estandarte da cidade de UR (primeiro grande centro da mesopotâmia a.c.), É considerado o mosaico mais antigo que se tem conhecimento, o qual contempla a arte mesopotâmica; Trata-se de dois painéis retangulares, feitos de mármore, arenito avermelhado, lápis lazúli (rocha metamórfica(transformada pelo meio ambiente) de cor azul ) e conchas; Este estandarte é uma espécie de história em quadrinhos da antiguidade:

9 Mostra uma cena de guerra, com o rei e seu escudeiro num carro que corre e espezinha seus inimigos, os vencedores conduzem os prisioneiros, os quais atados em pares, são apresentados ao rei; Mostra cenas da vida doméstica de um dos reis sumérios, sendo momento de paz com a preparação do banquete da vitória.

10 Esse mosaico foi feito pelos sumérios, povo que habitou a mesopotâmia (em grego, "terra entre rios") que é a região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates.

11 VÍDEO MESOPOTÂMEA 3 MIN

12

13 MESOPOTÂMIA MESO (MEIO) + POTAMÓS (RIOS) Região formada por diferentes povos, entre os quais, destacaram-se os sumérios, os babilônios e os assírios. As condições geográficas propiciam um importante desenvolvimento cultural. Elementos naturais, encontrados às margens dos rios Tigre e Eufrates são utilizados na elaboração de obras de arte. Entretanto, muitas das obras produzidas pelos povos mesopotâmicos não chegaram até nós, hoje, dificultando-nos o seu estudo.

14 ESCRITA CUNEIFORME Os SUMÉRIOS criam a ESCRITA CUNEIFORME, que tinha os desenhos dos símbolos em forma de cunha. A Sua invenção deve-se às necessidades de administração (cobrança de impostos, registo de cabeças de gado, medidas de cereal, etc.).

15 Muitos foram os povos Que habitaram a mesopotâmia: Sumérios, acádios, Assírios, babilônicos, Hebreus, caldeus, entre outros; Por ser um lugar bom para morar, Cada um trouxe seus costumes, sua cultura, religião, hierarquia social e politica; Caça ao leão - Assírio

16 O REI ASSURBANIPAL CAÇANDO UM LEÃO Muitas vezes aconteciam guerras entre eles pelo domínio da terra; O rei Assurbanipal caçando um leão Caça ao leão - Assírio os mesopotâmicos costumavam representar seu cotidiano com desenhos em paredes, placas de pedra ou argila (estelas).

17 A ESCULTURA NA MESOPOTÂMIA. Nas esculturas produzidas pelos povos mesopotâmicos, não havia uma preocupação descritiva, salvo pelo rosto das figuras; As figuras em baixo-relevo caracterizavam-se por um grande realismo; As esculturas eram, essencialmente, hieráticas (regras bastante precisas); BAIXO-RELEVO: Escultura em que as figuras sobrelevam muito pouco o plano que lhes serve de fundo; HIERÁTICAS: Referente às formas em geral, rígidas e majestosas.

18 DEFINIÇÃO DE ALTO E BAIXO RELEVO A distinção entre estes termos pertencentes ao campo das artes consiste no seguinte: Enquanto no alto-relevo as figuras da escultura sobressaem do plano de fundo três quartos do seu volume real; Baixo-relevo as figuras excedem em altura apenas menos de metade do seu volume real.

19 Dilúvio - Assírio Sumérios A Rainha da Noite - Babilônico

20 OS PALÁCIOS REAIS POSSUÍAM UMA FUNÇÃO DE GLORIFICAÇÃO DO SOBERANO A estatuária torna-se um elemento separado da arquitetura; Essa ESCULTURA ASSÍRIA era agressiva, descritiva e realista, principalmente nas cenas de caça e de guerra; Os Baixos-relevos eram de considerada IMPORTÂNCIA; Retratavam caçadas, pescarias e expedições guerreiras. Demonstravam grande conhecimento da natureza e da fisiologia humana e animal.

21 Os feitos de guerra foram enaltecidos em relevos, como o de Naran-Sin; O rei, com uma coroa de chifres, trucida os inimigos; As antigas crenças no poder das imagens, e portanto a permanência das vitórias; O segundo milênio foi marcado pela dinastia babilônica; Tendo Hamurabi como seu fundador; Estela da Vitoria do Rei Naram-Sin Acadiano (c a. C.). Museu do Louvre (Paris). O seu código é o mais antigo rol de leis e está de diorite (pedra gravado em uma estela extremamente rígida);

22 Através do código conhecemos o papel social de cada cidadão; Encabeçando o código encontra-se o alto relevo representando Hamurabi em pé diante do deus Shamash. Trecho do Código de Hamurábi - conjunto de leis escritas cuneiformes Código de Hamurabi Baseado na Lei de Talião: pena igual à ofensa Olho por olho, dente por dente.

23 Dentro do palácio, uma série relevos de ilustrando as conquistas militares reforça a impressão de poder.

24 Figuras, cujo fim era impedir a entrada das forças do mal dentro do palácio; Demonstram uma atenção minuciosa com o detalhe linear, que em escala gigantesca, produz um efeito poderoso. Touros com cabeças Toro alado de Khorsabad - Assírio Humanas, esculpidas em relevos

25 Os primeiros reis sumérios eram sepultados com seus escravos e tesouros. Grupo escultórico de Tell Asmar (Templo de Abu), c a.c. Museu do Iraque, Venerador Sumério Estátua de Gudea, governador de Lagash - Sumério

26 CAUSAS DO DESGASTE E DO DESAPARECIMENTO DE GRANDE PARTE DE SUAS OBRAS Conturbada história política da região, repleta de invasões das mais diversas culturas; O material utilizado, quase sempre tijolos de barro cru, cerâmicas, madeiras e fibras vegetais; Da arquitetura mesopotâmica, pouco nos restou, pois, devido a dificuldade de se encontrar pedras na região, as construções eram feitas em adobe (tijolo preparado com argila crua e secado ao sol).

27 Dessa forma, além de fragilidade do adobe, cada vez que um império conquistava outro havia grande destruição. As ruínas da cidade de Persépolis são um dos Poucos exemplares Que nos restam.

28 NEOBABILÔNIOS Passam a usar largamente o tijolo vitrificado e queimado; Utilizando cores vivas e animais graciosos; Reconstruído no Vorderstaatische Museen, Berlim. Podemos observar o Portão de Ishtar, construído durante o reinado de Nabucodonosor;

29

30 FIM DA SUPREMACIA SUMERIANA Acádios e Babilônicos realizam uma grande renovação artística. A Ourivesaria, a Arte de trabalhar com metais e pedras preciosas, ganha força. Surge uma importante forma de expressão artística, as Estelas, monumentos comemorativos dos grandes feitos dos reis e imperadores. Os desenhos eram mais suaves e a liberdade de representação aumentou, sem romper com o padrão tradicional.

31

32 Mas, outros povos também se desenvolviam ao mesmo tempo que os mesopotâmicos: Como por exemplo a Cultura egípcia que cresceu às Margens do rio Nilo. EGITO Fonte: Arte, História e Produção: Arte Ocidental. Autores: Carla Paula Brondi Calabria & Raquel Valle Martins

33 MARCO CRONOLÓGICO TRANSIÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA PARA IDADE ANTIGA INVENÇÃO DA ESCRITA A.C ARTE EGIPCIA

34 2.500 a.c a.c. 476 d.c Pré-História Idade Antiga Idade Média Idade Moderna Idade Contemporânea *Paleolítico *Neolítico *Idade dos Metais *Mesopotâmia *Egito *Grécia *Roma *Arte *Paleocristã *Arte dos Bárbaros *Arte Bizantina *Arte Carolíngia *Arte Românica *Arte Gótica *Renascimento *Maneirismo *Barroco *Rococó *Neoclassicismo *Romantismo *Realismo *Impressionismo *Pós Impressionismo *Arte Moderna *Arte Contemporânea Invenção da escrita Queda do Império Romano Tomada de Constantinopla Revolução Francesa

35 ARTE EGIPCIA Mas, outros povos também se desenvolviam ao mesmo tempo que os mesopotâmicos: Fonte: Arte, História e Produção: Arte Ocidental. Autores: Carla Paula Brondi Calabria & Raquel Valle Martins Como por exemplo a Cultura egípcia que cresceu às margens Do rio Nilo - África.

36 ARTE DO VALE DO NILO A arte egípcia era monumental e de grande beleza e está ligada à religião, ou seja, ao culto dos deuses e dos mortos.

37 ARTE EGIPCIA Datada entre 1560 e 1309 A.C; Acreditavam na vida após a Morte; RIO NILO Templos, palácios e pirâmides Foram construídos em homenagem aos deuses e Aos faraós.

38 MONUMENTOS Grandiosos e imponentes, pois deviam mostrar todo poder do faraó. DESERTO Mão de obra escrava para o trabalho pesado.

39 É considerada uma das principais civilizações da antiguidade; Toda a arte desse período era usada como forma de demostrar poder (séc.xiii a.c. Reinado Ramsés II); Arquitetura monumental (pedra); Templos destinados as dinvidades.

40 - Arte mortuária que abrigava os restos mortais dos faraós, (pirâmides); - Relevos e pinturas murais; - Arte decorativa e mobiliário; - Carácter solene rígidos de representação, simbolismo, lei da frontalidade.

41 TRIBUNAL DE ÓSIRIS LIVRO DOS MORTOS - PAPIRO

42 TRIBUNAL DE ÓSIRIS LIVRO DOS MORTOS PAPIRO A felicidade e a garantia da vida depois da morte dependiam de rituais religiosos. A arte, como não podia deixar de ser, refletia essa visão religiosa.

43 ARTE NO EGITO As divisões da História Egípcia na antiguidade: - Antigo Império - Médio Império - Novo império

44 TUMBAS REAIS PARA OS REIS PIRÂMIDES A crença na imortalidade levou os egípcios a construírem imponentes túmulos; o fato de PAI, FILHO E NETO - QUÉOPS, QUÉFREN, E MIQUERINOS Maior delas Quéops, com 146 m de altura (49 andares), é chamada Grande Pirâmide, e foi construída cerca de 2550 a.c. para Kufu, no auge do antigo reinado do Egito. adorarem vários deuses fez construir grandes templos.

45 Na frente das piramides são localizadas os templos e as vias cobertas; Ao redor, os tumulos das esposas reais e mastabas dos nobres.

46 Pirâmide ESFINGE DE GIZÉ Sua cabeça representa o Faraó Quéfren; Conhece-te a ti mesmo ou te devorarei. As pirâmides mais célebres ficam, no planalto de Gizé: Khufu (Quéops), a do seu filho Khafré (Quéfren) e a do seu neto Menkaur (Miquerinos). Junto desta pirâmide localiza-se a grande esfinge, talhada na rocha.

47 ESFINGE DE GIZÉ Arte anônima; É a maior de todas do egito; Tem 73 metros de comprimento e 20 de altura.

48 ESFINGE DE GIZÉ Foi talhada diretamente na rocha, no reinado de Khafré; rosto tem os traços do O seu faraó; força e a potência; Simboliza a Guarda a entrada da sepultura do rei.

49 CURIOZIDADE Os tumulos mergulham centenas de metros na montanha HIPOGEUS Túmulos Reais escavados na rocha

50 HIPOGEUS O Hipogeu (tumulo) de Tutankhamon, descoberto em 1922, foi encontrado praticamente intato, pelo pesquisador Ingles Howard Carter em No seu interior encontravam-se jóias valiosas, material de escrita, instrumentos musicais, roupas e muitas mais coisas.

51

52 TESOUROS

53

54 TUTANKHAMON A múmia estava encerrada (é uma forma flexionada de "encerrar") em vários sarcófagos, uns dentro dos outros; O último era de ouro maciço, pesando 110 quilos; Máscara funerária de Tutankhamon, c a.c. Máscara de ouro, pasta de vidro e lápis-lazúli. O rosto de Tutankhamon estava coberto com uma lindíssima máscara.

55 TUTANKHAMON

56 TUTANKHAMON

57 Sarcófago de TUTANCÂMOM Museu do Cairo

58

59 Esculturas e retratos estereotipados de acordo com um padrão que representava a aparência ideal dos seres.

60 MUMIFICAÇÃO Eram retirados o cérebro, os intestinos e outros órgãos vitais, e colocados num vaso de pedra chamado canopo; Múmia de RAMSÉS II Nas cavidades do corpo eram colocadas resinas aromáticas e perfumes;

61 MUMIFICAÇÃO As incisões eram costuradas e o corpo mergulhado num tanque com nitrato de potássio; Após 70 dias o corpo era lavado e enrolado numa bandagem de algodão, embebida em betume, que servia como impermeabilização.

62 A múmia da rainha Hatshepsut, a governante mais poderosa do Egito antigo. gt Museu do Cairo ANUBIS

63 Deus egípcio, representa uma função, da Força Suprema à qual os egípcios dão o nome a esta Força, essa Inteligência, esse Princípio Cósmico; É importante salientar que os egípcios utilizam formas antropomórficas e de animais, filosofia egípcia não se baseava na crença de que tais criaturas realmente existissem na forma como eram representadas; Essas ilustrações não passam de símbolos escolhidos com cuidado para falar sobre os fundamentos dos princípios específicos aos quais se referem; Por exemplo: Rá, por representar a origem Consciência Suprema, era mostrado carregando o sol na cabeça, pois, se a Luz é o símbolo da consciência, então não há melhor símbolo para a origem da consciência suprema do que o Sol, a maior fonte de luz que temos;

64 SIMBOLOGIA EGIPCIA Cruz Ansata Chave ou a Cruz da Vida, para os egípcios, a representação dessa cruz oval (Ankh) simbolizava a eternidade uma vez que está associada à Ísis (deusa da fertilidade e maternidade) e Osíris (deus da vegetação e da vida no além), a união dos princípios geradores do mundo: o feminino e o masculino. Importante destacar que esse amuleto, foi muito utilizado pelos faraós a fim de trazer-lhes proteção, saúde e felicidade.

65 Olho de Hórus Amuleto que, para alguns, corresponde ao olho que tudo vê, por isso, para os egípcios, o olho de Hórus simbolizava a clarividência, além de simbolizar o poder, a força e a proteção espiritual. Vale lembrar que esse símbolo corresponde ao olho que o deus Hórus perdeu durante uma batalha. Pena Para os egípcios, a pena simbolizava a justiça, de forma que representava o peso mais leve, no entanto, necessário para interferir no equilíbrio da balança.

66 Fênix Ave lendária, para os egípcios, a Fênix era considerada o pássaro da ressurreição, símbolo de vida e da renovação, uma vez que essa criatura mítica renasce de suas cinzas. Dessa maneira, ela está associada ao ciclo do sol, representando o símbolo das revoluções solares e, por isso, é uma referência à cidade de Heliópolis (cidade do sol). Serpente Animal venerado pelos egípcios, a serpente simbolizava a proteção, a saúde e a sabedoria sendo portanto, considerado um talismã muito poderoso.

67 Escaravelho O escaravelho sagrado é um dos amuletos mais populares entre os egípcios. Ele simboliza o deus egípcio do Sol - Kepri - e surge em alguns mitos de criação, na medida em que representava a imagem cíclica da imortalidade, numa representação da vida e da renovação da energia. Acreditava-se que ele protegia contra os maus espíritos sendo utilizado, portanto, nos funerais com a finalidade de proteger o coração e a alma do morto.

68 Gato Tyet Animal venerado como um Deus, visto que os egípcios consideravam os felinos seres superiores; os gatos estavam associados à deusa da fertilidade, Bastet. Muitas vezes confundida com a cruz ansata, na medida em que possui uma forma ovalada similar, o nó de Ísis, (Tyet ou Tet) era considerado pelos egípcios como um poderoso amuleto que simbolizava a proteção da deusa da fertilidade e da Maternidade, Ísis. Desse modo, o nó de Ísis era amarrado no pescoço do morto, a fim de lhe assegurar uma viagem protegida e segura ao submundo.

69 TEMPLO MORTUÁRIO Da rainha Hatshepsut, em Deir el-bahari Santuário escavado na falésia (EROSÃO). Templo da Rainha Hatsepshut

70 GRANDES MONUMENTOS TEMPLO DE RAMSÉS II Hierarquia social e religiosa; Atribuição de diferentes tamanhos às diferentes personagens, consoante a sua importância; Templo de Ramsés II - Abu Simbel Faraó será sempre a maior figura; O poder dava-se e a importância que determinam a dimensão.

71 Hieroglifos esculpidos nas fachadas e colunas dos templos. RAMSÉS II Finalidade de deixar gravado para posteridade os feitos de Ramsés II.

72 Santuário Ramsés II

73 TEMPLO de LUXOR com OBELISCO (MONUMENTO COMEMORATIVO) O templo de Luxor é constituído por gigantescas colunas, tem à entrada duas grandiosas estátuas de Ramsés II.

74 TEMPLO de LUXOR com OBELISCO (MONUMENTO COMEMORATIVO) O templo de Luxor é constituído por gigantescas colunas, tem à entrada duas grandiosas estátuas de Ramsés II.

75

76 ARTE DO EGITO Lei da Frontalidade desenhos feitos de perfil; Baixo relevo desenhos eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica; As tintas eram obtidas na natureza (pó de minérios, substâncias orgânicas); Esculturas do ouro encontradas nas tumbas; Máscaras mortuárias feitas de ouro que serviam de proteção.

77 PINTURA LEI DA FRONTALIDADE Obedece a regras fixas: a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil; o olho e o tronco de frente é a lei da frontalidade.

78 Provavelmente os artistas da época achavam difícil desenhar uma pessoa com pernas e pés virados para frente. A regra determina também que o desenho e pintura deviam mostrar tudo o que havia de mais característico nos seres retratados, pois o observador tinha que entender facilmente as imagens.

79 Grande parte da pintura egípcia encontra-se nas paredes dos túmulos; Representam aspectos da vida cotidiana ou cenas religiosas.

80 Esta é uma cena de Caça; Regras da frontalidade que foi seguida por muito tempo; Arte detalhista e realista; Imagem estática e de uma imobilidade solene; Tumba de Nebamun a.c. - Pintura de parede 31cm -British Museum, London Uma arte robusta, sólida, criada para a eternidade; Perspectiva, proporção não procupavam os pintores egipcios.

81 MÉTODO ESCULTÓRICO Após a morte do faraó Akhnaton seu filho sucessor Tutancâmon assume o poder; Assim Tebas volta a ser capital do Egito e o politeísmo é restaurado; Com isso os artistas voltam a representar os governantes em postura formais; Figura bastante expressiva;

82

83 MÉTODO ESCULTÓRICO Museu de Louvre, París. Escultura que represente traços físicos o mais fiel possível; Não era feita esculturas só dos mortos; Os retratados deveriam conter: - fisionomias, - traços raciais, - condições sociais. Escriba sentado; Bom exemplo de uma escultura egípcia; Escriba em exercício de sua profissão Escrever.

84 Demótica a escrita popular. Hierática uma escrita mais simples, utilizada pela nobreza e pelos sacerdotes. Hieróglifos considerados a escrita sagrada.

85 Faraó Akhnaton sendo representado em uma cena doméstica; Filhos e esposas (Nefertiti) sobre a proteção do deus Aton (disco solar). Disco solar desprende raios portadores de benção para a família real. A arte egípcia emprega o baixo relevo normal no qual se escava o fundo à volta das figuras.

86

87

88 FARAÓ TUTACÂMON Nesta cena o detalhe do tronco de Tutancâmon, o faraó esta sentado de modo informal, e a rainha toca-lhe o ombro com uma certa intimidade; Folhas de ouro e prata foram empregadas na obra; A peça é parte do imenso tesouro encontrado em seu tumulo, em 1922, pelo pesquisador inglês Howard Carter.

89 AS CORES Apreciava muito nas cores; As estátuas, o interior do templos e dos túmulos eram profundamente coloridas; As cores não cumpriam apenas a sua função primária decorativa; Era carregadas de simbolismo; Preto representava a fertilidade e a regeneração. Branco cor da pureza e da verdade. Vermelho representava a energia, o poder e a sexualidade. Amarelo associou esta cor à eternidade. Verde simboliza a regeneração e a vida. Azul estava associado ao rio Nilo e ao céu.

90 AS ARTES DECORATIVAS Fundidores

91 AS ARTES DECORATIVAS Fundidores

92 AS ARTES DECORATIVAS Fundidores

93 Nas artes decorativas destaca-se o trabalho de ourivesaria, como comprovam as inúmeras peças encontradas nos túmulos. Escaravelho

94 DIVERSÕES Gostavam também de jogos de tabuleiro Música e dança

95 VÍDEO ARTE EGIPCIA Enviado em 30 de ago de 2010 O vídeo mostra a arte egípcia e suas características 3 MIN

96

97 BIBLIOGRAFIA ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna. São Paulo: Perspectiva, GOMBRICH,E.H. A História da Arte.Rio de Janeiro: Zahar Editores, HAUSER. A. História Social da Literatura e da Arte. 2 vol. São Paulo: Mestre Jou, 1982 JANSON, H. W. História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1992 MADSEN, S. Madsen. Art Nouveau. Porto: Inova, 1967 MATHEY, François. O Impressionismo. São Paulo: Verbo/ EDUSP, NOVAES, Adauto (org.). Os Sentidos da Paixão. São Paulo: Cia das Letras, 1987.

98 A Mitologia, Descoberta do mundo em imagem, Fleurus Ângela Mc Donald ( consultora), Caçadores de Tesouros, Texto, Antigo Egipto, Descoberta do mundo em imagem, Fleurus Atlas das Civilizações Antigas; Civilização Aude Gros de Beler, A Mitologia Egípcia, Gama Editora Egiptologia, Editorial Caminho, Lisvoa 2001 Émille Beaumont, O Antigo Egipto, Fleurus Fiona Macdonald, Antigos Egípcios, Mãos na História,Juvenil Universal John Malam, Indiana Jones explora O Antigo Egipto, Campo das Letras Henry Martin (dir), L art Égiptien, Flammarion História 7, Texto Editora Sinais da História 7, Ed. Asa O Egipto em 200 perguntas, Larrousse 2006 khanelkhalili.com.br

MARCO CRONOLÓGICO TRANSIÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA PARA IDADE ANTIGA INVENÇÃO DA ESCRITA 3.500ª.C ARTE MESOPOTÂMICA E EGÍPICIA

MARCO CRONOLÓGICO TRANSIÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA PARA IDADE ANTIGA INVENÇÃO DA ESCRITA 3.500ª.C ARTE MESOPOTÂMICA E EGÍPICIA MARCO CRONOLÓGICO TRANSIÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA PARA IDADE ANTIGA INVENÇÃO DA ESCRITA 3.500ª.C ARTE MESOPOTÂMICA E EGÍPICIA Arte Mesopotâmica Muitos foram os povos que habitaram a mesopotâmia: SUMÉRIOS ACÁDIOS

Leia mais

Principais características da arte egípcia

Principais características da arte egípcia A Arte no Egito Principais características da arte egípcia Arquitetura Construções de grandes proporções (palácios e templos). Os egípcios foram os primeiros a usar a coluna nas construções. Monumentos

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NO EGITO Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NO EGITO O Egito foi uma das principais civilizações da antiguidade. Com uma civilização bastante desenvolvida em sua organização

Leia mais

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e COLÉGIO PEDRO II Campus São Cristóvão II Departamento de Desenho e Artes Visuais Equipe de Artes Visuais Coordenação: Prof. Shannon Botelho - 6º ano Aluno / a: Turma: Arte no Egito Os egípcios constituíram

Leia mais

Sociedade. Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido.

Sociedade. Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido. EGITO Sociedade Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido. Religião Elemento cultural mais forte; Sacerdotes monopolizavam

Leia mais

Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018

Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018 Texto e atividades de Arte 1ª etapa/2018 1ª Série do Ensino Médio Professor (a): Nélia Armond Lopes Nome: N : Turma: Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018 A Mesopotâmia é considerada um dos

Leia mais

TARítulo da aula A arte no Egito

TARítulo da aula A arte no Egito TARítulo da aula A arte no Egito Prof. Lilian Rodrigues 6º ano Arte no Egito Professora: Lilian Rodrigues A Pedra da União O mais antigo documento egípcio, também conhecido como a paleta de Nãrmer. Simboliza

Leia mais

As Civilizações Antigas e do Oriente

As Civilizações Antigas e do Oriente As Civilizações Antigas e do Oriente Egito e Mesopotâmia Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Características gerais das civilizações do Crescente Fértil Foram civilizações hidráulicas

Leia mais

O NASCIMENTO DA CULTURA

O NASCIMENTO DA CULTURA HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I O NASCIMENTO DA CULTURA PRÉ-HISTÓRIA:Período Paleolítico, Neolítico. PRÉ-HISTÓRIA NO BRASIL. ARTE MESOPOTÂMIA: Sumérios, Assirios, Babilônicos.

Leia mais

HISTÓRIA DAS ARTES E ESTÉTICA ARTE EGÍPCIA. Uniaraxá Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles

HISTÓRIA DAS ARTES E ESTÉTICA ARTE EGÍPCIA. Uniaraxá Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles HISTÓRIA DAS ARTES E ESTÉTICA Uniaraxá Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles - Às margens do Rio Nilo 2 Inicia-se cerca de 3150 a.c.! Unificação dos reinos do Alto e do Baixo Egito! Termi

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Alexandre Santiago Egito Grécia e Roma EGITO UMA ESCRITA BEM ESTRUTURADA E NOS DEIXOU UM GRANDE LEGADO CULTURAL A RELIGIÃO ORIENTAVA TUDO. CRENÇA EM DEUSES E VIDA

Leia mais

Aula 2 Egito e Mesopotâmia

Aula 2 Egito e Mesopotâmia ARTE VISUAL SÉRIE: 3º ano Aula 2 Egito e Mesopotâmia Profª Andréia Leite Egito - Por volta de 3.000 a.c. - Politeísta. - Região do Egito Cairo. - Escrita - hieróglifos Egito e Mesopotâmia 3º ano - Tudo

Leia mais

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA HISTÓRIA DA ARTE Aluno (a): Professor: Lucas Salomão Data: / /2016 9º ano: A [ ] B [ ] C [ ] ARTE EGÍPCIA EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA 01. Sobre a arte egípcia, marque ( V ) para as alternativas verdadeiras

Leia mais

A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE

A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE A arte desenvolvida pela cultura egípcia refletiu a crença de que a vida humana poderia sofrer interferência dos deuses. A arte concretizou-se nos

Leia mais

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c.

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c. O ANTIGO EGITO c.3500 a.c. EGITO localização geográfica O Egito fica situado no nordeste do continente africano. O território é atravessado pelo rio Nilo e a estreita faixa fértil está limitada, de ambos

Leia mais

Galeria Arte do Egito. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de

Galeria Arte do Egito. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de Galeria Arte do Egito Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de 2018 www.apreciandoarte.com.br Egito O Egito é uma dádiva do Nilo Heródoto Kemet, o nome antigo em egípcio,

Leia mais

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Nomenclatura Os egípcios chamaram sua terra das seguintes formas: a) Kemet: terra negra; b) Decheret: terra vermelha; c) Taui: as duas

Leia mais

ARTE NO EGITO ANTIGO. Prof. Hudson Oliveira

ARTE NO EGITO ANTIGO. Prof. Hudson Oliveira ARTE NO EGITO ANTIGO Prof. Hudson Oliveira Localização: Nordeste da África; Arte, política e religião se misturavam no Egito; Política: Teocracia: é o sistema de governo em que as ações políticas, jurídicas

Leia mais

CULTURAS URBANAS HISTÓRICAS

CULTURAS URBANAS HISTÓRICAS CULTURAS URBANAS HISTÓRICAS MESOPOTÂMIA A Bíblia (V.T.) descreve as primeiras cidades do mundo surgidas na Mesopotâmia: Erek (Uruk), Acad, Babilônia, Ur (Abrão), Niníve entre outras; Aglomerados urbanos

Leia mais

1º ANO ENSINO MÉDIO PROF: EMERSON. Aluno: nº: Turma: Arte Egípcia

1º ANO ENSINO MÉDIO PROF: EMERSON. Aluno: nº: Turma: Arte Egípcia ARTE 1º ANO ENSINO MÉDIO PROF: EMERSON Aluno: nº: Turma: Arte Egípcia Uma das principais civilizações da Antiguidade foi a que se desenvolveu no Egito. Era uma civilização já bastante complexa em sua organização

Leia mais

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia As principais civilizações As principais civilizações da Antigüidade oriental são a suméria, assíria, acadiana, egípcia, hebraica, fenícia, hitita e persa. Civilização

Leia mais

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Arte na antiguidade: Egito e Grécia Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com Arte para a eternidade: Egito e Mesopotâmia periodização Antigo Império (3200-2000 a.c.) Médio Império (2000-1580

Leia mais

Mesopotâmia, região entre rios

Mesopotâmia, região entre rios Mesopotâmia, região entre rios Rio Eufrates Rio Tigre Muito do que consideramos natural no mundo moderno tem suas origens nessa civilização: os alimentos, os tijolos para a construção, os veículos de rodas

Leia mais

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner O Egito Antigo Aula I Professor Leopoldo Gollner O Egito Aspectos Físicos Cronologia Política A Sociedade Egípcia A Economia Egípcia A Geografia do Antigo Egito Localização geográfica O Alto e o Baixo

Leia mais

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini HISTÓRIA Nas vias do tempo, a trajetória humana Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Antes de tudo, as origens do homem A origem ou o elo perdido ainda é incerta. Há +/- 195 mil anos, no

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Artes Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

Paleolítico VENUS 11/8/2010 PALEOLÍTICO I NFERIOR

Paleolítico VENUS 11/8/2010 PALEOLÍTICO I NFERIOR Paleolítico - a principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 2

HISTÓRIA GERAL AULA 2 HISTÓRIA GERAL AULA 2 REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO NEOLÍTICO IDADE DOS METAIS A HISTÓRIA IDADE ANTIGA HISTÓRIA IDADE MÉDIA IDADE MODERNA I. CONTEMPORÂNEA REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO

Leia mais

Arquitetura Egípcia. Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur

Arquitetura Egípcia. Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur Arquitetura Egípcia Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur Docente: Veronica Curso: Técnico em Edificações Turno: Vespertino INTRODUÇÃO Os egípcios desenvolveram

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NA GRÉCIA Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NA GRÉCIA Dos povos da antiguidade os gregos apresentaram uma produção cultural mais livre. Não se submeteram as imposições

Leia mais

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira Sociedades urbanas e primeiros Estados Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A Revolução Agrícola proporcionou o surgimento dos primeiros núcleos urbanos e os primeiros Estados; As primeiras cidades foram

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano PALEOLÍTICO Processo de hominização; Caça e coleta; Nômades; Controle do fogo; Pinturas rupestres. O CONTROLE DO FOGO POSSIBILITOU AO HOMEM... proteger-se dos animais;

Leia mais

Arte Egípcia. 1º Ano 1º Bmestre 2015 Artes Professor Juventino

Arte Egípcia. 1º Ano 1º Bmestre 2015 Artes Professor Juventino Arte Egípcia 1º Ano 1º Bmestre 2015 Artes Professor Juventino Arte Egípcia Encontramos no Egito uma das principais civilizações da Antiguidade no que diz respeito ao seu desenvolvimento. A sociedade egípcia

Leia mais

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O.

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Condições naturais e a capacidade racional da espécie humana. O Rio Nilo possuía um regime regular de cheias que irrigava o solo

Leia mais

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS.

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. APRECIAR E ENTENDER A ARQUITETURA, PINTURA E ESCULTURA EGIPCIA. 2 3 4 Os egípcios uma das civilizações mais ricas,

Leia mais

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre.

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre. Terra entre rios * Mesopotâmia, que significa terra entre rios, é considerada o berço da civilização, já que foi nessa área que surgiram as primeiras cidades da História. Tigre A geografia da região é

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

HISTORIA GERAL CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE. Aula 3 Ellen e Natan

HISTORIA GERAL CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE. Aula 3 Ellen e Natan HISTORIA GERAL CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE Aula 3 Ellen e Natan Revisão Pré-História Paleolítico -Pedra lascada Nômades, Caça, pesca, domínio do fogo. Neolítico Pedra Polida. Revolução agrícola, Sedentarizarão.

Leia mais

Civilizações Hidráulicas

Civilizações Hidráulicas Civilizações Hidráulicas Mesopotâmia e Egito Prof. Thiago Modo de Produção Asiático Sociedades ditas Hidráulicas ou de Regadio; Ausência da propriedade privada; Base social aldeã; Intervenção estatal na

Leia mais

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA PÁG: 1 / Egito: Condições naturais: O Egito situa-se no nordeste de África. Fica a norte do deserto da Núbia, a este do deserto da Líbia e a oeste do deserto Arábico. Tem ainda como limites o Mar Mediterrâneo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professora: Fernanda Coimbra Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: ESTUDS AUT

Leia mais

01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de

01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de 1 2 01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos

Leia mais

Dicas do Professor. História 6º Ano

Dicas do Professor. História 6º Ano Dicas do Professor História 6º Ano O Egito Antigo Essa frase é de um grego chamado Heródoto. Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas

Leia mais

Objetivos: - Recursos: Imagens e Vídeos. - Conteúdo para próxima aula:

Objetivos: - Recursos: Imagens e Vídeos. - Conteúdo para próxima aula: Conteúdo: Civilizações Antigas Mesopotâmia. Compreender as civilizações antigas como berço do modelo das sociedades atuais; Caracterizar os diferentes povos que formaram as civilizações mesopotâmicas;

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br ANTIGUIDADE ORIENTAL Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04 M.P.A.: Modo de Produção Asiá9co M.P.E.: Modo de Produção Escravista M.P.F.: Modo de Produção Feudal M.P.K.:Modo de Produção Capitalista Pré- História

Leia mais

Região: Área longa e estreita seguindo o curso do rio Nilo. Mais de 1.000km de extensão e cerca de 30 quilômetros de largura máxima

Região: Área longa e estreita seguindo o curso do rio Nilo. Mais de 1.000km de extensão e cerca de 30 quilômetros de largura máxima EGITO ANTIGO Região: Área longa e estreita seguindo o curso do rio Nilo. Mais de 1.000km de extensão e cerca de 30 quilômetros de largura máxima O território divide-se em: Baixo Egito (Egito Inferior)

Leia mais

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES 04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Crescente Fértil: localização e importância Entre o nordeste da África e parte da Ásia ocupada por diversos povos desde tempos remotos destaque para os egípcios e mesopotâmicos

Leia mais

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito

Leia mais

ARTE AULA 9 A 12 EAD 1ºANO

ARTE AULA 9 A 12 EAD 1ºANO ARTE AULA 9 A 12 EAD 1ºANO AULA 9 Arte Mesopotâmica A arte mesopotâmica representa as diversas manifestações artísticas (pintura, escultura, arquitetura, artesanato, literatura, etc.) que foram desenvolvidas

Leia mais

Sacerdotes e Monarcas, enfrentamentos pelo poder na. Prof. Marcio Sant Anna dos Santos

Sacerdotes e Monarcas, enfrentamentos pelo poder na. Prof. Marcio Sant Anna dos Santos Sacerdotes e Monarcas, enfrentamentos pelo poder na XVIII dinastia egípcia Prof. Marcio Sant Anna dos Santos Linha temporal do Egito antigo Período dinástico inicial (c. 3150-2868 a.c.) Menés primeiro

Leia mais

DISCIPLINA HISTÓRIA DA ARTE

DISCIPLINA HISTÓRIA DA ARTE PROF. ESPECIALISTA LAILE ALMÉRIA DE MIRANDA e-mail: lailealmeria@hotmail.com DISCIPLINA HISTÓRIA DA ARTE APRESENTAÇÃO EMENTA BOAS VINDAS FORMAÇÃO ACADÊMICA 1ª Pós Graduação 2004/2005. Campanha Nacional

Leia mais

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA Etapas da Pré-História: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): de 2.5 Milhões (M) de anos antes do presente (a.p.) até 100 mil (K)

Leia mais

Localização geográfica

Localização geográfica O Egito Antigo Localização geográfica Norte da África região desértica cortada pelo Rio Nilo, que através de seu regime de cheias e vazantes possibilitou a fertilidade do solo e a prática da agricultura.

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Pré-História e Antiguidade O mundo antigo. Professor Isaac Antonio Camargo

HISTÓRIA DA ARTE. Pré-História e Antiguidade O mundo antigo. Professor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Pré-História e Antiguidade O mundo antigo Professor Isaac Antonio Camargo 1 4 O MUNDO ANTIGO Encontramos a arte na antigüidade dentro de civilizações mais preparadas técnica e socialmente,

Leia mais

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo 05. ÁFRICA ANTIGA Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo cheias anuais e margens muito férteis

Leia mais

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL Aproximadamente 4000 a.c. até 476 d.c. MARCOS HISTÓRICOS: invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente. EGÍPCIOS MESOPOTÂMICOS PERSAS HEBREUS FENÍCIOS CHINESES

Leia mais

1º bimestre_1ª série 6 - Primeiras Civilizações - Antiguidade Oriental Cap /3/4 Cap Roberson de Oliveira

1º bimestre_1ª série 6 - Primeiras Civilizações - Antiguidade Oriental Cap /3/4 Cap Roberson de Oliveira 1º bimestre_1ª série 6 - Primeiras Civilizações - Antiguidade Oriental Cap. 1-1.2/3/4 Cap. 3-3.1 Roberson de Oliveira Civilizações da Antiguidade Oriental Astecas Índia Incas Roberson de Oliveira 2 Civilização

Leia mais

Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam

Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam ilwyzx Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam a natureza, ritualizam as relações humanas meio

Leia mais

Galeria Arte da Mesopotâmia. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de 2018

Galeria Arte da Mesopotâmia. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de 2018 Galeria Arte da Mesopotâmia Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de 2018 www.apreciandoarte.com.br Visão de mundo dos Sumérios NAMMU O deus supremo A DIVINA TRINDADE

Leia mais

O tempo resiste a tudo, mas as Pirâmides, resistem ao tempo. (provérbio árabe).

O tempo resiste a tudo, mas as Pirâmides, resistem ao tempo. (provérbio árabe). Pirâmide é uma palavra de origem grega em que piro quer dizer fogo e amid quer dizer estar no centro, isto é, fogo está no centro. A pirâmide é um tipo de construção que proliferou, no Egito, muito mais

Leia mais

HISTÓRIA. Antiguidade Oriental Parte 2. Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Antiguidade Oriental Parte 2. Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Parte 2 Profª. Eulália Ferreira Mesopotâmicos Mesopotâmia "terra entre rios A Mesopotâmia foi uma região por onde passavam muitos povos nômades oriundos de diversas localidades. A terra fértil

Leia mais

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente HISTÓRIA aula Civilizações do Antigo Oriente Primeiras Civilizações Revolução Neolítica Domesticação de plantas e animais Nova dieta alimentar e início do sedentarismo Uso de metais e início de disputas

Leia mais

A Arte egípcia estava inteiramente ligada á religião. Não sabemos os nomes dos artistas, por isso chamamos de anônimos. As pinturas eram uma forma de

A Arte egípcia estava inteiramente ligada á religião. Não sabemos os nomes dos artistas, por isso chamamos de anônimos. As pinturas eram uma forma de A Arte egípcia estava inteiramente ligada á religião. Não sabemos os nomes dos artistas, por isso chamamos de anônimos. As pinturas eram uma forma de registrar histórias e acontecimentos. Era também um

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO HISTÓRIA Um oásis no meio do grande deserto do Saara. Uma dádiva do rio Nilo. Assim é definido o antigo Egito, o país dos faraós, das múmias e dos Mistérios das pirâmides. João Francisco LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Mesopotâmia Sumérios e Acádios (3.500a.C. aprox.) Organização em cidades-estado > Patesis. Agricultura irrigada por canais. Criação da escrita cuneiforme.

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas

Leia mais

Aula 2 A Arte no Egito e Mesopotâmia

Aula 2 A Arte no Egito e Mesopotâmia ARTE VISUAL SÉRIE: 1º ano Aula 2 A Arte no Egito e Mesopotâmia Profª Andréia Leite A Arte no Egito Tudo no Egito era orientado pela religião. Para os egípcios, eram as práticas rituais que asseguravam

Leia mais

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar.

A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. HISTÓRIA DA ARTE A arte não evolui. Ela retrata a condição do homem na história, suas necessidades, suas crenças, seu modo de vida, sua forma de se organizar. Consideramos como arte pré-histórica todas

Leia mais

A arte da Mesopotâmia

A arte da Mesopotâmia A arte da Mesopotâmia ATUALIDADE:Estado Islâmico destrói esculturas milenares em museu iraquiano A UNESCO pediu uma reunião de emergência para procurar proteger o patrimônio cultural do Iraque após

Leia mais

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.:

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== ===

Leia mais

Coleguium -3ºEM 1ª etapa

Coleguium -3ºEM 1ª etapa Coleguium -3ºEM 1ª etapa CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA: - Desenvolvida às margens do Nilo, na África; - Organização social complexa e rica em realizações culturais; - Escrita bem estruturada; Hieróglifos na parede

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO

Leia mais

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172 ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre - 171 e 172 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.c. ao século

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira *Observação: Esta folha deverá ser impressa e anexada aos exercícios em folha timbrada e entregues no dia

Leia mais

JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS

JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS Mecânica e objetivos O jogo Famílias Históricas consiste em reunir cartas que compõem uma mesma família histórica, isto é, dizem respeito ao mesmo tema ou contexto histórico.

Leia mais

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.:

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Heródoto, o principal

Leia mais

História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I. O Nascimento da Cultura

História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I. O Nascimento da Cultura História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I O Nascimento da Cultura A PRÉ-HISTÓRIA Período da História que engloba desde o surgimento do ser humano até o desenvolvimento

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE I Parte 9

HISTÓRIA DA ARTE I Parte 9 ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE I Parte 9 Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul HISTÓRIA DA ARTE

Leia mais

AS CIDADES ANTIGAS EGITO. Kaled Ahmad Barakat

AS CIDADES ANTIGAS EGITO. Kaled Ahmad Barakat AS CIDADES ANTIGAS EGITO Kaled Ahmad Barakat TIMELINE AS CIDADES ANTIGAS EGITO As origens da cidade no Oriente Médio Fatores que contribuíram para a origem das cidades no Oriente Médio: A SITUAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra TEXTO BASE: EGITO ANTIGO A região do Egito está localizada ao nordeste da África em uma longa faixa banhada pelo rio Nilo fazendo parte do que chamamos de Crescente Fértil. Seu clima árido faz com que

Leia mais

Babilônia (Reconstituição: 2000 ac) IMPÉRIO BABILÔNICO

Babilônia (Reconstituição: 2000 ac) IMPÉRIO BABILÔNICO Babilônia (Reconstituição: 2000 ac) IMPÉRIO BABILÔNICO Na MESOPOTÂMIA, o excedente da produção agrícola acabou nas mãos dos governantes das cidades representantes do deus local, que viviam em um palácio-fortaleza,

Leia mais

A tecnologia atual utilizada para redescobrir a História Antiga, até mesmo a do famoso Tutancâmon

A tecnologia atual utilizada para redescobrir a História Antiga, até mesmo a do famoso Tutancâmon A tecnologia atual utilizada para redescobrir a História Antiga, até mesmo a do famoso Tutancâmon Tumbas escuras, pirâmides misteriosas, múmias... Assustador, não? Os egiptólogos discordam. Esses arqueólogos

Leia mais

ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI

ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI História Em 395 o Imperador Teodósio divide o Império Romano em duas partes: Império Romano do Ocidente com capital em Roma Império Romano do Oriente com capital em Constantinopla

Leia mais

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Aula 1.1 Conteúdo Pré-história e Arte egípcia.

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Aula 1.1 Conteúdo Pré-história e Arte egípcia. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Aula 1.1 Conteúdo Pré-história e Arte egípcia. 2 CONTEÚDO

Leia mais

Sociedades da Antiguidade Oriental. Profª. Maria Auxiliadora

Sociedades da Antiguidade Oriental. Profª. Maria Auxiliadora Sociedades da Antiguidade Oriental Profª. Maria Auxiliadora 1 Crescente Fértil Impérios Teocráticos de Regadio Civilizações Hidráulicas Berço das primeiras civilizações; Egito e Mesopotâmia; Grandes rios;

Leia mais

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA 3º ano - ENSINO MÉDIO Aula dia 13/03/15 ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA Professora Alba ARTE CRISTÂ PRIMITIVA Após a morte de Jesus Cristo, seus discípulos divulgaram seus ensinamentos, e a comunidade

Leia mais

Pré-História, Egito, Grécia e Roma

Pré-História, Egito, Grécia e Roma Arte Visual/A SÉRIE: Intensivo/Extensivo Pré-História, Egito, Grécia e Roma ANDREIA LEITE/SUSSUMO Períodos de Estudo Paleolítico Inferior 600.000 100.000 a.c Não existe manifestação artística Paleolítico

Leia mais

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino ARTE MEDIEVAL Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais

Leia mais

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 1ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Mesopotâmia (capítulo 3) e Egito (Capítulo 4) Data máxima de entrega:

Leia mais

PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES E MONUMENTOS DO ANTIGO EGITO Durante cerca de anos a civilização Egípcia construiu alguns dos maiores monumentos já

PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES E MONUMENTOS DO ANTIGO EGITO Durante cerca de anos a civilização Egípcia construiu alguns dos maiores monumentos já PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES E MONUMENTOS DO ANTIGO EGITO Durante cerca de 3.000 anos a civilização Egípcia construiu alguns dos maiores monumentos já visto por toda a humanidade. Misteriosa, intrigantes e cheia

Leia mais

Geografia da Fenícia

Geografia da Fenícia 07. FENÍCIA Geografia da Fenícia Localizada em estreita faixa entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano território correspondente ao atual Líbano e parte da Síria Contato com o mar e baixa fertilidade

Leia mais

"Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire.

Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire. Aula 1: Pré História e Antiguidade Oriental Pré História PALEOLÍTICO ( +/- 2 000 000-10 000 a. C ) Pedra Lascada Australopithecus Centro Sul do Continente Africano ( 1000 000 500 000 a.c Pitecantropus

Leia mais

ARTE 1ª série Prof. Alysson

ARTE 1ª série Prof. Alysson ARTE 1ª série Prof. Alysson História contada a partir das Dinastias. Uma das formas mais estáveis de civilização A religiosidade integra toda a vida egípcia, interpretando o universo, justificando sua

Leia mais

O QUE AINDA NÃO SABEMOS SOBRE O EGITO SÉRIE: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: HISTÓRIA CURRÍCULO: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS NATURAIS, NUTRIÇÃO.

O QUE AINDA NÃO SABEMOS SOBRE O EGITO SÉRIE: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: HISTÓRIA CURRÍCULO: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS NATURAIS, NUTRIÇÃO. O QUE AINDA NÃO SABEMOS SOBRE O EGITO SÉRIE: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: HISTÓRIA CURRÍCULO: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS NATURAIS, NUTRIÇÃO. DESCRIÇÃO Os egípcios têm fama por suas construções. Mas, o que sabemos

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã 2 Habilidades: Reconhecer as manifestações artísticas relacionadas ao período da arte: Roma Antiga e primitiva Cristã. 3 4 5 Todos os caminhos levam à Roma:

Leia mais

ANTIGUIDADE CLÁSSICA. Prof. Bruno Pedroso

ANTIGUIDADE CLÁSSICA. Prof. Bruno Pedroso ANTIGUIDADE CLÁSSICA Prof. Bruno Pedroso OCIDENTE E ORIENTE Alguns povos conseguem alcançar uma etapa de mudança com aspectos de civilização, porém ainda com muitas características do mundo primitivo.

Leia mais

O que é Crescente Fértil?

O que é Crescente Fértil? A MESOPOTÂMIA O Crescente Fértil O que é Crescente Fértil? - O Crescente Fértil é uma região do Oriente Médio, compreendendo os atuais Israel, Cisjordânia e Líbano bem como partes da Jordânia, da Síria,

Leia mais

Galeria Grécia - Arte Arcaica Parte 02. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de

Galeria Grécia - Arte Arcaica Parte 02. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de Galeria Grécia - Arte Arcaica Parte 02 Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de 2018 www.apreciandoarte.com.br Idade das Trevas 1100 a 800 a.c. Atribui-se a decadência

Leia mais