hp business inkjet 2230/2280

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "hp business inkjet 2230/2280"

Transcrição

1 hp business inkjet 2230/2280 guia do usuário

2 ,QIRUPDo}HVGH RS\ULJKW 2002 Hewlett-Packard Company Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, adaptação ou tradução sem a prévia autorização por escrito, exceto se permitida pelas leis de copyright. (GLomR Garantia As informações contidas neste documento estão sujeitas a mudanças sem notificação. A Hewlett-Packard não oferece qualquer garantia com relação a estas informações. A HEWLETT-PACKARD NEGA ESPECIFICAMENTE A GARANTIA IMPLÍCITA DE COMERCIALIDADE E ADEQUAÇÃO PARA UMA DETERMINADA FINALIDADE. A Hewlett-Packard não assume nenhuma responsabilidade por danos diretos, indiretos, incidentais ou conseqüenciais relacionados ao fornecimento ou uso deste material. É proibido fazer fotocópia, reproduzir ou traduzir este documento para outro idioma, parcialmente ou na íntegra, sem prévia autorização por escrito da Hewlett-Packard Company. Créditos de marcas comerciais Adobe, Adobe PostScript 3, Acrobat e PostScript são marcas comerciais da Adobe Systems Incorporated. AutoCAD é marca comercial da Autodesk, Inc. nos EUA. O HP-UX versão e posteriores e o HP-UX versão e posteriores (tanto na configuração de 32 bits quanto na de 64 bits) em todos os computadores HP 9000 são produtos patenteados pela Open Group UNIX 95. Microsoft, MS-DOS, MS Windows, Windows e Windows NT são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. *PANTONE é marca comercial padrão de verificação da Pantone, Inc. para cores. UNIX é uma marca registrada da Open Group.

3 Sumário Bem-vindo Introdução Descrição das peças da impressora e suas funções Descrição dos botões e fotodiodos (LEDs) do painel de controle O painel de cristal líquido (LCD) Instalação Instalação do software Características dos drivers da impressora Como fazer cópias do software da impressora Instalação do software da impressora para impressão local Instalação com Windows 95, Windows 98, Windows Me, Windows NT 4.0, Windows 2000 e Windows XP Instalação do software da impressora para impressão em rede 3-4 Instalação da impressora em computador Macintosh Do Mac OS 8.6 até o Mac OS Mac OS X Instalação da impressora em ambiente Unix Impressão em rede Instalação da impressora em rede com servidor de impressão HP Jetdirect (recomendada) Instalação do servidor de impressão HP Jetdirect interno Compartilhamento da impressora na rede Como usar o servidor da Web incorporado Acesso ao servidor da Web incorporado Páginas do servidor da Web incorporado Informações Configurações Operação em rede Serviços eletrônicos Materiais auxiliares relacionados a redes iii

4 Manuseio de papel Seleção e carregamento do papel Carregamento de papel na Bandeja 1 ou na Bandeja Impressão de envelopes ou cartões usando o alimentador de envelope Impressão em papel na Bandeja 2 (Bandeja opcional) Como usar a trava da Bandeja Como usar o recurso de configuração avançada de papel Dúplex manual Mensagens do painel LCD Menu Informações Manuseio de Papel Menu Configuração Menu de impressão Menu E/S Menu Jetdirect Redefinição da placa EIO Menu Manutenção Menu Redefinir Explicação das Mensagens de Erro Solução de Problemas Sugestões para solução de problemas gerais Impressão da página de configuração Impressão da página de diagnóstico Limpeza dos cabeçotes de impressão Alinhamento dos cabeçotes de impressão Impressão de uma página de amostra Congestionamento de papel na impressora Sugestões para evitar congestionamentos de papel Desligamento inesperado da impressora Nada está sendo impresso É impressa uma página em branco Posição incorreta do texto ou das figuras Algo está incorreto ou faltando na página A impressora está demorando muito para imprimir A impressão em rede demora muito tempo Especificações Especificações da impressora iv

5 Suporte Como entrar em contato com a assistência ao cliente Como localizar ajuda da HP na Web Suporte por telefone Acessórios Informações para pedidos Suprimentos e acessórios HP Cartuchos de Tinta Cabeçotes de Impressão no 11 HP HP Premium Transparency Film HP Premium Plus Inkjet Transparency Film HP Premium Inkjet Paper HP Premium Inkjet Heavyweight Paper HP Premium Photo Paper HP Photo Paper HP Professional Brochure e Flyer Paper Acessórios Acessórios para conexão em rede Meios Meios de impressão compatíveis A-1 Margens mínimas de impressão A-2 Instalando a memória Instalação de memória adicional B-1 Postscript Impressão PostScript C-1 Notas sobre a instalação C-1 Instalação apenas do driver da impressora C-2 Usuário atuais do HP Business Inkjet C-2 Questões e características específicas da impressora.... C-3 Declaração de garantia limitada da Hewlett-Packard Índice Avisos sobre regulamentações DECLARATION OF CONFORMITY v

6 vi

7 1 Bem-vindo A HP Business Inkjet 2230/2280 oferece impressão rápida, de qualidade profissional, por meio de conexão direta a um PC ou em ambiente de rede. A impressão de alta qualidade e cores vibrantes em folhas de até 8,5 x 14 pol. (216 x 356 mm) propicia criatividade e profissionalismo a qualquer documento impresso. Esses recursos fornecem mais informações sobre a impressora: z Cartão de Configuração O cartão de configuração fornece informações ilustradas sobre a configuração. É fornecida uma versão impressa deste documento com a impressora. Além disso, há uma versão eletrônica disponível no formato de documento portátil (PDF, Adobe Acrobat Portable Document Format) no Starter CD. z Guia de referência O guia de referência fornece informações sobre como configurar a impressora. Esse guia é fornecido com a impressora em formato impresso. z Livreto de regulamentações O livreto de regulamentações fornece importantes informações sobre segurança e interferência de rádio. z Ajuda on-line do driver da impressora (somente Windows ) A ajuda on-line fornece informações sobre o uso do driver da impressora. z Guia do Administrador do servidor de impressão HPJetdirect O Guia do Administrador HP Jetdirect Print Server fornece informações para a configuração e solução de problemas do servidor de impressão HP Jetdirect. Ele está disponível como um arquivo PDF no Starter CD. z Servidor da Web incorporado O servidor da Web incorporado fornece informações de configuração, status e diagnóstico sobre a impressora. Esse servidor da Web incorporado pode ser usado a partir de um navegador da Web ou da Toolbox. z hp instant support O hp instant support é uma ferramenta baseada na Web que fornece dicas para a solução de problemas de autoteste e informações sobre o uso da impressora. Este serviço eletrônico é ativado pelo servidor da Web incorporado na impressora. O hp instant support fornece informações que podem ajudar a diagnosticar e resolver problemas de impressão. Ela inclui também o myprintmileage que ajuda a entender seus padrões de impressão.

8 z World Wide Web Visite para obter as últimas informações sobre produtos, software e suporte disponíveis para a impressora.

9 2 Introdução Descrição das peças da impressora e suas funções 1 Guias de papel Dirigem o papel para dentro da impressora. 2 Bandeja 1 Contém o papel comum. 3 Bandeja de saída Recolhe as páginas impressas. 4 Guia de envelope Corrediça, para se ajustar à largura do envelope. 5 Bandeja 2 Bandeja opcional para papel (por padrão, vem com a HP Business Inkjet 2280TN). 6 Alimentador de envelope Acomoda 1 envelope para introduzi-lo na impressora. 7 Tampa superior Permite acesso a áreas de obstrução de papel. 8 Trava do carro Prende o fecho de acesso do cabeçote. 9 Fecho do cabeçote Abre, para que se possa retirar os cabeçotes de impressão de seus respectivos encaixes, marcados por cores. Contém um gancho que deve ser enganchado na trava do carro para que a impressora funcione.

10 10 Tampa do cartucho de tinta Dá acesso aos cartuchos de tinta. Esta tampa deve estar fechada para que possa imprimir. 11 Tampa dos cabeçotes de impressão Fornece acesso ao fecho do cabeçote. Esta tampa deve estar fechada para que possa imprimir. 1 Entrada de energia Aqui se liga o fio de alimentação elétrica. 2 EIO Slot Instala um servidor de impressão HP Jetdirect EIO ou a placa de emulação HP PCL 5C/Postscript 3. 3 EIO Slot Instala um servidor de impressão HP Jetdirect EIO ou a placa de emulação HP PCL 5C/Postscript 3. 4 Porta paralela Para ligação de cabo paralelo. Não instale duas placas de servidor de impressão HP Jetdirect EIO. As placas podem ser instaladas em qualquer um dos slots. Pode-se instalar duas placas ao mesmo tempo, mas uma delas deve ser a placa de emulação HP PCL 5C/Postscript 3 e a outra a do servidor de impressão HP Jetdirect EIO.

11 Descrição dos botões e fotodiodos (LEDs) do painel de controle 1 MENU Passa de um menu para outro, no painel de controle. 2 ITEM Passa de um item para outro, dentro do menu selecionado. 3 VALOR Passa de um valor para outro, dentro do item selecionado no menu. 4 Painel de cristal líquido (LCD) Apresenta as mensagens da impressora. 5 PROSSEGUIR Retoma um trabalho de impressão que está em espera, e seleciona valores nos itens de menus. 6 CANCELAR Cancela o trabalho de impressão atual. O tempo que leva até cancelar depende do tamanho do trabalho de impressão. Pressione este botão apenas uma vez para cancelar um trabalho que está na fila de impressão. 7 LIGA/DESLIGA Liga (ON) e desliga (OFF) a impressora. 8 LED (FOTODIODO) Acende uma luz verde quando a impressora está ativada (on-line). Pisca quando a impressora está imprimindo (luz verde) e quando ocorre um erro (luz âmbar).

12 O painel de cristal líquido (LCD) O painel LCD mostra mensagens de status e os níveis de tinta dos cartuchos. A mensagem aparece aqui Preto Cian Magenta Amarelo Instalação Etapa 1: Tire a impressora da caixa e remova todas as fita e espumas de embalagem das Bandejas.

13 Etapa 2: Instale a Bandeja 2 (opcional). A Bandeja 2 (C8230A) vem, por padrão, com a HP Business Inkjet 2280TN. Ela pode ser encomendada em separado, para uso com outras impressoras HP Business Inkjet 2230/2280. A B C Coloque a Bandeja 2 no local onde deseja colocar a impressora. A impressora é projetada para assentar-se diretamente sobre essa Bandeja. Erga a impressora e alinhe sua base com a Bandeja. Coloque a impressora sobre a Bandeja de entrada de papel. Há um pequeno vão entre a base da impressora e a Bandeja 2.

14 Etapa 3: Ligue o fio de alimentação elétrica. HP Business Inkjet 2230/2280 HP Business Inkjet 2280TN Etapa 4: Ligue a impressora e instale os quatro cartuchos de tinta. A Levante a tampa do cartucho de tinta. B Remova cada cartucho de tinta de sua embalagem. C Alinhe as setas coloridas e insira cada cartucho no encaixe correspondente à sua cor.

15 D Pressione firmemente os cartuchos para que façam contato adequadamente. Etapa 5: Instale os cabeçotes de impressão. A Certifique-se de que a impressora está ligada.

16 B Levante a tampa do cabeçote. C D E Abra o fecho de acesso dos cabeçotes de impressão levantando-o na parte de trás e, puxando-o para a frente e para baixo para soltar o gancho da trava do carro. Levante e empurre o fecho de acesso do cabeçote de impressão para a parte traseira da impressora. Retire cada cabeçote de impressão de sua embalagem.

17 F Retire a fita protetora de cada cabeçote de impressão. G Insira cada cabeçote de impressão no encaixe correspondente à sua cor. O posicionamento das cores dos cabeçotes de impressão não corresponde ao dos cartuchos de tinta. H Pressione firmemente cada cabeçote de impressão para que faça contato adequado após ser instalado. I Levante o fecho para que o gancho encoste na trava do carro e, em seguida, empurre-o para a parte traseira da impressora.

18 J Talvez seja preciso aplicar um pouco de pressão para travar o fecho do cabeçote. Feche as tampas do cabeçote e do cartucho de tinta. K Aguarde até a impressora inicializar os cabeçotes de impressão. Isso pode levar 8 minutos. Quando a inicialização for concluída, será impressa uma página de alinhamento. Se isso não ocorrer, certifique-se de que haja mídia carregada nas Bandejas. Etapa 6: Coloque papel na Bandeja 1. A B Para carregar a Bandeja 1, levante a Bandeja de saída (não remova essa Bandeja). Puxe a Bandeja e insira o papel.

19 C Antes de recolocar a Bandeja 1 no lugar, verifique se a impressora está com o fio elétrico conectado na tomada, e se está LIGADA. D Não coloque papel acima da marca horizontal do decalque amarelo encontrado na lateral da Bandeja pol.(279 mm) 8.5 pol.(216 mm) 5.75 pol.(146 mm) 14 pol.(356 mm) Para imprimir em papel maior que 11 pol. (279 mm) de comprimento, consulte o capítulo 5. Etapa 7: Defina a preferência de idioma do painel LCD. A Verifique se a impressora está DESLIGADA. B Mantenha pressionado o botão VALOR, e LIGUE a impressora. C Pressione o botão VALOR para avançar na lista de idiomas. D Pressione o botão PROSSEGUIR para confirmar a seleção de idioma.

20 Etapa 8: Conecte o cabo paralelo ou de rede. Para conectar a impressora a uma rede, ligue o cabo de rede na porta de rede do servidor de impressão HP Jetdirect. Para uma visão geral da impressão em um ambiente de rede, consulte o Guia do Administrador no Starter CD. Etapa 9: Instale o software da impressora a partir do Starter CD (recomendado)

21 3 Instalação do software Características dos drivers da impressora ColorSmart Visualização de página Emular margens de LaserJet Handout (impressão N-up; múltiplas páginas por folha) Páginas por folha Otimização da imagem Dúplex manual Otimizada para fax Imprimir em escala de cinza Visualizar impressão Configurações rápidas Margens simétricas Ladrilhos Marca d'água ZoomSmart Escala Formulário NT Normal: Velocidade otimizada Imprimir teste em preto Instalador reconfigurável PCL3 PCL 5C PS

22 Como fazer cópias do software da impressora O Starter CD contém um utilitário para se copiar o software da impressora em disquetes. O utilitário é denominado Utilitário de personalização. Você pode também usar o Utilitário de personalização para copiar o software da impressora no seu disco rígido ou em uma unidade de rede para instalações personalizadas. Isso inclui a pré configuração do driver. Quando os arquivos forem copiados em outro local, você pode instalar o software da impressora a partir desse local. Consulte a ajuda on-line do Utilitário de personalização para obter mais informações. Instalação do software da impressora para impressão local Durante o procedimento de instalação, pode-se escolher entre instalação Típica ou Personalizada. A instalação Personalizada permite que se escolha os diversos componentes que se deseja instalar. A tabela a seguir mostra os componentes instalados em cada tipo de instalação. Componente Descrição Driver da impressora HP Business Inkjet 2230/ 2280 HP Business Inkjet 2230/ 2280 Toolbox Instala o driver específico para esta impressora. PCL3 PCL 5C PS Instala o Toolbox. O Toolbox apresenta controles adicionais para a impressora, janelas de status, e informações para identificação e solução de problemas. Personalizada

23 Componente Descrição Grupo de programas Adiciona um grupo de programas ao menu Iniciar. Fontes da tela Instala no computador fontes que correspondem às fontes instaladas na impressora. Instalação com Windows 95, Windows 98, Windows Me, Windows NT 4.0, Windows 2000 ewindowsxp Os usuários do Windows NT 4.0, Windows 2000 ou Windows XP devem ter privilégios de administrador para instalar um driver de impressora. Para instalar o driver da impressora: 1 Inicie o Microsoft Windows e assegure-se de que nenhum outro aplicativo do Windows esteja sendo executado. 2 Introduza o Starter CD na unidade de CD-ROM. O programa de instalação é iniciado automaticamente. Se o programa de instalação não se iniciar automaticamente, clique em Iniciar, selecione Executar, e, na caixa de linha de comando, digite a letra que corresponde à unidade de CD-ROM do computador, seguida de: \SETUP (por exemplo, digite D:\SETUP). 3 Clique em Instalar Driver de impressora, no menu do Starter CD. 4 Selecione o idioma no qual deseja instalar o software da impressora, e clique em OK. 5 Clique em Avançar e, em seguida, em Aceitar, para aceitar os termos do contrato de licença. 6 Selecione Conexão direta ao computador. Siga as instruções que aparecem na tela para concluir a instalação do driver da impressora.

24 Instalação do software da impressora para impressão em rede Antes de instalar o software da impressora, verifique se a placa do servidor de impressão HP Jetdirect EIO está instalada na impressora e conectada à rede. A HP Business Inkjet 2280TN vem com uma placa de servidor de impressão HP Jetdirect EIO instalada. Para instalar o driver da impressora: 1 Inicie o Microsoft Windows e assegure-se de que nenhum outro aplicativo do Windows esteja sendo executado. 2 Introduza o Starter CD na unidade de CD-ROM. O programa de instalação é iniciado automaticamente. Se o programa de instalação não se iniciar automaticamente, clique em Iniciar, selecione Executar, e, na caixa de linha de comando, digite a letra que corresponde à unidade de CD-ROM do computador, seguida de: \SETUP (por exemplo, digite D:\SETUP). 3 Clique em Instalar Driver de impressora, no menu do Starter CD. 4 Selecione o idioma no qual deseja instalar o software da impressora, e clique em OK. 5 Clique em Avançar e, em seguida, em Aceitar, para aceitar os termos do contrato de licença. 6 Selecione Conexão através de rede. 7 Selecione Configuração de cliente, se a impressora estiver conectada a um servidor ou ao computador de uma outra pessoa. Selecione Servidor ou Configuração peer-to-peer se o servidor de impressão estiver sendo configurado pela primeira vez, ou se pretender imprimir diretamente usando o servidor de impressão HP Jetdirect EIO instalado na sua impressora. Se não tiver certeza de como conectar a impressora de rede, consulte o administrador da rede, ou a próxima seção deste guia, intitulada Impressão em rede, para obter mais informações.

25 Instalação da impressora em computador Macintosh Conecte a impressora ao computador Macintosh por meio de um servidor de impressão HP Jetdirect. Antes de conectar a impressora ao servidor Jetdirect, verifique se a impressora é: Impressora HP Business Inkjet 2280 com placa HP Jetdirect, ou Impressora HP Business Inkjet 2230 com placa de emulação HP PCL 5C/Postscript 3 e placa HP Jetdirect. Essas placas podem ser adquiridas como acessórios (consulte Suprimentos e acessórios para obter mais informações) 1 Conecte o cabo Ethernet à impressora e ao servidor Jetdirect. Quando conectar a impressora a uma rede, certifique-se de que o servidor de impressão HP Jetdirect esteja instalado na impressora antes de instalar o software da impressora. 2 Insira o Starter CD na unidade de CD-ROM. O menu do CD será automaticamente executado. Se o menu do CD não executar automaticamente, clique duas vezes no ícone do CD na área de trabalho e, em seguida, clique duas vezes no ícone ClassicInstaller (se estiver utilizando do Mac OS 8.6 até o Mac OS 9.1) ou no ícone CarbonInstaller (se estiver utilizando Mac OS X). Este ícone está localizado na pasta Instalador:<idioma> do Starter CD (no qual <idioma> é sua língua de preferência). 3 Siga as instruções apresentadas na tela. 4 Se estiver utilizando de Mac OS 8.6 até Mac OS 9.1, conclua as etapas de 5 a 9. -Ou- Se estiver utilizando Mac OS X, conclua as etapas de 10 a 13.

26 Do Mac OS 8.6 até o Mac OS Abra o utilitário Desktop Printer: Do Mac OS 8.6 até o Mac OS 9.0.x: No disco rígido, clique duas vezes no ícone do utilitário Desktop Printer no Apple Extras: Pasta do software Apple LaserWriter. Mac OS 9.1: No disco rígido, clique duas vezes no ícone do utilitário Desktop Printer em Aplicativos (Mac OS 9): Pasta Utilitários. 6 Selecione LaserWriter8 no menu pop-up, selecione Impressora (AppleTalk) a partir da lista e, em seguida, clique em OK. 7 Na seção Arquivo PostScript Printer Description (PPD) da janela que está sendo exibida, clique em Configurar automaticamente. 8 Certifique-se de que a HP Business Inkjet 2280 esteja selecionada e clique em Selecionar. 9 Clique em Criar. O ícone da impressora é exibido na área de trabalho. Mac OS X 10 Abra o Centro de impressão (localizado no Dock na parte inferior da tela) e, em seguida, clique em Adicionar impressora. 11 Se estiver utilizando uma rede AppleTalk, selecione AppleTalk no menu pop-up. -Ou- Se estive utilizando uma rede LPR, selecione Impressora LPR utilizando IP no menu pop-up e, em seguida, digite o endereço IP para a impressora. 12 Se necessário, selecione a Zona. 13 Selecione HP Business Inkjet 2280 na lista e, em seguida, clique em Adicionar. Aparece um ponto azul ao lado do nome da impressora, indicando que esta é agora a impressora padrão.

27 Instalação da impressora em ambiente Unix Para imprimir em Unix, é necessário o seguinte: Impressora HP Business Inkjet 2280 ou Impressora HP Business Inkjet 2230 com o placa de emulação HP PCL 5C/Postscript 3. Para obter mais informações, consulte o arquivo LeiaMe na pasta UNIX/PS do Starter CD.

28

29 4 Impressão em rede A HP Business Inkjet 2230/2280 pode ser usada em rede. Ela pode ser conectada diretamente a uma rede, usando-se um servidor de impressão HP Jetdirect, ou pode ser anexada a um computador que está conectado à rede. Instalação da impressora em rede com servidor de impressão HP Jetdirect (recomendada) Placa Jetdirect A sua impressora pode ser compartilhada em um ambiente de rede conectando-a diretamente à rede através de um servidor de impressão HP Jetdirect interno ou externo. Essa configuração proporciona melhor desempenho do que a impressão através do computador, além de flexibilidade na preparação do local da impressora. O servidor de impressão HP Jetdirect pode ser usado em redes clienteservidor ou peer-to-peer. Instalação do servidor de impressão HP Jetdirect interno A HP Business Inkjet 2280TN vem com um servidor de impressão EIO Jetdirect pré-instalado. Recomenda-se que a impressora seja compartilhada na rede por meio de um servidor de impressão. Se a impressora em questão for uma HP Business Inkjet 2280TN, ignore esta seção.

30 Se a impressora usada for HP Business Inkjet 2230/2280, e não a HP Business Inkjet 2280TN, pode-se adquirir um servidor de impressão interno Jetdirect para a mesma. Para ver a lista de servidores de impressão HP Jetdirect EIO, consulte Acessórios para conexão em rede. Etapa 1: Instale a placa do servidor de impressão HP Jetdirect A placa HP Jetdirect contém componentes eletrônicos que podem se danificar na presença de eletricidade estática. Para evitar o acúmulo de eletricidade estática, mantenha freqüente contato com qualquer ponto da superfície metálica da impressora que não seja pintado ou revestido. Se possível, use uma pulseira antiestática ou outro dispositivo semelhante. Tenha cuidado sempre que manusear a placa. Evite encostar nos componentes eletrônicos ou nos trajetos de circuitos. 1 DESLIGUE a impressora e desconecte o fio elétrico da tomada. 2 Desparafuse a placa metálica nos dois lados da impressora, e retire-a. 3 Introduza a placa. Alinhe-a com os trilhos do guia da impressora. 4 Pressione a placa no slot correspondente, até encaixá-la firmemente.

31 5 Aperte cada um dos parafusos manualmente (com o polegar), um pouco de cada vez, alternando entre os dois lados, até que os dois parafusos estejam firmes. 6 Conecte o cabo de rede à placa. A placa Jetdirect pode ser instalada em qualquer lado da impressora. Etapa 2: Verifique se a impressora está funcionando 1 Conecte o fio elétrico e LIGUE a impressora. 2 Pressione o botão MENU repetidamente, até aparecer INFORMAÇÕES. 3 Pressione repetidamente o botão ITEM, até aparecer IMPRIMIR PÁGINA DE CONFIGURAÇÃO. 4 Pressione o botão PROSSEGUIR para imprimir uma página de configuração. Como foi instalada uma placa HP Jetdirect, serão impressas duas páginas de configuração. A Página de configuração Jetdirect contém informações de instalação (ex.: Endereço hw da LAN) que podem ser necessárias na próxima etapa. Etapa 3: Instale o software da impressora 1 Instale os drivers PCL5 e PS a partir do Starter CD. Para obter mais informações sobre como usar o Starter CD para instalar drivers de impressoras, consulte a Instalação do software. (Impressão cliente-servidor) Se seu computador for um servidor de rede, compartilhe a impressora para permitir que os clientes da rede tenham acesso a ela.

32 Compartilhamento da impressora na rede Este procedimento tem como função fazer com que um PC possa usar uma impressora compartilhada. Pressupõe-se que o driver da impressora já esteja instalado no PC, e que a impressora esteja sendo compartilhada na rede no momento. Nesta configuração, a impressora é conectada diretamente à porta paralela de um determinado computador (ou servidor) da rede, e é compartilhada pelos demais computadores (ou clientes). O servidor pode ser um computador com Windows for Windows 95, Windows 98, Windows Me, Windows NT 4.0, Windows 2000 ou Windows XP. Use esta configuração apenas para grupos pequenos, ou quando o grau de utilização é baixo. O computador compartilhado torna-se mais vagaroso quando muitos usuários estão usando a impressora. Os computadores-clientes podem ser conectados a uma impressora de três formas: z Instale o software da impressora, usando o Starter CD, e faça a conexão como cliente, usando a instalação para redes. z Procure a impressora na rede e arraste-a para a pasta Impressoras. O software da impressora não é instalado no seu computador; o computador compartilhado controla o software do driver da impressora. z Adicione a impressora e instale o software a partir do arquivo INF localizado na sua rede. Pergunte ao administrador da rede onde está localizado o arquivo INF. No Starter CD, os arquivos INF encontram-se em pastas que usam o seguinte formato <CD>:\Windows\<driver>\<OS>\<idioma>. Por exemplo, se a letra correspondente à sua unidade de CD-ROM for D:, D:\Windows\PCL5\Win2k_XP\POB conterá o arquivo Windows 2000 PCL5 INF em português.

33 Consulte a tabela a seguir para ver a lista das abreviaturas de cada idioma. Idioma Abreviatura Idioma Abreviatura Chinês (Simplificado) Chinês (Tradicional) CHS Italiano ITA CHT Coreano KOR Tcheco CZE Norueguês NOR Dinamarquês DAN Polonês POL Holandês DUT Português (Brasil) POB Inglês ENU Russo RUS Finlandês FIN Espanhol SPA Francês FRE Sueco SWE Alemão GER

34 Como usar o servidor da Web incorporado Essa impressora é equipada com um servidor da Web incorporado. Usando um navegador da Web padrão, essa ferramenta de gerenciamento remoto permite que você faça o seguinte: z Visualize os status da impressora e do suprimento de tinta z Visualize o log de eventos e de utilização z Envie notificações de alerta z Configure as informações de segurança, de eventos e da impressora z Execute diagnósticos da impressora Acesso ao servidor da Web incorporado Para utilizar o servidor da Web incorporado, você deve ter um navegador da Web e a impressora deve ser conectada em uma rede com base em IP e navegador da Web. (redes IPX/SPX não são suportadas.) Você não pode utilizar servidor da Web incorporado quando a impressora estiver conectado diretamente a um computador. Você pode obter acesso ao servidor da Web incorporado: z A partir da Toolbox (somente no Windows) Inicie o servidor da Web incorporado a partir da guia Informações na Toolbox. O navegador da Web padrão do computador será aberto e exibirá informações sobre o servidor da Web incorporado. z De um navegador da Web Digite o endereço IP atribuído à impressora no navegador da Web para obter acesso ao servidor da Web incorporado. Por exemplo, se o endereço IP da impressora fosse , você digitaria no navegador da Web. Se não souber o endereço IP da sua impressora, poderá encontrá-lo na página de configuração da impressora. Para obter mais informações sobre a página de configuração, consulte Impressão da página de configuração.

35 Páginas do servidor da Web incorporado O servidor da Web incorporado tem três guias com informações detalhadas sobre a impressora. Também fornece links para outros serviços eletrônicos. z Informações z Configurações z Operação em rede O status atual da impressora é exibido no canto superior direito da tela do navegador da Web. Informações As Páginas de informação do servidor da Web incorporado fornecem um resumo da configuração e do status da impressora e de seus suprimentos. Status z z z z Impressora Esta página exibe informações sobre a impressora, como o modelo e o número de série, o número de versão da placa de linguagens e a memória instalada. Também são mostrados os níveis de suprimento de tinta. Suprimentos de tinta Esta página mostra os níveis atuais de tinta nos cartuchos e o status dos cabeçotes da impressora. Uso Esta página mostra a quantidade de cada tipo de mídia utilizado pela impressora, assim como a quantidade de mídia que foi impressa em cada Bandeja. Log de eventos Esta página mostra os 10 itens mais recentes no log de eventos da impressora. O item mais recente é exibido no topo da lista.

36 Configurações As páginas de dispositivos do servidor da Web incorporado permitem que você configure a impressora pelo computador. Essas páginas podem ser protegidas por senha. Consulte sempre o administrador de rede antes de alterar a configuração da impressora. Alertas z z Notificação Esta página permite adicionar os endereços de das pessoas que receberão notificações eletrônicas de eventos da impressora (eventos de suprimento de tinta e passagens de mídia). Serão fornecidas a você três listas de , que você pode renomear se necessário. É possível também adicionar até dois endereços de e- mail para cada lista. Além disso, essa página permite efetuar as configurações do servidor de envio de s que o servidor da Web incorporado usa para enviar notificações de eventos da impressora. Envio automático Esta página permite enviar informações sobre o uso da impressora para a HP automaticamente. A HP usa essas informações na página do hp instant support para ajudar você a entender seus padrões de impressão. Com essas informações, você pode estimar a quantia de tinta e de papel usada por mês, para gerenciar os suprimentos da impressora com mais eficiência. Se o Envio Automático estiver ativado, o servidor da Web incorporado enviará essas informações de uso à HP. Antes de usar o Envio Automático, efetue as configurações de envio de na página Notificação. A HP tratará estas informações de acordo com o modo de configuração na Declaração da Hewlett-Packard quanto à privacidade on-line ( Configuração z Controle patrimonial Esta página permite nomear o dispositivo para as necessidades de gerenciamento de rede e atribuir um número patrimonial.

37 z z Manuseio de mídia Esta página permite efetuar as configurações de manuseio de mídia da impressora: Ativação da configuração "Manuseio de papel avançado" Ativando a configuração "Trava da Bandeja" Seleção do tipo e tamanho da mídia em cada Bandeja Ativação da configuração do Sensor de transparência Para obter mais informações sobre essas configurações, consulte o menu para gerenciamento de papel. Segurança Essa página permite que você crie uma senha para controlar o acesso às páginas Dispositivo. Após a definição da senha, os usuários precisarão digititá-la para acessar essas páginas. Manutenção z Diagnóstico Esta página permite definir uma senha para controlar o acesso às páginas de dispositivos. Após o envio da senha, será solicitado aos usuários que a utilizem para que obtenham acesso às páginas de dispositivos. Operação em rede As páginas de rede do servidor da Web incorporado permitem que o administrador de rede configure a placa da impressora HP Jetdirect. Consulte a ajuda on-line e o Guia do Administrador HP Jetdirect Print Server para obter mais informações. Esse guia pode ser encontrado no Starter CD. Serviços eletrônicos Os serviços eletrônicos a seguir estão disponíveis a partir da página do servidor da Web incorporado. Para usar esses serviços, você precisa ter conexão à Internet. z hp instant support Esta página fornece informações que podem ser úteis para diagnosticar e resolver problemas da impressora. Ela inclui também o myprintmileage, que ajuda a entender seus padrões de impressão.

38 z Pedido de suprimentos Esta página mostra a duração restante dos diferentes suprimentos de tinta e os links ao site da HP na Web onde é possível efetuar pedidos de suprimentos. Materiais auxiliares relacionados a redes Se houver algum problema ou dificuldade na impressão em rede, consulte os seguintes materiais: Documento Guia do Administrador HP Jetdirect Print Server Manual de configuração da HP Jetdirect Manual do NOS (sistema operacional de rede) e do OS (sistema operacional). Conteúdo do documento Esse guia, que está no Starter CD, fornece informações detalhadas sobre a configuração e a utilização do servidor de impressão HP Jetdirect EIO. Também fornece informações sobre: z Soluções de software HP para servidores de impressão HP Jetdirect z Configurações de TCP/IP z Utilização dos serviços LPD (Line Printer Daemon) no servidor de impressão HP Jetdirect z Impressão de FTP z Mensagens de páginas de configuração e solução de problemas. z Servidor da Web incorporado para acessar as páginas de configuração e gerenciamento do servidor de impressão e do dispositivo Vem com o servidor de impressão HP Jetdirect. Descreve a instalação e a configuração do servidor de impressão HP Jetdirect. Observe que o manual de configuração da Jetdirect não vem com a impressora. Esses manuais vêm com o computador ou o sistema operacional da rede. Descrevem os procedimentos básicos para impressão em rede, comuns a todas as impressoras de rede. Para obter mais informações sobre configurações e soluções de problemas do servidor de impressão HP Jetdirect EIO, consulte o Guia do Administrador HP Jetdirect Print Server no Starter CD.

39 5 Manuseio de papel Seleção e carregamento do papel A impressora imprime em papel comum e na maioria dos outros tipos de papéis. A maioria do papéis comuns usado para fotocópias produz bons resultados de impressão. z Use apenas os tipos de papel que atendam às especificações da impressora. Para ver a lista dos meios de impressão compatíveis, consulte Meios de impressão compatíveis. z Não use meios de impressão que estejam danificados, amassados ou enrolados. Não use papel com recortes ou perfurações, nem papel com textura grossa ou relevo. z Não use formulários que contenham várias partes. z Coloque apenas um tipo de papel por vez em cada Bandeja. z Sempre coloque o papel na Bandeja com o lado a ser impresso virado para baixo, e a borda direita do papel alinhada rente à borda direita da Bandeja. z Não coloque mais de 250 folhas de papel, ou uma pilha de papel com mais de 25 mm de altura (0,98 pol.), em nenhuma Bandeja.

40 Carregamento de papel na Bandeja 1 ou na Bandeja 2 >11 pol. (279 mm) 1 Se estiver carregando o papel na Bandeja 1, levante a Bandeja de saída. 2 Puxe a Bandeja de mídia para fora da impressora. 3 Para imprimir em papel de 11 pol. (279 mm) até 14 pol. (356 mm) de comprimento, destrave a frente da Bandeja e abra-a. 4 Introduza o papel e ajuste as guias de largura e comprimento de modo a acomodar adequadamente a pilha de papel. 5 Insira a Bandeja de mídia.

41 6 Abaixe a Bandeja de saída. Se um papel grande estiver sendo usado, puxe a extensão do papel. 7 Selecione o meio de impressão adequado no driver da impressora ou no aplicativo. Impressão de envelopes ou cartões usando o alimentador de envelope Use o alimentador de envelope para imprimir um envelope ou um cartão individual. Se precisar imprimir mais de um envelope, use a Bandeja 1. Se houver duas Bandejas, lembre-se de escolher a Bandeja 1 no driver da impressora. 1 Na caixa de diálogo de configurações de impressão, clique em Configurar e selecione Alimentação manual, na caixa Origem de papel. Se necessário, altere outras definições, e clique em OK. 2 Quando o LED piscar, introduza um envelope com a aba virada para cima (ou introduza um cartão) no alimentador de envelope. Ajude o envelope ou cartão a posicionar-se na borda direita. Mova a guia de envelope até que fique rente ao envelope ou cartão. 3 Pressione o botão PROSSEGUIR para continuar a imprimir.

42 Impressão em papel na Bandeja 2 (Bandeja opcional) A Bandeja 2 é uma Bandeja opcional feita apenas para a impressão em papel comum. print side 1 Abra a Bandeja 2, segurando a alça embaixo da Bandeja e puxando-a totalmente para fora. 2 Deslize os ajustadores de largura e comprimento de papel no maior tamanho possível e introduza 250 folhas ou uma pilha de até 25 mm (0,98 pol, o que resultar na pilha mais baixa, na Bandeja. Reajuste as guias de tamanho de papel para acomodar a pilha adequadamente. 3 Alinhe a Bandeja com a abertura e deslize-a de volta para o lugar. Por definição padrão, a impressora retira papel da Bandeja 2. Quando a Bandeja 2 está vazia, a impressora retira papel da Bandeja 1. Como usar a trava da Bandeja Use a trava da Bandeja para proteger meios de impressão especiais, tais como papel timbrado ou transparências, contra o uso inadvertido. Se o papel que estiver na impressora se esgotar durante uma impressão, a impressora não usará papel de uma Bandeja travada para concluir o trabalho de impressão. Este recurso só está disponível quando a Bandeja 2 está instalada na impressora. 1 Ligue a impressora. 2 Pressione repetidamente o botão Menu, até aparecer MENU MANUSEIO DE PAPEL.

43 3 Pressione repetidamente o botão Item, até aparecer TRAVAR BANDEJA =. 4 Pressione o botão VALOR, até aparecer a Bandeja que deseja travar. 5 Pressione o botão PROSSEGUIR para fazer a seleção. Como usar o recurso de configuração avançada de papel Esse recurso só estará disponível se a Bandeja 2 estiver instalada na sua impressora. Esse recurso permite especificar o tipo e o tamanho da mídia de impressão carregada nas Bandejas da impressora para que ela possa selecionar automaticamente a mídia de impressão correta a ser impressa. A configuração padrão é Desativada. O recurso Trava da Bandeja não estará disponível quando você usar a configuração de papel avançada. Para definir a mídia de impressão carregada nas Bandejas 1 Ligue a impressora. 2 No painel LCD da impressora, pressione o botão MENU repetidamente até aparecer Menu Manuseio de papel. 3 Pressione o botão ITEM repetidamente até aparecer Configuração avançada de papel. 4 Pressione o botão VALOR para ativar esse recurso. 5 Pressione o botão PROSSEGUIR para confirmar a seleção. 6 Pressione o botão ITEM para definir o tipo de mídia de impressão da Bandeja 1 e pressione o botão VALOR para selecionar a mídia de impressão. 7 Pressione o botão PROSSEGUIR para confirmar a seleção. 8 Repita as etapas 6 e 7 para definir o tamanho da mídia de impressão da Bandeja 1 e execute o mesmo procedimento para definir a mídia de impressão da Bandeja 2.

44 Dúplex manual Este recurso só está disponível no driver PCL3 da impressora. As etapas a seguir só são necessárias se esta opção tiver sido desmarcada anteriormente. Para imprimir nos dois lados da folha: 1 Coloque o meio de impressão na Bandeja selecionada. 2 Na guia Efeitos, clique em Dúplex manual. 3 Clique em OK e imprima o documento. A impressora avisará quando for necessário colocar as folhas impressas de volta na impressora para imprimir no verso. Meios de impressão aceitos para impressão dúplex manual Bandeja 1 Bandeja 2 HP Plain Paper, HP Heavyweight Paper, HP Brochure (brilhante e opaco) HP Plain Paper

45 6 Mensagens do painel LCD A maneira mais prática de se alterar as configurações da impressora é no próprio computador, através do driver da impressora. Também se pode alterar as configurações da impressora no painel de controle da mesma. As tabelas a seguir apresentam os itens de menus e os valores possíveis para configurar a impressora. Outros itens de menu podem aparecer no painel de controle, dependendo dos módulos de hardware instalados na impressora. Para imprimir um mapa completo dos menus, usando o painel de controle: 1 Pressione o botão MENU, até aparecer MENU INFORMAÇÕES. 2 Pressione o botão ITEM, até aparecer IMPRIMIR MAPA DE MENUS. 3 Pressione o botão PROSSEGUIR para imprimir o mapa dos menus. Menu Informações Mensagem Valor Descrição IMPRIMIR MAPA DE MENUS IMPRIMIR CONFIGURAÇÃO IMPRIMIR LISTA DE FONTES PCL (somente PS/PCL5) IMPRIMIR LISTA DE FONTES PS (somente PS/PCL5) N.A. N.A. N.A. N.A. Imprime um mapa de uma só página da estrutura dos menus da impressora. Imprime uma única página de referência, que contém as definições da configuração atual (versão do firmware, acessórios instalados, fontes instaladas, suporte E/S, informações sobre cartuchos e canetas). Imprime o número com as fontes PCL5 correspondentes. Imprime o número com as fontes PS correspondentes (disponível somente se a placa Postscript estiver presente). IMPRIMIR AMOSTRA N.A. Imprime uma página de amostra. IMPRIMIR PÁGINA DE DIAGNÓSTICO N.A. Imprime uma página que contém informações básicas para a solução de problemas.

46 Mensagem Valor Descrição IMPRIMIR PÁGINA DE DIAGNÓSTICO+ TESTAR PERCURSO1 DE PAPEL TESTAR PERCURSO2 DE PAPEL N.A. 1-10, 20, 30, 40, , 20, 30, 40, 50 Imprime uma página que contém informações básicas para a solução avançada de problemas. Testa o mecanismo de alimentação de papel da Bandeja 1. Testa o mecanismo de alimentação de papel da Bandeja 2. Manuseio de Papel Essas opções de menu estão disponíveis somente quando a Bandeja 2 estiver instalada. Mensagem Valor Descrição CONFIGURAÇÃO DE PAPEL AVANÇADA TRAVAR BANDEJA = DESL. LIG. NENHUMA 1 2 Quando LIG. está selecionado, os tipos de papel devem corresponder às configurações definidas no driver da impressora. Caso contrário, a impressora pede ao usuário que use o papel correto. Não disponível quando a opção TRAVAR BANDEJA se acha ativada. Padrão = DESL. Quando a Bandeja está travada, o papel só é retirado para a impressão se a Bandeja se achar selecionada no driver de impressão. Não disponível quando a opção CONFIGURAÇÃO DE PAPEL AVANÇADA estivem em LIG. Padrão = NENHUMA. Menu Configuração Mensagem Valor Descrição PERSONALIDADE AUTO SOMENTE PCL5 SOMENTE PS Define a personalidade usada no processamento do trabalho. As opções PCL5 e PS só estão disponíveis se a placa de personalidade estiver inserida. Padrão = Auto.

47 Mensagem Valor Descrição ELIMINAR AVISOS AUTO LIG. AVISOS DE POUCA TINTA TRABALHO LIG. DESL. IMPRIMIR ERROS DESL. LIG. Quando LIG. está selecionado, os avisos podem ser eliminados pressionando-se o botão PROSSEGUIR. Quando TRABALHO está selecionado, os avisos são exibidos até o final do trabalho. Padrão = Auto. Quando LIG. é selecionado, o aviso de nível de tinta baixo é exibido. Quando DESL. é selecionado, o aviso de nível de tinta baixo não é exibido. Selecione LIG. para imprimir a página de erros PS quando ocorrerem erros de PS. Menu de Impressão Mensagem Valor Descrição NÚMERO DE CÓPIAS (SOMENTE PCL5/ PS) Define o número de cópias a serem impressas. Padrão = 1. NÍVEL DE QUALIDADE TAMANHO DE PAPEL TIPO DE PAPEL ORIENTAÇÃO COMPRIMENTO DA PÁGINA NÚMERO DE FONTE PCL (SOMENTE PCL5/ PS) PITCH DE FONTE PCL RÁPIDA NORMAL: SPEED- OPTIMIZED NORMAL MELHOR Grupo de opções Grupo de opções RETRATO PAISAGEM Define o nível padrão da qualidade de impressão. Seleciona o tamanho do meio de impressão. Padrão = Carta. Seleciona o tipo do meio de impressão. Padrão = Comum Sentido da página. Padrão = vertical Define o comprimento da página em termos de número de linhas. Padrão = Define a fonte PCL para impressão em DOS ou UNIX, sem definir a personalidade. Padrão = Define a densidade horizontal da fonte. Padrão = 10

48 Mensagem Valor Descrição FONTES ISE (SOMENTE PCL5/ PS) NÃO SIM Inclui fontes ISE nos conjuntos de símbolos PCL 5C disponíveis. CONJ. DE SÍMBOLOS PCL ANEXAR CR A LF TAM. PONTO DE FONTE PCL (SOMENTE PCL5/ PS) Grupo de opções NÃO SIM Seleciona o conjunto de símbolos PCL. Define se o retorno do carro (CR) deve ser anexado a cada mudança de linha (LF) encontrada em um trabalho com compatibilidade retrógrada para PCL (texto puro, sem controle de trabalho). Padrão = Não Define o tamanho de ponto da fonte. Padrão = 12 Menu E/S Mensagem Valor Descrição TEMPO LIMITE DE E/S Defina o período de tempo (em segundos) que a impressora aguarda para receber os dados restantes de um trabalho de impressão. Depois desse tempo, a impressora cancela o trabalho. Padrão = 45. Menu Jetdirect Este menu só está disponível nas impressoras HP Business Inkjet 2230/2280 com placas de servidor de impressão HP Jetdirect EIO instaladas. Mensagem Valor Descrição REDE CFG IPX/SPX DLC/LLC TCP/IP ATALK NÃO SIM LIG. DESL. Faz a seleção para acessar ou não os itens de menus do Jetdirect. É necessário alterar esta opção para SIM cada vez que se quiser acessar o menu EIO do Jetdirect. Faz a seleção para ativar ou desativar determinado protocolo. Selecione DESL. para desativar um protocolo.

49 Mensagem Valor Descrição CFG IPX/SPX NÃO SIM Faz a seleção para acessar o menu IPX/SPX e os parâmetros de protocolo IPX/SPX. No menu IPX/SPX, pode-se especificar o parâmetro correspondente ao Tipo de Quadro (Frame) usado na rede. z A definição padrão é AUTO, que faz com que o tipo de quadro seja automaticamente definido e limitado conforme o tipo detectado. z Para placas Ethernet, as seleções de tipo de quadro são: EN_8023, EN_II, EN_8022, EN_SNAP. z Para placas Token Ring, os tipos de quadro que podem ser selecionados são: TR_8022, TR_SNAP. No menu IPX/SPX de placas Token Ring, também pode-se especificar os parâmetros de Roteamento de origem do NetWare (NetWare Source Routing), que incluem: SRC RT=AUTO (padrão), DESL., UNIDIRECIONAL (SINGLE R) ou MULTIDIRECIONAL (ALL RT).

50 Mensagem Valor Descrição CFG TCP/IP CFG LINK NÃO SIM NÃO SIM Faz a seleção para acessar o menu TCP/IP e os parâmetros de protocolo TCP/IP. No menu TCP/IP, pode-se especificar BOOTP=SIM ou DHCP=SIM para que os parâmetros TCP/IP sejam automaticamente configurados por um servidor BootP ou DHCP, quando a impressora é ligada. Se for especificado BOOTP=NÃO e DHCP=NÃO, é possível definir manualmente os seguintes parâmetros TCP/IP no painel de controle: z Cada byte do endereço IP (IP) z Máscara de sub-rede (MS) z Servidor Syslog (SS) z Gateway padrão (GP) z Tempo limite de inatividade (o padrão é 90 segundos; 0 desativa o tempo limite) Ao definir números de IP, pressione o botão VALOR para aumentar o número em 1. Mantenha pressionado o botão VALOR para aumentar em 10. Pressione o botão PROSSEGUIR para fazer a seleção. Decida se deseja usar o menu LINK e configure os parâmetros de velocidade da rede. AUTO(padrão): O servidor de impressão detecta a velocidade da rede. Se falhar, 100T HALF será configurado. 100T HALF: 100 Mbps, operação half-duplex. 100T FULL: 100 Mbps, operação full-duplex. 10T HALF: 10 Mbps, operação half-duplex. 10T FULL: 10 Mbps, operação full-duplex.

51 Redefinição da placa EIO Para restaurar os valores padrão de fábrica da placa de servidor de impressão HP Jetdirect EIO, execute um "reset" a frio da impressora: 1 Desligue a impressora. 2 Enquanto pressiona os botões ITEM e PROSSEGUIR, no painel de controle da impressora, ligue a impressora. Todas as definições de EIO armazenadas anteriormente serão perdidas. Menu Manutenção Mensagem Valor Descrição CALIBRAR COR N.A. Calibra a intensidade de cores da impressora em relação à intensidade do preto, selecionando o par de calibração com correspondência mais próxima. CALIBRAR ALIMENTAÇÃO DO PAPEL LIMPAR CABEÇOTES DE IMPRESSÃO ALINHAR CABEÇOTES DE IMPRESSÃO MOSTRAR ESTADO DO CABEÇOTE DE IMPRESSÃO N.A. N.A. N.A. N.A. Imprime uma página de calibração. Se linhas horizontais aparecerem na impressão, use esta página para corrigir esse tipo de problema. Após a impressão da página, insira o valor que apresentar o menor número de linhas claras ou escuras visíveis. O valor padrão é 0. Inicia o processo de limpeza dos cabeçotes de impressão. Inicia o processo de alinhamento. Indica, no painel LCD o estado do cabeçote de impressão. Menu Redefinir Mensagem Valor Descrição RESTAURAR CONFIGS. DE FÁBRICA N.A. Faz com que todos os valores voltem às definições predeterminadas de fábrica.

LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software

LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP Guia de instalação do software HP LaserJet Enterprise M4555 MFP Series Guia de instalação do software Direitos autorais e licença 2011 Copyright Hewlett-Packard Development

Leia mais

Impressora HP DeskJet 720C Series. Sete passos simples para configurar a sua impressora

Impressora HP DeskJet 720C Series. Sete passos simples para configurar a sua impressora Impressora HP DeskJet 720C Series Sete passos simples para configurar a sua impressora Parabéns pela aquisição de sua impressora HP DeskJet 720C Series! Aqui está uma lista dos componentes da caixa. Se

Leia mais

5 Botão de seta para a direita. Salvar definições. 7 Botão de seta para esquerda. 8 Botão Voltar Retornar à tela anterior.

5 Botão de seta para a direita. Salvar definições. 7 Botão de seta para esquerda. 8 Botão Voltar Retornar à tela anterior. Referência rápida Aprender sobre a impressora usando o painel de controle 3 9 8 7 6 5 4 Utilize Para Botão Menus Abrir os menus. Esses menus só ficam disponíveis quando a impressora está no estado Pronto.

Leia mais

Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter

Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter Da instalação até a impressão Da instalação até a impressão para Windows 98, Windows Me, Windows 2000, Mac OS 8.6 à 9.1 e Mac OS X Abril 2001

Leia mais

Guia de instalação. Cabo de eletricidade. Guia do alimentador traseiro

Guia de instalação. Cabo de eletricidade. Guia do alimentador traseiro EPSON Stylus Pro 3880 Guia de instalação Por favor, leia as instruções antes de utilizar o produto. Desembale a impressora 1 Certifique-se de que tem todos estes itens: Impressora Cabo de eletricidade

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software por meio de uma conexão USB ou de rede. A conexão de rede não está disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF. Fluxograma

Leia mais

Por que você precisa alterar o tipo de AppleTalk. Antes de alterar a configuração. Alterar o tipo de AppleTalk

Por que você precisa alterar o tipo de AppleTalk. Antes de alterar a configuração. Alterar o tipo de AppleTalk Por que você precisa alterar o tipo de AppleTalk 1 A impressora J110 requer que você altere o tipo de AppleTalk para poder imprimir trabalhos de em rede AppleTalk. Antes de alterar a configuração Verifique

Leia mais

Windows 98 e Windows Me

Windows 98 e Windows Me Windows 98 e Windows Me "Etapas preliminares" na página 3-27 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-28 "Outros métodos de instalação" na página 3-28 "Solução de problemas do Windows 98 e Windows

Leia mais

Guia de Configuração Rápida de Conexão da Rede

Guia de Configuração Rápida de Conexão da Rede Xerox WorkCentre M118/M118i Guia de Configuração Rápida de Conexão da Rede 701P42689 Este guia contém instruções para: Navegação pelas telas do visor na página 2 Configuração da rede usando o servidor

Leia mais

Guia de rede da impressora hp deskjet 900c series para Windows. Português

Guia de rede da impressora hp deskjet 900c series para Windows. Português Guia de rede da impressora hp deskjet 900c series para Windows Reconhecimentos Aviso Microsoft, MS, MS-DOS e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation (números de patentes norte-americanas

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

2400 Series Primeiros passos

2400 Series Primeiros passos Conteúdo 2400 Series Primeiros passos Consute o Guia do usuário completo no CD para obter informações mais detalhadas sobre as seguintes tarefas: Configurando a impressora Conhecendo a impressora Colocando

Leia mais

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Guia de Instalação Rápida Guia de Instalação Rápida Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc. Todos os direitos reservados. CAPA Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc.

Leia mais

Software de gerenciamento de impressoras

Software de gerenciamento de impressoras Software de gerenciamento de impressoras Este tópico inclui: "Usando o software CentreWare" na página 3-10 "Usando os recursos de gerenciamento da impressora" na página 3-12 Usando o software CentreWare

Leia mais

HP Color LaserJet série CM1312 MFP Guia de papel e mídia de impressão

HP Color LaserJet série CM1312 MFP Guia de papel e mídia de impressão HP Color LaserJet série CM1312 MFP Guia de papel e mídia de impressão Copyright e licença 2008 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. A reprodução, adaptação ou tradução sem permissão prévia

Leia mais

Xerox ColorQube 8700 / 8900 Painel de controle

Xerox ColorQube 8700 / 8900 Painel de controle Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo com a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário. 3 5 Liberação da porta

Leia mais

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Cópia Este capítulo inclui: Cópia básica na página 3-2 Ajustando as opções de cópia na página 3-4 Configuração básica na página 3-5 Ajustes de imagem na página 3-9 Ajustes de posicionamento de imagem na

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão 0 BRA Definições das observações Utilizamos o estilo de observação a seguir ao longo deste manual do usuário: ensina como agir em determinada situação ou fornece dicas

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

HP Color LaserJet série CM2320 MFP Guia de papel e mídia de impressão

HP Color LaserJet série CM2320 MFP Guia de papel e mídia de impressão HP Color LaserJet série CM2320 MFP Guia de papel e mídia de impressão Copyright e licença 2008 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. A reprodução, adaptação ou tradução sem permissão prévia

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Guia do Driver de Impressora Universal

Guia do Driver de Impressora Universal Guia do Driver de Impressora Universal Brother Universal Printer Driver (BR-Script3) Brother Mono Universal Printer Driver (PCL) Brother Universal Printer Driver (Inkjet) Versão B BRA 1 Visão geral 1 O

Leia mais

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet Versão 1.0 09/10 Xerox 2010 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Direitos reservados de não publicação sob as leis de direitos autorais dos Estados Unidos. O conteúdo desta publicação não pode

Leia mais

Seu manual do usuário HP LASERJET 4050 http://pt.yourpdfguides.com/dref/901785

Seu manual do usuário HP LASERJET 4050 http://pt.yourpdfguides.com/dref/901785 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

INSTALAÇÃO DOS NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS

INSTALAÇÃO DOS NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA INSTALAÇÃO DOS NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS 1/6 Copyright 2003-2004 Nokia. Todos os direitos reservados. Conteúdo 1. INTRODUÇÃO...3 2. REQUISITOS DO SISTEMA...3 3. INSTALAÇÃO

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão A BRA-POR Definições das observações Utilizamos o estilo de observação a seguir ao longo deste manual do usuário: As observações ensinam como agir em determinada situação

Leia mais

X84-X85 Scan/Print/Copy

X84-X85 Scan/Print/Copy X84-X85 Scan/Print/Copy Introdução Junho de 2002 www.lexmark.com Declaração sobre informações de compatibilidade da FCC (Federal Communications Commission) Este produto está em conformidade com os limites

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

KODAK D4000 Duplex Photo Printer. Photo Printer. D4000 Duplex Photo Printer. Guia do usuário do aplicativo de calibração

KODAK D4000 Duplex Photo Printer. Photo Printer. D4000 Duplex Photo Printer. Guia do usuário do aplicativo de calibração Advance/Load Rewind/Unload KODAK D4000 Duplex Photo Printer Photo Printer D4000 Duplex Photo Printer Guia do usuário do aplicativo de calibração Novembro de 2011 Eastman Kodak Company Rochester, New York

Leia mais

Informações importantes de configuração. Usuários de cabo USB: não conecte o cabo USB até a etapa A2.

Informações importantes de configuração. Usuários de cabo USB: não conecte o cabo USB até a etapa A2. Comece aqui 1 Informações importantes de configuração Usuários de rede sem fio ou com fio: siga as instruções neste guia de configuração para que o HP All-in-One seja adicionado corretamente à sua rede.

Leia mais

TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN

TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN Rev 9.2-12/2013 TeamViewer GmbH Jahnstraße 30 D-73037 Göppingen www.teamviewer.com Sumário 1 Sobre Wake-on-LAN... 3 2 Requisitos... 4 3 Configuração do Windows... 5 3.1

Leia mais

Versão 1.0 Julho de 2008. Módulo de acabamento Office LX. Guia do Usuário

Versão 1.0 Julho de 2008. Módulo de acabamento Office LX. Guia do Usuário Versão 1.0 Julho de 2008 Módulo de acabamento Office LX Guia do Usuário Microsoft, MS-DOS, Windows, Windows NT, Microsoft Network e Windows Server são marcas ou marcas registradas da Microsoft Corporation

Leia mais

Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter

Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter Z13 Color Jetprinter Z23 Color Jetprinter Z33 Color Jetprinter Da instalação até a impressão Da instalação até a impressão para Windows 98, Windows Me, Windows 2000, Windows XP, Mac OS 8.6 a 9.1 e Mac

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

Memória da impressora

Memória da impressora Memória da impressora Gerenciando a memória 1 Sua impressora vem com, pelo menos, 32 MB de memória. Para determinar a quantidade de memória instalada atualmente em sua impressora, selecione Imprimir Menus

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Como obter Ajuda. Mensagens do sistema. Acessar. Ícones do painel de controle

Como obter Ajuda. Mensagens do sistema. Acessar. Ícones do painel de controle Como obter Ajuda Para obter informações/assistência, verifique o seguinte: Guia do Usuário, para obter informações sobre como usar a Xerox 4595. Para obter assistência on-line, visite: www.xerox.com Clique

Leia mais

Guia de conexão. Sistemas operacionais suportados. Instalando a impressora. Guia de conexão

Guia de conexão. Sistemas operacionais suportados. Instalando a impressora. Guia de conexão Página 1 de 5 Guia de conexão Sistemas operacionais suportados Com o CD de Software e documentação, você pode instalar o software da impressora nos seguintes sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Visão geral do conteúdo Sobre o PrintMe Mobile Requisitos do sistema Impressão Solução de problemas Sobre o PrintMe Mobile O PrintMe Mobile é uma solução empresarial

Leia mais

Leia-me do Licenciamento em Rede

Leia-me do Licenciamento em Rede Leia-me do Licenciamento em Rede Trimble Navigation Limited Divisão de Engenharia e da Construção 935 Stewart Drive Sunnyvale, California 94085 EUA Fone: +1-408-481-8000 Ligação gratuita (nos EUA): +1-800-874-6253

Leia mais

2011 Encore Electronics, Inc.

2011 Encore Electronics, Inc. 2011 Encore Electronics, Inc. Especificações de produtos, tamanhos e formas estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e aparência real do produto pode variar dos aqui descritos. Todas as marcas e nomes

Leia mais

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP)

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP) "Visão geral da configuração da rede" na página 3-2 "Escolhendo um método de conexão" na página 3-3 "Conectando via Ethernet (recomendado)" na página 3-3 "Conectando via USB" na página 3-4 "Configurando

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

AR-NB2 KIT DE EXPANSÃO PARA REDE. MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE (da impressora de rede) MODELO

AR-NB2 KIT DE EXPANSÃO PARA REDE. MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE (da impressora de rede) MODELO MODELO AR-NB2 KIT DE EXPANSÃO PARA REDE MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE (da impressora de rede) INTRODUÇÃO ANTES DA INSTALAÇÃO LIGAR A UMA REDE AMBIENTE DE INSTALAÇÃO E PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO CONFIGURAR

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes sobre como instalar o Mac OS X. Requisitos do sistema Para

Leia mais

Leia antes de instalar Mac OS X

Leia antes de instalar Mac OS X Leia antes de instalar Mac OS X Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações sobre os computadores compatíveis, requisitos do sistema e como instalar o Mac OS X. Para obter

Leia mais

Como instalar Windows XP

Como instalar Windows XP Como instalar Windows XP 1 Como instalar Windows XP Existem 2 opções para instalar XP: Opção A: para micro novo sem Sistema Operacional instalado (Exemplo de sistema operacional:windows 98, Windows 2000,

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão A BRA-POR Definições das observações Utilizamos o estilo de observação a seguir ao longo deste manual do usuário: ensina como agir em determinada situação ou fornece

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

Backup e recuperação. Guia do Usuário

Backup e recuperação. Guia do Usuário Backup e recuperação Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações contidas neste documento

Leia mais

Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela?

Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela? HP Easy Printer Care Perguntas freqüentes Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela? O HP Easy Printer Care só pode ser usado através de USB ou de uma conexão paralela se

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

Z Series /Série RZ - Guia de referência rápida

Z Series /Série RZ - Guia de referência rápida Z Series /Série RZ - Guia de referência rápida Utilize este guia para operar a impressora diariamente. Para obter informações mais detalhadas, consulte o Guia do usuário. Conteúdo Vista externa...........................................................

Leia mais

Instalando e usando o Document Distributor 1

Instalando e usando o Document Distributor 1 Instalando e usando o 1 O é composto por pacotes de software do servidor e do cliente. O pacote do servidor deve ser instalado em um computador Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP. O pacote cliente

Leia mais

índice índice bem-vindo 1-1 Como usar este guia 1-1 Para obter mais informações 1-2 Requisitos do sistema 1-2

índice índice bem-vindo 1-1 Como usar este guia 1-1 Para obter mais informações 1-2 Requisitos do sistema 1-2 Declarações HP ColorSmart III, PhotoREt III e HP ZoomSmart Scaling Technology são marcas comerciais da Hewlett-Packard Company. Microsoft, MS Windows, Windows e Windows NT são marcas registradas da Microsoft

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão 0 BRA-POR Definições das observações Utilizamos o ícone a seguir ao longo deste manual do usuário: Os ícones de ensinam como agir em determinada situação ou fornecem

Leia mais

Instalar o Software da Impressora... 2. Consulte o Manual do Usuário para obter informações e instruções detalhadas não abordadas neste manual.

Instalar o Software da Impressora... 2. Consulte o Manual do Usuário para obter informações e instruções detalhadas não abordadas neste manual. GUIA RÁPIDO para o utilizador do Windows Vista ÍNDICE Capítulo 1: REQUISITOS DO SISTEMA... 1 Capítulo 2:... 2 Instalar o Software da Impressora... 2 Instalar o Software para a Impressão em Rede... 5 Capítulo

Leia mais

Problemas de impressão. Qualidade de impressão. Alimentação do papel

Problemas de impressão. Qualidade de impressão. Alimentação do papel Resolvendo da impressora Alguns da impressora são fáceis de corrigir. Se a sua impressora não está respondendo, primeiro certifique-se de que: A impressora esteja ativada O cabo de alimentação esteja conectado

Leia mais

Norton 360 Online Guia do Usuário

Norton 360 Online Guia do Usuário Guia do Usuário Norton 360 Online Guia do Usuário Documentação versão 1.0 Copyright 2007 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O software licenciado e a documentação são considerados software

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

Impressora HP Business Inkjet série 1000. Guia do Usuário

Impressora HP Business Inkjet série 1000. Guia do Usuário Impressora HP Business Inkjet série 1000 Guia do Usuário Impressora HP Business Inkjet série 1000 Guia do Usuário Primeira edição: 04/2005 Informações de copyright 2005 Copyright Hewlett-Packard Development

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

Guia de Instalação do Software

Guia de Instalação do Software Guia de Instalação do Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2

Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2 Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2 Este documento descreve o processo de criação de um perfil de saída

Leia mais

INSTALAÇÃO DE NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS

INSTALAÇÃO DE NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS GUIA DE CONSULTA RÁPIDA DA INSTALAÇÃO DE NOKIA CONNECTIVITY CABLE DRIVERS 1/6 Copyright 2003-2004 Nokia. Todos os direitos reservados. Conteúdo 1. INTRODUÇÃO...3 2. REQUISITOS DO SISTEMA...3 3. INSTALANDO

Leia mais

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação Leia antes de utilizar Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados Guia de Instalação Leia este guia antes de abrir o pacote do CD-ROM Obrigado por adquirir este software. Antes de abrir

Leia mais

Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP

Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP IMPORTANTE - Evite abrir a impressora.. Há várias peças sensíveis neste equipamento e qualquer dano à integridade física do mesmo não será coberto pela

Leia mais

Microsoft Windows 7: Guia de primeiros passos

Microsoft Windows 7: Guia de primeiros passos Microsoft Windows 7: Guia de primeiros passos Configure o Windows 7 O seu computador Dell é fornecido pré-configurado com o sistema operacional Microsoft Windows 7. Para configurar o Windows pela primeira

Leia mais

Identificando áreas de atolamento de papel

Identificando áreas de atolamento de papel Selecionando cuidadosamente os materiais de impressão e carregando-os adequadamente, será possível evitar atolamento de papel na maioria das vezes. (Veja as sugestões em Dicas para evitar atolamentos de

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário Guia Rápido do Usuário 1 Obrigado por adquirir o Mobile Broadband modem USB E3531. Com o seu novo modem USB, você tem acesso à rede sem fio em alta velocidade. Observação: Este manual fornece os atributos

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

2010 Encore Electronics, Inc. All rights reserved.cover

2010 Encore Electronics, Inc. All rights reserved.cover 2010 Encore Electronics, Inc. All rights reserved.cover 2011 Encore Electronics, Inc. Especificações de produtos, tamanhos e formas estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e aparência real do produto

Leia mais

HP Mobile Printing para Pocket PC

HP Mobile Printing para Pocket PC HP Mobile Printing para Pocket PC Guia de Iniciação Rápida O HP Mobile Printing para Pocket PC permite imprimir mensagens de e-mail, anexos e arquivos em uma impressora Bluetooth, de infravermelho ou de

Leia mais

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Requisitos Necessários 5 Visão Geral da Instalação 5 Passo 1: Buscar atualizações 5 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 5 Passo 3: Instalar

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

Solucionando Problemas

Solucionando Problemas Solucionando Problemas Por favor leia as sugestões abaixo quando a digitalização não está a processarse como esperava ou se encontrar qualquer problema no funcionamento do scanner. Se as soluções abaixo

Leia mais

Guia de instalação Command WorkStation 5.5 com o Fiery Extended Applications 4.1

Guia de instalação Command WorkStation 5.5 com o Fiery Extended Applications 4.1 Guia de instalação Command WorkStation 5.5 com o Fiery Extended Applications 4.1 Sobre o Fiery Extended Applications O Fiery Extended Applications (FEA) 4.1 é um pacote dos seguintes aplicativos para uso

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

Guia de instalação Command WorkStation 5.6 com o Fiery Extended Applications 4.2

Guia de instalação Command WorkStation 5.6 com o Fiery Extended Applications 4.2 Guia de instalação Command WorkStation 5.6 com o Fiery Extended Applications 4.2 O Fiery Extended Applications Package (FEA) v4.2 contém aplicativos do Fiery para realizar tarefas associadas a um Fiery

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

Google Drive Print. Guia do administrador

Google Drive Print. Guia do administrador Google Drive Print Guia do administrador Março de 2015 www.lexmark.com Conteúdo 2 Conteúdo Visão geral...3 Configuração do aplicativo...4 Adquirindo uma conta do Google...4 Acessando a página de configuração

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE SISTEMA MULTIFUNÇÕES DIGITAL Página INTRODUÇÃO ANTES DA INSTALAÇÃO INSTALAR O DRIVER DA IMPRESSORA LIGAÇÃO A UM COMPUTADOR 9 CONFIGURAR O CONTROLADOR DA IMPRESSORA 0 COMO

Leia mais

Sumário Etapa 1: Verificar os acessórios

Sumário Etapa 1: Verificar os acessórios Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o scanner IRIScan Pro 3 Cloud. Esse scanner é fornecido com os aplicativos de software Readiris Corporate 14 (PC e Mac), Cardiris Corporate 5 for

Leia mais

Manual do aplicativo Conexão ao telefone

Manual do aplicativo Conexão ao telefone Manual do aplicativo Conexão ao telefone Copyright 2003 Palm, Inc. Todos os direitos reservados. O logotipo da Palm e HotSync são marcas registradas da Palm, Inc. O logotipo da HotSync e Palm são marcas

Leia mais

Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS

Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS ReadMe_Driver.pdf 11/2011 Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS Descrição O driver da D4000 Printer é um driver da impressora MICROSOFT personalizado para uso com a D4000 Duplex Photo

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 4 Visão geral da instalação 4 Passo 1: Buscar atualizações 4 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 4 Passo 3: Instalar o Windows no seu

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...6

Leia mais

Impressora HP Color LaserJet Série CP1510 Guia para papel e mídia de impressão

Impressora HP Color LaserJet Série CP1510 Guia para papel e mídia de impressão Impressora HP Color LaserJet Série CP1510 Guia para papel e mídia de impressão Copyright e licença 2007 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. A reprodução, adaptação ou tradução sem permissão

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows XP

Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows XP Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows XP O Express Fast Net x5 Kit da D-Link permitirá que você conecte seu escritório em rede (até 5 usuários) para compartilhar recursos, arquivos e dispositivos,

Leia mais

7 Botão Suspender Ativar o Modo de suspensão ou o Modo de hibernação.

7 Botão Suspender Ativar o Modo de suspensão ou o Modo de hibernação. Referência rápida Para aprender sobre a impressora Uso do painel de controle da impressora Utilize 13 1 2 3 4 5 Para 12 11 10 6 7 1 Visor Exibir mensagens e status da impressora. Configurar e operar a

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais