A FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NO CONFLITO COSMOLÓGICO CRIACIONISTA E CIENTÍFICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NO CONFLITO COSMOLÓGICO CRIACIONISTA E CIENTÍFICO"

Transcrição

1 A FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NO CONFLITO COSMOLÓGICO CRIACIONISTA E CIENTÍFICO Maria Eugênia Nery de Carvalho 1 Aloisio Cansian Segundo 2 RESUMO: Uma das oposições mais acaloradas e polêmicas do século XXI baseia-se no conflito entre as cosmologias criacionista e evolucionista, relacionadas ao início e continuidade da vida. Com o auxílio da filosofia, é possível traçar uma linha contínua entre Deus e o conceito de arché. Através do estudo das teorias naturalistas de filósofos como Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito assim como Parmênides, Zenão, Empédocles e os atomistas Anaxágoras e Demócrito, fica clara a diversidade de pensamento e crenças fundada na península helênica. Apesar da diversidade de opiniões, é perceptível a descrença no acaso. Partindo deste argumento, podemos traçar uma linha unindo teorias como o criacionismo e Design Inteligente, aprofundados no desenvolvimento do texto. Uma das maiores motivações para o estudo científico é o descobrimento de respostas, porém, nem mesmo a teoria da Seleção Natural proposta por Charles Darwin e a ciência são capazes de responder tudo, dando espaço para outras hipóteses. Nenhuma teoria sobre o surgimento da vida ou até mesmo a ciência pode ser considerada absoluta, pois assim como a filosofia, as conclusões baseiam-se nas opiniões da pessoa que sobre esse assunto reflete. Agregando o conhecimento da filosofia, da ciência e do criacionismo, é possível aproximar-se de uma maneira mais concisa em respostas e soluções. Palavras-chave: Filosofia; filósofos pré-socráticos; criacionismo; evolucionismo. 1 INTRODUÇÃO O grande fascínio da humanidade pelo conhecimento se deve à pluralidade do pensamento,pluralidade essa muito conhecida pelos filósofos pré-socráticos concebidos na Grécia Antiga. A sociedade grega e seu contexto político permitiram que a filosofia ali nascesse, protegida de padrões dogmáticos e favorecida pela liberdade política. Embora essencialmente diferentes, a filosofia e a ciência possuem pontos em comum. A razão é o argumento que carrega o pensamento filosófico, dando assim uma característica científica à filosofia. Porém, a filosofia abrange toda a realidade, se preocupando em estudar a enorme gama de conhecimentos e áreas do mundo externo. A ciência é fundamentalmente metódica e concisa, todavia focando em pequenas ou singulares áreas. Múltiplas áreas como a filosofia, a ciência e a religião buscam então, através de seus próprios meios, explicar as 1 Acadêmica do segundo ano do Ensino Médio pelo Colégio Adventista Boqueirão. marianerycarvalho@hotmail.com. 2 Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e acadêmico de Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. aloisio.segundo@gmail.com.

2 grandes questões do surgimento e da manutenção da vida que avançaram juntamente à humanidade pela história. 2 NASCIMENTO DA FILOSOFIA NA GRÉCIA Berço da filosofia, a Grécia era adepta ao politeísmo e portadora de uma enorme sensibilidade mitológica. Dispunha de deuses substancialmente mitológicos, mas possuidores de características humanas de fácil assimilação. O pensamento grego em suas vastas vertentes sempre realçou a individualidade e o antropocentrismo, facilitando então o nascimento de diferentes opiniões, críticas e crenças.surge então da crítica ao pensamento mitológico grego as primeiras concepções do pensamento naturalista e dos filósofos idealizadores da arché 3. 3 OS PRÉ-SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS PRIMEIRAS Tales de Mileto, inspirado pelo pensamento de Aristóteles, é considerado o primeiro filósofo a investigar as causas primeiras e inquietar-se com as questões da origem do mundo e das transformações da natureza. Interessado por diversas áreas do conhecimento, propôs suas teorias a respeito dos eventos e mutações do cosmos. O princípio natural e imutável ou arché - o término, fonte e origem de todas as coisas, para Tales,era a água. Inaugurava-se então a filosofia da physis 4. Oriunda da própria observação da natureza, a teoria de Tales baseava-se no ciclo infinito da água. O fluxo da água e sua diversidade contribuíram para a aceitação da mesma como substância primordial. Derivados da teoria de Tales sobre o princípio único, Anaximandro e Anaxímenes divergiram em suas suposições sobre a arché. Presente como princípio na filosofia de Anaximandro estava o apéiron 5. Fundamento baseado na imortalidade e eternidade assim como no equilíbrio de todas as coisas. Não há origem para oapeíron pois ele próprio é sua origem. Por não possuir origem, este não há limites. É impessoal e infinito. Se torna o início e fim de todas as coisas: a causa primeira. Voltando aos quatros elementos, a tese de Anaxímenes reconhece como archéo ar, atribuindo a ele características essencialmente divinas. Causadora dessa afirmação seria justamente a incrível capacidade de transformação 3 Princípio originário de todas as coisas. 4 Substância e movimento de todas as coisas. 5 Em tradução corriqueira: Sem limites ou fronteiras.

3 dessa substância área. Todas as outras coisas se originariam dessa substância, sucessivamente. A mudança seria o princípio. Heráclito, conhecido por sua obscuridade, concordou em partes com as teorias e observações de seus antecessores filósofos. O segredo para ele estava justamente no dinamismo das coisas. A eterna mutação da natureza era simbolizada pelo fogo, precisamente por sua maestria em tornar-se uma infinidade de outras coisas. O fluxo se compreende extremamente importante para a manutenção da vida. Chamada de devir 6, a mudança era justamente o trânsito dos opostos, podendo ser comparada com o movimentar-se de um rio. Adverso à teoria de Heráclito, Parmênides, filósofo proveniente da cidade de Eleia, considerava o ser como algo imutável. Sua divergência com Heráclito não se fundava apenas nesse quesito. Parmênides consolidou seu pensamento na frase: O ser é, o não ser não é 7.Ao analisar o pensamento de Parmênides, nos deparamos com um novo ponto de vista, agora ontológico. Denominado de princípio da verdade, o ser é o contrário absoluto do não ser. Simplificando: tudo que podemos pensar ou dizer, é, ao mesmo tempo que o não ser, por não poder ser dito ou pensado se torna o nada absoluto. O ser é algo incorruptível e imutável, perfeito. Tem-se como verdade absoluta no pensamento de Parmênides a ideia do ser não gerado e uno, sendo todo o resto apenas meras designações vazias. O pensamento espesso e intricado de Parmênides foi revalidado por Zenão, fundador da dialética da refutação. Zenão utilizou-se da teoria de Parmênides e demonstrou por meio da dialética e de paradoxos, a invalidade do não-ser e da pluralidade. Empédocles, Anaxágoras e Demócrito - filósofos conhecidos como pluralistas, preocupavam-se não apenas em formular teorias e hipóteses sobre a arché, mas em explicar seu funcionamento. Empédocles foi o filósofo preocupado em superar paradoxos como de Zenão e explicar a agregação e desagregação das coisas bem como os quatro elementos originários: água, ar, terra e fogo. Anaxágoras herdou a teoria de Empédocles, a complementando com a agregação de uma inteligência cósmica (independente e responsável pela pluralidade das substâncias). Demócrito, um dos fundadores da escola atomista, foi responsável por congregar as teorias naturalistas antecessoras e introduzir o conceito de átomo (eterno, forma originária e indivisível). Fundindo o pensamento de Demócrito temos como definição principal o vazio e o movimento agindo como explicações válidas para toda a realidade. 6 Fluxo constante e lei geral do universo. 7 PARMÊNIDES, apud ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. História da Filosofia: filosofia pagã e antiga. Volume ed. São Paulo: Paulus, p. 59.

4 Todos os filósofos naturalistas pré-socráticos possuíam um interesse comum: a vontade de descobrir a origem e o funcionamento da natureza e das coisas, pensamento que perpetuou e continua perseverando pela sociedade e atingiu diversas áreas do conhecimento, da ciência e da religião. 4 O ESTATUTO EPISTÊMICO DO PENSAMENTO NATURALISTA NA CIÊNCIA OCIDENTAL Muito se divaga sobre o real sentido do Universo, suas origens e fundamentos. Disse Xenófanes: A verdade certa, homem nenhum conheceu, nem conhecerá 8. Todavia, o homem sempre indagou sobre a natureza e o sentido da vida, sendo através da observação e raciocínio como os pré-socráticos, da explicação prática da ciência ou por meio de um Ser superior como no criacionismo. Na busca por respostas, o homem sempre desempenhou o papel principal. Sempre existiu uma sensibilidade mitológica sendo contraposta pela razão na incessável busca por soluções, independentemente de seu período ou contexto histórico. E é justamente essa rivalidade que gera os extensos e complexos argumentos sobre a origem da vida, dos seres e da realidade como um todo. 5 A CIÊNCIA COMO EXPLICAÇÃO PRÁTICA DA NATUREZA Charles Darwin, com sua publicação de A Origem das Espécies (1859), causou alvoroço na comunidade científica da época. Com uma explicação racional e biológica da origem da vida, condensou os pensamentos sobre a teoria da evolução antecedentes apresentando um ancestral comum para todas as espécies. Em conjunto de Alfred Russel Wallace, elaborou a teoria da seleção natural, que atua como selecionador heterogêneo dos seres mais fortes e com melhores condiçõesde reprodução e perpetuação de suas espécies, favorecendo assim a continuidade da natureza. Controversa no seu tempo de lançamento, a teoria foi rejeitada por muitos biólogos e cientistas da época. Com o avanço da ciência e de suas descobertas, o evolucionismo e a seleção natural atualmente são vistos como hipóteses verossímeis para o princípio da vida. 8 XENÓFANESapud TARNAS, Richard. A epopeia do pensamento ocidental: para compreender as ideias que moldaram nossa visão de mundo. 8. ed. Bertrand Brasil: Rio de Janeiro, p. 39.

5 Do lado outro, no entanto, a teoria do Design Inteligente 9 mostra-se o oposto das hipótesesdarwinistas. Através da interferência de um ser inteligente e superior, a vida teve início. Com três argumentos primordiais essa teoria é fundada: a complexidade irredutível (dependência das espécies para sua eficiência na natureza); a complexidade específica (impossibilidade do acaso como gerador da existência); e o princípio antrópico (condições perfeitas para a vida). Ainda assim, o Design Inteligente não pode ser comparado em sua totalidade com o criacionismo pois não reporta como ser inteligente nenhum tipo de Deus. Mesmo assim, por mais que não haja correlação imediata, é certo que a base argumentativa é muito semelhante entre o Design Inteligente e o Criacionismo não havendo razão alguma para atribuir alguma diferença de nível epistêmico entre ambos. 6 OS EXTREMOS DA CIÊNCIA E DO CRIACIONISMO Segundo Marilena Chauí, o objeto científico é uma representação intelectual universal, necessária e verdadeira das coisas representadas e corresponde à própria realidade, porque esta é racional e inteligível em si mesma 10. A ciência é baseada em certezas. Diferente da mitologia e até mesmo da filosofia, o método científico garante a veracidade dos fatos. Por ser tão baseada na verdade, a ciência se depara com uma série de obstáculos epistemológicos 11. Até mesmo o vasto campo das ciências não é capaz de abranger e resolver todos os dilemas do início e continuidade da vida, dando espaço assim para a filosofia, a mitologia e a religião. Contrário da teoria evolucionista, o Criacionismo é aceito na maior parte do planeta. Porém, assim como a ciência e a filosofia, não é único. Como objeto, será analisado o Cristianismo, uma das muitas vertentes da teoria criacionista. Todo o argumento do Cristianismo é baseado em seu instrumento principal, a Bíblia. Em seu primeiro livro,gênesis, o texto bíblico narra a criação do homem através de Deus, assim como toda a vida na terra. Maior do que as teorias evolucionistas e criacionistas é o conflito entre elas. A ciência vê a religião, mais precisamente o criacionismo, como algo tolo e retrógado. Da mesma maneira, crentes do criacionismo e religiosos fundamentalistas enxergam a ciência ou os cientistas como hereges. Não é cabível,porém, a generalização. Existem muitos cientistas 9 Para efeitos de simplicidade, agruparemos todas as teorias cosmológicas teístas sob a denominação de Design Inteligente. 10 CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Ática: São Paulo, p Conceito criado por Gaston Bacherlard; dificuldades e barreiras enfrentadas no processo da aprendizagem.

6 religiosos e criacionistas, assim como religiosos que utilizam a ciência como meio comprovante de sua fé. 7 A FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA COMO CONVERGENTE NA OPOSIÇÃO CRIACIONISTA E CIENTÍFICA Seria utópico tentar transformar fundamentalistas religiosos em crédulos da ciência, assim como introduzir Deus como criador para cientistas evolucionistas. Todavia, é possível mostrar que a ciência e a religião o criacionismo, não são totalmente opostos. É possível traçar uma linha entre aarchée Deus. A filosofia pode agir como ponte entre os extremos criacionistas e científicos. Como seu princípio básico, a filosofia vê como conhecimento algo compreendido na individualidade. É claro, no ramo filosófico há inúmeras teorias e opiniões, mas temos aqui o argumento filosófico como exemplo. É contra os princípios filosóficos a crença por imposição. Um adolescente que possui pais religiosos e crê em Deus como criador, porém, não refletiu e chegou em sua opinião através de seus próprios argumentos não pode ser considerado alguém dono de sua própria verdade, do mesmo jeito que um cientista que não considera outras ciências além da sua como hipótese não é conhecedor da vasta natureza que nos rodeia. Através da própria história da Filosofia, nos deparamos com filósofos extremamente racionais, assim como filósofos religiosos. A grande questão, talvez a mais importante, não é o motivo de traçar uma linha entre dois extremos aparentemente tão distantes, mas sim a necessidade. O conhecimento nunca será alcançado em sua máxima se não for possível unir as informações conquistadas pela ciência e por outras áreas. Agregando o entendimento dessas duas áreas a ciência e a religião, será possível fornecer melhores respostas para as contínuas questões do surgimento da vida, levantadas pelos primeiros filósofos naturalistas. 8 CONSIDERAÇÕES FINAIS A filosofia, além de ser uma das áreas mais abrangentes do conhecimento, funciona como base para o entendimento dos pensamentos mais simples aos mais complexos. Como meio apaziguador de um dos conflitos mais extensos e acalorados da humanidade - a ciência evolucionista contra o criacionismo, o argumento filosófico e suas teorias de séculos atrás ainda se mostram extremamente necessárias e úteis.

7 A ciência, como produto típico do Ocidente, teve seu início justamente na capacidade (ou, ao menos, a tentativa) que o ser humano possuiria de explicar a realidade exterior nas suas mais diversas manifestações. Assim, o que deu o primeiro passo para a Filosofia, e consequentemente para a cultura geral e para a ciência do Ocidente, foi precisamente o interesse em investigar os fundamentos e as origens das coisas que existem. A partir da concepção daquilo que chamaram arché, os filósofos naturalistas pré-socráticos idealizaram possibilidades para explicar os princípios de surgimento do universo. Ao concebermos tal realidade que como algo ordenado, regido por leis de causas e efeitos, chegaremos perto do conceito de cosmos o oposto do caos. Por haver ordenação causal dos eventos, é necessário conceber também e ao mesmo tempo um princípio ordenador, algo capaz justamente de prover a origem, o surgimento e a manutenção das coisas que existem; dando conta simultaneamente de explicar como é possível que tais coisas se transformem e para onde se encaminham no contexto da realidade ordenada. A primeira filosofia, no sentido formal do termo, foi metafísica, e constituiu por isso um grande divisor de águas entre a especulação e a ciência. Interessante notar que modernamente distingue-se também a metafísica da ciência, sendo a primeira considerada uma explicação de segunda classe para os fenômenos naturais, por não poder, em tese, ser posta à prova empírica. Tal distinção deriva fundamentalmente de um ideal cientificista e positivista do século XIX, quando o conceito de realidade exterior passou a abarcar questões muito mais complexas que aquelas que foram pensadas pelos primeiros filósofos gregos. No entanto, toda ciência, é, nesta acepção muito específica, metafísica justamente por tentar investigar as relações causais entre os fenômenos que ocorrem na realidade. Fazer ciência, em qualquer seara, é fazer uma espécie de metafísica, ou, no mínimo, depender dela, uma vez que é precisamente tal explicação que dá fundamento ao sentido da investigação. Neste contexto, chega-se a uma concepção muito peculiar do criacionismo. Mais que uma concepção puramente religiosa, o criacionismo pode ser encarado como uma proposta metafísica para a compreensão da realidade exterior e de seus princípios ordenadores caracterizada justamente pela regulação e pela lógica interna de seu argumento principal. O criacionismo não precisa ser visto necessariamente como uma tese teísta e cientificamente ilógica; mas, ao contrário, pode oferecer uma estrutura teórica muito semelhante à filosofia pré-socrática na explicação dos fenômenos da natureza e também do que os transcende (oferecendo, portanto, resposta a questões que a própria ciência não responde). É possível, portanto, compreender o criacionismo como uma alternativa cosmológica perfeitamente válida, íntegra, e dotada de lógica interna argumentativa com o mesmo

8 statusdas teorias filosóficas pré-socráticas:um limiar da ciência e da metafísica no contexto dos saberes humanos. REFERÊNCIAS ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média. Volume ed. São Paulo: Paulus, CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, COUPRIE, L. Dirk. Anaximander. Disponível em: < Acesso em 26 de julho de DELONG, C. Jeremy. ParmenidesofElea. Disponível em: < Acesso em 26 de julho de ENTENDENDO A EVOLUÇÃO. Seleção Natural: Charles Darwin & Alfred Russel Wallace. Disponível em: < Acesso em 22 de agosto de FERREIRA, A. Fabricio. Design Inteligente. Disponível em: < Acesso em 23 de agosto de GRAHAM, W. Daniel. Anaximenes. Disponível em: < Acesso em 26 de julho de Daniel. Heraclitus. Disponível em: < Acesso em 26 de julho de O'GRADY, Patricia. Thales ofmiletus. Disponível em: < Acesso em 26 de julho de SÓ BIOLOGIA. Seleção Natural. Disponível em: < Acesso em 23 de agosto de SOUSA, Rainer; ARAGUAIA, Mariana. Teoria da Evolução. Disponível em: < Acesso em 23 de agosto de TARNAS, Richard. A epopeia do pensamento Ocidental. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

15/03/2016. História da Filosofia Antiga: Aula 2 Prof. Rafael de Lima Oliveira

15/03/2016. História da Filosofia Antiga: Aula 2 Prof. Rafael de Lima Oliveira Pré-socráticos História da Filosofia Antiga: Aula 2 Prof. Rafael de Lima Oliveira 1 Os primeiros filósofos: os pré-socráticos Séculos VII-VI a.c.; Restam apenas fragmentos de suas obras e comentários doxográficos;

Leia mais

FILOSOFIA E OS PRÉ-SOCRÁTICOS TERCEIRÃO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

FILOSOFIA E OS PRÉ-SOCRÁTICOS TERCEIRÃO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP FILOSOFIA E OS PRÉ-SOCRÁTICOS TERCEIRÃO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP O CONCEITO E A ORIGEM DA FILOSOFIA A ruptura com o pensamento mítico não se dá de forma imediata, mas de forma progressiva,

Leia mais

MAC DOWELL FILOSOFIA OS PRÉ- SOCRÁTICOS PAZ NA ESCOLA

MAC DOWELL FILOSOFIA OS PRÉ- SOCRÁTICOS PAZ NA ESCOLA MAC DOWELL FILOSOFIA OS PRÉ- SOCRÁTICOS PAZ NA ESCOLA DATA: 18/02/2019 1. O surgimento da Filosofia. 2. Mitologia Grega. 3. Mito e Filosofia. 2 3 MAC DOWELL FILOSOFIA OS PRÉ- SOCRÁTICOS PAZ NA ESCOLA DATA:

Leia mais

Processo de compreensão da realidade. Não é lenda Verdade Explicação do misterioso Expressão fundamental do viver humano

Processo de compreensão da realidade. Não é lenda Verdade Explicação do misterioso Expressão fundamental do viver humano Processo de compreensão da realidade Não é lenda Verdade Explicação do misterioso Expressão fundamental do viver humano Homero Ilíada Hesíodo Teogonia Odisseia A invenção da escrita Nova idade mental Surgimento

Leia mais

Exercícios de Revisão 1

Exercícios de Revisão 1 Exercícios de Revisão 1 1. Quando começamos a estudar, somos logo levados a buscar o que ela é. Nossa primeira surpresa surge ao descobrirmos que não há apenas uma definição da, mas várias. Uma primeira

Leia mais

MITO E FILOSOFIA 1 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

MITO E FILOSOFIA 1 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP MITO E FILOSOFIA 1 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP QUAL O SIGINIFICADO DA PALAVRA FILOSOFIA? QUAL A ORIGEM DA FILOSOFIA? E O QUE HAVIA ANTES DA FILOSOFIA? OS MITOS A palavra

Leia mais

OS PRIMEIROS FILÓSOFOS E AS PRIMEIRAS QUESTÕES FILOSÓFICAS. A physis é a Natureza eterna e em constante transformação

OS PRIMEIROS FILÓSOFOS E AS PRIMEIRAS QUESTÕES FILOSÓFICAS. A physis é a Natureza eterna e em constante transformação OS PRIMEIROS FILÓSOFOS E AS PRIMEIRAS QUESTÕES FILOSÓFICAS As principais características desses filósofos eram de filosofar acerca de uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação

Leia mais

A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à

A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à subsistência do ser humano à época. Tinha autonomia política

Leia mais

Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara.

Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara. FILOSOFIA ANTIGA Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara. Está presente na água de Tales: H20. Essencial para a vida dos seres vivos. É a causa do movimento da natureza: vento move nuvens,

Leia mais

SURGIMENTO DA FILOSOFIA: RUPTUARA DO PENSAMENTO MÍTICO PARA O PENSAMENTO FILOSÓFICO CIENTIFICO

SURGIMENTO DA FILOSOFIA: RUPTUARA DO PENSAMENTO MÍTICO PARA O PENSAMENTO FILOSÓFICO CIENTIFICO Eumarque Pereira Candido SURGIMENTO DA FILOSOFIA: RUPTUARA DO PENSAMENTO MÍTICO PARA O PENSAMENTO FILOSÓFICO CIENTIFICO Resenha crítica apresentada na disciplina o Surgimento da Filosofia, do Curso de

Leia mais

UNIDADE 2. Período Pré-socrático. Cosmológico

UNIDADE 2. Período Pré-socrático. Cosmológico UNIDADE 2 Período Pré-socrático Cosmológico PRÉ-SOCRÁTICOS FILÓSOFOS DA NATUREZA RODA VIVA Chico Buarque Tem dias que a gente se sente Como quem partiu ou morreu A gente estancou de repente Ou foi o mundo

Leia mais

O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira

O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira COMPETÊNCIA DE ÁREA HABILIDADES - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades HABILIDADE: H23 - Analisar a importância dos valores éticos

Leia mais

FILOSOFIA CURSINHO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

FILOSOFIA CURSINHO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP FILOSOFIA CURSINHO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP O CONCEITO DE MITO UNIDADE 1 Mythos: contar e/ou narrar. Os mitos são uma tentativa de entender a realidade a partir de explicações referidas

Leia mais

OS FILÓFOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS

OS FILÓFOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS OS FILÓFOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS São chamados de filósofos da natureza. Buscavam a arché, isto é, o elemento ou substância primordial que originava todas as coisas da natureza. Dirigiram sua atenção e suas

Leia mais

Tales de Mileto (c a.c.)

Tales de Mileto (c a.c.) Tales de Mileto (c. 624-546 a.c.) Tales foi considerado por Aristóteles como o primeiro filósofo, por ter sido o primeiro a buscar uma explicação racional de mundo. Com esse pensador, ele foi o fundador

Leia mais

FILOSOFIA Conceito e delimitação

FILOSOFIA Conceito e delimitação FILOSOFIA Conceito e delimitação Conceito de Filosofia Filosofia significa philo= amigo, amor, Sophia= sabedoria. A filosofia busca dar profundidade e totalidade à aspectos referentes a vida como um todo;

Leia mais

As origens da filosofia. Os filósofos pré-socráticos

As origens da filosofia. Os filósofos pré-socráticos Na aula de hoje vamos estudar. As origens da filosofia. Os filósofos pré-socráticos O que chamamos de filosofia surgiu na Grécia Antiga. Os filósofos pré socráticos. Os jônios ou Escola de Mileto. Escola

Leia mais

Pré-socráticos. Colégio Ser! 1º Médio Filosofia Marilia Coltri

Pré-socráticos. Colégio Ser! 1º Médio Filosofia Marilia Coltri Pré-socráticos Colégio Ser! 1º Médio Filosofia Marilia Coltri Heráclito de Éfeso Segundo a tradição, Heráclito, também chamado o obscuro, era um homem reservado e de poucas palavras. Parmênides de Eléia

Leia mais

Como surgiram os MITOS?

Como surgiram os MITOS? PENSAMENTO MÍTICO MITO MITO Nasce do desejo de entender o mundo para afugentar o medo e a insegurança. é um relato de algo fabuloso que se supõe ter acontecido num passado remoto e quase sempre impreciso.

Leia mais

A Ciência e a Filosofia gregas

A Ciência e a Filosofia gregas A Ciência e a Filosofia gregas Por que a Grécia foi o berço da produção de tanto conhecimento? Atualmente que nação seria a Grécia? Pitágoras e a Harmonia Musical do Universo Matemático, astrônomo, filósofo

Leia mais

O MUNDO VISÕES DO MUNDO ATRAVÉS DA HISTÓRIA

O MUNDO VISÕES DO MUNDO ATRAVÉS DA HISTÓRIA O MUNDO VISÕES DO MUNDO ATRAVÉS DA HISTÓRIA MITO: FORMA DE EXPLICAÇÃO MITO: vem do vocábulo grego mythos, que significa contar ou narrar algo. Mito é uma narrativa que explica através do apelo ao sobrenatural,

Leia mais

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos, assim, para buscar um significado para esses

Leia mais

A palavra MITO procede do grego mythos, que é uma palavra ligada ao verbo mythevo, que significa crio uma história imaginária, que se refere a uma

A palavra MITO procede do grego mythos, que é uma palavra ligada ao verbo mythevo, que significa crio uma história imaginária, que se refere a uma Prof. Cícero Robson A palavra MITO procede do grego mythos, que é uma palavra ligada ao verbo mythevo, que significa crio uma história imaginária, que se refere a uma crença, a uma tradição ou a um acontecimento.

Leia mais

INSTITUTO ÁGORA CEZAR CANESSO. O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Resenha Crítica

INSTITUTO ÁGORA CEZAR CANESSO. O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Resenha Crítica INSTITUTO ÁGORA CEZAR CANESSO O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Resenha Crítica Rio de Janeiro - RJ 2017 1 O SURGIMENTO DA FILOSOFIA De acordo com o tema apresentado no Artigo, há uma incerteza quanto à origem

Leia mais

FILOSOFIA RECAPITULAÇÃO

FILOSOFIA RECAPITULAÇÃO FILOSOFIA RECAPITULAÇÃO O QUE É FILOSOFIA? CONCEITOS ORIGEM DA PALAVRA philo = AMOR FRATERNAL sophia = SABEDORIA AMOR PELA SABEDORIA AMIZADE PELO SABER PRIMEIRO USO DO TERMO ACREDITA-SE QUE O FILÓSOFO

Leia mais

O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira

O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira COMPETÊNCIA DE ÁREA HABILIDADES - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades H2 Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

Leia mais

PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A FILOSOFIA DE PARMÊNIDES E SUA CONTRAPOSIÇÃO COM HERÁCLITO

PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A FILOSOFIA DE PARMÊNIDES E SUA CONTRAPOSIÇÃO COM HERÁCLITO PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A FILOSOFIA DE PARMÊNIDES E SUA CONTRAPOSIÇÃO COM HERÁCLITO Metafísica é quando o que escuta não ouve nada, e o que fala já não ouve. Voltaire Parmênides

Leia mais

INSTITUTO ÀGORA DE EDUCAÇÃO

INSTITUTO ÀGORA DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ÀGORA DE EDUCAÇÃO Curso de filosofia RESENHA SOBRE: BLACKBUM, Simon. Para que serve filosofia?. Disponível em: http: www.criticanarede.com/fa_10exceto.html; SHAND, John. O que é filosofia?. Disponível

Leia mais

DATA: VALOR: 20 PONTOS NOTA: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL NOME COMPLETO:

DATA: VALOR: 20 PONTOS NOTA: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL NOME COMPLETO: DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: ENRIQUE MARCATTO DATA: VALOR: 20 PONTOS NOTA: NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 1ª EM TURMA: Nº: I N S T R U Ç Õ E S 1. Esta atividade contém

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Dúvida Metódica Em Descartes Antonio Wardison Canabrava da Silva* A busca pelo conhecimento é um atributo essencial do pensar filosófico. Desde o surgimento das investigações mitológicas,

Leia mais

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;

Leia mais

Michelangelo - Capela Sistina

Michelangelo - Capela Sistina Mito e Filosofia Michelangelo - Capela Sistina Origens do Mito Mito: explicação da realidade anterior a filosofia e que Não se baseia na racionalidade! O Mito serviu para acalmar a ansiedade humana em

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE FILOSOFIA 1.º ANO/EM

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE FILOSOFIA 1.º ANO/EM SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 0 / 05 / 016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE FILOSOFIA 1.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0

Leia mais

Docente: Prof. Marcos Paulo. Curso: Proficiência em Filosofia, licenciatura plena. Discente: Marcos Flávio Couto Ferreira. Matrícula:

Docente: Prof. Marcos Paulo. Curso: Proficiência em Filosofia, licenciatura plena. Discente: Marcos Flávio Couto Ferreira. Matrícula: Docente: Prof. Marcos Paulo. Curso: Proficiência em Filosofia, licenciatura plena. Discente: Marcos Flávio Couto Ferreira. Matrícula: 17-2-03854. 1. O SURGIMENTO DA FILOSOFIA O surgimento da Filosofia

Leia mais

HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I

HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I INTRODUÇÃO O conhecimento filosófico surgiu aos poucos, em substituição aos mitos e às crenças religiosas, na tentativa de conhecer e compreender o mundo e os seres que nele

Leia mais

MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I

MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I 4 MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I MINISTRADA PELO PROFESSOR MARCOS PEIXOTO MELLO GONÇALVES PARA A TURMA 1º T NO II SEMESTRE DE 2003, de 18/08/2003 a 24/11/2003 O Semestre

Leia mais

Disciplina: Filosofia Série: 10 Unidade: Primeira Content Area: Philosophy Grade 10 Quarter I

Disciplina: Filosofia Série: 10 Unidade: Primeira Content Area: Philosophy Grade 10 Quarter I Disciplina: Filosofia Série: 10 Unidade: Primeira Content Area: Philosophy Grade 10 Quarter I 1.1 1.2 1.3 Conhecimento filosófico, religioso, científico e senso comum. Filosofia e lógica. Milagre Grego.

Leia mais

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média:

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: EXERCÍCIOS ON LINE 3º BIMESTRE DISCIPLINA: Filosofia PROFESSOR(A): Julio Guedes Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: NOME: Nº.: Exercício On Line (1) A filosofia atingiu

Leia mais

FILÓSOFOS PRÉ PROF. ANDRÉ TEIXEIRA SOCRÁTICOS

FILÓSOFOS PRÉ PROF. ANDRÉ TEIXEIRA SOCRÁTICOS FILÓSOFOS PRÉ PROF. ANDRÉ TEIXEIRA SOCRÁTICOS FILOSOFIA -1ª Série Índice 1. A Origem da Filosofia 2. Os Filósofos Pré-Socráticos 2.1. Escola Jônica: Tales, Anaximandro, Anaxímenes 2.2. Escola Pitagórica:

Leia mais

Nascido em Estagira - Macedônia ( a.c.). Principal representante do período sistemático.

Nascido em Estagira - Macedônia ( a.c.). Principal representante do período sistemático. Aristóteles Nascido em Estagira - Macedônia (384-322 a.c.). Principal representante do período sistemático. Filho de Nicômaco, médico, herdou o interesse pelas ciências naturais Ingressa na Academia de

Leia mais

Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos: Tales, Anaxímenes, Pitágoras.

Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos: Tales, Anaxímenes, Pitágoras. Colégio: Nome: nº Professor(a): Série: 1ª série do E.M. Turma: Data: / / 2013 SIMULADO DE FILOSOFIA - 1ºANO Sem limite para crescer Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos:

Leia mais

Heráclito e Parmênides

Heráclito e Parmênides 1) (UEL 2007) A filosofia grega parece começar com uma idéia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por

Leia mais

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II (UEL) Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário

Leia mais

Um ensaio sobre criacionismo e evolucionismo. Judith Sonja Garbers Psicóloga e Especialista em Teologia

Um ensaio sobre criacionismo e evolucionismo. Judith Sonja Garbers Psicóloga e Especialista em Teologia Um ensaio sobre criacionismo e evolucionismo Judith Sonja Garbers Psicóloga e Especialista em Teologia História do Evolucionismo I A Teoria da evolução é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento,

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

OFICINA DA PESQUISA ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE OFICINA DA PESQUISA ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br A FORMAÇÃO DA MORAL OCIDENTAL FILOSOFIA ANTIGA A ERA

Leia mais

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de

Leia mais

Pré-socráticos. a) Os pensadores pré-socráticos explicavam os fenômenos e as

Pré-socráticos. a) Os pensadores pré-socráticos explicavam os fenômenos e as Pré-socráticos 1 (ENEM 2015) A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a

Leia mais

UNIDADE 1 - Do Mito à Filosofia

UNIDADE 1 - Do Mito à Filosofia FILOSOFIA UNIDADE 1 - Do Mito à Filosofia A curiosidade humana levou o homem a buscar explicações para os fenômenos do cotidiano. Numa época em que não havia nenhuma fundamentação científica capaz de

Leia mais

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de

Leia mais

AULA 02 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I

AULA 02 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I AULA 02 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I Os primeiros Jônicos e a questão do princípio de todas as coisas. TALES DE MILETO O pensador ao qual a tradição atribui o começo da filosofia grega é Tales, que

Leia mais

FILOSOFIA. A Filosofia é Grega! A Filosofia na Grécia Antiga TEMA: A ORIGEM DA FILOSOFIA E OS FILÓSOFOS DA NATUREZA 14/06/2016 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO

FILOSOFIA. A Filosofia é Grega! A Filosofia na Grécia Antiga TEMA: A ORIGEM DA FILOSOFIA E OS FILÓSOFOS DA NATUREZA 14/06/2016 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO FILOSOFIA 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2016 TEMA: A ORIGEM DA FILOSOFIA E OS FILÓSOFOS DA NATUREZA Texto baseado nos livros: História da Filosofia, volume 4, de Giovanni Reale e Danilo Antiseri

Leia mais

A ORIGEM DA FILOSOFIA

A ORIGEM DA FILOSOFIA A ORIGEM DA FILOSOFIA UMA VIDA SEM BUSCA NÃO É DIGNA DE SER VIVIDA. SÓCRATES. A IMPORTÂNCIA DOS GREGOS Sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção diferente da oriental. A filosofia

Leia mais

Pré Socráticos- Sócrates - Sofistas

Pré Socráticos- Sócrates - Sofistas Pré Socráticos- Sócrates - Sofistas CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Bibliografia: GARCIA MORENTE, Manuel. Fundamentos de filosofia. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1980 MARCONDES, Danilo. Iniciação

Leia mais

HOMEM E SOCIEDADE. Professor Guilherme Paiva

HOMEM E SOCIEDADE. Professor Guilherme Paiva HOMEM E SOCIEDADE Professor Guilherme Paiva Antropologia Antropologia Antropologia Antropologia 1.1 - Principais visões sobre a origem humana: o evolucionismo e o debate das determinações biológicas versus

Leia mais

SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA. Principais mudanças da revolução copernicana e as antinomias da razão pura.

SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA. Principais mudanças da revolução copernicana e as antinomias da razão pura. SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA Principais mudanças da revolução copernicana e as antinomias da razão pura. Santo André 2014 INTRODUÇÃO Nunca um sistema de pensamento dominou tanto uma época como a filosofia

Leia mais

BIOLOGIA Origem da Vida

BIOLOGIA Origem da Vida Origem da Vida Módulo 2 Página 13 à 28 Uma coisa é desejar ter a verdade ao nosso lado, outra é desejar sinceramente estar ao lado da verdade. (Richard Whately) Questões mais antigas da humanidade: Questões

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR (A): KATIANE ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS:

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR (A): KATIANE ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): KATIANE ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: FILOSOFIA NOTA: ORIENTAÇÕES: O CONTEÚDO COBRADO SERÁ O SURGIMENTO DA FILOSOFIA

Leia mais

Introdução O QUE É FILOSOFIA?

Introdução O QUE É FILOSOFIA? O QUE É FILOSOFIA? A filosofia não é uma ciência, nem mesmo um conhecimento; não é um saber a mais: é uma reflexão sobre os saberes disponíveis. É por isso que não se pode aprender filosofia, dizia kant:

Leia mais

OS FILÓSOFOS DA NATUREZA

OS FILÓSOFOS DA NATUREZA Instituto de Educação Infantil e Juvenil Verão, 2019. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 4 MMXIX Fase 2 Grupo Alfa (DESENHE A LUA DE HOJE E ESCREVA A FASE CORRESPONDENTE NA LINHA

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

INSTITUTO DE PSIQUIATRIA - IPUB/UFRJ

INSTITUTO DE PSIQUIATRIA - IPUB/UFRJ DIVULGAÇÃO -2013 CURSO DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA Estarão abertas as inscrições para o Curso de Extensão Introdução à História da Filosofia, no período e condições abaixo especificados:

Leia mais

Prof. Rodrigo Simão. Filosofia

Prof. Rodrigo Simão. Filosofia Prof. Rodrigo Simão Filosofia Mito De acordo com o gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo e comandavam o trabalho e as relações sociais. Filosofia As relações humanas são construídas no cotidiano

Leia mais

O Surgimento da filosofia

O Surgimento da filosofia O Surgimento da filosofia Prof. Victor Creti Bruzadelli Prof. Deivid O surgimento da filosofia Conceitos de Mito: O mito conta uma história sagrada; ele relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial,

Leia mais

2. Quais os 4 elementos e as 4 forças da natureza ficaram famosas na filosofia pré-socrática?

2. Quais os 4 elementos e as 4 forças da natureza ficaram famosas na filosofia pré-socrática? Nome: nº: Data: 12/05/2011 Disciplinas: Sociologia/Filosofia Série: 1º A e B - EM FORMATIVE GAME 1º TRISMESTRE Prof. André L. Fávero 1. Como se diz Sociologia e Filosofia em hebraico? 2. Quais os 4 elementos

Leia mais

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA A filosofia é uma prática discursiva [...] que tem a vida por objeto, a razão por meio e a felicidade por fim (COMTE-SPONVILLE, Apresentação da Filosofia, 2002, p.15). Finalidade

Leia mais

Filosofia. 1. A origem da filosofia. 2. O mito. 3. Do mito ao logos

Filosofia. 1. A origem da filosofia. 2. O mito. 3. Do mito ao logos Filosofia 1. A origem da filosofia filo= amigo, sofia = sabedoria Um filósofo não deve ser apenas um estudioso, mas também um homem sábio. Platão: origem é o espanto pelo espanto é que uma pessoa se torna

Leia mais

Aula ao vivo Pensamento Filosófico

Aula ao vivo Pensamento Filosófico Questão 1 Aula ao vivo - 28.02.2014 - Pensamento Filosófico Costuma-se dizer que os primeiros filósofos foram gregos e surgiram no período arcaico, nas colônias gregas. Embora reconheçamos a importância

Leia mais

Encontrar explicações naturais para os processos da natureza. Os pré-socráticos são os filósofos da natureza. A pergunta que os orienta é:

Encontrar explicações naturais para os processos da natureza. Os pré-socráticos são os filósofos da natureza. A pergunta que os orienta é: A busca pelo Arché Encontrar explicações naturais para os processos da natureza. Os pré-socráticos são os filósofos da natureza. A pergunta que os orienta é: Existe uma substância básica, um princípio

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE FILOSOFIA

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO Valor: 2,0 pontos Nota: Data: / /2016 Professor: WAGNER GUEDES Disciplina: FILOSOFIA Nome: n o : SÉRIE: 2ª 4º bimestre TRABALHO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE FILOSOFIA 1. O nascimento do conhecimento

Leia mais

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA INSTITUTO MARIA AUXILIADORA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II Plano de Estudo 2º Trimestre 6º ano A 23/06 Interpretação de texto LÍNGUA PORTUGUÊSA Atividade Avaliativa Prova No decorrer do trimestre Livro

Leia mais

Fique atento a data da sua avaliação de Filosofia, conferindo com antecedência no portal NIED.

Fique atento a data da sua avaliação de Filosofia, conferindo com antecedência no portal NIED. Caro estudante, Este material contém informações BÁSICAS sobre os conteúdos. Para maiores informações, procure diretamente o professor de filosofia, Daniel de Oliveira Neto. Fique atento a data da sua

Leia mais

CONDIÇÕES HISTÓRICAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O SURGIMENTO DA FILOSOFIA

CONDIÇÕES HISTÓRICAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O SURGIMENTO DA FILOSOFIA CONTEÚDO PARA O SIMULADO E PARA A 1ª PROVA ESPECÍFICA DE FILOSOFIA DO 1º BIMESTRE (3ª SÉRIE, 2016). OBS. O conteúdo de Filosofia para o simulado vai da Origem da Filosofia até a teoria de Parmênides. Dessa

Leia mais

Método Científico. Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos. Disciplina: Metodologia do Trabalho Academico

Método Científico. Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos. Disciplina: Metodologia do Trabalho Academico Disciplina: Metodologia do Trabalho Academico Método Científico Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos Email: profcarolinadgs@gmail.com Página: profcarolinadgs.webnode.com.br Ciência Pode-se afirmar

Leia mais

Exercitando o raciocínio lógico-dedutivo!

Exercitando o raciocínio lógico-dedutivo! Exercitando o raciocínio lógico-dedutivo! Exercícios de raciocínio lógico-dedutivo a favor de Deus. Primeiramente devemos entender o conceito da dedução lógica, para então, realizarmos o seu exercício.

Leia mais

Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos: Tales, Anaxímenes, Pitágoras.

Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos: Tales, Anaxímenes, Pitágoras. Colégio: Nome: nº Professor(a): Série: 1ª série do E.M. Turma: Data: / / 2013 SIMULADO DE FILOSOFIA Sem limite para crescer Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos: Tales,

Leia mais

MTA Aula 02. Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos

MTA Aula 02. Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos MTA Aula 02 Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos TIPOS DE CONHECIMENTO 1. Filosófico 2.Teológico 3. Empírico 4.Científico 1.1.1 Conhecimento filosófico A filosofia teve seu início na Jônia,

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA A Filosofia nasce do espanto, admiração. Mundo, fenômenos da natureza: mistério, desconhecido. Ignorância diante do mundo: espanto que leva o homem a refletir. Homem cria concepções

Leia mais

RESOLUÇÃO FILOSOFIA SEGUNDA FASE UFU SEGUNDO DIA

RESOLUÇÃO FILOSOFIA SEGUNDA FASE UFU SEGUNDO DIA RESOLUÇÃO FILOSOFIA SEGUNDA FASE UFU SEGUNDO DIA 1) Para Parmênides o devir ou movimento é uma mera aparência provocada pelos enganos de nossos sentidos. A realidade é constituída pelo Ser que é identificado

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Conteúdo (a) Nascimento da filosofia (b) Condições históricas para seu nascimento (c) Os principais períodos

Leia mais

ARISTÓTELES ( )

ARISTÓTELES ( ) ARISTÓTELES (384 322) Nascido em Estagira; Juntamente com seu mestre Platão, é considerado um dos fundadores da filosofia ocidental; Professor de Alexandre O Grande. METAFÍSICA Uma das principais obras

Leia mais

A Filosofia e a Sociologia: contribuições para a Educação

A Filosofia e a Sociologia: contribuições para a Educação A Filosofia e a Sociologia: contribuições para a Educação Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação Semana I Prof. Ms. Joel Sossai Coleti O que é? O que é? Filosofia: disciplina que tem como objeto

Leia mais

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dra. Renata Cristina da Penha França E-mail: renataagropec@yahoo.com.br -Recife- 2015 MÉTODO Método, palavra que vem do

Leia mais

Questões sobre Mito e Filosofia e sobre as características do pensamento filosófico.

Questões sobre Mito e Filosofia e sobre as características do pensamento filosófico. TRIU 2015 - Aula de Filosofia - 16-03-2015 Questões sobre Mito e Filosofia e sobre as características do pensamento filosófico. (1) UEL-2007 Há, porém, algo de fundamentalmente novo na maneira como os

Leia mais

Sofistas ou Sophistés

Sofistas ou Sophistés - Sofista (sophistés) vem da palavra sophos que significa sábio. Sofistas ou Sophistés Principais sofistas: - Protágoras de Abdera 480-410 a.c. - Gógias de Leontini 487?-380? a.c. - Isócrates de Atenas

Leia mais

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor).

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). Exercícios sobre Hegel e a dialética EXERCÍCIOS 1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). b) é incapaz de explicar

Leia mais

Filosofia e Religião.

Filosofia e Religião. Filosofia e Religião. Filosofia e Cristianismo. Santo Agostinho. (354 430) É considerado um dos introdutores do pensamento filosófico grego na doutrina cristã. Fortemente influenciado por Platão, concebia

Leia mais

primeiros filósofos da humanidade.

primeiros filósofos da humanidade. Gregos primeiros filósofos da humanidade. Como os gregos definiam Filosofia? Uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza (1). Como nasceu a Filosofia?

Leia mais

O SURGIMENTO DA FILOSOFIA E OS PRÉ- SOCRÁTICOS

O SURGIMENTO DA FILOSOFIA E OS PRÉ- SOCRÁTICOS O SURGIMENTO DA FILOSOFIA E OS PRÉ- SOCRÁTICOS Prof. Thiago C. Almeida Bibliografia: D. Marcondes, Iniciação à História da Filosofia Origem da Filosofia Tales de Mileto Grécia Antiga, VI a.c. Pensamento

Leia mais

Bachelard. A Ciência é contínua?

Bachelard. A Ciência é contínua? Texto B Visão Dialética do conhecimento científico Inclui razão e experiência As observações são influenciadas por teorias prévias Visão descontinuísta das Ciências: presença de rupturas com o senso comum

Leia mais

O que é a Ciência? Fernando Casal. Metodologia nas Ciências Sociais Marketing, Publicidade e Relações Públicas ISPAB

O que é a Ciência? Fernando Casal. Metodologia nas Ciências Sociais Marketing, Publicidade e Relações Públicas ISPAB O que é a Ciência? Marketing, Publicidade e Relações Públicas Ciência Objecto Método Linguagem Objecto da Ciência Objecto é o assunto de que uma ciência se ocupa; É o campo da realidade abragida por cada

Leia mais

Revista Pandora Brasil Número 57, Agosto de 2013 ISSN Alisson Flores Caires VIDA ENQUANTO VONTADE DE POTÊNCIA

Revista Pandora Brasil Número 57, Agosto de 2013 ISSN Alisson Flores Caires VIDA ENQUANTO VONTADE DE POTÊNCIA VIDA ENQUANTO VONTADE DE POTÊNCIA RESUMO: O presente artigo pretende investigar a concepção Nietzscheana de Vida e natureza, buscando esclarecer a relação que há entre essas duas forças contrárias e únicas.

Leia mais

FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA

FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA SOBRE FILOSOFIA DEFINIÇÃO TRADICIONAL (segundo a perspectiva ocidental) TEOLOGIA CIÊNCIA certezas dúvidas Bertrand Russell (1872-1970) utiliza seus temas

Leia mais

BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).

BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado). 1. (ENEM 2012) TEXTO I Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se

Leia mais

O Átomo: dos gregos à Schrödinger

O Átomo: dos gregos à Schrödinger O Átomo: dos gregos à Schrödinger Minicursos: trazer o aluno à discussão e torná-lo uma espécie de agente espalhador e motivador de diálogo; concepções mitológicas sobre a constituição do mundo e da matéria

Leia mais

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS

O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS O CONHECIMENTO E SEUS NÍVEIS 1. O CONHECIMENTO é uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. O sujeito que conhece se apropria, de certo modo, do objeto conhecido. Através

Leia mais

As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Tomás de Aquino (1221-1274) Tomás de Aquino - Tommaso d Aquino - foi um frade dominicano

Leia mais

OS PRÉ-SOCRÁTICOS. Introdução

OS PRÉ-SOCRÁTICOS. Introdução OS PRÉ-SOCRÁTICOS Trabalho de avaliação da disciplina Introdução à Filosofia. Professor José Belarmino do Monte Segundo semestre do curso de Bacharel em Teologia. Seminário Teológico Batista do Nordeste

Leia mais

Produção de conhecimento: uma característica das sociedades humanas

Produção de conhecimento: uma característica das sociedades humanas 1 Produção de conhecimento: uma característica das sociedades humanas Os seres humanos sempre buscaram formas de compreender os fenômenos que ocorrem em seu dia a dia, de modo a procurar soluções para

Leia mais