Latusa digital ano 6 N 37 junho de Objetos só letra: de Lacan a Freud *

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Latusa digital ano 6 N 37 junho de Objetos só letra: de Lacan a Freud *"

Transcrição

1 Latusa digital ano 6 N 37 junho de 2009 Objetos só letra: de Lacan a Freud * Jaime Araújo Oliveira ** A influência do positivismo sobre o contexto teórico e cultural em que a psicanálise foi criada obrigou Lacan, ao contrário dos pós-freudianos, a interpretar Freud, a extrair de seus ditos o que é da ordem de um dizer. Sobre isso, comenta Jacques-Alain Miller: É inclusive o que nos obriga a distinguir e opor, como faz Lacan os remeto a O aturdito [...] o dizer de Freud a seus ditos. Assim, podemos precisar o retorno de Lacan a Freud como um retorno ao dizer de Freud, e, às vezes, contra alguns de seus ditos. 1 A citação acima mostra que Lacan, para realizar essa operação sobre Freud, essa operação de lógica, como a designa Miller, é levado a jogar Freud contra Freud. Para tanto, Lacan localiza ditos frequentemente contraditórios de Freud e os articula a outros ditos extraídos de outras passagens da obra de Freud. Assim, por exemplo, Freud, em Três Ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905), utiliza significantes tomados da biologia para falar das pulsões e de seus objetos. Mas, nos anos 20, ele já indica o caráter meramente metafórico dessas formulações. Como, por exemplo, no artigo A organização genital infantil, * Este artigo dá continuidade ao artigo do autor publicado em Latusa digital n 32, ano 5, maio de ** Aderente da EBP. 1 MILLER, J.-A. Los signos del goce ( ). Buenos Aires: Paidós, 1998, p A referência de Miller ao texto O aturdito de Lacan, 1973, remete aparentemente às páginas em Outros escritos.

2 2 cujo subtítulo, uma interpolação à teoria da sexualidade, sugere exatamente uma espécie de autocrítica aos Três ensaios. Queremos referir-nos a uma passagem que foi incompreendida e desconsiderada pelos pós-freudianos, mas, ao contrário, extremamente valorizada por Lacan: o que está presente, portanto, não é uma primazia dos órgãos genitais, mas uma primazia do falo. 2 Os pós-freudianos passaram ao largo dessa distinção, mantendo a sinonímia da linguagem corrente entre pênis e falo, entre o órgão anatômico e seu símbolo, entre o que é da ordem do real do organismo e o que é da ordem do simbólico. Com isso, desconsideraram a originalidade e a importância do conceito de falo fornecida por seu caráter simbólico, tal como nos rituais religiosos da antiguidade grega. Como indica Lacan, a ausência dessa distinção foi a fonte da incompreensão, por parte dos analistas ditos feministas, das formulações de Freud a respeito da sexualidade feminina, originando a famosa e intensa querela sobre o falo dos anos 30. Lacan, ao contrário, acentua a importância da distinção entre o que é da ordem da biologia e o que é da ordem do simbólico. 3 Outro exemplo fundamental também diz respeito ao conceito de pulsão, visto que nos Três ensaios, Freud utiliza, quanto ao objeto da pulsão, uma maneira de pensar extraída das ciências da natureza, no que diz respeito à temporalidade: a temporalidade cronológica. Freud fala aí de estágios ou fases de desenvolvimento da organização sexual (oral, anal, genital), o que sugere a ideia de sucessão temporal, e databilidade. A esse respeito, diz Miller: O notamos, por exemplo, no que supõe a vontade de inscrever a psicanálise nas ciências da natureza, e quando se trata do desenvolvimento do ser vivo. Uma psicanálise inscrita nas ciências da 2 FREUD, S. A organização genital infantil: uma interpolação na teoria da sexualidade. Em: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1977, p LACAN, J. O Seminário, livro 4: a relação de objeto ( ). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, A significação do falo (1958). Em: Escritos, op. cit., 1998.

3 3 natureza só pode tomar como base, até como princípio de sua exploração, o desenvolvimento do ser vivo. Só pode reduzir a anamnese analítica a uma regressão, quer dizer, a um percurso inverso desse desenvolvimento. É certo que Freud não vamos negar isto o toma como referente 4 (grifos nossos). Miller cita, a esse respeito, o exemplo de Abraham 5 como um discípulo de Freud que toma ao pé da letra essas formulações e as desenvolve formalizando-as e enrijecendo-as: Pensem, por exemplo, na impressionante construção de Karl Abraham, que apresenta, com efeito, uma clínica diferencial inteiramente ordenada pelo desenvolvimento e pelas distintas fixações desse desenvolvimento. É algo que pareceu impressionante a seus contemporâneos, freudianos antes de tudo. Abraham oferecia uma ordenação do que parecia haver sido apresentado por Freud de forma desordenada. Em certa medida, Freud não podia deixar de reconhecêlo como seu. Por um lado era fiel a alguns de seus ditos em sua coerência 6 (grifo nosso). Lacan se dá conta de que, no entanto, em outras várias passagens de sua obra, Freud indica um tipo de temporalidade distinta da cronológica: uma temporalidade a posteriori, expressa por um significante um dito que insiste na sua pena, e que Lacan torna famoso: nachträglich. Noção que está presente desde os primeiros textos de Freud, por exemplo, para explicar o porquê de a natureza sexual e infantil restringir o âmbito do trauma charcotiano; até textos mais tardios, para tratar, por exemplo, da ameaça de castração em Hans. 7 Com o nachträglich, trata-se de uma temporalidade estranha e inusitada, na qual a causa sucede o efeito, e exatamente por isso é incompatível com as 4 MILLER, J.-A. Los signos del goce, op. cit. 5 ABRAHAM, K. Teoria psicanalítica da libido: sobre o caráter e o desenvolvimento da libido (1927). Rio de Janeiro: Imago, MILLER, J.-A., op. cit., p FREUD, S. História de uma neurose infantil (1918), op. cit.

4 4 ciências da natureza. Portanto, essa noção é externa aos marcos do positivismo. Provavelmente, isso explica o fato de que os discípulos imediatos de Freud, simplesmente, não a levassem em consideração e, ao que parece, sequer a notassem, já que não se vê aquilo que não faz sentido num dado contexto cultural. Sobre isso, diz Miller: Só que nele [Freud] a cronologia que supõe este desenvolvimento cronologia inegável é continuamente refutada por outros ditos que implicam, desta vez, a ação retroativa, a retroação. Então, por um lado, é inegável que há desenvolvimento e que a construção freudiana se apóia em seu estudo desenvolvimento da criança escandido segundo as idades, mas, por outro lado, e de maneira inversa esta cronologia poderia ser simples e continuamente desfeita, quase corroída pelo efeito da retroação 8 (grifos nossos). Ocorre que essa forma de temporalidade, que Lacan chama de lógica, é estranha à biologia, pois não se aplica à ordem do organismo. No entanto, como a linguística demonstra, ela vigora no âmbito do simbólico, da linguagem humana falada, uma vez que o significante só adquire seu significado a posteriori, a partir da pontuação, do final da frase. É o que Lacan expressa com a noção de ponto de estofo que ilustra a noção saussureana de valor do signo. Agora, este efeito retroativo só vale na dimensão significante, e é impensável em um estrito sistema positivista naturalista, porque supõe que o depois já está atuando sobre o presente, que quem amanhã será amo governa desde hoje. Para o positivismo naturalista é impensável, é um sonho 9 (grifo nosso). Acrescido, por exemplo, ao conceito de falo, e a teoria dos sonhos, esse é um dos motivos que levou Lacan a situar Freud como alguém que descobre a problemática do simbólico, senão anterior, pelo menos contemporaneamente, mas de qualquer forma independentemente da lingüística estrutural saussureana, e assim independentemente do estruturalismo que dela deriva. 8 MILLER, J.-A, op. cit., p Idem, ibidem.

5 5 A questão é que Freud, enquanto descobridor de uma nova disciplina, de um campo novo, parece tatear no escuro. Por um lado, precisa partir de um contexto positivista, biologista, mas, por outro, encontra, em descobertas como a temporalidade a posteriori e em conceitos novos que utiliza, como o de falo, os caminhos para dar conta da originalidade do campo que descobre. Lacan: o objeto a No que diz respeito aos significantes tomados por Freud da biologia e à leitura ao pé da letra que deles fizeram os pós-freudianos, Lacan mostra que essa leitura levou seus autores a pensar os objetos em jogo na psicanálise como objetos reais, cuja falta, portanto, é sempre imaginária 10. Assim, eles veem o que chamam de frustração do seio materno real, ou das fezes reais na educação esfincteriana como a base das patologias ao estilo de Abraham, ou de Anna Freud 11. Eles também entendem literalmente o conceito freudiano central de castração como algo supostamente relativo ao pênis real da criança. Lacan ao substituir, no Seminário 4, a teoria da relação de objeto pósfreudiana (M. Balint, A. Balint, M. Bouvet) por sua teoria da falta de objeto, e distinguir, com isso, três formas de falta de objeto frustração, castração, privação, esclarece, ou melhor, interpreta, a noção freudiana central de castração e introduz o conceito de privação para dar conta da até então incompreendida questão da castração feminina. Em ambos os casos o objeto em questão não é um objeto real, o pênis, e sim o falo: imaginário (φ) na castração, e simbólico (Φ) na privação, cujas faltas são, respectivamente, simbólica e real. 10 LACAN, J. O Seminário, livro 4: a relação de objeto, op. cit. 11 FREUD, A. Introdução à técnica da análise de crianças (1926). Em: O tratamento psicanalítico de crianças. Rio de Janeiro: Imago, 1971.

6 6 Com isso, seguindo Freud, em Organização genital infantil, temos, no lugar de órgãos anatômicos, o falo como referência para pensar o que é da ordem do objeto na psicanálise. Mas, o que é o falo? No Seminário 5, ao interpretar magistralmente a noção freudiana de complexo de Édipo, com seus três tempos do Édipo, Lacan mostra outra vez, agora por outra via, que o conceito freudiano de castração nada tem a ver com o pastiche que dele fizeram os pós-freudianos, ou seja, algo como a perda do pênis real da criança. A castração, assim como a privação, entram em jogo no segundo tempo do Édipo quando a mãe olha para o outro lado, para o Nome-do-Pai, mostrando assim à criança que ela, a mãe, é castrada, que não tem o falo (simbólico, Φ, privação), e que a criança não é o falo (imaginário, φ, castração) ao contrário da forma como ambos se interpretavam, respectivamente, no primeiro tempo do Édipo. A noção freudiana de falo revela, com isso, sua natureza: a de objeto do desejo da mãe. Mas este objeto não é um objeto real, no sentido de realidade, ou R2, como o chama Miller 12, mas apenas simbólico ou imaginário. Portanto, ele não existe, somente ex-siste 13 como lei, como lei do desejo, do desejo do homem enquanto desejo do Outro. Só é real como resto, R3 conforme Miller, para além do simbólico, um resto foracluido universalmente do simbólico, para o qual Lacan escreve S( A ) no seu grafo do desejo 14. Portanto, o falo é inefável, só conotado por sua falta, o que leva Lacan a escrevê-lo como (- φ). 12 MILLER, J.-A, op. cit., p LACAN, J. O aturdito (1973). Em: Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003, p LACAN, J. O Seminário, livro 5: as formações do inconsciente ( ). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, O Seminário, livro 6: o desejo e sua interpretação ( ). Inédito. Subversão do sujeito e a dialética do desejo no inconsciente freudiano (1960). Em: Escritos, op. cit.

7 7 Para lidar com o falo a criança precisa atribuir-lhe um sentido, como num mito 15. Esse processo é apreendido por Lacan com o recurso à noção de fantasia, a partir da noção de fantasia primordial de Freud 16, a qual Lacan matemiza pela primeira vez na construção do grafo do desejo, como $ a. Matema onde a letra a perde sua significação anterior, de pequeno outro imaginário 17 no esquema L, para representar o que está no núcleo agalmático deste: o suposto objeto do gozo do Outro. 18 Assim, o objeto a, como Lacan nomeará a partir do Seminário 10, é a única forma possível de representação do falo, e da castração do Outro materno, (a/-φ), que ele visa tamponar. O que leva Miller a falar para surpresa de sua platéia da função significante de a. 19 Como tal, o objeto a se torna o objeto da pulsão, que, nunca o encontrando, apenas contorna seus semblantes, i(a), num circuito interminável 20, como uma konstant kraf, maneira pela qual Freud definiu a pulsão. 21 Com isso, a noção de pulsão perde, em Lacan, a conotação supostamente orgânica, para ser reinterpretada no plano simbólico como a relação do sujeito com aquilo que media sua relação com o Outro, a saber: a demanda, e seus significantes. O que leva Lacan a matemizá-la no grafo do desejo como $ D. 15 LACAN, J. O mito individual do neurótico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, FREUD, S. Uma criança é espancada (1919), op. cit. 17 LACAN, J. O Seminário, livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise ( ). Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, LACAN, J. O Seminário, livro 8: a transferência ( ), op. cit., MILLER, J.-A., op. cit., p. 165 e a seção a função significante. 20 LACAN, J. O Seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1964). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, FREUD, S. Os instintos e suas vicissitudes (1915), op. cit.

8 8 Assim, as pulsões parciais freudianas (oral e anal) são reinterpretadas como formas de demanda 22, respectivamente, a demanda ao Outro, que encontra no seio o objeto adequado para representá-la para a criança, e a demanda do Outro, que faz o mesmo com as fezes a partir da educação esfincteriana. Lacan acrescenta a pulsão visual (objeto olhar) e a pulsão invocante (objeto voz), completando o elenco dos objetos soletrados no corpo, como os chamou Miller. 23 Com isso, esses objetos deixam de ser compreendidos como relativos a fases ou estágios sucessivos, pelos quais passariam todos os sujeitos, universalmente, em um suposto desenvolvimento, ao estilo de Abraham. Eles passam a ser vistos como o resultado de interpretações singulares, ou pelo menos particulares, da estrutura (da relação do sujeito com o Outro), das quais resulta o que Freud chama de escolha da neurose, termo que soava, até então, como tantos outros, enigmático. No lugar de fases, cabe aqui, portanto, o termo organizações, que Freud também usou prudentemente. Quanto à questão da temporalidade, é evidente que a escolha de um objeto pré-genital como representação do falo para um dado sujeito, só é feita a posteriori, a partir do genital infantil freudiano, da organização fálica, e do que resulta daí: o confronto com a castração. Assim conclui Miller: Tomemos as coisas deste modo: este ponto de vista [de Abraham] conduz a fazer do genital um estágio, quando o segredo da questão é que a castração não é um estágio mas sim um princípio de organização do desenvolvimento; é o a posteriori do desenvolvimento, enquanto que o determina em cada um de seus momentos. Por isso, Lacan não fez da libido um duplo do desenvolvimento. Em Abraham o desenvolvimento está ordenado pela libido, e se tratará então de saber se ela vai fixar-se ou seguir sua rota até seu estágio adulto. Lacan não ordena a libido a partir do desenvolvimento, mas sim da castração como lugar, ou seja, a partir da estrutura. É como sabem o que escreve (-φ). Menos phi é um dado de origem, o da 22 LACAN, J. O Seminário, livro 8: a transferência, op. cit. 23 MILLER, J.-A AMP 2008 Os objetos a na experiência analítica. Em: Opção Lacaniana n 46. São Paulo: Eolia, 2006, p. 32.

9 9 perda que, ao ser remetida a esta ordem de causalidade [a posteriori] que mencionava, adquire o valor de castração 24 (grifos nossos). No Seminário 17, com a teoria dos discursos, a letra a recebe outra designação: plus de jouir, mais-de-gozar ou a mais de gozo 25. Trata-se de um sintagma construído a partir da noção marxista de mais valia para designar o que está para além do valor de uso aparente, consciente, de qualquer objeto em jogo na vida do sujeito, como a produção inconsciente. Mais-de-gozar que o sujeito visa obter, de fato, em seus laços sociais. Dessa forma, o conceito de objeto a se universaliza para além de certo naturalismo do objeto que ainda estava presente no Seminário 10. No Seminário 22, o objeto a ocupa a posição central no nó borromeano, articulando os três registros da experiência humana : R, S e I 26. Papel que será desempenhado, no seminário seguinte, pelo sinthoma como um quarto elo. 27 A guisa de conclusão Os positivistas supuseram, como disse Durkheim, que os fatos sociais podem ser tratados como coisas. Parodiando-o, podemos dizer que os pósfreudianos, também positivistas, supuseram, ao tomar Freud ao pé da letra, que os laços sociais podem ser tratados como coisas [reais]. Coube a Lacan interpretar Freud, extrair de seus ditos o que é da ordem do dizer, mostrando que Freud descobriu outro registro, outra dit-mension que é 24 MILLER, J.-A, op. cit., p LACAN, J. O Seminário, livro 17: o avesso da psicanálise ( ). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, LACAN, J. O Seminário, livro 22: R.S.I. ( ). Inédito. 27 LACAN, J. O Seminário, livro 23: o sinthoma ( ). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.

10 10 específica do falante 28. Com isso, a psicanálise, situando-se, apesar de não ser uma ciência, no campo das Geisteswissenchaften, não pode ser reduzida a uma ciência da natureza, como pregava o programa de Comte e, por extensão, o programa do primeiro Freud e o dos pós-freudianos. 28 LACAN, J. O aturdito, op. cit., p. 451.

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas BARROS, R. do R. O Sintoma enquanto contemporâneo. In: Latusa, n. 10. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Psicanálise Seção Rio, 2005, p. 17-28. COTTET, S. Estudos clínicos.

Leia mais

Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005

Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005 Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005 A clínica do sintoma em Freud e em Lacan Ângela Batista * O sintoma é um conceito que nos remete à clínica, assim como ao nascimento da psicanálise. Freud o investiga

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ABREU, T. Perversão generalizada. In: Agente: Revista digital de psicanálise da EBP-Bahia, n. 03. Salvador: EBP-Bahia, 2007. Disponível em: .

Leia mais

Histeria sem ao-menos-um

Histeria sem ao-menos-um Opção Lacaniana online nova série Ano 6 Número 17 julho 2015 ISSN 2177-2673 1 Angelina Harari Abordar o tema da histeria a partir da doutrina do UM tem como antecedente o meu passe, muito embora não se

Leia mais

FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009

FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009 FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009 APRESENTAÇÃO O Corpo de Formação em Psicanálise do Instituto da Psicanálise Lacaniana- IPLA trabalhará neste ano de 2009 a atualidade clínica dos quatro conceitos fundamentais

Leia mais

Latusa digital N 12 ano 2 março de Sinthoma e fantasia fundamental. Stella Jimenez *

Latusa digital N 12 ano 2 março de Sinthoma e fantasia fundamental. Stella Jimenez * Latusa digital N 12 ano 2 março de 2005 Sinthoma e fantasia fundamental Stella Jimenez * A palavra sinthoma aparece na obra de Lacan relacionada às psicoses, quando ele toma James Joyce como seu exemplo

Leia mais

O falo, o amor ao pai, o silêncio. no real Gresiela Nunes da Rosa

O falo, o amor ao pai, o silêncio. no real Gresiela Nunes da Rosa Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 15 novembro 2014 ISSN 2177-2673 e o amor no real Gresiela Nunes da Rosa Diante da constatação de que o menino ou o papai possui um órgão fálico um tanto quanto

Leia mais

Latusa digital N 12 ano 2 março de 2005

Latusa digital N 12 ano 2 março de 2005 Latusa digital N 12 ano 2 março de 2005 Sinthoma e identificação Lenita Bentes Ondina Machado * Abordaremos alguns aspectos do tema de nossa oficina, que dá título ao texto, através de dois pequenos escritos.

Leia mais

Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1

Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1 Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1 Cássia Fontes Bahia O termo significante está sendo considerado aqui em relação ao desdobramento que pode tomar em um plano mais simples e primeiro

Leia mais

Do sintoma ao sinthoma: uma via para pensar a mãe, a mulher e a criança na clínica atual Laura Fangmann

Do sintoma ao sinthoma: uma via para pensar a mãe, a mulher e a criança na clínica atual Laura Fangmann Opção Lacaniana online nova série Ano 1 Número 2 Julho 2010 ISSN 2177-2673 : uma via para pensar a mãe, a mulher e a criança na clínica atual Laura Fangmann Introdução Nesse trabalho, proponho-me a falar

Leia mais

Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004

Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004 Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004 Política do medo versus política lacaniana Mirta Zbrun* Há três sentidos possíveis para entender a política lacaniana 1. Em primeiro lugar, o sentido da política

Leia mais

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Sobre o incurável do sinthoma Ângela Batista * "O que não entendi até agora, não entenderei mais. Graciela Brodsky Este trabalho reúne algumas questões discutidas

Leia mais

ISSO NÃO ME FALA MAIS NADA! 1 (Sobre a posição do analista na direção da cura)

ISSO NÃO ME FALA MAIS NADA! 1 (Sobre a posição do analista na direção da cura) ISSO NÃO ME FALA MAIS NADA! 1 (Sobre a posição do analista na direção da cura) Arlete Mourão Essa frase do título corresponde à expressão utilizada por um ex-analisando na época do final de sua análise.

Leia mais

Potlatch amoroso : outra versão para o masoquismo feminino Graciela Bessa

Potlatch amoroso : outra versão para o masoquismo feminino Graciela Bessa Opção Lacaniana online nova série Ano 2 Número 6 novembro 2011 ISSN 2177-2673 Potlatch amoroso : outra versão para o masoquismo feminino Graciela Bessa Só nos círculos psicanalíticos se debate com calma

Leia mais

A INCOMPREENSÃO DA MATEMÁTICA É UM SINTOMA?

A INCOMPREENSÃO DA MATEMÁTICA É UM SINTOMA? A INCOMPREENSÃO DA MATEMÁTICA É UM SINTOMA? ROSELI MARIA RODELLA DE OLIVEIRA rrodella@gmail.com A proposta deste trabalho é explicar o sintoma de incompreensão da matemática. Ela está inspirada em uma

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas 98 Referências Bibliográficas ALBERTI, S. Esse Sujeito Adolescente. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 1999. APOLINÁRIO, C. Acting out e passagem ao ato: entre o ato e a enunciação. In: Revista Marraio.

Leia mais

O amor e a mulher. Segundo Lacan o papel do amor é precioso: Daniela Goulart Pestana

O amor e a mulher. Segundo Lacan o papel do amor é precioso: Daniela Goulart Pestana O amor e a mulher O que une os seres é o amor, o que os separa é a Sexualidade. Somente o Homem e A Mulher que podem unir-se acima de toda sexualidade são fortes. Antonin Artaud, 1937. Daniela Goulart

Leia mais

DO MAIS AINDA DA ESCRITA 1

DO MAIS AINDA DA ESCRITA 1 DO MAIS AINDA DA ESCRITA 1 Jacques Laberge 2 Mais ainda (Encore), de 1972-73, deve sua importância à contribuição decisiva de Lacan à sexualidade feminina, tema que ocupa a segunda metade deste Seminário

Leia mais

Sofrimento e dor no autismo: quem sente?

Sofrimento e dor no autismo: quem sente? Sofrimento e dor no autismo: quem sente? BORGES, Bianca Stoppa Universidade Veiga de Almeida-RJ biasborges@globo.com Resumo Este trabalho pretende discutir a relação do autista com seu corpo, frente à

Leia mais

NOME DO PAI E REAL. Jacques Laberge 1

NOME DO PAI E REAL. Jacques Laberge 1 NOME DO PAI E REAL Jacques Laberge 1 Na época em que estava proferindo seu Seminário As formações do inconsciente, Lacan retomou pontos de seu Seminário III, As psicoses em De uma questão preliminar a

Leia mais

Imaginário, Simbólico e Real. Débora Trevizo Dolores Braga Ercilene Vita Janaína Oliveira Sulemi Fabiano

Imaginário, Simbólico e Real. Débora Trevizo Dolores Braga Ercilene Vita Janaína Oliveira Sulemi Fabiano Imaginário, Simbólico e Real Débora Trevizo Dolores Braga Ercilene Vita Janaína Oliveira Sulemi Fabiano Roteiro: 1) Breve relato sobre a primeira concepção de inconsciente em Freud - o corte epistemológico.

Leia mais

O real escapou da natureza

O real escapou da natureza Opção Lacaniana online nova série Ano 4 Número 10 março 2013 ISSN 2177-2673 Sandra Arruda Grostein O objetivo deste texto é problematizar a proposta feita por J.-A. Miller de que o real emancipado da natureza

Leia mais

ANALISTAS E ANALISANDOS PRECISAM SE ACEITAR: REFLEXÕES SOBRE AS ENTREVISTAS PRELIMINARES

ANALISTAS E ANALISANDOS PRECISAM SE ACEITAR: REFLEXÕES SOBRE AS ENTREVISTAS PRELIMINARES ANALISTAS E ANALISANDOS PRECISAM SE ACEITAR: REFLEXÕES SOBRE AS ENTREVISTAS PRELIMINARES 2014 Matheus Henrique de Souza Silva Psicólogo pela Faculdade Pitágoras de Ipatinga-MG. Especializando em Clínica

Leia mais

O estatuto do corpo no transexualismo

O estatuto do corpo no transexualismo O estatuto do corpo no transexualismo Doris Rinaldi 1 Lacan, no Seminário sobre Joyce, assinala a estranheza que marca a relação do homem com o próprio corpo, relação essa que é da ordem do ter e não do

Leia mais

Um tipo particular de escolha de objeto nas mulheres

Um tipo particular de escolha de objeto nas mulheres Um tipo particular de escolha de objeto nas mulheres Gabriella Valle Dupim da Silva Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia(PPGP/UFRJ)/Bolsista CNPq. Endereço: Rua Belizário Távora 211/104

Leia mais

O gozo, o sentido e o signo de amor

O gozo, o sentido e o signo de amor O gozo, o sentido e o signo de amor Palavras-chave: signo, significante, sentido, gozo Simone Oliveira Souto O blá-blá-blá Na análise, não se faz mais do que falar. O analisante fala e, embora o que ele

Leia mais

Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno

Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno Laura Maria do Val Lanari Ciclo II, terça-feira à noite O presente trabalho tem por objetivo relatar as primeiras

Leia mais

O real no tratamento analítico. Maria do Carmo Dias Batista Antonia Claudete A. L. Prado

O real no tratamento analítico. Maria do Carmo Dias Batista Antonia Claudete A. L. Prado O real no tratamento analítico Maria do Carmo Dias Batista Antonia Claudete A. L. Prado Aula de 23 de novembro de 2009 Como conceber o gozo? Gozo: popularmente, é traduzido por: posse, usufruto, prazer,

Leia mais

Coordenador do Núcleo de Psicanálise e Medicina

Coordenador do Núcleo de Psicanálise e Medicina O corpo e os objetos (a) na clínica dos transtornos alimentares Lázaro Elias Rosa Coordenador do Núcleo de Psicanálise e Medicina Com este título, nomeamos o conjunto de nossos trabalhos, bem como o rumo

Leia mais

O PAI NA PSICANÁLISE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PSICOSES

O PAI NA PSICANÁLISE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PSICOSES O PAI NA PSICANÁLISE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PSICOSES Gabriela Costa Moura Uma leitura possível acerca das psicoses à luz da teoria lacaniana deve ser norteada pelo percurso que desemboca em sua

Leia mais

A constituição do sujeito e a análise

A constituição do sujeito e a análise Berenice R. Fontes C. de Morais A constituição do sujeito e a análise Este trabalho parte de um texto de Colette Soler em que ela escreve sobre o sujeito desejante: [...] o sujeito que começa uma análise

Leia mais

De Freud a Lacan: um passo de saber sobre as mulheres!

De Freud a Lacan: um passo de saber sobre as mulheres! Opção Lacaniana online nova série Ano 3 Número 8 julho 2012 ISSN 2177-2673 De Freud a Lacan: um passo de saber sobre as mulheres! Zelma Abdala Galesi A sexualidade feminina em Freud Freud sempre esteve

Leia mais

Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 14 julho 2014 ISSN FPS e sinthome. Paola Salinas

Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 14 julho 2014 ISSN FPS e sinthome. Paola Salinas Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 14 julho 2014 ISSN 2177-2673 1 Paola Salinas Este texto visa clarear algumas indagações a respeito do fenômeno psicossomático a partir da noção de sinthome

Leia mais

Latusa digital ano 4 N 30 setembro de 2007

Latusa digital ano 4 N 30 setembro de 2007 Latusa digital ano 4 N 30 setembro de 2007 O uso do objeto * Marie-Hélène Brousse ** O uso do objeto, este título é um duplo convite: para enfatizar a iniciativa do analisando e, ao mesmo tempo, empenhar

Leia mais

O Fenômeno Psicossomático (FPS) não é o signo do amor 1

O Fenômeno Psicossomático (FPS) não é o signo do amor 1 O Fenômeno Psicossomático (FPS) não é o signo do amor 1 Joseane Garcia de S. Moraes 2 Na abertura do seminário 20, mais ainda, cujo título em francês é encore, que faz homofonia com en corps, em corpo,

Leia mais

COMENTÁRIOS SOBRE A DIREÇÃO DA CURA 1. Muito foi dito, durante esta semana, sobre a ética e a direção da cura, textos

COMENTÁRIOS SOBRE A DIREÇÃO DA CURA 1. Muito foi dito, durante esta semana, sobre a ética e a direção da cura, textos COMENTÁRIOS SOBRE A DIREÇÃO DA CURA 1 Alejandro Luis Viviani 2 Muito foi dito, durante esta semana, sobre a ética e a direção da cura, textos importantes na obra de Lacan; falar deles implica fazer uma

Leia mais

Quando dar à castração outra articulação que não a anedótica? 1

Quando dar à castração outra articulação que não a anedótica? 1 Quando dar à castração outra articulação que não a anedótica? 1 Maria Isabel Fernandez Este título extraí do seminário...ou pior, livro 19, de Jacques Lacan, especificamente do capítulo III, intitulado

Leia mais

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Pontuações sobre o tratamento do corpo na psicanálise * Márcia Zucchi ** Gostaríamos de discutir, um pouco, as relações entre o que a psicanálise acolhe como índices

Leia mais

CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST. Fernanda Correa 2

CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST. Fernanda Correa 2 CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST Fernanda Correa 2 1 Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em Psicologia 2 Aluna do Curso de Graduação

Leia mais

Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1

Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1 Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 1 Trabalho apresentado no Simpósio de Intersecção Psicanalítica do Brasil. Brasília, 2006. Trabalho Publicado no livro As identificações

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas BARTHES, R. (1980) A Câmera Clara. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1984. BARROS, R. R. (2004 a) O medo, o seu tempo e a sua política. In: A política do medo e o dizer

Leia mais

UM RASTRO NO MUNDO: AS VOLTAS DA DEMANDA 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2

UM RASTRO NO MUNDO: AS VOLTAS DA DEMANDA 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 UM RASTRO NO MUNDO: AS VOLTAS DA DEMANDA 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 O tema da identificação é vasto, complexo e obscuro. Talvez por isso Lacan a ele se refira como a floresta da identificação. Embora

Leia mais

As psicoses ordinárias na perspectiva borromeana 1

As psicoses ordinárias na perspectiva borromeana 1 Opção Lacaniana online nova série Ano 8 Número 24 novembro 2017 ISSN 2177-2673 na perspectiva borromeana 1 Angélica Cantarella Tironi O termo psicose ordinária foi inventado por Jacques- Alain Miller como

Leia mais

A teoria das pulsões e a biologia. A descrição das origens da pulsão em Freud

A teoria das pulsões e a biologia. A descrição das origens da pulsão em Freud www.franklingoldgrub.com Édipo 3 x 4 - franklin goldgrub 6º Capítulo - (texto parcial) A teoria das pulsões e a biologia A descrição das origens da pulsão em Freud Ao empreender sua reflexão sobre a origem

Leia mais

A ESSÊNCIA DA TEORIA PSICANALÍTICA É UM DISCURSO SEM FALA, MAS SERÁ ELA SEM ESCRITA?

A ESSÊNCIA DA TEORIA PSICANALÍTICA É UM DISCURSO SEM FALA, MAS SERÁ ELA SEM ESCRITA? A ESSÊNCIA DA TEORIA PSICANALÍTICA É UM DISCURSO SEM FALA, MAS SERÁ ELA SEM ESCRITA? Maurício Eugênio Maliska Estamos em Paris, novembro de 1968, Lacan está para começar seu décimo sexto seminário. Momento

Leia mais

Latusa digital ano 3 Nº 26 dezembro de 2006

Latusa digital ano 3 Nº 26 dezembro de 2006 Latusa digital ano 3 Nº 26 dezembro de 2006 A neo-transferência * Maria Angela Maia ** Em primeiro lugar chama a atenção o termo neo-transferência desenvolvido pela Seção clínica de Angers na Convenção

Leia mais

ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO. Mical Marcelino Margarete Pauletto Renata Costa

ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO. Mical Marcelino Margarete Pauletto Renata Costa ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO Mical Marcelino Margarete Pauletto Renata Costa Objetivo Investigar a Alienação e Separação, conceitos fundamentais para entender: CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO SUBJETIVIDADE EIXOS DE ORGANIZAÇÃO

Leia mais

O amor de transferência ou o que se pode escrever de uma análise

O amor de transferência ou o que se pode escrever de uma análise O amor de transferência ou o que se pode escrever de uma análise Palavras-chave: Amor de transferência; Escrita; Literatura; Relação Sexual. Márcia de Souza Mezêncio O amor é transferência " Amor será

Leia mais

O estudo teórico na formação do psicanalista Uma lógica que não é a da. identificação 1

O estudo teórico na formação do psicanalista Uma lógica que não é a da. identificação 1 O estudo teórico na formação do psicanalista Uma lógica que não é a da Arlete Mourão 2 identificação 1 Na formação do analista, o lugar e a função do estudo da psicanálise são conseqüências lógicas da

Leia mais

O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO. verificação e comprovação. Sendo esse o tema de nosso projeto de mestrado,

O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO. verificação e comprovação. Sendo esse o tema de nosso projeto de mestrado, O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO Liliana Marlene da Silva Alves Sérgio Scotti O ato psicanalítico é fonte de interrogação e instrumento de autorização para todo aquele que se propõe seguir uma prática

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas AMP (1996) Os poderes da palavra. Rio: Zahar. BAAS, B. (2001) Freud, a realidade psíquica e a tentação do transcendental, in Ágora (Rio de Janeiro) [online], v. IV, n o 2 jul-dez

Leia mais

O MANEJO DA TRANSFERÊNCIA NA PSICOSE: O SECRETÁRIO DO ALIENADO E SUAS IMPLICAÇÕES

O MANEJO DA TRANSFERÊNCIA NA PSICOSE: O SECRETÁRIO DO ALIENADO E SUAS IMPLICAÇÕES O MANEJO DA TRANSFERÊNCIA NA PSICOSE: O SECRETÁRIO DO ALIENADO E SUAS IMPLICAÇÕES Roberto Lopes Mendonça O tratamento da psicose: impasses iniciais No trabalho clínico com a psicose, torna-se cada vez

Leia mais

AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA?

AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA? Anais do V Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA? Amanda Andrade Lima Mestrado/UFF Orientadora:

Leia mais

Um resto de transferência não analisado 1

Um resto de transferência não analisado 1 Um resto de transferência não analisado 1 Gracinda Peccini Estou partindo para este trabalho de uma retomada do texto de Freud Análise Terminável e Interminável, em relação a certas questões que me interessam

Leia mais

Escola Secundária de Carregal do Sal

Escola Secundária de Carregal do Sal Escola Secundária de Carregal do Sal Área de Projecto 2006\2007 Sigmund Freud 1 2 Sigmund Freud 1856-----------------Nasceu em Freiberg 1881-----------------Licenciatura em Medicina 1885-----------------Estuda

Leia mais

O AMOR NA PSICOSE. fórmulas da sexuação, entre o homem e a mulher. Já na articulação amor / suplência 3 o sujeito

O AMOR NA PSICOSE. fórmulas da sexuação, entre o homem e a mulher. Já na articulação amor / suplência 3 o sujeito O AMOR NA PSICOSE Nancy Greca de Oliveira Carneiro 1 A doutrina da foraclusão generalizada faz ver que há para o sujeito, e não apenas para o psicótico, um objeto indizível, o que estende a foraclusão

Leia mais

1 Algumas Considerações sobre a Problemática do Falo em Freud e Lacan

1 Algumas Considerações sobre a Problemática do Falo em Freud e Lacan 1 Algumas Considerações sobre a Problemática do Falo em Freud e Lacan 1.1 O conceito de falo O termo falo aparece na teoria psicanalítica primeiramente em Freud e é retomado posteriormente por Lacan. Trata-se

Leia mais

O Corpo Falante. Sobre o inconsciente no século XXI. Apresentação do tema e do cartaz por seu diretor. Marcus André Vieira

O Corpo Falante. Sobre o inconsciente no século XXI. Apresentação do tema e do cartaz por seu diretor. Marcus André Vieira O Corpo Falante Sobre o inconsciente no século XXI Apresentação do tema e do cartaz por seu diretor Marcus André Vieira Nosso corpo não para de nos dizer coisas. Para os médicos, seus sinais indicam o

Leia mais

O valor d osbjet. Sérgio de Campos 1

O valor d osbjet. Sérgio de Campos 1 O valor d osbjet Sérgio de Campos 1 sergiodecampos@uol.com.br Resumo: No mercado dos sintomas e da fantasia, o objeto ganha um valor de semblante. Qual é o valor de gozo que o sujeito tem para com seu

Leia mais

Psicanálise e Saúde Mental

Psicanálise e Saúde Mental Psicanálise e Saúde Mental Pós-graduação Lato Sensu em Psicanálise e Saúde Mental Coordenação: Drª Aparecida Rosângela Silveira Duração: 15 meses Titulação: Especialista em Psicanálise e Saúde Mental Modalidade:

Leia mais

Palavras-chave: Sintoma, fantasia, Nome-do-Pai, sinthoma, parceiro_sinthoma.

Palavras-chave: Sintoma, fantasia, Nome-do-Pai, sinthoma, parceiro_sinthoma. Título: Da solução do sintoma ao sinthoma como solução Autor: Leandro Marques Santos Formado no Curso de Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, Psicanalista, Pós-graduado

Leia mais

Mesa Redonda: a psicose de Freud a Lacan

Mesa Redonda: a psicose de Freud a Lacan Mesa Redonda: a psicose de Freud a Lacan Título do trabalho: A escrita de Joyce e a suplência na psicose Autor: Maria Lídia Oliveira de Arraes Alencar Na década de 70, Lacan estabelece a Clínica Borromeana,

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ANDRÉ, S. A impostura perversa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995. ASSOUN, P-L. Le fétichisme. 1. ed. Paris: Presses Universitaires de France, 1994. AUSTIN, J. L. How to

Leia mais

6 - Referências Bibliográficas

6 - Referências Bibliográficas 6 - Referências Bibliográficas AUSTER, Paul. (1982) A Invenção da Solidão. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. BERGÈS, Jean e BALBO, Gabriel. (1997) A Criança e a Psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas,

Leia mais

Almanaque on-line entrevista Patrício Alvarez, Diretor do VI ENAPOL.

Almanaque on-line entrevista Patrício Alvarez, Diretor do VI ENAPOL. Almanaque on-line entrevista Patrício Alvarez, Diretor do VI ENAPOL. A insensatez do sintoma: os corpos e as normas será o tema de trabalho da Seção Clínica do Instituto, neste semestre. Sua escolha se

Leia mais

A contribuição winnicottiana à teoria do complexo de Édipo e suas implicações para a

A contribuição winnicottiana à teoria do complexo de Édipo e suas implicações para a A contribuição winnicottiana à teoria do complexo de Édipo e suas implicações para a prática clínica. No interior de sua teoria geral, Winnicott redescreve o complexo de Édipo como uma fase tardia do processo

Leia mais

O SINTOMA NA CLÍNICA PSICANALÍTICA: ADVERSÁRIO OU ALIADO? seguintes perguntas: qual a função do sintoma no psiquismo?

O SINTOMA NA CLÍNICA PSICANALÍTICA: ADVERSÁRIO OU ALIADO? seguintes perguntas: qual a função do sintoma no psiquismo? O SINTOMA NA CLÍNICA PSICANALÍTICA: ADVERSÁRIO OU ALIADO? Flávia Lana Garcia de Oliveira As questões que pretendo desenvolver neste trabalho são suscitadas pelas seguintes perguntas: qual a função do sintoma

Leia mais

O sintoma da criança: produção. desejo e de gozo 1

O sintoma da criança: produção. desejo e de gozo 1 Opção Lacaniana online nova série Ano 7 Número 20 julho 2016 ISSN 2177-2673 compósita de desejo e de gozo 1 Júlio Eduardo de Castro & Marina Gabriela Silveira Na Nota sobre a criança 2 Lacan formula, por

Leia mais

Incurável. Celso Rennó Lima

Incurável. Celso Rennó Lima 1 Incurável Celso Rennó Lima Em seu primeiro encontro com o Outro, consequência da incidência de um significante, o sujeito tem de lidar com um incurável, que não se subjetiva, que não permite que desejo

Leia mais

A Função Paterna. Falo. Criança. Mãe. Tríade Imaginária

A Função Paterna. Falo. Criança. Mãe. Tríade Imaginária A Função Paterna Antonia Claudete Amaral Livramento Prado Psicóloga-Psicanalista, Diretora Clínica do Instituto Trianon de Psicanálise Introdução Na relação original que a criança mantém com a mãe, a chamada

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG 1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG Disciplina: Conceitos Fundamentais A 1º sem. 2018 Ementa: O curso tem como principal objetivo o estudo de conceitos

Leia mais

Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005

Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005 Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005 A transferência e o gozo mudo do sintoma Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros * O ponto de partida de minha questão é a dimensão da transferência que não se apóia

Leia mais

PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA SEXUALIDADE E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO

PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA SEXUALIDADE E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA SEXUALIDADE E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO Débora Maria Gomes Silveira Universidade Federal de Minas Gerais Maio/ 2010 ESTUDO PSICANALÍTICO DA SEXUALIDADE BREVE HISTÓRICO Na

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas BEZERRIL, C. (relatora). Imagens da letra. Opção Lacaniana Revista Brasileira Internacional de Psicanálise, n. 41, 2004. COTTET, S. La belle inertie. Note sur la depression en

Leia mais

O C a m p o L a c a n i a n o : D e s e jo e G o z o 1. Luiz Carlos Nogueira Instituto de Psicologia - USP

O C a m p o L a c a n i a n o : D e s e jo e G o z o 1. Luiz Carlos Nogueira Instituto de Psicologia - USP O C a m p o L a c a n i a n o : D e s e jo e G o z o 1 2 Luiz Carlos Nogueira Instituto de Psicologia - USP Trata-se de mostrar a mudança conceituai efetuada por Lacan a partir da década de 70. Desde 50

Leia mais

Toxicomanias: contra-senso ao laço social e ao amor?

Toxicomanias: contra-senso ao laço social e ao amor? Toxicomanias: contra-senso ao laço social e ao amor? Rita de Cássia dos Santos Canabarro 1 Eros e Ananke são, segundo Freud (1930/1987), os pais da civilização. De um lado, o amor foi responsável por reunir

Leia mais

A devastação: uma singularidade feminina

A devastação: uma singularidade feminina Devastação ISSN 0101-4838 469 A devastação: uma singularidade feminina Malvine Zalcberg* RESUMO Lacan empregou o termo devastação em dois momentos de seu ensino para se referir: seja à relação da filha

Leia mais

Os desdobramentos do gozo feminino na vida amorosa

Os desdobramentos do gozo feminino na vida amorosa Os desdobramentos do gozo feminino na vida amorosa The developments of the feminine enjoyment in the love life Breno Ferreira Pena Resumo Trabalhar a partir do ensino de Lacan com os possíveis desdobramentos

Leia mais

7. Referências Bibliográficas

7. Referências Bibliográficas 102 7. Referências Bibliográficas ANSERMET, François. Clínica da Origem: a criança entre a medicina e a psicanálise. [Opção Lacaniana n 02] Rio de Janeiro: Contra capa livraria, 2003. ARAÚJO, Marlenbe

Leia mais

Devastação, o que há de novo?

Devastação, o que há de novo? Opção Lacaniana online nova série Ano 7 Número 21 novembro 2016 ISSN 2177-2673 Maria Luiza Rangel A devastação (ravage) aparece tardiamente em Lacan. No escrito O Aturdito 1 de 1973, ela é articulada à

Leia mais

Normas de Publicação

Normas de Publicação Normas de Publicação NORMAS DE PUBLICAÇÃO As normas de publicação da Revista da ATO deverão estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), obedecendo à seguinte estrutura: Apresentação

Leia mais

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

NORMAS DE PUBLICAÇÃO NORMAS DE PUBLICAÇÃO Normas de Publicação As normas de publicação da Revista da ATO deverão estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), obedecendo à seguinte estrutura: Apresentação

Leia mais

Latusa digital ano 1 N 5 maio de 2004

Latusa digital ano 1 N 5 maio de 2004 Latusa digital ano 1 N 5 maio de 2004 A resposta de F. frente ao contemporâneo Vanda Assumpção Almeida * A partir de um fragmento clínico, retomo o objeto de nossas discussões no Cartel. Iniciamos um trabalho

Leia mais

O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO

O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO 2016 Marcell Felipe Psicólogo clínico graduado pelo Centro Universitário Newont Paiva (MG). Pós graduado em Clínica Psicanalítica pela Pontifícia Católica de Minas Gerais (Brasil).

Leia mais

Alguns termos em francês não foram ainda traduzidos e algumas abreviaturas idem. Alguns de vocês poderão fazê-lo...

Alguns termos em francês não foram ainda traduzidos e algumas abreviaturas idem. Alguns de vocês poderão fazê-lo... Caros colegas, A título de fornecer algum material para um início dos trabalhos a serem desenvolvidos por todos aqueles que desejarem trabalhar a partir do tema de nossas próximas Jornadas O sonho e a

Leia mais

A verdade e o seu caráter mítico: de um gozo 1 Gustavo Miranda Fonseca e Paulo Vidal

A verdade e o seu caráter mítico: de um gozo 1 Gustavo Miranda Fonseca e Paulo Vidal Opção Lacaniana online nova série Ano 6 Número 16 março 2015 ISSN 2177-2673 enunciado de um gozo 1 Gustavo Miranda Fonseca e Paulo Vidal Os escritos freudianos são especialmente caracterizados pela narrativa

Leia mais

Do enigma ao cômico. Celso Rennó Lima

Do enigma ao cômico. Celso Rennó Lima O eixo deste trabalho pode ser dado a partir da afirmação de J-A. Miller em SILET: a toda falha simbólica responde uma inserção imaginária. Ao dizer isto, Miller trabalhava o caso, descrito por Lacan no

Leia mais

Famílias sintomáticas

Famílias sintomáticas Opção Lacaniana online nova série Ano 4 Número 10 março 2013 ISSN 2177-2673 1 Fabian Fajnwaks O desejo de formar família encontrou uma espécie de interpretação na resposta recente de nossos governantes:

Leia mais

Seminário sobre O homem dos lobos. Jacques Lacan

Seminário sobre O homem dos lobos. Jacques Lacan Seminário sobre O homem dos lobos Jacques Lacan Jacques Lacan fez este seminário em 1952. As notas aqui publicadas, inéditos também em francês, provém de um ouvinte e são redigidas por Jacques- Alain Miller.

Leia mais

AMOR ÓDIO DEVASTAÇÃO NA RELAÇÃO MÃE E FILHA

AMOR ÓDIO DEVASTAÇÃO NA RELAÇÃO MÃE E FILHA AMOR ÓDIO DEVASTAÇÃO NA RELAÇÃO MÃE E FILHA Flavia Bonfim* Desde Freud, a problemática mãe e filha já se inscreve na psicanálise. Na postulação freudiana, amor e ódio marcam a relação da menina para com

Leia mais

Caminhando nas fronteiras do natural: aproximações e limites entre psicanálise e gênero

Caminhando nas fronteiras do natural: aproximações e limites entre psicanálise e gênero Caminhando nas fronteiras do natural: aproximações e limites entre psicanálise e gênero Por Marta Quaglia Cerruti* Minha intenção é problematizar a aplicação do conceito de gênero em psicanálise. Afinal,

Leia mais

Latusa digital ano 0 N 3 outubro de 2003

Latusa digital ano 0 N 3 outubro de 2003 Latusa digital ano 0 N 3 outubro de 2003 Perguntas e respostas Sara Perola Fux * Sabemos que toda pergunta já contém em si mesma a resposta. Então, se deduz que a resposta antecede à pergunta é esta a

Leia mais

PERGUNTANDO A LACAN: TEM INCONSCIENTE NAS PSICOSES?

PERGUNTANDO A LACAN: TEM INCONSCIENTE NAS PSICOSES? PERGUNTANDO A LACAN: TEM INCONSCIENTE NAS PSICOSES? Sonia Coelho 1 Durante um longo tempo, acreditei que o conceito de inconsciente não cabia em se tratando de Psicose. Fiz algumas leituras do Seminário

Leia mais

PsicoDom, v.1, n.1, dez

PsicoDom, v.1, n.1, dez PsicoDom, v.1, n.1, dez. 2007 13 Resenha do livro Categorias Conceituais da Subjetividade Jorge Sesarino 1 Fabio Thá, conhecido nome da psicanálise em Curitiba, foi um dos pioneiros no estudo da obra de

Leia mais

O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD. Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de

O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD. Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD Mariana Rocha Lima Sonia Leite Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Psicanálise da UERJ, cujo objetivo

Leia mais

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais Almanaque On-line n.7

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais Almanaque On-line n.7 A CASTRAÇÃO E O TEMPO Autora: Renata Lucindo Mendonça Psicóloga, aluna do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, pós-graduada em saúde mental e psicanálise E-mail: renatalucindopsi@yahoo.com.br

Leia mais

Latusa digital ano 3 N 22 maio de 2006

Latusa digital ano 3 N 22 maio de 2006 Latusa digital ano 3 N 22 maio de 2006 A ex-sistência do real, a diferença sexual e a dissimetria dos gozos * Tania Coelho dos Santos Márcia Zucchi ** A ascensão do mais de gozar ao lugar dominante na

Leia mais

DESEJO DE ANALISTA. Ana Lúcia Bastos Falcão 1. O x da questão

DESEJO DE ANALISTA. Ana Lúcia Bastos Falcão 1. O x da questão DESEJO DE ANALISTA Ana Lúcia Bastos Falcão 1 O x da questão O desejo do analista sempre acompanhado de uma questão é o próprio x da questão. Tratando-se de escolha de profissão, carreira... O importante

Leia mais

AS DIREÇÕES DO TRATAMENTO NA CLÍNICA DA PSICOSE

AS DIREÇÕES DO TRATAMENTO NA CLÍNICA DA PSICOSE AS DIREÇÕES DO TRATAMENTO NA CLÍNICA DA PSICOSE Autoras: 1 BARRETO, Ellen Kelly Marinho; 2 FERNANDES, Regileide de Lucena; 3 LAVIERI, Maria Beatriz Ferreira; 4 MIGUEL, Isabelle Maria Duarte 1.1.Resumo

Leia mais

AMOR SEM LIMITES: SOBRE A DEVASTAÇÃO NA RELAÇÃO MÃE E FILHA E NA PARCERIA AMOROSA

AMOR SEM LIMITES: SOBRE A DEVASTAÇÃO NA RELAÇÃO MÃE E FILHA E NA PARCERIA AMOROSA AMOR SEM LIMITES: SOBRE A DEVASTAÇÃO NA RELAÇÃO MÃE E FILHA E NA PARCERIA AMOROSA Fernanda Samico Küpper Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Leia mais