CAESP - Artes Aula 21-09/11/2016 ART NOUVEAU E PÓS-IMPRESSIONISMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAESP - Artes Aula 21-09/11/2016 ART NOUVEAU E PÓS-IMPRESSIONISMO"

Transcrição

1 CAESP - Artes Aula 21-09/11/2016 ART NOUVEAU E PÓS-IMPRESSIONISMO

2 Art Nouveau: No final de século XIX, havia entre os artistas um crescente descontentamento em como a arte era produzida para agradar ao público. Os métodos de produção artística e a própria finalidade da arte precisavam ser criticados. E a arquitetura forneceu um excelente alvo para essa crítica. A arquitetura produzida durante o século XIX estava profundamente marcada pela Revolução Industrial e uma industrialização do artesanato a produção em série nas fábricas dos ornamentos que antes eram produzidos artesanalmente. A industrialização e a explosão do consumo engendram um declínio geral do artesanato que não mais encontra o mesmo mercado para existir.

3 Victor Horta - Hôtel Tassel 1893 A

4 Art Nouveau: A busca dos arquitetos do final do século XIX era pela substituição da imitação industrial medíocre dos ornamentos produzidos em massa por um artesanato consciencioso e significativo. É uma forma de revolta contra as máquinas que passaram a produzir os ornamentos arquitetônicos que antes possuíam um significado e nobreza próprios. Sabemos que o artesanato acaba por buscar (e encontrar) outros caminhos através da valorização da exclusividade e originalidade. Onde, de uma forma significativa de resistência e de reinvenção, o artesanato se converte em um produto de consumo com diversos graus, desde o mais básico, até os mais requintados.

5 Victor Horta - Hôtel Tassel 1893 B

6 Art Nouveau: Essa crítica não tinha possibilidade de acabar com a produção industrial em massa dos ornamentos, nem dos prédios destinados à rápida expansão urbana do século XIX. Entretanto, ela pôde abrir os olhos das pessoas para a valorização do autêntico, do genuíno, do artesanal. Havia o anseio por uma Nova Arte, que pudesse dar conta da manutenção do desenho, da autenticidade, mas que incluísse os novos materiais e as novas técnicas de construção e produção engendradas pela Revolução Industrial. Era criar um novo, referenciado no antigo, através de uma produção moderna.

7 Victor Horta - Hôtel Tassel 1893 C

8 Art Nouveau: A arquitetura passa a se utilizar de novos materiais, principalmente os metais, para criar novos tipos de ornamentos. Era o nascimento de uma nova arquitetura baseada no ferro e no aço. Nada poderia ser mais moderno, mais revolucionário, mais em uníssono com a Revolução Industrial e com a Arte, enquanto produção do novo, do original e do autêntico. Essa transformação na arquitetura já se instaurava furtivamente nas estações ferroviárias, mas agora ela é potencializada e levada para dentro dos edifícios e das casas. Essa arquitetura estará marcada pela sensualidade das linhas curvas reproduzidas nos metais e nas pinturas e gravuras, e também no abandono da tirania da simetria como exigência para a obra arquitetônica e artística.

9 Victor Horta - Hôtel Tassel 1893 D

10 Sobre o Impressionismo como Arte Moderna: É muito comum atribuir aos impressionistas o status de primeiros modernos, mas não há justiça ou correção teórica nessa atribuição. Mesmo tendo sido eles os que primeiro desafiaram as regras de pintura ensinadas nas academias desde a Renascença, eles não divergiam das tradições dessa arte acadêmica em seus propósitos. Eles ainda queriam pintar a natureza tal como a viam, porém, divergiam dos clássicos apenas quanto ao método para atingir esse objetivo. Clássicos = Desenho Impressionistas = Cor

11 Sobre o Impressionismo como Arte Moderna: Os impressionistas experimentam uma nova forma de fazer arte buscando nos reflexos das cores, no pincel solto sobre a tela, nas sombras coloridas, uma conquista mais completa da impressão visual causada pela natureza. Enquanto os clássicos reproduziam a natureza como ela deveria ser, os Impressionistas o faziam como ela se lhes apresentava aos olhos nus, a céu aberto. O que há de revolucionário no Impressionismo é a busca em representar a natureza não como uma ideia, mas como realidade tangível, sensível, impressionante. Mas isso, por mais revolucionário que seja, ainda não é Arte Moderna.

12 Pós-Impressionismo: Quando, em 1822, Manet recebe a comenda de Cavaleiro da Legião de Honra do governo francês, o Impressionismo já estava assentado como o padrão desejado da produção artística daquele período. O movimento, muito rapidamente, deixava de ser a vanguarda. Esse posto estava ocioso, o que nunca permanece por muito tempo na arte.

13 Pós-Impressionismo: Os pós-impressionistas são um grupo de artistas inconformados com os limites do Impressionismo que decidem extrapolar esses em diversas linhas de produção artística diferentes. Eles semeiam diversos estilos que brotarão no futuro próximo. Eles não compartilhavam de um objetivo específico comum, apenas o desejo de estrapolação dos limites da arte de sua época.

14 Pós-Impressionismo: O Pós-Impressionismo é um estágio posterior, um desenvolvimento fundamental do próprio Impressionismo. É a continuidade dessa transformação na arte que a prepara para a sua Modernidade, ou, como alguns dizem, a sua Maturidade (no sentido de consciência de si e plenitude de trilhas evolutivas a percorrer).

15 Paul Cézanne: Para Cézanne, toda as formas da natureza estão baseadas em 3 figuras, cone, esfera e cilindro. Todas as demais, são acidentais, apenas essas três têm a característica da permanência. Assim, existe uma ordem subjacente a toda a variabilidade que se apresenta aos nossos olhos no mundo exterior. Seus quadros formam uma série de jogos com a perspectiva e com as formas dos objetos de maneira tal que possa ser revelada ao observador essa ordem subjacente à realidade sensível.

16 Paul Cézanne Relógio de mármore negro 1869

17 Paul Cézanne Olímpia Moderna 1873

18 Paul Cézanne Mardi gras (Pierrot et Arlequin) 1888

19 Paul Cézanne: Para Cézanne, toda as formas da natureza estão baseadas em 3 figuras, cone, esfera e cilindro. Todas as demais, são acidentais, apenas essas três têm a característica da permanência. Assim, existe uma ordem subjacente a toda a variabilidade que se apresenta aos nossos olhos no mundo exterior. Seus quadros formam uma série de jogos com a perspectiva e com as formas dos objetos de maneira tal que possa ser revelada ao observador essa ordem subjacente à realidade sensível.

20 Paul Cézanne Les Joueurs de cartes 1892

21 Paul Cézanne Natureza Morta com a cortina 1898

22 Paul Cézanne Mont Sainte-Victoire et Château Noir 1904

23 Georges Seurat (Divisionismo Pontilhismo): A produção de Seurat é marcada por inumeráveis e longos estudos preliminares para a produção de cada obra. Devemos lembrar que ele era um artista rigidamente formado na maneira clássica do desenho e da pintura. Também era um homem fascinado pelo desenvolvimento científico da sua época. Esse fascínio não poderia deixar de se debruçar preferencialmente sobre a Óptica, especialmente pelo novo campo que se abria, o da Luminosidade (modernamente conhecida como Teoria das Cores).

24 Georges Seurat Trabalhadores rurais 1883

25 Georges Seurat (Divisionismo Pontilhismo): A diligência produtiva de Seurat está na sua crença pessoal de que a arte deve ser baseada em um sistema: a obra deverá revelar uma ordem subjacente que o artista produz. Seus quadros, mesmo possuindo os temas Impressionistas, são o contrário na realização da obra, pois apresentam figuras simples, bem delineadas, organizadas idealmente e estáveis. Totalmente o contrário da rápida impressão na retina.

26 Georges Seurat (Divisionismo Pontilhismo): A própria forma de pintar exige uma organização e planejamento prévios que só podem ser obtidos no estúdio e através de um pormenorizado estudo. Ele denominava esse método de Divisionismo, posteriormente vai receber o nome popular de Pontilhismo.

27 Georges Seurat Mulher se maquiando 1884

28 Georges Seurat Domingo de tarde na Ilha Grande Jatte 1884

29 Georges Seurat Banhista em Asnières 1887

30 Georges Seurat Le Cirque 1891

31 Vincent Van Gogh: Para Van Gogh, o Impressionismo não conferia aos artistas a liberdade necessária para dar vazão às emoções. Era um homem marcado pelo desencanto com a sociedade industrial. Tinha um interesse inicial na religião e literatura, tanto que trabalhou como pregador leigo entre os pobres mineiros de carvão. Essa compaixão pelos trabalhadores pobres e desafortunados está expressa em suas primeiras obras que retratam justamente esses grupos sociais.

32 Vincent Van Gogh Comedores de batatas 1885

33 Pieter Bruegel (o Velho) A dança dos camponses 1559

34 Daumier - A doença imaginária

35 Vincent Van Gogh Semeador ao entardecer 1888

36 Millet - O semeador

37 Vincent Van Gogh: Suas obras são vivas de cor e de pinceladas marcadas e grossas (usava o pincel de cerda dura) que são características típicas do Impressionismo, porém, ele mantém que suas obras sejam um veículo para a expressão das suas emoções. Sua pintura atinge a plenitude ao explorar as paisagens e representa-las em toda a sua exuberância pulsante de cores, velocidades e ritmos.

38 Vincent Van Gogh Vinhedos vermelhos 1888

39 Vincent Van Gogh Paisagem com ciprestes em Arles 1889

40 Vincent Van Gogh: O dinamismo temporal está em cada pincelada sua que parece atiçada pelo vento, ou movida pelas ondas do mar. Em Van Gogh temos uma pintura que se expressa não só através das cores, mas também da própria pincelada livre do academicismo do fino acabamento.

41 Vincent Van Gogh Quarto em Arles 1888

42 Vincent Van Gogh: A turbulência marca as suas obras e as suas pinceladas. As suas obras são turbilhões vibrantes de cores e pinceladas. Seu desejo era de enxergar o essencial e deixar indefinido o que for óbvio, assim, ele maximiza as cores naturais, pois há nele um profundo compromisso com o real.

43 Vincent Van Gogh Noite estrelada A 1889

44 Vincent Van Gogh Noite estrelada B 1889

45 Vincent Van Gogh Irises 1889

46 Vincent Van Gogh Esqueleto fumante 1886

47 Paul Gauguin: Teve na religião uma importante mola propulsora da sua produção artística inicial. Primeiramente estará incluído no círculo dos Impressionistas. Possui um estilo menos pessoal e passional que o de Van Gogh, mas já se separava em muito do Impressionismo.

48 Paul Gauguin Família no jardim da rua Carcel 1881

49 Paul Gauguin: Impregnado pela filosofia de Rousseau, acredita que a civilização ocidental está desconjuntada, o que obriga as pessoas a viverem não por si mesmas, mas escravas dos ganhos financeiros e do consumo, o que levava a uma negligência das emoções individuais que são substituídas pela atividade consumista. Desta forma, ele busca a natureza e as sociedades humanas que estejam mais próximas dela. Quase como se fosse um trabalho etnográfico.

50 Paul Gauguin: Primeiramente ele irá buscar os camponeses da Bretanha, oeste da França, onde produz obras com a temática rural dos pintores românticos, mas com as técnicas e pressupostos impressionistas, onde perspectiva e modelamento são abandonados.

51 Paul Gauguin Mulheres na praia 1885

52 Paul Gauguin Pastores bretões 1886

53 Paul Gauguin: Depois segue para a Martinica e Taiti. A sua busca é bem parecida com a da Antropologia de Malinowski, ele vai para lá para aprender com os nativos, e não com a postura neo-colonialista. A religiosidade representada não é mais a do ocidente cristão, nem uma tentativa de inserção dessa no mundo religioso dos nativos, mas justamente a representação dessa religiosidade local tal como ela é contada pelos seus próprios atores sociais.

54 Paul Gauguin Entre as mangueiras 1887

55 Paul Gauguin O Espírito das Profundezas guardando 1892

56 Paul Gauguin Annah, a javanesa 1893

57 Paul Gauguin: Uma questão muito importante em Gauguin que devemos observar é a escolha e uso das cores. Ele abre o caminho para os fauvistas nos usos arbitrários das cores, de forma quase pulsional (Freud). A cor é um ímpeto que arrebata o artista para além do racionalizar sobre a obra e a pinta quase de forma selvagem Fauves = feras, feras selvagens

58 Paul Gauguin De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? 1897

59 Paul Gauguin Maternidade II 1899

60 Paul Gauguin Cavalariços na praia 1902

61 Muito obrigado. Bons estudos! Prof. Heleno Licurgo do Amaral

Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO

Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO 2º ano - ENSINO MÉDIO Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO Professora Alba Baroni Arquiteta IMPRESSIONISMO Movimento com origem na França no fim do século XIX que explorou a intensidade

Leia mais

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. IMPRESSIONISMO O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 3º - Ensino Médio Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: ITRDU Este estudo

Leia mais

Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do

Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do Realismo Pintura Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do cotidiano de pessoas comuns. Transformações

Leia mais

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do Realismo Realismo Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do século XIX. A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE III Parte 5

HISTÓRIA DA ARTE III Parte 5 ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE III Parte 5 Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Ernest Chamaillard,

Leia mais

IMPRESSIONISMO A EXPLORAÇÃO DA LUZ E DE SEUS EFEITOS NO REDIRECIONAMENTO DA ARTE

IMPRESSIONISMO A EXPLORAÇÃO DA LUZ E DE SEUS EFEITOS NO REDIRECIONAMENTO DA ARTE IMPRESSIONISMO A EXPLORAÇÃO DA LUZ E DE SEUS EFEITOS NO REDIRECIONAMENTO DA ARTE IMPRESSIONISMO É UM MOVIMENTO ARTÍSTICO QUE SURGIU NA FRANÇA NO FINAL DO SÉCULO XIX, DURANTE O PERÍODO DA BELLE ÉPOQUE.

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01:

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Pré-História, Egito Antigo, Renascimento, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

Leia mais

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX O que era ser um artista moderno? Vincent Van Gogh- Auto retrato com orelha decepada, (1889) Vincent Van Gogh Autorretrato com orelha decepada (1889) Todo

Leia mais

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE A invenção da fotografia em 1823 influencia as artes de diversas maneiras; Surgem duas correntes, os Realistas e os Impressionistas;

Leia mais

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Entre os artistas que se destacaram na segunda metade do século XIX, estavam: Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) Pedro Alexandrino( 1856-1942) Belmeiro de Almeida

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO:EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR:600 - ARTES VISUAIS DISCIPLINA: História da Cultura e das Artes NÍVEL DE ENSINO: SecundárioCURSO: Artes Visuais ANO:11º- ANO LETIVO:2018/2019

Leia mais

Mulher de chapéu, Matisse 1905, Óleo sobre tela

Mulher de chapéu, Matisse 1905, Óleo sobre tela Mulher de chapéu, Matisse 1905, Óleo sobre tela O termo Fauvismo deriva de fauve (fera selvagem), exclamação feita pelo crítico de arte Louis Vauxcelles perante a exposição de pintura do Salão de Outono

Leia mais

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE III Parte 7

HISTÓRIA DA ARTE III Parte 7 ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE III Parte 7 Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul HISTÓRIA DA ARTE

Leia mais

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo.

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo. ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo IV Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul O Impressionismo como base das transformações

Leia mais

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!!

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença. Nascido na França

Leia mais

Georges Seurat nasceu em Paris em 2 de dezembro de Em 1878 começou a estudar na Escola de Belas-Artes com Henri Lehmann, discípulo de Ingres

Georges Seurat nasceu em Paris em 2 de dezembro de Em 1878 começou a estudar na Escola de Belas-Artes com Henri Lehmann, discípulo de Ingres Seurat, Georges Um dos grandes precursores da arte do século XX, Seurat foi o criador do pontilhismo, técnica neo-impressionista baseada na fragmentação da cor em pontos que, quando tomados em conjunto,

Leia mais

VANGUARDAS EUROPÉIAS

VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDA Em seu sentido literal, vanguarda (vem do francês Avant Garde, guarda avante ) faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha.daí

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior Principais movimentos artísticos do século XX Professora Alba Baroni Arquiteta Principais movimentos artísticos do século XX No século XX amplia-se as conquistas técnicas e progresso

Leia mais

Surge em em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor.

Surge em em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor. Impressionismo Surge em 1.863 em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor. O artista rompeu definitivamente com os valores clássicos da antiguidade; apesar de não se considerar um impressionista

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 6ª - Ensino Fundamental Professora: Ione A. Botelho Atividades para Estudos Autônomos Data: 23 / 05 / 2016 Aluno(a): N o.: Turma: ORIENTAÇÕES:

Leia mais

CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA

CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA CAESP - Artes Aula 16-23/08/2018 NEOCLASSICISMO: A ABERTURA PARA A ARTE MODERNA Neoclassicismo: diversidade que não é liberdade Esse estilo abre caminho para a Arte Moderna que será trilhado de forma definitiva,

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Modernidade. Professor Isaac Antonio Camargo

HISTÓRIA DA ARTE. Modernidade. Professor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Modernidade 1 Professor Isaac Antonio Camargo Modernismo e Modernidade Modernismo e Modernidade são dois termos usados para identificar as obras de arte que ocorrem a partir do final do

Leia mais

Vincent van Gogh Conteúdo II para estudo

Vincent van Gogh Conteúdo II para estudo 2º trimestre TB ARTE Maio/2018 Prof. Roberto Vincent van Gogh Conteúdo II para estudo A sua vida foi toda um fracasso. Tudo que para o seu mundo, para o seu tempo, parecia de importância, para ele foi

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE III Parte 6

HISTÓRIA DA ARTE III Parte 6 ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE III Parte 6 Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul HISTÓRIA DA ARTE

Leia mais

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES!

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES! UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2 Prof. M.Sc. KAREN KELES Curso Arquitetura e Urbanismo Carga Horária 80 Horas - 4 horas semanais Ementa: Estética como campo filosófico. 66 horas teórica - prática

Leia mais

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS Impressionismo foi um movimento originado na pintura durante o século XIX, na França. Nesse período, vivia-se a chamada Belle Époque (Bela Época) europeia, marcada

Leia mais

Impressão: nascer do sol

Impressão: nascer do sol IMPRESSIONISMO França 1860 a 1886. Os impressionistas representavam sensações visuais imediatas através da cor e da luz. Seu objetivo principal era apresentar uma impressão ou as percepções iniciais registradas

Leia mais

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel IMPRESSIONISMO & PÓS-IMPRESSIONISMO ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel IMPRESSIONISMO Impressão, Nascer do Sol (1872), de Claude Monet. Definição IMPRESSIONISMO Surgiu no último

Leia mais

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como chamamos a arte produzida atualmente. Período: final

Leia mais

Que tal começa essa bela manhã com um pouco de arte? Enquanto você saboreia seu belo café da manhã?

Que tal começa essa bela manhã com um pouco de arte? Enquanto você saboreia seu belo café da manhã? Que tal começa essa bela manhã com um pouco de arte? Enquanto você saboreia seu belo café da manhã? O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, Impressão, nascer do sol, de

Leia mais

CAESP - Artes Aula 01 07/02/2019 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS ARTES: A BUSCA DO ENTENDIMENTO SOBRE A BELEZA

CAESP - Artes Aula 01 07/02/2019 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS ARTES: A BUSCA DO ENTENDIMENTO SOBRE A BELEZA CAESP - Artes Aula 01 07/02/2019 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS ARTES: A BUSCA DO ENTENDIMENTO SOBRE A BELEZA Joseph Beuys Como se explicam quadros a uma lebre morta 1665 É possível e necessária a explicação

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Arte Prof.: Paula Caroline de Souza Turmas: 61 e 62 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR

Leia mais

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR Expressionismo ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR DEFINIÇÃO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Movimento heterogêneo

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 9º Ano Ensino Fundamental Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

IMPRESSIONISMO

IMPRESSIONISMO IMPRESSIONISMO 1870-1930 Movimento de arte em França no final do século XIX, criado por um grupo de artistas conhecidos pelas suas técnicas inovadoras de pintura e uso da cor na arte. OS IMPRESSIONISTAS

Leia mais

Prova escrita de conhecimentos específicos de História da Cultura e das Artes

Prova escrita de conhecimentos específicos de História da Cultura e das Artes Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos - 2017 Prova escrita de conhecimentos

Leia mais

Art Nouveau significa arte nova; Rompimento com as tradições; Surgiu em 1895, mas teve seu apogeu em 1900.

Art Nouveau significa arte nova; Rompimento com as tradições; Surgiu em 1895, mas teve seu apogeu em 1900. Art Nouveau significa arte nova; Rompimento com as tradições; Surgiu em 1895, mas teve seu apogeu em 1900. O nome do movimento artístico deriva do nome da loja parisiense, L'art Nouveau, de artigos mobiliários.

Leia mais

Romantismo Movimento de liberdade

Romantismo Movimento de liberdade Artes ROMANTISMO A arte tinha a função de emocionar: Valorização dos sentimentos e imaginação Dramaticidade e dinamismo Romantismo Movimento de liberdade Nacionalismo Temas históricos Natureza Livre expressão

Leia mais

Artes visuais AULA 4 Do Romantismo ao Impressionismo

Artes visuais AULA 4 Do Romantismo ao Impressionismo Artes visuais AULA 4 Do Romantismo ao Impressionismo Prof. André de Freitas Barbosa O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais, resultando numa reação ao espírito iluminista,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 7ª Ensino Fundamental Professora: Ione Botelho Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 9 / 2016 Valor: xxx pontos Aluno(a): Nº: Turma: Vamos rever nosso

Leia mais

PÓS-MODERNISMO E CONTEMPORANEIDADE

PÓS-MODERNISMO E CONTEMPORANEIDADE PÓS-MODERNISMO E CONTEMPORANEIDADE SÉC. XX - XXI História da Arte Profª Natalia Pieroni PÓS-MODERNISMO - Produção artística a partir dos anos 60 (pós movimento modernista), caracterizada pelas inquietações

Leia mais

CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER

CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER CAESP - Artes Aula 12-27/07/2017 RENASCIMENTO: PRIMADO DA ARTE COMO SABER, FAZER E CONHECER Masaccio: Santíssima Trindade (1427) Sandro Botticelli: Adoração dos Magos (1482) Características gerais do Renascimento:

Leia mais

FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I CONTEÚDO E HABILIDADES ARTES. Conteúdo: Aula 1: O ponto e a linha Aula 2: Logotipos e símbolos

FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I CONTEÚDO E HABILIDADES ARTES. Conteúdo: Aula 1: O ponto e a linha Aula 2: Logotipos e símbolos CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I Conteúdo: Aula 1: O ponto e a linha Aula 2: Logotipos e símbolos 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA

Leia mais

Piet Mondrian ( )

Piet Mondrian ( ) 7 de Março de 1872 nasceu em Amersfoort, na Holanda. Entre 1907 e 1920 na sua obra, propõe a abstracção e a redução dos elementos da realidade a uma linguagem formal estritamente geométrica, limitada à

Leia mais

Fonte: José Cláudio Gomes

Fonte: José Cláudio Gomes Fonte: José Cláudio Gomes DO TODO À PARTE O professor, arquiteto e urbanista José Cláudio Gomes formou-se, em 1953, com a primeira turma da FAUUSP. Influenciou a formação de centenas de alunos que, entusiasmados,

Leia mais

GIACOMETTI. Sempre há progresso/não refazer as coisas negativas 108. É preciso destruir (destrói mesmo?) tudo (= cabeça) 49

GIACOMETTI. Sempre há progresso/não refazer as coisas negativas 108. É preciso destruir (destrói mesmo?) tudo (= cabeça) 49 GIACOMETTI QUESTÕES SINTÁTICAS CONCEITO DE INACABAMENTO Inacabamento insatisfação 27/64 (não fim de obra) Inacabamento Cézanne 44 Tempo inacabamento 113 / 117 / 119 Obra não é abandonada enquanto há chance

Leia mais

Impressionismo. a) Apenas o item IV está correto. b) Apenas os itens II, III e V são corretos. c) Apenas os itens II, III e V estão incorretos.

Impressionismo. a) Apenas o item IV está correto. b) Apenas os itens II, III e V são corretos. c) Apenas os itens II, III e V estão incorretos. Impressionismo Questão 01 - Como os artistas realistas, que com a ciência haviam aprendido a utilizar determinados conhecimentos, os impressionistas se viram na necessidade de interpretar com maior vivacidade

Leia mais

História da Arte - Linha do Tempo

História da Arte - Linha do Tempo História da Arte - Linha do Tempo PRÉ- HISTÓRIA (1000000 A 3600 a.c.) Primeiras manifestações artísticas. Pinturas e gravuras encontradas nas paredes das cavernas. Sangue de animais, saliva, fragmentos

Leia mais

Pós - Impressionismo. (1880 a 1905 = França Paris) 8ºs Anos 2015 4º Bimestre Artes Prof. Juventino

Pós - Impressionismo. (1880 a 1905 = França Paris) 8ºs Anos 2015 4º Bimestre Artes Prof. Juventino Pós - Impressionismo (1880 a 1905 = França Paris) 8ºs Anos 2015 4º Bimestre Artes Prof. Juventino Não foi um Movimento Não houve um grupo de artistas que se reuniam para debates acadêmicos. Eram artistas

Leia mais

Vincent Van Gogh Conteúdo I para estudo

Vincent Van Gogh Conteúdo I para estudo 2º trimestre TB ARTE MAIO/2018 Prof.Roberto Vincent Van Gogh Conteúdo I para estudo Vicent Van Gogh, o pintor holandês conhecido por seu temperamento difícil e possíveis transtornos psiquiátricos, é figura

Leia mais

Nome: N.º. Praia Grande, de outubro de O impressionismo

Nome: N.º. Praia Grande, de outubro de O impressionismo Nome: N.º 1ª série do Ensino Médio. Praia Grande, de outubro de 2016. ProfªVivian O impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes

Leia mais

Expressionismo. 1ºs Anos º Bimestre Artes Prof. Juventino

Expressionismo. 1ºs Anos º Bimestre Artes Prof. Juventino Expressionismo 1ºs Anos 2014 3º Bimestre Artes Prof. Juventino É a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, expressando sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica

Leia mais

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Leia mais

DIVISÃO DO MOVIMENTO:

DIVISÃO DO MOVIMENTO: CUBISMO CONTEXTO HISTÓRICO: Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por

Leia mais

vunesp s PROVA DE HABILIDADES (14 horas) VESTIBULAR 2015 ~unes

vunesp s PROVA DE HABILIDADES (14 horas) VESTIBULAR 2015 ~unes VESTIBULAR 2015 ~unes PROVA DE HABILIDADES 09.12.2014 (14 horas) Confira seus dados. Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas nos locais indicados. Qualquer identificação fora dos locais indicados

Leia mais

O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia.

O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia. Nome: Eduardo Picolo Xavier Universidade do Extremo Sul Catarinense Ferramentas de Design Jogos Digitais FUTURISMO O futurismo é um movimento artístico e literário modernista, surgido oficialmente em 20

Leia mais

CAESP - Artes Aula 07-22/03/2018 ARTE MEDIEVAL ROMÂNICA E GÓTICA

CAESP - Artes Aula 07-22/03/2018 ARTE MEDIEVAL ROMÂNICA E GÓTICA CAESP - Artes Aula 07-22/03/2018 ARTE MEDIEVAL ROMÂNICA E GÓTICA Estilo Românico Rural: Reconfiguração da arquitetura romana (antiga) em uma releitura medieval. Uso do arco semicircular para as aberturas

Leia mais

O IMPRESSIONISMO. As raízes da Arte Moderna estão no Impressionismo. Em 1874 um grupo de jovens

O IMPRESSIONISMO. As raízes da Arte Moderna estão no Impressionismo. Em 1874 um grupo de jovens O IMPRESSIONISMO OS PRINCIPAIS ASPECTOS DO IMPRESSIONISMO As raízes da Arte Moderna estão no Impressionismo. Em 1874 um grupo de jovens insatisfeitos com a pintura Acadêmica se reunia para procurar descobrir

Leia mais

O ROMANTISMO: PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA

O ROMANTISMO: PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA ARTE ROMÂNTICA O ROMANTISMO: PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA Mudanças: O Século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução

Leia mais

ARTS AND CRAFTS. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III

ARTS AND CRAFTS. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III ARTS AND CRAFTS Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula

Leia mais

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 UFU Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual 2015-2 Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 HISTÓRIA Eixo Temático 1 O Processo Histórico (p. 36) Conhecer e interpretar fontes de informações sobre o passado,

Leia mais

ART NOUVEAU. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III

ART NOUVEAU. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III ART NOUVEAU Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula

Leia mais

06. Explique o método de pintura impressionista. Neste texto, correlacione a escolha da cor com o formato da pincelada?

06. Explique o método de pintura impressionista. Neste texto, correlacione a escolha da cor com o formato da pincelada? Estudo dirigido para o segundo ano do ensino médio, Artes Milton Gomes Coelho A arte do Impressionismo 01. Liste fatos que modificaram o ritmo das cidades no século XIX. Resposta: pág. 223 02. Relacione,

Leia mais

PÓS IMPRESSIONISMO. É um movimento que prioriza os estudos da cor e das formas como estruturadores da imagem.

PÓS IMPRESSIONISMO. É um movimento que prioriza os estudos da cor e das formas como estruturadores da imagem. PÓS IMPRESSIONISMO Surge em meio à determinação científica daquele final de século, como um exemplo de espaço galgado por alguns artistas para a afirmação de seu individualismo e de suas pesquisas particulares.

Leia mais

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta.

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta. Qual a definição de desenho? Desenho é a representação artística de sentimentos, situações cotidianas, ideias, enfim, de qualquer coisa, situação ou sensação que o ser humano seja capaz de perceber. Por

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2018 4º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 2º Ano do Ensino Médio J K L M N NOTURNO Professor: ICLEIA MORBECK

Leia mais

MÉDIUM: JOSÉ MEDRADO

MÉDIUM: JOSÉ MEDRADO MÉDIUM: JOSÉ MEDRADO Brasileiro, baiano, nascido em Salvador em 1961; Diplomado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador, onde também cursou filosofia; Funcionário público federal concursado

Leia mais

VANGUARDA DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA

VANGUARDA DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA VANGUARDA DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: ANA PRISCILA Em seu sentido literal, vanguarda (vem do francês Avant Garde, guarda avante ) faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante

Leia mais

Expressionismo. adyart.wordpress.com

Expressionismo. adyart.wordpress.com Expressionismo Arte Pós-Impressionismo A cada movimento de arte, podemos notar transformações estéticas que demonstram a necessidade de o homem expressar a sua visão de mundo em épocas diferentes. Durante

Leia mais

No início do século XX surgem inúmeros movimentos que visam o rompimento com a estética clássica. Cada qual com suas características específicas.

No início do século XX surgem inúmeros movimentos que visam o rompimento com a estética clássica. Cada qual com suas características específicas. VANGUARDAS No início do século XX surgem inúmeros movimentos que visam o rompimento com a estética clássica. Cada qual com suas características específicas. Esses movimentos foram chamados de vanguardas.

Leia mais

INGLATERRA SÉCULO XIX ARTS E CRAFTS

INGLATERRA SÉCULO XIX ARTS E CRAFTS INGLATERRA SÉCULO XIX ARTS E CRAFTS ARTS E CRAFTS Artes e ofício Segunda metade do século XIX Influenciado pelas ideias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.

Leia mais

Fauvismo. 9ºAno 2015 1º Bimestre Artes - Juventino. Fauve = Fera

Fauvismo. 9ºAno 2015 1º Bimestre Artes - Juventino. Fauve = Fera Fauvismo 9ºAno 2015 1º Bimestre Artes - Juventino Fauve = Fera Fauves (feras) foi a palavra utilizada pelo crítico de arte Louis Vauxcelles para caracterizar um grupo de jovens pintores que expuseram em

Leia mais

ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX

ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX Pintura Brasileira século XIX Assim como a arquitetura, a pintura irá assimilar as mudanças sociais e políticas. Criaram-se neste período, no Brasil, empresas de mineração,

Leia mais

Arte - 9º ano do EF Responda

Arte - 9º ano do EF Responda Arte - 9º ano do EF- 2017 Conteúdos: Performance e happening Arte efêmera e arte híbrida Vanguardas européias Responda 1- Defina o termo vanguarda e contextualize o período na arte apontando características

Leia mais

A época dos Grandes Mestres

A época dos Grandes Mestres A época dos Grandes Mestres Entre 1.300 e 1.650 depois de Cristo. Artes, literatura e ciências. Ressurreição consciente: antiguidade clássica. Humanismo. VALORIZAÇÃO DO HOMEM E NATUREZA. * Racionalidade;

Leia mais

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA Etapas da Pré-História: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): de 2.5 Milhões (M) de anos antes do presente (a.p.) até 100 mil (K)

Leia mais

A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX

A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX Quando surgiu? Durante o século XVIII. Está ligado ao pensamento filosófico do Iluminismo. Como Surgiu? Através de achados arqueológicos durante o século XVIII

Leia mais

Vivenciando o ensino do desenho em perspectiva: um estudo de caso

Vivenciando o ensino do desenho em perspectiva: um estudo de caso Capítulo 6 Vivenciando o ensino do desenho em perspectiva: um estudo de caso O fazer desenho em perspectiva à mão livre exige do desenhista algumas habilidades e conhecimentos específicos para conseguir

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 8ª - Ensino Fundamental Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 23 / 5 / 2016 Nome: _ Nº Turma: INTRODUÇÃO

Leia mais

O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata?

O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata? O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata? Mulher sentada (1909) Pablo Picasso FORMAS GEOMÉTRICAS NAS ARTES Geometria É a

Leia mais

AUTORES Aldo Vannucchi (Brasil) Ismar Capistrano Costa Filho (Brasil) Theodor Adorno (Alemanha) Max Horkheimer (Alemanha) Roberto DaMatta (Brasil)

AUTORES Aldo Vannucchi (Brasil) Ismar Capistrano Costa Filho (Brasil) Theodor Adorno (Alemanha) Max Horkheimer (Alemanha) Roberto DaMatta (Brasil) CULTURA POPULAR CULTURA ERUDITA E CULTURA INDUSTRIAL AUTORES Aldo Vannucchi (Brasil) Ismar Capistrano Costa Filho (Brasil) Theodor Adorno (Alemanha) Max Horkheimer (Alemanha) Roberto DaMatta (Brasil) Antonio

Leia mais

TUDO COMEÇA NUM PONTO. Fernanda Vianna e Malu Ferreira Fundamental

TUDO COMEÇA NUM PONTO. Fernanda Vianna e Malu Ferreira Fundamental TUDO COMEÇA NUM PONTO Fernanda Vianna e Malu Ferreira Fundamental 2 2015 Kandinsky Wassily Kandinsky nasceu em Moscou, Rússia, 1866. Era ainda bem pequeno quando seus pais se separaram e ele foi morar

Leia mais

Arts and Crafts e Art Nouveau

Arts and Crafts e Art Nouveau Arts and Crafts e Art Nouveau Profa. Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com consueloholanda20114@gmail.com @consueloholanda @ideiasimagensepalavras crimideia videoaulas @profaconsul Artes e Ofícios

Leia mais

Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor

Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor O tom da cor Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor Ao escrever, cada pessoa tem uma maneira própria de fazer as letras. O mesmo acontece com a

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL:

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, 2017. LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: CUBISMO O Cubismo é um movimento artístico do século que utilizou as formas geométricas principalmente

Leia mais

Em 1822, Manet foi feito Cavaleiro da Legião de Honra pelo governo francês. Naquela época, o impressionismo estava obtendo uma grande aceitação, mas

Em 1822, Manet foi feito Cavaleiro da Legião de Honra pelo governo francês. Naquela época, o impressionismo estava obtendo uma grande aceitação, mas PÓS-IMPRESSIONISMO Em 1822, Manet foi feito Cavaleiro da Legião de Honra pelo governo francês. Naquela época, o impressionismo estava obtendo uma grande aceitação, mas deixara de ser um movimento pioneiro.

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º Nome Nº Turma Data Nota Disciplina Artes Prof. Ana Carolina e Fernanda Valor A música nasceu com a natureza,

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 2º

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 2º ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 2º Nome Nº Turma Data Nota Disciplina Artes Prof. Ana Carolina e Fernanda Valor 1- A arte abstrata não tenta representar

Leia mais

RELATO SOBRE A PRÁTICA AUTORRETRATO E COLCHA DE RETALHOS

RELATO SOBRE A PRÁTICA AUTORRETRATO E COLCHA DE RETALHOS RELATO SOBRE A PRÁTICA AUTORRETRATO E COLCHA DE RETALHOS Jessica Bianca Przygocki (Bolsista PIBID- CAPES-UNICENTRO) Julia Caroline de Matos (Bolsista PIBID-CAPES- UNICENTRO) Denise Cristina Holzer Professor

Leia mais

autorretratos Grandes Mestres

autorretratos Grandes Mestres Plínio Santos Filho - Ph.D. autorretratos Grandes Mestres aprenda Desenho e Pintura estudando Grandes Artistas ebook Desenho e Pintura Percepção Visual Anatomia Artística História da Arte e Gravura Prof.

Leia mais

Colégio Santa Clara. Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha Academicismo

Colégio Santa Clara. Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha Academicismo Colégio Santa Clara Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha 1 1. Academicismo O termo academicismo faz uma referência à existência das academias e da produção

Leia mais

PROF. DANILO PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA TERCEIRO ANO 13/02/2016 FOLHA 03

PROF. DANILO PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA TERCEIRO ANO 13/02/2016 FOLHA 03 FOLHA 03 Após esta aula, a lista "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÓTICA"pode ser feita por completo. EXERCÍCIOS 1. Suponha que você tenha em mãos quatro corpos esféricos: A, B, C e D. Os corpos A, B e C foram

Leia mais

CAESP - Artes Aula 06-14/03/2019 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS

CAESP - Artes Aula 06-14/03/2019 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS CAESP - Artes Aula 06-14/03/2019 GÓTICO TARDIO: O CAMINHO PARA O RENASCIMENTO NOS PAÍSES BAIXOS Origens do Pré-Renascimento e o Gótico Tardio: É comum pensarmos o Renascimento como um todo estruturado

Leia mais

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX.

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX. História 4B: Aula 10 Europa no Século XIX. Alemanha e Itália Até 1870 eram dois amontoados de pequenas monarquias e principados independentes. ESTADOS DO NORTE: Industrializados. Piemonte-Sardenha. Lombardia.

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano Desenvolver e explorar as percepções manuais, artísticas e de ludicidade, desenvolvendo ainda as habilidades motoras e intelectuais. Estimular os sentidos e a sensibilidade

Leia mais