OBJETIVO: MATERIAIS E MÉTODOS:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBJETIVO: MATERIAIS E MÉTODOS:"

Transcrição

1 OBJETIVO: O Programa de Monitoramento dos Macroinvertebrados Bentônicos realizado no âmbito do contrato de prestação de serviço nº 652/2014 no canal de acesso ao Porto do Rio Grande, bacia de evolução do Porto Novo, Terminais Portuários e área de Descarte do material dragado, tem como objetivos a descrição espacial e o acompanhamento temporal da estrutura das associações macrozoobentônicas nestas regiões estuarinas/marinhas costeiras. MATERIAIS E MÉTODOS: Para amostragens nas três regiões supracitadas, foram realizados dois cruzeiros, um no Inverno/2014 e outro no Verão/2015, a bordo da Lancha Oc. Larus, da FURG. Para a caracterização e comparação da distribuição, abundância e diversidade dos macroinvertebrados bentônicos, em cada um dos pontos de coleta, foram tomadas três amostras com um pegador de fundo tipo van Veen com 19 x 41 cm de abertura (0,08 m2). As amostras biológicas foram previamente peneiradas em campo, através de malhas de nylon (0,5 mm de abertura) para a retenção da macrofauna, sendo posteriormente fixadas em solução de formol 4 %. Em laboratório, o macrozoobentos foi triado (i.e. separado do sedimento), identificado ao menor táxon possível com o auxílio de microscópio estereoscópico (lupa; 40 x), contado, e preservado em etanol 70 %.

2 LOCALIZAÇÃO Figuras 1, 2 e 3: Descrição espacial e o acompanhamento temporal da estrutura das associações macrozoobentônicas nas regiões estuarinas/marinhas costeiras, no canal de acesso ao Porto do Rio Grande, bacia de evolução do Porto Novo, Terminais Portuários e área de Descarte do material dragado. Figura 1: Distribuição espacial dos 13 pontos de coleta monitorados ao longo do Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande, na porção Sul da região estuarina da Lagoa dos Patos.

3 Figura 2: Distribuição espacial dos 22 pontos de coleta associados aos Terminais Portuários em São José do Norte (#201 e #202) e em Rio Grande (# ), na porção sul da região estuarina da Lagoa dos Patos.

4 Figura 3: Distribuição espacial dos 7 pontos de coleta monitorados na região de Plataforma Interna adjacente á desembocadura da Lagoa dos Patos. Em destaque, a área externa do canal de navegação (em cinza) e o polígono de descarte do material dragado (em vermelho). RESULTADO Canal portuário, Porto Velho, Porto Novo e Super Porto do Rio Grande. Figura 1: Variáveis ambientais, caracterização do substrato e coordenadas geográficas (latitude S; longitude W) dos 13 pontos de coleta monitorados ao longo do Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande, na porção sul da região estuarina da Lagoa dos Patos RS, durante o inverno/2014. Temp. = temperatura ( C); Sal. = salinidade, Secchi = transparência da coluna de água (m); Prof. = profundidade do ponto amostral (m).

5 Durante o Inverno/2014, foram registrados 30 espécies do macrozoobentos, sendo que foi maior nos pontos a montante e região do Porto Velho (7 espécies no #001; 11 espécies no #002; 8 espécies no #003). Figura 2: Variáveis ambientais, caracterização do substrato e coordenadas geográficas (latitude S; longitude W) dos 13 pontos de coleta monitorados ao longo do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, na porção sul da região estuarina da Lagoa dos Patos RS Brasil, durante o verão/2015. Temp. = temperatura (ºC); Sal. = salinidade; Secchi = transparência da coluna de água (m); Prof. = profundidade do ponto amostral (m).

6 Durante o Verão/2015, foram registrados 24 espécies do macrozoobentos, sendo que o maior número de espécies foi observado no controle estuarino (#001, 14 espécies), e em dois pontos próximos à desembocadura (#011 e #013, ambos com 10 espécies). Assim como no Inverno/2014, no Verão/2015 as espécies dominantes foram H. australis (68,8%), o tanaidáceo Monokalliapseudes schubarti (18,1 %), e os poliquetas Heteromastus similis e Nephtys fluviatilis (6,5 % e 1,9 %, respectivamente). Terminais Privados Figura 3: Variáveis ambientais, caracterização do substrato e coordenadas geográficas (latitude S, longitude W) dos 22 pontos de coleta associados aos Terminais Portuários, em São José do Norte (# 201 e # 202) e em Rio Grande (# ), durante o inverno/2014. Temp. = temperatura ( C); Sal. = salinidade; Secchi = transparência da coluna de água (m); Prof. = profundidade do ponto amostral (m). O número de espécies foi relativamente baixo no Inverno/2014, o que ocorreu em todos os pontos desta estratégia amostral, com no máximo 5 espécies e mínimo 3 espécies.

7 Figura 4: Variáveis ambientais, caracterização do substrato e coordenadas geográficas (latitude S; longitude W) dos 22 pontos de coleta associados aos Terminais portuários, em São José do Norte (# 201 e # 202) e em Rio Grande (# ), durante o verão/2015. Temp. = temperatura (ºC); Sal. = salinidade; Secchi = transparência da coluna de água (m); Prof. = profundidade do ponto amostral (m). Durante o Verão/2015, foram registrados 46 espécies do macrozoobentos, sendo que a maior quantidade de espécies foi de 14 (#211), 11 (#213 e #218), 10 (#214) e 9 (#215 e #222), e menor de 2 (#201 e #212). Região costeira da plataforma rasa Figura 5: Variáveis ambientais, caracterização do substrato e coordenadas geográficas (latitude S; longitude W) dos 7 pontos de coleta monitorados na região marinha costeira adjacente a desembocadura da Lagoa dos Patos, durante o inverno Canal de acesso interno (#101 e #102), área controle (#103 e #104), área de descarte (#105 e #106) e o ponto #107 para monitoramento da pluma estuarina. Temp. = temperatura (ºC); Sal. = salinidade; Secchi = transparência da coluna de água (m); Prof. = profundidade do ponto amostral (m).

8 O número de espécies encontrado no Inverno/2014 foi de 60 espécies. A única espécie registrada no ponto #101 pertenceu à Família Orbiniidae, Classe Polychaeta. Os demais pontos apresentaram predomínio principalmente dos poliquetas Cirrophorus americanus (20,2 %), Ninoe brasiliensis (5,87 %), Magelona posterelongata (5,65 %), Hermundura tricuspis (4,4 %), Paraprionospio pinnata (4,3 %), Scoloplos rubra (4,01 %) e de Ophiuroidea (7,45 %). Figura 6: Variáveis ambientais, caracterização do substrato e coordenadas geográficas (latitude S; longitude W) dos 7 pontos de coleta monitorados na região marinha costeira adjacente a desembocadura da Lagoa dos Patos, durante o verão/2015. Canal de acesso interno (#101 e #102), área controle (#103 e #104), área de descarte (#105 e #106) e o ponto #107 para monitoramento da pluma estuarina. Temp. = temperatura (ºC); Sal. = salinidade; Secchi = transparência da coluna de água (m); Prof. = profundidade do ponto amostral (m). No Verão/2015 registrou se um mínimo de 3 espécies no ponto próximo à desembocadura (#101), e um máximo de 62 espécies no ponto Descarte 2 (#106). Com predominância das espécies dos poliquetas Cirrophorus americanus (32,5 %), Magelona posterelongata (4,5 %), Paraprionospio pinnata (3,4 %) e Ninoe brasiliensis (3,1 %), e do cumáceo Diastylis sypmterygiae (4,9 %).

Monitoramento da Salinidade 2015.

Monitoramento da Salinidade 2015. Estado do Rio Grande do Sul Monitoramento da Salinidade 2015. Os dados diários de salinidade foram coletadas no âmbito do Contrato n 691/2014 SUPRG/FURG, relativo ao Monitoramento das espécies invasoras

Leia mais

PELD-FURG Reunião nr. 4: nov. 2011

PELD-FURG Reunião nr. 4: nov. 2011 PELD-FURG Reunião nr. 4: nov. 2011 Pauta (17 novembro 2011) Apresentação do novo Portal PELD FURG novo; Sobre Banco de Dados PELD; Geral Projeto: Relatório e Orçamento; Apresentações curtas (15 min): -Zooplancton:

Leia mais

II PROJETO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL

II PROJETO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL Pág. 2/7 VII Projeto de Controle Ambiental para o Piloto do Sistema de Produção e Escoamento de Óleo e Gás da Área de Tupi, Bacia de Santos II PROJETO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL... Malha Amostral Para

Leia mais

45 mm SEDIMENTOS BIODETRITICOS DA PLATAFORMA CONTINENTAL SUL DE ALAGOAS

45 mm SEDIMENTOS BIODETRITICOS DA PLATAFORMA CONTINENTAL SUL DE ALAGOAS SEDIMENTOS BIODETRITICOS DA PLATAFORMA CONTINENTAL SUL DE ALAGOAS Fontes. L.C.S 1 ; Suffredini, M. 1 ; Mendonça,J.B 1 ; Queiroz, E.V; Silva, D.S 1 ; Santos,J.R. 1 luizfontes@gmail.com 1 - Laboratório Georioemar

Leia mais

Hidrologia da plataforma e vertente continental NW Portuguesa

Hidrologia da plataforma e vertente continental NW Portuguesa 1.5. Campanha PLAMIBEL II (Fim do Inverno de 1991) Devido ao mau tempo prevalecente durante o decorrer do cruzeiro (11 a 20 de Março de 1991), foram apenas ocupadas 23 estações das 49 programadas (fig.

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA INFLUÊNCIA DOS FATORES ABIÓTICOS NA VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DOS MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS EM UMA ENSEADA RASA

Leia mais

F. A. Moschetto. Moschetto, F. A. 1

F. A. Moschetto. Moschetto, F. A. 1 Estudo de duas populações do Crustáceo Callichirus major (SAY, 1818): Caracterização dos indivíduos da Praia de Barequeçaba, São Sebastião, SP, e da Praia do Itararé, São Vicente, SP. Moschetto, F. A.

Leia mais

4 MEDIDAS DE PARÂMETROS AMBIENTAIS DA LAGOA DE ARARUAMA 4.1 DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DOS PARÂMETROS MEDIDOS

4 MEDIDAS DE PARÂMETROS AMBIENTAIS DA LAGOA DE ARARUAMA 4.1 DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DOS PARÂMETROS MEDIDOS 4 MEDIDAS DE PARÂMETROS AMBIENTAIS DA LAGOA DE ARARUAMA 4.1 DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DOS PARÂMETROS MEDIDOS Neste trabalho, os resultados obtidos para as amostras coletadas no estrato superficial

Leia mais

Resumo. O objectivo deste trabalho foi caracterizar a comunidade bentónica de

Resumo. O objectivo deste trabalho foi caracterizar a comunidade bentónica de Resumo O objectivo deste trabalho foi caracterizar a comunidade bentónica de macroinvertebrados na zona subtidal do sapal do estuário do rio Minho em relação à sua distribuição espaço-temporal e sua relação

Leia mais

Gestão Ambiental no Baixo Estuário da Lagoa dos Patos-BELP

Gestão Ambiental no Baixo Estuário da Lagoa dos Patos-BELP Gestão Ambiental no Baixo Estuário da Lagoa dos Patos-BELP Iª Semana Acadêmica da Engenharia Sanitária & Ambiental (23-27 NOV 2009) - UFPEL Milton L. Asmus Instituto de Oceanografia - IO FURG Laboratório

Leia mais

Lista de Figuras. Figura 1.1 Localização geográfica do estuário do rio Curimataú... 2

Lista de Figuras. Figura 1.1 Localização geográfica do estuário do rio Curimataú... 2 Lista de Figuras CAPÍTULO 1 Introdução Figura 1.1 Localização geográfica do estuário do rio Curimataú... 2 Figura 1.2 Sub-bacia 13 de drenagem do estuário do rio Curimataú no Rio Grande do Norte RN...

Leia mais

EFEITO DA URBANIZAÇÃO SOBRE A FAUNA DE INSETOS AQUÁTICOS DE UM RIACHO DE DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL

EFEITO DA URBANIZAÇÃO SOBRE A FAUNA DE INSETOS AQUÁTICOS DE UM RIACHO DE DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL EFEITO DA URBANIZAÇÃO SOBRE A FAUNA DE INSETOS AQUÁTICOS DE UM RIACHO DE DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL Joab Pires Santana 1 ; Emerson Machado de Carvalho 2 1 Graduando do curso de Ciências Biológicas e

Leia mais

Dados meteorológicos mensais

Dados meteorológicos mensais Dados meteorológicos mensais Estação Agroclimática da Embrapa Uva e Vinho, Bento Gonçalves, RS Coordenadas Geográficas da Estação: Latitude: 29 09'44" S Longitude: 51 31'50" W Altitude: 640m Ano 2012 Janeiro

Leia mais

Macroinvertebrados bentônicos em riachos de cabeceira: Múltiplas abordagens de estudos ecológicos em bacias hidrográficas

Macroinvertebrados bentônicos em riachos de cabeceira: Múltiplas abordagens de estudos ecológicos em bacias hidrográficas Macroinvertebrados bentônicos em riachos de cabeceira: Múltiplas abordagens de estudos ecológicos em bacias hidrográficas Laboratório de Ecologia e Conservação ICB - UFPA Condições ecológicas em bacias

Leia mais

O Programa de Monitorização Ecológica: metodologias, resultados e ensinamentos para o futuro. José Lino Costa

O Programa de Monitorização Ecológica: metodologias, resultados e ensinamentos para o futuro. José Lino Costa O caso de estudo do Parque Pelamis na Aguçadoura uma perspectiva ambiental O Programa de Monitorização Ecológica: metodologias, resultados e ensinamentos para o futuro José Lino Costa P.R Almeida, B. Quintella,

Leia mais

E P E ANALISTA DE PESQUISA ENERGÉTICA MEIO AMBIENTE / ECOLOGIA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

E P E ANALISTA DE PESQUISA ENERGÉTICA MEIO AMBIENTE / ECOLOGIA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 11 E P E MEIO AMBIENTE / ECOLOGIA EDITAL N o 001/2012 - EPE LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - Você recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 50 (cinquenta)

Leia mais

1 - Objetivos. 2 Materiais e Métodos. Confecção dos Coletores

1 - Objetivos. 2 Materiais e Métodos. Confecção dos Coletores PROTOCOLO PARA MONITORAMENTO DA ASSEMBLÉIA DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS EM SISTEMA DE TANQUES-REDE PARA AQÜICULTURA UTILIZANDO COLETORES COM SUBSTRATO ARTIFICIAL 1 - Objetivos Este protocolo tem por

Leia mais

RELAÇÕES TRÓFICAS ATRAVÉS DE ANÁLISE DE ISÓTOPOS ESTÁVEIS ( 13 C E 15 N)

RELAÇÕES TRÓFICAS ATRAVÉS DE ANÁLISE DE ISÓTOPOS ESTÁVEIS ( 13 C E 15 N) RELAÇÕES TRÓFICAS ATRAVÉS DE ANÁLISE DE ISÓTOPOS ESTÁVEIS ( 13 C E 15 N) Alexandre Garcia Colaboradores externos: David Hoeinghaus (University of North Texas) Kirk Winemiller (Texas A&M University) Alunos

Leia mais

SUMÁRIO TELEMAC3D... 3 SISYPHE... 4 TOMAWAC... 5 ECOS... 6 TRANSPORTE DE CONTAMINANTES... 7 CONVERSÃO DE ENERGIA DE CORRENTES... 8 ANOTAÇÕES...

SUMÁRIO TELEMAC3D... 3 SISYPHE... 4 TOMAWAC... 5 ECOS... 6 TRANSPORTE DE CONTAMINANTES... 7 CONVERSÃO DE ENERGIA DE CORRENTES... 8 ANOTAÇÕES... SUMÁRIO TELEMAC3D... 3 SISYPHE... 4 TOMAWAC... 5 ECOS... 6 TRANSPORTE DE CONTAMINANTES... 7 CONVERSÃO DE ENERGIA DE CORRENTES... 8 ANOTAÇÕES... 9 2 www.lansd.furg.br TELEMAC3D O LANSD desenvolve pesquisas

Leia mais

OBJETIVO: O monitoramento dos Bioindicadores realizado no âmbito do Contrato de Prestação de Serviço Nº 652/2014 SUPRG/FURG, tem por objetivos:

OBJETIVO: O monitoramento dos Bioindicadores realizado no âmbito do Contrato de Prestação de Serviço Nº 652/2014 SUPRG/FURG, tem por objetivos: OBJETIVO: O monitoramento dos Bioindicadores realizado no âmbito do Contrato de Prestação de Serviço Nº 652/2014 SUPRG/FURG, tem por objetivos: 1) Avaliar os níveis de concentração de elementos traço em

Leia mais

Qualidade das águas da Lagoa de Saquarema

Qualidade das águas da Lagoa de Saquarema 2014 02 Qualidade das águas da Lagoa de Saquarema O presente relatório é um compendio de estudos e dados - referentes ao mês de fevereiro de 2014 - que integra o processo de monitoramento ambiental da

Leia mais

RELAÇÕES TRÓFICAS NA COMUNIDADE BENTÔNICA DA REGIÃO ESTUARINA DA LAGOA DOS PATOS, RS, BRASIL

RELAÇÕES TRÓFICAS NA COMUNIDADE BENTÔNICA DA REGIÃO ESTUARINA DA LAGOA DOS PATOS, RS, BRASIL RELAÇÕES TRÓFICAS NA COMUNIDADE BENTÔNICA DA REGIÃO ESTUARINA DA LAGOA DOS PATOS, RS, BRASIL Carlos Emílio BEMVENUTI 1,2 ; Leonir André COLLING 1,3 1 Laboratório de Ecologia de Invertebrados Bentônicos,

Leia mais

Qualidade das águas da Lagoa de Saquarema

Qualidade das águas da Lagoa de Saquarema 2014 03 Qualidade das águas da Lagoa de Saquarema O presente relatório é um compendio de estudos e dados - referentes ao mês de março de 2014 - que integra o processo de monitoramento ambiental da Lagoa

Leia mais

ANÁLISE DE SUPERFÍCIES DE TENDÊNCIA COM DADOS SRTM: ESTUDO DE CASO - DELTA DO RIO DOCE (ES)

ANÁLISE DE SUPERFÍCIES DE TENDÊNCIA COM DADOS SRTM: ESTUDO DE CASO - DELTA DO RIO DOCE (ES) ANÁLISE DE SUPERFÍCIES DE TENDÊNCIA COM DADOS SRTM: ESTUDO DE CASO - DELTA DO RIO DOCE (ES) Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Pós-graduação em Sensoriamento Remoto Disciplina: SER-300 Introdução

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA DOS DADOS RECOLHIDOS NO ÂMBITO DOS TRABALHOS DE

NOTA EXPLICATIVA DOS DADOS RECOLHIDOS NO ÂMBITO DOS TRABALHOS DE NOTA EXPLICATIVA DOS DADOS RECOLHIDOS NO ÂMBITO DOS TRABALHOS DE IMPLEMENTAÇÃO DA DIRECTIVA QUADRO DA ÁGUA A informação disponibilizada na página do Instituto da Água, I.P. (INAG) refere-se aos dados recolhidos

Leia mais

MACROFAUNA ASSOCIADA A UM CULTIVO SEMI-INTENSIVO DE Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931) NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS (SUL DO BRASIL)

MACROFAUNA ASSOCIADA A UM CULTIVO SEMI-INTENSIVO DE Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931) NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS (SUL DO BRASIL) MACROFAUNA ASSOCIADA A UM CULTIVO SEMI-INTENSIVO DE Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931) NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS (SUL DO BRASIL) ROSA, L.C. 1 ; FREITAS, U. 2 & NIENCHESKI, L.F.H 3 1 Centro de Estudos

Leia mais

RELATÓRIO DE LEVANTAMENTOS DE CAMPO RESERVA DE JACARENEMA BARRA DO JUCU VILA VELHA

RELATÓRIO DE LEVANTAMENTOS DE CAMPO RESERVA DE JACARENEMA BARRA DO JUCU VILA VELHA RELATÓRIO DE LEVANTAMENTOS DE CAMPO RESERVA DE JACARENEMA BARRA DO JUCU VILA VELHA Março de 2002 SUMÁRIO 1 OBJETIVO...1 2 ESCOPO DO ESTUDO...1 3 METODOLOGIA...2 3.1 Medição de nível d água...2 3.2 Medição

Leia mais

Universidade do Minho - Escola de Engenharia MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL Plano de Trabalhos para Dissertação de Mestrado 2017/18

Universidade do Minho - Escola de Engenharia MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL Plano de Trabalhos para Dissertação de Mestrado 2017/18 Universidade do Minho - Escola de Engenharia MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL Plano de Trabalhos para Dissertação de Mestrado 2017/18 Tema: Soluções inovadoras de transposição sedimentar em embocaduras

Leia mais

Nota Técnica (19/12/2018) a) Sobre o ciclone extratropical e seus efeitos sobre a hidrodinâmica das águas costeiras Figura 1

Nota Técnica (19/12/2018) a) Sobre o ciclone extratropical e seus efeitos sobre a hidrodinâmica das águas costeiras Figura 1 Programa de Monitoramento do Sitio de Despejo e Área Adjacente do Material Dragado do Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande Nota Técnica (19/12/2018) O evento do ciclone extratropical, ocorrido entre

Leia mais

Estudo observacional dos efeitos da captação de água pelos usuários na intrusão salina do Cana de São Francisco, RJ

Estudo observacional dos efeitos da captação de água pelos usuários na intrusão salina do Cana de São Francisco, RJ Estudo observacional dos efeitos da captação de água pelos usuários na intrusão salina do Cana de São Francisco, RJ Pesquisador: Marcelo Di Lello Jordão Coordenadora: Dra. Susana B. Vinzón INTRODUÇÃO:

Leia mais

Dinâmica da Vegetação Aquática Submersa no estuário da Lagoa dos Patos (Projeto DIVAS)

Dinâmica da Vegetação Aquática Submersa no estuário da Lagoa dos Patos (Projeto DIVAS) Dinâmica da Vegetação Aquática Submersa no estuário da Lagoa dos Patos (Projeto DIVAS) PELD I - Distribuição e Produção de Ruppia maritima Pesquisadores: Ulrich Seeliger (Coordenador), César Vieira Cordazzo

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA N 185, DE 22 DE JULHO DE 2008.

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA N 185, DE 22 DE JULHO DE 2008. INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA N 185, DE 22 DE JULHO DE 2008. O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, no uso das atribuições que lhe confere o item

Leia mais

MODELAGEM COMPUTACIONAL DA PLUMA DE CONTAMINANTES DE UM EMISSÁRIO SUBMARINO COM DECAIMENTO BACTERIANO VARIÁVEL

MODELAGEM COMPUTACIONAL DA PLUMA DE CONTAMINANTES DE UM EMISSÁRIO SUBMARINO COM DECAIMENTO BACTERIANO VARIÁVEL MODELAGEM COMPUTACIONAL DA PLUMA DE CONTAMINANTES DE UM EMISSÁRIO SUBMARINO COM DECAIMENTO BACTERIANO VARIÁVEL Osvaldo Moura Rezende, Gustavo Spiegelberg e Paulo Cesar Colonna Rosman COPPE/ UFRJ, Brasil

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE BIANCA PISMEL DE ALMEIDA

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE BIANCA PISMEL DE ALMEIDA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E MEIO AMBIENTE BIANCA PISMEL DE ALMEIDA VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA MACROFAUNA BENTÔNICA EM FUNDOS VEGETADOS POR Ruppia

Leia mais

As terras submersas e a água no globo terrestre

As terras submersas e a água no globo terrestre As terras submersas e a água no globo terrestre CONTINENTES Blocos continentais que resultaram da divisão do continente único: Pangeia. Quatro grandes massas continentais: Continente Tríplipe (África,

Leia mais

09 a 11 de dezembro de 2015

09 a 11 de dezembro de 2015 09 a 11 de dezembro de 2015 STREBLOSPIO BENEDICTI (ANNELIDA: POLYCHAETA: SPIONIDAE) DA LAGUNA PRINCIPAL DO CANAL DO PARAPUCA COMO BIOINDICADOR DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO, SERGIPE, BRASIL

Leia mais

Tipos de pesca em Portugal

Tipos de pesca em Portugal Tipos de pesca em Portugal A pesca predominante em Portugal é a constituída por embarcações de pesca local. Podemos considerar que é constituída por: Embarcações de pesca local e costeira, que operam nas

Leia mais

Tarefa 4 Biomonitorização da Qualidade. da Água (UATLA) Data de Fim: 31 de Março de 2012

Tarefa 4 Biomonitorização da Qualidade. da Água (UATLA) Data de Fim: 31 de Março de 2012 PROWATERMAN - Água, ecossistemas aquáticos e actividade humana. Uma abordagem integrada e participativa na definição de estratégias inovadoras e prospectivas de gestão integrada de recursos hídricos h

Leia mais

GERENCIAMENTO COSTEIRO

GERENCIAMENTO COSTEIRO FURG INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA IO Avanços e Perspectivas da Oceanografia 2012-2022 GERENCIAMENTO COSTEIRO Histórico Laboratório de Ecologia (70 s) Laboratório de Ecologia de Sistemas (90 s) Laboratório

Leia mais

Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para Gestão Integrada. BIOTA/FAPESP - Araçá

Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para Gestão Integrada. BIOTA/FAPESP - Araçá Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para Gestão Integrada BIOTA/FAPESP - Araçá Motivação Impactos em regiões costeiras são problemas globais http://www.nceas.ucsb.edu/globalmarine

Leia mais

Dinâmica espaço-temporal da navegação de arqueação bruta superior a 300 toneladas na Bacia de Santos

Dinâmica espaço-temporal da navegação de arqueação bruta superior a 300 toneladas na Bacia de Santos Dinâmica espaço-temporal da navegação de arqueação bruta superior a 300 toneladas na Bacia de Santos Erica Patias Unidade de Exploração da Bacia de Santos - Petrobras Roteiro Introdução Objetivo Material

Leia mais

A seção 4 está localizada a uma altitude de 560 metros. coordenadas 19º29'10'' de latitude sul e 49º12'48'' de longitude oeste, sendo representadas

A seção 4 está localizada a uma altitude de 560 metros. coordenadas 19º29'10'' de latitude sul e 49º12'48'' de longitude oeste, sendo representadas 93 - Seção 4 A seção 4 está localizada a uma altitude de 560 metros. Situa-se no ponto de coordenadas 19º29'10'' de latitude sul e 49º12'48'' de longitude oeste, sendo representadas pelas estacas de número

Leia mais

Análise da Comunidade Fitoplanctônica. do Rio Doce e afluentes. GIAIA 2ª Expedição à Bacia do Rio Doce (30/03 a 08/04/16)

Análise da Comunidade Fitoplanctônica. do Rio Doce e afluentes. GIAIA 2ª Expedição à Bacia do Rio Doce (30/03 a 08/04/16) Análise da Comunidade Fitoplanctônica do Rio Doce e afluentes GIAIA 2ª Expedição à Bacia do Rio Doce (30/03 a 08/04/16) Equipe de campo 2ª Expedição GIAIA Drª Flávia Bottino MSc. Vinícius Rodrigues Grad.

Leia mais

A QUESTÃO DA ÁGUA NO NORDESTE Meio Ambiente e Qualidade da Água

A QUESTÃO DA ÁGUA NO NORDESTE Meio Ambiente e Qualidade da Água A QUESTÃO DA ÁGUA NO NORDESTE Meio Ambiente e Qualidade da Água O caso do Rio São Francisco. Como a degradação ambiental afeta a quantidade e a qualidade da água na bacia. Como os problemas ambientais

Leia mais

10327 CARACTERIZAÇÃO BIOLÓGICA DA ZONA HIPORREICA EM UM TRECHO MÉDIO DO RIO IPOJUCA

10327 CARACTERIZAÇÃO BIOLÓGICA DA ZONA HIPORREICA EM UM TRECHO MÉDIO DO RIO IPOJUCA 10327 CARACTERIZAÇÃO BIOLÓGICA DA ZONA HIPORREICA EM UM TRECHO MÉDIO DO RIO IPOJUCA José Adson Andrade de Carvalho Filho Anderson Luiz Ribeiro de Paiva; Tatiane Barbosa Veras; Edvaldo Lima Gomes Júnior

Leia mais

Distribuição espaço-temporal da macrofauna em um baixo estuário urbanizado subtropical: Variações ambientais e impactos antropogênicos

Distribuição espaço-temporal da macrofauna em um baixo estuário urbanizado subtropical: Variações ambientais e impactos antropogênicos UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar - CTTMar Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciência e Tecnologia Ambiental PPCTA Distribuição espaço-temporal

Leia mais

BOLETIM SEMANAL DE METEOROLOGIA

BOLETIM SEMANAL DE METEOROLOGIA ANÁLISE O El Niño fraco e clássico continua presente. Os padrões de anomalias convectivas e de ventos estão consistentes com a caracterização do fenômeno. Os modelos climáticos indicam que esse evento

Leia mais

Nuno Mamede. Jornadas Técnicas 3º Festival Internacional Ouriço-do-mar da Ericeira 1 de abril de 2017

Nuno Mamede. Jornadas Técnicas 3º Festival Internacional Ouriço-do-mar da Ericeira 1 de abril de 2017 Nuno Mamede Jornadas Técnicas 3º Festival Internacional Ouriço-do-mar da Ericeira 1 de abril de 2017 Paracentrotus lividus Ampla distribuição geográfica Substratos rochosos Desde as poças de maré do intertidal

Leia mais

ANÁLISE QUANTITATIVA PRELIMINAR DE ESTUDOS DE MEDIÇÃO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO RIO NEGRO-RS

ANÁLISE QUANTITATIVA PRELIMINAR DE ESTUDOS DE MEDIÇÃO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO RIO NEGRO-RS ANÁLISE QUANTITATIVA PRELIMINAR DE ESTUDOS DE MEDIÇÃO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO RIO NEGRO-RS NORONHA, F. P. ¹,SCHAFER A. G.² ¹ Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Bagé RS Brasil

Leia mais

LEVANTAMENTO BATIMÉTRICO NO PORTO DE FORTALEZA

LEVANTAMENTO BATIMÉTRICO NO PORTO DE FORTALEZA LEVANTAMENTO BATIMÉTRICO NO PORTO DE FORTALEZA ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS Novembro/2014 ÍNDICE I - OBJETO... 2 II - FINALIDADE... 2 III - DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 IV - LEVANTAMENTOS BATIMÉTRICOS... 3 V

Leia mais

Qualidade das águas da Lagoa de Saquarema

Qualidade das águas da Lagoa de Saquarema 2014 04 Qualidade das águas da Lagoa de Saquarema O presente relatório é um compendio de estudos e dados - referentes ao mês de abril de 2014 - que integra o processo de monitoramento ambiental da Lagoa

Leia mais

INFORME TÉCNICO 06/2013

INFORME TÉCNICO 06/2013 INFORME TÉCNICO 06/2013 Coordenadoria Técnica SINDIPI Assunto: Análise espaço-temporal das capturas incidentais de tartarugas marinhas na frota industrial de camarão-rosa. A presente análise foi realizada

Leia mais

09 a 11 de dezembro de 2015 Auditório da Universidade UNIT Aracaju - SE MONITORAMENTO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA EM MANGUEZAL, BAÍA DE SEPETIBA, ITAGUAÍ-RJ.

09 a 11 de dezembro de 2015 Auditório da Universidade UNIT Aracaju - SE MONITORAMENTO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA EM MANGUEZAL, BAÍA DE SEPETIBA, ITAGUAÍ-RJ. 09 a 11 de dezembro de 2015 Auditório da Universidade UNIT Aracaju - SE MONITORAMENTO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA EM MANGUEZAL, BAÍA DE SEPETIBA, ITAGUAÍ-RJ. Thiago Leal Tavares 1, Gabriel A. Padilha dos Santos

Leia mais

Figura 210. Fotografia aérea do ano de 1957 da linha de costa da Área de Influência Direta AID (modificado de CRUZ, 2010).

Figura 210. Fotografia aérea do ano de 1957 da linha de costa da Área de Influência Direta AID (modificado de CRUZ, 2010). Figura 210. Fotografia aérea do ano de 1957 da linha de costa da Área de Influência Direta AID (modificado de CRUZ, 2010). Estudo de Impacto Ambiental EIA - 7-501 - 7.1.4.6.3.1.2. Linha de Costa 1978 Figura

Leia mais

Atributos químicos do solo sob diferentes tipos de vegetação na Unidade Universitária de Aquidauana, MS

Atributos químicos do solo sob diferentes tipos de vegetação na Unidade Universitária de Aquidauana, MS Atributos químicos do solo sob diferentes tipos de vegetação na Unidade Universitária de Aquidauana, MS JEAN SÉRGIO ROSSET 1, JOLIMAR ANTONIO SCHIAVO 2 Bolsista CNPq 1 Orientador 2 RESUMO O objetivo deste

Leia mais

PPDA DA REN ATLÂNTICO ANÁLISE DO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO ANO GÁS

PPDA DA REN ATLÂNTICO ANÁLISE DO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO ANO GÁS PPDA DA REN ATLÂNTICO ANÁLISE DO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO ANO GÁS 2009-2010 Abril 2011 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DA ATUAÇÃO DO FENÔMENO EL NIÑO /OSCILAÇÃO SUL ENTRE AS CIDADES DE RIO GRANDE E PELOTAS-RS PARA O PERÍODO DE

ANÁLISE COMPARATIVA DA ATUAÇÃO DO FENÔMENO EL NIÑO /OSCILAÇÃO SUL ENTRE AS CIDADES DE RIO GRANDE E PELOTAS-RS PARA O PERÍODO DE ANÁLISE COMPARATIVA DA ATUAÇÃO DO FENÔMENO EL NIÑO /OSCILAÇÃO SUL ENTRE AS CIDADES DE RIO GRANDE E PELOTAS-RS PARA O PERÍODO DE 199-1998. ABSTRACT Martins, Janaina Senna (1); Lanau, Lúcia; Saraiva (1)

Leia mais

Factores climáticos e pressões antropogénicas efeitos na qualidade da água da Ria de Aveiro

Factores climáticos e pressões antropogénicas efeitos na qualidade da água da Ria de Aveiro Factores climáticos e pressões antropogénicas efeitos na qualidade da água da Ria de Aveiro Marta Rodrigues* (LNEC/DHA) Anabela Oliveira (LNEC/DHA) Henrique Queiroga (UA) Vanda Brotas (FCUL) André B. Fortunato

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande Programa de Pós-graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica. Dinâmica de Ecossistemas Marinhos

Universidade Federal do Rio Grande Programa de Pós-graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica. Dinâmica de Ecossistemas Marinhos Universidade Federal do Rio Grande Programa de Pós-graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica Dinâmica de Ecossistemas Marinhos Processo Biológicos em Estuários José H. Muelbert Roteiro: Introdução

Leia mais

2.1 ECOSSISTEMAS RIBEIRINHOS - O RIO

2.1 ECOSSISTEMAS RIBEIRINHOS - O RIO 2.1 ECOSSISTEMAS RIBEIRINHOS - O RIO FICHA DE CAMPO 1 1/6 FICHA DE REGISTO DA CARACTERIZAÇÃO DO TROÇO DE UM RIO Local Data Nome Localização (Google Earth) Latitude º Longitude º Curso de água Referência

Leia mais

Qualidade das águas da Lagoa de Saquarema

Qualidade das águas da Lagoa de Saquarema 2012 09 Qualidade das águas da Lagoa de Saquarema O presente relatório é um compendio de estudos e dados - referentes ao mês de setembro de 2012 - que integra o processo de monitoramento ambiental da Lagoa

Leia mais

Monitoramento de processos hidrodinâmicos como auxílio à navegação: razões, variáveis e experiências

Monitoramento de processos hidrodinâmicos como auxílio à navegação: razões, variáveis e experiências Monitoramento de processos hidrodinâmicos como auxílio à navegação: razões, variáveis e experiências Osmar O. Möller Jr. Laboratório de Oceanografia Costeira e Estuarina (LOCOSTE) IO-FURG Programas de

Leia mais

Sistema de Análise dos Componentes da Qualidade da Água - ACQUA

Sistema de Análise dos Componentes da Qualidade da Água - ACQUA Sistema de Análise dos Componentes da Qualidade da Água - ACQUA Samara Fernanda da Silva Flávia Bezerra Amorim Arlinda Coelho Joana Paixão Josafá Soares de Souza Júnior Contextualização Parceria ente o

Leia mais

Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim. Universidade Federal de Pelotas

Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim. Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Pelotas Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim A IMPORTÂNCIA DA BARRAGEM ECLUSA DO CANAL SÃO GONÇALO PARA A REDE PORTUÁRIA TRANSFRONTEIRIÇA VIA HIDROVIA BRASIL URUGUAI

Leia mais

PUBLICAÇÕES DE AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO MIGUENS CAP. 12

PUBLICAÇÕES DE AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO MIGUENS CAP. 12 PUBLICAÇÕES DE AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO MIGUENS CAP. 12 250 DE ACORDO COM O EDITAL... JÁ VIMOS OUTRO MÓDULO 251 1 DE ACORDO COM O MIGUENS... NÃO CAI OUTRO MÓDULO 252 OUTROS DOCUMENTOS CARTOGRÁFICOS PUBLICADOS

Leia mais

Ecologia de Paisagem Conceitos e métodos de pesquisa 2012

Ecologia de Paisagem Conceitos e métodos de pesquisa 2012 Ecologia de Paisagem Conceitos e métodos de pesquisa 2012 Bases de sensoriamento remoto Cálculo de métricas com Fragstats Leandro Reverberi Tambosi letambosi@yahoo.com.br Sensoriamento Remoto Conjunto

Leia mais

ZOOBENTOS DA BARRAGEM DO JAZIGO, SERRA TALHADA, SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO

ZOOBENTOS DA BARRAGEM DO JAZIGO, SERRA TALHADA, SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO 1 ZOOBENTOS DA BARRAGEM DO JAZIGO, SERRA TALHADA, SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO Carla Daniele Cavalcanti Pereira 1, Camyla Raniely Cavalcanti Pereira 2, Girlene Fábia Segundo Viana 3 1. Bacharela em Ciências

Leia mais

RESUMO ABSTRACT. Distribution and biological aspects of lucina pectinata (Gmelin,1791) (Bivalvia- Lucinidae) in Mundau Lagoon - Alagoas-Brazil.

RESUMO ABSTRACT. Distribution and biological aspects of lucina pectinata (Gmelin,1791) (Bivalvia- Lucinidae) in Mundau Lagoon - Alagoas-Brazil. 7 DISTRIBUIÇÃO E ASPECTOS BIOLÓGICOS DE Lucina pectinata (GMELIN, 1791) (BIVALVIA-LUCINIDAE) NA LAGOA MUNDAÚ-ALAGOAS-BRASIL ELIANE MARIA DE SOUZA NOGUEIRA E-mail:elimaria_0@bol.com.br LIRIANE MONTE FREITAS

Leia mais

SEDIMENTAÇÃO DO GUAÍBA - RS. Flávio Antônio Bachi*, Eduardo Guimarães Barboza* & Elírio Ernestino Toldo Júnior*

SEDIMENTAÇÃO DO GUAÍBA - RS. Flávio Antônio Bachi*, Eduardo Guimarães Barboza* & Elírio Ernestino Toldo Júnior* SEDIMENTAÇÃO DO GUAÍBA - RS Flávio Antônio Bachi*, Eduardo Guimarães Barboza* & Elírio Ernestino Toldo Júnior* *Pesquisadores do Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica (CECO) / Instituto de

Leia mais

PERFIL DE ÁGUA BALNEAR

PERFIL DE ÁGUA BALNEAR PERFIL DE ÁGUA BALNEAR Identificação da Água Balnear Nome: Leça da Palmeira Código: PTCK3P Tipologia: Costeira Data de Publicação: 2011 Data de Revisão: 2015 Caracterização Geográfica da Água Balnear Freguesia:

Leia mais

APLICAÇÃO DO MODELO THORNTHWAITE-CAMARGO PARA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL EM QUATRO CIDADES PARAIBANAS

APLICAÇÃO DO MODELO THORNTHWAITE-CAMARGO PARA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL EM QUATRO CIDADES PARAIBANAS APLICAÇÃO DO MODELO THORNTHWAITE-CAMARGO PARA EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL EM QUATRO CIDADES PARAIBANAS Andréia Maria Nogueira Dantas¹; Fagna Maria Silva Cavalcante²; Mariana Lima Figueredo³; Renata Luana

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO VENTO EM MACAPÁ-AP NO PERÍODO DE 2003 A 2005 RESUMO

CARACTERIZAÇÃO DO VENTO EM MACAPÁ-AP NO PERÍODO DE 2003 A 2005 RESUMO CARACTERIZAÇÃO DO VENTO EM MACAPÁ-AP NO PERÍODO DE 2003 A 2005 Edmir dos Santos Jesus 1, Daniel Gonçalves das Neves 2 RESUMO O objetivo desse trabalho foi de analisar a distribuição da freqüência do vento

Leia mais

Qualidade das águas da Lagoa de Saquarema

Qualidade das águas da Lagoa de Saquarema 212 8 Qualidade das águas da Saquarema O presente relatório é um compendio de estudos e dados - referentes ao mês de agosto de 212 - que integra o processo de monitoramento ambiental da Saquarema. Em 1

Leia mais

Ensaios e medições em viveiros-tipo

Ensaios e medições em viveiros-tipo FORWARD-QUASUS Framework for Ria Formosa water quality, aquaculture, and resource development Ensaios e medições em viveiros-tipo Domitilia Matias, Florbela Soares, Filipa Bettencourt, Maria João Botelho,

Leia mais

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. (2)

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. (2) ESTUDO DE CASO PARA IDENTIFICAÇAO DE POSSÍVEIS CAUSAS DE POLUIÇÃO PONTUAL E DIFUSA - UTILIZANDO O SIG E VISITAS NA ÁREA DE ESTUDO. Júnior Tavares Machado (1) ; Luiz Henrique Rodrigues de Oliveira (1) ;

Leia mais

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. O mar na escola explorando diferentes recursos didáticos. Viana do Castelo

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. O mar na escola explorando diferentes recursos didáticos. Viana do Castelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental Viana do Castelo O mar na escola explorando diferentes recursos didáticos Braga, 24 de janeiro de 2014, semin+ario nacional eco-escolas APRESENTAÇÃO DA

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DA ESTIAGEM NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

ACOMPANHAMENTO DA ESTIAGEM NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL ACOMPANHAMENTO DA ESTIAGEM NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL BOLETIM Nº 03 - FEVEREIRO Área de Atuação da Superintendência Regional da CPRM de Belo Horizonte 2015 Rio São Francisco em Três Marias. Foto de Soraya

Leia mais

ESTUDO PLUVIOMÉTRICO E FLUVIOMÉTRICO PRELIMINAR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO EMBU-GUAÇU, SP.

ESTUDO PLUVIOMÉTRICO E FLUVIOMÉTRICO PRELIMINAR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO EMBU-GUAÇU, SP. ESTUDO PLUVIOMÉTRICO E FLUVIOMÉTRICO PRELIMINAR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO EMBU-GUAÇU, SP. Rita Monteiro Falcão - Aluna do curso de Geografia da FFLCH/USP. E-mail: rita.falcao@usp.br Emerson Galvani

Leia mais

VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO SOBRE O SUL DO NORDESTE BRASILEIRO ( ) PARTE 1 ANÁLISE ESPACIAL RESUMO

VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO SOBRE O SUL DO NORDESTE BRASILEIRO ( ) PARTE 1 ANÁLISE ESPACIAL RESUMO VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO SOBRE O SUL DO NORDESTE BRASILEIRO (1979-1997) PARTE 1 ANÁLISE ESPACIAL ROSANE RODRIGUES CHAVES 1 IRACEMA F. A. CAVALCANTI 2 RESUMO Com o objetivo de conhecer as características

Leia mais

Documento Assinado Digitalmente

Documento Assinado Digitalmente CERTIFICADO DE CADASTRO DE LABORATÓRIO Processo nº 1-05.7 / 1. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental, criada pela Lei Estadual nº.077 de 04/0/0, registrada no Ofício do Registro Oficial em 01/02/1,

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO ICTIOPLÂNCTON NO MÉDIO RIO URUGUAI: INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS REGIONAIS E LOCAIS

DISTRIBUIÇÃO DO ICTIOPLÂNCTON NO MÉDIO RIO URUGUAI: INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS REGIONAIS E LOCAIS DISTRIBUIÇÃO DO ICTIOPLÂNCTON NO MÉDIO RIO URUGUAI: INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS REGIONAIS E LOCAIS ÍSIS TAMARA DE VLIEGER 1,2, DAVID AUGUSTO REYNALTE TATAJE 1,2 1 Universidade Federal da Fronteira Sul, campus

Leia mais

A ICTIOFAUNA DO PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE, RS, BRASIL. Loebmann, D.; Ramos, L. A. R.; Vieira, J. P.

A ICTIOFAUNA DO PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE, RS, BRASIL. Loebmann, D.; Ramos, L. A. R.; Vieira, J. P. A ICTIOFAUNA DO PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE, RS, BRASIL Loebmann, D.; Ramos, L. A. R.; Vieira, J. P. Curso de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica. Departamento de Oceanografia - Fundação Universidade

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHOS

PROPOSTA DE TRABALHOS PROPOSTA DE TRABALHOS MONITORIZAÇÃO Da descarga da ETAR do Casalinho Março de 2008 Índice Introdução...3 Programa de Trabalhos...4 A. Trabalho de campo...4 B. Modelação matemática...7 C. Gestão de dados...8

Leia mais

DIAGNÓSTICO DOS POÇOS TUBULARES E A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICIPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ

DIAGNÓSTICO DOS POÇOS TUBULARES E A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICIPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ DIAGNÓSTICO DOS POÇOS TUBULARES E A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICIPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ José Joeferson Soares dos Santos 1 Ricardo Souza Araújo 2 Nayanne Lis Morais Sampaio 3 Thais

Leia mais

Plataforma continental: processos químicos

Plataforma continental: processos químicos Disciplina: Dinâmica de Ecossistemas Marinhos Plataforma continental: processos químicos Profa. Mônica Wallner-Kersanach Julho 2014 Conteúdo Plataforma continental: definição e extensão; Transporte de

Leia mais

Evidências da ocorrência da Água Central do Atlântico Sul na Baía de. Relação do fenômeno com a ressurgência de Cabo Frio

Evidências da ocorrência da Água Central do Atlântico Sul na Baía de. Relação do fenômeno com a ressurgência de Cabo Frio 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Evidências da ocorrência da Água Central do Atlântico Sul na Baía de Guanabara Relação do fenômeno com a ressurgência de Cabo Frio Passos

Leia mais

SEDIMENTOLOGIA E GEOFÍSICA NA PLATAFORMA INTERNA DO RIO GRANDE DO SUL: PRO-REMPLAC.

SEDIMENTOLOGIA E GEOFÍSICA NA PLATAFORMA INTERNA DO RIO GRANDE DO SUL: PRO-REMPLAC. SEDIMENTOLOGIA E GEOFÍSICA NA PLATAFORMA INTERNA DO RIO GRANDE DO SUL: PRO-REMPLAC. De Oliveira, A.O 1 ; Calliari, L.J 2 ; Griep, G. 2 ; Corrêa, I.C.S 3 ; Goulart, E. 2 ; Veiga, F. 2. e Albergone, E. 2.

Leia mais

Instituto de Oceanografia FURG. Seminário. Avanços e perspectivas da Oceanografia Núcleo de Oceanografia Física

Instituto de Oceanografia FURG. Seminário. Avanços e perspectivas da Oceanografia Núcleo de Oceanografia Física Instituto de Oceanografia FURG Seminário Avanços e perspectivas da Oceanografia 2012-2022 Núcleo de Oceanografia Física Apresentador: Prof. Mauricio M. Mata Histórico Origem: Setor de Oceanografia Física,

Leia mais

Renata Fernandes Figueira Nascimento Análise Espacial de Dados Geográficos Prof. Antônio Miguel Vieira Monteiro 2008

Renata Fernandes Figueira Nascimento Análise Espacial de Dados Geográficos Prof. Antônio Miguel Vieira Monteiro 2008 SPATIAL PATTERNS IN BENTHIC BIODIVERSITY OF CHESAPEAKE BAY, USA (1984-1999): ASSOCIATION WITH WATER QUALITY AND SEDIMENT TOXICITY Benjamin L. Preston Enviromental Toxicology and Chemistry, Vol. 21, N.

Leia mais

Sensoriamento Remoto no Estudo da Água

Sensoriamento Remoto no Estudo da Água Sensoriamento Remoto no Estudo da Água Autores do seminário: Amanda Leone Amanda Pereira Beatriz Stadler Maria Julia Battaglini Metodologia para Monitoramento da Qualidade da Água de Reservatórios utilizando

Leia mais

Variação espaço-temporal do transporte de sedimentos do Rio Santo Anastácio, Oeste Paulista

Variação espaço-temporal do transporte de sedimentos do Rio Santo Anastácio, Oeste Paulista Variação espaço-temporal do transporte de sedimentos do Rio Santo Anastácio, Oeste Paulista Santos, A.A. (FCT/UNESP) ; Rocha, P.C. (FCT/UNESP) RESUMO Este trabalho teve como objetivo avaliar a distribuição

Leia mais

LAMA DE PRAIA CASSINO

LAMA DE PRAIA CASSINO LAMA DE PRAIA CASSINO Publicado no site em 18/09/2014 Euripedes Falcão Vieira* Os estuários são áreas de intensa movimentação de sedimentos produzidas pelas correntes que nelas atuam. A natureza dos sedimentos,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DA ZONA COSTEIRA ADJACENTE AOS ESTUÁRIOS DO TEJO E SADO

CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DA ZONA COSTEIRA ADJACENTE AOS ESTUÁRIOS DO TEJO E SADO CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DA ZONA COSTEIRA ADJACENTE AOS ESTUÁRIOS DO TEJO E SADO Graça Cabeçadas, M. T. Monteiro, M. José Brogueira, Myriam Guerra, M. José Gaudêncio, Maria dos Passos, M. Helena Cavaco,

Leia mais

Identificação e predição de impactos de um grande projeto Porto de Sines em Portugal. Maria Grade Pedro Bettencourt José Chambel Leitão

Identificação e predição de impactos de um grande projeto Porto de Sines em Portugal. Maria Grade Pedro Bettencourt José Chambel Leitão Identificação e predição de impactos de um grande projeto Porto de Sines em Portugal Maria Grade Pedro Bettencourt José Chambel Leitão ÍNDICE 1. Introdução 2. O projeto 3. O EIA: principais aspectos analisados

Leia mais

INFLUÊNCIA DO RIO SÃO FRANCISCO NA PLATAFORMA CONTINENTAL DE SERGIPE

INFLUÊNCIA DO RIO SÃO FRANCISCO NA PLATAFORMA CONTINENTAL DE SERGIPE INFLUÊNCIA DO RIO SÃO FRANCISCO NA PLATAFORMA CONTINENTAL DE SERGIPE José do Patrocinio Hora Alves Laboratório de Química Analítica Ambiental Universidade Federal de Sergipe Esse trabalho é parte do Projeto

Leia mais

EVIDÊNCIAS DA OCORRÊNCIA DA ÁGUA CENTRAL DO ATLÂNTICO SUL NA BAÍA DE GUANABARA

EVIDÊNCIAS DA OCORRÊNCIA DA ÁGUA CENTRAL DO ATLÂNTICO SUL NA BAÍA DE GUANABARA EVIDÊNCIAS DA OCORRÊNCIA DA ÁGUA CENTRAL DO ATLÂNTICO SUL NA BAÍA DE GUANABARA Elisa Nóbrega Passos 1,2 ; Lívia Maria Barbosa Sancho Alvares Mendonça Cabral 2 ; Vanessa Bento Carreiro 1 ; Mayra da Silva

Leia mais

Convênio em 2001 entre Superintendência do Porto de Itajaí e Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI.

Convênio em 2001 entre Superintendência do Porto de Itajaí e Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. Convênio em 2001 entre Superintendência do Porto de Itajaí e Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. Monitoramento da Qualidade da Água Desenvolvidas coletas e análises de variáveis indicativas da qualidade

Leia mais

Caracterização das Propriedades Ópticas dos Aerossóis à Superfície na Região de Évora

Caracterização das Propriedades Ópticas dos Aerossóis à Superfície na Região de Évora Caracterização das Propriedades Ópticas dos Aerossóis à Superfície na Região de Évora Nuno Belo (1), Ana Maria Silva (1), Paola Formenti (2) (1) Centro de Geofísica de Évora, Universidade de Évora, Rua

Leia mais

AQUASAFE PORTUÁRIO FERRAMENTA DE SUPORTE À NAVEGAÇÃO E OPERAÇÃO PORTUÁRIA - PROJEÇÃO DAS CONDIÇÕES OCEANOGRÁFICAS E CLIMÁTICAS

AQUASAFE PORTUÁRIO FERRAMENTA DE SUPORTE À NAVEGAÇÃO E OPERAÇÃO PORTUÁRIA - PROJEÇÃO DAS CONDIÇÕES OCEANOGRÁFICAS E CLIMÁTICAS AQUASAFE PORTUÁRIO METEOCEANOGRAFIA NAS OPERAÇÕES PORTUARIAS FERRAMENTA DE SUPORTE À NAVEGAÇÃO E OPERAÇÃO PORTUÁRIA - PROJEÇÃO DAS CONDIÇÕES OCEANOGRÁFICAS E CLIMÁTICAS JULHO/2016 AGENDA Apresentação A

Leia mais