Indicações Geográficas: Ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Indicações Geográficas: Ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável"

Transcrição

1 Indicações Geográficas: Ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável Maria Alice Camargo Calliari Coordenadora Geral de Indicações Geográficas Diretoria de Contratos de Contratos, Indicações Geográficas e Registros INPI

2 Indicações Geográficas Vinhos de Corínthio, Ícaro e Rhodes (sec 4 a.c.na Grécia); Mármore de Carrara e Vinhos de Falerne (Império Romano).

3 Indicações Geográficas... França: Champagne (vinhos espumantes); Bourdeaux (vinhos tintos); Roquefort, Comté, Cantal e Camabert (queijos); Cognac (destilados vínicos); Portugal: Porto (vinho); Serra da Estrela (queijo).

4 Indicações Geográficas... América Latina: Café da Colômbia; Pisco (Peru); Tequila e Café Vera Cruz (México); Café Blue Mountain (Jamaica); Charutos de Cuba; África: Cebola Violeta de Galmi, Chá do Quênia; Ásia: Arroz Basmati (Índia); chá do Sri Lanka

5 Conceito De Indicações Geográficas Proteção dos produtos específicos de determinada região contra falsas indicações de procedência (reputação ou terroir)

6 Panorama Atual e Desenvolvimentos Recentes: A Indicação Geográfica: Aumenta o valor agregado do produto, diferenciando-o dos demais; Preserva as particularidades do produto, patrimônio das regiões específicas; Estimula os investimentos na própria área de produção, com valorização das propriedades, aumento do turismo, do padrão tecnológico e da oferta de emprego;

7 Panorama Atual e Desenvolvimentos Recentes... Fideliza o consumidor, que, sob a etiqueta da indicação geográfica, sabe que vai encontrar um produto de qualidade e com características regionais; Melhora a comercialização dos produtos, facilitando o acesso aos mercados através da propriedade coletiva; Confere maior competitividade no mercado internacional, uma vez que as indicações geográficas projetam imagem associada à qualidade e tipificação do produto, promovendo garantia institucional da qualidade, reputação e identidade do produto.

8 Panorama Atual e Desenvolvimentos Recentes... Criação de valor agregado contrapartida pelo esforço genuíno do aprimoramento da qualidade; Na Europa produtos com indicação geográfica são considerados como up-market e alcançam preços mais altos no comércio; A diferença de preços dos queijos franceses com indicação geográfica em relação aqueles sem indicação geográfica é de 30% a mais; Em relação aos vinhos franceses, essa diferença alcança percentual de 230%. Fonte: SECODIP study, France, 2002.

9 Panorama Atual e Desenvolvimentos Recentes...

10 Panorama Atual e Desenvolvimentos Recentes... Dehesa de Extremadura Bellota Ham Protected Denomination of Origin (PDO). Estudo publicado pelo Joint Reserch Center of the European Comission sobre o Spanish Ham Dehesa de Extremadura Protected Denomination of Origin (PDO) mostra que existe diferença de preço em todos os estágios da cadeia produtiva entre o presunto PDO Bellota e os não PDO. Fonte: http\\foodqualityschemes.jrc.es/en/documents/casestudies_4-dehesadeextremadura.pdf

11 Panorama Atual e Desenvolvimentos Recentes...

12 Panorama Atual e Desenvolvimentos Recentes... A indicação geográfica é também uma oportunidade para o desenvolvimento de outras atividades na região, como turismo e gastronomia, que são promovidos graças a reputação dessa indicação geográfica. A região francesa de Jura desenvolveu atividades turísticas relacionadas a produção do queijo Comté (PDO). Em 2002, pessoas visitaram as queijarias, conheceram as práticas de fabricação dos queijos e promoções turísticas são apresentadas em museu em Poligny e na estrada para Comté. Fonte: study published by the Joint Reserch Center of the European Comission on the French Comté cheese Protected Denomination of Origin (PDO).

13 Vale dos Vinhedos, IG , Indicação de Procedência A vitivinicultura no Brasil originou-se com a colonização italiana no Rio Grande do Sul a partir de Mudas das viníferas européias e Know-how dos imigrantes.

14 Vale dos Vinhedos, IG , Indicação de Procedência... Até o final da década de 80: fornecimento de matéria prima, produtividade em detrimento da qualidade, falta de vinculação do produto com a região; A partir da década de 90: verticalização da produção e comercialização, enoturismo, novas tecnologias; APROVALE: fundada em 1995, 06 vitivinicultores; Atualmente: 31 vinícolas associadas, 39 entre hotéis,pousadas, restaurantes, queijarias, etc. Fonte: Palestra Jaime Milan e Andreía G. MIlan

15 Vale dos Vinhedos, IG , Indicação de Procedência... Exportação para 22 países nos cinco continentes; Das vinícolas associadas, 10 estão no mercado internacional; Melhor posição nas prateleiras; Valorização das terras da região em 200% a 500% nas terras da região. Fonte: WinesFrom Brasil (PSI/WFB)

16 Vale dos Vinhedos, IG , Indicação de Procedência...

17 Vale dos Vinhedos, IG , Indicação de Procedência... Reconhecimento na União Européia em 23/01/07 como DOP: Wine from Brazil Geographical indication: Vale dos Vinhedos Publication: OJ/EU /C/ Quality type: Wine with a geographical indication Fonte: E- Bachus

18 Vale dos Vinhedos, IG , Indicação de Procedência... Produção de vinhos no Brasil em 2007: Com IG: 1,3 milhões de litros, Sem IG: 348,9 milhões de litros, Total: 386,7 milhões de litros (incluindo 8,6 milhões de litros de espumantes e 9,9 milhões de litros de outros tipos). O Brasil produz 1,3% da produção mundial e 0,35% de sua produção tem indicação geográfica. Fonte: EMBRAPA

19 Região Mineira do Cerrado, IG , Indicação de Procedência Café, maior artigo de exportação brasileiro (século XIX), Cerrado Mineiro produz 0.25% do café de Minas Gerais Em 2008 produziu 28,6 sacas por hectares, maior produção do país; Região delimitada pelo Decreto /96 do Governo do Estado.

20 Região Mineira do Cerrado, IG , Indicação de Procedência... Região com típico clima de cerrado: duas estações bem definidas, chuvosa, no verão e seca, no inverno; Federação dos Cafeicultores do Cerrado coordena produtores de café, cooperados e associados à Federação; Indicação de procedência: reconhecimento em mercados exigentes e exporta 70% dos 5 milhões de saca anuais (EUA e Japão, Cerrad Coffe Japão); A indicação de procedência do Cerrado contribuiu para o diferencial de 05 a 10 reais a mais por saca (60 kg) comparando com as outras regiões cafeicultoras.

21 Pampa Gaúcho da Campanha Meridional, IG , Indicação de Procedência Pampa Gaúcho da Campanha Meridional, para o produto carne e seus derivados, Gado das raças Angus e Hereford ou suas cruzas; pelo menos doze meses na área delimitada.

22 Pampa Gaúcho da Campanha Meridional, IG , Indicação de Procedência... Alimentação do gado exclusiva com o pasto da região, onde se preserva a biodiversidade; parceria com a ONG Alianza del Pastizal (Birdlife), representada no Brasil pela SAVE BRASIL. Casa Moacir, único ponto de venda da carne com indicação geográfica; Depois da indicação geográfica, vendas no varejo com acréscimo de 20 a 30% nos cortes; Valor agregado em 70% para o pequeno produtor e 30% para o grande produtor.

23 Paraty, IG , Indicação de Procedência Paraty, para o produto aguardente de cana do tipo cachaça e aguardente composta azulada; Primeiras mudas de cana de açúcar da colonização portuguesa na região de Paraty, estado do Rio de Janeiro.

24 Paraty, IG , Indicação de Procedência... A indicação geográfica proporcionou maior visibilidade do produto no mercado; Acréscimo no preço da garrafa com indicação geográfica de 20 a 30%; Aumento na demanda pelo produto em cerca de 40%; Grande concentração de venda (90%) na região de Paraty, sendo 10% da produção enviada para as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo; Em 2010, mais dois produtores entrarão na produção.

25 Vale dos Sinos, IG , Indicação de Procedência Produção de couro acabado; Apresentação na 4ª Assembléia do ORIGIN, Visibilidade internacional para produto não agrícola

26 Vale dos Sinos, IG , Indicação de Procedência... Tradição de 180 anos, iniciada com o Know how trazido pelos alemães, com mão de obra qualificada; Disponibilidade do couro pelas charqueadas; Em 1850, 48 curtumes, produção destinada ao consumo doméstico; Necessidade da população e o evento da segunda guerra, comercialização do couro e entrada no mercado, com notoriedade de 150 anos; Produz 40% da produção total de couro acabado no Brasil, cerca de 40 milhões de unidades;

27

28 Vale do Submédio São Francisco, IG , Indicação de Procedência Produtores de uvas de mesa e mangas; Exportadores para a Comunidade Européia e Estados Unidos e Ásia; Produção conformada ao PIF, vantagem para a obtenção da IG.

29 Vale do Submédio São Francisco, IG , Indicação de Procedência... Região localizada em terras do sertão da Bahia e de Pernambuco; Boa adaptação das frutas sob o cultivo irrigado no clima quente e seco de semiárido do São Francisco; Brasil é o 3º produtor de frutas mundial, mas ainda exporta pouco; Com a indicação geográfica espera-se transpor a barreira do mercado internacional.

30 Pinto Bandeira, IG , Indicação de Procedência ASPROVINHO, para vinhos tintos, brancos e espumantes; Região dos vinhos de montanha do distrito de Pinto Bandeira/RS; Videiras cultivadas em pequenas áreas, a maioria em encostas de acentuado declive.

31 Litoral Norte Gaúcho, IG , Denominação de Origem APROARROZ, para arroz; Península arenosa entre lagoa dos Patos e oceano Atlântico; Regime dos ventos associado à estabilidade térmica da região (terroir).

32 Decreto Nº 4.062, 21/12/2001 Definiu as expressões cachaça, Brasil e cachaça do Brasil como indicações geográficas brasileiras

33 Acordo Sobre Os Aspectos Dos Direitos De Propriedade Intelectual Relacionados Com o Comércio - TRIPS Art Indicações geográficas são, para os efeitos deste acordo, indicações que identifiquem um produto como originário do território de um membro, ou região ou localidade deste território, quando determinada qualidade, reputação ou outra característica do produto seja essencialmente atribuída à sua origem geográfica.

34 RESOLUÇÃO INPI nº 75/00 de 28/11/00: A Resolução INPI n.º 075, de 28/11/00 estabelece as condições para o registro das Indicações Geográficas. Principais aspectos: Delimitação da área geográfica; Regulamento de uso; Estrutura de Controle; Comprovação da reputação da região (Indicação de Procedência); Comprovação do vínculo do produto/serviço com o meio geográfico da região (Denominação de Origem).

35 Costa Negra Paraíba Processos de Pedido de Registro brasileiros de IG em análise Região Mineira do Cerrado DO Norte Pioneiro Pelotas Jalapão S. João del Rey Serra da Mantiqueira Salinas Serro Canastra Floresta do Rio Doce Cachoeiro Alta Mogiana Panelei ras de Goiabe iras Sto Antônio de Pádua Vale dos Vinhedos DO

36 Miriti Pedro II Divina Pastora SE Processos de Pedido Registro de IG nacionais em elaboração Mara Rosa Vale do São Francisco Abaíra Flores da Cunha Monte Belo do Sul Farroupilha

37 Campina Grande-PB Agreste - PE Porto Digital - PE Inhapim - MG Informações de Pedido de Registro de IGs nacionais Turismo do Café - Valença / RJ

38 TOTAL TOTAL DE PEDIDOS POR ANO 12 Nacional Estrangeiro ANO

39 TOTAL TOTAL DE PEDIDOS ANO / ESPÉCIE 7 6 DO IP ANO

40 Número de Pedidos Pedidos Concedidos Nacionais e Estrangeiros 2,5 2 1,5 Nacional Estrangeiro 1 0, Ano

41 CONTROLE DE ANDAMENTO PROCESSUAL DE PEDIDOS DE REGISTRO DE INDICA Nº Data Requerente País Indicação Geográfica Espécie Apresentação IG /22/97 Consorzio del Prosciutto di Parma IT Parma DO Nominativa IG /19/97 Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes PT Região dos Vinhos Verdes DO Nominativa IG /12/98 Bureau National Interprofessionel du Cognac FR Cognac DO Nominativa IG /20/98 Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado BR Cerrado DO Mista IG /20/98 Consorzio del Prosciutto di San Daniele IT San Daniele DO Nominativa IG /28/99 Cons. das Ass. dos Cafeicultores do Cerado - CACCER BR Região do Cerrado Mineiro IP Nominativa IG /10/00 Consorzio Per La T utela Del Formaggio Grana Padano IT Padana (DO Grana Padano) DO Nominativa IG /6/00 A. P. de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos - APROVALE BR Vale dos Vinhedos IP Mista IG /5/01 Consorzio Per la T utela Del Franciacorta IT Franciacorta DO Mista IG /21/01 Conf. Gen.des Prod. Lait de Brebis et des Ind.de Roquefort FR Roquefort DO Nominativa IG /25/02 Ind.-Und Handeiskamm er Wuppertal-Solingen-Remscheid DE Solingen IP Nominativa IG /19/02 Consorzio Per la T utela Dell'Asti IT Asti DO Nominativa IG /12/02 Coop. Reg. dos Cafeicult. de São Sebastião do Paraíso Ltda BR Terras Altas IP Mista IG /12/02 Coop. Reg. dos Cafeicult. de São Sebastião do Paraíso Ltda BR Alto Paraíso IP Mista

42 Apresentação Produto ou serviço Situação RPI Nº Nominativa Presunto , de 21/02/2007 Nominativa Vinhos , de 10/08/1999 Nominativa Destilado vínico ou aguardente de vinho , de 11/04/2000 Mista Café , de 11/05/1999 Nominativa Coxas de suínos frescas, presunto defumado crú , de 11/06/2002 Nominativa Café , de 14/04/2005 Nominativa Queijo , de 11/06/2002 Mista Vinho tinto, branco e espumantes , de 19/11/2002 Mista Vinhos, vinhos espumantes e bebidas alcoólicas , de 21/10/2003 Nominativa Queijos , de 06/08/2002 Nominativa Facas, tesouras, pinças (...) em aço não ligado , de 28/08/2007 Nominativa Vinhos , de 22/04/2008 Mista Café , de 21/02/2007

43 Obrigada pela atenção!

Indicações Geográficas, Indicações de Procedência e Denominações de Origem

Indicações Geográficas, Indicações de Procedência e Denominações de Origem Indicações Geográficas, Indicações de Procedência e Denominações de Origem Maria Alice Camargo Calliari Coordenadora Geral de Outros Registros Diretoria de Contratos de Tecnologia e Outros Registros -

Leia mais

As Indicações Geográficas: o Marco Legal Nacional

As Indicações Geográficas: o Marco Legal Nacional As Indicações Geográficas: o Marco Legal Nacional 2º Curso Aspectos da Coleta de Nomes Geográficos Maria Alice Camargo Calliari Coordenadora Geral de Outros Registros Diretoria de Contratos de Tecnologia

Leia mais

IT - Nominativa Coxas de suínos frescas, presunto defumado crú BR MG Nominativa Café. IT - Mista Vinhos, vinhos espumantes e

IT - Nominativa Coxas de suínos frescas, presunto defumado crú BR MG Nominativa Café. IT - Mista Vinhos, vinhos espumantes e Atualizado em Indicação Nº Geográfica Espécie Depósito Requerente País UF Apresentação IG970001 Parma DO 22/8/1997 Consorzio del Prosciutto di Parma IG970002 Região dos Vinhos Verdes DO 19/9/1997 Comissão

Leia mais

Oportunidades de Proteção de ativos envolvendo Biodiversidade através de Indicações Geográficas - IGs

Oportunidades de Proteção de ativos envolvendo Biodiversidade através de Indicações Geográficas - IGs Oportunidades de Proteção de ativos envolvendo Biodiversidade através de Indicações Geográficas - IGs Lucia Regina Fernandes Diretoria de Contratos, Indicações Geográficas e Registros INPI Junho 2011 Para

Leia mais

Indicação Geográfica

Indicação Geográfica Indicação Geográfica Lucia Regina Fernandes Instituto Nacional da Propriedade Industrial Coordenação Geral de Outros Registros Indicações Geográficas Presidência Vice-Presidência Ouvidoria Procuradoria

Leia mais

Acordo de Lisboa, Sistema de Haia e a Lei 9279/96 Lei da Propriedade Industrial

Acordo de Lisboa, Sistema de Haia e a Lei 9279/96 Lei da Propriedade Industrial Acordo de Lisboa, Sistema de Haia e a Lei 9279/96 Lei da Propriedade Industrial Brasília, 11 de agosto de 2009 Maria Alice Camargo Calliari Coordenadora Geral de Outros Registros Diretoria de Contratos

Leia mais

Marco Legal Nacional Relacionado às Indicações Geográficas

Marco Legal Nacional Relacionado às Indicações Geográficas Marco Legal Nacional Relacionado às Indicações Geográficas Maria Alice Camargo Calliari Coordenadora Geral de Outros Registros Diretoria de Contratos de Tecnologia e Outros Registros - INPI Conceito De

Leia mais

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS. Coordenação de Fomento e Registro de Indicações Geográficas DICIG / CGIR / COIND

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS. Coordenação de Fomento e Registro de Indicações Geográficas DICIG / CGIR / COIND INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS Coordenação de Fomento e Registro de Indicações Geográficas DICIG / CGIR / COIND Luiz Claudio de Oliveira Dupim Pesquisador em Propriedade Industrial INPI - 2012 Instituto Nacional

Leia mais

Juliana Santilli, Promotora de Justiça, MPDFT e Doutora (Direito Socioambiental)- PUC-PR

Juliana Santilli, Promotora de Justiça, MPDFT e Doutora (Direito Socioambiental)- PUC-PR Juliana Santilli, Promotora de Justiça, MPDFT e Doutora (Direito Socioambiental)- PUC-PR 1 Igs identificam e agregam valor a produtos associados a determinados territórios, concebidos em suas dimensões

Leia mais

Indicação Geográfica

Indicação Geográfica Indicação Geográfica Lucia Regina Fernandes Instituto Nacional da Propriedade Industrial Coordenação Geral de Outros Registros Indicações Geográficas Para que serve a Indicação Um dos interesses da Indicação

Leia mais

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS. Coordenação de Fomento e Registro de Indicações Geográficas DICIG / CGIR / COIND

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS. Coordenação de Fomento e Registro de Indicações Geográficas DICIG / CGIR / COIND INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS Coordenação de Fomento e Registro de Indicações Geográficas DICIG / CGIR / COIND Conceito usual Indicação utilizada em produtos que apresentam uma origem geográfica específica e

Leia mais

DIRETORIA DE CONTRATOS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E REGISTROS - DICIG Coordenação Geral de Indicações Geográficas e Registros - CGIR

DIRETORIA DE CONTRATOS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E REGISTROS - DICIG Coordenação Geral de Indicações Geográficas e Registros - CGIR DIRETORIA DE CONTRATOS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E REGISTROS - DICIG Coordenação Geral de Indicações Geográficas e Registros - CGIR Coordenação de Fomento e Registro de Indicação Geográfica - COIND Luiz Claudio

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL VALE DOS VINHEDOS

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL VALE DOS VINHEDOS ARRANJO PRODUTIVO LOCAL VALE DOS VINHEDOS Design: Base de Comunicação ELABORAÇÃO Jorge Tonietto - Embrapa Uva e Vinho Jaime Milan Aprovale Períodos Evolutivos da Vitivinicultura Brasileira Período 1º Período

Leia mais

O Passo a Passo para a Valorização do Produto com o Uso da Indicação Geográfica na Agropecuária

O Passo a Passo para a Valorização do Produto com o Uso da Indicação Geográfica na Agropecuária Superintendência Federal de Agricultura no RS Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário O Passo a Passo para a Valorização do Produto com o Uso da Indicação Geográfica na Agropecuária

Leia mais

Indicação Geográfica (IG) para Vinhos no Brasil

Indicação Geográfica (IG) para Vinhos no Brasil Análises e Indicadores do Agronegócio ISSN 1980-0711 Indicação Geográfica (IG) para Vinhos no Brasil O Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (IN- PI) têm trabalhado

Leia mais

Planilha1 PLANILHA DE ACOMPANHAMENTO DOS PEDIDOS/REGISTROS DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS

Planilha1 PLANILHA DE ACOMPANHAMENTO DOS PEDIDOS/REGISTROS DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS PLANILHA DE ACOMPANHAMENTO DOS PEDIDOS/REGISTROS DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS Nº Indicação Geográfica Espécie Depósito Requerente País UF Produto/serviço Situação IG970001 Parma DO 22/08/1997 Consorzio del

Leia mais

Planilha1 PLANILHA DE ACOMPANHAMENTO DOS PEDIDOS/REGISTROS DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS

Planilha1 PLANILHA DE ACOMPANHAMENTO DOS PEDIDOS/REGISTROS DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS 1 2 3 4 5 Planilha1 PLANILHA DE ACOMPANHAMENTO DOS PEDIDOS/REGISTROS DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS Nº Indicação Geográfica Espécie Depósito Requerente País/UF Produto/serviço Situação IG970001 Parma DO 22/08/1997

Leia mais

DOC: Produto Regional, Mercado Global 3º Fórum de Agricultura da América do Sul

DOC: Produto Regional, Mercado Global 3º Fórum de Agricultura da América do Sul DOC: Produto Regional, Mercado Global 3º Fórum de Agricultura da América do Sul Curitiba, 12 11 2015 Denominação de origem controlada ((DOC)) Designação atribuída a produtos provenientes de regiões geograficamente

Leia mais

Indicações Geográficas de produtos agropecuários

Indicações Geográficas de produtos agropecuários Indicações Geográficas de produtos agropecuários Fabiola Cristiane Alves Davy Fiscal Federal Agropecuário Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento SFA/MT O que são indicações Geográficas? São

Leia mais

DENOMINAÇÕES GEOGRÁFICAS. Nova Tendência de Mercado

DENOMINAÇÕES GEOGRÁFICAS. Nova Tendência de Mercado DENOMINAÇÕES GEOGRÁFICAS Nova Tendência de Mercado Ensei Uejo Neto Belo Horizonte, 31 de agosto de 2006 INDICAÇÃO GEOGRÁFICA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA Refere-se a um produto ou serviço particularmente vinculado

Leia mais

O USO DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O CASO DA CARNE DO PAMPA GAÚCHO

O USO DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O CASO DA CARNE DO PAMPA GAÚCHO 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 O USO DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O CASO DA CARNE DO PAMPA GAÚCHO Andréia Moreira da Fonseca Boechat 1, Yony Brugnolo Alves

Leia mais

(HT T P: //WWW. PORT AL DAINDUST RIA. COM. B R/CNI/CONT AT O/)

(HT T P: //WWW. PORT AL DAINDUST RIA. COM. B R/CNI/CONT AT O/) MAPA DO PORTAL (HT T P: //WWW. PORT AL DAINDUST RIA. COM. B R/CNI/MAPADOSIT E /) SITES DO SISTEMA INDÚSTRIA (HT T P: //WWW. PORT AL DAINDUST RIA. COM. B R/CANAIS/) CONT AT O (HT T P: //WWW. PORT AL DAINDUST

Leia mais

Indicação Geográfica no Brasil: Experiências e Desafios. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Indicação Geográfica no Brasil: Experiências e Desafios. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Indicação Geográfica no Brasil: Experiências e Desafios Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Quando nós pensamos que já sabemos tudo, chega a vida e muda a pergunta. Anônimo. v Produto

Leia mais

INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PAMPA GAÚCHO DA CAMPANHA MERIDIONAL

INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PAMPA GAÚCHO DA CAMPANHA MERIDIONAL INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PAMPA GAÚCHO DA CAMPANHA MERIDIONAL Uma estratégia de agregação de valor Angelo Antonio Queirolo Aguinaga Campo Grande, 27 de novembro de 2012. Indicação Geográfica UMA FERRAMENTA

Leia mais

Indicações Geográficas brasileiras o estado da arte

Indicações Geográficas brasileiras o estado da arte Indicações Geográficas brasileiras o estado da arte Lucia Regina Fernandes Coordenação Geral de Indicações Geográficas e Registros INPI/DICIG Indicação Geográfica IG É a forma de proteção por direito de

Leia mais

Notas Técnicas A região do Vale do Submédio São Francisco está se desenvolvendo intensamente nos últimos anos. A viticultura, ou seja, a produção de

Notas Técnicas A região do Vale do Submédio São Francisco está se desenvolvendo intensamente nos últimos anos. A viticultura, ou seja, a produção de Notas Técnicas A região do Vale do Submédio São Francisco está se desenvolvendo intensamente nos últimos anos. A viticultura, ou seja, a produção de uvas para o consumo in natura, foi introduzida no Semi-Árido

Leia mais

Data: ABN. Cafés especiais do Brasil consolidam novos mercados

Data: ABN. Cafés especiais do Brasil consolidam novos mercados Veículo: Assunto: Data: ABN 28/09/2012 Cafés especiais do Brasil consolidam novos mercados http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=71860 Que o Brasil há muitos anos produz cafés de qualidade excepcional

Leia mais

O Registro de IG no Brasil

O Registro de IG no Brasil O Registro de IG no Brasil Lucia Regina Fernandes Diretoria de Contratos, Indicações Geográficas e Registros INPI Setembro 2014 Proteção em nível Brasil Lei 9.279 de 14/05/1996 Regula os direitos e obrigações

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 10/5/2011 Produção Ascom Diário do Comércio 10/5/2011 Agronegócio Dia de Campo 10/5/2011 www.diadecampo.com.br Brasília/DF DF:

Leia mais

Para citação: Indicações Geográficas para o Brasil: problemas e perspectivas

Para citação: Indicações Geográficas para o Brasil: problemas e perspectivas 1 Para citação: BRUCH, K. L.. Indicações geográficas para o Brasil: problemas e perspectivas. In: PIMENTEL, Luiz Otávio; BOFF, Salete Oro; DEL'OLMO, Florisbal de Souza. (Org.). Propriedade intelectual:

Leia mais

AE R SEB 26 A Lavoura NO 694/2013 A Lavoura NO

AE R SEB 26 A Lavoura NO 694/2013 A Lavoura NO 26 A Lavoura N O 694/2013 ESPECIAL: INDICAÇÃO ESPECIAL: INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PRODUTOS de VALOR Diferencial que valoriza as produções locais, as Indicações Geográficas (IGs), que se subdividem entre Indicação

Leia mais

COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING DE PRODUTOS ALIMENTARES DE QUALIDADE (DOP) QUEIJO SERRA DA ESTRELA

COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING DE PRODUTOS ALIMENTARES DE QUALIDADE (DOP) QUEIJO SERRA DA ESTRELA Ovinicultura Actividade Tradicional e de Futuro 1.º Encontro Jovem Produtor de Queijo Serra da Estrela COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING DE PRODUTOS ALIMENTARES DE QUALIDADE (DOP) QUEIJO SERRA DA ESTRELA Maria

Leia mais

CAPÍTULO 2 GEORREFERENCIAMENTO DA REGIÃO DE REFERÊNCIA DA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA PINTO BANDEIRA: CARTAS IMAGEM

CAPÍTULO 2 GEORREFERENCIAMENTO DA REGIÃO DE REFERÊNCIA DA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA PINTO BANDEIRA: CARTAS IMAGEM CAPÍTULO 2 GEORREFERENCIAMENTO DA REGIÃO DE REFERÊNCIA DA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA PINTO BANDEIRA: CARTAS IMAGEM Loiva Maria Ribeiro de Mello Carlos Alberto Ely Machado André Rodrigo Farias Sonia Marliza

Leia mais

A Metrologia na Gestão da Segurança a dos Alimentos e os Impactos sobre as Exportações. Visão do Campo

A Metrologia na Gestão da Segurança a dos Alimentos e os Impactos sobre as Exportações. Visão do Campo A Metrologia na Gestão da Segurança a dos Alimentos e os Impactos sobre as Exportações Visão do Campo METROALIMENTOS 2008 24/09/2008 José Luiz Viana de Carvalho OBJETIVOS Barreiras não-tarifárias Boas

Leia mais

PANORAMA DA INDÚSTRIA DE BATATA CHIPS NO BRASIL E NO MUNDO

PANORAMA DA INDÚSTRIA DE BATATA CHIPS NO BRASIL E NO MUNDO PANORAMA DA INDÚSTRIA DE BATATA CHIPS NO BRASIL E NO MUNDO Newton Yorinori Diretor de Agronegócios PepsiCo América do Sul, Caribe e América Central XXV Congreso de la Asociación Latinoamericana de la papa

Leia mais

Paulo do Carmo Martins Economista (UFJF) Mestre em Economia Aplicada (UFV) Doutor em Economia Aplicada (USP) Pesquisador Embrapa Gado de Leite

Paulo do Carmo Martins Economista (UFJF) Mestre em Economia Aplicada (UFV) Doutor em Economia Aplicada (USP) Pesquisador Embrapa Gado de Leite Tendências para o Setor Lácteo do Brasil e da América Latina Paulo do Carmo Martins Economista (UFJF) Mestre em Economia Aplicada (UFV) Doutor em Economia Aplicada (USP) Pesquisador Embrapa Gado de Leite

Leia mais

Valorização do Produto Agropecuário com o Uso da Indicação Geográfica

Valorização do Produto Agropecuário com o Uso da Indicação Geográfica Superintendência Federal de Agricultura no RS Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário Valorização do Produto Agropecuário com o Uso da Indicação Geográfica PROGRAMA FEDERACITE EXPOINTER

Leia mais

Com inovação tecnológica, design, desenvolvimento sustentável e talento, o Brasil está mostrando para o mundo um país único e surpreendente.

Com inovação tecnológica, design, desenvolvimento sustentável e talento, o Brasil está mostrando para o mundo um país único e surpreendente. Com inovação tecnológica, design, desenvolvimento sustentável e talento, o Brasil está mostrando para o mundo um país único e surpreendente. Novos desafios, grandes oportunidades Apesar da crise econômica:

Leia mais

Apresentação IBRAC: Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau Brasília, 07 de março o de 2012 Carlos Lima Diretor Executivo

Apresentação IBRAC: Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau Brasília, 07 de março o de 2012 Carlos Lima Diretor Executivo Apresentação IBRAC: Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau Brasília, 07 de março o de 2012 Carlos Lima Diretor Executivo ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Contexto Atual 2. O Setor da Cachaça 3. O Instituto

Leia mais

Ações do Sebrae no fomento às IG Brasileiras SEBRAE. Congresso Internacional da Origin 11 de novembro de 2015. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.

Ações do Sebrae no fomento às IG Brasileiras SEBRAE. Congresso Internacional da Origin 11 de novembro de 2015. 0800 570 0800 / www.sebrae.com. Ações do Sebrae no fomento às IG Brasileiras Congresso Internacional da Origin 11 de novembro de 2015 99% do total de empresas no País MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA O QUE É CONSIDERADO PEQUENO

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

Texto use sempre a fonte Arial Café Produzido com Atitude Ético,rastrável e de alta qualidade

Texto use sempre a fonte Arial Café Produzido com Atitude Ético,rastrável e de alta qualidade Café Produzido com Atitude Ético,rastrável e de alta qualidade Francisco Sérgio de Assis Diretor Pres. da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Quem Título Somos: Uma Texto origem use produtora sempre

Leia mais

A Indústria de Alimentação

A Indústria de Alimentação A Indústria de Alimentação 61 A indústria brasileira de alimentação está inserida na cadeia do agronegócio e representa parte significativa do PIB. O texto aponta as características do setor, seu desempenho

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2012

Anuário Estatístico de Turismo - 2012 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2012 Volume 39 Ano base 2011 Sumário I Turismo receptivo 1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2010-2011

Leia mais

Topic 13: Commercializing Intellectual Property Assets: Case Study No. 2

Topic 13: Commercializing Intellectual Property Assets: Case Study No. 2 Training of Trainers Program on Effective Intellectual Property Asset Management by Small and Medium Sized Enterprises (SMEs) in Portuguese-Speaking African Countries (PALOP) Lisboa, Portugal 11 de abril

Leia mais

AFINAL, O QUE É O TERROIR?

AFINAL, O QUE É O TERROIR? AFINAL, O QUE É O TERROIR? Jorge Tonietto 1 Se eu não tivesse morado na França, escrever sobre terroir seria certamente mais fácil: eu teria menor consciência da complexidade do termo. É que o terroir

Leia mais

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA?

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? A UNIÃO DOS ELEMENTOS NATURAIS https://www.youtube.com/watch?v=hhrd22fwezs&list=plc294ebed8a38c9f4&index=5 Os seres humanos chamam de natureza: O Solo que é o conjunto

Leia mais

Manual da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos

Manual da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos Manual da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos Uma conquista O Brasil do futuro é agora: a vida melhorando, o mercado crescendo, novos produtos chegando, tudo acontecendo ao mesmo tempo. E com isto

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 21.1 Conteúdo. Região Sudeste

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 21.1 Conteúdo. Região Sudeste CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 21.1 Conteúdo Região Sudeste 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Leia mais

Boletim Ativos do Café - Edição 15 / Dezembro 2013 Preços do café intensificam a descapitalização na cafeicultura brasileira em 2013

Boletim Ativos do Café - Edição 15 / Dezembro 2013 Preços do café intensificam a descapitalização na cafeicultura brasileira em 2013 Boletim Ativos do Café - Edição 15 / Dezembro 2013 Preços do café intensificam a descapitalização na cafeicultura brasileira em 2013 Entre janeiro/13 e novembro/13 o Coffea arabica (Arábica) apresentou

Leia mais

REGIÃO NORDESTE. As sub-regiões do Nordeste 2ª unidade

REGIÃO NORDESTE. As sub-regiões do Nordeste 2ª unidade REGIÃO NORDESTE As sub-regiões do Nordeste 2ª unidade NORDESTE Características gerais 9 Estados / 18, 25% do território do Brasil; 2ª maior população regional; Área de colonização mais antiga; A maior

Leia mais

LINEAMENTOS PARA MELHORAR A GESTÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS E FAZER MAIS SUSTENTÁVEL A PROTEÇÃO DA SAÚDE

LINEAMENTOS PARA MELHORAR A GESTÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS E FAZER MAIS SUSTENTÁVEL A PROTEÇÃO DA SAÚDE Primeiro lineamento geral: O TRATAMENTO E USO ADEQUADOS DAS ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS CONTRIBUEM A PROTEGER A QUALIDADE DOS CORPOS DE ÁGUA E DEVERIAM SER PARTE DE UMA GESTÃO MAIS EFICIENTE DOS RECURSOS

Leia mais

INOVAÇÃO NA AGRICULTURA, AGRO-INDÚSTRIA E FLORESTA

INOVAÇÃO NA AGRICULTURA, AGRO-INDÚSTRIA E FLORESTA Os Queijos São Gião Sociedade Agro-Pecuária de Vale do Seia, Lda Seia, 04 de abril de 2014 Organização: Apoio Institucional: Agenda 1. Os Queijos São Gião - o que fazemos? 2. As oportunidades e ameaças

Leia mais

Pesquisa da EPAMIG garante produção de azeitonas

Pesquisa da EPAMIG garante produção de azeitonas Pesquisa da EPAMIG garante produção de azeitonas De origem européia, a oliveira foi trazida ao Brasil por imigrantes há quase dois séculos, mas somente na década de 50 foi introduzida no Sul de Minas Gerais.

Leia mais

Pontes ao Sul: Argentina Brasil Laços com o Rio Grande do Sul. Consulado Geral da República Argentina em Porto Alegre Novembro 2015

Pontes ao Sul: Argentina Brasil Laços com o Rio Grande do Sul. Consulado Geral da República Argentina em Porto Alegre Novembro 2015 Pontes ao Sul: Argentina Brasil Laços com o Rio Grande do Sul Consulado Geral da República Argentina em Porto Alegre Novembro 2015 Vantagens e oportunidades da Argentina Alguns dados estruturais Com mais

Leia mais

CONFIGURAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL DE DOIS SISTEMAS PRODUTIVOS LOCAIS.

CONFIGURAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL DE DOIS SISTEMAS PRODUTIVOS LOCAIS. CONFIGURAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL DE DOIS SISTEMAS PRODUTIVOS LOCAIS. A Experiência dos Agrupamentos Vitícolas de Petrolina (Brasil) e Tierra Amarilla (Chile). Estrutura do Trabalho: 1.

Leia mais

DATA: 05/05 AUDITÓRIO: OPERAÇÕES TEMA: SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS: ONDE ESTAMOS? PALESTRANTE: NATHAN HERSZKOWICZ

DATA: 05/05 AUDITÓRIO: OPERAÇÕES TEMA: SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS: ONDE ESTAMOS? PALESTRANTE: NATHAN HERSZKOWICZ DATA: 05/05 AUDITÓRIO: OPERAÇÕES TEMA: SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS: ONDE ESTAMOS? PALESTRANTE: NATHAN HERSZKOWICZ Planejamento Boa Gestão Consciência Política Sustent bilidade Participação

Leia mais

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A Palestra: História da Cana-de de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A ORIGEM DA CANA-DE-AÇÚCAR A cana-de de-açúcar é uma planta proveniente

Leia mais

Editora Senac Novo Livro Cachaça: história, gastronomia e turismo

Editora Senac Novo Livro Cachaça: história, gastronomia e turismo Editora Senac Novo Livro Cachaça: história, gastronomia e turismo A parceria Senac São Paulo -IBRAC O Senac São Paulo promove o desenvolvimento e a capacitação de pessoas para as áreas de turismo, gastronomia

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 1.404, DE 2004

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 1.404, DE 2004 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 1.404, DE 2004 Redação final do Projeto de Lei da Câmara nº 89, de 2000 (nº 3.512, de 1997, na Casa de origem). A Comissão Diretora apresenta a redação final do Projeto de

Leia mais

Organizações internacionais Regionais

Organizações internacionais Regionais Organizações internacionais Regionais Percurso 4 Geografia 9ºANO Profª Bruna Andrade e Elaine Camargo Os países fazem uniões a partir de interesses comuns. Esses interesses devem trazer benefícios aos

Leia mais

FORMAÇÃO VEGETAL BRASILEIRA. DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Aziz Ab`Saber. Ipê Amarelo

FORMAÇÃO VEGETAL BRASILEIRA. DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Aziz Ab`Saber. Ipê Amarelo FORMAÇÃO VEGETAL BRASILEIRA DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Aziz Ab`Saber Ipê Amarelo Fatores que influenciam na distribuição das formações vegetais: Clima 1. Temperatura; 2. Umidade; 3. Massas de ar; 4. Incidência

Leia mais

Apresentação Projeto Setorial

Apresentação Projeto Setorial Apresentação Projeto Setorial O Ibravin Instituto Brasileiro do Vinho O Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) nasceu em Janeiro de 1998 para representar os produtores de uva, sucos, vinhos e espumantes

Leia mais

SETOR DE ALIMENTOS: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro

SETOR DE ALIMENTOS: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL SETOR DE ALIMENTOS: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DEZEMBRO DE 2012 18 2012 PANORAMA GERAL

Leia mais

28% 32% 28% 33% 31% Produção Derivada Mil sacas 60 Kg. Exportações Brasileiras de Café (Ano-Safra Jul/Jun) Mil sacas 60 Kg / US$ FOB mi

28% 32% 28% 33% 31% Produção Derivada Mil sacas 60 Kg. Exportações Brasileiras de Café (Ano-Safra Jul/Jun) Mil sacas 60 Kg / US$ FOB mi Produção Derivada Mil sacas Posição Estoques (1/0/05) (1/0/06) (1/0/07) 1. CONTAGEM ESTOQUES PRIVADOS - CONAB (início da safra) 1.044 9.74 17.584. VENDA DOS GOVERNO (abr/mar) 1.090 1.00 969. DEMANDA 40.647

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2013

Anuário Estatístico de Turismo - 2013 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2013 Volume 40 Ano base 2012 Guia de leitura Guia de leitura O Guia de Leitura tem o propósito de orientar

Leia mais

Panorama vitivinícola do Brasil. Eng. Agr. Mauro Zanus Chefe-Geral Embrapa Uva e Vinho

Panorama vitivinícola do Brasil. Eng. Agr. Mauro Zanus Chefe-Geral Embrapa Uva e Vinho Panorama vitivinícola do Brasil Eng. Agr. Mauro Zanus Chefe-Geral Embrapa Uva e Vinho A Viticultura no Brasil - Uvas de Mesa - Uvas Finas - Uvas americanas/niágara - Uvas para de Vinho de Mesa - Uvas para

Leia mais

RETRATO DO TURISMO RURAL PELO SEBRAE NACIONAL

RETRATO DO TURISMO RURAL PELO SEBRAE NACIONAL RETRATO DO TURISMO RURAL PELO SEBRAE NACIONAL PEC Nordeste - 2015 Evelynne Tabosa dos Santos Gestora Estadual do Programa de Turismo do Ceará TURISMO NO BRASIL - HISTÓRICO Atividade presente na Constituição

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas. Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina

Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas. Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina Projeto: Náutica, Portos, Infraestrutura e Logísticas Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina www.brasileitalia.com.br O Projeto Tem como principais objetivos: Atrair empresas e investimentos

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO DA AGROINDÚSTRIA DE BASE FAMILIAR NOS MERCADOS INSTITUCIONAIS

A PARTICIPAÇÃO DA AGROINDÚSTRIA DE BASE FAMILIAR NOS MERCADOS INSTITUCIONAIS A PARTICIPAÇÃO DA AGROINDÚSTRIA DE BASE FAMILIAR NOS MERCADOS INSTITUCIONAIS Departamento de Geração de Renda Agregação de Valor Setembro de 2014 LEI Nº 11.326, DE 24 DE JULHO DE 2006 Art. 3º considera-se

Leia mais

CLIMAS DO BRASIL MASSAS DE AR

CLIMAS DO BRASIL MASSAS DE AR CLIMAS DO BRASIL São determinados pelo movimento das massas de ar que atuam no nosso território. É do encontro dessas massas de ar que vai se formando toda a climatologia brasileira. Por possuir 92% do

Leia mais

Panorama Mundial (2013)

Panorama Mundial (2013) Panorama Mundial (2013) Produção mundial alcançou US$ 444 bilhões em 2013; Mesmo com os efeitos da crise internacional, registra 85% de crescimento desde 2004, a uma taxa média de 7% ao ano; 54% da produção

Leia mais

Ordenamento Territorial para Expansão da Cana-de-açúcar no Brasil Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar

Ordenamento Territorial para Expansão da Cana-de-açúcar no Brasil Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar Ordenamento Territorial para Expansão da Cana-de-açúcar no Brasil Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria sucroalcooleira SIMTEC 01 de

Leia mais

Quem são os turistas que visitam as vinícolas do Planalto Catarinense?

Quem são os turistas que visitam as vinícolas do Planalto Catarinense? Coordenador: Professor Wilton Carlos Cordeiro Bolsistas: José Luiz Monteiro Mattos Newton Kramer dos Santos Neto Colaboradora: Professora Flávia Baratieri Losso OBJETIVO: conhecer o perfil dos turistas

Leia mais

PANORAMA DO MERCADO Asiático

PANORAMA DO MERCADO Asiático Boletim PANORAMA DO MERCADO Asiático Edição nº 1 Julho/2015 Coordenação Geral de Mercados Americanos/Asiático - CGMA Diretoria de Mercados Internacionais - DMINT Apresentação A série Boletim Panorama dos

Leia mais

Catálogo de Natal 2015 Período de compras de 24 de Novembro a 31 de Dezembro

Catálogo de Natal 2015 Período de compras de 24 de Novembro a 31 de Dezembro Catálogo de Natal 2015 Período de compras de 24 de Novembro a 31 de Dezembro Adega de Portalegre A frescura e a elegância em grandes vinhos com grandes prémios Na Serra de S. Mamede, nascem grandes vinhos

Leia mais

Ficha de Mercado BRASIL. ALENTEJO 2015 Exportar+

Ficha de Mercado BRASIL. ALENTEJO 2015 Exportar+ Ficha de Mercado BRASIL ALENTEJO 2015 Exportar+ Dados Gerais Área: 8.515.692,3 km² População: 201 milhões (estimativa EIU 2013) Densidade populacional: 23,6 habitantes/km² Designação oficial: República

Leia mais

Vinha, Vinho e Turismo na Região do Douro

Vinha, Vinho e Turismo na Região do Douro Vinha, Vinho e Turismo na Região do Douro Rosa Amador REGIÃO DO DOURO Vinha domina a paisagem REGIÃO DO DOURO REGIÃO DO DOURO REGIÃO DO DOURO Solo feito de xisto REGIÃO DO DOURO REGIÃO DO DOURO Quinta

Leia mais

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil ǀ Minas Gerais. Há mais de 16 anos estreitando laços entre Minas Gerais e Portugal

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil ǀ Minas Gerais. Há mais de 16 anos estreitando laços entre Minas Gerais e Portugal Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil ǀ Minas Gerais Há mais de 16 anos estreitando laços entre Minas Gerais e Portugal A História e o papel da Câmara A Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - Minas

Leia mais

Carlos Eduardo Rocha Paulista Grupo JBS S/A. Desafio da Industria Brasileira

Carlos Eduardo Rocha Paulista Grupo JBS S/A. Desafio da Industria Brasileira Carlos Eduardo Rocha Paulista Grupo JBS S/A Desafio da Industria Brasileira Carlos Eduardo Rocha Paulista Zootecnista FAZU Msc. Melhoramento Genético UNESP MBA em Marketing FEA USP AUSMEAT Curso de Formação

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO TOPOGRÁFICA DOS VINHEDOS NO VALE DOS VINHEDOS, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO TOPOGRÁFICA DOS VINHEDOS NO VALE DOS VINHEDOS, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO TOPOGRÁFICA DOS VINHEDOS NO VALE DOS VINHEDOS, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL ELISEU WEBER, ELIANA CASCO SARMENTO, HEINRICH HASENACK Universidade Federal do Rio Grande do Sul, eweber@portoweb.com.br

Leia mais

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA AS ÁGUAS DE SUPERFÍCIE Os rios são cursos naturais de água doce. Eles podem se originar a partir do derretimento de neve e de geleiras, de um lago ou das águas das

Leia mais

Complexo regional do Nordeste

Complexo regional do Nordeste Antônio Cruz/ Abr Luiz C. Ribeiro/ Shutterstock gary yim/ Shutterstock Valter Campanato/ ABr Complexo regional do Nordeste Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, MA. Sertão de Pai Pedro, MG. O norte

Leia mais

O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO E O SETOR DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS TENDÊNCIAS DOS MERCADOS PARA 2012/2013 E OS CENÁRIOS DE LONGO PRAZO Carlos Cogo Agosto/2012 LA NIÑA PROVOCA FORTES QUEBRAS EM SAFRAS DE GRÃOS O

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRNTE 8 A - aula 25. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRNTE 8 A - aula 25. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRNTE 8 A - aula 25 Profº André Tomasini Localizado na Região Centro-Oeste. Campos inundados na estação das chuvas (verão) áreas de florestas equatorial e tropical. Nas áreas mais

Leia mais

5 Objetivos Principais

5 Objetivos Principais A Rainforest Business School Escola de Negócios Sustentáveis de Floresta Tropical Instituto de Estudos Avançados Universidade de São Paulo (USP) Programa de Pesquisa Amazônia em Transformação (AmazonIEA)

Leia mais

Panorama Geral da Ovinocultura no Mundo e no Brasil

Panorama Geral da Ovinocultura no Mundo e no Brasil Revista Ovinos, Ano 4, N 12, Porto Alegre, Março de 2008. Panorama Geral da Ovinocultura no Mundo e no Brasil João Garibaldi Almeida Viana 1 Os ovinos foram uma das primeiras espécies de animais domesticadas

Leia mais

Prova bimestral 5 o ano 2 o Bimestre

Prova bimestral 5 o ano 2 o Bimestre Prova bimestral 5 o ano 2 o Bimestre geografia Escola: Nome: Data: / / Turma: Leia o trecho da letra da música abaixo e, em seguida, responda às questões. [...] Eu já cantei no Pará Toquei sanfona em Belém

Leia mais

Índice. A ideia. Parceiros. Localização. Diferencial. Serviços. Dinâmica e funcionamento. Ações de marketing. Imagens ilustrativas de referência

Índice. A ideia. Parceiros. Localização. Diferencial. Serviços. Dinâmica e funcionamento. Ações de marketing. Imagens ilustrativas de referência E M P Ó R I O E R I S T O R E M P o R I O E R I S T O R A N T E E M P o R I O E R I S T O R Índice A ideia Parceiros Localização Diferencial Serviços Dinâmica e funcionamento Ações de marketing Imagens

Leia mais

GEOGRAFIA Questões de 35 a 42

GEOGRAFIA Questões de 35 a 42 GEOGRAFIA Questões de 35 a 42 35. Observe os mapas abaixo. Acerca das escalas apresentadas, é incorreto afirmar: A) O mapa 1 apresenta a menor escala e o maior nível de detalhamento. B) Os mapas 1 e 2

Leia mais

COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS.

COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS. COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS. A Rio Quality existe com o objetivo de proporcionar a total satisfação dos clientes e contribuir para o sucesso de todos. Essa integração se dá através do investimento

Leia mais

O Clima do Brasil. É a sucessão habitual de estados do tempo

O Clima do Brasil. É a sucessão habitual de estados do tempo O Clima do Brasil É a sucessão habitual de estados do tempo A atuação dos principais fatores climáticos no Brasil 1. Altitude Quanto maior altitude, mais frio será. Não esqueça, somente a altitude, isolada,

Leia mais

Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

Comissão Vitivinícola Regional Alentejana Comissão Vitivinícola Regional Alentejana Regulamento Interno da Rotulagem da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana 21 de Janeiro de 2013 (Revisto a 2 de Maio de 2013) O presente Regulamento estabelece

Leia mais

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Grande extensão territorial Diversidade no clima das regiões Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Motivação! Massas de Ar Grandes

Leia mais

Desde 1996 uma ferramenta. Agronegócio gaúcho tem metade das certificações brasileiras. Ariosto Mesquita

Desde 1996 uma ferramenta. Agronegócio gaúcho tem metade das certificações brasileiras. Ariosto Mesquita Agronegócio gaúcho tem metade das certificações brasileiras Ariosto Mesquita Desde 1996 uma ferramenta estratégica para agregar valor final ao produto e abrir mercados pelo mundo, a Indicação Geográfica

Leia mais

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Região Norte 1. Qual a diferença entre região Norte, Amazônia Legal e Amazônia Internacional? A região Norte é um conjunto de 7 estados e estes estados

Leia mais

Produtos de qualidade, Patrimônio cultural e Desenvolvimento Territorial: O Caminhos de Pedra e o Vale dos Vinhedos

Produtos de qualidade, Patrimônio cultural e Desenvolvimento Territorial: O Caminhos de Pedra e o Vale dos Vinhedos Produtos de qualidade, Patrimônio cultural e Desenvolvimento Territorial: O Caminhos de Pedra e o Vale dos Vinhedos Claire Cerdan CIRAD-UFSC Introdução Ilustrar o uso do patrimônio cultural como elemento

Leia mais

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO RURAL CONTINENTE 2014-2020. DESCRIÇÃO DA AÇÃO Versão: 1 Data: 28-10-2013

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO RURAL CONTINENTE 2014-2020. DESCRIÇÃO DA AÇÃO Versão: 1 Data: 28-10-2013 PROGRAMA DESENVOLVIMENTO RURAL CONTINENTE 2014-2020 DESCRIÇÃO DA AÇÃO Versão: 1 Data: 28-10-2013 M3. VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA AÇÃO 3.1 JOVENS AGRICULTORES NOTA INTRODUTÓRIA O desenvolvimento das

Leia mais

catalogo2.indd 1 10/03/2013 22:04:37

catalogo2.indd 1 10/03/2013 22:04:37 catalogo2.indd 1 10/03/2013 22:04:37 1 Vinho Tinto Seco Fino Cabernet Sauvignon Uva originária da França, produz um vinho tinto seco de cor vermelho-rubi, com reflexos violáceos, boa intensidade e lágrimas

Leia mais