NOME: N RECUPERAÇÃO PARALELA DE PORTUGUÊS - TURMA 171 PROFª LÍVIA 2º BIMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOME: N RECUPERAÇÃO PARALELA DE PORTUGUÊS - TURMA 171 PROFª LÍVIA 2º BIMESTRE"

Transcrição

1 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / / NOTA: NOME: N RECUPERAÇÃO PARALELA DE PORTUGUÊS - TURMA 171 PROFª LÍVIA 2º BIMESTRE Texto I O silêncio do rouxinol [...] Na época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e na qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança. Certo dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro se aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o incomparável rouxinol emudeceu. Desesperado, o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio. O rouxinol disse a Salomão: Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro veio me dizer: Pare de chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa gaiola. Então, decidi me calar. Salomão traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se perguntou: De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?. E lhe devolveu a liberdade. CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, Responda às questões de 1 a 10 com base no texto I. QUESTÃO 1: O fato que gera o conflito na história é o pássaro (A) possuir uma voz excepcional. (C) ser um rouxinol. (B) ter emudecido. (D) encantar a vizinhança. QUESTÃO 2: No trecho...cantava, horas a fio, para encanto da multidão., a expressão horas a fio tem o sentido de (A) de vez em quando. (C) pousado em um fio. (B) durante muito tempo. (D) sem cobrar por isso. QUESTÃO 3: A decisão de não mais cantar, comunicada pelo rouxinol a Salomão, que a traduziu para o homem, teve, como consequência, o homem (A) não entender a tradução. (C) libertar o rouxinol. (B) ficar desesperado. (D) silenciar o rouxinol. QUESTÃO 4: O trecho do texto que contém uma opinião é (A) Na época de Salomão, o melhor dos reis,... (1 ) (B) Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.... (3 ) (C) Comecei a me lamentar noite e dia,... (5 ) (D) E lhe devolveu a liberdade. (6 )

2 QUESTÃO 5: Em A partir desse momento, o incomparável rouxinol emudeceu., a vírgula foi utilizada nesse trecho para (A) separar no início da frase uma expressão de tempo (B) separar elementos de uma enumeração. (C) facilitar a compreensão de algum elemento que quebre a continuidade da frase (D) separar um vocativo QUESTÃO 6: Em O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que aí está.,as vírgulas em destaque foram utilizadas nesse trecho para (A) separar no início da frase uma expressão de tempo (B) separar elementos de uma enumeração. (C) facilitar a compreensão de algum elemento que quebre a continuidade da frase (D) separar um vocativo QUESTÃO 7: Na passagem a seguir, as formas verbais em destaque expressam Desesperado, o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio (A) uma ação ocorrida e concluído num determinado tempo passado. (B) uma ação que se prolonga no passado. (C) uma descrição de um momento passado que se está descrevendo (D) um fato habitual, isto é, que costuma acontecer sempre QUESTÃO 8: Observe o período a seguir: O rouxinol disse a Salomão a) Reescreva-o de maneira a indicar um acontecimento certo de acontecer no futuro. b) Indique o tempo verbal utilizado no item a. QUESTÃO 9: O verbo está diretamente relacionado com a existência e com a ação do homem no mundo. Portanto, quando desejamos dizer que alguém fez alguma coisa ou alguém é, empregamos verbos. Essa classe gramatical pode flexionar-se em número, pessoa, tempo, modo e voz. Com base no fragmento e nas forma verbais em destaque a seguir, diferencie o modo indicativo do imperativo. Até o dia em que outro pássaro veio me dizer: Pare de chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa gaiola. Então, decidi me calar. QUESTÃO 10: Os diferentes tempos verbais não servem apenas para marcar o tempo cronológico, ou seja, indicar a sequência dos fatos. Eles possibilitam ao narrador, além de descrever o que ocorreu no passado, caracterizar seu ponto de vista sobre o cenário e o ambiente expor sua opinião sobre os personagens.

3 Tomando a afirmativa acima como referência, retire um exemplo de um verbo conjugado no pretérito perfeito e outro no imperfeito. A seguir, explique a diferença ao optar por um tempo em detrimento do outro. Texto II Responda às questões de 11 e 12 com base no texto II. QUESTÃO 11: O Texto II tem como finalidade (A) exaltar a beleza e a diversidade de nossos pássaros. (B) divulgar uma campanha de proteção a animais. (C) informar sobre uma campanha de vacinação de animais. (D) mobilizar as comunidades em prol da conservação das matas. QUESTÃO 12: Em relação aos verbos: a) Retire os verbos no texto do anúncio. b) Indique somente o(s) verbo(s) que dá(ão) ordem, conselho, dicas. Texto III Texto IV Texto V

4 Responda às questões de 13 e 14 com base no texto III, IV e V. QUESTÃO 13: Porque na maioria das propagandas o modo imperativo é o mais empregado? QUESTÃO 14: Indique e comente o objetivo das propagandas. QUESTÃO 15: Considerando as formas verbais destacadas nas três frases abaixo, a opção com a correta classificação de tempos e modos é, respectivamente: I. Pelo menos não descumpra suas obrigações. II. Talvez chova no final do dia. III. Digita este documento, por gentileza, Teresinha (A) presente do subjuntivo/presente do subjuntivo/ imperativo afirmativo (B) imperativo negativo/presente do subjuntivo/presente do indicativo (C) presente do subjuntivo/presente do subjuntivo/presente do indicativo (D) imperativo negativo/presente do subjuntivo /imperativo afirmativo QUESTÃO 16: Complete o modo de fazer do suco abaixo e utilize os verbos do quadro no imperativo. Os ingredientes já estão lá: SUCO DE GOIABANANA Descascar reservar cortar bater colocar experimentar coar servir Ingredientes 4 goiabas cortadas em pedaços 4 bananas (sem casca) 3 copos de suco de maracujá 3 copos de água Como fazer as bananas e. Em seguida, as goiabas em pedacinhos. no liquidificador um maracujá com três copos de água. e. Depois as bananas, as goiabas, os três copos de água e os três de suco de maracujá já batido. e açúcar, se desejar. e logo em seguida. Rende seis porções.

5 QUESTÃO 17 Leia esta tira de Laerte. a) Qual é o assunto da tira? b) Em que modo (indicativo, subjuntivo e imperativo) estão as formas verbais empregadas nas frases numeradas da tira? c) Considerando o assunto da tira, responda: Por que foi empregado esse modo verbal? QUESTÃO 18: Complete com as formas adequadas dos verbos entre parênteses: a) Se chegasses mais cedo, a cena. (ver) b) É preciso que as crianças o desafio. (vencer) c) Quando nós as cartas no correio, avisaremos. (pôr) QUESTÃO 19: Preencha as lacunas com as formas verbais indicadas entre parênteses: a ) Nós sempre que ele voltaria. (saber pret. mais--que-perf. simples ind.) b) As crianças devagar. (ler pres. ind.) c) Ela por notícias tuas. (ansiar pres. ind.) d) Nós todas as tardes, mas elas não. (passear pres. do ind.) e) Quem os livros para mim? (trazer fut. pres.) f) Ele pôr o vaso na janela? (poder pret. perf. ind.) g) Se, irei contigo. (querer fut. subj.) QUESTÃO 20: Use I para Modo Indicativo, II para Modo Subjuntivo e III para Modo Imperativo: a) Espere ( ) um pouco, garoto. b) Queres ( ) que eu volte ( ) logo? c) Gostaria ( ) de que todos fossem ( ) felizes. d) Devolvam ( ) tudo, nós lhes suplicamos. ( ) e) Quando estiverdes ( ) com ele, resolvereis ( ) isso. f) Não sejam ( ) teimosos!

BETINHA- PORTUGUÊS- ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

BETINHA- PORTUGUÊS- ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BETINHA- PORTUGUÊS- ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Conteúdo: Módulo 5 e 8 da apostila 1; Interpretação de textos e quadrinhos; Tipos de sujeito. Leia o poema abaixo: CORAÇÃO À DERIVA Roseana Murray Pendurada num

Leia mais

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO O silêncio do rouxinol [...] Na época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou

Leia mais

Exercícios complementares para R.O de Gramática

Exercícios complementares para R.O de Gramática Exercícios complementares para R.O de Gramática 1.Complete com eu ou mim : - eles chegaram antes de. - há algum trabalho para fazer? - há algum trabalho para? - ele pediu para elaborar alguns exercícios;

Leia mais

Sala de estudo LÍNGUA PORTUGUESA Nome: nº PARTE 1 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TEXTO 1. Analise o texto 1 e faça as questões 1, 2, 3 e 4.

Sala de estudo LÍNGUA PORTUGUESA Nome: nº PARTE 1 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TEXTO 1. Analise o texto 1 e faça as questões 1, 2, 3 e 4. Sala de estudo LÍNGUA PORTUGUESA - 2018 Ensino Fundamental 6º ano Profª. Maria Fernanda Nome: nº. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARTE 1 TEXTO 1 Analise o texto 1 e faça as questões 1, 2, 3 e 4. QUESTÃO 01 Assunto:

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira VERBO I Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira Que dó dos passarinhos! Quanto vento! Que frio! Chove tanto As roseiras

Leia mais

Concurso de Bolsas º Ano do Ensino Fundamental

Concurso de Bolsas º Ano do Ensino Fundamental Concurso de Bolsas 2019-7º Ano do Ensino Fundamental Português Leia o texto abaixo para responder as questões de 01 a 04. 1. O fato que gera o conflito na história foi o pássaro a) ter emudecido. B) ser

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Dicas e roteiro de estudos para a avaliação 1. Faça a leitura da parte teórica e reveja os

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 4 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO

EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO COLÉGIO FRANCO-BRASILEIRO NOME: N : TURMA: PROFESSOR(A): ANO: DATA: / / 2014 EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO TEXTO 1 O morcego sugeriu o radar Como vocês sabem, o morcego é um mamífero alado, de hábitos noturnos

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Professoras: Lívia, Mirelli, Nancy e Vivi Ano: 7 ano Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como

Leia mais

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Credenc. e autorização de funcionamento do Ens. Fundamental. Deliberação CEE/MS Nº 10278, de 19 de dezembro de 2013. Educ. Infantil Aut. Del. CEE/MS Nº 1438 de 06/12/2012 TP

Leia mais

1. Leia com atenção o texto abaixo. A seguir, relacione adequadamente as formas verbais nele encontradas.

1. Leia com atenção o texto abaixo. A seguir, relacione adequadamente as formas verbais nele encontradas. Revisional 6º ano 4º bimestre Língua Portuguesa 1. Leia com atenção o texto abaixo. A seguir, relacione adequadamente as formas verbais nele encontradas. Na semana seguinte a empregada me chamou a atenção:

Leia mais

1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique quanto a conjugação verbal, forma nominal, tempo e modo verbal.

1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique quanto a conjugação verbal, forma nominal, tempo e modo verbal. Sistema de Ensino São Benedito Cuiabá, de de 2011 Atividades de Língua Portuguesa Série: 7º Ano Assuntos: Conjugação Verbal/Imperativo e Formas nominais. 1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique

Leia mais

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída?

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída? VERBO CONTINUAÇÃO III FLEXÃO DE TEMPO TEMPOS VERBAIS A) Modo Indicativo Leia esta piada: Chovia há três dias sem parar e o campo de futebol estava completamente inundado. Era domingo e sem futebol o pessoal

Leia mais

Português. Tempos e Modos Verbais Verbos. Professor Carlos Zambeli.

Português. Tempos e Modos Verbais Verbos. Professor Carlos Zambeli. Português Tempos e Modos Verbais Verbos Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português TEMPOS E MODOS VERBAIS VERBOS Tempos verbais do Indicativo 1. Presente é empregado para expressar

Leia mais

Plano de Recuperação 2º Semestre º ano EF2

Plano de Recuperação 2º Semestre º ano EF2 Professoras: Débora, Soraia, Vivi e Lívia Ano: 7º Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Português nos quais apresentou defasagens e os quais lhe servirão

Leia mais

Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos:

Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos: 2 Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos: Modos Verbais; O conceito de Flexão Verbal. 3 Habilidades: Observar os usos dos modos verbais; Compreender o conceito de flexão

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS FLEXÕES VERBAIS Verbo palavra que exprime um processo. Pode indicar ação, estado ou mudança de estado e fenômeno da natureza. Os verbos possuem cinco flexões:

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano Professor: Daniel Disciplina: Português No Anhanguera você é + Enem TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 01. Liste os tempos verbais do modo indicativo e do modo

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

VERBO. Flávia Andrade

VERBO. Flávia Andrade VERBO Flávia Andrade DEFINIÇÃO Verbo é a palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno natural e outros processos, flexionando-se em pessoa, número, modo, tempo e voz. a. Ação: andar, causou,

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR IZABELE HOZARA DISCIPLINA PORTUGUÊS SIMULADO: P7 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br ALUNO TURMA 601 Questão

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2016 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano: 5 Ef 1. Júlia quis mandar uma mensagem para seu amigo

Leia mais

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE Nome: Nº.: Ano: 6 T.: Profª: Fabiana Almeida Data: 01/09/2015 EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE 1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:

Leia mais

SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli

SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli Português DISCURSO DIRETO E INDIRETO Passagem do discurso direto para discurso indireto Mudança dos pronomes do discurso: 1. A 1ª pessoa

Leia mais

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR NOME: DATA: / /2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO / 2º TRIMESTRE ANO: 7º TURMA: TURNO: Matutino Vespertino Assinatura do Responsável: PROFESSORA: ROSANA NOTA: VALOR: 12,0 pontos Questão 01. Preencha as tabelas

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 6º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia os quadrinhos, prestando atenção às palavras destacadas:

Leia mais

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21)

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Data: EXERCÍCIO DE PORTUGUÊS Aluno(a): N.º Turma: 13. Turno: Tarde Professor(a): Instruções para um bom desempenho: Texto I Leia atentamente

Leia mais

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal Prof. Eloy Gustavo Derivação Verbal Derivação Verbal: Sabendo-se conjugar um verbo numa das formas primitivas, consegue-se obter também as que lhe são derivadas. Abaixo aparecem as três formas primitivas

Leia mais

Conjugação Verbal. LABORATÓRIO DE REDAÇÃO Adriano & Rubão (11) Tempos derivados do Perfeito. Imperfeito Subjuntivo

Conjugação Verbal. LABORATÓRIO DE REDAÇÃO Adriano & Rubão (11) Tempos derivados do Perfeito. Imperfeito Subjuntivo Primitivos Presente Conjugação Verbal Derivados Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo Presente Perfeito Indicativo Imperfeito Futuro Mais-queperfeito Tema 1 Perfeito Indicativo Imperfeito Futuro Tema

Leia mais

Verbos PROFESSORA CAMILLA

Verbos PROFESSORA CAMILLA Verbos PROFESSORA CAMILLA Conceituando Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: ação; estado; fenômeno; ocorrência; desejo.

Leia mais

Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado

Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado Definição São palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Flexionam-se em número, pessoa,

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 O Sapo e a Cobra Era uma

Leia mais

P1-3 BIMESTRE ESTUDO DOS VERBOS

P1-3 BIMESTRE ESTUDO DOS VERBOS Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Questões discursivas

Leia mais

Conjugação Verbal Presente Tempos derivados do Perfeito Tempos derivados do Perfeito

Conjugação Verbal Presente Tempos derivados do Perfeito Tempos derivados do Perfeito Primitivos Derivados Imperativo Afirmativo Imperativo Negativo 1 VER Tu VI ste Pre Ante visse vir vira VIR Tu VIE ste Pro Inter Sobre viesse vier viera HAVER Tu HOUVE ste houvesse houver houvera De Com

Leia mais

Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra.

Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra. Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra. Ações pedalar correr jogar Estado Fenômenos da Natureza VERBO É a palavra variável que: futuro. pode ser conjugada no passado (pretérito), presente e indica

Leia mais

4º ano. Atividade de Estudo de Português 07/10/2016

4º ano. Atividade de Estudo de Português 07/10/2016 Atividade de Estudo de Português 07/10/2016 4º ano Leia o texto abaixo. ANIVERSÁRIO Aniversário é uma palavra latina que significa aquilo que volta todos os anos. Anniversarius vem de annus (ano) e vertere

Leia mais

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2014

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2014 PROAC / COSEAC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2014 INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 09 Verifique se este caderno contém: Prova de LÍNGUA PORTUGUESA com cinco questões;

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2015 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef 1. Do depoimento a seguir, foram retirados

Leia mais

Dicas: a) Leia o texto duas vezes antes de responder às questões.

Dicas: a) Leia o texto duas vezes antes de responder às questões. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Leia o texto abaixo. ÁLBUM DE

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

Anedota. Apresente dois recursos usados pelo autor dessa anedota para provocar o humor, a graça. Depois explique de acordo com o contexto.

Anedota. Apresente dois recursos usados pelo autor dessa anedota para provocar o humor, a graça. Depois explique de acordo com o contexto. PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE DE 2010 PROFª GICÉLIA NOME Nº 6º ANO Você já sabe que deve usar caneta preta ou azul, evitar rasuras, caprichar na letra, desenvolver respostas completas e não utilizar

Leia mais

CONJUGAÇÃO DOS VERBOS REGULARES Prof.ª Rafaella Eleutério

CONJUGAÇÃO DOS VERBOS REGULARES Prof.ª Rafaella Eleutério CONJUGAÇÃO DOS VERBOS REGULARES Prof.ª Rafaella Eleutério Emprego de tempos e modos verbais Presente do indicativo O presente pode ocorrer com valor de pretérito perfeito, indicando um processo já ocorrido

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense- CDS 6º Ano- Língua Portuguesa Ensino Fundamental II. Modo Verbal. Prof: Caliana Medeiros

Colégio Diocesano Seridoense- CDS 6º Ano- Língua Portuguesa Ensino Fundamental II. Modo Verbal. Prof: Caliana Medeiros Colégio Diocesano Seridoense- CDS 6º Ano- Língua Portuguesa Ensino Fundamental II Modo Verbal Prof: Caliana Medeiros O que é o VERBO? São palavras que exprimem ação física ou mental, estado, fenômenos

Leia mais

Verbo. Classes de palavras

Verbo. Classes de palavras Verbo Classes de palavras O verbo Os verbos são as palavras que servem para indicar ações ou estados. A Joana comprou um lápis e fez um desenho com ele. O lápis ainda está novo. Parece de cera, mas é de

Leia mais

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 28 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO EXERCÍCIO COMPLEMENTAR 1. Leia o texto e depois

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

MODOS VERBAIS indicativo subjuntivo imperativo

MODOS VERBAIS indicativo subjuntivo imperativo VERBOS MODOS VERBAIS Três são os modos: indicativo, subjuntivo e imperativo. Normalmente, o indicativo exprime certeza e é o modo típico das orações coordenadas e principais; o subjuntivo exprime incerteza,

Leia mais

DISCURSO DIRETO E INDIRETO

DISCURSO DIRETO E INDIRETO DISCURSO DIRETO E INDIRETO O discurso direto reproduz a fala diretamente, usando dois-pontos, vírgula ou travessão. A moça disse: Este livro é meu. Este livro é meu, disse a moça. Este livro, disse a moça,

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Para quem ele

Leia mais

EMPREGO DOS TEMPOS E. Prof. Everson Pereira

EMPREGO DOS TEMPOS E. Prof. Everson Pereira EMPREGO DOS TEMPOS E MODOS VERBAIS Prof. Everson Pereira MODOS VERBAIS Há três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. O indicativo é usado quando se toma como real ouverdadeiroaquiloquesefalaouseescreve.

Leia mais

Escola Estadual Matriz de Referência Avaliação diagnóstica para o 7º ano

Escola Estadual Matriz de Referência Avaliação diagnóstica para o 7º ano Professor: Disciplina: Escola Estadual Matriz de Referência Avaliação diagnóstica para o 7º ano Data: Valor: Bimestre: Turma: Conteúdo (Tópicos): Nº da Questão Questão Correta 01 A Descritores D19 Identificar

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano EF Data: / / 2018 Trabalho Recuperação Semestral Professor(a): Regiane Matéria: Português VALOR: O diamante Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

RECUPERAÇÃO PARALELA ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Marília, de de. NOME: Nº: TURMA: RECUPERAÇÃO PARALELA ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Você deverá saber: 1. Identificar numa situação de comunicação os elementos da comunicação: emissor, receptor, mensagem, canal,

Leia mais

REVISÃO: PARCIAL I UNIDADE

REVISÃO: PARCIAL I UNIDADE REVISÃO: PARCIAL I UNIDADE O gênero conto O conto é uma narrativa curta, com poucas personagens e poucas ações. Devido ao seu tamanho, a duração dos fatos e o espaço onde ocorre a história também são reduzidos.

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 Questão 1 Regência e Pronome Relativo Primeira lacuna: regência verbal de chegar a algum lugar. Segunda lacuna: regência verbal de passar por algo.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 7 / 8 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 7 / 8 / 2018 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 7 / 8 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Interpretação de texto; Estudo do vocabulário; Substantivos;

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho- A trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves EMPREGO DO VERBO Para que possamos iniciar a segunda parte do tutorial Emprego do verbo, vamos relembrar alguns aspectos do tutorial passado: MODO INDICATIVO É o modo verbal que expressa um fato real,

Leia mais

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre EXERCÍCIOS Estudo para a Avaliação Trimestral 2º Trimestre A publicidade abaixo tem o seguinte texto: A vez da agricultura familiar em Santa Bárbara. Essa sequência de palavras é uma frase? Por quê? É

Leia mais

VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO

VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO Verbo é a palavra que indica AÇÃO, praticada ou sofrida pelo sujeito; FATO de que o sujeito

Leia mais

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação:

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 14 / 6 / 2017

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA DEBORA HELLEN GOMES CANELLAS Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador I é um fragmento do segundo capítulo

Leia mais

Português. Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari.

Português. Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari. Português Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português FLEXÃO VERBAL DE MODO (INDICATIVO, SUBJUNTIVO, IMPERATIVO) Texto

Leia mais

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2014

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2014 PROAC / COSEAC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2014 INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 10 Verifique se este caderno contém: Prova de LÍNGUA PORTUGUESA com cinco questões.

Leia mais

Atividades - Artigo e Numeral

Atividades - Artigo e Numeral Atividades - Artigo e Numeral Observe o quadrinho abaixo e responda às questões propostas a seguir: Chegou o dia de sacarmos as nossas economias para um dia de miséria. Senhores, acho que o dia terrível

Leia mais

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios Recuperação Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português Data: Professor(a): Érica Beatriz Nota: Leia o texto de Clarice Lispector e veja

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 4D 2015 1/ 6 1. Observe a cantata de Natal. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Dê a classe

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

Tatuagem. 02- Qual a pessoa do discurso empregada para narrar a crônica? Ela participa da história? R.:

Tatuagem. 02- Qual a pessoa do discurso empregada para narrar a crônica? Ela participa da história? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Tatuagem Enfermeira

Leia mais

BATIDO de CENOURA. Ingredientes. 7,5 dl de leite. 2 cenouras médias. Raspa de casca de 1 limão. Preparação

BATIDO de CENOURA. Ingredientes. 7,5 dl de leite. 2 cenouras médias. Raspa de casca de 1 limão. Preparação BATIDO de CENOURA 7, 2 cenouras médias Raspa de casca de 1 limão Descascar e lavar muito bem as cenouras. Cortar às rodelas e deitá-las no copo da liquidificadora. De seguida, juntar o leite e a raspa

Leia mais

Estudos de morfologia verbal: aspectos verbais, paradigmas de conjugação e tempos verbais

Estudos de morfologia verbal: aspectos verbais, paradigmas de conjugação e tempos verbais COLÉGIO DELOS APARECIDA DE GOIÂNIA ENSINO MÉDIO GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA TEMA: Estudos de morfologia verbal: aspectos verbais, paradigmas de conjugação e tempos verbais Professor Eliel de Queiroz

Leia mais

Processo Seletivo Caderno 2 Prova da 2. a Fase. Língua Portuguesa. 1.º Semestre de Confira seus dados impressos na capa deste caderno.

Processo Seletivo Caderno 2 Prova da 2. a Fase. Língua Portuguesa. 1.º Semestre de Confira seus dados impressos na capa deste caderno. Processo Seletivo 1.º Semestre de 2012 Processo Seletivo 1.º Semestre de 2012 004. Caderno 2 Prova da 2. a Fase Língua Portuguesa Confira seus dados impressos na capa deste caderno. A duração das provas

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

AULA 10 CLASSES DE PALAVRAS VI. POLÍCIA CIVIL de São Paulo

AULA 10 CLASSES DE PALAVRAS VI. POLÍCIA CIVIL de São Paulo AULA 10 CLASSES DE PALAVRAS VI POLÍCIA CIVIL de São Paulo Professor Marlus Geronasso MODOS VERBAIS Três são os modos: indicativo, subjuntivo e imperativo. Normalmente, o indicativo exprime certeza e é

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves VERBO É a palavra que indica ação, fato ou fenômeno da natureza, situados no tempo. Exemplo: Nosso time jogou bem. Ação A sobremesa ficou deliciosa. Estado Está chovendo bastante em Recife. Fenômeno CONJUGAÇÃO

Leia mais

3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe:

3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe: . 3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta 1-Observe a propaganda abaixo: a- Qual é a predicação da forma verbal vote? b- Identifique e classifique o seu complemento. c-

Leia mais

Unidade 8 Meninos e meninas

Unidade 8 Meninos e meninas Sugestões de atividades Unidade 8 Meninos e meninas 7 PORTUGUÊS 1 Português 1. Observe a canção popular a seguir. Se essa rua Eu mandava Eu mandava ladrilhar Com pedrinhas Com pedrinhas de brilhante Só

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios com respostas para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a

Leia mais

PORTUGUÊS. 1. Segundo o texto, As crianças de hoje, na média, têm cabeças melhores do que tiveram seus pais e avós na mesma idade.

PORTUGUÊS. 1. Segundo o texto, As crianças de hoje, na média, têm cabeças melhores do que tiveram seus pais e avós na mesma idade. PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES QUE SEGUEM: QUESTÕES OBJETIVAS As crianças

Leia mais

PORTUGUÊS. Prof.ª Paula Barreto

PORTUGUÊS. Prof.ª Paula Barreto PORTUGUÊS Prof.ª Paula Barreto TIPO OU GÊNERO?????? Tipos textuais e gêneros textuais Tipos de texto Narração Argumentação Exposição Injunção Descrição Gêneros orais e escritos Conto, fábula, lenda, mito,

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou às Unidades 10, 11 e 12 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 4 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria Língua Portuguesa Compreensão de Textos Maria Tereza Faria Semântica dos artigos Definidos (o / a / os / as) Finalidade de individualizar, destacar, determinar objeto ou ser. O sinal já vai bater. (conhecimento

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 2º Bimestre Nome: Ano: 6º A / B Prof. Gustavo Jacinto N.: / /17 Conteúdo: Gêneros textuais: Notícia jornalística e fôlder.

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 4 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais

INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO - CONCURSO DE ADMISSÃO - ANO LETIVO DE 2016/2017 2ª FASE

INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO - CONCURSO DE ADMISSÃO - ANO LETIVO DE 2016/2017 2ª FASE INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO - CONCURSO DE ADMISSÃO - ANO LETIVO DE 2016/2017 2ª FASE Candidato Nº Nº CONVENCIONAL Nome 5º ANO PROVA DE PORTUGUÊS (Duração da prova: 50 minutos) Classificação: ( )

Leia mais

Escola EB1 de Ficha de Avaliação Final de Língua Portuguesa 3º ano Nome: Data: / /2011

Escola EB1 de Ficha de Avaliação Final de Língua Portuguesa 3º ano Nome: Data: / /2011 Escola EB1 de Ficha de Avaliação Final de Língua Portuguesa 3º ano Nome: Data: / /2011 1 - Lê o texto com atenção. A Fada Oriana 1 5 10 15 20 25 Era uma vez uma fada chamada Oriana. Era uma fada boa e

Leia mais

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso SINAIS DE PONTUAÇÃO Servem para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA CAMILLA

REVISÃO PROFESSORA CAMILLA REVISÃO PROFESSORA CAMILLA RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Marina. Para

Leia mais

UNIDADE 13 REVISÃO: DISCURSOS DIRETO/INDIRETO

UNIDADE 13 REVISÃO: DISCURSOS DIRETO/INDIRETO UNIDADE 13 REVISÃO: DISCURSOS DIRETO/INDIRETO O QUE É? Há muitas situações em que necessitamos transmitir aquilo que outras pessoas dizem ou disseram: Durante um diálogo; Quando contamos uma história;

Leia mais

Índice de conteúdos por domínio

Índice de conteúdos por domínio português Oo Índice de conteúdos por domínio Texto expositivo/informativo... 68-70 Testes? Como ficar preparado?... 6-7 Texto de opinião... 71-73 Verbos de instrução... 7-8 Resumo... 74-76 oralidade educação

Leia mais