Apresentaremos, em seguida, de modo mais detalhado os módulos e respectivos procedimentos que consideramos de maior interesse.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentaremos, em seguida, de modo mais detalhado os módulos e respectivos procedimentos que consideramos de maior interesse."

Transcrição

1 1. Introdução Durante os últimos anos, o package estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) foi talvez o mais utilizado e mais completo dos packages disponíveis para análise estatística, apesar de ser também dos mais caros. Aqueles que o utilizam desde já alguns anos viram melhorar as sucessivas versões para micro-computadores, sendo a versão mais recente (SPSS/PC+ V. 8 para Windows) quase tão completa como a versão para mainframes (SPSS x ) e muito mais versátil e poderosa em termos de computação. Esta versão inclui os seguintes módulos: -Base -Professional Statistics -Advanced Statistics -Categories -Trenás -Tables Apresentaremos, em seguida, de modo mais detalhado os módulos e respectivos procedimentos que consideramos de maior interesse. O módulo Base compreende os procedimentos necessários ao: - acesso aos dados: - definição das variáveis:

2 - transformação dos dados: - selecção de casos ou variáveis: - e apresentação dos dados e dos resultados: assim como os procedimentos para aplicação dos métodos mais simples de análise estatística.

3 Estes últimos permitem construir quadros de distribuição de frequências, calcular medidas de estatística descritiva para o conjunto de dados na sua globalidade ou para diferentes grupos separadamente, efectuar o cruzamento de variáveis, medir e testar a associação entre variáveis: testar os pressupostos de normalidade e igualdade de variâncias e representar graficamente os dados: testar a igualdade de médias entre dois grupos populacionais, proceder à análise de variância simples ou múltipla, medir e testar o grau de relação linear entre duas ou mais variáveis e ajustar modelos de regressão linear simples e múltipla

4 realizar ensaios de hipóteses não paramétricos O módulo de Professional Statistics inclui ainda dois métodos de estatística multivariada de larga utilização: a análise factorial de componentes principais (FACTOR), a análise de clusters (CLUSTER e QUICK CLUSTER), a análise discriminante (DISCRIMINANT), etc. No que respeita à análise multivariada, é completado pelo módulo Advanced Statistics que apresenta procedimentos para realizar a análise de variância multivariada (MANOVA) e diferentes modelos de regressão. Estes últimos incluem o modelo de regressão loglinear hierárquico (HILOGLINEAR), os modelos de regressão para variáveis dependentes dicotómicas (LOGISTIC e PROBIT), o modelo loglinear para variáveis qualitativas (LOGLINEAR) e o modelo de regressão não linear (NONLINEAR). Inclui também os procedimentos para análise de sobrevivência (COX, KAPLAN_MEYER e SURVIVAL). O módulo Categories foi particularmente concebido para análise estatística de variáveis qualitativas. Para além da análise factorial de correspondências simples (ANACOR) e múltipla (HOMALS), este módulo inclui procedimentos que permitem a aplicação da análise de componentes principais não-lineares (PRINCALS), da análise de correlação canónica não-linear (OVERALS) e da análise conjunta (ORTHOPLAN. PLNCARDS e CONJOINT). O módulo Trends inclui os procedimentos necessários à análise de séries cronológicas e diferentes métodos de alisamento (ARIMA, EXSMOTH, SEASON, SPECTRA e X11ARIMA) Este resumo não pretende ser exaustivo. O SPSS para Windows inclui muitos outros procedimentos de interesse. Para uma maior familiarização com este software aconselha-se uma leitura atenta dos manuais, que para além da apresentação dos comandos, incluem exemplos adequados a cada um deles e, ainda uma excelente descrição dos conceitos teóricos estatísticos subjacentes.

5 II. As janelas no SPSS para Windows SPSS para Windows é um sistema informático para análise estatística e gestão de dados num ambiente gráfico, através da utilização de menus descritivos e de caixas de diálogo. Existem seis tipos diferentes de janelas no SPSS para Windows: 1. Janela de aplicações do SPSS: contém os menus, cada um deles contendo vários procedimentos e permitindo a abertura e manipulação de ficheiros e dados e diferentes tipos de análise; 2. Editor de dados (): mostra o conteúdo de um ficheiro de dados permite a criação de um novo ficheiro e/ou modificação de dados introduzidos. Esta janela abre-se automaticamente quando se entra no SPSS; 3. Janela de resultados (Output): abre também automaticamente e mostra resultados dos procedimentos seleccionados nos menus: quadros de distribuição de frequências, médias, cruzamentos, correlações, testes hipóteses, etc, etc 4. Janela de sintaxe (Syntax): os procedimentos escolhidos através dos menus e caixas de diálogo podem aparecer na janela de sintaxe. Estes comandos podem ser editados, guardados em ficheiros e corridos nas sessões seguintes. Podem abrir-se várias janelas de sintaxe. Para copiar os comandos para a janela de sintaxe basta fazer Paste em cada caixa de diálogo e em seguida marcar os comandos e fazer Run na janela de sintaxe. 5. Janela de gráficos (chart): podem modificar-se e gravar-se gráficos de alta resolução nesta janela. Permite a alteração de cores/padrão, tipos e tamanho de letras, tipo de gráficos, a rotação de gráficos a três dimensões, etc. 6. Chart carrousel: abre automaticamente a primeira vez que se faz um gráfico. Todos os gráficos realizados durante a sessão ficam guardados nesta janela que se pode abrir para os modificar, gravar, etc.

6 As sessões são iniciadas pela abertura de um ficheiro de dados, de gráficos ou de texto, ou pela criação de um novo ficheiro de dados. Qualquer ficheiro com extensão.sav é assumido pelo SPSS como sendo um ficheiro de SPSS para Windows contendo dados. No entanto, o SPSS lê e identifica dados guardados em ficheiros de SPSS/PC+ (.sys), dbase (.dbf), LOTUS (.wk*), EXCEL(.xls), SYLK (Simbolic link format,.slk) e ainda os ficheiros ASCII (.dat). Para abrir qualquer destes ficheiros deverá seleccionar-se no menu de ficheiros escolhendo-se, em seguida, na caixa de diálogo, a drive em que se encontra o ficheiro, a directoria, o tipo de ficheiro, extensão e, por último, define-se o nome do ficheiro.

7 III. A janela de Menus A maioria dos procedimentos do SPSS podem ser corridos depois de escolhidos a partir dos Menus. Existem nove tipos de menus: File (Ficheiros): utiliza-se para ler (open) um ficheiro já existente criado ou não em SPSS ou criar (New) um novo ficheiro. Poderá abrir-se um ficheiro de dados (), de gráficos (Chart), de resultados (Output) ou de sintaxe (Syntax). Utiliza-se ainda este menu para imprimir. gravar e fechar um ficheiro, obter informação sobre o ficheiro aberto e sair do SPSS (Exit)..Edit (Edição): utiliza-se para modificar ou copiar texto, quadros ou gráficos das janelas de resultados e de sintaxe. Permite ainda definir as preferências pessoais no que respeita à criação de ficheiros de sintaxe, gráficos e resultados, à memória de trabalho, ordem de aparição das variáveis, e formato de novas variáveis. (Dados): utiliza-se para fazer mudanças globais em ficheiros de dados SPSS, tais como a junção de ficheiros, a transposição de variáveis e casos para análise. Estas alterações são temporárias não afectando o ficheiro permanente a não ser que se grave o ficheiro com as alterações.

8 Transform (Transformação): utiliza-se este menu para alterar variáveis seleccionadas do ficheiro de dados ou criar novas variáveis a partir das já existentes (Compute). Estas alterações não afectam o ficheiro inicial a não ser que sejam gravadas. Pode ainda recodificar-se os valores de variáveis manual (Recode) ou automaticamente (Automatic Recode). Statistics (Estatísticas): para seleccionar os procedimentos estatísticos a utilizar para análise dos dados.

9 Graphs (Gráficos): utiliza-se para criar gráficos de barras, linhas, histogramas, diagramas de dispersão ou outros gráficos coloridos ou não, de alta resolução. Alguns procedimentos estatísticos permitem também a realização de gráficos. Utilities (Utilitários): permite a alteração de fontes, a troca dinâmica de dados, obter informação sobre o conteúdo de ficheiros de dados SPSS, abrir um índice de comandos de SPSS, definir conjuntos de variáveis, títulos para as páginas de resultados, etc. Window (Janelas): utiliza-se para alterar, seleccionar e controlar os atributos das várias janelas do SPSS. Help (Ajuda): abre uma janela de ajuda tipo Microsoft contendo informação sobre o modo de utilização do SPSS. Esta ajuda está também disponível nas várias caixas de diálogo.

10 IV. Ficheiro de dados o Editor de Dados fornece um método conveniente do tipo folha de cálculo para criar e alterar ficheiros de dados SPSS. As principais características deste editor são as linhas correspondem a casos, isto é, cada linha corresponde a um caso ou observação; cada coluna corresponde a uma variável, característica ou atributo medidos para cada indivíduo, cada célula contém um valor correspondente ao valor da variável (coluna) para a observação (linha); ao contrário das folhas de cálculo as células não podem conter fórmulas, apenas valores; células em branco são convertidas em missing-values. o ficheiro de dados é rectangular e a sua dimensão depende do número de variáveis e de casos observados. Em princípio não existe restrição ao número de variáveis a criar ou de casos a introduzir. O Editor de dados permite: - Alterar valores introduzidos. - Apagar, copiar e mover valores. - Adicionar e retirar casos. - Adicionar e apagar variáveis. - Alterar a ordem das variáveis. - Alterar a definição das variáveis.

11 a) Definição de variáveis Para definir ou alterar as características de uma variável é necessário, primeiro, seleccionar o topo da coluna e em seguida escolher no menu Define Variable O que permite abrir a caixa de diálogo onde se definem: o Nome (Name): deverá começar por uma letra e ter no máximo 8 caracteres. o Tipo (Type): numeric, comma, dot, scientific notation, date, dolar, custom currency, string. Permite ainda a definição do tamanho e número de decimais. Etiquetas (Labels): para a variável e/ou para os seus valores. Não-respostas (Missing-values): qualquer célula numérica que fique por preencher é convertida em não-resposta. indicada por um ".". Este é o "system-missing value". No entanto, é permitido ao utilizador definir um ou mais valores que identifiquem as não-respostas e que poderão ser valores discretos e/ou um intervalo de valores contínuos. Os "system-missing values" são sempre excluídos da análise estatística. Para os "user-missing values" o utilizador tem a opção de os excluir ou não da análise. Alinhamento dos dados (Texto) e tamanho da coluna (Column Format): os dados ou texto podem ser alinhados à esquerda, à direita ou centrados. A dimensão da coluna é determinada, por defeito, pela dimensão da variável. É possível, no entanto, alterar a primeira sem que isso tenha qualquer efeito sobre a segunda. Esta alteração só tem efeito durante a sessão em que é introduzida não sendo sequer possível gravá-la com o ficheiro. Da próxima vez que o ficheiro for aberto a dimensão das colunas será a definida por defeito. b) Templates Os Templates permitem que a mesma definição seja aplicável a múltiplas variáveis. Por exemplo, se tiver um grupo de variáveis, todas elas numéricas, que assumam apenas os valores 1 e 2, em que 1 = Sim e 2 = Não, com 9 =Missing-Values, pode criar-se um Template que contenha a informação anterior e aplicá-lo ao grupo de variáveis. Para criar, aplicar ou modificar um Template utilizar no menu: Template

12 e fazer as escolhas na caixa de diálogo. Os Templates ficam automaticamente gravados num ficheiro SPSS.tpl. c) Introdução de dados A introdução de dados pode ser feita quer em linha (por casos) ou em coluna (por variáveis). A tecla Enter movimenta o cursor para baixo enquanto que a tecla Tab o movimenta para a direita. Se forem introduzidos dados numa coluna fora das fronteiras previamente definidas, automaticamente é criada uma nova variável (a que o SPSS dá o nome VAR0000l, por defeito); se forem introduzidos dados numa nova linha, automaticamente um novo caso é acrescentado ao ficheiro. Para se introduzirem novos casos entre os já existentes escolher no menu Insert case que introduz uma nova linha acima da posição do cursor tomando todas as variáveis o valor Missing (.). Para inserir uma nova variável escolher Insert variable e uma nova coluna é inserida à esquerda da posição do cursor, com o valor missing (.) para todas as observações. Para apagar uma variável ou um caso é necessário primeiro seleccionar a coluna ou linha respectiva e, em seguida, escolher Edit Clear Para mover uma variável, depois de seleccionada a respectiva coluna, faz-se Edit Cut coloca-se o cursor na coluna para onde se quer colocar a variável e escolhe-se no menu Edit Paste O mesmo procedimento pode ser utilizado para mover casos depois de seleccionadas as

13 respectivas linhas. d) Ordenação dos dados A ordem de introdução dos casos pode ser alterada fazendo Sort cases e escolhendo, na caixa de diálogo, a variável ou as variáveis que definem a nova ordenação. Os casos podem ser ordenados segundo um critério ascendente (A) ou descendente (D) dos valores dessas variáveis. Existem outros procedimentos como por exemplo o Split file (no menu de dados) ou o Generate reports (no menu da Estatística) que procedem à ordenação automática dos casos. Exemplo: Pretende-se criar um ficheiro de dados com a seguinte informação: Variable name: Sexo Type: Numeric width: 1 decimal places: 0 Variable label: Sexo do inquirido Value label: O= Feminino ; 1= Masculino Missing values:9 Column format width: 3 text alignment: center Variable name: Idade Type: Numeric width: 2 decimal places: 0 Variable label: Idade do inquirido Value label: Missing values: 99 Column format width: 5 text alignment: center

14 Variable name: Jorn Type: Numeric width: 1 decimal places: 0 Variable label: Semanário preferido Value label: 1= Expresso ; 2= Semanário Económico ; 3= Independente Missing values: 9 Column format width: 3 text alignment: center Variable name: Hor Type: Numeric width: 3 decimal places: 0 Variable label: Tempo de leitura em minutos Value label: Missing values: Column format width: 5 text alignment: center Os dados a introduzir são os seguintes; Sexo Idade Jom Hor No final pretende-se guardar os dados num ficheiro com o nome jorn.sav.

15 V. Transformação de dados Numa situação ideal, os dados introduzidos são suficientes para se fazerem todos os tipos de análise necessárias. Mas as situações reais são, em geral, bem diferentes, isto é, torna-se necessário proceder a transformações dos dados iniciais como, por exemplo, criar novas variáveis baseadas em equações complexas e restrições várias ou recodificar os valores das variáveis iniciais a) Cálculo de novas variáveis Para calcular uma nova variável com base em transformações numéricas de outras, escolhe-se no menu de transformação Transform Compute e, em seguida, definir o nome da nova variável e a expressão numérica para o cálculo dos seus valores. Esta expressão pode incluir nomes de variáveis já definidas, constantes, operadores aritméticos, relacionais e lógicos, e funções Operadores aritméticos + Adição - Subtracção * Multiplicação / Divisão ** Potenciação ( ) Ordem das operações Operadores relacionais < Menor que > Maior que <= Menor ou igual a >= Majór ou igual a = Igual a ~= Diferente de

16 Operadores lógicos & and Ambas as relações devem ser verdadeiras or Ambas as relações podem ser verdadeiras ~ Not Inverte o resultado verdadeiro/falso A lista de funções inclui mais de 70 de diferentes tipos: Funções: - aritméticas (ABS, SQRT, EXP, LG10, LN,...) - estatísticas (SUM, MEAN, SD, VARIANCE, MIN, MAX, CFVAR) - lógicas (RANGE, ANY) - distribuição para variáveis discretas e contínuas (BETA, CAUCHY, CHI-SQUARE, BERNOULLI, BINOMIAL, NORMAL,...) - datas e tempo, etc. Exemplo: Pretende-se calcular uma nova variável Y igual ao quadrado da soma de X 1 com X 2. O prccedimento a seguir e: Transform Compute Target variable: Y Numeric expression: (x 1 +x 2 )**2 Para utilizar transformações condicionadas é necessário utilizar a função IF. Por exemplo, se todos os inquiridos do sexo feminino forem de Lisboa (REGIAO=l) e os do sexo masculino do Porto (REGIAO=2), a nova variável REGIAO pode ser criada do seguinte modo: Transform Transforrn Compute Target variable: REGIAO Numeric expression: 1 IF: Sexo = 0 Compute Target variable: REGIAO Numeric expression: 2 IF: Sexo = 1

17 b) Recodificação de valores das variáveis É possível modificar os valores de uma variável através da sua recodificação. Este procedimento é particularmente útil quando se pretende eliminar ou agrupar categorias ou classes de uma variável. A recodificação pode ser feita mantendo o mesmo nome da variável Transform Recode Into same variable ou criando uma nova variável e mantendo a original Transforrn Recode Into different variable Neste último caso é possível especificar uma etiqueta (LABEL) a dar à nova variável. Em ambos os casos é necessário definir os valores iniciais e respectivos novos valores, incluindo as não-respostas (Missing-values), caso existam. c) Ponderação dos valores das variáveis O procedimento Weight cases permite que se ponderem de maneira diferente os casos em análise. Por exemplo, suponhamos que na amostra recolhida os homens estão sobrerepresentados, isto é, existe uma maior proporção de homens na amostra do que na população, e pretende-se dar um peso inferior às opiniões dos inquiridos do sexo masculino. Em cada procedimento só é possível especificar uma variável de ponderação e que deverá ser numérica, variável essa já definida ou a criar de novo. Exemplo: Pretende-se criar uma nova variável Pond que assuma dois valores: 1 para o sexo feminino (Sexo=0) e 0.5 para o sexo masculino (sexo=l). Em seguida define-se esta variável como variável de ponderação. As análises efectuadas a seguir darão um peso superior (duplo) às opiniões dos inquiridos do sexo feminino. Transform Compute Target variable: Pond Numeric expression: 1 Transform Recode Into sarne variable Numeric variable: Pond

18 Weight cases by: Pond If: Sexo = 1 Old value: 1 New value: 0.5 Com a primeira transformação calcula-se a nova variável Pond que assume o valor 1 para todos casos. Com a recodificação seguinte, transformam-se os valores da variável em 0.5 para os casos em que a variável Sexo assuma o valor 1. Assim, a variável Pond passa a ter os dois valores pretendidos: 1 quando o sexo é feminino (0) e 0.5 quando o sexo é masculino (l). Exemplo: no ficheiro de dados anteriormente referido (JORN.SAV) existe uma variável contínua (IDADE) que se pretende transformar numa variável de tipo discreto que identifique o grupo etário a que pertence cada inquirido. Os grupos etários serão quinquenais, com excepção do primeiro e último: o primeiro terá como limite inferior o valor mínimo observado e como limite superior 24 anos; o segundo terá como limites inferior e superior, respectivamente, 45 anos e a maior Idade observada. Transform Recode Into different variable Input variable: Idade Output variable name: Grupoet Output variable label: Grupo etário Old and new values: LOWEST THRU THRU THRU THRU THRU THRU HIGHEST USER MISSINE VALUES E agora possível identificar, com etiquetas, o significado de cada um dos valores desta nova variável qualitativa e também os missing values. Define variable Labels Variable name: GRUPET <25 anos anos

19 anos anos anos >=45 anos Missing values

20 O procedimento Recode permite também a recodificação de variáveis alfanuméricas (string) cuja extensão não seja superior a oito dígitos. Para recodificar variáveis alfanuméricas de maior extensão é necessário utilizar o comando Automatic Recode. Este faz a recodificação da variável por ordem alfabética (para variáveis string) ou por ordem crescente (para variáveis numéricas). Um exemplo Automatic Recode Variable: Nome New name: Novonome Com este procedimento cria-se uma nova variável numérica (NOVONOME) a partir dos valores da antiga variável (NOME). Os valores (numéricos) da nova variável terão como etiquetas os valores (alfanuméricos) da antiga. O SPSS assume, por defeito, que as colunas de uma base de dados identificam as variáveis e as linhas os indivíduos ou casos. Por vezes acontece que os dados são introduzidos exactamente no modo oposto (quando se utiliza uma folha de cálculo, por exemplo). Para repor os dados de modo a serem lidos de forma correcta utiliza-se o procedimento Transpose Este comando troca as linhas e as colunas de tal modo que o valor que se encontrava na coluna 1, linha 2 passa para coluna 2, linha 1.

21 VI. Manipulação de ficheiros a) Selecção de casos O procedimento seguinte permite a selecção temporária ou permanente, de um subconjunto dos casos de uma base de dados, de acordo com determinada condição previamente definida ou aleatoriamente. Por exemplo, para seleccionar apenas os indivíduos do sexo feminino faz-se: Select cases If: Sexo = 0 Se estivéssemos interessados em seleccionar aleatoriamente 10 casos de entre 100, independentemente do sexo ou de qualquer outro critério, bastaria utilizar o seguinte comando Select cases Random samples of cases Exactly 10 cases from the first 100 Ainda para uma amostra aleatória, é possível definir a dimensão da amostra em percentagem do número total de casos: Select cases Random samples of cases Approximately 50% of all cases Por último, podem ainda seleccionar-se casos utilizando uma variável filtro: só são incluídas nas análises seguintes as observações com valores diferentes de zero na variável filtro Para qualquer um dos métodos anteriores de selecção, os casos não seleccionados podem ser tratados de duas maneiras diferentes: - filtrados (filtered): não são incluídos nas análises mas permanecem na base de dados - apagados (deleted): são excluídos da base de dados.

22 b) Divisão dos casos de um ficheiro O comando Split file permite que diferentes grupos de casos de um ficheiro de dados sejam analisados separadamente. Por exemplo, se os grupos forem definidos pelos valores da variável Sexo (Masculino e Feminino), as escolhas a fazer são: Split File Repeat analysis for each group Groups based on: Sexo e se o ficheiro não estiver ordenado é ainda necessário proceder à sua ordenação, escolhendo a opção: Sort cases by grouping variable Para as análises que se efectuarem em seguida serão apresentados resultados separados para os dois grupos (Masculino e Feminino). c) Agregação dos casos de um ficheiro O comando Aggregate tem uma função quase oposta à do comando anterior: permite agregar os casos de um ficheiro em grupos e criar um novo ficheiro com os valores médios desses grupos. Em vez da média é possível escolher outras funções de agregação como, por exemplo, o primeiro valor (first value), o último valor (last value), o desvio padrão (standard deviation), os valores máximo ou mínimo, a soma de todos os valores do grupo (sum), etc. Por exemplo, se pretendesse-mos criar um novo ficheiro com os valores médios das idades e tempos de leitura dos grupos masculino e feminino, as escolhas a fazer seriam: Aggregate Break variable: Sexo Aggregate variables: Idade_1 = MEAN(Idade) Hor_1 = MEAN(Hor) Create new data File: AGGR.SAV

23 d) Junção de ficheiros Para juntar dois ou mais ficheiros em SPSS é necessário que sejam ficheiros de sistema. O comando a utilizar é o Merge Files mas poderão pôr-se três situações diferentes: a) pretende-se juntar ficheiros idênticos (mesmas variáveis) com casos diferentes: neste caso utiliza-se o subcomando Add cases b) pretende-se juntar ficheiros diferentes (variáveis diferentes) mas com informação sobre os mesmos indivíduos: para este caso o comando a utilizar é Add variables mas as observações deverão estar igualmente ordenadas nos dois ficheiros. Se for utilizada uma variável chave (Key) para identificar os casos, a ordenação deverá ser feita por ordem ascendente dos valores dessa variável. Se existirem variáveis não emparelhadas (incluídas apenas num dos ficheiros), por defeito o SPSS irá exclui-las do ficheiro final. No entanto, é possível incluí-las se for feita uma alteração do nome (rename). c) pretende-se juntar ficheiros com informação diferente e em que apenas alguns casos são os mesmos: também nesta situação, os comandos a utilizar são: Merge files Add cases Às variáveis não emparelhadas, isto é, sem correspondência num dos ficheiros, são atribuídos missing values para os casos desse ficheiro.

24 a) Cases ->Pair b) Cases Ficheiro A Ficheiro A Caso Var Ficheiro B Caso Var Ficheiro C Caso Var Caso Var Ficheiro B Caso Var Ficheiro C Caso Var1 Var c) Variables Ficheiro A Caso Var Ficheiro B Caso Var Ficheiro C Caso Var1 Var

25 VII. Apresentação dos dados Os comandos display e list permitem que se obtenha informação respectivamente, sobre as variáveis e casos de determinado ficheiro. Por exemplo, File Display data info fornece informação sobre todas as variáveis de um ficheiro que se encontra no disco e sobre todos os casos em análise. Quando se pretende retirar urna listagem de todos ou apenas alguns dos casos para todas ou apenas algumas variáveis, deverá escolher-se: Statistics Surarnaries List cases Variables: X 10 to X 20 Cases to list: All ou Cases to list: First through 100 O primeiro destes dois últimos comandos permite obter informação sobre os valores para todos os casos das variáveis X 10 até X 20. Com o segundo comando obtém-se uma listagem dos valores destas variáveis apenas para os primeiros 100 indivíduos. Sort cases é o comando indicado para se ordenarem os casos em memória de acordo com os valores de urna ou mais variáveis. Por defeito esta ordenação é feita por ordem crescente do(s) valor(es) da(s) variável(is), mas é possível especificar que a ordenação seja feita por ordem decrescente. Por exemplo Sort cases by X 1 (A) X 2 (D)

26 pede uma ordenação dos indivíduos primeiro por ordem crescente dos valores de X 1 e, em seguida, por ordem decrescente dos valores de X 2, obtendo-se uma listagem do seguinte tipo: X 1 X O procedimento Statistics Surmmaries Report summaries in rows produz também listagens de casos e permite ainda que se controle o formato essas listagens e que se acrescentem medidas de estatística descritiva quer para a totalidade da amostra quer para subgrupos dessa amostra.

ANÁLISE DE DADOS. Familiarização com o SPSS

ANÁLISE DE DADOS. Familiarização com o SPSS 1 ANÁLISE DE DADOS Familiarização com o SPSS 2 Statistical Package for the Social Sciences Programa de eleição dos cientistas das Ciências Sociais; O SPSS facilita a realização de numerosos métodos estatísticos;

Leia mais

SPSS Statistical Package for the Social Sciences Composto por dois ambientes:

SPSS Statistical Package for the Social Sciences Composto por dois ambientes: Introdução ao SPSS Essa serie de aulas sobre SPSS foi projetada para introduzir usuários iniciantes ao ambiente de trabalho do SPSS 15, e também para reavivar a memória de usuários intermediários e avançados

Leia mais

Manipulação de Células, linhas e Colunas

Manipulação de Células, linhas e Colunas Manipulação de Células, linhas e Colunas Seleccionar células Uma vez introduzidos os dados numa folha de cálculo, podemos querer efectuar alterações em relação a esses dados, como, por exemplo: apagar,

Leia mais

FICHA ORIENTADA Nº1. Barra de fórmulas. Área de trabalho T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O

FICHA ORIENTADA Nº1. Barra de fórmulas. Área de trabalho T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O FICHA ORIENTADA Nº1 INTRODUÇÃO À FOLHA DE CÁLCULO CRIAÇÃO DE UMA FOLHA DE CÁLCULO O Microsoft Excel é um programa que faz parte das

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Prof. Estevam Martins

Prof. Estevam Martins SPSS Statistics Conceitos Básicos Prof. Estevam Martins "Sou artista suficientemente para desenhar livremente com minha imaginação. i A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é

Leia mais

P S I 2. º A N O F 5 M E S T R E / D E T A L H E E P E S Q U I S A. Criar uma relação mestre-detalhe. Pesquisa de informação

P S I 2. º A N O F 5 M E S T R E / D E T A L H E E P E S Q U I S A. Criar uma relação mestre-detalhe. Pesquisa de informação P S I 2. º A N O F 5 M E S T R E / D E T A L H E E P E S Q U I S A Módulo 18 Ferramentas de Desenvolvimento de Páginas Web Criar uma relação mestre-detalhe 1. Cria uma cópia da página «listaferram.php»

Leia mais

Janelas de aplicação 18 Janela de execução de um comando 21. Construção de uma tabela de dados: Data Editor

Janelas de aplicação 18 Janela de execução de um comando 21. Construção de uma tabela de dados: Data Editor Índice Índice temático 11 Introdução 13 Capítulo 1 Apresentação do software SPSS Janelas de aplicação 18 Janela de execução de um comando 21 Capítulo 2 Construção de uma tabela de dados: Data Editor Definição

Leia mais

Usando o Excel ESTATÍSTICA. A Janela do Excel 2007. Barra de título. Barra de menus. Barra de ferramentas padrão e de formatação.

Usando o Excel ESTATÍSTICA. A Janela do Excel 2007. Barra de título. Barra de menus. Barra de ferramentas padrão e de formatação. Barra de deslocamento ESTATÍSTICA Barra de menus Barra de título Barra de ferramentas padrão e de formatação Barra de fórmulas Conjuntos e Células (Intervalos) Área de trabalho Separador de folhas Barra

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS. Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira

MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS. Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira - Access - Programa de base de dados relacional funciona em Windows Elementos de uma Base de Dados: Tabelas Consultas Formulários

Leia mais

Folha de Cálculo Introdução à Folha de Cálculo

Folha de Cálculo Introdução à Folha de Cálculo Introdução à Folha de Cálculo O Excel é uma folha de cálculo capaz de guardar dados, executar cálculos e gerar gráficos. Introdução à Folha de Cálculo Uma folha de cálculo, por exemplo o Excel, permite

Leia mais

Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de Listas de Excel

Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de Listas de Excel Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de 1. Alguns conceitos sobre Tabelas Dinâmicas Com tabelas dinâmicas podemos criar dinâmica e imediatamente resumos de uma lista Excel ou de uma base de dados

Leia mais

Trabalhos Práticos. Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores

Trabalhos Práticos. Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores Trabalhos Práticos Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores 1. Objectivos 2. Calendarização 3. Normas 3.1 Relatório 3.2 Avaliação 4. Propostas Na disciplina de Programação

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Oficina de Construção de Páginas Web

Oficina de Construção de Páginas Web COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Guião Páginas WWW com o editor do Microsoft Office Word 2003 1. Introdução. 2. Abrir uma página Web. 3. Guardar

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT

MICROSOFT POWERPOINT MICROSOFT POWERPOINT CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES. O QUE É O POWERPOINT? O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de slides de ecrã, com cores, imagens, e objectos de outras aplicações,

Leia mais

E x c e l 1 C o n c e i t o s b á s i c o s

E x c e l 1 C o n c e i t o s b á s i c o s E x c e l 1 C o n c e i t o s b á s i c o s 1. Inicie o Microsoft Excel. Menu Start > Programs > Microsoft Excel, ou faça duplo clique no atalho Microsoft Excel que se encontra no ambiente de trabalho.

Leia mais

MANUAL DO EXCEL. Um campo é um espaço que contém determinada informação (ex: Nome do cliente X, Telefone do Sr. Y)

MANUAL DO EXCEL. Um campo é um espaço que contém determinada informação (ex: Nome do cliente X, Telefone do Sr. Y) MANUAL DO EXCEL BASE DE DADOS DEFINIÇÃO DE BASES DE DADOS Uma base de dados é um conjunto de informações, organizada segundo regras definidas à qual se pode aceder para extrair, actualizar, acrescentar

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop.

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Inicialize o 3D Studio VIZ. Faça duplo clique no ícone de 3D Studio VIZ Abre-se a janela da figura seguinte. Esta

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo Conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior; Windows: sistema operativo mais utilizado nos

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento.

No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Sessão nº 2 Iniciar um novo documento Objectivos: No final desta sessão o formando deverá ser capaz de aceder ao Word e iniciar um novo documento. Iniciar um novo documento Ao iniciar-se o Word, este apresenta

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Procedimentos para a divulgação de eventos no site da ECUM

Procedimentos para a divulgação de eventos no site da ECUM Procedimentos para a divulgação de eventos no site da ECUM Pressupostos introdutórios 3 Descrição da tarefa 4 Autenticação/Login 4 Página de entrada 4 Criar um novo evento 5 Colocar um evento em destaque

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Configuração do Ambiente de Trabalho

Configuração do Ambiente de Trabalho pag. 1 Configuração do Ambiente de Trabalho 1. Utilização da Área de Trabalho Criação de Atalhos: O Windows NT apresenta um Ambiente de Trabalho flexível, adaptável às necessidades e preferências do utilizador.

Leia mais

1. Ambiente de Trabalho

1. Ambiente de Trabalho 1 Ambiente de Trabalho 1. Ambiente de Trabalho Ao nível do ambiente de trabalho, depois de o Excel 2007 ter introduzido novos componentes (e.g., Botão Office e Friso) e eliminado alguns dos componentes

Leia mais

Capítulo Tabelas e Gráficos

Capítulo Tabelas e Gráficos Capítulo O menu de tabelas e gráficos torna possível criar tabelas numéricas de funções guardadas na memória. Poderá também utilizar funções múltiplas para criar tabelas. Como utiliza a mesma lista de

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

Referencial do Módulo B

Referencial do Módulo B 1 Referencial do Módulo B Liga, desliga e reinicia correctamente o computador e periféricos, designadamente um scanner; Usa o rato: aponta, clica, duplo-clique, selecciona e arrasta; Reconhece os ícones

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

www.iepes.com.br SPSS for Windows Conceitos Básicos Prof. Estevam Martins stvm@uol.com.br

www.iepes.com.br SPSS for Windows Conceitos Básicos Prof. Estevam Martins stvm@uol.com.br SPSS for Windows Conceitos Básicos Prof. Estevam Martins stvm@uol.com.br "Sou artista suficientemente para desenhar livremente com minha imaginação. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Microsoft Word Folha

Leia mais

2ª Edição revista e atualizada Versão 2 do software invento Abril 2010. Novas Funcionalidades da Versão 2 do invento

2ª Edição revista e atualizada Versão 2 do software invento Abril 2010. Novas Funcionalidades da Versão 2 do invento NOVAS FUNCIONALIDADES NA VERSÃO 2 DO INVENTO NOVAS FUNCIONALIDADES NA VERSÃO 2 DO INVENTO FICHA TÉCNICA Título Novas Funcionalidades da Versão 2 do invento Título original New Features in Communicate:

Leia mais

Biomatemática e Bioestatística II

Biomatemática e Bioestatística II Biomatemática e Bioestatística II SPSS Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto Título: Biomatemática e Bioestatística II - SPSS Autores: Ana Paula Nascimento, Agostinho Cunha, Carla Teixeira Lopes,

Leia mais

Iniciar o Data Adapter Configuration Wizard. Toolbox Data Duplo clique em OleDbDataAdapter. Botão next na caixa de diálogo

Iniciar o Data Adapter Configuration Wizard. Toolbox Data Duplo clique em OleDbDataAdapter. Botão next na caixa de diálogo Iniciar o Data Adapter Configuration Wizard Toolbox Data Duplo clique em OleDbDataAdapter Botão next na caixa de diálogo Se carregar em Cancel, o wizard é cancelado e podemos depois definir as propriedades

Leia mais

8. Perguntas e Respostas

8. Perguntas e Respostas Arquimedes Manual do Utilizador 185 8. Perguntas e Respostas 8.1. Aparência Para conservar a disposição na qual estão expostas as B.D. no ecrã e para que em posteriores sessões de trabalho tenham a mesma

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

ARQUIMEDES E CONTROLE DE OBRA

ARQUIMEDES E CONTROLE DE OBRA Catálogo de Novidades Versão 2009.1 1 ARQUIMEDES E CONTROLE DE OBRA A versão 2009.1 apresenta várias novidades e melhorias relativamente ao programa Arquimedes e Controle de Obra, que se indicam seguidamente.

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Tarefa Orientada 13 Agrupamento e sumário de dados

Tarefa Orientada 13 Agrupamento e sumário de dados Tarefa Orientada 13 Agrupamento e sumário de dados Objectivos: Funções de agregação Agrupamento e sumário de dados Funções de agregação Nesta tarefa orientada iremos formular consultas que sumariam os

Leia mais

SDL TRADOS 2007 WinAlign. Manual de Utilização

SDL TRADOS 2007 WinAlign. Manual de Utilização SDL TRADOS 2007 WinAlign Manual de Utilização Ficha Técnica Título SDL TRADOS 2007 WinAlign (Manual de Utilização Iniciação) Autor(a) Paula Carvalho Concepção gráfica Paula Carvalho Centro Multimédia de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ALGARVE Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais. Estatística Experimental

UNIVERSIDADE DO ALGARVE Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais. Estatística Experimental UNIVERSIDADE DO ALGARVE Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais Estatística Experimental Trabalho Prático nº 0: Iniciação ao SPSS (SPSS for WINDOWS, versão 10.0.5; 27 Nov 1999) 1. Procedimento de

Leia mais

Visão Artificial Para a Indústria. Manual do Utilizador

Visão Artificial Para a Indústria. Manual do Utilizador Visão Artificial Para a Indústria Manual do Utilizador Luis Fonseca Carvalho de Matos ( luis.matos@ua.pt ) Julho de 2007 Índice de conteúdos 1. Apresentação......1 1.Conceito de Funcionamento......1 2.

Leia mais

Excel 2010 Módulo i. Incrementando. Seus conhecimentos

Excel 2010 Módulo i. Incrementando. Seus conhecimentos Excel 2010 Módulo i Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página 1/10 ÍNDICE. Histórico... 003. Definição de Planilha Eletrônica... 006. Formas de Ponteiro... 013. Referências...

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados

Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados Tarefa Orientada 2 Criar uma base de dados Objectivos: Criar uma base de dados vazia. O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS Access Criar uma base dados vazia O Access é um Sistema de Gestão de Bases

Leia mais

Introdução aos Sistemas Informáticos Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Gestão e Engenharia Industrial

Introdução aos Sistemas Informáticos Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Gestão e Engenharia Industrial I 1. Crie um novo livro na folha de cálculo Excel. Grave-o na sua disquete (se não tiver uma disquete, então grave-o no disco do computador) com o nome Exercício 1. Obs.: "Livro" é o nome que se dá a um

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

indicadas por letras e 65.536 linhas, indicadas por números. Para selecionar uma planilha para uso, devemos utilizar a guia de planilhas:

indicadas por letras e 65.536 linhas, indicadas por números. Para selecionar uma planilha para uso, devemos utilizar a guia de planilhas: Pasta de trabalho: Planilha: É um arquivo do Calc. Pode conter várias planilhas. Ao criar uma nova Pasta de trabalho, automaticamente 3 planilhas em branco são inseridas na Pasta. Uma planilha contém 256

Leia mais

Formador: Carlos Maia

Formador: Carlos Maia Formador: Carlos Maia Iniciar o MS Excel MS Excel - Introdução 1 Ajuda Se ainda não estiver visível a ajuda do Excel do lado direito do ecrã, basta clicar sobre Ajuda do Microsoft Excel no menu Ajuda,

Leia mais

Tarefa Orientada 12 Junção Externa, Auto-Junção e União

Tarefa Orientada 12 Junção Externa, Auto-Junção e União Tarefa Orientada 12 Junção Externa, Auto-Junção e União Objectivos: Junção externa (Outer JOIN) Junção externa à esquerda (LEFT Outer JOIN) Junção externa à direita (RIGHT Outer JOIN) Junção externa completa

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas

Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas Análise de dados através de tabelas dinâmicas. Conceitos teóricos As Tabelas Dinâmicas são tabelas interactivas que resumem elevadas quantidades de dados, usando estrutura

Leia mais

Microsoft Access. No Access, existem vários tipos de objectos: Tabelas. Consultas. Formulários Relatórios Macros Módulos

Microsoft Access. No Access, existem vários tipos de objectos: Tabelas. Consultas. Formulários Relatórios Macros Módulos É um SGBD do tipo relacional para a utilização em windows. Ao abrirmos o Access, podemos efectuar várias operações: abrir uma base de dados existente, ou então criar uma nova base de dados. Se criarmos

Leia mais

Guia de Estudo Folha de Cálculo Microsoft Excel

Guia de Estudo Folha de Cálculo Microsoft Excel Tecnologias da Informação e Comunicação Guia de Estudo Folha de Cálculo Microsoft Excel Estrutura geral de uma folha de cálculo: colunas, linhas, células, endereços Uma folha de cálculo electrónica ( electronic

Leia mais

Folha de Cálculo (Excel)

Folha de Cálculo (Excel) Tecnologias de Informação e Comunicação Folha de Cálculo (Excel) Professor: Rafael Vieira. 1. Introdução à folha de cálculo o nome folha de cálculo atribuído a este tipo de programas, deve-se, principalmente,

Leia mais

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina do Correio Para saber mais sobre Correio electrónico 1. Dicas para melhor gerir e organizar o Correio Electrónico utilizando o Outlook Express Criar Pastas Escrever

Leia mais

[GESTÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COM O ENDNOTE]

[GESTÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COM O ENDNOTE] 2015 FEP Centro de Documentação, Informação e Arquivo (CDIA) [GESTÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COM O ENDNOTE] Documento de apoio na utilização do Endnote. ÍNDICE ÍNDICE... 1 BREVE INTRODUÇÃO... 2 O

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC 10º C. Planificação de. Curso Profissional de Técnico de Secretariado

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC 10º C. Planificação de. Curso Profissional de Técnico de Secretariado Escola Básica e Secundária de Velas Planificação de TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC Curso Profissional de Técnico de Secretariado 10º C MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO Microsoft Excel Conteúdos

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Instituto Superior de Engenharia do Porto

Licenciatura em Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Instituto Superior de Engenharia do Porto Licenciatura em Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Instituto Superior de Engenharia do Porto Sandra Manuela Lemos Machado Versão 2 Março 2002 Criticas e sugestões: smachado@dei.isep.ipp.pt

Leia mais

Capítulo 2. VARIÁVEIS DO TIPO INTEIRO

Capítulo 2. VARIÁVEIS DO TIPO INTEIRO Capítulo 2. VARIÁVEIS DO TIPO INTEIRO OBJETIVOS DO CAPÍTULO Conceitos de: variáveis do tipo inteiro, atribuição, avisos e erros de compilação, erros de execução, comentários dentro do programa-fonte Operadores

Leia mais

Folha de cálculo. Excel. Agrupamento de Escolas de Amares

Folha de cálculo. Excel. Agrupamento de Escolas de Amares Folha de cálculo Excel Agrupamento de Escolas de Amares Índice 1. Funcionalidades básicas... 3 1.1. Iniciar o Excel... 3 1.2. Criar um livro novo... 3 1.3. Abrir um livro existente... 3 1.4. Inserir uma

Leia mais

Programação Básica em STEP 7 Símbolos. SITRAIN Training for Automation and Drives Página 4-1

Programação Básica em STEP 7 Símbolos. SITRAIN Training for Automation and Drives Página 4-1 Conteúdo Pág. Endereçamento Absoluto e Simbólico... 2 Endereçamento Absoluto - Panorâmica... 3 Abrindo a Tabela de...... 4 Editar: Procurar e Substituir... 5 Visualizar: Filtro... 6 Visualizar: Ordenar...

Leia mais

Módulo 3936 ASP.NET. Financiado pelo FSE

Módulo 3936 ASP.NET. Financiado pelo FSE 2 EISnt Centro de Formação Profissional, Engenharia Informática e Sistemas, Novas Tecnologias, Lda Avª D. João I, nº 380/384 Soutelo 4435-208 Rio Tinto Portal Internet : www.eisnt.com E-Mail : formação@eisnt.com

Leia mais

Fórmulas e Funções 7

Fórmulas e Funções 7 Fórmulas e Funções 7 7.9. Visualização automática do resultado Para visualizar rapidamente o resultado das funções mais simples média, soma, contar, mínimo e máximo: 1. Menu de contexto sobre a barra de

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Criação e eliminação de atalhos Para criar atalhos, escolher um dos seguintes procedimentos: 1. Clicar no ambiente de trabalho com o botão secundário (direito) do

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Módulo de Administração de Utilizadores

Módulo de Administração de Utilizadores base Módulo de Administração de Utilizadores Versão 2.0 Manual do utilizador Janeiro 2002 Ficha técnica Título BIBLIObase : Módulo de Administração de Utilizadores: versão 2.0 : manual do utilizador Autores

Leia mais

Manual de Utilizador Carregamento e Processamento de Ficheiros via Internet Banking. Português - V1

Manual de Utilizador Carregamento e Processamento de Ficheiros via Internet Banking. Português - V1 Manual de Utilizador Carregamento e Processamento de Ficheiros via Internet Banking Português - Índice Introdução... 2 Capitulo I... 3 1.1 Localização da funcionalidade... 3 1.2 Tipo de Ficheiros... 3

Leia mais

Prof. Dr. Iron Macêdo Dantas

Prof. Dr. Iron Macêdo Dantas Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS Prof. Dr. Iron Macêdo Dantas

Leia mais

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas Aula 02 Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Operações básicas; 2. Utilizando Funções; 3. Funções Lógicas; 4. Gráficos no Excel;

Leia mais

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 Este programa permite gerir toda a sua colecção de músicas, vídeos e até mesmo imagens, estando disponível para download no site da Microsoft, o que significa que mesmo quem

Leia mais

1. Criar uma nova apresentação

1. Criar uma nova apresentação MANUAL DO Baixa da Banheira, 2006 1. Criar uma nova apresentação Para iniciar uma sessão de trabalho no PowerPoint é necessário criar uma nova apresentação para depois trabalhar a mesma. Ao iniciar uma

Leia mais

Relatório SHST - 2003

Relatório SHST - 2003 Relatório da Actividade dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Relatório SHST - 2003 Programa de Validação e Encriptação Manual de Operação Versão 1.1 DEEP Departamento de Estudos, Estatística

Leia mais

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador.

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2015 / 2016

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2015 / 2016 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2015 / 2016 CURSO/CICLO DE FORMAÇÃO Técnico de Eletrotecnia e Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos / 2015/2018 DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e Comunicação

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais

9º Ano. 1º Período. . Conhecer os conceitos básicos relacionados com a Tecnologias Da Informação e Comunicação (TIC);

9º Ano. 1º Período. . Conhecer os conceitos básicos relacionados com a Tecnologias Da Informação e Comunicação (TIC); 1º Período UNIDADE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 1. Conceitos Básicos 2. Áreas de Aplicação das TIC 3. Introdução á estrutura e funcionamento de um sistema Informático 4. Decisões fundamentais

Leia mais

1 Code::Blocks Criação de projetos

1 Code::Blocks Criação de projetos Programação MEEC Índice 1Code::Blocks Criação de projetos...1 2Code::Blocks Localização do projeto...5 3Code::Blocks Abertura de projetos já existentes...7 4Code::Blocks Funcionamento...8 5Code::Blocks

Leia mais

Tarefa Orientada 15 Manipulação de dados

Tarefa Orientada 15 Manipulação de dados Tarefa Orientada 15 Manipulação de dados Objectivos: Criação de tabelas teste Comando INSERT INTO Inserção de dados Comando INSERT Actualização de dados Comando UPDATE Eliminação de dados Comando DELETE

Leia mais

Escolas de Montalegre Escola Básica e Secundária de Montalegre (sede) 347680 Montalegre. Utilizar o WordPad

Escolas de Montalegre Escola Básica e Secundária de Montalegre (sede) 347680 Montalegre. Utilizar o WordPad Escolas de Escola Básica e Secundária de (sede) 347680 ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR TIC (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ESSCCOOLLAA: : EB 1 de ANNOO DDEE ESSCCOOLLAARRI IIDDAADDEE:

Leia mais

EXCEL TABELAS DINÂMICAS

EXCEL TABELAS DINÂMICAS Informática II Gestão Comercial e da Produção EXCEL TABELAS DINÂMICAS (TÓPICOS ABORDADOS NAS AULAS DE INFORMÁTICA II) Curso de Gestão Comercial e da Produção Ano Lectivo 2002/2003 Por: Cristina Wanzeller

Leia mais

Introdução ao STATA vs. 9 (Banco de Dados)

Introdução ao STATA vs. 9 (Banco de Dados) Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Preventiva Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva Disciplina: Estatística em Epidemiologia II Introdução ao STATA vs.

Leia mais

TIC Unidade 2 Base de Dados. Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado.

TIC Unidade 2 Base de Dados. Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado. Conceitos relativos à Informação 1. Informação O que á a informação? Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado. 2. Dados Em informática designa-se

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Delphi 7 Aula 01 Área do Triângulo

Delphi 7 Aula 01 Área do Triângulo Delphi 7 Aula 01 Área do Triângulo Prof. Gilbert Azevedo da Silva I. Objetivos Conhecer o Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE) do Delphi 7, Desenvolver a primeira aplicação no Delphi 7, Aprender

Leia mais

Tarefa Orientada 14 Subconsultas

Tarefa Orientada 14 Subconsultas Tarefa Orientada 14 Subconsultas Objectivos: Subconsultas não correlacionadas Operadores ALL, SOME e ANY Subconsultas correlacionadas Operador EXISTS Subconsultas incluídas na cláusula FROM de uma consulta

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

Módulo III. Folhas de Cálculo

Módulo III. Folhas de Cálculo Módulo III Ferramentas do Office Folhas de Cálculo Ferramentas de produtividade 1 Folhas de Cálculo O que é: Uma Folha de Cálculo é, por tradição, um conjunto de células que formam uma grelha ou tabela

Leia mais

Escola Superior de Tecnologias e Gestão Instituto Politécnico de Portalegre MS EXCEL. Fevereiro/2002 - Portalegre

Escola Superior de Tecnologias e Gestão Instituto Politécnico de Portalegre MS EXCEL. Fevereiro/2002 - Portalegre Escola Superior de Tecnologias e Gestão Instituto Politécnico de Portalegre MS EXCEL Fevereiro/2002 - Portalegre Introdução A necessidade de efectuar cálculos complexos de uma forma mais rápida e fiável,

Leia mais

2. Utilitários de sistema para ambiente Windows. 2.1. Ferramentas de gestão de ficheiros

2. Utilitários de sistema para ambiente Windows. 2.1. Ferramentas de gestão de ficheiros 2. Utilitários de sistema para ambiente Windows 2.1. Ferramentas de gestão de Os compressores de são programas com capacidade para comprimir ou pastas, tornando-as mais magras, ou seja, ocupando menos

Leia mais

O programa TAB para Windows TabWin - foi desenvolvido com a finalidade de permitir a realização de tabulações rápidas de sistemas de informações.

O programa TAB para Windows TabWin - foi desenvolvido com a finalidade de permitir a realização de tabulações rápidas de sistemas de informações. AJUDA TABWin 1 INDICE 1. Introdução... 3 2. Instalação e Execução... 3 3. Descrição do programa... 3 3.1. Visão geral... 3 4. Mapas... 20 5. Efetuar operações com os dados da tabela... 22 6. Análises Estatísticas...

Leia mais