Efeitos negativos decorrentes das doenças emocionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Efeitos negativos decorrentes das doenças emocionais"

Transcrição

1 Lição 3 Efeitos negativos decorrentes das doenças emocionais Eloisa Lazzarotto- Fepas Campinas

2 Texto Áureo Ana respondeu: Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor. 1 Samuel 1.15

3 Objetivos da Lição: Conhecer: A existência real das doenças emocionais. Perceber: Que Deus está interessado em nossas dores emocionais. Praticar: Não ter vergonha de buscar auxílio no intuito de receber cura para traumas emocionais.

4 Texto Bíblico Inspirativo Salmos

5 1. Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! 2. Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! 3. Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.

6 4. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. 5. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.

7 INTRODUÇÃO

8 Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas. Salmo 147:3 Infelizmente não é difícil encontrar uma pessoa ferida, nem mesmo entre os seguidores de Jesus. Muitas vezes, certos acontecimentos, palavras, atitudes, podem provocar em nós dores e sufocar nosso ânimo, nossa alegria, paz e até mesmo o desejo de viver.

9 Existem dores que são fruto de doenças físicas ou desequilíbrio químico cerebral; Porém nem tudo é doença que necessite de tratamento medicamento so. Nem toda tristeza é depressão, nem toda mudança de humor é um transtorno bipolar.

10 1. Efeito negativo: Isolamento

11 Quando nos sentimos emocionalmente doentes, não demora muito para nos isolarmos. Certas dores emocionais parecem incompatíveis com o relacionar-se com outras pessoas; tudo se torna muito difícil, irritante, nos causa medo ou até mesmo vergonha. A pessoa doente emocionalmente também pode afastar as pessoas de perto de si por se tornar uma companhia extremamente difícil.

12 Estas reações dificultam muito a aproximação com as pessoas e, aos poucos, a pessoa vai ficando isolada.

13 Mas o que é incrível em nosso Deus é que não há como se esconder dele. Você jamais estará sozinho, Ele está sempre por perto, mesmo que você tente se esconder (Sl 139:7-10).

14 Melhor serem dois do que um (Ec 4:9-12). Busque ajuda! Divida seus sentimentos, suas dores com alguém de confiança; peça para que ore com você, busquem a Deus juntos e, se necessário, busque ajuda especializada.

15 Aplicação Como estão seus relacionamentos? Você tem deixado as pessoas se aproximarem, conhecê-lo... ou você tem se escondido? Quando enfrenta alguma dificuldade emocional você tem procurado ajuda?

16 2. Efeito negativo: somatização (o corpo sente)

17 Insônia Dores de estômago Sinais no corpo referente a dores emocionais Falta de apetite Dores de cabeça

18 Ana ficava tão angustiada com a provocação de Penina, a ponto de somente chorar e não comer; o salmista relata perder o vigor, o apetite; sente o enfraquecimento de seus ossos, sente sua vida ser consumida pela angústia.

19

20 Esta observação facilita muito a identificação de uma ansiedade, angústia, tristeza e a diferenciação entre isto e um problema de ordem física.

21 Aplicação Que tipo de sintomas físicos você pode listar como sinais de dores emocionais? Qual é a importância do autoconhecimento? De que forma podemos nos conhecer melhor?

22 3. Efeito negativo: visão distorcida

23 As dores emocionais podem distorcer nossa visão, o modo com que vemos nosso relacionamento com os outros, a situação que vivemos e até mesmo nossa visão de Deus e do nosso relacionamento com Ele. Interpretamos mal as atitudes dos outros em relação a nós mesmos.

24 Não conseguimos nos ver como Deus nos vê, só vemos nossas falhas, Mesmo que nos vejamos somente como pessoas sem valor, Deus vê o nosso potencial.

25 Como na história de Mefibosete que diz não valer nada (2Sm 9:8), mas o rei Davi dá a ordem para que ele passasse a comer em sua mesa. Mesmo que você não veja valor em si mesmo, Deus vê e o convida a sentar em Sua mesa como filho Dele. Deus é misericordioso Algumas vezes cometemos tanto o mesmo pecado que deixamos de acreditar que poderemos ser perdoados novamente (afinal, nós mesmos já não nos perdoamos mais). Mas, nosso Deus está com os ouvidos atentos ao nosso clamor. Ao coração quebrantado e contrito não desprezarás ó Deus (Sl 51:17).

26 Aplicação Você poderia listar algumas qualidades suas? Como está sua visão de Deus e de si mesmo? Que situações podem gerar esta visão distorcida?

27 CONCLUSÃO Em meio à tanta agitação e aflição da sua alma, você pode esperar Deus se revelar de forma forte, com todo Seu poder, força e grandeza, porém fique atento, pois Ele pode se revelar na delicadeza de uma brisa falando ao seu coração, trazendo-lhe cura e libertação de suas dores.

28 Este encontro de cura pode ser num momento de oração em seu quarto, assim como pode acontecer num consultório de um psicólogo; numa conversa com seu pastor ou pastora ou mesmo com um amigo.

29 Ainda que você esteja na caverna, ouça Deus falar com você na brisa, talvez não no terremoto; não no furacão, mas na brisa suave. Podemos viver situações muito difíceis que nos oprimem, sugam nossas forças, nos adoecem, mas não somos derrotados (2 Co 4:8,9). Não estamos sozinhos! (Sl 34:18, Is 41:10).

30

31 Pr. Elton Melo Presidente da Junta de Educação e Publicações e da Editora Batista Independente. Revisão Teológica e Coordenação: Pr. José Lima Pr. Roberto Monteiro de Castro Redatores desta edição: Ana Maria Prata Pravato Eloisa Lazzarotto José Tomaz Rodrigues Lima Marcel Mendes Filho Marcos Elias da Silva Nelio Lazzarotto Apoio Pedagógico: Suellem Spolador Igmar Freitas Gilson Silveira Revisor Gramatical Pr. Jeferson Turbay Jornalista/Editoração Héber de Oliveira A RED Revista de Estudos Bíblicos, é de propriedade intelectual da Conv. das Igrejas Batistas Independentes e é registrada em cartório e seu conteúdo não pode ser reproduzido sem permissão.

Verdades inabaláveis sobre a ressurreição dos salvos

Verdades inabaláveis sobre a ressurreição dos salvos Lição 5 Verdades inabaláveis sobre a ressurreição dos salvos Pr. José Lima IEB Betel Porto Alegre, RS Texto Áureo Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra,

Leia mais

Fatores familiares e sociais que contribuem na saúde emocional

Fatores familiares e sociais que contribuem na saúde emocional Lição 4 Fatores familiares e sociais que contribuem na saúde emocional Eloisa Lazzarotto - Fepas Campinas Texto Áureo Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar

Leia mais

Cuidados divinos sobre a elaboração das Escrituras

Cuidados divinos sobre a elaboração das Escrituras Lição 6 Cuidados divinos sobre a elaboração das Escrituras Pr. José Tomaz Rodrigues Lima Texto Áureo Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as

Leia mais

Lição 1 EFEITOS RELEVANTES DE UMA VIDA DE ORAÇÃO. Pra. Rosa Maria Valadão IEBI Rio Grande, RS

Lição 1 EFEITOS RELEVANTES DE UMA VIDA DE ORAÇÃO. Pra. Rosa Maria Valadão IEBI Rio Grande, RS Lição 1 EFEITOS RELEVANTES DE UMA VIDA DE ORAÇÃO Pra. Rosa Maria Valadão IEBI Rio Grande, RS Texto Áureo Orem Continuamente. 1 Tessalonicenses 5.17 CONHECER: Aspectos doutrinários sobre o tema Vida em

Leia mais

Sinais na sociedade contemporânea. Milhões de dólares são diariamente investidos e gastos na tentativa de gerar algum tipo de satisfação.

Sinais na sociedade contemporânea. Milhões de dólares são diariamente investidos e gastos na tentativa de gerar algum tipo de satisfação. Sinais na sociedade contemporânea Milhões de dólares são diariamente investidos e gastos na tentativa de gerar algum tipo de satisfação. Uma geração emergente de crianças, adolescentes e jovens revela,

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CRISTOLOGIA BÍBLICA

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CRISTOLOGIA BÍBLICA Lição 8 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CRISTOLOGIA BÍBLICA Pr. Marcel Mendes Filho Texto Áureo A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança

Leia mais

BÊNÇÃOS DECORRENTES DO MINISTÉRIO PASTORAL

BÊNÇÃOS DECORRENTES DO MINISTÉRIO PASTORAL Lição nº 11 BÊNÇÃOS DECORRENTES DO MINISTÉRIO PASTORAL Pr. Roberto Monteiro Castro 14 DE JUNHO 2015 Texto Áureo Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles

Leia mais

PILARES DOUTRINÁRIOS DOS BATISTAS INDEPENDENTES

PILARES DOUTRINÁRIOS DOS BATISTAS INDEPENDENTES Lição 11 PILARES DOUTRINÁRIOS DOS BATISTAS INDEPENDENTES Pr. Marcos Elias da Silva Texto Áureo Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto

Leia mais

Ao orar somos atraídos para um relacionamento íntimo com Jesus se o meu povo, que se pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se

Ao orar somos atraídos para um relacionamento íntimo com Jesus se o meu povo, que se pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. (2 Crônicas 7.14) Bill Hybels!

Leia mais

DESAFIOS DO CRISTÃO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

DESAFIOS DO CRISTÃO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL Lição nº 12 DESAFIOS DO CRISTÃO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL Pr. Cleo Harison Bloch 21 DE JUNHO 2015 Texto Áureo Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos

Leia mais

VALORES QUE ACOMPANHAM UM HOMEM HONRADO

VALORES QUE ACOMPANHAM UM HOMEM HONRADO Lição nº 10 VALORES QUE ACOMPANHAM UM HOMEM HONRADO Pr. Roberto Monteiro Castro 07 DE JUNHO 2015 Texto Áureo Deem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor;

Leia mais

A DOUTRINA DA SALVAÇÃO SEMANA TEOLÓGICA IBAVIVA

A DOUTRINA DA SALVAÇÃO SEMANA TEOLÓGICA IBAVIVA A DOUTRINA DA SALVAÇÃO SEMANA TEOLÓGICA IBAVIVA Ele vê você Senhor, tu me sondas e me conheces [ ] Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. [ ] Sonda- me, ó

Leia mais

Fatores Que Desencadeiam a Angústia e a Depressão

Fatores Que Desencadeiam a Angústia e a Depressão Lição 2 Fatores Que Desencadeiam a Angústia e a Depressão Ana Maria Prata Pravato IBI Vitória-ES Texto Áureo Disse-lhes então: A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui

Leia mais

Fruto do Espírito - Alegria (da Salvação)

Fruto do Espírito - Alegria (da Salvação) Fruto do Espírito - Alegria (da Salvação) Tema do Instituto Bíblico - Ig. Batista Maanaim Gal 5:16-22 Um relacionamento maduro com Deus resulta em um fruto e, este fruto, tem seus resultados no caráter

Leia mais

Práticas da Antiguidade para a Espiritualidade Contemporânea. Prática da Contemplação

Práticas da Antiguidade para a Espiritualidade Contemporânea. Prática da Contemplação 9. Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Prática da Contemplação 9. Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. 10. Venha o teu

Leia mais

Princípios divinos para contribuir financeiramente

Princípios divinos para contribuir financeiramente Lição nº 4 Princípios divinos para contribuir financeiramente Pr. Elton Batista de Melo 26 de abril de 2015 Texto Áureo Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos,

Leia mais

PADRÕES BÍBLICOS PARA A FAMÍLIA

PADRÕES BÍBLICOS PARA A FAMÍLIA Lição nº 8 PADRÕES BÍBLICOS PARA A FAMÍLIA Roseli M Kühnrich de Oliveira 24 de maio 2015 Texto Áureo Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que

Leia mais

ESTRESSE: IMPACTOS E PROPOSTAS. Quarta Região

ESTRESSE: IMPACTOS E PROPOSTAS. Quarta Região ESTRESSE: IMPACTOS E PROPOSTAS Quarta Região ÍNDICE Introdução... Breve compreensão do estresse... Os principais fatores de estresse entre os clérigos da IMW4... Resultados da pesquisa... Dicas para os

Leia mais

Lição nº 1 ASPECTOS IMPORTANTES DO LOUVOR AO SENHOR. 04 jan Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade

Lição nº 1 ASPECTOS IMPORTANTES DO LOUVOR AO SENHOR. 04 jan Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade Lição nº 1 ASPECTOS IMPORTANTES DO LOUVOR AO SENHOR Eloisa Ferreira Lazzaroto Andrade 04 jan 2015 Texto da Nova Versão Internacional Texto Bíblico Inspirativo Salmo 113 TEXTO ÁUREO Bendirei o Senhor

Leia mais

Depressão Ciência, Filosofia e Religião. Igreja Vidas Restauradas Apresentação: Paulo de Mello

Depressão Ciência, Filosofia e Religião. Igreja Vidas Restauradas Apresentação: Paulo de Mello Depressão Ciência, Filosofia e Religião Igreja Vidas Restauradas Apresentação: Paulo de Mello O que é depressão? Conjunto de sinais e sintomas onde consta entristecimento, sentimento de vazio existencial,

Leia mais

Valorização. Mensagem do meu Anjo Valorização Por Paulo Roberto Gaefke em 09/06. Bons pensamentos transformam nossa vida!

Valorização. Mensagem do meu Anjo Valorização Por Paulo Roberto Gaefke em 09/06. Bons pensamentos transformam nossa vida! Valorização Mensagem do meu Anjo Valorização Por Paulo Roberto Gaefke em 09/06 Bons pensamentos transformam nossa vida! Diante do espelho eu vi; olhos cansados de tanto esperar. olhos inchados de tanto

Leia mais

Depressão. Um distúrbio que tem solução.

Depressão. Um distúrbio que tem solução. Depressão Um distúrbio que tem solução. DEPRESSÃO Depressão é um transtorno psiquiátrico sem causa definida. Afeta o humor, levando à perda de interesse e de prazer por quase todas as atividades do dia

Leia mais

O Deus que responde às orações e socorre o necessitado

O Deus que responde às orações e socorre o necessitado O Deus que responde às orações e socorre o necessitado Antes mesmo que eu fale,tu já sabes o que vou dizer. Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder. - Sl 139:4-5 NECESSITADO

Leia mais

O Hospedeiro. Uma reflexão a partir do Salmo 23

O Hospedeiro. Uma reflexão a partir do Salmo 23 Uma reflexão a partir do 1 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. 2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas

Leia mais

Há um lugar dentro de você Que brilha mais que o sol, que nem se pode ver. Há uma luz no seu coração, que nem mesmo a dor consegue apagar.

Há um lugar dentro de você Que brilha mais que o sol, que nem se pode ver. Há uma luz no seu coração, que nem mesmo a dor consegue apagar. CD VITÓRIA 1- Deus habita em você (Camila Max) Há um lugar dentro de você Que brilha mais que o sol, que nem se pode ver. Há uma luz no seu coração, que nem mesmo a dor consegue apagar. As bênçãos do Senhor

Leia mais

O DESAFIO RADICAL dessa semana será de oração. Veja o anexo da meditação e ajude a criança a cumprir cada etapa em cada dia.

O DESAFIO RADICAL dessa semana será de oração. Veja o anexo da meditação e ajude a criança a cumprir cada etapa em cada dia. 4 CRIANÇAS até 5 anos Nome: Ministério: INFORMAÇÕES 1) Fazer as meditações diariamente até o término do Sonho de Natal; 2) Memorizar (após decorar os versículos, a criança deve falar o versículo só de

Leia mais

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO.

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. Texto: E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu

Leia mais

ORAR É AÇÃO. Paulo Velho Ministério de Oração - IBCU Fevereiro / 2015 EBA

ORAR É AÇÃO. Paulo Velho Ministério de Oração - IBCU Fevereiro / 2015 EBA ORAR É AÇÃO Paulo Velho Ministério de Oração - IBCU Fevereiro / 2015 EBA ORA R ÇÃO é A Orações de Davi Contextualizar Considerações de um dos filhos Precisamos orar mais Ministério de Oração Curso anterior

Leia mais

Aprendemos nas últimas semanas que temos conversado: 1) A ANSIEDADE NÃO FAZ PARTE DO NOSSO DESIGN ORIGINAL (DEUS NÃO NOS CRIOU ANSIOSOS)

Aprendemos nas últimas semanas que temos conversado: 1) A ANSIEDADE NÃO FAZ PARTE DO NOSSO DESIGN ORIGINAL (DEUS NÃO NOS CRIOU ANSIOSOS) Aprendemos nas últimas semanas que temos conversado: 1) A ANSIEDADE NÃO FAZ PARTE DO NOSSO DESIGN ORIGINAL (DEUS NÃO NOS CRIOU ANSIOSOS) 2) DEVEMOS TER CUIDADO COM NOSSAS MEMÓRIAS DOENTES, POIS QUANDO

Leia mais

Ler v. 8 > Raia um novo ano, estamos prestes a entrarem 2007, e como sempre, constatamos

Ler v. 8 > Raia um novo ano, estamos prestes a entrarem 2007, e como sempre, constatamos Ler v SALMO 16:8-10 Em tua presença Senhor. Ler v. 8 > Raia um novo ano, estamos prestes a entrarem 2007, e como sempre, constatamos que 2006 passou muito rápido e tantas coisas aconteceram. A vida se

Leia mais

Caminho de Restauração

Caminho de Restauração Texto base: Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. (Sl. 42:5) Introdução: O salmista Davi revela nos primeiros

Leia mais

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano)

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) a) Manter uma identidade pessoal e uma identidade para o casamento > Dependência exagerada - A identidade do cônjuge é um reflexo do seu

Leia mais

Pr. Ericson Martins. Uma abordagem básica sobre um dos maiores dilemas dos dias atuais!

Pr. Ericson Martins. Uma abordagem básica sobre um dos maiores dilemas dos dias atuais! Pr. Ericson Martins Depressão Emocional Uma abordagem básica sobre um dos maiores dilemas dos dias atuais! Leitura: Salmo 77 Constituição do homem Física Espiritual PROPOSIÇÃO: 1. Introdução 2. O que

Leia mais

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. Mateus 6:12

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. Mateus 6:12 Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores Mateus 6:12 Há quem pense que não há necessidade de fazer essa oração. Alguns pensam assim por que não se acham em dívida com Deus. A

Leia mais

A Importância dos Cuidados com o Cuidador. Lívia Kondrat

A Importância dos Cuidados com o Cuidador. Lívia Kondrat A Importância dos Cuidados com o Cuidador Lívia Kondrat ABRALE 22 de Julho de 2011 CÂNCER é uma doença crônica; possui tratamentos com possibilidade de cura; traz consigo estigmas; está cercada por mitos,

Leia mais

Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim.

Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança:

Leia mais

SÉRIE ESTUDOS: As emoções podem interferir no crescimento espiritual? Pastor Roberto Cruvinel

SÉRIE ESTUDOS: As emoções podem interferir no crescimento espiritual? Pastor Roberto Cruvinel SÉRIE ESTUDOS: As emoções podem interferir no crescimento espiritual? Pastor Roberto Cruvinel Considerações Quantos crentes em nossos dias aprenderam que ser cristão é ser uma pessoa inatingível. E que,

Leia mais

PERDÃO - ETAPAS NA CURA DA FAMÍLIA

PERDÃO - ETAPAS NA CURA DA FAMÍLIA Lição nº 9 PERDÃO - ETAPAS NA CURA DA FAMÍLIA Roseli M Kühnrich de Oliveira 31 de maio 2015 Texto Áureo Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam

Leia mais

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical 3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical Localização: Quatro dedos acima do umbigo (diafragma); Cor: Amarela; Cristais associados: Amarelos e dourados. Partes associadas: Pâncreas, fígado, glândulas suprarrenais,

Leia mais

Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. Martin Luther King Jr. Martin Luther King Jr. "Qualquer um pode ser grande, pois qualquer um pode servir." O maior entre vocês deverá ser servo. Jesus Cristo Mateus 23.11 COMO SER RELEVANTE Mateus 14.13-21

Leia mais

Ao mestre de canto. Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio ter com ele, depois de haver ele possuído Bate-Seba. Sl 51

Ao mestre de canto. Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio ter com ele, depois de haver ele possuído Bate-Seba. Sl 51 INTRODUÇÃO Pano de fundo Ao mestre de canto. Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio ter com ele, depois de haver ele possuído Bate-Seba Sl 51 Passado o luto, Davi mandou que a trouxessem para o palácio;

Leia mais

Crendo em Deus, em oração. Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Crendo em Deus, em oração. Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus, em oração Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira O Que é Oração? É pedir? É reclamar? É repetir as mesmas palavras em ocasiões específicas, todos os dias ou às vezes? É estar

Leia mais

1. Desmascarando o PECADO

1. Desmascarando o PECADO 1. Desmascarando o PECADO A Transformação do PECADO: Glamourização Horizontalização A glamourização do PECADO: A glamourização do PECADO: Negativo Indesejado Errado Vergonha Positivo Desejado Certo Glamour

Leia mais

Vencendo a depressão e dizendo não ao suicído.

Vencendo a depressão e dizendo não ao suicído. Tema: Vencendo a depressão e dizendo não ao suicído. Data: 06/10/2018 Culto: Sábado Pr. Leandro Caiado A depressão é conhecida como o mal do século e tem sido alvo de muita controvérsia. Pois muitos a

Leia mais

Introdução ao CR Parte II dia 26/02/2019

Introdução ao CR Parte II dia 26/02/2019 Introdução ao CR Parte II dia 26/02/2019 13 RAZÕES PARA VC FAZER O CR OBJETIVO - ajudar pessoas a vencer seus vícios, traumas emocionais, maus hábitos e comportamentos destrutivos. Quais são as razões

Leia mais

A CURA DA ANGÚSTIA Salmo 42

A CURA DA ANGÚSTIA Salmo 42 1 INTRODUÇÃO: A CURA DA ANGÚSTIA Salmo 42 Lamentavelmente, muitas pessoas estão doentes em seu interior! E como existem pessoas doentes deixando outras doentes também! Porque a doença da alma, quando não

Leia mais

Introdução ao CR Parte I dia 19/02/2019

Introdução ao CR Parte I dia 19/02/2019 Introdução ao CR Parte I dia 19/02/2019 1 19h30 - Recepção + Boas Vindas + Oração + Louvor 20h00 - MENSAGEM SOBRE 12 Passos aberto ao público + Testemunho 20h30 às 21h20 - Grupos de Partilha 21h30 - Encerramento

Leia mais

3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

Fé e Ação ANSIEDADE! PREOCUPAÇÃO! FRUSTRAÇÃO. Sintomas da Ansiedade. Sintomas da Ansiedade

Fé e Ação ANSIEDADE! PREOCUPAÇÃO! FRUSTRAÇÃO. Sintomas da Ansiedade. Sintomas da Ansiedade A VITÓRIA PERTENCE AOS QUE OUSAM CRER E AGIR COM BASE NA PALAVRA DE DEUS! Fé e Ação ANSIEDADE! PREOCUPAÇÃO!!1!2 Sintomas da Ansiedade Sintomas da Ansiedade Físicos! Palpitações Vertigens Transpiração excessiva

Leia mais

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS. Aquele que é vigilante obedece ao Senhor. Aquele que é vigilante busca a sabedoria do Senhor.

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS. Aquele que é vigilante obedece ao Senhor. Aquele que é vigilante busca a sabedoria do Senhor. TEMA CENTRAL Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 trabalhoemconjunto@celulas.com.br edile@celulas.com.br

Leia mais

RELAÇÃO COM DEUS A caminho da maturidade

RELAÇÃO COM DEUS A caminho da maturidade RELAÇÃO COM DEUS A caminho da maturidade Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores

Leia mais

ESTAMOS AQUI PARA AGRADECER OS FRUTOS

ESTAMOS AQUI PARA AGRADECER OS FRUTOS ESTAMOS AQUI PARA AGRADECER OS FRUTOS SAÚDE SUSTENTO AMIGOS TRABALHO IGREJA FAMÍLIA O que é um ídolo? É qualquer coisa que seja mais importante que Deus para você, qualquer coisa que absorva seu coração

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Erro! Indicador não definido. A VIDA DE ORAÇÃO DOS MEMBROS DO MOVIMENTO EUCARÍSTICO JOVEM OBJETIVO Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO

Leia mais

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS CORAÇÃO UMA POTENCIAL FÁBRICA DE ÍDOLOS Então Obadias dirigiu-se a Acabe e passoulhe a informação, e Acabe foi ao encontro de Elias. Quando viu Elias, disse-lhe: "É

Leia mais

Neste grupo de pedidos, a coisa pela qual o Senhor Jesus nos ensina a orar, em primeiro lugar é pelo pão.

Neste grupo de pedidos, a coisa pela qual o Senhor Jesus nos ensina a orar, em primeiro lugar é pelo pão. Mensagem de 20.03.2011 Pr. Jacson Andrioli Pai Nosso parte IV Mateus 6.9-15 PEDIDOS: Depois de nos dirigirmos a Deus chamando-o de Pai, depois de admitirmos que Ele é Pai nosso (não apenas meu), depois

Leia mais

MOTIVOS SEM FIM. Sempre em Jesus Cristo E/G# A B C#m B Nossa esperança. E E/G# A B C#m B

MOTIVOS SEM FIM. Sempre em Jesus Cristo E/G# A B C#m B Nossa esperança. E E/G# A B C#m B MOTIVOS SEM FIM E E/G# A B Sim, há motivos sem fim pra cantar C#m G#m A E bendizer com louvores E E/G# A B Aquele que veio a nós por amor C#m G#m A (B 2ª vez) Fez tudo novo e se faz presente A F#m B Todo

Leia mais

Males da Alma......são transtornos que causam sofrimento intenso, comprometem a rotina da pessoa afetada, alteram

Males da Alma......são transtornos que causam sofrimento intenso, comprometem a rotina da pessoa afetada, alteram Males da Alma......são transtornos que causam sofrimento intenso, comprometem a rotina da pessoa afetada, alteram seu comportamento e trazem prejuízos em todas as áreas da vida de quem está doente. Ansiedade,

Leia mais

Conchal/SP - Diocese de Limeira

Conchal/SP - Diocese de Limeira 1. Mantra IFRAS - São João Maria Vianney onchal/sp - iocese de Limeira Gm F7 Bb m 7 Eu me lanço nos teus braços, ó Senhor e coloco em tuas mãos o Fmd G7 m Gm 7 Gm meu vi---ver! Basta-me a tua graças, basta-me

Leia mais

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Editor Thiago Regina Projeto Gráfico e Editorial Rodrigo Rodrigues Revisão Jade Coelho Copidesque Renata Santos Capa Tiago Shima Copyright Viseu Todos os direitos desta edição são reservados à Editora

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

TI GO. Restauração cura oração LIÇÃO - 12 IV TRIMESTRE

TI GO. Restauração cura oração LIÇÃO - 12 IV TRIMESTRE cartas de TI GO 2014 IV TRIMESTRE LIÇÃO - Restauração cura oração RELEMBRANDO ESPERANDO A CHUVA SERÁ QUE ESTÁ REALMENTE PRÓXIMA"? QUEIXAS, MURMURAÇÕES E CRESCIMENTO MODELOS DE PACIÊNCIA CLARO COMO A LUZ

Leia mais

- Um compromisso de oração que vai mudar a sua vida -

- Um compromisso de oração que vai mudar a sua vida - 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 - Um compromisso de oração que vai mudar a sua vida - Dia 0 - Tempo de adoração e gratidão Leitura Bíblica: Ap. Motivos de Oração: Agradeça pela salvação, família,

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: É me dado todo o poder no céu e na terra - Mateus 28.18 OBJETIVO: Que a criança aprenda que Jesus

Leia mais

Primeira Igreja Batista em Andrade Araújo Pequenos Grupos Multiplicadores Kids Semana de 11/03/2018 a 17/03/2018 O MODELO DE CURA DE JESUS

Primeira Igreja Batista em Andrade Araújo Pequenos Grupos Multiplicadores Kids Semana de 11/03/2018 a 17/03/2018 O MODELO DE CURA DE JESUS ] Primeira Igreja Batista em Andrade Araújo Estação Cultivo O MODELO DE CURA DE JESUS 15.7). Objetivo do estudo: Encorajar as crianças a serem instrumento de cura como Jesus. QUEBRA GELO BASE BÍBLICA:

Leia mais

- A necessidade de controle gera ansiedade - Descobrimos que a vitória sobre a ansiedade começa. - Mas existem atalhos que parecem que estão nos

- A necessidade de controle gera ansiedade - Descobrimos que a vitória sobre a ansiedade começa. - Mas existem atalhos que parecem que estão nos No último domingo: - A necessidade de controle gera ansiedade - Descobrimos que a vitória sobre a ansiedade começa quando nos reconectamos com Deus - Mas existem atalhos que parecem que estão nos reconectando

Leia mais

Deus cuida de Elias Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira

Deus cuida de Elias Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Deus cuida de Elias Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Começando nosso encontro (5 min) Receba com alegria cada criança, converse com elas e pergunte como foi a semana, como foi na escola e na

Leia mais

O que é Ser um verdadeiro Cristão?

O que é Ser um verdadeiro Cristão? O que é Ser um verdadeiro Cristão? O que é Ser um verdadeiro Cristão? Uma pergunta muito simples, que tem gerado algumas duvidas entre aqueles que são Cristãos e também entre aqueles que não são, uma pergunta

Leia mais

Ficha No. 10. A ORAção nos MOMENTOS DE HUMILhAção. (1 Samuel 1) O r d e m d o s S e r v o s d e M a r i a

Ficha No. 10. A ORAção nos MOMENTOS DE HUMILhAção. (1 Samuel 1) O r d e m d o s S e r v o s d e M a r i a Ficha No. 10 A ORAção nos MOMENTOS DE HUMILhAção (1 Samuel 1) O primeiro impacto com as humilhações Elcana, um homem temente a Deus, tinha duas mulheres. Fenera era mãe de muitos filhos, enquanto Ana era

Leia mais

Um Problema Emergente!

Um Problema Emergente! Um Problema Emergente! I. O crescente número de divórcios. Se não der certo.... Individualismo Hedonista Jesus respondeu: Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza

Leia mais

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Jo. 14.2

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Jo. 14.2 1 LIÇÃO 5 Vencendo o desespero e o medo TEXTO ÁUREO Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Jo. 14.2 VERDADE APLICADA Enquanto

Leia mais

Boas-Novas. Tom: F. (intro) Gm7 Dm7 C Dm7 F A#9 Gm7 Dm7 C A#9 Gm7. Dm7 A#9 Espírito de Deus, quebranta minha vida

Boas-Novas. Tom: F. (intro) Gm7 Dm7 C Dm7 F A#9 Gm7 Dm7 C A#9 Gm7. Dm7 A#9 Espírito de Deus, quebranta minha vida Boas-Novas Tom: (intro) m7 m7 m7 A#9 m7 m7 A#9 m7 m7 A#9 Espírito de eus, quebranta minha vida isperta os meus olhos, toca o meu coração m7 A#9 as tuas boas novas me enche nesta hora /A A#9 E faz de mim

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Vamos dedicar esta semana ao tema da Misericórdia. Dar e receber misericórdia faz de nós pessoas melhores, mais atentas

Leia mais

Texto Base : Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. - João 8:36

Texto Base : Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. - João 8:36 Texto Base : Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. - João 8:36 Introdução: Não importa quem você foi ou ainda é, Deus hoje te chama para se encontrar com Ele. Para curar teus traumas

Leia mais

3.15 As psicoses na criança e no adolescente

3.15 As psicoses na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.15 As psicoses na criança e no adolescente Introdução As psicoses são doenças mentais raras que, geralmente, se iniciam no fim da adolescência

Leia mais

COM SAÚDE É MELHOR. Informação e Prevenção: os Melhores Aliados

COM SAÚDE É MELHOR. Informação e Prevenção: os Melhores Aliados COM SAÚDE É MELHOR Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará

Leia mais

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus!

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus! TEMA : O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS ESTUDO PARA CÉLULAS Nº 066 Líder leia, junto com a célula, todos os textos (versículos) citados. Texto inicial : Jo 1.12 e 1 Jo 3:1-2 TADEL: (05JUN à 09JUN17) PERGUNTE

Leia mais

DEPRESSÃO, O QUE É? A

DEPRESSÃO, O QUE É? A DEPRESSÃO, O QUE É? A depressão é uma doença que pode afetar pessoas de todas as idades. Ela é diferente de tristeza e surge devido a fatores biológicos e emocionais (perdas, traumas, estresse, etc.).

Leia mais

Indicado para professores, alunos e f uncionários.

Indicado para professores, alunos e f uncionários. Indicado para professores, alunos e f uncionários. Caro leitor, O objetivo deste manual é sensibilizar a comunidade acadêmica para as questões relacionadas à inclusão, assim como, esclarecer algumas dúvidas

Leia mais

Ano Santo da Misericórdia

Ano Santo da Misericórdia Ano Santo da Misericórdia Entrar pela Porta da Misericórdia para ser misericordioso Ano Santo da Misericórdia O Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, tem início em Roma no dia 8 de

Leia mais

Reações (simples - patológicas)

Reações (simples - patológicas) Reações (simples - patológicas) Sair com amigos (atividade / diversão) Praticar esporte Fazer uma viagem Ter uma descarga de adrenalina Comprar alguma coisa Comer, comer e comer Ligar para o terapeuta

Leia mais

Dm Am Dm Am Bb C F Bb Am Dm Isaías, Isaías! Anuncia o Messias e consola o povo meu. Bb C F Bb Am Dm Anuncia o Messias e consola o povo meu.

Dm Am Dm Am Bb C F Bb Am Dm Isaías, Isaías! Anuncia o Messias e consola o povo meu. Bb C F Bb Am Dm Anuncia o Messias e consola o povo meu. Entrada: Isaías, é tempo do meu dvento Tom: F Dm C F Bb Dm Bb 7 1. É tempo do meu advento, da vinda surpresa no meio de vós, Dm C F Bb Dm m Dm D7 por isso conclamo profetas que ao longo da terra elevem

Leia mais

O floral para um ano novo de verdade

O floral para um ano novo de verdade O floral para um ano novo de verdade Floral especial para acreditar mais em você em 2015 e vencer! Como é que você vai entrar em 2015? A) Ansioso(a) B) Com medo C) Sentindo-se muito só D) Alegre mas com

Leia mais

Depressão espiritual. Quando a morbidez domina a alma. 1 Rs. 19

Depressão espiritual. Quando a morbidez domina a alma. 1 Rs. 19 Depressão espiritual Quando a morbidez domina a alma 1 Rs. 19 O rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os *profetas do deus *Baal. Aí ela

Leia mais

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS UM ENCONTRO PROVIDENCIAL Então o Senhor Deus disse a Elias: Apronte-se e vá até a cidade de Sarepta, perto de Sidom, e fique lá. Eu mandei que uma viúva que mora ali

Leia mais

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA 2000 Tony Silveira Todos os Direitos reservados. Proibida a Reprodução não Autorizada PRINCÍPIOS DE ORAÇÃO INDICE 1. ORAÇÃO EFICAZ 3 2. ORAÇÃO POR NÓS PRÓPRIOS 4

Leia mais

Depressão: o que você precisa saber

Depressão: o que você precisa saber Depressão: o que você precisa saber Se você acredita que tem depressão, ou conhece alguém que talvez sofra desse transtorno, leia este material. O que é a depressão? A depressão é um transtorno mental

Leia mais

2ª FEIRA 11 de março. INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

2ª FEIRA 11 de março. INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA 2ª FEIRA 11 de março NA ORAÇÃO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O tema que nos vai guiar nos próximos dias é o da oração. A quaresma é um tempo indicado para nos focarmos na oração. Começamos por

Leia mais

Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha. Sl 25.15

Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha. Sl 25.15 Introdução Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha. Sl 25.15 16 Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito. 17 As angústias

Leia mais

Crendo em Deus, reconhecendo Sua justiça. Aula 15/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Crendo em Deus, reconhecendo Sua justiça. Aula 15/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus, reconhecendo Sua justiça Aula 15/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira O Que é Justiça? Justiça vem do latim iustitia (justitia), com significado base de equidade, mas possui conceito

Leia mais

Estudo 6 Desabafar é preciso. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 6 Desabafar é preciso. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 6 Desabafar é preciso Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Desabafos fazem parte de sua vida espiritual? 1. Texto

Leia mais

DEPRESSÃO TEM CURA? SAIBA MAIS SOBRE ESSE MAL

DEPRESSÃO TEM CURA? SAIBA MAIS SOBRE ESSE MAL DEPRESSÃO TEM CURA? SAIBA MAIS SOBRE ESSE MAL SUMÁRIO 01. Depressão: tristeza ou doença? 3 02. Saiba identificar os sintomas de um deprimido 7 03. Depressão severa: saiba como tomar controle 12 01 DEPRESSÃO:

Leia mais

Embora as tribulacões de Jó tenham sido grandes, estas chegaram ao fim. Como acabaram? O que podemos aprender delas?

Embora as tribulacões de Jó tenham sido grandes, estas chegaram ao fim. Como acabaram? O que podemos aprender delas? Lição 1 para 1º de outubro de 2016 Embora as tribulacões de Jó tenham sido grandes, estas chegaram ao fim. Como acabaram? O que podemos aprender delas? «Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou

Leia mais

Lição 12. Mulher Madura (PROFESSOR)

Lição 12. Mulher Madura (PROFESSOR) Lição 2 Mulher Madura (PROFESSOR) LIÇÃO 2 Mulher Madura A. Leia: Eclesiastes 3:-2.. Cada fase que vivemos tem um/a próprio/a. (pg 47) a. glória b. problema c. lição 2. Qual o fator determinante para saber

Leia mais

Buscando o Propósito de Deus

Buscando o Propósito de Deus Buscando o Propósito de Deus Salmos 139:1-16 Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. 2 Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. 3 Tu me vês quando estou trabalhando

Leia mais

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa; BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

ANA SOUZA P S I C Ó L O G A

ANA SOUZA P S I C Ó L O G A ÍNDICE AUTORA... INTRODUÇÃO... ALGUNS SINTOMAS QUE PODEMOS OBSERVAR DEVIDO AO ESGOTAMENTO EMOCIONAL... - Insônia... - Irritabilidade... - Falta de motivação... - Distanciamento afetivo... - Esquecimentos

Leia mais

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1. O divisor de aguas.

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1. O divisor de aguas. Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1 O divisor de aguas. 1 Samuel 7: 6 Congregaram-se em Mispa, tiraram água e a derramaram perante o SENHOR; jejuaram aquele dia

Leia mais

Deus abençoe abundantemente.

Deus abençoe abundantemente. Estamos no propósito do Jejum de Daniel com as crianças também. Sabemos que os pequeninos não ouvem conselhos, mas seguem exemplos. Por isso sejam incentivadores de seu (s) filho (s), pois quanto mais

Leia mais