FORMAÇÃO DE VÓRTICES NO CAMPO DE NEBULOSIDADE SOBRE A AMÉRICA DO SUL. PARTE I. NEBULOSIDADE CICLOGENÉTICA ATRAVÉS DOS DADOS DE SATÉLITE.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMAÇÃO DE VÓRTICES NO CAMPO DE NEBULOSIDADE SOBRE A AMÉRICA DO SUL. PARTE I. NEBULOSIDADE CICLOGENÉTICA ATRAVÉS DOS DADOS DE SATÉLITE."

Transcrição

1 FORMAÇÃO DE VÓRTICES NO CAMPO DE NEBULOSIDADE SOBRE A AMÉRICA DO SUL. PARTE I. NEBULOSIDADE CICLOGENÉTICA ATRAVÉS DOS DADOS DE SATÉLITE. CAMPOS DE TEMPERATURA NA REGIÃO DO VÓRTICE CICLÔNICO. Natalia Fedorova natalia@cpmet.ufpel.tche.br Maria Helena de Carvalho mhelena@cpmet.ufpel.tche.br Dmitri Fedorov fedorov@cpmet.ufpel.tche.br Universidade Federal de Pelotas Abstract This paper presents an observational study of the cyclogenetic cloudiness over South America during 1996 year. The structure of the cyclogenetic cloudiness is analyzed using satellite observations in thermal IR images. The characteristics of the cyclogenetic cloudiness have been found. A classification of the cyclogenetic cloudiness has been worked out. The characteristics of the temperature fields at surface and 700 hpa levels in the cyclogenetic cloudiness have been found out. An atlas of the cyclogenetic cloudiness over South America, including satellite and conventional data, has been created. 1 Introdução O Estado do Rio Grande do Sul fica próximo ao centro da região ciclogenética que, de acordo com os resultados de Ferreira (1989) e Gan (1992) localiza-se sobre o Uruguai (32.5ºS-55ºW). Por isso, a previsão de formação de vórtices ciclônicos é o principal problema na elaboração da previsão do tempo. A experiência do trabalho operacional na previsão do tempo mostra que os modelos numéricos têm erros na previsão do primeiro estágio da formação do ciclone. Por isso, o objetivo do nosso trabalho é desenvolver um método de previsão de formação de vórtices ciclônicos através de dados de satélite e de dados de análise (não da previsão) dos vários campos meteorológicos, os quais estão disponíveis diariamente para a previsão do tempo. 2 Dados e Metodologia Analisaram-se os dados do satélite GOES no canal infravermelho a cada 3 horas e também vários campos do NCEP (National Center for Environmental Prediction, Washington) de análise para 00h UTC. Durante o ano de 1996, na região entre S e W, foram observados doze processos de formação e de desenvolvimento de vórtices. Cada processo durou 2-3dias, por isso durante este ano foram observados 29 dias com vórtices ciclônicos. Foram analisadas as imagem do satélite GOES no canal infravermelho para identificar o vórtice ciclônico e o estágio de desenvolvimento do mesmo. Para a identificação da nebulosidade do ciclone usou-se a descrição de Anderson et al. (1974). Estudaram-se os sinais no campo de nebulosidade que mostram os processos de ciclogênese e apresentam as massas de nebulosidade típicas para a ciclogênese. Na região do vórtice ciclônico foram examinados conjuntamente vários campos meteorológicos. Na parte I do trabalho apresentaremos a análise dos campos de temperatura para os níveis de 700hPa e da superfície. Para caracterizar a intensidade das zonas frontais, foram calculados a largura e os

2 gradientes horizontais máximos de temperatura nas zonas frontais e obtiveram-se os valores médios para os vários estágios de desenvolvimento do vórtice ciclônico. 3 Formação da nebulosidade do vórtice ciclônico. Foram definidos quatro tipos (fig.1) de nebulosidade na imagem do infravermelho no primeiro estágio de desenvolvimento do vórtice ciclônico. No primeiro tipo de nebulosidade ciclogenética, as imagens dos satélites mostram uma massa de nuvens com curvatura anticiclônica ( às vezes duas ou três massas de nuvens com esta curvatura) na vanguarda da massa. (Fedorova & Bakst, 1996) No segundo tipo de nebulosidade, foram observadas algumas aglomerações de nuvens, as quais depois unem-se numa massa de nebulosidade e formam a parte quente da onda frontal com curvatura anticiclônica. Observou-se que esta nebulosidade é encontrada separada das outras massas de nebulosidade. O terceiro tipo de nebulosidade ciclogenética é semelhante à segunda, mas existe uma diferença principal: desde o começo do processo é observada uma ligação com a massa de ar quente e úmida na região da Amazônia e Bolívia, que na imagem de satélite tem a aparência de um campo de nebulosidade tipo Cu cong e Cb. No quarto tipo, a ligação com a massa de ar quente e úmido na região da Amazônia e Bolívia provoca a formação do vórtice ciclônico. As imagens mostram que as nuvens tipo Cu cong e Cb, desde a grande região da Amazônia e Bolívia, unem-se numa massa, onde forma-se o vórtice ciclônico. Depois de 6-12 h, nestas massas forma-se uma fronteira nítida com curvatura ciclônica na retaguarda das mesmas, as quais mostram a formação da parte fria da onda frontal. I h h. II h h h.

3 III h h h. IV h h. Fig. 1: Quatro tipos de nebulosidade ciclogenética observados nas imagens de satélite. 4 Campos de temperatura na região do vórtice ciclônico. 4.1 Campos de temperatura na superfície no campo de nebulosidade do vórtice ciclônico Os resultados da análise mostram que o vórtice ciclônico forma-se nos campos de temperatura de maneira bem definida: dois ramos das zonas frontais unem-se e dividem as três massas de ar. Foram observados dois tipos destes campos (figura 2).

4 O primeiro tipo caracteriza-se pela bolsa de ar quente na vanguarda e na parte norte da nebulosidade ciclogenética; as temperaturas máximas observadas no núcleo do ar quente vão desde 34 até 36 C. O segundo ramo da zona frontal tem uma distribuição zonal com uma pequena região com ar frio na retaguarda da nebulosidade. No segundo tipo, o núcleo de ar quente localiza-se mais ao norte; na região da nebulosidade ciclogenética, uma língua de ar quente penetra na vanguarda da nebulosidade e a zona frontal situa-se na direção noroeste - sudeste. O segundo ramo da zona frontal tem direção sudoeste - nordeste. Figura 2: Dois tipos dos campos de temperatura na superfície no primeiro estágio de formação do vórtice ciclônico A largura da parte fria da zona frontal foi de km e da parte quente km, próximo à superfície; no nível de 700 hpa, foi de km e de km, respectivamente. Os ramos da zona frontal, observados mais ao norte, foram mais fortes (os gradientes horizontais de temperatura foram de 10 e 13 C/500km, respectivamente, para os dois tipos de campos) do que os da zona frontal na parte sul(os gradientes horizontais de temperatura foram de 8 e 10 C/500km, respectivamente). No primeiro tipo as zonas frontais têm larguras maiores e gradientes de temperatura menores do que no segundo tipo. Na região onde as duas zonas frontais uniram-se,os gradientes horizontais de temperatura têm valores iguais, de, aproximadamente, 8 C/500km. Estes dois tipos de zonas frontais foram observados durante todo período de desenvolvimento do vórtice ciclônico. 4.2 Campos de temperatura no nível de 700 hpa na região de nebulosidade ciclogenética Os campos de temperatura no nível de 700 hpa ( figura 3 ) também mostram dois tipos de distribuição horizontal de temperatura. O primeiro tipo tem uma zona frontal com largura de km e o valor médio do gradiente máximo de temperatura é de 8 C/500km. No núcleo do ar quente, a temperatura tem valores de 10 até 16 C e no ar frio, de - 10 até - 12 C. O segundo tipo dos campos de temperatura no nível de 700 hpa é muito parecido com o segundo tipo de campo de temperatura na superfície.

5 Figura 3: Dois tipos de campos de temperatura no nível de 700 hpa no primeiro estágio de formação do vórtice ciclônico 5 Conclusão Apresentam-se quatro tipos de nebulosidade que estão associadas com o primeiro estágio de formação do vórtice ciclônico ou seja, quatro tipos de nebulosidade ciclogenética, os quais, caracterizam-se por formarem, após 6-12h, a parte quente da onda frontal ou a região com curvatura anticiclônica na vanguarda da nebulosidade e, depois do mesmo período de tempo, ocorre a formação da parte fria com curvatura ciclônica na retaguarda da nebulosidade. O vórtice ciclônico forma-se quando existem uma ou duas (as quais unem-se) zonas frontais no campo de temperatura com gradientes de 6-13 C /500 km e com assimetria no campo de temperatura à superfície e em 700 hpa, com o ar quente na vanguarda da nebulosidade ciclogenética e com o ar frio na retaguarda da mesma. 6 Referências bibliográficas Anderson R.K. et al.,1973. The use of satellite pictures in weather analysis and forecasting. WMO, Technical note No. 124, Geneva, 275 pp. Ferreira, C. C., 1989: Ciclogêneses e ciclones extratropicais na região sul - sudeste do Brasil e suas influências no tempo. INPE TDL/359, 93p. Fedorova, N., Bakst, L., 1996: Advecção de ar quente em médios e altos níveis da atmosfera através da análise dos dados dos satélites. IX Congresso Brasileiro de Meteorologia de novembro, Volume 1, pp Gan, M.A., 1992: Ciclogêneses e ciclones sobre a América do sul. INPE-5400-TDI/479, 185 p.

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO E DA ESTRUTURA DO SISTEMA CONVECTIVO DE MESOESCALA ATRAVÉS DOS DADOS DE RADAR E DE SATÉLITE. PARTE I: DESCRIÇÃO GERAL

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO E DA ESTRUTURA DO SISTEMA CONVECTIVO DE MESOESCALA ATRAVÉS DOS DADOS DE RADAR E DE SATÉLITE. PARTE I: DESCRIÇÃO GERAL Abstract ANÁLISE DA EVOLUÇÃO E DA ESTRUTURA DO SISTEMA CONVECTIVO DE MESOESCALA ATRAVÉS DOS DADOS DE RADAR E DE SATÉLITE. PARTE I: DESCRIÇÃO GERAL Anatoli Starostin, Natalia Fedorova, Julio Marques Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: METEOROLOGIA SINOTICA 2 CÓDIGO: METR032 CARGA HORÁRIA: 80 horas EMENTA: Análise dos Centros de Ação. Superfícies Frontais e Frentes. Correntes de Jato. Ondas Meteorológicas.

Leia mais

ESTUDO OBSERVACIONAL DE UMA FRENTE QUENTE OCORRIDA NA REGIÃO SUL DO BRASIL

ESTUDO OBSERVACIONAL DE UMA FRENTE QUENTE OCORRIDA NA REGIÃO SUL DO BRASIL ESTUDO OBSERVACIONAL DE UMA FRENTE QUENTE OCORRIDA NA REGIÃO SUL DO BRASIL Maria Helena de Carvalho e Natália Fedorova Faculdade de Meteorologia Universidade Federal de Pelotas mhelena@cpmet.ufpel.tche.br

Leia mais

ESTUDO DE UM CASO DE CHUVAS INTENSAS EM PELOTAS-RS

ESTUDO DE UM CASO DE CHUVAS INTENSAS EM PELOTAS-RS ESTUDO DE UM CASO DE CHUVAS INTENSAS EM PELOTAS-RS MARIA HELENA DE CARVALHO ARIANE FRASSONI DOS SANTOS Faculdade de Meteorologia/Universidade Federal de Pelotas Caixa Postal 354 96010-900 Pelotas - RS

Leia mais

ANÁLISE DE UM CASO DE FRENTE QUENTE OBSERVADA NA AMÉRICA DO SUL

ANÁLISE DE UM CASO DE FRENTE QUENTE OBSERVADA NA AMÉRICA DO SUL ANÁLISE DE UM CASO DE FRENTE QUENTE OBSERVADA NA AMÉRICA DO SUL Claudinéia Machado Brazil (néia@ufpel.tche.br) Maria Helena de Carvalho Natalia Fedorova Faculdade de Meteorologia, UFPel ABSTRACT The frontal

Leia mais

CONDIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE NEVOEIRO EM PELOTAS: PARTE I- ANÁLISE SINÓTICA E ESTATÍSTICA

CONDIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE NEVOEIRO EM PELOTAS: PARTE I- ANÁLISE SINÓTICA E ESTATÍSTICA CONDIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE NEVOEIRO EM PELOTAS: PARTE I- ANÁLISE SINÓTICA E ESTATÍSTICA Abstract Vladair Morales de Oliveira 1 e-mail: vladair@cpmet.ufpel.tche.br Natália Fedorova e-mail : natalia@cpmet.ufpel.tche.br

Leia mais

ANÁLISE DA PASSAGEM DE UMA FRENTRE FRIA NA REGIÃO SUL DO PAÍS NOS DIAS DE JULHO DE 2006, UTILIZANDO SENSORIAMENTO REMOTO

ANÁLISE DA PASSAGEM DE UMA FRENTRE FRIA NA REGIÃO SUL DO PAÍS NOS DIAS DE JULHO DE 2006, UTILIZANDO SENSORIAMENTO REMOTO ANÁLISE DA PASSAGEM DE UMA FRENTRE FRIA NA REGIÃO SUL DO PAÍS NOS DIAS 08-10 DE JULHO DE 2006, UTILIZANDO SENSORIAMENTO REMOTO Aline Schneider Falck 1, Paulo Roberto Pelufo Foster 2 RESUMO - Este trabalho

Leia mais

ATUAÇÃO DE UM SISTEMA FRONTAL NA ESTAÇÃO SECA DO NORDESTE DO BRASIL. Lizandro Gemiacki 1, Natalia Fedorova 2

ATUAÇÃO DE UM SISTEMA FRONTAL NA ESTAÇÃO SECA DO NORDESTE DO BRASIL. Lizandro Gemiacki 1, Natalia Fedorova 2 ATUAÇÃO DE UM SISTEMA FRONTAL NA ESTAÇÃO SECA DO NORDESTE DO BRASIL Lizandro Gemiacki 1, Natalia Fedorova 2 RESUMO. Foi estudado um caso de um sistema frontal que se deslocou até o NEB. Esse sistema causou

Leia mais

APLICAÇÔES DO PRODUTO DE SOBREPOSIÇÃO DE CAMPOS METEOROLÓGICOS A IMAGENS DE SATÉLITE

APLICAÇÔES DO PRODUTO DE SOBREPOSIÇÃO DE CAMPOS METEOROLÓGICOS A IMAGENS DE SATÉLITE APLICAÇÔES DO PRODUTO DE SOBREPOSIÇÃO DE CAMPOS METEOROLÓGICOS A IMAGENS DE SATÉLITE Lúcia Helena Ribas Machado 1 e Marcus Jorge Bottino 2 RESUMO: Encontra-se operacional no CPTEC um produto de visualização

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 13 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 13 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 14 de Novembro de 2012 (24 horas)... 3 Tendência para o dia 15 de Novembro

Leia mais

Dezembro de 2012 Sumário

Dezembro de 2012 Sumário 11 Dezembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 11 de Dezembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 12 de Dezembro de 2012 (24 horas)... 4 Tendência para o dia 13 de Dezembro

Leia mais

ANÁLISE SINÓTICA E DE MESOESCALA DE EVENTO CICLOGENÉTICO OCORRIDO NO DIA 07 DE JUNHO DE 2011

ANÁLISE SINÓTICA E DE MESOESCALA DE EVENTO CICLOGENÉTICO OCORRIDO NO DIA 07 DE JUNHO DE 2011 ANÁLISE SINÓTICA E DE MESOESCALA DE EVENTO CICLOGENÉTICO OCORRIDO NO DIA 07 DE JUNHO DE 2011 O processo de formação de um ciclone extratropical provocou muita instabilidade e temporais entre a Região Sul,

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 28 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 28 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 29 de Novembro de 2012 (24 horas)... 4 Tendência para o dia 30 de Novembro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: METEOROLOGIA SINÓTICA 2 CÓDIGO: METR032 CARGA HORÁRIA: 80

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 14 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 14 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 15 de Novembro de 2012 (24 horas)... 3 Tendência para o dia 16 de Novembro

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 08 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO...2 Boletim do Tempo para 08 de novembro...2 Previsão do Tempo para o dia 09 de Novembro de 2012 (24 horas)...3 Tendência para o dia 10 de Novembro de

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 17 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 17 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 18 de Novembro de 2012 (24 horas)... 3 Tendência para o dia 19 de Novembro

Leia mais

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002 ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A PRECIPITAÇÃO E OS SISTEMAS SINÓTICOS NA CIDADE DE PELOTAS EM ANOS DE LA NIÑA E DE EL NIÑO PARTE III: CARACTERÍSTICAS DAS VARIAÇÕES DAS PRECIPITAÇÕES ASSOCIADAS

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 16 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 16 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 17 de Novembro de 2012 (24 horas)... 3 Tendência para o dia 18 de Novembro

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 12 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 12 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 13 de Novembro de 2012 (24 horas)... 3 Tendência para o dia 14 de Novembro

Leia mais

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002 ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A PRECIPITAÇÃO E OS SISTEMAS SINÓTICOS NA CIDADE DE PELOTAS EM ANOS DE LA NIÑA E DE EL NIÑO PARTE I: OS SISTEMAS E PROCESSOS SINÓTICOS E SUAS PRECIPITAÇÕES ASSOCIADAS

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS SINÓTICOS QUE PRODUZEM CHUVAS INTENSAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR RESUMO

CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS SINÓTICOS QUE PRODUZEM CHUVAS INTENSAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR RESUMO CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS SINÓTICOS QUE PRODUZEM CHUVAS INTENSAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR Dirceu Luís SEVERO 1, Elaine Cristina GITRONE 2 e Hélio dos Santos SILVA 3 RESUMO Trata-se

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 26 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 26 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 27 de Novembro de 2012 (24 horas)... 4 Tendência para o dia 28 de Novembro

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 09 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO...2 Boletim do Tempo para 09 de Novembro...2 Previsão do Tempo para o dia 10 de Novembro de 2012 (24 horas)...4 Tendência para o dia 11 de Novembro de

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 27 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 27 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 28 de Novembro de 2012 (24 horas)... 4 Tendência para o dia 29 de Novembro

Leia mais

Dezembro de 2012 Sumário

Dezembro de 2012 Sumário 08 Dezembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 08 de Dezembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 09 de Dezembro de 2012 (24 horas)... 4 Tendência para o dia 10 de Dezembro

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 22 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 22 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 23 de Novembro de 2012 (24 horas)... 4 Tendência para o dia 24 de Novembro

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 07 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 07 de novembro... 2 Previsão do Tempo para 08 de novembro (24 horas)... 3 Tendência para o dia 09 de Novembro de 2012 (48

Leia mais

Dezembro de 2012 Sumário

Dezembro de 2012 Sumário 03 Dezembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 03 de Dezembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 04 de Dezembro de 2012 (24 horas)... 4 Tendência para o dia 05 de Dezembro

Leia mais

Dezembro de 2012 Sumário

Dezembro de 2012 Sumário 05 Dezembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 05 de Dezembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 06 de Dezembro de 2012 (24 horas)... 5 Tendência para o dia 07 de Dezembro

Leia mais

BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO

BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO 08 Junho de 2011 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 08 de junho (CHUVA)... 2 Boletim Técnico CPTEC... 8 Nível 250 hpa... 8 Nível 500 hpa... 8 Nível 850 hpa... 8 Superfície... 9

Leia mais

Abril de 2011 Sumário

Abril de 2011 Sumário 17 Abril de 2011 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 17 de abril (CHUVA)... 2 Previsão do Tempo para 18/19 de abril (24hr)... 5 Boletim Técnico CPTEC... 6 Nível 250 hpa... 6 Nível

Leia mais

Dezembro de 2012 Sumário

Dezembro de 2012 Sumário 12 Dezembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 11 de Dezembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 13 de Dezembro de 2012 (24 horas)... 2 Tendência para o dia 14 de Dezembro

Leia mais

Vórtices Ciclônicos Desprendidos em Altos Níveis que Originam-se no leste do Pacífico Tropical Sul. Parte II: Uso de Imagens de Satélites

Vórtices Ciclônicos Desprendidos em Altos Níveis que Originam-se no leste do Pacífico Tropical Sul. Parte II: Uso de Imagens de Satélites Vórtices Ciclônicos Desprendidos em Altos Níveis que Originam-se no leste do Pacífico Tropical Sul. Parte II: Uso de Imagens de Satélites María Cleofé Valverde Ramírez Nelson Jesus Ferreira Manoel Alonso

Leia mais

Dezembro de 2012 Sumário

Dezembro de 2012 Sumário 10 Dezembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 10 de Dezembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 11 de Dezembro de 2012 (24 horas)... 4 Tendência para o dia 12 de Dezembro

Leia mais

20 Novembro de Sumário

20 Novembro de Sumário 20 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 20 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 21 de Novembro de 2012 (24 horas)... 4 Tendência para o dia 22 de Novembro

Leia mais

BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO

BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO 07 Junho de 2011 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 07 de junho (CHUVA)... 2 Boletim Técnico CPTEC... 8 Nível 250 hpa... 8 Nível 500 hpa... 8 Nível 850 hpa... 9 Superfície... 9

Leia mais

A ocorrência de tempo severo sobre o Estado de São Paulo causado pelo vórtice ciclônico em altos níveis: um estudo de caso

A ocorrência de tempo severo sobre o Estado de São Paulo causado pelo vórtice ciclônico em altos níveis: um estudo de caso A ocorrência de tempo severo sobre o Estado de São Paulo causado pelo vórtice ciclônico em altos níveis: um estudo de caso Silvia Manami Yaguchi¹ Nelson Jesus Ferreira² Gustavo Carlos Juan Escobar³ Centro

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 05 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 05 de novembro... 2 Previsão do Tempo para 06 de novembro (24 horas)... 3 Tendência para o dia 07 de Novembro de 2012 (48

Leia mais

PROCESSOS SINÓTICOS EM ANOS DE LA NINA E DE EL NINO. Parte 11: ZONAS FRONTAIS

PROCESSOS SINÓTICOS EM ANOS DE LA NINA E DE EL NINO. Parte 11: ZONAS FRONTAIS Revista Brasileira de Meteorologia, v.5, n.2,57-72,2000 PROCESSOS SINÓTICOS EM ANOS DE LA NINA E DE EL NINO. Parte : ZONAS FRONTAIS NATALIA FEDOROVA E MARIA HELENA DE CARVALHO Centro de Pesquisas Meteorológicas

Leia mais

21 Novembro de Sumário

21 Novembro de Sumário 21 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 21 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 22 de Novembro de 2012 (24 horas)... 4 Tendência para o dia 23 de Novembro

Leia mais

19 Novembro de Sumário

19 Novembro de Sumário 19 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 19 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 20 de Novembro de 2012 (24 horas)... 5 Tendência para o dia 21 de Novembro

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 23 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 23 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 24 de Novembro de 2012 (24 horas)... 4 Tendência para o dia 25 de Novembro

Leia mais

Onda frontal associada a instensa massa de ar frio causa temporais e derruba a temperatura no centro-sul do continente Sulamericano

Onda frontal associada a instensa massa de ar frio causa temporais e derruba a temperatura no centro-sul do continente Sulamericano Onda frontal associada a instensa massa de ar frio causa temporais e derruba a temperatura no centro-sul do continente Sulamericano Entre os dias 20 e 23 de julho de 2009, a formação de uma intensa onda

Leia mais

Dezembro de 2012 Sumário

Dezembro de 2012 Sumário 07 Dezembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 07 de Dezembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 08 de Dezembro de 2012 (24 horas)... 5 Tendência para o dia 09 de Dezembro

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 29 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 29 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 30 de Novembro de 2012 (24 horas)... 3 Tendência para o dia 01 de Dezembro

Leia mais

MASSAS de AR FRENTES CICLONES EXTRA-TROPICAIS

MASSAS de AR FRENTES CICLONES EXTRA-TROPICAIS MASSAS de AR FRENTES CICLONES EXTRA-TROPICAIS Sistemas de grande escala (escala sinótica): afetam grandes regiões (ex., parte de um continente) longa duração (de um a vários de dias) Alta previsibilidade

Leia mais

3194 UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DAS NUVENS Ns E Cb EM PELOTAS

3194 UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DAS NUVENS Ns E Cb EM PELOTAS 3194 UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DAS NUVENS Ns E Cb EM PELOTAS Natalia Fedorova; Maria Helena de Carvalho; Paulo R.B. Barbieri, André M. Gonçalves; Eliane P. Alves; Elizabeth Signorini; Gilsane M. C.

Leia mais

BOLETIM PROJETO CHUVA - 22 DE JUNHO DE 2011

BOLETIM PROJETO CHUVA - 22 DE JUNHO DE 2011 BOLETIM PROJETO CHUVA - 22 DE JUNHO DE 2011 Condições Climáticas Na carta de Temperatura da Superfície do Mar (TSM), que pode ser analisado através da Figura 1a, são observadas anomalias positivas de TSM

Leia mais

Weather report 27 November 2017 Campinas/SP

Weather report 27 November 2017 Campinas/SP Weather report 27 November 2017 Campinas/SP Sumário: 1) Análise Sinótica e ambiente pré-convectivo 2) Verificação 1) Análise Sinótica e ambiente pré-convectivo Na análise da carta sinótica de superfície

Leia mais

Imagens de Satélites Meteorológicos

Imagens de Satélites Meteorológicos CAPÍTULO 6 METEOROLOGIA Interpretação de Informações Meteorológicas. Vinicius Oliveira Imagens de Satélites Meteorológicos Satélites geoestacionários Órbita a 36000 km de altitude. Cobre regiões onde não

Leia mais

CICLONES PRODUTORES DE TEMPO SEVERO NA AS SUBTROPICAL. PARTE 2: ANÁLISE SINÓTICA E AVALIAÇÃO DO MODELO GLOBAL.

CICLONES PRODUTORES DE TEMPO SEVERO NA AS SUBTROPICAL. PARTE 2: ANÁLISE SINÓTICA E AVALIAÇÃO DO MODELO GLOBAL. CICLONES PRODUTORES DE TEMPO SEVERO NA AS SUBTROPICAL. PARTE : ANÁLISE SINÓTICA E AVALIAÇÃO DO MODELO GLOBAL. Bruno Miranda de Brito, Manoel Alonso Gan, Pedro Leite da Silva Dias. Instituto Nacional de

Leia mais

PREVISÃO DE TEMPERATURAS MÁXIMAS PARA PELOTAS

PREVISÃO DE TEMPERATURAS MÁXIMAS PARA PELOTAS PREVISÃO DE TEMPERATURAS MÁXIMAS PARA PELOTAS Natalia Fedorova; Maria Helena de Carvalho; André M. Gonçalves; Eliane P. Alves; Elizabeth Signorini; Gilsane M. C. Pinheiro; Júlio R. Q. Marques; Vladair

Leia mais

1. Acompanhamento dos principais sistemas meteorológicos que atuaram. na América do Sul a norte do paralelo 40S no mês de agosto de 2013

1. Acompanhamento dos principais sistemas meteorológicos que atuaram. na América do Sul a norte do paralelo 40S no mês de agosto de 2013 1. Acompanhamento dos principais sistemas meteorológicos que atuaram na América do Sul a norte do paralelo 40S no mês de agosto de 2013 O mês de agosto foi caracterizado pela presença dez frentes frias,

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DE UM CASO DE VCAN QUE FAVORECEU A OCORRÊNCIA DE GRANDES ENCHENTES NO SUL DO BRASIL EM DEZEMBRO DE 1995

ANÁLISE PRELIMINAR DE UM CASO DE VCAN QUE FAVORECEU A OCORRÊNCIA DE GRANDES ENCHENTES NO SUL DO BRASIL EM DEZEMBRO DE 1995 ANÁLISE PRELIMINAR DE UM CASO DE VCAN QUE FAVORECEU A OCORRÊNCIA DE GRANDES ENCHENTES NO SUL DO BRASIL EM DEZEMBRO DE 1995 Guilherme Lauxe Reinke 1, Ricardo Lauxe Reinke², Carina Klug Padilha Reinke² RESUMO

Leia mais

BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO

BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO 20 Junho de 2011 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 20 de junho (CHUVA)... 2 Boletim Técnico CPTEC... 8 Nível 250 hpa... 8 Nível 500 hpa... 8 Nível 850 hpa... 9 Superfície... 9

Leia mais

BOLETIM PROJETO CHUVA 24 DE JUNHO DE 2011

BOLETIM PROJETO CHUVA 24 DE JUNHO DE 2011 BOLETIM PROJETO CHUVA 24 DE JUNHO DE 2011 Condições Climáticas O campo de Temperatura da Superfície do Mar (TSM), que pode ser analisado através da (Figura 1a), mostra anomalias positivas de TSM sobre

Leia mais

Desenvolvimento da atividade convectiva organizada pela extremidade da zona frontal, sobre a Região Nordeste do Brasil

Desenvolvimento da atividade convectiva organizada pela extremidade da zona frontal, sobre a Região Nordeste do Brasil Desenvolvimento da atividade convectiva organizada pela extremidade da zona frontal, sobre a Região Nordeste do Brasil Maicon Eirolico Veber Mestrando em Meteorologia, (ICAT- UFAL) Instituto de Ciências

Leia mais

Dezembro de 2012 Sumário

Dezembro de 2012 Sumário 04 Dezembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 04 de Dezembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 05 de Dezembro de 2012 (24 horas)... 5 Tendência para o dia 06 de Dezembro

Leia mais

Abril de 2011 Sumário

Abril de 2011 Sumário 19 Abril de 2011 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 19 de abril (CHUVA)... 2 Previsão do Tempo para 19/20 de abril (24hr)... 4 Boletim Técnico CPTEC... 5 Nível 250 hpa... 5 Nível

Leia mais

Neve nas serras gaúcha e catarinense no dia 26/06/2011

Neve nas serras gaúcha e catarinense no dia 26/06/2011 Neve nas serras gaúcha e catarinense no dia 26/06/2011 Entre a tarde e a noite de domingo do dia 26 junho houve a primeira queda de neve de 2011 em território brasileiro. De acordo com a Climaterra, os

Leia mais

Dezembro de 2012 Sumário

Dezembro de 2012 Sumário 06 Dezembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 06 de Dezembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 07 de Dezembro de 2012 (24 horas)... 5 Tendência para o dia 08 de Dezembro

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 18 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 18 de Novembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 19 de Novembro de 2012 (24 horas)... 4 Tendência para o dia 20 de Novembro

Leia mais

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz de Iguaçu-PR, 2002 VARIAÇÕES DO CAMPO DE PRECIPITAÇÃO EM SETEMBRO/97 E SETEMBRO/98 NO RS Katia Oliveira Marques Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Meteorologia katyamarques@zipmail.com.br Roseli Gueths Gomes Universidade

Leia mais

BOLETIM PROJETO CHUVA 14 DE JUNHO DE 2011

BOLETIM PROJETO CHUVA 14 DE JUNHO DE 2011 BOLETIM PROJETO CHUVA 14 DE JUNHO DE 2011 Condições Climáticas O campo de Temperatura da Superfície do Mar (TSM), que pode ser analisado através da Figura 1, mostra anomalias positivas de TSM sobre o Atlântico

Leia mais

BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO

BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO 09 Junho de 2011 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 09 de junho (CHUVA)... 2 Boletim Técnico CPTEC... 8 Nível 250 hpa... 8 Nível 500 hpa... 8 Nível 850 hpa... 8 Superfície... 9

Leia mais

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO E DA ESTRUTURA DO SISTEMA CONVECTIVO DE MESOESCALA ATRAVÉS DOS DADOS DE RADAR E DE SATÉLITE

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO E DA ESTRUTURA DO SISTEMA CONVECTIVO DE MESOESCALA ATRAVÉS DOS DADOS DE RADAR E DE SATÉLITE ANÁLISE DA EVOLUÇÃO E DA ESTRUTURA DO SISTEMA CONVECTIVO DE MESOESCALA ATRAVÉS DOS DADOS DE RADAR E DE SATÉLITE. PARTE III: COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS DA ANÁLISE DOS DADOS DE RADAR E DE SATÉLITE Abstract

Leia mais

SISTEMAS FRONTAIS, VISUALIZAÇÃO E ANÁLISE: ESTUDO DE CASO DO DIA 24 DE AGOSTO DE 2005.

SISTEMAS FRONTAIS, VISUALIZAÇÃO E ANÁLISE: ESTUDO DE CASO DO DIA 24 DE AGOSTO DE 2005. SISTEMAS FRONTAIS, VISUALIZAÇÃO E ANÁLISE: ESTUDO DE CASO DO DIA 24 DE AGOSTO DE 2005. ALINE FERNANDA CZARNOBAI aczarnobai@yahoo.com.br DANIEL AUGUSTO DE ABREU COMBAT danielcombat@gmail.com JORGE BORTOLOTTO

Leia mais

Dezembro de 2012 Sumário

Dezembro de 2012 Sumário 02 Dezembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 02 de Dezembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 03 de Dezembro de 2012 (24 horas)... 4 Tendência para o dia 04 de Dezembro

Leia mais

Temporais provocam prejuízos e mortes em Pelotas-RS

Temporais provocam prejuízos e mortes em Pelotas-RS Temporais provocam prejuízos e mortes em Pelotas-RS Durante a tarde e noite do dia 28/01/2009, áreas de baixa pressão, associadas à formação de uma onda frontal com características subtropicais, atuaram

Leia mais

PROCESSOS FÍSICOS ASSOCIADOS À GÊNESE DE UM VCAN ENTRE O OCEANO PACÍFICO E A AMÉRICA DO SUL EM ABRIL DE 2013

PROCESSOS FÍSICOS ASSOCIADOS À GÊNESE DE UM VCAN ENTRE O OCEANO PACÍFICO E A AMÉRICA DO SUL EM ABRIL DE 2013 PROCESSOS FÍSICOS ASSOCIADOS À GÊNESE DE UM VCAN ENTRE O OCEANO PACÍFICO E A AMÉRICA DO SUL EM ABRIL DE 2013 Vanessa Siqueira 1, Michelle S. Reboita 1, Lívia M. M. Dutra 2 1 Universidade Feral de Itajubá

Leia mais

Abril de 2011 Sumário

Abril de 2011 Sumário 10 Abril de 2011 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 10 de abril (CHUVA)... 2 Previsão do Tempo para 11 de abril (24hr)... 4 Boletim Técnico CPTEC... 5 Nível 250 hpa... 5 Nível 500

Leia mais

CONDIÇÕES SINÓTICAS ASSOCIADAS À OCORRÊNCIA DE CHUVA INTENSA EM PELOTAS-RS EM MAIO DE INTRODUÇÃO

CONDIÇÕES SINÓTICAS ASSOCIADAS À OCORRÊNCIA DE CHUVA INTENSA EM PELOTAS-RS EM MAIO DE INTRODUÇÃO CONDIÇÕES SINÓTICAS ASSOCIADAS À OCORRÊNCIA DE CHUVA INTENSA EM PELOTAS-RS EM MAIO DE 2007 VAGHETTI, Naile Nunes ¹, COUTO, Flavio Tiago ², CARVALHO, Maria Helena ³ 1,2 Acadêmicos do curso de Meteorologia.

Leia mais

Vórtices ciclônicos em altos níveis sobre o Nordeste do Brasil

Vórtices ciclônicos em altos níveis sobre o Nordeste do Brasil Vórtices ciclônicos em altos níveis sobre o Nordeste do Brasil Michelyne Duarte Coutinho de Morais, Manoel Alonso Gan Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Leia mais

Av. Ildefonso Simões Lopes, Pelotas, RS

Av. Ildefonso Simões Lopes, Pelotas, RS Revista Brasileira de Meteorologia, v.14, n.2,15-27,1999 FORMAÇÃO DE VÓRTICES OBSERVADOS NO CAMPO DE NEBULOSIDADE SOBRE A AMÉRICA DO SUL.,IA FEDOROVA,,ENA DE CARVALHO UMi rri[ FEDOROV Tedera1 d $as Meteoroiogiças

Leia mais

BAIXAS TEMPERATURAS OBSERVADAS EM JANEIRO DE 1992 NA REGIÃO DE PELOTAS-RS

BAIXAS TEMPERATURAS OBSERVADAS EM JANEIRO DE 1992 NA REGIÃO DE PELOTAS-RS BAIXAS TEMPERATURAS OBSERVADAS EM JANEIRO DE 1992 NA REGIÃO DE PELOTAS-RS D a Cláudia Jacondino de CAMPOS 1, Dr. Sílvio STEINMETZ 2, Itamar Adilson MOREIRA 3, Gustavo Guterres RIBEIRO 3 RESUMO Temperatures

Leia mais

BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO

BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO 15 Junho de 2011 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 15 de junho (CHUVA)... 2 Boletim Técnico CPTEC... 8 Nível 250 hpa... 8 Nível 500 hpa... 8 Nível 850 hpa... 8 Superfície... 9

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DA PRECIPITAÇÃO SOBRE O BRASIL NO VERÃO E OUTONO DE 1998.

CARACTERÍSTICAS DA PRECIPITAÇÃO SOBRE O BRASIL NO VERÃO E OUTONO DE 1998. CARACTERÍSTICAS DA PRECIPITAÇÃO SOBRE O BRASIL NO VERÃO E OUTONO DE 1998. Nuri Calbete (nuri@cptec.inpe.br), Iracema F.A.Cavalcanti (iracema@cptec.inpe.br), Mario F.L.Quadro (mario@cptec.inpe.br) Centro

Leia mais

Resumo. Abstract. Palavras chave: complexo convectivo de mesoescala, análises transversais, movimento vertical, células convectivas. 1.

Resumo. Abstract. Palavras chave: complexo convectivo de mesoescala, análises transversais, movimento vertical, células convectivas. 1. Aspectos Dinâmicos de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) no Sertão Paraibano Raimundo Jaildo dos Anjos raimundo.anjos@inmet.gov.br Instituto Nacional de Meteorologia Maria Marle Bandeira marle@aesa.pb.gov.br

Leia mais

Abril de 2011 Sumário

Abril de 2011 Sumário 13 Abril de 2011 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 13 de abril (CHUVA)... 2 Previsão do Tempo para 14 de abril (24hr)... 5 Boletim Técnico CPTEC... 6 Nível 250 hpa... 6 Nível 500

Leia mais

1) Análise Sinótica e ambiente pré-convectivo

1) Análise Sinótica e ambiente pré-convectivo Weather report 30 November 2017 Campinas/SP Sumário: 1) Análise Sinótica e ambiente pré-convectivo 2) Verificação 1) Análise Sinótica e ambiente pré-convectivo Na análise sinótica de superfície, das 00Z

Leia mais

Estudo de um caso de frente fria secundária sobre o sul do Brasil.

Estudo de um caso de frente fria secundária sobre o sul do Brasil. Revista Brasileira de Meteorologia, v.25, n.1, 32-45, 2010 Estudo de um caso de frente fria secundária sobre o sul do Brasil Claudinéia Brazil Saldanha 1, Natalia Fedorova 2, Maria Helena de Carvalho 3

Leia mais

ANÁLISE DO BALANÇO DE VORTICIDADE NO MODELO GLOBAL DO CPTEC/COLA PARA PREVISÃO DE TEMPO DURANTE UM EPISÓDIO DE ZCAS E ALTA DA BOLÍVIA

ANÁLISE DO BALANÇO DE VORTICIDADE NO MODELO GLOBAL DO CPTEC/COLA PARA PREVISÃO DE TEMPO DURANTE UM EPISÓDIO DE ZCAS E ALTA DA BOLÍVIA ANÁLISE DO BALANÇO DE VORTICIDADE NO MODELO GLOBAL DO CPTEC/COLA PARA PREVISÃO DE TEMPO DURANTE UM EPISÓDIO DE ZCAS E ALTA DA BOLÍVIA Renata Weissmann Borges Mendonça (renata@cptec.inpe.br), José Paulo

Leia mais

Aline Bilhalva da Silva 1 2, Manoel Alonso Gan 1. 2

Aline Bilhalva da Silva 1 2, Manoel Alonso Gan 1. 2 ESTUDO DE TENDÊNCIA LINEAR APLICADA ÀS REANÁLISES CFSR E ERA- INTERIM PARA PRECIPITAÇÃO OBSERVADA SOBRE AS PRINCIPAIS REGIÕES DO PAÍS, DURANTE O PERÍODO CHUVOSO COMPREENDIDO ENTRE OS ANOS DE 1989 A 2007.

Leia mais

Ciclones tropicais, extratropicais e subtropicais

Ciclones tropicais, extratropicais e subtropicais Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Departamento de Meteorologia Disciplina Laboratório de Meteorologia Sinótica ACA0433 Docente: Rita Ynoue Ciclones tropicais, extratropicais e

Leia mais

PARÂMETROS TÍPICOS PARA A OCORRÊNCIA DE NEVOEIRO DE RADIAÇÃO. Parte I: CARACTERÍSTICAS EM SUPERFÍCIE

PARÂMETROS TÍPICOS PARA A OCORRÊNCIA DE NEVOEIRO DE RADIAÇÃO. Parte I: CARACTERÍSTICAS EM SUPERFÍCIE PARÂMETROS TÍPICOS PARA A OCORRÊNCIA DE NEVOEIRO DE RADIAÇÃO. Parte I: CARACTERÍSTICAS EM SUPERFÍCIE Abstract Everson Dal Piva* everson@cpmet.ufpel.tche.br Natalia Fedorova natalia@cpmet.ufpel.tche.br

Leia mais

VARIAÇÃO DE UMIDADE E TEMPERATURA PERANTE OS SISTEMAS SINÓTICOS ATUANTES EM ALAGOAS, ESTUDO DE CASO.

VARIAÇÃO DE UMIDADE E TEMPERATURA PERANTE OS SISTEMAS SINÓTICOS ATUANTES EM ALAGOAS, ESTUDO DE CASO. VARIAÇÃO DE UMIDADE E TEMPERATURA PERANTE OS SISTEMAS SINÓTICOS ATUANTES EM ALAGOAS, ESTUDO DE CASO. Saulo Barros Costa 1, Vladimir Levit 2, Natalia Fedorova 3. RESUMO. O objetivo do trabalho é descrever

Leia mais

BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO

BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO 11 Junho de 2011 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 11 de junho (CHUVA)... 2 Boletim Técnico CPTEC... 8 Nível 250 hpa... 8 Nível 500 hpa... 8 Nível 850 hpa... 8 Superfície... 9

Leia mais

SIMULAÇÃO DO FURACÃO CATARINA USANDO O MODELO MM5

SIMULAÇÃO DO FURACÃO CATARINA USANDO O MODELO MM5 SIMULAÇÃO DO FURACÃO CATARINA USANDO O MODELO MM5 GILSANE MARI DA COSTA PINHEIRO 1, ROGÉRIO DE SOUZA E SILVA¹, GABRIEL BONOW MÜNCHOW 2, BRUNA BARBOSA SILVEIRA² RESUMO - Neste trabalho foi feita uma similação

Leia mais

Laboratório de física da terra e do universo

Laboratório de física da terra e do universo 1400110 Laboratório de física da terra e do universo Aula 7 Análise Sinótica ANÁLISE SINÓTICA DO TEMPO A previsão do tempo inicia com uma análise das condições mais atuais da região de interesse. Os centros

Leia mais

CICLONE CATARINA: ANÁLISE SINÓTICA. Manoel Alonso Gan

CICLONE CATARINA: ANÁLISE SINÓTICA. Manoel Alonso Gan CICLONE CATARINA: ANÁLISE SINÓTICA Manoel Alonso Gan Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos CPTEC, Av. dos astronautas, 1758 Jardim da Granja,

Leia mais

Sistemas Meteorológicos que atuaram sobre o Estado de Sergipe no dia 11 e 12 de Janeiro de 2010

Sistemas Meteorológicos que atuaram sobre o Estado de Sergipe no dia 11 e 12 de Janeiro de 2010 Sistemas Meteorológicos que atuaram sobre o Estado de Sergipe no dia 11 e 12 de Janeiro de 2010 David Nogueira dos Santos 1, Inajá Francisco de Sousa 2, Overland Amaral Costa, 3, Vicente de Paulo Rodrigues

Leia mais

1. Acompanhamento dos principais sistemas meteorológicos que atuaram. na América do Sul a norte do paralelo 40S no mês de novembro de 2013

1. Acompanhamento dos principais sistemas meteorológicos que atuaram. na América do Sul a norte do paralelo 40S no mês de novembro de 2013 1. Acompanhamento dos principais sistemas meteorológicos que atuaram na América do Sul a norte do paralelo 40S no mês de novembro de 2013 Os destaques do mês foram: a presença do primeiro episódio de Zona

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO Climatologicamente, o mês de dezembro marca o período de transição entre

Leia mais

DESCRIÇÃO DE UM EVENTO DE GRANIZO NA ZONA RURAL DE SÃO LOURENÇO DO SUL RS, COM APOIO DE SENSORIAMENTO REMOTO

DESCRIÇÃO DE UM EVENTO DE GRANIZO NA ZONA RURAL DE SÃO LOURENÇO DO SUL RS, COM APOIO DE SENSORIAMENTO REMOTO DESCRIÇÃO DE UM EVENTO DE GRANIZO NA ZONA RURAL DE SÃO LOURENÇO DO SUL RS, COM APOIO DE SENSORIAMENTO REMOTO FLAVIO T. COUTO 1, PAULO R. P. FOSTER 2 ¹ Acadêmico de Meteorologia e Bolsista de Iniciação

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO Condição de neutralidade do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico e Chuvas

Leia mais

Chuvas intensas em parte de Pernambuco e da Paraíba entre os dias 15 e 17/07/2011: análise sinótica do evento

Chuvas intensas em parte de Pernambuco e da Paraíba entre os dias 15 e 17/07/2011: análise sinótica do evento Chuvas intensas em parte de Pernambuco e da Paraíba entre os dias 15 e 17/07/2011: análise sinótica do evento Entre a tarde do dia 15 e o domingo 17/07/2011 houve chuva com acumulados bastante significativos

Leia mais

Abril de 2011 Sumário

Abril de 2011 Sumário 28 Abril de 2011 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 28 de abril (CHUVA)... 2 Previsão do Tempo para 29 de abril (24hr)... 4 Boletim Técnico CPTEC... 5 Nível 250 hpa... 5 Nível 500

Leia mais

ESTUDO DE CASO DA ATUAÇÃO DE UM CICLONE EXTRATROPICAL NO ATLÂNTICO SUL E OCORRÊNCIA DE UMA RESSACA NA COSTA DO RIO DE JANEIRO EM ABRIL DE 1999

ESTUDO DE CASO DA ATUAÇÃO DE UM CICLONE EXTRATROPICAL NO ATLÂNTICO SUL E OCORRÊNCIA DE UMA RESSACA NA COSTA DO RIO DE JANEIRO EM ABRIL DE 1999 ESTUDO DE CASO DA ATUAÇÃO DE UM CICLONE EXTRATROPICAL NO ATLÂNTICO SUL E OCORRÊNCIA DE UMA RESSACA NA COSTA DO RIO DE JANEIRO EM ABRIL DE 1999 Daniele Rodrigues Ornelas de Lima Universidade Federal do

Leia mais

Índice de Bloqueio Associado ao Furacão Catarina

Índice de Bloqueio Associado ao Furacão Catarina Índice de Bloqueio Associado ao Furacão Catarina Mônica Weber Tavares 1 ; Clóvis Roberto Levien Corrêa 2 ; Roseli Gueths Gomes 3 1,3 Departamento de Meteorologia FMET/UFPel Campus Universitário Caixa Postal

Leia mais