SIMULADO DE HISTORIA FUNDAMENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SIMULADO DE HISTORIA FUNDAMENTAL"

Transcrição

1 NOME: DATA DE ENTREGA: / / SIMULADO DE HISTORIA FUNDAMENTAL 1) Em 1807, o príncipe regente D. João, a família real e a Corte abandonaram Portugal e vieram para o Brasil, Transformando-o, em 1808, em sede da: a) ( ) monarquia européia. b) ( ) monarquia portuguesa. c) ( ) monarquia brasileira. d) ( ) NRA 2) Monarquia significa: a) ( ) uma forma de governo em o Rei é o chefe de Estado. b) ( ) uma forma de governo em o Presidente é o chefe de Estado. c) ( ) uma forma de governo em o Povo é o chefe de Estado. d) ( ) que não há governo. 3) A partir de 1807 as relações entre a metrópole e a colônia mudaria, com a chegada da Corte Portuguesa e de todos os funcionários importantes além da marinha e do exército. A sede do governo passaria a ser no Brasil, qual foi à cidade escolhida pelos portugueses? a) ( ) Salvador. b) ( ) Recife. c) ( ) Alagoas. d) ( ) Rio de Janeiro. 4) O Período Regencial foi marcado por várias revoltas que puseram em risco a unidade nacional. Entre elas, podemos citar: a) ( ) a Sabinada, a guerra dos Farrapos e a Balaiada; b) ( ) a Balaiada, a Revolta de Beckmam; c) ( ) a Guerra dos Farrapos, a Guerra dos Emboabas e a balaiada; d) ( ) a Balaiada, a Sabinada e a Revolução de Felipe dos Santos. 5) A Sabinada, movimento revolucionário do Período Regencial, pretendia: a) ( ) lutar pelas liberdades, num espírito mais federalista do que separatista e republicano; b) ( ) estabelecer na Bahia uma republica provisórias até a maior idade de D. Pedro II; c) ( ) dar expressão ao banditismo sertanejo; d) ( ) a volta de D. Pedro I ao Brasil e a expulsão dos comerciantes portugueses. 6) A expansão do capitalismo no Brasil teve inicio a partir do final do século XIX. A expansão da lavoura cafeeira possibilitou o acumulo de capitais, que com o tempo passaram a ser investidos em outras atividades como: a) ( ) comercio, sistema financeiro e agricultura; b) ( ) industria e sistema financeiro; c) ( ) industria, comercio e agricultura; d) ( ) industria, comercio e sistema financeiro.

2 7) A política de Portugal em relação ao Brasil tornava-se cada vez mais opressiva. Havia um descontentamento dos: a) ( ) portugueses que queria que o Brasil continuasse colônia. b) ( ) brasileiros que não se consideravam portugueses. c) ( ) dos colonos por se sentirem explorados pelos portugueses. d) ( ) dos portugueses que se sentiam explorados pelos próprios portugueses. 8) Os colonos não se mostraram satisfeitos pela política impostas por Portugal, e por causa desse descontentamento eclodiram várias revoltas entre elas: a) ( ) A revolta dos irmãos Beckman. b) ( ) A guerra dos Emboabas. c) ( ) A guerra dos Mascates. 9) Quando o rei, D. João VI, retornou a Portugal, a cidade do Rio de Janeiro era bem diferente daquela que viu ao chegar. Havia se transformado em um: a) ( ) centro comercial e cultural de relativa importância e sua população superava o número de 110 mil habitantes. b) ( ) centro comercial e econômico, porém sua população havia decrescido. c) ( ) centro empresarial do mundo moderno, orientado por Portugal. d) ( ) centro comercial e empresarial do mundo moderno, com uma população de mais de 110 mil habitantes. 10 ) Apoio ao capital multinacionais, concentração de renda e propriedade nas camadas altas sociedade, repressão e até tortura foram marcas na história política brasileira. a) ( ) da República Oligárquica de 1889 a 1930; b) ( ) do Período Vargas de 1930 a 1945; c) ( ) dos Governos Liberais e Conservadores de 1946 a 1964; d) ( ) da Fase Ditatorial de 1964 a ) Dentre os diversos tipos de rebelião que marcaram a chamada Republica Velha, algumas são rotuladas como messiânicas, ou seja, marcadas por lideranças de princípios religiosos e atuações políticas. Nesse grupo, podem ser mencionados os levantes conhecidos por: a) ( ) tenentismo e Chibata c) ( ) Canudos e Contestado b) ( ) Federalista e Armada d) ( ) Salvações e Vacinas 12) A ditadura implantada pelos militares depôs o presidente João Goulard, por ser simpatizante do regime comunista. Esse acontecimento ficou conhecido como: a) ( ) Guerra dos Farrapos; b) ( ) Golpe do Brumário; c) ( ) Golpe Militar de 1964; d) ( ) Golpe Político.

3 12) O general Humberto Castelo Branco assumiu o governo do Brasil, após um golpe e implantou no Brasil uma: a) ( ) ditadura; b) ( ) tiranias; c) ( ) república; d) ( ) democracia. 13) O presidente Costa e Silva, foi o 2º presidente após o golpe 1964, e governou o Brasil no período de 1967 a 1969, e impôs o Ato adicional número 5 que determinava: a) ( ) permissão ao presidente para decretar estado de sítio, fechar o Congresso Nacional, legislar por meio de decretos leis, e demitir ou reformar oficial das forças armadas b) ( ) livre intervenção federal nos Estados e Municípios; c) ( ) suspensão dos direitos constitucionais e do habeas-córpos; 14) A fase de Vargas, entre 1937 e 1945, ficou conhecida como: a) ( ) estado Novo; b) ( ) governo corporativo; c) ( ) governo Nacional; d) ( ) governo Constitucional. 15) Apoio ao capital multinacionais, concentração de renda e propriedade nas camadas altas sociedade, repressão e até tortura foram marcas na história política brasileira. a) ( ) da República Oligárquica de 1889 a 1930; b) ( ) do Período Vargas de 1930 a 1945; c) ( ) dos Governos Liberais e Conservadores de 1946 a 1964; d) ( ) da Fase Ditatorial de 1964 a ) Dentre os diversos tipos de rebelião que marcaram a chamada Republica Velha, algumas são rotuladas como messiânicas, ou seja, marcadas por lideranças de princípios religiosos e atuações políticas. Nesse grupo, podem ser mencionados os levantes conhecidos por: a) ( ) tenentismo e Chibata c) ( ) Canudos e Contestado b) ( ) Federalista e Armada d) ( ) Salvações e Vacinas 17) No inicio da República, uma serie de revoltas eclodem em diversas regiões, dentre as quais: a) ( ) A Cabanagem, que ganhou destaque por seu caráter popular; b) ( ) O movimento de Canudos, marcado por características popular e religiosa; c) ( ) A praieira, fundamentada na busca de uma economia agrária; d) ( ) A Sabinada, exclusivamente intelectual. 18) Ao termino da 2ª Guerra Mundial, buscando evitar novos conflitos, garantir segurança e prosperidade nas relações internacionais, nasceu uma associação de países com diferentes ideologias, que entre sucessos e fracassos, perdura até a atualidade. a) ( ) Liga das Nações; b) ( ) Conferência de Versalhes; c) ( ) Comunidade Econômica Europeia; d) ( ) Organização das Nações Unidas.

4 19) A participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, ocorreu, basicamente: a) ( ) Ao lado da Alemanha, tradicional aliada em questões militares. b) ( ) Enviando tropas para que a Rússia pudesse avançar sobre Berlim. c) ( ) Junto com os exércitos americanos na campanha na Itália. d) ( ) Auxiliando na barreira militar criada para evitar que Portugal fosse invadido. 20) Após a 2ª Guerra Mundial, duas potencias disputavam a hegemonia do mundo. Quais eram essas potências? a) ( ) Alemanha e Itália. b) ( ) Estados Unidos e Alemanha. c) ( ) União Soviética e Alemanha. d) ( ) Estados Unidos e União Soviética. 21) O Bill Aberdeen, aprovado pelo Parlamento inglês em 1845, foi: a) ( ) uma lei que abolia a escravidão nas colônias inglesas do Caribe e da África; b) ( ) uma lei que autorizava a marinha inglesa a aprisionar navios negreiros em qualquer parte do oceano; c) ( ) a produção de cana de açúcar no norte de Pernambuco; d) ( ) liberdade a todos os escravos. 22) As transformações políticas, econômicas, e sociais ocorridas no país não foram acompanhadas de perto pelo Imperador, sendo assim, o governo não foi capaz de atender as reivindicações decorrentes dessas transformações, levando- o a mergulhar numa grave crise política, esse fato ocorreu por: a) ( ) haver um desgaste político e social para o povo brasileiro; b) ( ) haver um desgaste da republica, que culminou com a instauração do regime monárquico. c) ( ) haver um desgaste da monarquia, que culminou com a instauração do regime republicano. d) ( ) nenhuma das alternativas estão corretas. 23) Isolado politicamente, sem o apoio dos principais segmentos sociais, o imperador não teve como conter o avanço dos militares e do movimento republicano. Em 15 de novembro de 1889, os militares liderados por um Marechal derrubaram o Império. Este fato muda a forma como o Brasil é governado. Quem foi o primeiro presidente do Brasil e qual o sistema de governo que foi adotado? a) ( ) Marechal Deodoro da Fonseca e regime monárquico; b) ( ) Marechal Deodoro da Fonseca e regime comunista; c) ( ) Marechal Deodoro da Fonseca e regime anarquista; d) ( ) Marechal Deodoro da Fonseca e regime presidencial. 24) Com o golpe de 1964, teve inicio uma ditadura que durou até Nesse período, o Brasil foi governado por uma série de governos militares. O regime militar caracterizou-se pelo: a) ( ) centralismo político e um extremo autoritarismo. b) ( ) centralismo político e um regime aberto. c) ( ) abertura política e um regime fechado. d) ( ) abertura política e um regime aberto.

5 25) Após a deposição do presidente João Gulardt, uma junta militar formada pelo general Artur da Costa e Silva, pelo brigadeiro Correia de Melo e pelo almirante Augusto Rademarker assumiu o governo. Nos primeiros dias do mês de Abril foi assinado um Ato Institucional. Qual foi esse Ato Institucional? a) ( ) Ato Institucional nº 5. b) ( ) Ato Institucional nº 4. c) ( ) Ato Institucional nº 2. d) ( ) Ato Institucional nº 1. 26) Quais foram as propostas do Ato Institucional nº 1 ( AI-1). a) ( ) foram suspensas as garantias dos cidadãos, funcionários civis e militares foram aposentados e o poder Executivo não adquiriu nenhum poder. b) ( ) foram suspensas as garantias dos cidadãos, funcionários civis e militares foram aposentados e o poder Executivo adquiriu o direito de, sem consultar o Congresso, cassar mandatos políticos e decretar estado de sítio. c) ( ) foi dada a todos o direito de greve, sem apoio ao governo, no qual não seria punida qualquer reação popular. 27) O Presidente que assumiu o governo após o golpe militar de 1964 foi: a) ( ) Marechal Deodoro da Fonseca. b) ( ) General Artur da Costa e Silva. c) ( ) Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. d) ( ) General Médici. 28) Em meados de 1983, o Brasil passa a viver um importante momento político, com a eclosão de um grande movimento popular, conhecido como: a) ( ) Diretas-já. b) ( ) Esquerda já. c) ( ) Vote-já. d) ( ) Vou-já. 29) O Brasil foi enquadrado como colônia, segundo a política mercantilista, obedecendo ao regime de: a) ( ) monopólio de comercio. b) ( ) protecionismo industrial. c) ( ) protecionismo comercial. d) ( ) monopólio e protecionismo. 30) Nos séculos XVI e XVII, período em que predominou a escravidão no Brasil a economia era baseada na: a) ( ) mineração. b) ( ) café. c) ( ) cana de açúcar. d) ( ) petróleo.

6 31) Os negros eram trazidos por Portugal para trabalhar em suas colônias, no inicio da colonização do Brasil eram utilizados como mão de obra principalmente na lavoura de a) ( ) algodão b) ( ) café. c) ( ) cana de açúcar. d) ( ) milho. 32) Os negros trazidos ao Brasil para serem escravos nunca aceitaram essa condição, como eles reagiam? a) ( ) Individualmente, com a pratica de suicídio, aborto, fuga, roubo, assassinato de feitores, de capitães-do-mato, de senhores e seus familiares. b) ( ) Em grupo, faziam sabotagens nas instalações do engenho, insurreições armadas ou fugiam. c) ( ) as alternativas a e b estão corretas. d) ( ) as alternativas a e b estão incorretas. 33) Os negros escravizados no Brasil, por sofrerem maus tratos fugiam, eram caçados por: a) ( ) senhores de engenho. b) ( ) senhores feudais. c) ( ) capitães do mato. d) ( ) capitães da policia. 34) Os negros escravizados, fugiam em grupos para lugares afastado de difícil acesso, onde fundavam pequenas comunidades conhecidas como: a) ( ) quilombo. b) ( ) vilas. c) ( ) comunidades. d) ( ) favelas. 35) Os primeiros escravos negros chegaram ao Brasil por volta de 1540 no governo de: a) ( ) Mem de Sá. b) ( ) Sá de melo. c) ( ) Estácio de Sá. d) ( ) Sandra de Sá. 36) Calcula-se que, no final do século XVI, havia cerca de 14 mil escravos negros no Brasil e, no século seguinte, 560 mil. Por esses números você pode perceber que o escravismo é a marca fundamental: a) ( ) da sociedade do Brasil. b) ( ) da cultura do Brasil. c) ( ) da economia colonial do Brasil. d) ( ) da dança do Brasil. 37) Por que as colônias tinham tanto interesse nas metrópoles? a) ( ) para garantir o seu lucro, a metrópole estabelecia o trabalho assalariado. b) ( ) para garantir o seu lucro a metrópole trabalhava de maneira coordenada com a colônia. c) ( ) para garantir o seu lucro, a metrópole estabelecia o monopólio do comercio colonial.

7 38) Quais as causas que foram primordiais que fizeram Portugal escolher a cultura da cana de açúcar,para ser introduzida no Brasil colônia? a) ( ) a cana traria lucro, pois era muito conhecida no mercado. b) ( ) a cana teria fácil adaptação ao clima quente e úmido da costa brasileira;e os portugueses tinham conhecimentos das técnicas de plantio e da fabricação de açúcar. c) ( ) sua técnica era muito simples e não precisaria de mão de obra. 39) As primeiras mudas de cana-de-açúcar foram introduzidas em São Vicente, por Matim Afonso de Sousa. Com o sistema de capitanias hereditárias, não tendo grande sucesso. Em qual região que prosperou a produção açucareira? a) ( ) No nordeste, onde atualmente se localizam os estados de Maceió e Pernambuco. b) ( ) No norte, onde atualmente se localizam os estados do Pará e Amazonas. c) ( ) No centro-oeste onde se localizam os estados de Mato-Grosso e Tocantins. d) ( ) No nordeste, onde atualmente se localizam os estados da Bahia e de Pernambuco. 40) Portugal e Espanha foram os primeiros países a buscar a expansão marítima e comercial. Já haviam se apossado de muitas terras quando a França reuniu condições de entrar no movimento das Grandes Navegações. Francisco I, rei da França, afirmou com ironia que desconhecia, no testamento de Adão e Eva, um item que dividisse o mundo entre Portugal e Espanha, a que estava se referindo o rei da França? a) ( ) tratado da ONU. b) ( ) tratado entre Reis. c) ( ) Tratado de Colônias. d) ( ) tratado de Tordesilhas. GABARITO 01) b 02) a 03) d 04) b 05) d 06) c 07) d 08) a 09) a 10) d 11) c 12) a 13) d 14) a 15) a 16) d 17) b 18) d 19) c 20) d 21) b 22) c 23) d 24) a 25) d 26) b 27) c 28) a 29) d 30) c 31) c 32) c 33) c 34) a 35) a 36) c 37) c 38) b 39) d 40) d

- Renascimento - Formação dos Estados Nacionais Modernos (Espanha, Portugal, França e Inglaterra) - O Antigo Regime (Absolutismo) - Mercantilismo

- Renascimento - Formação dos Estados Nacionais Modernos (Espanha, Portugal, França e Inglaterra) - O Antigo Regime (Absolutismo) - Mercantilismo GRÉCIA ANTIGA: - Formação, Cultura e Religião - Atenas - Esparta - Guerras Médicas e Peloponeso CONTEÚDO HISTÓRIA GERAL ROMA ANTIGA: - Formação, Cultura, Política, Economia e Religião - Monarquia - República

Leia mais

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE/ TURMA: 1º ANO MÉDIO ABC BIMESTRE: 4º NÚMERO 1. Módulo 16 - Política e economia no Antigo Introdução do módulo, com aula em slides

Leia mais

14. Brasil: Período Regencial PÁGINAS 18 À 29.

14. Brasil: Período Regencial PÁGINAS 18 À 29. 14. Brasil: Período Regencial PÁGINAS 18 À 29. Política e economia Regência Trina Provisória: Formada pelos senadores Nicolau Vergueiro, José Joaquim de Campos e pelo brigadeiro Francisco de Lima e Silva

Leia mais

PERÍODO COLONIAL

PERÍODO COLONIAL PERÍODO COLONIAL 1530-1808 POLÍTICA ADMINISTRATIVA 1º - SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS 1534-1548 2º SISTEMA DE GOVERNO GERAL 1548-1808 PERÍODO COLONIAL 1530-1808 ATIVIDADES ECONÔMICAS CICLO DO AÇÚCAR

Leia mais

HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PROVAS ESA

HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PROVAS ESA HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PROVAS ESA QUESTÃO 01 2016/2017 A Revolta dos Malês foi um movimento de escravos africanos, muitos dos quais eram muçulmanos, ocorrido em 1835 na seguinte província:

Leia mais

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA CAPÍTULO 26 BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA Primeiros tempos da república n 15 de novembro de 1889: a república foi proclamada no Brasil por meio de um golpe liderado por militares. O marechal Deodoro da

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Conduzir a criança a uma reflexão histórica de sua própria vida, para que ela se perceba inserida num contexto familiar, escolar e comunitário,

Leia mais

Segundo Reinado 2ª Fase e Crise. Prof. Thiago Aula 07 Frente C

Segundo Reinado 2ª Fase e Crise. Prof. Thiago Aula 07 Frente C Segundo Reinado 2ª Fase e Crise Prof. Thiago Aula 07 Frente C O Ouro Verde Inicialmente produzido no Vale do Paraíba (RJ/SP) depois se expande ao Oeste de São Paulo; Estrutura semelhante à da cana de Açúcar:

Leia mais

Está correto o que se afirma somente em a) II e III. b) I. c) I e II. Página 1 de 5

Está correto o que se afirma somente em a) II e III. b) I. c) I e II. Página 1 de 5 1. (Uece 2014) O período historicamente conhecido como Período Regencial foi caracterizado a) por rebeliões populares cujas ações exigiam o retorno da antiga realidade social com a volta de Pedro I ao

Leia mais

PERÍODO REGENCIAL ( ) Experiência Republicana

PERÍODO REGENCIAL ( ) Experiência Republicana PERÍODO REGENCIAL (1831-1840) Experiência Republicana - Grupos políticos os restauradores absolutistas (volta da monarquia) os liberais exaltados (monarquia federalista ou república) Liberais moderados

Leia mais

a) Guerra dos Emboabas, Inconfidência Mineira e Conjura dos Alfaiates. b) Guerra dos Mascates, Motim do Pitangui e Revolta dos Malês.

a) Guerra dos Emboabas, Inconfidência Mineira e Conjura dos Alfaiates. b) Guerra dos Mascates, Motim do Pitangui e Revolta dos Malês. SIMULADO COLÉGIO NAVAL 1) Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa pretendiam tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar,

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental Unidade 1 Capítulo 1 O tempo e a história A História o tempo e você O calendário As décadas A importância do tempo e o trabalho do historiador

Leia mais

Revoltas Coloniais / Nativistas. História do Brasil

Revoltas Coloniais / Nativistas. História do Brasil Revoltas Coloniais / Nativistas História do Brasil Principais Revoltas Coloniais Fim da União Ibérica INSATISFAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO As revoltas Coloniais Revelavam a insatisfação dos colonos; Dificuldade

Leia mais

O 2º REINADO: ( ) 1ª Fase: (Pacificação); 2ª Fase: (Auge); 3ª Fase: (Crise); Proclamação da República: 1889.

O 2º REINADO: ( ) 1ª Fase: (Pacificação); 2ª Fase: (Auge); 3ª Fase: (Crise); Proclamação da República: 1889. O 2º REINADO: (1840 1889) 1ª Fase: 1840 1850 (Pacificação); 2ª Fase: 1850 1870 (Auge); 3ª Fase: 1870 1889 (Crise); Proclamação da República: 1889. Tal período durou por 49 anos, com picos de revoltas,

Leia mais

AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL

AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL Brasil : Ilha de Vera Cruz e depois Terra de Santa Cruz. Desprezo por três décadas em função dos lucros com as especiarias orientais. Países europeus: contestação ao Tratado

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Livro Didático Língua Portuguesa Diálogo em gênero,

Leia mais

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 17 REBELIÕES COLONIAIS

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 17 REBELIÕES COLONIAIS HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 17 REBELIÕES COLONIAIS Fixação 1) (FGV) Outra preocupação da Coroa foi a de estabelecer limites à entrada na região das minas. Nos primeiros tempos da atividade mineradora, a

Leia mais

O BRASIL COLONIAL ( ) PROF. OTTO TERRA

O BRASIL COLONIAL ( ) PROF. OTTO TERRA O BRASIL COLONIAL (1530 1822) BRASIL PRÉ COLONIAL 1500-1532 - Não houve uma colonização de forma efetiva, sistemática até a década de 1530 predominância portuguesa no Oriente (Calicute e Goa); - Importância

Leia mais

Movimentos Sociais no Brasil ( ) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli

Movimentos Sociais no Brasil ( ) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli Movimentos Sociais no Brasil (1550 1822) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli No período colonial: Em diversos momentos: Segmentos sociais insatisfeitos promoveram rebeliões,

Leia mais

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Apesar da grande manifestação em São Paulo, no ano de 1984, com a presença de políticos como Ulisses Guimarães, a emenda Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições presidenciais diretas,

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro LINHA DO TEMPO Módulo I História da Formação Política Brasileira Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro SEC XV SEC XVIII 1492 A chegada dos espanhóis na América Brasil Colônia (1500-1822) 1500 - A chegada

Leia mais

- votaram: crianças, escravos. e mortos. PARTIDO LIBERAL E PARTIDO CONSERVADOR... OU SERÁ VICE-VERSA?

- votaram: crianças, escravos. e mortos. PARTIDO LIBERAL E PARTIDO CONSERVADOR... OU SERÁ VICE-VERSA? 1 - Eleições do cacete 1.1 - D. Pedro II - 1 Ministério composto por membros do Partido Liberal. 1.2 - Eleições para Câmara dos Deputados => fraudes - substituições: juizes, presidentes das províncias,

Leia mais

CONTEÚDO SSA II UNIDADE. 3ª Série. Poesia da Segunda Fase do Modernismo: Contexto Histórico Principais Autores e suas Respectivas Características

CONTEÚDO SSA II UNIDADE. 3ª Série. Poesia da Segunda Fase do Modernismo: Contexto Histórico Principais Autores e suas Respectivas Características CONTEÚDO SSA II UNIDADE 3ª Série Disciplina: GRAMÁTICA Cadernos 1, 2, 3, 4 e 5 Disciplina: LITERATURA Poesia da Segunda Fase do Modernismo: Contexto Histórico Principais Autores e suas Respectivas Características

Leia mais

Expansão do território brasileiro

Expansão do território brasileiro Expansão do território brasileiro O território brasileiro é resultado de diferentes movimentos expansionistas que ocorreram no Período Colonial, Imperial e Republicano. Esse processo ocorreu através de

Leia mais

HB.07-Governo luso no Brasil e Independência. Como foram os moldes da nossa independência

HB.07-Governo luso no Brasil e Independência. Como foram os moldes da nossa independência HB.07-Governo luso no Brasil e Independência Como foram os moldes da nossa independência Pontos Principais Contexto da transferência da corte portuguesa para o Brasil; Decisões e realizações de d. João

Leia mais

Aula 15- A Crise do Império de Novembro de 1889

Aula 15- A Crise do Império de Novembro de 1889 Aula 15- A Crise do Império 1870-1889 15 de Novembro de 1889 Silêncio! Dom Pedro está governando o Brasil. z z z Proclamação da República A Questão Militar A Questão Religiosa Questão Abolicionista A

Leia mais

Sumário. 6 seis. A família. A História. O que é História 10. As famílias são diferentes 36. O tempo na História 16 Convivência em família 44

Sumário. 6 seis. A família. A História. O que é História 10. As famílias são diferentes 36. O tempo na História 16 Convivência em família 44 Sumário A História O que é História 0 O estudo da História, História e historiador, Quem faz a História?, Registros: Imagens, 4 Agora já sei, 5 A família As famílias são diferentes 6 Cada família tem um

Leia mais

1) (UNITAU) Sobre o Período Regencial ( ), é incorreto afirmar que:

1) (UNITAU) Sobre o Período Regencial ( ), é incorreto afirmar que: 1) (UNITAU) Sobre o Período Regencial (1831-1840), é incorreto afirmar que: a) foi um período de intensa agitação social, com a Cabanagem no Rio Grande do Sul e a guerra dos Farrapos no Rio de Janeiro;

Leia mais

Uma visão de mundo renovada (Renascimento Cultural);

Uma visão de mundo renovada (Renascimento Cultural); do 3 e 4 períodos 6º ano História 3 período O mundo grego As origens da sociedade grega Esparta e Atenas A cultura grega O período helenístico Roma: Formação e expansão A formação de Roma A República romana

Leia mais

Cipriano Barata,Pe. Agostinho Gomes, Luís Gonzaga das Virgens,João de Deus Lucas Dantas

Cipriano Barata,Pe. Agostinho Gomes, Luís Gonzaga das Virgens,João de Deus Lucas Dantas Inconfidência Mineira Minas Gerais, área principal da mineração aurífera 1789. Elitista Predomínio de mineradores, comerciantes, profissionais liberais, intelectuais e a alta burocracia; (maçonaria) Cláudio

Leia mais

2- POR QUE a família real portuguesa se mudou, em 1808, para sua colônia na

2- POR QUE a família real portuguesa se mudou, em 1808, para sua colônia na Atividade de Estudo Geo/História 5º ano Nome: 1- LIGUE os itens abaixo corretamente. 2- POR QUE a família real portuguesa se mudou, em 1808, para sua colônia na América? 3- ASSINALE as afirmativas erradas

Leia mais

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 1820-1822 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS O 7 DE SETEMBRO: A INDEPENDÊNCIA FOI SOMENTE O GRITO DO IPIRANGA? OS SIGNIFICADOS DA INDEPENDÊNCIA Emancipação ou

Leia mais

O texto dos Confederados de 1824 revela um momento de insatisfação política contra a:

O texto dos Confederados de 1824 revela um momento de insatisfação política contra a: DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR: AULUS DATA: 19 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8º ANO TURMA: ANCHIETA ALUNO (A): Nº: Matéria da Prova: O conteúdo a ser estudado para

Leia mais

MÓDULO 06 - O II REINADO( ) A) Política Interna Predomínio do Parlamentarismo às avessas : Inverso do modelo inglês Com o Poder Moderador, o

MÓDULO 06 - O II REINADO( ) A) Política Interna Predomínio do Parlamentarismo às avessas : Inverso do modelo inglês Com o Poder Moderador, o MÓDULO 06 - O II REINADO( 1840-1889) A) Política Interna Predomínio do Parlamentarismo às avessas : Inverso do modelo inglês Com o Poder Moderador, o Imperador reina, governa e administra Assegura a centralização,

Leia mais

A expansão cafeeira no Brasil.

A expansão cafeeira no Brasil. A expansão cafeeira no Brasil. - A expansão cafeeira reforçou a importação de escravos africanos no Brasil e gerou capitais para investir na indústria e transporte. - O café chegou ao Brasil, na segunda

Leia mais

SEGUNDO REINADO ( ) Política Interna

SEGUNDO REINADO ( ) Política Interna SEGUNDO REINADO (1840-1889) Política Interna DANÇA DOS PARTIDOS Primeiro Reinado (1822-1831) Partido Brasileiro Projeto descentralizador Aristocracia rural. Partido Português Projeto centralizador D.Pedro

Leia mais

Disciplina: História. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: História. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Disciplina: História Período:

Leia mais

O imperador nomeava um presidente conservador ou liberal de acordo com a conjutura política

O imperador nomeava um presidente conservador ou liberal de acordo com a conjutura política O imperador nomeava um presidente conservador ou liberal de acordo com a conjutura política Oliveira Viana chegou a afirmar que nada mais conservador que um liberal no poder. Nada mais liberal que um conservador

Leia mais

1) Com relação ao período colonial, tanto na América Portuguesa quanto na América Espanhola, considere as seguintes afirmações:

1) Com relação ao período colonial, tanto na América Portuguesa quanto na América Espanhola, considere as seguintes afirmações: 1) Com relação ao período colonial, tanto na América Portuguesa quanto na América Espanhola, considere as seguintes afirmações: 1. a mão-de-obra escrava africana, empregada nas atividades econômicas, era

Leia mais

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE;

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE; Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE; Valor: 20,0 Média: 12,0 Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL Tipo: U Aluno(a): Nº: Nota: Professor(a): Marcelo

Leia mais

O golpe nada mais foi que a antecipação da maioridade de D. Pedro II, que contava então com um pouco mais de 14 anos.

O golpe nada mais foi que a antecipação da maioridade de D. Pedro II, que contava então com um pouco mais de 14 anos. GOLPE DA MAIORIDADE Desde 1838, estava claro tanto para os LIBERAIS, quanto para os CONSERVADORES que somente a monarquia plena poderia levar o país a superar a sua instabilidade política. O golpe nada

Leia mais

UFSC. História (Amarela)

UFSC. História (Amarela) Resposta: 01 + 16 = 17 01. Correto. 02. Incorreto. A Declaração dos Direitos estendia os direitos de cidadania a todos os franceses do gênero masculino, mas excluía as mulheres da participação política

Leia mais

Revoltas Nativistas e Anticoloniais. Alan

Revoltas Nativistas e Anticoloniais. Alan Revoltas Nativistas e Anticoloniais Alan Fatores iniciais para as revoltas Descontentamentos com o governo metropolitano Choque entre os interesses dos colonos e da Coroa Pressão do Pacto Colonial sobre

Leia mais

CP/ECEME/2007 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

CP/ECEME/2007 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) CP/ECEME/07 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Analisar os fatos históricos, ocorridos durante as crises política, econômica e militar portuguesa/européia

Leia mais

Segundo Reinado 2ª Fase e Crise. Prof. Thiago Aula 07 Frente C

Segundo Reinado 2ª Fase e Crise. Prof. Thiago Aula 07 Frente C Segundo Reinado 2ª Fase e Crise Prof. Thiago Aula 07 Frente C O Ouro Verde Inicialmente produzido no Vale do Paraíba (RJ/SP) depois se expande ao Oeste de São Paulo; Estrutura semelhante à da cana de Açúcar:

Leia mais

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A Formação do Território Brasileiro O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Mercantil europeia, desencadeado

Leia mais

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA. Prof. Marcos Roberto

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA. Prof. Marcos Roberto OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA Prof. Marcos Roberto RURAIS Messiânicos Revolta de Canudos Revolta do Contestado URBANOS Revolta da Vacina Revolta da Chibata O anarcossindicalismo - Cangaço Conflitos

Leia mais

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o DISCIPLINA: História A - EMENTA O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o conhecimento de saberes construídos

Leia mais

Curriculum Guide 11 th grade / História

Curriculum Guide 11 th grade / História Curriculum Guide 11 th grade / História Tema Conteúdo Habilidades Essential Questions 1) Era das Revoluções 1.1) Império Napoleônico 1.1a)Compreender o período napoleônico como uma época de consolidação

Leia mais

Movimentos nativistas e emancipacionistas

Movimentos nativistas e emancipacionistas Movimentos nativistas e emancipacionistas Crise do sistema colonial A Revolta de Beckman (1684) Conflito entre os proprietários de terras, a Companhia de Comércio e a missão jesuítica na região. Atividades

Leia mais

BRASIL IMPÉRIO. Primeiro e Segundo Reinados. Prof. Rodrigo Toledo

BRASIL IMPÉRIO. Primeiro e Segundo Reinados. Prof. Rodrigo Toledo BRASIL IMPÉRIO Primeiro e Segundo Reinados Prof. Rodrigo Toledo PRIMEIRO REINADO Definição O primeiro Reinado do Brasil é o nome dado ao período em que D. Pedro I governou o Brasil como Imperador, entre

Leia mais

REVISÃO I Prof. Fernando.

REVISÃO I Prof. Fernando. REVISÃO I Prof. Fernando Brasil Colônia 1500: Descobrimento ou Conquista? Comunidades indígenas do Brasil Características: heterogeneidade e subsistência. Contato: a partir da colonização efetiva, ocorreu

Leia mais

Voltando ao Século XVIII

Voltando ao Século XVIII Voltando ao Século XVIII Viva o Iluminismo... Iluminismo para quem??? 111 Por meio da enciclopédia, os ideais iluministas chegaram na América Porém, esses ideais, foram utilizados pelas elites de acordo

Leia mais

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10 A República do Café - II Prof. Thiago História C Aula 10 Hermes da Fonseca (1910-1914) Política Salvacionista Enfrenta a Revolta da Chibata Criou a faixa presidencial; Único presidente a casar durante

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 8 5 Unidade 8 Nome: Data: 1. Qual(is) da(s) sentença(s) a seguir apresenta(m) corretamente as motivações de Portugal para estabelecer a produção açucareira

Leia mais

Brasil - Período Colonial

Brasil - Período Colonial Brasil - Período Colonial Em 1500, os portugueses chegaram às terras que depois seriam chamadas de Brasil Lá, encontraram povos nativos que chamaram de índios. O primeiro encontro foi pacífico: trocaram

Leia mais

França Napoleônica. Periodização. Consulado Cem Dias Império

França Napoleônica. Periodização. Consulado Cem Dias Império França Napoleônica Revolução Francesa Diretório Napoleão - Cônsul 18 Brumário - 1799 Segunda Coligação - 1799 Conservadora Áustria, Prússia e Rússia Nascimento Campanha da Itália -1797 Ilha francesa Córsega

Leia mais

Campos Salles ( ), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores.

Campos Salles ( ), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores. Campos Salles (1898-1902), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores. Um compromisso político entre o governo federal e as oligarquias que governavam os estados tendo por objetivo acabar

Leia mais

BRASIL COLÔNIA ( )

BRASIL COLÔNIA ( ) 2 - REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS: Século XVIII (final) e XIX (início). Objetivo: separação de Portugal (independência). Nacionalistas. Influenciadas pelo iluminismo, independência dos EUA e Revolução Francesa.

Leia mais

3º ANO / PRÉVEST PROF. Abdulah

3º ANO / PRÉVEST PROF. Abdulah PERÍODO JOANINO (1808-1821) Livro 3 / Módulo 12 (Extensivo Mega) 3º ANO / PRÉVEST PROF. Abdulah TRANSFERÊNCIA DA FAMÍLIA REAL O PROJETO BRAGANTINO (século XVII) de transmigração RAZÕES: - Proximidade com

Leia mais

Revoltas provinciais no período Regencial Brasil século XIX. Colégio Ser! História 8º ano Profª Marilia Coltri

Revoltas provinciais no período Regencial Brasil século XIX. Colégio Ser! História 8º ano Profª Marilia Coltri Revoltas provinciais no período Regencial Brasil século XIX Colégio Ser! História 8º ano Profª Marilia Coltri Revoltas provinciais do período regencial Devido a excessiva centralização do poder político

Leia mais

A Exploração do Ouro

A Exploração do Ouro A Mineração A Exploração do Ouro Dois tipos de empreendimentos, que visavam a exploração do ouro, foram organizados: as lavras e as faiscações. As lavras, unidades produtoras relativamente grandes, chegavam

Leia mais

História do Brasil. Conteúdos: Questão Abolicionista. Questão Religiosa. Questão Republicana. Transição do Império para a República

História do Brasil. Conteúdos: Questão Abolicionista. Questão Religiosa. Questão Republicana. Transição do Império para a República História do Brasil Profº. Esp. Diego Fernandes Custódio Historiador Especialista em História Social Mestrando em Educação 1 E. E. B. PROFª GRACINDA AUGUSTA MACHADO 5/26/2013 2 Conteúdos: Transição do Império

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição História Constitucional Brasileira Profª. Liz Rodrigues - Até o momento, a República Federativa do Brasil já teve oito Constituições. Porém, como diz Sarmento,

Leia mais

PRIMEIRO REINADO NO BRASIL ( )

PRIMEIRO REINADO NO BRASIL ( ) PRIMEIRO REINADO NO BRASIL ( 1822-1831) Principais fatos pré Independência: Vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil; Abertura do Portos às Nações Amigas; Obras como o Jardim Botânico, a Biblioteca

Leia mais

BRASIL: SEGUNDO REINADO

BRASIL: SEGUNDO REINADO Período: 1840 1889 Golpe da Maioridade deu início ao Segundo Reinado CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO As Eleições do Cacete Disputa eleitoral entre: Partido Conservador e Partido Liberal Nessas eleições aconteceram

Leia mais

Período Regencial Prof. Marcos Roberto

Período Regencial Prof. Marcos Roberto Período Regencial 1831-1840 Prof. Marcos Roberto PRIMEIRO REINADO 1822-1831 PERIODO REGENCIAL 1831-1840 SEGUNDO REINADO 1840-1889 FASES DA REGÊNCIA Transição até a maioridade de D. Pedro II. Regência Trina

Leia mais

FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL. Profº Gustavo Silva de Souza

FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL. Profº Gustavo Silva de Souza FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO DIVISÃO FISIOGRÁFICA América do Norte, América Central e América do Sul

Leia mais

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Marco inicial: tomada da Bastilha Assembleia Nacional Consituinte 1789-1792 Nova Constituição (liberal) para a França; Alta burguesia assume o comando

Leia mais

COLONIZAÇÃO DO BRASIL

COLONIZAÇÃO DO BRASIL COLONIZAÇÃO DO BRASIL Segundo relatos históricos, a colonização do Brasil iniciou quando os portugueses, liderados por Pedro Álvares Cabral, aportaram na terra que hoje chamamos de Brasil. A terra era

Leia mais

Rev. Liberais do Século XIX e Período Regencial

Rev. Liberais do Século XIX e Período Regencial Rev. Liberais do Século XIX e Período 1. (PUC-RJ) O Congresso de Viena, concluído em 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, baseou-se em três princípios políticos fundamentais. Assinale a opção que

Leia mais

PRIMEIRO GRANDE ATO DAS COLÔNIAS CONTRA SUAS METRÓPOLES INFLUÊNCIA DAS IDEIAS LIBERAIS

PRIMEIRO GRANDE ATO DAS COLÔNIAS CONTRA SUAS METRÓPOLES INFLUÊNCIA DAS IDEIAS LIBERAIS A importância da independência das colônias inglesas na América é incontestável, pois foi o primeiro grande ato de colônias contra suas metrópole. Elas se colocaram contra a submissão econômica e política

Leia mais

FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL. Profº Gustavo Silva de Souza

FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL. Profº Gustavo Silva de Souza FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO DIVISÃO FISIOGRÁFICA América do Norte, América Central e América do Sul

Leia mais

Os primeiros anos da República no Brasil MCC

Os primeiros anos da República no Brasil MCC Os primeiros anos da República no Brasil MCC blogs.estadao.com.br A Província de São Paulo, 15 de novembro de 1889. Glorioso centenário da grande revolução. Proclamação da República Brazileira. Recebemos

Leia mais

BRASIL IMPÉRIO REVOLTAS REGENCIAIS. Professor: Edson Martins

BRASIL IMPÉRIO REVOLTAS REGENCIAIS. Professor: Edson Martins BRASIL IMPÉRIO REVOLTAS REGENCIAIS Professor: Edson Martins Cabanagem (1835 1840) A rebelião explodiu no Pará Causas: revolta dos liberais contra o presidente nomeado pelo governo regencial situação de

Leia mais

1640 > Fim da União Ibérica Comércio com Buenos Aires e contrabando Rei de São Paulo: Amador Bueno da Ribeira. Amador Bueno recusou o título de rei e

1640 > Fim da União Ibérica Comércio com Buenos Aires e contrabando Rei de São Paulo: Amador Bueno da Ribeira. Amador Bueno recusou o título de rei e REVOLTAS COLONIAIS REVOLTAS NATIVISTAS 1640 > Fim da União Ibérica Comércio com Buenos Aires e contrabando Rei de São Paulo: Amador Bueno da Ribeira. Amador Bueno recusou o título de rei e saiu às ruas

Leia mais

A Formação Territorial do BRASIL

A Formação Territorial do BRASIL A Formação Territorial do BRASIL Descobrimento da América O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Marítimo Comercial europeia, desencadeado

Leia mais

Lutas e processo de independência. Patrícia Albano Maia

Lutas e processo de independência. Patrícia Albano Maia Lutas e processo de independência Patrícia Albano Maia Crises na Europa Crise do Antigo Regime Absolutismo Mercantilismo Sociedade Estamental Crise do antigo sistema Colonial Metalismo Monopólio Balança

Leia mais

HISTÓRIA. Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira como construção da lógica liberal na América- Haiti, Brasil e região hispânica Haiti - 1804 Argentina- 1810 Paraguai-

Leia mais

Ciclo da Mineração: Período de Extração de ouro no Brasil século XVII-XVIII ( fim do século 17 e 18) Ouro de Aluvião: Ouro encontrado nos leitos dos

Ciclo da Mineração: Período de Extração de ouro no Brasil século XVII-XVIII ( fim do século 17 e 18) Ouro de Aluvião: Ouro encontrado nos leitos dos Ciclo da Mineração: Período de Extração de ouro no Brasil século XVII-XVIII ( fim do século 17 e 18) Ouro de Aluvião: Ouro encontrado nos leitos dos rios misturado a material sedimentar. Para obtê-lo,

Leia mais

A crise da monarquia, a Primeira República e seus movimentos sociais. Prof. Maurício Ghedin Corrêa

A crise da monarquia, a Primeira República e seus movimentos sociais. Prof. Maurício Ghedin Corrêa A crise da monarquia, a Primeira República e seus movimentos sociais. Prof. Maurício Ghedin Corrêa 1. A CRISE DA MONARQUIA: Elementos da crise: A luta anti-escravista A questão militar O movimento Republicano

Leia mais

OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram

OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram inúmeras lavouras

Leia mais

HISTÓRIA. aula A República do Café II

HISTÓRIA. aula A República do Café II HISTÓRIA aula A República do Café II Hermes da Fonseca (1910-1914) - Política Salvacionista - Enfrenta a Revolta da Chibata - Único presidente a casar durante o mandato (com a cartunista Nair de Teffe)

Leia mais

8. MOVIMENTOS SOCIAIS PELA IGUALDADE E LIBERDADE

8. MOVIMENTOS SOCIAIS PELA IGUALDADE E LIBERDADE 8. MOVIMENTOS SOCIAIS PELA IGUALDADE E LIBERDADE 1. Observe as informações e relacione o movimento social ocorrido durante o período da República à sua correta descrição. I. Movimento que lutava pelo retorno

Leia mais

Potências marítimas: Novas (burguesia) Antigas (nobreza) Portugal Espanha Holanda Inglaterra França

Potências marítimas: Novas (burguesia) Antigas (nobreza) Portugal Espanha Holanda Inglaterra França 1. O tempo do grande comércio oceânico Criação/crescimento de grandes companhias de comércio europeias: - Companhia das Índias Ocidentais (1600 Londres) - Companhia Inglesa das Índias Orientais (Londres

Leia mais

O Primeiro Reinado

O Primeiro Reinado O Primeiro Reinado 1822-1831 Contexto Pós proclamação da independência : Em 7 de setembro de 1822. Independência ou Morte!(Autoria Pedro Américo,1888 Contexto A nova Nação necessitava de organização político-administrativa;

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 5 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

História do Brasil (C) Apostila 2. Prof.ª Celiane

História do Brasil (C) Apostila 2. Prof.ª Celiane História do Brasil (C) Apostila 2 Prof.ª Celiane A mineração A descoberta de ouro na região das Minas Gerais aconteceu no final do século XVII (em 1693). Além das MG muito ouro foi encontrado em GO, MG

Leia mais

BRASIL IMPÉRIO PERÍODO REGENCIAL

BRASIL IMPÉRIO PERÍODO REGENCIAL BRASIL IMPÉRIO PERÍODO REGENCIAL PERÍODO REGENCIAL Regência Trina Provisória (Abril Junho de 1831) senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro senador José Joaquim Carneiro de Campos brigadeiro Francisco

Leia mais

Prof. André Vinícius.

Prof. André Vinícius. 1 - Diferentes projetos republicanos: República Positivista: centralização política nas mãos do presidente. Postura predominante entre os militares. Prevaleceu entre 1889 e 1894, durante a chamada República

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou à Unidade 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL CRISE DO SISTEMA COLONIAL Portugal perde colônias no Oriente e o monopólio da Produção de açúcar na América. Pressão da Metrópole x Enriquecimento de da elite Brasileira

Leia mais

A Administração Colonial

A Administração Colonial A Administração Colonial HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Alan Carlos Ghedini O primeiros 30 anos Até 1530 Desinteresse da Coroa Portuguesa pela nova Colônia Comércio das especiarias ainda era o foco Houve apenas

Leia mais

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia 1. Mitologia e Pré-socráticos 2. Sócrates, sofistas 3. Platão 4. Aristóteles 5. Epistemologia racionalismo e empirismo 6. Ética aristotélica

Leia mais

H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. Período Regencial no Brasil Situação política no Brasil Grupos e Disputas

Leia mais

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX HISTÓRIA aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX Origens do imperialismo Resultado da 2ª Revolução Industrial na Europa e nos EUA Características gerais: Novidades tecnológicas Aumento da produção

Leia mais