Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Prescrição eletrónica e dispensa de medicamentos para ambulatório hospitalar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Prescrição eletrónica e dispensa de medicamentos para ambulatório hospitalar"

Transcrição

1 Mdel de Cmunicaçã Prescriçã eletrónica e dispensa de medicaments para ambulatóri hspitalar Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes/ frnecedres de sftware de prescriçã e/u dispensa eletrónica em farmácia hspitalar PEM-H. Os clientes sã: Entidades frnecedras de sftware de Prescriçã de medicaments para Ambulatóri Hspitalar. Entidades frnecedras de sftware de Dispensa de medicaments em Ambulatóri Hspitalar. Farmácias Hspitalares Outrs clientes. Mdel de Cmunicaçã A cmunicaçã de questões/prblemas técnics pde ser efetuada quand relacinada cm: A. Nrmas de Prescriçã de medicaments para dispensa em ambulatóri hspitalar B. Nrmas de Dispensa de medicaments em ambulatóri Hspitalar; C. Especificações técnicas ds serviçs; D. Integraçã cm a platafrma de interperabilidade da SPMS; E. Identificaçã da farmácia Hspitalar para envi de ficheirs pr serviçs; F. Questã/prblema relacinada cm (s) webservice(s): G. Reprte de infrmaçã de mnitrizaçã mensal; H. Outras questões relacinadas cm a Prescriçã/Dispensa em farmácia Hspitalar. Em qualquer situaçã, deve ser incluída tda a infrmaçã que seja relevante para a análise e resluçã da questã/prblema. Qualquer cmunicaçã de prblemas deve ser efetuada via crrei eletrónic para endereç servicedesk@spms.min-saude.pt, de acrd cm as seguintes regras: A. Na situaçã de questões relacinadas cm as nrmas de prescriçã para dispensa em farmácia hspitalar: Assunt: PEM-H Nrmas de prescriçã Crp da mensagem: Descriçã detalhada da questã. 11/04/2014 1/5 SPMS Serviçs Partilhads d Ministéri da Saúde, E.P.E. Av. Jã Crisóstm, nº 9 3º pis Lisba Tel.: Fax:

2 Mdel de Cmunicaçã Prescriçã eletrónica e dispensa de medicaments para ambulatóri hspitalar B. Na situaçã de questões relacinadas cm as nrmas de dispensa em farmácia hspitalar: Assunt: PEMH Nrmas de dispensa Crp da mensagem: Descriçã detalhada da questã. C. Na situaçã de questões relacinadas cm as especificações técnicas ds serviçs: Assunt: PEM-H Especificações técnicas ds serviçs Crp da mensagem: Âmbit: Prescriçã u dispensa Nº e descriçã d item, nas especificações técnica; Descriçã detalhada da questã. D. Relativamente à integraçã cm a platafrma de interperabilidade da SPMS: Este pedid deve ser utilizad apenas frnecedres de Sftware para a submissã d dcument de declaraçã de cnfrmidade d fabricante. Assunt: PEM-H assinatura da declaraçã de cnfrmidade Crp da mensagem: Identificaçã da entidade; Identificaçã d respnsável da entidade, perante a SPMS, n prcess PEM-H; Endereç de crrei eletrónic d respnsável da entidade, perante a SPMS, n prcess PEM-H; Telemóvel d respnsável da entidade, perante a SPMS, n prcess PEM-H; Identificaçã d prdut de sftware e respetiva versã (sigla e denminaçã se aplicável); Anexar mdel de declaraçã de cnfrmidade preenchid e devidamente assinad, bem cm s exempls de receitas, de acrd cm s prcediments definids n prcess de declaraçã de cnfrmidade. 11/04/2014 2/5 SPMS Serviçs Partilhads d Ministéri da Saúde, E.P.E. Av. Jã Crisóstm, nº 9 3º pis Lisba Tel.: Fax:

3 Mdel de Cmunicaçã Prescriçã eletrónica e dispensa de medicaments para ambulatóri hspitalar E. Identificaçã da farmácia Hspitalar para envi de ficheirs pr serviçs Assunt: PEM-H Credenciais de acess pr parte da farmácia hspitalar Crp da mensagem: Envi d mdel Requeriment para acess as Serviçs de Prescriçã e Dispensa de medicaments para Ambulatóri Hspitalar preenchid. Cas nã pssua assinatura digital, além d envi digital tem que enviar pr crrei para: Requeriment para acess as Serviçs de Prescriçã e Dispensa de medicaments para Ambulatóri Hspitalar Centr de Suprte ds SPMS, EPE Av. Jã Crisóstm, nº 9 3º pis Lisba. F. Questã/prblema relacinada cm (s) webservice(s): Assunt: PEMH Webservice Crp da mensagem: Identificaçã d webservice; Identificaçã d ambiente (testes u prduçã); Cntextualizaçã da questã/prblema; Códig d avis retrnad pel serviç, se aplicável; RequestKey, se aplicável; Diagnóstic efetuad, se aplicável; Ações crretivas efetuadas, se aplicável; Resultad das ações crretivas, se aplicável. Na situaçã em que seja retrnad um qualquer resultad d(s) serviç(s) nã cnstante das tabelas de aviss identificadas ns dcuments Especificaçã ds serviçs para integraçã cm Regist Nacinal de Utentes e Especificaçã ds serviçs para integraçã cm a Sistema Central de Prescrições, publicads n site da SPMS, deve ser enviada a seguinte infrmaçã: Data e hra d pedid, se aplicável; Ficheir XML, se aplicável; 11/04/2014 3/5 SPMS Serviçs Partilhads d Ministéri da Saúde, E.P.E. Av. Jã Crisóstm, nº 9 3º pis Lisba Tel.: Fax:

4 Mdel de Cmunicaçã Prescriçã eletrónica e dispensa de medicaments para ambulatóri hspitalar G. Na situaçã de questões relacinadas cm envi de infrmaçã de mnitrizaçã mensal, de sftware de prescriçã e dispensa, deve ser assegurad envi da infrmaçã identificada n prcess de declaraçã de cnfrmidade: Assunt: PEM-H Infrmaçã de Mnitrizaçã Mensal Crp da mensagem: Identificaçã da entidade (empresa de sftware); Identificaçã d sftware (sigla) e versã de sftware; Identificaçã da instituiçã hspitalar (designaçã e códig da farmácia hspitalar); Ttal de receitas prescritas; Númer ttal de regists dispensads. Nta: O envi da referida infrmaçã deverá ainda ser enviada cm seguinte frmat: Designaçã da instituiçã Códig da farmácia Ttal de receitas Númer ttal de regists hspitalar hspitalar prescritas de dispensa H. Na situaçã de utras questões relacinadas cm a Prescriçã eletrónica e Dispensa de medicaments para ambulatóri hspitalar: Assunt: PEMH Outras questões Crp da mensagem: Âmbit: Prescriçã u dispensa Descriçã detalhada da questã; Outrs elements (PrintScreens aplicacinais, etc.), se aplicável; A referir: A respsta as pedids de intervençã será dada em funçã da gravidade d prblema reprtad. A invcaçã desnecessária de intervençã afeta a capacidade de respsta da SPMS, desviand fc de atençã ds prblemas que efetivamente carecem de assistência, pr parte da equipa de suprte. 11/04/2014 4/5 SPMS Serviçs Partilhads d Ministéri da Saúde, E.P.E. Av. Jã Crisóstm, nº 9 3º pis Lisba Tel.: Fax:

5 Mdel de Cmunicaçã Prescriçã eletrónica e dispensa de medicaments para ambulatóri hspitalar Às entidades frnecedras de sftware de prescriçã eletrónica e/u dispensa de medicaments para ambulatóri hspitalar: A intervençã da equipa de suprte na resluçã de prblemas só deve ser invcada depis de ter sid despistad td e qualquer prblema derivad da nã cnfrmidade, pelas aplicações, de requisits identificads na dcumentaçã técnica. A entidade frnecedra de sftware deve garantir a análise d prblema e a sua resluçã pr meis própris, sempre que pssível. Às entidades Hspitalares: A assistência a prblemas de sftware só está assegurada cas este seja da respnsabilidade desta da SPMS. 11/04/2014 5/5 SPMS Serviçs Partilhads d Ministéri da Saúde, E.P.E. Av. Jã Crisóstm, nº 9 3º pis Lisba Tel.: Fax:

Identificação de proposta de alteração ou melhoria; Contextualização da proposta/melhoria; 29/01/2014 1/9

Identificação de proposta de alteração ou melhoria; Contextualização da proposta/melhoria; 29/01/2014 1/9 Mdel de Cmunicaçã SClínicH Sistema de Infrmaçã Clínic Hspitalar Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes da aplicaçã Sistema de Infrmaçã Clínic

Leia mais

Em qualquer situação, deve ser incluída toda a informação que seja relevante para a análise e resolução da questão/problema.

Em qualquer situação, deve ser incluída toda a informação que seja relevante para a análise e resolução da questão/problema. Mdel de Cmunicaçã Prescriçã Eletrónica de Medicaments Revisã 2 Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes da Prescriçã Eletrónica de Medicaments

Leia mais

Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Prescrição Eletrónica Médica Aplicação Revisão 1

Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Prescrição Eletrónica Médica Aplicação Revisão 1 Mdel de Cmunicaçã Prescriçã Eletrónica Médica Aplicaçã Revisã 1 Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes da aplicaçã de Prescriçã Eletrónica

Leia mais

Em qualquer caso, deve ser incluída toda a informação que seja relevante para a análise e resolução

Em qualquer caso, deve ser incluída toda a informação que seja relevante para a análise e resolução Mdel de Cmunicaçã Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e utilizadres d SI que suprta Prgrama Nacinal para a Prmçã da Saúde Oral (PNPSO). Os utilizadres

Leia mais

Modelo de Comunicação Consulta a Tempo e Horas Âmbito do Documento Modelo de Comunicação Assunto: Corpo da mensagem:

Modelo de Comunicação Consulta a Tempo e Horas Âmbito do Documento Modelo de Comunicação Assunto: Corpo da mensagem: Mdel de Cmunicaçã Cnsulta a Temp e Hras Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes da aplicaçã Cnsulta a Temp e Hras - CTH, na sua cmpnente técnica.

Leia mais

Em qualquer situação, deve ser incluída toda a informação que seja relevante para a análise e resolução da questão/situação.

Em qualquer situação, deve ser incluída toda a informação que seja relevante para a análise e resolução da questão/situação. Mdel de Cmunicaçã Regist Nacinal de Utentes WebRNU Revisã 2 Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes da aplicaçã d Regist Nacinal de Utentes

Leia mais

Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Prescrição Eletrónica Médica Aplicação Revisão 9

Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Prescrição Eletrónica Médica Aplicação Revisão 9 Âmbit d Dcument Mdel de Cmunicaçã Prescriçã Eletrónica Médica Aplicaçã Revisã 9 O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes da aplicaçã de Prescriçã Eletrónica

Leia mais

Modelo de Comunicação. Programa Nacional para a Promoção da Saúde Oral

Modelo de Comunicação. Programa Nacional para a Promoção da Saúde Oral Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e utilizadres d Sistema de Infrmaçã para a Saúde Oral (SISO) que suprta Prgrama Nacinal para a Prmçã da Saúde Oral

Leia mais

Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Sistema de Informação dos Certificados de Óbito Revisão 1

Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Sistema de Informação dos Certificados de Óbito Revisão 1 Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes d Sistema de Infrmaçã s Certificads de Óbit SICO. Os clientes estã distribuíds pel territóri nacinal,

Leia mais

Em qualquer caso, deve ser incluída toda a informação que seja relevante para a análise e resolução

Em qualquer caso, deve ser incluída toda a informação que seja relevante para a análise e resolução Âmbit d Dcument Mdel de Cmunicaçã Platafrma de Dads de Saúde - Prtal d Prfissinal Revisã 1 O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes da Platafrma de Dads da Saúde

Leia mais

Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Prescrição Eletrónica Médica - Aplicação

Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Prescrição Eletrónica Médica - Aplicação Mdel de Cmunicaçã Prescriçã Eletrónica Médica - Aplicaçã Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes da aplicaçã de Prescriçã Eletrónica Médica

Leia mais

H. Problemas/outras situações na ligação com a Segurança Social;

H. Problemas/outras situações na ligação com a Segurança Social; Mdel de Cmunicaçã Certificads de Incapacidade Temprária Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes n âmbit ds CIT Certificads de Incapacidade Temprária.

Leia mais

Modelo de Comunicação. Programa Nacional para a Promoção da Saúde Oral

Modelo de Comunicação. Programa Nacional para a Promoção da Saúde Oral Mdel de Cmunicaçã Prgrama Nacinal para a Prmçã da Saúde Oral Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e utilizadres d Sistema de Infrmaçã para a Saúde Oral

Leia mais

Problemas na emissão noutro software devem ser reportados diretamente ao fornecedor. 27/04/ de 5

Problemas na emissão noutro software devem ser reportados diretamente ao fornecedor. 27/04/ de 5 Âmbito do Documento Modelo de Comunicação O presente documento traduz o modelo de comunicação entre o Centro de Suporte da SPMS e clientes no âmbito dos ACC. Os clientes são: Entidades fornecedoras de

Leia mais

Em qualquer situação, deve ser incluída toda a informação que seja relevante para a análise e resolução da questão/problema.

Em qualquer situação, deve ser incluída toda a informação que seja relevante para a análise e resolução da questão/problema. Mdel de Cmunicaçã SIDC-Sistema Infrmaçã Descentralizad Cntabilidade Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes d Sistema de Infrmaçã Descentralizad

Leia mais

Número de cédula profissional (se médico); Nome completo; 20/06/2014 1/7

Número de cédula profissional (se médico); Nome completo; 20/06/2014 1/7 Mdel de Cmunicaçã Sistema Nacinal de Vigilância Epidemilógica Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes d Sistema Nacinal de Vigilância Epidemilógica.

Leia mais

Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Revisão 3

Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Revisão 3 Âmbito do Documento O presente documento traduz o modelo de comunicação entre o Centro de Suporte da SPMS e clientes da aplicação do Registo Nacional de Utentes (WebRNU). Os clientes são: ARS; ACES; Unidades

Leia mais

Auditoria às Reclamações e Pedidos de Informação dos CTT Correios de Portugal, S.A. 2017

Auditoria às Reclamações e Pedidos de Informação dos CTT Correios de Portugal, S.A. 2017 Auditria às Reclamações e Pedids de Infrmaçã ds CTT Crreis de Prtugal, S.A. 2017 Síntese d Relatóri Versã pública 11 de setembr de 2018 Este dcument fi preparad pela Grant Thrntn & Assciads, SROC, Lda.

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS Rua Sã Luís, 77 Santana Prt Alegre (RS) CEP 90620-170 Fne: 51 3320.2100 www.crea-rs.rg.br REUNIÃO Cmissã de Mei Ambiente COEMA Versã: 07/2017 Primeira Versã d POP Resp.: Franciele Theisen Machad Pag.1

Leia mais

Regime Escolar Fruta Escolar /

Regime Escolar Fruta Escolar / Regime Esclar Fruta Esclar / Frmuláris 2016/2017 - Índice NOTA INTRODUTÓRIA...3 Pedid de Ajuda...4 1. Pedid de Ajuda...4 A. Página de Rst d Pedid...4 B. Pedid de Ajuda Página dis...6 C. Mapa de Medidas

Leia mais

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica Gestã de Participantes da Semana de Integraçã Acadêmica MPP - Manual de Plíticas e Prcediments Atualizad em 07/01/2016 Sumári 1. DO GESTOR DO PROCESSO... 2 2. DA POLÍTICA INSTITUCIONAL... 3 3. DO DIAGRAMA

Leia mais

Processo de declaração de conformidade de

Processo de declaração de conformidade de de software PEM-H Junho, 2018 Versão Este trabalho não pode ser reproduzido ou divulgado, na íntegra ou em parte, a terceiros nem utilizado para outros fins que não aqueles para que foi fornecido sem a

Leia mais

Pesquisa de Satisfação de Clientes HB SAÚDE Relatório de Auditoria e Parecer Técnico

Pesquisa de Satisfação de Clientes HB SAÚDE Relatório de Auditoria e Parecer Técnico Pesquisa de Satisfaçã de Clientes HB SAÚDE 2018 Relatóri de Auditria e Parecer Técnic Jã August Simões Abril/2018 AVALIAÇÃO DE CENÁRIO A HB SAÚDE (HB SAÚDE S/A) adta as nrmas gerais recmendadas pela ANS

Leia mais

Conteúdo A parte principal de um relatório de auditoria, mas não a única, é a parte dos desvios encontrados. O que é que constitui um desvio?

Conteúdo A parte principal de um relatório de auditoria, mas não a única, é a parte dos desvios encontrados. O que é que constitui um desvio? AUDITORIAS INTERNAS, RELATÓRIO DE AUDITORIA INTERNAL AUDITS, AUDIT REPORT Intrduçã O relatóri de auditria é dcument que resulta da atividade de auditria. Qualquer labratóri que cumpra cm s requisits da

Leia mais

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, PORTOS E A VIAÇÃO CIVIL DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, PORTOS E A VIAÇÃO CIVIL DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, PORTOS E A VIAÇÃO CIVIL DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº Ú DE 2

Leia mais

Política de Privacidade do 69ª SBPC

Política de Privacidade do 69ª SBPC Plítica de Privacidade d 69ª SBPC Este Aplicativ reclhe alguns Dads Pessais ds Usuáris. RESUMO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE Os Dads Pessais sã cletads para s seguintes prpósits e usand s seguintes serviçs:

Leia mais

SISTEMA GALGO FATURAMENTO CONSULTA AO DEMONSTRATIVO DE TRANSAÇÕES TARIFADAS PRODUTO PROCESSO GUIA DO USUÁRIO

SISTEMA GALGO FATURAMENTO CONSULTA AO DEMONSTRATIVO DE TRANSAÇÕES TARIFADAS PRODUTO PROCESSO GUIA DO USUÁRIO PRODUTO SISTEMA GALGO PROCESSO FATURAMENTO GUIA DO USUÁRIO CONSULTA AO DEMONSTRATIVO DE TRANSAÇÕES TARIFADAS INTRODUÇÃO Este guia tem bjetiv de apresentar as Usuáris Masters e Usuáris Finais das Entidades

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS APÊNDICE 1 TIPO DE PROCESSO: CAPACITAÇÃO FUNCIONAL (A) Curs (B) Treinament (C) Seminári/Event Versã Abril/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO Nme d Tip de Prcess: CAPACITAÇÃO FUNCIONAL (A) Mdalidade: Curs

Leia mais

PM 3.5 Versão 2 PdC Versão 1

PM 3.5 Versão 2 PdC Versão 1 Prcediment de Cmercializaçã Cntrle de Alterações PM 3.5 Versã 2 PdC Versã 1 Alterad Layut d dcument. Alterad term de Prcediment de Mercad para Prcediment de Cmercializaçã. Alterad nme deste Prcediment

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificaçã/Critéris An Letiv 2018/2019 Nível de Ensin: Secundári Áreas/Disciplina: TOLC An: 2º Curs: Básic Científic-Humanístic Prfissinal X Planificaçã Períd Sequências/Temas/Móduls Cnteúds Prgramátics/Dmínis

Leia mais

Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Revisão 3

Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Revisão 3 Âmbito do Documento O presente documento traduz o modelo de comunicação entre o Centro de Suporte da SPMS e clientes do (PRVR). Os clientes são: Prescritor particular; Entidade prescritora; Outros clientes.

Leia mais

Formulários da Proposta

Formulários da Proposta 1 Frmuláris da Prpsta Ntas as fertantes: Instruções de cm cmpletar s frmuláris estã destacads em azul. Favr preencher e enviar s frmuláris cm parte da sua prpsta. Os seguintes frmuláris sã parte deste

Leia mais

Gestão Administrativa 3 COMUNICAÇÃO DE INVENTÁRIOS

Gestão Administrativa 3 COMUNICAÇÃO DE INVENTÁRIOS Gestã Administrativa 3 COMUNICAÇÃO DE INVENTÁRIOS 1. Intrduçã Aprvad a 25 de nvembr de 2014, nv rçament de estad para 2015 vem cmplementar cm uma nva regra a Decret-Lei nº 198/2012 (cmunicaçã de guias/faturas),

Leia mais

APÊNDICE 2 TIPO DE PROCESSO: REUNIÃO

APÊNDICE 2 TIPO DE PROCESSO: REUNIÃO APÊNDICE 2 TIPO DE PROCESSO: REUNIÃO Crdenadria das Inspetrias Representantes de Znal Znais Diretria das Inspetrias Inspetres Cmissões Especializadas e Cmissões Multimdais de Api à Fiscalizaçã Versã Fevereir/2017

Leia mais

05. Que passos efectuar após a abertura das propostas Audiência Prévia

05. Que passos efectuar após a abertura das propostas Audiência Prévia ANÁLISE DAS PROPOSTAS AUDIÊNCIA PRÉVIA ADJUDICAÇÃO Pass 1: Aceda à platafrma de Acrds-Quadr da espap clcand n brwser: sncp.espap.pt Pass 2: Aqui é iniciada a análise das prpstas apresentadas, deverá entã

Leia mais

ICMS - PRAZOS DE RECOLHIMENTO

ICMS - PRAZOS DE RECOLHIMENTO PRAZOS DE RECOLHIMENTO Venciment Obrigaçã 1 Quarta-feira 2 Quinta-feira 3 Sexta-feira Fat Geradr Históric Transprtadr revendedr retalhista (TRR) Entrega das infrmações relativas às perações interestaduais

Leia mais

V JORNADAS DO MÉDICO INTERNO DE PATOLOGIA CLÍNICA (V JMIPC),

V JORNADAS DO MÉDICO INTERNO DE PATOLOGIA CLÍNICA (V JMIPC), REGULAMENTO GERAL A participaçã nas V JORNADAS DO MÉDICO INTERNO DE PATOLOGIA CLÍNICA (V JMIPC), a realizar n Edifíci Esclar da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nva de Lisba, Hspital S. Francisc

Leia mais

1 Objetivo e âmbito. 2 Responsabilidades

1 Objetivo e âmbito. 2 Responsabilidades IINSTRUÇÃO Utiilliizaçã d Prgrama de Deteçã de Pllágii Data 26/02/2018 Revisã 00 Códig I.EM.EI.10 1 Objetiv e âmbit Dada a relevância da questã d plági, a Egas Mniz CRL subscreveu um prgrama infrmátic

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS Rua Sã Luís, 77 Santana Prt Alegre (RS) CEP 90620-170 Fne: 51 3320.2100 www.crea-rs.rg.br REUNIÃO Cmissã Permanente de Educaçã e Atribuiçã Prfissinal CEAP Versã: 08/2017 Primeira Versã d POP Resp.: Cristiane

Leia mais

Requerimento de subsídio mensal vitalício e subsídio por assistência de terceira pessoa

Requerimento de subsídio mensal vitalício e subsídio por assistência de terceira pessoa Requeriment de subsídi mensal vitalíci e subsídi pr assistência de terceira pessa Instruções Preenchiment n line: Utilize Adbe Acrbat Reader, versã 7.0.5 u superir, qual pde ser btid em http://www.adbe.cm;

Leia mais

Novo processo de devolução de peças para garantia Mudanças na aplicação web ewarranty e no processo de devolução de peças

Novo processo de devolução de peças para garantia Mudanças na aplicação web ewarranty e no processo de devolução de peças Nv prcess de devluçã de peças para garantia Mudanças na aplicaçã web ewarranty e n prcess de devluçã de peças Públic-alv e bjetiv Esse curs destina-se a cncessináris e ficinas envlvids n prcess de gerenciament

Leia mais

Normas relativas à prescrição de medicamentos e produtos de saúde

Normas relativas à prescrição de medicamentos e produtos de saúde Nrmas relativas à prescriçã de medicaments e prduts de saúde Intrduçã...2 Prescriçã efetuada pr meis eletrónics (receita eletrónica)...4 1.Âmbit...4 2.Prescriçã Eletrónica...4 2.1.Anulaçã de receitas...5

Leia mais

Com esta formação pretende-se que os formandos, com pelo menos 50 % de sucesso atinjam os seguintes objetivos operacionais:

Com esta formação pretende-se que os formandos, com pelo menos 50 % de sucesso atinjam os seguintes objetivos operacionais: 1. OBJETIVOS GERAIS O curs de Especializaçã em Qualidade, Ambiente e Segurança tem cm bjetiv geral dtar s participantes de trein e aptidã implementar sistemas integrads de gestã da qualidade, ambiente

Leia mais

IARC. - Anexo 7 - Regras de Faturação. Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas

IARC. - Anexo 7 - Regras de Faturação. Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas IARC - Anex 7 - Anex à ferta de Infraestruturas Aptas a Aljament de Redes de Cmunicações Eletrónicas Regras de Faturaçã Índice 1. Intrduçã 3 2. Regras de Faturaçã 3 2.1 Pedids de Infrmaçã 3 2.2 Pedid de

Leia mais

Programa de Serviços Polycom Premier

Programa de Serviços Polycom Premier DESCRIÇÃO DE SERVIÇOS POLYCOM Prgrama de Serviçs Plycm Premier O Prgrama de Serviçs Premier da Plycm prvê as Clientes suprte técnic pr telefne, repsiçã antecipada de peças, upgrades e updates de sftware

Leia mais

II SIMPÓSIO DE DOENÇAS INFECTO PARASITÁRIAS NA AMAZÔNIA I JORNADA CIENTÍFICA DA LIDIPA NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

II SIMPÓSIO DE DOENÇAS INFECTO PARASITÁRIAS NA AMAZÔNIA I JORNADA CIENTÍFICA DA LIDIPA NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS II SIMPÓSIO DE DOENÇAS INFECTO PARASITÁRIAS NA AMAZÔNIA I JORNADA CIENTÍFICA DA LIDIPA NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DATAS IMPORTANTES Iníci da submissã ds resums: 02/05/2018 Términ da submissã: 19/08/2018

Leia mais

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Geração de Guias para ST, DIFAL e FCP

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Geração de Guias para ST, DIFAL e FCP CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Geraçã de Guias para ST, DIFAL e FCP 1. Objetivs Gerar títuls n cntas a pagar cm ttal de ICMS-ST, DIFAL e/u FCP das ntas fiscais de saída. Página 2 de 6 2. Requisits 2.1. RF01 Geraçã

Leia mais

Processo de declaração de conformidade de software ACC. Atestado médico para a Carta de Condução

Processo de declaração de conformidade de software ACC. Atestado médico para a Carta de Condução de software Atestado médico para a Carta de Condução 04-11-2016 Este trabalho não pode ser reproduzido ou divulgado, na íntegra ou em parte, a terceiros nem utilizado para outros fins que não aqueles para

Leia mais

CIRCULAR INFORMATIVA

CIRCULAR INFORMATIVA N. 14/2017/UCF/ACSS DATA: 26-05-2017 CIRCULAR INFORMATIVA PARA: Entidades Hospitalares do Serviço Nacional de Saúde ASSUNTO: Monitorização da Prescrição Médica de medicamentos e de meios complementares

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Inovação) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Invaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

FISCALIZAÇÃO. REGIME RED e CEM

FISCALIZAÇÃO. REGIME RED e CEM FISCALIZAÇÃO REGIME RED e CEM Marina Cunha 12.10.2017 A Funçã Fiscalizaçã A fiscalizaçã d mercad de equipaments de rádi e cmunicações eletrónicas levad a cab pela Direçã de Fiscalizaçã da ANACOM, englba

Leia mais

OLMC Operador Logístico de Mudança de Comercializador Audição Pública Revisão Regulamentos 22 de Junho 2017

OLMC Operador Logístico de Mudança de Comercializador Audição Pública Revisão Regulamentos 22 de Junho 2017 OLMC Operadr Lgístic de Mudança de Cmercializadr Audiçã Pública Revisã Regulaments 22 de Junh 2017 Operadr Lgístic de Mudança de Cmercializadr Cnfrme previst n Decret-Lei n.º 38/2017, de 31 de Març, OLMC

Leia mais

Infisc. Programa Validador de Lotes de DMS-e Manual de uso do Programa Validador de Arquivo XML para DMS- e

Infisc. Programa Validador de Lotes de DMS-e Manual de uso do Programa Validador de Arquivo XML para DMS- e Prgrama Validadr de Ltes de DMS-e Manual de us d Prgrama Validadr de Arquiv XML para DMS- e Este manual destina- se a rientar s cntribuintes em cm validar arquivs XML para a remessa de ltes de DMSe. Farrupilha

Leia mais

Guia rápido de instalação SAT Ceará

Guia rápido de instalação SAT Ceará Guia rápid de instalaçã SAT Ceará N dia 2 de Mai fi emitida a instruçã nrmativa 27 que disciplina sbre a emissã de CFe (cupm fiscal eletrônic) e NFCe (nta fiscal de cnsumidr eletrônica), para estad d Ceará.

Leia mais

1. Instruções para preenchido pelos Participantes

1. Instruções para preenchido pelos Participantes 1. Instruções para preenchid pels Participantes O Participante Cetip que deseja ser certificad a realizar a guarda física de ativs cartulares, deve preencher questinári a seguir e enviá-l à Cetip: CETIP

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 PDR2020 (Jovens agricultores) Página 1 de 7. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 PDR2020 (Jvens agricultres) Página 1 de 7 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

Cartilha para Cadastro de Clientes e Fornecedores

Cartilha para Cadastro de Clientes e Fornecedores Cartilha para Cadastr de Clientes e Frnecedres Objetiv Cadastr de Clientes e Frnecedres Visand uma linguagem única entre Essilr e Lapas, esta cartilha e tem bjetiv de trnar melhr entendiment d cadastr

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Empreendedrism) Página 1 de 8 Vale Empreendedrism (Vale Simplificad) Tiplgia Aquisiçã de serviçs de cnsultria na área d

Leia mais

Estácio. Manual Visualizador

Estácio. Manual Visualizador Estáci Manual Visualizadr Versã Data da Mdificaçã Mdificad Pr Cmentáris 1.0 29/09/2015 Lrena Rangel Versã Inicial Visualizadr 2 Cnteúd... 1 1. Cnsultar Requisiçã... 5 2. Cnsultar Pedid... 7 3. Cnsultar

Leia mais

Processo de conformidade

Processo de conformidade Processo de conformidade Agosto, 2018 Este trabalho não pode ser reproduzido ou divulgado, na íntegra ou em parte, a terceiros, nem utilizado para outros fins que não aqueles para que foi fornecido, sem

Leia mais

Alto Comissariado da Saúde

Alto Comissariado da Saúde Alt Cmissariad da Saúde QUAR 2010 Prject de Parecer emitid pel Alt Cmissariad da Saúde (GPEARI d Ministéri da Saúde) cm Análise Crítica da Aut-Avaliaçã d Institut Nacinal de Emergência Médica, I.P. Setembr

Leia mais

TransactionCentre Guia Referência Rápida Troca de Mensagens. Cancelamento

TransactionCentre Guia Referência Rápida Troca de Mensagens. Cancelamento TransactinCentre Guia Referência Rápida Trca de Cancelament Este dcument cntém a especificaçã ds ajustes necessáris para que seu Sistema de Autmaçã cumpra as tarefas de Cancelament de Transaçã Benefíci

Leia mais

Seja um fornecedor reconhecido!

Seja um fornecedor reconhecido! A relevância da indústria brasileira de Higiene Pessal, Perfumaria e Csmétics n mercad glbal tem a fundamental participaçã da cadeia prdutiva d setr. Em busca de incentivar a cmpetitividade, frtalecer

Leia mais

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017 REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017 1. O INOVA SENAI 1.1 O que é INOVA SENAI é uma atividade técnica-cultural n frmat de cncurs que visa recnhecer publicamente as capacidades de invaçã, empreendedrism

Leia mais

CNI. Confederação Nacional da Indústria RESOLUÇÃO DE DIRETORIA N

CNI. Confederação Nacional da Indústria RESOLUÇÃO DE DIRETORIA N CNI Cnfederaçã Nacinal da Indústria RESOLUÇÃO DE DIRETORIA N 0112012 "Alteraçã da Resluçã de Diretria n. 0112008, que regulamenta a emissã, pela Cnfederaçã Nacinal da Indústria - CNI, de Atestad de Prdutr

Leia mais

Manual Pedido de Certidão Online

Manual Pedido de Certidão Online 17 de utubr de 2016 Manual Pedid de Certidã Online Rua Bela Cintra, 746-11º andar - CEP 01415-000 - Sã Paul - SP Telefne: (11) 3122-6277 17 de utubr de 2016 Cntrle de Versã de Dcument Versã Data Autres

Leia mais

Requerimento de subsídio de funeral

Requerimento de subsídio de funeral Requeriment de subsídi de funeral Instruções Preenchiment n line: Utilize Adbe Acrbat Reader, versã 7.0.5 u superir, qual pde ser btid em http://www.adbe.cm; Selecine a pçã Preenchiment e envi n line ;

Leia mais

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V07 17.05.2018 Índice 1- Enquadrament... 3 2 Critéri de Selecçã e Entrada e Requisits Mínims...

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina. Infrmaçã da Prva de Exame de Equivalência à Frequência de Prjet Tecnlógic Códig: 196 2013 Curs Tecnlógic de Infrmática/12.º Prva: Pr (Prjet) Nº de ans: 1 Duraçã: 30-45 minuts Decret-Lei n.º 139/2012, de

Leia mais

IARC. - Anexo 3 - Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas

IARC. - Anexo 3 - Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas IARC - Anex 3 - Anex à ferta de Infraestruturas Aptas a Aljament de Redes de Cmunicações Eletrónicas Prcediments de Gestã de Pedids v1.4.1 Índice 1. Intrduçã 3 2. Prcediments 3 2.1 Pedids de Infrmaçã de

Leia mais

Regulamento de Frequência - ADR

Regulamento de Frequência - ADR Regulament de Frequência - ADR www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V09 17.05.2018 Regulament de Frequência - ADR [Esclha a data] Índice 1- Enquadrament... 3 2 Critéri de Selecçã

Leia mais

ESCLARECIMENTOS ACERCA DA PORTARIA N.º 321-A/2007, DE 26 DE MARÇO

ESCLARECIMENTOS ACERCA DA PORTARIA N.º 321-A/2007, DE 26 DE MARÇO ESCLARECIMENTOS ACERCA DA PORTARIA N.º 321-A/2007, DE 26 DE MARÇO Face a dispst na prtaria 321A-2007, de 26 de Març que estabeleceu frmat d ficheir SAF-T, e tend sid suscitadas dúvidas quant a cnteúd de

Leia mais

INFORMÁTICA - ORIENTAÇÃO N 001/ Orientação Matrículas - IBSYSTEM

INFORMÁTICA - ORIENTAÇÃO N 001/ Orientação Matrículas - IBSYSTEM INFORMÁTICA - ORIENTAÇÃO N 001/003-2007 Orientaçã Matrículas - IBSYSTEM ELABORADO POR REVISADO POR APROVADO POR Cristiane Silveira César Leandr Citelli Leandr Citelli DISTRIBUIÇÃO: é de ttal respnsabilidade

Leia mais

Descrição do serviço. Visão geral do serviço. Escopo dos serviços Copilot Optimize. Copilot Optimize CAA-1000. Escopo

Descrição do serviço. Visão geral do serviço. Escopo dos serviços Copilot Optimize. Copilot Optimize CAA-1000. Escopo Descriçã d serviç Cpilt Optimize CAA-1000 Visã geral d serviç Esta Descriçã d serviç ( Descriçã d serviç ) é firmada pr vcê, cliente, ( vcê u Cliente ) e a entidade da Dell identificada na fatura de cmpra

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Internacionalização) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Internacinalizaçã) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS Objetiv desta plítica Garantir que a prduçã científica d Hspital Minhs de Vent (HMV) siga s melhres padrões internacinais, assegurand que as

Leia mais

Acções de Formação AGEPOR

Acções de Formação AGEPOR 2017 Acções de Frmaçã AGEPOR Códig IMDG 5ª Ediçã Iníci: Lisba: 8 Mai 2017 Prt: 9 Mai 2017 A AGEPOR encntra-se certificada pela DGERT Certificad Nº 1809/2015 840 Serviçs de Transprte AGEPOR Assciaçã ds

Leia mais

Normas e Procedimentos para Submissão de Trabalhos

Normas e Procedimentos para Submissão de Trabalhos Nrmas e Prcediments para Submissã de Trabalhs CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º A Cmissã Científica, cmunica as interessads em apresentar trabalhs científics, que praz de submissã de trabalh estará

Leia mais

SERVIÇOS FINANCEIROS DIGITAIS EM MOÇAMBIQUE. A Regulação de Entidades Operadoras de Serviços Financeiros Digitais (SFD) 28 Maio 2018

SERVIÇOS FINANCEIROS DIGITAIS EM MOÇAMBIQUE. A Regulação de Entidades Operadoras de Serviços Financeiros Digitais (SFD) 28 Maio 2018 SERVIÇOS FINANCEIROS DIGITAIS EM MOÇAMBIQUE A Regulaçã de Entidades Operadras de Serviçs Financeirs Digitais (SFD) 28 Mai 2018 Desafis e Cnclusões 1. Regulaçã: factr de viabilizaçã u inibiçã? 2. Pilares

Leia mais

PURCHASE-TO-PAY SOLUTIONS

PURCHASE-TO-PAY SOLUTIONS PURCHASE-TO-PAY SOLUTIONS JUNHO, 2013 RELEASE NOTES 5.3. SaphetyDc www.saphety.cm Release 5.3 A Release 5.3. d SaphetyDc estará dispnível em prduçã n dia 25 de Junh de 2013. Este dcument resume as principais

Leia mais

Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital

Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital RISKS Gerenciament de Riscs e Gestã d Capital 4º Trimestre 2013 Dcument de us intern RISKS Sumári Intrduçã... 3 1. Sbre Gerenciament de Riscs... 4 2. Patrimôni de Referência... 7 3. Ativs Pnderads pel

Leia mais

Maior segurança para profissionais e utentes

Maior segurança para profissionais e utentes A Receita sem Papel, ou Desmaterialização Eletrónica da Receita, é um novo modelo eletrónico que inclui todo o ciclo da receita, desde da prescrição no médico, da dispensa na farmácia e conferência das

Leia mais

Processo de declaração de conformidade de

Processo de declaração de conformidade de de software ACC Atestado médico para a Carta de Condução Junho, 2018 Este trabalho não pode ser reproduzido ou divulgado, na íntegra ou em parte, a terceiros nem utilizado para outros fins que não aqueles

Leia mais

O fornecedor deverá seguir os procedimentos descritos no Guia de Contratação de Mão-de-obra, disponível em

O fornecedor deverá seguir os procedimentos descritos no Guia de Contratação de Mão-de-obra, disponível em Requeriments de Sustentabilidade: Requeriments de Práticas de Trabalh: Adtar s requeriments mínims definids n Códig Básic da Iniciativa Ética Cmercial (IEC) / Ethical Trading Initative (ETI): O empreg

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO Universidade d Estad de Santa Catarina Centr de Ciências da Administraçã e Sciecnômicas Prgrama de Pós-Graduaçã em Administraçã Mestrad Prfissinal em Administraçã ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016 O IMED INSTITUTO DE MEDICINA, ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO, através d presente instrument, trna

Leia mais

O fomento e a seleção de Planos de Negócio no âmbito do Inova Energia se destinará a cadeias produtivas ligadas às três linhas temáticas a seguir:

O fomento e a seleção de Planos de Negócio no âmbito do Inova Energia se destinará a cadeias produtivas ligadas às três linhas temáticas a seguir: Objetivs O Plan de Açã Cnjunta Inva Energia é uma iniciativa destinada à crdenaçã das ações de fment à invaçã e a aprimrament da integraçã ds instruments de api dispnibilizads pel BNDES, pela Agência Nacinal

Leia mais

Serviços Online Município de Vagos

Serviços Online Município de Vagos Serviços Online Município de Vagos Submissão de Requerimentos 1. Introduza as suas credenciais Número de Adesão e a Palavra Chave e selecione o botão Validar. 2. Após validação com as suas credenciais

Leia mais

ESP MCDT Sem Papel. Especificação Técnica Serviços de Prestação. Versão 1.0.0

ESP MCDT Sem Papel. Especificação Técnica Serviços de Prestação. Versão 1.0.0 EP MCDT em Papel Especificaçã Técnica erviçs de Prestaçã Versã Este trabalh nã pde ser reprduzid u divulgad, na íntegra u em parte, a terceirs nem utilizad para utrs fins que nã aqueles para que fi frnecid

Leia mais

Normas relativas à dispensa de medicamentos e produtos de saúde

Normas relativas à dispensa de medicamentos e produtos de saúde Nrmas relativas à dispensa de medicaments e prduts de saúde Índice Intrduçã... 4 Prescriçã... 4 1. Âmbit... 4 2. Prescriçã Eletrónica... 5 2.1. Numeraçã... 6 2.2. Identificaçã d médic prescritr... 6 2.3.

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO ÍNDICE QUE VALORES [MASTERSAF DFE] TRAZEM PARA VOCÊ? 1. VISÃO GERAL E REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 2 1.1. AMBIENTE... 2 1.2. BANCO DE DADOS... 4 2. BAIXANDO OS INSTALADORES DO DFE MASTERSAF... 5 3. INICIANDO

Leia mais

Este manual tem como principal finalidade, ajudar os usuários de compra nos procedimentos de controle de estoque.

Este manual tem como principal finalidade, ajudar os usuários de compra nos procedimentos de controle de estoque. Página 1 de 12 Descriçã Este manual tem cm principal finalidade, ajudar s usuáris de cmpra ns prcediments de cntrle de estque. Relaçã ds Tópics a serem vists neste manual - Cadastr Grups de Prduts; Sub-Grups

Leia mais

Processo/Instruções de Pagamento para Aplicação no Programa de Sustentabilidade de Pequenas Empresas

Processo/Instruções de Pagamento para Aplicação no Programa de Sustentabilidade de Pequenas Empresas Prcess/Instruções de Pagament para Aplicaçã n Prgrama de Sustentabilidade de Pequenas Empresas Requisits de Elegibilidade 1. A empresa deve estar lcalizada em znas de cnstruçã activa na Alum Rck Avenue

Leia mais

Estratégia Nacional de Especialização Inteligente. Lisboa, 2 de fevereiro de 2017 José Carlos Caldeira

Estratégia Nacional de Especialização Inteligente. Lisboa, 2 de fevereiro de 2017 José Carlos Caldeira Estratégia Nacinal de Especializaçã Inteligente Lisba, 2 de fevereir de 2017 Jsé Carls Caldeira Estrutura da Apresentaçã I. ENEI: prcess em Prtugal II. Mnitrizaçã e avaliaçã III. Primeirs resultads I.

Leia mais

ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM

ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2º semestre / 2014 O FGV Law Prgram da Escla

Leia mais

Casa Eficiente d. Instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos

Casa Eficiente d. Instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos 7.d Instalaçã de pnts de carregament de veículs elétrics 1 2 FICHA TÉCNICA Títul 7.d Instalaçã de pnts de carregament de veículs elétrics Cleçã Casa Catálg de sluções técnicas Ediçã Prgrama Casa Autria

Leia mais

Módulo 1: Processador de texto (UFCD 0754)

Módulo 1: Processador de texto (UFCD 0754) Planificaçã anual An letiv 2016 / 2017 CURSO EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OPERADOR DE INFORMÁTICA DISCIPLINA: APLICAÇÕES INFORMÁTICAS DE ESCRITÓRIO Módul 1: Prcessadr de text (UFCD 0754) O alun deverá ser capaz

Leia mais

Soluções Benefix para emissão de NFS-e

Soluções Benefix para emissão de NFS-e BENEFIX SISTEMAS E GESTÃO DE NEGÓCIOS LTDA Rua da Cnceiçã, 95, Niterói / RJ Telefne: +55 21 2621-5063 Telefne: +55 41 3353-3839 E-mail: cntat@e-benefix.cm.br Sluções Benefix para emissã de NFS-e Quem é

Leia mais

Gestão de Suprimentos - HUGG

Gestão de Suprimentos - HUGG Gestã de Supriments - HUGG MPP - Manual de Plíticas e Prcediments Atualizad em 02/02/2016 SUMÁRIO 1. D gestr d prcess... 3 2. D ampar legal... 3 3. Da plítica institucinal... 4 4. D diagrama e prcediments

Leia mais