SISTEMA EAD. Manual de Orientacao para Elaboracao do Trabalho de Conclusao de Curso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA EAD. Manual de Orientacao para Elaboracao do Trabalho de Conclusao de Curso"

Transcrição

1 SISTEMA EAD Manual de Orientacao para Elaboracao do Trabalho de Conclusao de Curso

2 2008 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores e do detentor dos direitos autorais. Todos os direitos reservados. IESDE Brasil S.A. Al. Dr. Carlos de Carvalho, Batel Curitiba PR

3 Sumário Programa de Especialização em Negócios (PEN) 7 Orientações gerais 7 Quanto às orientações para a realização do trabalho 7 Quanto aos critérios de avaliação 8 Quanto às orientações e entrega 8 Quanto à apresentação oral, presencial e pública 10 Ata de registro dos resultados 10 Seções de um Plano de Negócios Sumário Executivo Descrição da Empresa Descrição de Produtos e Serviços Análise de Mercado Plano de Marketing Plano Financeiro Referências Anexos 15 Formatação 15 Capa 15 Sumário 17 Apresentação pública do Plano de Negócios 22 Normas técnicas para a produção 22 Referências de publicações avulsas 22 Publicações avulsas no todo 23 Publicações avulsas em parte 25 Referências de publicações periódicas 26 Referências de documento de evento 29 Referências de artigos e/ou matéria de jornal 31 Referência de documento na área de comunicação 32 Normas para referência de documento em meio eletrônico 33 Referências 36

4

5 Apresentação Caro aluno, O presente documento tem por objetivo nortear sua produção acadêmica no que diz respeito às normas a serem seguidas. Tais normas devem ser utilizadas na formulação de seu Plano de Negócios, a ser entregue à Universidade por meio do Portal de Trabalhos Acadêmicos. Buscando auxiliá-lo na elaboração de seu Plano de Negócios e na sequência do seu trabalho, vamos apresentar como você deve trabalhar, seguindo determinados passos. Assim, esperamos contribuir para facilitar essa importante tarefa que é uma das exigências para a conclusão do seu curso.

6

7 Programa de Especialização em Negócios (PEN) Orientações gerais Para a conclusão de um curso de pós-graduação lato sensu. É obrigatória a produção individual de um trabalho de conclusão de curso. Esse trabalho será o desenvolvimento de um Plano de Negócios. O Plano de Negócios é um documento que tem por objetivo estruturar as principais ideias e ações que vão delinear um projeto empreendedor, proporcionando a realização da análise da viabilidade da empresa a ser constituída. O projeto de empreendimento estabelece os procedimentos para o dimensionamento adequado dos recursos financeiros, humanos e de infraestrutura a serem alocados, assim como determina um conjunto de indicadores que estabelecem relações de retornos financeiros e avaliação de projeções de demanda para o mercado. Em síntese, o Plano de Negócios orienta, sistematiza e determina um conjunto de informações e indicadores estruturados, que avaliam a viabilidade do empreendimento. Assim, este manual visa orientar o aluno quanto à elaboração, prazos, forma, critérios de avaliação e apresentação final do seu trabalho. Quanto às orientações para a realização do trabalho Cada aluno poderá receber orientações as quais são realizadas no decorrer do trabalho, seguindo o calendário.

8 8 Manual de Orientação para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Esse trabalho deverá ser encaminhado por meio do portal de trabalhos acadêmicos Portal TA, (< no caso dos alunos cursando a modalidade semipresencial. Os alunos EAD deverão postar esse trabalho no portal AVA (< Esses trabalhos serão devidamente orientados por professores especializados no assunto. Quanto aos critérios de avaliação Será considerado aprovado o aluno que seguir os critérios a seguir: incluir todos os grandes tópicos constituintes de um Plano de Negócios; abordar de forma consistente e detalhada no mínimo 70% dos subtópicos indicados em cada uma das seções de um Plano de Negócios; apresentar clareza e coerência textual; cumprir as normas e os prazos contidos neste manual e no calendário pedagógico do curso; realizar a apresentação presencial e pública. Será considerado reprovado o aluno que não cumprir satisfatoriamente as exigências supracitadas ou aquele que não concluir o trabalho no prazo estipulado. Em ambos os casos, o aluno poderá obter, nos respectivos portais, mediante o pagamento de uma taxa administrativa, um novo prazo para a entrega de seu trabalho. O prazo máximo para esse procedimento, bem como para entrega e avaliação do trabalho, é de até seis meses após o término do seu curso, seguindo o cronograma descrito no calendário do curso. Após a aprovação de seu trabalho ser divulgada no portal, o aluno deverá procurar o tutor para nova data de apresentação pública. Quanto às orientações e entrega Procedimentos para o aluno Elaboração inicial do Plano de Negócios (grandes tópicos). Elaboração intermediária do Plano de Negócios (subtópicos) e eventuais correções. Conclusão do Plano de Negócios. Procedimentos para o professor Orientar a realização das primeiras atividades e corrigir quando cabível. Analisar a estrutura e orientar quanto ao desenvolvimento das demais atividades. Orientação final. Procedimentos para o tutor Orientação técnica aos alunos para o processo de envio e recebimento de orientações por meio do Portal. Acompanhar o processo de orientação, cobrando o cumprimento dos prazos. Acompanhar o processo de orientação, cobrando o cumprimento dos prazos.

9 PEN 9 Procedimentos para o aluno Envio do Plano de Negócios. Organização do trabalho para realização da apresentação presencial e pública. Realizar a apresentação presencial e pública e assinar a ata. Procedimentos para o professor Avaliar o TCC, emitindo o parecer de aprovado ou reprovado. Procedimentos para o tutor Acompanhar o processo de orientação, cobrando o cumprimento dos prazos. Verificar se todos os alunos encontram-se com o trabalho aprovado. Somente os alunos aprovados podem realizar a apresentação presencial e pública. Acompanhar e organizar a apresentação, coletar a assinatura dos alunos na ata e encaminhá-la no próximo dia útil para a secretaria regional. Procedimentos para o aluno Procedimentos para alunos reprovados no TCC Procedimentos para o professor Procedimentos para o tutor Solicitar novo processo de orientação. Envio do Plano de Negócios com as alterações necessárias. Período de correção/orientação do Plano de Negócios. Orientar os alunos sobre o pagamento da taxa, para nova orientação. Envio da versão definitiva para nova avaliação. Avaliação do Plano de Negócios. Organização do trabalho para realização da apresentação presencial e pública. Agendar com os alunos a apresentação presencial e pública conforme calendário do curso. Os alunos podem ser convidados a assistir essa apresentação, assim como representantes da comunidade que estejam vinculados à área do curso ou demais interessados.

10 10 Manual de Orientação para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Procedimentos para o aluno Realizar a apresentação presencial e pública e assinar a ata. Procedimentos para o professor Procedimentos para o tutor Acompanhar e organizar a apresentação, coletar a assinatura dos alunos na ata e encaminhar no próximo dia útil para a secretaria da regional. Quanto à apresentação oral, presencial e pública A apresentação do Plano de Negócios deverá ser individual, em data preestabelecida em calendário e local indicado. A defesa pública é parte obrigatória do processo e nela deverão ser observados os seguintes critérios: clareza e objetividade; capacidade de síntese; domínio do conteúdo. Ata de registro dos resultados Para que se realize a apresentação oral, presencial e pública, é obrigatória a ata de registro de resultados, que deve ser gerada no Portal. Após assinada, essa ata será encaminhada pelo tutor à secretaria da regional, para fins de registro e certificação.

11 PEN 11 Seções de um Plano de Negócios 1. Sumário Executivo Nesta seção deve ser apresentado um breve resumo, abrangendo de forma clara e sucinta os aspectos mais relevantes da empresa ou negócio. Entre estes se destacam: histórico da empresa; área de atuação ou segmento; missão; características específicas do produto ou serviço; mercado potencial; diferenciais tecnológico e competitivo; perspectivas para o futuro. É importante salientar que a elaboração do Sumário Executivo só será possível ao final da confecção do Plano de Negócios, visto que este depende de diversas informações contidas no plano. 2. Descrição da Empresa Nesta etapa são descritos a empresa, histórico, área de atuação, crescimento, faturamento, razão social, estrutura legal composição societária etc. Recomenda-se estruturar essa seção da seguinte forma: :: :: Plano Operacional deve conter a localização do negócio, descrição e quantidade de equipamentos, características de fornecedores etc. :: :: Plano Gerencial é uma avaliação dos Recursos Humanos da empresa. Determina-se o número de colaboradores, os respectivos perfis, remunerações, e eventuais estratégias de treinamento, desenvolvimento e motivação. :: :: Plano Jurídico determina-se a estrutura do negócio em termos de sociedade, número de sócios e participação. Também deve abordar eventuais requisitos legais referentes a patentes e proteção legal.

12 12 Manual de Orientação para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 3. Descrição de Produtos e Serviços Nesta seção do Plano de Negócios o empreendedor deve descrever quais são seus produtos e serviços. A saber: :: :: Características principais características, para que se destinam, como são produzidos, quais os recursos utilizados, quais fatores tecnológicos envolvidos etc. :: :: :: :: Diferencial Tecnológico diferenciais em relação à concorrência, características que aumentam a competitividade. Deve ser dada especial atenção a esse item caso o produto ou serviço ofereça inovação tecnológica. Pesquisa e Desenvolvimento perspectivas para o futuro e novos projetos, tendo em vista o ciclo de vida do produto/serviço e os avanços tecnológicos. 4. Análise de Mercado Nesta etapa deve ser feita a avaliação do mercado, ou seja, o estudo da viabilidade de comercialização do produto/serviço. Uma boa análise de mercado deve prever o entendimento do ambiente em que está inserida a empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto se conhece, em dados e informações, o mercado onde atua. A definição do mercado leva em conta os seguintes aspectos: :: :: Análise da indústria/setor deve apresentar as informações a respeito do tamanho, crescimento e estrutura da indústria/setor em que a organização está inserida. Tal análise deve partir da coleta de informações do setor ao qual pertence o produto/serviço. :: :: :: :: :: :: Descrição do segmento de mercado definido o setor, também será preciso identificar e organizar quais segmentos estão alinhados à sua estratégia e ao seu alvo. O segmento de mercado é definido a partir das características do produto, estilo de vida do consumidor (idade, sexo, renda, profissão, família e personalidade) entre outros fatores que afetam de uma maneira direta o consumo do produto, como localização geográfica, por exemplo. Análise SWOT tem por função analisar as forças e fraquezas do produto ou serviço, assim como as oportunidades e ameaças geradas por estes. Análise da concorrência é preciso investigar quem são os concorrentes que já atuam no mercado, seus produtos e diferenciais, seu posicionamento, público-alvo etc. Dependendo do tipo de mercado, é de interesse listar potenciais entrantes e eventuais produtos/serviços substitutos. De posse dessas informações, deve-se listar as vantagens que seus produtos ou serviços são capazes de oferecer ao cliente. 5. Plano de Marketing O Plano de Marketing deve apresentar como se pretende vender o produto/serviço e conquistar seus clientes, mantendo seu interesse e, também, aumentando a demanda por sua oferta. Deve abordar, ainda, seus métodos de comercialização, diferenciais do produto/serviço para o cliente, política de preços, projeção de vendas, canais de distribuição e estratégias de promoção/comunicação e publicidade.

13 PEN 13 A projeção de vendas deve ser feita tendo como base a análise de mercado e a estratégia de marketing da empresa. Dessa forma, essa projeção será mais realista e terá maior probabilidade de ocorrer conforme o planejado. Deve-se atentar para o fato da sazonalidade, quando esta influi nas vendas, como, por exemplo, empresas que vendem enfeites natalinos. Portanto, uma boa forma de se efetuar projeções de vendas é através de projeções mensais em termos de volume de vendas e os preços praticados. Para efetuar tal análise, usualmente são utilizados os 4 Ps do marketing. São eles: :: :: Produto (Posicionamento) está ligado ao modo como os consumidores percebem sua empresa e seu produto em relação à concorrência. Os grupos podem incluir localização geográfica, vendas anuais, número de empregados, número de anos no ramo, setor ao qual pertence o negócio etc. O esforço de posicionamento deve ser realizado no sentido de manter a imagem do produto/serviço no mercado, segundo as políticas de posicionamento previamente estabelecidas. :: :: :: :: :: :: Preço é uma ferramenta efetiva de marketing, pois afeta a demanda, influencia a imagem do produto e pode ajudar a atingir o seu mercado-alvo. Ao considerar o preço a ser praticado, é importante saber que ele não deve ser simplesmente baseado no custo de produção acrescido de margem, mas sim do valor do seu produto do ponto de vista do consumidor, isto é, do benefício percebido por ele. Praça (Ponto de Distribuição) os canais de distribuição representam os diferentes meios pelos quais o produto é colocado à disposição do consumidor. Existem duas maneiras de vender o produto: através de vendas diretas e indiretas. A venda direta é a maneira mais usada de distribuição, na qual a empresa vende seus produtos por meio da sua equipe de vendas e adicionalmente pode ou não controlar o processo de distribuição. Já a venda indireta é realizada usando a estratégia de canais de distribuição. A empresa pode vender sua produção ao atacadista, que, por sua vez, vende ao varejista, e este ao consumidor final. A empresa também pode vender simultaneamente ao atacadista, varejista, distribuidor e representante, usando diferentes preços, dependendo da estratégia de canal utilizada. Promoção (Propaganda) fazer propaganda significa enviar diferentes mensagens a uma audiência selecionada, com o propósito de informar aos consumidores, por meio da utilização de diferentes veículos de comunicação como: rádio, TV, mala direta, outdoors, internet, displays em pontos de venda etc. A vantagem da propaganda é a possibilidade da mensagem atingir o mercado-alvo em grande escala. O custo da propaganda é bastante elevado, portanto, é preciso avaliar se existe o propósito de enviar a mensagem a um grande público. O propósito da promoção é poder dizer ao público que você dispõe de produto ou serviço capaz de satisfazer a demanda do consumidor. 6. Plano Financeiro O Plano Financeiro deve apresentar, em números, todas as ações planejadas da empresa para atingir as metas que pressupõem o sucesso do negócio, com a comprovação técnica de quanto será preciso em termos de investimento de capital, quando e com que objetivo. É indispensável que ele contenha itens como: fluxo de caixa, balanço, ponto de equilíbrio, necessidades de investimento, lucratividade prevista, prazo de retorno sobre investimentos etc.

14 14 Manual de Orientação para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Ele pode ser estruturado da seguinte forma: Investimento Inicial Receitas Custos e Despesas Fluxo de Caixa Balanço Patrimonial Lucratividade Prevista Ponto de Equilíbrio Demonstrativo de Resultados :: :: Investimento Inicial deve conter itens como o custo com instalações, suprimentos e equipamentos necessários para a implantação do negócio. Tais informações serão fundamentais para o levantamento fixo e para implantação da empresa. :: :: Receitas de posse das projeções de vendas e do preço estipulado para o produto/serviço, definem-se as receitas do negócio. :: :: Custos e Despesas neste item são apontados todos os valores que serão necessários para a produção do produto/serviço. Deverão ser levantados tanto os custos de produção quanto despesas relativas ao suporte à produção como à administração, vendas etc. :: :: Fluxo de Caixa o Fluxo de Caixa é um instrumento que tem como objetivo básico a projeção das entradas (receitas) e saídas (custos, despesas e investimentos) de recursos financeiros por um determinado período de tempo. Com o fluxo de caixa será possível identificar se haverá excedentes ou escassez de caixa durante o período em questão. :: :: Ponto de Equilíbrio o cálculo do ponto de equilíbrio auxilia na determinação do nível de vendas em que a receita será igual a todas as saídas de caixa da empresa (ou seja, o lucro será nulo). Tal é de suma importância, pois indica qual o nível mínimo de vendas que a empresa deverá manter sem incorrer em prejuízo. :: :: Balanço Patrimonial no caso de empresas já constituídas, é conveniente apresentar o Balanço Patrimonial, que possibilita a visualização das disponibilidades e obrigações de curto e longo prazo da empresa e, assim, uma avaliação de sua solidez. 7. Referências Por se tratar de produção acadêmica, deve-se informar todas as fontes utilizadas para a composição do Plano.

15 PEN Anexos Devem conter, se houver: :: :: curriculum vitae dos principais sócios/gerentes e referências profissionais; ilustrações dos produtos; estudos de mercado; publicações pertinentes. Formatação Neste ponto você irá se deter na forma do Plano. Existem diferentes padrões de normas de trabalho, decorrentes de simplificações usadas por variadas instituições brasileiras. Nós seguimos as regras da ABNT, que é, no Brasil, o órgão que regulamenta todas as normas e procedimentos para elaboração e apresentação de trabalhos técnicos e científicos. Capa Nome da instituição e do curso com letras maiúsculas negritadas, centralizadas na primeira linha, segunda e terceira, se houver, e utilizando fonte Arial 12 ou Times New Roman 12. Título principal do trabalho e o subtítulo, se houver, com letras maiúsculas negritadas, centralizadas, utilizando fonte Arial 12 ou Times New Roman 12. Subtítulo, se houver, precedido de dois pontos, com letras maiúsculas e negritadas, utilizando fonte Arial 12 ou Times New Roman 12. Nome do autor (responsável intelectual do trabalho) com letras maiúsculas negritadas, centralizadas, utilizando fonte Arial 12 ou Times New Roman 12. Localidade da instituição na qual o trabalho será apresentado, com letras maiúsculas, negritadas, centralizadas, utilizando fonte Arial 12 ou Times New Roman 12. Ano de entrega do trabalho negritado, centralizado, utilizando fonte Arial 12 ou Times New Roman 12.

16 16 Manual de Orientação para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 6cm UNIVERSIDADE CURSO TÍTULO DO TRABALHO SUBTÍTULO 3cm 2,5cm NOME DO AUTOR DO TRABALHO CIDADE ANO 3cm

17 PEN 17 Sumário Principais divisões do projeto. Elementos textuais Formato As seções do Plano devem ser apresentadas em papel A4 (21,0cm x 29,7cm), digitadas em uma só face da folha, com letra Times New Roman ou Arial em tamanho 12. Margens Das páginas: :: :: Superior 6,0cm da borda superior da folha, para as páginas iniciais dos capítulos (seções). Nas demais folhas, a 3,0cm da borda superior das folhas. :: :: Inferior 3,0cm da borda inferior da folha. :: :: Direita 2,5cm da borda direita da folha. :: :: Esquerda: 3,0cm da borda esquerda da folha. Dos parágrafos a 5,5cm da borda esquerda. Das citações longas (mais de três linhas) com margens maiores (2cm de cada margem), em espaço simples, e separadas do texto que as precede e sucede por três espaços simples. Das referências: cada referência deve estar alinhada à margem esquerda. Existindo outras linhas, não há necessidade de recuo. Espaçamento O corpo do texto (o texto propriamente dito) deve ser digitado em espaço duplo. Para as citações longas (mais de três linhas), para cada referência bibliográfica e para os resumos será em espaço simples. Títulos e subtítulos Os títulos vêm em maiúsculas, sem sublinhar, centralizados. Os subtítulos aparecem sublinhados ou em negrito, também centralizados.

18 18 Manual de Orientação para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Paginação Numeração das páginas: As páginas dos elementos pré-textuais vêm paginadas em algarismos romanos minúsculos. As páginas do texto propriamente dito são numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, iniciando-se a contagem na primeira até a última página. 6cm RESUMO 3cm A pesquisa pretende identificar hábitos culturais predominantes em Curitiba e em 22 municípios da sua Região Metropolitana, a partir do que revelam categorias socioprofissionais, segmentadas por sexo, idade, estado civil, escolaridade e condição econômica. A realização deste trabalho vem preencher uma lacuna, já que não se tem, em termos atualizados, dados referentes ao que se está efetivamente produzindo e consumindo culturalmente em determinadas regiões do Paraná. Partindo-se do pressuposto de que a cultura cria identidades sociais, tem-se como hipótese: as categorias profissionais, em função de diferentes estilos de vida, incorporam diferentes hábitos culturais, dada a importância que dão aos bens e serviços culturais a serem consumidos. A pesquisa utiliza metodologia quantitativa, com a aplicação de um total de questionários a profissionais, selecionados segundo os parâmetros da amostragem probalística estratificada proporcional, em Curitiba e Região Metropolitana. Palavras-chave: cultura; hábitos culturais; práticas culturais; consumo cultural. 2,5cm 3cm

19 PEN 19 Quadros, tabelas e figuras Os quadros comparam ideias expressas em palavras (ver quadros a seguir). As tabelas comparam quantidades e números (ver exemplos de tabelas a seguir). As figuras, gráficos, ilustrações etc. confrontam duas ou mais variáveis em dado momento ou ao longo de um período, no mesmo ou em diversos locais. Nos aspectos formais, quadros, tabelas e figuras aparecem com as características abaixo. Numeração sequencial e independente para quadros, tabelas e figuras. Exemplo Quadro 1, Quadro 2; Figura 1, Figura 2; Tabela 1, Tabela 2, Tabela 3. Titulação se possível, deve responder a três perguntas: O quê? Onde? Quando? Exemplo Distribuição da renda nacional em países latino-americanos em Cabeçalho entre linhas verticais, indicando os elementos a serem comparados. Exemplo Causas, consequências, números absolutos, percentuais etc. Distribuição das informações ou elementos, como organização das ideias, números ou variáveis que são comparados. Nas figuras, utilizam-se eixos cartesianos. Quadros e tabelas vêm com os seus títulos no alto, sobre o cabeçalho. As figuras têm o seu título na parte inferior, abaixo. Quadros e tabelas utilizam apenas linhas horizontais. Quadros, tabelas e figuras devem ocupar a página de margem a margem. Veja modelos nas páginas seguintes.

20 20 Manual de Orientação para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso QUADRO 8 Classificação, pelo critério de procedimento metodológico, dos tipos de pesquisa Itens Tipos Bibliografia Descritiva Experimental Conceito Procura a explicação de um problema a partir de teorias publicadas (literatura científica). Observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos sem manipulá-los. Estuda relações da vida social, política, econômica e educacional do indivíduo ou de grupos e comunidades. Estuda a relação antecedente/consequente entre fenômenos, manipulando a variável independente e verificando as mudanças na variável dependente. Estudos exploratórios (passo inicial do processo de uma pesquisa). Estudos descritivos (propriedades e relações dentro da Classes Independente e/ou parte inicial de pesquisa descritiva ou experimental. comunidade). Pesquisas de opinião (tendências do pensamento/opinião social). Pesquisa de motivação (aspectos inconscientes). Estudos de casos individuais/ familiares. Pesquisa documental. Pesquisa histórica. De laboratório e/ou de campo, dependendo do contexto em que a pesquisa é realizada. Alcance Atualiza o problema. Revisa e analisa as contribuições teóricas dos autores. Acrescenta novos aspectos à teoria. Destaca relações/correlações nos grupos humanos: escolas, sociedade. Explica a constância das relações entre fenômenos, de modo a ser possível formular uma teoria sobre essa relação. Limitações Pouco avança na ciência. Própria das técnicas de pesquisa nas ciências humanas e sociais. Falta de laboratório e de instrumentos de precisão.

21 PEN 21 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00% Rural Urbano Figura 4 Taxa de analfabetismo. Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). TABELA 2 Situação da Educação Básica em alguns países da América Latina ao final do século XX País População economicamente ativa, com 1.º grau completo (%) Analfabetos acima dos 14 anos (%) Número de alunos por professor no 1.º grau Investido em Educação Pública (% do PIB) Argentina 77,1 4,0 17,5 3,5 Brasil 29,5 15,6 24,0 4,8 Chile 90,0 4,2 31,3 3,5 Colômbia 36,11 9,8 25,3 3,9 Equador 50,0 14,0 45,0 2,9 Peru 32,2 12,8 32,7 2,3 Uruguai 90,0 3,1 20,0 3,5 Venezuela 70,0 12,0 35,0 3,5 Fonte: O Globo, 25 abr (Dados de mar de Diários de Latinoamérica)

22 22 Manual de Orientação para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Apresentação pública do Plano de Negócios As principais qualidades da linguagem para apresentação são as que apresentamos abaixo. Clareza ou significado unívoco dos termos empregados, não deixando margem a várias interpretações. Para tanto, defina o significado dos termos-chave e indique a acepção das palavras- -chave utilizadas. Precisão ou rigor e exatidão na linguagem, sem aproximações. Em vez de dizer muitos, quase todos ou a maior parte, diga seis entre dez, ou 82,3%. Objetividade, não deixando margem a interpretações subjetivas. Em vez de escrever sala muito grande, diga sala medindo 12x7m. Em vez de frases taxativas como é evidente que, diga os dados analisados permitem inferir que.... Sequência e coesão entre as partes do trabalho, de forma que o conjunto mantenha a lógica e a hierarquização de itens e subitens. Normas técnicas para a produção Referências de publicações avulsas Conceito Publicações avulsas são unidades autônomas, como livros, folhetos, separatas, obras coletivas, anais de congressos e de seminários e trabalhos acadêmicos inéditos. Diferenciam-se das publicações seriadas ou daquelas editadas em períodos geralmente regulares (periódicos mensais, revistas semanais, publicações bimestrais, semestrais etc.). Classificação As publicações avulsas podem ser referenciadas no todo (quando se menciona a obra completa) ou em parte (quando se referencia apenas uma parte ou um capítulo de livro, por exemplo).

23 PEN 23 QUADRO 1 Referência de publicação avulsa no todo N.º Ordem dos elementos Pontuação Especificação Exemplo 1 Autor da publicação Ponto ÚLTIMO NOME, Prenome. DAOLIO, Jocimar. 2 Título da publicação Ponto Sublinhado, itálico, ou negrito. Da cultura do corpo. 3 Subtítulo, se houver Ponto Sem destaque. 4 Número da edição Ponto A partir da segunda. 2. ed. 5 Local de publicação Dois-pontos Nome da cidade. Campinas: 6 Editora Vírgula Apenas nome próprio. Papirus (e não Papirus Editora) 7 Ano de publicação Ponto Em arábico Fonte: ABNT. Adaptado por JMP/MFAS. Publicações avulsas no todo O quadro 1 apresenta (de 1 a 7) os elementos essenciais para a identificação de obra avulsa no todo (chamada de monografia pela ABNT na NBR 6.023, de agosto de 2000). Outros elementos complementares podem ser acrescentados para melhor identificação do documento: nome do responsável pela tradução ou revisão e/ou ilustração da obra, bem como indicações das características físicas número de páginas e/ou de volumes, nome da coleção, notas e ISBN International Standard Book Numbering. Exemplos de referências de obras avulsas no todo por meio dos elementos essenciais e, às vezes, também dos elementos complementares de identificação. Livro de: Um único autor MELO, Guiomar Namo de. Cidadania e competitividade: desafios educacionais do terceiro milênio. 7. ed. São Paulo: Cortez, ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, p. Inclui bibliografia e vocabulário. ISBN Dois autores CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro de A. Metodologia científica: para uso de estudantes universitários. 4. ed. São Paulo: Makron Books, MATOS, Francisco Gomes de; CHIAVENATO, Idalberto. Visão e ação estratégica. São Paulo: Makron Books, p. Inclui negócios. ISBN Três autores PASSOS, Lucina M. N.; FONSECA, Albani; CHAVES, Marta. Alegria de saber: matemática, segunda série, 2, primeiro grau livro do professor. São Paulo: Scipione, p.

24 24 Manual de Orientação para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Mais de três autores COLL, Cesar et al. Construtivismo em sala de aula. 5. ed. Trad. Cláudia Schilling. Rev. técnica Sônia Barreira. São Paulo: Ática, Pessoa jurídica BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Rio de Janeiro: Globo, MINAS GERAIS. Secretaria Estadual de Educação. Proposta curricular de física: para o Ensino Médio em Minas Gerais. Belo Horizonte: SEEMG, Editor (Ed.) CIVITA, Victor (Ed.). Grandes personagens da história universal. São Paulo: Abril Cultural e Industrial, v. Organizador (Org.) BARBOSA, Ana Mae (Org.). De olho no MAC. São Paulo, MAC-USP, Coordenador (Coord.) SILVA, Benedicto (Coord. Geral). Dicionário de ciências sociais. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV/Inst. Documentação, Compilador (Comp.) CARDOSO, Ciro Flamarion (Comp.). Escravidão e abolição no Brasil: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Zahar, Vários organizadores (Orgs.) SILVA, Rossana Valéria de Souza e; SOUSA, Estela Rodrigues de; SANTOS, Cristiane da Silva (Orgs.). Produção científica em educação física e esportes, 3. Uberlândia: UFU/NUTESSES, p. Série Mestrados e Doutorados em Educação Física e Esportes. Manual DSM. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4. ed. Trad. Dayse Batista. Superv. Alceu Fillmann. Coord. Miguel Jorge. Porto Alegre: Artes Médicas, p. NOVA CULTURAL. Grandes temas de medicina: manual ilustrado de anatomia, doenças e tratamentos. São Paulo: Abril, v. 1. Dicionário SIDOU, José Maria Othon. Dicionário jurídico. 4. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Forense Universitária, (Biblioteca Jurídica da Associação Brasileira de Letras Jurídicas ABLJ) Catálogo BRASIL. Biblioteca Nacional. Catálogo arquivo de Mateus. Rio de Janeiro: Fundação da Biblioteca Nacional/Dep. Nacional do Livro, p. il. (Coleção Rodolfo Garcia, v. 27) HARTNESS, Ann. Brasil, obras de referência, : uma bibliografia comentada. Brasília: Briquet de Lemos, Inclui índice onomástico e índice de assuntos. 453 p. Folheto ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR Rio de Janeiro: ABNT/CB, p.

25 PEN 25 Tese acadêmica BERESFORD, Heron. Os valores, os juízos de valor e o pensamento brasileiro sobre a avaliação f. Tese (Doutorado em Filosofia). Centro de Pós-Graduação, Universidade Gama Filho. Dissertação SILVEIRA JÚNIOR, Paulo César Soter da. O potencial de adesão a um programa de intervenção de hábitos saudáveis como fator de controle de risco coronariano em aeronautas brasileiros f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Motricidade Humana). Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Castelo Branco. Ensaio MARTIN PÉREZ, Jesus. Dialética do trabalho humano e sociedade brasileira. Rio de Janeiro, Ensaio (Concurso Prêmio Castelo Branco). UCB. Publicações avulsas em parte QUADRO 2 Referência de publicação avulsa em parte N.º Ordem dos elementos Pontuação Especificação Exemplo 1 Autor parte referenciada Ponto ÚLTIMO NOME, Prenome. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. 2 Título parte referenciada Ponto Sem destaque. Pensamento liberal. 3 In: (ou IN:) Dois-pontos Itálico. In: 4 Autor da obra Ponto ÚLTIMO NOME, Prenome. (Substituir por _, se for o mesmo autor da parte do todo). 5 Título da publicação e subtítulo se houver Ponto Título sublinhado, em itálico ou negrito. Filosofando: introdução à Filosofia. 6 Local de publicação Dois-pontos Nome da cidade. São Paulo: 7 Editora Vírgula Nome específico. Moderna, 8 Ano de publicação Ponto Algarismos arábicos Parte ou capítulo Vírgula Indicação da parte. Cap. 14, 10 Páginas inicial final Ponto Sem repetir algarismo. p Fonte: ABNT. Adaptado por JMP/MFAS.

26 26 Manual de Orientação para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Capítulo de livro Do mesmo autor GUIMARÃES ROSA, João. A hora e a vez de Augusto Matraga. In:. Sagarana. 31. ed. (41. reimp.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Conto 9, p De outro autor LARA, P. F. Modelos farmacêuticos. In: VALLE, L. et al. Farmacologia integrada, v. 1. Rio de Janeiro: Atheneu, Cap. 11, p De um dos autores SOLE, J. Disponibilidade para a aprendizagem e sentido da aprendizagem. In: COLL, Cesar; SOLE, J. et al. O construtivismo em sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, Cap. 2, p De parte do livro HARTNESS, Ann. Grupos étnicos. In: Brasil: obras de referência, uma bibliografia comentada. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, p Verbete de enciclopédia CONSERVADORISMO. In: Enciclopédia Mirador Internacional, v. 6. São Paulo: Encyclopedia Britannica do Brasil Publ., p Volume de coleção LASKO, Peter et al. Origens da arte ocidental. In: READ, Herbert (Org.). As belas artes: enciclopédia ilustrada de pintura, desenho e escultura, v ed. Lisboa: Publicações e Artes Gráficas, Referências de publicações periódicas São aquelas em que cada número, volume ou fascículo é parte de uma série editada em espaços de tempos regulares ou irregulares (SALVADOR, 1992). As publicações periódicas são numeradas porque fazem parte de uma série, acrescida (semanal, mensal, bimestral, anualmente etc.) de novos fascículos. A obra avulsa pode ser referenciada no todo (coleção de fascículos e volumes), em parte (volume, fascículo, caderno, número etc.) ou ainda nos artigos ou matérias do periódico.

27 PEN 27 QUADRO 3 Referência de publicação periódica no todo (coleção) N.º Ordem dos elementos Pontuação Especificação Exemplo 1 Título do periódico Ponto Em maiúsculas. CADERNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO. 2 Local de publicação Dois-pontos Nome da cidade. Belo Horizonte: 3 Editora ou entidade responsável Vírgula PUC/MG, 4 Data de início de publicação Hífen Ano inicial (anual) 5 Data de encerramento (se for o caso) Ponto Ano que terminou a publicação. Fica em branco se a publicação continua. Fonte: ABNT. Adaptado por JMP/MFAS. Coleção de revista EDUCAÇÃO. São Paulo: Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIESP), EM ABERTO. Brasília: INEP, v. 1, n. 1, nov Irregular até Bimestral Suspensa jul dez Reinicia jan JORNAL BRASILEIRO DE PATOLOGIA. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica QUADRO 4 Referência de publicação periódica em parte (fascículo) N.º Ordem dos elementos Pontuação Especificação Exemplo 1 Título do periódico Ponto Em maiúsculas. CONJUNTURA ECONÔMICA. 2 Local de publicação Dois-pontos Nome da cidade. Rio de Janeiro: 3 Editora ou entidade responsável Vírgula Nome resumido (sigla). FGV, 4 N.º do volume Hífen v._, n._. v. 38, n. 9, 5 Data de publicação Ponto Mês abreviado e ano. set Fonte: ABNT. Adaptado por JMP/MFAS.

28 28 Manual de Orientação para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Fascículo de revista REVISTA DA CRIAÇÃO, meio & mensagem. Rio de Janeiro, a. 6, revista n. 73, abr. de p. CADERNO DE SAÚDE PÚBLICA. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ENSP, a. 15, v. 4, out./dez., ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, a. 26, n. 69, mar./abr Suplemento de revista VEJA, Sua carreira, n. 1, ano 2000: Um guia para quem chega ao mercado de trabalho. São Paulo, a. 33, n. 43. Edição especial. Número especial EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, Rev. quadrimestral de ciência da educação. Campinas: CEDES, a. 20, n. 68 especial: Formação de profissionais da educação: políticas e tendências, dez p. QUADRO 5 Referência de publicação periódica em parte (artigo) N.º Ordem dos elementos Pontuação Especificação Exemplo 1 Autor do artigo Ponto ÚLTIMO NOME, Prenome. VERGARA, S. 2 Título do artigo Ponto Sem destaque. Cultura e mudança organizacional: o caso TELERJ. 3 Título do periódico Ponto Sublinhado, itálico ou negrito. Revista Administrativa Contemporânea. 4 Local de publicação Dois-pontos Nome da cidade. Rio de Janeiro: 5 Órgão responsável Vírgula Pode ser resumido. ANAPED, 6 N.º do volume e fascículo Vírgula v._,n._. v. 2, n. 3, 7 Página inicial e final Vírgula Não repetir algarismo. p , 8 Data de publicação Ponto Mês e ano abreviado. maio/ago Fonte: ABNT. Adaptado. por JMP/MFAS.

29 PEN 29 Artigo de revista institucional QUERINO, Magda Maria de Freitas. Aceleração de aprendizagem: a redescoberta do prazer de aprender. Em Aberto. Brasília: INEP, v. 17, n. 71, p , jan REALE, M. Universalidade da cultura. Revista Brasileira de Filosofia. São Paulo: IBF, v. 44, n. 192, p , out. dez., Artigo de um autor GUEDES, P. A raiz da turbulência. Exame. São Paulo: Abril, a. 35, autor n. 7, p. 31, 4 abr SANT ANNA, Raquel Santos. O desafio da implantação do projeto ético-político do serviço social. Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, a. 21, n. 62, p , mar Artigo de vários autores FURLAN, S. A.; MENDONÇA, M.; GERN, R. M.; SANTOS, V. M.; ARAÚJO, R. P. Influência da suplementação de palha de arroz na produção de Pleurotus sajor caju. Saúde e Ambiente. Joinville, v. 1, n. 1, p. 60-3, nov Referências de documento de evento Inclui o conjunto de documentos de um evento científico ou cultural, em forma de anais, resumos, atas, tópicos temáticos etc. QUADRO 6 Referência de documento de evento no todo N.º Ordem dos elementos Pontuação Especificação Exemplo 1 Nome do evento e numeração (se tiver) Separados por vírgula Em maiúsculas. CONGRESSO PAULISTA DE ODONTOLOGIA, 2 Ano e local de realização Separados por vírgula e ponto após o local. Em algarismos arábicos. 15, 1992, São Paulo. 3 Título do documento (nome do evento) e subtítulo se houver Ponto Sublinhado, itálico ou negrito. Anais... 4 Local de publicação Dois-pontos Nome da cidade. São Paulo: 5 Editora Vírgula APCD, 6 Data de publicação Ponto Apenas o ano Fonte: ABNT. Adaptado por JMP/MPAS.

30 30 Manual de Orientação para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Anais de congresso SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF, 10, 2000, Niterói. Anais... Niterói (RJ): UFF/PROPP, 2000, 478 p. Resumos de encontro SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 7, Rio de Janeiro: UERJ/DCARH, 1998, 600 p. Quadro 7 Referência de trabalho apresentado em evento em parte N.º Ordem dos elementos Pontuação Especificação Exemplo 1 Autor(es) Ponto Em maiúsculas. SONNERBURG, C. R. 2 Título do trabalho Ponto Sem sublinhar. Um modelo de fluxo de dados e respectiva arquitetura. 3 In: Dois-pontos Itálico. In: 4 Título do evento e número (se tiver) Vírgula Em maiúsculas. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES, 7 5 Ano Ponto Local de realização Ponto Nome da cidade. Canela/(RS) 7 Título do evento Ponto Sublinhado. Anais... 8 Local, editora e data 9 Páginas inicial e final Fonte: ABNT. Adaptado por LMP/MFAS. Dois-pontos, vírgula, ponto Separadas por hífen Porto Alegre: UFRGS, p Artigo de revista institucional SANTOS, D. Conceito jurídico de soberania nas comunidades internacionais integradas. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2, Recife (PE). Anais... Recife: UNICAP, p. FERNANDES, K. C.; PINHEIRO, D. de O.; SILVA, G. N.; SILVA, R. S. da. Estudo sobre o papel das plantas medicinais na vida dos moradores da agrovila Vila Fazenda Pirituba (SP). In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIEN- TÍFICA, 10, Botucatu (SP). Resumos... Araraquara: UNESP, p.

31 PEN 31 Referências de artigos e/ou matéria de jornal QUADRO 8 Referências de artigos e/ou matéria de jornal N.º Ordem dos elementos Pontuação Especificação Exemplo 1 Autor(es) do artigo Ponto SOBRENOME, Prenome. SADER, Emir. 2 Título do artigo Ponto Sem destaque. Crise do PT e socialismo. 3 Subtítulo (se houver) Ponto 4 Nome do jornal Vírgula Sublinhado, itálico ou negrito. O Globo, 5 Local de publicação Vírgula Nome da cidade. Rio de Janeiro, 6 Data de publicação Ponto Dia, mês, ano. 25 nov Seção, caderno ou parte do jornal Vírgula Nome da seção. Opinião, 8 Página do artigo Ponto Em algarismos arábicos. p. 7. Fonte: ABNT. Adaptado por JMP/MFAS. Em caso de artigo sem nome do autor, iniciar a referência pela palavra-chave do título do artigo. Artigo assinado BARBOSA, F. Conta de um bi para a classe média. Sobretaxa para quem consome acima de 200kWh. O Globo. Rio de Janeiro, 3 jun Economia, p. 31. Artigo sem assinar TÊXTEIS. Desvalorização cambial tira... do sufoco. Gazeta Mercantil, São Paulo/Brasília/Rio de Janeiro, 25 nov Empresas e Carreiras, p. 1. Suplemento de jornal FOLHA DE S. PAULO. São Paulo, 21 maio Cad. 6, Mais!, 18 p. Caderno especial PROGRAMA, revista do Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, a. 17, n. 10, 1.º jun

32 32 Manual de Orientação para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Artigo de caderno especial SODRÉ, M. A sedução pelo sequestro. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 17 maio Ideias, ensaios, p. 7. Editorial ENERGÉTICA. Lições da crise... Gazeta Mercantil. São Paulo, 4 jun. 2001, p. A-2. Referência de documento na área de comunicação A NBR 6.023, de agosto de 2000, faz acréscimos às normas anteriores com critérios para referência de imagem em movimento e documentos iconográficos, cartográficos, sonoros, musicais e tridimensionais. De todas essas referências, foram selecionados os exemplos abaixo. Videocassete OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. Coordenação de Maria Izabel Azevedo. São Paulo: CERAVI, fita de vídeo (30 min), VHS, son., color. Filme de longa-metragem CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martire de Clermont-Tonnerre e Arthur Cohn. Roteiro: Marcos Bernstein, João Emanuel Carneiro e Walter Salles Júnior. Intérpretes: Fernanda Montenegro; Marília Pêra; Vinícius de Oliveira; Sônia Lira; Othon Bastos; Matheus Nachtergaele e outros. [S.I.]: Lê Studio Canal; Rio.lme; MACT Productions, lme (106 min), son., color., 35mm. Fotografia em papel KOBAYASHI, K. Doença dos xavantes fot., color., 16cm x 56cm. Fotografia publicada em jornal FRAIPONT, E. Amilcar II. O Estado de S. Paulo, 30 nov Caderno 2, Visuais. p. D2. 1 fot., p&b. Foto apresentada no Projeto ABRA/Coca-Cola. Desenho técnico LEVI, R. Edifício Columbus de propriedade de Lamberto Ramengeni à rua da Paz, esquina da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio: n , f. Plantas diversas. Originais em papel vegetal. Atlas ATLAS Mirador Internacional. Rio de Janeiro: Enciclopédia Britânica do Brasil, 1981.

33 PEN 33 Mapa BRASIL e parte da América do Sul: mapa político, escolar, rodoviário, turístico e regional. São Paulo: Michalany mapa, color., 79cm x 95cm. Escala 1: Entrevista gravada SILVA, Luiz Inácio Lula da. Luiz Inácio Lula da Silva: depoimento [abr. 1991]. Entrevistadores: V. Tremel e M. Garcia. São Paulo: SENAI-SP, fitas cassete (120 min), 3 ¾ pps, estéreo. Entrevista concedida ao Projeto Memória do SENAI-SP. CD (um intérprete e vários compositores) SOSA, Mercedes. Gracias a la vida. C. Garcia, M. Nuñes, M. Nascimento et al. (Compositores) (S.I.) Manaus: Philips-Polygram do Brasil, CD (ca. 53 min). Digital áudio. Normas para referência de documento em meio eletrônico Os elementos essenciais de identificação de documento publicado em meio eletrônico são os mesmos e surgem na mesma ordem que os utilizados para referenciar obra avulsa ou periódica (Quadros de 1 a 9). Os elementos secundários, mas específicos de referência desses documentos são: endereço eletrônico apresentado entre os sinais < e > e precedido da expressão Disponível em: ; data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em: Livro SILVA, Araci Lopes da; GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (Orgs.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1.º e 2.º graus. São Paulo: USP, Disponível em: < futuro.usp.acervo/paradidat/tematica.html> Acesso em: 24 jun Capítulo de livro GÂNDAVO, Pero de Magalhães. Tratado da terra no Brasil. In: Textos literários em meio eletrônico (on- -line). Florianópolis (SC): NUPILL, Disponível em: < ganda1.html>. Acesso em: 8 mar Verbete de dicionário POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, Disponível em: < Acesso em: 8 mar

34 34 Manual de Orientação para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Congresso CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPE, Disponível em: < Acesso em: 21 jan Trabalho em congresso SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CON- GRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPE, Disponível em: < Acesso em: 21 jan Artigo assinado em revista RIBEIRO, Emanuel Pedro S. G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. Datavenia, São Paulo, a. 3, n. 18, ago Disponível em: < Acesso em: 10 set Artigo sem assinar COMPANHIAS de primeira qualidade: DuPont Canadá Inc. Boletim Financeiro, a. 8, n. 2, maio/ago Disponível em: < Acesso em: 5 dez Periódico eletrônico CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ON-LINE. Brasília: IBCT, a. 1, n. 24, jan. 1998, semestral. Disponível em: < Acesso em: 15 ago Artigo assinado em periódico CAMARGO, E. da C. Navegar na Net: conceito ímpar em todo fragmentado. Transinformação, v. 8, n. 2, maio/ago Temas em debate. Disponível em: < puccamp.br/ ~biblio/camargo82. html>. Acesso em: 20 dez Matéria assinada em jornal MARTINS, Ives Gandra da Silva. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S. Paulo, 19 set Disponível em:< Acesso em: 19 set Matéria não assinada em jornal ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov Disponível em: < www. diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 28 nov

35 PEN 35 Documento jurídico legislação BRASIL. Lei 9.887, de 7 de dezembro de Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez Disponível em: < leis/leis_texto.asp?ld=lei%209887>. Acesso em: 22 dez Jurisprudência habeas corpus BRASIL. Supremo Tribunal de Justiça. Processual Penal. Habeas corpus. Alegação de inocência. Habeas corpus da T5 (Quinta Turma). Disponível em: < nphbrs?=habeas+corpus/index.html r=2&1=2>. Acesso em: 4 jun Jurisprudência Recurso Especial BRASIL. Supremo Tribunal de Justiça. Acompanhamento Processual. Interesse processual. Processual civil. Recurso Especial MT. Decisão em 10 de fevereiro de Disponível em: < gov.br/netacgi/nphbrs?s1=apelação+civel&...index.html r=7&1=g&1=2>. Acesso em: 4 jun Banco de dados BIRDS from Amapá: banco de dados. Disponível em: < Acesso em: 25 nov ÁCAROS no Estado de São Paulo: banco de dados preparados por Carlos H. W. Flechtmann. In: FUNDA- ÇÃO TROPICAL DE PESQUISAS E TECNOLOGIAS ANDRÉ TOSELLO. Base de Dados Tropical: no ar desde Disponível em: < Acesso em: 28 nov Base de dados UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca de Ciência e Tecnologia. Mapas. Curitiba, Base de Dados em Microlsis, versão 3.7. Home page institucional CIVITAS. Coordenação de Simão Pedro P. Marinho. Desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Apresenta textos sobre urbanismo e desenvolvimento de cidades. Disponível em: < Acesso em: 27 nov Software educativo CD-ROM PAU no gato! Por quê? Rio de Janeiro: Sony Music Book Case Multimídia Educational, [1990]. 1 CD-ROM. Windows 3.1.

36 36 Manual de Orientação para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Apresentação de artigos e periódicos. NBR Rio de Janeiro, Apresentação de originais. NBR Rio de Janeiro, Apresentação de citações em documentos. NBR e NBR 66. Rio de Janeiro, Resumos. NB-88. Rio de Janeiro, Apresentação de livros. NBR Rio de Janeiro, Legenda bibliográfica. NBR Rio de Janeiro, Apresentação de periódicos. NBR e NBR Rio de Janeiro, Informação e documentação. Referências Elaboração. NBR Rio de Janeiro, MARTIN PÉREZ, Jesus. Metodologia do trabalho acadêmico. Rio de Janeiro: Universidade Castelo Branco, (Material Instrucional) ROLIM, Maria do Carmo Marcondes Brandão. Manual de apresentação de trabalhos acadêmicos. Curitiba: IESDE, SÁ, Elizabeth Schneider de. Manual de normalização de trabalhos técnicos, científicos e culturais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, DORNELAS, José Carlos de Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. São Paulo: Campus, REIS, Evandro; ARMOND, Álvaro Cardoso. Empreendedorismo. Curitiba: IESDE, 2008.

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing Plano de Marketing Para traçar o plano de marketing do plano de negócios, deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa. A estratégia pode ser definida

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

XIV JORNADA DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE SÃO LUCAS VII FÓRUM DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL II CATNEPÃO PORTO VELHO. Data: 29 a 31.10.

XIV JORNADA DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE SÃO LUCAS VII FÓRUM DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL II CATNEPÃO PORTO VELHO. Data: 29 a 31.10. REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E FICHA DE INSCRIÇÃO 1- NORMAS GERAIS LEIA ATENTAMENTE Poderão participar da APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: I- Alunos de graduação

Leia mais

(CAPA) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA

(CAPA) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA (CAPA) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA CAMPUS BRASÍLIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA

TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA RIO DE JANEIRO MÊS - ANO NOME DO AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO PROJETO Projeto de Pesquisa apresentado ao orientador

Leia mais

Título do trabalho: subtítulo do trabalho

Título do trabalho: subtítulo do trabalho Título do trabalho: subtítulo do trabalho Resumo Este documento apresenta um modelo de formatação a ser utilizado em artigos e tem como objetivo esclarecer aos autores o formato a ser utilizado. Este documento

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO ELETRÔNICO FaSCi-Tech DA FATEC-SÃO CAETANO DO SUL

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO ELETRÔNICO FaSCi-Tech DA FATEC-SÃO CAETANO DO SUL NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO ELETRÔNICO FaSCi-Tech DA FATEC-SÃO CAETANO DO SUL 1. O artigo deverá ser enviado sem a identificação do(s) autor(es). Esta identificação deverá ser feita

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha Faculdade Unilagos Rua Saldanha Marinho, 85 www.unilagos.com.br C.N.P.J 054.

Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha Faculdade Unilagos Rua Saldanha Marinho, 85 www.unilagos.com.br C.N.P.J 054. Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha Faculdade Unilagos Rua Saldanha Marinho, 85 www.unilagos.com.br C.N.P.J 054.28075/0001-91 REGULAMENTO DO IV EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA FACULDADE UNILAGOS

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (ABNT - NBR 15287- válida a partir de 30.01.2006) 1 COMPONENTES DE UM PROJETO DE PESQUISA (itens em negrito são obrigatórios) ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Capa

Leia mais

2º CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA

2º CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA 2º CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA ISSN 2358-2995 Normas para submissão de trabalhos Cronograma: 31/03/15 início das inscrições dos trabalhos

Leia mais

Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais)

Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais) Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais) *Os participantes do Congresso Internacional de Saúde poderão participar na modalidade OUVINTE, APRESENTAÇÃO

Leia mais

Edital para seleção de projetos de pesquisa para o período 2014 Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED)

Edital para seleção de projetos de pesquisa para o período 2014 Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED) Edital para seleção de projetos de pesquisa para o período 2014 Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED) A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), no uso de suas atribuições,

Leia mais

SENAI DUQUE DE CAXIAS BIBLIOTECA ARAÇATUBA-SP

SENAI DUQUE DE CAXIAS BIBLIOTECA ARAÇATUBA-SP SENAI DUQUE DE CAXIAS BIBLIOTECA ARAÇATUBA-SP PROJETO CONHECER SEJA BEM VINDO!!! BIBLIOTECÁRIO: ELY WATARI HORÁRIO RIO DE FUNCIONAMENTO Seg. a Sex. : 12h30 às 17h30 18h30 às 21h30 Jornais DVD Livros CONFIRA

Leia mais

V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFF/VOLTA REDONDA. Chamada de Trabalhos para as Sessões Temáticas

V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFF/VOLTA REDONDA. Chamada de Trabalhos para as Sessões Temáticas UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFF/VOLTA REDONDA Chamada de Trabalhos para as

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ Faculdade de Jussara FAJ Curso de Direito Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ Jussara 2013 APRESENTAÇÃO Este manual

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Tecnologia em Sistemas para Internet FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

Manual para Elaboração do Relatório Final de Estágio

Manual para Elaboração do Relatório Final de Estágio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Manual para Elaboração do Relatório Final de Estágio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Leia mais

II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO

II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO Tema: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DATA: 31 de março e 1º de abril de 2016 1. OBSERVAÇÕES GERAIS a)

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

MODELO DE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA CONGRESSOS BRASILEIROS

MODELO DE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA CONGRESSOS BRASILEIROS MODELO DE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA CONGRESSOS BRASILEIROS TÍTULO DO TRABALHO Primeiro Autor e-mail Instituição de Ensino Endereço CEP Cidade Estado Segundo Autor e-mail

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Araranguá MÊS /ANO 2 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO...3 2- OBJETIVOS...4 3- JUSTIFICATIVA...5 4- REVISÃO TEÓRICA...6 5- METODOLOGIA...7 6- CRONOGRAMA...8 7- BIBLIOGRAFIA...9

Leia mais

A apresentação escrita de um trabalho (trabalho escolar, resumo e relatório) deve ser realizada conforme indicações abaixo:

A apresentação escrita de um trabalho (trabalho escolar, resumo e relatório) deve ser realizada conforme indicações abaixo: TRABALHO ESCOLAR O trabalho escolar é um documento que representa o resultado de um estudo/pesquisa sobre um determinado assunto. Sua produção pode envolver um ou mais alunos e, necessariamente deverá

Leia mais

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO 4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Este capítulo visa a orientar a elaboração de artigos científicos para os cursos de graduação e de pós-graduação da FSG. Conforme a NBR 6022 (2003, p. 2),

Leia mais

REGULAMENTO DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO VILA VELHA ANEXO I

REGULAMENTO DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO VILA VELHA ANEXO I Diretrizes para Autores das áreas de GESTÃO E FINANÇAS / LICENCIATURAS/ ENGENHARIAS: Os trabalhos deverão seguir a seguinte extensão: - artigos: entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo as

Leia mais

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO PARA PROJETO DE PESQUISA DA FACULDADE DE IMPERATRIZ

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO PARA PROJETO DE PESQUISA DA FACULDADE DE IMPERATRIZ MANUAL DE NORMALIZAÇÃO PARA PROJETO DE PESQUISA DA FACULDADE DE IMPERATRIZ IMPERATRIZ 2010 MANUAL DE NORMALIZAÇÃO PARA MONOGRAFIAS DA FACULDADE DE IMPERATRIZ Curso de Odontologia Faculdade de Imperatriz

Leia mais

Edital para seleção de projetos de pesquisa para o período 2015/2016 Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED)

Edital para seleção de projetos de pesquisa para o período 2015/2016 Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED) Edital para seleção de projetos de pesquisa para o período 2015/2016 Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED) A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), no uso de suas atribuições,

Leia mais

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS A Revista Ius Gentium é uma publicação anual do Curso de Direito (graduação e pós-graduação) da Faculdade Internacional de Curitiba, que visa: propiciar à comunidade

Leia mais

MARKETING PIM II. Projeto Integrado Multidisciplinar

MARKETING PIM II. Projeto Integrado Multidisciplinar MARKETING PIM II Projeto Integrado Multidisciplinar PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Estruturação de estratégias para o mix de marketing a partir do estudo do comportamento do consumidor, utilizando

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO [colocar o título em caixa alta, Arial 14, centralizado, em negrito]

TÍTULO DO PROJETO [colocar o título em caixa alta, Arial 14, centralizado, em negrito] UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE PEDAGOGIA [Arial 12] NOME COMPLETO DO ALUNO [obs: nome completo em caixa alta, centralizado, sem negrito, Arial 12]

Leia mais

Manual de orientação para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Manual de orientação para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Manual de orientação para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 1.a edição Sumário Orientações gerais...7 Quanto às orientações para realização do trabalho...7 Quanto aos critérios de avaliação...7

Leia mais

CHAMADA DE TRABALHOS

CHAMADA DE TRABALHOS FACULDADE DE DIREITO NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS JURÍDICOS (NPEJ) CHAMADA DE TRABALHOS V SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A Faculdade de Direito da

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 013, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº 013, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre RESOLUÇÃO Nº 013, DE 13 DE NOVEMBRO

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO RESUMOS - Os resumos deverão ter no máximo 500 palavras. - A estrutura do resumo deverá conter, obrigatoriamente: problematização da pesquisa; objetivos;

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO DE TCC

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO DE TCC CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO DE TCC Cuiabá/MT 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVOS... 3 3.1 GERAL... 4 3.2 ESPECÍFICOS... 4 4. REFERENCIAL

Leia mais

SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO NA MODALIDADE ASSOCIADA

SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO NA MODALIDADE ASSOCIADA SELEÇÃO DE EMPRESAS PARA INCUBAÇÃO NA MODALIDADE ASSOCIADA EDITAL 04/2009 IDÉIA FLUXO CONTÍNUO INCUBADORA MULTI-SETORIAL DE BASE TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO Novembro de 2009. PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

MODELO PLANO DE NEGÓCIO

MODELO PLANO DE NEGÓCIO MODELO PLANO DE NEGÓCIO Resumo dos Tópicos 1 EMPREENDEDOR... 3 1.1. O EMPREENDIMENTO... 3 1.2. OS EMPREENDEDORES... 3 2 GESTÃO... 4 2.1. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO... 4 2.3. PLANO DE OPERAÇÕES... 4 2.4. NECESSIDADE

Leia mais

Este manual visa orientar a padronização dos relatórios de estágio. Brasileira de Normas Técnicas - (ABNT), ensaiando-os e

Este manual visa orientar a padronização dos relatórios de estágio. Brasileira de Normas Técnicas - (ABNT), ensaiando-os e COMO FAZER O RELATÓRIO DE ESTÁGIO APRESENTAÇÃO Este manual visa orientar a padronização dos relatórios de estágio feitos pelos alunos do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, de acordo com

Leia mais

GUIA PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

GUIA PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GUIA PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Apresentação Como forma de orientar nossos alunos na realização das atividades de pesquisa enviadas para casa ou realizadas em equipe

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel formato A4. O texto deve ser digitado, no anverso das folhas, em espaço 1,5, letra do tipo

Leia mais

Projeto de Iniciação a Metodologia Cientifica. 8 o e 9 o ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio. São Bernardo do Campo 2010

Projeto de Iniciação a Metodologia Cientifica. 8 o e 9 o ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio. São Bernardo do Campo 2010 1 Projeto de Iniciação a Metodologia Cientifica 8 o e 9 o ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio São Bernardo do Campo 2010 2 Este projeto tem por objetivo, por meio da Associação Brasileira

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Edital 001/2014

FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Edital 001/2014 FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM Edital 001/2014 Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos na IX Semana de Enfermagem da Faculdade Leão

Leia mais

3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital

3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital 3º Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital Regulamento 1. Disposições Gerais O Curso de Comunicação Social e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa,

Leia mais

Normas para submissão de trabalhos acadêmicos no CET 2014

Normas para submissão de trabalhos acadêmicos no CET 2014 Normas para submissão de trabalhos acadêmicos no CET 2014 O Congresso de Engenharia e Tecnologia UFG 2014 encontra-se na sua 4ª edição este ano e, na busca por melhorar a cada organização, acrescentamos

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. APRESENTAÇÃO É essencial o uso de normas técnicas para uma boa apresentação e compreensão da leitura de um trabalho acadêmico-científico.

Leia mais

II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS

II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS Os trabalhos poderão ser inscritos na forma de resumo expandido (mínimo 3 e máximo 5 páginas); Serão aceitos trabalhos que sejam resultados

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1,5 espacejamento entre as linhas CURSO xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 espaços 1,5 Fonte 14 Nome do Estagiário Fonte 14 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Fonte 16 COLOCADO NO CENTRO DA FOLHA BAMBUÍ ANO Fonte

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ GESTÃO2010/2012 ESCOLASUPERIORDOMINISTÉRIOPÚBLICO(Art.1ºdaLei11.592/89) Credenciada pelo Parecer 559/2008, de 10/12/08, do CEC (Art. 10, IV da Lei Federal n.º 9.394, de 26/12/1996 - LDB) NORMAS PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS. Chamada para submissão de trabalhos científicos

REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS. Chamada para submissão de trabalhos científicos REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS Chamada para submissão de trabalhos científicos A Revista Científica Ceuma Perspectivas é uma publicação científica voltada à divulgação da produção acadêmica discente e docente

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA São Paulo 2014 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 1 ELEMENTOS EXTERNOS 1.1 CAPA 1.2 LOMBADA 2 ELEMENTOS INTERNOS PRÉ-TEXTUAIS

Leia mais

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS Emancipação e Ruptura NORMAS PARA O ENVIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS Emancipação e Ruptura NORMAS PARA O ENVIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS Emancipação e Ruptura NORMAS PARA O ENVIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS I NORMAS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO ORAL DE ARTIGOS CIENTÍFICOS 1.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. FACULDADE (do aluno) CURSO. TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. FACULDADE (do aluno) CURSO. TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP FACULDADE (do aluno) CURSO TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR(ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO 200_ NOTA PRÉVIA

Leia mais

CHAMADA DE TRABALHOS Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE

CHAMADA DE TRABALHOS Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE ISSN 2316-977X CHAMADA DE TRABALHOS A Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE convida os estudantes de pósgraduação, os professores e os pesquisadores das Ciências Sociais, e áreas afins, a encaminharem

Leia mais

REGULAMENTO DO SEMINÁRIO DE INTERDISCIPLINARIDADE DO CÁLCULO -SINCAL

REGULAMENTO DO SEMINÁRIO DE INTERDISCIPLINARIDADE DO CÁLCULO -SINCAL REGULAMENTO DO SEMINÁRIO DE INTERDISCIPLINARIDADE DO CÁLCULO -SINCAL A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando que

Leia mais

Elaboração da Proposta de Consultoria Empresarial

Elaboração da Proposta de Consultoria Empresarial Coordenação de Estágio Normas para Elaboração da Proposta de Consultoria Empresarial Voltada para a Excelência em Gestão APRESENTAÇÃO A organização deste manual surge da necessidade de esclarecimento sobre

Leia mais

EDITAL 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PARA PUBLICAÇÃO NO VOL. 107 N

EDITAL 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PARA PUBLICAÇÃO NO VOL. 107 N EDITAL 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PARA PUBLICAÇÃO NO VOL. 107 N. 1 DA REVISTA DE DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA - RDJ DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

TÍTULO CLARO E OBJETIVO QUANTO ÀS PRETENÇÕES RELATIVAS AO OBJETO DE ESTUDO

TÍTULO CLARO E OBJETIVO QUANTO ÀS PRETENÇÕES RELATIVAS AO OBJETO DE ESTUDO FORMATAÇÃO GERAL PAPEL: A4 MARGEM: 3 cm à esquerda e superior e 2 cm à direita e inferior ESPAÇAMENTO: 1,5 texto corrido; entre parágrafo 6pts antes e depois FONTE: Times New Roman ou Arial TAMANHO DA

Leia mais

TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5. Formatação do Texto

TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5. Formatação do Texto TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5 Antes de iniciar a digitação de seu trabalho acadêmico configure seu documento com as especificações a seguir, facilitando a visualização e sua

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA Padronização de Projeto de Monografia e de Monografia 1- Apresentação As informações abaixo visam

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo PIC VERSÃO PARA O PROFESSOR VERSÃO PARA O PROFESSOR 9. o ano Ensino Fundamental Produção Integrada ao Conteúdo Componentes da PIC 1. o bimestre Arte Ciências Geografia A nota de PIC é a média entre a nota

Leia mais

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Roteiro para projeto de pesquisa Gildenir Carolino Santos, 2005. 1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Antes de passar para a construção ou montagem de um projeto de pesquisa, é importante saber que esse

Leia mais

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA. Guia para elaboração de Referências: de acordo com NBR 6023/2002

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA. Guia para elaboração de Referências: de acordo com NBR 6023/2002 BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para elaboração de Referências: de acordo com NBR 6023/2002 São Carlos 2012 Guia para elaboração de Referências As orientações abaixo são de acordo com a NBR 6023/2002 da Associação

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO EM MARKETING

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO EM MARKETING UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO EM MARKETING PIM II Projeto Integrado Multidisciplinar 2009 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Estruturação de estratégias para o mix

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA TCC2

DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA TCC2 UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA COORDENAÇÃO ADJUNTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado.

Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado. MODELODEPROJETODEPESQUISA (Form_pesq_01) TÍTULO DO PROJETO Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado. AUTORES Relacionar todos os autores participantes do projeto: coordenador,

Leia mais

GUIA PARA CONFECÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

GUIA PARA CONFECÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) GUIA PARA CONFECÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial 2010 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Quanto ao texto do corpo do projeto:

Quanto ao texto do corpo do projeto: MODELO DE PROJETO DE PESQUISA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA Quanto ao texto do corpo do projeto: Projeto deve ser redigido com no máximo 20 (vinte) páginas digitadas em papel tamanho A4 (210mm x 297mm), margem

Leia mais

1 Edital para submissão de materiais para o Congresso

1 Edital para submissão de materiais para o Congresso DIGICONGRESS 2014 Congresso de Comunicação e Marketing Digital 1 Edital para submissão de materiais para o Congresso 1.1 Informações gerais - O DIGICONGRESS (Congresso de Comunicação e Marketing Digital)

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios

UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios UNIDADE 5 A estrutura de um Plano de Negócios É evidente a importância de um bom plano de negócios para o empreendedor, mas ainda existem algumas questões a serem respondidas, por exemplo: Como desenvolver

Leia mais

CHAMADA DE TRABALHOS. 9º Congresso de Gerenciamento de Projetos PMI-MG. Submissão de trabalhos técnicos e palestras para o

CHAMADA DE TRABALHOS. 9º Congresso de Gerenciamento de Projetos PMI-MG. Submissão de trabalhos técnicos e palestras para o Submissão de trabalhos técnicos e palestras para o 29 e 30 de Setembro de 2014 Belo Horizonte, Minas Gerais. I. Apresentação Projetos, pessoas e resultados: da diversidade cultural às estratégias de gestão.

Leia mais

Faculdade do Sul da Bahia Você vai levar esta marca para sempre!

Faculdade do Sul da Bahia Você vai levar esta marca para sempre! NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1. OBJETIVOS E DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO O II Seminário de Iniciação Científica da FASB tem como objetivo ampliar as discussões para o conhecimento

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO PRÊMIO HONRA AO MÉRITO DO SALÃO DE ENSINO E DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO PRÊMIO HONRA AO MÉRITO DO SALÃO DE ENSINO E DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO PRÊMIO HONRA AO MÉRITO DO SALÃO DE ENSINO E DE EXTENSÃO CAPÍTULO I DO PRÊMIO HONRA AO MÉRITO DO SALÃO DE ENSINO E DE EXTENSÃO Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS

REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1 GERAIS: Originais: Os artigos e os relatos de experiência devem ser enviados exclusivamente

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS. Revista Interdisciplinaridade

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS. Revista Interdisciplinaridade NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS Revista Interdisciplinaridade INTERDISCIPLINARIDADE é uma revista de periodicidade anual, cujo volume de cada ano será publicado em outubro e poderão ser realizadas

Leia mais

TÍTULO DA FUTURA MONOGRAFIA: SUBTÍTULO, SE HOUVER.

TÍTULO DA FUTURA MONOGRAFIA: SUBTÍTULO, SE HOUVER. 1 UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO CURSO DE DIREITO NOME DO AUTOR TÍTULO DA FUTURA MONOGRAFIA: SUBTÍTULO, SE HOUVER. SÃO BERNARDO DO CAMPO 2014 2 NOME DO AUTOR TÍTULO

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO O Curso Técnico em Segurança do Trabalho estabelece em seu Plano Pedagógico de Curso a realização do Estágio Curricular

Leia mais

RELATÓRIO CIENTÍFICO.

RELATÓRIO CIENTÍFICO. RELATÓRIO CIENTÍFICO. Um relatório científico possui a finalidade de registrar e divulgar um trabalho de pesquisa realizado. Nas aulas experimentais do curso, são utilizados para relatar experimentos efetuados.

Leia mais

1. INSTRUÇÕES GERAIS:

1. INSTRUÇÕES GERAIS: 1. INSTRUÇÕES GERAIS: Art.1º A VI MIC constitui-se em um evento acadêmico anual organizado pela Faculdade La Salle Estrela com os objetivos de: a) Promover a integração dos diversos níveis de ensino da

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA FORMOSA/GO

Leia mais

EDITAL DE TEMAS LIVRES XXVI ECAM

EDITAL DE TEMAS LIVRES XXVI ECAM EDITAL DE TEMAS LIVRES XXVI ECAM 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Poderão ser inscritos no XXVI Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (XXVI ECAM), a ser realizado entre os dias 24 e 26 de setembro de

Leia mais

O TÍTULO DO TRABALHO DEVERÁ SER EM FONTE TIPO ARIAL 12, NEGRITO, CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES (ESPAÇAMENTO DE 1,0) SEM PONTO FINAL

O TÍTULO DO TRABALHO DEVERÁ SER EM FONTE TIPO ARIAL 12, NEGRITO, CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES (ESPAÇAMENTO DE 1,0) SEM PONTO FINAL O TÍTULO DO TRABALHO DEVERÁ SER EM FONTE TIPO ARIAL 12, NEGRITO, CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES (ESPAÇAMENTO DE 1,0) SEM PONTO FINAL Nome do autor principal (sigla da instituição a que pertence, entre parênteses)

Leia mais

BRIEFING. Unidade curricular: Organização de uma empresa. Professor: Adm. Roberto da Fonseca.

BRIEFING. Unidade curricular: Organização de uma empresa. Professor: Adm. Roberto da Fonseca. BRIEFING Unidade curricular: Organização de uma empresa. Professor: Adm. Roberto da Fonseca. Este trabalho consiste em uma ação integradora para projetar, criar e estruturar uma empresa comercial/serviços,

Leia mais

Submissão de trabalhos técnicos e palestras para o 10º Congresso de Gerenciamento de Projetos PMI-MG

Submissão de trabalhos técnicos e palestras para o 10º Congresso de Gerenciamento de Projetos PMI-MG Submissão de trabalhos técnicos e palestras para o Setembro de 2015 Belo Horizonte, Minas Gerais. I. Apresentação Oportunidades em tempos de crise: Hard skills impulsionando seus projetos. Este é o tema

Leia mais

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO

FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 1. CAPA 2. SUMÁRIO 3. INTRODUÇÃO FAZER ESTES ITENS NO FINAL, QUANDO O TRABALHO ESTIVER PRONTO 4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO SERVIÇO 4.1 Descrever sua Visão, VISÃO DA EMPRESA COMO VOCÊS IMAGINAM A EMPRESA

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais