PARA UM PLANTIO MAIS PRECISO SEMEANDO O FUTURO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARA UM PLANTIO MAIS PRECISO SEMEANDO O FUTURO"

Transcrição

1 PARA UM PLANTIO MAIS PRECISO SEMEANDO O FUTURO

2 Dentro do sistema de produção agrícola, o plantio é uma das etapas mais importantes e deve ser muito bem planejado e monitorado. Essa operação, além de determinar o início de um processo de cerca de 120 dias, no caso do milho, e que afetará todas as outras atividades envolvidas, também pode determinar as possibilidades de sucesso ou insucesso de uma safra inteira para o produtor. O plantio tem papel importante no rendimento, sobretudo de uma lavoura de milho, uma vez que pequenas variações na densidade de plantio, ou seja, o número de plantas por unidade de área, exercerão grande influência no rendimento de grãos no final do ciclo. Isso requer que o agricultor tenha uma atenção especial para que a operação de plantio seja mais precisa, de forma a assegurar uma perfeita germinação e a densidade desejada no momento da colheita. Para medir se o plantio foi realizado com sucesso, o produtor pode esperar pelo resultado da germinação das plantas ou então recorrer a equipamentos que monitoram a operação de plantio e entregam um mapa da operação realizada, utilizando-o como ferramenta de análise e manejo.

3 Entre os equipamentos de monitoramento de plantio encontrados no mercado, podemos destacar aqui o monitor 20/20 SeedSense (Figura 1) e o aplicativo FieldView, em plataforma ios (Figura 2), ambos da empresa Precision Planting, adquirida pela Monsanto Company em Além do monitoramento, equipamentos mais sofisticados desenvolvidos dentro de conceitos de Agricultura de Precisão possibilitam o plantio com uma taxa variada de sementes. Existem poucos equipamentos no mercado com essa funcionalidade. Podemos citar aqui o 20/20 RowFlow (Figura 3) também da Precision Planting, que, combinado com o monitor 20/20 SeedSense, possibilita o controle automático da densidade variadade sementes (para alterar a população de plantas) e controle individual de linhas da plantadeira. Monitor colorido que apresenta em gráficos e ranges todos os fatores influenciadores da qualidade do plantio, como: qualidade de contato da plantadeira com o solo e de força realizada para este contato (Down Force); valores de perda econômica; informações em tempo real de valores de eficiência de singularidade, espaçamento e população a cada segundo. Figura 1-20/20 SeedSense Aplicativo de utilização em ipad que registra e possibilita a visualização em tempo real do mapa as planted, ou seja, mapa de como está sendo realizada a operação de plantio com todos os fatores envolvidos nessa operação: velocidade, efetividade de espaçamento e singularidade, força aplicada para contato da plantadeira com o solo, entre outros. O aplicativo também permite o envio do mapa observado Figura 2 - FieldViewTM para um banco de dados em uma nuvem, que possibilita a leitura a posteriori ou para outros usuários com permissão de acesso. Para controle automático de densidade variada de sementes. Figura 3-20/20 RowFlow

4 De qualquer forma, apesar da possibilidade de monitoramento de plantio e da geração de mapas mostrando como a operação foi realizada, a garantia de um plantio eficiente, com uma densidade desejada e uma excelente qualidade pode aumentar os três princípios observados nesse processo: espaçamento regular e adequado ao ambiente e ao híbrido; profundidade uniforme e adaptada às condições de solo e proteção do potencial de germinação. ESPAÇAMENTO Naturalmente, as plantas ajustam seu crescimento e desenvolvimento com base no ambiente em que estão. No caso específico do milho, as plantas detectam altas populações e reagem mudando o seu porte, o tamanho e a altura da espiga a fim de se prepararem para a competição. Espaçamentos irregulares forçam as plantas vizinhas a reagir à super ou subpopulação percebida a partir das sementes mal plantadas. A singularidade, ou seja, efetividade de semente única para cada intervalo de espaçamento (sem falha ou sementes múltiplas por cova ), também tem grande influência no espaçamento e, consequentemente, na competição entre plantas e na densidade desejada. A figura 4 apresenta um exemplo de espaçamento uniforme na cultura do milho. Figura 4 Espaçamento uniforme entre plantas de milho. Entre as práticas de manejo que receberam atenção especial nesses últimos anos, destaca-se a redução de espaçamento de milho para 45 a 50cm, permitido pelo avanço tecnológico de híbridos de porte mais ereto e folhas menos expandidas. Entretanto, como toda e qualquer prática de manejo, essa redução requer uma análise prévia por parte dos produtores, visando obter benefícios por meio da adoção dessa prática. Nesse caso, justifica-se ainda mais a qualidade dos equipamentos de plantio que possam assegurar um alto nível de espaçamento e singularidade da implantação da cultura.

5 Para se assegurar um perfeito espaçamento e um nível elevado de singularidade, além de uma perfeita regulagem da plantadeira e a escolha certa da peneira e disco a serem utilizados, deve-se levar em consideração aspectos tecnológicos da plantadeira que podem fazer toda a diferença. As plantadeiras pneumáticas encontradas atualmente no mercado, apesar do apelo tecnológico de grandes marcas, conseguem atingir um nível de precisão de espaçamento e singularidade inferiores a 95%. Dentro desse contexto, a Precision Planting está trazendo para o Brasil kits que podem ser adaptados em diversos tipos de plantadeiras que conseguem atingir até 99% de precisão na uniformidade do espaçamento e de singularidade. Fazem parte desses kits os equipamentos eset (Figura 5) e WaveVision /BullsEye (Figura 6). Figura 5 - eset Figura 6 - BullsEye e WaveVision Nos últimos anos, a eset Vacuum Meters tem se tornado o novo padrão adotado para acurácia de semeadura e flexibilidade. Saiba por que: Singularidade de semente de qualquer tamanho ou forma; Melhoria na disposição da semente no solo: a semente é transportada exatamente ao centro do tubo de semente, minimizando seu ricocheteamento pelo tubo e seu tempo de alcance ao solo; Sem necessidade de regulagem: ganhos de mais de 98,5% em quase todos os tipos de sementes sem ajustes do vácuo ou do duplo eliminador; Melhor agitação da semente: o tratamento da semente pode inibir a singularidade. Uma agitação agressiva do eset mantém um bom fluxo de carregamento da semente. BullsEye é um tubo de semente diferenciado que mantém a semente na parte central, evitando que ela ricocheteie. Dessa forma, a semente cai no local correto no tempo preciso. WaveVision é um sensor que fornece uma clara informação para o seu monitor. Ondas de rádio de alta frequência, maior do que a luz, envolvem a semente de forma que se tenha uma visão tridimensional, descartando qualquer possibilidade de leitura de sujeira como semente. Visão de volume, não de forma.

6 PROFUNDIDADE SEMEANDO O FUTURO Outro aspecto importante a ser considerado no plantio é a profundidade, que deve ser a mais uniforme possível, permitindo uma emergência das plantas ao mesmo tempo e evitando plantas dominadas que geralmente não produzem, mas que competem com as demais por água, luz e nutrientes. A profundidade de plantio deverá variar de acordo com as condições de clima e de solo, sendo recomendado para o milho de 3 a 5cm, para as condições de solo brasileiras. Em condições que dificultem a emergência das plantas, a profundidade deverá ser menor. Por outro lado, quando as condições forem favoráveis à germinação e à emergência, o plantio poderá ser mais profundo, aproveitando melhor a umidade do solo. Sementes rasas ou fundas demais, ou ainda muito próximas ao adubo, podem prejudicar a germinação e a emergência e um atraso na germinação pode impactar diretamente em alguns sacos a menos por hectare. A Figura 7 apresenta um exemplo de uma semente de milho disposta em uma profundidade inadequada para uma boa germinação. Figura 7 Semente disposta inadequadamente na profundidade do sulco. Corte do sulco, profundidade de penetração do disco de corte, contato da plantadeira com o solo, força adequada de contato de acordo com as condições texturais do solo, deposição correta da semente e fixação da semente na profundidade correta são observações importantes e que necessitam de um bom gerenciamento para garantir uma emergência de plantas adequada e esperada. Nesse quesito, o AirForce (Figura 8) tem se apresentado como um dos mais promissores equipamentos para manter uma profundidade uniforme. Juntamente com o 20/20 SeedSense, o AirForce faz automaticamente a leitura e gerencia a força necessária aplicada ao equipamento de plantio, sendo o mais leve possível para garantir a profundidade correta, porém mantendo o perfeito contato com o solo. Além deste equipamento, a Precision Planting possui o equipamento Keeton Seed Firmer (Figura 9), cuja aplicação exclusiva tem o objetivo de ajustar a semente dentro do sulco de plantio, a fim de conferir melhoria na profundidade efetiva de deposição da semente.

7 Figura 8 - AirForce Figura 9 - Keeton Seed Firmer GERMINAÇÃO Sementes que germinam ao mesmo tempo emergem e crescem ao mesmo tempo. Para se ter certeza sobre uma germinação uniforme, é necessário que todas as sementes tenham a mesma chance no momento do plantio. Uma vez que temos na profundidade o espaçamento correto e uniforme, precisamos fornecer o melhor ambiente para as sementes emergirem e prosperarem. Isso significa eliminar compactação do sulco e resíduos para uma germinação uniforme, assim as raízes podem penetrar no sulco para encontrar os nutrientes iniciais e outros que alimentam a planta. A tomada de informação em tempo real, como é o caso da utilização do 20/20 SeedSense, pode ter grande importância para o ajuste imediato de qualquer fator que possa interferir em adequada profundidade e espaçamento. Além disso, atualmente existem novas maneiras de medir a força que deve ser aplicada no momento de sulcagem e até mesmo controlar automaticamente essas forças melhorando o controle de profundidade e reduzindo a compactação lateral. Esse também é o caso do Seed Fimer e do AirForce, comentados anteriormente. Dessa forma, a melhor produtividade possível começa com o melhor controle do plantio, especialmente com relação aos fatores que afetam a densidade, germinação e emergência. O plantio se paga com precisão.

8 O IFS (Integrated Farming Systems ) é a FieldScripts 1.0, para produtores de áreas nova plataforma de negócio da Monsanto, agrícolas determinadas chamado Ground que tem como objetivo entregar ao Breakers. O FieldScripts foi desenvolvido produtor produtividade para fornecer aos agricultores uma nova possível por meio da tecnologia aplicada e valiosa abordagem para impulsionar aos híbridos e combinada a equipamentos a e sistemas de alta tecnologia. produção e, ao mesmo tempo, apoiar Esse a sistema máxima permite ao produtividade de sua área de produtor sistemas agrícolas mais sustentáveis. gerenciar da melhor forma seus produtos Hoje, esse produto é entregue aos e recomendações por meio de suas agricultores por meio do aplicativo operações agrícolas. FieldView em um ipad e transferido ao Nos EUA, o programa IFS 2013 lançará seu monitor 20/20 SeedSense, ambos da primeiro produto comercial denominado Precision Planting. Para saber mais, acesse: FALE COM: Autora: Renata Dainese - renata.c.dainese@monsanto.com Editoração e revisão: DESENVOLVIMENTO, TECNOLÓGICO Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações sobre o assunto, procure o TD mais próximo. SEMEANDO O FUTURO

PARA UM PLANTIO MAIS PRECISO

PARA UM PLANTIO MAIS PRECISO INFORMATIVO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ANO 2 NÚMERO 3 JULHO 2013 Fonte: www.plantcovercrops.com PARA UM PLANTIO MAIS PRECISO Dentro do sistema de produção agrícola, o plantio é uma das etapas mais

Leia mais

Qualidade de Plantio Engº Agrº Itavor Numer

Qualidade de Plantio Engº Agrº Itavor Numer Qualidade de Plantio Engº Agrº Itavor Numer Agronomy leader - BR & PY Agenda Os componentes de rendimento e suas alterações impactando a produtividade Índice de eficiência entre a densidade de semeadura

Leia mais

PLANTABILIDADE. Tecnologia melhorando a semeadura das grandes culturas PROF. PAULO ARBEX

PLANTABILIDADE. Tecnologia melhorando a semeadura das grandes culturas PROF. PAULO ARBEX PLANTABILIDADE Tecnologia melhorando a semeadura das grandes culturas PROF. PAULO ARBEX Histórico Profissional - Engenheiro Agrônomo FCA Unesp Botucatu - 17 anos no setor de Máquinas Agrícolas - Melhor

Leia mais

ABSOLUTA. Absolutamente eficiente no plantio de ponta a ponta

ABSOLUTA. Absolutamente eficiente no plantio de ponta a ponta ABSOLUTA Absolutamente eficiente no plantio de ponta a ponta ABSOLUTA A Absoluta é uma plantadeira pneumática desenvolvida para oferecer agilidade e eficiência no plantio em áreas onde a fertilização do

Leia mais

*FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA. sua máquina. de trabalho.

*FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA. sua máquina. de trabalho. *FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA. sua máquina. de trabalho. Facilidade no transporte e manutenção, a Momentum proporciona ao produtor melhor aproveitamento das curtas janelas de plantio [2] valtra alta tecnologia

Leia mais

ABSOLUTA. Absolutamente eficiente no plantio de ponta a ponta

ABSOLUTA. Absolutamente eficiente no plantio de ponta a ponta ABSOLUTA Absolutamente eficiente no plantio de ponta a ponta ABSOLUTA A Absoluta é uma plantadora pneumática desenvolvida para oferecer agilidade e eficiência no plantio em áreas onde a fertilização do

Leia mais

ABSOLUTA. Absolutamente eficiente no plantio de ponta a ponta

ABSOLUTA. Absolutamente eficiente no plantio de ponta a ponta ABSOLUTA Absolutamente eficiente no plantio de ponta a ponta ABSOLUTA A Absoluta é uma plantadora pneumática desenvolvida para oferecer agilidade e eficiência no plantio em áreas onde a fertilização do

Leia mais

ABSOLUTA. Absolutamente eficiente no plantio de ponta a ponta

ABSOLUTA. Absolutamente eficiente no plantio de ponta a ponta ABSOLUTA Absolutamente eficiente no plantio de ponta a ponta ABSOLUTA A Absoluta é uma plantadeira pneumática desenvolvida para oferecer agilidade e eficiência no plantio em áreas onde a fertilização do

Leia mais

Amaldo Ferreira da Silva Antônio Carlos Viana Luiz André Correa. r José Carlos Cruz 1. INTRODUÇÃO

Amaldo Ferreira da Silva Antônio Carlos Viana Luiz André Correa. r José Carlos Cruz 1. INTRODUÇÃO CRUZ, 1987 J.C. SEMEADURA DO MILHO 1. INTRODUÇÃO Amaldo Ferreira da Silva Antônio Carlos Viana Luiz André Correa r José Carlos Cruz O milho é a cultura mais largamente plantada no Brasil, com cerca de

Leia mais

PLANTADEIRA PLANTIO ELEVADO A UM NOVO PATAMAR

PLANTADEIRA PLANTIO ELEVADO A UM NOVO PATAMAR PLANTADEIRA PLANTIO ELEVADO A UM NOVO PATAMAR MOMENTUM INOVAÇÃO Resgatar a história da Massey Ferguson é também relembrar a trajetória e a evolução da agricultura mundial. A marca, que tem na inovação

Leia mais

O correto estabelecimento de uma lavoura de milho decorre de três aspectos principais:

O correto estabelecimento de uma lavoura de milho decorre de três aspectos principais: O potencial produtivo de uma lavoura de milho é definido pelas condições oferecidas ao desenvolvimento das plantas, desde a semente até a colheita, sendo o período inicial de estabelecimento da cultura

Leia mais

Este artigo pretende descrever algumas das situações mais comuns observadas a campo e que são atribuídas à qualidade de semente ou safra de produção.

Este artigo pretende descrever algumas das situações mais comuns observadas a campo e que são atribuídas à qualidade de semente ou safra de produção. O potencial produtivo de uma lavoura de milho é definido pelas condições oferecidas ao desenvolvimento das plantas, desde a semente até a colheita, sendo o período inicial de estabelecimento da cultura

Leia mais

PLANTADEIRA EASY RISER 2200

PLANTADEIRA EASY RISER 2200 PLANTADEIRA EASY RISER 2200 A Case IH desenvolveu para o mercado brasileiro uma nova família de plantadeiras, a Easy Riser 2200. Seguindo o conceito mundial Agronomic Design, da Case IH, a nova plantadeira

Leia mais

AGRICULTURA DE PRECISÃO

AGRICULTURA DE PRECISÃO AGRICULTURA DE PRECISÃO Tipos de controladores Estes controladores nada mais são do que microprocessadores que utilizam a informação (ou dos sensores em tempo real ou da leitura do mapa da variabilidade

Leia mais

Plantabilidade e a Instalação da Lavoura de Soja. Prof. Paulo Arbex

Plantabilidade e a Instalação da Lavoura de Soja. Prof. Paulo Arbex Plantabilidade e a Instalação da Lavoura de Soja Prof. Paulo Arbex PALESTRA DEPOIS DO JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO!!! PAULO ARBEX - Plantabilidade FCA - UNESP NEMPA GPD IPS COMO SURGIU A PAIXÃO??? PAULO

Leia mais

SEMEADORA-ADUBADORA. Prof. Dr. Carlos Eduardo Angeli Furlani

SEMEADORA-ADUBADORA. Prof. Dr. Carlos Eduardo Angeli Furlani SEMEADORA-ADUBADORA 1 Qual a cultura? Qual o adubo? 2 Qual o tamanho/formato da semente? Qual a quantidade de sementes/hectare? Qual a quantidade de plantas/hectare? Quando? 3 revolvimento mínimo do solo

Leia mais

IRGA 424 OPÇÃO DE PRODUTIVIDADE

IRGA 424 OPÇÃO DE PRODUTIVIDADE IRGA 424 OPÇÃO DE PRODUTIVIDADE A IRGA 424 apresenta como diferencial o alto potencial produtivo, responde muito bem ao manejo e às altas adubações. Origem: cruzamento IRGA 370-42-1-1F-B5/BR IRGA 410//IRGA

Leia mais

PRIMA SUPER e CERES SUPER. Grandes semeadoras para culturas de inverno

PRIMA SUPER e CERES SUPER. Grandes semeadoras para culturas de inverno PRIMA SUPER e CERES SUPER Grandes semeadoras para culturas de inverno PRIMA SUPER A Prima Super é uma semeadora para culturas de inverno. Sua principal característica é a uniformidade no plantio, pois

Leia mais

PLANTADEIRA EASY RISER 2200

PLANTADEIRA EASY RISER 2200 PLANTADEIRA EASY RISER 2200 A Case IH desenvolveu para o mercado brasileiro, uma nova família de plantadeiras, a Easy Riser 2200. Seguindo o conceito mundial Agronomic Design, da Case IH, a nova plantadeira

Leia mais

Estande em Cebola: fator fundamental para o sucesso do empreendimento.

Estande em Cebola: fator fundamental para o sucesso do empreendimento. Estande em Cebola: fator fundamental para o sucesso do empreendimento. Nuno R. Madeira e Valter R. Oliveira 1 O sucesso na produção de cebola depende de vários fatores, a começar pela escolha da variedade,

Leia mais

VICTÓRIA. Plantio com precisão para pequeno e médio produtor

VICTÓRIA. Plantio com precisão para pequeno e médio produtor VICTÓRIA Plantio com precisão para pequeno e médio produtor Catálogo virtual Português Abr/2016 VICTÓRIA DPS As plantadoras Victória são pneumáticas, compactas e leves. Disponíveis na versão pivotada-pantográfica

Leia mais

VICTÓRIA. Plantio com precisão para pequeno e médio produtor

VICTÓRIA. Plantio com precisão para pequeno e médio produtor VICTÓRIA Plantio com precisão para pequeno e médio produtor Catálogo virtual Português Ago/2016 VICTÓRIA DPS As plantadoras Victória são pneumáticas, compactas e leves. Disponíveis na versão pivotada-pantográfica

Leia mais

1. Introdução. 2. Preparo do solo

1. Introdução. 2. Preparo do solo ~~ ~~' da Agri< e do Abaste FD-161 2000 FD-PP-161.3 BIBLIOTECA fi>onoô~\~ Cuidados básicos para o plantio mecanizado de soja em Rondônia ~ 1-510 B Rondônia' 1. Introdução A mecanização na agricultura visa

Leia mais

O plantio compreende a colocação do órgão da planta no solo, de tal forma que ele tenha condição de germinar.

O plantio compreende a colocação do órgão da planta no solo, de tal forma que ele tenha condição de germinar. SEMEADORAS 1 O plantio compreende a colocação do órgão da planta no solo, de tal forma que ele tenha condição de germinar. O órgão da planta utilizado para sua propagação pode ser: semente, tubérculo,

Leia mais

Plantio. Plantio, espaçamento, densidade, quantidade de sementes

Plantio. Plantio, espaçamento, densidade, quantidade de sementes Cultivo do Milho Economia da Produção Zoneamento Agrícola Clima e Solo Ecofisiologia Manejo de Solos Fertilidade de Solos Cultivares Plantio Irrigação Plantas daninhas Doenças Pragas Colheita e pós-colheita

Leia mais

PRIMA SUPER e CERES SUPER. Grandes semeadoras para culturas de inverno

PRIMA SUPER e CERES SUPER. Grandes semeadoras para culturas de inverno PRIMA SUPER e CERES SUPER Grandes semeadoras para culturas de inverno Catálogo Português Abr/2016 PRIMA SUPER A Prima Super é uma semeadora para culturas de inverno. Sua principal característica é a uniformidade

Leia mais

PLANTIO DIRETO.

PLANTIO DIRETO. PLANTIO DIRETO www.semeato.com.br SHM 11/13 15/17 SSM 23.27.33 O plantio de uma lavoura deve ser muito bem planejado, pois determina o início de um processo que afetará todas as demais operações envolvidas.

Leia mais

SEMEADORA/ PL 6000 SEMEADORA/ PL6000. B E FOLHETERIA NOVA FOLHETERIA.indd 1 20/04/18 16:27

SEMEADORA/ PL 6000 SEMEADORA/ PL6000. B E FOLHETERIA NOVA FOLHETERIA.indd 1 20/04/18 16:27 SEMEADORA/ PL 6000 SEMEADORA/ PL6000 B3-0005-17E FOLHETERIA NOVA FOLHETERIA.indd 1 20/04/18 16:27 2 PL6000 A EVOLUÇÃO DO PLANTIO B3-0005-17E FOLHETERIA NOVA FOLHETERIA.indd 2 20/04/18 16:27 A New Holland

Leia mais

PLANTIO DIRETO.

PLANTIO DIRETO. PLANTIO DIRETO www.semeato.com.br SAM 200 SSM 23.27.33 O plantio de uma lavoura deve ser muito bem planejado, pois determina o início de um processo que afetará todas as demais operações envolvidas. É

Leia mais

PRINCESA. A plantadora que sua lavoura merece

PRINCESA. A plantadora que sua lavoura merece PRINCESA A plantadora que sua lavoura merece PRINCESA A Princesa é uma plantadora que veio para marcar um novo conceito em plantio. Indicada para o cultivo de milho, soja, feijão e algodão, ela chega no

Leia mais

PRINCESA. A plantadora que sua lavoura merece

PRINCESA. A plantadora que sua lavoura merece PRINCESA A plantadora que sua lavoura merece PRINCESA A Princesa é uma plantadora que veio para marcar um novo conceito em plantio. Indicada para o cultivo de milho, soja, feijão e algodão, ela chega no

Leia mais

SureDrive. Uma nova maneira de plantar

SureDrive. Uma nova maneira de plantar Uma nova maneira de plantar 2017 Espaçamento entre plantas e singulção Stand establishment uniformity in corn is an intuitively important component for achieving the maximum yield potential in a given

Leia mais

SOLUÇÃO DE MAPEAMENTO AÉREO BEMBRAS AGRO

SOLUÇÃO DE MAPEAMENTO AÉREO BEMBRAS AGRO SOLUÇÃO DE MAPEAMENTO AÉREO BEMBRAS AGRO 1 1 ENTENDEMOS AS SUAS NECESSIDADES. 2 DEFINIMOS UM PLANO DE AÇÃO. 3 MAPEAMOS O SEU TALHÃO DE INTERESSE. 4 TECNOLOGIA DO CÉU AO TRATOR Através de mapas e relatórios

Leia mais

Plantadora Mecânica PG PLUS / PV PLUS. Séries be strong, be KUHN

Plantadora Mecânica PG PLUS / PV PLUS. Séries be strong, be KUHN Plantadora Mecânica PG PLUS / PV PLUS Séries 700 900 1000 1100 www.kuhn.com be strong, be KUHN REEL Plantadora ACCURA COMMERCIAL Mecânica ST PG PLUS PV PLUS UMA IDEIA PERFEITA PARA SUA PROPRIEDADE EQUIPAMENTO

Leia mais

PRODUTIVIDADE FATORES QUE AFETAM A MANEJO INADEQUADO DE NEMATOIDES QUALIDADE NAS OPERAÇÕES AGRÍCOLAS PROBLEMAS NUTRICIONAIS NO SOLO

PRODUTIVIDADE FATORES QUE AFETAM A MANEJO INADEQUADO DE NEMATOIDES QUALIDADE NAS OPERAÇÕES AGRÍCOLAS PROBLEMAS NUTRICIONAIS NO SOLO FATORES QUE AFETAM A PRODUTIVIDADE MANEJO INADEQUADO DE NEMATOIDES PROBLEMAS NUTRICIONAIS NO SOLO CONTROLE FITOSSANITÁRIO INEFICIENTE QUALIDADE NAS OPERAÇÕES AGRÍCOLAS POSICIONAMENTO INADEQUADO DAS CULTIVARES

Leia mais

HiTech COMPACT Plantadora Adubadora *FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA.

HiTech COMPACT Plantadora Adubadora *FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA. HiTech COMPACT Plantadora Adubadora *FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA. Duas opções no sistema de articulação da linha da semente PANTOGRÁFICA Linha da semente com sistema pantográfico dotado de amplo curso de

Leia mais

PLATAFORMAS FLEXÍVEL, DRAPER, RÍGIDA E MILHO SEMPRE COM VOCÊ PLATAFORMAS FLEXÍVEL, DRAPER, RÍGIDA E MILHO

PLATAFORMAS FLEXÍVEL, DRAPER, RÍGIDA E MILHO SEMPRE COM VOCÊ PLATAFORMAS FLEXÍVEL, DRAPER, RÍGIDA E MILHO PLATAFORMAS FLEXÍVEL, DRAPER, RÍGIDA E MILHO SEMPRE COM VOCÊ PLATAFORMAS FLEXÍVEL, DRAPER, RÍGIDA E MILHO TECNOLOGIA E DURABILIDADE AO SEU ALCANCE 2 A colheita é um dos momentos mais importantes da sua

Leia mais

PRINCESA. A plantadora que sua lavoura merece

PRINCESA. A plantadora que sua lavoura merece PRINCESA A plantadora que sua lavoura merece PRINCESA A Princesa é uma plantadora que veio para marcar um novo conceito em plantio. Indicada para o cultivo de milho, soja, feijão e algodão, ela chega no

Leia mais

Plantio do amendoim forrageiro

Plantio do amendoim forrageiro Plantio do amendoim forrageiro O amendoim forrageiro (Arachis pintoi Krapov. & W.C. Greg.) é uma leguminosa herbácea tropical perene nativa do Brasil. Tem importância na produção de forragem em pastos

Leia mais

Híbridos de. Os híbridos de sorgo Dow AgroSciences apresentam um portifólio completo com liderança marcante no mercado.

Híbridos de. Os híbridos de sorgo Dow AgroSciences apresentam um portifólio completo com liderança marcante no mercado. Híbridos de SORGO Os híbridos de sorgo Dow AgroSciences apresentam um portifólio completo com liderança marcante no mercado. 1G233 Estabilidade produtiva, com qualidade de grãos Altura: 1,15m semiaberta

Leia mais

PLANTIO DIRETO.

PLANTIO DIRETO. PLANTIO DIRETO www.semeato.com.br PD 17.21 SSM 23.27.33 O plantio de uma lavoura deve ser muito bem planejado, pois determina o início de um processo que afetará todas as demais operações envolvidas. É

Leia mais

11/ - CONSORCIAÇÃO MILHO-FEIJÃO

11/ - CONSORCIAÇÃO MILHO-FEIJÃO 11/ - CONSORCIAÇÃO MILHO-FEIJÃO Magno Antônio Parto Ramalho 1. INTRODUÇÃO o plantio associado do milho com outras culturas, especialmente com o feijão, é uma prática muito freqüente no Brasil. É um sistema

Leia mais

PLANTIO DIRETO.

PLANTIO DIRETO. PLANTIO DIRETO www.semeato.com.br NEWLAND FULL 13.15.17.19 SSM 23.27.33 O plantio de uma lavoura deve ser muito bem planejado, pois determina o início de um processo que afetará todas as demais operações

Leia mais

INTERFERÊNCIA DA VELOCIDADE E DOSES DE POTÁSSIO NA LINHA DE SEMEADURA NA CULTURA DO MILHO

INTERFERÊNCIA DA VELOCIDADE E DOSES DE POTÁSSIO NA LINHA DE SEMEADURA NA CULTURA DO MILHO INTERFERÊNCIA DA VELOCIDADE E DOSES DE POTÁSSIO NA LINHA DE SEMEADURA NA CULTURA DO MILHO Odair José Lucatelli 1, Neuri Antonio Feldmann 2, Fabiana Raquel Mühl 3, Andersom Clayton Rhoden 2 Palavras chave:

Leia mais

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE SEMEADURA NA CULTURA DO FEIJÃO

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE SEMEADURA NA CULTURA DO FEIJÃO INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE SEMEADURA NA CULTURA DO FEIJÃO Simone Vogt 1 ; Lucia Helena Weis 1 ; Ricardo Schmitz 2. Palavras-chave: Deposição de Sementes, Phaseolus vulgaris L., Avaliação do Desempenho,

Leia mais

PLANTIO DIRETO. Prospecto SOL TOWER PORT.indd 1 18/07/16 16:47

PLANTIO DIRETO.   Prospecto SOL TOWER PORT.indd 1 18/07/16 16:47 PLANTIO DIRETO www.semeato.com.br Prospecto SOL TOWER PORT.indd 1 18/07/16 16:47 SOL TOWER 7.9.11.13E.15 SSM 23.27.33 O PLANTIO DIRETO não deve ser considerado uma prática isolada, mas sim como um sistema

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS PARA A CULTURA DO MILHO

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS PARA A CULTURA DO MILHO INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS PARA A CULTURA DO MILHO AVANÇOS E DESAFIOS NO MANEJO DO MILHO André Aguirre Ramos M.Sc. Eng Agrônomo andre.aguirreramos@gmail.com (62) 99992-2330 ÍNDICE 1) EVOLUÇÃO DOS

Leia mais

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE SEMEADURA NO COEFICIENTE DE VARIAÇÃO DA CULTURA DO MILHO. Resumo

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE SEMEADURA NO COEFICIENTE DE VARIAÇÃO DA CULTURA DO MILHO. Resumo INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE SEMEADURA NO COEFICIENTE DE VARIAÇÃO DA CULTURA DO MILHO Marcelo Salvatori Cristiano Reschke Lajús Alceu Cericato Resumo A semeadura tem fundamental importância no rendimento

Leia mais

Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP SEMEADURA. LEB0432 Máquinas e Implementos Agrícolas. Prof. Leandro M. Gimenez

Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP SEMEADURA. LEB0432 Máquinas e Implementos Agrícolas. Prof. Leandro M. Gimenez SEMEADURA LEB0432 Máquinas e Implementos Agrícolas Prof. Leandro M. Gimenez 2018 MATERIAL PARA ESTUDO MIALHE, L. G. Máquinas agrícolas para plantio. Editora Millennium. São Paulo, 2012. 648 p. BALASTREIRE,

Leia mais

COLHEITADEIRAS/ TC COLHEITADEIRAS/ TC SEMPRE COM VOCÊ

COLHEITADEIRAS/ TC COLHEITADEIRAS/ TC SEMPRE COM VOCÊ COLHEITADEIRAS/ TC 5070 5090 COLHEITADEIRAS/ TC SEMPRE COM VOCÊ 5070 5090 MAIS CONFIANÇA PARA VOCÊ. MAIS DESEMPENHO PARA O SEU CAMPO. 2 ONDE A TRADIÇÃO SE CONFUNDE COM A INOVAÇÃO Alimentar o mundo não

Leia mais

COLHEITADEIRAS/ TC COLHEITADEIRAS/ TC SEMPRE COM VOCÊ

COLHEITADEIRAS/ TC COLHEITADEIRAS/ TC SEMPRE COM VOCÊ COLHEITADEIRAS/ TC 5070 5090 COLHEITADEIRAS/ TC SEMPRE COM VOCÊ 5070 5090 MAIS CONFIANÇA PRA VOCÊ. MAIS DESEMPENHO PARA O SEU CAMPO. 2 ONDE A TRADIÇÃO SE CONFUNDE COM A INOVAÇÃO Alimentar o mundo não é

Leia mais

VIABILIDADE FITOTÉCNICA DO ALGODÃO ADENSADO. Valdinei Sofiatti Pesquisador da Embrapa Algodão

VIABILIDADE FITOTÉCNICA DO ALGODÃO ADENSADO. Valdinei Sofiatti Pesquisador da Embrapa Algodão VIABILIDADE FITOTÉCNICA DO ALGODÃO ADENSADO Valdinei Sofiatti Pesquisador da Embrapa Algodão O sistema de cultivo adensado Consiste no plantio de algodão em fileiras com espaçamentos menores de 0,76 metros

Leia mais

Consórcio Milho-Braquiária

Consórcio Milho-Braquiária Gessí Ceccon Consórcio Milho-Braquiária 1Oque é. É o cultivo simultâneo de milho safrinha com braquiária utilizando a semeadora de soja, ajustando-a para uma linha de milho safrinha e outra de braquiária.

Leia mais

Manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho

Manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho Manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho Atualmente, pode-se dizer que um dos aspectos mais importantes no manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho refere-se à época de aplicação e

Leia mais

FARM SOLUTIONS TECNOLOGIA PARA COLETA DE DADOS, ANÁLISE E APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES AGRONÔMICAS NAS LAVOURAS

FARM SOLUTIONS TECNOLOGIA PARA COLETA DE DADOS, ANÁLISE E APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES AGRONÔMICAS NAS LAVOURAS FARM SOLUTIONS o máximo em soluções agronômicas TECNOLOGIA PARA COLETA DE DADOS, ANÁLISE E APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES AGRONÔMICAS NAS LAVOURAS FARM SOLUTIONS Tecnologia para coleta de dados, análise e aplicação

Leia mais

MAIOR PRODUTIVIDADE PARA SUA LAVOURA, SEMENTES DE MILHO E SORGO PARA GRÃOS E SILAGEM.

MAIOR PRODUTIVIDADE PARA SUA LAVOURA, SEMENTES DE MILHO E SORGO PARA GRÃOS E SILAGEM. MAIOR PRODUTIVIDADE PARA SUA LAVOURA, SEMENTES DE MILHO E SORGO PARA GRÃOS E SILAGEM. SEMENTES BIOMATRI É SINAL VERDE PARA A PRODUTIVIDADE. Apresentamos nossa linha de produtos para a safra 2017/2018,

Leia mais

passos para a produtividade

passos para a produtividade MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO 5 passos para a produtividade Campanha Nacional para o Aumento da Produtividade de Milho Sumário 1. Época de plantio... 5 2. Sementes... 7 3. Densidade

Leia mais

Fundamentos da Agricultura de Precisão

Fundamentos da Agricultura de Precisão Fundamentos da Agricultura de Precisão O que é Agricultura de Precisão (AP)? Consideração da variabilidade espacial e temporal dos atributos relativos à cultura (solo, sanidade, ataque de pragas, produtividade,

Leia mais

Mecanização e a agricultura de precisão

Mecanização e a agricultura de precisão LER 432 Máquinas e Implementos Agrícolas Mecanização e a agricultura de precisão José P. Molin ESALQ/USP jpmolin@usp.br www.agriculturadeprecisao.org.br Objetivo Expor o contexto que envolve a agricultura

Leia mais

Introdução. Objetivo. O que é Agricultura de Precisão?

Introdução. Objetivo. O que é Agricultura de Precisão? Introdução José P. Molin ESALQ/USP jpmolin@esalq.usp.br www.agriculturadeprecisao.org.br Objetivo Expor o contexto que envolve a agricultura de precisão, a sua conceituação e os temas básicos e ferramentas

Leia mais

SEMEADORA-ADUBADORA. Prof. Dr. Carlos Eduardo Angeli Furlani RESULTADOS DE PESQUISAS

SEMEADORA-ADUBADORA. Prof. Dr. Carlos Eduardo Angeli Furlani RESULTADOS DE PESQUISAS SEMEADORA-ADUBADORA RESULTADOS DE PESQUISAS 1 Rendimento da cultura de milho em diferentes manejos do solo e tipos de sulcadores (haste x disco duplo) utilizados na operação de semeadura. (Klein & Boller,

Leia mais

Reforma de Cana com Soja Plantio Direto na Palha. Sérgio Donizetti Pavani Rodrigo Duarte De Bello Produtor Rural

Reforma de Cana com Soja Plantio Direto na Palha. Sérgio Donizetti Pavani Rodrigo Duarte De Bello Produtor Rural Reforma de Cana com Soja Plantio Direto na Palha Sérgio Donizetti Pavani Rodrigo Duarte De Bello Produtor Rural JOSÉ LUIZ PAVANI JOÃO BATISTA PAVANI SÉRGIO DONIZETTI PAVANI ANTONIO PASCOAL PAVANI ANGELO

Leia mais

Agricultura de Precisão desafiando produtividades agrícolas

Agricultura de Precisão desafiando produtividades agrícolas Agricultura de Precisão desafiando produtividades agrícolas É fácil identificar na sociedade atual, globalizada, características e hábitos alicerçados no consumismo, na necessidade progressiva de uma maior

Leia mais

ESTRELA. Não basta ser grande, tem que ser Estrela!

ESTRELA. Não basta ser grande, tem que ser Estrela! ESTRELA Não basta ser grande, tem que ser Estrela! Catálogo virtual Português Ago/2016 ESTRELA A Estrela é uma plantadora pneumática articulada, ágil, de grande porte e com rodado de plantio posicionado

Leia mais

S E M E A D O R A S PL6000

S E M E A D O R A S PL6000 SEMEADORAS PL6000 NOVA PL6000. A EVOLUÇÃO DO PLANTIO. TUDO SE DEFINE NO PLANTIO. A qualidade do plantio determina o potencial produtivo da sua lavoura. Essa qualidade é traduzida pela correta distribuição

Leia mais

Mapeamento de colheita para Agricultura de Precisão

Mapeamento de colheita para Agricultura de Precisão Mapeamento de colheita para Agricultura de Precisão Prof. Dr. Rouverson Pereira da Silva Prof. Dr. Cristiano Zerbato LABORATÓRIO DE MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Quais são as dificuldades atuais da mecanização?

Leia mais

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015. dekalb.com.

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015. dekalb.com. LANÇAMENTO DKB 290 O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES + MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015 dekalb.com.br ASAS PARA O SEU POTENCIAL. DKB 290 O novo híbrido para altas

Leia mais

Capítulo 5. Controle de Plantas Daninhas no Cultivo do Milho Verde 5.1. Introdução

Capítulo 5. Controle de Plantas Daninhas no Cultivo do Milho Verde 5.1. Introdução Capítulo 5. Controle de Plantas Daninhas no Cultivo do Milho Verde 5.1. Introdução Definidas inicialmente, em 1912, como plantas fora do lugar (Harlan e Wet, 1965), as plantas daninhas apresentam substancial

Leia mais

Importância do Manejo de Solos

Importância do Manejo de Solos CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO IMPORTÂNCIA DO SOLO O seu uso adequado, além de garantir o suprimento de água para Importância do Manejo de Solos as culturas, criações e comunidades; previne a erosão

Leia mais

ABSOLUTA. Absolutamente eficiente

ABSOLUTA. Absolutamente eficiente ABSOLUTA Absolutamente eficiente Catálogo virtual Português Mar/ 2016 ABSOLUTA A Absoluta é uma plantadora pneumática desenvolvida para oferecer agilidade e eficiência no plantio em áreas onde a fertilização

Leia mais

ABSOLUTA. Absolutamente eficiente

ABSOLUTA. Absolutamente eficiente ABSOLUTA Absolutamente eficiente ABSOLUTA A Absoluta é uma plantadora pneumática desenvolvida para oferecer agilidade e eficiência no plantio em áreas onde a fertilização do solo acontece em operação separada.

Leia mais

AGRICULTURA DE PRECISÃO

AGRICULTURA DE PRECISÃO AGRICULTURA DE PRECISÃO AGRICULTURA DE PRECISÃO A agricultura de precisão C.Vale é uma atividade que tem como objetivo aperfeiçoar o uso dos insumos agrícolas dentro da propriedade. Permite aplicação localizada

Leia mais

SEMEADORAS CAPÍTULO????

SEMEADORAS CAPÍTULO???? ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DEC ENGENHARIA RURAL LER 432 Máquinas e Implementos Agrícolas SEMEADORAS CAPÍTULO???? EDIÇÃO 2005 J.P. MOLIN T.C.C.RIPOLI C.D.GADANHA Jr. W.F.MOLINA

Leia mais

Colheita e armazenamento

Colheita e armazenamento 1 de 5 10/16/aaaa 11:19 Culturas A Cultura do Arroz Irrigado Nome Cultura do arroz irrigado Produto Informação Tecnológica Data Maio -2000 Preço - Linha Culturas Informações resumidas Resenha sobre a cultura

Leia mais

LEVANTAMENTO DE ÁREA CULTIVADA, SEMEADURA E ADUBAÇÃO NO MILHO SAFRINHA NA REGIÃO DE SORRISO MT

LEVANTAMENTO DE ÁREA CULTIVADA, SEMEADURA E ADUBAÇÃO NO MILHO SAFRINHA NA REGIÃO DE SORRISO MT 352 LEVANTAMENTO DE ÁREA CULTIVADA, SEMEADURA E ADUBAÇÃO NO MILHO SAFRINHA NA REGIÃO DE SORRISO MT Thiago Rodrigues Catapatti (1), Cassiano Spaziani Pereira (2) e André Carlesso (3) 1. Introdução O cultivo

Leia mais

Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul. Introdução

Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul. Introdução Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul Machado, J.R. de A. 1 ; Guimarães, L.J.M. 2 ; Guimarães, P.E.O. 2 ; Emygdio, B.M. 3 Introdução As variedades sintéticas

Leia mais

VISÃO EMPRESARIAL DE UM PRODUTOR RURAL/MELHORISTA SOBRE O MERCADO DE SEMENTES

VISÃO EMPRESARIAL DE UM PRODUTOR RURAL/MELHORISTA SOBRE O MERCADO DE SEMENTES VISÃO EMPRESARIAL DE UM PRODUTOR RURAL/MELHORISTA SOBRE O MERCADO DE SEMENTES Dr. José Ricardo Peixoto Professor Titular da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária FAV Universidade de Brasília -

Leia mais

ESTRELA. Não basta ser grande, tem que ser Estrela!

ESTRELA. Não basta ser grande, tem que ser Estrela! ESTRELA Não basta ser grande, tem que ser Estrela! ESTRELA A Estrela é uma plantadora pneumática articulada, ágil, de grande porte e com rodado de plantio posicionado entre as linhas. A Estrela trabalha

Leia mais

ESTRELA. Não basta ser grande, tem que ser Estrela!

ESTRELA. Não basta ser grande, tem que ser Estrela! ESTRELA Não basta ser grande, tem que ser Estrela! ESTRELA A Estrela é uma plantadora pneumática articulada, ágil, de grande porte e com rodado de plantio posicionado entre as linhas. A Estrela trabalha

Leia mais

Stara e SAP levam o conceito de IoT para o agronegócio

Stara e SAP levam o conceito de IoT para o agronegócio Stara e SAP levam o conceito de IoT para o agronegócio A Stara é uma das maiores fabricantes brasileiras de máquinas agrícolas, hoje presente em cinco continentes. A companhia, que já equipava seus tratores

Leia mais

Manejo de Precisão: Rotação de Culturas. Engº Agrº Dr. Antônio Luis Santi

Manejo de Precisão: Rotação de Culturas. Engº Agrº Dr. Antônio Luis Santi Manejo de Precisão: Rotação de Culturas Engº Agrº Dr. Antônio Luis Santi Dr. Fernando Penteado Cardoso Meu jovem, se eu pudesse, gostaria que para cada quilograma de adubo aplicado na lavoura, houve disponível

Leia mais

GUIA DE SORGO af DOW Guia de Sementes Sorgo 34x25cm.indd 1

GUIA DE SORGO af DOW Guia de Sementes Sorgo 34x25cm.indd 1 GUIA DE SORGO 2019 www.brevant.com.br / 0800 772 2492 Marcas registradas da Dow AgroSciences, DuPont ou Pioneer e de suas companhias afiliadas ou de seus respectivos proprietários. 2018 Corteva Agriscience.

Leia mais

KTR Rua Dr. Luiz Miranda, Pompeia - SP - Tel. (14) Fax. (14)

KTR Rua Dr. Luiz Miranda, Pompeia - SP - Tel. (14) Fax. (14) Rua Dr. Luiz Miranda, 1650-17580-000 - Pompeia - SP - Tel. (14) 3405 2100 - Fax. (14) 3452 1916 - E-mail: vendas@jacto.com.br PROTEJA O MEIO AMBIENTE. AO INUTILIZAR ESTE FOLHETO, NÃO JOGUE EM VIAS PÚBLICAS.

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016 1 EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016 CONSÓRCIO DE MILHO COM BRAQUIÁRIA: COMPREENDENDO OS RISCOS DO ESTRESSE HÍDRICO NA

Leia mais

AGRICULTURA DIGITAL NA PRÁTICA: CASE DE SUCESSO NA CANA-DE- AÇUCAR. BRUNO VISCONTI - Eng. Agrônomo

AGRICULTURA DIGITAL NA PRÁTICA: CASE DE SUCESSO NA CANA-DE- AÇUCAR. BRUNO VISCONTI - Eng. Agrônomo AGRICULTURA DIGITAL NA PRÁTICA: CASE DE SUCESSO NA CANA-DE- AÇUCAR BRUNO VISCONTI - Eng. Agrônomo PLATAFORMA LÍDER DE AGRICULTURA DIGITAL Mais de 120 MIL HECTARES monitorados GRÃOS CITROS CAFÉ CANA-DE-AÇÚCAR

Leia mais

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015. dekalb.com.

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015. dekalb.com. LANÇAMENTO DKB 290 O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES + MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015 dekalb.com.br ASAS PARA O SEU POTENCIAL. DKB 310 Alto potencial produtivo

Leia mais

Máquinas para ENSILAGEM SILAGEM ENSILAGEM E FENAÇÃO. Otoniel Ferreira ENSILAGEM. ENSILAGEM e FENAÇÃO

Máquinas para ENSILAGEM SILAGEM ENSILAGEM E FENAÇÃO. Otoniel Ferreira ENSILAGEM. ENSILAGEM e FENAÇÃO Máquinas para E FENAÇÃO Permite armazenar grande quantidade de alimento em pouco espaço. Por que da necessidade de se armazenar forragem? Reserva de alimento devido: Otoniel Ferreira DER - FAEM - UFPel

Leia mais

Passo a Passo para a Formação de uma Boa Pastagem

Passo a Passo para a Formação de uma Boa Pastagem A FORMAÇÃO DE UMA PASTAGEM O sucesso da formação de uma pastagem depende muito mais de conhecimento do que de sorte. Grande parte dos procedimentos necessários a uma boa formação, apresentados a seguir,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLOGICA DAS SEMENTES NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA SOJA. Material e Métodos. Sementes (Brasil, 2009.

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLOGICA DAS SEMENTES NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA SOJA. Material e Métodos. Sementes (Brasil, 2009. 1 02 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLOGICA DAS SEMENTES NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA Objetivo Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do vigor de sementes de soja na produtividade BOLETIM Material

Leia mais

A densidade de semeadura, em sistemas de produção SUE, normalmente está na ordem de a plantas por hectare, com uma distância entre sul

A densidade de semeadura, em sistemas de produção SUE, normalmente está na ordem de a plantas por hectare, com uma distância entre sul Sistemas de Produção de Algodão em Sulco Ultra-Estreito: Uma opção para o Brasil? Juan A. Landivar Delta and Pine Land Internacional Uberlândia, Brasil Os custos para a produção de algodão continuam aumentando

Leia mais

MANEJO DO MILHO TIGUERA RR SEMEANDO O FUTURO

MANEJO DO MILHO TIGUERA RR SEMEANDO O FUTURO MANEJO DO MILHO TIGUERA RR É IMPORTANTE Com o foco no controle de plantas daninhas e lagartas, as culturas geneticamente modificadas têm ganhado espaço na preferência do produtor rural, pela redução nos

Leia mais

02 IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DAS SEMENTES

02 IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DAS SEMENTES 02 IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DAS SEMENTES O estabelecimento inicial de uma lavoura depende essencialmente do potencial fisiológico das sementes utilizadas na semeadura. A porcentagem, velocidade e uniformidade

Leia mais

Qualidade do Plantio na Cultura do Milho (Zea mays L.) na região do Vale do Médio Paranapanema - SP

Qualidade do Plantio na Cultura do Milho (Zea mays L.) na região do Vale do Médio Paranapanema - SP Qualidade do Plantio na Cultura do Milho (Zea mays L.) na região do Vale do Médio Paranapanema - SP Edson M. Tanaka 1, Patrick P. Sant ana 1, Diego L. Franco 2, Edson Kolachinski 1 e Gilmara B. Santos

Leia mais

REFÚGIOMAX AS SEMENTES QUE AJUDAM A PRESERVAR O POTENCIAL DE PRODUTIVIDADE DA SUA LAVOURA RR RR RR RR RR2

REFÚGIOMAX AS SEMENTES QUE AJUDAM A PRESERVAR O POTENCIAL DE PRODUTIVIDADE DA SUA LAVOURA RR RR RR RR RR2 REFÚGIOMAX AS SEMENTES QUE AJUDAM A PRESERVAR O POTENCIAL DA SUA LAVOURA. 2300 RR2 3020 RR2 31 RR2 3700 RR2 4600 RR2 2300 RR2 CICLO HIPERPRECOCE, POSSIBILITANDO A ANTECIPAÇÃO DE COLHEITA. ÓTIMA SANIDADE

Leia mais

Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Cultivos em ambiente protegido

Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Cultivos em ambiente protegido Planta Daninha Cultivos Protegidos Controle de plantas daninhas em cultivos protegidos Pombal PB Conceitos: Planta daninha é aquela que ocorre onde não é desejada Plantas que interferem direta ou indiretamente

Leia mais

CERES MASTER e CERES. Plantio eficiente com melhor custo/benefício

CERES MASTER e CERES. Plantio eficiente com melhor custo/benefício CERES MASTER e CERES Plantio eficiente com melhor custo/benefício Catálogo virtual Português Abr/2016 CERES MASTER As semeadoras Ceres Master apresentam modelos com grande versatilidade, agilidade e excelente

Leia mais

VICTÓRIA TOP e VICTÓRIA SEMENTES. Plantadoras para sementes graúdas com alto poder de precisão

VICTÓRIA TOP e VICTÓRIA SEMENTES. Plantadoras para sementes graúdas com alto poder de precisão VICTÓRIA TOP e VICTÓRIA SEMENTES Plantadoras para sementes graúdas com alto poder de precisão Catálogo virtual Português Abr/2016 VICTÓRIA TOP A Victória Top é a primeira plantadora do Brasil a permitir

Leia mais

HxGN AgrOn Production Cultivo inteligente. Conectado. Sincronizado. Otimizado.

HxGN AgrOn Production Cultivo inteligente. Conectado. Sincronizado. Otimizado. HxGN AgrOn Production Cultivo inteligente. Conectado. Sincronizado. Otimizado. Uma solução de gerenciamento inteligente de produção para operações agrícolas corporativas. GERENCIAR COM SUCESSO AS OPERAÇÕES

Leia mais