1.Introdução GEOPLANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1.Introdução GEOPLANO"

Transcrição

1 GEOPLANO PROF. Ms. JOSÉ CARLOS PINTO LEIVAS 1 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG 1.Introdução Um dos primeiros trabalhos sobre o geoplano foi do Dr. Caleb Gattegno em É um recurso didático para o ensino de geometria plana elementar, para o ensino de frações, dentre outros. Não se trata neste trabalho de ensinar ao professor algo que já não saiba e sim mostrar-lhe alguns caminhos, procedimentos e formas de trabalho que venham a contribuir para um melhor aproveitamento dos estudantes de geometria, basicamente desenvolvendo mais o pensamento geométrico do que o próprio conhecimento de geometria. No geoplano utiliza-se borrachas ou atilhos dos tipo para amarrar dinheiro de preferência de cores variadas que tornam o material mais alegre e divertido. O geoplano é um meio, uma ajuda didática, que oferece um apoio à representação mental e uma etapa para o caminho da abstração, proporcionando uma experiência geométrica aos estudantes, não devendo ser esquecido que um recurso didático por si só não representa todo o ensino, devendo o professor no decorrer dos trabalhos ir questionando, complementando, assessorando o processo de redescoberta. Os geoplanos são tabuleiros quadrados, retangulares ou circulares que levam pregos em determinada distribuição para que se possam prender os atilhos, podendo ser confeccionadas em madeira natural ou pintados. A palavra geoplano vem do inglês geoboards ou do francês geoplans onde geo vem de geometria e plano, tábua ou tabuleiro ou superfície plana dando a origem da palavra. 1.1.Geoplano retilíneo ou quadriculado. É uma rede de quadriculados traçada por meio de marcas no tabuleiro, e no centro dos quadrados que o formam são colocados os pregos. O modelo pode ser fabricado em diversos tamanhos conforme o nível desejado de trabalho. Temos de 9 pregos ou 3 x 3; 16 pregos ou 4 x 4, 25 pregos ou 5 x 5 e assim por diante Geoplano circular ou de polígonos regulares. Apresentam uma única marca que é a da circunferência com um prego no centro da mesma e outros dispostos em pontos exteriores ou pertencentes a 1 Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Aperfeiçoamento em Matemática na FURG. leivasjc@conesul.com.br tel. (0532)363524

2 mesma, os quais correspondem aos vértices de polígonos regulares. Podem ser fabricados de diversos tamanhos e tipos: octógono; decágono, dodecágono, octododecágono. OBS.: Existem outros modelos. Os mais usuais são os retilíneos com 25 pregos e os circulares com 26 cm de diâmetro, ambos em tabuleiros de 30 cm de lado. 1.3.O QUE REPRESENTA O GEOPLANO O geoplano representa um espaço geométrico no qual se marcam pontos por meio de pregos e algumas retas por meio de marcas no tabuleiro. Entre os pregos se podem esticar elásticos do tipo atilhos que permitem a representação de situações concretas. O geoplano é um modelo matemático que permite traduzir ou sugerir idéias matemáticas, constituindo-se em um suporte concreto para a representação mental, um recurso que leva à realidade idéias abstratas. O geoplano pode ser utilizado pelo professor em lugar do quadro na frente dos estudantes ou individualmente pelos mesmos. O trabalho individual proporciona que os estudantes elaborem as idéias segundo o seu próprio ritmo. Pode ser usado sistematicamente para esgotar o conteúdo de uma situação proposta. O papel do professor deve ser de condutor ou guia. Deve orientar o trabalho dos estudantes no geoplano e guiar as observações para que eles encontrem todas as possibilidades do caso, nos deslocamentos dos atilhos, chegando a descoberta de relações através de ações, percepções e abstrações. Sua mente deve estar sempre aberta para introduzir as possíveis variações que derivem do diálogo em classe com os estudantes. Esta flexibilidade do professor proporcionará novas descobertas e tornará o estudo mais atraente. As perguntas devem ser dinâmicas, mais do que formais. O diálogo com a classe deve ser ágil, sem impedir que cada estudante elabore o seu pensamento. Deve dar tempo para que o estudante observe, pense e expresse seu pensamento. A linguagem do professor deve ser concisa e cuidadosa, suficientemente rica para utilizar expressões equivalentes que tornem claras as idéias e facilitem a compreensão dos significados. Deve motivar o aluno que expresse suas idéias com clareza a fim de que seja interpretado corretamente. Após o estudante ter encontrado as relações esperadas deve utilizar seu caderno para fazer os registros a fim de ir adquirindo a simbologia adequada. 1.4.CONSTRUÇÃO DE UM GEOPLANO QUADRADO. PROBLEMA 1. a) Dado um quadrado de 30 cm de lado e 25 pontos, dividi-lo de modo a que possam ser colocados cinco pontos em cada linha e em cada coluna, dispostos de forma que as distâncias entre eles tanto na horizontal quanto na vertical seja a mesma.

3 Descreva a estratégia para resolver este problema, desenhe no seu caderno a distribuição dos pontos e arme um geoplano b) Atribuir à distância de 6 cm entre um prego e outro como 1 u.c. ( 1 unidade de comprimento) Atribuir ao quadrado de lado 6 cm a área de 1 u. a. ( 1 unidade de área). c) Utilizar atilhos de borracha coloridos para realizar as tarefas. d) Utilizar uma folha ou caderno quadriculado para registrar as atividades. PROBLEMA 2 Na confecção do circular octododecágono dispõem-se os da seguinte forma: os pregos A e B são colocados nas extremidades de um arco de 90º; o C é colocado no ponto médio do arco AB e os pontos E e D correspondem aos terços médios do arco AB. Assim arco AC=arcoCB=45º arco AD=arcoDE=arcoEB=30º e arcodc=arcoce=15º Os pregos F,G,H e I são exteriores a circunferência e correspondem aos vértices de um quadrado circunscrito a mesma e permitem construir tangentes cujos pontos de tangência são A, A,B e B. Os pontos A, B,C,D,E,F estão no primeiro quadrante. O prego L é o simétrico do ponto D em relação ao eixo AO. O prego M é o simétrico de D em relação ao eixo OB. Os pregos J e K também são exteriores a circunferência e estão situados de tal maneira que permitem a construção de uma secante que não passe pelo centro O. O ponto J dista 8 cm do prego G e 2,5 cm de L. O ponto K dista 4,5 cm de I e 4,5 cm de M. Elabore a figura correspondente ao problema. Descreva a estratégia para resolver este problema, desenhe no seu caderno a distribuição dos pontos e arme um geoplano

4 2. Atividades envolvendo comprimentos e perímetros Construir no geoplano, com os atilhos coloridos as representações abaixo e calcular seus comprimentos(faça os seus registros numa folha de papel quadriculado). 2.2.Construir no geoplano, com os atilhos coloridos as representações abaixo e calcular seus comprimentos, explorando o perímetro das figuras (faça os seus registros) Construir um retângulo cujo perímetro seja 6 unidades e cujo lado seja o dobro um do outro Construir um quadrado cujo perímetro seja 16 unidades 2.5. Se um lado de um quadrado aumenta o dobro, de quanto aumenta o seu perímetro? 2.6. Se um lado de um retângulo diminui a metade em quanto diminui seu perímetro? 2.7. Dadas as duas figuras, pergunta-se:

5 a) o comprimento da linha vermelha é maior ou menor do que o da rosa? b) O perímetro da figura azul é maior ou menor do que o da verde? c) Os perímetros das figuras 2 e 3 aumentam ou diminuem em relação ao perímetro da figura 1? fig.1 fig.2 fig.3 d) Utilizando estas figuras compare os números Construir no geoplano 5 x 5 o polígono que tem o menor perímetro inteiro. Representá-lo e calcular seu perímetro Construir (se existir) polígonos com perímetros 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 u.c Construir um polígono que tenha o maior perímetro inteiro. Representálo e determinar seu perímetro Com quais números naturais é possível construir um polígono de perímetro n no geoplano 5 x 5?

6 3. Atividades envolvendo áreas. Vamos realizar tarefas que conduzem ao cálculo de áreas sem utilização de fórmulas. Para isto vamos utilizar o nosso geoplano 5 x Construir no geoplano os polígonos calculando suas áreas, considere um quadradinho unindo os quatro pontos mais próximos como unidade de área (não usar fórmulas).

7 3.2. Construir no geoplano os polígonos abaixo e calcular suas áreas.

8 3.3. Construir no geoplano um outro polígono que tenha a mesma área do apresentado abaixo, porém diferente. Este exercício conduz a compreensão de que figuras de formatos diferentes podem ter a mesma área.

9 3.4. Construir no geoplano retângulos e quadrados com diversas medidas, tendo um lado horizontal e um vertical e completar a tabela. Figura Medida do lado horizontal Medida do lado vertical Área do quadrilátero 3.5. Construir no geoplano retângulos que tenham as medidas que estão especificadas na tabela e calcular suas áreas. Figura Medida do lado horizontal Medida do lado vertical Área do quadrilátero 3.6. Qual é a relação entre as medidas dos lados do retângulo e sua área? E do quadrado? 3.7. construir no geoplano os quadriláteros representados abaixo e calcular suas áreas.

10 3.8. Construir no geoplano os triângulos abaixo representados. Calcule a área de cada um, identificando sua base e sua altura. Figura Base Altura Área 3.9. Construir no geoplano os triângulos abaixo representados. Calcule a área de cada um. Figura Base Altura Área(fórmula)

11 4. Atividades envolvendo áreas e perímetros Construir no geoplano polígonos de perímetro 12 e área menor do que 8. Representá-los. É possível construir um retângulo de perímetro 12 e área menor do que 8? 4.2. Construir no geoplano polígonos que tenham a mesma área dos abaixo, porem de formato diferente. Calcular o perímetro de cada um deles. Figura Base Altura Área Perímetro 1 Perímetro 2

12 5.Atividades Gerais 5.1. PONTOS : Os pregos do tabuleiro representam pontos RETAS : As marcas no tabuleiro representam partes de retas. Una dois pregos com um elástico e imagine os dois se deslocando indefinidamente. A imagem é uma reta SEGMENTO DE RETAS : fixados dois pregos, tem-se a parte da reta limitada pelos mesmos sendo um segmento de reta. Fixado um como origem e não fixado o segundo, tem-se semi-reta EXERCÍCIO. Representar retas no geoplano retilíneo com os elásticos. Representar as retas no caderno ou numa folha. Representar no geoplano todas as retas que passam por um ponto dado, com elásticos de cores diferentes. Representar no caderno as retas anteriores. Indicar no geoplano segmentos de retas e representar no papel. Reconhecer semi-retas no geoplano e representar no papel. Uma tira no geoplano feita com elástico preso entre dois pontos pode representar:...,...,... conforme convenha POSIÇÕES RELATIVAS DE DUAS RETAS NO PLANO : Tome duas tiras de elástico de cores diferentes e represente no geoplano duas retas coincidentes, paralelas, não paralelas (concorrentes e perpendiculares). Faça a representação do item anterior no papel. Duas retas paralelas se interseccionam? E não paralelas? DISTÂNCIAS : Represente no geoplano uma reta e tome um ponto fora desta reta. Una este ponto aos diversos pontos da reta com elásticos de cores diferentes. Questione: qual a distância do ponto à reta? Represente no papel e faça novamente o mesmo questionamento. Formule a definição de ponto à reta ÂNGULOS. Considere duas retas no geoplano superpostas (use elásticos de cores diferentes). Movimentando uma delas obter duas semi-retas com um ponto comum. Representar no papel as duas situações feitas acima. Representar no papel o espaço percorrido pelo elástico que se movimenta. Formular o conceito de ângulo plano. Movimentar o elástico até filas acima ( ou abaixo) da anterior e representar no papel. Movimentar o elástico na primeira situação aumentando o segmento de reta e representar no papel. Comparar as regiões representadas nos itens e São iguais? Quem é maior?

13 Comparar as regiões representadas nos itens e São iguais? Quem é maior? Quais são os elementos de um ângulo plano? O comprimento dos lados influi no tamanho do ângulo? O que é ângulo plano? Reformule sua definição usando linguagem mais aprimorada Represente no geoplano e no papel semi-retas perpendiculares. Quantos ângulos ficam determinados? Qual a relação entre eles? Represente no geoplano e no papel semi-retas opostas. Quantos ângulos ficam determinados? Qual a relação entre eles? Represente no geoplano e no papel ângulos com três semi-retas. Quais ângulos são obtidos? Use elásticos coloridos Formule suas definições destes elementos. 5.8.TRIÂNGULOS Peça para representar no geoplano triângulos. Cada um registra no papel o seu Reuna no quadro os diversos triângulos representados Classifique quanto a lados Classifique quanto a ângulos Obtenha com elásticos coloridos a semi-reta que une um vértice ao lado oposto de seu triângulo e represente no papel. Reuna no quadro as diversas representações obtidas na sala. Questione: como se chama este segmento no triângulo? Formule o conceito de altura de um triângulo. Quais são os outros elementos de um triângulo? É possível obter um triângulo equilátero no geoplano retilíneo? Use o seu geoplano 5 x 5 e represente triângulos isósceles em que o lado diferente mede 3 unidades e a altura mede, 4u, 3u, 2u, 1u. Isto é possível? Justifique RELAÇÕES ENTRE OS LADOS DE TRIÂNGULOS Represente um triângulo qualquer utilizando três elásticos de cores diferentes. Com um fio de cordão, tome o comprimento de dois lados consecutivos para obter sua soma e comparar com o terceiro lado do triângulo Como é esse lado em relação à soma dos outros dois? Dobre o cordão para obter a diferença entre os dois lados e compare a diferença com o terceiro lado Como é esse lado em relação à diferença dos outros dois? Verifique as propriedades comparando outro par de lados Represente um triângulo cuja base seja a metade de sua altura Represente um triângulo cuja altura seja um terço da base Represente um triângulo retângulo cuja hipotenusa seja o dobro da altura Calcule o perímetro de um triângulo medindo os lados com uma régua Considere a figura abaixo. Reconheça todos os triângulos estudadas, classifique-as e meça seus ângulos.

14 5.10.QUADRILÁTEROS Utilizando quatro pregos não colineares no geoplano, fazer o reconhecimento de quadriláteros, denominações, elementos, perímetros, áreas,... Partindo do quadrado, do retângulo e do triângulo, fazer deformações de modo a obter outros quadriláteros Represente no geoplano e no papel cada figura e as deformações feitas, como por exemplo, as seguintes deformações.

15 Usando as seqüências feitas no item anterior, complete o quadro abaixo. O quadrado foi transformado em... O triângulo foi transformado em... O quadrado foi transformado em... O quadrado foi transformado em... O retângulo foi transformado em... O quadrado foi transformado em..... O retângulo foi transformado em... O retângulo foi transformado em O triângulo foi transformado em Com atilhos coloridos represente as diagonais das figuras do exercício anterior. Faça as representações no papel. Compare lados e ângulos interiores das figuras. As diagonais do quadrado são... As diagonais do retângulo são... As diagonais do trapézio são... As diagonais do losango são..... As diagonais do paralelogramo são Questione seus alunos. O retângulo é um quadrado? O retângulo é um paralelogramo? O retângulo é um losango? O retângulo é um trapézio? O quadrado é um retângulo? O quadrado é um paralelogramo? O quadrado é um trapézio? O trapézio é um quadrado? O trapézio é um paralelogramo? O losango é um quadrado? O quadrado é um losango? O que são quadriláteros? O que são paralelogramos? O que são losangos? O que são quadrados? O que são trapézios? FAÇA UM DIAGRAMA DE LINHA ENVOLVENDO ESTA CLASSIFICAÇÃO E UM OUTRO DE VENN-EULER.

16 Reconhecer os triângulos determinados pelas diagonais e pelos lados dos quadriláteros. (faça os registros) Reconhecer as frações correspondentes a um dos triângulos em relação a figura total Que parte do retângulo o losango representa? (fig. 1) Partindo de um retângulo, movimente seus vértices e obtenha paralelogramos? (fig. 2) Fig. 1 fig Obtenha todos os triângulos equivalentes a um paralelogramo (mesma área) Obtenha um triângulo equivalente a um quadrado paralelogramo (mesma área) Obtenha todos os quadriláteros equivalentes a outro dado paralelogramo (mesma área).

17 6.Bibliografia KNIJINIK, G., BASSO, M.V. E KLÜSENERM R.. Aprendendoo e esninando matemática com o geoplano. UNIJUI Ed., SABBATIELLO, E.E.. El Geoplano- Um recurso didáctico para la enseñança dinámica de la geometria plana elemental- Su aplicación e utilizacioón en la escuela primária. Edicciones G.ªD.Y.P., Buenos Aires, 1967.

- Geoplano - Quadro - Giz COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO PIBID. Plano de aula 04 junho 2015

- Geoplano - Quadro - Giz COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO PIBID. Plano de aula 04 junho 2015 COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO PIBID Plano de aula 04 junho 2015 Bolsistas: Jessica Tumelero, Maiara Ghiggi, Guimara Bulegon e Viviane Polachini Supervisora: Raquel Marchetto Série: 3º ano do

Leia mais

Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1

Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1 Polígonos PROFESSOR RANILDO LOPES 11.1 Polígonos Polígono é uma figura geométrica plana e fechada formada apenas por segmentos de reta que não se cruzam no mesmo plano. Exemplos 11.1 Elementos de um polígono

Leia mais

ATIVIDADES COM GEOPLANO CIRCULAR

ATIVIDADES COM GEOPLANO CIRCULAR ATIVIDADES COM GEOPLANO CIRCULAR Observações. O geoplano circular utilizado tem 24 pinos no círculo. Os pinos do geoplano circular são chamados de pontos. Os pontos do círculo são enumerados de 1 até 24

Leia mais

ATIVIDADES COM GEOPLANO ISOMÉTRICO

ATIVIDADES COM GEOPLANO ISOMÉTRICO ATIVIDADES COM GEOPLANO ISOMÉTRICO Observações. Os pinos ou pregos do geoplano isométrico são chamados de pontos. A menor distância entre dois pontos consecutivos é estabelecida como a unidade de comprimento

Leia mais

ATIVIDADES COM GEOPLANO QUADRANGULAR

ATIVIDADES COM GEOPLANO QUADRANGULAR ATIVIDADES COM GEOPLANO QUADRANGULAR Observações. Os pinos do geoplano quadrangular são chamados de pontos. A distância horizontal ou vertical entre dois pontos consecutivos é estabelecida como a unidade

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 8 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Geometria Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 8 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Geometria Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 8 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Geometria Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: / 12/2016 Valor: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas, entrega

Leia mais

Revisional 3 Bim - MARCELO

Revisional 3 Bim - MARCELO 6º Ano Revisional 3 Bim - MARCELO 1) Represente no papel quatro pontos distintos e, por eles, determine dois segmentos de reta distintos. 2) Observe os segmentos de reta na figura. Escreva quantos são

Leia mais

GEOMETRIA PLANA. Segmentos congruentes: Dois segmentos ou ângulos são congruentes quando têm as mesmas medidas.

GEOMETRIA PLANA. Segmentos congruentes: Dois segmentos ou ângulos são congruentes quando têm as mesmas medidas. PARTE 01 GEOMETRIA PLANA Introdução A Geometria está apoiada sobre alguns postulados, axiomas, definições e teoremas, sendo que essas definições e postulados são usados para demonstrar a validade de cada

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA DESCOMPLICANDO FÓRMULAS MATEMÁTICAS POR MEIO DO GEOPLANO TRADICIONAL E DO GEOPLANO DIGITAL

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA DESCOMPLICANDO FÓRMULAS MATEMÁTICAS POR MEIO DO GEOPLANO TRADICIONAL E DO GEOPLANO DIGITAL VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Minicurso DESCOMPLICANDO FÓRMULAS MATEMÁTICAS POR MEIO DO GEOPLANO TRADICIONAL

Leia mais

GEOMETRIA. Esse quadradinho no ângulo O significa que é um ângulo reto e sua medida equivale a 90 graus.

GEOMETRIA. Esse quadradinho no ângulo O significa que é um ângulo reto e sua medida equivale a 90 graus. GEOMETRIA Ângulos É a abertura existente entre duas semi-retas que tem a mesma origem. Ângulo reto é formado por duas semi-retas perpendiculares, ou seja, uma horizontal e uma vertical sendo o ponto de

Leia mais

ATIVIDADES COM GEOTIRAS

ATIVIDADES COM GEOTIRAS ATIVIDADES COM GEOTIRAS 1. Material: Geotiras i. Represente varias retas paralelas. ii. Represente duas retas concorrentes em um ponto. 2. Material: Geotiras Represente as seguintes poligonais: i. Poligonal

Leia mais

DESENHO TÉCNICO ( AULA 02)

DESENHO TÉCNICO ( AULA 02) DESENHO TÉCNICO ( AULA 02) Posições da reta e do plano no espaço A geometria, ramo da Matemática que estuda as figuras geométricas, preocupa-se também com a posição que os objetos ocupam no espaço. A reta

Leia mais

. Calcule a medida do segmento CD. 05. No triângulo retângulo da figura ao lado, BC = 13m

. Calcule a medida do segmento CD. 05. No triângulo retângulo da figura ao lado, BC = 13m 05. No triângulo retângulo da figura ao lado, = 1m, D = 8m e D = 4m. alcule a medida do segmento D. LIST DE EXERÍIOS GEOMETRI PLN PROF. ROGERINHO 1º Ensino Médio Triângulo retângulo, razões trigonométricas,

Leia mais

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir:

Exemplo Aplicando a proporcionalidade existente no Teorema de Tales, determine o valor dos segmentos AB e BC na ilustração a seguir: GEOMETRIA PLANA TEOREMA DE TALES O Teorema de Tales pode ser determinado pela seguinte lei de correspondência: Se duas retas transversais são cortadas por um feixe de retas paralelas, então a razão entre

Leia mais

Av. João Pessoa, 100 Magalhães Laguna / Santa Catarina CEP

Av. João Pessoa, 100 Magalhães Laguna / Santa Catarina CEP Disciplina: Matemática Curso: Ensino Médio Professor(a): Flávio Calônico Júnior Turma: 3ª Série E M E N T A II Trimestre 2013 Conteúdos Programáticos Data 21/maio 28/maio Conteúdo FUNÇÃO MODULAR Interpretação

Leia mais

Conceitos básicos de Geometria:

Conceitos básicos de Geometria: Conceitos básicos de Geometria: Os conceitos de ponto, reta e plano não são definidos. Compreendemos estes conceitos a partir de um entendimento comum utilizado cotidianamente dentro e fora do ambiente

Leia mais

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan

Matemática GEOMETRIA PLANA. Professor Dudan Matemática GEOMETRIA PLANA Professor Dudan Ângulos Geometria Plana Ângulo é a região de um plano concebida pelo encontro de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo. A

Leia mais

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 4º Bimestre/2013 Plano de Trabalho

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 4º Bimestre/2013 Plano de Trabalho Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 4º Bimestre/2013 Plano de Trabalho POLÍGONOS E ÁREAS Tarefa 2 Grupo 1 Cursista: Tatiana Manhães da Costa. Tutora: Andréa

Leia mais

Atividades de Geometria com o Geoplano

Atividades de Geometria com o Geoplano Atividades de Geometria com o Geoplano Introdução A palavra Geoplano vem do inglês geoboard onde geo vem de geometria e board de plano, tábua ou tabuleiro, ou ainda superfície plana. O Geoplano foi inventado

Leia mais

Unidade 6 Geometria: polígonos e circunferências

Unidade 6 Geometria: polígonos e circunferências Sugestões de atividades Unidade 6 Geometria: polígonos e circunferências 9 MATEMÁTICA Matemática. Considere um decágono regular dividido em 0 triângulos isósceles congruentes, conforme a figura a seguir..

Leia mais

1ª Aula. Introdução à Geometria Plana GEOMETRIA. 3- Ângulos Consecutivos: 1- Conceitos Primitivos: a) Ponto A. b) Reta c) Semi-reta

1ª Aula. Introdução à Geometria Plana GEOMETRIA. 3- Ângulos Consecutivos: 1- Conceitos Primitivos: a) Ponto A. b) Reta c) Semi-reta 1ª Aula 3- Ângulos Consecutivos: Introdução à Geometria Plana 1- Conceitos Primitivos: a) Ponto A Na figura, os ângulos AÔB e BÔC são consecutivos, portanto AÔC=AÔB+AÔC b) Reta c) Semi-reta d) Segmento

Leia mais

RETAS E CIRCUNFERÊNCIAS

RETAS E CIRCUNFERÊNCIAS RETAS E CIRCUNFERÊNCIAS Diâmetro Corda que passa pelo centro da circunferência [EF] e [GH] Raio Segmento de reta que une o centro a um ponto da circunferência [OD] [AB], [IJ], [GH], são cordas - segmentos

Leia mais

ATIVIDADES COM VARETAS

ATIVIDADES COM VARETAS ATIVIDADES COM VARETAS Em todas as atividades é usado o Material: Varetas. Nos casos específicos onde o trabalho é realizado com varetas congruentes será especificado como Material: varetas do mesmo comprimento.

Leia mais

Circunferência. MA092 Geometria plana e analítica. Interior e exterior. Circunferência e círculo. Francisco A. M. Gomes

Circunferência. MA092 Geometria plana e analítica. Interior e exterior. Circunferência e círculo. Francisco A. M. Gomes Circunferência MA092 Geometria plana e analítica Francisco A. M. Gomes UNICAMP - IMECC Setembro de 2016 A circunferência é o conjunto dos pontos de um plano que estão a uma mesma distância (denominada

Leia mais

Apostila de Matemática II 3º bimestre/2016. Professora : Cristiane Fernandes

Apostila de Matemática II 3º bimestre/2016. Professora : Cristiane Fernandes Apostila de Matemática II 3º bimestre/2016 Professora : Cristiane Fernandes Pirâmide A pirâmide é uma figura geométrica espacial, um poliedro composto por uma base (triangular, pentagonal, quadrada, retangular,

Leia mais

Professor Alexandre Assis. Lista de exercícios de Geometria

Professor Alexandre Assis. Lista de exercícios de Geometria 1. A figura representa três círculos idênticos no interior do triângulo retângulo isósceles ABC. 3. Observando a figura a seguir, determine (em cm): a) o valor de x. b) a medida do segmento AN, sabendo

Leia mais

Matemática. Nesta aula iremos aprender as. 1 Ponto, reta e plano. 2 Posições relativas de duas retas

Matemática. Nesta aula iremos aprender as. 1 Ponto, reta e plano. 2 Posições relativas de duas retas Matemática Aula 5 Geometria Plana Alexandre Alborghetti Londero Nesta aula iremos aprender as noções básicas de Geometria Plana. 1 Ponto, reta e plano Estes elementos primitivos da geometria euclidiana

Leia mais

Geometria Plana. Exterior do ângulo Ô:

Geometria Plana. Exterior do ângulo Ô: Geometria Plana Ângulo é a união de duas semiretas de mesma origem, não sendo colineares. Interior do ângulo Ô: Exterior do ângulo Ô: Dois ângulos são consecutivos se, e somente se, apresentarem um lado

Leia mais

Projeto Jovem Nota 10 Áreas de Figuras Planas Lista 4 Professor Marco Costa

Projeto Jovem Nota 10 Áreas de Figuras Planas Lista 4 Professor Marco Costa 1 Projeto Jovem Nota 10 1. (Ufscar 2001) Considere o triângulo de vértices A, B, C, representado a seguir. a) Dê a expressão da altura h em função de c (comprimento do lado AB) e do ângulo A (formado pelos

Leia mais

ATIVIDADES COM POLÍGONOS

ATIVIDADES COM POLÍGONOS ATIVIDADES COM POLÍGONOS Observação. Para o desenvolvimento das seguintes Atividades, levando em conta que Polígonos é uma coleção de peças com um número elevado de elementos, utilizamos as subcoleções

Leia mais

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014 EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014 Disciplina: Matemática Professor: Flávio Calônico Júnior Turma: 8 ano do Ensino Fundamental II Data 16/setembro 18/setembro 19/setembro 23/setembro 25/setembro 26/setembro

Leia mais

SOLUCÃO DAS ATIVIDADES COM GEOPLANO QUADRANGULAR

SOLUCÃO DAS ATIVIDADES COM GEOPLANO QUADRANGULAR SOLUCÃO DAS ATIVIDADES COM GEOPLANO QUADRANGULAR Observações. Os pinos do geoplano quadrangular são chamados de pontos. A distância horizontal ou vertical entre dois pontos consecutivos é estabelecida

Leia mais

NOÇÕES DE GEOMETRIA PLANA

NOÇÕES DE GEOMETRIA PLANA NOÇÕES DE GEOMETRIA PLANA Polígonos são figuras planas fechadas com lados retos. Todo polígono possui os seguintes elementos: ângulos, vértices, diagonais e lados. De acordo com o número de lados o polígono

Leia mais

Projeto Jovem Nota 10 Áreas de Figuras Planas Lista 6 Professor Marco Costa

Projeto Jovem Nota 10 Áreas de Figuras Planas Lista 6 Professor Marco Costa 1 Projeto Jovem Nota 10 1. (Fgv 97) No plano cartesiano, os vértices de um triângulo são A (5,2), B (1,3) e C (8,-4). a) Obtenha a medida da altura do triângulo, que passa por A. b) Calcule a área do triângulo

Leia mais

Testes Propostos 15B e 16B: Triângulos e Quadriláteros

Testes Propostos 15B e 16B: Triângulos e Quadriláteros urso de Matemática Testes Propostos 15 e 16: Triângulos e Quadriláteros 01. om três segmentos e comprimentos iguais a 10cm, 12cm e 23cm... é possível apenas formar um triângulo retângulo é possível formar

Leia mais

NOÇÕES DE GEOMETRIA PLANA

NOÇÕES DE GEOMETRIA PLANA NOÇÕES DE GEOMETRIA PLANA Polígonos são figuras planas fechadas com lados retos. Todo polígono possui os seguintes elementos: ângulos, vértices, diagonais e lados. Altura de um triângulo é o segmento de

Leia mais

Aula 01 Ciclo 03. Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí

Aula 01 Ciclo 03. Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí Aula 01 Ciclo 03 Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí Área e Perímetro Área e perímetro são duas medidas distintas, onde a área é a medida de uma superfície e o perímetro é a

Leia mais

Exercícios Propostos. Exercício 1: Cinco retas distintas em um plano cortam-se em n pontos. Determine o maior valor que n pode assumir.

Exercícios Propostos. Exercício 1: Cinco retas distintas em um plano cortam-se em n pontos. Determine o maior valor que n pode assumir. Exercícios Propostos Exercício 1: Cinco retas distintas em um plano cortam-se em n pontos. Determine o maior valor que n pode assumir. Exercício 2: As bissetrizes de dois ângulos adjacentes AÔB e BÔC são,

Leia mais

Geometria Analítica - AFA

Geometria Analítica - AFA Geometria Analítica - AFA x = v + (AFA) Considerando no plano cartesiano ortogonal as retas r, s e t, tais que (r) :, (s) : mx + y + m = 0 e (t) : x = 0, y = v analise as proposições abaixo, classificando-

Leia mais

I - INTRODUÇÃO II LUGARES GEOMÉTRICOS, ÂNGULOS E SEGMENTOS 1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO

I - INTRODUÇÃO II LUGARES GEOMÉTRICOS, ÂNGULOS E SEGMENTOS 1. POSTULADOS DO DESENHO GEOMÉTRICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professores: Deise Maria Bertholdi Costa, Luzia Vidal de Souza, Paulo Henrique Siqueira,

Leia mais

Projeto Jovem Nota 10 Áreas de Figuras Planas Lista 2 Professor Marco Costa

Projeto Jovem Nota 10 Áreas de Figuras Planas Lista 2 Professor Marco Costa 1 Projeto Jovem Nota 10 1. (Unifesp 2004) As figuras A e B representam dois retângulos de perímetros iguais a 100 cm, porém de áreas diferentes, iguais a 400 cm e 600 cm, respectivamente. A figura C exibe

Leia mais

ASSUNTO: ÂNGULOS e TRIÂNGULOS. 2) A soma de dois ângulos é 140º e um deles vale 1/3 do suplemento do outro. Determine esses ângulos.

ASSUNTO: ÂNGULOS e TRIÂNGULOS. 2) A soma de dois ângulos é 140º e um deles vale 1/3 do suplemento do outro. Determine esses ângulos. ASSUNTO: ÂNGULOS e TRIÂNGULOS 1) Determine: a) O complemento de 47º Resp: 43º b) O suplemento de 12º Resp: 168º c) O replemento de 3º Resp: 357º 2) A soma de dois ângulos é 140º e um deles vale 1/3 do

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor: João Carmo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor: João Carmo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Professor: João Carmo DEFINIÇÃO Triângulo ou trilátero é um polígono de três lados. Observações: a) O triângulo não possui diagonais;

Leia mais

Oficina de Geoplanos

Oficina de Geoplanos Oficina de Geoplanos Inicialmente, é interessante mostrar às alunas as vantagens de se realizar atividades com o geoplano, tais como maior facilidade de visualizar e de construir figuras geométricas, além

Leia mais

Coordenadas Cartesianas

Coordenadas Cartesianas 1 Coordenadas Cartesianas 1.1 O produto cartesiano Para compreender algumas notações utilizadas ao longo deste texto, é necessário entender o conceito de produto cartesiano, um produto entre conjuntos

Leia mais

Plano de Trabalho sobre Polígonos regulares e áreas de figuras planas

Plano de Trabalho sobre Polígonos regulares e áreas de figuras planas FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Jordelani Machado Barreto Plano de Trabalho sobre Polígonos regulares e áreas de figuras planas Saquarema RJ 2013 JORDELANI MACHADO BARRETO

Leia mais

SOLUCÃO DAS ATIVIDADES COM VARETAS

SOLUCÃO DAS ATIVIDADES COM VARETAS SOLUCÃO DAS ATIVIDADES COM VARETAS Em todas as atividades é usado o Material: Varetas. Nos casos específicos onde o trabalho é realizado com varetas congruentes será especificado como Material: varetas

Leia mais

Uma Sequência de Ensino Probabilidade Geométrica com o uso do Geoplano

Uma Sequência de Ensino Probabilidade Geométrica com o uso do Geoplano Uma Sequência de Ensino Probabilidade Geométrica com o uso do Geoplano Eder Pereira Neves Universidade Bandeirantes de São Paulo Brasil nevesded@ibest.com.br Florindo Contini Neto Universidade Bandeirantes

Leia mais

Circunferência e círculo. Posições relativas de ponto e circunferência. Posições relativas de reta e circunferência

Circunferência e círculo. Posições relativas de ponto e circunferência. Posições relativas de reta e circunferência Circunferência e círculo Circunferência de centro O e raio r é o lugar geométrico dos pontos do plano que estão a uma distância r do ponto O. Observação O conjunto constituído dos pontos de uma circunferência

Leia mais

E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO

E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO DISCIPLINA: GEOMETRIA SÉRIE: 1º ANO (B, C e D) 2015 PROFESSORES: Crislany Bezerra Moreira Dias BIM. 1º COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES D48 - Identificar

Leia mais

a < 0 / > 0 a < 0 / = 0 a < 0 / < 0

a < 0 / > 0 a < 0 / = 0 a < 0 / < 0 FUNÇÃO DO 2 GRAU (QUADRÁTICA) a < 0 / > 0 a) Definição Denomina-se função do 2 grau toda função f : IR IR definida por f(x) = ax 2 + bx + c, com a, b, c IR e a O. b) Raízes ou zeros As raízes da função

Leia mais

GEOMETRIA ANALÍTICA. 2) Obtenha o ponto P do eixo das ordenadas que dista 10 unidades do ponto Q (6, -5).

GEOMETRIA ANALÍTICA. 2) Obtenha o ponto P do eixo das ordenadas que dista 10 unidades do ponto Q (6, -5). GEOMETRIA ANALÍTICA Distância entre Dois Pontos Sejam os pontos A(xA, ya) e B(xB, yb) e sendo d(a, B) a distância entre eles, temos: Aplicando o teorema de Pitágoras ao triângulo retângulo ABC, vem: [d

Leia mais

1 Geometria Analítica Plana

1 Geometria Analítica Plana UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS DE CAMPO MOURÃO Curso: Matemática, 1º ano Disciplina: Geometria Analítica e Álgebra Linear Professora: Gislaine Aparecida Periçaro 1 Geometria Analítica Plana A Geometria

Leia mais

Quadrilátero convexo

Quadrilátero convexo EMBAP ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ DISCIPLINA DE DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DESCRITIVA Profª Eliane Dumke e-mail: eliane.dumke@gmail.com Aula 10 (material didático produzido por Paula Rigo)

Leia mais

PRATICANDO MATEMÁTICA E GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL NO MÉTODO ONIRENEG TEXTO

PRATICANDO MATEMÁTICA E GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL NO MÉTODO ONIRENEG TEXTO PRATICANDO MATEMÁTICA E GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL NO MÉTODO ONIRENEG Generino Santana Filho Escola Estadual Cardeal Dom Jaime Câmara onireneg@ig.com.br TEXTO O Método ONIRENEG que ora apresentamos, é

Leia mais

7 1 3 e) 1,3. 4) O termo geral de uma progressão aritmética é dado por a 2n 1. A razão dessa PA é PROGRESSÕES ARITMÉTICAS

7 1 3 e) 1,3. 4) O termo geral de uma progressão aritmética é dado por a 2n 1. A razão dessa PA é PROGRESSÕES ARITMÉTICAS PROGRESSÕES ARITMÉTICAS 1) Considere um polígono convexo de nove lados, em que as medidas de seus ângulos internos constituem uma progressão aritmética de razão igual a 5 o. então, seu maior ângulo mede,

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 16 CONE E CILINDRO. Professor Haroldo Filho

MATEMÁTICA MÓDULO 16 CONE E CILINDRO. Professor Haroldo Filho MATEMÁTICA Professor Haroldo Filho MÓDULO 16 CONE E CILINDRO 1. CILINDRO CIRCULAR Considere dois planos paralelos, α e β, seja R um círculo no plano α, seja s uma reta secante aos dois planos que não intersecta

Leia mais

MATEMÁTICA 3 GEOMETRIA PLANA Professor Renato Madeira. MÓDULO 5 Quadriláteros

MATEMÁTICA 3 GEOMETRIA PLANA Professor Renato Madeira. MÓDULO 5 Quadriláteros MATEMÁTICA 3 GEOMETRIA PLANA Professor Renato Madeira MÓDULO 5 Quadriláteros Os dois dias mais importantes da sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobre o porquê. (Mark Twain) SUMÁRIO

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON

MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON MATEMÁTICA APLICADA À AGRIMENSURA PROF. JORGE WILSON PROFJWPS@GMAIL.COM DEFINIÇÕES GEOMETRIA PLANA Ponto: Um elemento do espaço que define uma posição. Reta: Conjunto infinito de pontos. Dois pontos são

Leia mais

Matemática capítulo 2

Matemática capítulo 2 Matemática capítulo Eercícios propostos. Marque os seguintes pontos no plano cartesiano: (,), (,), (-,), D(-,-), E(,-), F(-,), G(,) θ. Determine os valores de a que satisfazem as condições dadas: a) O

Leia mais

Roteiro Recuperação Geometria 3º trimestre- 1º ano

Roteiro Recuperação Geometria 3º trimestre- 1º ano Roteiro Recuperação Geometria 3º trimestre- 1º ano 1. Determine a área do trapézio isósceles de perímetro 26cm, que possui a medida de suas bases iguais a 4cm e 12cm. 2. O triângulo ABC está inscrito num

Leia mais

Aula 1: Relembrando Polígonos

Aula 1: Relembrando Polígonos 1 Aula 1: Relembrando Polígonos Definição (Lados): Cada um dos segmentos de reta que une vértices consecutivos. A palavra Polígono é oriunda do grego e significa: Poli (muitos) + gono (ângulos). Polígonos

Leia mais

A B C A 1 B 1 C 1 A 2 B 2 C 2 é zero (exceto o caso em que as tres retas são paralelas).

A B C A 1 B 1 C 1 A 2 B 2 C 2 é zero (exceto o caso em que as tres retas são paralelas). MAT 105- Lista de Exercícios 1. Prolongue o segmento com extremos em (1, -5) e (3, 1) de um comprimento de (10) unidades. Determine as coordenadas dos novos extremos. 2. Determine o centro e o raio da

Leia mais

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides.

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides. Conteúdo Básico Comum (CBC) Matemática - do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos

Leia mais

1.2. Utilizar o crivo de Eratóstenes para determinar os números primos inferiores a um dado número natural

1.2. Utilizar o crivo de Eratóstenes para determinar os números primos inferiores a um dado número natural MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA e CIENCIAS NATURAIS Matemática Números e operações (NO6) Unidade 1 Números naturais 1. Números primos e números compostos Números primos. Crivo de Eratóstenes.

Leia mais

MATEMÁTICA II LISTA DE GEOMETRIA PLANA - III

MATEMÁTICA II LISTA DE GEOMETRIA PLANA - III MATEMÁTICA II LISTA DE GEOMETRIA PLANA - III 0 Dois círculos de centros A e B são tangentes exteriormente e tangenciam interiormente um círculo de centro C. Se AB = cm, AC = 7 cm e BC = 3 cm, então o raio

Leia mais

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de 2012 Questões de geometria das provas da OBMEP http://www.obmep.org.br/provas.htm 1. Área: conceito e áreas do quadrado

Leia mais

Nome: nº Professor(a): UBERLAN / CRISTIANA Série: 3ª EM Turmas: 3301 / 3302 Data: / /2013

Nome: nº Professor(a): UBERLAN / CRISTIANA Série: 3ª EM Turmas: 3301 / 3302 Data: / /2013 Nome: nº Professor(a): UBERLAN / CRISTIANA Série: 3ª EM Turmas: 3301 / 3302 Data: / /2013 Sem limite para crescer Bateria de Exercícios de Matemática II 1) A área do triângulo, cujos vértices são (1, 2),

Leia mais

TRABALHO 2 o TRIMESTRE

TRABALHO 2 o TRIMESTRE TRABALHO 2 o TRIMESTRE Disciplina: Matemática 1 Série: 3 o Turma: Azul Data: 16.08.18 Professor: Sérgio Tambellini Ensino: Médio Trimestre: 2 o Valor: 1,5 pto. Nome: n o : Nome: n o : Nota: Nome: n o :

Leia mais

GEOMETRIA PLANA. 1) (UFRGS) Na figura abaixo, o vértice A do retângulo OABC está a 6 cm do vértice C. O raio do círculo mede

GEOMETRIA PLANA. 1) (UFRGS) Na figura abaixo, o vértice A do retângulo OABC está a 6 cm do vértice C. O raio do círculo mede GEOMETRI PLN 1) (UFRGS) Na figura abaixo, o vértice do retângulo O está a 6 cm do vértice. O raio do círculo mede O (a) 5 cm (b) 6 cm (c) 8 cm (d) 9 cm (e) 10 cm ) (UFRGS) Na figura abaixo, é o centro

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

Nome N. Turma. Geometria (8º Ano Revisões) Compilação de Exercícios do Banco de Itens

Nome N. Turma. Geometria (8º Ano Revisões) Compilação de Exercícios do Banco de Itens A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S 172 303 MÃES D ÁGUA SEDE - Escola Básica e Secundária Mães d Água Nome N. Turma Geometria (8º Ano Revisões) Compilação de Exercícios do Banco de Itens 1 1. Quais

Leia mais

1 POTÊNCIA DE PONTO 2 CIRCUNFERÊNCIAS TANGENTES. 1.1 Potência de ponto interior. 1.2 Potência de ponto exterior

1 POTÊNCIA DE PONTO 2 CIRCUNFERÊNCIAS TANGENTES. 1.1 Potência de ponto interior. 1.2 Potência de ponto exterior Matemática 2 Pedro Paulo GEOMETRIA PLANA XV 1 POTÊNCIA DE PONTO Sejam um ponto interior ou exterior a uma circunferência e uma reta que passa por e corta a circunferência nos pontos e. A potência do ponto

Leia mais

GEOPLANO QUADRANGULAR

GEOPLANO QUADRANGULAR GEOPLANO QUADRANGULAR Descrição. Os geoplanos são tabuleiros de madeira de forma quadrada ou retangular, com pinos colocados parcialmente pregados configurando uma malha. As ligas de borracha, fios ou

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA 4ª Lista. Nome: DATA: 09/11/2016

INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA 4ª Lista. Nome: DATA: 09/11/2016 INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA 4ª Lista MATEMÁTICA GEOMETRIA ANALÍTICA Nome: DATA: 09/11/016 Alexandre Uma elipse tem centro na origem e o eixo maior coincide com o eixo Y. Um dos focos é 1 F1 0, 3 e a

Leia mais

AM relativa ao vértice A que medem respectivamente 10 cm e 12 cm. Calcule a medida do raio. (R. 3 cm)

AM relativa ao vértice A que medem respectivamente 10 cm e 12 cm. Calcule a medida do raio. (R. 3 cm) LISTA GEOMETRIA PLANA PROF. NATHALIE 1º Ensino Médio 8. Na figura, a reta r é tangente às circunferências de centros A e B e raios cm e cm, respectivamente, nos pontos C e D, e a distância entre os centros

Leia mais

Geometria. Nome: N.ª: Ano: Turma: POLÍGONOS = POLI (muitos) + GONOS (ângulos)

Geometria. Nome: N.ª: Ano: Turma: POLÍGONOS = POLI (muitos) + GONOS (ângulos) MATEMÁTICA 3º CICLO FICHA 16 Geometria regular inscrito numa circunferência Nome: N.ª: Ano: Turma: Data: / / 20 POLÍGONOS = POLI (muitos) + GONOS (ângulos) é uma figura plana limitada por segmentos de

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS

A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS SANTOS, Adriano Eusébio dos 1 ;GOMES, Malu Alexandre 2 ; RIBEIRO, Elizete Maria Possamai 3 (1) Acadêmico do Curso de Licenciatura de Matemática,

Leia mais

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano Geometria Figuras no plano Retas, semirretas e segmentos de reta Ângulos: amplitude e medição Polígonos: propriedades e classificação Círculo e circunferência: propriedades e construção Reflexão, rotação

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ COLÉGIO ESTADUAL DOM JOÃO VI

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ COLÉGIO ESTADUAL DOM JOÃO VI FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ COLÉGIO ESTADUAL DOM JOÃO VI Professora: ANA PAULA LIMA Matrículas: 09463027/09720475 Série: 2º ANO ENSINO MÉDIO Tutora: KARINA

Leia mais

Os problemas em Desenho Geométrico resumem-se em encontrar pontos. E para determinar um ponto basta obter o cruzamento entre duas linhas.

Os problemas em Desenho Geométrico resumem-se em encontrar pontos. E para determinar um ponto basta obter o cruzamento entre duas linhas. 31 4 LUGARES GEOMÉTRICOS Os problemas em Desenho Geométrico resumem-se em encontrar pontos. E para determinar um ponto basta obter o cruzamento entre duas linhas. Definição: Um conjunto de pontos do plano

Leia mais

Geometria plana. Índice. Polígonos. Triângulos. Congruência de triângulos. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo

Geometria plana. Índice. Polígonos. Triângulos. Congruência de triângulos. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo retângulo Índice Geometria plana Polígonos Triângulos Congruência de triângulos Semelhança de triângulos Relações métricas no triângulo retângulo Quadriláteros Teorema de Tales Esquadros de madeira www.ser.com.br

Leia mais

Geometria Euclidiana Plana

Geometria Euclidiana Plana CURSO INTRODUTÓRIO DE MTEMÁTIC PR ENGENHRI 016. Geometria Euclidiana Plana Parte II Danielly Guabiraba Dantas - Engenharia Civil Rafael lves da Silva - Engenharia Civil Introdução Desde os egípcios, que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: Um Estudo de Caso sobre Formação Continuada com Professores de Matemática PRODUTO DA DISSERTAÇÃO SEQUÊNCIA DIDÁTICA EVELIZE MARTINS KRÜGER PERES Porto Alegre 2015 A

Leia mais

Primeiramente é importante destacar um aspecto referente a definições, nomenclatura e classificações.

Primeiramente é importante destacar um aspecto referente a definições, nomenclatura e classificações. FIGURAS BIDIMENSIONAIS Primeiramente é importante destacar um aspecto referente a definições, nomenclatura e classificações. O termo "polígono", por exemplo, aparece em alguns textos como uma figura plana

Leia mais

ÂNGULOS. Dados dois pontos distintos, a reunião do conjunto desses dois pontos com o conjunto dos pontos que estão entre eles é o segmento de reta.

ÂNGULOS. Dados dois pontos distintos, a reunião do conjunto desses dois pontos com o conjunto dos pontos que estão entre eles é o segmento de reta. ÂNGULOS 1 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES 1.1 Notação de ponto, reta e plano: a) Letras: Ponto: letras maiúsculas: A, B, C,... Reta: letras minúsculas: a,b,c... Plano: letras gregas minúsculas: α, β, γ,...

Leia mais

Noções de Geometria. Professora: Gianni Leal 6º B.

Noções de Geometria. Professora: Gianni Leal 6º B. Noções de Geometria Professora: Gianni Leal 6º B. Figuras geométricas no espaço: mundo concreto e mundo abstrato Mundo concreto: é mundo no qual vivemos e realizamos nossas atividades. Mundo abstrato:

Leia mais

Lista 3. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 2.5, pág. 81 em diante.

Lista 3. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 2.5, pág. 81 em diante. MA13 Exercícios das Unidades 4 e 5 2014 Lista 3 Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 2.5, pág. 81 em diante. 1) Seja ABCD um quadrilátero qualquer. Prove que os pontos médios

Leia mais

SOLUCÃO DAS ATIVIDADES COM GEOPLANO ISOMÉTRICO

SOLUCÃO DAS ATIVIDADES COM GEOPLANO ISOMÉTRICO SOLUCÃO DAS ATIVIDADES COM GEOPLANO ISOMÉTRICO Observações. Os pinos ou pregos do geoplano isométrico são chamados de pontos. A menor distância entre dois pontos consecutivos é estabelecida como a unidade

Leia mais

Áreas parte 1. Rodrigo Lucio Silva Isabelle Araújo

Áreas parte 1. Rodrigo Lucio Silva Isabelle Araújo Áreas parte 1 Rodrigo Lucio Silva Isabelle Araújo Introdução Desde os egípcios, que procuravam medir e demarcar suas terras, até hoje, quando topógrafos, engenheiros e arquitetos fazem seus mapeamentos

Leia mais

Geometria Euclidiana Plana

Geometria Euclidiana Plana CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 014. Geometria Euclidiana Plana Parte II Joyce Danielle de Araújo - Engenharia de Produção Vitor Bruno - Engenharia Civil Introdução Desde os egípcios,

Leia mais

Triângulos e quadriláteros - o triângulo, formado por três segmentos (3 lados); - o quadrilátero, formado por quatro segmentos (4 lados).

Triângulos e quadriláteros - o triângulo, formado por três segmentos (3 lados); - o quadrilátero, formado por quatro segmentos (4 lados). CONSTRUINDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO O plano e as figuras planas Muito do que está à nossa volta nos dá a idéia de plano, como a superfície de uma folha de papel ou de uma chapa de aço. Para resolver problemas

Leia mais

Sólidos Geométricos, Poliedros e Volume Prof. Lhaylla Crissaff

Sólidos Geométricos, Poliedros e Volume Prof. Lhaylla Crissaff Sólidos Geométricos, Poliedros e Volume 2017.1 Prof. Lhaylla Crissaff www.professores.uff.br/lhaylla Sólidos Geométricos Prisma Pirâmide Cilindro Cone Esfera Prisma Ex.: P é um pentágono. Prisma Prisma

Leia mais

13. (Uerj) Em cada ponto (x, y) do plano cartesiano, o valor de T é definido pela seguinte equação:

13. (Uerj) Em cada ponto (x, y) do plano cartesiano, o valor de T é definido pela seguinte equação: 1. (Ufc) Considere o triângulo cujos vértices são os pontos A(2,0); B(0,4) e C(2Ë5, 4+Ë5). Determine o valor numérico da altura relativa ao lado AB, deste triângulo. 2. (Unesp) A reta r é perpendicular

Leia mais

1ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

1ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 1ª Ana e Eduardo 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1 Foco: Leitura Compreender e utilizar textos, selecionando dados, tirando conclusões, estabelecendo relações,

Leia mais

1.4 Determine o ponto médio e os pontos de triseção do segmento de extremidades A(7) e B(19).

1.4 Determine o ponto médio e os pontos de triseção do segmento de extremidades A(7) e B(19). Capítulo 1 Coordenadas cartesianas 1.1 Problemas Propostos 1.1 Dados A( 5) e B(11), determine: (a) AB (b) BA (c) AB (d) BA 1. Determine os pontos que distam 9 unidades do ponto A(). 1.3 Dados A( 1) e AB

Leia mais

Lista 5. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante.

Lista 5. Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante. MA13 Exercícios das Unidades 8, 9 e 10 2014 Lista 5 Geometria, Coleção Profmat, SBM. Problemas selecionados da seção 4.1, pág. 147 em diante. 1) As retas r, s e t são paralelas com s entre r e t. As transversais

Leia mais

Desenho Mecânico. Prof. Carlos Eduardo Turino

Desenho Mecânico. Prof. Carlos Eduardo Turino Desenho Mecânico Prof. Carlos Eduardo Turino carlos.turino@toledoprudente.edu.br Objetivo da Aula Aplicar a construção de desenhos geométricos utilizando régua e compasso Conceitos Básicos Retas paralelas

Leia mais