RESOLUÇÃO DE MESA Nº 495, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESOLUÇÃO DE MESA Nº 495, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015."

Transcrição

1 RESOLUÇÃO DE MESA Nº 495, DE 23 DE SETEMBRO DE Estabelece a Política de Utilização dos Recursos de Tecnologia da Informação (TI) da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA). A MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no exercício de suas atribuições legais, em conformidade com os incs. XV e XVIII do art. 57 da Lei Orgânica do Município de Porto Alegre (LOMPA), e com os arts. 15 e 16 do Regimento deste Legislativo, considerando a Resolução de Mesa nº 491, de 8 de julho de 2015, que institui a Política de Segurança da Informação (PSI) Da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA); considerando a necessidade de proteção de equipamentos, aplicativos e dados contra perda, modificação ou divulgação não autorizada; considerando a necessidade de assegurar a devida orientação aos usuários para a correta e eficiente utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados pela CMPA; considerando a Ordem de Serviço nº 09/2014, que institui a ferramenta Helpdesk como forma de solicitar auxílio técnico em relação aos recursos de TI da CMPA; considerando que a informação, em todo o seu ciclo de vida, constitui-se em bem estratégico e em ativo fundamental para o desempenho das atribuições constitucionais e para as atividades administrativas da CMPA; R E S O L V E: SEÇÃO I Disposições Gerais Art. 1º Estabelecer a Política de Utilização dos Recursos de Tecnologia da Informação (TI) da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA). 1º Esta política estabelece diretrizes, normas de gestão e de utilização dos recursos de Tecnologia da Informação (TI) da CMPA. 2º A Assessoria de Informática da CMPA é a área responsável pela proposição, planejamento, execução e supervisão das políticas e normas atinentes aos recursos e serviços de TI da CMPA. 3º As orientações constantes nesta política deverão ser lidas, entendidas e seguidas por todos os usuários, em todos os níveis hierárquicos da CMPA.

2 4º Todos os equipamentos conectados à rede da CMPA estão sujeitos a esta Resolução de Mesa. Art. 2º Para os fins da política estabelecida por esta Resolução de Mesa, entendese como: I Recursos de TI: equipamentos de informática de qualquer espécie; equipamentos de rede de qualquer espécie; rede local cabeada; rede local sem fio; todos os tipos de software, incluindo correio eletrônico, sistemas operacionais e bancos de dados; internet; dados ou qualquer recurso ou informação de propriedade da CMPA que sejam acessíveis por meio de equipamentos de informática ou de rede; II Usuário: é a pessoa que utiliza, ainda que transitoriamente, recursos de TI disponibilizados pela CMPA; III Logon: processo de autenticação de usuário em uma rede, sistema ou outro recurso de TI; IV Credencial: também denominada de conta de acesso, é representada por um conjunto de informações que possibilita o logon na rede e o acesso a sistemas e outros recursos de TI da CMPA; V Cliente de correio eletrônico: é o programa, aplicativo ou sítio utilizado para acessar uma caixa de correio eletrônico; e VI Backup: Cópia de segurança de dados. SEÇÃO II Dos Recursos de TI Art. 3º Os recursos de TI disponibilizados aos usuários da CMPA destinam-se ao atendimento das necessidades do serviço público. Art. 4º Todas as informações geradas, recebidas, processadas, transmitidas ou armazenadas utilizando os recursos de TI da CMPA são passíveis de monitoramento e auditoria. Art. 5º É passível de apuração qualquer ação que utilize os recursos de TI com o objetivo de acessar conteúdo ilícito ou de forma a violar a legislação vigente relacionada a copyright e direitos autorais. Art. 6º Todos os procedimentos de manutenção, instalação, desinstalação, configuração e alteração de hardware, software e outros recursos de TI disponibilizados pela CMPA são prerrogativa exclusiva da Assessoria de Informática, ou, quando cabível, por empresa com atuação devidamente prevista em contrato e com acompanhamento da Assessoria de Informática. 1º As especificações e parâmetros de configuração dos recursos de TI da CMPA serão definidos pela Assessoria de Informática, em conjunto com a Diretoria-Geral, quando aplicável, com fundamentação nos requisitos de segurança, estabilidade, confiabilidade e padronização do ambiente computacional, sendo vedada a alteração pelos usuários.

3 2º O privilégio de administrador de estações de trabalho e recursos de TI somente será concedido à Assessoria de Informática, especificamente aos funcionários que necessitem de acesso privilegiado para o desempenho das atividades funcionais. Art. 7º É vedada a utilização de microcomputadores particulares, portáteis ou não, na rede da CMPA, exceto em casos de comprovada necessidade e mediante anuência da Assessoria de Informática, adotados os padrões de segurança estabelecidos por esta Resolução de Mesa, pela Resolução de Mesa nº 491, de 8 de julho de 2015 e por atos normativos relativos à TI que vierem a ser editados. Art. 8º É vedada a conexão de equipamentos de rede sem fio, como hubs, roteadores, hot-spots e afins, exceto em casos de comprovada necessidade, e mediante anuência e homologação da Assessoria de Informática; Art. 9º É vedada a utilização de hardwares e softwares que não estejam previamente licenciados e homologados para uso na CMPA. 1º Em caso de necessidade de instalação de novo software ou hardware, o usuário deverá registrar a solicitação no sistema Helpdesk, devidamente acompanhada da justificativa, que deverá estar alinhada às atividades de trabalho desempenhadas na CMPA. 2º A instalação, ativação ou remanejo de pontos de rede para conexão de equipamento somente ocorrerá após certificação, pela Assessoria de Informática e Unitel, de que o limite máximo de equipamentos suportado pelas redes lógica e elétrica no ambiente do solicitante não serão ultrapassados. 3º A gratuidade de um software não será determinante para sua instalação nos equipamentos da CMPA. 4º A Assessoria de Informática é a área responsável pela realização de testes, validação e homologação, ou invalidação, de novos softwares e hardwares a serem utilizados no ambiente da CMPA, devendo manter disponível, no portal Intranet, lista atualizada de equipamentos e sistemas homologados. Art. 10. A necessidade de deslocamento de qualquer recurso de TI, como computadores e multifuncionais, seja para locais diferentes de uma mesma sala ou para outras dependências da CMPA, deve ser comunicada à Assessoria de Informática, que, verificando a viabilidade da mudança, providenciará o deslocamento. Parágrafo único. A solicitação de deslocamento deverá ser feita por meio de abertura de chamado no sistema Helpdesk, conforme disposto na Ordem de Serviço nº 09/2014. SEÇÃO III Do Acesso aos Recursos de TI Art. 11. Ao usuário legalmente vinculado à CMPA será disponibilizada credencial para acesso aos recursos de TI.

4 1º A disponibilização da credencial ficará condicionada à identificação inquestionável do usuário pelo Serviço de Recursos Humanos bem como à aposição de assinatura de próprio punho em documento por meio do qual expresse a total concordância com os termos da Política estabelecida por esta Resolução de Mesa. 2º A credencial é de uso pessoal e intransferível, cabendo ao usuário mantê-la em sigilo, sendo vedada a sua cessão ou empréstimo, sob qualquer pretexto, podendo ser bloqueada se verificada sua má utilização. 3º Fica vedado o acesso aos recursos de TI da CMPA por meio de conta não vinculada a uma pessoa física específica, excetuando-se os casos justificados tecnicamente pela Assessoria de Informática. Art. 12. A credencial de acesso corresponde à assinatura eletrônica do usuário, consistindo de elemento que permite a identificação inequívoca da autoria de atos realizados por meio dos recursos de TI da CMPA ou neles registrados. Parágrafo Único. Cabe à Assessoria de Informática o planejamento, desenvolvimento, implantação, manutenção e melhoria contínua dos mecanismos de geração de credenciais e autenticação de usuários de forma a garantir a autenticidade e integridade dos procedimentos efetuados no ambiente computacional e dos documentos assinados eletronicamente. Art. 13. As permissões e os direitos de acesso aos recursos de TI serão concedidos de maneira seletiva, de acordo com a necessidade e atribuições de cada unidade administrativa e de usuários, mediante deferimento de perfis e níveis de acesso elaborados pela Assessoria de Informática e configurados mediante solicitação das chefias por meio do sistema Helpdesk. SEÇÃO IV Do Acesso e Utilização da Internet Art. 14. O acesso à Internet pelos usuários tem por finalidade primordial servir e dar suporte às atividades-fim da CMPA. Art. 15. É proibida a utilização do recurso de Internet para fins de acesso, cópia, distribuição ou armazenamento de material sabidamente pornográfico, obsceno, de apologia ou incitação ao crime, para burlar a segurança da rede ou para a execução de qualquer ato que torne a CMPA e seus integrantes vulneráveis a ações civis e criminais, salvo hipótese excepcional de atendimento a interesse processual devidamente fundamentado. Art. 16. O acesso a serviços de streaming, como rádios on-line, canais de broadcast e afins, bem como a utilização de redes sociais e serviços de comunicação instantânea poderão ser disponibilizados aos usuários, sendo passíveis de bloqueio sempre que sua utilização prejudicar o andamento das atividades de serviço da CMPA, ou por solicitação formal das chefias à Assessoria de Informática por meio do sistema Helpdesk. Art. 17. É vedado o acesso a softwares peer-to-peer, como programas para download de torrents e afins.

5 Art. 18. O acesso a sítios de instituições bancárias e outros que demandem configurações especiais na máquina do usuário não será garantido, devendo o caso ser avaliado e a utilização homologada pela Assessoria de Informática. Art. 19. A Assessoria de Informática monitorará o acesso às páginas de Internet por perfil de usuário, gerando relatórios de acesso com as URLs visitadas e o tráfego de rede gerado. Parágrafo único. Em caso de violação ou tentativa de violação dos recursos de Internet ou das normas estabelecidas nesta Resolução de Mesa, a equipe da Assessoria de Informática deverá adotar providências imediatas para a localização e identificação do usuário, comunicando, de imediato, as ocorrências à Diretoria-Geral. SEÇÃO V Do Correio Eletrônico Art. 20. A ferramenta de Correio Eletrônico disponibilizada aos usuários legalmente vinculados à CMPA visa a atender as necessidades do serviço público. Art. 21. Caracteriza-se uso inapropriado do serviço de Correio Eletrônico o envio de mensagens contendo: I texto com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; II conteúdo calunioso ou difamatório; III listas de endereços eletrônicos dos usuários do Correio Eletrônico da CMPA; IV vírus ou qualquer programa danoso a recursos de TI; VI entretenimentos e correntes; VII imagens, áudio ou vídeo que não estejam relacionados ao desempenho das atividades funcionais; VIII arquivos executáveis de qualquer tipo; e spam. IX mensagens de caráter comercial não solicitadas, também conhecidas como Art. 22. O usuário deverá fazer o uso, preferencialmente, do campo de cópia oculta (BCC/CCO) do cliente de correio eletrônico sempre que enviar uma mensagem para mais de um destinatário. Art. 23. A Assessoria de Informática estabelecerá os limites de utilização do correio eletrônico que se façam necessários para o bom funcionamento do recurso, sendo incluídos os de quantidade de destinatários, o tamanho máximo da caixa postal e das mensagens enviadas ou recebidas e dos tipos permitidos de arquivos anexados às mensagens, tanto para envio quanto para recebimento de correspondência eletrônica.

6 Art. 24. Constitui obrigação do usuário de correio eletrônico gerenciar sua caixa postal, consultando e efetuando limpeza periódica e mantendo o volume de informações no limite estabelecido pela Assessoria de Informática. Art. 25. Cabe à Assessoria de Informática a responsabilidade pela realização de backup e restauração de caixas de correio cujo conteúdo se encontre nos equipamentos servidores da CMPA ou de empresas contratadas. Parágrafo Único. O limite máximo para recuperação de mensagens eventualmente excluídas pelos usuários é de 30 (trinta) dias SEÇÃO VI Do Armazenamento de Dados e Realização de Backup Art. 26. Cabe ao usuário a realização de backup de arquivos relacionados ao serviço armazenados nas estações de trabalho de que faz uso, não tendo, a Assessoria de Informática, qualquer responsabilidade sobre a salvaguarda de informações armazenadas naqueles equipamentos. Parágrafo Único. No caso de necessidade de recolhimento de estação de trabalho em decorrência de falha, a chefia do setor de lotação do recurso assinará termo de responsabilidade pela eventual perda de dados advinda da necessidade de formatação da unidade de armazenamento do equipamento. Art. 27. À Assessoria de Informática cabe a responsabilidade pela realização de backup periódico dos sistemas e dados corporativos que constem em equipamentos servidores e unidades de armazenamento de rede, conforme política de cópia de segurança da CMPA. Art. 28. A disponibilização, ao usuário, de espaço físico em equipamentos servidores para armazenamento de arquivos de trabalho ficará sujeita às limitações dos recursos de TI da CMPA. SEÇÃO VII Disposições Finais Art. 29. Cada usuário é responsável pela Segurança da Informação na CMPA, devendo conhecer, entender e cumprir as diretrizes, normas, procedimentos e instruções integrantes da política de segurança da informação, zelando pela correta aplicação das medidas de proteção. Art. 30. O usuário que apagar, destruir, modificar ou, de qualquer forma, inutilizar, total ou parcialmente, arquivo ou programa de computador, fizer uso, de forma indevida ou não autorizada, dos equipamentos de informática, bem como agir em desacordo com os termos desta Resolução de Mesa, fica sujeito à aplicação das penalidades administrativas, civis e penais, se for o caso.

7 Parágrafo único. O disposto no caput de artigo aplica-se aos prestadores de serviços, aos estagiários, aos servidores cedidos de outras instituições e empregados de órgãos conveniados, no que couber. Art. 31. Os casos omissos e as dúvidas surgidas na aplicação desta Resolução de Mesa serão dirimidos pela Diretoria-Geral, em conjunto com a Assessoria de Informática e, eventualmente, pelo Comitê Gestor de Segurança da Informação da CMPA. Art. 32. Esta Resolução de Mesa entra em vigor na data de sua publicação CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, 23 DE SETEMBRO DE Ver. Mauro Pinheiro, Presidente. Ver. Paulo Brum, 1º Vice-Presidente. Verª Jussara Cony, 2ª Vice-Presidente. Ver. Delegado Cleiton, 1º Secretário. Ver. Waldir Canal, 2º Secretário. Ver. Paulinho Motorista, 3º Secretário. JPCP/

ATO Nº 195/2011. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

ATO Nº 195/2011. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, ATO Nº 195/2011 Institui a Norma de Segurança dos Recursos de Tecnologia da Informação - NSRTI, do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO,

Leia mais

Diretrizes Gerais para uso dos recursos de Tecnologia da Informação

Diretrizes Gerais para uso dos recursos de Tecnologia da Informação DIRETRIZES GERAIS PARA USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Data: 17 de dezembro de 2009 Pág. 1 de 6 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1. INTRODUÇÃO 3 2. FINALIDADE 3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3 4. DIRETRIZES GERAIS

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA-TCU Nº 68, DE 25 DE OUTUBRO DE 2011

INSTRUÇÃO NORMATIVA-TCU Nº 68, DE 25 DE OUTUBRO DE 2011 INSTRUÇÃO NORMATIVA-TCU Nº 68, DE 25 DE OUTUBRO DE 2011 Dispõe sobre o recebimento de documentos a serem protocolados junto ao Tribunal de Contas da União. O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, no uso de suas

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RESOLUÇÃO N. 20 DE 9 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre a certificação digital no Superior Tribunal de Justiça e dá outras providências. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, usando da atribuição

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 003, DE 30 DE MARÇO DE 2012

PORTARIA NORMATIVA Nº 003, DE 30 DE MARÇO DE 2012 PORTARIA NORMATIVA Nº 003, DE 30 DE MARÇO DE 2012 Normatiza o uso do correio eletrônico institucional em atendimento à Resolução nº 34/2011- CS/IFB O REITOR PRO TEMPORE DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DA CPRH Nº. 004/2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA DA CPRH Nº. 004/2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA DA CPRH Nº. 004/2014 O Diretor Presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos CPRH, no uso de suas atribuições legais conferidas pelo Decreto nº. 30.462 de 25 de

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI Nº 002/2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI Nº 002/2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI Nº 002/2015 DISPÔE SOBRE AS NORMAS E PROCEDIMENTOS NO TOCANTE À AQUISIÇÃO, LOCAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE, HARDWARE, SUPRIMENTOS DE TECNOLOGIA

Leia mais

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado Versão 01 - Página 1/8 1 Objetivo Orientar o usuário de T.I. a solicitar atendimento. Mostrar o fluxo da solicitação. Apresentar a Superintendência 2 Aplicação Este Manual aplica-se a todos os Usuário

Leia mais

NORMA CONTROLE DO PARQUE DE INFORMÁTICA

NORMA CONTROLE DO PARQUE DE INFORMÁTICA CONTROLE DO PARQUE DE INFORMÁTICA Data: 17 de dezembro de 2009 Pág. 1 de 13 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1. INTRODUÇÃO 3 2. FINALIDADE 3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3 4. PADRONIZAÇÃO DOS RECURSOS DE T.I. 4 5. AQUISIÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias,

Leia mais

FACULDADE CARLOS GOMES

FACULDADE CARLOS GOMES FACULDADE CARLOS GOMES MANTIDA PELA ARTE E MÚSICA LTDA. POLÍTICA DE USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FACULDADE CARLOS GOMES POLÍTICA DE USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E DA REDE Artigo 1º. Artigo 2º.

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DA EMBRAPA

MANUAL DE NORMAS DA EMBRAPA Sumário 1. Objetivo 2. Campo de aplicação 3. Documentos de Referência 4. Definições 5. Condições gerais 6. Condições de Acesso aos Recursos 7. Autenticação de Usuários 8. Recursos de Hardware e Software

Leia mais

Estado do Piauí Tribunal de Contas

Estado do Piauí Tribunal de Contas RESOLUÇÃO TCE N O 08/2015, de 12 de março de 2015. Disciplina a utilização dos recursos de Tecnologia da Informação no Tribunal de Contas do Estado do Piauí O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ, no

Leia mais

4. DEFINIÇÕES As definições estão no documento Política de Utilização da Rede Local CELEPAR, disponível em www.cooseg.celepar.parana.

4. DEFINIÇÕES As definições estão no documento Política de Utilização da Rede Local CELEPAR, disponível em www.cooseg.celepar.parana. Páginas 1 / 5 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para a utilização da Internet. 2. ÂMBITO DA APLICAÇÃO Aplica-se a todos os usuários da Rede Local CELEPAR. 3. PALAVRAS-CHAVES Rede Local, Internet, Intranet.

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA NORMAS DE USO I - DA NATUREZA (da finalidade) art 1 - O Laboratório caracteriza-se por sua natureza didático-pedagógica, servindo de complemento aos

Leia mais

[Ano] NORMATIZAÇÃO DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS IBIRUBÁ

[Ano] NORMATIZAÇÃO DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS IBIRUBÁ [Ano] NORMATIZAÇÃO DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS IBIRUBÁ Coordenadoria de Tecnologia da Informação 2013 AUTORES Aurélio Ricardo Batú Maicá Laura

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 02/2009

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 02/2009 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 02/2009 Regulamenta os procedimentos relativos à certificação digital, para garantir a segurança das transações eletrônicas realizadas por meio dos sistemas, das aplicações e dos

Leia mais

REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FESPSP

REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FESPSP Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FESPSP ELABORADO POR: APROVADO POR: Jacqueline de Carvalho (Gerente de TI) Almiro Heitor (Diretor

Leia mais

FANORPI REGULAMENTO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

FANORPI REGULAMENTO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FANORPI REGULAMENTO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Art. 1 O Laboratório de Informática destina-se aos acadêmicos e professores com prioridade de utilização aos acadêmicos. Art. 2 As atividades desempenhadas

Leia mais

PORTARIA Nº 2529, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015

PORTARIA Nº 2529, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015 PORTARIA Nº 2529, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Dispõe sobre as normas para utilização dos laboratórios de informática do Campus São Sebastião. O DIRETOR GERAL DO CAMPUS SÃO SEBASTIÃO DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

REGIMENTO DOS LABORATORIOS DE INFORMÁTICA

REGIMENTO DOS LABORATORIOS DE INFORMÁTICA REGIMENTO DOS LABORATORIOS DE INFORMÁTICA Dos Laboratórios Art 1º O objetivo dos laboratórios de informática é suprir necessidades laboratoriais, de informática, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão,

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 121/2013/TCE-RO

RESOLUÇÃO N. 121/2013/TCE-RO RESOLUÇÃO N. 121/2013/TCE-RO Disciplina questões referentes à gestão dos ativos de Tecnologia da Informação no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e dá outras providências. O TRIBUNAL

Leia mais

PORTARIA-TCU Nº 344, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2009

PORTARIA-TCU Nº 344, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2009 PORTARIA-TCU Nº 344, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre regras gerais de uso da rede de computadores, de dispositivos portáteis e de demais recursos de TI do Tribunal de Contas da União. O PRESIDENTE

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SETIC CAPÍTULO I CATEGORIA

REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SETIC CAPÍTULO I CATEGORIA REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SETIC CAPÍTULO I CATEGORIA Art. 1º. A Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação SETIC é um Órgão Suplementar Superior

Leia mais

REGULAMENTO E POLITICAS PARA O USO DA REDE DE COMPUTADORES DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO E POLITICAS PARA O USO DA REDE DE COMPUTADORES DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTO E POLITICAS PARA O USO DA REDE DE COMPUTADORES DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1. INTRODUÇÃO O presente documento define o regulamento para o uso apropriado da rede de computadores

Leia mais

Laboratórios de Informática Regulamento

Laboratórios de Informática Regulamento 1 Laboratórios de Informática Regulamento Pagina 1/10 Sumário DA CONSTITUIÇÃO...3 DA ADMINISTRAÇÃO...4 DA UTILIZAÇÃO...5 DISPOSIÇÕES GERAIS...10 Pagina 2/10 REGULAMENTO INTERNO DA CONTISTUIÇÃO Art. 1 -

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DA FESB

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DA FESB REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DA FESB I Da Caracterização Art. 1 Os Laboratórios de Informática da FESB, sob responsabilidade do Departamento de Informática, dispõem de infra-estrutura

Leia mais

RESOLUÇÃO N 1 DE 22 DE OUTUBRO DE 2015, DA PRÓ-REITORA DE PLANEJAMENTO

RESOLUÇÃO N 1 DE 22 DE OUTUBRO DE 2015, DA PRÓ-REITORA DE PLANEJAMENTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Uberaba-MG RESOLUÇÃO N 1 DE 22 DE OUTUBRO DE 2015, DA PRÓ-REITORA DE PLANEJAMENTO Aprova a Norma Procedimental NP 70.01.005 Uso da Rede

Leia mais

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA POLÍTICA DE USO DE FUNCIONAMENTO

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA POLÍTICA DE USO DE FUNCIONAMENTO FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ - FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ Rua 1º de Maio Nº 2235/N Bairro Primavera Qualidade em Educação Teresina PI Brasil Fone:(86) 2107-2200 www.faespi.com.br/faespi.edu@gmail.com

Leia mais

Estado do Piauí Tribunal de Contas

Estado do Piauí Tribunal de Contas Estado do Piauí Tribunal de Contas RESOLUÇÃO n.º 20/2013, de 01 de julho de 2013. Dispõe sobre o processo eletrônico e a assinatura digital no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. O TRIBUNAL

Leia mais

RESOLUÇÃO SEPLAG Nº 71, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2003

RESOLUÇÃO SEPLAG Nº 71, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2003 RESOLUÇÃO SEPLAG Nº 71, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2003 Dispõe sobre padronização e utilização dos Serviços de Correio Eletrônico Oficial dos Órgãos e Entidades do Poder Executivo da Administração Pública Estadual

Leia mais

TERMO DE RESPONSABILIDADE

TERMO DE RESPONSABILIDADE TERMO DE RESPONSABILIDADE Pelo presente instrumento particular, declaro assumir a total responsabilidade pela utilização do CARTÃO FUNCIONAL e SENHA ELETRÔNICA, doravante chamados de IDENTIDADE DIGITAL

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO P. TJAM 56 PROJUDI Revisado por: Breno Figueiredo Corado DVTIC/PROJUDI

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE PRÁTICAS EM ADMINISTRAÇÃO E ESCRITÓRIO MULTIMÍDIA DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO - UNIR - CACOAL

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE PRÁTICAS EM ADMINISTRAÇÃO E ESCRITÓRIO MULTIMÍDIA DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO - UNIR - CACOAL REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE PRÁTICAS EM ADMINISTRAÇÃO E ESCRITÓRIO MULTIMÍDIA DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO - UNIR - CACOAL TÍTULO I - DO LABORATÓRIO DIDÁTICO CAPÍTULO I - DA ORGANIZAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Art. 1. O uso e o funcionamento do Laboratório de Informática da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (FADIVALE) obedecerá às normas constantes deste regulamento.

Leia mais

PORTARIA Nº 126, DE 12 DE MARÇO DE 2014.

PORTARIA Nº 126, DE 12 DE MARÇO DE 2014. PORTARIA Nº 126, DE 12 DE MARÇO DE 2014. Dispõe sobre a implantação e o funcionamento do processo eletrônico no âmbito do Ministério das Comunicações. O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso das

Leia mais

REGULAMENTO DE USO DOS LABORATÓRIOS TÍTULO I

REGULAMENTO DE USO DOS LABORATÓRIOS TÍTULO I REGULAMENTO DE USO DOS LABORATÓRIOS TÍTULO I DAS NORMAS E SEUS FINS Dos Objetivos Art. 1º. O presente regulamento estabelece normas para utilização dos Laboratórios da Faculdade Catuai, visando um melhor

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED

POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED Este documento, denominado Política de Privacidade, tem por finalidade estabelecer as regras sobre a obtenção, uso e armazenamento dos dados e informações coletados

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO Nº 1, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2011.

REGULAMENTAÇÃO Nº 1, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2011. REGULAMENTAÇÃO Nº 1, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2011. Regulamenta o uso do correio eletrônico institucional e normatiza as regras para criação e exclusão de caixas postais institucionais. TÍTULO I DO OBJETIVO

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS INSTRUÇÃO SUSEP N.º 79, DE 28 DE MARÇO DE 2016.

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS INSTRUÇÃO SUSEP N.º 79, DE 28 DE MARÇO DE 2016. SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS INSTRUÇÃO SUSEP N.º 79, DE 28 DE MARÇO DE 2016. Dispõe sobre o uso do certificado digital no âmbito da Superintendência de Seguros Privados Susep. O SUPERINTENDENTE

Leia mais

PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SCJ Nº 001/2013 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMA OITAVA REGIÃO, no uso de suas

PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SCJ Nº 001/2013 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMA OITAVA REGIÃO, no uso de suas PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SCJ Nº 001/2013 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMA OITAVA REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que o avanço tecnológico,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº XXX, DE XXX DE XXXXX DE 2015. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), no uso de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO Nº XXX, DE XXX DE XXXXX DE 2015. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO Nº XXX, DE XXX DE XXXXX DE 2015 Regulamenta o teletrabalho no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), no uso de suas atribuições

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa RESOLUÇÃO DE MESA Nº 839/2008 (publicada no DOAL nº 9263, de 28 de maio de 2008) Dispõe sobre as normas e procedimentos

Leia mais

REGULAMENTO PARA USO DOS COMPUTADORES DO LABORATORIO DE INFORMATICA E BIBLIOTECA DA FACULDADE ESEFAP

REGULAMENTO PARA USO DOS COMPUTADORES DO LABORATORIO DE INFORMATICA E BIBLIOTECA DA FACULDADE ESEFAP REGULAMENTO PARA USO DOS COMPUTADORES DO LABORATORIO DE INFORMATICA E BIBLIOTECA DA FACULDADE ESEFAP CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 - O presente regulamento tem por finalidade facilitar e democratizar

Leia mais

TÍTULO I CAPÍTULO I DA UTILIZAÇÃO

TÍTULO I CAPÍTULO I DA UTILIZAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO Nº 01, Amparo, 09 abril de 2013. DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE INFORMÁTICA E REDES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE AMPARO, VISANDO ESTABELECER UMA POLÍTICA DE

Leia mais

PORTARIA Nº 114, DE 19/9/2007

PORTARIA Nº 114, DE 19/9/2007 CÂMARA DOS DEPUTADOS Centro de Documentação e Informação PORTARIA Nº 114, DE 19/9/2007 Aprova normas para padronização, instalação e controle de programas de computador no âmbito da Câmara dos Deputados.

Leia mais

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS DIGITAIS

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS DIGITAIS NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS DIGITAIS I - DA NATUREZA (da finalidade) Artigo 1 O Laboratório de Práticas Digitais (LPD) caracteriza-se por sua natureza didático-pedagógica, servindo

Leia mais

RESOLUÇÃO DA REITORIA Nº 003/2002, DE 29 DE JULHO DE 2002

RESOLUÇÃO DA REITORIA Nº 003/2002, DE 29 DE JULHO DE 2002 RESOLUÇÃO DA REITORIA Nº 003/2002, DE 29 DE JULHO DE 2002 Define políticas, normas e procedimentos que disciplinam a utilização de equipamentos, recursos e serviços de informática do Unilasalle. O Reitor

Leia mais

REGULAMENTO DE CONCESSÃO E DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL INSTITUCIONAL DO IF FARROUPILHA

REGULAMENTO DE CONCESSÃO E DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL INSTITUCIONAL DO IF FARROUPILHA REGULAMENTO DE CONCESSÃO E DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL INSTITUCIONAL DO IF FARROUPILHA REGULAMENTAÇÃO Nº 1, DE 29 DE JANEIRO DE 2014. Regulamenta o uso do correio eletrônico institucional e normatiza as regras

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012 Estabelece os critérios de concessão de acesso ao Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse SICONV. O SECRETÁRIO DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA

Leia mais

PORTARIA-TCU Nº 385, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009 (Revogada) (Portaria - TCU nº 36, de 31/01/2011, BTCU nº 03, de 31/01/2011)

PORTARIA-TCU Nº 385, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009 (Revogada) (Portaria - TCU nº 36, de 31/01/2011, BTCU nº 03, de 31/01/2011) PORTARIA-TCU Nº 385, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009 (Revogada) (Portaria - TCU nº 36, de 31/01/2011, BTCU nº 03, de 31/01/2011) Dispõe sobre as competências da Secretaria de Infraestrutura de Tecnologia da

Leia mais

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Ibirubá REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO

Leia mais

DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAPÍTULO I DA DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SEUS FINS

DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAPÍTULO I DA DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SEUS FINS DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAPÍTULO I DA DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SEUS FINS Art. 1º A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação da Universidade Federal

Leia mais

Artigo II. A coordenação do LAC cabe ao coordenador do PGESDE.

Artigo II. A coordenação do LAC cabe ao coordenador do PGESDE. NORMATIVA INTERNA DO LABORATÓRIO DE APOIO COMPUTACIONAL DEFINE NORMAS PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE APOIO COMPUTACIONAL (LAC) DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SISTEMAS DINÂMICOS E ENERGÉTICOS.

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INFORMÁTICA

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INFORMÁTICA Aprovado pela Resolução CONSUNI nº 31/13, de 21/08/13. CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este regulamento dispõe especificamente do Núcleo de Informática

Leia mais