Unidade II RELATÓRIO DO PROJETO DE. Profa. Lisienne Navarro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade II RELATÓRIO DO PROJETO DE. Profa. Lisienne Navarro"

Transcrição

1 Unidade II RELATÓRIO DO PROJETO DE PESQUISA: APRESENTAÇÃO Profa. Lisienne Navarro

2 Objetivo Retomando discutir a importância do trabalho monográfico 1. Do ponto de vista didático: Avaliar o aproveitamento acadêmico. 2. Do ponto de vista científico: Deve ser único. Tema delimitado. Pesquisa bibliográfica. 3. Tipos de trabalhos de conclusão: Artigos. Material didático.

3 Objetivo Na unidade II, trataremos mais especificamente: Elementos que compõem o projeto de pesquisa. Forma de apresentação. O que é um artigo científico. Material didático.

4 Como começa uma pesquisa Uma pesquisa começa com uma ideia referente a uma lacuna na base de conhecimentos disponíveis em uma dada área de conhecimento. Fonte: clip-art

5 Fontes de dados para a pesquisa Não sistemáticas: Inspiração. Descobertas por acaso. Ocorrências cotidianas sistemáticas: Pesquisas anteriores. Teoria. Aulas. Congressos. Fonte: Clip-art

6 Pesquisa Formular Problema Hipótese Revisão Literatura Estrutura Teórica Objetivos

7 Pesquisa Uma pesquisa começa com uma PERGUNTA testável; ecologicamente válida.

8 Uma pergunta de pesquisa É uma questão que mostra uma situação que necessita de discussão, investigação, decisão ou solução. É uma questão que pergunta sobre como as variáveis estão relacionadas. Deve ser testável. Deve corresponder a definições claras dos termos envolvidos. Deve especificar os sujeitos e as variáveis envolvidas. Não deve ser uma questão de valor: qual o melhor modo de (...)?

9 O que é metodologia de pesquisa Método = caminho a seguir. Metodologia = conhecimento sobre o método. Sintaxe que viabiliza a investigação. As relações que se estabelecem entre os elementos. A mesma sintaxe dos métodos de solução de problemas. Fonte: Clip-art

10 A pesquisa é: Orientada pela teoria. Delimitada por paradigmas e teorias. Influenciada pelo espírito da época. Referência de uma comunidade de pares. Empreendimento acumulativo. Referência de uma epistemologia.

11 A construção do conhecimento é dinâmica e interativa Fatos Modelos Teorias Paradigmas

12 A construção do conhecimento é dinâmica e interativa Fatos = eventos: origem na observação, na intuição, em crenças do senso comum e em crenças científicas. Modelos: representações sobre como as variáveis estão relacionadas. Teorias: estruturas de princípios explicativos para dados empíricos. Paradigmas: abstrações orientadoras que refletem a acumulação de dados, modelos e teorias.

13 Por que a teoria é importante? Integração do conhecimento. Explicação do conhecimento. Predições sobre o que ainda não se conhece ou observou. Intervenções para melhorar as condições humanas.

14 Pesquisa como método de solução de problemas O que quer saber? O problema. Por quê? A teoria. Para quê? Os objetivos. Com quem? Os sujeitos. Onde? O ambiente. Como? O método e as técnicas de coleta e análise de dados.

15 Interatividade O primeiro passo para uma pesquisa é: a) Ter um professor orientador. b) Ter a solução de um problema. c) Ter um problema. d) Ter uma hipótese. e) Ter um método definido.

16 Os caminhos da pesquisa Identificar um problema teoria: Planejar o método. Entrar no campo. Coletar dados. Sair do campo. Tratar e interpretar os dados. Redigir o relatório. Publicar. paradigma,

17 Sugestões iniciais para quem vai fazer uma monografia, dissertação ou tese 1. O quê? 2. Por quê? 3. Como? 4. Para quê?

18 O quê? O quê? Será o seu objeto de pesquisa. Tente clarear para o seu leitor o que você pretende pesquisar, qual a relevância dessa pesquisa, qual o suporte teórico.

19 Por quê? Por quê? Será sua justificativa para o trabalho. Como você vê a importância do que vai realizar. Por que razão você está desenvolvendo sua temática de pesquisa. Algumas vezes, seu objetivo geral e os específicos são colocados nesta parte do trabalho.

20 Como? Como? Será a descrição metodológica, ou seja, como você pretende fazer a pesquisa. Você irá descrever todos os passos que irá dar na sua pesquisa. Que tipo de pesquisa você pretende realizar: experimental; bibliográfica; de campo (survey); com enfoque qualitativo ou quantitativo etc. Caracterizará seus sujeitos e/ou objeto, o local da pesquisa, os instrumentos e procedimentos de coleta e o tratamento dos dados.

21 Para quê? Para quê? Será o objetivo do seu trabalho. Aqui você colocará onde quer chegar com essa pesquisa. Para que pesquisar esse assunto.

22 Introdução É a apresentação do assunto a ser tratado, com: Definição objetiva do tema escolhido, do problema de pesquisa, delimitando os períodos abrangidos. Deve também fornecer esclarecimentos sobre o ponto de vista sob o qual o assunto será tratado. Objetivo do projeto. Justificativa da escolha do tema.

23 Introdução É necessário também apresentar um breve roteiro da estrutura do projeto. Tudo deve ser exposto em um texto discursivo ou corrido, de forma clara e objetiva. É bom lembrar que a introdução não é um resumo do projeto. Informa ao leitor os elementos fundamentais da pesquisa a ser desenvolvida.

24 Desenvolvimento Revisão bibliográfica e fundamentação teórica São apresentados e discutidos aqui os fundamentos teóricos que apoiarão a resposta dada ao problema formulado e a consecução dos objetivos propostos na introdução do projeto.

25 Desenvolvimento Organizar em capítulos numerados com algarismos romanos, seguidos de um título, centralizados, em negrito, a revisão bibliográfica/fundamentação teórica e método já apresentados no projeto de pesquisa. O capítulo do método, agora, deve vir com a análise dos dados e a discussão dos resultados. De acordo com a necessidade, outros capítulos podem ser acrescentados no desenvolvimento.

26 Elementos constitutivos de um projeto de pesquisa O projeto de pesquisa para monografia deve conter os seguintes itens: Delimitação do tema. Justificativa. Objetivos. Quadro teórico-metodológico. Problematização. Hipóteses. Metodologia. Cronograma. Limitações. Referências bibliográficas.

27 Delimitação do tema Nesta etapa, o pesquisador vai mostrar ao leitor, de forma clara e precisa, qual é o assunto que irá trabalhar, o campo do conhecimento em que o objeto de estudo se insere, o lugar que o objeto ocupa no espaço e no tempo e o problema da pesquisa, ou seja, a situação problemática que se pretende analisar. Deve-se evitar pesquisas que falem sobre muitas coisas. Quanto mais restrito o tema, maior a possibilidade do leitor compreender o seu objeto, ou seja, seu estudo. Contextualize seu tema no espaço e no tempo.

28 Justificativa e objetivos O que esta pesquisa pode acrescentar à ciência na qual se inscreve, ou seja, qual a sua relevância científica? O objetivo é o que se deseja obter ao final da pesquisa, é onde o pesquisador quer chegar com a pesquisa. O objetivo geral é mais vago e amplo, e os objetivos específicos, mais rápidos e imediatos. Os verbos mais utilizados neste item são: analisar, verificar, identificar, pesquisar, caracterizar.

29 Quadro teórico Deverá demonstrar ao leitor o quanto conhece sobre a área que pesquisará, realizando uma revisão bibliográfica do que existe e conceituando termos que serão utilizados. Um exemplo: o conceito de produtividade pode variar de acordo com o teórico e ou área a ser pesquisada. O significado para um teórico pode ser diferente do que é para outro.

30 Problematização A pergunta norteará a pesquisa. Observe algumas regras: O problema pode ser formulado como uma pergunta ou de modo que o leitor perceba o questionamento que envolve a pesquisa, contando ao leitor qual é o problema que irá analisar. Ele deve ser claro e preciso; presente na realidade; suscetível de solução; delimitado a uma dimensão viável.

31 Interatividade Depois de escolhido o tema a ser pesquisado, a próxima etapa será: a) Justificativa. b) Delimitação do tema. c) Problematização. d) Hipóteses. e) Metodologia.

32 Hipótese Toda pergunta exige uma resposta. No caso da pesquisa científica, esta resposta chama-se hipótese. Ela é uma resposta provisória que pode ser validada ou não no processo de construção da monografia.

33 Metodologia e cronograma Deve-se, após a colocação do problema e das hipóteses, mostrar ao leitor qual será a metodologia empregada. Bibliográfica, descritiva, pesquisa-ação, estudo de caso, documental. O pesquisador deve preocupar-se em mostrar ao leitor o cronograma da pesquisa, detalhando o tempo previsto para cada etapa da pesquisa. Deve-se tomar cuidado com os prazos estabelecidos pela instituição.

34 Limitações e bibliografia Deve-se antecipar algumas dificuldades que poderão ser enfrentadas para a realização da pesquisa. Todos os autores lidos devem estar nas referências bibliográficas, que devem ser feitas de acordo com o Manual da Instituição, disponível no site da faculdade.

35 Apresentação da bibliografia MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, DEMO, Pedro. Metodologia da investigação em educação. São Paulo: Ed. IBPEX, AMADO L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6ª edição. São Paulo: Person, 2006

36 Desenvolvimento do trabalho É o espaço reservado para levantar teóricos que discutem o tema, traçando uma conversa entre os diversos autores que tratam sobre o assunto proposto. Não se pode esquecer que a cópia de um trabalho é considerada plágio é não é permitida por lei. Em todo o texto deve-se dar crédito aos autores, e somente em citações diretas se pode colocar os textos de acordo com o livro, porém citando o autor, ano e página.

37 Desenvolvimento do trabalho Subcapítulos que abordem assuntos relacionados ao capítulo, importantes de serem desenvolvidos. Resultados e discussão: apresentados de forma clara, organizada e concisa. Quando necessário, apresentar os desvios para cada variável. Todos os resultados devem ser discutidos de acordo com as referências citadas no corpo do trabalho (desenvolvimento), mostrando a sua importância e relação com o texto escrito.

38 Formatação do trabalho Para um trabalho ser considerado científico, é necessário seguir algumas normas. Folha de tamanho A4; letra Arial tamanho 12; espaço entre linhas: 1 ½ (um e meio), e quando for citação direta, espaço simples com letra no tamanho 11 e recuo de 4 centímetros do lado esquerdo; margens: esquerda = 4 cm e 2 cm para todos os demais lados.

39 Texto Deve esclarecer a força dos argumentos. Características primordiais: clareza; precisão; objetividade. Palavra é o revestimento da ideia. (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007, p. 11)

40 Texto O uso de tabelas, gravuras, figuras tem o objetivo de dispor as informações de tal forma que permitem argumentações: Coerentes. Concisas. Delimitando aspectos. Relacionando dados. Sintetizando informações. Visão diferenciada do objeto.

41 Interatividade Sobre o desenvolvimento do trabalho monográfico, pode-se afirmar que: a) É o espaço reservado para levantar teóricos que discutem o tema. b) É o espaço em que o pesquisador pode colocar a sua opinião. c) É um espaço destinado a poucos autores. Deve-se escolher no máximo três. d) Quando colocar os autores, mencionálos apenas na primeira vez que aparecem, dispensando-os nas demais. e) É um espaço para desenvolver a ideia e o pensamento do pesquisador.

42 Citações Citação direta: é a transcrição literal de um texto ou parte dele, conservando-se a grafia, pontuação, uso de maiúsculas e idioma. Alertamos que o número de citações diretas recomendadas é de 1 (uma) por página, no mínimo, e para não deixar sua monografia ou artigo como uma colcha de retalhos, as citações devem estar ligadas ao texto com uma reflexão, amarrando as ideias anteriores e posteriores, e não apenas soltas pelo texto. Atenção! Ideias de vários autores soltas, sem reflexão, não são recomendadas e aceitas.

43 Citações Citação de até três linhas: fica no corpo do texto entre aspas ( ). Exemplo: Conforme Seber (1997, p. 52): O organismo interage continuamente com os objetos do meio. Citação com mais de três linhas: outro parágrafo, com recuo de 4 cm, apenas da margem esquerda. A letra deve ser Arial 11 e sem aspas, com espaço simples entre as linhas.

44 Citações Citação indireta: é um texto que reproduz a ideia de outro autor, sem que haja transcrição literal dos termos. É importante que sempre seja citado o autor da obra (fonte) da qual a ideia foi retirada. Lembre-se de que, sempre que o autor for citado no corpo do texto, deve vir em letra minúscula, seguido pelo ano da obra consultada. Caso contrário, vem ao final do parágrafo, em letra maiúscula.

45 Citações Exemplo: Segundo Milani (2006), a síndrome de Down foi caracterizada há mais de um século e a partir desta data os cientistas se interessaram em pesquisar sua causa. ou Para obter o conhecimento, é necessário cultivar a curiosidade e o desejo (ALVES, 2002).

46 Conclusão É o fechamento do trabalho. Retoma os objetivos propostos na introdução, esclarecendo se foram alcançados. Apresenta o resultado da análise dos dados e a conclusão a que se chegou. É bom terminar de forma modesta, afirmando que, com o trabalho, não se pretendeu esgotar o assunto. Escrever conclusão com todas as letras maiúsculas, em negrito; não é capítulo nem tem indicativo numérico.

47 Apresentação da conclusão A conclusão menciona com clareza o objeto de pesquisa. Escrever as conclusões: Ter em mãos os resultados. As análises de cada um deles. Os objetivos específicos do trabalho.

48 Artigo científico Os artigos científicos tratam de determinada questão científica. Diferenciam-se dos outros tipos de trabalhos científicos pelo conteúdo e dimensão reduzidos. Após o término de qualquer pesquisa, é necessária a divulgação dos resultados por meio de publicação em revistas ou periódicos especializados.

49 Estrutura do artigo O artigo é composto por quatro (4) itens importantes. São eles: 1. Preliminares a) título (e subtítulo) do trabalho; b) autores; c) credenciais dos autores; d) local de atividades. 2. Sinopse Trata-se da apresentação concisa do artigo. Sua finalidade é dar ao leitor um apanhado do conteúdo integral.

50 Estrutura do artigo 3. Corpo do artigo a) Introdução apresentação do assunto, objetivo, metodologia, limitações e proposição. b) Texto exposição, explicação e demonstração do material. Avaliação dos resultados e comparação com obras anteriores. c) Comentários e conclusões dedução lógica, fundamentada no texto, de forma resumida. Ou subdividir em: introdução, material e método, resultados, discussão e conclusão.

51 Estrutura do artigo 4. Parte referencial a) bibliografia; b) apêndices ou anexos (quando houver); c) agradecimentos; d) data.

52 Elaboração de material didático

53 Material didático Com a globalização e a tecnologia, a concepção de material didático foi sendo modificada para atender às demandas da população em geral. O livro didático sai do espaço da sala de aula e começa a ocupar espaços complementares na vida e cotidiano dos alunos, procurando desenvolver a reflexão e a criticidade nos leitores por intermédio de um texto dialógico e mais próximo ao aluno. Com as tecnologias presentes, encontramos hoje livros impressos, audiovisuais e livros-textos que darão suporte às atividades da internet.

54 Material didático Escolher o tipo de material a ser elaborado na educação formal ou informal não é uma ação fácil e autônoma, pois dependerá do objetivo do curso, da proposta pedagógica, das condições que serão oferecidas, do público destinado e da análise das possíveis combinações que serão feitas no processo de ensino e aprendizagem.

55 Material didático O livro-texto pode ser aplicado em qualquer faixa etária ou nível de escolaridade. Já o jogo ou o brinquedo vão precisar de uma análise mais detalhada de todo o contexto que está envolvido: faixa etária, objetivo, espaço físico, público-alvo, currículo a ser atendido e disponibilidade dos envolvidos.

56 Material didático Para elaborar jogos e brinquedos, é preciso ter consciência da sua importância para o desenvolvimento do ser humano. Eles fazem parte da prática cultural das sociedades por toda parte do mundo e em diferentes épocas da história, constituindo um elemento importante no processo de desenvolvimento.

57 Interatividade A diferença entre produto educacional e material instrucional é: a) Não há diferença entre os dois tipos de material didático. b) Produto educacional são livros-textos e livros didáticos e material instrucional são jogos. c) Produto educacional são jogos e material instrucional são livros-textos e livros didáticos. d) A diferença não é importante nesse caso. e) Produto educacional é a monografia e material instrucional são jogos e livros- textos.

58 ATÉ A PRÓXIMA!

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos.

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS GÊNERO ACADÊMICO-CIENTÍFICO Prof. Mestre Carina Lima Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO Ribeira do Pombal - BA ARTIGO CIENTÍFICO O artigo pode ser definido como discussão de temáticas científicas

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS ESCOLA TÉCNICA - X SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL NOME 1 NOME 2

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS ESCOLA TÉCNICA - X SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL NOME 1 NOME 2 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS ESCOLA TÉCNICA - X SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL Comentado [A1]: 3cm da borda negrito maiúsculo e centralizado NOME 1 NOME 2 Comentado [A2]: 5cm da borda negrito maiúsculo

Leia mais

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA Um projeto de pesquisa precisa inicialmente ter um tema claro, lembrando que tema não é título, título é o nome que a pessoa vai dar ao trabalho de acordo com o tema,

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 2. ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO Elemento Pré-Textual O resumo deve conter, de

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso I

Trabalho de Conclusão de Curso I Projeto de TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Profª: Jussiguelli Marcondes Maranho E-mail: jussiguelli@gmail.com Uberlândia 2018 1. Capa. 2. Folha de Rosto. 3. Introdução, tema e Problematização.

Leia mais

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: PROJETOS DE PESQUISA NOVA LIMA 2017 APRESENTAÇÃO Este manual traz instruções para a elaboração e apresentação de

Leia mais

DISSERTAÇÕES E TESES

DISSERTAÇÕES E TESES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DISSERTAÇÕES E TESES Normas para elaboração Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO PRODUZIR ARTIGOS CIENTÍFICOS Os artigos científicos são pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1. Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1. Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1 Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso O PROJETO FOLHA DE ROSTO TEMA TÍTULO 1 O PROBLEMA 2 JUSTIFICATIVA 3 OBJETIVOS

Leia mais

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos:

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos: O ARTIGO CIENTÍFICO Um artigo científico corresponde ao relato sobre as análises realizadas a respeito de um determinado tema e deve trazer dados e informações atuais. Apresenta-se como resultado de pesquisa,

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

Orientações para a escrita do artigo

Orientações para a escrita do artigo Orientações para a escrita do artigo 1. ESTRUTURA E ELEMENTOS DO ARTIGO 1.1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO Iniciando o artigo, temos a sua identificação. Esta deve ser feito de acordo com o exemplo abaixo: TÍTULO

Leia mais

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, p

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, p LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1993. p.238-243. 1. ARTIGOS CIENTÍFICOS Os artigos científicos são pequenos estudos, porém

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEMOCRACIA NOME DO MESTRANDO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEMOCRACIA NOME DO MESTRANDO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL Nome da instituição PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEMOCRACIA Nome do curso NOME DO MESTRANDO O trabalho deve ser apresentado em papel, formato A4, fonte

Leia mais

VIII SDTA - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO

VIII SDTA - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO VIII SDTA - SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO O VIII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento, promovido pelo Programa de Pós- Graduação em Letras e Linguística da UFG, ocorrerá nos

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS COMPOSIÇÃO DO TRABALHO: OBRIGATÓRIO Capa Folha de rosto Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão bibliografia OPCIONAL Dedicatória

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

4. Devem ser seguidas instruções em vermelho ao longo do modelo, e elas devem ser retiradas antes de imprimir.

4. Devem ser seguidas instruções em vermelho ao longo do modelo, e elas devem ser retiradas antes de imprimir. Normas básicas: ANEXO I Edital 4/2019 MODELO DO PROJETO DE PESQUISA Modelo para apresentação de projetos de pesquisa ao Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) 1. O projeto deve ser apresentado em

Leia mais

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO MEMORIAL Memorial é um depoimento escrito relativo à lembrança, à vivência de alguém; memórias. Deve conter um breve relato sobre a história

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Faculdade de Araçatuba - FAAR Araçatuba-SP 2016 Nome Completo

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.)

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) TÍTULO DO TRABALHO (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) Nome e Sobrenome do autor principal 1, coautor 2, coautor 3 (Fonte: Liberation

Leia mais

TÍTULO EM CAIXA ALTA José da SILVA 1, Maria dos SANTOS 2, Marcos SOUZA 3

TÍTULO EM CAIXA ALTA José da SILVA 1, Maria dos SANTOS 2, Marcos SOUZA 3 1 TÍTULO EM CAIXA ALTA José da SILVA 1, Maria dos SANTOS 2, Marcos SOUZA 3 RESUMO É a apresentação sintética do texto, onde se destacam os aspectos mais relevantes do trabalho realizado. Deve-se apresentar

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 O artigo científico tem como finalidade divulgar pesquisas à comunidade científica, portanto, tem como interlocutores cientistas de áreas de ciências afins e, como

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa calidontur@hotmail.com É designação do problema (prático) e da área do conhecimento a serem observados. O tema tanto pode ser definido em termos

Leia mais

Título do mini-artigo

Título do mini-artigo Título do mini-artigo Nome do Autor 1 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um mini-artigo científico, bem como sua formatação geral para apresentação ao Curso de Mestrado

Leia mais

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti O presente material foi desenvolvido com o objetivo de auxiliá-lo na construção de trabalhos acadêmicos. Vale ressaltar que a ideia foi mostrar de maneira formal (mais do que textual) como deve ser a construção

Leia mais

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Uma das maiores queixas de qualquer estudante que realiza pesquisas de naturezas acadêmica ou científica é saber como formatar o seu projeto

Leia mais

ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO DE PESQUISA. Estrutura de um projeto de pesquisa:

ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO DE PESQUISA. Estrutura de um projeto de pesquisa: ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO DE PESQUISA Estrutura de um projeto de pesquisa: 1. TEMA E TÍTULO DO PROJETO 2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA 3. INTRODUÇÃO 4. RELEVÂNCIA E JUSTIFICATIVA 5. OBJETIVOS

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO [A capa não é contada na numeração] TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (se houver) INTEGRANTE 1 INTEGRANTE 2 INTEGRANTE 3 Campo Bom 2017

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1 CONCEITO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1 CONCEITO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO DISCIPLINA: Redação

Leia mais

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA RESUMO Este manual apresenta a formatação que deve ser utilizada nos relatos de experiências a serem submetidos ao IV Encontro de Pesquisa e VIII Encontro

Leia mais

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE ARTIGO E RESUMO EXPANDIDO

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE ARTIGO E RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE ARTIGO E RESUMO EXPANDIDO RESUMO Este manual apresenta a formatação que deve ser utilizada nos artigos e resumos expandidos a serem submetidos ao IV Encontro de Pesquisa e VIII

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS

MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA ENSINANDO E APRENDENDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MESTRADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS MANUAL FORMATAÇÃO DA DISSERTAÇÃO Fortaleza Ceará 2017

Leia mais

TÍTULO DA MONOGRAFIA: subtítulo (corpo 18 centralizado)

TÍTULO DA MONOGRAFIA: subtítulo (corpo 18 centralizado) FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE BACHARELADO EM... (corpo 14, centralizado) Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 (lista por ordem alfabética- corpo 14- centralizado) TÍTULO DA MONOGRAFIA: subtítulo

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca da importância da logística operacional em saúde, abordando a gestão

Leia mais

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA? Tema Problema Objetivos Justificativa Revisão de literatura Metodologia Cronograma Referência

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES (ABNT2)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES (ABNT2) NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES (ABNT) A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fundada em 1940, é uma entidade privada, sem fins lucrativos e responsável pela normatização de

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO EXPERIMENTAL: subtítulo (corpo 18 centralizado)

TÍTULO DO PROJETO EXPERIMENTAL: subtítulo (corpo 18 centralizado) FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE BACHARELADO EM... (corpo 14, centralizado) Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 (todos do grupo) (lista por ordem alfabética- corpo 14- centralizado) TÍTULO DO PROJETO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DIREITO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DIREITO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DIREITO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA COLOCAR AQUI O TITULO OU TEMA DO PROJETO JOSÉ DAS

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 O artigo científico tem como finalidade divulgar pesquisas à comunidade científica, portanto, tem como interlocutores cientistas de áreas de ciências afins e, como

Leia mais

Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT).

Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT). METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT). Planejamento e Gestão Organizacional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL Porf.a Paulina Gomes 1 INTRODUÇÃO Este roteiro apresenta, de forma resumida, os passos a

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. ARTIGO CIENTÍFICO A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) conceitua artigo científico como Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOME. TÍTULO: subtítulo (se houver)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOME. TÍTULO: subtítulo (se houver) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - PUC GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA II

METODOLOGIA DA PESQUISA II METODOLOGIA DA PESQUISA II Professora Suzane Maranduba Pedro demo 1 RECOMENDAÇÕES 1- Não utilize o celular durante as aulas. 2- Utilize sempre o título e o nome para fazer colocações 3- Use sempre o crachá

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina Prof. Eduardo Giugliani METODOLOGIA DE PESQUISA EM ENGENHARIA Aula (3) http://www.feng.pucrs.br/professores/giugliani/ TEXTO BÁSICO DE APOIO Prof a Joana Siqueira de Souza / Prof. Fernando de Oliveira

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO ORAL CURSO DE MESTRADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO ORAL CURSO DE MESTRADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO ORAL CURSO DE MESTRADO Antes da defesa da dissertação, o aluno deverá submeter-se ao Exame Geral de Qualificação. A solicitação do Exame Geral de Qualificação

Leia mais

NORMAS BÁSICAS E PADRÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO

NORMAS BÁSICAS E PADRÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS ITUIUTABA DEPARTAMENTO DE ENSINO CURSO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO EM ----------------------------

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA. Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa Comitê Institucional de Análise de Projetos

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA. Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa Comitê Institucional de Análise de Projetos MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa Comitê Institucional de Análise de Projetos Brasília 2017 1 Este manual foi produzido por professores da instituição

Leia mais

CONCEITOS PRELIMINARES

CONCEITOS PRELIMINARES CONCEITOS PRELIMINARES Conceito: A pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento

Leia mais

ANEXO III TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

ANEXO III TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP CAMPUS MACAPÁ DEPARTAMENTO DE PESQUISA E EXTENSÃO SEÇÃO DE GERENCIAMENTO DE ESTÁGIO E EGRESSOS ANEXO III TÍTULO:

Leia mais

Manual Trabalhos Vila Mundo

Manual Trabalhos Vila Mundo Manual Trabalhos Vila Mundo I. ORGANIZAÇÃO Antes de sair digitando a principal palavra do trabalho solicitado no Google, primeiro, organize como a pesquisa será feita, seguindo estes dois passos: PRIMEIRO

Leia mais

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço

Leia mais

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos

Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos Alvo de (muitas) reclamações de quem está fazendo monografia e TCC, as regras da ABNT são fundamentais para uniformizar e dar credibilidade

Leia mais

TÍTULO DO PLANO DE INTERVENÇÃO

TÍTULO DO PLANO DE INTERVENÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Nome dos Alunos Anderson de Souza Graziele Maia Ribeiro Roberto Antonio

Leia mais

COLÉGIO PHOTON 9º ANO - A AUTOR DO TRABALHO

COLÉGIO PHOTON 9º ANO - A AUTOR DO TRABALHO COLÉGIO PHOTON 9º ANO - A AUTOR DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO Local, mês e ano AUTOR DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO Trabalho de conclusão de curso apresentado ao 9º Ano do Colégio Photon, como requisito

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas na norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de artigos científicos impressos:

Leia mais

Comitê de Avaliação de Trabalhos de Conclusão de Cursos da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Taquaritinga/SP

Comitê de Avaliação de Trabalhos de Conclusão de Cursos da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Taquaritinga/SP CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS (TCC) Comitê de Avaliação de Trabalhos de Conclusão

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL Os trabalhos submetidos para publicação na RTE/ABT serão analisados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas ad-hoc (especialistas nas

Leia mais

Curso de Educação Física - Bacharel. Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO

Curso de Educação Física - Bacharel. Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO Curso de Educação Física - Bacharel Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO PORTO ALEGRE, Ano Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO Projeto de pesquisa referente ao trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito

Leia mais

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA:

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA: Logo da IES UNIVERSIDADE/FACULDADE...... Coordenação do Curso de....... 1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS PARA O I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA SAÚDE DA MULHER: A MULHER CONTEMPORÂNEA E O CÂNCER DE MAMA

NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS PARA O I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA SAÚDE DA MULHER: A MULHER CONTEMPORÂNEA E O CÂNCER DE MAMA NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS PARA O I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA SAÚDE DA MULHER: A MULHER CONTEMPORÂNEA E O CÂNCER DE MAMA O I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA SAÚDE DA MULHER: A MULHER CONTEMPORÂNEA E

Leia mais

Centro de Ensino Superior do Amapá Ceap ( arial 14) (Modelo de Capa) NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) ( arial 14)

Centro de Ensino Superior do Amapá Ceap ( arial 14) (Modelo de Capa) NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) ( arial 14) Centro de Ensino Superior do Amapá Ceap ( arial 14) (Modelo de Capa) NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) ( arial 14) TÍTULO DO TRABALHO ( Arial 14) MACAPÁ-AP/2009 (Modelo de Folha de Rosto) NOME COMPLETO DO(A)

Leia mais

NO PROJETO DEFINE-SE:

NO PROJETO DEFINE-SE: O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: - A capacidade de construir uma imagem mental de

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 O Trabalho Final de Curso (TFC) caracteriza-se pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento, e não por

Leia mais

Níveis de Pesquisa. Delineamentos das Pesquisas. Métodos de Pesquisa. Ciência da Computação Sistemas de Informação

Níveis de Pesquisa. Delineamentos das Pesquisas. Métodos de Pesquisa. Ciência da Computação Sistemas de Informação Métodos de Pesquisa Ciência da Computação Sistemas de Informação Níveis de Pesquisa Os níveis de pesquisa variam de acordo com os objetivos a que a pesquisa se propõe. Podem ser assim classificados: Exploratória

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 03: Elaboração Projeto de Engenharia PROJETO DE ENGENHARIA O objetivo

Leia mais

RESUMO ABNT. 8. Texto- (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) O texto deve ser dividido em 3 partes, a saber:

RESUMO ABNT. 8. Texto- (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) O texto deve ser dividido em 3 partes, a saber: RESUMO ABNT 1. Capa (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) Na Capa deve constar: O nome da Instituição, Curso, Autor, Título, Cidade e Ano. 2. Folha de rosto (ELEMENTO OBRIGATÓRIO). Na folha de rosto devem constar os

Leia mais

AUTOR (LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE TIMES NEW ROMAN 14, NEGRITO, CENTRALIZADO) PROJETO DE PESQUISA

AUTOR (LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE TIMES NEW ROMAN 14, NEGRITO, CENTRALIZADO) PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES PPGARTES AUTOR (LETRAS MAIÚSCULAS, FONTE TIMES NEW ROMAN 14, NEGRITO, CENTRALIZADO) PROJETO DE PESQUISA TÍTULO

Leia mais

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Leia mais

Projeto Trabalhos de Conclusão de Curso PROJETO DE TCC

Projeto Trabalhos de Conclusão de Curso PROJETO DE TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Professora: Dalciana Vicente Tanaka PROJETO DE TCC Todos os alunos regularmente matriculados na disciplina 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I deverão

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003)

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003) - Os documentos originais, tais como plano de estágio, termo de compromisso, etc., devem ser digitalizados

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016. Monografia: disposições gerais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016. Monografia: disposições gerais Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho de Conclusão

Leia mais

Instruções para elaboração de Relatório de Estágio do Curso de Engenharia Florestal da UFPR

Instruções para elaboração de Relatório de Estágio do Curso de Engenharia Florestal da UFPR Instruções para elaboração de Relatório de Estágio do Curso de Engenharia Florestal da UFPR As orientações apresentadas neste documento, forma elaboradas com base no conjunto de normas para apresentação

Leia mais

COLOQUE AQUI O TÍTULO DO SEU ANTEPROJETO (Letra tamanho 12 (letra caixa alta e em negrito)

COLOQUE AQUI O TÍTULO DO SEU ANTEPROJETO (Letra tamanho 12 (letra caixa alta e em negrito) UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências COLOQUE AQUI O TÍTULO DO SEU ANTEPROJETO (Letra tamanho 12 (letra caixa alta e em negrito) Anteprojeto de pesquisa

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DA FATEC SÃO CARLOS

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DA FATEC SÃO CARLOS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DA FATEC SÃO CARLOS (DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT: NBR 14724, NBR 10520 e NBR 6023) SÃO CARLOS 2018 SUMÁRIO Introdução... 3 Capítulo 1 Trabalho de Graduação...4

Leia mais

Paper O que é e como fazer

Paper O que é e como fazer 1 Paper O que é e como fazer Prof. Sergio Enrique Faria 1- Conceito de paper O paper, position paper ou posicionamento pessoal é um pequeno artigo científico a respeito de um tema pré-determinado. Sua

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM)

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM) UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Campus DE VITÓRIA DA CONQUISTA PROGRAMA MULTICÊNTRICO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR 14724

Leia mais

Elaboração de Relatórios e Projetos

Elaboração de Relatórios e Projetos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Elaboração de Relatórios e Projetos Professora Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA 2018

RELATÓRIO DE PESQUISA 2018 Realização: Escola Técnica Estadual Portão Período de Realização: 19 de março a 11 de setembro de 2018 Comissão Organizadora: Marcelo, Josiane, Juliana Max, Tatiele e Vera. RELATÓRIO DE PESQUISA 2018 Este

Leia mais