REFORMA PREVIDENCIÁRIA. Jorge Luiz Oliveira de Queiroz Fortaleza, 11/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REFORMA PREVIDENCIÁRIA. Jorge Luiz Oliveira de Queiroz Fortaleza, 11/2016"

Transcrição

1 REFORMA PREVIDENCIÁRIA Jorge Luiz Oliveira de Queiroz Fortaleza, 11/2016 1

2 Conceito de seguridade social: art. 194 CF/88. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinados a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social SEGURIDADE SOCIAL PREVIDÊNCIA SOCIAL ASSITÊNCIA SOCIAL Art. 203 e 204 CF/88 Lei 8742 de SAÚDE Art. 196 a 200 CF/88 Lei 8080 de 19/09/1990 CONTRIBUTIVO Regimes de Previdência Pública: RGPS art. 201 e 202 CF/88, Leis 8212 e 8213/91; RPPS art. 40 CF/88; Leis 9717/98 e 8112/90. Leis estaduais e municipais. Regimes Complementares Facultativos de Previdência Privada - art.202 CF/88 e LC 108 e 109 de Complementar aberto; Complementar fechado. 2

3 DO FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL CF/88, Art A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: (custeio tripartite) I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício; b) a receita ou o faturamento; c) o lucro; II - do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social de que trata o art. 201; III - sobre a receita de concursos de prognósticos (5% da receita liquida). IV - do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.

4 DAS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS A contribuição empresarial da associação desportiva que mantém equipe de futebol profissional: corresponde a 5% da receita bruta decorrente dos espetáculos desportivos de que participe em todo território nacional, em qualquer modalidade desportiva, inclusive jogos internacionais, e de qualquer forma de patrocínio, licenciamento de uso de marcas e símbolos, publicidade, propaganda e transmissão de espetáculos desportivos, em substituição aos 20% sobre o total das remunerações pagas e adicionais para financiamento das aposentadorias especiais.

5 DE OUTRAS FONTES As multas, a atualização monetária e os juros moratórios; a remuneração recebida pela prestação de serviços de arrecadação, fiscalização e cobrança prestados a terceiros; as receitas provenientes de prestação de outros serviços e de fornecimento ou arrendamento de bens; as demais receitas patrimoniais, industriais e financeiras; as doações, legados, subvenções e outras receitas eventuais; As contribuições de terceiros são exações destinadas a entidades privadas que estão fora do sistema da seguridade social, mas são arrecadados e fiscalizados pelo SRFB, que recebe e desconta 3,5% a título de remuneração e repassa o restante as respectivas entidades: Sesc, Senac, Sesi, Senai, Senar, Senat, Sest, Sebrae, que têm natureza privada, embora prestem serviço de natureza pública. Logo, não se trata de receita pública. Aplica-se, exclusivamente, às contribuições que tenham a mesma base utilizada para o cálculo das contribuições incidentes sobre a remuneração paga ou creditada a segurados, ficando sujeitas aos mesmos prazos, condições, sanções e privilégios, inclusive no que se refere à cobrança judicial.

6 DE OUTRAS FONTES 50% da receita obtida pela apreensão de todo e qualquer bem de valor econômico confiscado em decorrência do tráfico ilícito de entorpecente e drogas afins, que será repassados aos órgãos responsáveis pelas ações de proteção à saúde e a ser aplicada no tratamento e recuperação de viciados em entorpecentes e drogas afins; 40% do resultado dos leilões dos bens apreendidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil; e

7 DE OUTRAS FONTES A companhia seguradora que mantém seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres, de que trata a Lei nº 6.194, de 19 de dezembro de 1974, deverá repassar à seguridade social 50% do valor total do prêmio recolhido, destinados ao Sistema Único de Saúde, para custeio da assistência médico-hospitalar dos segurados vitimados em acidentes de trânsito, até o dia 2 do mês seguinte a arrecadação do referido tributo.

8 ISENÇÃO (Imunidade condicionada a CF veda incidência) art. 195, 7 CF/88; art. 55 L. 8212/91 e RPS 206 a 210 Fica isenta das contribuições da empresa, as destinadas ao financiamento das aposentadorias especiais e as provenientes do faturamento e do lucro (arts. 201, 202 e 204 do Dec. 3048/99); a pessoa jurídica de direito privado beneficente de assistência social.

9 ALÍQUOTAS DE CONTRIBUIÇÃO DOS SERVIDORES CIVIS ESTATUTÁRIOS DA UNIÃO - EVOLUÇÃO HISTÓRICA - PERÍODO ALÍQUOTA DO SEGURADO BENEFÍCIOS FINANCIADOS INSTITUIÇÃO BASE DE INCIDÊNCIA / Fev/38 a dez/43 4% a 7% da pensões e pecúlio IPASE remuneração jan/44 a ago/77 5% do salário-base pensões e pecúlio IPASE set/77 a dez/79 5% do salário-base pensões e pecúlio INPS jan/80 a dez/84 6% do salário-base pensões e pecúlio e para outros INPS benefícios (exceto aposentadorias) jan/85 a nov/90 6% do salário-base pensões e pecúlio União dez/90 a mar/91 6% do salário-base pensões e pecúlio e outros União benefícios (exceto aposentadorias) abr/91 a out/93 6% do salário-base pensões, aposentadorias e outros benefícios União nov/93 a jun/97 9% a 12% da pensões, aposentadorias e outros benefícios União remuneração jul/97 a abr/99 11% da remuneração pensões, aposentadorias e outros benefícios União Elaboração: SPS/MPS Lei nº 8.112/90 Art º O custeio da aposentadoria é de responsabilidade integral do Tesouro Nacional.

10 Justificativas para a reforma - A Previdência registra rombo crescente. - A conta é insustentável, pois os brasileiros estão vivendo mais, a população tende a ter fatia maior de idosos e o número de jovens, que sustentam o regime geral, encolherá; - Em 2016, o rombo é de R$ 149,2 bi (2,3% do PIB); - Os gastos saltaram de 0,3% do PIB em 1997 para projetados 2,7% em 2017.

11 QUEM SERÁ AFETADO? Todos os trabalhadores ativos, mas será adotado um corte por idade. - No setor privado, os trabalhadores se aposentam com pouco mais de 50 anos, assim que completam o tempo de contribuição (35 anos, homens e 30 anos, mulheres). O governo quer fixar idade mínima de 65 anos, podendo chegar aos 70 para novas gerações. - No funcionalismo, já há idade mínima (de 60 anos, homens e 55 anos, mulheres). Pela novas regras, quem tem até 50 anos terá que obedecer as novas regras integralmente; os segurados com 50 anos ou mais serão enquadrados nas regras de transição, que serão mais suaves, mais vão exigir um tempo de serviço adicional para requerer aposentadoria. Neste caso, haverá um pedágio entre 40% e 50%, ou seja, terão que trabalhar por um período de tempo adicional, para ter direito a aposentadoria por tempo de contribuição (REGRA DE TRANSIÇÃO). Será instituída uma idade mínima para aposentadoria de 65 anos (homem e mulher), podendo chegar a 70 anos no futuro. O governo quer que a regra de transição dure 15 anos para que os efeitos da reforma das contas da Previdência sejam mais rápidos.

12 Diferença de regras entre homens e mulheres - As mulheres podem se aposentar antes dos homens (com cinco anos a menos). O governo pretende reduzir essa diferença de forma gradual. Com isso, elas deverão levar mais de 15 anos para se igualar aos homens. Aposentadorias especiais - A ideia é acabar com a diferença de cinco anos a menos para professores, mas também de forma gradual. As regras também devem ficar mais rigorosas para quem exerce atividades de risco ou lida com agentes nocivos, que hoje pode pedir o benefício aos 15, 20 ou 25 anos de serviço. PMs e bombeiros também podem se aposentar mais cedo, desde que tenham

13 Pensão - A pensão por morte, que é integral, deve ser reduzida para 60%, mais 10% por dependente, para todos os segurados (INSS e serviço público). Trabalhadores rurais - Considerados segurados especiais, os trabalhadores das áreas rurais podem se aposentar por idade (60 anos homens e 55, mulheres), bastando apenas comprovação da atividade no campo. O governo quer que esse segmento também passe a contribuir para o regime, ainda que em condições mais facilitadas. A idade também vai subir. Benefícios assistenciais - Idosos ou deficientes de baixa renda têm direito a um benefício assistencial mesmo sem nunca terem contribuído, o que é considerado injusto com os demais que contribuem. A ideia é subir a idade (hoje de 65 anos) para além dos demais e pagar um benefício um pouco mais proporcional.

14 Desvinculação do piso da previdência do salário mínimo - O governo pretende desvincular o reajuste do salário mínimo (que permite ganhos reais) do piso previdenciário, o que exerce forte impacto nas contas do INSS. Mas, o assunto é polêmico e ainda não há definição se proposta de mudança será enviada ao Congresso junto à reforma da Previdência. Militares das Forças Armadas - O governo pretende mexer no regime de aposentadoria dos militares, a fim de que todos tenham as mesmas regras. Com a possibilidade de fixar idade mínima de 65 anos para pedir reserva, está sendo estudada uma alteração na carreira dos militares para compensar o tempo maior na ativa. Também está sendo avaliado o impacto fiscal da pensão das filhas

15 MP nº 739 de 08/07/2016 Revisão dos beneficios por incapacidade de longa duração (2 anos) Inicio da reforma Temer Convocação os segurados que estejam em gozo de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, para, a qualquer tempo, serem submetidos a uma nova avaliação pericial, sob pena de ter suspenso o seu benefício, resalvado o titular de aposentadoria por invalidez que tenha atingido 60 anos. Obrigação de fixação de termo final para o benefício por incapaciade concedido pelo INSS ou através de ação judicial - alta programada. Ação Civil Pública nº que foi incorporada pelo INSS através da Resolução INSS/PRES nº 97, de 19 de julho de 2010, asseguradnos que mesmo após a data prevista para cessação do benefício, seria mantido o pagamento até que fosse realizada nova perícia onde restasse constatado o retorno da capacidade para o trabalho. Fixado Criação um prazo certo para a recuperação da capacidadepassa, 120 dias (quando a data for incerta); de uma verba de incentivo aos médicos peritos do INSS (R$ 60,00 por perícia); O art. 11 da MP traz um dispositivo que revoga o parágrafo único do art. 24 da LBPS ( fim da recuperação da carência apos recolhimento de 1/3 de carência).

16 MOTIVOS ALEGADOS PELOS DEFENSORES DA REFORMA A despesa com benefícios previdenciários já equivale a mais de 40% dos gastos do governo federal, com tendência de crescimento. Este ano a projeção é de um montante de dispêndio superior a R$ 480 bilhões (7,6% do PIB) e já em 2026 deve ultrapassar R$ 1 trilhão (quase 8,5% do PIB). Mudanças na estrutura demográfica do país aceleram a concessão de benefícios e o número de pessoas ativas que contribuem para o INSS é cada vez menor. A título de exemplo, entre 2002 e 2015 o número de beneficiários do regime geral saltou de 18,9 milhões para 28,3 milhões.

17 - Relação entre contribuintes e beneficiários do RGPS (Regime Geral da Previdência Social): Em 1980 ela era de 3,2 e em 2020 a expectativa é de que seja ligeiramente acima de 1. - Orçamentária: Em 1997 o saldo positivo de R$ 3,3 bilhões (0,35% do PIB) passou a ser negativo ano após ano e em 2015 atingiu R$ 85,8 bilhões (1,45% do PIB). - De acordo com a LDO de 2016 o déficit estimado para 2040 é de 3,52% do PIB. - Um aspecto determinante para o desequilíbrio financeiro da Previdência brasileira refere-se à série de benefícios criados pela Constituição de 1988 sobretudo no âmbito das aposentadorias rurais.

18 Malandramente os operadores do déficit levam em conta apenas a arrecadação do Regime Geral da Previdência (RGPS) e as despesas com benefícios. E esquecem, intencionalmente, que a Previdência integra a Seguridade, juntamente com Saúde e Assistência Social. Para esse conjunto da Seguridade há financiamento próprio, conforme a Constituição de 1988, por meio de impostos e taxas, como a Cofins e a CSLL, entre outros, tendo como base o Orçamento da União

19 Conforme a Associação dos Auditores - Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP): através do estudo Análise da Seguridade Social 2014, não há déficit, e, sim, superávit. Superávit em 2006: R$ 59,9 bilhões; 2007: R$ 72,6 bilhões; 2008: R$ 64,3 bi; 2009: R$ 32,7 bi; 2010: R$ 53,8 bi; 2011: R$ 75,7 bi; 2012: R$ 82.6 bi; 2013: R$ 76,2 bi; 2014: R$ 54 bi.

20 Audiência Pública no Senado na Comissão de Direitos Humanos: DENISE GENTIL - Professora do Instituto de Economia da UFRJ - comprovou com dados oficiais que o sistema de seguridade social brasileiro é superavitário e cumpre bem seu papel social de distribuir renda. - Em 2015 (um ano marcado por forte recessão e alta nas taxas de desemprego) - a previdência obteve uma receita bruta de R$ 675,1 milhões, e gastou R$ 658,9 milhões = superávit de R$ 16,1 milhões. - Em 2014, receita de R$ milhões - despesas de R$ milhões = R$ 35,5 milhões. - Desonerações previdenciárias em 2014 = R$136,4 milhões equivaleu a 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2015, as desonerações em torno de R$ milhões, ou 2,75% do PIB. Para 2016 a perda seja da ordem de R$ milhões, ou 2,29% do PIB.

21 ALTERNATIVAS À FORMAS - AUMENTAR A RECEITA (que vai pagar o Pato?) A sonegação das receitas previdenciarias: foi de R$ 15 bi no ano de 2013, R$ 13,6 bi em 2012 e R$ 13,1 bi em 2011, ainda segundo a Anfip, esses números podem ser até 10 vezes maiores. E ainda tem a inadimplência: R$ 34,9 bilhões. A quem interessa a mentira do rombo nas contas da Seguridade? - ZELOTS: Um dos maiores esquemas de sonegação já descobertos no Brasil R$ 19 bi (3 x o que a lava-jato alega ter sido desviado da Petrobras) - Itaú: balanço anual de 2015, lucrou R$ 23 bilhões. "Um único banco brasileiro lucrou mais do que o governo gasta com o programa Bolsa Família, que atende a 40 milhões de brasileiros. - Isenções previdenciárias? - Pré-sal: Regime de partilha no pre-sal criando o Fundo Social, para financiamento da educação e saúde. (O projeto de José $erra, aprovado no Senado, encontra-se na Câmara e alterou as condições de exclusividade da Petrobras na exploração do pré-sal, significando o fim do modelo de partilha (por inanição), pois a Petrobras ficou com apenas 30% dos blocos de exploração).

22 O país está quebrado!!!!! - Tem a 6ª maior reserva cambial do planeta; - Deu aumento de 41% para o judiciário (vai onerar os cofres públicos em 55 bilhões em 3 anos); - Deu aumento de até 37% para 4 categorias diferentes; - Injetou 20 BILHÕES na privatizada Oi, que está falindo e sonegou mais de 20bilhões; - Aprovou empréstimo de 10 BILHÕES para o FMI; - Aumentou as verbas em até 2.780% de alguns veículos para fazer propaganda positiva do seu governo; - O país gasta 45% do orçamento para pagar JUROS aos banqueiros; - Os super-ricos, que representam menos de 0,05% da população sonegaram, só em 2015, 415 BILHÕES em impostos. As velhas raposas não cortam UM CENTAVO nos salários astronômicos, nos benefícios imorais e tantas outras regalias dos três poderes. Em vez disso, corta em cima dos DIREITOS do povo.

Contribuição da empresa (LC 123/06, art. 18-C, 1º, III)

Contribuição da empresa (LC 123/06, art. 18-C, 1º, III) Contribuição da empresa (LC 123/06, art. 18-C, 1º, III) VIII Contribuição patronal do Microempreendedor individual MEI Alíquota Base de cálculo Seguridade RAT social Salário-de-contribuição do empregado

Leia mais

Custeio da Seguridade Social

Custeio da Seguridade Social ENCONTRO 02 Custeio da Seguridade Social Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos

Leia mais

O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio

O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio O Regime Geral de Previdência Social - RGPS e a PEC 287 de 2016 CURITIBA-PR, 14 DEZ 2016 Expositor: Luciano Fazio 1 SUMÁRIO 1. O que é Previdência Social 2. Déficit do Regime Geral de Previdência Social

Leia mais

Liêda Amaral Coordenadora da Mulher Contabilista do RN. Reforma da Previdência: Contra ou a Favor?

Liêda Amaral Coordenadora da Mulher Contabilista do RN. Reforma da Previdência: Contra ou a Favor? Liêda Amaral Coordenadora da Mulher Contabilista do RN Reforma da Previdência: Contra ou a Favor? Será que a velhice mudou para todos? 58 anos 73 anos CARTILHA OFICIAL - De onde vem os recursos da Previdência?

Leia mais

Reforma da Previdência PEC 287

Reforma da Previdência PEC 287 Reforma da Previdência PEC 287 Abrangência Aposentadorias Pensões Benefícios de Prestação Continuada Servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada Trabalhadores urbanos e rurais Exclui apenas

Leia mais

Nota: Constituição Federal, art. 243, parágrafo único: Todo e qualquer bem de valor econômico apreendido em decorrência do tráfico ilícito de

Nota: Constituição Federal, art. 243, parágrafo único: Todo e qualquer bem de valor econômico apreendido em decorrência do tráfico ilícito de RECEITAS DE OUTRAS FONTES as multas, a atualização monetária e os juros moratórios; remuneração recebida pela prestação de serviços de arrecadação, fiscalização e cobrança prestados a terceiros (3,5%);

Leia mais

TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo Conquistas gradativas Lei Eloy Chaves obriga cada ferrovia a criar Caixas

Leia mais

Seminário sobre a Previdência

Seminário sobre a Previdência Seminário sobre a Previdência Rodrigo Avila Curitiba, 4/3/2017 Orçamento Geral da União 2016 Executado (pago), por Função Total = R$ 2,572 TRILHÕES R$ 1,13 TRILHÃO Fonte: SIAFI Elaboração: AUDITORIA CIDADÃ

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Financiamento do Regime Geral de Previdência Social Parte - 1 Prof. Bruno Valente Art. 195 da Constituição Federal Lei nº 8.212/91 Para iniciarmos os estudos do custeio previdenciário

Leia mais

Os Previdenciaristas edição 2018

Os Previdenciaristas edição 2018 Os Previdenciaristas edição 2018 Retrospectiva do ano de 2018 e Perspectivas para o ano de 2019 Professor Rodrigo Sodero Professor Guilherme Portanova Professora Ivani Contini Bramante Professor Sergio

Leia mais

A situação da Seguridade Social no Brasil

A situação da Seguridade Social no Brasil A situação da Seguridade Social no Brasil Audiência Pública Comissão de Seguridade Social e Família CSSF Câmara dos Deputados, 16/08/2011 Álvaro Sólon de França Presidente do Conselho Executivo da ANFIP

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Ética e Legislação Profissional Assunto: Sistema Previdenciário/Construção Civil Prof.

Leia mais

Panorama da Seguridade Social Brasileira. Bogotá, agosto.2018

Panorama da Seguridade Social Brasileira. Bogotá, agosto.2018 Panorama da Seguridade Social Brasileira Bogotá, agosto.2018 Seguridade Social Convenção OIT 102 (1952) Assistência à saúde Auxílio-doença Auxílio-desemprego Aposentadoria por velhice Auxílio aos acidentados

Leia mais

Mapas Mentais de Direito Previdenciário

Mapas Mentais de Direito Previdenciário Mapas Mentais de Direito Previdenciário Concurso do INSS Direito Previdenciário - Mapas Mentais - INSS 1 INTRODUÇÃO FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL A SEGURIDADE SOCIAL SERÁ FINANCIADA POR TODA A SOCIEDADE

Leia mais

9. PROVA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO (arts. 47 e 48 da Lei e 257 a 265 do Decreto 3.048)

9. PROVA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO (arts. 47 e 48 da Lei e 257 a 265 do Decreto 3.048) SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1. SEGURIDADE SOCIAL 1.1 Noção geral 1.1.1 Saúde 1.1.2 Assistência social 1.1.3 Previdência Social 1.2 Breve histórico 1.2.1 Evolução legislativa no Brasil 1.3 Conceituação 1.4 Objetivo,

Leia mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL. Alencar Ferreira. Março 2019 Campinas SP

PREVIDÊNCIA SOCIAL. Alencar Ferreira. Março 2019 Campinas SP PREVIDÊNCIA SOCIAL Alencar Ferreira Março 2019 Campinas SP Seguridade Social Art. 194. Cf 88 A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade,

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL. DIREITO PREVIDENCIÁRIO AFRF - Exercícios SEGURIDADE SOCIAL. SEGURIDADE SOCIAL Princípios Constitucionais

SEGURIDADE SOCIAL. DIREITO PREVIDENCIÁRIO AFRF - Exercícios SEGURIDADE SOCIAL. SEGURIDADE SOCIAL Princípios Constitucionais SEGURIDADE SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO AFRF - Exercícios Prof. Eduardo Tanaka SAÚDE SEGURIDADE SOCIAL PREVIDÊNCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL 1 2 SEGURIDADE SOCIAL Conceituação: A seguridade social compreende

Leia mais

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N DE 2017

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N DE 2017 REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N DE 2017 Do Sr. Roberto de Lucena Requer sejam prestadas informações completas por parte do Ministério do Planejamento acerca da Dívida da Previdência Social do Brasil. Senhor

Leia mais

A Alteração do Sistema: penaliza o Trabalhador e Oculta Quem Causa o Verdadeiro Rombo

A Alteração do Sistema: penaliza o Trabalhador e Oculta Quem Causa o Verdadeiro Rombo A Alteração do Sistema: penaliza o Trabalhador e Oculta Quem Causa o Verdadeiro Rombo o Lesão ao Princípio da Solidariedade Social - pune a mulher com maiores aumentos proporcionais no tempo de contribuição

Leia mais

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!!

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! 4 Seguridade Social Conjunto de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade Destinada a assegurar os direitos relativos à: Saúde Previdência Assistência social Financiamento

Leia mais

Questões Passíveis de Recurso Direito Previdenciário - Prova Cubo

Questões Passíveis de Recurso Direito Previdenciário - Prova Cubo Questões Passíveis de Recurso Direito Previdenciário - Prova Cubo Questão 52: 52. Na década de 30 do século passado, as caixas de aposentadoria e pensões foram reunidas nos institutos de aposentadoria

Leia mais

Entenda ponto a ponto o que propõe o governo

Entenda ponto a ponto o que propõe o governo Entenda ponto a ponto o que propõe o governo Idade mínima A proposta cria uma idade mínima de aposentadoria. Ao final do tempo de transição, deixa de haver a possibilidade de aposentadoria por tempo de

Leia mais

OS VERDADEIROS MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA ATUAL PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

OS VERDADEIROS MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA ATUAL PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA OS VERDADEIROS MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA ATUAL PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA MITO DO ROMBO DA PREVIDÊNCIA Sucessivos governos vem afirmando que existe um rombo na previdência, um déficit, que se

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Seguridade Social - Disposições Gerais Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO II DA SEGURIDADE SOCIAL Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

As mudanças na PREVIDÊNCIA SOCIAL. Vilson Antonio Romero

As mudanças na PREVIDÊNCIA SOCIAL. Vilson Antonio Romero As mudanças na PREVIDÊNCIA SOCIAL Vilson Antonio Romero PROPOSTAS DE MUDANÇAS PREVIDÊNCIA SOCIAL - PEC 287/2016 - CARTILHA OFICIAL De onde vêm os recursos da Previdência Social? (1) As fontes de recursos

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 17

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 17 Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 17 EDITAL SISTEMATIZADO CARREIRAS FISCAIS... 19 1. Receita Federal do Brasil... 19 2. Ministério do Trabalho e Emprego... 21 CAPÍTULO

Leia mais

Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário

Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário Seguridade Social André Studart 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Conceito de Seguridade Social Art. 194.

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Notas Introdutórias...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Notas Introdutórias...1 S u m á r i o Capítulo 1 Notas Introdutórias...1 1. A Seguridade Social na Constituição de 1988... 1 1.1. Seguridade Social (arts. 194 a 204)... 1 1.1.1. Natureza do Direito à Seguridade Social... 1 1.1.2.

Leia mais

Especialistas apontam alternativas à reforma da previdência

Especialistas apontam alternativas à reforma da previdência Brasil 247, 12 de dezembro de 2016 Especialistas apontam alternativas à reforma da previdência Com o debate sobre a reforma da Previdência, uma corrente de economistas e especialistas rebate o argumento

Leia mais

Previdência e Seguridade Social: principais pontos em debate

Previdência e Seguridade Social: principais pontos em debate Previdência e Seguridade Social: principais pontos em debate Fundamentos Previdência: visa garantir rendimento em casos de perda de capacidade laboral idade (velhice) doença invalidez acidente gravidez

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Simulado Aula 01 INSS DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Guilherme Biazotto Direito Previdenciário SEGURIDADE SOCIAL 1. O princípio da seguridade social que estabelece a proporcionalidade da contribuição social

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 1.1. Evolução histórica geral... 23 1.2. Evolução histórica no Brasil... 28 1.3. Denominação... 35 1.4. Conceito... 36 1.5. Abrangência e divisão...

Leia mais

Contribuições Previdenciárias Empregador (Patronal) (Resumos de direito previdenciário)

Contribuições Previdenciárias Empregador (Patronal) (Resumos de direito previdenciário) Contribuições Previdenciárias Empregador (Patronal) (Resumos de direito previdenciário) Não são apenas os trabalhadores os responsáveis pelo custeio da seguridade social, as empresas também devem cumprir

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 1.1. Evolução histórica geral... 29 1.2. Evolução histórica no Brasil... 34 1.3. Denominação... 40 1.4. Conceito... 41 1.5. Abrangência e divisão...

Leia mais

Esquemas de financiamento utilizados na expansão de cobertura

Esquemas de financiamento utilizados na expansão de cobertura Esquemas de financiamento utilizados na expansão de cobertura Financiamento da Previdência e da Seguridade Social no Brasil Paulo Tafner e Fabio Giambiagi Buenos Aires, maio/2010 Estrutura da Seguridade

Leia mais

S u m á r i o. 1. A Seguridade Social na Constituição de Capítulo 1 Notas Introdutórias Seguridade Social (arts. 194 a 204)...

S u m á r i o. 1. A Seguridade Social na Constituição de Capítulo 1 Notas Introdutórias Seguridade Social (arts. 194 a 204)... S u m á r i o Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1 1. A Seguridade Social na Constituição de 1988...1 1.1. Seguridade Social (arts. 194 a 204)...1 1.1.1. Natureza do Direito à Seguridade Social...1 1.1.2.

Leia mais

Reforma da Previdência Social

Reforma da Previdência Social Reforma da Previdência Social Contribuições para o Debate Flavio Correa Prado Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Santos, 12/09/2017 RELEVÂNCIA DO DEBATE SOBRE A PREVIDÊNCIA PERCENTUAL DE ARRECADAÇÃO

Leia mais

UM OLHAR SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL:

UM OLHAR SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL: SEMINÁRIO REFORMA DA PREVIDÊNCIA UFES UM OLHAR SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL: A REFORMA EM NÍVEL NACIONAL MONICA PERIN ROCHA e MOURA ADVOGADA Vitória, ES, 21/12/2017 Reforma da previdência - Pec 287/2016:

Leia mais

Nos termos do art. 194, da Constituição Federal:

Nos termos do art. 194, da Constituição Federal: NOTA TÉCNICA EM RELAÇÃO À CONSTITUCIONALIDADE DA METODOLOGIA UTILIZADA PELA ANFIP ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM SEU ESTUDO ANÁLISE DA SEGURIDADE SOCIAL 2015

Leia mais

Crise Econômica, Mercado de Trabalho e a Seguridade Social no Brasil

Crise Econômica, Mercado de Trabalho e a Seguridade Social no Brasil Crise Econômica, Mercado de Trabalho e a Seguridade Social no Brasil Prof. Denis Maracci Gimenez maracci@unicamp.br Porto Alegre, abril de 2017 QUESTÃO CENTRAL Estabelecer relações entre a evolução da

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Transcrição Aula 02 INSS DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Hugo Goes Direito Previdenciário AULA 02 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA SEGURIDADE SOCIAL Em matéria de Direito, quando se fala em princípios, trata-se

Leia mais

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins O TRIPÉ DA SEGURIDADE SOCIAL A Constituição Federal garante os direito à: SAÚDE, PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL ( Art. 194 a 204) A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

REFORMA DA SEGURIDADE SOCIAL E DA PREVIDÊNCIA OS TRABALHADORES PAGAM A CONTA. 21 de fevereiro de 2019

REFORMA DA SEGURIDADE SOCIAL E DA PREVIDÊNCIA OS TRABALHADORES PAGAM A CONTA. 21 de fevereiro de 2019 REFORMA DA SEGURIDADE SOCIAL E DA PREVIDÊNCIA OS TRABALHADORES PAGAM A CONTA 21 de fevereiro de 2019 O QUE É A SEGURIDADE SOCIAL? O QUE É A SEGURIDADE SOCIAL? SEGURIDADE SOCIAL SAÚDE PREVIDÊNCIA ASSISTÊNCIA

Leia mais

SUMÁRIO O QUE É SEGURIDADE SOCIAL? QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? CAPÍTULO I

SUMÁRIO O QUE É SEGURIDADE SOCIAL? QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? CAPÍTULO I SUMÁRIO CAPÍTULO I O QUE É SEGURIDADE SOCIAL?... 13 Solidariedade social... 16 Universalidade na cobertura e no atendimento... 17 Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

REFORMA DA PREVIDÊNCIA REFORMA DA PREVIDÊNCIA SEGURIDADE SOCIAL = SAÚDE - universal (artigos 196 a 200 CF) + ASSISTÊNCIA - hipossuficientes (artigos 203 e 204 CF) + PREVIDÊNCIA - contributiva (artigos 201 e 202 CF) FINANCIAMENTO

Leia mais

ESTUDOS ATUARIAIS E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE

ESTUDOS ATUARIAIS E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE ESTUDOS ATUARIAIS E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE Ivan Sant Ana Ernandes, MIBA 506 Maio de 2017 AGENDA 1. Visão fiscal x visão social 2. Expectativas de vida no mundo e no Brasil 3. Envelhecimento da população

Leia mais

REFORMA PREVIDENCIÁRIA. PORTO ALEGRE, 11/04/2017 JANE LUCIA WILHELM BERWANGER

REFORMA PREVIDENCIÁRIA. PORTO ALEGRE, 11/04/2017 JANE LUCIA WILHELM BERWANGER REFORMA PREVIDENCIÁRIA PORTO ALEGRE, 11/04/2017 JANE LUCIA WILHELM BERWANGER jane@janeberwanger.adv.br REFORMA PREVIDENCIÁRIA PEC 287 ARGUMENTOS DA REFORMA ALGUNS DADOS DESVINCULAÇÃO DAS RECEITAS DA UNIÃO

Leia mais

ANÁLISE DA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA EDUARDO MOREIRA

ANÁLISE DA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA EDUARDO MOREIRA ANÁLISE DA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA EDUARDO MOREIRA O DÉFICIT FISCAL O INIMIGO A SER COMBATIDO Fonte: https://www.tesourotransparente.gov.br/historias/entendendo-osgraficos-resultado-primario-e-estoque-da-divida-publica-federal

Leia mais

FanPage: Theodoro Agostinho Instagram: TheoAgostinho

FanPage: Theodoro Agostinho Instagram: TheoAgostinho Theodoro Vicente Agostinho Doutorando em Direito Previdenciário pela PUC-SP Presidente da Comissão de Regime Próprio da OAB-SP Conselheiro junto ao CARF Conselho Administrativo de Recursos Fiscais FanPage:

Leia mais

PEC 6/2019: A DEMOLIÇÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA OS TRABALHADORES PAGAM A CONTA SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SP SÃO PAULO, 27/02/2019

PEC 6/2019: A DEMOLIÇÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA OS TRABALHADORES PAGAM A CONTA SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SP SÃO PAULO, 27/02/2019 PEC 6/2019: A DEMOLIÇÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA OS TRABALHADORES PAGAM A CONTA SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SP SÃO PAULO, 27/02/2019 Características gerais da PEC 6/2019 A reforma da previdência é apresentada

Leia mais

PROFa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ

PROFa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ PROFa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ Mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP Especialista em Direito Previdenciário pela EPD Advogada e Consultora Jurídica Professora de Direito Previdenciário Ex Servidora

Leia mais

FATOS QUE O GOVERNO NÃO LHE CONTOU SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

FATOS QUE O GOVERNO NÃO LHE CONTOU SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA 30 FATOS QUE O GOVERNO NÃO LHE CONTOU SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA 1 Você sabia que, com a Reforma, quando você se aposentar, não poderá acumular a pensão de seu esposo(a) ou companheiro(a) - ou sua

Leia mais

PEC 287: A minimização da Previdência Pública

PEC 287: A minimização da Previdência Pública PEC 287: A minimização da Previdência Pública Encontro Estadual dos Bancários do Maranhão 28/01/2017 Gustavo Machado Cavarzan - Técnico do Dieese na subseção SEEB-SP Introdução e Justificativas Introdução:

Leia mais

REFORMAS PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL. DYOGO HENRIQUE DE OLIVEIRA Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

REFORMAS PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL. DYOGO HENRIQUE DE OLIVEIRA Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão REFORMAS PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DYOGO HENRIQUE DE OLIVEIRA Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão A melhora da economia é real +0,6% PRODUTO INTERNO BRUTO 3º TRIM VAR. REAL PIB ACUMULADO

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Obrigações fiscais Parte 1 Prof. Bruno Valente Lei 8.212/91 Lei de custeio da seguridade social Aplicação subsidiária de outras normas tributárias. Primeiramente, antes de adentrarmos

Leia mais

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO MPS Ministério da Previdência Social COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO BRASÍLIA, MAIO DE 2011 1 REGIME GERAL: INSS - Principal mecanismo de manutenção de renda dos trabalhadores e idosos; - Papel

Leia mais

GEOGRAFIA SÉRIE: 2º ano Previdência Social Profº Luiz Gustavo Silveira

GEOGRAFIA SÉRIE: 2º ano Previdência Social Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA SÉRIE: 2º ano Previdência Social Profº Luiz Gustavo Silveira Prof. Luiz Gustavo - Profão RELAÇÃO PEA POPULAÇAO ECONOMICAMENTE ATIVA X PEI POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE INATIVA BÔNUS DEMOGRÁFICO IDEAL:

Leia mais

Adendo ao livro MANUAL DE DI REITO PREVI DENCI ÁRIO. Autor: Hugo Medeiros de Goes

Adendo ao livro MANUAL DE DI REITO PREVI DENCI ÁRIO. Autor: Hugo Medeiros de Goes Adendo ao livro MANUAL DE DI REITO PREVI DENCI ÁRIO Autor: Hugo Medeiros de Goes A Medida Provisória nº 351, de 22/01/2007, modificou a data de vencimento de algumas contribuições previdenciárias: todas

Leia mais

CÁRITAS DIOCESANA DE PONTA GROSSA

CÁRITAS DIOCESANA DE PONTA GROSSA Ponta Grossa 13/03/2017 Ponta Grossa SEGURIDADE SOCIAL Administrativamente a Seguridade Social encontra-se desfigurada. Maior programa de proteção social do País. A seguridade social compreende um conjunto

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Gilson Fernando Custeio da Lei nº 8.212/1991 e alterações

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO: ORIGEM, CONCEITUAÇÃO E EVOLUÇÃO LEGISLATIVA NO BRASIL DA SEGURIDADE SOCIAL. CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL NA CONSTITUIÇÃO.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO: ORIGEM, CONCEITUAÇÃO E EVOLUÇÃO LEGISLATIVA NO BRASIL DA SEGURIDADE SOCIAL. CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL NA CONSTITUIÇÃO. Sumário 7 Semana 1 DIREITO PREVIDENCIÁRIO: ORIGEM, CONCEITUAÇÃO E EVOLUÇÃO LEGISLATIVA NO BRASIL DA SEGURIDADE SOCIAL. COMPOSIÇÃO E PRINCÍPIOS INFORMADORES DA SEGURIDADE SOCIAL. CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

ASPECTOS DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

ASPECTOS DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SEMINÁRIO DA PREVIDÊNCIA SINDIBEL 04/10/2016 ASPECTOS DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DECIO BRUNO LOPES VICE PRESIDENTE DE ASSUNTOS DA SEGURIDADE SOCIAL CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

Aula 6 1-INTRODUÇÃO 26/03/2014. ContribuiçãoSocial paraa seguridade social das EMPRESAS

Aula 6 1-INTRODUÇÃO 26/03/2014. ContribuiçãoSocial paraa seguridade social das EMPRESAS Aula 6 ContribuiçãoSocial paraa seguridade social das EMPRESAS 1-INTRODUÇÃO EMPRESÁRIO Lei 8.212/91 - Art. 15, caput EQUIPARADO A EMPRESÁRIO Lei 8.213/91 Art. 15, par. Único CONTRIBUIÇÃO DA EMPRESA (e

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Receita Corrente Líquida RCL Parte 2 Prof. Cláudio Alves No que diz respeito, portanto, à Receita Corrente Líquida, a mesma corresponde à soma de todas

Leia mais

Direito Previdenciário Curso De Exercícios Para Receita Federal Professor: Flaviano Lima

Direito Previdenciário Curso De Exercícios Para Receita Federal Professor: Flaviano Lima 01. (ATRFB 2012 ESAF) Assinale a opção incorreta. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: a) universalidade da cobertura e do atendimento,

Leia mais

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada.

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada. Página1 Curso/Disciplina: Ordem Social, Econômica e Financeira. Aula: 02 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 02 1.3 Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

REFORMA DA PREVIDÊNCIA REFORMA DA PREVIDÊNCIA POR QUE FAZER E PRINCIPAIS ALTERAÇÕES Mário Sérgio Carraro Telles Gerente de Políticas Fiscal e Tributária 6 de junho 2019 POR QUE FAZER? (% PIB) Brasil: população mais jovem e alto

Leia mais

SEGURIDADE X PREVIDÊNCIA RESULTADOS E NOVAS REFORMAS. Floriano Martins de Sá Neto. Vice-Presidente de Política de Classe ANFIP.

SEGURIDADE X PREVIDÊNCIA RESULTADOS E NOVAS REFORMAS. Floriano Martins de Sá Neto. Vice-Presidente de Política de Classe ANFIP. SEGURIDADE X PREVIDÊNCIA RESULTADOS E NOVAS REFORMAS Floriano Martins de Sá Neto Vice-Presidente de Política de Classe ANFIP floriano@anfip.org.br SISTEMAS DE PROTEÇÃO SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL X PREVIDÊNCIA

Leia mais

A Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência A Reforma da Previdência Eric Gil Dantas Economista do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS), é mestre e doutorando em Ciência Política pela UFPR Números da Previdência Segundo o

Leia mais

Seguridade Social - significa articular Previdência, Saúde e Assistência, que são políticas integradas e complementares.

Seguridade Social - significa articular Previdência, Saúde e Assistência, que são políticas integradas e complementares. F U N D A Ç Ã O ANFIP REFORMA TRIBUTÁRIA E SUA REPERCUSSÃO NA SEGURIDADE SOCIAL E PREVIDÊNCIA SOCIAL. IX ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA DA SAÚDE DA ABRES 20 anos de ABRES, do SUS e a Reafirmação da Proteção

Leia mais

PEC 287: A MINIMIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA 13ª JORNADA DE DEBATES 2017

PEC 287: A MINIMIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA 13ª JORNADA DE DEBATES 2017 PEC 287: A MINIMIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA 13ª JORNADA DE DEBATES 2017 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução: reforma ampla, profunda e prejudicial. 2. Argumentos críticos às justificativas oficiais

Leia mais

DESMISTIFICANDO O DEFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

DESMISTIFICANDO O DEFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DESMISTIFICANDO O DEFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Não mexam com a Previdência Social! Ela é patrimônio do povo brasileiro! APRESENTAÇÃO: Margarida Lopes de Araújo Vice-presidente de Assuntos Jurídicos da

Leia mais

RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL RGPS

RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL RGPS RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL RGPS 2017 Brasília, Janeiro de 2018 ARRECADAÇÃO LÍQUIDA, DESPESA COM BENEFÍCIOS E RESULTADO PREVIDENCIÁRIO URBANO 500,0 Arrecadação Líquida, Despesa com

Leia mais

Sandro Silva Supervisor Técnico do DIEESE-PR. Curitiba-PR 14/12/2016

Sandro Silva Supervisor Técnico do DIEESE-PR. Curitiba-PR 14/12/2016 Sandro Silva Supervisor Técnico do DIEESE-PR Curitiba-PR 14/12/2016 Considerando a ampla e diversificada base de financiamento - incluindo as receitas da Seguridade Social hoje desvinculadas pela União

Leia mais

O MITO DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA PROF. EMERSON COSTA LEMES

O MITO DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA PROF. EMERSON COSTA LEMES O MITO DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA PROF. EMERSON COSTA LEMES Quando um homem primitivo, nas brumas da pré-história, guardou um naco de carne para o dia seguinte depois de saciar a fome, aí estava nascendo

Leia mais

OS TRABALHADORES RURAIS E REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Jane Lucia Wilhelm Berwanger

OS TRABALHADORES RURAIS E REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Jane Lucia Wilhelm Berwanger OS TRABALHADORES RURAIS E REFORMA DA PREVIDÊNCIA Jane Lucia Wilhelm Berwanger HISTÓRICO PREVIDÊNCIA RURAL Estatuto do Trabalhador Rural Lei n. 4.214/63 Lei Complementar 11/71 Constituição Federal Leis

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO AUDITOR DO TRIBUNAL DE CONTAS ESTADO DO PARÁ - DIREITO/2016. Direito Previdenciário - 6ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm

EDITAL SISTEMATIZADO AUDITOR DO TRIBUNAL DE CONTAS ESTADO DO PARÁ - DIREITO/2016. Direito Previdenciário - 6ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm EDITAL SISTEMATIZADO AUDITOR DO TRIBUNAL DE CONTAS ESTADO DO PARÁ - DIREITO/2016 De acordo com o edital do concurso e com a obra: Direito Previdenciário - 6ª edição Adriana Menezes Editora Juspodivm ITENS

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Contribuições - Contribuições dos Tomadores de serviço Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo 5) Do Adicional do R.A.T. para financiamento do benefício de aposentadoria especial (art.

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19 SUMÁRIO S CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19 1. Origem e evolução legislativa no Brasil... 19 Questões comentadas de concursos públicos... 29 Questões de concursos... 30 CAPÍTULO 2 A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

Reforma da Previdência no Brasil: privatização e favorecimento ao setor financeiro. Denise Lobato Gentil - Instituto de Economia - UFRJ

Reforma da Previdência no Brasil: privatização e favorecimento ao setor financeiro. Denise Lobato Gentil - Instituto de Economia - UFRJ Reforma da Previdência no Brasil: privatização e favorecimento ao setor financeiro Denise Lobato Gentil - Instituto de Economia - UFRJ TESE DO GOVERNO CENTRAL SOBRE O EFEITO DO AJUSTE FISCAL: O governo

Leia mais

PEC é descabida, brutal e injusta, afirma especialista em Previdência

PEC é descabida, brutal e injusta, afirma especialista em Previdência Rede Brasil Atual, 24 de abril de 2017 PEC é descabida, brutal e injusta, afirma especialista em Previdência Apesar de o governo de Michel Temer afirmar que as mudanças nas regras da Previdência Social

Leia mais

Reforma da previdência é brutal e injusta, diz economista

Reforma da previdência é brutal e injusta, diz economista Brasil247, 23 de abril de 2017 Reforma da previdência é brutal e injusta, diz economista Autora da tese de doutorado "A falsa crise da Seguridade Social no Brasil: uma análise financeira do período 1990-2005",

Leia mais

Artigo 194, parágrafo único: PRINCÍPIOS RELATIVOS AO CUSTEIO. Artigo 195 da CF, que trata do financiamento da seguridade social

Artigo 194, parágrafo único: PRINCÍPIOS RELATIVOS AO CUSTEIO. Artigo 195 da CF, que trata do financiamento da seguridade social RESUMO DA AULA 13 de maio de 2019 CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL Artigo 194 da CF: define o que é SEGURIDADE SOCIAL Artigo 194, parágrafo único: PRINCÍPIOS RELATIVOS AO CUSTEIO Equidade na forma de participação

Leia mais

PEC 287: A MINIMIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA 13ª JORNADA DE DEBATES 2017

PEC 287: A MINIMIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA 13ª JORNADA DE DEBATES 2017 PEC 287: A MINIMIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA 13ª JORNADA DE DEBATES 2017 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução: reforma ampla, profunda e prejudicial. 2. Justificativas oficiais e argumentos críticos.

Leia mais

Contribuições. Professor Ramiru Louzada

Contribuições. Professor Ramiru Louzada Contribuições Professor Ramiru Louzada Competência Art. 149, CF. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot Palestrante: Maurício Viot PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR A previdência privada complementar é uma forma de acumulação de recursos para o longo prazo, os quais podem ser utilizados para aposentadoria e para

Leia mais

REFORMA DA SEGURIDADE SOCIAL E DA PREVIDÊNCIA AS TRABALHADORAS E OS TRABALHADORES PAGAM A CONTA. Fevereiro de 2019

REFORMA DA SEGURIDADE SOCIAL E DA PREVIDÊNCIA AS TRABALHADORAS E OS TRABALHADORES PAGAM A CONTA. Fevereiro de 2019 REFORMA DA SEGURIDADE SOCIAL E DA PREVIDÊNCIA AS TRABALHADORAS E OS TRABALHADORES PAGAM A CONTA Fevereiro de 2019 1 O QUE É A SEGURIDADE SOCIAL? 2 O QUE É A SEGURIDADE SOCIAL? SEGURIDADE SOCIAL SAÚDE PREVIDÊNCIA

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO (AFRFB Prova 2 Gabarito 1)

DIREITO PREVIDENCIÁRIO (AFRFB Prova 2 Gabarito 1) DIREITO PREVIDENCIÁRIO (AFRFB 2009 - Prova 2 Gabarito 1) Comentada pelo Prof. Ítalo Romano Eduardo 21- À luz da Organização da Seguridade Social definida na Constituição Federal, julgue os itens abaixo:

Leia mais

CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL...

CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... Sumário CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... 15 1. Evolução histórica e composição... 15 2. Definição e natureza jurídica... 16 3. Competência legislativa... 17 4. Princípios informadores... 18

Leia mais

Contribuições. Professor Ramiru Louzada

Contribuições. Professor Ramiru Louzada Contribuições Professor Ramiru Louzada Competência Art. 149, CF. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais

Leia mais

Códigos de Recolhimentos (GPS)

Códigos de Recolhimentos (GPS) Códigos de Recolhimentos (GPS) Relação dos Códigos de Recolhimento (Campo 3 GPS): Código Descrição 1007 Contribuinte Individual Recolhimento Mensal 1104 Contribuinte Individual Recolhimento Trimestral

Leia mais

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019 PEC 6/2019 - A NOVA REFORMA DA PREVIDÊNCIA de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019 Autor: Poder Executivo Data de apresentação: 20/02/2019 Ementa: Modifica o sistema de previdência social, estabelece

Leia mais

Conceito de Seguridade Social Divisão da Seguridade Social Evolução da Seguridade Social

Conceito de Seguridade Social Divisão da Seguridade Social Evolução da Seguridade Social Conceito de Seguridade Social Divisão da Seguridade Social Evolução da Seguridade Social Princípios Igualdade Legalidade Solidarismo Universalidade Seletividade e serviços. distributividade na prestação

Leia mais

Reforma da Previdência e seus impactos para os servidores públicos. Março/2017

Reforma da Previdência e seus impactos para os servidores públicos. Março/2017 Reforma da Previdência e seus impactos para os servidores públicos Março/2017 Linha do tempo das regras de aposentadoria (1ª ) Regra da CF/1988 Tempo de serviço e Paridade 5/10/1988 a 15/12/1998 1ª) Regra

Leia mais

DESMISTIFICANDO O DEFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

DESMISTIFICANDO O DEFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DESMISTIFICANDO O DEFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Não mexam com a Previdência Social! Ela é patrimônio do povo brasileiro! APRESENTAÇÃO: MARGARIDA LOPES DE ARAÚJO Vice-presidente de Assuntos Jurídicos da

Leia mais

MITOS E VERDADES SOBRE A PREVIDÊNCIA. Crédito da Foto: Agência Senado

MITOS E VERDADES SOBRE A PREVIDÊNCIA. Crédito da Foto: Agência Senado S E S SOBRE A PREVIDÊNCIA Crédito da Foto: Agência Senado PREMISSAS DA REFORMA Garantir a sustentabilidade da Previdência Social, preparando para a transição demográfica da população brasileira e incentivando

Leia mais

Substitutivo à PEC 287/2016 Reforma da Previdência. Antônio Augusto de Queiroz Diretor de Documentação do DIAP

Substitutivo à PEC 287/2016 Reforma da Previdência. Antônio Augusto de Queiroz Diretor de Documentação do DIAP Substitutivo à PEC 287/2016 Reforma da Previdência Antônio Augusto de Queiroz Diretor de Documentação do DIAP Sumário 1. Sistema de Seguridade Social 2. Regimes Jurídicos de Previdência 3. Estrutura do

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO Conceituação: A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar

Leia mais

Emenda Constitucional nº 41 e o impacto nos Regimes Próprios de Previdência

Emenda Constitucional nº 41 e o impacto nos Regimes Próprios de Previdência MPS Ministério da Previdência Social SPS Secretaria de Previdência Social Emenda Constitucional nº 41 e o impacto nos Regimes Próprios de Previdência FORTALEZA/CE,, ABRIL DE 2004 MUDANÇA DA BASE DE CÁLCULO

Leia mais