2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA VASCULAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA VASCULAR"

Transcrição

1 2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA VASCULAR 21. Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE ao mecanismo de ação da droga Cilostazol: a) Inibição da via da fosfodiesterase cíclica do tipo 3. b) Inibição da glicoproteína IIb/IIIa. c) Bloqueio da atividade da ciclooxigenase-2. d) Ativação da antitrombina III. 22. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE uma contraindicação para utilização de uma endoprótese bifurcada sem free flow para tratamento de aneurisma de aorta abdominal infrarrenal. a) Distância entre as artérias renais e o aneurisma inferior a 15 mm. b) Ângulo entre a aorta e artérias ilíacas de 160. c) Diâmetro colo proximal de 29 mm. d) Estenose de artérias ilíacas comuns. 23. Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE ao sinal de Nicoladoni-Branham no exame físico vascular. a) Hiperemia do membro após a realização de deambulação em consequência de uma vasodilatação provocada por uma obstrução arterial troncular. b) Manchas cutâneas hipercrômicas na face medial da perna em pacientes com antecedente de trombose venosa profunda. c) Aumento da pressão arterial e queda da frequência cardíaca com a compressão sobre uma fístula arteriovenosa de alto débito. d) Dor na musculatura da panturrilha em pacientes com trombose venosa profunda, quando se realiza a dorsiflexão do pé.

2 24. Paciente apresenta dermatofibrose, dermatite ocre, eczema crônico e úlcera aberta. Dado esse caso, pergunta-se: em que classe clínica da classificação CEAP o paciente estaria integrado? a) Classe 1 b) Classe 3 c) Classe 4A d) Classe Assinale a alternativa CORRETA que corresponde às seguintes características clínicas: hemangioma plano acometendo somente um membro inferior, assimetria dos membros inferiores e presença de varizes no membro acometido pelo hemangioma. a) Doença de Burger b) Síndrome de Klippel-Trenaunay c) Síndrome de Leriche d) Arterite de Takayasu 26. A terapia física complexa (TFC) é o tratamento conservador para o linfedema por apresentar bons resultados na maioria dos pacientes e é recomendado pela International Society of Lymphology. Esse tratamento consiste em : a) O uso de drogas diuréticas associado à meia elástica. b) Drenagem linfática manual, cuidados da pele, compressão adequada do membro e exercícios miolinfocinéticos. c) Drenagem linfática manual associada à medicação linfocinética. d) Uso continuado de meia elástica de alta compressão. 27. Considerando as alterações hemodinâmica causadas por ateromas arteriais, julgue as afirmativas abaixo: I. A porcentagem de estenose, medida pelo diâmetro da artéria, corresponde à uma porcentagem maior de estenose quando medida pela área de secção transversa. II. Duas ou mais estenoses em série têm o mesmo efeito sobre a pressão e o fluxos distais do que uma lesão única de igual redução na área de secção transversa. III. Na pesquisa de estenoses arteriais proximais, a queda na pressão sistólica é mais sensível do que a queda na pressão diastólica.

3 a) Somente I está correta. b) Somente II e III estão corretas. c) Somente I e III estão corretas. d) Todas estão corretas. 28. Considerando os aspectos técnicos da Ultrasssonografia Doppler as cores das artérias carótidas, julgue as afirmativas abaixo: I- Uma velocidade de pico de sistólico maior que 100 cm/s na carótida externa pode ser encontrada sem que ocorra estenose nesta artéria. II-Para um examinador medir a velocidade de pico sistólico na carótida comum, deverá atentar que ocorre um aumento fisiológico da velocidade ao aproximar o transdutor do arco aórtico. III- A pulsatilidade é um dos critérios utilizados no Doppler em cores para diferenciar a carótida externa da carótida interna. a) Somente I e II estão corretas. b) Somente II e III estão corretas. c) Somente III está correta. d) Todas estão corretas. 29. Considerando a Ultrassonografia Doppler das artérias carótidas e vertebrais, julgue as afirmativas abaixo: I- Os seguintes achados de fluxo em uma área de placa na carótida interna- velocidade de pico sistólico igual a 250 cm/s e razão da velocidade de pico sistólico entre a carótida interna e a carótida comum igual a 4,5 indicam uma estenose moderada ( abaixo de 70%). II- Estenoses pré-oclusivas da carótida interna podem ter medidas de velocidades altas, baixas ou indetectáveis. III- No controle ultrassonográfico da endarterectomia carotídea, é mais comum a progressão da doença contra-lateral para estenose grave do que a reestenose grave da artéria endarterectomizada. a) Somente I e II estão corretas. b) Somente II e III estão corretas.

4 c) Somente III está correta. d) Todas estão corretas. 30. Julgue as afirmativas abaixo sobre a displasia fibromuscular: I- As artérias mais afetadas, pela ordem, da mais para menos frequente, são carótidas, renais, mesentéricas e artérias das extremidades. II- A apresentação clínica mais comum é o sangramento intracraniano, devido à associação da condição com aneurismas cerebrais. III- O processo patológico é o crescimento excessivo de células musculares lisas e tecido fibroso na parede arterial. a) Somente I e II estão corretas. b) Somente II e III estão corretas. c) Somente III está correta. d) Todas estão corretas. 31. Sobre a avaliação ultrassonográfica das artérias vertebrais, é CORRETO afirmar: a) A maior parte das estenoses por aterosclerose ocorre no segmento V3, onde a artéria se curva posteriormente ao atlas. b) A tortuosidade do segmento V2 é um fator limitante de sua avaliação não invasiva. c) É mais raro medir o fluxo no segmento V2 do que o V1, uma vez que os processos transversos não permitem passagem do feixe de ultrassom. d) Na maior parte dos exames é possível coletar imagens e dados de fluxo do segmento V Em razão do elevado risco de acidose lática, devemos ter a preocupação de suspender determinadas medicações durante a realização de exames contrastados com agentes iodados. Dentre as opções abaixo, qual a medicação que deve ser impreterivelmente suspensa: a) Diosmina b) Metformina c) Anlodipina

5 d) Metoclopramida 33. Com o objetivo de proteger a função renal de pacientes antes da realização de exames contrastados com agentes iodados, algumas medidas vem apresentando resultados benéficos. Dentre estas podemos destacar como a mais importante o uso de: a) N-Acetilcisteína b) Hidratação com SF 0,9% c) Diuréticos d) Teofilina 34. Assinale a alternativa CORRETA, em relação ao tratamento da doença arterial obstrutiva dos membros inferiores: a) As revascularizações distais com prótese de PTFE ou Dacron apresentam resultados similares às realizadas com veia safena. b) A tromboangeíte obliterante é responsável por cerca de 30% a 40% dos casos de isquemia crônica dos membros inferiores. c) Pacientes com insuficiência renal crônica dialítica têm resultados de revascularização semelhantes a de pacientes com função renal normal. d) Pacientes diabéticos têm pior prognóstico em relação à perviedade das reconstruções arteriais em comparação com pacientes não diabéticos. 35. Qual é o método diagnóstico considerado padrão quando se pretende planejar correção cirúrgica de um aneurisma da aorta abdominal? a) Ecografia Vascular b) Aortografia Trans lombar c) Angiotomografia Multislice d) Arteriografia por subtração digital 36. Sobre a importância na prática médica, da divisão de trombose venosa profunda (TVP) de membro inferior em distal e proximal, é CORRETO afirmar que: a) A probabilidade de ocorrer uma embolia pulmonar independe da localização. b) A probabilidade de ocorrer uma embolia pulmonar na TVP distal é maior. c) A probabilidade de ocorrer uma embolia pulmonar na TVP proximal é maior.

6 d) Tanto a TVP distal quanto a proximal têm igual incidência de embolização pulmonar. 37. Em relação à avaliação angiotomográfica da Dissecção Aguda de Aorta: a) A luz verdadeira tem maior propensão à trombose. b) A luz falsa tem área transversal maior devido ao alto fluxo. c) Quando uma luz envolve a outra, a luz interna é invariavelmente a luz verdadeira. d) A luz falsa encontra-se comprimida na maioria dos casos. 38. Dentre as opções de medicações abaixo, aquela que representa uma linha de ação na profilaxia de pacientes sabidamente alérgicos ao iodo e que necessitam realizar exames contrastados é: a) Fluimicil b) Nitrofurantoína c) Corticosteróides d) Cilostazol 39. Nos pacientes com Arterite de Takayasu que envoluem com comprometimento cerebrovascular a melhor indicação de intervenção para o tratamento pode ser considerada: a) Trombólise in situ b) Angioplastia sem proteção cerebral c) Trombectomia mecânica d) Cirurgia de revascularização convencional. 40. Nos pacientes submetidos a endarterectomia carotídea, a lesão do nervo hipoglosso pode ser reconhecida no período pós operatório pelo seguinte achado clínico: a) Diminuição do timbre da voz. b) Rouquidão c) Desvio da língua para o lado contralateral ao da incisão.

7 d) Desvio da língua para o mesmo lado da incisão. 41. O cirurgião vascular foi chamado para avaliar um paciente de 25 anos no setor de emergência com sinais de isquemia infra patelar direita e um ferimento perfuro-contuso no 1/3 inferior da coxa por projetil de arma de fogo. Uma radiografia exclui fratura do fêmur. O paciente estava em bom estado geral, apesar de um hematoma na coxa e de referir dor. Não havia lesão no outro membro inferior. Na cirurgia foi encontrada lesão na artéria femoral superficial e também na veia femoral. É CORRETO afirmar sobre o caso: a) É importante preparar os dois membros inferiores no campo cirúrgico. b) A lesão venosa deve ser reparada logo após a reconstrução arterial. c) A veia safena interna ipsilateral à lesão (segmento da croça) é a melhor escolha como conduto para o reparo da lesão arterial. d) A fasciotomia profilática é obrigatória. 42. São indicações de derivações extra-anatômicas: a) Isquemia crítica b) Alto risco para o procedimento clássico. c) Claudicação incapacitante, sem sucesso no tratamento clínico. d) Todas as alternativas estão corretas 43. Sobre os aneurismas viscerais: a) O de artéria hepática é o mais frequente. b) Os de mesentérica superior ocupam o terceiro lugar em frequência. c) A dor abdominal é o sintoma mais frequente do aneurisma de tronco celíaco. d) Geralmente a artéria renal esquerda é a mais acometida por aneurismas. 44. Sobre a isquemia cerebral de origem extra craniana, é INCORRETO afirmar que: a ) O comprometimento das artérias vertebrais determina isquemia das áreas cerebrais posteriores, cerebelo e tronco do encéfalo. b) Em pacientes assintomáticos, a indicação cirúrgica é para estenoses carotídeas acima de 70%.

8 c) A endarterectomia carotídea apresenta maior incidência de AVC como complicação, quando comparada à angioplastia com Stent. d) Pequeno diâmetro interno da artéria carótida interna é indicação de patch carotídeo. 45. Sobre as trombofilias hereditárias, é INCORRETO afirmar que: a) Deficiências heterozigóticas de proteína C e S são associadas a risco aumentado de TEV em 10 vezes, quando comparados a indivíduos normais. b) A mutação G20210A é encontrada em 1% a 3 % dos indivíduos da população geral. c) Os principais representantes dos anticoagulantes naturais são a antitrombina, proteína c e proteína S. d) A mutação do fator V de Leiden é considerada o segundo defeito genético mais frequente na etiologia das trombofilias. 46. Em relação à doença aterosclerótica periférica, são considerados fatores de risco que influenciam a evolução natural da mesma, EXCETO: a) Hiperomocisteinemia b) Hiperlipidemia c) Tabagismo d) Insuficiência renal crônica 47. Sobre a etiologia e fisiopatologia dos aneurismas aórticos podemos AFIRMAR: a) A aterosclerose e o diabetes mellitus são considerados os fatores mais frequentemente relacionados com a gênese dos aneurismas. b) Os aneurismas sifilíticos, hoje bem menos frequentes, são encontrados com maior incidência na aorta descendente. c) Atualmente os aneurismas micóticos mais frequentes são consequentes de endocardite bacteriana. d) A observação de diversos fatores relacionados à gênese dos aneurismas de aorta em estudos clínicos e modelos experimentais sugerem que a etiologia desses aneurismas seja multifatorial.

9 48. Um paciente de 60 anos foi submetido à tromboembolectomia fêmoro poplítea para tratamento de oclusão arterial aguda, com pulso pedioso presente ao final do procedimento. Três horas após o procedimento apresenta dor intensa no membro acometido, sendo observado ao exame, panturrilha tensa e ausência de pulsos distais. A conduta mais apropriada para este paciente é: a) Elevação do membro e administração de manitol intra venoso. b) Mensuração das pressões intracompartimentais para a avaliação de fasciotomia. c) Fasciotomia descompressiva imediata. d) Arteriografia imediata do membro afetado. 49. Os aneurismas viscerais acometem mais frequentemente a artéria: a) Hepática b) Esplênica c) Mesentérica superior d) Tronco celíaco. 50. Sobre a síndrome do aprisionamento da artéria poplítea, na classificação de Delaney e Gonzales, observamos: a) No tipo III, o músculo poupa a artéria poplítea, mas aprisiona a veia poplítea. b) No tipo IV, a artéria poplítea tem trajeto posterior em relação ao normal. c) No tipo I, a artéria poplítea passa medialmente e anteriormente à cabeça medial do músculo gastrocnêmio.

PROVA PARA O PROGRAMA DE ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA ENDOVASCULAR

PROVA PARA O PROGRAMA DE ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA ENDOVASCULAR PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2018 PADRÃO DE RESPOSTAS PRELIMINAR PROVA PARA O PROGRAMA DE ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA ENDOVASCULAR Situação-Problema 1 A) Crawford tipo 2 OU Crawford

Leia mais

ORGANIZADOR. Página 1 de 8

ORGANIZADOR. Página 1 de 8 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 07 CIRURGIA ENDOVASCULAR (R) / 0 PROVA DISCURSIVA Página de 8 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 07 CIRURGIA ENDOVASCULAR (R) / 0 PROVA DISCURSIVA CIRURGIA ENDOVASCULAR ) A isquemia mesentérica

Leia mais

Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR

Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR Situação-Problema 1 A) Tromboembolismo Pulmonar Tromboembolismo Pulmonar maciço TEP TEP maciço

Leia mais

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 22. As técnicas cirúrgicas padronizadas para o tratamento da insuficiência vertebrobasilar incluem:

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 22. As técnicas cirúrgicas padronizadas para o tratamento da insuficiência vertebrobasilar incluem: 2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA VASCULAR 21. Em quantos segmentos está dividida a artéria vertebral? a) Cinco segmentos b) Quatro segmentos c) Seis segmentos d) Três segmentos 22. As técnicas

Leia mais

Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ANGIORRADIOLOGIA E CURURGIA ENDOVASCULAR

Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ANGIORRADIOLOGIA E CURURGIA ENDOVASCULAR Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ANGIORRADIOLOGIA E CURURGIA ENDOVASCULAR Situação-Problema 1 A) Tromboembolismo Pulmonar Tromboembolismo Pulmonar maciço B) Angiotomografia

Leia mais

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA VASCULAR

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA VASCULAR 2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA VASCULAR Questão nº: 21 Em presença de DAOP em extremidade inferior, é CORRETO afirmar: a) Tempo de enchimento venoso maior que 10 segundos. b) O enchimento

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 09

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 09 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 09 QUESTÃO 17 Na oclusão crônica isolada da artéria femoral superficial, a via colateral compensatória é representada pelo grupo: a) genicular tibial. b) ilíaca

Leia mais

Secretaria Municipal da Saúde Coordenação de Integração e Regulação do Sistema

Secretaria Municipal da Saúde Coordenação de Integração e Regulação do Sistema PROTOCOLO DE ACESSO A EXAMES DE ANGIOGRAFIA RADIODIAGNÓSTICA GRUPO 13 SUBGRUPO DEZEMBRO 2007 1 A ANGIOGRAFIA RADIODIAGNÓSTICA CARACTERIZA-SE POR SER EXAME DE ALTA COMPLEXIDADE E ALTO CUSTO, PORTANTO DEVE

Leia mais

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total.

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total. INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este Caderno de Questões. 1. Caderno de Questões Verifique se este Caderno de Questões contém a prova de Conhecimentos Específicos referente ao cargo

Leia mais

CONESUL VASCULAR FOZ 2018

CONESUL VASCULAR FOZ 2018 CONESUL VASCULAR FOZ 2018 SBACV- PR. SBACV- RS. SBACV- SC 26 a 28 de julho de 2018. Foz do Iguaçu. PR. Brasil www.conesulvascular.com.br IX Encontro de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Conesul XVI

Leia mais

Centro Hospitalar de Hospital São João, EPE. João Rocha Neves Faculdade de Medicina da UP CH - Hospital São João EPE

Centro Hospitalar de Hospital São João, EPE. João Rocha Neves Faculdade de Medicina da UP CH - Hospital São João EPE Centro Hospitalar de Hospital São João, EPE João Rocha Neves Faculdade de Medicina da UP CH - Hospital São João EPE Doença carotídea Doença arterial periférica Isquemia aguda Estenose da artéria renal

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA DIA: 04/11 (SEXTA-FEIRA)

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA DIA: 04/11 (SEXTA-FEIRA) PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA DIA: 04/11 (SEXTA-FEIRA) 08h30 10h00 08h30 08h40 08h40 08h50 08h50 09h00 09h00 09h10 09h10 09h20 Bloco 1 Fleboestética Como otimizar o resultado da escleroterapia? A associação com

Leia mais

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (ISQUÊMICO) Antônio Germano Viana Medicina S8

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (ISQUÊMICO) Antônio Germano Viana Medicina S8 ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (ISQUÊMICO) Antônio Germano Viana Medicina S8 Definição Episódio de disfunção neurológica, geralmente focal, de instalação súbita ou rápida evolução, causada por infarto em território

Leia mais

VARIZES DE MEMBROS INFERIORES. Dr Otacilio Camargo Junior Dr George Kalil Ferreira

VARIZES DE MEMBROS INFERIORES. Dr Otacilio Camargo Junior Dr George Kalil Ferreira VARIZES DE MEMBROS INFERIORES Dr Otacilio Camargo Junior Dr George Kalil Ferreira Definição Dilatação, alongamento, tortuosidade com perda funcional, com insuficiência valvular Incidência: 3/1 sexo feminino;75%

Leia mais

COMPETÊNCIA: MÉDICO ESPECIALISTA EM CIRURGIA VASCULAR

COMPETÊNCIA: MÉDICO ESPECIALISTA EM CIRURGIA VASCULAR GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONCURSO PÚBLICO EDITAL SES n o 001/2012 COMPETÊNCIA: MÉDICO ESPECIALISTA EM CIRURGIA VASCULAR I N S T R U Ç Õ E S 1. O tempo total concedido

Leia mais

DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA

DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA FMRPUSP PAULO EVORA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA FATORES DE RISCO Tabagismo Hipercolesterolemia Diabetes mellitus Idade Sexo masculino História familiar Estresse A isquemia é

Leia mais

Questão 1: Angiologia

Questão 1: Angiologia 1 Concurso Público 2012 Angiologia Questão 1: Homem de 52 anos de idade, previamente assintomático, tendo apresentado, há 10 dias, dor súbita e palidez no segundo pododáctilo direito, com instalação progressiva

Leia mais

- termo utilizado para designar uma Dilatação Permanente de um. - Considerado aneurisma dilatação de mais de 50% num segmento vascular

- termo utilizado para designar uma Dilatação Permanente de um. - Considerado aneurisma dilatação de mais de 50% num segmento vascular Doenças Vasculares Aneurisma A palavra aneurisma é de origem grega e significa Alargamento. - termo utilizado para designar uma Dilatação Permanente de um segmento vascular. - Considerado aneurisma dilatação

Leia mais

Abordagem Percutânea das Estenoses de Subclávia, Ilíacas, Femorais e Poplíteas

Abordagem Percutânea das Estenoses de Subclávia, Ilíacas, Femorais e Poplíteas Abordagem Percutânea das Estenoses de Subclávia, Ilíacas, Femorais e Poplíteas Curso Anual de Revisão em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista Rogério Tadeu Tumelero, MD, FSCAI Hemodinâmica e Cardiologia

Leia mais

SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE (SES) 2015 ÁREA DE ATUAÇÃO / CIRURGIA VASCULAR PROVA OBJETIVA

SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE (SES) 2015 ÁREA DE ATUAÇÃO / CIRURGIA VASCULAR PROVA OBJETIVA 1 1) A arterite de Takayasu é considerada uma vasculite primária que se caracteriza por: a) acometer a aorta e seus principais ramos b) ser classificada como granulomatosa necrosante c) ter uma maior incidência

Leia mais

22 A Artéria Adamkiewicz tem origem, habitualmente:

22 A Artéria Adamkiewicz tem origem, habitualmente: Parte II: Conhecimento Específico Universidade Federal Fluminense 21 Na cirurgia eletiva de aneurisma de aorta, associada a rim em ferradura com o istmo funcionante e cobrindo grande parte da aorta abdominal,

Leia mais

TROMBOEMBOLISMO PULMONAR EMERGÊNCIAS AÓRTICAS. Leonardo Oliveira Moura

TROMBOEMBOLISMO PULMONAR EMERGÊNCIAS AÓRTICAS. Leonardo Oliveira Moura TROMBOEMBOLISMO PULMONAR EMERGÊNCIAS AÓRTICAS Leonardo Oliveira Moura Dissecção da Aorta Emergência aórtica mais comum Pode ser aguda ou crônica, quando os sintomas duram mais que 2 semanas Cerca de 75%

Leia mais

ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA ENDOVASCULAR

ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA ENDOVASCULAR Especialidade com pré-requisito em Cirurgia Vascular ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA ENDOVASCULAR O conteúdo desta prova é de propriedade da Fundação São Paulo. É expressamente proibida a sua reprodução, utilização

Leia mais

Secretaria de Saúde de Pernambuco SES Processo Seletivo à Residência 2006 CONHECIMENTOS EM CIRURGIA VASCULAR

Secretaria de Saúde de Pernambuco SES Processo Seletivo à Residência 2006 CONHECIMENTOS EM CIRURGIA VASCULAR CONHECIMENTOS EM CIRURGIA VASCULAR Considerando a classificação de FONTAINE para o estadiamento da Doença Arterial Oclusiva Periférica, é correto afirmar: A) Os pacientes no estádio I devem receber tratamento

Leia mais

Patologia arterial Patologia venosa Patologia linfática. Definição e extensão da patologia vascular periférica. Schwartz - Principles of Surgery

Patologia arterial Patologia venosa Patologia linfática. Definição e extensão da patologia vascular periférica. Schwartz - Principles of Surgery SEMIOLOGIA VASCULAR PERIFÉRICA Prof. Definição e extensão da patologia vascular periférica Patologia arterial Patologia venosa Patologia linfática Schwartz - Principles of Surgery Cirurgia - Patologia

Leia mais

SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014 PROVA OBJETIVA

SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014 PROVA OBJETIVA Você recebeu o seguinte material: - Uma contendo 50 (cinquenta) questões¹, à cada qual correspondem 4 (quatro) alternativas: A, B, C e D; - Um CARTÃO RESPOSTA personalizado. 1) Após a ordem para o início

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE MEDICINA E CIRURGIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE MEDICINA E CIRURGIA PLANO DE ENSINO Curso: Medicina PLANO DE ENSINO Departamento: Cirurgia Geral e Especializada (DECIGE) Eixo: Biológico / Prática Módulo:- Disciplina(s):Angiologia e Cirurgia Vascular Carga Horária: 30h Créditos:2T Código:SCG0042

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES PROGRAMA ANOS ADICIONAIS: CIRURGIA VASCULAR

CADERNO DE QUESTÕES PROGRAMA ANOS ADICIONAIS: CIRURGIA VASCULAR Edital Nº 03/2016 CADERNO DE QUESTÕES Data: 13 de novembro de 2016. PROGRAMA ANOS ADICIONAIS: CIRURGIA VASCULAR ESPECIALIDADE: Cirurgia Vascular (R3) Área de Atuação em Ecografia Vascular com Doppler Prezado(a)

Leia mais

Índice Remissivo do Volume 31 - Por assunto

Índice Remissivo do Volume 31 - Por assunto Palavra-chave A Ablação por Cateter Acidentes por Quedas Acreditação/ ecocardiografia Nome e página do artigo Mensagem do Presidente, 1 Mensagem da Editora, 3, 82 Amilóide Amiloidose de Cadeia Leve de

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES PROGRAMA ANOS ADICIONAIS: CIRURGIA VASCULAR

CADERNO DE QUESTÕES PROGRAMA ANOS ADICIONAIS: CIRURGIA VASCULAR Edital Nº 03/2017 CADERNO DE QUESTÕES Data: 05 de novembro de 2017. PROGRAMA ANOS ADICIONAIS: CIRURGIA VASCULAR ESPECIALIDADE: Cirurgia Vascular (R3) Área de Atuação em Ecografia Vascular com Doppler Prezado(a)

Leia mais

NEWS: ARTIGOS CETRUS Ano V Edição 51 Novembro 2013 A ECOGRAFIA VASCULAR NO DIAGNÓSTICO DA DISPLASIA FIBROMUSCULAR DAS ARTÉRIAS CERVICAIS

NEWS: ARTIGOS CETRUS Ano V Edição 51 Novembro 2013 A ECOGRAFIA VASCULAR NO DIAGNÓSTICO DA DISPLASIA FIBROMUSCULAR DAS ARTÉRIAS CERVICAIS NEWS: ARTIGOS CETRUS Ano V Edição 51 Novembro 2013 A ECOGRAFIA VASCULAR NO DIAGNÓSTICO DA DISPLASIA FIBROMUSCULAR DAS ARTÉRIAS CERVICAIS A ECOGRAFIA VASCULAR NO DIAGNÓSTICO DA DISPLASIA FIBROMUSCULAR DAS

Leia mais

Aterosclerose. Aterosclerose

Aterosclerose. Aterosclerose ATEROSCLEROSE TROMBOSE EMBOLIA Disciplinas ERM 0207/0212 Patologia Aplicada à Enfermagem Profa. Dra. Milena Flória-Santos Aterosclerose Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública Escola

Leia mais

Ecodoppler Neurovascular em Contexto de Urgência

Ecodoppler Neurovascular em Contexto de Urgência Ecodoppler Neurovascular em Contexto de Urgência Téc. CPL Gil Nunes Laboratório de Neurossonologia Unidade Cerebrovascular Hospital de São José Centro Hospitalar Lisboa Central, EPE Téc. CPL Susana Ferreira

Leia mais

CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA GERAL DO CBC-SP ABDOME AGUDO VASCULAR

CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA GERAL DO CBC-SP ABDOME AGUDO VASCULAR CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA GERAL DO CBC-SP ABDOME AGUDO VASCULAR TCBC Wilson Rodrigues de Freitas Junior Dept. de Cirurgia Santa Casa SP SÃO PAULO 27/09/2014 ISQUEMIA MESENTÉRICA AGUDA RELATIVAMENTE

Leia mais

PROVA PARA O PROGRAMA DE ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA ENDOVASCULAR NOME: DADOS DO CANDIDATO

PROVA PARA O PROGRAMA DE ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA ENDOVASCULAR NOME: DADOS DO CANDIDATO PROVA PARA O PROGRAMA DE ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA ENDOVASCULAR NOME: DADOS DO CANDIDATO INSCRIÇÃO: CADEIRA: COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA CEREM BAHIA Processo Seletivo Unificado de Residência

Leia mais

(modelo n o 2). com a identificação de suas diferentes porções. Figura 2 O stent totalmente expandido, em três diferentes tamanhos.

(modelo n o 2). com a identificação de suas diferentes porções. Figura 2 O stent totalmente expandido, em três diferentes tamanhos. Figura 1 Stent Braile (modelo n o 2). com a identificação de suas diferentes porções Figura 2 O stent totalmente expandido, em três diferentes tamanhos. Figura 3 Durante o exame diagnóstico, a realização

Leia mais

Secundário OPMEs Materiais de Rotina Quantidade Agulha de Punção 1 1 a 2 depende do número de acessos vasculares

Secundário OPMEs Materiais de Rotina Quantidade Agulha de Punção 1 1 a 2 depende do número de acessos vasculares Nome Descrição do procedimento CIDs do Ponte endoluminal Aorto - bifemoral / Ponte aorto-bifemoral estenose ou oclusão Realizado um, dois ou três acessos vasculares, uma angiografia pré-procedimento, a

Leia mais

Prova para Programas com pré-requisito em CIRURGIA VASCULAR

Prova para Programas com pré-requisito em CIRURGIA VASCULAR 0 01) Entre as alternativas a seguir, assinale aquela em que está CONTRAINDICADO o tratamento da síndrome de Cockett. a) Paciente de 30 anos de idade, com úlcera venosa no membro inferior esquerdo, sem

Leia mais

CIRURGIA VASCULAR SICCLÍNICA CIRÚRGICA

CIRURGIA VASCULAR SICCLÍNICA CIRÚRGICA SICCLÍNICA CIRÚRGICA CIRURGIA VASCULAR Autoria e colaboração CIRURGIA VASCULAR Luciana Ragazzo Graduada pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular

Leia mais

Insuficiência Vascular. Profª Priscilla Rocha

Insuficiência Vascular. Profª Priscilla Rocha Insuficiência Vascular Profª Priscilla Rocha REVISÃO ANATÔMICA FISIOLÓGICA Circulação pulmonar - lado D Circulação sistêmica - lado E ANATOMIA DO SISTEMA VASCULAR Artérias e arteríolas (microcirculação);

Leia mais

I00-I99 CAPÍTULO IX : Doenças do aparelho circulatório I00-I02 Febre reumática aguda I05-I09 Doenças cardíacas reumáticas crônicas I10-I15 Doenças hipertensivas I20-I25 Doenças isquêmicas do coração I26-I28

Leia mais

Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina

Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina Processo Seletivo para Médico Residente (Edital 002/2006) Caderno de Prova Cirurgia Vascular SES Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina Cirurgia

Leia mais

PROGRAMA COM PRÉ-REQUISITO: CIRURGIA VASCULAR

PROGRAMA COM PRÉ-REQUISITO: CIRURGIA VASCULAR RESIDÊNCIA MÉDICA 2015 CADERNO DE QUESTÕES DATA: 16 DE NOVEMBRO DE 2014. PROGRAMA COM PRÉ-REQUISITO: CIRURGIA VASCULAR ESPECIALIDADE: Cirurgia Vascular (R3) Área de Atuação: Ecografia Vascular com Doppler

Leia mais

PROVA DE CIRURGIA VASCULAR

PROVA DE CIRURGIA VASCULAR PROVA DE CIRURGIA VASCULAR Questão 01 Entre as alternativas a seguir assinale aquela em que está contraindicado o tratamento da síndrome de Cockett: a) Paciente de 30 anos com ulcera venosa no membro inferior

Leia mais

Punção translombar

Punção translombar CIRURGIA ENDOVASCULAR Jong Hun Park Disciplinade Cirurgia Vascular e Endovascular Faculdadede de Ciências Médicas Santa Casa SP Punção translombar Acesso ao sistema vascular Exposição cirúrgica Cateterização

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES PROGRAMA ANOS ADICIONAIS: CIRURGIA VASCULAR

CADERNO DE QUESTÕES PROGRAMA ANOS ADICIONAIS: CIRURGIA VASCULAR Edital Nº 03/2018 CADERNO DE QUESTÕES Data: 04 de novembro de 2018. PROGRAMA ANOS ADICIONAIS: CIRURGIA VASCULAR ESPECIALIDADE: Cirurgia Vascular (R3) Área de Atuação em Ecografia Vascular com Doppler Prezado(a)

Leia mais

Choque hipovolêmico: Classificação

Choque hipovolêmico: Classificação CHOQUE HIPOVOLÊMICO Choque hipovolêmico: Classificação Hemorrágico Não-hemorrágico Perdas externas Redistribuição intersticial Choque hipovolêmico: Hipovolemia Fisiopatologia Redução de pré-carga Redução

Leia mais

Portaria nº 454 de 12 de Julho de O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições legais;

Portaria nº 454 de 12 de Julho de O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições legais; Portaria nº 454 de 12 de Julho de 2002. O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições legais; Considerando a Portaria SAS/MS N 450, de 10 de julho de 2002, que cria, no âmbito do Sistema

Leia mais

3. A duração da fase aguda da dissecção aórtica é de: 1) 48 horas. 2) 7 dias. 3) 14 dias. 4) 28 dias. 5) 3 meses.

3. A duração da fase aguda da dissecção aórtica é de: 1) 48 horas. 2) 7 dias. 3) 14 dias. 4) 28 dias. 5) 3 meses. 1. Um paciente no segundo dia pós-operatório de correção aberta de aneurisma de aorta abdominal infra-renal apresenta diarréia com sangue. Qual diagnóstico diferencial deve ser pensado? 1) Colite isquêmica.

Leia mais

A avaliação na ponta dos dedos

A avaliação na ponta dos dedos Reunião do Núcleo de Acessos Vasculares SPACV Mª TERESA VIEIRA Cirurgia Vascular Hospital Pulido Valente CHLN Guideline NKF K/DOQUI: Definição do termo, em relação ao acesso vascular Monitorização Exame

Leia mais

Aspectos ecográficos de la isquemia. Jorge Xavier de Brito

Aspectos ecográficos de la isquemia. Jorge Xavier de Brito Aspectos ecográficos de la isquemia Jorge Xavier de Brito Fístulas Pequenas: Factor determinante do débito: Resistência da FAV (α ) 1 / r4 Fístulas Grandes: O Débito é: independente do Diâmetro ou de Resistência

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA SES/MS-DGH 2016 CIRURGIA VASCULAR ÁREA DE ATUAÇÃO. ANGIORRADIOLOGIA e CIRURGIA ENDOVASCULAR (A301) ORGANIZADOR

RESIDÊNCIA MÉDICA SES/MS-DGH 2016 CIRURGIA VASCULAR ÁREA DE ATUAÇÃO. ANGIORRADIOLOGIA e CIRURGIA ENDOVASCULAR (A301) ORGANIZADOR RESIDÊNCIA MÉDICA SES/MS-DGH 2016 CIRURGIA VASCULAR ÁREA DE ATUAÇÃO ANGIORRADIOLOGIA e CIRURGIA ENDOVASCULAR (A301) 1 1) A constrição da traqueia e do esôfago pode se dar por malformações congênitas do

Leia mais

Aortografia abdominal por punção translombar Angiografia por cateterismo não seletivo de grande vaso

Aortografia abdominal por punção translombar Angiografia por cateterismo não seletivo de grande vaso 40812006 PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS (MÉTODOS DIAGNOS 40812014 Aortografia abdominal por punção translombar 40812022 Angiografia por punção 40812030 Angiografia por cateterismo não seletivo

Leia mais

PROCEDIMENTOS VASCULARES CBHPM 2018

PROCEDIMENTOS VASCULARES CBHPM 2018 PROCEDIMENTOS VASCULARES CBHPM 2018 Código Procedimento Porte Cust Oper Nº de Aux Porte Anest. 3.07.17.06-0 Desarticulação ao nível do ombro tratamento 9 A - 2 4 3.07.18.01-5 Amputação ao nível do braço

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE ENSINO INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL / DISTRITO FEDERAL

FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE ENSINO INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL / DISTRITO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE ENSINO INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL / DISTRITO FEDERAL PROVA TEÓRICA CONCURSO DE SELEÇÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA:

Leia mais

MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO

MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO Olá, ogrinhos e ogrinhas! S02 GCM 18.1 Caso Clínico A.L.M., 59 anos, sexo masculino, cobrador de ônibus. Depois de muita insistência da sua esposa, foi ao médico para fazer uma

Leia mais

Programação Científica do Congresso 10 de setembro, quarta-feira

Programação Científica do Congresso 10 de setembro, quarta-feira 08:30-09:15h COMO EU FAÇO Auditório 10(114) (5995) Abordagem do paciente com insuficiência cardíaca descompensada 08:30-08:45h Uso racional dos diuréticos, vasodilatadores e beta-bloqueadores 08:45-09:00h

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO SUS 01. O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, publicou em 2006 a Política Nacional de Promoção da Saúde. São ações prioritárias dessa Política: A) incentivo

Leia mais

PROVA PARA O PROGRAMA DE ECOGRAFIA VASCULAR COM DOPPLER DADOS DO CANDIDATO

PROVA PARA O PROGRAMA DE ECOGRAFIA VASCULAR COM DOPPLER DADOS DO CANDIDATO PROVA PARA O PROGRAMA DE ECOGRAFIA VASCULAR COM DOPPLER DADOS DO CANDIDATO NOME: INSCRIÇÃO: CADEIRA: COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA CEREM BAHIA Processo Seletivo Unificado de Residência Médica

Leia mais

09/09/2017. Doenças Vasculares. Flebite ou Tromboflebite. Conceito: Flebiteé a inflamação das paredes de uma veia. Prof. Raquel Peverari de

09/09/2017. Doenças Vasculares. Flebite ou Tromboflebite. Conceito: Flebiteé a inflamação das paredes de uma veia. Prof. Raquel Peverari de Doenças Vasculares Flebite ou Tromboflebite Conceito: Flebiteé a inflamação das paredes de uma veia. 1 Conceito: Flebite ou Tromboflebite Tromboflebiteé uma afecção na qual se forma um coágulo numa veia,

Leia mais

MÉDICO CIRURGIA VASCULAR

MÉDICO CIRURGIA VASCULAR MÉDICO CIRURGIA VASCULAR CÓDIGO: MCV16 CADERNO: 1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1 - A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas. 2 - O candidato que, na

Leia mais

Classificação. Acidente Vascular Cerebral Isquêmico(AVCI) * Ataque Isquêmico Transitório(AIT)

Classificação. Acidente Vascular Cerebral Isquêmico(AVCI) * Ataque Isquêmico Transitório(AIT) Franciglecia Lopes Definição É um déficit neurológico, geralmente focal, de instalação súbita ou com rápida evolução, sem outra causa aparente que não vascular, com duração maior que 24 horas, ou menor,

Leia mais

Embolização nas Hemorragias Digestivas

Embolização nas Hemorragias Digestivas Embolização nas Hemorragias Digestivas Francisco Leonardo Galastri Cirurgião Endovascular e Radiologista Intervencionista Departamento de Radiologia Vascular Intervencionista do Hospital Israelita Albert

Leia mais

PROGRAMA COM PRÉ-REQUISITO: CIRURGIA VASCULAR

PROGRAMA COM PRÉ-REQUISITO: CIRURGIA VASCULAR RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 CADERNO-QUESTIONÁRIO DATA: 08 DE DEZEMBRO DE 2013. PROGRAMA COM PRÉ-REQUISITO: CIRURGIA VASCULAR ESPECIALIDADE: Cirurgia Vascular (R3) Área de Atuação: Ecografia Vascular com Doppler

Leia mais

Aterosclerose. Natália Borges de Melo Patrícia Gabriella Zapata Paulo Henrique Maia Vilela

Aterosclerose. Natália Borges de Melo Patrícia Gabriella Zapata Paulo Henrique Maia Vilela Aterosclerose Natália Borges de Melo Patrícia Gabriella Zapata Paulo Henrique Maia Vilela Uberaba MG 31 de Agosto de 2011 Artigo Nature, May 19th 2011 Conceitos: ATEROSCLEROSE: Doença crônica, de origem

Leia mais

Tromboembolismo Pulmonar Embolia pulmonar

Tromboembolismo Pulmonar Embolia pulmonar Tromboembolismo Pulmonar Embolia pulmonar Forma mais comum de doença pulmonar aguda na população hospitalar adulta (3 a causa de óbito nos EUA), mais comum em idosos e em homens: 85% dos casos são provenientes

Leia mais

Caso clínico. S.A.G, 35 anos

Caso clínico. S.A.G, 35 anos Caso clínico S.A.G, 35 anos Negra, casada, prendas domésticas. Natural de Poços de Caldas - MG, Procedente de Botucatu - SP. G4 P3 A0 C0 DUM: 23/07/2014 1º US: 27/10/2014 (14s 1d DUM correta) IG: 32s 5d

Leia mais

REVASCULARIZAÇÃO FEMORO POPLITEA: COD Revascularização de Tronco Supra Aórtico

REVASCULARIZAÇÃO FEMORO POPLITEA: COD Revascularização de Tronco Supra Aórtico 2ª edição - 2015 REVASCULARIZAÇÃO DE TRONCO SUPRA AÓRTICO: R$5.500,00 REVASCULARIZAÇÃO AORTO BI ILÍACA: R$ 5.115,00 COD. 30906237 - Revascularização Aorto Bi Ilica REVASCULARIZAÇÃO AORTO ILÍACA: COD. 30906253

Leia mais

PROVA: AMARELA DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA MARINHA DO BRASIL 2010) (PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO AOS ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA ENDOVASCULAR

PROVA: AMARELA DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA MARINHA DO BRASIL 2010) (PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO AOS ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA ENDOVASCULAR MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO AOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA (PRM) DO HOSPITAL NAVAL MARCILIO DIAS (HNMD) EM 2010) PROVA: AMARELA NÃO ESTÁ AUTORIZADA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2015 EDITAL N. 001/2014 CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2015 EDITAL N. 001/2014 CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA 25 EDITAL N. 0/24 CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás coloca à disposição

Leia mais

ETIOLOGIA: DEFINIÇÃO: A EMBOLIA É UM PROCESSO DE OCLUSÃO TOTAL OU GR. "ÉMBOLO" = TAMPÃO, ROLHA; E "EMBOLEÉ" = IRRUPÇÃO

ETIOLOGIA: DEFINIÇÃO: A EMBOLIA É UM PROCESSO DE OCLUSÃO TOTAL OU GR. ÉMBOLO = TAMPÃO, ROLHA; E EMBOLEÉ = IRRUPÇÃO EMBOLIA ETIOLOGIA: GR. "ÉMBOLO" = TAMPÃO, ROLHA; E "EMBOLEÉ" = IRRUPÇÃO DEFINIÇÃO: A EMBOLIA É UM PROCESSO DE OCLUSÃO TOTAL OU PARCIAL DE UM VASO SANGUÍNEO POR UM CORPO SÓLIDO (ÊMBOLO) OU POR UMA SUBSTÂNCIA

Leia mais

ROL DE PROCEDIMENTOS POR PATOLOGIA VASCULAR

ROL DE PROCEDIMENTOS POR PATOLOGIA VASCULAR ROL DE PROCEDIMENTOS POR PATOLOGIA VASCULAR 4ª EDIÇÃO - 2018 Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - Regional Rio de Janeiro 1 ROL DE PROCEDIMENTOS POR PATOLOGIA VASCULAR 4ª EDIÇÃO

Leia mais

Indicadores Estratégicos

Indicadores Estratégicos Indicadores Estratégicos DR. ALEXANDRE VIEIRA RIBEIRO DA SILVA INDICADORES ESTRATÉGICOS INDICADORES E AVALIAÇÃO ASSISTENCIAL Monitoramento da Informação Assistêncial Discussão dos resultados Padrões assistenciais

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES CARGO ANGIOLOGISTA E CIRURGIÃO VASCULAR DATA: 19/10/2014. HORÁRIO: das 08 às 12 horas

CADERNO DE QUESTÕES CARGO ANGIOLOGISTA E CIRURGIÃO VASCULAR DATA: 19/10/2014. HORÁRIO: das 08 às 12 horas Realização: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMON-MA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - SEMS CONCURSO PÚBLICO EDITAL 01/2014 CADERNO DE QUESTÕES CARGO ANGIOLOGISTA E CIRURGIÃO VASCULAR DATA: 19/10/2014 HORÁRIO: das

Leia mais

CIRURGIA VASCULAR Questão 01 não Questão 02 Questão 03 Questão 04 Questão 05 Questão 06

CIRURGIA VASCULAR Questão 01 não Questão 02 Questão 03 Questão 04 Questão 05 Questão 06 CIRURGIA VASCULAR Questão 01 Qual das medidas a seguir não reduz a exposição do cirurgião endovascular ou do paciente a radiação? a) Aumentar a distância entre o paciente e a fonte de emissão de raios

Leia mais

ROL DE PROCEDIMENTOS E EVENTOS EM SAÚDE Resolução Normativa - RN Nº 338, de 21 de outubro de 2013 e anexos

ROL DE PROCEDIMENTOS E EVENTOS EM SAÚDE Resolução Normativa - RN Nº 338, de 21 de outubro de 2013 e anexos ROL DE PROCEDIMENTOS E EVENTOS EM SAÚDE 2014 Resolução Normativa - RN Nº 338, de 21 de outubro de 2013 e anexos Atualizado em 25 de fevereiro de 2014 RADIOSCOPIA DIAGNÓSTICA AMB HCO HSO RADIOSCOPIA PARA

Leia mais

Processo Seletivo Unificado para Residência Médica 2019

Processo Seletivo Unificado para Residência Médica 2019 Processo Seletivo Unificado para Residência Médica 2019 PROVA PARA O PROGRAMA DE ECOGRAFIA VASCULAR COM DOPPLER NOME: DADOS DO CANDIDATO INSCRIÇÃO: CADEIRA: COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA CEREM

Leia mais

Duplex Scan. Análise das Imagens

Duplex Scan. Análise das Imagens Duplex Scan Análise das Imagens Imagem 1: Duplex Scan de artéria carótida interna direita (ACID). Os parâmetros para classificação da estenose da ACID foram PSV= 350,4 cm/s, EDV= 171,3 cm/s, PSV ratio

Leia mais

Sistema Circulatório. Aparelho Circulatório Aparelho cárdio-vascular. Sistema Vascular Sistema Cárdio-Vascular. Angiologia

Sistema Circulatório. Aparelho Circulatório Aparelho cárdio-vascular. Sistema Vascular Sistema Cárdio-Vascular. Angiologia Sistema Circulatório Aparelho Circulatório Aparelho cárdio-vascular Sistema Vascular Sistema Cárdio-Vascular Angiologia Sistema Circulatório Funções Meio de transporte Ligação metabólica entre diferentes

Leia mais

Dr. Ricardo anatomia radiológica vascular. WIKIPEDIA

Dr. Ricardo anatomia radiológica vascular.  WIKIPEDIA WWW.cedav.com.br Dr. Ricardo anatomia radiológica vascular www.kenhub.com WIKIPEDIA WWW.cedav.com.br Dr. Ricardo anatomia radiológica vascular Parede do vaso sanguíneo Túnica intima: Revestimento endotelial

Leia mais

Diretriz Assistencial. Ataque Isquêmico Transitório

Diretriz Assistencial. Ataque Isquêmico Transitório Diretriz Assistencial Ataque Isquêmico Transitório Versão eletrônica atualizada em Março- 2010 Introdução: O ataque isquêmico transitório (AIT) é definido como um episódio transitório de disfunção neurológica

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Albuquerque e Castro; João António da Costa Cabral

CURRICULUM VITAE. Albuquerque e Castro; João António da Costa Cabral CURRICULUM VITAE Identificação: João António da Costa Cabral Albuquerque e Castro 1-INFORMAÇÃO PESSOAL NOME: Albuquerque e Castro; João António da Costa Cabral MORADA : Hospital do Espirito Santo Èvora

Leia mais

Conheça fatores que causam trombose além da pílula anticoncepcional

Conheça fatores que causam trombose além da pílula anticoncepcional anticoncepcional emais.estadao.com.br /noticias/bem-estar,conheca-fatores-que-causam-trombose-alem-da-pilulaanticoncepcional,70002039152 A trombose atinge, principalmente, pernas e coxas; por isso, é importante

Leia mais

MÉDICO CIRURGIA VASCULAR

MÉDICO CIRURGIA VASCULAR MÉDICO CIRURGIA VASCULAR CÓDIGO: MCV16 CADERNO: 2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1 - A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas. 2 - O candidato que, na

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÉDICO CIRURGIÃO VASCULAR

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÉDICO CIRURGIÃO VASCULAR 12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÉDICO CIRURGIÃO VASCULAR QUESTÃO 21 Paciente com síndrome isquêmica crônica dos membros inferiores de longa data apresentando queixa de claudicação incapacitante

Leia mais

Atualizações em Hemodinâmica e Cardiologia Invasiva. Dr. Renato Sanchez Antonio HCI São Sebastião do Paraíso

Atualizações em Hemodinâmica e Cardiologia Invasiva. Dr. Renato Sanchez Antonio HCI São Sebastião do Paraíso Atualizações em Hemodinâmica e Cardiologia Invasiva Dr. Renato Sanchez Antonio HCI São Sebastião do Paraíso FUNDAMENTOS Apenas um estudo clínico controlado randomizado entre a terapia endovascular e a

Leia mais

Este material visa informar os pontos fortes da realização destes exames na clínica/hospital, de forma a contribuir ao profissional da saúde a ter um

Este material visa informar os pontos fortes da realização destes exames na clínica/hospital, de forma a contribuir ao profissional da saúde a ter um Este material visa informar os pontos fortes da realização destes exames na clínica/hospital, de forma a contribuir ao profissional da saúde a ter um maior conhecimento destes exames, para melhor benefício

Leia mais

Introdução às Amputações. Prof.ª Dr.ª Juliana Mendes Yule Prótese e Órtese

Introdução às Amputações. Prof.ª Dr.ª Juliana Mendes Yule Prótese e Órtese Introdução às Amputações Prof.ª Dr.ª Juliana Mendes Yule Prótese e Órtese Amputação É a remoção de uma extremidade do corpo através de cirurgia ou acidente. Na medicina, é usada para controlar a dor ou

Leia mais

Consequências cardiovasculares do mau controlo da Diabetes

Consequências cardiovasculares do mau controlo da Diabetes Consequências cardiovasculares do mau controlo da Diabetes Painel: Educar para Prevenir Filipe Fernandes ESTeSL-IPL Área Científica de Cardiopneumologia Departamento das Ciências e Tecnologias das Radiações

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo

Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo Informações Básicas O que é Cateterismo? O cateterismo é um procedimento médico utilizado para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. O

Leia mais

Tomografia computadorizada. Análise das Imagens

Tomografia computadorizada. Análise das Imagens Tomografia computadorizada Análise das Imagens Imagem 1: Tomografia computadorizada da pelve, corte axial, sem meio de contraste. Presença de calcificações ateromatosas em topografia de artérias ilíacas

Leia mais

Alterações Circulatórias Trombose, Embolia, Isquemia, Infarto e Arterosclerose

Alterações Circulatórias Trombose, Embolia, Isquemia, Infarto e Arterosclerose Alterações Circulatórias Trombose, Embolia, Isquemia, Infarto e Arterosclerose PhD Tópicos da Aula A. Patologias vasculares B. Patologias circulatórias C. Arterosclerose 2 Patogenia Trombose A. Patologias

Leia mais

Estratificação de risco cardiovascular no perioperatório

Estratificação de risco cardiovascular no perioperatório Estratificação de risco cardiovascular no perioperatório André P. Schmidt, MD, PhD, TSA/SBA Co-responsável pelo CET do Serviço de Anestesia e Medicina Perioperatória do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Leia mais

Cateter Venoso Central:

Cateter Venoso Central: Cateter Venoso Central: Indicações O cateter venoso central é indicado para: Determinação das pressões venosas centrais do lado direito, (PVC); Choque; Parada cardiopulmonar; Colocação de emergência de

Leia mais

Disseção da Aorta. A entidade esquecida. Hugo Rodrigues Cirurgião Vascular HPA

Disseção da Aorta. A entidade esquecida. Hugo Rodrigues Cirurgião Vascular HPA Disseção da Aorta A entidade esquecida Hugo Rodrigues Cirurgião Vascular HPA Definição Separação das camadas da aorta com formação de Falso Lúmen íntima média adventícia Epidemiologia 5 : 1 10-40 casos

Leia mais