RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO"

Transcrição

1 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: Código MEC: Código da Avaliação: Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada Instrumento: 249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso Tipo de Avaliação: Avaliação de Regulação Nome/Sigla da IES: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - UNIPAMPA Endereço da IES: Campus Alegrete - Av. Tiarajú, 810 Ibirapuita. Alegrete - RS. CEP: Curso(s) / Habilitação(ões) sendo avaliado(s): ENGENHARIA MECÂNICA Informações da comissão: N de Avaliadores : 2 Data de Formação: 19/10/ :55:52 Período de Visita: 06/11/2013 a 09/11/2013 Situação: Visita Concluída Avaliadores "ad-hoc": ROLF HERMANN ERDMANN ( ) -> coordenador(a) da comissão Victor Orlando Gamarra Rosado ( )

2 CONTEXTUALIZAÇÃO Instituição: A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA tem a responsabilidade de contribuir com uma região com grande território, com críticos problemas de desenvolvimento sócio-econômico, inclusive de acesso à educação básica e à educação superior - a metade sul do Rio Grande do Sul. Veio ainda para contribuir com a integração e o desenvolvimento da região de fronteira do Brasil com o Uruguai e a Argentina. O atendimento a esse pleito foi anunciado no dia 27 de julho de 2005, em ato público realizado na cidade de Bagé. Nessa mesma ocasião, foi anunciado o Consórcio Universitário da Metade Sul, responsável, no primeiro momento, pela implantação da nova universidade. Em 22 de Novembro de 2005, esse consórcio foi firmado mediante a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), prevendo a ampliação da educação superior no Estado. Coube à UFSM implantar os campi nas cidades de São Borja, Itaqui, Alegrete, Uruguaiana e São Gabriel e, à UFPel, os campi de Jaguarão, Bagé, Dom Pedrito, Caçapava do Sul e Santana do Livramento. As instituições tutoras foram responsáveis pela criação dos primeiros cursos da instituição. No Campus de Alegrete iniciou-se com Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica. Em 16 de março de 2007, foi criada a Comissão de Implantação da UNIPAMPA que teve seus esforços direcionados para constituir os primeiros passos da identidade dessa nova universidade. Em 11 de janeiro de 2008, a Lei , cria a UNIPAMPA Fundação Universidade Federal do Pampa. A UNIPAMPA propõe-se a ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional, mediante atuação multicampi na mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul. Trata-se de região com km² (metade sul) com municípios de grande extensão territorial. Alegrete tem área aproximada de 7800 km quadrados e uma população de cerca de 80 mil habitantes. No momento de sua criação, a UNIPAMPA já contava com alunos, 180 servidores docentes e 167 servidores técnico-administrativos em educação. Ainda em janeiro de 2008, foi dado posse ao primeiro reitorado. Novos cursos foram criados, entre eles o de Engenharia Mecânica, em 2009, no campus Alegrete. A UNIPAMPA assume a missão de promover a educação superior de qualidade, com vistas à formação de sujeitos comprometidos e capacitados a atuarem em prol do desenvolvimento sustentável da região e do país. E como visão, pretende constituir-se como instituição acadêmica de reconhecida excelência, integrada e comprometida com o desenvolvimento sustentável da região e do país. Atualmente, estão em funcionamento mais de 60 cursos de graduação (sete deles em Alegrete), cuja maioria iniciou atividades em Alegrete conta também com dois mestrados. Curso:

3 O bacharelado em Engenharia Mecânica foi criado em 29 de outubro de Sua carga horária total é de 3870 horas e tem duração mínima de 10 e máxima de 20 semestres (ou 5 / 10 anos). Funciona em tempo integral e oferece 50 vagas anuais, com um ingresso por ano. O regime de funcionamento é semestral. O curso é composto de atividades distribuídas entre Componentes Curriculares Obrigatórios (CCO), Componentes Curriculares Complementares de Graduação (CCCG), Atividades Complementares de Graduação (ACG), Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Estágio Obrigatório (em pesquisa ou profissionalizante). As aulas e demais atividades acontecem pelas partes da manhã, da tarde e, da noite. A carga horária total (3.870 horas) é distribuída da seguinte forma: horas nos Componentes Curriculares Obrigatórios, 300 horas em Estágio Supervisionado, 60 horas em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), 465 horas em Componentes Curriculares Complementares de Graduação (CCCG) e 300 horas em Atividades Complementares de Graduação (ACG). A estrutura curricular elaborada para o curso, do tipo generalista, contempla as tendências atuais, como o incentivo à participação dos alunos em atividades de iniciação científica e de extensão, além da vivência antecipada com o futuro campo de atuação profissional através de estágios. Sua turma mais adiantada está concluindo o décimo semestre, dentre os quais devem formar-se quatro alunos. O campus Alegrete (RS) está situado na Av. Tiarajú, 810 Bairro Ibirapuitã Alegrete, RS, CEP SÍNTESE DA AÇÃO PRELIMINAR À AVALIAÇÃO Síntese da ação preliminar à avaliação: Previamente ao deslocamento para a IES Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, foram analisadas as informações constantes no e-mec, documentação do PPC e PDI, dados sobre o funcionamento do curso, curriculo Lattes dos docentes, bem como informações sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso. Já no local da avaliação, foi realizada uma reunião com a apresentação da IES, por seus dirigentes e gestores, entre eles, a Proreitora Adjunta da Graduação, o Diretor do Campus de Alegrete, o Coordenador do Curso de Engenharia Mecanica, Prof. Dr. Gustavo Fuhr Santiago, e o Coordenador substituto Prof. Dr. Tonilson de Souza Rosendo. Depois de desta reunião a comissão avaliadora foi encaminhada para a sala de trabalho. Seguiram-se as visitas às instalações e as reuniões conforme a agenda proposta. Reuniões com a CPA, com o NDE, com os docentes em geral e com o corpo discente, no primeiro dia das atividades. Neste mesmo dia, também foram realizadas visitas aos laboratórios especializados, de Metrologia e instrumentação, Hidraulica, de Ensaios mecânicos, de Sistemas fluidos mecanicos, de eletrotecnica, de Microscopia, de Quimica, de Informática, laboratorio de pósgraduação em Energia, e salas de aula da IES.

4 No segundo dia, seguiram-se os trabalhos da avaliação, analises dos documentos, titulação dos docentes e principalmente contratos de trabalho. E, se deu continuidade ao preenchimento dos formulários existentes no módulo Aval do e-mec. No segundo dia, na sala de trabalho foi analisada a documentação fornecida sobre o funcionamento do curso e sobre as atividades e dados dos docentes. Analisaram-se também os documentos da IES e do curso (Regimento, PDI e PPC), bem como a documentação solicitada pelos avaliadores quanto a atos legais constitutivos, comprovações da realização de atividades diversas, como reuniões de trabalho das instâncias administrativas e acadêmicas da IES referentes ao curso. Também, neste dia foram realizadas visitas ao NUDE - Nucleo de desenvolvimento Educacional, visitas as instalações da Biblioteca e as administrativas, sendo apresentados os sistemas computacionais utilizados para a gestão acadêmica e administrativa. DOCENTES Nome do Docente Titulação Regime Trabalho Vínculo Empregatício Tempo de vínculo initerrupto do docente com o curso ALDONI GABRIEL WIEDENHÖFT Mestrado Integral Estatutário 36 Mês(es) Alexandre Silva de Oliveira Doutorado Integral Estatutário 36 Mês(es) ANTONIO GLEDSON OLIVEIRA GOULART Doutorado Integral Estatutário 36 Mês(es) CARLOS AURELIO DILLI GONCALVES Especialização Integral Estatutário 54 Mês(es) DIVANE MARCON Mestrado Integral Estatutário 54 Mês(es) FABIANE CRISTINA HOPNER NOGUTI Mestrado Integral Estatutário 54 Mês(es) Fátima Cibele Soares Doutorado Integral Estatutário 36 Mês(es) FLADIMIR FERNANDES DOS SANTOS Doutorado Integral Estatutário 24 Mês(es) Gustavo Fuhr Santiago Doutorado Integral Estatutário 48 Mês(es) JOSE WAGNER MACIEL KAEHLER Doutorado Integral Estatutário 24 Mês(es) LUCAS COMPASSI SEVERO Mestrado Integral Estatutário 12 Mês(es) LUIS EDUARDO KOSTESKI Doutorado Integral Estatutário 18 Mês(es) Marco Antonio Durlo Tier Doutorado Integral Estatutário 48 Mês(es) Renato Alves da Silva Doutorado Integral Estatutário 36 Mês(es) RICARDO BERGAMO SCHENATO Mestrado Integral Estatutário 36 Mês(es)

5 Roberlaine Ribeiro Jorge Mestrado Integral Estatutário 24 Mês(es) RODRIGO PADILHA VIEIRA Doutorado Integral Estatutário 36 Mês(es) SERGIO LUIS SARDI MERGEN Doutorado Integral Estatutário 12 Mês(es) SILVIA MARGONEI MESQUITA TAMBORIM Doutorado Integral Estatutário 36 Mês(es) Tonilson de Souza Rosendo Doutorado Integral Estatutário 36 Mês(es) VICENTE BERGAMINI PUGLIA Mestrado Integral Estatutário 18 Mês(es) Wang Chong Doutorado Integral Estatutário 48 Mês(es) CATEGORIAS AVALIADAS Dimensão 1: ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA - Fontes de Consulta: Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, quando houver, e Formulário Eletrônico preenchido pela IES no e-mec Contexto educacional Políticas institucionais no âmbito do curso Objetivos do curso Perfil profissional do egresso Estrutura curricular (Considerar como critério de análise também a pesquisa e a extensão, caso estejam contempladas no PPC) Conteúdos curriculares Metodologia 3

6 1.8. Estágio curricular supervisionado NSA para cursos que não contemplam estágio no PPC e que não possuem diretrizes curriculares nacionais ou suas diretrizes não preveem a obrigatoriedade de estágio supervisionado Atividades complementares NSA para cursos que não contemplam atividades complementares no PPC e que não possuem diretrizes curriculares nacionais ou suas diretrizes não preveem a obrigatoriedade de atividades complementares Trabalho de conclusão de curso (TCC) NSA para cursos que não contemplam TCC no PPC e que não possuem diretrizes curriculares nacionais ou suas diretrizes não preveem a obrigatoriedade de TCC Apoio ao discente Ações decorrentes dos processos de avaliação do curso Atividades de tutoria NSA para cursos presenciais. Obrigatório para cursos a distância e presenciais, reconhecidos, que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria de 10 de dezembro de 2004 NSA Justificativa para conceito NSA:Curso presencial Tecnologias de informação e comunicação TICs - no processo ensino-aprendizagem Material didático institucional NSA para cursos presenciais que não contemplam material didático institucional no PPC, obrigatório para cursos a distância (Para fins de autorização, considerar o material didático disponibilizado para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) NSA Justificativa para conceito NSA:Curso presencial Mecanismos de interação entre docentes, tutores e estudantes NSA para cursos presenciais que não contemplam mecanismos de interação entre docentes, tutores e estudantes no PPC, obrigatório para cursos a distância NSA Justificativa para conceito NSA:Curso presencial Procedimentos de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem 3

7 1.18. Número de vagas (Para os cursos de Medicina, considerar também como critério de análise: disponibilidade de serviços assistenciais, incluindo hospital, ambulatório e centro de saúde, com capacidade de absorção de um número de alunos equivalente à matricula total prevista para o curso; a previsão de 5 ou mais leitos na (s) unidade (s) hospitalar (es) própria (s) ou conveniada (s) para cada vaga oferecida no vestibular do curso, resultando em um egresso treinado em urgência e emergência; atendimento primário e secundário capaz de diagnosticar e tratar as principais doenças e apto a referir casos que necessitem cuidados especializados) 5 Justificativa para conceito 5: Integração com as redes públicas de ensino Obrigatório para as Licenciaturas, NSA para os demais que não contemplam integração com as redes públicas de ensino no PPC NSA Justificativa para conceito NSA:Curso de bacharelado Integração com o sistema local e regional de saúde e o SUS Obrigatório para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos que não contemplam integração com o sistema local e regional de saúde e o SUS no PPC NSA Ensino na área de saúde Obrigatório para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos NSA Atividades práticas de ensino Obrigatório para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos NSA CONSIDERAÇÕES SOBRE A DIMENSÃO 1 O curso de Engenharia Mecânica (UNIPAMPA, Campus de Alegrete) objetiva formar profissionais capazes de atender às demandas econômicas da região, contribuindo para o desenvolvimento local pela formação de recursos humanos qualificados na área tecnológica, com perfil generalista. E para garantir este perfil de interdisciplinaridade conforme propõe o PPC, usa-se todos os recursos das disciplinas, estrutura física, profissional e laboratorial oferecida pelos outros cursos oferecidos pelo campus seja engenharia elétrica, engenharia civil, ciências da computação, engenharia de software e engenharia de telecomunicações. Das reuniões realizadas, a comissão de avaliação pode observar que existe alta rotatividade de docentes neste campus, o que não é desejável mais não chega a prejudicar o curso. A estrutura curricular contempla todos os aspectos básicos para a formação de um engenheiro mecânico generalista e pleno. Entretanto ainda estão sendo instalados e estão sendo adequados alguns dos laboratórios específicos. Também, verificou-se que existem eventos como a Semana da Engenharia, e atividades de extensão, visitas técnicas, etc. A carga horária do curso obedece os requisitos legais. O estágio supervisionado obrigatório e as atividades complementares estão previstos na matriz curricular e muito bem implementados. A IES

8 possui rede wireless implantada em toda a unidade e os alunos acessam informações de disciplinas via web. Conceito da Dimensão Dimensão 2: CORPO DOCENTE E TUTORIAL - Fontes de consulta: Projeto Pedagógico do Curso, Formulário Eletrônico preenchido pela IES no e-mec e Documentação Comprobatória Atuação do Núcleo Docente Estruturante - NDE Atuação do (a) coordenador (a) Experiência do (a) coordenador (a) do curso em cursos a distância (Indicador específico para cursos a distância) NSA 2.4. Experiência profissional, de magistério superior e de gestão acadêmica do (a) coordenador (a) Regime de trabalho do (a) coordenador (a) do curso NSA para cursos a distância, obrigatório para cursos presenciais 5 Justificativa para conceito 5: 2.6. Carga horária de coordenação de curso NSA para cursos presenciais, obrigatório para cursos a distância NSA 2.7. Titulação do corpo docente do curso (Para fins de autorização, considerar os docentes previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) 5 Justificativa para conceito 5:

9 2.8. Titulação do corpo docente do curso percentual de doutores (Para fins de autorização, considerar os docentes previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) 5 Justificativa para conceito 5: 2.9. Regime de trabalho do corpo docente do curso (Para fins de autorização, considerar os docentes previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) (Para os cursos de Medicina, os critérios de análise passam a figurar da seguinte maneira: Conceito 1 menor que 50% Conceito 2 maior ou igual a 50% e menor que 60% Conceito 3 maior ou igual a 60% e menor que 70% Conceito 4 maior ou igual a 70% e menor que 80% Conceito 5 maior ou igual a 80%) 5 Justificativa para conceito 5: Experiência profissional do corpo docente (Para fins de autorização, considerar os docentes previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) NSA para egressos de cursos de licenciatura (Para os cursos de Medicina, os critérios de análise passam a figurar da seguinte maneira: Conceito 1 menor que 40% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 2 maior ou igual a 40% e menor que 50% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 3 maior ou igual a 50% e menor que 60% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 4 maior ou igual a 60% e menor que 70% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 5 maior ou igual a 70% possui, pelo menos, 5 anos) Experiência no exercício da docência na educação básica (para fins de autorização, considerar os docentes previstos para os dois primeiros anos do curso) Obrigatório para cursos de licenciatura, NSA para os demais NSA Experiência de magistério superior do corpo docente (Para fins de autorização, considerar os docentes previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) (Para os cursos de Medicina, os critérios de análise passam a figurar da seguinte maneira: Conceito 1 menor que 40% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 2 maior ou igual a 40% e menor que 50% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 3 maior ou igual a 50% e menor que 60% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 4 maior ou igual a 60% e menor que 70% possui, pelo menos, 5 anos Conceito 5 maior ou igual a 70% possui, pelo menos, 5 anos) Relação entre o número de docentes e o número de estudantes NSA para cursos presenciais, obrigatório para cursos a distância (relação entre o número de docentes e o número de estudantes equivalente 40h em dedicação à EAD) NSA Justificativa para conceito NSA:O curso é presencial Funcionamento do colegiado de curso ou equivalente 4

10 2.15. Produção científica, cultural, artística ou tecnológica (Para fins de autorização, considerar os docentes previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) Titulação e formação do corpo de tutores do curso (Para fins de autorização, considerar os tutores previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) NSA para cursos presenciais. Obrigatório para cursos a distância e presenciais, reconhecidos, que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/2004 NSA Experiência do corpo de tutores em educação a distância (Para fins de autorização, considerar os tutores previstos para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) NSA para cursos presenciais. Obrigatório para cursos a distância e presenciais, reconhecidos, que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/2004 NSA Relação docentes e tutores - presenciais e a distância - por estudante NSA para cursos presenciais. Obrigatório para cursos a distância e presenciais, reconhecidos, que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/2004 NSA Responsabilidade docente pela supervisão da assistência médica Obrigatório para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos NSA Núcleo de apoio pedagógico e experiência docente Obrigatório para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos NSA CONSIDERAÇÕES SOBRE A DIMENSÃO 2 O NDE - Núcleo Docente Estruturante é composto pelo coordenador mais quatro professores do curso, totalizando cinco membros. Todos eles são contratados em regime de dedicação integral. E todos os membros do NDE possuem titulação em programa de pós-graduação stricto sensu em nível de doutorado. A atuação do NDE iniciou há dois anos e atende de maneira suficiente aos seus objetivos. O coordenador do curso possui o titulo de doutorado em engenharia mecânica e quatro anos de experiência na docência. Entretanto possui muita boa experiência profissional nas áreas que abrangem o curso de engenharia mecânica. O corpo docente é composto por 22

11 professores, sendo 12 doutores, oito mestres e duas professoras afastadas para realização do doutorado (professoras Divane Marcon e Fabiane Cristina Höpner Noguti). Foram encontradas divergências em relação aos docentes cadastrados no sistema e-mec, constante do PCC entregue durante a avaliação e a documentação apresentada, as quais foram esclarecidas durante a avaliação. Conceito da Dimensão Dimensão 3: INFRAESTRUTURA - Fontes de Consulta: Projeto Pedagógico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, quando houver, Formulário Eletrônico preenchido pela IES no e-mec e Documentação Comprobatória Gabinetes de trabalho para professores Tempo Integral - TI (Para fins de autorização, considerar os gabinetes de trabalho para os docentes em tempo integral do primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) Espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos Sala de professores (Para fins de autorização, considerar a sala de professores implantada para os docentes do primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) NSA para IES que possui gabinetes de trabalho para 100% dos docentes do curso 5 Justificativa para conceito 5: 3.4. Salas de aula (Para fins de autorização, considerar as salas de aula implantadas para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) Acesso dos alunos a equipamentos de informática (Para fins de autorização, considerar os laboratórios de informática implantados para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) Bibliografia básica (Para fins de autorização, considerar o acervo da bibliografia básica disponível para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) Nos cursos que possuem acervo virtual (pelo menos 1 título virtual por unidade curricular), a proporção de alunos por exemplar físico passam a figurar da seguinte maneira para os conceitos 3, 4 e 5: Conceito 3 13 a 19 vagas anuais Conceito 4 de 6 a 13 vagas anuais Conceito 5 menos de 6 vagas anuais) 3

12 3.7. Bibliografia complementar (Para fins de autorização, considerar o acervo da bibliografia complementar disponível para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) Periódicos especializados (Para fins de autorização, considerar os periódicos relativos às áreas do primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas. Para fins de autorização, os critérios de análise passam a figurar da seguinte maneira: Conceito 1 menor que 3 títulos Conceito 2 maior ou igual a 3 e menor que 6 Conceito 3 maior ou igual a 6 e menor que 9 Conceito 4 maior ou igual a 9 e menor que 12 Conceito 5 maior ou igual a 12) 5 Justificativa para conceito 5: 3.9. Laboratórios didáticos especializados: quantidade NSA para cursos que não utilizam laboratórios especializados (Para fins de autorização, considerar os laboratórios didáticos especializados implantados para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) Para cursos a distância, verificar os laboratórios especializados da sede e dos polos Para Pedagogia é obrigatório verificar a brinquedoteca Laboratórios didáticos especializados: qualidade NSA para cursos que não utilizam laboratórios especializados (Para fins de autorização, considerar os laboratórios didáticos especializados implantados para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) Para cursos a distância, verificar os laboratórios especializados da sede e dos polos Para Pedagogia é obrigatório verificar a brinquedoteca Laboratórios didáticos especializados: serviços NSA para cursos que não utilizam laboratórios especializados (Para fins de autorização, considerar os laboratórios didáticos especializados implantados para o primeiro ano do curso, se CSTs, ou dois primeiros anos, se bacharelados/licenciaturas) Para cursos a distância, verificar os laboratórios especializados da sede e dos polos Para Pedagogia é obrigatório verificar a brinquedoteca Sistema de controle de produção e distribuição de material didático (logística) NSA para cursos presenciais, obrigatório para cursos a distância NSA Justificativa para conceito NSA: O curso é presencial Núcleo de Práticas Jurídicas: atividades básicas Obrigatório para cursos de direito (presencial e a distância), NSA para os demais cursos NSA Justificativa para conceito NSA: O curso é de Engenharia.

13 3.14. Núcleo de Práticas Jurídicas: atividades de arbitragem, negociação e mediação Obrigatório para cursos de direito (presencial e a distância), NSA para os demais cursos NSA Justificativa para conceito NSA: O curso é de Engenharia Unidades hospitalares de ensino e complexo assistencial Obrigatório para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos que não contemplam unidades hospitalares de ensino e complexo assistencial no PPC NSA Justificativa para conceito NSA: O curso é de Engenharia Sistema de referência e contrarreferência Obrigatório para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos NSA Justificativa para conceito NSA: O curso é de Engenharia Biotérios Obrigatório para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos que não contemplam biotério no PPC NSA Justificativa para conceito NSA: O curso é de Engenharia Laboratórios de ensino Obrigatório para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos que não contemplam laboratórios de ensino no PPC NSA Justificativa para conceito NSA: O curso é de Engenharia Laboratórios de habilidades Obrigatório para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos que não contemplam laboratórios de habilidades no PPC NSA Justificativa para conceito NSA: O curso é de Engenharia Protocolos de experimentos Obrigatório para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos que não contemplam protocolos de experimentos no PPC NSA Justificativa para conceito NSA: O curso é de Engenharia Comitê de ética em pesquisa Obrigatório para o curso de Medicina, NSA para os demais cursos que não contemplam comitê de ética em pesquisa no PPC NSA Justificativa para conceito NSA: O curso é de Engenharia. CONSIDERAÇÕES SOBRE A DIMENSÃO 3 A universidade é nova e este campus conta com instalações recém construídas. Todos os professores tem as suas salas, compartilhadas entre dois ou três colegas e estão adequadamente instalados. São salas com pé direito alto, climatizadas e mobiliadas confortavelmente. Além disto há ainda uma sala de convivência, disponível para todos os professores. A bibliografia básica está disponível em proporções superiores a um exemplar para cada cinco entrantes anuais na maioria dos casos mas, há várias situações em que isto ainda não acontece. Ou não receberam ainda ou não há exemplares suficientes. Os livros estão em bom estado de conservação. Da mesma forma, conta-se com pelo menos cinco títulos de

14 bibliografia complementar e dois exemplares de cada um em parte dos casos, para cada disciplina do curso. Outros também ainda não foram recebidos. As salas de aula são amplas e climatizadas. Tem equipamentos suficientes e suas carteiras são novas e estão em bom estado. Da mesma forma, os laboratórios de informática são novos e permitem ocupação individual por computador. Os laboratórios especializados estão parcialmente montados e disponíveis. Vários equipamentos encontram-se ainda depositados fora de seus espaços ou não plenamente instalados. O campus ressente-se ainda da falta de alguns prédios a serem construídos. Nos laboratórios existentes, encontramos técnicos de nível médio e superior para conduzir as atividades nos mesmos. REQUISITOS LEGAIS E NORMATIVOS Conceito da Dimensão Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso NSA para cursos que não têm Diretrizes Curriculares Nacionais Sim Justificativa para conceito Sim: O PPC está coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais? 4.2. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Lei n de 10/03/2008; Resolução CNE/CP N 01 de 17 de junho de 2004) Não Justificativa para conceito Não: A temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena está inclusa nas disciplinas e atividades curriculares do curso? Não foi verificada a existência de tal disciplina (ou atividades curriculares do curso) 4.3. Titulação do corpo docente (Art. 66 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996) Sim Justificativa para conceito Sim: Todo o corpo docente tem formação em pós-graduação? O corpo docente é formado por 00 professores, dos quais 00 com doutorado e 00 com mestrado. O corpo docente é formado por 00,00% lato sensu e 00,00% stricto sensu.

15 4.4. Núcleo Docente Estruturante (NDE) (Resolução CONAES N 1, de 17/06/2010) Sim Justificativa para conceito Sim: O NDE atende à normativa pertinente? O NDE atende à normativa pertinente Denominação dos Cursos Superiores de Tecnologia (Portaria Normativa N 12/2006) NSA O curso que esta sendo avaliado é bacharelado. A denominação do curso está adequada ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia? 4.6. Carga horária mínima, em horas para Cursos Superiores de Tecnologia (Portaria N 10, 28/07/2006; Portaria N 1024, 11/05/2006; Resolução CNE/CP N 3,18/12/2002) NSA Desconsiderando a carga horária do estágio profissional supervisionado e do Trabalho de Conclusão de Curso TCC, caso estes estejam previstos, o curso possui carga horária igual ou superior ao estabelecido no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia? 4.7. Carga horária mínima, em horas para Bacharelados e Licenciaturas Resolução CNE/CES N 02/2007 (Graduação, Bacharelado, Presencial). Resolução CNE/CES N 04/2009 (Área de Saúde, Bacharelado, Presencial). Resolução CNE/CP 2 /2002 (Licenciaturas). Resolução CNE/CP Nº 1 /2006 (Pedagogia) Sim Justificativa para conceito Sim: O curso atende à carga horária mínima em horas estabelecidas nas resoluções? 4.8. Tempo de integralização Resolução CNE/CES N 02/2007 (Graduação, Bacharelado, Presencial). Resolução CNE/CES N 04/2009 (Área de Saúde, Bacharelado, Presencial). Resolução CNE/CP 2 /2002 (Licenciaturas) Sim

16 Justificativa para conceito Sim: O curso atende ao Tempo de Integralização proposto nas Resoluções? 4.9. Condições de acesso para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida (Dec. N 5.296/2004, com prazo de implantação das condições até dezembro de 2008) Sim Justificativa para conceito Sim: A IES apresenta condições de acesso para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida? A IES apresenta condições de acessibilidade para pessoas com deficiência Disciplina de Libras (Dec. N 5.626/2005) Sim Justificativa para conceito Sim: O PPC contempla a disciplina de Libras na estrutura curricular do curso? A disciplina de Libras é oferecida a partir do sexto semestre, dentro do bloco denominado de complementar, em que o aluno também pode optar por disciplinas de outros cursos oferecidos Prevalência de Avaliação Presencial para EAD (Dec. N 5622/2005 art. 4 inciso II, 2) NSA Os resultados dos exames presenciais prevalecem sobre os demais resultados obtidos em quaisquer outras formas de avaliação a distância? Informações Acadêmicas (Portaria Normativa N 40 de 12/12/2007, alterada pela Portaria Normativa MEC N 23 de 01/12/2010, publicada em 29/12/2010) Sim Justificativa para conceito Sim: As informações acadêmicas exigidas estão disponibilizadas na forma impressa e virtual? Sim, a IES disponibilizou os documentos no sistema e-mec e, complementarmente, em forma impressa Políticas de educação ambiental (Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e Decreto Nº de 25 de junho de 2002) Sim

17 Justificativa para conceito Sim: Há integração da educação ambiental às disciplinas do curso de modo transversal, contínuo e permanente? Este tema é desenvolvido na disciplina Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. DISPOSIÇÕES LEGAIS Todos os itens estão contemplados, com exceção do atendimento à questão dos afrodescendentes e aspectos étnico-raciais. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso estão atendidas. O NDE cumpre os requisitos, assim como a titulação do corpo docente. A disciplina de Libras e de políticas ambientais estão contempladas. Considerações finais da comissão de avaliadores e conceito final : CONSIDERAÇÕES FINAIS DA COMISSÃO DE AVALIADORES A proposta é formar profissionais generalistas. Propõe-se um perfil de interdisciplinaridade, usando-se de todos os recursos das disciplinas, estrutura física, profissional e laboratorial oferecida pelos outros cursos oferecidos pelo campus, seja engenharia elétrica, engenharia civil, ciências da computação, engenharia de software ou engenharia de telecomunicações. Observa-se que existe rotatividade de docentes, o que não chega a prejudicar o curso como um todo. A estrutura curricular contempla todos os aspectos básicos para a formação de um engenheiro mecânico generalista e pleno. Entretanto ainda estão sendo instalados e estão sendo adequados alguns dos laboratórios específicos. Também, verificou-se que existem eventos como a Semana da Engenharia, e atividades como extensão, visitas técnicas etc., o que possibilitará alcançar a formação desejada do egresso. A carga horária do curso obedece os requisitos legais. Estágio supervisionado obrigatório, não obrigatório e as atividades complementares estão previstos na matriz curricular. O NDE - Núcleo Docente Estruturante é composto pelo coordenador mais quatro professores do curso, totalizando cinco membros. Todos estão contratados em regime de dedicação integral. E todos eles membros do NDE possuem titulação em programa de pós-graduação stricto sensu em nível de doutorado. O coordenador do curso possui o titulo de doutorado em engenharia mecânica e quatro anos de experiência na docência. Entretanto possui muita boa experiência profissional extra-docente nas áreas que abrangem o curso de engenharia mecânica. O corpo docente é composto por 22 professores, sendo 12 doutores, 8 mestres, e duas professoras afastadas para realizar o doutorado. A universidade é nova e este campus conta com instalações recém construídas. Todos os professores tem as suas salas, compartilhadas entre dois ou três colegas e estão adequadamente instalados. A bibliografia básica está disponível em proporções superiores a um exemplar para cada cinco entrantes anuais na maioria dos casos mas, há várias situações

18 em que isto ainda não acontece. Tem equipamentos suficientes e suas carteiras são novas e estão em bom estado. Da mesma forma, os laboratórios de informática são novos e permitem ocupação individual por computador. Os laboratórios especializados estão parcialmente montados e disponíveis. Diante do exposto, a Comissão atribuiu as seguintes notas: Dimensão 1 - ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA nota 3,6 Dimensão 2 - CORPO DOCENTE E TUTORIAL nota 4,0 Dimensão 3 - INFRAESTRUTURA nota 3,7 A media final alcançou a nota 4 (quatro). CONCEITO FINAL 4

MODELO. Professor, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Preenchimento do FORMULÁRIO ELETRÔNICO de avaliação

MODELO. Professor, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Preenchimento do FORMULÁRIO ELETRÔNICO de avaliação Professor, Apresentamos um modelo do Formulário Eletrônico a ser preenchido pelo coordenador do curso durante o processo de autorização ou reconhecimento de cursos. Colocamos na última coluna sugestão

Leia mais

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201305987 Código MEC: 778715 Código da Avaliação: 101288 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO 2/08/201 e MEC IES Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201119 Código MEC: 963316 Código da Avaliação: 11608 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada Instrumento:

Leia mais

CETEC EDUCACIONAL S.A. Mantenedora FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - ETEP. Mantida

CETEC EDUCACIONAL S.A. Mantenedora FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - ETEP. Mantida CETEC EDUCACIONAL S.A Mantenedora FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - ETEP Mantida PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 1 SUMÁRIO

Leia mais

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201200424 Código MEC: 6460 Código da Avaliação: 9979 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada

Leia mais

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria de Avaliação da Educação Superior Daes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sinaes

Leia mais

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sinaes

Leia mais

197 Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância Autorização de Curso

197 Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância Autorização de Curso RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201307620 Código MEC: 83003 Código da Avaliação: 1003 Ato Regulatório: Categoria Módulo: Curso Autorização de Curso EAD Status: Finalizada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO. Nome/Sigla da IES: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - UNIPAMPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO. Nome/Sigla da IES: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - UNIPAMPA Relatório de Avaliação da Visita In loco Curso: Engenharia Civil UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Informações gerais da avaliação: RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Protocolo: 201001717 Código MEC: 352024 Código da

Leia mais

Reconhecimento de Curso. Curso. 147 - Instrumento de avaliação de reconhecimento dos cursos de graduação - Bacharelados e licenciatura.

Reconhecimento de Curso. Curso. 147 - Instrumento de avaliação de reconhecimento dos cursos de graduação - Bacharelados e licenciatura. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201001872 Código MEC: 353375 Código da Avaliação: Ato Regulatório: Categoria Módulo: Status: Intrumento: Tipo de Avaliação: Nome/Sigla

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20102215 Código MEC: 820462 Código da Avaliação: 10452 Ato Regulatório: Autorização Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada Instrumento: RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso.

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso. 1 de 13 2/07/2012 16:0 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 2007283 Código MEC: 396 Código da Avaliação: 92728 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso

Leia mais

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Bacharelados, Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia (presencial e a distância)

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Bacharelados, Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia (presencial e a distância) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sinaes

Leia mais

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 200812888 Código MEC: 60550 Código da Avaliação: 9902 Ato Regulatório: Categoria Módulo: Curso Reconhecimento de Curso EAD Status: Finalizada

Leia mais

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação em Medicina

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação em Medicina MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sinaes

Leia mais

Instrumento de Avaliação. Formulário Eletrônico do INEP

Instrumento de Avaliação. Formulário Eletrônico do INEP Instrumento de Avaliação O Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação é a ferramenta de avaliação utilizada pelos avaliadores nas modalidades presencial e a distância. Sua utilização é associada a

Leia mais

Reitor Prof. Dr. Reinaldo Centoducatte. Vice-Reitora Profª. Drª. Ethel Leonor Noia Maciel

Reitor Prof. Dr. Reinaldo Centoducatte. Vice-Reitora Profª. Drª. Ethel Leonor Noia Maciel Reitor Prof. Dr. Reinaldo Centoducatte Vice-Reitora Profª. Drª. Ethel Leonor Noia Maciel PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Graduação

Leia mais

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria de Avaliação da Educação Superior Daes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sinaes

Leia mais

1 de 9 21/11/2014 13:43

1 de 9 21/11/2014 13:43 1 de 9 21/11/2014 13:43 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20130170 Código MEC: 779381 Código da Avaliação: 104968 Ato Regulatório: Renovação de Reconhecimento de Curso

Leia mais

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação em Direito (presencial e a distância)

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação em Direito (presencial e a distância) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sinaes

Leia mais

Instrumento: 249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso

Instrumento: 249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201415192 Código MEC: 958067 Código da Avaliação: 116309 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201305851 Código MEC: 811641 Código da Avaliação: 103254 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Validada

Leia mais

CONTEXTUALIZAÇÃO Instituição: 1. Nome da mantenedora: Pia Sociedade de São Paulo

CONTEXTUALIZAÇÃO Instituição: 1. Nome da mantenedora: Pia Sociedade de São Paulo 1 de 16 17/03/2014 18:1 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20132709 Código MEC: 86239 Código da Avaliação: 106602 Ato Regulatório: Autorização Categoria Módulo: Curso Status:

Leia mais

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 2013071 Código MEC: 8076 Código da Avaliação: 102768 Ato Regulatório: Categoria Módulo: Curso Reconhecimento de Curso Status: Finalizada

Leia mais

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância 1

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância 1 Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior SCS Quadra 07 Bloco "A" Sala 526 - Ed. Torre do Pátio Brasil Shopping 70.307-901 - Brasília/DF Tel.: (61) 3322-3252 Fax: (61) 3224-4933 E-Mail:

Leia mais

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 200812887 Código MEC: 6059 Código da Avaliação: 9901 Ato Regulatório: Categoria Módulo: Curso Reconhecimento de Curso EAD Status: Finalizada

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO 16/07/201 e MEC IES Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20133600 Código MEC: 889381 Código da Avaliação: 10934 Ato Regulatório: Autorização Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada RELATÓRIO

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Página 1 de 12 Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20111587 Código MEC: 64482 Código da Avaliação: 9581 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada Instrumento:

Leia mais

http://emec.mec.gov.br/modulos/visao_comum/php/avaliacao/comum_a...

http://emec.mec.gov.br/modulos/visao_comum/php/avaliacao/comum_a... 1 de 9 26/02/2014 09:26 Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201507 Código MEC: 804120 Código da Avaliação: 10412 Ato Regulatório: Renovação de Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status:

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20135830 Código MEC: 89030 Código da Avaliação: 10993 Ato Regulatório: Autorização Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Instrumento:

Leia mais

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso.

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso. 1 de 14 15/08/2014 14:52 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201352168 Código MEC: 804059 Código da Avaliação: 104361 Ato Regulatório: Renovação de Reconhecimento de Curso

Leia mais

46098 - Campus Caçapava do Sul 2 - Av. Pedro Anunciação, S/N Vila Batista. Caçapava do Sul - RS. CEP:96570-000

46098 - Campus Caçapava do Sul 2 - Av. Pedro Anunciação, S/N Vila Batista. Caçapava do Sul - RS. CEP:96570-000 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 200908512 Código MEC: 335511 Código da Avaliação: Ato Regulatório: Categoria Módulo: Status: Intrumento: Tipo de Avaliação: 82844 Reconhecimento

Leia mais

http://emec.mec.gov.br/modulos/visao_comum/php/avaliacao/comum_avaliacao_relat...

http://emec.mec.gov.br/modulos/visao_comum/php/avaliacao/comum_avaliacao_relat... Página 1 de 10 1/07/2014 Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201211166 Código MEC: 7449 Código da Avaliação: 9981 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Validada

Leia mais

APARECIDO DOS SANTOS (06042053841) -> coordenador(a) da comissão Maria Inês Crnkovic Octaviani (10908297874)

APARECIDO DOS SANTOS (06042053841) -> coordenador(a) da comissão Maria Inês Crnkovic Octaviani (10908297874) RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO_PSICOPEDAGOGIA Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201203308 Código MEC: 64144 Código Avaliação: Ato Regulatório: Categoria Módulo: Status: Instrumento: Tipo Avaliação: da

Leia mais

Instrumento: 249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso

Instrumento: 249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201202645 Código MEC: 653222 Código da Avaliação: 96476 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada

Leia mais

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso.

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201108160 Código MEC: 494997 Código da Avaliação: 91013 Ato Reconhecimento de Curso Regulatório: Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada

Leia mais

Reconhecimento / Renovação dos cursos de Graduação: Orientações Gerais

Reconhecimento / Renovação dos cursos de Graduação: Orientações Gerais INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS Reconhecimento / Renovação dos cursos de Graduação: Orientações Gerais 2013

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201011870 Código MEC: 393597 Código da Avaliação: 87647 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada

Leia mais

http://emec.mec.gov.br/modulos/visao_comum/php/avaliacao/comum...

http://emec.mec.gov.br/modulos/visao_comum/php/avaliacao/comum... 1 de 10 24/11/2014 14:26 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20140023 Código MEC: 92221 Código da Avaliação: 111790 Ato Regulatório: Autorização Categoria Módulo: Curso Status:

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 2010268 Código MEC: 9210 Código da Avaliação: 112017 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada Instrumento: RELATÓRIO

Leia mais

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso.

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso. 1 de 16 08/10/2014 13:6 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20130633 Código MEC: 78683 Código da Avaliação: 102090 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo:

Leia mais

de 11 07/10/2013 15:13

de 11 07/10/2013 15:13 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 2010708 Código MEC: 78958 Código da Avaliação: 102491 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Validada

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20115318 Código MEC: 978796 Código da Avaliação: 117805 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada Instrumento: RELATÓRIO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO ELABORAÇÃO DO PPC INTRODUÇÃO O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) deve orientar a ação educativa, filosófica e epistemológica do mesmo, explicitando fundamentos políticos,

Leia mais

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria de Avaliação da Educação Superior Daes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sinaes

Leia mais

CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO Com a finalidade de otimizar o processo de elaboração e avaliação dos Projetos Pedagógicos do Cursos (PPC), sugere-se que os itens a seguir sejam

Leia mais

1 de 7 13/11/2012 08:23

1 de 7 13/11/2012 08:23 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 205782 Código MEC: 68567 Código da Avaliação: 9627 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada

Leia mais

NORMATIZAÇÃO E REGULAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR LASSALISTA CURSOS DE GRADUAÇÃO

NORMATIZAÇÃO E REGULAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR LASSALISTA CURSOS DE GRADUAÇÃO NORMATIZAÇÃO E REGULAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR LASSALISTA CURSOS DE GRADUAÇÃO PROVÍNCIA LA SALLE BRASIL - CHILE APRESENTAÇÃO O Setor de Educação Superior da Província

Leia mais

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso.

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20106088 Código MEC: 788246 Código da Avaliação: 102187 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA, BACHARELADO E TECNÓLOGO, PRESENCIAL E EAD

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA, BACHARELADO E TECNÓLOGO, PRESENCIAL E EAD Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior SETI Coordenadoria de Ensino Superior CES Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior do Sistema Estadual

Leia mais

1 de 9 09/07/2012 15:52

1 de 9 09/07/2012 15:52 1 de 9 09/07/01 15:5 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 010017 Código MEC: 79766 Código da Avaliação: 94 Ato Regulatório: Renovação de Reconhecimento de Curso Categoria

Leia mais

Instrumento: 02/06/2014 17:58:29

Instrumento: 02/06/2014 17:58:29 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 2013573 Código MEC: 880515 Código da Avaliação: 107626 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada

Leia mais

1 de 10 16/07/2014 08:45

1 de 10 16/07/2014 08:45 1 de 10 16/07/2014 08:4 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201204974 Código MEC: 669029 Código da Avaliação: 9709 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo:

Leia mais

Renovação de Reconhecimento de Curso

Renovação de Reconhecimento de Curso RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Renovação_ HOTELARIA Informações gerais da avaliação: Protocolo: 2011776 Código MEC: 993656 Código da Avaliação: 118905 Ato Regulatório: Categoria Módulo: Curso Renovação de Reconhecimento

Leia mais

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Sesu Departamento de Supervisão da Educação Superior - Desup Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria

Leia mais

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 200812886 Código MEC: 63058 Código da Avaliação: 9900 Ato Regulatório: Categoria Módulo: Curso Reconhecimento de Curso EAD Status: Finalizada

Leia mais

1 de 9 09/07/2012 15:58

1 de 9 09/07/2012 15:58 1 de 9 09/07/01 15:58 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 0091787 Código MEC: 79864 Código da Avaliação: 977 Ato Regulatório: Renovação de Reconhecimento de Curso Categoria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO Reconhecimento dos cursos de Graduação: Orientações Gerais 2012 Amélia Rota Borges de Bastos

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Portaria nº 808, de 8 de junho de 00. Aprova o instrumento de avaliação para reconhecimento de Cursos Pedagogia, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. O MINISTRO DE

Leia mais

197 Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância Autorização de Curso

197 Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância Autorização de Curso RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201401067 Código MEC: 94829 Código da Avaliação: 114967 Ato Regulatório: Autorização Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada Instrumento:

Leia mais

249 Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso

249 Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201417923 Código MEC: 980299 Código da Avaliação: 117877 Ato Regulatório: Categoria Módulo: Curso Renovação de Reconhecimento de Curso

Leia mais

1 de 10 16/07/2014 11:00

1 de 10 16/07/2014 11:00 1 de 10 16/07/201 11:00 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20106 Código MEC: 78669 Código da Avaliação: 10808 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo:

Leia mais

Instrumento: 10/07/2014 14:25:00

Instrumento: 10/07/2014 14:25:00 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201403764 Código MEC: 91339 Código da Avaliação: 111084 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO COORDENADORIA DE REGULAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO COORDENADORIA DE REGULAÇÃO E ACOMPANHAMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO COORDENADORIA DE REGULAÇÃO E ACOMPANHAMENTO NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO E APOIO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ORIENTAÇÕES GERAIS PARA

Leia mais

Avaliadores "ad hoc": ANTONIO CARLOS DOS SANTOS I (39666832534) > coordenador(a) da comissão Degislando Nobrega de Lima (68421478400)

Avaliadores ad hoc: ANTONIO CARLOS DOS SANTOS I (39666832534) > coordenador(a) da comissão Degislando Nobrega de Lima (68421478400) RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201217062 Código MEC: 948339 Código da Avaliação: 115412 Ato Regulatório: Renovação de Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO Reconhecimento dos cursos de Graduação: Orientações Gerais 2012 Amélia Rota Borges de Bastos

Leia mais

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso.

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso. 1 de 17 08/10/201 1:13 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20130672 Código MEC: 779086 Código da Avaliação: 1010 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo:

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 200811672 Código MEC: 41428 Código da Avaliação: 92898 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Ato Regulatório: Renovação de Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status:

Leia mais

Reconhecimento de Curso. Curso

Reconhecimento de Curso. Curso RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO _Ciências das Religiões _ Bacharelado Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201357143 Código MEC: 869763 Código da 107110 Avaliação: Ato Regulatório: Categoria Módulo: Status:

Leia mais

197-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Autorização de Curso. Instrumento:

197-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Autorização de Curso. Instrumento: RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20120054 Código MEC: 682076 Código da Avaliação: 97406 Ato Regulatório: Autorização Categoria Módulo: Curso Status: Validada pela Comissão

Leia mais

Situação: Visita Concluída Avaliadores "ad-hoc": DINANI GOMES AMORIM (46451099449) -> coordenador(a) da comissão Rafael Kunst (81110286015)

Situação: Visita Concluída Avaliadores ad-hoc: DINANI GOMES AMORIM (46451099449) -> coordenador(a) da comissão Rafael Kunst (81110286015) 1 de 1 08/10/2014 1:2 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201207428 Código MEC: 776780 Código da Avaliação: 100921 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo:

Leia mais

249 Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso

249 Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20130919 Código MEC: 778712 Código da Avaliação: 10126 Ato Regulatório: Categoria Módulo: Curso Reconhecimento de Curso Status: Finalizada

Leia mais

http://emec.mec.gov.br/modulos/visao_comum/php/avaliacao/comum_a...

http://emec.mec.gov.br/modulos/visao_comum/php/avaliacao/comum_a... 1 de 10 2//2013 11:31 Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20111830 Código MEC: 63808 Código da Avaliação: 997 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada

Leia mais

Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP Diretoria de Avaliação da Educação

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - Conaes Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201408961 Código MEC: 986009 Código da Avaliação: 117981 Ato Regulatório: Autorização Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Instrumento:

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

4 Quando o número de vagas proposto corresponde adequadamente à dimensão do corpo

4 Quando o número de vagas proposto corresponde adequadamente à dimensão do corpo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior SESu Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - Desup Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20111689 Código MEC: 88070 Código da Avaliação: 10766 Ato Regulatório: Renovação de Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada Instrumento:

Leia mais

ANÁLISE CRÍTICA DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

ANÁLISE CRÍTICA DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ANÁLISE CRÍTICA DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO CLAUDIA MAFFINI GRIBOSKI Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP Brasília-DF 08/Junho/2015 Número de IES e de Matrículas

Leia mais

147 - Instrumento de avaliação de reconhecimento dos cursos de graduação - Bacharelados e licenciatura

147 - Instrumento de avaliação de reconhecimento dos cursos de graduação - Bacharelados e licenciatura Página 1 de 10 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201001718 Código MEC: 352114 Código da Avaliação: 83507 Ato Regulatório: Categoria Módulo: Curso Reconhecimento de Curso

Leia mais

MINI STÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINI STRO P ORTARIA Nº 808, DE 18 DE JUNHO DE 2010

MINI STÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINI STRO P ORTARIA Nº 808, DE 18 DE JUNHO DE 2010 MINI STÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINI STRO P ORTARIA Nº 808, DE 18 DE JUNHO DE 2010 Aprova o instrumento de avaliação para reconhecimento de Cursos Pedagogia, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Renovação de Reconhecimento de Curso

Renovação de Reconhecimento de Curso RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201351342 Código MEC: 810352 Código da Avaliação: 104233 Ato Regulatório: Categoria Módulo: Curso Renovação de Reconhecimento de Curso

Leia mais

Paulo Roberto Schroeder de Souza (92768075868) Ana Cristina Gonçalves Castro Silva (99082802520) -> coordenador(a) da comissão

Paulo Roberto Schroeder de Souza (92768075868) Ana Cristina Gonçalves Castro Silva (99082802520) -> coordenador(a) da comissão RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO _ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201115770 Código MEC: 68927 Código da 9476 Avaliação: Ato Regulatório: Categoria Módulo: Status: Instrumento:

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201080 Código MEC: 9299 Código da Avaliação: 11287 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 200908713 Código MEC: 320104 Código da Avaliação: 82855 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada

Leia mais

PDI 2012-2016 Implementação da Instituição e Organização Acadêmica

PDI 2012-2016 Implementação da Instituição e Organização Acadêmica PDI 2012-2016 Implementação da Instituição e Organização Acadêmica Pró-Reitoria de Ensino do IFG Gilda Guimarães Dulcinéia de Castro Santana Goiânia_ 2012/1 1- PARÂMETROS LEGAIS LEI Nº 11.892, DE 29 DE

Leia mais

Avaliação de Regulação

Avaliação de Regulação RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201305046 Código MEC: 830401 Código da Avaliação: 105497 Ato Regulatório: Credenciamento EAD Categoria Módulo: Instituição Status: Finalizada

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2012 PRÓ-REITORIA DE ENSINO/IFMG/SETEC/MEC, DE 05 DE JUNHO DE 2012.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2012 PRÓ-REITORIA DE ENSINO/IFMG/SETEC/MEC, DE 05 DE JUNHO DE 2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE ENSINO Av. Professor Mario Werneck, nº 2590,

Leia mais

Milton Gomes Pacheco (01997068834) Sergio Luiz Agostinho Gonçalves (93517017604) -> coordenador(a) da comissão

Milton Gomes Pacheco (01997068834) Sergio Luiz Agostinho Gonçalves (93517017604) -> coordenador(a) da comissão RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO_ CIÊNCIAS ATUARIAIS Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201306804 Código MEC: 811732 Código da 103299 Avaliação: Ato Regulatório: Categoria Módulo: Status: Instrumento: Reconhecimento

Leia mais

197 Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância Autorização de Curso

197 Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância Autorização de Curso 21/09/201 e MEC IES RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 201400806 Código MEC: 949083 Código da Avaliação: 11476 Ato Regulatório: Autorização Categoria Módulo: Curso Status:

Leia mais

Intrumento: CONTEXTUALIZAÇÃO Instituição:

Intrumento: CONTEXTUALIZAÇÃO Instituição: RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 200908717 Código MEC: 306186 Código da Avaliação: 63489 Ato Reconhecimento de Curso Regulatório: Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Avaliação da Educação Superior CAPACITAÇÃO DOS AVALIADORES NO NOVO INSTRUMENTO AVALIAÇÃO DOS CURSOS

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Página 1 de 25 Ministério da Educação Nº 1229 - Segunda feira, 21 de junho de 2010 Gabinete do Ministro - Portaria nº 807, de 18 de junho de 2010 Gabinete do Ministro - Portaria nº 808, de 18 de junho

Leia mais

A Avaliação na Universidade Federal do Pampa: para além da regulação

A Avaliação na Universidade Federal do Pampa: para além da regulação A Avaliação na Universidade Federal do Pampa: para além da regulação Profª. Drª. Amélia Rota Borges de Bastos Coordenadora de Avaliação Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Março de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior- Conaes Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 200908715 Código MEC: 347918 Código da Avaliação: 82857 Ato Regulatório: Categoria Módulo: Reconhecimento de Curso Curso Status: Finalizada

Leia mais

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso.

249-Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Informações gerais da avaliação: Protocolo: 20113299 Código MEC: 96063 Código da Avaliação: 116383 Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso Categoria Módulo: Curso Status: Finalizada

Leia mais

ANEXO I INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

ANEXO I INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ANEXO I INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO Este instrumento deverá ser utilizado para a elaboração de processos para reconhecimento ou de renovação de reconhecimento de curso de graduação da UDESC (com avaliação

Leia mais