PROJETO PEDAGÓGICO. Diretrizes Pedagógicas. Avaliação da Proposta Pedagógica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO PEDAGÓGICO. Diretrizes Pedagógicas. Avaliação da Proposta Pedagógica"

Transcrição

1

2 SEJAM BEM-VINDOS AO COLÉGIO OLIMPO! Ao longo desses 10 anos o Colégio Olimpo vem sendo referência de um ensino bem exigente no campo da Educação. O Grupo Olimpo nasceu com a missão de proporcionar ao estudante de pré-vestibular crescimento intelectual, preparando-o para o ingresso no curso superior das universidades mais exigentes do país. Uma das nossas metas é capacitá-lo no sentido de transformar a sociedade, por meio de uma proposta pedagógica que prioriza a valorização do conhecimento como ferramenta de trabalho do homem moderno, habilitando profissionais atentos, criativos, promovendo uma educação que o coloque em contato com grandes desafios para desenvolver soluções com responsabilidade, compromisso, possibilitando a identificação de seus direitos e deveres, promovendo o respeito pelo ser humano como base para a construção de um cidadão pleno. O Grupo Olimpo hoje é uma das maiores e mais respeitadas corporações de Educação no Brasil e é responsável pelo ingresso de mais alunos nas universidades mais concorridas do pais. Dados comprovam o ingresso de 1572 alunos para o curso de medicina e 2339 para engenharias. Em todos os cursos já promovemos 8697 estudantes nas universidades de todo o país.

3 PROJETO PEDAGÓGICO O Olimpo é uma escola que propõe desenvolver um sistema de vida escolar em que haja interação contínua com as necessidades e as expectativas presentes, valorizando o saber humanista do presente e do passado e participação democrática de todos os seus membros. Por isso, valoriza a ética, promove a formação de atitudes e constitui parâmetros para o uso do saber científico e tecnológico, além de contribuir para o desenvolvimento social, moral, intelectual e cultural do nosso país. Diretrizes Pedagógicas No Olimpo o aluno é o sujeito e o fim de todos os processos. Ele é a razão principal da existência da escola e tudo o que nela ocorre é para melhor atendê-lo e ajudá-lo a superar suas dificuldades. Para tal, o Colégio disponibiliza uma equipe pedagógica que faz um atendimento personalizado, orientando profissionalmente e ao mesmo tempo auxiliando na superação de dificuldades de aprendizagem ou relacionamento. Olimpo é um colégio que não só prepara seu aluno para o vestibular, mas também o ensina a pensar, desenvolver sua criatividade e o orienta para o estudo. Sua pedagogia busca essencialmente estimular nos alunos: SSDomínio crítico do conhecimento; SSA produção criativa e multicultural; SSA consciência política; SSA responsabilidade social. Avaliação da Proposta Pedagógica A proposta Políco-Pedagógica será acompanhada e avaliada continuamente, por meio de reuniões bimestrais ou agendadas com pais e/ ou responsáveis, como também relatório e dossiê apresentados aos pais, caso necessário.

4 NOSSO DIFERENCIAL Orientação e Apoio pedagógico Acompanhamento Pedagógico é uma estratégia de intervenção que auxilia nossos alunos com demandas específicas no âmbito da aprendizagem. Esse é, para nós, um diferencial muito importante. O Colégio Olimpo oferece uma equipe especializada e habilitada capaz de ensinar o aluno a congregar perseverança e autoconfiança, intervindo para que os avanços aconteçam. Para isso, desenvolvemos atividades específicas para cada demanda, oferecendo orientação ao planejamento de estudos e auxílio de novas estratégias. Há também uma grande estrutura de apoio em todas as disciplinas para que o aluno tenha a oportunidade de sanar suas dúvidas, adquirir segurança e superar possíveis dificuldades. Para isso contamos com o trabalho da equipe de pedagogos, psicopedagogos, professores, coordenadores e monitores para:

5 SSAtendimento psicopedagógico para organização das rotinas de estudo; SSAcompanhamento pedagógico voltado para otimização dos resultados; SSApoio pedagógico específico e voltado para as dificuldades do aluno; SSAtendimento individual para tirar dúvidas (monitorias); SSSimulado ENEM com questões adequadas à matriz do vestibular, utilizando o método de correção (TRI), dando ao aluno um parâmetro real do resultado; SSTurmas de aprofundamento no 1º e 2º anos, preparando o aluno para Olimpíadas das diversas áreas, consequentemente um preparo diferenciado para o vestibular; SSAulas para análise de obras literárias; SSProdução de textos semanais com entrega programada; SSSuporte de monitorias de redação com agendamento programado, oferecendo um feedback personalizado das redações; SSApoio para leitura de obras Simulados ENEM com correção TRI; SSSimulados Fuvest, Unicamp, ESCS e outros; SSPlantões de dúvidas no contraturno; SSAulas especiais e semanais para turmas IME ITA e para medicina; SSCoordenação de Olimpíadas possibilitando ao aluno acesso em todas as olimpíadas organizadas no Brasil e no exterior; SSViagens pedagógicas à Europa; SSPreparação específica para vestibulares IME ITA, Fuvest, Unicamp; SSAulas de robótica e xadrez; SSPara o 3º ano e Pré-vestibular, material próprio produzido por autores do colégio; SSEstruturas que propiciam um ambiente adequado ao estudo (salas de estudo, biblioteca, etc.); SSCarga-horária e cronograma de conteúdos adaptados ao ENEM.

6 MATERIAL DIDÁTICO Coleção Extensivo Pré-ENEM & Vestibulares 2015 Por adotar uma fundamentação pedagógica coerente, a Coleção Extensivo Pré-ENEM & Vestibulares 2015 traz um conhecimento formalizado, textos complementares, curiosidades, resumos teóricos, exercícios de sala de aula, exercícios propostos para casa, exercícios complementares, espaços para anotações em sala, indicações de leitura e uma orientação detalhada sugerindo como utilizar melhor cada parte do material. Nosso material apresenta, de forma profunda e contextualizada, todos os objetos do conhecimento determinados pelos vestibulares mais tradicionais do país, como também os conteúdos exigidos pelo ENEM. Coleção Semiextensivo Pré-ENEM & Vestibulares 2015 Também voltada para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), essa coleção aborda de forma mais compacta, mas ainda contextualizada, todo o conteúdo do Ensino Médio. Composta por 3 volumes, a Coleção Semiextensivo Pré-ENEM & Vestibulares 2015 prepara o aluno para o ENEM e outros vestibulares num intervalo mais curto de tempo.

7 Coleção Olimpo Pré-Universitária 2015 A Coleção Olimpo Pré-Universitária 2015 (4 volumes) apresenta de forma profunda e contextualizada todos os objetos do conhecimento determinados pelos vestibulares mais tradicionais do país, assim como os conteúdos exigidos pelo ENEM. O material didático é composto pelos Livros-Texto Integrados e Cadernos Complementares e foi projetado para um Curso Pré-Vestibular Extensivo, Semiextensivo ou para escolas que fazem revisão no terceiro ano do Ensino Médio (Terceirão). Sua organização pedagógica é efetuada aula a aula, facilitando o acompanhamento do conteúdo programático. Cada aula é identificada com o tema a ser estudado, e as habilidades e competências são contempladas em todas as situações-problema propostas nos exercícios, de acordo com os exames das principais universidades. ESTRUTURA DO MATERIAL Título Livro-Texto Material Complementar Semanas Coleção Extensivo Pré-ENEM & Vestibulares Volumes Exercícios Complementares Revisão ENEM I e II Revisão Final 24 + Revisão Coleção Semiextensivo Pré-ENEM & Vestibulares Volumes Exercícios Complementares Revisão ENEM I e II Revisão Final 12 + Revisão Coleção Olimpo Pré-Universitária Volumes Exercícios Complementares Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) Artes (Cênicas, Visuais e Música) Filosofia e Sociologia Revisão ENEM I e II Revisão Final 16 + Revisão

8 KIT DE APOIO O Kit de Apoio é formado por simulados construídos de forma a abranger todos os conteúdos exigidos nos exames para ingresso nas principais instituições nacionais de Ensino Superior. Questões cuidadosamente selecionadas para que o simulado assemelhe-se ao máximo com a prova real que o aluno irá realizar, tornando-o apto e confiante para ingressar na universidade. O Kit de Apoio também contém material de estudo de obras literárias exigidas em grandes vestibulares do país e material de Produção de Texto. Simulado ENEM, UnB, Fuvest/Unicamp Estudo de Obras Fuvest/Unicamp Produção de Texto 2015

9 INTERAÇÃO COM A FAMÍLIA Diretrizes e Normas O Olimpo disponibiliza canal direto, via telefone, com a família orientando sobre faltas não justificadas, atraso ou descumprimento do horário, uso de equipamentos eletrônicos, ausência de comportamento proativo durante as aulas, uso de substâncias psicoativas nas dependências ou mediações da escola, e outras infrações. Os resultados bimestrais poderão ser verificados on-line, mediante login e senha. Segurança Nós vivemos em um ambiente de violência nas grandes cidades brasileiras e a escola faz parte desse ambiente. É importante que as pessoas entendam que o cuidado com a segurança é tão importante quanto o cuidado com a saúde e a educação. É por isso que o Olimpo conta com câmeras de monitoramento e controle de circulação e movimento de entrada e saída de pessoas.

10 Portal Olimpo No site estão disponibilizados os resultados atingidos, experiências acadêmicas, projeto pedagógico, resoluções de provas, notícias, calendário letivo, equipe de professores, uniforme, material didático, lista dos aprovados nos vestibulares, etc. Ouvidoria A Ouvidoriado Olimpo é um espaço, por meio do correio eletrônico (ouvidoria@grupoolimpo.com.br), inteiramente aberto à apresentação de sugestões, e quaisquer outros encaminhamentos por parte dos membros da comunidade escolar e da sociedade a respeito de questões acadêmica, científicas e administrativas.

11 UNIFORMES O aluno deverá apresentar-se devidamente uniformizado: camiseta e calça jeans. Bermudas e agasalhos, somente as peças do uniforme. O uniforme pode ser adquirido na escola ou na Opirus bookstore e os modelos para todas as estações podem ser encontrados no site. Casaco Tactel Baby Look Malha Elizabeth Camiseta Malha Elizabeth Camiseta Malha Elizabeth Baby Look Malha Elizabeth Baby Look Malha Elizabeth Bermuda Tactel Calça Tactel Bermuda Suplex Calça Suplex

12 EXTENSIVO 2015 E SEMIEXTENSIVO 2015/1 Curso matutino composto por 36 aulas semanais, de segunda a sábado, das 07h10min às 12h50minutos. No semiextensivo haverá um retorno, no período vespertino, com quatro aulas. As aulas ocorrerão na unidade do Curso Olimpo situada na Av. Historiador Rubens de Mendonça (CPA), n 895, Baú, Cuiabá, telefone (65) Apoio pedagógico e monitorias ocorrerão à tarde (em horários a serem definidos na primeira semana de aula). Os simulados acorrerão em dois dias (às tardes de sexta e sábado) no formato ENEM e nas tardes de sábado para outros vestibulares (FUVEST, PUC,...) Para a matrícula, é necessário que o aluno faça uma prova de seleção de até 4h de duração (com 70 questões de múltipla escolha, sem língua estrangeira) ou tenha sido aprovado na primeira fase de qualquer vestibular de universidade pública estadual ou federal. O material adotado para o Extensivo e Semiextensivo é a Coleção Olimpo, composta por 04 livros de teoria, 04 cadernos complementares de exercícios e 04 livros de língua estrangeira (inglês ou espanhol). O curso é destinado à preparação geral do candidato para qualquer vestibular estadual ou federal brasileiro, com ênfase específica para o ENEM, e, contemplando também as provas da USP, Unicamp e FGV. Documentos necessários para a matrícula: Aluno: Cópia do RG; Cópia do CPF; Cópia do Comprovante de Endereço; 01 (uma) foto 3x4 recente em fundo claro; Responsável (contratante) maior: Cópia do RG; Cópia do CPF; Cópia do Comprovante de Endereço; 12 (doze)/06 (seis) cheques referentes às parcelas da anuidade/semestralidade.

13 Informações Adicionais Extensivo 2015: Início das aulas: 03/02/2015. O valor total do curso é de R$ ,00, que pode ser dividido em 12 (doze) parcelas iguais de R$ 1.306,00 (hum mil trezentos e seis reais), sendo a primeira à vista e as demais parcelas a partir de fevereiro de Serão fornecidos apenas descontos de 5% para pagamento à vista e/ou, no caso de irmãos, de 5% para o segundo irmão. O pagamento integral, sem desconto, poderá ser feito em dinheiro ou em cheques. No valor do curso, já estão inclusos os custos do material didático. Informações Adicionais Semiextensivo 2015: Início das aulas: 03/02/2015. O valor total do curso é de R$ 7.836,00, que pode ser dividido em 6 (seis) parcelas iguais de R$ 1.306,00 (hum mil trezentos e seis reais), sendo a primeira à vista e as demais parcelas a partir de fevereiro de Serão fornecidos apenas descontos de 5% para pagamento à vista e/ou, no caso de irmãos, de 5% para o segundo irmão. O pagamento integral, sem desconto, poderá ser feito em dinheiro ou em cheques. No valor do curso, já estão inclusos os custos do material didático Semiextensivo Extensivo Língua Portuguesa 6 5 Matemática 6 6 Física 6 5 Química 6 6 Geografia 4 4 História 4 4 Biologia 6 6 Artes 1 - Sociologia 0,50 - Filosofia 0,50 - SOMA 40 36

14 13 : Matrículas 2015

15

16 CUIABÁ - MT Av. Historiador Rubens de Mendonça (CPA), n 895, Baú Fone: (65)

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1 2 Sumário 1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO...4 1.1) PAA Projeto de Auxílio Aprendizagem...4 2) PROVAS E TRABALHOS...5 2.1) Provas Atrasadas...5 Como proceder:...5 2.2) Provas de Recuperação...5 2.3) Trabalhos...5

Leia mais

NOSSOS SERVIÇOS PARA 2015

NOSSOS SERVIÇOS PARA 2015 NOSSOS SERVIÇOS PARA 2015 CURSOS PARA O SERIADO DA UPE (SSA): São cursos exclusivamente voltados para alunos do PRIMEIRO ou do SEGUNDO anos do ensino médio. Nestes cursos vemos todo o programa do Seriado

Leia mais

PRÉ - VESTIBULAR 2014

PRÉ - VESTIBULAR 2014 COLÉGIO MASTER PRÉ - VESTIBULAR 2014 Semiextensivo Integral Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial INÍCIO: 03/02/2014 TÉRMINO: 31/10/2014 - Extensivo Especial 11/06/2014 - Semi Extensivo CONCURSO

Leia mais

PRÉ - VESTIBULAR 2015

PRÉ - VESTIBULAR 2015 CURSO E COLÉGIO MASTER PRÉ - VESTIBULAR 2015 Semiextensivo Integral Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial INÍCIO: 02/02/2015 TÉRMINO: 30/10/2015 - Extensivo Especial 30/06/2015 - Semi Extensivo CONCURSO

Leia mais

Reunião 3º ano Ensino Médio

Reunião 3º ano Ensino Médio Reunião 3º ano Ensino Médio ENSINO MÉDIO Aprofundamento da aprendizagem; Questionamentos sobre a vida pessoal; Apoio à escolha profissional; Autonomia para resolver problemas, buscando soluções próprias.

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES E MONITORES

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES E MONITORES EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES E MONITORES O GRUPO EDUCACIONAL ALUB Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-Vestibular TORNA PÚBLICO O EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO

Leia mais

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM MARÇO/ABRIL/2012 Considerações sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CNE/CEB

Leia mais

Apresentação. Prezado aluno,

Apresentação. Prezado aluno, A Faculdade São Judas Tadeu tem como missão promover a emancipação do indivíduo através da educação, compreendida pelo desenvolvimento do conhecimento, atitudes e valores e respeito à dignidade humana.

Leia mais

AVISO SEMANAL PRÉ-VESTIBULAR E PRÉ-PAS 10 A 16 DE MARÇO

AVISO SEMANAL PRÉ-VESTIBULAR E PRÉ-PAS 10 A 16 DE MARÇO AVISO SEMANAL PRÉ-VESTIBULAR E PRÉ-PAS 10 A 16 DE MARÇO Atenção Vestibulandos! Dia 12 de Março, acontecerá o primeiro simulado. Essa é uma grande oportunidade de testar os seus conhecimentos, sua concentração

Leia mais

- AVALIAÇÃO MASTER 2014 : 23 de novembro Inscrição pelo site: www.colegiomaster.com.br -DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA.

- AVALIAÇÃO MASTER 2014 : 23 de novembro Inscrição pelo site: www.colegiomaster.com.br -DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA. 2014 - AVALIAÇÃO MASTER 2014 : 23 de novembro Inscrição pelo site: www.colegiomaster.com.br -DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA Alunos Novos -Fotocópia da Certidão de Nascimento -Atestado de Transferência

Leia mais

Colégio Casimiro de Abreu Sistema Dom Bosco de ensino

Colégio Casimiro de Abreu Sistema Dom Bosco de ensino Caro(a) Conveniado, O COLÉGIO CASIMIRO DE ABREU, escola dedicada ao Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, tem grande satisfação em oferecer a você, através do convênio com o SEAAC, um benefício que

Leia mais

Seja bem-vindo ao Oficina.

Seja bem-vindo ao Oficina. Prezado(a) Aluno (a): Seja bem-vindo ao Oficina. Nosso objetivo, em qualquer curso que oferecemos, é que você aproveite o melhor do nosso trabalho: experiência, professores competentes, atendimento eficiente

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE COMPLEMENTARES São Paulo 2011.1 1 1- Atividades Complementares De acordo com a Lei 9.131 de 1995 e os Pareceres 776/07 de 03/12/97 e 583/2001 as Diretrizes Curriculares dos cursos

Leia mais

MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL

MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL Deliberação CEE 285 e 297 Estrutura e Organização As disciplinas serão ministradas aos sábados, por um professor/orientador acompanhado de um orientador da aprendizagem.

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

ENSINO MÉDIO 2015 PECULIARIDADES

ENSINO MÉDIO 2015 PECULIARIDADES ENSINO MÉDIO 2015 PECULIARIDADES HORÁRIO MATUTINO Aulas 1ª aula 7:00-7:50 2ª aula 7:50 8:40 Intervalo 3ª aula 9:00 9:50 4ª aula 9:50 10:40 Intervalo 5ª aula 11:00 11:50 6ª aula 11:50 12:40 HORÁRIO VESPERTINO

Leia mais

Deixe o #mimimi de lado e venha aprender de verdade!

Deixe o #mimimi de lado e venha aprender de verdade! Deixe o #mimimi de lado e venha aprender de verdade! CaLL. Prepara você pra qualquer prova. O mundo não tem mais fronteiras para quem está preparado. O conhecimento é a bagagem. A língua, o passaporte

Leia mais

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2015. Senhores Pais ou Responsáveis,

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2015. Senhores Pais ou Responsáveis, Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2015. Senhores Pais ou Responsáveis, Vitória/ES, 03 de outubro de 2014. Informamos que o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Leia mais

AVALIAÇÃO MASTER ( avaliação de conhecimento e descontos ) - AVALIAÇÃO INTERNA (alunos da escola) : 13 de novembro horário de aula

AVALIAÇÃO MASTER ( avaliação de conhecimento e descontos ) - AVALIAÇÃO INTERNA (alunos da escola) : 13 de novembro horário de aula 2015 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA Alunos Novos - Fotocópia de Certidão de Nascimento - Atestado de Transferência ou Histórico Escolar - Fotocópia do RG e do CPF ( para 3ª série do Ensino Médio

Leia mais

INSTITUIÇÕES E FUNDAÇÕES

INSTITUIÇÕES E FUNDAÇÕES P R O POS T A A INSTITUIÇÕES E FUNDAÇÕES SOBRE NÓS Quem Somos A mantenedora do Seu Professor atua há mais de 18 anos no segmento educacional, com escolas de Ensino Fundamental, Médio, cursos técnicos,

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

NOSSA APROVAÇÃO. Ø ENEM: 85 % dos nossos alunos foram aprovados;

NOSSA APROVAÇÃO. Ø ENEM: 85 % dos nossos alunos foram aprovados; NOSSA APROVAÇÃO ENEM: 85 % dos nossos alunos foram aprovados; Vestibular da UFRGS : 80% dos nossos alunos foram aprovados e obtivemos o 3 lugar em Psicologia( Ana Paula Junges) CONHEÇA UM POUCO NOSSA EQUIPE

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA/UEPG Mary Ângela Teixeira Brandalise Cursos da UEPG avaliados em 2014 Bacharelado em Biologia Licenciatura em Biologia

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos

Leia mais

Manual de Orientação de Atividades Complementares

Manual de Orientação de Atividades Complementares Manual de Orientação de Atividades Complementares Lei nº 9.131/95 Pareceres 776/07 de 03/12/97 e 583/2001 São Paulo 2015.2 1 1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES De acordo com a Lei 9.131 de 1995 e os Pareceres

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE CNEC FACULDADE CENECISTA DE RIO BONITO FACERB PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AOS EGRESSOS

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE CNEC FACULDADE CENECISTA DE RIO BONITO FACERB PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AOS EGRESSOS FFACERB - FFACULLDADE CENECISTTA DE RIO BONITTO ENTIDADE MANTENEDORA: CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE Credenciada pela Portaria 57/09 MEC Publicada no D.O.U. em 14/01/2009 Av. Sete de Maio,

Leia mais

AVISO SEMANAL AVISO SEMANAL PRÉ-VESTIBULAR E PRÉ-PAS 24 A 31 DE MARÇO

AVISO SEMANAL AVISO SEMANAL PRÉ-VESTIBULAR E PRÉ-PAS 24 A 31 DE MARÇO AVISO SEMANAL PRÉ-VESTIBULAR E PRÉ-PAS 24 A 31 DE MARÇO ATENÇÃO PROJETO REDAÇÃO É importante produzirem redações para aperfeiçoarem a escrita, bem como trabalhar a coerência e a coesão. No seu vestibular

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Gestão escolar democrática. Gestão

Leia mais

COLÉGIO J. OLIVEIRA PROJETO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

COLÉGIO J. OLIVEIRA PROJETO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COLÉGIO J. OLIVEIRA PROJETO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 01. JUSTIFICATIVA: Entendemos que a Educação de Jovens e Adultos foi concebida para resgatar aqueles que por vários motivos tenham

Leia mais

Escolher a melhor escola faz parte do desenvolvimento de seu filho. Por isso, essa decisão deve ser tomada com muito cuidado.

Escolher a melhor escola faz parte do desenvolvimento de seu filho. Por isso, essa decisão deve ser tomada com muito cuidado. Todos os anos, o Colégio Monteiro Lobato se prepara para receber seus alunos com muitas novidades. Aqueles que estão retornando vão poder rever os amigos, os professores queridos e aprender novidades.

Leia mais

TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (TEDI) 1.200 Horas (dois semestres) CBO: 3311-05

TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (TEDI) 1.200 Horas (dois semestres) CBO: 3311-05 TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (TEDI) 1.200 Horas (dois semestres) CBO: 3311-05 1 JUSTIFICATIVA 1. SUPEN/SEDUC.PI mediação tecnológica do Programa Mais Saber; 2. PI quarto lugar: índice de 35,9 matriculadas

Leia mais

MATRÍCULAS 2016 Manual de Orientações

MATRÍCULAS 2016 Manual de Orientações MATRÍCULAS 2016 Manual de Orientações 24 ANOS INVESTINDO NO QUE É ETERNO! A nossa escola soma conhecimento e atitude para o sucesso de seu filho. Página 1 VISÃO DA ESCOLA Ser reconhecida como uma escola

Leia mais

O Instituto Social Maria Telles

O Instituto Social Maria Telles O Instituto Social Maria Telles Criado em 1999, o ISMART tem como principal objetivo o desenvolvimento integral de talentos de baixa renda, garantindo aos seus beneficiados acesso a ensino formal de alta

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento normatiza as atividades do Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda

Leia mais

MATRÍCULAS 2015 Manual de Orientações

MATRÍCULAS 2015 Manual de Orientações MATRÍCULAS 2015 Manual de Orientações 23 ANOS INVESTINDO NO QUE É ETERNO! A nossa escola soma conhecimento e atitude para o sucesso de seu filho. Página 1 VISÃO DA ESCOLA Ser reconhecida como uma escola

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2014 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

Você já pensou em como realizar os seus sonhos?

Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Sua escola adota o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas Etapas do Programa : Curso de Educação Financeira; Capacitação Pedagógica; Palestra para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2015

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2015 EDITAL DE SELEÇÃO 001/2015 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática PPGECM/UFPR, conforme decisão do Colegiado, torna pública a abertura de inscrições à seleção

Leia mais

Apresentação sobre a 3ª Série do Ensino Médio em 2014

Apresentação sobre a 3ª Série do Ensino Médio em 2014 1 Roteiro da Apresentação: Grade Curricular em 2014 Apresentação sobre Premiação pelo Desempenho Individual no ENEM de 2014 Programa de Mentoria Formatura em 2014 2 Grade Curricular em 2014 3 Em 2014,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Curitiba, 13 de março de 2015. Orientação referente aos Programas de Ampliação

Leia mais

PRÉ - VESTIBULAR 2016. Semiextensivo Integral Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial

PRÉ - VESTIBULAR 2016. Semiextensivo Integral Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial PRÉ - VESTIBULAR 2016 Semiextensivo Integral Semiextensivo Vespertino Extensivo Especial INÍCIO: 28/01/2016 TÉRMINO: 28/10/2016 - Extensivo Especial 30/06/2016 - Semiextensivo CONCURSO DE BOLSAS: 23/01/2016

Leia mais

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA Educação Infantil METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA s s s Precisao e organizacao nos conceitos A agitação é a mesma. Com algumas adaptações ao espaço e ao tempo, a rotina e as histórias

Leia mais

Nosso objetivo, em qualquer curso que oferecemos, é que você. aproveite o melhor do nosso trabalho: experiência, professores

Nosso objetivo, em qualquer curso que oferecemos, é que você. aproveite o melhor do nosso trabalho: experiência, professores 1 Pré-Vestibular Prezado(a) Aluno (a): Seja bem-vindo ao Oficina. Nosso objetivo, em qualquer curso que oferecemos, é que você aproveite o melhor do nosso trabalho: experiência, professores competentes,

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR Autoras: Natália Aparecida DAL ZOT, Rafaela Alice HORN, Neusa MARTINI Identificação autores: Acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA DIVULGAÇÃO DE CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO

INFORMAÇÕES PARA DIVULGAÇÃO DE CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO INFORMAÇÕES PARA DIVULGAÇÃO DE CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU em Educação Infantil e Ensino Fundamental (Séries Iniciais) EM MONTES CLAROS, NOVO CRUZEIRO, PIRAPORA,

Leia mais

Programa de Acompanhamento de Egressos

Programa de Acompanhamento de Egressos FACULDADE FACULDADE DE TALENTOS DE HUMANOS TALENTOS HUMANOS - FACTHUS - FACTHUS Programa de Acompanhamento de Egressos UBERABA-MG 2010 I - OBJETIVO GERAL Desenvolver uma política de acompanhamento dos

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 LEIA ATENTAMENTE

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 LEIA ATENTAMENTE INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 Nesta página você irá encontrar informações importantes para efetuar sua inscrição com segurança. LEIA ATENTAMENTE 1 Os locais, prazos e horários para inscrição

Leia mais

REMATRÍCULA 2015. PRÉ- MATRÍCULA Educação Infantil (Jardim I e Jardim II (a partir de 4 R$ 240,00

REMATRÍCULA 2015. PRÉ- MATRÍCULA Educação Infantil (Jardim I e Jardim II (a partir de 4 R$ 240,00 REMATRÍCULA 2015 ANO LETIVO 2015 Renovação e garantia de vagas 2015 Aos clientes adimplentes: parabenizamos a todos que têm honrado com os seus compromissos e nos ajudado a honrar com os nossos. Os clientes

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO 1 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PROJETO INTERDISCIPLINAR SIMULADO INTERNO IVINHEMA/MS - DISTRITO DE AMANDINA 2013 2 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PROJETO INTERDISCIPLINAR HORTA EM GARRAFA

Leia mais

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ANO 2007 CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS INTRODUÇÃO: Tendo como objetivo propiciar ao aluno um conjunto de oportunidades que se refletirão, de forma direta

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS INTERESSADOS NO PIBID/UFU

SELEÇÃO DE ALUNOS INTERESSADOS NO PIBID/UFU SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PróReitoria de Graduação Diretoria de Ensino Divisão de Licenciaturas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Leia mais

Mestrado Profissional em Administração Centro Universitário Álvares Penteado

Mestrado Profissional em Administração Centro Universitário Álvares Penteado Processo Seletivo 1º Semestre de 2016 Programa de Mestrado Profissional em Administração (ênfase em Finanças) O Mestrado Profissional em Administração (ênfase em Finanças) é reconhecido pelo MEC e recomendado

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

Bruno é professor, palestrante e criador do canal Papo de Vestibular

Bruno é professor, palestrante e criador do canal Papo de Vestibular Papo de Vestibular Papo de Vestibular Autor Bruno Moreti Bruno é professor, palestrante e criador do canal Papo de Vestibular no Youtube. Entre palestras e o programa Papo de Vestibular, já impactou a

Leia mais

Colégio Senador Fláquer

Colégio Senador Fláquer Colégio Senador Fláquer VERITAS ENTIDADE DE PESQUISA EDUCAÇÃO RESSURREIÇÃO - VESPER CNPJ 01.005.647 / 0009 26 Rua Santo André, 627 Santa Tereza Santo André SP 09020-230 Tel.: (011) 4436-3057 E-mail: coordenacaov9@vesper.org.br

Leia mais

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi 1- Objetivo Geral Capacitar profissionais para o exercício da consultoria empresarial com qualidade, possibilitando assim um melhor atendimento as demandas das empresas paraenses por estes serviços. Disseminar

Leia mais

EDITAL Nº 11/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância

EDITAL Nº 11/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 11/2014 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria em Ensino a Distância A Pró-Reitora, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO SECRETARIA ADJUNTA DE PROJETOS ESPECIAIS QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO URE: ESCOLA:

Leia mais

Manual do Candidato VESTIBULAR 2012.2

Manual do Candidato VESTIBULAR 2012.2 Fundação Educacional Unificada Campograndense Estrada da Caroba, 685 - Campo Grande - Rio de Janeiro - Cep.: 23085-590 www.feuc.br feuc@feuc.br CNPJ: 42.257.543/0001-39 Manual do Candidato VESTIBULAR 2012.2

Leia mais

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física Inglês Espanhol Música Informática Composição do material M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio

Leia mais

SIMULADO DO ENEM 2015

SIMULADO DO ENEM 2015 SIMULADO DO ENEM 2015 Para participar do Simulado do Enem 2015 não é necessário agendamento, antes feito pelo professor, para realização das provas. Os alunos participarão de forma independente e de acordo

Leia mais

Curso de Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Curso de Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA Curso de Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia

Leia mais

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS O processo de avaliação institucional foi desenvolvido pela comunidade acadêmica da Faculdade Atenas, com o intuito

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO Secretaria de Educação Especial/ MEC Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Objetivo Orientar os sistemas

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Ciência da Computação Modalidade: ( X ) bacharelado ( ) licenciatura Local de funcionamento: Coração Eucarístico 01 PERFIL DO CURSO O curso de Ciência da Computação

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

LEI N.º 4.013 de 17 de dezembro de 2010.

LEI N.º 4.013 de 17 de dezembro de 2010. LEI N.º 4.013 de 17 de dezembro de 2010. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUGUAIANA: Cria Cargos de Professor para os Níveis da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de provimento efetivo, no Quadro de Pessoal

Leia mais

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar.

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar. PEDAGOGIA Você já deve ter ouvido alguém falar que o nível educacional de um povo é muito importante para o seu desenvolvimento e que a educação faz muita diferença na vida das pessoas, não é mesmo? Por

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar?

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar? 1 Você conhece a Faculdade Sagrada Família? A FASF iniciou as suas atividades no ano de 2011, após ter passado por todos os processos burocráticos exigidos pelo Ministério da Educação para sua abertura

Leia mais

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) M.A.P.A. 2014 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE O CURSO A tecnologia ocupa papel de destaque no atual cenário socioeconômico mundial, presente em todos os setores e atividades econômicas. Essa revolução transformou o mundo

Leia mais

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO AO ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO AO ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS LABORATÓRIO DE ENSINO DE FÍSICA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO AO ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA Projeto Bolsa Institucional LICENCIATURAS NOTURNAS

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Rubens Guilhemat, Secretário Geral do Centro Universitário Sant Anna, no uso de suas atribuições torna público o presente EDITAL que regerá o Processo

Leia mais

Faculdade de Ribeirão Preto. Núcleo de Prática Acadêmica (NPA)

Faculdade de Ribeirão Preto. Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Faculdade de Ribeirão Preto Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento do Estágio Curricular e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC PEDAGOGIA 2011 ORIENTAÇÕES

Leia mais

Integrar o processo de ensino, pesquisa e extensão;

Integrar o processo de ensino, pesquisa e extensão; REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFES CAMPUS ITAPINA O Estágio Curricular constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao

Leia mais

Planejamento CPA Metropolitana 2013

Planejamento CPA Metropolitana 2013 Planejamento CPA Metropolitana 2013 1 Planejamento CPA Metropolitana Ano 2013 Denominada Comissão Própria de Avaliação, a CPA foi criada pela Legislação de Ensino Superior do MEC pela Lei 10.861 de 10

Leia mais

Especialização em Atendimento Educacional Especializado

Especialização em Atendimento Educacional Especializado Especialização em Atendimento Educacional Especializado 400 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, especialmente

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE 1. PROJETO PRONERA/INCRA/UECE SELECIONA CANDIDATOS PARA DIVERSOS PERFIS O projeto PRONERA/INCRA/UECE convênio

Leia mais

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva

1- Apoiar a construção coletiva e a implementação do Plano Municipal de Educação. 2 - Educação Inclusiva Projeto do Plano Conferência Projeto realizado Conferência realizada Elaborar o Plano com ampla participação dos setores da sociedade Realizar a Conferência com a participação de todos os setores da sociedade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

Clipagem - 30/01/2012. Últimos dias: Período de inscrições para o Vestibular da USF vai até dia 8 de. fevereiro - 30/01/12. Login:

Clipagem - 30/01/2012. Últimos dias: Período de inscrições para o Vestibular da USF vai até dia 8 de. fevereiro - 30/01/12. Login: Login: seu email OK Esqueci a minha senha CADASTRE-SE NO SITE >>> Comprar o APC :: Fazer ou consultar seus testes. Colégios 1 Listagem 2 ENEM 3 APC-Escola 4 APC-Aluno Faculdades 1 Listagem 2 Calendário

Leia mais

EQUIPE GESTORA. DIREÇÃO Profª Rosa Angela B.F. Vassimon COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. COORDENAÇÃO Profª Ana Lucia Lucas de Mello Profª Vera Beatriz Carlotti

EQUIPE GESTORA. DIREÇÃO Profª Rosa Angela B.F. Vassimon COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. COORDENAÇÃO Profª Ana Lucia Lucas de Mello Profª Vera Beatriz Carlotti EQUIPE GESTORA DIREÇÃO Profª Rosa Angela B.F. Vassimon COORDENAÇÃO Profª Ana Lucia Lucas de Mello Profª Vera Beatriz Carlotti DIREÇÃO DE ENSINO Profª Valentina Albanez de Mello COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Educação

Leia mais

Nosso desafio é atingir a nobre meta de ajudar alguém a encontrar-se com sua própria realidade, sua própria natureza e sua razão de ser pessoa.

Nosso desafio é atingir a nobre meta de ajudar alguém a encontrar-se com sua própria realidade, sua própria natureza e sua razão de ser pessoa. Nosso desafio é atingir a nobre meta de ajudar alguém a encontrar-se com sua própria realidade, sua própria natureza e sua razão de ser pessoa. Proposta Pedagógica Irmãs Marcelinas Para os Pais Para a

Leia mais

PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO:

PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO: PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO: ESTUDO DE CASO DE UMA EXPERIÊNCIA BEM-SUCEDIDA PROJETO IMPLATADO PELA ANHANGUERA EDUCACIONAL Palestrante: Ana Maria Costa de Sousa Debatedor: Gabriel Mário Rodrigues Tutoria

Leia mais

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho.

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho. Para submissão de trabalhos é necessário que você esteja inscrito no evento. Você deve realizar seu cadastro acessando a opção Cadastrar, quando disponível. É imprescindível que você guarde suas informações

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

As avaliações seguirão o modelo DISCURSIVO para todas as disciplinas.

As avaliações seguirão o modelo DISCURSIVO para todas as disciplinas. PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVOS PARA O ANO LETIVO DE 2014 O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público o edital que estabelece as normas relativas à realização

Leia mais