BuscaLegis.ccj.ufsc.br

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BuscaLegis.ccj.ufsc.br"

Transcrição

1 BuscaLegis.ccj.ufsc.br Teoria do Afluente, Hierarquia das Normas do Direito do Trabalho, Princípios, Conflitos e Flexibilização *Daniel Castro do Vale Lagash É possível tal Mixórdia e Adequação? Teoria do Afluente¹, Hierarquia das Normas do Direito do Trabalho, Princípios, Conflitos e Flexibilização é possível tal Mixórdia e Adequação? *Daniel Castro do Vale Lagash A título de explicação preliminar, e remetendo-me ao questionamento do título deste artigo, respondo que é possível a adequação ou convivência desses institutos na ciência trabalhista, visto que a aparente mistura ou confusão se dá por tratar-se o direito de uma ciência humana em constante evolução entremeada e sujeita às intempéries históricas, culturais, sociais e econômicas da sociedade. O Direito do Trabalho, por ser composto por um complexo de regras, princípios e institutos jurídicos que regulam as relações de trabalho, é entendido como ramo autônomo do direito. Esta autonomia se dá pelo preenchimento de três exigências² para determinar a autonomia de um ramo qualquer do direito quais sejam: domínio suficientemente vasto, doutrinas homogêneas e conceitos gerais comuns além de possuir método próprio.

2 As normas de direito do trabalho que acabam por representar as fontes deste direito, podem ser apresentadas e reconhecidas pela Constituição da República Federativa do Brasil, Leis Ordinárias e seus regulamentos, Sentença Normativa, Convenção Coletiva, Acordo Coletivo, Costume, Regulamento de Empresa e Contrato de Trabalho. Ressalte-se que a hierarquia das normas trabalhistas se dão nesta ordem respectiva, contudo, apesar dehaver o seu reconhecimento, esta hierarquia poderá ser mitigada. Tal mitigação, ou melhor, movimentação de perfectibilização de normas, se dá a partir do entendimento da teoria do afluente bem como do princípio específico do direito do trabalho nomeado "da proteção" que regerá conflitos e sua não aplicação quando em termos de flexibilização. Adiante, estes serão deslindados, mais com um escopo de um breve preleção. Para um melhor entendimento, partirei da análise do que vem a ser um princípio, vindo posteriormente a conceituar e conseqüentemente destrinchar o Princípio da Proteção, identificando neste, o viés que rege o conflito entre duas normas de direito do trabalho para aí sim adentrarmos na teoria do afluente e a prevalência de normas flexibilizadoras no direito do trabalho hodierno. Celso Antonio Bandeira de Mello³ ao discorrer sobre a importância dos princípios e seu estudo na ordem jurídica afirma que um princípio é mandamento nuclear de um sistema, vindo a configurar seu verdadeiro alicerce sendo uma: "[...] disposição que se irradia sobre diferentes normas, compondo-lhes o espírito e servindo de critério para sua exata compreensão e inteligência exatamente por definir a lógica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tônica e lhe dá sentido harmônico. É do conhecimento dos princípios que preside a intelecção das diferentespartes componentes do todo unitário que há por nome sistema jurídico positivo." Considerando bastante tal definição para efeitos das análises que doravante virão, apesar de certamente não esgotar o tema, temos, portanto, que o Princípio da Proteção vem a ser aquele que contrabalanceia a desigualdade entre empregador e empregado.

3 Assim concerne ao desequilíbrio de forças entre estes, quando o último muitas vezes deixa de lado sua dignidade para manter-se no emprego. Muitos autores justificam a existência deste princípio tutelar pela história de séculos de dominação do mais forte sobrepujando o mais fraco. Maurício Godinho 4 no que tange a tal princípio assim aduz: "O princípio tutelar influi em todos os segmentos do Direito Individual do Trabalho, influindo na própria perspectiva desse ramo ao construir-se, desenvolver-se e atuar como direito. Efetivamente, há ampla predominância nesse ramo jurídico especializado de regras essencialmente protetivas, tutelares da vontade e interesse obreiros; seus princípios são fundamentalmente favoráveis ao trabalhador; suas presunções são elaboradas em vista do alcance da mesma vantagem jurídica retificadora da diferenciação social prática. Na verdade, pode-se afirmar que sem a idéia protetivo-retificadora, o Direito Individual do Trabalho não se justificaria histórica e cientificamente." Desta maneira podemos afirmar que o princípio da proteção é composto pelas seguintes regras ou seguintes vieses: in dubio pro operario, norma mais favorável e condição mais benéfica. Daremos aqui uma pincelada em cada uma delas. No que concerne a regra in dubio pro operario esta não tem por escopo corrigir a norma ou integrá-la, mas determinar o verdadeiro sentido dentro dos inúmeros possíveis. Tem como pressuposto uma única norma, suscetível de diferente interpretação, devendo a dúvida ser dirimida em favor do empregado. Diz-se que é imperativa a existência de uma norma. Além do mais, apresenta como condições de aplicação desta regra quando exista dúvida do alcance da norma legal, não ocorrendo assim desacordo com a vontade do legislador. 5 Já no que tange a condição mais benéfica estamos tratando de aplicação de normas relativas ao confronto de leis no tempo. Posso afirmar que tem relação com a existência de uma condição de fato anterior. Tal condição é entendida como uma situação in concreto que, por já ser existente, pode-se dizer então ser determinada.

4 Contudo deve ser reconhecida de modo que de posse desses requisitos tal regramento deve ser respeitado se mais favorável ao trabalhador. A título de exemplificação, se uma empresa outorga ou confere situação concreta ao trabalhador ou mesmo se haja um direito concedido por lei anterior deve se conservar as vantagens auferidas pelo trabalhador caso se entenda mudar uma lei ou regulamento com o escopo de assim evitar a piora na vida do trabalhador. Por fim, a norma mais favorável, conforme uma ampla gama de doutrinadores, parafraseio aqui Amauri Mascaro Nascimento, considera o princípio da norma mais favorável como o grande princípio do Direito do Trabalho, por possuir tríplice função: a primeira referente a elaboração de normas jurídicas mais favorável ao trabalhador; a segunda é o princípio da hierarquia das normas jurídicas, já que havendo diversos tipos de normas prevalecerá a mais benéfica ao trabalhador; a terceira função é a de interpretação das normas jurídicas de modo que havendo duas ou mais formas da interpretar a norma jurídica será escolhida a que conduzir ao melhor resultado para o trabalhador. 6 Neste desiderato utilizaremos, portanto, a regra da norma mais favorável para dirimir o conflito de normas no espaço. Se observarmos o previsto no art. 620 da CLT temos in verbis: Art. 620 As condições estabelecidas em Convenção quando mais favoráveis prevalecerão sobre as estipuladas em acordo. Donde não necessariamente trata-se de regra que aplica-se somente a essas duas fontes(convenção e acordo), mas por estarmos aqui tratando de um princípio, este se aplicará a todas as normas de direito do trabalho anteriormente citadas. 7 Partindo, portanto, deste conhecimento aqui auferido em caso de conflitos de duas normas no espaço deve-se aplicar a norma mais favorável. A Teoria do Afluente tem por objeto o conflito de normas a fim de se identificar qual a norma deverá ser aplicada independentemente da hierarquia das normas de direito do trabalho reconhecida pelos doutrinadores trabalhistas, apesar de estes também não a

5 entenderem de forma estanque assim como este autor. Temos, portanto, que quando houver duas normas a serem aplicadas no mesmo momento, ou ao mesmo tempo, deve-se aplicar aquela que é mais favorável ao empregado por força do princípio da proteção. A teoria do afluente, aqui se movimenta a partir do momento em que se vislumbra, a partir desta explicação teórica, que é perfeitamente possível uma norma hierarquicamente inferior suplantar uma norma hierarquicamente superior. A teoria do afluente, portanto, como um rio que deságua noutro, trata-se da perfectibilização de uma norma mesmo que hierarquicamente inferior quando de um conflito de aplicação simultânea de normas(conflito de normas trabalhistas no espaço) esta se mostrar mais favorável ao empregado vindo a prevalecer. Para efeito de exemplificação, basta imaginar um contrato de trabalho que se encontra na base do sistema hierárquico das normas trabalhista que possui normatização mais benéfica do que uma lei ordinária que trata de direitos trabalhistas, certo será que apesar de hierarquicamente superior a lei ordinária o direito desaguará naquele que se mostrar mais favorável ao empregado, o que no exemplo aqui dado se configura o contrato de trabalho firmado entre empregador e empregado. Apesar da movimentação hierárquica possibilitada pela teoria do afluente deve-se aqui registrar o caput do art. 7º da Constituição da República Federativa do Brasil, que apresenta os direitos dos trabalhadores criando espaço a outros direitos quando aduz que "são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais além de outros que visem a melhoria de sua condição social". Assim sendo, desde que visem a melhoria da condição social, mesmo não estando previstos na Constituição, mas estando previstos num contrato de trabalho, como no exemplo dado anteriormente, é perfeitamente possível a teoria do afluente.até mesmo porque a continuidade deste direito que deságua noutro direito mais favorável tem previsão na sistemática jurídica da carta maior, consubstanciando as demais normas do Estado Democrático de Direito Brasileiro.

6 Por fim, para que não me estenda em demasia, vimos que a ordem hierárquica é possível de ser alterada diante de uma norma mais favorável. Contudo, quando tratamos de norma flexibilizadora, esta norma não será alterada, devido norma mais favorável. A flexibilização, grosso modo, tem por escopo constituir um ordenamento flexível, com vistas a se adaptar às exigências empresariais e à criação de novos empregos, apesar de alguns doutrinadores a considerarem como um tipo de desregulamentação do direito do trabalho. De toda forma, o que importa ressaltar é que caso se tenha a ocorrência de uma norma flexibilizadora em face da autonomia privada coletiva, não se aplicará esta norma mais favorável ao empregado, mas sim a norma flexibilizadora. Exemplo seria a de uma convenção coletiva que reduz o salário e a respectiva jornada de trabalho dos empregados quando o país passa por uma crise econômica. Numa análise pela norma mais favorável, a regulamentação salarial anterior é mais benéfica vista superficialmente, posto que um salário maior é melhor do que um salário menor. Todavia, o que incumbe ressaltar e diferenciar a Teoria do Afluente de criações assemelhadas como a da hierarquia dinâmica das normas é que mais do que a diferenciação de nomes, a Teoria do Afluente se mantém absoluta mesmo em face da flexibillização. A Teoria do Afluente engloba a flexibilização afirmando que no caso de conflitos é possível ser alterada a ordem hierárquica diante de uma norma mais favorável. Contudo, quando da presença de norma flexibilizadora, permanecerá atuando diante de "norma mais favorável", mas agora não só em vistas a singularidade de um empregado, mas a coletividade. Consoante o último exemplo, temos na verdade a observância, no entender deste autor, de uma "norma mais favorável", não para o empregado singular, apesar de também em análise última o ser também, mas para a coletividade de empregados. Neste mesmo exemplo a redução de salários, apesar de regra geral não ser permitida, tem por objetivo manter os empregados em seus respectivos empregos, evitando assim uma demissão em massa. O que seria, portanto, mais favorável? Manter um princípio protetivo que viesse a desproteger o trabalhador, caso se analisasse a questão de maneira estanque? Para um melhor entendimento: ser rígido na aplicação da norma mais favorável ao empregado, mesmo que a permanência dessa rigidez acabe por criar a situação de desproteção deste trabalhador, como no caso em comento, gerando seu desemprego? Assim é que a

7 teoria do Afluente englobando o conceito de norma flexibilizadora atua como protetora dos direitos em sede de direitos trabalhistas, sendo flexível o suficiente para interpretar que o favorável ao empregado nem sempre é o que aparenta ser "mais favorável". Por outro lado o que pode estar por trás de uma constante flexibilização? Uma verdadeira desregulamentação do direito do trabalho que venha posteriormente a configurar um cenário de aniquilação do princípio protetivo? Um novo caminhar para desregulamentação, vindo o diploma civil a dirimir os problemas contratuais? Vejo como improvável este cenário apesar das inúmeras pressões neoliberais. A dose a ser aplicada pelos operadores do direito e as ações dos legisladores é que demonstrarão os rumos do direito do trabalho. 1.Teoria do Afluente é uma teoria engendrada pelo Sr. Daniel Castro do Vale, também conhecido como Dr.Lagash, autor deste artigo. A teoria do afluente, como um rio que deságua noutro, ensina que é perfeitamente possível uma norma hierarquicamente inferior suplantar uma norma hierarquicamente superior. Trata-se da movimentação de perfectiblização de normas quando da não precedência da hierarquia de normas do direito do trabalho englobando o conceito de norma flexibilizadora e atuando como protetora dos direitos em sede de direitos trabalhistas, sendo flexível o suficiente para interpretar que o favorável ao empregado nem sempre é o que aparenta ser mais favorável. 2. Alfredo Rocco citado por RODRIGUES, Américo Plá. Princípios de Direito do Trabalho, 2000, p Celso Antônio Bandeira de Mello apud SILVA, Luiz de Pinho Pedreira da Principiologia do Direito do Trabalho,1999, p DELGADO, Maurício Godinho.Curso de Direito do Trabalho. Editora: Ltr 2004, p RODRIGUES, Américo Plá. Princípios de Direito do Trabalho, 2000, p NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciação ao Direito do Trabalho.1990, p.26.

8 7. As normas de direito do trabalho foram descritas no terceiro parágrafo deste artigo, tratam-se da Constituição da República Federativa do Brasil, Leis Ordinárias e seus regulamentos, Sentença Normativa, Convenção Coletiva, Acordo Coletivo, Costume, Regulamento de Empresa e Contrato de Trabalho. Fonte: Webartigos.com Textos e artigos gratuitos, conteúdo livre para reprodução. 1 *Daniel Castro do Vale Lagash: Psicanalista, bacharel em Direito, Professor de Administração e Filosofia Disponível em: hierarquia-das-normas-do-direito-do-trabalho-principios-conflitos-e- flexibilizacao/pagina1.html Acesso em: 17 ago

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO Atualizado em 13/01/2016 PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIO PROTETOR Nas relações empregatícios sempre existe o conflito entre o detentor

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Autonomia, denominação e natureza jurídica do Direito do Trabalho Florença Oliveira Introdução O Direito do Trabalho regula a relação empregatícia, sendo ramo especializado e autônomo

Leia mais

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO, PROTETOR, DA FAVORABILIDADE, DA TUTELA, TUITIVO OU CORRETOR DE DESIGUALDADES

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO, PROTETOR, DA FAVORABILIDADE, DA TUTELA, TUITIVO OU CORRETOR DE DESIGUALDADES PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO, PROTETOR, DA FAVORABILIDADE, DA TUTELA, TUITIVO OU CORRETOR DE DESIGUALDADES Todos esses nomes representam a mesma ideia. Esse princípio

Leia mais

CURSO INTEGRAL DE DIREITO DO TRABALHO PARA AFT Prof. Ricardo Resende Estudos Jurídicos Aplicados

CURSO INTEGRAL DE DIREITO DO TRABALHO PARA AFT Prof. Ricardo Resende Estudos Jurídicos Aplicados AULA 001 (Juiz do Trabalho TRT 6ª Região FCC 2013 Adaptada) Julgue a seguinte assertiva: 001 São princípios constitucionais aplicáveis ao Direito do Trabalho, entre outros, a dignidade humana, os valores

Leia mais

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO Quando se trata do direito individual do trabalho, é importante saber que existe uma inegável desigualdade entre empregador e empregado: o empregador é hipersuficiente,

Leia mais

PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo legislador.

PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo legislador. 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO a) MATERIAIS OU INFORMAIS São as fontes históricas. b) FORMAIS Há documentos. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

DIREITO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES DIREITO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES Princípios Específicos do Direito do Trabalho 1- Princípio da Proteção, Protetor, da favorabilidade, da tutela, tuitivo ou corretor de desigualdades

Leia mais

PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO E FINALIDADE Os princípios do Direito do Trabalho são as ideias fundamentais e informadoras do ordenamento jurídico trabalhista. São o alicerce cientifico, as

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES 1º MOMENTO DO NOSSO ESTUDO: CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO; DIREITO COLETIVO DO TRABALHO CONCEITO SEGUNDO

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO

TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO Direito do Trabalho é o ramo da Ciência do Direito composto pelo conjunto de normas que regulam, no âmbito individual e coletivo, a relação

Leia mais

1. PRINCÍPIOS E FONTES DO DIREITO DO TRABALHO

1. PRINCÍPIOS E FONTES DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIOS E FONTES DO DIREITO DO TRABALHO (AJAJ TRT da 19ª Região FCC 2014) 001 A relação objetiva evidenciada pelos fatos define a verdadeira relação jurídica estipulada pelos contratantes, ainda

Leia mais

02/02/2016 DIREITO DO TRABALHO. Natureza do Direito do Trabalho:

02/02/2016 DIREITO DO TRABALHO. Natureza do Direito do Trabalho: DIREITO DO TRABALHO Msc. Roseniura Santos 2 DIREITO DO TRABALHO: CONCEITO: Conjunto de princípios, regras e instituições atinentes à relação de trabalho subordinado e situações análogas, visando assegurar

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 2

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 2 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 2 DIREITO DO TRABALHO AULA 2 PRINCÍPIOS, CONCEITO E FONTES DO DIREITO DO TRABALO Prof. Antero Arantes Martins PRIMEIRA PARTE PRINCÍPIOS Princípios.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Fontes e princípios do Direito do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Fontes e princípios do Direito do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Fontes e princípios do Direito do Trabalho Prof. Hermes Cramacon 1. Fontes materiais - norma ainda não positivada. Momento pré-jurídico. Correntes de pensamento econômico, jurídico,

Leia mais

Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador

Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador Hierarquia das Leis Hierarquia das Normas Trabalhistas Princípio da Norma mais Favorável: Existindo duas ou mais

Leia mais

DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO: NOÇÕES GERAIS E PRINCIPIOLÓGICAS

DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO: NOÇÕES GERAIS E PRINCIPIOLÓGICAS DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO: NOÇÕES GERAIS E PRINCIPIOLÓGICAS CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO: NOÇÕES GERAIS E PRINCIPIOLÓGICAS QUESTÕES 1. (PGE SP 2012) Para compensar a inferioridade do

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Bolsa de Qualificação Profissional (BQP): uma alternativa viável em face da crise global Rosendo de Fátima Vieira Júnior** 1. INTRODUÇÃO 2. DA ORIGEM DA BOLSA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I: PRINCÍPIOS

DIREITO DO TRABALHO I: PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO I: PRINCÍPIOS P R O F. M S C R O S E N I U R A S A N T O S ATENÇÃO O ÍCONE IDENTIFICA AS ALTERAÇÕES DA LEI Nº 13.467/2017 1. CONCEITO E FUNÇÕES Podemos dizer que os princípios são o

Leia mais

FONTES DO DIREITO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO 2

FONTES DO DIREITO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO 2 FONTES DO DIREITO Fontes materiais referem-se aos fatores sociais, econômicos, políticos, filosóficos e históricos que deram origem ao Direito, DIREITO DO TRABALHO influenciando na criação das normas jurídicas;

Leia mais

Direito do Trabalho A Professora Simone Batista

Direito do Trabalho A Professora Simone Batista AULA: FONTES DO DIREITO DO TRABALHO FONTE = ( FONS) LATIM, NASCENTE, MANANCIAL. SENTIDO COMUM= Significa origem, procedência, nascente, mina manancial. SENTIDO JURÍDICO = FONTE sugere o meio de criação

Leia mais

DESPEDIDA EM MASSA NO BRASIL:

DESPEDIDA EM MASSA NO BRASIL: ROBERTO CARNEIRO FILHO DESPEDIDA EM MASSA NO BRASIL: análise teórica e jurisprudencial Belo Horizonte 2016 SUMÁRIO RESUMO... LOCALIZAÇÃO CIENTÍFICA DO TEMA... INTRODUÇÃO...1 CAPÍTULO 1 BREVE HISTÓRICO

Leia mais

Direito do Trabalho. Fontes e Princípios do Direito do Trabalho. Professor Pedro Kuhn.

Direito do Trabalho. Fontes e Princípios do Direito do Trabalho. Professor Pedro Kuhn. Direito do Trabalho Fontes e Princípios do Direito do Trabalho Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito do Trabalho CONCEITO, FONTES E PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO DO DIREITO

Leia mais

IUS RESUMOS. Princípios do Direito do Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Princípios do Direito do Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves Princípios do Direito do Trabalho Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO... 3 1. Conceito e funções dos princípios... 3 2. Princípios Gerais do Direito do Trabalho...

Leia mais

Pós-Graduação On-Line Tema:

Pós-Graduação On-Line Tema: Pós-Graduação On-Line Tema: 1 Aula 03 Princípios Infraconstitucionais do Direito Individual do Trabalho Prof. Carlos Augusto Monteiro PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO Plá Rodrigues - destaca que no Direito Comum

Leia mais

DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO PRINCÍPIOS DE DIREITO DO TRABALHO

DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO PRINCÍPIOS DE DIREITO DO TRABALHO DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO PRINCÍPIOS DE DIREITO DO TRABALHO Carla Maria Santos Carneiro 1 Paulo Vitor Santos Ramos 2 Resumo: Este artigo visa elucidar o que é o Direito Individual do Trabalho e refletir

Leia mais

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO Trabalho temporário Cooperativas de trabalho Conforme a Lei 13.429/2017 2ª edição 2017 CAPÍTULO 1 TERCEIRIZAÇÃO E INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA 1.1 CONCEITO E

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Equiparação salarial Felipe Dias Ribeiro* 1. INTRODUÇÃO O direito do trabalho no Brasil consagrou a equiparação salarial na Consolidação das Leis do Trabalho em que delimita: salário

Leia mais

O impacto da reforma trabalhista sobre os direitos humanos dos trabalhadores. Grupo de trabalho 6

O impacto da reforma trabalhista sobre os direitos humanos dos trabalhadores. Grupo de trabalho 6 O impacto da reforma trabalhista sobre os direitos humanos dos trabalhadores Grupo de trabalho 6 Autor: Luan Luiz Rodrigues Nogueira Coautor 1: Vylther Pereira da Silva Coautor 2: Silvio Rodrigo da Cruz

Leia mais

FONTES E PRINCÍPIOS Fontes do Direito do Trabalho. Fontes Materiais: Fontes Formais: Fontes Autônomas: Fontes Heterônomas:

FONTES E PRINCÍPIOS Fontes do Direito do Trabalho. Fontes Materiais: Fontes Formais: Fontes Autônomas: Fontes Heterônomas: FONTES E PRINCÍPIOS 1.1. Fontes do Direito do Trabalho Fontes Materiais: Fontes Formais: Fontes Heterônomas: Fontes Autônomas: Fontes Heterônomas: Fontes Autônomas: 1.2 Princípios Do Direito Do Trabalho

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Honorários advocatícios de sucumbência na seara trabalhista - por que não são devidos? Rodrigo da Silva Barroso* Honorários de sucumbência na área trabalhista 1. BREVES INFORMAÇÕES

Leia mais

CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO Sumário: 1.1 Natureza jurídica do direito do trabalho 1.2 Fontes do direito do trabalho 1.3 Princípios do direito do trabalho 1.4 Relação de trabalho

Leia mais

PRINCÍPIOS DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL

PRINCÍPIOS DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL RESUMO PRINCÍPIOS DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL TOJEVICH, Marcel da Cunha. 1 O propósito primário do Direito Processual Constitucional é a observação dos recursos necessários estabelecidos na Carta

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 1 APRESENTAÇÃO Apresentação Pós lato sensu em direito e processo do trabalho. O que é? Porque fazer? O curso do Legale. Como alcançar os resultados

Leia mais

31/05/2017 STEVÃO GANDH DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIOS

31/05/2017 STEVÃO GANDH DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIOS STEVÃO GANDH DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIOS 1 1. (Analista Judiciário-Oficial de Justiça Avaliador/TRT 24ª/FCC/2017) No estudo da Teoria Geral do Direito do Trabalho é correto afirmar que na

Leia mais

São Paulo, 03 de abril de Ao Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui. Prezados Senhores,

São Paulo, 03 de abril de Ao Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui. Prezados Senhores, São Paulo, 03 de abril de 2013. Ao Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui Prezados Senhores, Em resposta à consulta de V.Sas., no tocante à constitucionalidade do art. 2º, da Lei nº

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 1 HISTÓRIA Princípios... são verdades fundantes de um sistema de conhecimento, como tais admitidas, por serem evidentes ou por terem sido comprovadas,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PARTE GERAL. HISTÓRIA. PRINCÍPIOS. FONTES. CONCEITO. CARACTERÍSTICAS. CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO. Prof. Antero Arantes Martins AULAS 1, 2, 3 e 4 Princípios... são verdades

Leia mais

a) A PLR deve ser negociada entre empresa e empregados.

a) A PLR deve ser negociada entre empresa e empregados. Está contemplado na atual Constituição Federal em seu artigo 7º, que traz previsão dos direitos garantidos aos trabalhadores rurais e urbanos: Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Maria Cláudia Santana Lima de Oliveira 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito do Trabalho 1.4 SÉRIE: 5º TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5

Leia mais

NOTA TÉCNICA N2 $8 V 2012/CGRT/SRT/MTE

NOTA TÉCNICA N2 $8 V 2012/CGRT/SRT/MTE Secretaria de Relações do Trabalho Coordenação-Geral de Relações do Trabalho REFERENCIA: Processo n. 46034.000170/2011-69 INTERESSADO: Assessoria Parlamentar ASSUNTO: Lei n 12.506, de 11 de outubro de

Leia mais

OS PRINCÍPIOS E O DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL

OS PRINCÍPIOS E O DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL RESUMO OS PRINCÍPIOS E O DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL TOJEVICH, Marcel da Cunha. 1 MUNARO, Marcos Vinícius Tombini. 2 O propósito primário do Direito Processual Constitucional é a observação dos recursos

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/2 DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I PROFESSORA: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMA:

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Introdução: O Direito do Trabalho é um conjunto de normas que regula as relações de trabalho entre empregadores e empregados, estabelecendo seus recíprocos direitos

Leia mais

O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual o seu campo de aplicação?

O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual o seu campo de aplicação? DIREITO DO TRABALHO O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual a sua função? Qual o seu campo de aplicação? 2 DIREITO DO TRABALHO: CONCEITO: Conjunto de princípios, regras e instituições

Leia mais

Professor: Rogerio Neiva Contatos: Blog:

Professor: Rogerio Neiva Contatos: Blog: Professor: Rogerio Neiva Contatos: - rogerio@tuctor.com - Twitter: @rogerioneiva - Blog: www.concursospublicos.pro.br Princípios e fontes do direito do trabalho. Renúncia e transação. = Evolução das relações

Leia mais

Modernização das Leis Trabalhistas

Modernização das Leis Trabalhistas Modernização das Leis Trabalhistas Legislação trabalhista marcada por seu caráter protetivo e por sua rigidez. A CLT DE 1943 cumpriu o seu papel na proteção do trabalhador. Conflitos tirados das ruas,

Leia mais

FONTES DO DIREITO DO TRABALHO

FONTES DO DIREITO DO TRABALHO 1. ORDENAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA O que é ordenamento jurídico? O ordenamento jurídico compõe-se de fontes normativas, que são os meios de revelação das normas jurídicas impetrantes. 2. FONTES DO DIREITO

Leia mais

TRABALHADOR HIPERSSUFICIENTE. Mariá Guitti

TRABALHADOR HIPERSSUFICIENTE. Mariá Guitti TRABALHADOR HIPERSSUFICIENTE Mariá Guitti Í n d i c e 1. Contexto legal 2. O que é o trabalhador hiperssuficiente 3. Cargo de confiança x trabalhador hiperssuficiente 4. Críticas 5. Recomendações C o n

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 3ª Turma GMAAB/pc/ct/dao

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 3ª Turma GMAAB/pc/ct/dao A C Ó R D Ã O 3ª Turma GMAAB/pc/ct/dao RECURSO DE REVISTA. VÍNCULO DE EMPREGO. FAXINEIRA. DUAS VEZES POR SEMANA. ÂMBITO COMERCIAL. Deve ser mantido o vínculo de emprego, nos termos do art. 3º da CLT. Embora

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO - 2015 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Iara Marthos Águila 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito do Trabalho 1.4 SÉRIE: 5º. Ano TURMAS:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Direito do Trabalho I Código: DIR30 Professor: Frank Land Ribeiro Bastos E-mail: frank.bastos@fasete.edu.br CH

Leia mais

alterações produzirem efeitos favoráveis ou contra qualquer uma das partes envolvida na situação. Já, as voluntárias está relacionado às alterações

alterações produzirem efeitos favoráveis ou contra qualquer uma das partes envolvida na situação. Já, as voluntárias está relacionado às alterações ALTERAÇÃO E A EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO E OS SEUS TIPOS DE ESPÉCIES DE ALTERAÇÃO DO CONTRATO E AS SUAS FORMAS DE EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. O presente texto conta um pouco da alteração e

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES PROJETO DE PESQUISA

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES MARGARET GAVILANES RODRIGUES PROJETO DE PESQUISA FLEXIBILIZAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO- FILOSÓFICA Mogi das Cruzes, SP 2012 UNIVERSIDADE DE MOGI

Leia mais

DIREITO CONTRATUAL DO TRABALHO

DIREITO CONTRATUAL DO TRABALHO DIREITO CONTRATUAL DO TRABALHO Como deve ser analisada a nova lei trabalhista com a sua reforma na prática? Paralelo da lei antiga e nova Aspectos legais e teóricos Modelos de contratos E Muito mais! GLEIBE

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 9/XIII REDUZ O HORÁRIO DE TRABALHO PARA AS 35 HORAS SEMANAIS

PROPOSTA DE LEI N.º 9/XIII REDUZ O HORÁRIO DE TRABALHO PARA AS 35 HORAS SEMANAIS PROPOSTA DE LEI N.º 9/XIII REDUZ O HORÁRIO DE TRABALHO PARA AS 35 HORAS SEMANAIS A progressiva redução do horário de trabalho, sem redução dos salários e de outros direitos legais e contratuais adquiridos,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO PROCESSO DO TRABALHO

INTRODUÇÃO AO PROCESSO DO TRABALHO INTRODUÇÃO AO PROCESSO DO TRABALHO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO...5 Conceituação Geral... 5 Princípios do Processo do Trabalho... 5 2. ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA NA

Leia mais

Material Complementar artigos correlatos

Material Complementar artigos correlatos Material Complementar artigos correlatos SUMÁRIO Sucessão de empregadores definição e previsão legal 1. Previsão celetista sobre a sucessão de empregadores 2. Hipóteses de Sucessão de Empresas no Direito

Leia mais

PROGRAMA DIDÁTICO. CARGA HORÁRIA: 80horas

PROGRAMA DIDÁTICO. CARGA HORÁRIA: 80horas PROGRAMA DIDÁTICO CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Direito do Trabalho I(quinta feira18:50 às 22:20) CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 80horas PROFESSOR (ES): Tania Regina Peixoto Barone I OBJETIVO

Leia mais

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR Reforma Trabalhista O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação

Leia mais

Lições preliminares Direito

Lições preliminares Direito Princípios... são verdades fundantes de um sistema de conhecimento, como tais admitidas, por serem evidentes ou por terem sido comprovadas, mas também por motivos de ordem prática de caráter operacional,

Leia mais

PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR E A LIBERDADE DE CONTRATAR Cesar Luiz Pasold Júnior

PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR E A LIBERDADE DE CONTRATAR Cesar Luiz Pasold Júnior PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR E A LIBERDADE DE CONTRATAR Cesar Luiz Pasold Júnior Interpretação clássica: hipossuficiente, ao extremo: - Irrelevância de formação; - Irrelevância de salário; - Irrelevância

Leia mais

TRABALHO. Direito do. concursos públicos RENATO SARAIVA RAFAEL TONASSI SOUTO. 18. a edição revista, atualizada e ampliada

TRABALHO. Direito do. concursos públicos RENATO SARAIVA RAFAEL TONASSI SOUTO. 18. a edição revista, atualizada e ampliada RENATO SARAIVA RAFAEL TONASSI SOUTO Direito do TRABALHO concursos públicos 18. a edição revista, atualizada e ampliada Renato Saraiva e Tonassi -Dir Trabalho p Conc.Pub.-18ed.indb 3 10/03/2016 18:45:20

Leia mais

1 - CONHECIMENTO Conheço do agravo de instrumento, porquanto presentes os pressupostos extrínsecos de admissibilidade.

1 - CONHECIMENTO Conheço do agravo de instrumento, porquanto presentes os pressupostos extrínsecos de admissibilidade. A C Ó R D Ã O 4ª TURMA VMF/lhm/ma/mmc AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA ACORDO COLETIVO CONVENÇÃO COLETIVA - PRINCÍPIO DA NORMA MAIS FAVORÁVEL ART. 620 DA CLT TEORIA DO CONGLOBAMENTO. Nos termos

Leia mais

o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho, deve ser equilibrado!

o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho, deve ser equilibrado! Mini curriculum Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil, Professor em Pós Graduação e de Cursos Preparatórios para o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil. Contatos: E mail:

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor: Me. Leonardo de Oliveira Rezende

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor: Me. Leonardo de Oliveira Rezende Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código Direito do Trabalho II 086 Período Turma (s) 6º Período A,B,D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga Horária 48

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMA: 7º DM PLANO DE CURSO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Direito do Trabalho II Código da Disciplina: JUR256 Curso: Direito Semestre de oferta da disciplina: 8 Faculdade responsável: Direito Programa em vigência a partir de:

Leia mais

P E T R A R C A ADVOGADOS

P E T R A R C A ADVOGADOS Resolução 26, de 29 de setembro de 2008, publicada no D.O.U de 30 de setembro de 2008, editada pelo Conselho de Gestão da Previdência Complementar. Análise em confronto com a Lei Complementar 109/01. Ofensa

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME 2011.2 PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO 1ª SEMANA Princípios 1. Princípios norteadores do Direito do Trabalho: 1.1 Princípio

Leia mais

Professor: Rogerio Neiva Contatos: -Blog:

Professor: Rogerio Neiva Contatos: -Blog: Professor: Rogerio Neiva Contatos: -rogerio@tuctor.com -Twitter: @rogerioneiva -Blog: www.concursospublicos.pro.br Princípios e fontes do direito do trabalho. Renúncia e transação. = Evolução das relações

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO

TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO I. DENOMINAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO É essencial para iniciarmos o exame do direito do trabalho, estudar a sua denominação. No Direito Romano usava-se a seguinte expressão

Leia mais

,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O

,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O ,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O I IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Legislação Social e Trabalhista Ano Letivo:

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Individual do Trabalho

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017 REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 INTRODUÇÃO A Lei n 13.467, de 13 de Julho de 2017, entrou em vigor a partir de 11 de novembro de 2017. Ela irá alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) trazendo

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/2 DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO I PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMA:

Leia mais

O CONTRATO DE EXPERIÊNCIA E ALGUNS DESDOBRAMENTOS JURÍDICOS

O CONTRATO DE EXPERIÊNCIA E ALGUNS DESDOBRAMENTOS JURÍDICOS 1 O CONTRATO DE EXPERIÊNCIA E ALGUNS DESDOBRAMENTOS JURÍDICOS SOUZA, E. F. de. Resumo: O contrato de experiência é modalidade de contrato de prazo determinado, que tem por finalidade experimentar a capacidade

Leia mais

SEMANA 2 QUESTÕES DISCURSIVAS FECHAMENTO

SEMANA 2 QUESTÕES DISCURSIVAS FECHAMENTO QUESTÃO 2 Entre o forte e o fraco, entre o rico e o pobre, entre o patrão e o operário, é a liberdade que oprime e a lei que liberta. Abade Lacordaire O direito do trabalho tem sua origem intrinsecamente

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA IV FÓRUM NACIONAL DE COOPERATIVISMO MÉDICO COOPERATIVISMO E TERCEIRIZAÇÃO A VISÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA IV FÓRUM NACIONAL DE COOPERATIVISMO MÉDICO COOPERATIVISMO E TERCEIRIZAÇÃO A VISÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA IV FÓRUM NACIONAL DE COOPERATIVISMO MÉDICO COOPERATIVISMO E TERCEIRIZAÇÃO A VISÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Brasília, DF, 15 de junho de 2011 DIREITO DO TRABALHO E

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Princípios constitucionais informadores do direito urbanístico Georges Louis Hage Humbert* Resumo: o presente estudo trata acerca dos princípios constitucionais informadores do Direito

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Convenções coletivas. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Convenções coletivas. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Convenções coletivas. Parte I Prof. Cláudio Freitas CRFB/88. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical A AUTONOMIA PRIVADA COLETIVA NA JUSTIÇA DO TRABALHO. Guilherme Brandão Advogado

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical A AUTONOMIA PRIVADA COLETIVA NA JUSTIÇA DO TRABALHO. Guilherme Brandão Advogado TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical A AUTONOMIA PRIVADA COLETIVA NA JUSTIÇA DO TRABALHO Guilherme Brandão Advogado A autonomia privada coletiva complementa o princípio da liberdade sindical. É a manifestação

Leia mais

A lei /17 e os seus impactos na terceirização brasileira

A lei /17 e os seus impactos na terceirização brasileira BAPTISTA LUZ ADVOGADOS R. Ramos Batista. 444. Vila Olímpia 04552-020. São Paulo SP baptistaluz.com.br A lei 13.429/17 e os seus impactos na terceirização brasileira Introdução O surgimento do modelo de

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DISCIPLINA: CÓDIGO : DCSA0501 CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 60 h.

Leia mais

SINTER A RECEITA FEDERAL ONISCIENTE. sobre todos os tipos de atividades dos contribuintes, por meio de diversas

SINTER A RECEITA FEDERAL ONISCIENTE. sobre todos os tipos de atividades dos contribuintes, por meio de diversas NÚMERO 89, ANO VIII MAIO DE 2016 I SINTER A RECEITA FEDERAL ONISCIENTE Nos últimos anos a Receita Federal tem ganho controle e conhecimento sobre todos os tipos de atividades dos contribuintes, por meio

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017

REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017 REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual Luiz Fernando Alouche julho/2017 SUMÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO ALGUNSNÚMEROS COMPARATIVO ANTES E DEPOIS DA REFORMA ALTERAÇÕES NA QUESTÃO PROCESSUAL POSSÍVEIS MODIFICAÇÕES

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR. XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017

REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR. XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017 REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017 Contextualização Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência Altera as regras de acesso e remuneração

Leia mais

CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA CURSO: DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO SOCIAL CÓDIGO DA DISCIPLINA: TEC.0378 PRÉ-REQUISITO: IDDPTS UNIDADE CURRICULAR: Obrigatória [X ] Optativa [ ] Eletiva

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO LEITURA COMPLEMENTAR PROFESSORA EVELIN POAYRES

DIREITO DO TRABALHO LEITURA COMPLEMENTAR PROFESSORA EVELIN POAYRES DIREITO DO TRABALHO LEITURA COMPLEMENTAR PROFESSORA EVELIN POAYRES FONTES DO DIREITO DO TRABALHO 1. Classificação das fontes: a) material b) formais. 2. Fonte material: é a pressão exercida pelos trabalhadores

Leia mais

FONTE. Fontes materiais DIREITO DO TRABALHO 24/02/2016 FONTES E PRINCÍPIOS MATERIAL

FONTE. Fontes materiais DIREITO DO TRABALHO 24/02/2016 FONTES E PRINCÍPIOS MATERIAL FONTES E PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO Msc. Roseniura Santos CLT - Art. 8º - As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito do Trabalho Princípios do Direito do Trabalho. Parte II Prof. Cláudio Freitas 5- IN DUBIO PRO OPERARIO Princípios do Direito do Trabalho (...) Infere-se que o objetivo da norma,

Leia mais

DURAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO

DURAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DURAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO Fundamentos e Objetivos OBJETIVO: As normas sobre a duração do trabalho têm por finalidade estabelecer limite temporal ao trabalho executado pelo empregado em favor do empregador,

Leia mais

TRABALHO DIREITO E PROCESSO DO TEORIA. 1ª e 2ª FASES RENATO SARAIVA RAFAEL TONASSI ARYANNA LINHARES. revista e atualizada. edição

TRABALHO DIREITO E PROCESSO DO TEORIA. 1ª e 2ª FASES RENATO SARAIVA RAFAEL TONASSI ARYANNA LINHARES. revista e atualizada. edição RENATO SARAIVA RAFAEL TONASSI ARYANNA LINHARES DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO TEORIA 17 edição revista e atualizada 1ª e 2ª FASES 2017 OAB 1 fase -Saraiva et al -Dir e Proc Trabalho_17ed.indb 3 22/06/2017

Leia mais

Em suma, o Projeto de Lei trata dos seguintes assuntos:

Em suma, o Projeto de Lei trata dos seguintes assuntos: INFORME N 01/2017 Projeto de Lei n. 6787/2016, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho CLT e a Lei n. 6.019/74, para dispor sobre eleições de representantes dos trabalhadores no local de trabalho

Leia mais

Rodada #1. Direito do Trabalho

Rodada #1. Direito do Trabalho Rodada #1 Direito do Trabalho Professora Elisa Pinheiro Assuntos da Rodada Direito do Trabalho 1. Princípios e fontes do direito do trabalho. 2 Direitos constitucionais dos trabalhadores (Art. 7º da Constituição

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Direito Individual do Trabalho CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA Fundamentos históricos

Leia mais

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL OUTUBRO DE 2011 NOTA TÉCNICA AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL A Lei 12.506/11, publicada no Diário Oficial da União do dia 13 de outubro de 2011, amplia o aviso prévio dos atuais 30 dias para até 90 dias. Esta

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1ª Questão Assinale a alternativa incorreta. Entre as características do Direito do Trabalho, a doutrina nacional, notadamente Alice Monteiro de Barros, aponta: a) O caráter cosmopolita,

Leia mais