A DIARRÉIA AGUDA E O SANEAMENTO BÁSICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A DIARRÉIA AGUDA E O SANEAMENTO BÁSICO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Rafael Apoena Marques Trece A DIARRÉIA AGUDA E O SANEAMENTO BÁSICO RELAÇÃO ENTRE A PREVALÊNCIA DE DIARRÉIA E O ATENDIMENTO POR SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E COLETA DE ESGOTOS NOS 13 MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DA BAHIA

2 CONTEÚDO Introdução Metodologia A diarréia aguda Comparação entre a prevalência de diarréia em 2007 nos treze mais populosos municípios da Bahia e: Abastecimento de água por rede Coleta de esgotos por rede Quantidade de chuva precipitada* Conclusão Referências

3 INTRODUÇÃO A escolha do tema Doença que acomete pessoas de todas as idades, sexo e nível sócio-econômico. Problema em regiões com deficiências nas áreas de educação, moradia, saneamento e distribuição de renda, como é o caso do Brasil e, mais especificamente, da Bahia. Apesar de sua participação vir diminuindo como causa de MORTALIDADE, dentre as doenças infecciosas e parasitárias, a diarréia aguda ainda permanece como uma importante causa de MORBIDADE. Cerca de 2milhõesdecrianças(< 5 anos) vão a óbito em países em desenvolvimento (NIEHAUS, 2002, citado por CÉSAR, 2006). Morbidade por enfermidades diarréicas é recomendada como indicador em estudos de impacto das ações de saneamento.

4 INTRODUÇÃO Objetvo Elaborar uma breve revisão bibliográfica sobre a diarréia aguda e apontar uma possível correlação entre sua ocorrência e o nível de atendimento à duas das componentes do saneamento básico - abastecimento de água e esgotamento sanitário - por meio do cruzamento entre a prevalência de diarréia eapercentagem de população não atendida por esses serviços nos dez mais populosos municípios baianos, segundo a contagem populacional 2007 do IBGE.

5 METODOLOGIA Definição do tema. Pesquisa bibliográfica. Analisar 10 ou 13 municípios? (Alagoinhas, Itabuna, Juazeiro) Coleta de dados secundários. Quais os 13 municípios mais populosos? Contagem 2007 (IBGE) Prevalência de diarréia (DIVEP) Percentagem da população atendida por: Rede de abastecimento de água (EMBASA) Rede coletora de esgotos sanitários (EMBASA) Coleta de lixo (SNIS)* Dificuldades Mais de 100% da população atendida em Camaçari e Lauro de Freitas. Adotado 100% Coleta de lixo: dados somente de 7 municípios, sendo que 5 possuíam 100% de cobertura (coleta regular a partir de 1 vez na semana). impossibilidade de comparar.

6 METODOLOGIA Acrescentar mais um parâmetro a análise Drenagem?. Precipitação pluviométrica mensal ( 4º distrito do INMET e INGÁ) Pouco tempo Tabela 1: Municípios e população (IBGE, 2007) MUNICÍPIO POPULAÇÃO (IBGE, 2007) Figura 1: Municípios: localização espacial (SEI, 2008) Salvador Feira de Santana Vitória da Conquista Juazeiro Camaçari Ilhéus Itabuna Jequié Lauro de Freitas Alagoinhas Barreiras Teixeira de Freitas Porto Seguro

7 A DIARRÉIA AGUDA Diarréia Eliminação de fezes amolecidas, de consistência líquida, fenômeno geralmente acompanhando do aumento do número de evacuações diárias edoaumento de massa fecal. De acordo com Engel (2008), uma das mais utilizadas formas de classificação faz referência ao tempo de evolução da doença: Foto 1: E. coli (microscópio eletrônico) aguda, menor que 2 semanas; persistente, entre 2 e 4 semanas; e crônica, maior que 4 semanas. Diarréia aguda Em 90% dos casos tem origem infecciosa. Seus agentes etiológicos mais comuns são os vírus, as bactérias Escherichia coli, Salmonella, Shiguela eatoxinadostaphylococcus aureus (ENGEL, 2008).

8 A DIARRÉIA AGUDA Quadro 1: Vias mais comuns de transmissão da diarréia por agente etiológico. Agente E. coli enterotoxigênica E. coli êntero-hemorrágica Toxinas do S.aureus e do Clostridium perfringens Transmissão Pode contaminar e se proliferar na água e nos alimentos Geralmente adiquirida pelo consumo de carnes ou sucos de frutas Alimentos mal conservados e previamente manipulados Salmonella Alimentos de origem animal (frango, ovos e laticínios) Shiguela Campylobacter Giárdia intestinalis Normalmente por contato interpessoal Frango mal cozido Água contaminada ou contato interpessoal Fonte: Adaptado de Engel (2008).

9 A DIARRÉIA AGUDA Desidratação grave é mais freqüente em crianças. Isso ocorre porque, além da capacidade de retenção renal de líquidos não estar completamente desenvolvida nas crianças pequenas, o corpo de uma criança tem uma taxa de perdas de líquidos mais elevada devido à sua relação superfície/volume corporal ser comparativamente maior que a dos adultos (BRAUNWALD et al, 2006) A grande maioria dos casos de diarréia é branda e esta é, normalmente, uma doença autolimitada (o doente se recupera sozinho) de duração menor que 72h, sendo necessárias apenas medidas de suporte, ou seja, terapia dirigida para a redução dos sintomas e prevenção da desidratação (MEDICINA ATUAL, 2008). Soro caseiro: 4 colheres das de sopa de açúcar 1 colher das de chá de sal 1 litro de água fervida.

10 Comparação entre a prevalência de diarréia e atendimento aos serviços de saneamento* Município Tabela 2: Os treze municípios estudados e o resumo dos dados coletados Nº CASOS Prevelência de Diarréia - D (nº de casos / 1000 hab) População atendida por Rede de Abastec. de Água (%) População atendida por Rede de Coleta de Esgoto (%) População atendida por coleta de lixo (%) Salvador ,27 93,1 74,1 95,94 Feira de Santana ,31 78,7 35,3 100 Vitória da Conquista ,93 91,6 41,9 100 Juazeiro ,41 94,81* 50,6* - Camaçari , ,2 100 Ilhéus , ,7 - Itabuna ,30 99,87* 66,82* 100 Jequié ,90 93,7 78,8 - Lauro de Freitas , ,8 89,5 Alagoinhas ,58 92* 7,34* 100 Barreiras 675 5,21 94,3 8,7 - Teixeira de Freitas ,95 79,4 6,2 - Porto Seguro ,85 54,7 63,5 - Fonte: IBGE (2008), DIVEP (2008), EMBASA (2006) e SNIS (2007a,2007b); *SNIS (2007a)

11 Comparação entre a prevalência de diarréia e atendimento aos serviços de saneamento* Figura 2: Prevalência de diarréia, População Sem Rede de Abastecimento de Água (PSRA) e População Sem Rede de Coleta de Esgoto (PSRE) Fonte: DIVEP (2008), EMBASA (2006) e SNIS (2006)

12 Prevalência de diarréia X Abastec. de água Figura 3: Prevalência de diarréia x População Sem Rede de Abastecimento de Água (PSRA). Fonte: DIVEP (2008), EMBASA (2006) e SNIS (2006)

13 Prevalência de diarréia X Coleta de esgoto Figura 4: Prevalência de diarréia x População Sem Rede de Coleta de Esgoto (PSRE). Fonte: DIVEP (2008), EMBASA (2006) e SNIS (2006)

14 Nº de casos de diarréia X Chuva Figura 5 e 6: Número de casos de diarréia e precipitação mensais em Salvador e Feira de Santana (2007). Fonte: DIVEP (2008) e INMET (2008)

15 Nº de casos de diarréia X Chuva Figura 7 e 8: Número de casos de diarréia e precipitação mensais em Vitoria da Conquista e Ilhéus (2007). Fonte: DIVEP (2008) e INMET (2008) Fonte: DIVEP (2008) e INGÁ (2008).

16 CONCLUSÃO Diarréia é considerada uma doença cujos indicadores (morbidade, mortalidade e outros) servem como forma de avaliar o impacto das ações de saneamento na saúde da população. Por ser uma doença muito comum e autolimitada, ou seja, com a característica de sanar espontaneamente após alguns dias, a diarréia pode ser vista como uma enfermidade sem relevância e de fácil controle, porém, em condições favoráveis, pode se tornar preocupante. Prevalência de diarréia x atendimento aos serviços de saneamento: O resultado do estudo parece indicar que o abastecimento de água adequado possui maior peso no sentido de reduzir os riscos de transmissão da diarréia. Mas... Subnotificação de casos Poderia considerar um maior número de soluções de saneamento, o que não foi possível já que a principal fonte desses dados (EMBASA) não as considera. Poderia considerar um período de tempo maior, e não somente o ano de Poderia considerar um maior número de municípios.

17 CONCLUSÃO Nº de casos de diarréia X Chuva Não foi possível verificar o esperado acompanhamento dos picos de chuva com maiores números de casos de diarréia. Período maior de tempo Dados diários de chuva e de número de casos registrados da doença. É necessária a criação de um banco atualizado e padronizado com dados sobre o atendimento eaqualidadedos serviços de saneamento nos municípios baianos, para possibilitar o acesso a informação e os estudos sobre a relação da saúde com o saneamento e deste com outros aspectos.

18 REFERÊNCIAS 1. BAHIA. Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Divisão de Vigilância Epidemiológica DIVEP. Dados de ocorrência de diarréia aguda, por semana epidemiológica, em Salvador, 2008a. Não publicado 2. BAHIA. Instituto de Gestão das Águas e do Clima INGÁ. Monitoramento da precipitação no estado da Bahia: outubro de 2006 a fevereiro de Salvador, 2007 Disponível em:< jsp>. Acesso em: 17 mai. 2008b. 3. ENGEL, C. L; ENGEL H. F. (Org.). Medcurso 2008: Gastroenterologia. [S.l.]: Medwriters, HELLER, Léo. Saneamento e Saúde. Brasília: OPAS/OMS, OBRIGADO! CONTATO: Rafael Apoena Marques Trece rafael.trece@codevasf.gov.br (77) (71)

A relação entre morbi-mortalidade infantil e acesso à água de qualidade. Profª. Dra. Susana Segura Muñoz

A relação entre morbi-mortalidade infantil e acesso à água de qualidade. Profª. Dra. Susana Segura Muñoz A relação entre morbi-mortalidade infantil e acesso à água de qualidade Profª. Dra. Susana Segura Muñoz Bairro da Esperança ¼ dos municípios brasileiros com rede de distribuição de água convive com racionamento

Leia mais

Saúde Ambiental. Saúde Ambiental. Saneamento Básico. Saneamento Básico. Saneamento Ambiental

Saúde Ambiental. Saúde Ambiental. Saneamento Básico. Saneamento Básico. Saneamento Ambiental Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Disciplina Saúde Ambiental Profª. Dra. Susana Segura Muñoz Saúde Ambiental Campo de estudo das condições ambientais que possam afetar a

Leia mais

Eleições 2008 FORMULÁRIO 10A MAPA GERAL DE APURAÇÃO PRESIDENTE DO CONFEA

Eleições 2008 FORMULÁRIO 10A MAPA GERAL DE APURAÇÃO PRESIDENTE DO CONFEA DESCRIÇÃO DOS ITENS Urna nº 001 Urna nº 002 Urna nº 003 Urna nº 004 Urna nº 005 Sede Sede Sede Sede Sede 1. Total de eleitores votantes 72 72 91 65 54 354 2. Total de cédulas encontradas na urna comum

Leia mais

O Projeto pretende abranger as áreas urbanas e rurais dos 14 municípios-sede de Cerest que compõem a Renast-BA

O Projeto pretende abranger as áreas urbanas e rurais dos 14 municípios-sede de Cerest que compõem a Renast-BA PROJETO DE VIGILÂNCIA DA SAÚDE DOS TRABALHADORES DE POSTOS DE REVENDA DE COMBUSTÍVEIS A VAREJO DO ESTADO DA BAHIA Cesat/Sesab Salvador/2008 OBJETIVO GERAL Desenvolver ações de vigilância em saúde do trabalhador

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde. Rejane Maria de Souza Alves COVEH/DEVEP/SVS/MS 2006

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde. Rejane Maria de Souza Alves COVEH/DEVEP/SVS/MS 2006 Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Rejane Maria de Souza Alves COVEH/DEVEP/SVS/MS 2006 Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Vigilância Epidemiológica da Síndrome Hemolítica

Leia mais

Doenças Transmitidas por Alimentos. Prof.: Alessandra Miranda

Doenças Transmitidas por Alimentos. Prof.: Alessandra Miranda Doenças Transmitidas por Alimentos Prof.: Alessandra Miranda Origem das Doenças Biológica Química Físicas Grupos Vulneráveis Crianças de 0 a 5 anos Mulheres grávidas Doentes e pessoas com baixa imunidade

Leia mais

ROTAVÍRUS Juliana Aquino

ROTAVÍRUS Juliana Aquino Juliana Aquino A infecção pelo rotavírus varia de um quadro leve, com diarréia aquosa e duração limitada à quadros graves com desidratação, febre e vômitos. Estima-se que essa doença seja responsável por

Leia mais

Este resultado foi o maior para o mês de janeiro nos últimos 6 anos, como visto no gráfico a seguir:

Este resultado foi o maior para o mês de janeiro nos últimos 6 anos, como visto no gráfico a seguir: Saldo (admitidos - desligados) Edição nº 01/2018 Janeiro No primeiro mês do ano de 2018 o saldo de empregos formais da Bahia apresentou grande resultado positivo de 5.547 postos de empregos. Os principais

Leia mais

Cenário Atual do Saneamento

Cenário Atual do Saneamento Cenário Atual do Saneamento Conhecimento ainda é privilégio de poucos 31% da população desconhece o que é Saneamento, somente 3% o relacionam à Saúde e 41% não pagaria para ter seu domicílio ligado à rede

Leia mais

Projeções Demográficas para Bahia

Projeções Demográficas para Bahia Projeções Demográficas para Bahia 2010-2030 Objetivo o Investigar, através das projeções, as condições futuras dos diversos segmentos da população, bem como prever alterações na dinâmica demográfica, levando

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE LEPTOSPIROSE E O MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E DADOS PLUVIOMÉTRICOS NOS DISTRITOS SANITÁRIOS DA CIDADE DO SALVADOR, BAHIA,

RELAÇÃO ENTRE LEPTOSPIROSE E O MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E DADOS PLUVIOMÉTRICOS NOS DISTRITOS SANITÁRIOS DA CIDADE DO SALVADOR, BAHIA, RELAÇÃO ENTRE LEPTOSPIROSE E O MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E DADOS PLUVIOMÉTRICOS NOS DISTRITOS SANITÁRIOS DA CIDADE DO SALVADOR, BAHIA, Rafael Augusto Bastos de Almeida Engenheiro Sanitarista

Leia mais

Definição de saúde. Os animais não são máquinas, são seres sencientes

Definição de saúde. Os animais não são máquinas, são seres sencientes Definição de saúde Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doenças (Organização Mundial da Saúde) Definição de saúde Os animais não são máquinas,

Leia mais

ENTENDENDO E PREVENINDO A GASTROENTERITE

ENTENDENDO E PREVENINDO A GASTROENTERITE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO BIOMÉDICO Departamento de Microbiologia e Parasitologia CARTILHA ENTENDENDO E PREVENINDO A GASTROENTERITE Robson dos Santos Souza Marinho Ana Maria Viana Pinto

Leia mais

SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É um conceito em evolução e que resulta da interação entre pessoas com deficiência e as barreiras atitudinais e ambientais que impedem sua plena e

Leia mais

ESTUDO DE INDICADORES DE AMBIENTE E SAÚDE NAS MICRORREGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL UTILIZANDO MÉTODO DE REGRESSÃO MÚLTIPLA 1

ESTUDO DE INDICADORES DE AMBIENTE E SAÚDE NAS MICRORREGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL UTILIZANDO MÉTODO DE REGRESSÃO MÚLTIPLA 1 ESTUDO DE INDICADORES DE AMBIENTE E SAÚDE NAS MICRORREGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL UTILIZANDO MÉTODO DE REGRESSÃO MÚLTIPLA 1 Alexandre Luiz Schäffer 2, Franciele Oliveira Castro 3, Jéssica Simon Da Silva

Leia mais

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS DOENÇAS DE TRANSMISSÃO HÍDRICA E ALIMENTAR. DENISE FIGUEIREDO Medica-Veterinária

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS DOENÇAS DE TRANSMISSÃO HÍDRICA E ALIMENTAR. DENISE FIGUEIREDO Medica-Veterinária VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS DOENÇAS DE TRANSMISSÃO HÍDRICA E ALIMENTAR DENISE FIGUEIREDO Medica-Veterinária SistemaVE-DTHA/RS HISTÓRICO 1972 :Início das primeiras notificações e investigações Ve +VISA

Leia mais

Roteiro para o Monitoramento das Doenças Diarréicas Agudas

Roteiro para o Monitoramento das Doenças Diarréicas Agudas SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS Coordenação de Controle das Doenças Hídricas e Alimentares Av. 136 s/n, Quadra F44, Lotes 22 a 24,

Leia mais

Universalização dos Serviços de Saneamento Básico no Brasil Diagnóstico Atual e Projeções Futuras

Universalização dos Serviços de Saneamento Básico no Brasil Diagnóstico Atual e Projeções Futuras Universalização dos Serviços de Saneamento Básico no Brasil Diagnóstico Atual e Projeções Futuras Renato de Oliveira Fernandes Doutorando em Eng. de Recursos Hídricos / UFC Professor Assistente Dep. de

Leia mais

Vírus associados à surtos alimentares (Rotavirus, Norovirus e Hepatite A)

Vírus associados à surtos alimentares (Rotavirus, Norovirus e Hepatite A) Vírus associados à surtos alimentares (Rotavirus, Norovirus e Hepatite A) Disciplina : Microbiologia Curso: Nutrição Professora: Adriana de Abreu Corrêa (adrianacorrea@id.uff.br) DOENÇAS TRANSMITIDAS POR

Leia mais

Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011

Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011 Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011 Promover o monitoramento Gerar medições que: Informem os formuladores de políticas Avaliem a implementação

Leia mais

Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos no Brasil

Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos no Brasil Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Coordenação de Vigilância das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos no Brasil

Leia mais

Água e desenvolvimento regional: uma visão geoeconômica. Claudio A. G. Egler Laget UFRJ

Água e desenvolvimento regional: uma visão geoeconômica. Claudio A. G. Egler Laget UFRJ Água e desenvolvimento regional: uma visão geoeconômica Claudio A. G. Egler Laget UFRJ egler@ufrj.br Objetivos propostos Cenários de desenvolvimento do Nordeste; Água como insumo para o desenvolvimento

Leia mais

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1 DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1 TERMOS CORRESPONDENTES : Doenças Transmitidas por Água e Alimentos (DTAs); Doenças Veiculadas por Água e Alimentos; Enfermidades Veiculadas por Água e Alimentos;

Leia mais

É um termo usado nas águas que, após utilização humana, apresentam as suas características naturais elevadas.

É um termo usado nas águas que, após utilização humana, apresentam as suas características naturais elevadas. ESGOTO É um termo usado nas águas que, após utilização humana, apresentam as suas características naturais elevadas. Conforme o uso predominante: Comercial Industrial Doméstico No Brasil são produzidos

Leia mais

TR A N A N C A I C ONA N L A L DE D E PR P O R DU D Ç U Ã Ç O Ã EM E

TR A N A N C A I C ONA N L A L DE D E PR P O R DU D Ç U Ã Ç O Ã EM E III MOSTRA NACIONAL DE PRODUÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Secretaria da Saúde ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS E DE CONTROLE DA ESQUISTOSSOMOSE NO ESTADO DA BAHIA BRASÍLIA - DF, 5 a 8 agosto, 2008 Aécio Meireles de

Leia mais

NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 01/2015

NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 01/2015 NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 01/2015 LACEN/DIVS/DIVE Assunto: Orienta sobre a investigação, coleta e encaminhamento de amostras biológicas, alimentos e água para diagnóstico laboratorial de surtos de Doenças

Leia mais

Objetivo 7 - Garantir a sustentabilidade ambiental

Objetivo 7 - Garantir a sustentabilidade ambiental Apresentação dos Resultados do Relatório ODM BH 2014 - Meta 10 - Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável à água potável e esgotamento sanitário Ricardo

Leia mais

Vigilância Sanitária de Alimentos. Bactérias causadoras de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)- II

Vigilância Sanitária de Alimentos. Bactérias causadoras de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)- II Vigilância Sanitária de Alimentos Bactérias causadoras de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)- II Clostridium perfringens Intestino Microbiota normal Solo Água Produto cárneo Clostridium perfringens

Leia mais

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (DTA)

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (DTA) Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais Departamento de Medicina Veterinária Preventiva Disciplina de Saúde Pública DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (DTA) Francielle Liz Monteiro

Leia mais

Utilização de águas residuais para irrigação. Palestrante: Msc. Ivan de Oliveira Lima Júnior

Utilização de águas residuais para irrigação. Palestrante: Msc. Ivan de Oliveira Lima Júnior Utilização de águas residuais para irrigação Palestrante: Msc. Ivan de Oliveira Lima Júnior O início de tudo O primeiro contato com o reuso (INSA) Mudança de postura Convivência com o semiárido Ver esgoto

Leia mais

PANORAMA DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL

PANORAMA DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL PANORAMA DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL Johnny Ferreira dos Santos Diretor Ministério das Cidades São Paulo, 15 de Março de 2016 Itens 1. Saneamento: Aspectos Gerais 2. Importância do Saneamento para a

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE HEPATITE A NOTIFICADOS EM UM ESTADO NORDESTINO

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE HEPATITE A NOTIFICADOS EM UM ESTADO NORDESTINO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE HEPATITE A NOTIFICADOS EM UM ESTADO NORDESTINO Rayana Cruz de Souza; Universidade Federal da Paraíba; rayana_souza@hotmail.com Maira Ludna Duarte; Universidade Federal

Leia mais

A taxa ou coeficiente de mortalidade representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem em dada população.

A taxa ou coeficiente de mortalidade representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem em dada população. Mortalidade Mortalidade é uma propriedade natural das comunidades dos seres vivos. Refere-se ao conjunto dos indivíduos que morrem em um dado intervalo de tempo e em certo espaço. A taxa ou coeficiente

Leia mais

Indicadores de ocorrência de doenças em populações

Indicadores de ocorrência de doenças em populações Indicadores de ocorrência de doenças em populações Considerações gerais Principais indicadores de ocorrência de doenças Mortalidade: mede o risco de um indivíduo da população morrer Letalidade: mede o

Leia mais

Hepatite A: saiba como se pega o vírus, quais são os sintomas e tratamentos

Hepatite A: saiba como se pega o vírus, quais são os sintomas e tratamentos Neste verão, além da habitual preocupação com doenças como a dengue, a população do Rio de Janeiro foi surpreendida com um grande número de pessoas infectadas com o vírus da Hepatite A. Um surto, com concentração

Leia mais

IMPORTÂNCIAS DAS BACTÉRIAS

IMPORTÂNCIAS DAS BACTÉRIAS Cultura bacteriana A N T I B I O G R A M A IMPORTÂNCIAS DAS BACTÉRIAS * NA ECOLOGIA Ciclo do nitrogênio e decompositoras * NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCEA Vinagre, Queijos, Coalhadas, Iogurtes etc. * NA INDÚSTRIA

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA VETERINÁRIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA VETERINÁRIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO TÍTULO: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE ZOONOSES DE PROPRIETÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO (UNIAN) EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

Leia mais

Conceito de Ecoepidemiologia Prof. Claudia Witzel

Conceito de Ecoepidemiologia Prof. Claudia Witzel Conceito de Ecoepidemiologia Prof. Claudia Witzel Definição Os fenômenos estudados pela epidemiologia pertencem ao âmbito coletivo e, portanto, devem remeter ao social. Faz sentido pensar em algum processo

Leia mais

100% Aprendizagens e Projetos de Vida em foco

100% Aprendizagens e Projetos de Vida em foco 100% Aprendizagens e Projetos de Vida em foco Agosto a Outubro Palestras sobre Projetos de Vida e Ações Afirmativas; Workshops sobre Mundo das Profissões; Vivências no Campus; Linha de ação 3 Projetos

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA. Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel

EPIDEMIOLOGIA. Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel EPIDEMIOLOGIA Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel O QUE É EPIDEMIOLOGIA? Compreende: Estudo dos determinantes de saúdedoença: contribuindo para o avanço no conhecimento etiológico-clínico Análise das

Leia mais

HIDROSFERA: 3/4 DO PLANETA

HIDROSFERA: 3/4 DO PLANETA HIDROSFERA: 3/4 DO PLANETA DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA E INDICADORES MICROBIOLÓGICOS 97,4% : Águas marinhas 1,8% : Águas congeladas 0.8% : Águas doces DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA Doenças causadas pelo

Leia mais

Investigação de surtos. Romulo Colindres, MD MPH

Investigação de surtos. Romulo Colindres, MD MPH Investigação de surtos Romulo Colindres, MD MPH GSS Nivel I Rio de Janeiro, Brasil 2005 1 Investigação de Surtos Objetivos da palestra: 1. Rever os 10 passos da investigação de um surto 2. Demonstrar os

Leia mais

Indicadores de saúde Morbidade e mortalidade

Indicadores de saúde Morbidade e mortalidade Indicadores de saúde Morbidade e mortalidade Milene ZS Vosgerau Indicadores epidemiológicos A construção de indicadores de saúde é necessária para: analisar a situação atual de saúde; fazer comparações;

Leia mais

Considerando a entrada em vigor da LC 46/2018, em 30 de outubro de 2018;

Considerando a entrada em vigor da LC 46/2018, em 30 de outubro de 2018; RESOLUÇÃO Nº 007 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2018. Dispõe sobre a criação de unidades defensoriais referentes a existência de defensores empossados am data anterior à vigência da LC 46/2018, à nomeação de defensores

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Disciplina: Saúde Coletiva. Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)

Universidade Federal do Rio de Janeiro Disciplina: Saúde Coletiva. Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) Universidade Federal do Rio de Janeiro Disciplina: Saúde Coletiva Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) A nossa comida é segura? Segurança de Alimentos = Alimentos sem Perigos à Saúde do Consumidor

Leia mais

ENERGIA ELÉTRICA NA BAHIA: QUEM CONSOME MAIS?

ENERGIA ELÉTRICA NA BAHIA: QUEM CONSOME MAIS? ENERGIA ELÉTRICA NA BAHIA: QUEM CONSOME MAIS? RAIO X DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEMA: Energia elétrica AUTORES: Abílio Cláudio do Nascimento Peixoto, Leila Cristina Bonfim Lima Costa, Mônica Bispo Santos e

Leia mais

Desafios frente à segurança da água para consumo humano no Rio Grande do Sul

Desafios frente à segurança da água para consumo humano no Rio Grande do Sul Desafios frente à segurança da água para consumo humano no Rio Grande do Sul Julce Clara da Silva MSc. Saúde Coletiva UNISINOS Engª.Quimica Sanitarista Coordenadora VIGIAGUA DVAS Porto Alegre, 27 de setembro

Leia mais

ENEM (bolsa de estudo) CURSO TOTAL. Eletrotécnica Noturno ,00 272,00 24 meses. Alagoinhas Logística Noturno ,00 272,00 18 meses

ENEM (bolsa de estudo) CURSO TOTAL. Eletrotécnica Noturno ,00 272,00 24 meses. Alagoinhas Logística Noturno ,00 272,00 18 meses PROCESSO SELETIVO CHP 2017.2 S TÉCNICOS - PRESENCIAL Os Cursos oferecidos na modalida presencial, turnos, vagas, duração e o local funcionamento estão relacionados na tabela a seguir: MUNICÍPIO TURNO Matutino

Leia mais

Variáveis e Produtos Climáticos de Interesse para o Setor Saúde

Variáveis e Produtos Climáticos de Interesse para o Setor Saúde Programa de Mudanças Ambientais Globais e Saúde Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro Variáveis e Produtos Climáticos de Interesse para o Setor Saúde Ulisses E. C. Confalonieri FLUTUAÇÕES CLIMÁTICAS Abundância

Leia mais

Hepatites Virais. Prof. Claudia L. Vitral

Hepatites Virais. Prof. Claudia L. Vitral Hepatites Virais Prof. Claudia L. Vitral Hepatites virais Hepatite A Hepatite B Hepatite C Hepatite D Hepatite E Agente etiológico HAV HBV HCV HDV HEV Classificação (família) Picornaviridae Hepadnaviridae

Leia mais

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À OCORRÊNCIA DA LEISHMANIOSE VISCERAL NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À OCORRÊNCIA DA LEISHMANIOSE VISCERAL NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À OCORRÊNCIA DA LEISHMANIOSE VISCERAL NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS Ana Paula Silva Teles Engenheira Sanita r ista e Ambiental M estre em Ciências Ambienta

Leia mais

Painel: Como vencer as barreiras de sanidade Tema: Desafios para o setor de alimentos Palestrante: Rafael Martins Felicio - MAPA

Painel: Como vencer as barreiras de sanidade Tema: Desafios para o setor de alimentos Palestrante: Rafael Martins Felicio - MAPA Painel: Como vencer as barreiras de sanidade Tema: Desafios para o setor de alimentos Palestrante: Rafael Martins Felicio - MAPA OBRIGADO! São objetivos da defesa agropecuária assegurar: I - a sanidade

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seção do Estado da Bahia

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seção do Estado da Bahia Página: 1/10 CONSELHO PLENO Suspensão do Exercício da Advocacia Edital n 040/2017-S O CONSELHEIRO DISTRIBUIDOR DA, SEÇÃO DA BAHIA, torna público, para conhecimento das autoridades judiciais e de terceiros,

Leia mais

PORTARIA N DE 14 DE OUTUBRO DE 2016.

PORTARIA N DE 14 DE OUTUBRO DE 2016. PORTARIA N. 1593 DE 14 DE OUTUBRO DE 2016. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO ESTADO DA BAHIA - DETRAN/BA no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Regimento Interno deste Departamento,

Leia mais

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental I COBESA

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental I COBESA I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental I COBESA Autores: Alessandra Gomes Lopes Sampaio Silva Antônio Alves Dias Neto Patrícia Campos Borja Luiz Roberto Santos Moraes Salvador, 14 de julho

Leia mais

ÓBITOS CAUSADOS POR PNEUMONIA NA REGIÃO SUL DO BRASIL

ÓBITOS CAUSADOS POR PNEUMONIA NA REGIÃO SUL DO BRASIL ÓBITOS CAUSADOS POR PNEUMONIA NA REGIÃO SUL DO BRASIL STIEHL Alesson L. 1, PINHEIRO Leonardo M. 1, STURMER, Giovani 2 Palavras-chave: Registros de mortalidade; Epidemiologia; Saúde pública; Doenças respiratórias.

Leia mais

Instituto de Saúde Coletiva (ISC) Depto. Epidemiologia e Bioestatística Disciplina: Epidemiologia II

Instituto de Saúde Coletiva (ISC) Depto. Epidemiologia e Bioestatística Disciplina: Epidemiologia II Instituto de Saúde Coletiva (ISC) Depto. Epidemiologia e Bioestatística Disciplina: Epidemiologia II AULA 2 Medindo e descrevendo a ocorrência das doenças 2016-1 1 Medindo a ocorrência das doenças 1: Contagem,

Leia mais

IX Giesta-Brasil-1 IMPACTO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA SAÚDE PÚBLICA: ESTUDO DE CASO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DE NAZARÉ NATAL - BRASIL

IX Giesta-Brasil-1 IMPACTO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA SAÚDE PÚBLICA: ESTUDO DE CASO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DE NAZARÉ NATAL - BRASIL IX Giesta-Brasil-1 IMPACTO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA SAÚDE PÚBLICA: ESTUDO DE CASO DO BAIRRO NOSSA SENHORA DE NAZARÉ NATAL - BRASIL Josyanne Pinto GIESTA¹ Engenheira Civil da Prefeitura Municipal de

Leia mais

PANORAMA DO SETOR DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ÁGUA E ESGOTO NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RECÔNCAVO NORTE E INHAMBUPE

PANORAMA DO SETOR DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ÁGUA E ESGOTO NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RECÔNCAVO NORTE E INHAMBUPE PANORAMA DO SETOR DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ÁGUA E ESGOTO NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RECÔNCAVO NORTE E INHAMBUPE Janiara Alves Batista (1) Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade

Leia mais

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ;

Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A Água Vamos aprender: Importância para os seres vivos; Ciclo da água; Tratamento da água e esgoto; Poluição da água e Saneamento básico; Doenças ; A água e os seres vivos Ajuda a manter e regular a temperatura

Leia mais

IMPACTO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO SOBRE AS HELMINTOSES INTESTINAIS: ESTUDOS EM ASSENTAMENTOS PERIURBANOS DE SALVADOR, BAHIA

IMPACTO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO SOBRE AS HELMINTOSES INTESTINAIS: ESTUDOS EM ASSENTAMENTOS PERIURBANOS DE SALVADOR, BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL IMPACTO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO SOBRE AS HELMINTOSES INTESTINAIS: ESTUDOS EM ASSENTAMENTOS PERIURBANOS DE SALVADOR,

Leia mais

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Quais os conceitos da Disciplina de Saúde Coletiva? Compreender os princípios históricos sobre saúde e doença. Compreender a saúde,

Leia mais

J. Health Biol Sci. 2017; 5(2): doi: / jhbs.v5i p

J. Health Biol Sci. 2017; 5(2): doi: / jhbs.v5i p J. Health Biol Sci. 2017; 5(2):150-154 doi:10.12662/2317-3076jhbs.v5i2.1209.p.150-154.2017 ARTIGO ORIGINAL Prevalência de enteroparasitos em crianças de uma unidade de educação infantil municipal de Rondonópolis

Leia mais

ANÁLISE DOS INDICADORES DE SAÚDE PÚBLICA ASSOCIADOS AO SANEAMENTO INADEQUADO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE (MS) NO DENISE KRONEMBERGER

ANÁLISE DOS INDICADORES DE SAÚDE PÚBLICA ASSOCIADOS AO SANEAMENTO INADEQUADO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE (MS) NO DENISE KRONEMBERGER 1 ANÁLISE DOS INDICADORES DE SAÚDE PÚBLICA ASSOCIADOS AO SANEAMENTO INADEQUADO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE (MS) NO PERÍODO 2003-2013 DENISE KRONEMBERGER 2014 2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DOENÇAS RELACIONADAS

Leia mais

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1 DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1 Denominações Correspondentes: Doenças Transmitidas por Água e Alimentos (DTAs) Doenças Veiculadas por Água e Alimentos Enfermidades Veiculadas por Água e Alimentos

Leia mais

Tipos de estudos epidemiológicos

Tipos de estudos epidemiológicos Tipos de estudos epidemiológicos Vítor Salvador Picão Gonçalves Universidade de Brasília Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária Laboratório de Epidemiologia Veterinária - EpiPlan Objetivos da aula

Leia mais

Doenças veiculadas por água contaminada

Doenças veiculadas por água contaminada Doenças veiculadas por água contaminada FORMAS DE CONTAMINAÇÃO Contato da pele com água contaminada; Ingestão de água contaminada; Ausência de rede de esgoto, falta de água ou práticas precárias de higiene;

Leia mais

(043A) F383s '

(043A) F383s ' (043A) 11 2007 11. F383s ' 3 1 INTRODUÇÃO Meningite é uma doença infecciosa aguda de expressiva relevância em saúde pública. Compromete as membranas que envolvem o Sistema Nervoso Central (cérebro e medula

Leia mais

Rejane Alves. A importância da Vigilância das Doenças. Diarreicas Agudas. Seminário Estadual sobre o Impacto da Seca nas Doenças.

Rejane Alves. A importância da Vigilância das Doenças. Diarreicas Agudas. Seminário Estadual sobre o Impacto da Seca nas Doenças. Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Coordenação Geral de Doenças Transmissíveis Unidade de Vigilância das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar Seminário Estadual sobre o Impacto

Leia mais

CONCEITOS DE EPIDEMIOLOGIA

CONCEITOS DE EPIDEMIOLOGIA CONCEITOS DE EPIDEMIOLOGIA Etimologicamente, o termo Epidemiologia deriva do grego (PEREIRA, 2013): Assim sendo, podemos afirmar que a Epidemiologia, em seu conceito mais simples, é o estudo sobre a população.

Leia mais

Panorama Pós Plano Municipal de Saneamento: A Experiência de Alagoinhas BA

Panorama Pós Plano Municipal de Saneamento: A Experiência de Alagoinhas BA Panorama Pós Plano Municipal de Saneamento: A Experiência de Alagoinhas BA Miler Pereira Alves, Urbanista, Especializando em Gestão Ambiental. Nélia Lima Machado, Engenheira Sanitarista, Mestre em Engenharia

Leia mais

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1 DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS 1 Denominações Correspondentes: Doenças Transmitidas por Água e Alimentos (DTAs) Doenças Veiculadas por Água e Alimentos Enfermidades Veiculadas por Água e Alimentos

Leia mais

Vigilância Sanitária de Alimentos. Bactérias causadoras de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)

Vigilância Sanitária de Alimentos. Bactérias causadoras de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) Vigilância Sanitária de Alimentos Bactérias causadoras de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) Doenças Transmitidas por Alimentos Surto: Dois ou mais envolvidos que ingeriram um alimento em comum

Leia mais

Análise da associação entre saneamento e saúde nos estados brasileiros estudo comparativo entre 2001 e 2006

Análise da associação entre saneamento e saúde nos estados brasileiros estudo comparativo entre 2001 e 2006 Análise da associação entre saneamento e saúde nos estados brasileiros estudo comparativo entre 21 e 26 Analysis of the association between sanitation and health in Brazilian states comparative study in

Leia mais

INDICADORES DE SAÚDE AMBIENTAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO PARA AS MICRORREGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL 1

INDICADORES DE SAÚDE AMBIENTAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO PARA AS MICRORREGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL 1 INDICADORES DE SAÚDE AMBIENTAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO PARA AS MICRORREGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL 1 Alexandre Luiz Schäffer 2, Mateus Gustavo Sausen 3, Aline Kolling 4, Iara Denise Endruweit Battisti 5.

Leia mais

Instituto de Saúde Coletiva (ISC) Depto. Epidemiologia e Bioestatística Disciplina: Epidemiologia II

Instituto de Saúde Coletiva (ISC) Depto. Epidemiologia e Bioestatística Disciplina: Epidemiologia II Instituto de Saúde Coletiva (ISC) Depto. Epidemiologia e Bioestatística Disciplina: Epidemiologia II AULA 3 Medindo e descrevendo a ocorrência das doenças 2017-1 1 Medindo a ocorrência das doenças 1: Contagem,

Leia mais

Comunicado de Imprensa

Comunicado de Imprensa Comunicado de Imprensa s representam quase metade das causas de mortes de jovens de 16 e 17 anos no Brasil. As principais vítimas são adolescentes do sexo masculino, negros e com baixa escolaridade O homicídio

Leia mais

Indicadores de Políticas Públicas

Indicadores de Políticas Públicas Indicadores de Políticas Públicas Aula Conceito de Indicadores Indicadores de Políticas Públicas: Conceitos Conceito de Indicadores São expressões numéricas que refletem diferentes aspectos da ação e da

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. Denise Kronemberger.

RELATÓRIO FINAL. Denise Kronemberger. Análise dos Impactos na Saúde e no Sistema Único de Saúde Decorrentes de Agravos Relacionados a um Esgotamento Sanitário Inadequado dos 100 Maiores Municípios Brasileiros no Período 2008-2011 RELATÓRIO

Leia mais

Agentes de viroses do trato entérico

Agentes de viroses do trato entérico Agentes de viroses do trato entérico Agentes virais das gastroenterites Rotavírus Norovírus Adenovírus Astrovírus Outros: Aichivirus, bocavírus, torovirus, picobirnavirus, parechovirus humanos (enterovirus

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE O SANEAMENTO E A SAÚDE NA MESORREGIÃO DO VALE DO MUCURI

RELAÇÃO ENTRE O SANEAMENTO E A SAÚDE NA MESORREGIÃO DO VALE DO MUCURI RELAÇÃO ENTRE O SANEAMENTO E A SAÚDE NA MESORREGIÃO DO VALE DO MUCURI Warlleis Souza Santos1 RESUMO O presente artigo busca afirmar a relação existente entre saneamento básico e saúde na mesorregião Vale

Leia mais

ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE INDICADORES DE AMBIENTE E SAÚDE NOS ESTADOS BRASILEIROS UTILIZANDO MÉTODOS DE REGRESSÃO 1

ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE INDICADORES DE AMBIENTE E SAÚDE NOS ESTADOS BRASILEIROS UTILIZANDO MÉTODOS DE REGRESSÃO 1 ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE INDICADORES DE AMBIENTE E SAÚDE NOS ESTADOS BRASILEIROS UTILIZANDO MÉTODOS DE REGRESSÃO 1 Franciele Oliveira Castro 2, Alexandre Luiz Schäffer 3, Jéssica Simon Aguiar 4, Erikson

Leia mais

GEOESPACIALIZAÇÃO DE DOENÇAS DIARRÉICAS AGUDAS NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA - MG

GEOESPACIALIZAÇÃO DE DOENÇAS DIARRÉICAS AGUDAS NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA - MG GEOESPACIALIZAÇÃO DE DOENÇAS DIARRÉICAS AGUDAS NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA - MG Daniel Moreira Lelis 1 Julio Cesar de Oliveira 2 Universidade Federal de Viçosa Departamento de Engenharia Civil Setor de Engenharia

Leia mais

Tempo de Duração do Curso. Número máximo de alunos por turma. Curso/Grau Acadêmico/ Nível Acadêmico. Regime de Matrícula.

Tempo de Duração do Curso. Número máximo de alunos por turma. Curso/Grau Acadêmico/ Nível Acadêmico. Regime de Matrícula. De acordo com a Lei nº 9.394 de 20/12/96 e o Regimento Geral, a Reitora da Universidade Salvador - UNIFACS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições do Processo Seletivo UNIFACS

Leia mais

UERGS Administração de Sistemas e Serviços de Saúde Introdução ao Método Epidemiológico. 1. Indicadores epidemiológicos, mortalidade e morbidade.

UERGS Administração de Sistemas e Serviços de Saúde Introdução ao Método Epidemiológico. 1. Indicadores epidemiológicos, mortalidade e morbidade. UERGS Administração de Sistemas e Serviços de Saúde Introdução ao Método Epidemiológico 1. Indicadores epidemiológicos, mortalidade e morbidade. 2. Exercícios gerais. 2.1 Estudos epidemiológicos coletivos.

Leia mais

PANORAMA DAS AÇÕES DE MONITORAMENTO DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS

PANORAMA DAS AÇÕES DE MONITORAMENTO DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS PANORAMA DAS AÇÕES DE MONITORAMENTO DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS HISTÓRICO O Estado da Bahia, teve seu primeiro caso suspeito e registrado de microcefalia por infecção do zika vírus

Leia mais

Boletim Informativo do PROADESS, n o 2, fev/2018. Desempenho do sistema de saúde nas Regiões de Saúde da Bahia

Boletim Informativo do PROADESS, n o 2, fev/2018. Desempenho do sistema de saúde nas Regiões de Saúde da Bahia Boletim Informativo do PROADESS, n o 2, fev/2018. Desempenho do sistema de saúde nas Regiões de Saúde da Bahia Nessa edição do Boletim Informativo do PROADESS - Projeto Avaliação do Desempenho do Sistema

Leia mais

BIOSSEGURANÇA. Enfº Eliél Martins Especialista em Emergências

BIOSSEGURANÇA. Enfº Eliél Martins Especialista em Emergências BIOSSEGURANÇA Enfº Eliél Martins Especialista em Emergências PRÉ TESTE 1 Como você descreveria o aparecimento de uma diarreia. 2 Você conseguiria apontar os locais onde podemos adquirir doenças causadas

Leia mais

CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS ATRAVÉS DA ÁGUA

CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS ATRAVÉS DA ÁGUA CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS ATRAVÉS DA ÁGUA SILVA, Camila Pacheco (1); MEDEIROS, Karla Samantha Cavalcanti de (1); QUEIROZ, Larissa Lanay Germano

Leia mais

Medidas de freqüência

Medidas de freqüência Medidas de freqüência IESC/UFRJ Mestrado em Saúde Coletiva Especialização em Saúde Coletiva Modalidade Residência Professores: Pauline Lorena Kale e Antonio José Leal Costa 2009 Ocorrência de doença Medidas

Leia mais

SIIS - Sistema de Informações de Indicadores Sociais do Estado do Pará Abrangência: Barcarena DEMOGRAFIA População Total População por Gênero

SIIS - Sistema de Informações de Indicadores Sociais do Estado do Pará Abrangência: Barcarena DEMOGRAFIA População Total População por Gênero SIIS - Sistema de Informações de Indicadores Sociais do Estado do Pará Abrangência: Barcarena DEMOGRAFIA População Total 99.859 População por Gênero Masculino 50.346 Participação % 50,42 Feminino 49.513

Leia mais

VII-015 EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO SOBRE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS EM UM BAIRRO DA CIDADE DE NATAL / RN

VII-015 EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO SOBRE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS EM UM BAIRRO DA CIDADE DE NATAL / RN VII-015 EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO SOBRE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS EM UM BAIRRO DA CIDADE DE NATAL / RN Josyanne Pinto Giesta (1) Engenheira Civil da Prefeitura

Leia mais

SIIS - Sistema de Informações de Indicadores Sociais do Estado do Pará Abrangência: São Félix do Xingu

SIIS - Sistema de Informações de Indicadores Sociais do Estado do Pará Abrangência: São Félix do Xingu SIIS - Sistema de Informações de Indicadores Sociais do Estado do Pará Abrangência: São Félix do Xingu DEMOGRAFIA População Total 91.340 População por Gênero Masculino 48.691 Participação % 53,31 Feminino

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS (AULA 3)

INDICADORES SOCIAIS (AULA 3) 1 INDICADORES SOCIAIS (AULA 3) Ernesto Friedrich de Lima Amaral Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia ESTRUTURA DO CURSO 2 1. Conceitos básicos relacionados a indicadores

Leia mais

100% Aprendizagens e Projetos de Vida em foco

100% Aprendizagens e Projetos de Vida em foco 100% Aprendizagens e Projetos de Vida em foco O que é o ENEM 100% É uma ação estratégica da Secretaria Estadual de Educação, com foco no engajamento dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio para a realização

Leia mais

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA BAHIA

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA BAHIA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA BAHIA MUNICIPIO: BARREIRAS UNIDADE: ORTOCLINICA - CNES: 2517647 MUNICIPIO: CAMAÇARI UNIDADE: IMAC INSTITUTO DA IMAGEM DE CAMACARI - CNES: 3544095 UNIDADE: HOSPITAL SEMED - CNES: 3556239

Leia mais

NECESSIDADE DE INVESTIMENTO EM ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO BRASIL

NECESSIDADE DE INVESTIMENTO EM ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO BRASIL NECESSIDADE DE INVESTIMENTO EM ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO BRASIL Mariko de Almeida Carneiro*, Gilson Barbosa Athayde Júnior * Universidade Federal da Paraíba. E-mail: mariko.carneiro@gmail.com RESUMO No

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública Fábio Raphael Pascoti Bruhn Por que estudar a toxoplasmose Zoonose Nos EUA,

Leia mais

Água. Vigilância, Desafios e Oportunidades. Eng.º Paulo Diegues (DGS) Eng.ª Lúcia Melo (DGS) Dr. Vitor Martins (DGS)

Água. Vigilância, Desafios e Oportunidades. Eng.º Paulo Diegues (DGS) Eng.ª Lúcia Melo (DGS) Dr. Vitor Martins (DGS) Água Vigilância, Desafios e Oportunidades Eng.º Paulo Diegues (DGS) Eng.ª Lúcia Melo (DGS) Dr. Vitor Martins (DGS) Situação actual Segundo o relatório da OMS e da UNICEF 1,1 mil milhões de pessoas no planeta

Leia mais