Dispositivos Móveis. Visão geral (História) e tecnologia aplicada para dispositivos móveis.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dispositivos Móveis. Visão geral (História) e tecnologia aplicada para dispositivos móveis."

Transcrição

1 Dispositivos Móveis Visão geral (História) e tecnologia aplicada para dispositivos móveis. Tópicos Avançados Professora Dra: Andrea Padovan Jubileu Alunos: Cleiton Rocha e Éder Ferreira

2 Dispositivos Móveis O que é? Um Dispositivo móvel, designado popularmente em inglês por handheld é um computador de bolso habitualmente equipado com um pequeno ecrã (output) e um teclado em miniatura (input). Em alguns aparelhos, o output e o input combinam-se num ecrã táctil (touchscreen). Os dispositivos móveis mais comuns são: - Smartphone; - PDA (Personal digital assistant); - Celular; - Console portatil; - Televisão portatil; - Aparelhos GPS (Sistema de posicionamento global). E computadores móveis: Notebooks e Tablets PCs.

3 Introdução Dispositivos Móveis

4 Pontos que impulsionam o desenvolvimento deste segmento da tecnologia: Mobilidade/Portabilidade; Multitarefas (escritório portátil, multimídia, aplicativos); Comunicação; Entretenimento; Utilização: - Uso pessoal; - Uso profissional;

5 Dispositivos

6 História dos dispositivos móveis e evolução da tecnologia móvel.

7 Como tornar a comunicação mais eficiente e fácil? Ideia Brilhante: Os engenheiros tiveram a ideia de criar um sistema que fosse capaz de efetuar uma comunicação entre telefones sem fio. A ideia não era ruim, porem a tecnologia da época ajudava e atendia. Tudo começou em 1947, contudo as ideias não foram muito além da teoria e pouca prática. A real história do telefone móvel, conhecida popularmente como celular, começou em 1973, quando foi efetuada a primeira chamada de um telefone móvel para um fixo. Foi a partir de abril de 1973 que todas as teorias foram comprovadas de que o celular funcionava perfeitamente, e que a rede de telefonia celular sugerida em 1947 foi projetada de maneira correta. Este foi um momento não muito conhecido, mas foi um fato marcado para sempre e que mudou totalmente a história do mundo.

8 Os primeiros aparelhos Vários fabricantes fizeram testes entre o ano de 1947 e 1973, contudo a primeira empresa que mostrou um aparelho funcionando foi a Motorola. O nome do aparelho era DynaTAC e não estava a venda ao público (era somente um protótipo). O primeiro modelo foi liberado comercialmente nos EUA (alguns outros países já haviam recebido aparelhos de outras marcas) foi o Motorola DynaTAC 8000x, ainda no ano de 1983, ou seja, 10 anos após a realização do primeiro teste.

9 Nova Geração década de 90. Logo no início da década de 90, as fabricantes já estavam prontas para lançar novos aparelhos, com um tamanho aceitável e claro, aparelhos que não prejudicassem a coluna de ninguém. Esta segunda geração de aparelhos não traria apenas novos aparelhos, mas também iria aderir a novos padrões de comunicação. Serviço SMS de texto. Poucas pessoas sabem, mas a primeira mensagem de texto foi enviada no ano de 1993, através de uma operadora na Finlândia. No demorou para chegar toda essa tecnologia, pois as operadoras só pensavam em vender e instalar linhas de telefones fixos para os clientes.

10 Introduzindo cores: Neste momento, os consumidores estavam entusiasmado, pois além da utilização do telefone para ligações, outros serviços foram adicionados como SMS. Mas faltava alguma coisa? O que? Algo que ficasse completo: as cores. Os aparelhos com dispositivos monocromáticos simplesmente não transmitiam tudo o que os nossos olhos podiam perceber. Logo os fabricantes introduziram visores com escala em cinza, recurso que podia distinguir imagens. Mas tudo parecia muito irreal.

11 Evolução das cores Celulares. Quando apareceu o primeiro celular com quatro mil cores, as pessoas pensavam que estavam acabando o mundo. Porque era uma tecnologia incrível para um aparelho tão pequeno. Não demorou muito para que os aparelhos ganhassem Displays de incríveis 64 mil cores e logo apareceram os visores com até 256 mil cores, as imagens pareciam reais e não havia como perceber a falta de cores. Claro que evolução não parou, hoje temos aparelhos com 16 milhões de cores, recurso fundamental para aparelhos de alta resolução.

12 Tipos de dispositivos Smartphones PDAs Consoles Portáteis Televisores Portáteis Televisores Smarts Computadores móveis

13 Tipos de dispositivos Smartphone (telefone inteligente, numa tradução livre do inglês) é um telefone com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados por seu sistema operacional. Os sistemas operacionais dos smartphones são abertos, ou seja, é possível a qualquer pessoa desenvolver programas que podem funcionar nesses telefones. Sistemas operacionais Atualmente os principais sistemas operacionais existentes são: Java ME (em alguns celulares), Blackberry OS, Windows Mobile, ios, Symbian, WebOS, Android e Maemo, MeeGo, sendo os últimos baseados em Linux. Distribuição dos Sistemas operacionais 1. Nokia Symbyan 39% do mercado. 2. Google Android 37% do mercado. 3. Apple ios 13% de participação do mercado. 4. Samsung Bada OS 12% de participação do mercado.

14 Exemplos de Smartphones

15 Personal digital assistants Assistente pessoal digital, (PDAs, handhelds), ou palmtop. É um computador de dimensões reduzidas, dotado de grande capacidade computacional, cumprindo as funções de agenda e sistema informático de escritório elementar, com a possibilidade de interconexão come o computador pessoal e uma rede de informática sem fios Wi-Fi para acesso a e internet. Os PDAs de hoje possuem grande quantidade de memória e diversos softwares para várias áreas de interesse.

16 Consoles Portáteis

17 Tablets

18 Sistemas Operacionais Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerencia, escalonamento e interação de tarefas. Mantem a integridade do sistema. Principais plataformas para Dispositivos Móveis: Android IOS Windows Mobile Symbian BADA

19 Diferença entre programação Desktop e Web Introdução: O desenvolvimento de software começou com aplicações desktop, ou seja, que podiam ser usadas direto no computador, sem depender de conexão com a Internet. Com o advento da internet, as aplicações web ganharam importância. Exemplos de aplicações Desktop: Word, Excel, Média Player e etc. Exemplos de aplicações Web: Comércio eletrônico, mídias sociais e etc.

20 Vantagens e Desvantagens Web x Desktop Web Vantagem: Aplicações web são acessadas pelo navegador, não precisando de instalação no computador. Vantagem: São acessíveis de qualquer lugar com Internet. Vantagem: Não depende de sistema operacional. Vantagem: Os dados do cliente são mais protegidos contra vírus, pois a aplicação fica dentro de um cofre chamado navegador. Desvantagem: Na falta de Internet ou de conexão de qualidade, a aplicação web pode ficar inacessível ou inutilizável. Desktop Desvantagem: Precisam ser instaladas no computador. Desvantagem: Ficam restritas ao computador que possui a instalação. Desvantagem: Fica restrito ao Sistema Operacional. Vantagem: Os dados são armazenados localmente, portanto o risco de vazar dados por causa de uma falha do servidor externo não existe. Vantagem: Não precisa necessariamente de conexão com a internet e funciona mesmo sem a mesma (claro, há exceções).

21 Vantagens e Desvantagens Web x Desktop Web Vantagem: Layouts podem ser mais criativos e atualizados com mais frequência, devido a facilidade de divulgar atualizações. Vantagem: Integração com webservices é mais fácil. Vantagem: Versão mobile pode ser criada mais facilmente se for usado HTML e JavaScript. Desktop Vantagem: Aplicações desktop tendem a ter uma experiência de usuário melhor para tarefas complexas. Vantagem: Mais confiabilidade na estabilidade do software, pois o desenvolvedor saberá que tipo de computador irá rodar a aplicação.

22 Exemplo prático Professora Kathia Nogima. Apresentação prática da ferramenta desenvolvida para aplicativos móveis: Desenvolvida por Kathia Nogima.

23 Referencias Borges Junior, Mauricio Pereira. Aplicativos Móveis: Aplicativos para dispositivos móveis: Editora ciência moderna, 2005.

A EVOLUÇÃO DO TELEMÓVEL

A EVOLUÇÃO DO TELEMÓVEL Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital Cultura Língua e Comunicação STC 5 DR4 Leis e Modelos Científicos A EVOLUÇÃO DO TELEMÓVEL TRABALHO REALIZADO POR : Sandro Garcia e Bruno Nunes 1 A Evolução

Leia mais

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online.

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online. Apps na prática 1 Índice O que é um app? 03 Sistemas operacionais 09 O que precisa para fazer um aplicativo? 12 Inspirações e casos de sucesso da Fábrica 15 Apresentação da Fábrica 19 Como estruturar o

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Aula 1 Vidal. Ronnison Reges 1 1 Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Parangaba Centro Universitário Estácio do Ceará 2018 Vidal. Ronnison Reges (Centro Universitário

Leia mais

Ferramenta de Desenvolvimento Rápido

Ferramenta de Desenvolvimento Rápido Ferramenta de Desenvolvimento Rápido PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO Programação para dispositivos móveis (DM) No contexto das ciências da computação a mobilidade faz referencia ao uso pelas pessoas de dispositivos

Leia mais

Condições Específicas Help Desk 30/03/2017

Condições Específicas Help Desk 30/03/2017 1. Introdução Apresentamos a seguir as Condições Específicas para os serviços de instalação e manutenção de informática e periféricos (), conforme detalhamento de escopo e aplicabilidade abaixo. 2. Detalhes

Leia mais

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA Ao término dessa aula você terá aprendido: História e características do Java Ambientes e plataformas Java O Java é a base para praticamente todos os tipos de aplicações em rede

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências

Leia mais

Introdução à Programação para Dispositivos Móveis

Introdução à Programação para Dispositivos Móveis Introdução à Programação para Dispositivos Móveis Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... Plataformas

Leia mais

Dispositivos Móveis. Trabalho apresentado na disciplina Tópicos Avançados Profª Andrea Padovan Jubileu. Káthia Nogima, 6º semestre

Dispositivos Móveis. Trabalho apresentado na disciplina Tópicos Avançados Profª Andrea Padovan Jubileu. Káthia Nogima, 6º semestre Dispositivos Móveis Trabalho apresentado na disciplina Tópicos Avançados Profª Andrea Padovan Jubileu Káthia Nogima, 6º semestre #MOBILIDADE! Novas formas de trabalhar Liberdade e mais possibilidades Ambientes

Leia mais

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Introdução à Programação Aula 01 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAL O OBJETIVO DA DISCIPLINA? Objetivo Tornar vocês (alunos) capazes

Leia mais

Estratégias Móveis. O que toda empresa precisa saber

Estratégias Móveis. O que toda empresa precisa saber Estratégias Móveis O que toda empresa precisa saber Hoje em dia, a mobilidade é tudo. Mas, com tantas maneiras diferentes de fornecer informações e serviços por meio de dispositivos móveis, como saber

Leia mais

5 Infraestrutura de TI

5 Infraestrutura de TI Hardware consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Ex: grandes mainframes, servidores, computadores pessoais, laptops e dispositivos móveis. 1 2

Leia mais

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Conceitos Básicos Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Tecnologia da

Leia mais

Givanaldo Rocha

Givanaldo Rocha Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Introdução O computador é uma máquina eletrônica capaz de receber informações, submetê-las a um conjunto especificado

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas Aplicações Móveis Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características Arquitetura

Leia mais

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem)

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) damkeisabela@gmail.com PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) SISTEMAS OPERACIONAIS Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado irá oferecer para você são : Microsoft

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 02: INTRODUÇÃO

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 02: INTRODUÇÃO ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 02: INTRODUÇÃO Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação DO QUE É COMPOSTO UM SISTEMA COMPUTACIONAL?

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP Luiz Carlos Do Nascimento Junior 1, Tiago Piperno Bonetti 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS SEMANA 01. Relevância do estudo dos sistemas operacionais e panorama atual

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS SEMANA 01. Relevância do estudo dos sistemas operacionais e panorama atual INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS agosto/2013 SEMANA 01 Relevância do estudo dos sistemas operacionais e panorama atual 1 - Introdução Num passado recente, não havia sistema operacional. Posteriormente,

Leia mais

GASTRONOMIA

GASTRONOMIA www.temwifi.com.br www.wifi.tur.br www.mkt-wifi.com GASTRONOMIA O TemWiFi é diferentee de tudo o que existe por um motivo: entrega o conteúdo promocional da sua empresa, mesmo sem estar conectado com a

Leia mais

Preço (1) * R$ (desbloqueado) Idioma da interface / acentua em português? Memória Interna

Preço (1) * R$ (desbloqueado) Idioma da interface / acentua em português? Memória Interna Modelo C902 Fabricante Sony Ericsson Preço (1) * R$ 1.499 Onde encontrar www.submarino.com.br Características técnicas Tipo Sistema operacional Idioma da interface / acentua em português? Memória Interna

Leia mais

DISPOSITIVOS MÓVEIS. Vantagens: Acesso à rede e a s; Acesso à nuvem; Aplicativos personalizados para empresas.

DISPOSITIVOS MÓVEIS. Vantagens: Acesso à rede e a  s; Acesso à nuvem; Aplicativos personalizados para empresas. #MOBILIDADE! Novas formas de trabalhar Liberdade e mais possibilidades Ambientes informais Economia de espaço Flexibilidade de horário DEFINIÇÕES: Um dispositivo móvel, designado popularmente em inglês

Leia mais

SUPER HELP (SMARTPHONE / INFORMÁTICA)

SUPER HELP (SMARTPHONE / INFORMÁTICA) SUPER HELP (SMARTPHONE / INFORMÁTICA) Suporte remoto multidispositivo para celulares, smartphones, tablets, computadores, notebooks, câmeras fotográficas, vídeo games e Smart TV s com central técnica especializada

Leia mais

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software AJA Software www.ajasoftware.wordpress.com De Olho na Pista Documento de Arquitetura Confidencial De Olho na Pista, 2013 1 Sumário 1. Introdução 3 2. Metas e Restrições da Arquitetura 3 3. Padrão da Arquitetura

Leia mais

Figura 1 QR Code para o download do Cata Ciência.

Figura 1 QR Code para o download do Cata Ciência. CAPÍTULO IV - BEM VINDO AO CATA CIÊNCIA Nesse capítulo será disponibilizado o link para o download do aplicativo e a apresentação de todas as abas que compõem o aplicativo Cata Ciência como: Mapa da Ciência,

Leia mais

TEMWIFI NO TURISMO

TEMWIFI NO TURISMO www.temwifi.com.br www.wifi.tur.br www.mkt-wifi.com TEMWIFI NO TURISMO O TemWiFi é diferentee de tudo o que existe por um motivo: entrega o conteúdo promocional da sua empresa, mesmo sem estar conectado

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO

LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO Aos vinte dias do mês de dezembro de dois mil e dezoito, às nove horas, na sede do CM Granpal, localizado na avenida das Indústrias, quatrocentos e sessenta e nove,

Leia mais

Fundamentos da Computação Móvel

Fundamentos da Computação Móvel Fundamentos da Computação Móvel (Sistemas Computacionais Móveis e Plataformas) Tópicos Especiais em Sistemas de Informação I (Programação de Dispositivos Móveis) Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT

Leia mais

Campus Samambaia INFORMÁTICA PROFESSOR ALESSANDRO

Campus Samambaia INFORMÁTICA PROFESSOR ALESSANDRO SOFTWARE TIPOS DE SISTEMA OPERACIONAIS Para os computadores: MAcOX Linux Windows Presente nos computadores da Apple conhecidos como Mac. O Linux possui varias distribuições gratuitas desse sistema operacional,

Leia mais

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados CLIPPING SERVICE O que é o Android? O Android, na verdade, é um sistema operacional para aparelhos móveis como celulares (nesse caso, smartphones) e tablets. É ele que define o visual, os recursos e funcionalidades

Leia mais

Uso da plataforma Ionic para Desenvolvimento de Aplicativo Móvel

Uso da plataforma Ionic para Desenvolvimento de Aplicativo Móvel 66 Resumos Expandidos: XII Mostra de Estagiários e Bolsistas... Uso da plataforma Ionic para Desenvolvimento de Aplicativo Móvel Thiago Merino Rodrigues Barbosa¹ Carlos Marcelo Tonisso Júnior² João Camargo

Leia mais

REDES DE TELEFONIA CELULAR

REDES DE TELEFONIA CELULAR unidade K Tecnologias de Redes de Computadores REDES DE TELEFONIA CELULAR Olá! Hoje você estudará as redes de telefonia celular. Para tanto, será tratada a evolução da telefonia celular, bem como apresentados

Leia mais

Afinal, o que é Android?

Afinal, o que é Android? 1 de 5 26/11/2013 10:10 notícias esportes entretenimento vídeos tecnologia ASSINE JÁ CENTRAL E-MAIL ENTRAR TechTudo 05/01/2011 10h56 - Atualizado em 03/07/2012 11h44 Afinal, o que é Android? Beline Cidral

Leia mais

KASPERSKY ENDPOINT SECURITY FOR BUSINESS Select Ferramentas para capacitar uma equipe de trabalho móvel, garantir a conformidade com políticas de segurança de TI e bloquear malware. O nível Select da Kaspersky

Leia mais

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft.

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. WINDOWS 10 CARACTERÍSTICAS WINDOWS 10 é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. É Multiplataforma! Vários tipos de dispositivos! O Download pode ser instalado em PCs e dispositivos móveis

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL E WEB PARA GERENCIAMENTO DE PEDIDOS DE DELIVERY, ENTREGAS E PAGAMENTOS

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL E WEB PARA GERENCIAMENTO DE PEDIDOS DE DELIVERY, ENTREGAS E PAGAMENTOS DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL E WEB PARA GERENCIAMENTO DE PEDIDOS DE DELIVERY, ENTREGAS E PAGAMENTOS Jorge Ferreira Neto 1 Kaique Luan Ocanha 1 Patrick de Camargo da Silva 1 Valério Brusamolin

Leia mais

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados.

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados. Aula 05 Infraestrutura de TI: hardware e software slide 1 Infraestrutura de TI: hardware e software 1. Quais os componentes da infraestrutura de TI? 2. Quais as principais tecnologias de hardware computacional,

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão de Tecnologia da Informação PROPOSTA TÉCNICA SISTEMAS OPERACIONAIS

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão de Tecnologia da Informação PROPOSTA TÉCNICA SISTEMAS OPERACIONAIS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão de Tecnologia da Informação PROPOSTA TÉCNICA SISTEMAS OPERACIONAIS Professora Lucilia Ribeiro Alunos: Levi Joshua da Silva Silas Alef de Almeida Caldas Marcus

Leia mais

03/04/2017 O TemWiFi é diferente de tudo o que existe por um motivo: Sempre entrega conteúdo Internet, mesmo sem estar conectado com a rede Internet! Ele é um servidor de Internet completo: O TemWiFi é

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS Basicamente, são formados por Programas de controle (de equipamentos e de trabalhos) Programas utilitários Características Trabalha com a CPU e gerencia

Leia mais

Sis i te t mas a O perac a i c o i nai a s um p ouco c d a a h is i tó t ria i. a... SO His i t s ó t r ó ic i o

Sis i te t mas a O perac a i c o i nai a s um p ouco c d a a h is i tó t ria i. a... SO His i t s ó t r ó ic i o Sistemas Operacionais um pouco da história... - Evolução dos SO s através do tempo - Novas técnicas não são assimiladas simultaneamente por todos - Década de 40, não existia SO - O programador é o faz

Leia mais

TI - Tecnologia de Informação

TI - Tecnologia de Informação TI - Tecnologia de Informação Fernando S. Meirelles Professor Titular de TI e Fundador do FGVcia Fernando.Meirelles@fgv.br 30ª Pesquisa Anual do Uso de TI nas Empresas, 2019 Pesquisa Pesquisa anual do

Leia mais

Informática Instrumental

Informática Instrumental 1º PERÍODO.: GRADUAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES :. Madson Santos madsonsantos@gmail.com 2 Unidade I Unidade I 3 Fundamentos da informática o INFORMÁTICA: Informação automatizada; o INSTRUMENTAL: instrumentos,

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. A unidade central de processamento é um exemplo

Leia mais

Desenvolvimento de Software I

Desenvolvimento de Software I Desenvolvimento de Software I Prof. Arnaldo Martins Hidalgo Junior arnaldo@flash.tv.br http://aulashidalgo.wordpress.com 5 h/a (2 aulas semanais) http://aulashidalgo.wordpress.com 1 Competências Avaliar

Leia mais

AVs para serem ouvidos e não vistos: Uma Avaliação de Acessibilidade em Assistentes Virtuais para PDVs em dispositivos móveis

AVs para serem ouvidos e não vistos: Uma Avaliação de Acessibilidade em Assistentes Virtuais para PDVs em dispositivos móveis AVs para serem ouvidos e não vistos: Uma Avaliação de Acessibilidade em Assistentes Virtuais para PDVs em dispositivos móveis Marcelo Penha Marcelo dos Anjos Marcelo Penha Marcelo dos Anjos Mestre em Design;

Leia mais

Google smartphones tablets

Google smartphones tablets 1/14 INTRODUÇÃO O Android é um sistema operacional desenvolvido pela empresa Google. Com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

Imprima de forma fácil do seu ipad, ipod Touch e iphone

Imprima de forma fácil do seu ipad, ipod Touch e iphone Imprima de forma fácil do seu ipad, ipod Touch e iphone Date : 10 de Fevereiro de 2014 Actualmente, com o aparecimento dos dispositivos móveis, passamos a imprimir menos tanto em casa como no escritório.

Leia mais

Tecnologia de Informação

Tecnologia de Informação Tecnologia de Informação Fernando S. Meirelles Professor Titular de TI e Fundador do GVcia Fernando.Meirelles @ fgv.br 29ª Pesquisa Anual do Uso de TI, 2018 Pesquisa Pesquisa anual realizada pelo GVcia

Leia mais

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos. 1/30

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos.   1/30 Sistema Operacional Prof. Leonardo Barreto Campos 1/30 Sumário Introdução Middleware e SO de Rede SO de Rede Processos e Threads Leitura Complementar Bibliografia 2/30 Introdução A tarefa de qualquer sistema

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Laboratório de Sistemas Operacionais Prof. Fernando Nakayama de Queiroz fernando.queiroz@ifpr.edu.br Sobre o professor... Fernando Nakayama de Queiroz fernando.queiroz@ifpr.edu.br

Leia mais

CO N D I Ç Õ E S G E R A I S A S S I ST Ê N C I A CO M P U TA D O R

CO N D I Ç Õ E S G E R A I S A S S I ST Ê N C I A CO M P U TA D O R CONDIÇÕES GERAIS A S S I S T Ê N C I A C O M P U TA D O R CONDIÇÕES GERAIS ASSISTÊNCIA COMPUTADOR OBJETIVO DO PROGRAMA Este programa tem por objetivo prestar serviços de assistência aos usuários de computador,

Leia mais

SFA Android. Apresentação inicial do produto e principais características. Projeto Android. Baseado na Release Versão 3.

SFA Android. Apresentação inicial do produto e principais características. Projeto Android. Baseado na Release Versão 3. SFA Android Apresentação inicial do produto e principais características Baseado na Release 13.09.039 Versão 3.0 24/09/2013 Linha do Tempo - Android Histórico de Desenvolvimento Principais Funcionalidades

Leia mais

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2. Hardware e Software Sabemos que a área de informática é uma das que mais vivencia mudanças na

Leia mais

Curso GeneXus - Deploying. Veremos a seguir os detalhes de como colocar em Produção e Publicar aplicativos para Smart Devices.

Curso GeneXus - Deploying. Veremos a seguir os detalhes de como colocar em Produção e Publicar aplicativos para Smart Devices. Curso GeneXus - Deploying Veremos a seguir os detalhes de como colocar em Produção e Publicar aplicativos para Smart Devices. Até agora mencionamos a aplicação desenvolvida para uma imobiliária, que faz

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 2 3 4 5 Conceito das RIA Desafios Atuais Características das RIA Considerações e Benefícios Situação

Leia mais

Games.Ync Sistema de Comércio Online de Jogos

Games.Ync Sistema de Comércio Online de Jogos Estudo de Análise de Sistemas II ADS 3º semestre Profª Andrea Padovan Jubileu Games.Ync Sistema de Comércio Online de Jogos Alunos: Bruno Vicente Larissa Tavera Rafael Henrique 1 1. ESCOPO O software Games.Ync

Leia mais

UNA-SUS/UFMA Revolução para Mobile. Prof. Ms. Mariana Lopes e Maia

UNA-SUS/UFMA Revolução para Mobile. Prof. Ms. Mariana Lopes e Maia UNA-SUS/UFMA Revolução para Mobile Prof. Ms. Mariana Lopes e Maia Panorama Estatística final* Quantitativo geral de alunos ingressantes e concludentes nos cursos ofertados pela UNASUS/UFMA 40; 1% 227;

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. André Aparecido da Silva.

SISTEMAS OPERACIONAIS. Prof. André Aparecido da Silva. SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. André Aparecido da Silva. O QUE É? Um programa que vai gerenciar os recursos do seu computador, memória, processador, agenda de tarefas, segurança das transações, autenticação

Leia mais

Aplicativos da Apple

Aplicativos da Apple 16 de Dezembro de 2014 Aplicativos da Apple Apple possui soluções que substituem com classe os Softwares que os usuários de outras computadores estão acostumados a usar para criação de documentos e mídias.

Leia mais

Sistema JB2 de inventário patrimonial

Sistema JB2 de inventário patrimonial Sistema JB2 de inventário patrimonial O sistema foi projetado e desenvolvido para facilitar o processo e execução de inventário patrimonial com as seguintes características. 1 Ambiente web e mobile. 2

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial acesso ao S4 via tablets e smartphones

Sidicom S4. Tutorial acesso ao S4 via tablets e smartphones Sidicom S4 Tutorial acesso ao S4 via tablets e smartphones Agora você pode acessar o S4 de seus dispositivos móveis! Quer utilizar o sistema S4 (Sistema de gestão empresarial Sidicom) em um tablet ou smartphone?

Leia mais

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo Curso online de Fundamentos em Android Plano de Estudo Descrição do programa A Certificação Android ensina como usar as ferramentas necessárias para projetar e implantar aplicativos Android para dispositivos

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 A HISTÓRIA DO COMPUTADOR...8 O COMPUTADOR...9 CAPÍTULO 2 REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO...14 INSTALAÇÃO...

ÍNDICE CAPÍTULO 1 A HISTÓRIA DO COMPUTADOR...8 O COMPUTADOR...9 CAPÍTULO 2 REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO...14 INSTALAÇÃO... ÍNDICE CAPÍTULO 1 A HISTÓRIA DO COMPUTADOR...8 O COMPUTADOR...9 CAPÍTULO 2 REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO...14 INSTALAÇÃO...16 CAPÍTULO 3 O QUE HÁ DE NOVO NO WINDOWS 10...26 A VOLTA DO MENU INICIAR...27

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

apresentação olho de gato

apresentação  olho de gato olho de gato O sistema Olho de Gato é uma ferramenta que tem como objetivo principal proporcionar agilidade para novos negócios para revendas de veículos. apresentação O sistema é formado por dois aplicativos,

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Artur Petean Bove Junior Mercado e Tecnologias futuras ETEP Faculdades Sistema operacional é o software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina. Sendo a camada

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para realização de fichamento bibliográfico em dispositivos móveis: resultados iniciais

Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para realização de fichamento bibliográfico em dispositivos móveis: resultados iniciais Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para realização de fichamento bibliográfico em dispositivos móveis: resultados iniciais Diogo Sebastião Silva de Lima 1 ; Mauro Daniel Castro e Silva

Leia mais

FRAMEWORK CELEPAR MANUAL DE INSTALAÇÃO/UTILIZAÇÃO DE JVM EM POCKET PC

FRAMEWORK CELEPAR MANUAL DE INSTALAÇÃO/UTILIZAÇÃO DE JVM EM POCKET PC FRAMEWORK CELEPAR MANUAL DE INSTALAÇÃO/UTILIZAÇÃO DE JVM EM POCKET PC Outubro 2007 Sumário de Informações do Documento Tipo do Documento: Relatório Título do Documento: MANUAL DE INSTALAÇÃO/UTILIZAÇÃO

Leia mais

Ransomware. Diretoria de Tecnologia da Informação Ifes

Ransomware. Diretoria de Tecnologia da Informação Ifes Ransomware Diretoria de Tecnologia da Informação Ifes dti@ifes.edu.br Agenda Ransomware Como se prevenir Outros cuidados a serem tomados Mantenha-se informado Créditos Ransomware (1/4) Programa que torna

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Móveis Multiplataforma Utilizando Ionic 2

Desenvolvimento de Aplicações Móveis Multiplataforma Utilizando Ionic 2 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Graduação em Ciência da Computação Desenvolvimento de Aplicações Móveis Multiplataforma Utilizando Ionic 2 Bruno Dutra de Lemos Neto Proposta de

Leia mais

Sistema Operativo Multi-Tarefa

Sistema Operativo Multi-Tarefa Sistema Operativo Sistema Operativo Multi-Tarefa Um sistema operativo multi-tarefa permite que um utilizador trabalhe com dois ou mais programas em simultâneo. Na prática o microprocessador não executa

Leia mais

PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS. Garín Investimentos LTDA

PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS. Garín Investimentos LTDA PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS Garín Investimentos LTDA São Paulo Fevereiro de 2019 Introdução 1. O presente Plano de Contingência e Continuidade de Negócios da Garín Investimentos LTDA.

Leia mais

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook 01 02 03 04 Descubra o Chromebook Perguntas frequentes Configure o seu Chromebook Primeiro uso Personalize o seu Chromebook Instalação de aplicativos Trabalhe com seu Chromebook Utilização de funções 01

Leia mais

DIÁRIO DE CLASSE MÓVEL 29/08/2017. Recife

DIÁRIO DE CLASSE MÓVEL 29/08/2017. Recife DIÁRIO DE CLASSE MÓVEL 29/08/2017 Recife Conceituação Sistema de gestão educacional que permite aos professores da rede de ensino efetuar o apontamento de frequência dos alunos. Objetivo Possibilitar que

Leia mais

Informática. Aplicativos de Comunicação Instantânea. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Aplicativos de Comunicação Instantânea. Professor Márcio Hunecke. Informática Aplicativos de Comunicação Instantânea Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática APLICATIVOS DE COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA Aplicativos de comunicação instantânea, também

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Professor Ariel da Silva Dias Apresentação Android e IDEs Por que estudar programação para dispositivos móveis? Linha histórica da indústria durante os séculos Feudalismo

Leia mais

PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS. SPA Strategic Portfolio Advisors

PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS. SPA Strategic Portfolio Advisors PLANO DE CONTIGÊNCIA E CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS SPA Strategic Portfolio Advisors São Paulo Dezembro/2018 Introdução 1. O presente Plano de Contingência e Continuidade de Negócios da Strategic Portfolio

Leia mais

SENSIBILIDADE À LOCALIZAÇÃO PARA APLICAÇÕES

SENSIBILIDADE À LOCALIZAÇÃO PARA APLICAÇÕES A imagem não pode ser exibida. Talvez o computador não tenha memória suficiente para abrir a imagem ou talvez ela esteja corrompida. Reinicie o computador e abra o arquivo novamente. Se ainda assim aparecer

Leia mais

ESTUDO DE PLATAFORMAS PARA A CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES MÓVEIS. Gabriel de Biasi¹; Nilton Cézar de Paula²

ESTUDO DE PLATAFORMAS PARA A CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES MÓVEIS. Gabriel de Biasi¹; Nilton Cézar de Paula² ESTUDO DE PLATAFORMAS PARA A CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES MÓVEIS Gabriel de Biasi¹; Nilton Cézar de Paula² ¹ Acadêmico de Ciência da Computação e bolsista de Iniciação Científica, e-mail: biasi131@gmail.com

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

Documento de Projeto de Software

Documento de Projeto de Software Documento de Projeto de Software Histórico de revisões do Documento Versão Data Autor Descrição (XX.YY) (DD/MMM/YYYY) 1.0 25/05/2018 Pablo e Vanessa Criação do documento Documento de Especificação de Requisitos

Leia mais

Ângelo Lovatto Éderson Ferreira Taiane Ramos

Ângelo Lovatto Éderson Ferreira Taiane Ramos Ângelo Lovatto Éderson Ferreira Taiane Ramos Como a web chegou ao mobile Início da década de 90 Preparada para mobile? Curiosamente, os primeiros websites, aqueles baseados em texto e otimizados para as

Leia mais

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída 11 1 Introdução Recentes avanços em redes de computadores impulsionaram a busca e o desenvolvimento de meios para facilitar e acelerar o desenvolvimento de aplicações em sistemas distribuídos, tornando

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense February 2018 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense February 2018 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense February 2018 Copyright 1993-2018 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2018 QlikTech International AB. Todos os direitos

Leia mais

Programação para Dispositivos Móveis

Programação para Dispositivos Móveis Programação para Dispositivos Móveis Professor Ariel da Silva Dias Desenvolvendo para Android Por que estudar programação para dispositivos móveis? Linha histórica da indústria durante os séculos Feudalismo

Leia mais

Tecnologias da Informação TI /2 Material de apoio ler bibliografia recomendada (Stair)

Tecnologias da Informação TI /2 Material de apoio ler bibliografia recomendada (Stair) Objetivos: Hardware, Software e Sistemas de gerenciamento de Banco de dados. Capítulos 3, 4 e 5 Stair. Hardware (HW) Qualquer maquinário que assiste nas atividades de: Entrada Processamento de um Sistema

Leia mais

Qual é o perfil do usuário de dispositivos móveis no Brasil?

Qual é o perfil do usuário de dispositivos móveis no Brasil? Você sabia que? Qual é o perfil do usuário de dispositivos móveis no Brasil? Fonte: Ibope, Instituto Conecta, Worldwide Independent Network of Market Research, F/Radar e Google Search. Cada vez mais as

Leia mais

Informática Básica. Conceitos Básicos

Informática Básica. Conceitos Básicos Informática Básica Conceitos Básicos SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Transformação Social Comunicação E-mail, conversa on-line, vídeo conferência, redes sociais,... 3 Transformação

Leia mais

Portfólio Celulares Agosto, setembro e outubro de 2015

Portfólio Celulares Agosto, setembro e outubro de 2015 Portfólio Celulares Agosto, setembro e outubro de 2015 em 24x de R$ 140,00 Bônus de desconto: em 24x de R$ 15,00 ATENÇÃO! Deverá ter pacote de dados de no mínimo de 300MB GSM GPRS/EDGE (850/900/1800/1900MHZ)

Leia mais

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke. Informática Cloud Computing e Storage Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPUTAÇÃO EM NUVEM Cloud Computing ou Computação em Nuvem pode ser definido como um modelo no

Leia mais

Por dentro da plataforma móvel mais popular do mundo Rodrigo Faria

Por dentro da plataforma móvel mais popular do mundo Rodrigo Faria Por dentro da plataforma móvel mais popular do mundo Rodrigo Faria Desenvolvimento Ágil de Aplicativos para Web e Dispositivos Móveis Desenvolvimento Mobile I Prof. Rodrigo Augusto Dias Faria, PMP 20/09/2014

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Informática Introdução a Informática Carlos Eduardo da Silva carlos.silva@cefetrn.br Sistemas computacionais Sistemas computacionais O computador é uma máquina eletrônica capaz de receber informações,

Leia mais