EBM VIRGILIO DOS REIS VÁRZEA Rua Manoel Mancellos Moura, S/N Canasvieiras CEP Florianópolis SC Tel:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EBM VIRGILIO DOS REIS VÁRZEA Rua Manoel Mancellos Moura, S/N Canasvieiras CEP Florianópolis SC Tel:"

Transcrição

1 EBM VIRGILIO DOS REIS VÁRZEA Rua Manoel Mancellos Moura, S/N Canasvieiras CEP Florianópolis SC Tel: PLANEJAMENTO ANUAL 2013 ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia PROFESSORA: Bianca de Souza 6º ANO - TURMAS: 61 e 62 2º BIMESTRE 2013 (29/04 a 08/07) AULAS PREVISTAS: 26 aulas Turma 61 e 62 CONTEÚDOS PROGRAMADOS: Unidade 1 Capítulo 2 Localização e Orientação Localização no espaço Orientação - pelo sol, pela lua e pelas estrelas Rosa dos Ventos - bússola Meridianos, paralelos e linha do Equador Coordenadas geográficas - latitude e longitude Capítulo 3 Os Mapas Elementos de um mapa - título, orientação, escala e legenda As convenções cartográficas Capítulo 4 O Planeta Terra no contexto do Universo As galáxias - a Via Láctea Astros em movimento - estrelas, planetas, satélites, asteroides, cometas, meteoros e meteoritos A Terra - movimento de rotação e translação A Lua - Satélite natural - As fases da Lua Capítulo 1 Forma, estrutura e relevo do nosso planeta A forma da Terra Estrutura da Terra - crosta, manto e núcleo O relevo continental - agentes formadores - agentes modeladores O relevo submarino O relevo brasileiro O relevo catarinense

2 Objetivos: Unidade 1 Capítulo 2 - Perceber que o homem se orientava desde os primórdios quando sentiu a necessidade de se locomover para sua sobrevivência. - Trabalhar os conceitos de localização e orientação. - Desenvolver no educando a noção de orientação e localização pelos diferentes meios existentes e conhecer o processo evolutivo dos mesmos. - Trabalhar os conceitos de cartografia e proporção. Capítulo 3 - Perceber a importância dos mapas na compreensão do espaço geográfico. - Saber identificar os elementos de um mapa para sua interpretação. - Compreender a linguagem cartográfica. - Perceber o processo evolutivo na elaboração dos mapas. Capítulo 4 - Compreender a localização do planeta Terra no contexto do Universo. - Conhecer os diferentes astros em movimentos que compõem o Sistema Solar. - Conhecer os principais movimentos que a Terra executa e compreender como esses movimentos podem influenciar nosso cotidiano. - Conhecer o satélite natural da Terra e compreender a influência que ela exerce em nosso planeta. - Trabalhar o conceito de satélite. Capítulo 1 - Conhecer e compreender as formas de relevo continental e marinho. - Observar as formações e transformações do relevo. - Compreender como se constitui o interior da Terra. - Perceber que a crosta terrestre está em contínuo movimento. - Conhecer e identificar as características do relevo brasileiro e catarinense. - Trabalhar o conceito de relevo. Metodologia: - Leitura do livro didático e textos complementares. -Aulas expositivas e dialogadas. - Apresentação de slides. - Resolução de exercícios do livro didático e complementares. - Atividades na biblioteca. - Saídas de estudos. - Observação e interpretação de mapas, gráficos, imagens e tabelas. - Exposições audiovisuais (filmes e documentários). Avaliação: - Trabalhos individuais e em equipes manuscritos. - Avaliações dissertativas e objetivas individuais. - Apresentação de trabalhos (cartazes, desenhos e maquetes). - Elaboração e interpretação de mapas, gráficos, imagens e tabelas. - Relatórios e produções de textos. - Resolução de exercícios em sala e extraclasse. - Participação e desenvolvimento do educando. Recuperação Paralela: A recuperação paralela acontecerá de acordo com a necessidade do educando, ou seja, quando o aluno que desenvolveu a atividade não conseguiu atingir os objetivos propostos. A recuperação poderá ser desenvolvida não necessariamente através de prova escrita, mas por qualquer atividade relacionada ao tema. Os trabalhos desenvolvidos pelos educandos que não atingirem os objetivos propostos deverão ser refeitos.

3 3º BIMESTRE 2013 (09/07 a 27/09) AULAS PREVISTAS: 30 aulas SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Forma e estrutura da Terra, relevo continental, relevo submarino, relevo brasileiro e catarinense, distribuição das águas no nosso planeta, hidrografia brasileira e catarinense. CONTEÚDOS PROGRAMADOS: Capítulo 1 Forma, estrutura e relevo do nosso planeta A forma da Terra Estrutura da Terra - crosta, manto e núcleo O relevo continental - agentes estruturais internos (vulcanismo, tectonismo e abalos sísmicos) - agentes externos (vento, intemperismo, água e homem). O relevo submarino O relevo brasileiro e catarinense Capítulo 2 - As águas no planeta Terra A distribuição das águas no nosso planeta - oceanos e mares - rios e bacias hidrográficas - águas subterrâneas Hidrografia brasileira e catarinense OBJETIVOS: Capítulo 1 - Trabalhar os conceitos de: crosta, manto, núcleo, tectonismo, vulcanismo, abalo sísmico, relevo, montanha, planície, planalto e depressão. - Compreender como se constitui o interior da Terra. - Perceber que a crosta terrestre está em contínuo movimento. - Perceber onde e como ocorrem os terremotos. - Compreender como ocorre o vulcanismo. - Compreender que a superfície terrestre sofreu grandes transformações ao longo do tempo e que essas alterações são consequências de forças internas e externas. - Conhecer as formas de relevo continental e marinho. - Compreender a formação do relevo continental e marinho. - Observar as transformações do relevo. - Conhecer e descrever as características do relevo brasileiro e catarinense. - Perceber que fenômenos naturais influenciam a vida no planeta nas dimensões econômicas, culturais e sociais. Capítulo 2 - Trabalhar os conceitos de: pluvial, glacial, fluvial, hidrosfera, hidrografia, oceano, mar e rio. - Reconhecer a importância da água para o ser humano. - Localizar no mapa-múndi cada um dos oceanos. - Conhecer as partes integrantes de um rio. - Perceber a importância da água para a vida em nosso planeta. - Descrever e compreender o ciclo hidrológico. - Perceber as diferentes formas de utilização das águas pelo homem. - Observar as diferentes formas de poluição das águas. - Identificar algumas das consequências da interferência humana nas condições da água na Terra.

4 -Conhecer a hidrografia do Brasil e de Santa Catarina. - Compreender que a água é um recurso não renovável em nosso planeta. METODOLOGIA: - Leitura do livro didático e textos complementares. -Aulas expositivas e dialogadas. - Apresentação de slides. - Resolução de exercícios do livro didático e complementares. - Atividades na biblioteca. - Saídas de estudos. - Observação e interpretação de mapas, gráficos, imagens e tabelas. - Exposições audiovisuais (filmes e documentários). AVALIAÇÃO: - Trabalhos individuais e em equipes manuscritos. - Avaliações dissertativas e objetivas individuais. - Apresentação de trabalhos (cartazes, desenhos e maquetes). - Elaboração e interpretação de mapas, gráficos, imagens e tabelas. - Relatórios e produções de textos. - Resolução de exercícios em sala e extraclasse. - Participação e desenvolvimento do educando. ATIVIDADE COTIDIANA: Leitura de pequenos textos complementares relacionados aos temas trabalhados em sala ao longo do 3º bimestre voltados para atualidades. Com os objetivos de: - Trabalhar a interpretação de textos; - Ampliar o conhecimento do aluno em relação ao conteúdo estudado; - Desenvolver no educando o hábito da leitura. A atividade será desenvolvida no início de algumas aulas durante o 3º bimestre. Onde, inicialmente a professora fará a leitura comentada para o grupo. Após algumas aulas, estimular a leitura feita pelos próprios educandos, bem como, incentivar que eles tragam algo para essa socialização. Com essa atividade a professora avaliará o interesse e participação dos alunos. RECUPERAÇÃO PARALELA: A recuperação paralela acontecerá de acordo com a necessidade do educando, ou seja, quando o aluno que desenvolveu a atividade não conseguiu atingir os objetivos propostos. A recuperação poderá ser desenvolvida não necessariamente através de prova escrita, mas por qualquer atividade relacionada ao tema. Os trabalhos desenvolvidos pelos educandos que não atingirem os objetivos propostos deverão ser refeitos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Andrade, Julia Santos Cossermelli de. Para viver juntos: geografia, 6º ano: ensino fundamental/julia Santos Cossermelli de Andrade, Marlon Clóvis Medeiros ed. Rev.-São Paulo: Edições SM, Projeto Araribá: geografia / organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida pela editora moderna; editora Santa Cunha de Souza Danelli ed. - São Paulo: Moderna, Geografia: espaço e vivência, 5ª série / Levon Boligian...[et al.] São Paulo: Atual, Geografia Crítica: o espaço natural e a ação humana, 5ª série / William Vesentini ed. - São Paulo:

5 Ática, Construindo o espaço humano, 5ª série / Moreira Igor ed. - São Paulo: Ática, Mendes, Edilberto. Geografia: 6ºano: manual do professor / Edilberto Mendes, Edílson Mendes. - Curitiba, PR: SEFE Sistema Educacional Família e Escola, º BIMESTRE 2013 (30/09 a 20/12) AULAS PREVISTAS: (35 aulas - Turma 61) e ( 34 aulas Turma 62) SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A atmosfera terrestre e seus fenômenos, o clima do Brasil e de Santa Catarina, os diferentes tipos de vegetação, a vegetação do Brasil e de Santa Catarina, os ecossistemas de Santa Catarina e áreas de preservação catarinense. CONTEÚDOS PROGRAMADOS: Capítulo 3 A Terra protegida por uma camada de gases A atmosfera terrestre - Camadas da atmosfera. A atmosfera e seus fenômenos - O tempo atmosférico e o clima. - A temperatura. - A pressão atmosférica. - A umidade do ar e as nuvens. - As precipitações. - As massas de ar e os ventos. O clima do Brasil e de Santa Catarina - Os tipos climáticos e suas características predominantes no Brasil e em Santa Catarina. Capítulo 4 A Terra e a sua cobertura vegetal Os principais tipos de vegetação existentes - Florestas Topicais e Equatoriais, Florestas Subtropicais e Temperadas, Florestas Boreais, Savanas, Serrados e Tundra. - A vegetação e a ação antrópica. A vegetação brasileira - A Mata Atlântica, a Mata de Araucária, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal, os Campos e a Floresta Amazônica. - A vegetação de Santa Catarina. Ecossistemas da Ilha de Santa Catarina - Restingas, Dunas, Manguezal e Mata Atlântica. - Áreas de preservação do estado de Santa Catarina e do município de Florianópolis. OBJETIVOS: Capítulo 3 - Trabalhar os conceitos de: atmosfera, clima, tempo, precipitação, ventos e temperatura. - Observar e compreender a atmosfera terrestre, suas camadas e os fenômenos atmosféricos (as massas de ar, os ventos, as nuvens, a temperatura e as precipitações). - Saber diferenciar tempo e clima. - Conhecer as massas de ar que atuam no Brasil, Santa Catarina e em Florianópolis. - Perceber os tipos climáticos e suas características no Brasil e no estado de Santa Catarina. - Compreender como o homem pode interferir no clima da Terra e quais as consequências prováveis dessas ações.

6 Capítulo 4 - Trabalhar os conceitos de: vegetação e ecossistema. - Identificar e caracterizar os principais tipos de vegetação. - Estabelecer a relação entre clima e vegetação. - Identificar e caracterizar os tipos de vegetação presentes no Brasil e em Santa Catarina. - Identificar e caracterizar os ecossistemas da Ilha de Santa Catarina. - Conhecer e compreender a importância das áreas de preservação do estado de Santa Catarina e da Ilha de Santa Catarina. - Compreender como o homem pode interferir na vegetação do planeta e quais as consequências prováveis dessas ações. METODOLOGIA: - Leitura do livro didático e textos complementares. -Aulas expositivas e dialogadas. - Apresentação de slides. - Resolução de exercícios do livro didático e complementares. - Atividades na biblioteca. - Observação e interpretação de mapas, gráficos, imagens e tabelas. - Exposições audiovisuais (filmes e documentários). AVALIAÇÃO: - Trabalhos individuais e em equipes manuscritos. - Avaliações dissertativas e objetivas individuais. - Apresentação de trabalhos (cartazes, desenhos e maquetes). - Elaboração e interpretação de mapas, gráficos, imagens e tabelas. - Relatórios e produções de textos. - Resolução de exercícios em sala e extraclasse. - Participação e desenvolvimento do educando. ATIVIDADE COTIDIANA: Leitura de pequenos textos complementares relacionados aos temas trabalhados em sala ao longo do 4º bimestre voltados para atualidades. Com os objetivos de: - Trabalhar a interpretação de textos; - Ampliar o conhecimento do aluno em relação ao conteúdo estudado; - Desenvolver no educando o hábito da leitura. A atividade será desenvolvida no início de algumas aulas durante o 4º bimestre. Onde, inicialmente a professora fará a leitura comentada para o grupo. Após algumas aulas, estimular a leitura feita pelos próprios educandos, bem como, incentivar que eles tragam algo para essa socialização. Com essa atividade a professora avaliará o interesse e participação dos alunos. RECUPERAÇÃO PARALELA: A recuperação paralela acontecerá de acordo com a necessidade do educando, ou seja, quando o aluno que desenvolveu a atividade não conseguiu atingir os objetivos propostos. A recuperação poderá ser desenvolvida não necessariamente através de prova escrita, mas por qualquer atividade relacionada ao tema. Os trabalhos desenvolvidos pelos educandos que não atingirem os objetivos propostos deverão ser refeitos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Base Sistema Educacional 6º ano, Curitiba, PR: SEFE Sistema Educacional Família e Escola, 2010 Andrade, Julia Santos Cossermelli de. Para viver juntos: geografia, 6º ano: ensino fundamental/julia Santos

7 Cossermelli de Andrade, Marlon Clóvis Medeiros ed. Rev.-São Paulo: Edições SM, Projeto Araribá: geografia / organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida pela editora moderna; editora Santa Cunha de Souza Danelli ed. - São Paulo: Moderna, Geografia: espaço e vivência, 5ª série / Levon Boligian...[et al.] São Paulo: Atual, Geografia Crítica: o espaço natural e a ação humana, 5ª série / William Vesentini ed. - São Paulo: Ática, Construindo o espaço humano, 5ª série / Moreira Igor ed. - São Paulo: Ática, Mendes, Edilberto. Geografia: 6ºano: manual do professor / Edilberto Mendes, Edílson Mendes. - Curitiba, PR: SEFE Sistema Educacional Família e Escola, 2010

EBM VIRGILIO DOS REIS VÁRZEA

EBM VIRGILIO DOS REIS VÁRZEA EBM VIRGILIO DOS REIS VÁRZEA Rua Manoel Mancellos Moura, S/N Canasvieiras CEP 88.054-030 Florianópolis SC Tel:3369-0833 PLANEJAMENTO ANUAL 2013 ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia PROFESSORA: Bianca de Souza

Leia mais

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12)

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PROFESSORA: Bianca de Souza 8ª SÉRIE - TURMAS: 81 e 82 ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Estudo dos continentes (Europa, Ásia,

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE PLANO ANUAL ANO 2016 TURMA: 6º Ano Perío: 1º BIMESTRE PROFESSOR: Sergio Correia de Souza e Alisson Conceição Desenvolver a capacidade leitora atan uma abordagem que contribua para a formação de um aluno

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 6 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 3 1- (0,5) Embora haja dificuldade em oficializar a data do primeiro mapa

Leia mais

LIVRO: Geografia Homem e Espaço. 6º Ano. Autores: Elian Alabi Lucci e Anselmo Lázaro Branco.

LIVRO: Geografia Homem e Espaço. 6º Ano. Autores: Elian Alabi Lucci e Anselmo Lázaro Branco. DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: FELIPE MARÇAL DATA: 18/12/2017 3ª ETAPA VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 6º ANO TURMA: ANCHIETA ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO LIVRO: Geografia

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Geografia ÁREA DE ENSINO: FUNDAMENTAL I SÉRIE\ ANO: 4º ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Geografia ÁREA DE ENSINO: FUNDAMENTAL I SÉRIE\ ANO: 4º ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 - O PLANETA TERRA * Explorar o conhecimento sobre a Terra. *Conhecer a estrutura do planeta Terra e suas características. *Compreender que o planeta Terra é formado por oceanos e continentes.

Leia mais

A prova constará de 20 questões, sendo 15 questões discursivas e 5 objetivas.

A prova constará de 20 questões, sendo 15 questões discursivas e 5 objetivas. DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina e Felipe Marçal DATA: 17/12/2016 3ª ETAPA VALOR: 20,0 NOTA: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 6º ANO TURMA: ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO LIVRO: Geografia

Leia mais

DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 NOTA: Relação de conteúdo e orientações SÉRIE: 6º ANO TURMA: Trabalho de Recuperação Final

DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 NOTA: Relação de conteúdo e orientações SÉRIE: 6º ANO TURMA: Trabalho de Recuperação Final DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina e Fábio DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 NOTA: Relação de conteúdo e orientações SÉRIE: 6º ANO TURMA: Trabalho de Recuperação Final ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

Escola E.B. 2,3 de António Feijó Ano letivo Planificação anual 7º ano de escolaridade

Escola E.B. 2,3 de António Feijó Ano letivo Planificação anual 7º ano de escolaridade Escola E.B.,3 de António Feijó Ano letivo 06 07 Planificação anual 7º ano de escolaridade A Terra. Estudos e representações A representação da superfície terrestre A Geografia e o território Compreender

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra 1º Período UNIDADE 1 O Planeta Terra O planeta onde vivemos; Conhecendo a Terra; Continentes e oceanos; Conhecer algumas características e a estrutura do planeta Terra; Reconhecer a Terra como parte do

Leia mais

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12)

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PROFESSORA: Bianca de Souza 6ª SÉRIE - TURMAS: 61 e 62 ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O clima, o relevo, a hidrografia,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Leia o texto a seguir, que dá informações interessantes a respeito do que você está estudando. O Universo e seus Astros

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Leia o texto a seguir, que dá informações interessantes a respeito do que você está estudando. O Universo e seus Astros 5ºAno 1.5 GEOGRAFIA 1º período 12 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 6ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 6ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final Disciplina: Professor (a): COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 6ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final Geografia Flávia Maria Chaves Soares

Leia mais

Litosfera e Hidrosfera

Litosfera e Hidrosfera PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= Litosfera e Hidrosfera

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 1º ANO Professores: Carboni e Luis Otavio Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou

Leia mais

Objetivos. Conteúdo Programático

Objetivos. Conteúdo Programático DADOS DA COMPONENTE CURRICULAR Nome da Disciplina: GEOGRAFIA Curso: Ensino Técnico Integrado em Controle Ambiental Série: 1º ANO Carga Horária: 67h Docente Responsável: MARCOS ANTONIO SILVA Ementa Geografia:

Leia mais

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Capítulo 1: Identificar a. Exposição dialogada Orientação para se. importância do Sol

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Capítulo 1: Identificar a. Exposição dialogada Orientação para se. importância do Sol CEAI PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA TURMA: 4º ANO CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Capítulo 1: Explicar as formas de

Leia mais

Roteiro de recuperação Geografia - Completo - 2º semestre

Roteiro de recuperação Geografia - Completo - 2º semestre Roteiro de recuperação Geografia - Completo - 2º semestre Nome: nº Série/Ano Disciplina: Professor: Período de recuperação: de / a / Valor: 2,0 INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO 1. Acompanhe

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos Nome: 6 Atividades de Geografia para o exame final 6º ano ATENÇÃO: As atividades que se seguem devem ser respondidas em seu caderno de Geografia para serem

Leia mais

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas 1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas UNIDADE 1 O Planeta Terra Tema 1: O planeta onde vivemos; Tema 2: Conhecendo a Terra; Tema 3: Continentes e oceanos; Tema 4: Trabalhando com mapas..

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 11/11/2016 Ensino Fundamental II Série: SEXTO ANO Turmas: 16A, 16B e 16C

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 11/11/2016 Ensino Fundamental II Série: SEXTO ANO Turmas: 16A, 16B e 16C DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 11/11/2016 Ensino Fundamental II Série: SEXTO ANO Turmas: 16A, 16B e 16C RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA O EXAME FINAL E AVALIAÇÃO ESPECIAL Conteúdos de

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Geografia 7º Ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Geografia 7º Ano Ano letivo 2014/2015 Manual adotado: 7 GPS Porto Editora Plano Anual 1º Período 2º Período 3º Período TOTAL Aulas Previstas 26 20 18 64 Apresentação 1 0 0 1 Diagnose/ Avaliação 5 4 2 11 Gestão de conteúdos

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas)

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Jose Eduardo Nunes do Nascimento

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

7ºANO ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/2

7ºANO ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/2 7ºANO ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/2 1º A Terra: Estudos e Representações Descrição da paisagem Exprimir-se de forma correcta utilizando o vocabulário geográfico Observar paisagens, para identificar os principais

Leia mais

GEOGRAFIA LISTA DE RECUPERAÇÃO - 6º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas: e) Mares de Morros

GEOGRAFIA LISTA DE RECUPERAÇÃO - 6º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas: e) Mares de Morros GEOGRAFIA Objetivas: 01 O caminho realizado pelos planetas em torno do sol recebe o nome de: a) Fase b) Terra c) Lua d) Órbita e) Rotação 02 - Considerando o Equador e Greenwich, é possível afirmar que

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 6 a - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Os assuntos trabalhados neste Estudos Autônomos estão relacionados

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 6º ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 6º ANO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROFESSORA: BIANCA DE SOUZA PLANEJAMENTO ANUAL 6º ANO FLORIANÓPOLIS 2014 6º ANO PLANEJAMENTO DISCIPLINA GEOGRAFIA 2014 TURMAS: 62 e 63 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso Atividades para Estudos Autônomos Data: 1º / 12 / 2017 Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6 o - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 6 / 3 / 2018 Aluno(a): N o

Leia mais

MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE

MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE EMED - Empreendimentos Educacionais Ltda Centro de Formação Profissional BOM PASTOR MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE Centro de Formação Profissional Colégio Bom Pastor Curso

Leia mais

Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia MARATONA DE EXERCÍCIOS REVISÃO DE N1 GABARITO

Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia MARATONA DE EXERCÍCIOS REVISÃO DE N1 GABARITO Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Finais Goiânia, 05/11/2018. 6º ano Turma: nº Nome do (a) Aluno (a): Professor(a): Diego Oliveira Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 3º ano Data / / Nota Disciplina GEOGRAFIA Prof. Rodrigo Carvalho Valor 30 Questão 1. Conceitue: a)

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 1º ANO Professores: Carboni e David Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO TERRESTRE GLOBO TERRESTRE MAPA PRINCIPAIS ELEMENTOS DO MAPA TÍTULO ORIENTAÇÃO

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação 2018 35 pts 6º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

Professor (a): MARCIA

Professor (a): MARCIA COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2012 Disciplina: GEOGRAFIA Ano: 2012 Professor (a): MARCIA Turma: 1º ANO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017 SUBDOMÍNIO: 1 A geografia e o território PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017 DOMÍNIO: A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES 1. Compreender o objeto e o método da Geografia

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre Nome: Nº 1 a. Série Data: / /2015 Professores: Adriana, Fabiana, Nelson Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre) 4º bimestre A - Introdução Neste semestre,

Leia mais

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 1 Dinâmica Climática

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 1 Dinâmica Climática Geografia Física Turmas: T/R Chicão Aula 1 Dinâmica Climática Geografia Física Turmas TR 1 Sem Cartografia, escala, fuso horário, geologia e relevo 02/08 Dinâmica climática 16/08 Dinâmica climática 30/08

Leia mais

COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO DIFERANÇA ENTRE CLIMA E TEMPO: - CLIMA: HÁ OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE ATIVIDADE ATMOSFÉRICA DURANTE UM LONGO PERÍODO. AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2017 / 2018

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2017 / 2018 SUBDOMÍNIO: 1 A geografia e o território PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2017 / 2018 DOMÍNIO: A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES 1. Compreender o objeto e o método da Geografia

Leia mais

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos.

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. Relevo de Santa Catarina Clima de Santa Catarina Fatores de influência do Clima Latitude; Altitude; Continentalidade

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Orientação, Localização e Representações Cartográficas

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Orientação, Localização e Representações Cartográficas de Geografia Exercícios Complementares Orientação, Localização e Representações Cartográficas 1. Identifique, na Rosa dos Ventos, os pontos cardeais e colaterais: 2. Preencha o planisfério a seguir, indicando

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar diferentes tipos de representação da superfície terrestre (globo terrestre, maquetes, mapas, plantas, croquis). Identificar diferenças entre as representações do espaço geográfico. Comparar

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre Nome: Nº 1 a. Série Data: / /2017 Professores: Fabiana, Nelson, Sergio Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre) 4º bimestre A - Introdução Neste semestre, sua

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

Planificação Anual. Professor: Maria da Graça Gonçalves das Neves Disciplina: Geografia Ano: 7.º Turma: A Ano letivo:

Planificação Anual. Professor: Maria da Graça Gonçalves das Neves Disciplina: Geografia Ano: 7.º Turma: A Ano letivo: Planificação Anual Professor: Maria da Graça Gonçalves das Neves Disciplina: Geografia Ano: 7.º Turma: A Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação

Leia mais

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras.

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras. O RELEVO TERRESTRE A superfície terrestre não é uniforme, mas sim composta por irregularidades, apresentando formas altas ou baixas, planas ou onduladas. O relevo pode ser definido como o conjunto das

Leia mais

Programação anual - Geografia 7º ano 2016/17

Programação anual - Geografia 7º ano 2016/17 Programação anual - Geografia 7º ano 2016/17 A programação/planificação tem presente os seguintes aspetos: 1. Calendário escolar: 2. Calendário escolar: 1º Período: 15 de setembro a 16 de dezembro 2º Período:

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia A proposta A proposta de ensino para esta área de conhecimento considera o espaço como construção humana em que sociedade e natureza

Leia mais

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização através de passeios, fotos,

Leia mais

- Compreender o objeto e o método da Geografia

- Compreender o objeto e o método da Geografia AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual de Geografia 7º ano Ano Letivo 2015/2016 Domínio/

Leia mais

Rotas de aprendizagem - Projetos

Rotas de aprendizagem - Projetos Página1 Rotas de aprendizagem - Projetos Domínio - A Terra: Estudos e Representações Subdomínio: A e o Território 1/2 Quinzenas (Inicio: 1.º período) 1) Reconhecer a como a ciência que estuda os territórios

Leia mais

1º PERIODO (setembro) DOMÍNIO / SUBDOMÍNIO CONTEÚDOS. A diversidade das paisagens. Os métodos e as técnicas de análise das paisagens.

1º PERIODO (setembro) DOMÍNIO / SUBDOMÍNIO CONTEÚDOS. A diversidade das paisagens. Os métodos e as técnicas de análise das paisagens. 1º PERIODO (setembro) DOMÍNIO / SUBDOMÍNIO CONTEÚDOS 1 A Geografia e a paisagem A diversidade das paisagens. Os métodos e as técnicas de análise das paisagens. OBJECTIVOS 1. Reconhecer a Geografia como

Leia mais

- Compreender o objeto e o método da Geografia

- Compreender o objeto e o método da Geografia AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual de Geografia 7º ano Ano Letivo 2014/2015 Domínio/

Leia mais

QUESTÃO 02. Identifique os pontos cardeais e colaterais de acordo com os números e letras que estão na Rosa. dos Ventos. 1: a: 2: b: 3: c: 4: d:

QUESTÃO 02. Identifique os pontos cardeais e colaterais de acordo com os números e letras que estão na Rosa. dos Ventos. 1: a: 2: b: 3: c: 4: d: NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): ADRIANA RODRIGUES ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA: GEOGRAFIA NOTA: QUESTÃO 01. Paisagem é a parte do espaço geográfico que pode

Leia mais

Saber orientar-se pelas direções cardeais e por meio de mapa simples.

Saber orientar-se pelas direções cardeais e por meio de mapa simples. DISCIPLINA DE GEOGRAFIA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Conhecer o ambiente de moradia e sua localização através de passeios, fotos e desenhos. Conhecer o ambiente de estudo e sua localização

Leia mais

Unidade: S. Bernardo - Ensino Fundamental. AT. Geografia 2º Trimestre Gabarito. Prof. Sueli Onofre

Unidade: S. Bernardo - Ensino Fundamental. AT. Geografia 2º Trimestre Gabarito. Prof. Sueli Onofre Unidade: S. Bernardo - Ensino Fundamental AT. Geografia 2º Trimestre Gabarito Prof. Sueli Onofre 1. É a camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre, com uma altitude que varia entre 12 e 20

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 1ª série Data: / / 2016 Professor: Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre 0.8 trabalho + 0.2 grades de correção) 3º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua

Leia mais

Nº: VALOR DA AT: 2.0

Nº: VALOR DA AT: 2.0 Unidade: S. Bernardo - Ensino Fundamental ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - 2 ªUL PROFESSORA: Sueli Onofre Data: - 6º ANOS NOME: Nº: Ano: VALOR DA AT: 2.0 NOTA: 1. É a camada da atmosfera mais próxima da superfície

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO 7ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: Compreender o objeto e o método da Geografia. Conhecer diferentes formas de representação da superfície terrestre. Compreender diferentes tipos de

Leia mais

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) Durante o processo de resfriamento da Terra, ocorreu uma liberação de gases e vapores que formou: A) A crosta terrestre. B)

Leia mais

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL GEOGRAFIA 7º ano

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL GEOGRAFIA 7º ano PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL GEOGRAFIA 7º ano 1. PERÍODO LETIVO 2017-2018 Conteúdos Objetivos/Descritores (Metas Curriculares) Estratégias/Atividades Recursos Tempos TEMA 1 - A Terra: estudos e representações

Leia mais

AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENSINO ORIENTADAS PARA O PERFIL DOS ALUNOS

AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENSINO ORIENTADAS PARA O PERFIL DOS ALUNOS PARA INTER TEMA I - A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES : Elaborar esboços de paisagens descrevendo os seus elementos essenciais. Situar exemplos de paisagens no respetivo território, a diferentes escalas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2017 / 2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2017 / 2018 1ºPeríodo (2017): de 13 de setembro a 15 de dezembro 1.1 Compreender o objeto e o método da Geografia 1.2 Reconhecer a Geografia como a ciência que estuda os territórios 1.3 Descrever a influência dos

Leia mais

Atividades de Geografia

Atividades de Geografia Estudante: Educador: Franco Augusto 6º Ano/Turma: C. Curricular: Geografia Atividades de Geografia Os mapas temáticos são representações gráficas da superfície terrestre ilustradas de acordo com algum

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES DISCIPLINA GEOGRAFIA - 6º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES DISCIPLINA GEOGRAFIA - 6º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES DISCIPLINA GEOGRAFIA - 6º ANO PROCESSOS DE FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO RELEVO AGENTES ESTRUTURAIS DO RELEVO O MOVIMENTO DAS PLACAS TECTÔNICAS

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Clima: seus elementos e fatores de influência. Professor Fernando Rocha

Clima: seus elementos e fatores de influência. Professor Fernando Rocha Clima: seus elementos e fatores de influência Professor Fernando Rocha O que é Clima? Definições Não confundir Tempo e Clima Tempo (meteorológico): são condições atmosféricas de um determinado lugar em

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho ANO LETIVO 2017/2018 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE GEOGRAFIA 7º ANO Domínio/ A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES o cognitiva

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EDC 284 DIDÁTICA DOCENTE: Amaleide Lima DISCENTES: Kleriston Fellipe Pinto da Conceição Marili Ribeiro Brito Rachel Nascimento da Rocha O planejamento

Leia mais

FORMAÇÃO E ESTRUTURA DA TERRA

FORMAÇÃO E ESTRUTURA DA TERRA FORMAÇÃO E ESTRUTURA DA TERRA CAMADAS TERRESTRE - NÚCLEO É a porção central da Terra, também denominada NIFE, por ser constituída de compostos de FErro e NÍquel, com algum enxofre e silício dissolvido.

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Diálogo com os alunos. Análise e interpretação de fontes documentais (gráficos, mapas e imagens, fotografia, entre outras).

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Diálogo com os alunos. Análise e interpretação de fontes documentais (gráficos, mapas e imagens, fotografia, entre outras). ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 7º ANO 2013/2014 CONTEÚDOS A TERRA ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES Paisagens

Leia mais

O relevo terrestre e seus agentes. - Relevo: diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planícies, depressões etc).

O relevo terrestre e seus agentes. - Relevo: diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planícies, depressões etc). O relevo terrestre e seus agentes - Conceito de relevo e seus agentes: - Relevo: diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planícies, depressões etc). - Agentes que desenham o relevo podem

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. Instruções Instruções ENSINO FUNDAMENTAL Geografia Conteúdos do 6º Ano 1º/2º Bimestre 2017 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Tatiana Data: / /2017 Unidade: Cascadura Mananciais

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I Data: 25/04/2012 Aluno(a): n 0 ano: 6º turma: NOTA: Prof.(a): Haide Mayumi Handa Honda Ciente do Responsável: Data: / /2012 Instruções: 1. Esta avaliação contém 5 páginas e 11

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 1º SÉRIE - EM ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 1º SÉRIE - EM ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 1º SÉRIE - EM ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final Disciplina: Professor (a): GEOGRAFIA FLÁVIA MARIA CHAVES

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA/2014 1

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA/2014 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA SUBÁREA DE GEOGRAFIA PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA/2014 1 Série:

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 420 - GEOGRAFIA DISCIPLINA: GEOGRAFIA P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL NÍVEL DE ENSINO: 3.º Ciclo CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 7º

Leia mais

Geografia. Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - LEIRIA

Geografia. Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - LEIRIA 201-2014 Geografia Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - LEIRIA Planificação a longo prazo 7º ano - Geografia 1º Período Tempos 2º Período Tempos º Período

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017 ESCOLA BÁSICA / MARTIM DE FREITAS Ano letivo 06/0 º Ano de Escolaridade I Período (6 aulas) (6 aulas) I ( aulas) DOMÍNIO: A TERRA, ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES Unidade A Geografia e o Território -O objeto

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES DISCIPLINA GEOGRAFIA - 6º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES DISCIPLINA GEOGRAFIA - 6º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES DISCIPLINA GEOGRAFIA - 6º ANO FORMAÇÃO E MODELAGEM DO RELEVO TERRESTRE PLACAS TECTÔNICAS DOBRAMENTOS PROCESSO DE DOBRAMENTOS DOBRAMENTOS

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2016 Nome: Nº 6º ano Data: / /2016 Professor: Nota: (valor: 2.0) A - Introdução Neste ano, sua pontuação foi inferior a 60,0 pontos e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2014 Etec Ensino Médio ETEC. PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias Componente Curricular: Geografia

Leia mais

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas Aluno(a): Série(Ano): Turma: Turno: Data: / / Professor(a): 1- Observe a figura abaixo. EXERCÍCIO ONLINE 6º ANO GEOGRAFIA

Leia mais

A PENÍNSULA IBÉRICA NA EUROPA E NO MUNDO

A PENÍNSULA IBÉRICA NA EUROPA E NO MUNDO A PENÍNSULA IBÉRICA NA EUROPA E NO MUNDO Limites da Península Ibérica Como qualquer península, a Península Ibérica está rodeada por mar com exceção de um lado chamado istmo. Tem como limites naturais:

Leia mais

PROPOSTA ATIVIDADES COM O JCLIC

PROPOSTA ATIVIDADES COM O JCLIC PROPOSTA ATIVIDADES COM O JCLIC 1 Título: Fisionomia do Relevo 2 Autor: Nilse Lúcia Girotto 3 Aplicativo utilizado: JClic: Palavras Cruzadas 4 Disciplina: Geografia 5 Objetivos / Expectativas de aprendizagem:

Leia mais

UNIDADE: DATA: 27 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 27 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 27 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Por que as paisagens possuem características únicas?

Por que as paisagens possuem características únicas? Por que as paisagens possuem características únicas? GEOGRAFIA 6 Anos Ensino Fundamental II Profª Bruna Andrade http://www.youtube.com/watch?v=yqt9pezurb0 Os elementos que compõe as paisagens são responsáveis

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2015 / 2016

PLANIFICAÇÃO DE SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2015 / 2016 SUBDOMÍNIO: 1 A geografia e o território PLANIFICAÇÃO DE SUBDOMÍNIOS Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2015 / 2016 DOMÍNIO: A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES 1. Compreender o objeto e o método da Geografia 1.1.

Leia mais

Estudante: 6ºano/Turma: Educador: Bianca Correa C. Curricular: Geografia OBJETIVOS: Questão 01

Estudante: 6ºano/Turma: Educador: Bianca Correa C. Curricular: Geografia  OBJETIVOS: Questão 01 Estudante: 6ºano/Turma: Educador: Bianca Correa C. Curricular: Geografia Estudo Dirigido OBJETIVOS: Conhecer os principais conceitos da geografia. Entender a formação da biosfera e as paisagens geográficas.

Leia mais

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado.

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado. COLÉGIO SHALOM Atividades de recuperação semestral 6º Ano - Disciplina: Ciências Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / Valor: 12,0 1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA Nome: Nº 1ª série Data: / / 2017 Professor: Nota: (valor: 2,0) A - Introdução Neste ano, sua pontuação foi inferior a 60,0 pontos e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

NOSSO MUNDO. A Geografia Levada a Sério

NOSSO MUNDO.   A Geografia Levada a Sério NOSSO MUNDO 1 Paródia da Formação da Terra 2 O Estudo da Terra A Terra tem cerca de 4,6 bilhões de anos; Está inserida na Via-Láctea e nela, no Sistema Solar; É o único que apresenta características que

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA: AGENTES EXTERNOS MÓDULO 07

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA: AGENTES EXTERNOS MÓDULO 07 GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA: AGENTES EXTERNOS MÓDULO 07 A DINÂMICA EXTERNA DO RELEVO RELEVO modelado da crosta terrestre, que se originou a partir do tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos e é modelado

Leia mais

Geografia. Aula 01 EXISTEM TERREMOTOS NO BRASIL?

Geografia. Aula 01 EXISTEM TERREMOTOS NO BRASIL? Geografia. Aula 01 Relevo EXISTEM TERREMOTOS NO BRASIL? 1.1 Observe as imagens abaixo: O pior terremoto do Brasil derrubou 4 mil casas em João Câmara (RN), em 1996 Aécio vai à cidade onde terremoto deixou

Leia mais