Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "www.epimedsolutions.com"

Transcrição

1

2

3 O Epimed Monitor possibilita a monitoração e gestão de indicadores de qualidade e segurança do paciente. Está em consonância com as seguintes diretrizes atuais: OMS, Agências Certificadoras de Acreditação Hospitalar (ONA e JCI) Qualidade do IHI Portaria MS 3432/98 e RDC nº 7

4 INDICADORES Indicadores exigidos pela RDC 7 da ANVISA: Taxa de mortalidade geral Escores de gravidade de doença (SAPS 3*, SAPS II e APACHE II) e respectivas taxas de mortalidade padronizadas Reinternações (<24h) Duração da permanência na UTI Prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde Densidade de incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) Densidade de incidência de infecção de trato urinário associada à cateter Densidade de incidência de infecção de corrente sanguínea associada à cateter Sistema de classificação de necessidades de cuidados de enfermagem: índice de carga de trabalho de enfermagem necessários para o cuidado. Sistema de monitoração de eventos adversos, farmacovigilância e hemovigilância

5 Funcionalidades Possibilita a monitoração da qualidade e desempenho de UTIs através de medidas risco-ajustadas e do cálculo de escores de prognóstico validados. Utiliza informações clínico-epidemiológicas dos pacientes em UTIs tais como: dados demográficos, fisiológicos e laboratoriais para o cálculo dos escores de gravidade APACHE II, SAPSII e SAPS3 e suas respectivas estimativas da probabilidade de óbito e taxas de mortalidade padronizada.

6 Possibilita a caracterização pormenorizada da avaliação de gravidade e risco por também gerar escores para a monitoração seqüencial das disfunções orgânicas (SOFA) e para avaliação de co-morbidades (índice de Charlson). Avalia a utilização de recursos da UTI como: suporte invasivo, ventilação mecânica, monitoração hemodinâmica, suporte renal, vasopressores e dispositivos intravasculares. Todos estes dados são calculados de modo automático após a inserção dos dados gerando um painel de informações disponível em tempo real.

7 Benefícios Otimização dos cuidados de pacientes de alta complexidade e medidas de segurança dos pacientes. Acompanhamento da aderência às medidas de qualidade. Monitoração da performance da sua UTI através de medidas riscoajustadas. Cumpre integralmente as exigências da RDC 7 da ANVISA.

8 Como o Epimed Monitor deve ser utilizado Todo paciente que der entrada na UTI monitorada pelo Epimed deve ser inserido o quanto antes no sistema Epimed Monitor. Os dados clínicos referentes a evolução do paciente durante sua permanência na UTI devem ser inseridos no Epimed Monitor diariamente. A movimentação do paciente (transferência de leitos, de unidade, alta, óbito) deve ser realizada no Epimed Monitor.

9 Acesso, Armazenamento e Segurança É um sistema on-line, pode ser utilizado pelo usuário em qualquer lugar, necessitando apenas do login e senha de acesso. O sistema possui diferentes perfis de usuários. São eles: Gestor de Rede, Gestor de Hospital, Gestor de Unidade e Usuário de Unidade e Usuário NAS. Os dados que chegam a central são armazenados em um servidor exclusivo do sistema. É possível a rastreabilidade de acesso ao sistema.

10 Canais de Interação Para dúvidas e sugestões, entre em contato com nosso Suporte: E mail: suporte@epimedmonitor.com Rio de Janeiro Tel/Fax: Cel: Website:

11 Página de acesso : Cada usuário deverá ter um login e senha para acesso, de acordo com o perfil definido pela gestão da unidade.

12 Configurações de Perfil

13 Acesso aos relatórios e gráficos Informações sobre seu perfil e último acesso Alteração de senha Acesso para outras unidades cadastradas em seu perfil

14 Administração da Unidade

15 O que significa cada ícone na Administração da Unidade? - Transferência de leito - Reinternação no Hospital <30 dias ou na Unidade - Longa Permanência ( > 21 dias) - - Sem MR em internações anteriores - Com MR em internações anteriores - Germe Multirresistente - Checklist diário do dia atual realizado - Ficha do paciente, Checklist, Escore NAS

16 Menu da Administração da Unidade O Menu está localizado à esquerda da tela, após acessar na Unidade selecionada. Status da Unidade Referente ao Censo da Unidade. Encontram-se os leitos com seus determinados pacientes internados. Saída Hospitalar Pendente Encontramos as fichas dos pacientes que tiveram alta da Unidade e ainda permanecem internados no Hospital. Ficha do Paciente Incompleta Fichas que possuem alguma pendência, falta de algumas informações ou preenchimento de uma determinada aba.

17 Saída Hospitalar Pendente As fichas ficam pendentes, aguardando o preenchimento da Evolução no Hospital (Alta Hospitalar). Ocorrendo alta hospitalar, você deve ingressar na ficha do paciente e informar os dados referentes a alta Caso haja integração, esta informação é inserida automaticamente no Epimed

18 Busca de Pacientes Local para busca de um determinado paciente ou grupo de pacientes específicos. Os filtros existentes ajudam a definir os critérios que deseja para busca das fichas. Opções de Busca: Busca por evento adverso Busca por evento infeccioso Busca por evento de Colonização Busca por dispositivo invasivo Busca por dados incompletos

19 Como admitir um paciente na Unidade Em cada leito existem 3 ícones : Ficha do Paciente, Checklist Diário e Score NAS Diário, respectivamente. Para realizar a admissão de um paciente na Unidade, você deverá clicar na Ficha do Paciente referente ao leito desejado.

20 Identificação do Paciente Caso haja integração, todas estas informações serão inseridas automaticamente no Epimed

21 Identificação do Paciente A 1ª aba para preenchimento é a Aba de Identificação do Paciente. Busca de Paciente Antes de realizar a inserção de um paciente você poderá pesquisar se o mesmo já possui passagem no Sistema Epimed Monitor. Após clicar em Busca de Paciente, você deverá inserir o nome e/ou selecionar a documentação e a numeração do paciente que deseja procurar. Se o paciente já tiver passagem no Sistema Epimed, a ficha aparecerá. Selecionando a ficha do paciente, as informações da Aba de Identificação serão automaticamente preenchidas.

22 Identificação do Paciente Caso o paciente não tenha passagem pelo Sistema, os campos a serem preenchidos são: o nome, a documentação selecionada, data de nascimento e gênero. Merecem atenção os seguintes campos a serem preenchidos: Nome - Inserir o nome correto, com espaço ou acento, se existir. Documento - Selecionar o documento e inserir a numeração. Lembramos que o Sistema só aceita nº de CPF válido. Caso não possua um documento, selecionar Outro e inserir o nº 0.

23 Internação na Unidade Caso haja integração, estas informações serão inseridas automaticamente no Epimed, com exceção do Convênio, peso e altura.

24 Internação na Unidade Na Aba Internação na Unidade os campos a serem preenchidos são: registro hospitalar, data de internação no Hospital, data e hora de internação na Unidade, Reinternações, Convênio, Peso e Altura. O IMC é calculado automaticamente após a aba ser salva. Ao clicar no ícone para a busca do Convênio, uma nova janela abrirá. Você visualizará nesta janela os convênios mais utilizados, e não todos os cadastrados no Sistema. Caso não encontre o convênio, basta digitar o nome no campo de Busca e, após visualizá-lo, clicar no mesmo para que seja selecionado.

25 Internação na Unidade Nesta aba, a atenção deve ser para os campos de reinternação na Unidade e reinternação < 24h em relação à última alta da Unidade. O campo Reinternação na Unidade deve ser selecionado caso o paciente apresente nova internação na unidade na mesma internação hospitalar. O campo Reinternação < 24h será selecionado automaticamente caso o paciente apresente nova internação na unidade em < 24h após a sua alta da mesma.

26 Comorbidades e Capacidade Funcional

27 Comorbidades e Capacidade Funcional A Aba de Comorbidades é dividida em duas partes, Comorbidades Graves e Outras Comorbidades. Deverão ser selecionadas todas comorbidades que o paciente possuir. Caso não possua nenhuma, a aba também deverá ser salva. Ao selecionar Tumor Locorregional ou Tumor Metastático abrirá uma aba para que seja selecionado o sítio anatômico do tumor. Assim como em Tumor Hematológico que, ao selecioná-lo, os tipos são liberados para serem preenchidos. Só será permitido selecionar um único sítio anatômico, portanto, se o paciente tiver mais de um, selecione o de maior relevância. A capacidade funcional se refere ao estado do paciente antes da internação hospitalar.

28 Diagnóstico

29 Diagnóstico Na Aba de Diagnóstico encontramos 2 tipos de diagnósticos e a aba Histórico de Diagnósticos. Diagnóstico Principal Diagnósticos Secundários Ao clicar no ícone do Histórico de Diagnósticos aparecerão todos os diagnósticos que o paciente apresentou em outras unidades ou na mesma, porém em internação anterior, durante a mesma internação hospitalar atual.

30 Diagnóstico Principal Diagnóstico Principal - Será o motivo pelo qual o paciente está sendo internado na Unidade.

31 Como inserir o Diagnóstico Principal O primeiro a ser inserido sempre será o Diagnóstico Principal. Ao inserir o diagnóstico principal, a data já estará selecionada, que será a mesma da internação na Unidade. Selecionar o tipo de internação- Cirurgia de Urgência/Emergência, Cirurgia Eletiva ou Clínica. Selecionar a origem - Procedência do paciente. Selecionar a categoria - Para cada categoria selecionada, abrirá outra aba com os diagnósticos específicos. Selecionar o diagnóstico e clicar em Salvar.

32 Como inserir o Diagnóstico Principal Ao selecionar o Tipo de Diagnóstico, aparecerá um ícone de busca para escrever um diagnóstico específico caso o usuário opte por não buscar através da Categoria. Para retornar à busca por categorias, clique no ícone opções a serem selecionadas: e então visualize as

33 Diagnósticos Secundários Diagnóstico Secundário - São todos diagnósticos secundários que o paciente apresentou no momento da internação ou que o paciente venha apresentar durante o período na Unidade.

34 Como inserir um Diagnóstico Secundário Inserir a data que o diagnóstico secundário foi constatado. Selecionar o tipo de internação - Cirurgia de Urgência/Emergência, Cirurgia Eletiva ou Clínica. Selecionar a origem - Procedência do paciente. Selecionar a categoria - Para cada categoria selecionada, abrirá outra aba com os diagnósticos específicos. Selecionar o diagnóstico e clicar em Salvar.

35 Diagnóstico Secundário X Comorbidades Comorbidades são doenças pré-existentes (crônicas) que o paciente já possui ao internar no Hospital, como Diabetes e Hipertensão Arterial. Diagnóstico Secundário são todos novos diagnósticos ou complicações que o paciente venha apresentar durante a sua internação na Unidade.

36 Diagnóstico Após a inserção dos diagnósticos, poderemos visualizá-los registrados ao clicarmos na Aba de Diagnóstico.

37 Diagnóstico APACHE II Nesta aba será inserido o grupo de diagnóstico referente ao Diagnóstico Principal, para cálculo do escore APACHE II

38 SAPS 3 Complicações e Diagnósticos à Internação na Unidade Alguns diagnósticos e complicações agudas influenciam na probabilidade de óbito, por isso é muito importante selecionar todos os motivos responsáveis pela internação do paciente. Caso o paciente não apresente nenhum dos motivos, a aba também deverá ser salva. Se o paciente apresentar alguma infecção nosocomial ou pneumonia (nosocomial ou comunitária) atenção para o preenchimento de infecção à internação a UTI.

39 Complicações e Suporte Invasivo - 1º Dia A aba é dividida em duas partes: 1ªh e ao final das primeiras 24h de internação na unidade. Serão selecionados, na aba correspondente ao horário do acontecimento, todas as complicações que o paciente apresentar e o suporte que o paciente venha a utilizar dentro destas primeiras 24 horas de internação na Unidade.

40 Complicações - 1º Dia Ao selecionar as complicações Arritmia e/ou Parada cardiorrespiratória, uma aba relacionada a elas é aberta para inserir o tipo de complicação selecionada.

41 Dados Fisiológicos e Laboratoriais (1ª hora) Devem ser inseridos nesta aba apenas os sinais vitais e exames laboratoriais da 1ªh de internação na Unidade.

42 Dados Fisiológicos e Laboratoriais (1ª hora ) Os dados de aferição dos sinais vitais e resultado laboratorial, ao serem inseridos nesta aba, deverão respeitar o tempo limite a contar da hora de internação que é de 2h antes e 2h após a internação do paciente na Unidade. Se o tempo para a coleta ou aferição for > que 2h, os campos devem permanecer em branco e a aba salva. Lembramos que se o paciente possuir apenas uma aferição e uma coleta na 1ª hora, os resultados deverão ser inseridos nos campos que possuírem solicitação. Os dados que não forem solicitados no exame laboratorial deverão ser salvos em branco. No campo do lactato arterial, é necessário selecionar a unidade mg/dl se for a unidade analisada no exame laboratorial. O Sistema converte o resultado automaticamente em mmol/l após a aba ser salva.

43 Dados Fisiológicos e Laboratoriais (24 horas) Devem ser inseridos nesta aba apenas os sinais vitais e exames laboratoriais das primeiras 24h de internação na Unidade.

44 Dados Fisiológicos e Laboratoriais (24 horas) Os dados de aferição dos sinais vitais e resultados laboratoriais, a serem inseridos nesta aba, deverão respeitar o tempo limite a contar da hora de internação até 24h após a internação do paciente na unidade. Se o tempo para a coleta ou aferição for > que 24h os campos devem permanecer em branco e a aba salva. Lembramos que se o paciente possuir apenas uma aferição e uma coleta nas 24h, os resultados deverão ser inseridos nos campos que possuirem solicitação ou na 1ª coluna se possuir o campo de maior e menor valor. Os dados que não forem solicitados no exame laboratorial deverão ser salvos em branco. No campo do lactato arterial, é necessário selecionar a unidade mg/dl se for a unidade analisada no exame laboratorial. O Sistema converte o resultado automaticamente em mmol/l após a aba ser salva.

45 Suporte na Unidade As intervenções e suportes utilizados pelo paciente durante toda sua permanência na Unidade deverão ser selecionados a medida que são utilizados.

46 Suporte na Unidade Quando os suportes Ventilação Não Invasiva, Ventilação Mecânica Invasiva, Aminas e Suporte Renal forem selecionados na Aba Complicações - 1º Dia serão automaticamente marcados na Aba de Suporte na Unidade. Os dispositivos invasivos como Ventilação Mecânica Invasiva, Cateter venoso, Cateter arterial, Cateter vesical e Marcapasso serão marcados automaticamente na Aba Suporte na Unidade após serem inseridos na Aba de Dispositivos Invasivos, por isso estão bloqueados na aba de Suporte. E os dias de ventilação mecânica serão computados e visualizados no quadro quando o dispositivo invasivo for removido. É importante lembrar que a Aba deve ser salva mesmo se o paciente não utilizar nenhum suporte na Unidade.

47 Dispositivos Invasivos Na Aba de Dispositivos Invasivos serão registrados e visualizados todos os dispositivos utilizados pelo paciente na Unidade, sejam em uso ou já removidos. Na tela, aparecerão as datas de início e término, contabilizando assim os dias de utilização.

48 Dispositivos Invasivos Os dispositivos invasivos disponíveis para registro de utilização no Sistema Epimed Monitor são os solicitados pela RDC 7: Cateter Intravascular, Cateter vesical e ventilação Mecânica Invasiva. Os tipos de Cateteres Intravasculares são: Arterial, Diálise, Marcapasso Transvenoso, PICC, Swan-Ganz, Cateter Venoso de curta e longa permanência. Lembramos que o Cateter Venoso de curta permanência é o de mono, duplo e triplo lúmen. O Cateter Venoso de longa permanência é o semi ou totalmente implantável.

49 Como inserir um Dispositivo Invasivo Para inserir um dispositivo invasivo você deverá clicar em Novo Novo item Digitar a data de inserção Selecionar o dispositivo desejado. Se for um cateter arterial, de diálise ou venoso, selecionar o sítio de inserção e sua lateralidade e, depois clicar em Salvar.

50 Bundle de Cateter Venoso Central O Bundle é um pacote com 5 intervenções que devem ser realizadas durante o procedimento de inserção do cateter pelo médico, para prevenir a infecção de corrente sanguínea.

51 Bundle de Cateter Venoso Central Toda vez que for registrado um cateter venoso profundo o Bundle de CVC será liberado para o preenchimento, sendo representado por esse ícone. Ele assumirá esta forma até ser preenchido. Em seguida, o ícone visualizado será este, indicando que o bundle foi preenchido.

52 Infecções Toda infecção ou Colonização que o paciente apresente no momento da Internação na Unidade, seja como Diagóstico Principal ou não e/ou adquira durante a internação na Unidade deverá ser registrada na Aba de Infecções.

53 Como inserir uma Infecção e uma Colonização Para inserir um Evento você deverá clicar em Novo Selecionar o evento - Evento Infeccioso ou Colonização O Sistema direcionará para a página a ser preenchida após a seleção do tipo de evento.

54 Colonização Ao selecionar a Colonização, você deverá selecionar o momento em que ocorreu (à internação na Unidade ou Durante a permanência na unidade) Inserir a data em que foi constatada Digitar o nome do patógeno em seu referido campo para Busca Sempre lembrar de responder se o patógeno é multirresistente ou não. Se sim, abrirão alguns campos referente ao padrão de resistência.

55 Infecções Ao selecionar Evento Infeccioso você deverá inserir a data em que foi diagnosticado o evento. Selecionar o Foco, Origem, Gravidade e Comprovação e clicar em Salvar.

56 Infecções Ao registrar a infecção o ícone para preenchimento do antibiótico (ATB) e do Patógeno estarão liberados. É preciso clicar no ícone e selecionar o ATB inicial. Após o resultado da cultura você poderá inserir o Patógeno e, automaticamente, a comprovação do Evento se tornará microbiológica.

57 Infecções Ao clicar no ícone do Patógeno, uma aba abrirá para o preenchimento do patógeno e inserção da categoria da amostra/material e local que foi colhido. Se o patógeno for multirresistente, deverá clicar em sim, onde abrirão algumas perguntas referente ao padrão de resistência. Ao terminar o preenchimento, a aba deverá ser salva. A cultura poderá apresentar mais de um patógeno. Se este for o caso, basta inserir todos que apresentarem no resultado de cultura.

58 Infecções No ícone de Adequação do ATB, você deverá responder se o ATB prescrito inicialmente foi adequado ou não. A adequação será respondida após o resultado de cultura ou por melhora clínica do paciente.

59 Infecções Após todas as informações da infecção serem preenchidas, os ícones ficarão checados, alertando que foram preenchidos. Ao visualizar o ícone na Aba de Infecções, na mesma linha de uma infecção no lado direito da tela, significa que o paciente possui um patógeno multirresistente. Ao ser visualizado no lado esquedo da tela, significa que o paciente é colonizado por algum patógeno, que pode ser multirresistente ou não. Se esta colonização também tiver um patógeno multirresistente, o mesmo ícone também será visualizado, nesta mesma linha, porém no lado direito da tela.

60 Como inserir uma Infecção relacionada à um dispositivo invasivo A inserção será igual a um outro Evento Infeccioso. O Sistema alertará os Dispositivos que podem ser associados à Infecção como foco Urinário, Pneumonia associada a VM e Relacionada ao acesso vascular ou Infecção de Corrente Sanguínea Primária. O dispositivo deve ter sido inserido a mais de 48h ou removido a menos de 48h. Para associar o dispositivo à Infecção é preciso selecionar o dispositivo e Salvar, caso contrário, clique em Cancelar.

61 Eventos Adversos Nesta Aba, deverão ser registrados todos Eventos Adversos que acontecerem ao paciente durante a internação dele na Unidade. A data do evento deve ser preenchida, assim como o tipo do Evento Adverso.

62 Eventos Adversos Para cada tipo de evento adverso, existe uma opção a ser preenchida e posteriormente a gravidade do Evento. Após ser salvo o Evento Adverso, este ficará registrado na tela inicial com a data do evento e sua descrição.

63 Escores Os Escore de prognóstico utilizados na UTI Geral são: o SAPS 3, o APACHE II e o SOFA D1. Na Aba Escores calculamos o SAPS 3 do paciente com sua pontuação e suas respectivas estimativas da probabilidade de óbito, tanto para equação geral quanto a ajustada para a América Latina. O cálculo é realizado em cima dos resultados das variáveis preenchidas na ficha do paciente. Nesta Aba também calculamos o APACHE II do paciente, com sua pontuação e probabilidade de óbito, e mais o SOFA D1 com sua pontuação. Os cálculos são realizados em cima dos resultados das variáveis preenchidas na ficha do paciente.

64 Escores É importante clicar em Calcular para que seja visualizado o cálculo dos escores do paciente, com suas pontuações e respectivas estimativas de probabilidade de óbito. Lembramos que, caso o usuário não clique em Calcular, após a alta, a aba Escore é calculada automaticamente.

65 Sumário do Paciente No Sumário do Paciente encontramos um resumo da internação do paciente na Unidade.

66 Sumário do Paciente Temos as seguintes informações no Sumário do Paciente: Dados demográficos do paciente; Dados da Internação Hospitalar; Dados da Internação na Unidade; Diagnósticos; Dispositivos Invasivos em uso.

67 Evolução na Unidade Esta Aba se refere a alta do paciente na Unidade.

68 Evolução na Unidade Dados a serem informados na Aba de Evolução na Unidade CID à saída - se refere ao último diagnóstico que o paciente apresentou antes de sua saída da Unidade. Saída - Alta ou Óbito. Data e a hora de decisão da alta - data e hora que o médico definiu a alta do paciente. Data e a hora de saída da Unidade - data e hora que o paciente saiu da Unidade.

69 Evolução na Unidade Destino após a alta da Unidade - Informar para onde o paciente foi após a alta da Unidade. Avaliação da adequação da internação na UTI/UCI de acordo com o Modelo de Priorização da SCCM (opcional) Decisão para cuidados paliativos - Se a opção for selecionada, abrirá o campo para a inserção da data de decisão para o cuidado paliativo na Unidade. Fechar a ficha - A ficha deve ser fechada se não apresentar nenhuma pendência, nenhuma aba a ser preenchida após a alta do paciente. Caso precise liberar o leito para internação de um novo paciente, você poderá dar alta porém deixando marcado Não no campo Fechar a ficha, para que possa buscá-la depois para realizar o preenchimento dos dados pendentes.

70 Fichas Incompletas Lembramos que a maioria das abas, mesmo não sendo utilizadas durante a internação do paciente, deverão ser salvas. Senão a ficha do paciente ficará permanente na aba Ficha Incompleta, mesmo que o paciente receba alta da unidade e alta hospitalar. As abas que não precisam ser salvas, caso o paciente não utilize são: Dispositivos Invasivos Infecções Eventos Adversos

71 Evolução na Unidade. Transferência para uma outra Unidade que utilize o Sistema Epimed

72 Evolução na Unidade Realizando transferência para uma outra Unidade Para transferir um paciente para uma outra unidade monitorada pelo Epimed é preciso selecionar Outra Unidade do Hospital no campo de Destino após a alta. Em seguida aparecerão as unidades monitoradas pelo Epimed e seus respectivos leitos disponíveis. Basta selecionar o leito e clicar em salvar após preenchimento da Evolução na Unidade. Automaticamente o paciente é transferido para a Unidade e leito selecionado. Serão enviados para a nova ficha do paciente na nova Unidade os seguintes dados: Dados de Identificação, Dados de Internação Hospitalar, Comorbidades e Dispositivos Invasivos em uso.

73 Evolução no Hospital Esta Aba se refere a alta Hospitalar do paciente.

74 Evolução no Hospital Realizando a Alta Hospitalar No Menu à esquerda na Administração da Unidade existe a Saída Hospitalar Pendente (conforme informado anteriormente). Nela visualizamos todos pacientes que receberam alta da Unidade mas permanecem internados em alguma unidade do Hospital. Para realizar a alta hospitalar do paciente é necessário entrar na Saída Hospitalar Pendente e buscar o paciente que deseja preencher a alta. Ao clicar na ficha do paciente desejado, o Sistema abrirá automaticamente na Aba Evolução no Hospital.

75 Evolução no Hospital Nesta aba é preciso informar a Saída do Hopital (alta ou óbito), Data de saída do Hospital e Destino após a alta e salvar.

76 Checklist O checklist é uma maneira de acompanhar a aderência às medidas de qualidade e evolução da disfunção orgânica através do SOFA. A elaboração de protocolos na atenção ao paciente grave visa promover a segurança e eficácia dos cuidados com o paciente. O checklist deve ser realizado diariamente para que possa ter um acompanhamento evolutivo das medidas aplicadas. O checklist do Epimed é composto de uma combinação do FASTHUG (proposto por JL Vincent) e dos Bundles de cateter e PAV.

77 Checklist Para acessar o Checklist Diário, basta clicar na Aba Checklist Diário, que se encontra na parte superior da tela ou clicar na segunda ficha ao lado do leito do paciente, que é representada pelo ícone. Ao acessar pela aba superior você visualizará apenas os pacientes internados na unidade. O ícone em cada leito representa que o checklist do dia atual ainda não foi realizado.

78 Checklist Ao acessar pela ficha do paciente você visualizará apenas a ficha do checklist do paciente selecionado. O checklist pode ser realizado com data retroativa. Mas vale lembrar que só poderá ser preenchido, retroativo ou atual, se o paciente ainda estiver internado na Unidade. Para iniciar o preenchimento, deve-se selecionar o dia e clicar em salvar.

79 Checklist Cada aba do checklist é representada no menu à esqueda da tela. A 1ª é Profilaxias e Nutrição.

80 Checklist Profilaxias e Nutrição Nesta aba existem perguntas a serem respondidas referente a profilaxias e nutrição. Temos como respostas Sim, Não e NA/CI. O NA/CI significa Não se Aplica ou Contra-Indicado. Nas perguntas referentes a Profilaxia para TEV e Profilaxia de lesão aguda de mucosa gástrica, se selecionado Sim como resposta, abrirão novos campos onde deverá ser selecionado o método ou/e medicação utilizados. O mesmo acontece para a pergunta Pode ser nutrido. Se selecionado Sim como resposta, abrirão novos campos: via de nutrição e VET pleno. VET pleno significa valor energético total, se o paciente ingeriu todas Kcal definidas para ele pelo nutrólogo ou nutricionista.

81 Checklist Terapêuticas e Dispositivos Invasivos Nesta aba, ao responder sim para o uso de um dos dispositivos relatados ou em uso de antibiótico e/ou corticóide, abrirá outra pergunta: se pode ser removido o dispositivo ou suspensa a medicação.

82 Checklist Controle Glicêmico Esta aba só será preenchida se o paciente estiver com controle glicêmico nas últimas 24h.

83 Checklist Controle Glicêmico Caso o paciente esteja com controle glicêmico, é preciso clicar em Sim. Em seguida, informar a via de administração da insulina regular, total de unidades (UI) de insulina administrada nas últimas 24h, total de aferições e a distribuição relacionado ao resultado das glicemias e clicar em Salvar.

84 Checklist Sedação, Analgesia e Delirium Esta aba informa se o paciente está em uso de sedação, se precisa de controle de dor e se apresenta delirium.

85 Checklist Sedação, Analgesia e Delirium Se o paciente estiver em uso de sedação, deverá ser informado se a sedação está na meta desejada e se ocorre interrupção diária da sedação. Se for realizado a avaliação de delirium deverá informar se há ou não delirium.

86 Checklist Suporte Ventilatório Caso o paciente esteja em uso de suporte ventilatório é preciso clicar em Sim

87 Checklist Suporte Ventilatório Caso o paciente esteja em uso de suporte ventilatório informar a PaO2/FiO2, volume corrente e pressão de plateau. Caso possa iniciar desmame da ventilação mecânica, informar se pode ser iniciado teste de respiração espontânea.

88 Checklist Escore SOFA Diário Escore de disfunção orgânica (Sepsis Related Organ Failure Assessment) No caso de não haver o resultado do exame para o dia especificado, use o resultado mais recente das últimas 48h. Caso os resultados prévios sejam normais ou não haja evidência de alteração (ex: ausência de icterícia), marque o valor de referência normal.

89 Checklist Escore SOFA Diário

90 Checklist Checklist Status O Status do checklist deverá ser fechado após todo o preenchimento do checklist.

91 Checklist Impressão do Checklist Ao final é possível realizar a impressão do Checklist preenchido, clicando no botão imprimir na porção inferior da página.

92 NAS Nursing Activities Score

93 Histórico TISS - Therapeutic Intervention Score System Cullen DJ et al, itens TISS - Update 1983 Cullen DJ et al, itens Intermediate TISS Cullen DJ et al, itens NEMS Miranda DR et al, itens TISS 28 Miranda DR et al, itens NAS Miranda DR et al, itens

94 Objetivo Instrumento desenvolvido para medir a carga de trabalho da equipe de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva.

95 NAS O escore total obtido com a pontuação do NAS representa a porcentagem de tempo gasto por enfermeiro, por turno, na assistência direta ao paciente, variando de zero a 100 por cento ou mais.

96 Descrição 23 itens divididos em 7 grupos: atividades básicas suporte ventilatório suporte cardiovascular suporte renal suporte neurológico suporte metabólico intervenções específicas

97 Atividades Básicas 1. Monitoração e controles 2. Exames laboratoriais 3. Medicação 4. Procedimentos de higiene 5. Cuidados com drenos 6. Mobilização e posicionamento 7. Suporte aos familiares e pacientes 8. Tarefas administrativas e gerenciais

98 Suporte Ventilatório 1. Suporte Respiratório 2. Cuidado com vias aéreas artificiais 3. Tratamento para melhora da função pulmonar

99 Suporte Cardiovascular 1. Medicação Vasoativa independente do tipo e dose 2. Reposição intravenosa de grandes perdas e fluídos 3. Monitoração de átrio esquerdo 4. Reanimação cardiorrespiratória nas últimas 24 horas

100 Suporte Renal 1. Técnicas de hemofiltração 2. Controle da diurese

101 Suporte Neurológico 1. Medida de pressão intracraniana

102 Suporte Metabólico 1. Tratamento de acidose/alcalose metabólica 2. Nutrição Parenteral 3. Nutrição Enteral

103 Intervenções Específicas 1. Intervenções Específicas na UTI Intubação Marcapasso Cardioversão Endoscopias Cirurgia de Urgência nas últimas 24 horas Lavagem Gástrica 2. Intervenções Específicas fora da UTI Procedimentos diagnósticos e cirúrgicos

104 Conclusão O NAS será realizado ao final de cada plantão com a finalidade de fornecer informações sobre a distribuição dos funcionários de Enfermagem na unidade.

105 NAS Diário

106 Inserir a data de realização do NAS selecionando ou pelo calendário ou inserindo manualmente. Sinalizar a média de enfermeiros e técnicos em 24h (cada plantão) referente ao dia da realização do NAS e em seguida salvar as informações.

107 Escala de gravidade da Unidade Indicadores de Carga de Trabalho de Enfermagem Indicará o NAS da Unidade e o número de enfermeiros recomendado, mediante ao total de pontos de cada paciente admitido. Lista dos pacientes admitidos na Unidade, ao lado Escores (Pontos) NAS de cada paciente e a estimativa de profissional para cada paciente mediante ao seus Escores.

108 Plantões

109 Escolher a Escala de plantões que se enquadra a sua unidade. Em seguida, salvar as informações. As informações: O Tipo do documento Número do Documento Prontuário Nome Idade Gênero serão trazidas da ficha do do paciente automaticamente.

110 Sinalizar os Escores de cada tópico de acordo com a situação atual do paciente.

111

112

113 Discussão de casos

114 Checklist Deve ser feito todos os dias da semana e em que hora deve ser realizado? O checklist deve ser feito, preferencialmente, todos os dias da semana. Caso o gestor solicite que seja feito apenas nos dias úteis, lembramos que, ao final do mês, contabilizarão apenas os dia úteis nos relatórios. Preferencialmente no final do dia ou após o reunião clínica. O checklist pode ser realizado retoroativamente, mas o paciente deverá estar internado na unidade. Caso contrário, é impossível a realização retroativa.

115 Como cancelar um checklist? Para cancelar um checklist, o usuário deverá ir na aba Checklist Diário clicar na ficha do paciente e selecionar o checklist que deseja excluir, que se encontra abaixo do gráfico Escore SOFA. Após selecionar, clicar em Excluir Selecionados. Será solicitado o login e senha do usuário, que são os mesmos que o usuário utiliza para acessar o Epimed Monitor. Após digitá-los, clicar em OK.

116 Transferências entre unidades Quais dados são enviados para a nova ficha? Na transferência de um paciente entre unidades que utilizam o Sistema Epimed Monitor os dados enviados são: Dados de identificação, na aba de Internação apenas a data de internação hospitalar e registro hospitalar, Comorbidades e Dispositivos em uso. Ao admiti-lo na nova unidade, dados como Diagnóstico e Dados Fisiológicos e Laboratoriais da 1h não serão trazidos da unidade anterior. Estes dados deverão ser inseridos de acordo com o estado do paciente no momento da admissão na nova unidade.

117 Altas e óbitos no final de semana - Como proceder? Se o usuário realiza suas atividades durante os dias da semana, ao chegar na 2ªfeira deverá realizar as altas e óbitos ocorridos no final de semana e transferências de leitos, caso tenham ocorrido, antes de admitir os novos pacientes. Mas uma vez lembramos que toda movimentação dos pacientes podem ser feitas com datas retroativas.

118 Por que devo ficar atento a alta hospitalar dos pacientes que já tiveram alta da unidade? Após a alta do paciente da unidade, não é necessário relatar mais nenhum suporte, dispositivo, evento adverso ou infecção que o paciente apresente fora da unidade monitorada pelo Sistema Epimed Monitor, pois esses indicadores são acompanhados apenas durante a sua permanência na unidade. Porém devemos lembrar a importância de preencher a alta/óbito hospitalar do paciente. O não preenchimento interfere no Desfecho Hospitalar, pois se o paciente recebe alta da unidade mas não recebe do hospital acaba mascarando os relatórios de Desfecho Hospitalar. Eleva o tempo de permanência no Hospital e a TLP ( Taxa de Letalidade Padronizada) Hospitalar. Aconselhamos que, uma vez por semana, seja conferida na aba Saída Hospitalar Pendente quais pacientes tiveram saída hospitalar e realizar seu preenchimento.

119 Como cancelar uma alta ou óbito na Unidade preenchida equivocadamente? Para cancelar uma alta ou óbito o usuário deverá buscar a ficha do paciente na Busca de Paciente, ir na aba Evolução na Unidade, clicar em Editar e, em seguida, clicar em Cancelar Movimentação. Será solicitado o login e senha do usuário, que são os mesmos que o usuário utiliza para acessar o Epimed Monitor. Após digitá-los, clicar em OK. O leito que o paciente estava deve estar vazio. Caso esteja ocupado a movimentação não será cancelada.

120 Como cancelar uma alta ou óbito no Hospital preenchida equivocadamente? Para cancelar uma alta ou óbito, o usuário deverá buscar a ficha do paciente na Busca de Paciente, ir na aba Evolução no Hospital, clicar em Editar e, em seguida, clicar em Cancelar Movimentação. Será solicitado o login e senha do usuário, que são os mesmos que o usuário utiliza para acessar o Epimed Monitor. Após digitá-los, clicar em OK.

121 Como cancelar um formulário NAS? Para cancelar um formulário NAS de um paciente o usuário deverá ir na aba NAS, inserir o dia referente ao preenchimento, clicar em atualizar e, em seguida, buscar a ficha Diário NAS do paciente que deseja excluir, que se encontra abaixo do gráfico NAS Diário. Ao clicar na ficha, estarão disponíveis os dados do paciente e dos NAS. Basta clicar em Excluir e o NAS será excluído.

122 Internação em UTIs diferentes pode ser considerada reinternação na Unidade? Não. Consideramos reinternação na Unidade apenas os pacientes que passarem pela mesma unidade mais de uma vez na mesma internação hospitalar.

123 Obrigado! Rua São Bento, 9-6º andar Centro. Rio de Janeiro RJ CEP

WorkFlow WEB Caberj v20150127.docx. Manual Atendimento Caberj

WorkFlow WEB Caberj v20150127.docx. Manual Atendimento Caberj Manual Atendimento Caberj ÍNDICE CARO CREDENCIADO, LEIA COM ATENÇÃO.... 3 ATENDIMENTO... 3 FATURAMENTO... 3 ACESSANDO O MEDLINK WEB... 4 ADMINISTRAÇÃO DE USUÁRIOS... 5 CRIANDO UM NOVO USUÁRIO... 5 EDITANDO

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

WorkFlow WEB Volkswagen v20140826.docx. Manual de Atendimento Volkswagen

WorkFlow WEB Volkswagen v20140826.docx. Manual de Atendimento Volkswagen Manual de Atendimento Volkswagen ÍNDICE CARO CREDENCIADO, LEIA COM ATENÇÃO.... 3 ATENDIMENTO... 3 FATURAMENTO... 3 ACESSANDO O MEDLINK WEB... 4 ADMINISTRAÇÃO DE USUÁRIOS... 5 CRIANDO UM NOVO USUÁRIO...

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Manual Ilustrado Menu Pronto Atendimento

Manual Ilustrado Menu Pronto Atendimento Junho - 2014 Índice Título do documento 1. Objetivos... 3 2. Introdução... 3 3. Painel de Classificação de Risco... 4 3.1. Configurando a Unidade... 5 3.2. Cadastrando Agenda para Médicos Plantonistas...

Leia mais

MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB. Última atualização: 29/08/2014 1

MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB. Última atualização: 29/08/2014 1 MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB 1 Índice 1. Acesso ao Portal WEB... 2. Digitação de Contas Médicas... 2.1. Criação de Protocolo... 2.1.1. Digitação Contas... 2.1.1.1. Guia Consulta...

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Sistema de Autorização Unimed

Sistema de Autorização Unimed Diretoria de Gestão Estratégica Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Serviços em TI Sistema de Autorização Unimed MANUAL DO USUÁRIO DIVISÃO DE SERVIÇOS EM TI A Divisão de Serviços em TI

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014 Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS Curitiba, Julho de 2014 Vamos à prática: Como abrir um chamado? Entre na ferramenta com seu login e senha de rede (a mesma que

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

Autorização de Intercâmbio pela Web

Autorização de Intercâmbio pela Web Autorização de Intercâmbio pela Web Exclusivamente para Cooperados UNIODONTO DO RIO DE JANEIRO COOPERATIVA ODONTOLÓGICA LTDA. Av. Passos, 120 / 11º andar - Centro - Rio de Janeiro - CEP 20051-040 Tel.:

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

Manual Básico do Usuário. Monitoramento das Metas do Ciclo de Avaliação. de Desempenho Institucional - ADI

Manual Básico do Usuário. Monitoramento das Metas do Ciclo de Avaliação. de Desempenho Institucional - ADI Manual Básico do Usuário Monitoramento das Metas do Ciclo de Avaliação de Desempenho Institucional - ADI CICLO 2015/2016 Brasília DF, Maio de 2015 1 Sumário Pressupostos Legais da ADI:... 3 Monitoramento

Leia mais

SINAIS REMOTO + TRANSMISSÃO DE DADOS + CONSULTA WEB

SINAIS REMOTO + TRANSMISSÃO DE DADOS + CONSULTA WEB SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÃO PARA O CONTROLE DE INFECÇÕES EM SERVIÇOS DE SAÚDE SINAIS REMOTO + TRANSMISSÃO DE DADOS + CONSULTA WEB GERÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES E DOS EVENTOS ADVERSOS

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

Instruções de Uso Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente (CEPEP)/ISGH

Instruções de Uso Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente (CEPEP)/ISGH Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) Instruções de Uso Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente (CEPEP)/ISGH Processos realizados no PEP Admissão de Pacientes; Prescrição Médica e de

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Manual do Usuário Plataforma Online

Manual do Usuário Plataforma Online correção online psico.vetoreditora.com.br Manual do Usuário Plataforma Online Utilização da Plataforma Online de correção de testes APRESENTAÇÃO GERAL INTRODUÇÃO A Plataforma Online de testes da Vetor

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS Manual de digitação de contas Portal AFPERGS 1 Sumário Acesso à função digitação de contas... 3 O que é a Função digitação de contas (DC)... 4 Como proceder na função digitação de conta médica (DC)...

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Preenchimento dos Pedidos de Credenciamento Provisório, Credenciamento 5 anos, Recredenciamento e Aumento de Vagas

Preenchimento dos Pedidos de Credenciamento Provisório, Credenciamento 5 anos, Recredenciamento e Aumento de Vagas 1 Preenchimento dos Pedidos de Credenciamento Provisório, Credenciamento 5 anos, Recredenciamento e Aumento de Vagas III Residentes O SisCNRM traz uma mudança de estrutura para a visualização e acompanhamento

Leia mais

Procedimento para Peticionamento Manual na REBLAS:

Procedimento para Peticionamento Manual na REBLAS: Procedimento para Peticionamento Manual na REBLAS: Caso a empresa já esteja cadastrada no Portal da ANVISA, seguir os passos abaixo. Caso contrário, verificar o Procedimento para Cadastro de Empresas,

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

índice I. Introdução Procedimentos básicos V. Prontuário Configurações VII. Medicamentos VIII. Tags

índice I. Introdução Procedimentos básicos V. Prontuário Configurações VII. Medicamentos VIII. Tags Manual Versão Web índice I. Introdução II. III. IV. Procedimentos básicos A agenda Clientes V. Prontuário VI. Configurações VII. Medicamentos VIII. Tags IX. Contato I Introdução O que é o JustDoctor? O

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA EXTRACRED

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA EXTRACRED UTILIZAÇÃO DO SISTEMA EXTRACRED Esta parte do sistema como descrito anteriormente neste manual permite que seus agentes tenham acesso á uma área exclusiva para acessar informações pessoais como: Meu Extrato

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014 O objetivo deste manual é explicar passo a passo o controle da papeleta do motorista realizado no SAT. De acordo com a LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012, que pode ser acessada em: http://www.planalto.gov.br

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

INTRODUÇÃO 2 AUTORIZADOR WEB 4. Pesquisar Beneficiário... 5. Elegibilidade Beneficiário... 6. Nova Guia Consulta Eletiva... 7. Nova Guia SP/SADT...

INTRODUÇÃO 2 AUTORIZADOR WEB 4. Pesquisar Beneficiário... 5. Elegibilidade Beneficiário... 6. Nova Guia Consulta Eletiva... 7. Nova Guia SP/SADT... INTRODUÇÃO 2 AUTORIZADOR WEB 4 Pesquisar Beneficiário... 5 Elegibilidade Beneficiário... 6 Nova Guia Consulta Eletiva... 7 Nova Guia SP/SADT... 10 Nova Guia Anexo de Radioterapia... 14 Nova Guia Anexo

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Portal nddcargo 4.1.5.0 Manual de Utilização Call Center Visão Administrador

Portal nddcargo 4.1.5.0 Manual de Utilização Call Center Visão Administrador Portal nddcargo 4.1.5.0 Manual de Utilização Call Center Visão Administrador Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 23/11/2012 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Funcionalidades

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS 2 SUMÁRIO SEÇÃO 1 - FLUXO DAS VARAS QUE NÃO POSSUEM CENTRAL DE MANDADOS... 03 1. CUMPRIMENTOS (PERFIS DE ANALISTA E TÉCNICO

Leia mais

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias.

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias. MANUAL DO USUÁRIO - CARTÓRIOS VERSÃO 1.0 Objetivo: Este documento tem como objetivo apresentar aos usuários dos cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP

Leia mais

Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular. Manual do sistema (Médico)

Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular. Manual do sistema (Médico) Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular Manual do sistema (Médico) ÍNDICE 1. O sistema... 1 2. Necessidades técnicas para acesso ao sistema... 1 3. Acessando o sistema...

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

Manual de Digitação online de guia de SADT Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Inteligência Corporativa Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS!

Manual de Digitação online de guia de SADT Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Inteligência Corporativa Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema Voxis... 4 3. Digitação de guia de SP/SADT... 5 3.1 Guia em Construção... 10 3.2 Guia Registrada... 11 4. Encaminhar guias

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Manual de instruções Cadastro Avaliação 2013 Caro Usuário, Este manual contém todas as instruções necessárias para preenchimento dos dados de sua escola e alunos.

Leia mais

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br GRUPO ARESTO Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br E-CRM CONTÁBIL Conheça o e-crm Contábil, a nova ferramenta que o nosso escritório colocou a sua disposição. Com ele, nosso

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP PMAT Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações Manual 1 Índice 1. O que é o Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações PMAT... 3 2. Acessando o sistema pela primeira vez Download... 3 3. Fluxogramas

Leia mais

MANUAL SISTEMA DE GERENCIAMENTO WWW.REDERENALI.COM.BR

MANUAL SISTEMA DE GERENCIAMENTO WWW.REDERENALI.COM.BR MANUAL SISTEMA DE GERENCIAMENTO WWW.REDERENALI.COM.BR MANUAL SISTEMA GERENCIAMENTO RENALI- Versão 3 Maio 2012 WWW.REDERENALI.COM.BR INTRODUÇÃO ACESSO VISÃO GERAL VISÃO DO PROJETO FORMULÁRIOS CADASTRO DE

Leia mais

MANUAL AUTORIZADOR ON-LINE

MANUAL AUTORIZADOR ON-LINE MANUAL AUTORIZADOR ON-LINE ANS nº 34.600-4 AUTORIZADOR ON-LINE Para ter acesso ao autorizador on-line da Uniodonto Piracicaba siga os passos abaixo: 1 Acesse www.uniodontopiracicaba.com.br e clique em

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Dezembro/2012 2 Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Sumário de Informações do Documento Título do Documento: Resumo:

Leia mais

Versão 1.15. Portal StarTISS. Portal de Digitação e Envio do Faturamento. Manual de Utilização. Versão 1.15 (Agosto/2014)

Versão 1.15. Portal StarTISS. Portal de Digitação e Envio do Faturamento. Manual de Utilização. Versão 1.15 (Agosto/2014) Versão 1.15 Portal StarTISS Portal de Digitação e Envio do Faturamento Manual de Utilização Versão 1.15 (Agosto/2014) Conteúdo 1. CONTATOS... 1 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS... 1 3. ACESSANDO O PORTAL STARTISS...

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

MANUAL DE MOVIMENTAÇÃO WEB POR FORMULÁRIO

MANUAL DE MOVIMENTAÇÃO WEB POR FORMULÁRIO Este manual tem o objetivo de orientar o preenchimento do formulário de Movimentação Web disponibilizado na área de Movimentação de beneficiários por formulário que fica na área restrita da empresa no

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

Módulo SAC Atendimento ao Cliente

Módulo SAC Atendimento ao Cliente Módulo SAC Atendimento ao Cliente Objetivo O Módulo SAC ou Serviço de Atendimento ao Cliente é uma ferramenta que gerencia, cria e administra informações num canal de comunicação informatizado entre a

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

Manual. V e r s ã o i P a d

Manual. V e r s ã o i P a d Manual V e r s ã o i P a d índice I. Introdução II. Procedimentos básicos III. A agenda IV. Clientes V. Prontuário VI. Configurações VII. Medicamentos VIII. Tags IX. Receitas X. Contato I Introdução O

Leia mais

TUTORIAL MRV CORRETOR

TUTORIAL MRV CORRETOR TUTORIAL MRV CORRETOR O MRV Corretor é o sistema de vendas da MRV. Nele é possível realizar cadastro de clientes, efetuar reservas, solicitar análise de crédito e consultar tabelas de vendas. OUTUBRO/2012

Leia mais

Procedimentos para Utilização do SAVI

Procedimentos para Utilização do SAVI Procedimentos para Utilização do SAVI 1. Acessando o sistema Para acessar o sistema é necessário ter instalado em seu sistema o navegador Firefox. Uma vez que ele esteja disponível acesse o link: HTTP://

Leia mais

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC MANUAL DO CANDIDATO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC PESSOA JURÍDICA SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato (Representante Legada da

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

1.1. Usuários com e sem vínculos de representação. 1.3. Como consultar os dados do gestor de segurança e saber quem ele é

1.1. Usuários com e sem vínculos de representação. 1.3. Como consultar os dados do gestor de segurança e saber quem ele é Atualizado: 22 / 04 / 2013 - FAQ - AI 1. Gestor de segurança da empresa 1.1. Usuários com e sem vínculos de representação 1.2. O que significa ser gestor de segurança 1.3. Como consultar os dados do gestor

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Módulo Faturamento INDICE

Módulo Faturamento INDICE Módulo Faturamento INDICE Como faturar contas... 3 Editando os dados de uma conta... 5 Como gerar o arquivo TISS... 7 Como cadastrar médicos... 10 Como cadastrar um convênio... 15 Como cadastrar um layout...

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA GT WEB CALL. Teledata

MANUAL DO SISTEMA GT WEB CALL. Teledata MANUAL DO SISTEMA GT WEB CALL Teledata Indíce analítico 1. Prefácio...3 2. Funcionalidades...3 3. Abrir chamados...7 4. Atribuir chamados...9 5. Consultar chamados...10 6. Fechar chamados...12 7. Relatórios...15

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Manual Básico do Usuário. Monitoramento de Iniciativas Estratégicas. Planejamento Estratégico - ANVISA 2010-2020

Manual Básico do Usuário. Monitoramento de Iniciativas Estratégicas. Planejamento Estratégico - ANVISA 2010-2020 Manual Básico do Usuário Monitoramento de Iniciativas Estratégicas Planejamento Estratégico - ANVISA 2010-2020 Brasília DF, Maio de 2015 1 Sumário Planejamento Estratégico Anvisa 2010 a 2020:... 4 Supervisão

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

OCOMON PRIMEIROS PASSOS

OCOMON PRIMEIROS PASSOS OCOMON PRIMEIROS PASSOS O OCOMON ainda não possui um arquivo de Help para atender a todas questões relacionadas ao sistema. Esse arquivo serve apenas para dar as principais instruções para que você tenha

Leia mais

Manual de. Solicitação. de Procedimentos Eletivos. Confira o passo a passo para solicitar autorização para a realização de procedimentos eletivos.

Manual de. Solicitação. de Procedimentos Eletivos. Confira o passo a passo para solicitar autorização para a realização de procedimentos eletivos. Manual de Solicitação de Procedimentos Eletivos Confira o passo a passo para solicitar autorização para a realização de procedimentos eletivos. Rio SUMÁRIO MANUALWEB INTRODUÇÃO 2 3 1) Introdução 2) Estrutura

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

E.E.E.B. Professor José Fernandes de Oliveira. Manual de Uso. Sistema Interno (Professores)

E.E.E.B. Professor José Fernandes de Oliveira. Manual de Uso. Sistema Interno (Professores) E.E.E.B. Professor José Fernandes de Oliveira Manual de Uso Sistema Interno (Professores) Desenvolvido por Six Interfaces www.6i.com.br Telefone: (54) 3232.8486 Suporte: contato@6i.com.br Sumário Acessar

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO... 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO... 08 5 PROTOCOLO PENDENTE... 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 11 7 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 12 8 RELATÓRIOS,

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 Manual de operação revisão 20110205 Pagina 1/18 Login no Sistema Para poder utilizar o sistema. 1 - Receba com o gestor do sistema o endereço na WEB no qual

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

ROTEIRO DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA REDEFIS CURITIBA

ROTEIRO DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA REDEFIS CURITIBA ROTEIRO DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA REDEFIS CURITIBA 1/24 Apresentação O presente manual tem por objetivo orientar os servidores da ADAPAR Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, em relação a utilização

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais