APRESENTAÇÃO I - O QUE É O TRABALHO DE CURSO? P á g i n a 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APRESENTAÇÃO I - O QUE É O TRABALHO DE CURSO? P á g i n a 2"

Transcrição

1

2 P á g i n a 2 APRESENTAÇÃO Esta cartilha pretende orientar a comunidade discente e docente quanto às modalidades, procedimento de elaboração e de avaliação dos Trabalhos de Curso a serem apresentados no âmbito do Curso de Direito do Cesupa a partir de agosto de O intuito é estabelecer gradativamente modalidades de Trabalhos de Curso que possam, ao mesmo tempo, atender às normas acadêmicas e aos vários perfis de alunos e professores presentes em nossa estrutura acadêmica, dentro da implementação gradual de uma nova perspectiva metodológica. A participação de cada um dos membros da comunidade acadêmica no aprimoramento desse trabalho é de fundamental importância, razão pela qual a coordenação do curso permanece à disposição para prestar esclarecimentos, bem como receber sugestões quanto às modalidades aqui presentes. Contamos com a participação de todos! I - O QUE É O TRABALHO DE CURSO? O trabalho de curso (TC) é um componente curricular obrigatório do curso de graduação em Direito do CESUPA. Consiste em uma produção científica orientada e inédita, resultante da consolidação de atividades acadêmicas desenvolvidas pelos alunos em atividades curriculares e complementares ao longo do curso, nos Grupos de Estudos Temáticos e em atividades de pesquisa e de extensão. Deve ser elaborado dentro das temáticas propostas pelo Núcleo Docente Estruturante, seguindo o cronograma metodológico pré-estabelecido e sob o acompanhamento do um professor orientador designado pela coordenação do curso. modalidades estão previstas abaixo. Atenção: Trabalho de Curso não é a mesma coisa que monografia. Existem várias modalidades de TC. A monografia é apenas umas dessas modalidades. As outras

3 P á g i n a 3 II - MODALIDADES DE TRABALHO DE CURSO ADMITIDAS NO CURSO DE DIREITO: Portfólio de Artigos Estudo de caso Relato de atividade de extensão Monografia III DISPOSIÇÕES COMUNS PARA TODAS AS MODALIDADES DE TC 1. Os trabalhos devem ser elaborados de acordo com o cronograma de atividades metodológicas apresentado nesta cartilha. 2. Todos os trabalhos devem ter orientação continuada através de audiências e encontros com o professor orientador e com o professor de metodologia. 3. Os trabalhos deverão ser realizados dentro das temáticas definidas pelo Núcleo Docente Estruturante e sob a orientação de professor orientador indicado pela coordenação do curso. 4. Os professores orientadores poderão recusar a avaliação de trabalhos de cuja realização não tenham tido ciência e/ou para a qual não tenham concorrido. 5. Todos os trabalhos devem ser apresentados de acordo com as regras de normalização exaradas pela ABNT. 6. Os trabalhos deverão ser entregues na coordenação do curso na data por ela determinada. 7. Todos os trabalhos serão submetidos à qualificação prévia à defesa através de sistema inspirado no blind review 1. A qualificação consistirá no ocultamento do nome do autor e envio do trabalho ao orientador e a um parecerista que terá sua identidade não publicada. Os professores avaliarão os trabalhos em pareceres independentes, sendo ao final declarada a aptidão ou não do trabalho para a defesa do mesmo. 8. Os trabalhos terão nota final atribuída através da avaliação do texto escrito e de defesa oral perante banca examinadora composta de no mínimo 2 (dois) professores, em sessão pública, após parecer favorável da banca qualificadora, conforme item 7. 1 Método de avaliação às cegas utilizado pelas principais periódicos científicos nacionais e internacionais.

4 P á g i n a 4 9. O trabalho considerado aprovado (com a nota mínima 7,0 pontos) deve ser apresentado em sua versão completa, sendo obrigatória a observância de eventuais alterações/acréscimos propostos pela banca de defesa. IV- EM QUE CONSISTE CADA UMA DAS MODALIDADES DE TC: 1. Portfólio de Artigos O que é? Trabalho realizado a partir da junção de pelo menos 3 trabalhos produzidos durante o curso de graduação, acerca de temas correlatos e/ou que possam permitir uma análise de um determinado fenômeno ou tema jurídico sob vários ângulos. Como se faz? O aluno pode juntar trabalhos realizados ao longo do curso, nas diversas disciplinas ou no âmbito dos Grupos de Estudos Temáticos, acrescentando-lhes uma introdução e uma conclusão capazes de fornecer elementos que indiquem o elo ou enfoque de ligação entre tais trabalhos. Procedimentos a serem seguidos pelos alunos: - Ao realizar um trabalho para uma disciplina do curso ou para um GET o aluno deve solicitar um parecer sucinto do professor responsável sobre a possibilidade de utilização de tal trabalho para a formação de um portfólio de artigos no fim do curso. - Cada portfólio pode conter no máximo 1 (um) trabalho realizado em grupo. Os outros trabalhos (no mínimo dois) devem ser de autoria individual. Procedimentos a serem seguidos pelos professores: - Ao identificar um trabalho de boa qualidade, que considere possível de ser aprimorado sob outros ângulos, o professor pode orientar o aluno acerca da possibilidade de utilização de tal trabalho para a formação de um portfólio de artigos.

5 P á g i n a 5 - O professor deve escrever na capa do trabalho ou em folha anexa parecer sugerindo ao aluno à publicação do trabalho e/ou a utilização do mesmo para formação de portfólio no final do curso. Estrutura do Trabalho: 1. Elementos pré-textuais de acordo com as normas da ABNT. 2. Introdução contendo: a) Apresentação dos trabalhos incluídos no portfólio (o aluno deve destacar os temas, os períodos, as disciplinas e contextos nos quais os trabalhos foram produzidos) b) Análise jurídica fundamentada indicando a co-relação entre os trabalhos selecionados e a ligação entre as problemáticas neles tratadas, obtendo uma problemática única. 3. Íntegra dos trabalhos (no mínimo 3) que formam o portfólio 4. Conclusão contendo fundamentos jurídicos de resposta à problemática única formulada na introdução. 5. Bibliografia Numero de páginas: - no mínimo 30 páginas - no máximo 60 páginas Atenção: A fim de possibilitar a qualificação com base no sistema blind uma das vias do trabalho a ser entregue deverá apresentar apenas capa contendo a modalidade e o título do trabalho, devendo ser excluído o nome do autor e o do orientador, sendo vedado quaisquer elementos identificadores. 2. Estudo de caso O que é? Trabalho construído de forma estruturada a partir da análise de situação jurídica controversa com enfoque na solução de determinado problema. Como se faz? O aluno deve escolher um caso concreto que considere academicamente relevante em razão da complexidade e/ou interesse jurídico, perscrutando as diversas fontes de informação (jornais, revistas, internet, entrevistas, processos, etc) a fim de fornecer uma visão detalhada do caso, explorando e explicando sua problemática e os fundamentos jurídicos diversos para sua solução.

6 P á g i n a 6 Estrutura do Trabalho: 1. Elementos pré-textuais de acordo com as normas da ABNT. 2. Introdução. 3. Desenvolvimento do trabalho a) Titulo do caso b) Narrativa resumida dos fatos c) Indicação dos atores, suas atribuições, funções ou cargos d) Enquadramento temporal e espacial da situação descrita no caso e) Definição dos temas e subtemas presentes no caso problematização f) Justificativa da escolha do caso g) Narrativa contendo as possibilidades de solução(s) jurídica(s) para o caso a partir da indicação pelo discente de qual ator, atribuição, função ou cargo que vai assumir. h) Descrição da tomada de decisão que será realizada a partir do papel assumido. 4. Anexos: documentos importantes para a compreensão do caso proposto. Numero de páginas: - no mínimo 20 páginas - no máximo 40 páginas Atenção: A fim de possibilitar a qualificação com base no sistema blind uma das vias do trabalho a ser entregue deverá apresentar apenas capa contendo a modalidade e o título do trabalho, devendo ser excluído o nome do autor e o do orientador, sendo vedado quaisquer elementos identificadores. 3. Relato de atividade de extensão O que é? Relatório acerca de experiência prática realizada pelo aluno em atividade de extensão acadêmica. Consiste em trabalho estruturado no qual o aluno discorre acerca de atividade de extensão por ele desenvolvida, tais quais: - relato de projeto de conscientização comunitária (ex. intervenção junto a escolas primárias para explicar os direitos da criança; intervenção na praça da república conscientizando a população acerca dos direitos do consumidor) - relato de experiência interdisciplinar acerca de um tema de interesse jurídico (ex. realização de oficina junto a alunos de medicina sobre a questão dos fetos anencéfalos)

7 P á g i n a 7 - relato de experiência prática acerca da realidade jurídica de órgãos do poder público ou da iniciativa privada (ex. análise da implantação do serviço de informatização dos processos da justiça federal da qual o aluno participou; análise dos principais contratos celebrados pela empresa na qual o aluno contribuiu através de estágio). Como se faz? O aluno deve realizar um projeto a fim de estruturar sua atividade de extensão, indicando sua relevância jurídica, que objetivos que busca atingir com o projeto, qual será a sua participação e os que elementos utilizará (folder, cartazes, banners, cartilhas, vídeos, entrevistas, etc). Atenção: o aluno deve participar ativamente do projeto e não apenas descrever atividades realizadas por terceiros. O aluno em seguida realiza sua atividade, descreve o que foi realizado, e os objetivos atingidos. Atente para o fato que a lista de atividades sugeridas acima não é exaustiva, devendo o aluno conversar com o professor de metodologia acerca da possibilidade de realização de outras atividades. Estrutura do Trabalho: 1. Elementos pré-textuais de acordo com as normas da ABNT. 2. Apresentação contendo a explicação sucinta da experiência de extensão. 3. Projeto da atividade extensão. 4. Descrição das atividades efetivamente realizadas e dos meios empregados 5. Declaração síntetica de pelos menos 5 (cinco) pessoas que presenciaram a realização das atividades, com apreciação sobre a contribuição da ação realizada pelo aluno. 6. Conclusão fundamentada acerca dos objetivos atingidos e ganhos acadêmicos obtidos pelo aluno. 7. Bibliografia Numero de páginas: - no mínimo 20 páginas - no máximo 40 páginas Atenção: A fim de possibilitar a qualificação com base no sistema blind uma das vias do trabalho a ser entregue deverá apresentar apenas capa contendo a modalidade e o título do trabalho, devendo ser excluído o nome do autor e o do orientador, sendo vedado quaisquer elementos identificadores.

8 P á g i n a 8 4. Monografia O que é? É um texto resultado de uma pesquisa acadêmica aprofundada sobre um determinado tema, abordando uma problemática específica e trazendo a compilação científica acerca de seu tratamento. Como se faz? O aluno define uma problemática a partir da qual realizará uma investigação científica completa, através de pesquisa bibliográfica ampla e análise jurisprudencial (se for o caso). Apresenta ao final um texto científico estruturado acerca do tratamento do problema jurídico que se propôs a analisar. Estrutura do Trabalho: 1. Elementos pré-textuais de acordo com as normas da ABNT. 2. Introdução contendo a justificativa da escolha do tema e a apresentação da problemática a ser tratada, contextualizando-a histórica e/ou juridicamente 3. Desenvolvimento em capítulos estruturados através do qual o problema jurídico proposto será analisado 4. Conclusão 5. Bibliografia Numero de páginas: - no mínimo 50 páginas - no máximo 100 páginas Atenção: A fim de possibilitar a qualificação com base no sistema blind uma das vias do trabalho a ser entregue deverá apresentar apenas capa contendo a modalidade e o título do trabalho, devendo ser excluído o nome do autor e o do orientador, sendo vedado quaisquer elementos identificadores. IV- CRONOGRAMA DE ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA PARA OS TRABALHOS DE CURSO

9 P á g i n a 9 Atenção: As orientações aqui apresentadas devem OBRIGATORIAMENTE ser observadas pelos alunos. Não serão aceitos TCs elaborados em desacordo com o procedimento metodológico e prazos aqui propostos. Durante o 8 semestre No 8º semestre o aluno deverá desenvolver no primeiro bimestre o seu Projeto de TC. O professor de metodologia conduzirá o processo. No 2º bimestre o aluno deverá elaborar o primeiro capítulo de seu Trabalho de Curso. As atividades seguirão o seguinte cronograma indicativo: 8º período 2º semestre de /09/2014 Entrega do projeto de TC sob a tutela do professor de metodologia. 10/11/2014 Entrega na coordenação do primeiro capítulo do Trabalho de Curso, sob a orientação do professor de metodologia De 08 a 12 de dezembro de 2104 ATENÇÃO Prova de Recuperação para os discentes que tiraram menos de sete pontos no projeto ou no primeiro capítulo. Somente possui direito a prova de recuperação os discentes que tiverem obtido no mínimo 10 (dez) pontos nos dois bimestres com a entrega do projeto e do capítulo

10 P á g i n a Durante o 9º ou 10 semestre (facultativa a defesa do TC no 9º semestre): Orientação individual entre o discente e o docente indicado. Elaboração textual final do Trabalho de Curso. 9º ou 10º período 2º semestre de /08/2014 Anúncio do calendário das audiências 13 a 24/09/2014 1ª fase de audiências: encontros individuais do aluno com o professor orientador no qual devem ser discutidos os seguintes pontos: - Aprimoramento do 1º capítulo do TC- cronograma de realização de todas as atividades práticas e/ou de pesquisa - sugestões e correções do projeto, por escrito, em vista do aprimoramento do TC - estipulação específica dos objetivos a serem alcançados até a próxima audiência Atenção: os alunos deverão constituir uma pasta onde serão guardadas todas as versões do projeto e do TC, bem como o relatório de todas as audiências e memória do acompanhamento. Observação: a organização da pasta, com todas as versões do TC, será parte integrante da avaliação metodológica final do aluno. 28/09/2014 a 15/10/2014 2ª fase de audiências: nesses encontros, o aluno apresentará ao orientador a pasta do TC, contendo a primeira versão com as sugestões de aprimoramento feitas pelo orientador e a 2ª versão corrigida. Deve ser verificado o cumprimento dos objetivos traçados na 1ª audiência. O orientador apresentará as sugestões de aprimoramento da 2ª versão do TC e orientará o próximo passo que será a elaboração textual final do trabalho. Atenção: o não cumprimento das recomendações da orientação implicará em advertência do aluno pela coordenação, que acompanhará o desenvolvimento dos trabalhos pelos relatos dos orientadores.

11 P á g i n a 11 17/10/ /10/2014 3ª fase de audiências: nesse encontro o aluno apresentará ao orientador a pasta do TC, contendo a primeira versão com as sugestões de aprimoramento feitas anteriormente, a 2a versão corrigida e finalmente a 3ª versão do texto do TC. O orientador apresentará as sugestões finais. 10/11/2014 Entrega na Coordenação do Curso da versão final dos trabalhos. OBS: o trabalho deve ser entregue em 2 cópias impressas, uma das quais deve ocultar o nome do aluno e do orientador e uma versão em cd Word. 12/11/2014 Realização do sistema parcial de blind review para avaliação da aptidão para a defesa dos TCs. 26/11/2014 Divulgação e início do calendário de Defesas de TC. 22/12/2014 Entrega na Coordenação do Curso da versão final dos trabalhos aprovados na defesa.

12 P á g i n a 12

CARTILHA DE TRABALHO DE CURSO

CARTILHA DE TRABALHO DE CURSO CARTILHA DE TRABALHO DE CURSO 2018 1 APRESENTAÇÃO Esta cartilha pretende orientar a comunidade discente e docente quanto às modalidades, procedimento de elaboração e de avaliação dos Trabalhos de Curso

Leia mais

APRESENTAÇÃO. P á g i n a 2

APRESENTAÇÃO. P á g i n a 2 P á g i n a 2 APRESENTAÇÃO Esta cartilha pretende orientar a comunidade discente e docente quanto às modalidades, procedimento de elaboração e de avaliação dos Trabalhos de Curso a serem apresentados no

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS REGULAMENTO DOS COMPONENTES CURRICULARES Página 1 de 16 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II CAPÍTULO I DA CARACTERIZACÃO Art.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 Estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso requisito necessário

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO EURÍPIDES SOARES DA ROCHA Mantenedora do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM

FUNDAÇÃO DE ENSINO EURÍPIDES SOARES DA ROCHA Mantenedora do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO GRADUAÇÃO EM DIREITO Art. 1º - Este regulamento fixa as normas para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão (TC) do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário

Leia mais

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DA MONOGRAFIA (I II III)

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DA MONOGRAFIA (I II III) NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DA MONOGRAFIA (I II III) O trabalho monográfico compreenderá a produção de texto relacionado com o conteúdo jurídico, utilizando-se da metodologia científica e da pesquisa para

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

MANUAL GERAL DE TRABALHO DE CURSO

MANUAL GERAL DE TRABALHO DE CURSO MANUAL GERAL DE TRABALHO DE CURSO 1 FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA MANUAL GERAL DE TRABALHODE CURSO REDENÇÃO PA JANEIRO/2017 Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida Av. Brasil

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2018 Sumário CAPÍTULO I... 3 DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 116, DE 12 JUNHO DE 2012 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 308ª Reunião Ordinária, realizada em 12 de junho de 2012, e considerando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO Altera: Decisão nº 01/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS DECISÃO Nº 02/2014 PRÁTICA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO DECISÃO Nº 02/2013 Altera: Decisão n o 01/2010 TRABALHO DE CONCLUSÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, reunida em 16/08/2013, no uso de suas atribuições, DECIDE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 153 DE 06 DE SETEMBRO DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº. 153 DE 06 DE SETEMBRO DE 2013. RESOLUÇÃO Nº. 153 DE 06 DE SETEMBRO DE 2013. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso 1 Universidade Estadual de Ponta Grossa Coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso Manual do Trabalho de Conclusão de Curso 1. Introdução Neste manual são apresentadas as regras e diretrizes que norteiam

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO ART 1º. Considera-se Trabalho de Conclusão de Curso as atividades

Leia mais

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 Estabelece normas para as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 1 e Trabalho de Conclusão de Curso 2 dos Cursos de Graduação no âmbito da da. O Conselho Diretor da (EECA)

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O presente regulamento tem por finalidade normalizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em História das

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/2016. Capítulo I CONCEITUAÇÃO

RESOLUÇÃO 01/2016. Capítulo I CONCEITUAÇÃO RESOLUÇÃO 01/2016 Normatiza o funcionamento das disciplinas Projeto de TFC e Monografia do Colegiado de Engenharia de Produção da Univasf. Capítulo I CONCEITUAÇÃO Artigo 1 As disciplinas Projeto de TFC

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA RESOLUÇÃO/CCGF/CCS Nº. 04/2007 Normatiza o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Farmácia

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA CEST

FACULDADE SANTA TEREZINHA CEST NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA) Art. 1º. O presente documento tem por finalidade normatizar, no âmbito do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade Santa Terezinha CEST,

Leia mais

ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I Dos Objetivos Art. 1º - O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEACC/BP 14/2015.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEACC/BP 14/2015. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 6/2017 ALTERA O REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE FARMÁCIA DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Esse regulamento revoga o que foi estabelecido no mês de março do ano de 2006.

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Esse regulamento revoga o que foi estabelecido no mês de março do ano de 2006. TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO O aluno do curso de Nutrição da Anhanguera Brasília, desenvolve o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nas disciplinas de Projeto e TCC em que o aluno realiza

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 166/2009/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 166/2009/CONEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 166/2009/CONEPE Aprova Normas Específicas do Trabalho de Conclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA COLEGIADO DE NUTRIÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA COLEGIADO DE NUTRIÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA COLEGIADO DE NUTRIÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2010 Revoga a Instrução Normativa 02/2008 e estabelece as normas

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC SOBRAL - CE ÍNDICE PÁG. CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 01 CAPÍTULO II - DO TRABALHO 01 DO PROJETO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 02

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 001/2016 DO CONSELHO ACADÊMICO DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016.

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 001/2016 DO CONSELHO ACADÊMICO DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016. ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 001/2016 DO CONSELHO ACADÊMICO DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016. REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES DO IFMG CAMPUS SANTA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º Este Regulamento tem por finalidade normatizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como documento que

Leia mais

CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO

CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL UNIDADE ACADÊMICA DE MEDICINA VETERINÁRIA COLEGIADO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA RESOLUÇÃO CMV Nº 01/

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2015 SUMÁRIO Capitulo I Da definição e objetivos... 03 Capítulo II Da

Leia mais

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I Da concepção do trabalho de conclusão de curso Art. 1º - O trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma atividade acadêmica avaliativa e obrigatória para

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02, DE 14 DE AGOSTO DE 2017

RESOLUÇÃO Nº 02, DE 14 DE AGOSTO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA RESOLUÇÃO Nº 02, DE 14 DE AGOSTO DE 2017 Institui as Normas do Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

NORMAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 Universidade Metodista de São Paulo CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS / LICENCIATURA NORMAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I. Disposições gerais sobre o TCC no curso de Ciências Sociais/

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL SP

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL SP ANEXO II REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL SP CAPÍTULO I DA FINALIDADE E OBJETIVOS Art. 1º

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso TCC é uma atividade curricular obrigatória para

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E POS-GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E POS-GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E POS-GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO O presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Resolução nº 120/06 COEPP, de 07 de dezembro de 2006 Curitiba Dezembro de 2006 DOS OBJETIVOS E CARACTERISTICAS 1. Desenvolver a capacidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO E DA PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO E DA PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO E DA PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 131/2006/CONEP Aprova Normas Específicas para o Desenvolvimento de Trabalho

Leia mais

Campus Itaqui Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso

Campus Itaqui Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso Campus Itaqui Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso 1. ASPECTOS LEGAIS: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência curricular para a colação

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Campinas CTI Renato Archer Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais

Considerando a Resolução nº 26/2007 da Câmara Superior de Ensino da UFCG;

Considerando a Resolução nº 26/2007 da Câmara Superior de Ensino da UFCG; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL RESOLUÇÃO CCEA Nº 01/2012 Revoga

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA CONSIDERAÇÕES INICIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA CONSIDERAÇÕES INICIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA O Colegiado do Curso de Zootecnia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC SOBRAL - CE ÍNDICE Capítulo I Disposições Preliminares... 01 Capítulo II Do Trabalho... 02 Do Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)... 02 Das

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CURSO (TC) DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Leia mais

Resolução Interna CCRP Nº. 001/2018

Resolução Interna CCRP Nº. 001/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES COORDENAÇÃO DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS Resolução Interna CCRP Nº. 001/2018 Revisa a Portaria CCRP nº 04/2014, de 10 de dezembro

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA (Aprovado pelo Departamento de Economia através da reunião extraordinária

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS NA DISCIPLINA EDU388 - Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)* 1. APRESENTAÇÃO: 1.1 - Conforme definido pelo Projeto Político Pedagógico do Curso

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Art. 1º. A realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Engenharia de Alimentos é requisito parcial obrigatório

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Art. 1º. A realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Engenharia de Alimentos é requisito parcial obrigatório

Leia mais

FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP NÚCLEO DE ESTUDO, PESQUISA E EXTENSÃO NEPE

FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP NÚCLEO DE ESTUDO, PESQUISA E EXTENSÃO NEPE EDITAL Nº. 01, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2018 TRABALHO INTERDISCIPLINAR EXTRACLASSE/2018 DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA - FADIP O Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão NEPE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE RESOLUÇÃO CCEB n º 03/2012 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Engenharia de Biossistemas do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE TECNOLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE TECNOLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE TECNOLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normalizar

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Trabalho de Conclusão de Curso O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), na modalidade de monografia científica, é obrigatório e requisito parcial para a obtenção do título

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 195 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 195 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 195 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011 Revoga a resolução 03/2007 e estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão

Leia mais

NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIENCIAS RURAIS CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. Identificação da disciplina Disciplina EFL1000 - Trabalho de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO RESOLUÇÃO Nº 01, de 20 de abril de 2016. Define normas sobre

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DA MONOGRAFIA 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1. O presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAPÍTULO I DIRETRIZES PRELIMINARES Art. 1 O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

ANEXO II NORMAS COMPLEMENTARES DE MONOGRAFIA

ANEXO II NORMAS COMPLEMENTARES DE MONOGRAFIA ANEXO II NORMAS COMPLEMENTARES DE MONOGRAFIA Estabelece disposições sobre os procedimentos relativos à Elaboração, Apresentação e Avaliação de Trabalho Monográfico de Conclusão do Curso de Sistemas de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA Aprovado pelo Conselho de Campus, conforme Resolução nº 005, de 21 de fevereiro de 2018. CAPÍTULO I REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DE SAÚDE COLEGIADO DO CURSO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE EDITAL 01/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DE SAÚDE COLEGIADO DO CURSO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE EDITAL 01/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DE SAÚDE COLEGIADO DO CURSO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE EDITAL 01/2016 Processo de acompanhamento de avaliação do Trabalho de Conclusão

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ESTUDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE (BEGD)

GUIA RÁPIDO DO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ESTUDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE (BEGD) UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política Colegiado de Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade Coordenação de Trabalho de Conclusão

Leia mais

Proposta de Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Proposta de Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Proposta de Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Art. 1º. Sujeitam-se à realização do Trabalho de Conclusão de Curso todos os alunos regularmente matriculados nos Cursos de Graduação da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADE ACADÊMICA MONOGRAFIA I (AA051) E MONOGRAFIA II (AA052)

REGULAMENTO ATIVIDADE ACADÊMICA MONOGRAFIA I (AA051) E MONOGRAFIA II (AA052) REGULAMENTO ATIVIDADE ACADÊMICA MONOGRAFIA I (AA051) E MONOGRAFIA II (AA052) 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS 1.1 A elaboração das atividades acadêmicas Monografia I (AA051) e Monografia II (AA052) atende às determinações

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Este regulamento fixa as diretrizes relativas à elaboração, desenvolvimento, orientação, apresentação e

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS GUANAMBI Distrito de Ceraíma, s/n Zona Rural - CP 09 - CEP: 46430000

Leia mais

APÊNDICE III. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas

APÊNDICE III. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas APÊNDICE III REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas CAPÍTULO I DA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CURSO DE FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CURSO DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CURSO DE FARMÁCIA Junho 2014 O presente instrumento regulamenta as normas para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso para a graduação em Farmácia pela

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO TFG

REGULAMENTO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO TFG UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus Presidente Prudente REGULAMENTO TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO TFG C U R S O D E A R Q U I T E T U R A E U

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF REGULAMENTO N. 058/2018 REGULAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DOS CURSOS DA GARÇA/SP Vanessa Zappa, Diretora da FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA Av. Itália, km 8 S/N 0 Rio Grande, RS CEP 96203-900 Brasil

Leia mais

PSICOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PSICOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PSICOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2016 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I - Conceituação e Objetivos Art. 1º A monografia de Conclusão de Curso é uma atividade

Leia mais

O DIRETOR DA FACULDADE E ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE - FANESE, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE:

O DIRETOR DA FACULDADE E ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE - FANESE, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE: PORTARIA Nº. 22, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2015. Estabelece cronograma para a realização dos TCCs dos dois períodos letivos de 2015, para os cursos de Bacharelados da FANESE. O DIRETOR DA FACULDADE E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Comissão Trabalho de Conclusão de Curso

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Comissão Trabalho de Conclusão de Curso MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE FARMÁCIA- BIOQUÍMICA DA FCFUSP Conceito O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) consiste na formulação e apresentação de um trabalho de natureza

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DE SAÚDE COLEGIADO DO CURSO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE EDITAL 02/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DE SAÚDE COLEGIADO DO CURSO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE EDITAL 02/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DE SAÚDE COLEGIADO DO CURSO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE EDITAL 02/2013 Processo de acompanhamento de avaliação do Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, CURSO DE PEDAGOGIA- LICENCIATURA. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, CURSO DE PEDAGOGIA- LICENCIATURA. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, CURSO DE PEDAGOGIA- LICENCIATURA. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento tem por objetivo normatizar as atividades relacionadas

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Da Introdução

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Da Introdução REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Da Introdução Art.1 - O Trabalho de Conclusão de Curso TCC é uma das atividades que compõem a formação universitária de caráter técnico-científico, sendo

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA)

NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA) NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CURSO (MONOGRAFIA) Art. 1º O presente documento tem por finalidade normatizar, no âmbito dos Cursos de Graduação da Faculdade Santa Terezinha CEST, o Trabalho de Curso

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA (Aprovado pelo Departamento de Economia através da reunião extraordinária

Leia mais

Do Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I)

Do Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO As disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC Da Introdução Art.1 - O Trabalho de Conclusão de Curso TCC é uma das atividades que compõem a formação universitária de caráter técnico-científico, sendo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO Av. Itália, km 8 S/N 0 Rio Grande, RS CEP 96203-900 Brasil

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA Esta Resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas no dia 07 de março de 2019. CONSELHO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL Página 1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL BRAGANÇA PAULISTA SP 2016 Página 2 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste do trabalho de conclusão de curso sobre um tema direcionado para as áreas de atuação do graduando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO CSTGP Nº 01/2015 Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior

Leia mais

Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos 1 de 6

Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos 1 de 6 em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos 1 de 6 RESOLUÇÃO PROF-ÁGUA Nº 004/2017 Regulamenta aspectos relativos ao Exame de Qualificação e a Avaliação do Trabalho de Conclusão do Curso no Mestrado Profissional

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Campus São Paulo. Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 2017 (TCC 2017)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Campus São Paulo. Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 2017 (TCC 2017) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus São Paulo Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 2017 (TCC 2017) Cursos de Música CCBM/LeM O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º - Este Regulamento tem por finalidade: Normatizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como documento que

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS Art. 1º Este Regulamento normatiza o funcionamento da atividade acadêmica de elaboração de Trabalho de Conclusão

Leia mais

Catalão / GO, 04 de novembro de Resolução CONSUP CESUC 003/2010

Catalão / GO, 04 de novembro de Resolução CONSUP CESUC 003/2010 Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP CESUC 003/2010 Estabelece normas para a realização do Trabalho de Curso (TCC) obrigatório nos cursos de graduação do Centro de Ensino Superior de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HÍDRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HÍDRICA Resolução nº 03/15 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HÍDRICA RESOLUÇÃO n 03/2015 Estabelece a regulamentação dos Trabalhos

Leia mais

MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - AECISA MANTIDA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE- FPS

MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - AECISA MANTIDA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE- FPS MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - AECISA MANTIDA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE- FPS REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Atualizado em maio de 2016) RECIFE/PE 2016 1 MANTENEDORA

Leia mais