UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Prof. Dr. Maurício Pietrocola Metodologia do Ensino de Física II EDM 426 Seqüência Didática Alunos: Raphael Parisotto nº. USP Alexandre Ardiranha Villa nº. USP Flávio Polcan nº. USP

2 Introdução Afim de tornar o assunto sobre a 2ª Lei de Ohm menos enfocado em uma mera exposição de uma fórmula, esta seqüência didática surge com um arranjo experimental que possibilite ao aluno ver na prática como é determinada a resistividade dos materiais. É evidente que tal experiência possui uma ênfase no sentido de possuirmos uma estimativa do valor da resistividade do material, e não de usarmos um método que seja o mais preciso possível. A seqüência será fundamentada em três aulas. Na primeira, será explicado aos alunos o assunto da 2ª Lei de Ohm. Após a aula, o aluno terá de fazer alguns exercícios para se concluir se o mesmo está dominando a teoria (tais exercícios estarão divididos em quantitativos e qualitativos). Na segunda aula, o aluno fará um experimento com uma resistência elétrica de chuveiro. Na última aula, será feita a análise dos dados coletados na 2ª aula com a teoria vista na 1ª com o intuito de determinar a resistividade do filamento que é constituída a resistência elétrica de um chuveiro. Para cada aula estimamos um tempo de 45 minutos.

3 1ª Aula Introdução Teórica Tema: 2ª Lei de Ohm Fazendo uma breve recapitulação sobre o que é uma resistência, lembremos que, os receptores resistivos (resistores) transformam energia elétrica exclusivamente em energia térmica. É o caso do chuveiro elétrico, do forno de resistências elétricas e das lâmpadas incandescentes, as quais têm como efeito secundário a incandescência luminosa. Na categoria dos receptores resistivos, enquadram-se os condutores em geral. A segunda lei de Ohm nos permite calcular a resistência de um condutor em função de suas características. Assim, dado um condutor homogêneo, e de comprimento l e área de secção transversal A, a resistência elétrica R entre seus elementos é: R = ρ l A Nessa expressão, ρ representa uma característica de cada material, chamada de resistividade elétrica. Existe também uma outra grandeza característica de cada material, denominada condutividade elétrica (σ), que corresponde ao inverso da resistividade elétrica: σ = 1 / ρ Em um circuito elétrico, a função dos fios (condutores elétricos) é transportar energia elétrica por meio do deslocamento dos portadores de carga. Normalmente os fios são considerados ideais, pois eles não consomem energia elétrica; diz-se que os fios ideais apresentam resistência elétrica nula.

4 Na prática, porém, observa-se que todos os fios apresentam alguma resistência elétrica. Na maioria dos casos, entretanto, essa resistência é muito inferior às resistências dos aparelhos envolvidos no circuito, fato que nos permite desprezá-las. Exercício 1: O resistor de uma ducha possui a inscrição (220V 2800W / 3800W). Esse resistor é constituído de um fio de níquel-cromo de resistividade 1, Ω.m, 0,6 mm de diâmetro e 4m de comprimento, enrolado em espiral, com três pontos de contato elétrico. No ponto A está ligado um dos fios fase e aos pontos B e C, dependendo da posição da chave, liga-se o outro fio fase, que estabelece as ligações inverno e verão. a) Faça o esquema de ligação verão desta ducha. b) Faça o esquema de ligação inverno. c) Calcule a resistência elétrica da ducha na posição verão, quando ela está desligada. d) Calcule a resistência elétrica da ducha em funcionamento na posição verão. e) Faça os mesmos cálculos dos itens c e d para a ligação inverno, considerando que o comprimento do fio, neste caso, é 2,8m. Exercício 2: O axônio (prolongamento) de uma célula nervosa tem a forma aproximadamente de um cilindro. Sendo sua resistividade igual a 2,0 Ω.m, determine a resistência elétrica de um axônio com 1,0 cm de comprimento e raio 2,0 µm. Exercício 3: Um fio de cobre possui 20 m de comprimento e 0,2 mm 2 de secção transversal. Sendo a resistividade do cobre igual a 1, Ω.cm, determine a resistência elétrica desse fio.

5 Exercício 4: Um aluno necessita de um resistor que, ligado a uma tomada de 220V, gere 2200W de potência térmica. Ele constrói o resistor usando um fio número 30, com área de secção transversal de 5, mm 2 e condutividade elétrica de 2, (Ω.m) -1. a) Que corrente elétrica passará pelo resistor? b) Qual será sua resistência elétrica? c) Quantos metros de fio serão utilizados?

6 2ª Aula EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL SUGERIDO EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA - Algumas resistências de chuveiro; dependendo do número de alunos. Sugestão: A experiência pode ser realizada com resistências de fabricantes diferentes, para posteriores comparações de medidas e resultados. - Um alicate de corte; se possível com o corte na ponta. - Um multímetro capaz de medir baixas resistências (da ordem de 10 Ohms). - Uma trena. - Um paquímetro de aço. - Algumas barras de aço ou de outro material resistente, para ser usado como apoio no desenrolar da resistência. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL ROTEIRO DO ALUNO 1) Leia nas especificações técnicas da embalagem de que material é feito a resistência. 2) Corte os fios da resistência e retire-os da armação de plástico. 3) Estique um pouco o fio com as mãos. 4) Peça para um colega segurar com as duas mãos e firmemente a barra cilíndrica, passe o fio parcialmente desenrolado por detrás da barra e faça-o deslizar até que o ele fique bem liso. Cuidado: Segure bem o fio, a barra e não os deixe escapar. 5) Corte as pontas que não estejam bem desenroladas e com a trena meça o comprimento de cada fio. Anote-os na tabela abaixo. Fio 1 (mais curto) Fio 2 (mais longo)

7 Comprimento (em cm) = Comprimento (em cm) = 6) Meça o diâmetro dos fios com o paquímetro e anote. Fio 1 (mais curto) Fio 2 (mais longo) Diâmetro (em mm) = Diâmetro (em mm) = 7) Com o auxílio do multímetro tire o valor da resistência de cada fio, colocando cada ponta do aparelho numa do fio. Cuidado para que partes do fio não estejam encostando uma na outra ou em qualquer outro lugar, senão nas mãos de dois componentes do grupo. Anote os valores. Fio 1 (mais curto) Fio 2 (mais longo) Resistência (em Ohms) = Resistência (em Ohms) = QUESTÕES 1) Durante a medição do comprimento e do diâmetro do fio, que possíveis fatores levariam a um erro de medida? 2) Se você pudesse medir novamente, o que você faria para minimizar esses fatores? 3) Se você tivesse tempo para medir várias vezes a mesma grandeza, o que faria com esses dados para melhorar o resultado final?

8 3ª Aula ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS A partir dos dados coletados podemos agora determinar a resistividade do material que é fabricado a resistência do chuveiro. Devemos obter a resistividade do material a partir da equação dada por: ρ = R. A / l Onde ρ: resistividade do material (será obtida em Ωm) R: resistência elétrica (em Ω) A: área do fio (em m 2 ) l: comprimento do fio (em metros). QUESTÕES 1. Sabendo que, duas grandezas são diretamente proporcionais se a divisão de uma pela outra é um valor constante, determine: (Comprimento do fio 1)/ (Resistência do fio 1 ) e (Comprimento do fio 2)/ (Resistência do fio 2 ). O comprimento de um condutor e sua resistência são grandezas diretamente proporcionais? 2. A área e o diâmetro do fio são grandezas diretamente proporcionais? Se essas grandezas forem diretamente proporcionais, qual é a razão de proporcionalidade (razão primeira, quadrada, cúbica, ou...)?

9 ROTEIRO DO PROFESSOR Introdução Afim de tornar o assunto sobre a 2ª Lei de Ohm menos enfocado em uma mera exposição de uma fórmula, esta seqüência didática surge com um arranjo experimental que possibilite ao aluno ver na prática como é determinada a resistividade dos materiais. É evidente que tal experiência possui uma ênfase no sentido de possuirmos uma estimativa do valor da resistividade do material, e não de usarmos um método que seja o mais preciso possível. A seqüência será fundamentada em três aulas. Na primeira, será explicado aos alunos o assunto da 2ª Lei de Ohm. Após a aula, o aluno terá de fazer alguns exercícios para se concluir se o mesmo está dominando a teoria (tais exercícios estarão divididos em quantitativos e qualitativos). Na segunda aula, o aluno fará um experimento com uma resistência elétrica de chuveiro. Na última aula, será feita a análise dos dados coletados na 2ª aula com a teoria vista na 1ª com o intuito de determinar a resistividade do filamento que é constituída a resistência elétrica de um chuveiro. Para cada aula estimamos um tempo de 45 minutos.

10 1ª Aula Introdução Teórica 2ª Lei de Ohm Sobre a 2ª lei de Ohm, será explicado com maior detalhe nesta aula a causa física (ou pelo menos modelos que tentem explicar) da relação entre resistência, área, comprimento e resistividade. Façamos agora uma discussão mais requintada da dependência da resistência de um resistor ôhmico das suas características geométricas. 1) Dependência da resistência (R) em relação ao comprimento (l) Para compreendermos a causa da resistência ser diretamente proporcional ao comprimento do fio, levamos em conta que se aumentarmos o comprimento (l) do fio, mantendo a tensão (U) constante, estamos diminuindo o campo elétrico no seu interior. Isso corresponde a uma diminuição da intensidade da força elétrica que age sobre os elétrons. Como na situação de equilíbrio as forças elétricas tem a mesma intensidade da força média devida aos choques e esta ultima é proporcional à velocidade dos elétrons livres, então essa velocidade diminui com o aumento do comprimento do fio. Por outro lado, a corrente é proporcional à velocidade, o que faz com que esta diminua com o aumento do comprimento do fio. Assim, a intensidade da corrente e o comprimento do fio são inversamente proporcionais, ou seja, para uma dada tensão, quanto maior o comprimento do fio, menor a corrente. Esse efeito é interpretado como um aumento da resistência elétrica do fio e está associado à diminuição do campo elétrico no seu interior. Isso está de acordo com a forma que são construídos os chuveiros, onde na ligação verão se utiliza um resistor de maior comprimento para obtenção de menor aquecimento. Como nesse caso a força elétrica sobre os elétrons livres é de menor intensidade, a corrente elétrica também o será. Assim, o aumento de sua energia cinética resultará menor e, conseqüentemente, a

11 energia cinética transferida aos íons da rede também será menor, se comparada a ligação inverno. 2) Dependência da resistência R em relação à espessura A A intensidade do campo elétrico, estabelecido no interior de um fio constituído de um único material e de diâmetro constante -, depende, para uma determinada tensão, apenas de seu comprimento. Matematicamente isto é representado por: E = U / l. Se considerarmos que R = U / i e i = nqva, a expressão E = U / l pode ser reescrita da seguinte forma: E = (RnqvA) / l ou ainda E = ρqnv Esta ultima expressão indica que a velocidade media de avanço dos elétrons livres é proporcional ao campo elétrico, ou seja, esta velocidade de avanço depende do comprimento do fio, mas não da espessura. Isso significa que ao variarmos apenas a espessura mantida a tensão constante o campo elétrico não se altera, tratando-se portanto de uma situação diferente daquela do chuveiro. Desse modo, a obtenção de diferentes potências nas lâmpadas de mesma tensão é um problema que não pode ser explicado da mesma forma como fizemos para os chuveiros. Para o equacionamento deste problema é preciso retomar o conceito de corrente elétrica que matematicamente é expresso por: i = nqva. Esta expressão indica que a corrente elétrica é proporcional tanto a quantidade de elétrons livres, quanto à área da seção transversal do fio que está associada à espessura. Assim, para uma dada tensão e comprimento, a corrente será maior no fio de maior diâmetro. Este efeito é interpretado como uma diminuição da resistência elétrica em função do aumento da espessura e está de acordo com a forma como são construídos os fusíveis e as lâmpadas. No caso das lâmpadas, com o aumento da espessura obtém-se um aumento da intensidade de corrente, resultando em maior potencia dissipada. Isso é interpretado levando-se em conta o aumento do número

12 de elétrons que se movimenta no interior da rede e dos próprios íons, o que provoca um aumento do número de choques. Conseqüentemente, a energia cinética total transferida à rede resulta da soma das contribuições de um numero maior de parcelas, uma vez que o número de elétrons livres aumentou com a espessura. No caso dos fusíveis, a corrente elétrica é determinada pelo aparelho elétrico que é colocado em funcionamento. Isso significa que independentemente da espessura do filamento do fusível a corrente elétrica seria a mesma, se não houvesse a sua fusão. O nosso problema consiste em explicar por que, para uma dada corrente, um fusível de filamento mais fino queima e o mais grosso não queima. Com a diminuição da espessura, a resistência elétrica do filamento aumenta; conseqüentemente a tensão entre os terminais do fusível também aumenta. Microscopicamente, isso corresponde ao campo elétrico mais intenso no filamento, acarretando um aumento da força elétrica sobre os elétrons livres que provoca uma variação muito maior da energia cinética adquirida por eles entre um choque e outro. Isso resulta uma transferência maior de energia para o conjunto dos íons da rede se comparado ao fusível de filamento mais grosso, de modo que o aquecimento obtido atinge rapidamente a temperatura de fusão do filamento do fusível (mais fino). Em relação ao fusível de filamento mais grosso, a energia é fornecida aos íons mais lentamente (potência dissipada menor), de forma que a troca de calor com o ambiente impede que a temperatura de fusão seja atingida. 3) Além do comprimento e da espessura do condutor, a resistência elétrica também depende do material utilizado como resistor. Esta última dependência, conforme já mencionamos, é representada pela resistividade (ρ) do material. A resistividade pode variar de um material para outro por dois motivos: 1. porque o número de elétrons livres por unidade de volume (n)

13 varia de metal para metal; 2. porque os diferentes materiais são formados por quantidades e íons, organizados de modos específicos, e isto determina o espaço para o movimento dos elétrons livres. Muitas vezes a influência do tipo de material sobre a intensidade da corrente elétrica pode ser representada pela condutividade (σ) definida por: σ = 1/ρ, ou seja, a condutividade é o inverso da resistividade. A resistividade nos dá uma idéia da dificuldade de movimentação dos elétrons livres na direção do campo elétrico e condutividade, a facilidade de movimentação no interior da rede. Os metais, por exemplo, de um modo geral, caracterizam-se por apresentarem baixa resistividade, Já os materiais como plásticos, baquelite, porcelana, etc. são considerados eletricamente inertes em certas condições como na utilização no circuito elétrico residencial. São denominados isolantes, pois apresentam baixa condutividade por não possuírem elétrons livres que permitem o estabelecimento da corrente elétrica. Sabemos que a resistividade de um certo material depende da temperatura do mesmo. Sugerimos não tratar esse assunto como maiores detalhes primeiramente devido a falta de tempo e em segundo lugar, não há sentido quantificar a resistividade em função da temperatura. Sugerimos que sejam feitos em sala os dois primeiros exercícios da lista abaixo. Os demais serão executados pelo aluno fora do horário de aula e antes da segunda aula desta seqüência didática. Exercício 1: O resistor de uma ducha possui a inscrição (220V 2800W / 3800W). Esse resistor é constituído de um fio de níquel-cromo de resistividade 1, Ω.m, 0,6 mm de diâmetro e 4m de comprimento, enrolado em espiral, com três pontos de contato elétrico. No ponto A está ligado um dos fios fase e aos pontos B e C, dependendo da posição da chave, liga-se o outro fio fase, que estabelece as ligações inverno e verão. f) Faça o esquema de ligação verão desta ducha. g) Faça o esquema de ligação inverno.

14 h) Calcule a resistência elétrica da ducha na posição verão, quando ela está desligada. i) Calcule a resistência elétrica da ducha em funcionamento na posição verão. j) Faça os mesmos cálculos dos itens c e d para a ligação inverno, considerando que o comprimento do fio, neste caso, é 2,8m. Exercício 2: O axônio (prolongamento) de uma célula nervosa tem a forma aproximadamente de um cilindro. Sendo sua resistividade igual a 2,0 Ω.m, determine a resistência elétrica de um axônio com 1,0 cm de comprimento e raio 2,0 µm. Exercício 3: Um fio de cobre possui 20 m de comprimento e 0,2 mm 2 de secção transversal. Sendo a resistividade do cobre igual a 1, Ω.cm, determine a resistência elétrica desse fio. Exercício 4: Um aluno necessita de um resistor que, ligado a uma tomada de 220V, gere 2200W de potência térmica. Ele constrói o resistor usando um fio número 30, com área de secção transversal de 5, mm 2 e condutividade elétrica de 2, (Ω.m) -1. c) Que corrente elétrica passará pelo resistor? d) Qual será sua resistência elétrica? c) Quantos metros de fio serão utilizados?

15 2ª AULA EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL SUGERIDO EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA - Algumas resistências de chuveiro; dependendo do número de alunos. Sugestão: A experiência pode ser realizada com resistências de fabricantes diferentes, para posteriores comparações de medidas e resultados. - Um alicate de corte; se possível com o corte na ponta. - Um multímetro capaz de medir baixas resistências (da ordem de 10 Ohms). - Uma trena. - Um paquímetro de aço. - Algumas barras de aço ou de outro material resistente, para ser usado como apoio no desenrolar da resistência. sugestões para o professor 1) Monte grupos pequenos de alunos e dê a cada grupo uma resistência, para que estes possam cortá-la e esticá-la. Para esticar o fio são necessárias duas pessoas, uma segurando o apoio cilíndrico e outra pressionando o fio contra a barra, fazendo este deslizar. Geralmente uma resistência elétrica de chuveiro tem dois fios, de modo que cada grupo pode fazer as medidas para dois comprimentos diferentes.

16 Cuidados: Alerte os alunos nas precauções para desenrolar o fio, este pode escapar do apoio e atingir o colega. 2) Depois de desenroladas, cada grupo deve medir o comprimento dos fios com o auxílio da trena. A resistência deve estar bem esticada para que as medidas de comprimento tenham o menor erro possível. Questões sobre o método utilizado pelos alunos nestas medições podem ser levantadas. Observação: Lembre-os sempre que, até o final da experiência, todos os dados devem ser anotados. 3) Peça aos alunos que tirem a medida do diâmetro do fio. Observação: Alguns minutos (em torno de dez) da aula devem ser dedicados à apresentação e a leitura do paquímetro. 4) Prepare o multímetro na escala adequada para a leitura da resistência do fio. Reúna os alunos para explicar, de maneira sucinta, o porquê da escolha e peça a eles para tomar suas medidas, encostando cada ponteira do multímetro em uma respectiva extremidade do fio. Observação: Durante a leitura da resistência, tome cuidado para que pontos no meio do fio não se encostem e não toquem no chão, na bancada, etc.

17 3ª AULA ANÁLISE DOS DADOS Ao tomar as leituras de comprimento e diâmetro dos fios atente os alunos para estas medidas estejam na mesma unidade de medida (todas em centímetros, milímetros ou, metros). Professor, lembre-se que as resistências elétricas são dadas em Ωm no Sistema Internacional. O professor poderá obter várias medidas (em torno de dez) de comprimento, área e resistência elétrica e calcular a média aritmética. Respostas das questões: o O comprimento de um condutor e resistência elétrica são grandezas diretamente proporcionais. o A área do condutor e o seu diâmetro são grandezas diretamente proporcionais numa razão quadrada. Ao se dobrar o diâmetro do condutor a área aumentará quatro vezes. A 1 =πr 2 A 2 =π(2r) 2 A 2 =π4r 2 A 2 =4πr 2 A 2 =4 A 1

Cap06: Resistores Os resistores são elementos de circuito cuja principal propriedade é a resistência elétrica.

Cap06: Resistores Os resistores são elementos de circuito cuja principal propriedade é a resistência elétrica. Cap06: Resistores Os resistores são elementos de circuito cuja principal propriedade é a resistência elétrica. 6.1 considerações iniciais 6.2 Resistencia elétrica. Lei de Ohm. 6.3 Lei de Joule. 6.4 Resistividade

Leia mais

Aula 03- Resistência Elétrica e Associação de Resistores Eletrotécnica

Aula 03- Resistência Elétrica e Associação de Resistores Eletrotécnica Aula 03- Resistência Elétrica e Associação de Resistores Eletrotécnica Resistividade dos Materiais É a propriedade característica específica de um material, em relação a sua constituição atômica. A resistividade

Leia mais

Etapa 1: Questões relativas aos resultados Lei de Ohm. 1.1 A partir dos dados tabelados, calcule o valor médio da resistência do resistor.

Etapa 1: Questões relativas aos resultados Lei de Ohm. 1.1 A partir dos dados tabelados, calcule o valor médio da resistência do resistor. Respostas Questões relativas ao resultado Etapa 1: Questões relativas aos resultados Lei de Ohm 1.1 A partir dos dados tabelados, calcule o valor médio da resistência do resistor. Resposta: O valor encontrado

Leia mais

PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM

PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM Introdução No início do século XIX, Georg Simon Ohm verificou experimentalmente que, para alguns condutores, a relação entre a tensão aplicada (V) e a corrente elétrica (I)

Leia mais

Conceitos Básicos de Eletricidade Visando as Instalações Elétricas. Professor: Ricardo Costa Alvares

Conceitos Básicos de Eletricidade Visando as Instalações Elétricas. Professor: Ricardo Costa Alvares Conceitos Básicos de Eletricidade Visando as Instalações Elétricas Professor: Ricardo Costa Alvares Composição da Matéria Todos os corpos são compostos de moléculas, e estas de átomos que são as menores

Leia mais

Resistência elétrica de uma barra (prismática ou cilíndrica) de área A e comprimento L

Resistência elétrica de uma barra (prismática ou cilíndrica) de área A e comprimento L Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física Física III Prof. Dr. Ricardo uiz Viana Referências bibliográficas: H. 28-4, 29-4, 29-6 S. 26-4, 27-2 T. 22-2 ula Resistores

Leia mais

ELETRODINÂMICA. Prof. Patricia Caldana

ELETRODINÂMICA. Prof. Patricia Caldana ELETRODINÂMICA Prof. Patricia Caldana Ao se estudarem situações onde as partículas eletricamente carregadas deixam de estar em equilíbrio eletrostático passamos à situação onde há deslocamento destas cargas

Leia mais

FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) CORRENTE ELÉTRICA E RESISTÊNCIA

FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) CORRENTE ELÉTRICA E RESISTÊNCIA FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) CORRENTE ELÉTRICA E RESISTÊNCIA FÍSICA (Eletromagnetismo) Nos capítulos anteriores estudamos as propriedades de cargas em repouso, assunto da eletrostática. A partir deste capítulo

Leia mais

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno Agrupamento de Escolas João da Silva Correia DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXPERIMENTAIS Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno FICHA DE TRABALHO

Leia mais

Eletrodinâmica REVISÃO ENEM CORRENTE ELÉTRICA

Eletrodinâmica REVISÃO ENEM CORRENTE ELÉTRICA REVISÃO ENEM Eletrodinâmica CORRENTE ELÉTRICA Corrente elétrica em um condutor é o movimento ordenado de suas cargas livres devido a ação de um campo elétrico estabelecido no seu interior pela aplicação

Leia mais

Corrente e Resistência

Corrente e Resistência Cap. 26 Corrente e Resistência Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Corrente e resistência 1 Corrente Elétrica Corrente Elétrica (i) é o movimento ordenado de elétrons provocados por

Leia mais

Corrente Elétrica Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi

Corrente Elétrica Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi Corrente Elétrica Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi Tópicos de Física, Eng. Civil 2018 Corrente Elétrica O que é corrente elétrica? O que é resistência elétrica? Qual é a Lei de Ohm? Como ele pode ser aplicada?

Leia mais

Energia e fenómenos elétricos

Energia e fenómenos elétricos Energia e fenómenos elétricos 1. Associa o número do item da coluna I à letra identificativa do elemento da coluna II. Estabelece a correspondência correta entre as grandezas elétricas e os seus significados.

Leia mais

CORRENTE E RESISTÊNCIA

CORRENTE E RESISTÊNCIA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III CORRENTE E RESISTÊNCIA Prof. Bruno Farias Corrente Elétrica Eletrodinâmica: estudo das

Leia mais

Exercícios 6 1. real 2. Resp: 3. o sentido convencional Resp: 4. Resp: 5. (a) (b) (c) Resp: (b) (c) Resp:

Exercícios 6 1. real 2. Resp: 3. o sentido convencional Resp: 4. Resp: 5. (a) (b) (c) Resp: (b) (c) Resp: Exercícios 6 1. A corrente elétrica real através de um fio metálico é constituída pelo movimento de: a) Cargas positivas do maior para o menor potencial. b) Cargas positivas. c) Elétrons livres no sentido

Leia mais

RESISTOR É O ELEMENTO DE CIRCUITO CUJA ÚNICA FUNÇÃO É CONVERTER A ENERGIA ELÉTRICA EM CALOR.

RESISTOR É O ELEMENTO DE CIRCUITO CUJA ÚNICA FUNÇÃO É CONVERTER A ENERGIA ELÉTRICA EM CALOR. Resistores A existência de uma estrutura cristalina nos condutores que a corrente elétrica percorre faz com que pelo menos uma parte da energia elétrica se transforme em energia na forma de calor, as partículas

Leia mais

RESISTÊNCIA ELÉTRICA. Ela relaciona tensão, corrente e resistência em um circuito através da formula:

RESISTÊNCIA ELÉTRICA. Ela relaciona tensão, corrente e resistência em um circuito através da formula: CURSINHO POPULAR CAROLINA DE JESUS FÍSICA ELÉTRICA AULA 3, 4 e 5 RESISTÊNCIA ELÉTRICA Relembrando... 1ª Lei de Ohm Ela relaciona tensão, corrente e resistência em um circuito através da formula: U=R.i

Leia mais

PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM

PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM Introdução No início do século XIX, Georg Simon Ohm verificou experimentalmente que, para alguns condutores, a relação entre a tensão aplicada (V) e a corrente elétrica (I)

Leia mais

PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM

PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DE OHM Introdução No início do século XIX, Georg Simon Ohm verificou experimentalmente que, para alguns condutores, a relação entre a tensão aplicada (V) e a corrente elétrica (I)

Leia mais

Turma: Pré-vestibular Tema: Corrente Elétrica e Resistores Professor: Leonardo Santos Data: 27 de julho de 2012

Turma: Pré-vestibular Tema: Corrente Elétrica e Resistores Professor: Leonardo Santos Data: 27 de julho de 2012 Curso Predileção Turma: Pré-vestibular Tema: Corrente Elétrica e Resistores Professor: Leonardo Santos Data: 27 de julho de 2012 Q1. (IME) A intensidade da corrente elétrica em um condutor metálico varia,

Leia mais

Corrente elétrica e leis de Ohm Módulo FE.05 (página 46 à 49) Apostila 2

Corrente elétrica e leis de Ohm Módulo FE.05 (página 46 à 49) Apostila 2 Aula 05 Corrente elétrica e leis de Ohm Módulo FE.05 (página 46 à 49) Apostila 2 Eletrodinâmica Sentido convencional da corrente elétrica Intensidade da corrente elétrica Leis de Ohm Resistor Condutividade

Leia mais

Estudo da Física. Prof. Railander Borges

Estudo da Física. Prof. Railander Borges Estudo da Física Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges ASSUNTO: CORRENTE ELÉTRICA + LEIS DE OHM 1.

Leia mais

INSTITUTO SÃO JOSÉ - RSE LISTA PREPARATÓRIA PARA PROVA DO TERCEIRO TRIMESTRE

INSTITUTO SÃO JOSÉ - RSE LISTA PREPARATÓRIA PARA PROVA DO TERCEIRO TRIMESTRE 1. (Unesp) Mediante estímulo, 2 10 íons de K atravessam a membrana de uma célula nervosa em 1,0 milisegundo. Calcule a intensidade dessa corrente elétrica, sabendo-se que a carga elementar é 1,6 10 ª C.

Leia mais

Cap. 5 - Corrente, Resistência e Força Eletromotriz

Cap. 5 - Corrente, Resistência e Força Eletromotriz Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física III 2014/2 Cap. 5 - Corrente, Resistência e Força Eletromotriz Prof. Elvis Soares Nesse capítulo, estudaremos a definição de corrente,

Leia mais

Corrente Elétrica. Adriano A. Batista 15/03/2016. Departamento de Física-UFCG

Corrente Elétrica. Adriano A. Batista 15/03/2016. Departamento de Física-UFCG Departamento de Física-UFCG 15/03/2016 Resumo Por que existe corrente elétrica? Resumo Por que existe corrente elétrica? Densidade de corrente Resumo Por que existe corrente elétrica? Densidade de corrente

Leia mais

PR1 FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Corrente Elétrica e Leis de Ôhm

PR1 FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Corrente Elétrica e Leis de Ôhm PR1 FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Corrente Elétrica e Leis de Ôhm 1. (Uerj 2016) Aceleradores de partículas são ambientes onde partículas eletricamente

Leia mais

Experimento: Circuitos Elétricos

Experimento: Circuitos Elétricos Experimento: Circuitos Elétricos 3ª série Mesa Laboratório de Física Prof. Reinaldo / Marcos / Monaliza Data / / Objetivos Observar o funcionamento dos circuitos elétricos em série e em paralelo, fazendo

Leia mais

Um circuito DC é aquele cuja alimentação parte de uma fonte DC (do inglês Direct Current), ou em português, CC (corrente contínua).

Um circuito DC é aquele cuja alimentação parte de uma fonte DC (do inglês Direct Current), ou em português, CC (corrente contínua). Um circuito DC é aquele cuja alimentação parte de uma fonte DC (do inglês Direct Current), ou em português, CC (corrente contínua). Como vimo anteriormente, para que haja fluxo de corrente pelo circuito,

Leia mais

4ª Prova de Física do 1º Semestre 3º Ano 15/6/18 Prof. Reinaldo

4ª Prova de Física do 1º Semestre 3º Ano 15/6/18 Prof. Reinaldo 4ª Prova de Física do 1º Semestre 3º Ano 15/6/18 Prof. Reinaldo i = Q / t R = ρ. L / A U = R. i P = U. i E = P. t U = r. i 1. (Udesc 2018) Um recipiente com paredes adiabáticas contém 100 g de água a 20

Leia mais

Prova Experimental =!! (1),

Prova Experimental =!! (1), E1-1 Condução de calor Objetivo: determinar o coeficiente de condução de calor de um copo de parede dupla e estimar a temperatura de equilíbrio do sistema. Material 1. Um recipiente grande. 2. Um copo

Leia mais

Professora Bruna CADERNO 3. Capítulo 11 Intensidade da Corrente Elétrica. Página - 228

Professora Bruna CADERNO 3. Capítulo 11 Intensidade da Corrente Elétrica. Página - 228 CADERNO 3 Capítulo 11 Intensidade da Corrente Elétrica Página - 228 INTENSIDADE DA CORRENTE ELÉTRICA Agora que aprendemos o que é uma corrente elétrica, aprenderemos como determinar a sua intensidade,

Leia mais

Aulas 19 e 20 Resistores, potência dissipada e 2ª lei de Ohm

Aulas 19 e 20 Resistores, potência dissipada e 2ª lei de Ohm Aulas 19 e 0 esistores, potência dissipada e ª lei de Ohm 1. (Mackenzie 010) Certo resistor quando submetido a uma ddp de 4 V, dissipa a potência de 0 W. A potência que esse resistor dissipará, quando

Leia mais

U = U 1 + U 2 + U 3. I = i 1 = i 2 = i 3. R eq = R 1 + R 2 + R 3. R eq = resistência equivalente (Ω) U = ddp da associação (V)

U = U 1 + U 2 + U 3. I = i 1 = i 2 = i 3. R eq = R 1 + R 2 + R 3. R eq = resistência equivalente (Ω) U = ddp da associação (V) Acesse. www.professorarnon.com Eletricidade Básica. Associação de Resistências em Série Vários resistores estão associados em série quando são ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos

Leia mais

Corrente elétrica, potência, resistores e leis de Ohm

Corrente elétrica, potência, resistores e leis de Ohm Corrente elétrica, potência, resistores e leis de Ohm Corrente elétrica Num condutor metálico em equilíbrio eletrostático, o movimento dos elétrons livres é desordenado. Em destaque, a representação de

Leia mais

Observação: É possível realizar o experimento com apenas um multímetro, entretanto, recomenda-se um multímetro por grupo de alunos.

Observação: É possível realizar o experimento com apenas um multímetro, entretanto, recomenda-se um multímetro por grupo de alunos. Lista de Materiais 1 multímetro. 4 pilhas de 1,5V. 2 resistores com resistências da mesma ordem de grandeza. Exemplo: R1 = 270 Ω e R2 = 560 Ω. Lâmpada com soquete com bulbo esférico (6,0V-500 ma). Resistor

Leia mais

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno Agrupamento de Escolas João da Silva Correia DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXPERIMENTAIS Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno FICHA DE TRABALHO

Leia mais

Eletrodinânica - Exercícios

Eletrodinânica - Exercícios Eletrodinânica - Exercícios Professor Walescko 13 de outubro de 2005 Sumário 1 Exercícios 1 2 Vestibulares UFRGS 7 3. O gráfico representa a corrente elétrica i em função da diferença de potencial V aplicada

Leia mais

Física Eletrodinâmica Fácil [20 Questões]

Física Eletrodinâmica Fácil [20 Questões] Física Eletrodinâmica Fácil [0 Questões] 01 - (ITA SP) Sendo dado que 1J = 0,39 cal, o valor que melhor expressa, em calorias, o calor produzido em 5 minutos de funcionamento de um ferro elétrico, ligado

Leia mais

dq dt CORRENTE ELÉTRICA (i)

dq dt CORRENTE ELÉTRICA (i) CORRENTE ELÉTRICA (i) Fluxo de cargas elétricas que se deslocam em algum condutor devido à diferença de potencial elétrico aplicada sobre o mesmo, partindo da região de maior potencial para a de menor

Leia mais

2 Eletrodinâmica. Corrente Elétrica. Lei de Ohm. Resistores Associação de Resistores Geradores Receptores. 4 Instrumento de Medidas Elétricas

2 Eletrodinâmica. Corrente Elétrica. Lei de Ohm. Resistores Associação de Resistores Geradores Receptores. 4 Instrumento de Medidas Elétricas 2. Eletrodinâmica Conteúdo da Seção 2 1 Conceitos Básicos de Metrologia 4 Instrumento de Medidas Elétricas 2 Eletrodinâmica Corrente Elétrica Resistência Elétrica Lei de Ohm Potência Elétrica Resistores

Leia mais

Experimento Prático N o 4

Experimento Prático N o 4 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Engenharia Área de Eletricidade Experimento Prático N o Eletricidade para Engenharia Lei de Ohm e Potência Elétrica L A B O R A T Ó R I O D E E L E T R I

Leia mais

1 - Eletricidade Estática

1 - Eletricidade Estática 5 1 - Eletricidade Estática 1.1 O Átomo Tudo que ocupa lugar no espaço é matéria. A matéria é constituída por partículas muito pequenas chamada de átomos. Os átomos por sua vez são constituídos por partículas

Leia mais

1.2.3 Grandezas elétricas: resistência elétrica de um condutor

1.2.3 Grandezas elétricas: resistência elétrica de um condutor 1.2.3 Grandezas elétricas: resistência elétrica de um condutor Adaptado pelo Prof. Luís Perna As colisões entre os eletrões de condução e os iões oferecem resistência ao movimento orientado de eletrões.

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO: DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: EDSON JOSÉ LEIS DE ÔHM 1. Um chuveiro elétrico é submetido a uma ddp de 220V, sendo percorrido

Leia mais

AULA 07 CORRENTE ELÉTRICA E LEI DE OHM. Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas

AULA 07 CORRENTE ELÉTRICA E LEI DE OHM. Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas ELETROMAGNETISMO AULA 07 CORRENTE ELÉTRICA E LEI DE OHM A corrente elétrica pode ser definida como o movimento ordenado de cargas elétricas. O caminho feito pelas cargas elétricas é chamado de circuito.

Leia mais

Física Experimental III. Prof. MSc. LUCAS BARBOZA SARNO DA SILVA

Física Experimental III. Prof. MSc. LUCAS BARBOZA SARNO DA SILVA Física Experimental III Prof. MSc. LUCAS BARBOZA SARNO DA SILVA Uma introdução à Lei de Ohm Corrente elétrica Resistência e Lei de Ohm Resistores Circuitos Medição de corrente e tensão 22/2/3 2 Corrente

Leia mais

Resistência Elétrica. 1 ª Lei de Ohm 28/02/2015. Resistência Elétrica V = R I. Unid(R) = Unid( V)/Unid(I) Unid(R) = volt/ampere = ohm =

Resistência Elétrica. 1 ª Lei de Ohm 28/02/2015. Resistência Elétrica V = R I. Unid(R) = Unid( V)/Unid(I) Unid(R) = volt/ampere = ohm = Resistência Elétrica Resistência Elétrica Nos condutores metálicos o movimento dos elétrons NÃO É livre como no vácuo. A estrutura metálica RESISTE à passagem dos elétrons. A B R A resistência elétrica

Leia mais

Prof. Fábio de Oliveira Borges

Prof. Fábio de Oliveira Borges Corrente Elétrica Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil https://cursos.if.uff.br/!fisica2-0117/doku.php

Leia mais

wlad 2. O gráfico abaixo apresenta a medida da variação de potencial em função da corrente que passa em um circuito elétrico.

wlad 2. O gráfico abaixo apresenta a medida da variação de potencial em função da corrente que passa em um circuito elétrico. 1. Suponha um fio cilíndrico de comprimento L, resistividade ρ 1 e raio da seção transversal circular R. Um engenheiro eletricista, na tentativa de criar um fio cilíndrico menor em dimensões físicas, mas

Leia mais

ELETRICIDADE. Eletrodinâmica. Eletrostática. Eletromagnetismo

ELETRICIDADE. Eletrodinâmica. Eletrostática. Eletromagnetismo ELETRICIDADE Eletrodinâmica Eletrostática Eletromagnetismo Átomo Núcleo Prótons carga positiva (+e). Nêutrons carga neutra. Eletrosfera Eletrons carga negativa (-e). Carga Elétrica Elementar e = 1,6 x

Leia mais

EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM

EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM EXPERIMENTO 2: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM 2.1 OBJETIVOS Ler o valor nominal de cada resistor através do código de cores. Medir as resistências equivalentes das associações Verificar o comportamento

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Enem 013) O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevação da temperatura da água. Um chuveiro projetado para funcionar em

Leia mais

Resumo de Eletrodinâmica

Resumo de Eletrodinâmica Resumo de Eletrodinâmica i = Corrente Elétrica (A) Δq = quantidade de carga elétrica no fio em movimento (C = coulomb) milicoulomb: microcoulomb: nanocoulomb: n = número de elétrons e = carga elementar

Leia mais

Q t. A corrente elétrica corresponde ao fluxo de elétrons. Os elétrons vão para o polo positivo de um gerador (pilha ou bateria)

Q t. A corrente elétrica corresponde ao fluxo de elétrons. Os elétrons vão para o polo positivo de um gerador (pilha ou bateria) Eletrodinâmica A eletrodinâmica está presente em praticamente todos os lugares da vida moderna. As instalações elétricas e suas lâmpadas, aquecedores fazem parte do cotidiano do homem moderno. Para exames

Leia mais

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS CONDUTORES CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS CONDUTORES Variação da resistividade com a temperatura e a frequência. o A segunda lei

Leia mais

Cap. 3 Resistência Elétrica e Lei de Ohm

Cap. 3 Resistência Elétrica e Lei de Ohm Cap. 3 Resistência Elétrica e Lei de Ohm Instituto Federal Sul-rio-grandense Curso Técnico em Eletromecânica Disciplina de Eletricidade Básica Prof. Rodrigo Souza 3.1 Resistência Elétrica Resistência Elétrica

Leia mais

LISTA DE EXECÍCIOS AULA 3 FÍSICA ELETRICIDADE

LISTA DE EXECÍCIOS AULA 3 FÍSICA ELETRICIDADE LISTA DE EXECÍCIOS AULA 3 FÍSICA ELETRICIDADE DENSIDADE DE CORRENTE E VELOCIDADE DE ARRASTE 1) A American Wire Gauge (AWG) é uma escala americana normalizada usada para padronização de fios e cabos elétricos.

Leia mais

Corrente elétrica. A corrente elétrica é um movimento ordenado de cargas elementares.

Corrente elétrica. A corrente elétrica é um movimento ordenado de cargas elementares. Corrente elétrica A corrente elétrica é um movimento ordenado de cargas elementares. A corrente elétrica pode ser um simples jato de partículas no vácuo, como acontece num cinescópio de TV, em que um feixe

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE FÍSICA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE FÍSICA ALUNO(a): Nº: SÉRIE: 2ª TURMA: UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /2017 Obs.: Esta lista deve ser entregue resolvida no dia da prova de recuperação. Valor:

Leia mais

EXERCÍCIOS - ELETRODINÂMICA

EXERCÍCIOS - ELETRODINÂMICA EXERCÍCIOS - ELETRODINÂMICA Prof. Patricia Caldana 1. Uma corrente elétrica de intensidade igual a 5 A percorre um fio condutor. Determine o valor da carga que passa através de uma secção transversal em

Leia mais

NOME: N O : TURMA: PROFESSOR: Glênon Dutra

NOME: N O : TURMA: PROFESSOR: Glênon Dutra Circuitos Elétricos DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: NOTA: ASS: - Circuito Simples: Esquema: Bateria: Corrente elétrica i Resistência: i = corrente elétrica V = d.d.p.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) MATERIAL DE AULA PRÁTICA 02 RESISTORES E CÓDIGO DE CORES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) MATERIAL DE AULA   PRÁTICA 02 RESISTORES E CÓDIGO DE CORES UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Professor Pierre Vilar Dantas Disciplina Laboratório de Eletricidade Geral Horário Sextas, 14h00min às 16h00min Data 24/08/2018 Turma(s)

Leia mais

Caracterização de uma Lâmpada

Caracterização de uma Lâmpada Caracterização de uma Lâmpada Laboratório de Eletricidade e Magnetismo Introdução Resistores não-lineares são dispositivos que não seguem a lei de Ohm quando submetidos a uma tensão ou corrente. Quando

Leia mais

Corrente, Resistência e Lei de Ohm

Corrente, Resistência e Lei de Ohm Corrente, Resistência e Lei de Ohm Evandro Bastos dos Santos 21 de Maio de 2017 1 Corrente Elétrica Quando uma diferença de potencial é aplicada a um circuito elétrico ocorre, então, realização de trabalho

Leia mais

Corrente Elétrica. Adriano A. Batista 28/07/2014

Corrente Elétrica. Adriano A. Batista 28/07/2014 Departamento de Física-UFCG 28/07/2014 Resumo Por que existe corrente elétrica? Resumo Por que existe corrente elétrica? Densidade de corrente Resumo Por que existe corrente elétrica? Densidade de corrente

Leia mais

1. Um feixe permamente de partículas alfa (q = +2e) deslocando-se com energia cinética constante de 20MeV transporta uma corrente de 0, 25µA.

1. Um feixe permamente de partículas alfa (q = +2e) deslocando-se com energia cinética constante de 20MeV transporta uma corrente de 0, 25µA. 1. Um feixe permamente de partículas alfa (q = +2e) deslocando-se com energia cinética constante de 20MeV transporta uma corrente de 0, 25µA. (a) Se o feixe estiver dirigido perpendicularmente a uma superfície

Leia mais

Prof. Fábio de Oliveira Borges

Prof. Fábio de Oliveira Borges Corrente Elétrica Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil http://cursos.if.uff.br/fisica2-0116/ Corrente elétrica

Leia mais

Turma: _3º ANO FG e TI

Turma: _3º ANO FG e TI COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2012 Disciplina: FÍSICA Ano: 2012 Professor (a): Marcos Vinicius Turma: _3º ANO FG e TI Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Δt, quando. R. 1 Nessas condições, a relação entre as

Δt, quando. R. 1 Nessas condições, a relação entre as 1. (Unesp 016) As companhias de energia elétrica nos cobram pela energia que consumimos. Essa energia é dada pela expressão E V i t, em que V é a tensão que alimenta nossa residência, a intensidade de

Leia mais

Instituto de Física - USP FGE Laboratório de Física III - LabFlex

Instituto de Física - USP FGE Laboratório de Física III - LabFlex Instituto de Física - USP FGE0213 - Laboratório de Física III - LabFlex Aula 2 Curvas Características Potência e temperatura de uma lâmpada de filamento Manfredo H. Tabacniks agosto 2007 3 assuntos a serem

Leia mais

Corrente elétrica. GRANDE revolução tecnológica. Definição de corrente Controle do movimento de cargas

Corrente elétrica. GRANDE revolução tecnológica. Definição de corrente Controle do movimento de cargas Definição de corrente Controle do movimento de cargas corrente elétrica{ GANDE revolução tecnológica fi eletrotécnica, eletrônica e microeletrônica (diversidade de aplicações!!) Ex. motores elétricos,

Leia mais

Princípios de Telecomunicações Lei de Ohm e Potência Elétrica

Princípios de Telecomunicações Lei de Ohm e Potência Elétrica Princípios de Telecomunicações Lei de Ohm e Potência Elétrica Prof. Francisco de Assis S. Santos, Dr. São José, 2016. Tensão Elétrica Grandeza gerada a partir do desequilíbrio de potencial entre 2 pontos,

Leia mais

Estudo da variação da resistência de um condutor com a temperatura

Estudo da variação da resistência de um condutor com a temperatura Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra Departamento de Física Estudo da variação da resistência de um condutor com a temperatura Mestrado Integrado em Engenharia Física Laboratórios

Leia mais

Corrente elétrica e leis de Ohm

Corrente elétrica e leis de Ohm FE Corrente elétrica e leis de Ohm Anteriormente em FE... Força Elétrica Campo elétrico Energia Potencial elétrica Potencial elétrico ddp ou Tensão elétrica (U) Eletrodinâmica Parte da eletricidade que

Leia mais

Curso: E.M. TURMA: 2101 e 2102 DATA:

Curso: E.M. TURMA: 2101 e 2102 DATA: EXERCÍCIOS ON LINE 2º Bimestre DISCIPLINA: Física II PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 e 2102 DATA: NOME: Nº.: 01) Vamos supor que temos uma partícula carregada com carga q = 4 μc

Leia mais

Instalações elétricas e telefônicas. Prof. M.Sc. Guilherme Schünemann

Instalações elétricas e telefônicas. Prof. M.Sc. Guilherme Schünemann Instalações elétricas e telefônicas Prof. M.Sc. Guilherme Schünemann Introdução sistema elétrico Carga elétrica (q) Conceito de carga é o principal elemento para explicar todo fenômeno elétrico A carga

Leia mais

t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO

t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO t RESOLÇÃO COMECE DO BÁSICO SOLÇÃO CB. 01 Para ser resistor ôhmico o gráfico deve ser linear. Neste caso, a linearidade se observa no trecho BC. SOLÇÃO CB. 0 ' r '. i ( Equação 10 7 r'.4 4r 48 do receptor)

Leia mais

COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 3º ANO DO ENSINO MÉDIO Professoras: Bleidiana e Rose 1ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA DE FÍSICA

COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 3º ANO DO ENSINO MÉDIO Professoras: Bleidiana e Rose 1ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA DE FÍSICA COLÉGIO MAISTA - PATOS DE MINAS 3º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2013 Professoras: Bleidiana e ose 1ª ECUPEAÇÃO AUTÔNOMA DE FÍSICA OTEIO DE ESTUDO - QUESTÕES Estudante: Turma: Data: / / OTEIO DE ESTUDO Capítulo

Leia mais

Aluno(a): Data: / / Lista de Exercícios I EL1A1

Aluno(a): Data: / / Lista de Exercícios I EL1A1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Curso Técnico em Automação Industrial Lista de Exercícios I: Eletricidade I (EL1A1)

Leia mais

FÍSICA III PROFESSORA MAUREN POMALIS

FÍSICA III PROFESSORA MAUREN POMALIS FÍSICA III PROFESSORA MAUREN POMALIS mauren.pomalis@unir.br ENG. ELÉTRICA - 3 PERÍODO UNIR/Porto Velho 2017/1 SUMÁRIO Corrente elétrica Densidade de corrente Velocidade de deriva Resistência Resistividade

Leia mais

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE Curso Técnico em Mecânica 2016 ELETRCDADE Aula 06 Leis de Ohm Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com Uma resistência

Leia mais

Aula Prática 5. Ligação Série e Paralelo, Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff

Aula Prática 5. Ligação Série e Paralelo, Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Aula Prática 5 Ligação Série e Paralelo, Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Estratégia: Montagem e operação de circuitos elétricos visando ao estudo de leis fundamentais de análises de circuitos. Sugestões:

Leia mais

Medidas e materiais elétricos

Medidas e materiais elétricos UNIDADE 1 SEÇÃO 1 Medidas e materiais elétricos MATERIAIS CONDUTORES Seção 1 Título da Unidade de Ensino: e semicondutores Palavras-chave:, resistividade, condutividade, mobilidade eletrônica, bandas de

Leia mais

CIRCUITO ELÉTRICO. Um circuito elétrico é um caminho ou itinerário para a corrente elétrica. CORRENTE ELÉTRICA

CIRCUITO ELÉTRICO. Um circuito elétrico é um caminho ou itinerário para a corrente elétrica. CORRENTE ELÉTRICA CIRCUITO ELÉTRICO Um circuito elétrico é um caminho ou itinerário para a corrente elétrica. CORRENTE ELÉTRICA A corrente elétrica é um fluxo de eletrões que transportam energia elétrica. COMPONENTES DE

Leia mais

Resumo de Eletrodinâmica

Resumo de Eletrodinâmica Resumo de Eletrodinâmica i = Corrente Elétrica (A) Δq = quantidade de carga elétrica no fio em movimento (C = coulomb) milicoulomb: microcoulomb: nanocoulomb: n = número de elétrons e = carga elementar

Leia mais

Eletricidade básica. Aula 06: Circuitos em série

Eletricidade básica. Aula 06: Circuitos em série Eletricidade básica Aula 06: Circuitos em série Fonte elétrica As fontes elétricas são fundamentais na compreensão da eletrodinâmica, pois elas que mantém a diferença de potencial (ddp) necessária para

Leia mais

AULA 02 PRIMEIRA LEI DE OHM APOSTILA 1 FSC-C

AULA 02 PRIMEIRA LEI DE OHM APOSTILA 1 FSC-C AULA 02 PRIMEIRA LEI DE OHM APOSTILA 1 FSC-C DIFERENÇA DE POTENCIAL (DDP) CRIAR UMA DIFERENÇA ENTRE DOIS PONTOS. NUM DOS PONTOS HÁ EXCESSO E NO OUTRO FALTA DE ELETRONS QUANTO MAIOR A DIFERENÇA, MAIOR VAI

Leia mais

Experimento II Lei de Ohm

Experimento II Lei de Ohm Experimento II Lei de Ohm Objetivos específicos da Semana II O objetivo principal da experiência da Semana II, sobre a Lei de Ohm, é estudar elementos resistivos, tais como um resistor comercial e uma

Leia mais

Tópico 01: Estudo de circuitos em corrente contínua (CC) Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo

Tópico 01: Estudo de circuitos em corrente contínua (CC) Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo Disciplina Eletrotécnica Tópico 01: Estudo de circuitos em corrente contínua (CC) Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo Conceitos básicos Eletricidade Eletrostática Eletrodinâmica Cargas elétricas em repouso

Leia mais

(A) 0,6. (B) 6,0. (C) 6, (D) 6,0.10². (E) 6,0.10³.

(A) 0,6. (B) 6,0. (C) 6, (D) 6,0.10². (E) 6,0.10³. ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETRODINÂMICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: ESTUDO DOS RESISTORES LEIS DE

Leia mais

8 - CORRENTE ELÉTRICA

8 - CORRENTE ELÉTRICA 8 - CORRENTE ELÉTRICA 1 2678 - A corrente elétrica produz sempre: (a) efeito Joule e efeito magnético (b) efeito magnético (c) efeito magnético e efeito químico (d) efeito magnético efeito químico a afeito

Leia mais

Física C Extensivo V. 4

Física C Extensivo V. 4 GBITO Física C Extensivo V. Exercícios 0) F. lei de Ohm se refere a um tipo de resistor com resistência constante cuja resistência não depende nem da tensão aplicada nem da corrente elétrica. F. penas

Leia mais

Aula: - Resistência elétrica e Resistores - Associação de Resistores

Aula: - Resistência elétrica e Resistores - Associação de Resistores Aula: - Resistência elétrica e Resistores - Associação de Resistores A resistência elétrica Os metais são bons condutores de corrente elétrica, mas alguns são melhores condutores que outros. O metal mais

Leia mais

Circuitos de Corrente Contínua. Unidade 03 Circuitos de Corrente Contínua

Circuitos de Corrente Contínua. Unidade 03 Circuitos de Corrente Contínua Circuitos de Corrente Contínua Prof. Edwar Saliba Júnior Julho de 2012 1 Eletricidade Fenômeno físico atribuído a cargas elétricas estáticas ou em movimento; Quando o assunto é eletricidade, precisamos

Leia mais

Associação de resistores Módulo FE.07 (página 52 à 56) Apostila 2

Associação de resistores Módulo FE.07 (página 52 à 56) Apostila 2 Aula 07 Associação de resistores Módulo FE.07 (página 52 à 56) Apostila 2 Usando resistores Associação em Série Associação em Paralelo Associação Mista Curto-circuito Potência na associação de resistores

Leia mais

Questão 2. Física 1 o - simulado - online Específicas Dínatos 1. Questão 1. INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Porção 15 g

Questão 2. Física 1 o - simulado - online Específicas Dínatos 1. Questão 1. INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Porção 15 g Questão 1 Chuveiro elétrico Especificações Técnicas Tensão: Vazão: INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Porção 15 g Quantidade por porção Potência (W) Seletor de temperatura Verão Inverno Valor energético Carboidratos

Leia mais

Eletricidade Professor Pisciotta

Eletricidade Professor Pisciotta CONDUTORES E ISOLANTES Já foi mencionado que segurando uma barra de vidro por uma das extremidades e atritando a outra com um pano de lã, somente a extremidade atritada se eletriza. Isto significa que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO 22 4.2 Experimento 2: Resistência e Resistores, Voltagem, Corrente e Lei de Ohm 4.2.1 Objetivos Fundamentar os conceitos de resistência e resistor. Conhecer o código de cores, utilizado para especificar

Leia mais

ELETRÔNICA X ELETROTÉCNICA

ELETRÔNICA X ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA X ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA É a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental. Divide-se em analógica e em digital

Leia mais

2º Experimento 1ª Parte: Lei de Ohm

2º Experimento 1ª Parte: Lei de Ohm 2º Experimento 1ª Parte: Lei de Ohm 1. Objetivos: Verificar a lei de Ohm. Determinar a resistência elétrica através dos valores de tensão e corrente. 2. Teoria: No século passado, George Ohm enunciou:

Leia mais