Resenha. BHABHA, Homi K. Interrogando a Identidade: Frantz Fanon e a prerrogativa pós-colonial. In: O Local da Cultura. Belo Horizonte: EDUFMG, 2005.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resenha. BHABHA, Homi K. Interrogando a Identidade: Frantz Fanon e a prerrogativa pós-colonial. In: O Local da Cultura. Belo Horizonte: EDUFMG, 2005."

Transcrição

1 Resenha BHABHA, Homi K. Interrogando a Identidade: Frantz Fanon e a prerrogativa pós-colonial. In: O Local da Cultura. Belo Horizonte: EDUFMG, 2005.

2 O Local da Cultura: interrogando a identidade Homi K. Bhabha Importante teórico dos estudos pós-colonias, o indiano Homi K. Bhabha discute em seu livro O Lugar da Cultura (Belo Horizonte: EDUFMG, 2005) questões ligadas à pósmodernidade.

3 Sobre a obra O Local da Cultura (1994): Em sua crítica acerca das relações entre culturas ditas centrais e periféricas (oposições binárias), o que se percebe é uma complexa interação entre estas, diferente do que alega os discursos hegemônicos, de caráter dicotômicos e essencialistas (p.ex., negro x branco; mulher x homem; civilizado x inculto, etc.), difundidos a partir da década de 50. Tais discursos teriam sido promovidos por intelectuais do terceiro mundo como legado da Conferência de Bandung (1955). Bhabha defende que tais colisões e intercâmbios culturais resultam no hibridismo cultural e na teorização acerca do terceiro espaço.

4 Compreendendo o Pós-Colonialismo: 1. Seriam os discursos de contestação sobre a dominação colonial e os legados do colonialismo (LOOMBA, 2005). 2. Seria uma tendência secundária do Pós-Estruturalismo e/ou da Desconstrução francesa (Ahmad (2002). 3. Teria por objeto de estudo a crítica ao ocidentalismo e ao discurso colonial, mas o faria a partir da própria tradição européia, retomando as perspectivas pós-estruturalistas contemporâneas (DIRLIK, 1997).

5 A Conferência da Bandung: Reunião de 23 países asiáticos e 06 africanos em Bandung, na Indonésia, entre 18 e 24 de Abril de 1955; Teria como objetivo principal formar uma nova força política global, visando a cooperação econômica e cultural entre esses países: Seria uma forma de oposição ao colonialismo ou neocolonialismo por parte das potências hegemônicas da época, EUA e URSS. Conforme o sociólogo francês Alfred Sauvy, o planeta se dividia em "três mundos": o primeiro, das democracias capitalistas industrializadas; o segundo, do bloco soviético; e o terceiro, o dos países pós-coloniais.

6 Compreendendo o Pós-Colonialismo: Para Bhabha, as identidades no presente momento teriam como características a fluidez e a transitoriedade; Desse modo, a questão da cultura estaria deslocada para um espaço projetivo do além, próprio de uma época em que populações estariam em constante movimento de migração e imigração, diáspora, exílio, etc. O prefixo pós marcaria o emergir dos discursos de interstícios no embate cultural, implicando sobreposição e deslocamento do domínio da diferença.

7 Compreendendo o Pós-Colonialismo: Nestes discursos, quanto mais a tradição é transfigurada pelas novas gerações, mais as diferenças aí presentes seriam redefinidas a partir de novas relações constitutivas; Para Bhabha, esta percepção renovada das diferenças poderia naturalizar nos sujeitos a prática do hibridismo cultural; Este acolheria a diferença sem estabelecer hierarquias de valores.

8 Sobre Frantz Fanon ( ): Intelectual dos movimentos de descolonização na África; O texto Pele negra, máscaras brancas (1952): estudo psico-filosófico acerca da dinâmica das relações entre brancos e negros na contemporaneidade. Defende a superação da estrutura de poder do capitalismo colonial na África; Defende, neste sentido, uma práxis popular anti-colonialista, liderado por um partido revolucionário. Ao se libertar da dominação psicológica e cultural do colonialismo, seria possível formar uma nova cultura popular, híbrida, em constante movimento, com práticas autóctones e européias.

9 Sobre Frantz Fanon ( ): No texto Pele negra, máscaras brancas : defende que as relações entre brancos e negros seria caracterizada como um duplo narcisismo: o branco escravo de sua brancura, o negro escravo de sua negrura. Desta forma, a busca por reconhecimento, que marcaria a percepção identitária, seria mais performática e estratégica do que essencialista. Não significa o abandono, mas uma re-significação dos discursos identitários anteriores, próprio da transitoriedade e hibridez do presente. Tais relações seriam derivadas da subalternização econômica de alguns povos sobre outros.

10 Sobre Frantz Fanon ( ): Conforme Fanon: A análise que propomos é psicológica. No entanto, julgamos que a verdadeira desalienação do negro supõe uma súbita tomada de consciência das realidades econômicas e sociais. Se há um complexo de inferioridade, este surge após um processo duplo: econômico, inicialmente; em seguida, pela interiorização, ou melhor, epidermização dessa inferioridade (FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Rio de Janeiro: Fator, 1983, p. 12). Fanon define as esferas econômica e psicológica como constituintes do problema racial que formariam a estrutura de poder do mundo moderno.

11 A leitura de Frantz Fanon por Bhabha Para Bhabha, Fanon havia determinado a característica perfomática dos discursos culturais, em oposição aos discursos nacionalistas e racialistas construídos a partir da década de 50; Esta ação cultural se daria como um ato inerentemente hibrido e projetivo. Fanon, então, seria o criador da prerrogativa pós-colonial alicerçada sob a hibridez e fluidez da cultura.

12 Exemplo de Hibridismo Cultural, nas palavras de Bhabha: Era uma jovem coberta por um véu, apenas os olhos aparecendo. As faces de todos as demais pessoas estavam à vista, e aquilo me chocou. E minutos depois o trem para e ela se levanta para sair. Quando passou por mim, olhei e descobri que as suas costas estavam completamente à vista. E ela usava uma calça jeans que chegava até as suas ancas, e tinha uma pequena tatuagem. Mas seu rosto estava mascarado. Duas coisas eram claras para mim. Primeiro, que na nossa cultura sempre parecemos querer colocar todos os tipos de comportamento na panela maior da identidade.

13 Exemplo de Hibridismo Cultural: A maneira de se vestir, de falar, tudo tem de formar uma noção composta de identidade, aí nos sentimos seguros. Acho que isso é o problema real nesse caso. Segundo, não devemos ler essas coisas como marcas de identidade, mas como mensagens misturadas, diferentes. De um modo engraçado, esse era o direito da jovem de brincar com os diferentes tipos de linguagens, expectativas, normas e códigos de uma esfera pública metropolitana pós-migração ou da diáspora.

14 Bhabha e o Hibridismo Cultural: Acho que toda sociedade deveria ter meios democráticos de negociar o que considera ser uma remodelagem positiva e produtiva da esfera pública. Mas também acho que nossas maneiras de ler a ciência cultural em relação aos modos de identificação humana deveriam ser mais sofisticadas. Se você lê os véus como uma identidade, talvez diga: Oh, odeio véus. Mas se você os lê como algo que envia uma mensagem, algo que se dirige à sociedade, então é diferente. Porém, como introduzir esse tipo de pensamento em círculos de políticas públicas?

15 Referências citadas: BARBOSA, Muryatan Santana. Homi Bhabha leitor de Frantz Fanon: acerca da prerrogativa pós-colonial. Revista Crítica Histórica. Ano III, Nº 5, Julho/2012. DIRLIK, Arif. A aura pós-colonial na era do capitalismo global. Novos Estudos Cebrap, no. 49, 1997, pp LOOMBA, Ania. Colonialism, post-colonialism. London/New York: Routledge, 2005.

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo I Revolução Chinesa (1949) Após a Segunda Guerra, disputas políticas e militares na China entre: Partido Nacionalista Liderança de Chiang Kai-shek (apoio dos EUA) X Mao

Leia mais

PERCURSO 26 A África e o imperialismo europeu. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS

PERCURSO 26 A África e o imperialismo europeu. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS PERCURSO 26 A África e o imperialismo europeu. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS 1 O início da apropriação de territórios pelos europeus Durante as Grandes Navegações, a América, a Ásia e a África foram

Leia mais

HOMI BHABHA LEITOR DE FRANTZ FANON: Acerca da Prerrogativa Pós-colonial. HOMI BHABHA READER FRANTZ FANON: About the Postcolonial Prerogative

HOMI BHABHA LEITOR DE FRANTZ FANON: Acerca da Prerrogativa Pós-colonial. HOMI BHABHA READER FRANTZ FANON: About the Postcolonial Prerogative HOMI BHABHA LEITOR DE FRANTZ FANON: Acerca da Prerrogativa Pós-colonial HOMI BHABHA READER FRANTZ FANON: About the Postcolonial Prerogative Muryatan Santana Barbosa * Resumo: Este artigo analisa a interpretação

Leia mais

ONU (1945) - estimular a autodeterminação dos Povos, difusão de ideais nacionalistas e oposição as metrópoles. Movimentos nacionalistas - formação de

ONU (1945) - estimular a autodeterminação dos Povos, difusão de ideais nacionalistas e oposição as metrópoles. Movimentos nacionalistas - formação de HISTÓRICO E CONTEXTO Conferencia de Berlim (1884/5) Imperialismo e Neocolonialismo (Século XIX): Potencias Europeias impõe seu domínio sobre África e Ásia. ONU (1945) - estimular a autodeterminação dos

Leia mais

AS LUTAS DE LIBERTAÇÃO NACIONAL ÁSIA E ÁFRICA SÉCULO XX COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

AS LUTAS DE LIBERTAÇÃO NACIONAL ÁSIA E ÁFRICA SÉCULO XX COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS AS LUTAS DE LIBERTAÇÃO NACIONAL ÁSIA E ÁFRICA SÉCULO XX COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS A partilha do Continente Africano após a Conferência de Berlim (1885) O NEOCOLONIALISMO ENTRE OS SÉCULOS XIX

Leia mais

Teorias Pós-coloniais (plano de curso)

Teorias Pós-coloniais (plano de curso) Teorias Pós-coloniais (plano de curso) Professores responsáveis: Francisco Sá Barreto Júlia Figueredo Benzaquen Estagiária docente: Camila Pimentel Lopes de Melo Ementa: Colonialismo e pós-colonialidade;

Leia mais

DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA

DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA ANTECEDENTES: A ÁFRICA NO SÉCULO XIX Século XIX = neocolonialismo. Europa busca recolonizar África e Ásia. > PRINCIPAL MOTIVO => INDEPENDÊNCIA DOS PAÍSES DA AMÉRICA Conferencia

Leia mais

Etnografia A prática etnográfica torna-se uma descrição preconceitual da cultura de uma raça a partir de pressupostos hegemônicos dos conquistadores

Etnografia A prática etnográfica torna-se uma descrição preconceitual da cultura de uma raça a partir de pressupostos hegemônicos dos conquistadores COLONIZAÇÃO OLONIZAÇÃO & D & DESCOLONIZAÇÃO Professora Ms. Claudiana Soerensen Poder e Controle Etnografia A prática etnográfica torna-se uma descrição preconceitual da cultura de uma raça a partir de

Leia mais

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Da Modernidade à Modernização Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Introdução Da Modernidade à Modernização: As transformações ideológicas das sociedades

Leia mais

Uma visão de mundo renovada (Renascimento Cultural);

Uma visão de mundo renovada (Renascimento Cultural); do 3 e 4 períodos 6º ano História 3 período O mundo grego As origens da sociedade grega Esparta e Atenas A cultura grega O período helenístico Roma: Formação e expansão A formação de Roma A República romana

Leia mais

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE História Antiga 04 Análise da Historiografia relativa à Antiguidade Clássica, incluindo as diferentes apropriações contemporâneas. Constituição da noção

Leia mais

PROFESSORA: KEURELENE CAMPELO DISCIPLINA: HISTÓRIA GERAL CONTEÚDO: REVISANDO

PROFESSORA: KEURELENE CAMPELO DISCIPLINA: HISTÓRIA GERAL CONTEÚDO: REVISANDO PROFESSORA: KEURELENE CAMPELO DISCIPLINA: HISTÓRIA GERAL CONTEÚDO: REVISANDO 2 A descolonização da África ocorreu durante no século XX quando as populações dos territórios africanos ocupados conseguiram

Leia mais

A Decadência do Neocolonialismo

A Decadência do Neocolonialismo A Decadência do Neocolonialismo A crise do imperialismo Na virada do século XIX para o século XX, as disputas imperialistas resultaram no primeiro confronto de proporções mundiais: a Primeira Guerra Mundial,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTIAGO Teste de Aferição de Competências APRESENTAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SANTIAGO Teste de Aferição de Competências APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO Pensados com o objectivo de aferir os reais conhecimentos dos alunos que se preparam para iniciar um curso superior, os Testes de Aferição de Competências da Universidade de Santiago são também

Leia mais

UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL: APRENDENDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS LUCINHA ALVAREZ TEIA/FAE/UFMG

UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL: APRENDENDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS LUCINHA ALVAREZ TEIA/FAE/UFMG UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL: APRENDENDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS LUCINHA ALVAREZ TEIA/FAE/UFMG A EDUCAÇÃO COMO PROJETO EDUCAÇÃO COLONIZADORA (EDUCAÇÃO BANCÁRIA) EM DISPUTA

Leia mais

ÁFRICA: DA COLONIZAÇÃO A INDEPENDÊNCIA. Módulo 28 - Frente 03 (segunda parte) página 194 a 196 ( segunda parte)

ÁFRICA: DA COLONIZAÇÃO A INDEPENDÊNCIA. Módulo 28 - Frente 03 (segunda parte) página 194 a 196 ( segunda parte) ÁFRICA: DA COLONIZAÇÃO A INDEPENDÊNCIA Módulo 28 - Frente 03 (segunda parte) página 194 a 196 ( segunda parte) Desde o século XVI, devido ao tráfico de escravos, os europeus já conheciam e exploravam algumas

Leia mais

Qual o significado de Diáspora em tempo de globalização? A relação controversa entre Império, lusofonia e portugalidade.

Qual o significado de Diáspora em tempo de globalização? A relação controversa entre Império, lusofonia e portugalidade. IV Congresso Internacional em Estudos Culturais Colonialismos, Pós-colonialismos e Lusofonias (Capela 2) 29-30 abril, Museu de Santa Joana - Aveiro Qual o significado de Diáspora em tempo de globalização?

Leia mais

IMPERIALISMO. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS).

IMPERIALISMO. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). IMPERIALISMO Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo) e América (Imperialismo).

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL GR DISCIPLINA HISTÓRIA 9ºANO 3º período

PLANIFICAÇÃO ANUAL GR DISCIPLINA HISTÓRIA 9ºANO 3º período Total -10 tempos PLANIFICAÇÃO ANUAL GR 400 - DISCIPLINA HISTÓRIA 9ºANO 3º período Tratamento de informação/ utilização de fontes: Formular hipóteses de interpretação dos princípios que nortearam a criação

Leia mais

ATIVIDADES ON-LINE: DESCOLONIZAÇÃO ÁFRICA E ÁSIA

ATIVIDADES ON-LINE: DESCOLONIZAÇÃO ÁFRICA E ÁSIA ATIVIDADES ON-LINE: DESCOLONIZAÇÃO ÁFRICA E ÁSIA 1- "Morre um homem por minuto em Ruanda. Um homem morre por minuto numa nação do continente onde o Homo Sapiens surgiu há um milhão de anos... Para o ano

Leia mais

A ocupação africana e suas consequências

A ocupação africana e suas consequências A ocupação africana e suas consequências Introdução Contato europeus X africanos: século XV (criação de entrepostos comerciais no litoral, áreas de descanso e atracadouro). Período marcado pelo povoamento

Leia mais

A Crítica Marxista ao Processo de Trabalho no Capitalismo

A Crítica Marxista ao Processo de Trabalho no Capitalismo A Crítica Marxista ao Processo de Trabalho no Capitalismo IGOR A. ASSAF MENDES O que iremos ver nesta aula? 1 Karl Marx: Breve Histórico 2 A compreensão do mundo pelas lentes Marxistas: materialismo histórico

Leia mais

SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 12 ETNIA X RAÇA

SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 12 ETNIA X RAÇA SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 12 ETNIA X RAÇA Como pode cair no enem O Apartheid foi um regime social estabelecido na África do Sul a partir de 1948, após a ascensão do Partido dos Nacionalistas ao poder

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Momento Histórico: 2ª REV. INDUSTRIAL 1860 1914 ALE, ITA, RUS, EUA, JAP

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS História Prof. Guilherme Questão 7 Fuvest 2012 Leia este texto, que se refere à dominação europeia sobre povos e terras africanas. "Desde o século XVI, os portugueses

Leia mais

Outras Regionalizações do Espaço Mundial. Percurso 4. Expedições Geográficas. Profª Bruna Andrade 8ºANO

Outras Regionalizações do Espaço Mundial. Percurso 4. Expedições Geográficas. Profª Bruna Andrade 8ºANO Outras Regionalizações do Espaço Mundial. Percurso 4. Expedições Geográficas. Profª Bruna Andrade 8ºANO 1. Fim da IIGM (1939-1945) As desigualdades social, econômica, científica e tecnológica entre os

Leia mais

Exercícios de Descolonização Afro-asiática

Exercícios de Descolonização Afro-asiática Exercícios de Descolonização Afro-asiática 1. (Cesgranrio) "Morre um homem por minuto em Ruanda. Um homem morre por minuto numa nação do continente onde o Homo Sapiens surgiu há um milhão de anos... Para

Leia mais

UNICAMP IMPERIALISMO HISTÓRIA GEAL

UNICAMP IMPERIALISMO HISTÓRIA GEAL 1. (Unicamp 95) Ao exaltar o imperialismo inglês, Rudyard Kipling escreveu em um de seus poemas: "Aceitai o fardo do homem branco, Enviai os melhores dos vossos filhos, Condenai vossos filhos ao exílio,

Leia mais

Guerreiro Ramos: o personalismo negro

Guerreiro Ramos: o personalismo negro Guerreiro Ramos: o personalismo negro Muryatan Santana Barbosa O personalismo negro A recuperação do pensamento e da trajetória do sociólogo Alberto Guerreiro Ramos tem sido alvo de uma série de trabalhos

Leia mais

RECRO HISTÓRIA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXOS: COMPREENSÃO DA HISTÓRIA, ORIGEM E EVOLUÇÃO DO SER HUMANO

RECRO HISTÓRIA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXOS: COMPREENSÃO DA HISTÓRIA, ORIGEM E EVOLUÇÃO DO SER HUMANO EIXOS: COMPREENSÃO DA HISTÓRIA, ORIGEM E EVOLUÇÃO DO SER HUMANO Compreender a finalidade do estudo científico da História. Compreender a inter-relação entre presente e passado, particular e geral. Compreender

Leia mais

Gênero em foco: Carta do leitor

Gênero em foco: Carta do leitor Gênero em foco: Carta do leitor Circula no contexto jornalístico e é definida como um texto em que o leitor de um jornal ou de revista manifesta seu ponto de vista sobre um determinado assunto da atualidade,

Leia mais

As origens coloniais do atraso sob a visão de Bresser Pereira

As origens coloniais do atraso sob a visão de Bresser Pereira INGRID DESIHIÊ ANTONIORI (21004712) JOÃO LUCAS PIRES (21071112) NATÁLIA BORRASCA PEREIRA (21003412) As origens coloniais do atraso sob a visão de Bresser Pereira Trabalho apresentado à Universidade Federal

Leia mais

Código: BAC 786 e 832

Código: BAC 786 e 832 Ementa de Curso/Linha: Linguagens Visuais Período: 2017-2 Disciplina: Linguagens de Configuração Espacial II Código: BAC 786 e 832 Nome do Curso: DESILHA Professor: Lívia Flores Professores convidados:

Leia mais

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados.

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D1(H) Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D2(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio da análise de textos e imagens. D3(H)

Leia mais

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia 1. Mitologia e Pré-socráticos 2. Sócrates, sofistas 3. Platão 4. Aristóteles 5. Epistemologia racionalismo e empirismo 6. Ética aristotélica

Leia mais

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA CHINA -Revoluções 1911 Revolução Nacionalista. -1949 Revolução Comunista. Antecedentes, Século XIX e XX: - impotência da elite tradicional e Dinastia Manchu frente as imposições

Leia mais

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História.

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História. Ementário No que concerne ao presente projeto de Licenciatura História, é fundamental assinalar que os Eixos do Conhecimento possuem ementas gerais que orientam a elaboração das ementas específicas de

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 00 - HISTÓRIA DISCIPLINA: HISTÓRIA A NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Línguas e Humanidades ANO: 1.º ANO LETIVO:

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO

IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO IMPERIALISMO Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo) e América (Imperialismo).

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA

DISCIPLINA DE HISTÓRIA DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 6º ano Estabelecer relações entre presente e passado permitindo que os estudantes percebam permanências e mudanças nessas temporalidades. Desenvolver o raciocínio crítico

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

GRADE DE CORREÇÃO NOME: LOCAL: DATA: 15/11/2016. Assinatura do Candidato:

GRADE DE CORREÇÃO NOME: LOCAL: DATA: 15/11/2016. Assinatura do Candidato: GRADE DE CORREÇÃO NOME: IDENTIDADE: LOCAL: DATA: 15/11/2016 SALA: INSCRIÇÃO: ORDEM: Assinatura do Candidato: QUESTÃO 1 Ao final do século XVIII, ocorreram duas grandes revoltas na América portuguesa: a

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 00 - HISTÓRIA DISCIPLINA: HISTÓRIA A NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Línguas e Humanidades ANO: 1.º ANO LETIVO:

Leia mais

AS ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO

AS ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO AS ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO 1. A TEORIA LIBERAL Os Países pobres são pobres porque não atingiram ainda a eficiência produtiva e o equilíbrio econômico necessário à manutenção de um ciclo de prosperidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD - Coordenação de Processos Seletivos COPESE www.ufvjm.edu.br - copese@ufvjm.edu.br UNIVERSIDADE

Leia mais

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS Sociedade Civil Organizada Global Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS 2018.3 Aula 15 (05/11) Sociedade civil e a ordem mundial alternativa Leitura base: COX, Robert W. Civil society at the turn of the millenium:

Leia mais

Revista Esboços, Florianópolis, v. 18, n. 26, p , dez

Revista Esboços, Florianópolis, v. 18, n. 26, p , dez 266 DOI: 10.5007/2175-7976.2011v18n26p266 A COR ENQUANTO ELEMENTO HOMOGENEIZADOR DAS DIFERENÇAS ÉTNICAS AFRICANAS E SEUS DESDOBRAMENTOS NA ESCRAVIDÃO MODERNA E NA DESIGUALDADE SOCIAL BRASILEIRA Cristina

Leia mais

MATÉRIAS SOBRE QUE INCIDIRÁ CADA UMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

MATÉRIAS SOBRE QUE INCIDIRÁ CADA UMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MATÉRIAS SOBRE QUE INCIDIRÁ CADA UMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Prova de: HISTÓRIA Conteúdos: Programa do 10º Ano Módulo 2 DINAMISMO CIVILIZACIONAL DA EUROPA OCIDENTAL NOS SÉCULOS XIII A XIV

Leia mais

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas A Teoria Crítica e as Teorias Críticas As Teorias Críticas Clássicas apresentam uma contestação aos métodos utilizados pelas pesquisas administrativas Têm o marxismo como base filosófica e ideológica Teoria

Leia mais

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I)

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE HISTÓRIA IRATI (Currículo iniciado em 2010) ANTROPOLOGIA CULTURAL C/H 68 (1364/I) Estudo das teorias da antropologia cultural e social e da etnografia voltadas para

Leia mais

HISTÓRIA. Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira como construção da lógica liberal na América- Haiti, Brasil e região hispânica Haiti - 1804 Argentina- 1810 Paraguai-

Leia mais

CALENDARIZAÇÃO COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES DE APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO. Observação e análise de mapas, cronologias, gráficos,

CALENDARIZAÇÃO COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES DE APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO. Observação e análise de mapas, cronologias, gráficos, HISTÓRIA 3º Ciclo E. B. 9º Ano 2014-2015 Planificação de Unidade TEMA I. A Europa e o Mundo no limiar do século XX SUBTEMA I.1. Hegemonia e declínio da influência europeia CONCEITOS: Imperialismo, Colonialismo,

Leia mais

Guerreiro Ramos: personalismo negro e descolonização do saber

Guerreiro Ramos: personalismo negro e descolonização do saber Guerreiro Ramos: personalismo negro e descolonização do saber GT 06 -Imaginários Sociais, memórias e pós- colonialidade Muryatan Santana Barbosa. Bacharel em História, Mestre em Sociologia e Doutor em

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

Anais Eletrônicos do Congresso Epistemologias do Sul v. 1, n. 1, 2017.

Anais Eletrônicos do Congresso Epistemologias do Sul v. 1, n. 1, 2017. Educação escolar, currículo e identidade cultural 1 Lineu Norio Kohatsu 2 Nas últimas décadas, tem-se observado um aumento do fluxo migratório no mundo, em particular de latino-americanos ao Brasil. Segundo

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM. Formação Geral. Plano de Trabalho Docente

Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM. Formação Geral. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM Formação Geral Plano de Trabalho Docente - 205 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça SP Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

Apresentação - o campo de Relações Internacionais no Brasil:

Apresentação - o campo de Relações Internacionais no Brasil: Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades Área de Concentração em Relações Internacionais Apresentação - o campo de Relações Internacionais no Brasil: O campo de Relações Internacionais no Brasil tem

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Carvalhos /Escola Secundária c/ 3.º Ciclo Planificação Anual História A 12º ano

Agrupamento de Escolas de Carvalhos /Escola Secundária c/ 3.º Ciclo Planificação Anual História A 12º ano Agrupamento de Escolas de Carvalhos /Escola Secundária c/ 3.º Ciclo Planificação Anual História A 12º ano Conteúdos Programáticos Módulo 7 Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade

Leia mais

19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro

19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro informação-prova de equivalência à frequência data: 1 2. 0 5. 2 0 16 19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro 1.O B J E T O D E A V A L

Leia mais

1. ZIMBOS Angola Ilha de Luanda Nácar

1. ZIMBOS Angola Ilha de Luanda Nácar 1. ZIMBOS Angola Ilha de Luanda Nácar Os zimbos eram pequenas conchas recolhidas na ilha de Luanda e usadas como ornamento e moeda corrente no Reino do Congo. São já referidas por Duarte Pacheco Pereira

Leia mais

Dinâmica Curricular 2011 versão 8

Dinâmica Curricular 2011 versão 8 : Dinâmica Curricular 2011 versão 8 1º Período História da Educação DCH25 60 ----- ----- 60 ntrodução à Pedagogia DCH310 30 ----- ----- 30 Sociologia da Educação DCH55 60 ----- ----- 60 Filosofia da Educação

Leia mais

CONFLUENZE. RIVISTA DI STUDI IBEROAMERICANI.

CONFLUENZE. RIVISTA DI STUDI IBEROAMERICANI. Confluenze PEDIDOS DE ENSAIO 2011 http://confluenze.cib.unibo.it/ Confluenze, revista trilíngue (italiano, espanhol e português) se ocupa de estudos ibéricos em suas diferentes expressões Europeia, Americana

Leia mais

Movimentos Sociais no Brasil ( ) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli

Movimentos Sociais no Brasil ( ) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli Movimentos Sociais no Brasil (1550 1822) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli No período colonial: Em diversos momentos: Segmentos sociais insatisfeitos promoveram rebeliões,

Leia mais

FERRO, Marc. A colonização explicada a todos. São Paulo: Editora Unesp, p.

FERRO, Marc. A colonização explicada a todos. São Paulo: Editora Unesp, p. Resenhas Book Reviews http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832018000200018 FERRO, Marc. A colonização explicada a todos. São Paulo: Editora Unesp, 2017. 190 p. Thiago Henrique Sampaio * * Universidade Estadual

Leia mais

HISTÓRIA A 12º ANO CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE LÍNGUAS E HUMANIDADES

HISTÓRIA A 12º ANO CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE LÍNGUAS E HUMANIDADES HISTÓRIA A 1º ANO CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE LÍNGUAS E HUMANIDADES PLANIFICAÇÃO ANUAL 01-017 Américo Costa Maria da Graça Castro Escola Secundária de Caldas das Taipas Setembro de 01 ESCOLA SECUNDÁRIA

Leia mais

O NACIONALISMO CORPORATIVISTA DE CAIO PRADO JÚNIOR

O NACIONALISMO CORPORATIVISTA DE CAIO PRADO JÚNIOR resenhas e críticas O NACIONALISMO CORPORATIVISTA DE CAIO PRADO JÚNIOR 1 O nacionalismo corporativista de Caio Prado Júnior. Goiânia: Cânone Editorial, 2013. pre foi considerado um dos expoentes do marxismo

Leia mais

Caio Prado Junior ( ) Professor: Elson Junior Santo Antônio de Pádua, setembro de 2017

Caio Prado Junior ( ) Professor: Elson Junior Santo Antônio de Pádua, setembro de 2017 Caio Prado Junior (1907-1990) Professor: Elson Junior Santo Antônio de Pádua, setembro de 2017 Advogado formado pelo Largo de São Francisco (USP) em 1928 Forte atuação política Inimigo público do Estado

Leia mais

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA A história na encruzilhada dos tempos CFCH-UFPE // UNICAP 22 a 25 de novembro de 2016

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA A história na encruzilhada dos tempos CFCH-UFPE // UNICAP 22 a 25 de novembro de 2016 V SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA A história na encruzilhada dos tempos CFCH-UFPE // UNICAP 22 a 25 de novembro de 2016 PROGRAMAÇÃO GERAL Obs.: Os Simpósios Temáticos 09 e 10 só terão

Leia mais

Subaltern Studies: Pós-colonialismo e Desconstrução Muryatan Santana Barbosa 1

Subaltern Studies: Pós-colonialismo e Desconstrução Muryatan Santana Barbosa 1 Subaltern Studies: Pós-colonialismo e Desconstrução Muryatan Santana Barbosa 1 Subaltern Studies é o nome comumente dado ao Grupo de Estudos Subalternos do Sul da Ásia, fundado em fins dos anos 1970, na

Leia mais

Guerra Fria ( )

Guerra Fria ( ) Guerra Fria (1946-1991) Guerra improvável, paz impossível Conflito político, Ideológico (cultural), Militar Indireto entre EUA e URSS Início Churchill, Truman e Stalin (1945) - A Conferência de Potsdam

Leia mais

Planificação Anual de História Ano letivo de 2012/2013. Unidade Didáctica/Conteúdos Competências/Objectivos a desenvolver Actividades

Planificação Anual de História Ano letivo de 2012/2013. Unidade Didáctica/Conteúdos Competências/Objectivos a desenvolver Actividades Planificação Anual de História Ano letivo de 2012/2013 9º Ano Unidade Didáctica/Conteúdos Competências/Objectivos a desenvolver Actividades A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO Capacidade de seleccionar informação

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 D2 D3 D4 D5 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes Reconhecer a influência das diversidades étnico-raciais na formação da sociedade brasileira em diferentes tempos e espaços.

Leia mais

IMPERIALISMO / NEOCOLONIALISMO. (Séculos XIX / XX)

IMPERIALISMO / NEOCOLONIALISMO. (Séculos XIX / XX) IMPERIALISMO / NEOCOLONIALISMO (Séculos XIX / XX) 1 - DIFERENÇAS CONCEITUAIS COLONIALISMO MODERNO (Séc. XV-XVII) Aliado às Grandes Navegações. Capitalismo Mercantil. Busca de especiarias e artigos tropicais.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes contextos Identificar as diferentes representações sociais e culturais no espaço paranaense no contexto brasileiro. Identificar a produção

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019

Ano Letivo 2018/2019 Ano Letivo 2018/2019 3º Ciclo do Ensino Básico História /9.º ano Página 1 de 5 Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS Tema-I A EUROPA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 66, DE 11 DE MAIO DE 2012 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 257ª Reunião Extraordinária, realizada em 11 de maio de 2012, e considerando

Leia mais

Os dois gigantes asiáticos. CHINA e ÍNDIA

Os dois gigantes asiáticos. CHINA e ÍNDIA Os dois gigantes asiáticos CHINA e ÍNDIA CHINA Temperado Temperado Árido e semiárido Frio de montanha Subtropical China 1,353 bilhão e Índia 1,258 bilhão Existem mais pessoas vivendo dentro desse círculo

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DOMÍNIO I MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES D1 H Reconhecer a História como produto histórico, social e cultural e suas implicações na

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Estudos Culturais. Segundo Mathew Arnold, a cultura é aquilo que uma sociedade produzir de melhor.

Estudos Culturais. Segundo Mathew Arnold, a cultura é aquilo que uma sociedade produzir de melhor. Segundo Mathew Arnold, a cultura é aquilo que uma sociedade produzir de melhor. Segundo Mathew Arnold, a cultura é aquilo que uma sociedade produzir de melhor. Poder-se-ia assumir que ele estaria a falar

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO

Leia mais

Imperialismo Marco Abreu dos Santos.

Imperialismo Marco Abreu dos Santos. Imperialismo Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Conceito Imperialismo foi a disputa entre as potências capitalistas por colônias ou áreas de influência na Ásia,

Leia mais

Baudelot e Establet L École Capitaliste en France

Baudelot e Establet L École Capitaliste en France L École Capitaliste en France Ao longo de todo o percurso escolar, verifica-se uma oposição entre dois canais o Secundário Superior (SS), frequentado pelos filhos das classes dominantes, e o Primário Profissional

Leia mais

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R E C Ô N C A V O D A

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R E C Ô N C A V O D A U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R E C Ô N C A V O D A B A H I A PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO E INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE GESTÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICO P R OGRAMA

Leia mais

RESENHA. CARDOSO, Francilene do Carmo. O negro na biblioteca: mediação da informação para a construção da identidade negra. Curitiba: CRV, p.

RESENHA. CARDOSO, Francilene do Carmo. O negro na biblioteca: mediação da informação para a construção da identidade negra. Curitiba: CRV, p. RESENHA CARDOSO, Francilene do Carmo. O negro na biblioteca: mediação da informação para a construção da identidade negra. Curitiba: CRV, 2015. 114p. Franciéle Carneiro Garcês da Silva Instituto Brasileiro

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-INGLÊS

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-INGLÊS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-INGLÊS DIDÁTICA 0545/I C/H 68 A didática e o ensino de línguas. O planejamento e a avaliação escolar no processo pedagógico.

Leia mais

1- Introdução. 1 FOFFANI, 2005: p ORTIZ, 1983: p Apud BONNICI, 2002: p : p : p. 47

1- Introdução. 1 FOFFANI, 2005: p ORTIZ, 1983: p Apud BONNICI, 2002: p : p : p. 47 1- Introdução A partir da segunda metade do século XX o questionamento do cânone literário eurocêntrico é intensificado. Essa atitude está intrinsecamente relacionada com a independência formal de muitos

Leia mais

Globalização Exercícios

Globalização Exercícios Globalização Exercícios Lista de exercícios - Globalização 1. (UFP) Observe a charge: A charge mostra Harry Trumann e Josef Stalin jogando futebol com uma bola que representa o Planeta Terra. Trata-se

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Código: GHI054 Período/Série: Turma: I

PLANO DE ENSINO. Código: GHI054 Período/Série: Turma: I UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Colegiado do Curso de Graduação em História - Uberlândia Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38408-100 Telefone: +55 (34) 3239-4130

Leia mais

Doi: /7cih.pphuem.1110 TEORIA DA HISTÓRIA AFRICANA: COLONIALISMO, INDEPENDÊNCIA E REVOLUÇÃO EM FRANTZ FANON

Doi: /7cih.pphuem.1110 TEORIA DA HISTÓRIA AFRICANA: COLONIALISMO, INDEPENDÊNCIA E REVOLUÇÃO EM FRANTZ FANON Doi: 10.4025/7cih.pphuem.1110 TEORIA DA HISTÓRIA AFRICANA: COLONIALISMO, INDEPENDÊNCIA E REVOLUÇÃO EM FRANTZ FANON Prof. Dr. Danilo Ferreira da Fonseca (Unioeste) Resumo. Os processos de independências

Leia mais

CARTA DO EDITOR EPISTEMOLOGIAS DO SUL, FOZ DO IGUAÇU/PR, 1 (1), PP. 4-8, OS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NA PROMOÇÃO DO DIÁLOGO SUL-SUL

CARTA DO EDITOR EPISTEMOLOGIAS DO SUL, FOZ DO IGUAÇU/PR, 1 (1), PP. 4-8, OS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NA PROMOÇÃO DO DIÁLOGO SUL-SUL CARTA DO EDITOR OS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NA PROMOÇÃO DO DIÁLOGO SUL-SUL Nunca fomos catequizados. Fizemos foi Carnaval. Oswald de Andrade Ela descobriu que não pode suportar conceitos ou ideias com fronteiras

Leia mais

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E DA ÁFRICA

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E DA ÁFRICA AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. RAMIRO Todo JR exemplo (TODOS citado DIREITOS

Leia mais

Metodologia do Ensino de Geografia. Organização da Teleaula. Teleaula 2. Pedagogia. Contextualização

Metodologia do Ensino de Geografia. Organização da Teleaula. Teleaula 2. Pedagogia. Contextualização Metodologia do Ensino de Geografia Organização da Teleaula Teleaula 2 Prof. Me. Laercio de Mello tutoriapedagogia@grupouninter.com.br Conceitos e categorias da Geografia Pedagogia Contextualização O saber

Leia mais

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES Direção de Serviços da Região Algarve

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES Direção de Serviços da Região Algarve Escola Secundária de Albufeira Ano Letivo: 2014/2015 12ºAno Turma: E Disciplina: História A Período 1º Conteúdos Programados Módulo 7 CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais