PERGUNTAS E RESPOSTAS PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA DA FPI

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERGUNTAS E RESPOSTAS PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA DA FPI"

Transcrição

1 PERGUNTAS E RESPOSTAS PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA DA FPI Válido para participantes que ingressaram no plano até 05/08/ O que é o Plano de Contribuição Definida? É o seu plano de benefícios na Fundação. Nele, o benefício de aposentadoria é resultado de recursos provenientes de contribuições da Patrocinadora e dos Participantes ao longo do tempo, assim como dos rendimentos resultantes do investimento das contribuições. 2. Quem é Participante? Todo funcionário da Patrocinadora, efetivo ou temporário, os aposentados por este plano e os que cumprirem requisitos para obtenção de outros benefícios previstos no plano. 3. Quem é Patrocinadora? A patrocinadora é a IBM Brasil. 4. Assim que sou admitido já é feita minha adesão ao plano da Fundação? Não. O ingresso ao plano é realizado através da submissão do formulário de adesão. 5. Como se compõem os recursos financeiros do plano de aposentadoria? Para você que ingressou no plano da Fundação IBM até 05/08/2008, o plano será composto por duas contribuições: Contribuições Voluntárias; Contribuições da Patrocinadora (Básica e Variável). - A Contribuição Básica é de 3% do seu salário e é independente da Contribuição Voluntária. Mesmo que você não contribua, a patrocinadora deposita no seu saldo 3% do seu salário. - A contribuição Variável corresponde a 50% da contribuição voluntária, tendo como limite 5% de seu salário. Exemplo: supondo que a Contribuição Voluntária seja de 8% de seu salário: Sua Contribuição Voluntária = 8% Contribuição Básica da Patrocinadora = 3% Contribuição Variável da Patrocinadora = 4% Total Contribuição da Patrocinadora = 7% Total mensal aplicado na Fundação = 15% 6. Sou obrigado a contribuir? Não, a contribuição é opcional. Mas não deixe de contribuir, quem sai ganhando é você! 7. Qual é a vantagem ao contribuir? Ao contribuir, você faz um investimento rentável para garantir a tranquilidade financeira no futuro. Além disso, na Fundação Previdenciária IBM você conta com a contribuição da patrocinadora para somar ao seu montante todos os meses.

2 8. Com quanto posso contribuir? Você pode contribuir com até 30% do seu salário e não existe mínimo. 9. Posso investir com contribuição adicional, além do percentual já definido? Sim. Você pode contribuir com todo o montante ou parte de qualquer valor extra que receba pela Folha de Pagamento, como prêmios, 13º salário e Bônus de Performance. Para efetuar as Contribuições Adicionais, você deve enviar um para e solicitar o desconto na Folha no mês anterior ao de seu recolhimento. Nesses casos, não existe a contrapartida de contribuição da patrocinadora. 10. Trabalhei em outra empresa e tenho um Plano de Previdência Complementar. Posso transferir meu saldo deste plano para a Fundação IBM? Sim. Mediante opção formulada por escrito, o participante poderá portar os recursos oriundos de outro plano de previdência complementar privado, de plano de previdência complementar de entidade aberta ou de seguradora. 11. Posso alterar o percentual de contribuição? Sim. A qualquer momento você pode aumentar, diminuir ou até mesmo zerar seu percentual de contribuição. Basta fazer a solicitação através do site da Fundação IBM -> efetue seu Login -> Clique em Alter. Percentual Contribuição -> Preencha as informações. As solicitações efetuadas até o dia 15 de cada mês vigorarão no mês da solicitação. Os pedidos recebidos a partir do dia 16 serão efetuados no mês subsequente. O prazo não será prorrogado ainda que o dia 15 do mês coincida com o fim de semana ou feriado. 12. Como as contribuições são aplicadas? São aplicadas com base no perfil de investimento escolhido pelo participante, no qual suas contribuições e da patrocinadora serão rentabilizadas mensalmente. Atualmente, a Fundação IBM disponibiliza 08 perfis de investimentos para que os participantes possam escolher. 13. O que é gestão Ativa e Passiva? Na Gestão Passiva, o gestor busca atingir retornos iguais aos dos índices estabelecidos como benchmark, sendo estabelecido que deve comprar ativos seguindo a composição dos índices. É uma opção que envolve riscos menores. Na Gestão Ativa, o gestor tem como meta atingir retorno além do benchmark. É exigido dele um retorno excedente definido pela Fundação IBM. Para isso, o gestor terá mais liberdade na escolha dos ativos, não sendo necessário seguir a composição dos índices. Nesse caso, como a expectativa de retorno é maior, o risco envolvido também é maior. 14. Qual é a composição de cada perfil de investimento? Super Conservador (Passivo ou Ativo) 100% renda Fixa Conservador (Passivo ou Ativo) 20% Renda Variável + 80% Renda Fixa

3 Moderado (Passivo ou Ativo) 35% Renda Variável + 65% Renda Fixa Agressivo (Passivo ou Ativo) 50% Renda Variável + 50% Renda Fixa 15. O que é Renda Fixa? É uma aplicação financeira cuja rentabilidade pode ser determinada previamente ou seguir taxas conhecidas no mercado financeiro. Quando você investe em um fundo de renda fixa, o seu dinheiro é usado para adquirir uma variedade de títulos do governo e/ou de bancos, com taxas de juros pré-fixadas e/ou pós-fixadas e prazos de vencimento diversos. A evolução do patrimônio de um fundo de renda fixa varia em função do nível das taxas de juros obtidas e do valor deste título no mercado. 16. O que é Renda Variável? É uma aplicação financeira cuja remuneração não pode ser dimensionada no momento da aplicação. O principal exemplo de ativos de renda variável são as ações. Quando você investe em um fundo de renda variável, seu dinheiro é usado na aquisição de ações de várias empresas da Bolsa de Valores de São Paulo. O valor de mercado de uma determinada ação pode oscilar em virtude de vários motivos (ganhos ou perdas das empresas, mudanças nas taxas de juros e nas tendências da economia global, entre outros). Em decorrência disso, o valor do patrimônio de um fundo de renda variável varia de acordo com o valor das ações adquiridas. 17. Que perfil de investimento é melhor pra mim? Para escolher o perfil de investimento, cada pessoa precisa levar em consideração os seus próprios critérios de decisão: seu tempo para aposentadoria, tolerância ao risco e seus objetivos individuais. Uma vez que tenha as respostas para essas questões, estará preparado para decidir qual a alternativa de investimento apropriada às suas necessidades e seu objetivo de renda na aposentadoria. 18. Quem administra os investimentos? Quem faz a gestão dos recursos aplicados são Bancos de Investimentos selecionados e monitorados pela Fundação. 19. Como os administradores são remunerados? Através de Taxa de Administração que é deduzida diretamente da rentabilidade de cada perfil de investimento. 20. Onde posso acompanhar os resultados da Fundação? Acesse a área do participante no site da Fundação IBM e veja seus investimentos. Você também pode avaliar cada perfil de investimento na aba Rentabilidade. 21. Vi que é necessária uma senha para acessar a área restrita do site para visualizar meus investimentos. Como obtenho a minha?

4 Após o fim da quinzena do mês posterior a sua primeira contribuição, você já pode criar sua senha no próprio site da Fundação. Basta clicar em Quero me cadastrar, no quadro Login, e seguir os procedimentos. 22. E se eu esquecer a minha senha? Clique na página inicial do site em Esqueci minha senha e preencha as informações solicitadas para receber uma nova senha. 23. De quanto em quanto tempo eu posso alterar o perfil de investimento? Como? Você pode fazer isso a qualquer momento no site da Fundação, desde que seja respeitado o intervalo de 03 meses entre as suas alterações. Por exemplo, se você modificou seu perfil em maio, só poderá alterá-lo novamente em agosto. No site, acesse a área do Participante e clique em Alter. Perfil de Investimento. As solicitações recebidas até o dia 20 de cada mês vigorarão a partir do mês seguinte. As solicitações recebidas a partir do dia 21 vigorarão a partir do segundo mês subsequente. Exemplo: se você solicitar alteração no dia 18 de agosto, no dia 1o de setembro seu saldo já estará no perfil novo. Se você solicitar sua alteração no dia 27 de agosto, seu saldo estará no perfil novo somente a partir do dia 1o de outubro. 24. O que mais pode ser feito no site da Fundação? No site da Fundação IBM, você pode consultar seu extrato e saldo de conta, fazer simulação da sua aposentaria, verificar as rentabilidades de todos os perfis de investimento, ver os relatórios financeiros, saber de tudo o que acontece na FPI e muito mais. Navegue pelo site! 25. Em quanto tempo eu posso me aposentar? A aposentadoria normal é concedida ao participante desde que sejam atendidas, simultaneamente, as seguintes condições: ter no mínimo 55 anos de idade e ter no mínimo 15 anos de serviço creditado (tempo de serviço na Patrocinadora). Já a aposentadoria antecipada é concedida ao participante desde que seja atendida uma das seguintes condições: - Ter no mínimo 30 anos de serviço creditado; - Ter a soma da idade e do serviço creditado, em anos, igual ou superior a 70. Por exemplo, se você ingressou na IBM aos 20 anos, quando completar 45 anos de idade, terá 25 anos de serviço na companhia. Assim, já será elegível a aposentadoria antecipada. 26. Ao me desligar da empresa e decidir manter o meu saldo na Fundação, posso colocar o valor de minha rescisão na Fundação? Sim, desde que solicitado até o 4º dia útil após o desligamento. Para tanto, envie um para informando sua decisão e o valor a ser colocado. 27. E se eu não me aposentar pela IBM, quais as opções que tenho no desligamento? Você pode optar pelos institutos a seguir, desde que satisfaça os pré-requisitos previstos no Regulamento do Plano:

5 Resgate das Contribuições: O participante não pode estar recebendo benefício por este plano. O valor dos resgates das contribuições varia de acordo com o tempo de vinculação ao plano do participante, conforme a seguir: 1) Participantes com mais de 3 anos de vinculação ao plano: resgate de 100% do Saldo Total (Contribuições Voluntárias e da Patrocinadora) mais percentual de Reserva Inicial, caso aplicável, conforme Regulamento. 2) Participantes com menos de 3 anos de vinculação ao plano: resgate de 100% do Saldo de conta proveniente de suas contribuições (Contribuições Voluntárias). O saldo de valores portados para este Plano exclusivamente de entidade aberta de previdência complementar, ou de companhia seguradora, também pode ser resgatado. Portabilidade: O participante transfere recursos para outro plano de benefícios de entidade de previdência complementar ou de companhia seguradora. Para essa opção, o participante precisa ter no mínimo 3 anos de vinculação ao Plano e não estar recebendo benefício por este plano. A opção pela Portabilidade deverá ser manifestada pelo participante pelo Termo de Opção. Após o desligamento, o participante recebe em sua residência um termo de opção para o desligamento. Ele deverá ser preenchido e entregue à Fundação IBM no prazo de até 30 (trinta) dias a contar da data do recebimento do extrato de desligamento. Benefício Proporcional Diferido: é a condição do participante de aguardar a elegibilidade ao benefício de aposentadoria (normal ou antecipada). Isso não impede que se opte posteriormente pela Portabilidade ou pelo Resgate, mas não é permitido nenhum aporte ao plano. Para essa opção, o participante precisa ter no mínimo 03 anos de vinculação ao plano. Ao optar pelo Benefício Proporcional Diferido (BPD), o participante arca com as despesas administrativas, mesmo após a aposentadoria. A opção pelo Instituto BPD deverá ser manifestada pelo participante através do termo de Opção, que receberá em sua residência e deverá ser entregue à Fundação IBM no prazo de até 30 (trinta) dias a contar da data do recebimento do extrato de desligamento. Autopatrocínio: é a condição em que o participante assume as Contribuições de Participante e de Patrocinadora, inclusive as destinadas ao custeio do Benefício por Invalidez, como forma de se manter na condição de participante. Ao optar pelo Autopatrocínio, o participante arca também com as despesas administrativas, mesmo após a aposentadoria (normal ou antecipada). A opção deverá ser manifestada pelo participante através do Termo de Opção, que receberá em sua residência e deverá ser entregue à Fundação IBM no prazo de até 30 (trinta) dias a contar da data do recebimento do extrato de desligamento. Posteriormente o participante poderá optar pela Portabilidade, pelo Resgate de Contribuições ou pelo Benefício Proporcional Diferido. 28. Se eu optar pelo Benefício Proporcional Diferido ou Autopatrocínio, qual será a taxa de despesas administrativas que deverei pagar? A taxa de administração é regressiva e varia de acordo com o seu saldo, conforme a tabela abaixo:

6 Saldo na Fundação IBM Taxa anual de despesas até R$25 mil 5% de R$25 mil a R$100 mil 2% acima de R$100 mil 1% Veja o exemplo: Saldo na Fundação Taxa Valor anual de despesas R$ ,00 5% R$ 1.250,00 R$ ,00 2% R$ 2.000,00 R$ ,00 1% R$ 1.700, Quais opções eu tenho no desligamento, se eu for elegível à aposentadoria e não quiser optar por ela? Poderá optar pelos institutos de Resgate de Contribuições, Portabilidade, Autopatrocínio ou Benefício Proporcional Diferido. Lembrando que ao optar pelo Autopatrocínio ou pelo Benefício Proporcional Diferido, se for elegível a aposentadoria, perderá o direito ao plano médico e ao seguro de vida em grupo. 30. Se eu optar por resgatar das contribuições, será descontado o Imposto de Renda? Sim. Ele será descontado de acordo com o Regime Tributário escolhido por você no ingresso do plano. Hoje, existem dois Regimes Tributários disponíveis para Planos de Previdência: Progressivo e Regressivo. Veja mais detalhes na aba Biblioteca -> Plano CD -> Regime de Tributação. 31. No caso de Portabilidade, existe desconto de Imposto de Renda no momento da transferência? Não. Neste caso, o desconto do Imposto de Renda só acontece no momento em que você começar a receber os benefícios de aposentadoria e de acordo com a sua opção de Regime Tributário. 32. Se eu vier a falecer, sendo participante do plano, com quem fica meu dinheiro? Seu saldo total será resgatado pelo(s) beneficiário(s) que você incluiu na ficha de adesão e cadastrou no site posteriormente. No momento do ingresso ao plano, você escolhe quem serão seus beneficiários na Fundação IBM, porém deve incluí-los no site, seguindo o procedimento abaixo: Acesse o site Faça o Login com sua matrícula IBM e senha cadastrada. No quadro Meu plano (lateral esquerda), clique em Cadastro de Beneficiários. Selecione a quantidade de beneficiários que deseja incluir e preencha as informações: nome, parentesco, data de nascimento e percentual de benefício. Lembrando que a soma dos percentuais deve totalizar 100%. Após preencher os dados solicitados, clique em Salvar. Em seguida você receberá um confirmando a inclusão dos seus beneficiários. A designação dos beneficiários no portal irá sobrepor as informações da ficha de beneficiários preenchida na adesão ao plano. Mantenha seus beneficiários sempre atualizados.

7 33. Esqueci quem é meu beneficiário, como faço para saber? Acesse o site realize seu login, clique em Dados dos Beneficiários. Lembrando que os beneficiários designados e os percentuais podem ser alterados a qualquer momento. 34. E quanto à aposentadoria por invalidez? Quando um participante perder a capacidade de desempenhar as suas atividades relacionadas à sua função na patrocinadora, atestada por médico da Previdência Social ou por um clínico designado pela IBM, e tiver no mínimo um ano de serviço creditado, será aposentado por invalidez. Esse participante recebe o saldo de conta total pago em parcela única ou 100% do saldo de conta do participante (acrescido do retorno dos investimentos) no momento da aposentadoria e recebe uma renda vitalícia mensal equivalente a 40% do Salário Real de Benefício (média aritmética dos 12 últimos salários equivalentes corrigidos até a data do cálculo pelo IGP-DI). 35. Se eu optar pela aposentadoria, posso receber meu saldo na FPI de uma vez só? Não. Você receberá seu benefício de aposentadoria mensalmente. Porém, tem a opção de em uma única vez e a qualquer momento, solicitar o resgate de até 25% de seu saldo. 36. Sendo aposentado, como é definido o valor do meu benefício mensal? Você pode optar por: - receber mensalmente um percentual do seu saldo, variando de 0,1% a 2,0%; - receber um valor fixo em reais; - definir uma quantidade de quotas, observando o prazo mínimo de 10 anos de recebimento de benefício. 37. E se ao longo da aposentadoria eu precisar de mais dinheiro mensalmente, tenho como alterar o valor do benefício? Sim. A quantidade de quotas semestrais, percentual ou valores, podem ser alterados mediante solicitação através de formulário disponível no site da Fundação, nos meses de junho e dezembro. As alterações serão processadas no mês subseqüente ao da sua solicitação. 38. E se eu quiser alterar a forma de renda mensal a ser recebida? Você poderá mudar de benefício em quotas para benefício em percentual ou valor fixo, e viceversa, nos meses de junho e dezembro para começar a vigorar no mês subseqüente. 39. Depois de aposentado, posso fazer alguma Contribuição Adicional? Não. Contribuições só podem ser feitas enquanto o participante for funcionário ativo da patrocinadora ou tenha optado por Autopatrocínio. 40. Como aposentado, posso alterar o meu perfil de investimento? Sim. Assim como os participantes ativos, você pode alterar seu perfil de investimento a cada três meses, diretamente no site da Fundação.

Adesão ao Plano de Benefícios HP

Adesão ao Plano de Benefícios HP Adesão ao Plano de Benefícios HP 1 Objetivo da HP Prev Proporcionar aos seus participantes a oportunidade de contribuir para a HP Prev e, juntamente com as contribuições da patrocinadora, formar uma renda

Leia mais

Adesão ao Plano de Benefícios HP

Adesão ao Plano de Benefícios HP Adesão ao Plano de Benefícios HP OBJETIVO DA HP PREV Proporcionar aos seus participantes a oportunidade de contribuir para a HP Prev e, juntamente com as contribuições da patrocinadora, formar uma renda

Leia mais

Material Explicativo

Material Explicativo Material Explicativo Material Explicativo Índice Introdução...4 Sobre o Plano Previplan...5 Adesão...5 Benefícios do Plano...6 Entenda o Plano...7 Rentabilidade...8 Veja como funciona a Tributação...9

Leia mais

Folheto explicativo PLANO D

Folheto explicativo PLANO D Folheto explicativo PLANO D Benefícios do plano Como participante do Plano D, você conta com esses benefícios: Benefícios Aposentadoria Normal Condições necessárias para receber o benefício Desligar-se

Leia mais

Folheto explicativo PLANO A

Folheto explicativo PLANO A Folheto explicativo PLANO A Como está o seu planejamento para a aposentadoria? Você já parou para pensar que a vida está passando rápido demais? A gente sabe que ao longo dos anos muitas prioridades surgem

Leia mais

MATERIAL EXPLICATIVO PLANO CD PREVIBAYER SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

MATERIAL EXPLICATIVO PLANO CD PREVIBAYER SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA MATERIAL EXPLICATIVO PREVIBAYER SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA MATERIAL EXPLICATIVO PREZADO COLABORADOR! Você, que está sendo admitido agora ou que ainda não aderiu ao Plano CD, conheça, nas próximas

Leia mais

Folheto explicativo PLANO D

Folheto explicativo PLANO D Folheto explicativo PLANO D Como está o seu planejamento para a aposentadoria? Plano D Previ Novartis Veja algumas vantagens do plano: 1 2 Flexibilidade para planejar o seu futuro; Contrapartida da empresa

Leia mais

CARTILHA DO PLANO CELPREV

CARTILHA DO PLANO CELPREV CARTILHA DO PLANO CELPREV O QUE É O CELPREV? O CELPREV é um plano de contribuição definida, também conhecido como plano CD, que nada mais é do que uma poupança individual na qual serão investidos dois

Leia mais

DUAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES

DUAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES Você está trabalhando, construindo sua vida e de sua família. Tudo vai bem. Mas... Você já começou a pensar na sua aposentadoria? Quando se aposentar, você receberá o benefício do INSS, mas ele será suficiente?

Leia mais

PLANO CELPOS CD. QUEM PODE ADERIR AO PLANO? Podem aderir, todos os empregados das patrocinadoras (Celpe e Celpos), com contrato de trabalho vigente.

PLANO CELPOS CD. QUEM PODE ADERIR AO PLANO? Podem aderir, todos os empregados das patrocinadoras (Celpe e Celpos), com contrato de trabalho vigente. PLANO CELPOS CD O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de acordo com o saldo das

Leia mais

Novo Plano de Contribuição Definida -CD

Novo Plano de Contribuição Definida -CD Previ-Siemens Novo Plano de Contribuição Definida -CD Protection notice / Copyright notice Agenda A Importância de um plano de previdência Plano de Aposentadoria CD -Previ-Siemens Contribuições Procedimentos

Leia mais

PLANO DE APOSENTADORIA DA DUPREV Fazendo manutenção no seu Plano de Aposentadoria

PLANO DE APOSENTADORIA DA DUPREV Fazendo manutenção no seu Plano de Aposentadoria PLANO DE APOSENTADORIA DA DUPREV Fazendo manutenção no seu Plano de Aposentadoria 2016 DUPREV Entidade Fechada da Previdência Complementar Sociedade Civil sem fins lucrativos independente da DuPont Regulada

Leia mais

PLANO CELPOS CD. QUEM PODE ADERIR AO PLANO? Podem aderir, todos os empregados das patrocinadoras (Celpe e Celpos), com contrato de trabalho vigente.

PLANO CELPOS CD. QUEM PODE ADERIR AO PLANO? Podem aderir, todos os empregados das patrocinadoras (Celpe e Celpos), com contrato de trabalho vigente. PLANO CELPOS CD O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de acordo com o saldo das

Leia mais

APRESENTAÇÃO DEFINIÇÃO. O que é o Plano de Contribuição Definida CD

APRESENTAÇÃO DEFINIÇÃO. O que é o Plano de Contribuição Definida CD APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem o objetivo de informá-lo, de forma simples e precisa, sobre os principais pontos do Plano SERGUS de Benefícios na modalidade de Contribuição Definida (CD), baseado no seu

Leia mais

Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II

Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II A Prevdata É uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, que tem por finalidade a instituição e administração de planos de benefícios

Leia mais

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS Esta cartilha traz informações e dicas, de forma simples e clara, para que você conheça as vantagens que o seu plano de previdência oferece. Leia com atenção e comece a

Leia mais

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA 1/5 Plano de Benefícios CD-02 Cuidar do seu futuro é o nosso negócio! 2/5 1 Por que foi criado o Plano CD-02? O Plano CD-02 foi desenhado no modelo de Contribuição Definida, um plano totalmente individual,

Leia mais

2º Semestre de

2º Semestre de 1 2 2º Semestre de 2010 Informações sobre a nova estrutura do Plano de Benefícios PreviSenac 3 Introdução: Este folheto é destinado aos participantes do Plano de Benefícios PreviSenac que, até a data da

Leia mais

Alterações no Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF

Alterações no Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Alterações no Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF A Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, órgão que regulamenta e fiscaliza os fundos de pensão no Brasil, aprovou em 13 de

Leia mais

PLANO DE BENEFÍCIOS II

PLANO DE BENEFÍCIOS II PLANO DE BENEFÍCIOS II SUMÁRIO Carta da diretoria O FUTURO EM SUAS MÃOS 3 Por que ReckittPrev VANTAGENS DO PLANO 4 Você pode contribuir CABE NO SEU BOLSO 8 Incentivo fiscal DEDUÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA

Leia mais

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar Plano CV Prevdata Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar A entidade Nossos números Patrimônio de R$ 1,1 bilhão (dez/2016) 2 planos de benefícios e plano de gestão administrativa 36

Leia mais

Este material contém uma mídia com documentos adicionais para você consultar no computador. RESUMO PAP II ATIVOS

Este material contém uma mídia com documentos adicionais para você consultar no computador. RESUMO PAP II ATIVOS Este material contém uma mídia com documentos adicionais para você consultar no computador. RESUMO II ATIVOS Conheça, compare, decida. Quer ter mais gestão sobre o seu benefício de aposentadoria? Um dos

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Básico da PREVI-SIEMENS

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Básico da PREVI-SIEMENS Capítulo A.7. Dos Institutos Legais Obrigatórios A.7.1 - No caso de Término do Vínculo Empregatício, o Participante Ativo que não for elegível ao Benefício de Aposentadoria Normal previsto neste Regulamento

Leia mais

CP Prev - Sociedade de Previdência Privada CP008

CP Prev - Sociedade de Previdência Privada CP008 CP Prev - Sociedade de Previdência Privada CP008 Nome: Matrícula: Prezado (a) participante Refere-se: CP Prev Sociedade Previdência Privada Tendo em vista o término do seu vínculo empregatício, nesta data,

Leia mais

O que você quer ser quando envelhecer

O que você quer ser quando envelhecer O que você quer ser quando envelhecer Entenda como funciona o Fundo de Pensão Multipatrocinado da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul - OABPrev-RS. 2 01 02 03 O que é OABPrev-RS?

Leia mais

Manual do Aposentado e Pensionista EBC Prev. Plano de Benefícios da EBC Empresa Brasil de Comunicação

Manual do Aposentado e Pensionista EBC Prev. Plano de Benefícios da EBC Empresa Brasil de Comunicação Manual do Aposentado e Pensionista Prev Plano de Benefícios da Empresa Brasil de Comunicação SUMÁRIO Qual é o significado de Aposentado e Pensionista?...3 Quando é realizado o pagamento das parcelas do

Leia mais

1.2 Quem pode votar? É obrigatório? Podem votar os Participantes da FUNCEF, inclusive aposentados e pensionistas. O voto não é obrigatório.

1.2 Quem pode votar? É obrigatório? Podem votar os Participantes da FUNCEF, inclusive aposentados e pensionistas. O voto não é obrigatório. 1 O PLEBISCITO 1.1 Para que serve este Plebiscito? Consultar a opinião dos Participantes sobre as alternativas de solução para os planos de benefícios da FUNCEF, com saldamento do REG/REPLAN e implementação

Leia mais

CARTILHA DO PARTICIPANTE. O OABPREV/RS é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, criada para administrar planos de previdência.

CARTILHA DO PARTICIPANTE. O OABPREV/RS é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, criada para administrar planos de previdência. O que é o OABPREV/RS? CARTILHA DO PARTICIPANTE O OABPREV/RS é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, criada para administrar planos de previdência. Quem instituiu o OABPREV/RS? A Ordem dos Advogados

Leia mais

Material Explicativo

Material Explicativo Material Explicativo ABBprev Sociedade de Previdência Privada Este material explicativo tem como objetivo fornecer informações sobre um dos benefícios que as patrocinadoras ABB Ltda e Cooperativa de Crédito

Leia mais

Material Explicativo Plano de Benefícios Avon 2016

Material Explicativo Plano de Benefícios Avon 2016 Material Explicativo Plano de Benefícios Avon 2016 Material Explicativo ÍNDICE 1. Mensagem importante pra você... 4 2. Que tal planejar sua aposentadoria?... 5 3. Estamos juntos!... 6 4. Saiba quem pode

Leia mais

vista PREVIDÊNCIA Plano de Contribuição Definida Gerdau

vista PREVIDÊNCIA Plano de Contribuição Definida Gerdau futuro vista PREVIDÊNCIA Plano de Contribuição Definida Gerdau INTRODUÇÃO TERMOS E CONCEITOS POR QUE TER UM PLANO DE PREVIDÊNCIA? COMO FUNCIONA O PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA GERDAU? CONTRIBUIÇÃO MENSAL

Leia mais

Este material contém uma mídia com documentos adicionais para você consultar no computador. MATERIAL EXPLICATIVO PLANO PAN

Este material contém uma mídia com documentos adicionais para você consultar no computador. MATERIAL EXPLICATIVO PLANO PAN Este material contém uma mídia com documentos adicionais para você consultar no computador. MATERIAL EXPLICATIVO PLANO PAN índice A Previdência no Brasil A Funepp e o PAN pág. 6 pág. 10 2 3 O MELHOR MOMENTO

Leia mais

Cartilha do Participante. Previdência Complementar CASFAM

Cartilha do Participante. Previdência Complementar CASFAM Cartilha do Participante Previdência Complementar CASFAM APRESENTAÇÃO Caro (a) Participante, Preparar-se para o futuro, podendo aproveitar o período de aposentadoria com saúde e conforto, implica controlar

Leia mais

02 O que eu preciso fazer

02 O que eu preciso fazer 01 Quais são os documentos que necessito apresentar para requerer minha aposentadoria no FusanPrev e atualizar minha situação no SaneSaúde? Cópia simples dos seguintes documentos: - Identidade e CPF do

Leia mais

Material Explicativo. Plano de Previdência Tokio Marine

Material Explicativo. Plano de Previdência Tokio Marine Material Explicativo Plano de Previdência Tokio Marine Este material apresenta um resumo das principais características do Plano e não dispensa a leitura do seu Regulamento, cujo teor sempre prevalecerá

Leia mais

Saldamento do REG/Replan. e Novo Plano

Saldamento do REG/Replan. e Novo Plano Saldamento do REG/Replan e Novo Plano 1 NOVOS CAMINHOS A FUNCEF apresenta duas novidades aos associados: o Saldamento do REG/Replan e o Novo Plano de Benefícios. Neste site, você tem a oportunidade de

Leia mais

MATERIAL EXPLICATIVO PAP

MATERIAL EXPLICATIVO PAP MATERIAL EXPLICATIVO PAP índice A Previdência no Brasil A Funepp e o PAP pág. 6 pág. 10 2 3 A Nestlé oferece aos seus colaboradores a oportunidade de se prepararem para o futuro, auxiliando-os na formação

Leia mais

Entenda mais sobre. Novo Plano Copasa

Entenda mais sobre. Novo Plano Copasa Entenda mais sobre O Novo Plano Copasa Apresentação Senhor (a) Participante: Ao publicar este material, a Fundação Libertas tem por objeto facilitar o entendimento e a disseminação dos principais dispositivos

Leia mais

PLANO DE APOSENTADORIA SIAS PREVSIAS (CNPB n )

PLANO DE APOSENTADORIA SIAS PREVSIAS (CNPB n ) PLANO DE APOSENTADORIA SIAS PREVSIAS (CNPB n. 2013.0011-18) TEXTO ORIGINAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA Do Glossário XXVII Resgate : o instituto que prevê o recebimento do valor conforme previsto no Regulamento

Leia mais

PLANO DE BENEFÍCIOS PORTOPREV COMPARATIVO PLANO DE BENEFÍCIOS PORTOPREV II

PLANO DE BENEFÍCIOS PORTOPREV COMPARATIVO PLANO DE BENEFÍCIOS PORTOPREV II PLANO DE BENEFÍCIOS PORTOPREV COMPARATIVO PLANO DE BENEFÍCIOS PORTOPREV II MIGRAR OU NÃO, EIS A QUESTÃO! Conheça as principais diferenças entre o Plano de Benefícios PORTOPREV (Plano I) e o Plano de Benefícios

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES PLANO DE BENEFÍCIOS FAF CNPB Nº

PERGUNTAS FREQUENTES PLANO DE BENEFÍCIOS FAF CNPB Nº 1 - Quem pode ingressar no Plano de Benefícios FAF? O Plano de Benefícios está fechado ao ingresso de novos Participantes desde 01.01.2003. 2 - Como são fixadas as contribuições mensais dos Participantes

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano de Aposentadoria MSD Prev

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano de Aposentadoria MSD Prev Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano de Aposentadoria MSD Prev MSD Prev Sociedade de Previdência Privada CNPB:19.980.047-83 CNPJ:02.726.871/0001-12 Anexo I Ata de Reunião Extraordinária

Leia mais

FAQ Incorporação Plano Visão T-Gestiona ao Visão Telefônica

FAQ Incorporação Plano Visão T-Gestiona ao Visão Telefônica FAQ Incorporação Plano Visão T-Gestiona ao Visão Telefônica Confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre a incorporação do plano Visão T-Gestiona ao plano Visão Telefônica: 1) Por que incorporar

Leia mais

SWPREV - Material Explicativo 1

SWPREV - Material Explicativo 1 1 O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR INTRO DUÇÃO 1. O papel do Governo 2. Visão Geral do Plano 3. Dedique-se ao plano 4. Gerencie seus investimentos 5. Chegou a hora! 6. Mudanças no Caminho 7. Impactos do Imposto

Leia mais

Manual do. Saldamento

Manual do. Saldamento Manual do Saldamento O SALDAMENTO. O QUE É E QUANDO OCORREU? Em 31 de março de 2010, a PREVEME efetuou o saldamento do plano de benefícios de todos os seus participantes ativos. Isto significa que esta

Leia mais

Guia do Participante. Planos Básico e Suplementar de Aposentadoria Modalidade Contribuição Definida

Guia do Participante. Planos Básico e Suplementar de Aposentadoria Modalidade Contribuição Definida Planos Básico e Suplementar de Aposentadoria Modalidade Contribuição Definida Prezado Colaborador, O Guia do Participante tem por objetivo resumir as informações dos seguintes regulamentos oficiais: Regulamento

Leia mais

REGRAS BÁSICAS - PLANO DE BENEFÍCIOS FAF CNPB Nº

REGRAS BÁSICAS - PLANO DE BENEFÍCIOS FAF CNPB Nº 1 - BENEFÍCIOS OFERECIDOS O Plano de Benefícios FAF oferece os seguintes benefícios aos seus participantes, ou aos dependentes de participantes falecidos: I - quanto aos participantes: - suplementação

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA DATUSPREV

CARTILHA EXPLICATIVA DATUSPREV CARTILHA EXPLICATIVA DATUSPREV DATUSPREV Sociedade de Previdência Complementar CIASC Plano CIASCPREV CNPJ 10.605.283/0001-59 CNPB 2009.0009-19 Órgão Regulamentador PREVIC Ministério da Previdência Social

Leia mais

MATERIAL EXPLICATIVO DO PLANO DE BENEFÍCIOS HP

MATERIAL EXPLICATIVO DO PLANO DE BENEFÍCIOS HP MATERIAL DO PLANO DE BENEFÍCIOS HP SUMÁRIO Plano de Benefícios HP... 3 As informações deste material visam cumprir a legislação aplicável e dar aos participantes uma ideia geral e resumida das alterações

Leia mais

REDAÇÃO ATUAL REDAÇÃO PROPOSTA IMPACTOS

REDAÇÃO ATUAL REDAÇÃO PROPOSTA IMPACTOS XIII XIV "Índice de Reajuste": significa o índice geral de aumentos salariais concedidos pela Patrocinadora 3M do Brasil Ltda., desconsiderados os aumentos reais. O Conselho Deliberativo poderá determinar

Leia mais

C A R T I L H A I N P E L P R E V PREV

C A R T I L H A I N P E L P R E V PREV C A R T I L H A I N P E L P R E V PREV 2 CARTILHA INPELPREV Bem-vindo, novo participante! É com satisfação que recebemos sua adesão ao INPELPrev, Plano desenhado para oferecer uma complementação de aposentadoria

Leia mais

ASSUNTO ANTES DAS ALTERAÇÕES APÓS AS ALTERAÇÕES Definições Serviço Contínuo

ASSUNTO ANTES DAS ALTERAÇÕES APÓS AS ALTERAÇÕES Definições Serviço Contínuo Alterações no Regulamento do Plano de A Apresentamos abaixo as alterações realizadas no Plano de A, aprovadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, por meio da Portaria nº

Leia mais

Manual do Aposentado e Pensionista. Plano de Benefícios SEESPPREV

Manual do Aposentado e Pensionista. Plano de Benefícios SEESPPREV Manual do Aposentado e Pensionista Plano de Benefícios SEESPPREV SUMÁRIO Qual o significado de Aposentado e Pensionista?...3 Quando é realizado o pagamento do Benefício?...3 Quais as formas de recebimento

Leia mais

ITAÚ FUNDO MULTIPATROCINADO MANUAL DO PARTICIPANTE PLANO DE APOSENTADORIA DA ALSTOM

ITAÚ FUNDO MULTIPATROCINADO MANUAL DO PARTICIPANTE PLANO DE APOSENTADORIA DA ALSTOM ITAÚ FUNDO MULTIPATROCINADO MANUAL DO PARTICIPANTE PLANO DE APOSENTADORIA DA ALSTOM Sumário 1 2 Como funciona o Sistema Previdenciário no Brasil... 4 Conheça com detalhes o Plano de Aposentadoria da ALSTOM...

Leia mais

Destinação do Superávit do Plano II Perguntas e Respostas

Destinação do Superávit do Plano II Perguntas e Respostas Destinação do Superávit do Plano II Perguntas e Respostas 1) Qual a origem da destinação do superávit? Resposta: A destinação do superávit se tornou possível, pois o Plano II registrou Reserva Especial

Leia mais

1) O que é um Plano de Previdência Complementar? É um plano cujo objetivo o pagamento de benefícios semelhantes aos pagos pela Previdência Social.

1) O que é um Plano de Previdência Complementar? É um plano cujo objetivo o pagamento de benefícios semelhantes aos pagos pela Previdência Social. Preparamos uma lista com as dúvidas mais comuns a respeito do Plano PREV-ESTAT. Se você ainda precisar de ajuda, ligue para 0800 025 35 45, das 8 às 19h. 1) O que é um Plano de Previdência Complementar?

Leia mais

Manual do Aposentado e Pensionista

Manual do Aposentado e Pensionista Manual do Aposentado e Pensionista Plano de Benefícios COTRIJAL PREV SUMÁRIO Qual o significado de Aposentado e Pensionista?...3 Quando são realizados os pagamentos dos Benefícios?...3 Quais as formas

Leia mais

Plano de Benefícios CD-05

Plano de Benefícios CD-05 1/5 Plano de Benefícios CD-05 Nosso Plano é cuidar do seu futuro! 2/5 1 Apresentação A REGIUS Sociedade Civil de Previdência Privada é uma entidade fechada de previdência privada, que tem como objetivo

Leia mais

A Previdência no Brasil A FUNEPP e o PAP II. pág. 6 pág. 10

A Previdência no Brasil A FUNEPP e o PAP II. pág. 6 pág. 10 A Previdência no Brasil A FUNEPP e o PAP II pág. 6 pág. 10 2 3 O MELHOR MOMENTO PARA PENSAR NO FUTURO É AGORA! A Nestlé oferece aos seus colaboradores a oportunidade de se prepararem para o futuro, auxiliando-os

Leia mais

Seja bem-vindo! Odebrecht Previdência Guia Explicativo

Seja bem-vindo! Odebrecht Previdência Guia Explicativo GUIA EXPLICATIVO Odebrecht Previdência Guia Explicativo Seja bem-vindo! Este guia foi especialmente desenvolvido para proporcionar uma rápida reflexão sobre o seu futuro, além de contribuir para que você,

Leia mais

Regulamento. Alterações no. do Plano de Benefícios D

Regulamento. Alterações no. do Plano de Benefícios D Alterações no Regulamento do Plano de D Apresentamos abaixo as alterações realizadas no Plano de D, aprovadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, por meio da Portaria nº

Leia mais

REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV

REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV 1) Do Objeto Este documento estabelece as normas gerais aplicáveis ao Programa de Perfil de Investimentos (Multiportfólio) da CargillPrev. O programa constitui-se

Leia mais

Material Explicativo 1

Material Explicativo 1 Material Explicativo 1 quem está seguro, tem futuro. quem é PORTO, é seguro. GARANTIR UM FUTURO MAIS TRANQUILO É O DESEJO DE TODOS. AGORA, POUPAR FICOU MUITO MAIS FÁCIL PARA VOCÊ. Este manual se destina

Leia mais

MANUAL DO APOSENTADO E PENSIONISTA PLANO SGC PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA

MANUAL DO APOSENTADO E PENSIONISTA PLANO SGC PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA MANUAL DO APOSENTADO E PENSIONISTA PLANO SGC PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA SUMÁRIO Qual é o significado de aposentado e pensionista?...3 Quando é realizado

Leia mais

Na aba "Dados do Participante", o saldo acumulado está posicionado no último dia do mês anterior ao da simulação.

Na aba Dados do Participante, o saldo acumulado está posicionado no último dia do mês anterior ao da simulação. O simulador de renda do Plano Petros-2 foi criado com o objetivo de ajudar o Participante a projetar o valor de sua renda de aposentadoria, respeitando as regras previstas no Regulamento do Plano. Esse

Leia mais

Manual do Aposentado e Pensionista EBC Prev. Plano de Benefícios da EBC Empresa Brasil de Comunicação

Manual do Aposentado e Pensionista EBC Prev. Plano de Benefícios da EBC Empresa Brasil de Comunicação Manual do Aposentado e Pensionista Prev Plano de Benefícios da Empresa Brasil de Comunicação SUMÁRIO Qual é o significado de Aposentado e Pensionista?...3 Quando é realizado o pagamento das parcelas do

Leia mais

Cartilha do Participante. Plano de Contribuição Definida

Cartilha do Participante. Plano de Contribuição Definida Construindo o futuro O futuro é uma grande obra a ser construída. Cada atitude é um passo que damos rumo à construção de algo sólido e seguro. Está em nossas mãos transformar o presente em uma oportunidade

Leia mais

PLANO PRINCIPAL. Material Explicativo Plano Principal 1

PLANO PRINCIPAL. Material Explicativo Plano Principal 1 PLANO PRINCIPAL Material Explicativo 1 Introdução A CitiPrevi oferece planos para o seu futuro! Recursos da Patrocinadora Plano Principal Benefício Definido Renda Vitalícia Programa Previdenciário CitiPrevi

Leia mais

PLANO DE BENEFÍCIOS DA EMPRESA DE TRENS URBANOS DE PORTO ALEGRE - TRENSURB

PLANO DE BENEFÍCIOS DA EMPRESA DE TRENS URBANOS DE PORTO ALEGRE - TRENSURB Manual do Aposentado e Pensionista Plano TRENSUB PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DA EMPRESA DE TRENS URBANOS DE PORTO ALEGRE - TRENSURB SUMÁRIO Qual é o significado de Aposentado e Pensionista?... 3 Quando é

Leia mais

ITAÚ FUNDO MULTIPATROCINADO

ITAÚ FUNDO MULTIPATROCINADO ITAÚ FUNDO MULTIPATROCINADO Regulamento do Plano Prev-Mosaic 2 (para funcionários admitidos a partir de 01/01/2010) Aprovado pela Portaria n.º 651, de 18/11/2011, publicada no Diário Oficial da União,

Leia mais

C A R T I L H A F o z d o C h a p e c ó P r e v. Foz do Chapecó. Prev

C A R T I L H A F o z d o C h a p e c ó P r e v. Foz do Chapecó. Prev C A R T I L H A F o z d o C h a p e c ó P r e v Foz do Chapecó Prev 2 CARTILHA FOZ DO CHAPECÓ PREV Bem-vindo, novo participante! É com satisfação que recebemos sua adesão ao Foz do Chapecó Prev, Plano

Leia mais

5. Como fica a situação de quem não migrar para o InovaPrev?

5. Como fica a situação de quem não migrar para o InovaPrev? Perguntas InovaPrev 1. O que é o InovaPrev? É um plano de previdência complementar moderno, patrocinado pela Fundação CPqD, Instituto Atlântico, Já, STIC, Padtec e PSG Telecom. Sua administração é feita

Leia mais

Informativo Eletrônico

Informativo Eletrônico Desde a promulgação da Lei Complementar 109, em 29 de maio de 2001, todas as entidades fechadas de previdência complementar vêm aguardando a referida Resolução, que dispõe sobre os institutos da Portabilidade,

Leia mais

Guia do Participante. Planos Básico e Suplementar de Aposentadoria Modalidade Contribuição Definida

Guia do Participante. Planos Básico e Suplementar de Aposentadoria Modalidade Contribuição Definida Guia do Participante Planos Básico e Suplementar de Aposentadoria Modalidade Contribuição Definida Prezado Colaborador, O Guia do Participante tem por objetivo resumir as informações dos seguintes Regulamentos

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE EBC PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DA EBC EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO

MANUAL DO PARTICIPANTE EBC PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DA EBC EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO MANUAL DO PARTICIPANTE PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO SUMÁRIO O que é o PREV?...3 Quem pode participar do Plano PREV?...3 Quem é considerado Participante Fundador do PREV?...3

Leia mais

Saiba mais sobre seu plano

Saiba mais sobre seu plano Saiba mais sobre seu plano Plano de Previdência Redecard CD 1 Índice A proteção da previdência complementar... 03 As contribuições para o plano... 04 Em caso de desligamento... 06 Na hora da aposentadoria...

Leia mais

Entenda mais sobre. Plano Copasa Saldado

Entenda mais sobre. Plano Copasa Saldado Entenda mais sobre O Plano Copasa Saldado Apresentação Senhor (a) Participante: Ao publicar este material, a Fundação Libertas tem por objeto facilitar o entendimento e a disseminação dos principais dispositivos

Leia mais

Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios

Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios Cícero Rafael Dias Gerente de Atuária e Benefícios Belo Horizonte/MG 13/09/2017 1/54 2 Sumário Formas de Adesão O Plano de Benefícios Tipo de Participantes Ativo Normal Ativo Alternativo Benefícios Institutos

Leia mais

SIMULADOR DE BENEFÍCIOS ON-LINE: PASSO A PASSO

SIMULADOR DE BENEFÍCIOS ON-LINE: PASSO A PASSO SIMULADOR DE BENEFÍCIOS ON-LINE: PASSO A PASSO Os participantes dos Planos de Benefícios da Fundação Banrisul podem acessar, no site da Entidade, o Simulador de Benefícios On-line, ferramenta que permite

Leia mais

Novo cenário, maiores benefícios

Novo cenário, maiores benefícios Manual de Aderentes Novo cenário, maiores benefícios A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) aprovou a implantação do Plano de Benefícios Previdenciários PrevAmazônia (CNPB nº.

Leia mais

ITAÚ FUNDO MULTIPATROCINADO. Material Explicativo do Plano de Aposentadoria McPrev

ITAÚ FUNDO MULTIPATROCINADO. Material Explicativo do Plano de Aposentadoria McPrev ITAÚ FUNDO MULTIPATROCINADO Material Explicativo do Plano de Aposentadoria McPrev ÍNDICE Introdução...3 Inscrição no Plano...3 Contribuição para o Plano...4 Os Benefícios do Plano...7 O Pagamento dos Benefícios...8

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS SYSCOOPWEB

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS SYSCOOPWEB MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS SYSCOOPWEB SÃO PAULO 2017 Versão 01/2017 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 TELA INICIAL INCLUSÃO DO Nº DO CPF... 4 TELA DE ACESSO SENHA

Leia mais

Material Explicativo. Plano de Contribuição Definida

Material Explicativo. Plano de Contribuição Definida Material Explicativo Plano de Contribuição Definida Material Explicativo - Plano de Contribuição Definida 2 Índice Mensagem ao colaborador...5 Por que planejar sua aposentadoria?...5 Conte com a Previ-Ericsson...6

Leia mais

Autoatendimento do Plano B

Autoatendimento do Plano B Autoatendimento do Plano B Tutorial para participante ATIVO O autoatendimento do Plano B foi reformulado para facilitar a navegação. Agora, ao logar, você será direcionado ao menu do Plano B, diminuindo

Leia mais

Seja bem-vindo(a) à FUNCEF!

Seja bem-vindo(a) à FUNCEF! CAPA 2 Seja bem-vindo(a) à FUNCEF! O que é a FUNCEF? É uma entidade fechada de previdência privada, sem fins lucrativos, que administra planos de previdência complementar dos empregados da CAIXA e da FUNCEF.

Leia mais

Itaú Fundo Multipatrocinado Material Explicativo do Plano de Aposentadoria da ESPM

Itaú Fundo Multipatrocinado Material Explicativo do Plano de Aposentadoria da ESPM Itaú Fundo Multipatrocinado Material Explicativo do Plano de Aposentadoria da ESPM Índice Introdução... 4 Inscrição no Plano... 4 Contribuição para o Plano... 4 Saldo de Conta... 6 Os Benefícios do Plano...

Leia mais

Itaú Fundo Multipatrocinado Material Explicativo do Plano de Benefícios Schneider

Itaú Fundo Multipatrocinado Material Explicativo do Plano de Benefícios Schneider Itaú Fundo Multipatrocinado Material Explicativo do Plano de Benefícios Schneider Indice Introdução... 4 Inscrição no Plano... 4 Contribuição para o Plano... 5 Saldo de Conta... 6 Os Benefícios do Plano...

Leia mais

Saiba mais sobre Finanças

Saiba mais sobre Finanças Saiba mais sobre Finanças Planejamento Previdenciário, Benefício Fiscal, 4Aposentadoria e Institutos Sumário Que estilo de vida você quer levar quando se aposentar?... 4 Iniciando o planejamento... 5

Leia mais

Manual do Participante SARAHPREV

Manual do Participante SARAHPREV Manual do Participante SARAHPREV 1 Sumário Plano SARAHPREV e seus benefícios 5 O que é o Plano SARAHPREV? Quais os benefícios oferecidos pelo Plano? Quais as formas de recebimento dos benefícios oferecidos

Leia mais

Boas Vindas Apresentação do Plano Schering-Plough Prev Contribuições Contas Investimentos Benefícios...

Boas Vindas Apresentação do Plano Schering-Plough Prev Contribuições Contas Investimentos Benefícios... Índice Material Explicativo Boas Vindas...03 Apresentação do Plano Schering-Plough Prev...05 Contribuições...07 Contas...11 Investimentos...11 Benefícios...12 Desligamento da Empresa...15 Tributação...18

Leia mais

SYNGENTA PREVI SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS SYNGENTA

SYNGENTA PREVI SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS SYNGENTA SYNGENTA PREVI SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA QUADRO COMPARATIVO DO REGULAMENTO DO PLANO DE BENEFÍCIOS SYNGENTA CNPB: 2006.0009-11 Quadro Comparativo do Regulamento do Plano de Benefícios Syngenta 1

Leia mais

Perfis de Investimento

Perfis de Investimento Perfis de Investimento OBJETIVO O presente documento apresenta como principal objetivo a defi nição de uma estrutura de Perfis de Investimento para os Participantes do Plano de Aposentadoria PREVIPLAN.

Leia mais

Material Explicativo. Plano de Aposentadoria GEBSA-PREV

Material Explicativo. Plano de Aposentadoria GEBSA-PREV Material Explicativo Plano de Aposentadoria GEBSA-PREV 2 GEBSA-PREV O PLANO GEBSA-PREV VAI AJUDAR VOCÊ A CONSTRUIR SEU FUTURO! Preocupada com a tranquilidade e o bem estar de seus funcionários, a GE oferece

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE DO PLANO SGC PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA

MANUAL DO PARTICIPANTE DO PLANO SGC PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA MANUAL DO PARTICIPANTE DO PLANO SGC PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA SUMÁRIO O que é o SGC PREV?...3 Quem pode participar do SGC PREV?...3 Quem pode ser

Leia mais

Relatório Estatístico da Pesquisa do Perfil de Investimentos da São Rafael Realizada entre 27/03/2012 à 27/04/2012.

Relatório Estatístico da Pesquisa do Perfil de Investimentos da São Rafael Realizada entre 27/03/2012 à 27/04/2012. Relatório Estatístico da Pesquisa do Perfil de Investimentos da São Rafael Realizada entre 27/03/2012 à 27/04/2012 Prezado (a) participante: A seguir estão discriminados os gráficos estatísticos das Perguntas

Leia mais

Saiba mais sobre seu plano

Saiba mais sobre seu plano Saiba mais sobre seu plano Plano Itaú CD 1 Índice A proteção da previdência complementar... 03 As contribuições para o plano... 04 Em caso de desligamento... 05 Na hora da aposentadoria... 07 A tributação

Leia mais

ITAÚ FUNDO MULTIPATROCINADO MANUAL DO PARTICIPANTE PLANO DE APOSENTADORIA DA ALSTOM

ITAÚ FUNDO MULTIPATROCINADO MANUAL DO PARTICIPANTE PLANO DE APOSENTADORIA DA ALSTOM ITAÚ FUNDO MULTIPATROCINADO MANUAL DO PARTICIPANTE PLANO DE APOSENTADORIA DA ALSTOM Sumário 1 2 Como funciona o Sistema Previdenciário no Brasil... 4 Conheça com detalhes o Plano de Aposentadoria da ALSTOM

Leia mais

PERFIL DE INVESTIMENTOS PERFIL DE INVESTIMENTO

PERFIL DE INVESTIMENTOS PERFIL DE INVESTIMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS O QUE É? É a opção dada ao participante para que indique os percentuais de seu saldo que devem ser alocados em Renda Fixa e em Renda Variável (ações), de acordo com a sua aptidão

Leia mais

Aproveite esta cartilha e tire suas dúvidas. Boa Leitura!

Aproveite esta cartilha e tire suas dúvidas. Boa Leitura! 1 2 APRESENTAÇÃO Esta cartilha foi criada pela Fasern para oferecer informações de forma clara e resumida sobre o seu Plano Previdenciário e reforçar a importância dele para o seu futuro. Servindo como

Leia mais

Manual. Conheça neste manual mais detalhes sobre a SICOOB PREVI

Manual. Conheça neste manual mais detalhes sobre a SICOOB PREVI Manual Conheça neste manual mais detalhes sobre a SICOOB PREVI O melhor da vida é feito em parceria O Plano de Benefícios Previdenciários da SICOOB PREVI é uma importante ferramenta de planejamento financeiro

Leia mais