PERGUNTAS E RESPOSTAS PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA DA FPI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERGUNTAS E RESPOSTAS PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA DA FPI"

Transcrição

1 PERGUNTAS E RESPOSTAS PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA DA FPI Válido para participantes que ingressaram no plano até 05/08/ O que é o Plano de Contribuição Definida? É o seu plano de benefícios na Fundação. Nele, o benefício de aposentadoria é resultado de recursos provenientes de contribuições da Patrocinadora e dos Participantes ao longo do tempo, assim como dos rendimentos resultantes do investimento das contribuições. 2. Quem é Participante? Todo funcionário da Patrocinadora, efetivo ou temporário, os aposentados por este plano e os que cumprirem requisitos para obtenção de outros benefícios previstos no plano. 3. Quem é Patrocinadora? A patrocinadora é a IBM Brasil. 4. Assim que sou admitido já é feita minha adesão ao plano da Fundação? Não. O ingresso ao plano é realizado através da submissão do formulário de adesão. 5. Como se compõem os recursos financeiros do plano de aposentadoria? Para você que ingressou no plano da Fundação IBM até 05/08/2008, o plano será composto por duas contribuições: Contribuições Voluntárias; Contribuições da Patrocinadora (Básica e Variável). - A Contribuição Básica é de 3% do seu salário e é independente da Contribuição Voluntária. Mesmo que você não contribua, a patrocinadora deposita no seu saldo 3% do seu salário. - A contribuição Variável corresponde a 50% da contribuição voluntária, tendo como limite 5% de seu salário. Exemplo: supondo que a Contribuição Voluntária seja de 8% de seu salário: Sua Contribuição Voluntária = 8% Contribuição Básica da Patrocinadora = 3% Contribuição Variável da Patrocinadora = 4% Total Contribuição da Patrocinadora = 7% Total mensal aplicado na Fundação = 15% 6. Sou obrigado a contribuir? Não, a contribuição é opcional. Mas não deixe de contribuir, quem sai ganhando é você! 7. Qual é a vantagem ao contribuir? Ao contribuir, você faz um investimento rentável para garantir a tranquilidade financeira no futuro. Além disso, na Fundação Previdenciária IBM você conta com a contribuição da patrocinadora para somar ao seu montante todos os meses.

2 8. Com quanto posso contribuir? Você pode contribuir com até 30% do seu salário e não existe mínimo. 9. Posso investir com contribuição adicional, além do percentual já definido? Sim. Você pode contribuir com todo o montante ou parte de qualquer valor extra que receba pela Folha de Pagamento, como prêmios, 13º salário e Bônus de Performance. Para efetuar as Contribuições Adicionais, você deve enviar um para fundacao@br.ibm.com e solicitar o desconto na Folha no mês anterior ao de seu recolhimento. Nesses casos, não existe a contrapartida de contribuição da patrocinadora. 10. Trabalhei em outra empresa e tenho um Plano de Previdência Complementar. Posso transferir meu saldo deste plano para a Fundação IBM? Sim. Mediante opção formulada por escrito, o participante poderá portar os recursos oriundos de outro plano de previdência complementar privado, de plano de previdência complementar de entidade aberta ou de seguradora. 11. Posso alterar o percentual de contribuição? Sim. A qualquer momento você pode aumentar, diminuir ou até mesmo zerar seu percentual de contribuição. Basta fazer a solicitação através do site da Fundação IBM -> efetue seu Login -> Clique em Alter. Percentual Contribuição -> Preencha as informações. As solicitações efetuadas até o dia 15 de cada mês vigorarão no mês da solicitação. Os pedidos recebidos a partir do dia 16 serão efetuados no mês subsequente. O prazo não será prorrogado ainda que o dia 15 do mês coincida com o fim de semana ou feriado. 12. Como as contribuições são aplicadas? São aplicadas com base no perfil de investimento escolhido pelo participante, no qual suas contribuições e da patrocinadora serão rentabilizadas mensalmente. Atualmente, a Fundação IBM disponibiliza 08 perfis de investimentos para que os participantes possam escolher. 13. O que é gestão Ativa e Passiva? Na Gestão Passiva, o gestor busca atingir retornos iguais aos dos índices estabelecidos como benchmark, sendo estabelecido que deve comprar ativos seguindo a composição dos índices. É uma opção que envolve riscos menores. Na Gestão Ativa, o gestor tem como meta atingir retorno além do benchmark. É exigido dele um retorno excedente definido pela Fundação IBM. Para isso, o gestor terá mais liberdade na escolha dos ativos, não sendo necessário seguir a composição dos índices. Nesse caso, como a expectativa de retorno é maior, o risco envolvido também é maior. 14. Qual é a composição de cada perfil de investimento? Super Conservador (Passivo ou Ativo) 100% renda Fixa Conservador (Passivo ou Ativo) 20% Renda Variável + 80% Renda Fixa

3 Moderado (Passivo ou Ativo) 35% Renda Variável + 65% Renda Fixa Agressivo (Passivo ou Ativo) 50% Renda Variável + 50% Renda Fixa 15. O que é Renda Fixa? É uma aplicação financeira cuja rentabilidade pode ser determinada previamente ou seguir taxas conhecidas no mercado financeiro. Quando você investe em um fundo de renda fixa, o seu dinheiro é usado para adquirir uma variedade de títulos do governo e/ou de bancos, com taxas de juros pré-fixadas e/ou pós-fixadas e prazos de vencimento diversos. A evolução do patrimônio de um fundo de renda fixa varia em função do nível das taxas de juros obtidas e do valor deste título no mercado. 16. O que é Renda Variável? É uma aplicação financeira cuja remuneração não pode ser dimensionada no momento da aplicação. O principal exemplo de ativos de renda variável são as ações. Quando você investe em um fundo de renda variável, seu dinheiro é usado na aquisição de ações de várias empresas da Bolsa de Valores de São Paulo. O valor de mercado de uma determinada ação pode oscilar em virtude de vários motivos (ganhos ou perdas das empresas, mudanças nas taxas de juros e nas tendências da economia global, entre outros). Em decorrência disso, o valor do patrimônio de um fundo de renda variável varia de acordo com o valor das ações adquiridas. 17. Que perfil de investimento é melhor pra mim? Para escolher o perfil de investimento, cada pessoa precisa levar em consideração os seus próprios critérios de decisão: seu tempo para aposentadoria, tolerância ao risco e seus objetivos individuais. Uma vez que tenha as respostas para essas questões, estará preparado para decidir qual a alternativa de investimento apropriada às suas necessidades e seu objetivo de renda na aposentadoria. 18. Quem administra os investimentos? Quem faz a gestão dos recursos aplicados são Bancos de Investimentos selecionados e monitorados pela Fundação. 19. Como os administradores são remunerados? Através de Taxa de Administração que é deduzida diretamente da rentabilidade de cada perfil de investimento. 20. Onde posso acompanhar os resultados da Fundação? Acesse a área do participante no site da Fundação IBM e veja seus investimentos. Você também pode avaliar cada perfil de investimento na aba Rentabilidade. 21. Vi que é necessária uma senha para acessar a área restrita do site para visualizar meus investimentos. Como obtenho a minha?

4 Após o fim da quinzena do mês posterior a sua primeira contribuição, você já pode criar sua senha no próprio site da Fundação. Basta clicar em Quero me cadastrar, no quadro Login, e seguir os procedimentos. 22. E se eu esquecer a minha senha? Clique na página inicial do site em Esqueci minha senha e preencha as informações solicitadas para receber uma nova senha. 23. De quanto em quanto tempo eu posso alterar o perfil de investimento? Como? Você pode fazer isso a qualquer momento no site da Fundação, desde que seja respeitado o intervalo de 03 meses entre as suas alterações. Por exemplo, se você modificou seu perfil em maio, só poderá alterá-lo novamente em agosto. No site, acesse a área do Participante e clique em Alter. Perfil de Investimento. As solicitações recebidas até o dia 20 de cada mês vigorarão a partir do mês seguinte. As solicitações recebidas a partir do dia 21 vigorarão a partir do segundo mês subsequente. Exemplo: se você solicitar alteração no dia 18 de agosto, no dia 1o de setembro seu saldo já estará no perfil novo. Se você solicitar sua alteração no dia 27 de agosto, seu saldo estará no perfil novo somente a partir do dia 1o de outubro. 24. O que mais pode ser feito no site da Fundação? No site da Fundação IBM, você pode consultar seu extrato e saldo de conta, fazer simulação da sua aposentaria, verificar as rentabilidades de todos os perfis de investimento, ver os relatórios financeiros, saber de tudo o que acontece na FPI e muito mais. Navegue pelo site! 25. Em quanto tempo eu posso me aposentar? A aposentadoria normal é concedida ao participante desde que sejam atendidas, simultaneamente, as seguintes condições: ter no mínimo 55 anos de idade e ter no mínimo 15 anos de serviço creditado (tempo de serviço na Patrocinadora). Já a aposentadoria antecipada é concedida ao participante desde que seja atendida uma das seguintes condições: - Ter no mínimo 30 anos de serviço creditado; - Ter a soma da idade e do serviço creditado, em anos, igual ou superior a 70. Por exemplo, se você ingressou na IBM aos 20 anos, quando completar 45 anos de idade, terá 25 anos de serviço na companhia. Assim, já será elegível a aposentadoria antecipada. 26. Ao me desligar da empresa e decidir manter o meu saldo na Fundação, posso colocar o valor de minha rescisão na Fundação? Sim, desde que solicitado até o 4º dia útil após o desligamento. Para tanto, envie um para fundacao@br.ibm.com informando sua decisão e o valor a ser colocado. 27. E se eu não me aposentar pela IBM, quais as opções que tenho no desligamento? Você pode optar pelos institutos a seguir, desde que satisfaça os pré-requisitos previstos no Regulamento do Plano:

5 Resgate das Contribuições: O participante não pode estar recebendo benefício por este plano. O valor dos resgates das contribuições varia de acordo com o tempo de vinculação ao plano do participante, conforme a seguir: 1) Participantes com mais de 3 anos de vinculação ao plano: resgate de 100% do Saldo Total (Contribuições Voluntárias e da Patrocinadora) mais percentual de Reserva Inicial, caso aplicável, conforme Regulamento. 2) Participantes com menos de 3 anos de vinculação ao plano: resgate de 100% do Saldo de conta proveniente de suas contribuições (Contribuições Voluntárias). O saldo de valores portados para este Plano exclusivamente de entidade aberta de previdência complementar, ou de companhia seguradora, também pode ser resgatado. Portabilidade: O participante transfere recursos para outro plano de benefícios de entidade de previdência complementar ou de companhia seguradora. Para essa opção, o participante precisa ter no mínimo 3 anos de vinculação ao Plano e não estar recebendo benefício por este plano. A opção pela Portabilidade deverá ser manifestada pelo participante pelo Termo de Opção. Após o desligamento, o participante recebe em sua residência um termo de opção para o desligamento. Ele deverá ser preenchido e entregue à Fundação IBM no prazo de até 30 (trinta) dias a contar da data do recebimento do extrato de desligamento. Benefício Proporcional Diferido: é a condição do participante de aguardar a elegibilidade ao benefício de aposentadoria (normal ou antecipada). Isso não impede que se opte posteriormente pela Portabilidade ou pelo Resgate, mas não é permitido nenhum aporte ao plano. Para essa opção, o participante precisa ter no mínimo 03 anos de vinculação ao plano. Ao optar pelo Benefício Proporcional Diferido (BPD), o participante arca com as despesas administrativas, mesmo após a aposentadoria. A opção pelo Instituto BPD deverá ser manifestada pelo participante através do termo de Opção, que receberá em sua residência e deverá ser entregue à Fundação IBM no prazo de até 30 (trinta) dias a contar da data do recebimento do extrato de desligamento. Autopatrocínio: é a condição em que o participante assume as Contribuições de Participante e de Patrocinadora, inclusive as destinadas ao custeio do Benefício por Invalidez, como forma de se manter na condição de participante. Ao optar pelo Autopatrocínio, o participante arca também com as despesas administrativas, mesmo após a aposentadoria (normal ou antecipada). A opção deverá ser manifestada pelo participante através do Termo de Opção, que receberá em sua residência e deverá ser entregue à Fundação IBM no prazo de até 30 (trinta) dias a contar da data do recebimento do extrato de desligamento. Posteriormente o participante poderá optar pela Portabilidade, pelo Resgate de Contribuições ou pelo Benefício Proporcional Diferido. 28. Se eu optar pelo Benefício Proporcional Diferido ou Autopatrocínio, qual será a taxa de despesas administrativas que deverei pagar? A taxa de administração é regressiva e varia de acordo com o seu saldo, conforme a tabela abaixo:

6 Saldo na Fundação IBM Taxa anual de despesas até R$25 mil 5% de R$25 mil a R$100 mil 2% acima de R$100 mil 1% Veja o exemplo: Saldo na Fundação Taxa Valor anual de despesas R$ ,00 5% R$ 1.250,00 R$ ,00 2% R$ 2.000,00 R$ ,00 1% R$ 1.700, Quais opções eu tenho no desligamento, se eu for elegível à aposentadoria e não quiser optar por ela? Poderá optar pelos institutos de Resgate de Contribuições, Portabilidade, Autopatrocínio ou Benefício Proporcional Diferido. Lembrando que ao optar pelo Autopatrocínio ou pelo Benefício Proporcional Diferido, se for elegível a aposentadoria, perderá o direito ao plano médico e ao seguro de vida em grupo. 30. Se eu optar por resgatar das contribuições, será descontado o Imposto de Renda? Sim. Ele será descontado de acordo com o Regime Tributário escolhido por você no ingresso do plano. Hoje, existem dois Regimes Tributários disponíveis para Planos de Previdência: Progressivo e Regressivo. Veja mais detalhes na aba Biblioteca -> Plano CD -> Regime de Tributação. 31. No caso de Portabilidade, existe desconto de Imposto de Renda no momento da transferência? Não. Neste caso, o desconto do Imposto de Renda só acontece no momento em que você começar a receber os benefícios de aposentadoria e de acordo com a sua opção de Regime Tributário. 32. Se eu vier a falecer, sendo participante do plano, com quem fica meu dinheiro? Seu saldo total será resgatado pelo(s) beneficiário(s) que você incluiu na ficha de adesão e cadastrou no site posteriormente. No momento do ingresso ao plano, você escolhe quem serão seus beneficiários na Fundação IBM, porém deve incluí-los no site, seguindo o procedimento abaixo: Acesse o site Faça o Login com sua matrícula IBM e senha cadastrada. No quadro Meu plano (lateral esquerda), clique em Cadastro de Beneficiários. Selecione a quantidade de beneficiários que deseja incluir e preencha as informações: nome, parentesco, data de nascimento e percentual de benefício. Lembrando que a soma dos percentuais deve totalizar 100%. Após preencher os dados solicitados, clique em Salvar. Em seguida você receberá um confirmando a inclusão dos seus beneficiários. A designação dos beneficiários no portal irá sobrepor as informações da ficha de beneficiários preenchida na adesão ao plano. Mantenha seus beneficiários sempre atualizados.

7 33. Esqueci quem é meu beneficiário, como faço para saber? Acesse o site realize seu login, clique em Dados dos Beneficiários. Lembrando que os beneficiários designados e os percentuais podem ser alterados a qualquer momento. 34. E quanto à aposentadoria por invalidez? Quando um participante perder a capacidade de desempenhar as suas atividades relacionadas à sua função na patrocinadora, atestada por médico da Previdência Social ou por um clínico designado pela IBM, e tiver no mínimo um ano de serviço creditado, será aposentado por invalidez. Esse participante recebe o saldo de conta total pago em parcela única ou 100% do saldo de conta do participante (acrescido do retorno dos investimentos) no momento da aposentadoria e recebe uma renda vitalícia mensal equivalente a 40% do Salário Real de Benefício (média aritmética dos 12 últimos salários equivalentes corrigidos até a data do cálculo pelo IGP-DI). 35. Se eu optar pela aposentadoria, posso receber meu saldo na FPI de uma vez só? Não. Você receberá seu benefício de aposentadoria mensalmente. Porém, tem a opção de em uma única vez e a qualquer momento, solicitar o resgate de até 25% de seu saldo. 36. Sendo aposentado, como é definido o valor do meu benefício mensal? Você pode optar por: - receber mensalmente um percentual do seu saldo, variando de 0,1% a 2,0%; - receber um valor fixo em reais; - definir uma quantidade de quotas, observando o prazo mínimo de 10 anos de recebimento de benefício. 37. E se ao longo da aposentadoria eu precisar de mais dinheiro mensalmente, tenho como alterar o valor do benefício? Sim. A quantidade de quotas semestrais, percentual ou valores, podem ser alterados mediante solicitação através de formulário disponível no site da Fundação, nos meses de junho e dezembro. As alterações serão processadas no mês subseqüente ao da sua solicitação. 38. E se eu quiser alterar a forma de renda mensal a ser recebida? Você poderá mudar de benefício em quotas para benefício em percentual ou valor fixo, e viceversa, nos meses de junho e dezembro para começar a vigorar no mês subseqüente. 39. Depois de aposentado, posso fazer alguma Contribuição Adicional? Não. Contribuições só podem ser feitas enquanto o participante for funcionário ativo da patrocinadora ou tenha optado por Autopatrocínio. 40. Como aposentado, posso alterar o meu perfil de investimento? Sim. Assim como os participantes ativos, você pode alterar seu perfil de investimento a cada três meses, diretamente no site da Fundação.

Adesão ao Plano de Benefícios HP

Adesão ao Plano de Benefícios HP Adesão ao Plano de Benefícios HP 1 Objetivo da HP Prev Proporcionar aos seus participantes a oportunidade de contribuir para a HP Prev e, juntamente com as contribuições da patrocinadora, formar uma renda

Leia mais

Material Explicativo 2018

Material Explicativo 2018 Material Explicativo 2018 ÍNDICE Introdução... 3 Sobre o Plano Previplan... 4 Adesão... 4 Benefícios do Plano... 5 Entenda o Plano... 6 Rentabilidade... 7 Veja como funciona a Tributação... 8 O que acontece

Leia mais

Material Explicativo

Material Explicativo Material Explicativo Material Explicativo Índice Introdução...4 Sobre o Plano Previplan...5 Adesão...5 Benefícios do Plano...6 Entenda o Plano...7 Rentabilidade...8 Veja como funciona a Tributação...9

Leia mais

CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO

CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO PrevMais Para um futuro mais seguro O PrevMais é o plano de Previdência Complementar para os ex-funcionários do BNC, atual BB, e funcionários do Economus. Ser participante

Leia mais

Adesão ao Plano de Benefícios HP

Adesão ao Plano de Benefícios HP Adesão ao Plano de Benefícios HP OBJETIVO DA HP PREV Proporcionar aos seus participantes a oportunidade de contribuir para a HP Prev e, juntamente com as contribuições da patrocinadora, formar uma renda

Leia mais

MATERIAL EXPLICATIVO PLANO CD PREVIBAYER SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

MATERIAL EXPLICATIVO PLANO CD PREVIBAYER SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA MATERIAL EXPLICATIVO PREVIBAYER SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA MATERIAL EXPLICATIVO PREZADO COLABORADOR! Você, que está sendo admitido agora ou que ainda não aderiu ao Plano CD, conheça, nas próximas

Leia mais

PLANO CELPOS CD. QUEM PODE ADERIR AO PLANO? Podem aderir, todos os empregados das patrocinadoras (Celpe e Celpos), com contrato de trabalho vigente.

PLANO CELPOS CD. QUEM PODE ADERIR AO PLANO? Podem aderir, todos os empregados das patrocinadoras (Celpe e Celpos), com contrato de trabalho vigente. PLANO CELPOS CD O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de acordo com o saldo das

Leia mais

CARTILHA PLANO CELPOS CD

CARTILHA PLANO CELPOS CD CARTILHA PLANO CELPOS CD ORIGINAL PLUS O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de

Leia mais

CARTILHA PLANO CELPOS CD

CARTILHA PLANO CELPOS CD CARTILHA PLANO CELPOS CD ORIGINAL PLUS O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de

Leia mais

Folheto explicativo PLANO D

Folheto explicativo PLANO D Folheto explicativo PLANO D Benefícios do plano Como participante do Plano D, você conta com esses benefícios: Benefícios Aposentadoria Normal Condições necessárias para receber o benefício Desligar-se

Leia mais

Folheto explicativo PLANO D

Folheto explicativo PLANO D Folheto explicativo PLANO D Como Como está está o seu seu planejamento planejamento para para a aposentadoria? aposentadoria? Você já parou para pensar que a vida está passando Você já parou rápido para

Leia mais

Folheto explicativo PLANO D

Folheto explicativo PLANO D Folheto explicativo PLANO D Como Como está está o seu seu planejamento planejamento para para a aposentadoria? aposentadoria? Você já parou para pensar que a vida está passando Você já parou rápido para

Leia mais

Folheto explicativo PLANO A

Folheto explicativo PLANO A Folheto explicativo PLANO A Como está o seu planejamento para a aposentadoria? Você já parou para pensar que a vida está passando rápido demais? A gente sabe que ao longo dos anos muitas prioridades surgem

Leia mais

Boa leitura! Flexibilidade para planejar o seu futuro; Contrapartida da empresa sobre as suas contribuições;

Boa leitura! Flexibilidade para planejar o seu futuro; Contrapartida da empresa sobre as suas contribuições; PLANO D Você já parou para pensar que a vida está passando rápido demais? A gente sabe que ao longo dos anos muitas prioridades surgem e que isso muda o tempo todo, mas não deixe pra pensar no seu futuro

Leia mais

Folheto explicativo PLANO D

Folheto explicativo PLANO D Folheto explicativo PLANO D Como está o seu planejamento para a aposentadoria? Plano D Previ Novartis Veja algumas vantagens do plano: 1 2 Flexibilidade para planejar o seu futuro; Contrapartida da empresa

Leia mais

PLANO CELPOS CD. QUEM PODE ADERIR AO PLANO? Podem aderir, todos os empregados das patrocinadoras (Celpe e Celpos), com contrato de trabalho vigente.

PLANO CELPOS CD. QUEM PODE ADERIR AO PLANO? Podem aderir, todos os empregados das patrocinadoras (Celpe e Celpos), com contrato de trabalho vigente. PLANO CELPOS CD O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de acordo com o saldo das

Leia mais

Plano de Previdência Complementar UnileverPrev

Plano de Previdência Complementar UnileverPrev Plano de Previdência Complementar UnileverPrev O PLANO PPCU Não existe garantia no valor do benefício do plano. O benefício que você receberá ao se aposentar pelo plano dependerá de 3 fatores: VOLUME PERÍODO

Leia mais

Boa leitura! Flexibilidade para planejar o seu futuro; Contrapartida da empresa sobre as suas contribuições;

Boa leitura! Flexibilidade para planejar o seu futuro; Contrapartida da empresa sobre as suas contribuições; PLANO A Você já parou para pensar que a vida está passando rápido demais? A gente sabe que ao longo dos anos muitas prioridades surgem e que isso muda o tempo todo, mas não deixe pra pensar no seu futuro

Leia mais

PLANO DE PREVIDÊNCIA DA GE

PLANO DE PREVIDÊNCIA DA GE PLANO DE PREVIDÊNCIA DA GE Planeje seu futuro! material explicativo PLANEJANDO O FUTURO! A GEBSAPrev ajuda você a planejar com tranquilidade a aposentadoria para aproveitar essa fase da vida como desejar!

Leia mais

Material Explicativo. Plano de Benefícios de Contribuição Definida da IBM Brasil. FUNDAÇÃO previdenciária IBM

Material Explicativo. Plano de Benefícios de Contribuição Definida da IBM Brasil. FUNDAÇÃO previdenciária IBM Material Explicativo Plano de Benefícios de Contribuição Definida da IBM Brasil FUNDAÇÃO previdenciária IBM 2 Material Explicativo Fundação Previdenciária IBM A DIREÇÃO DO SEU FUTURO Lembre-se! O objetivo

Leia mais

CARTILHA DO PLANO CELPREV

CARTILHA DO PLANO CELPREV CARTILHA DO PLANO CELPREV O QUE É O CELPREV? O CELPREV é um plano de contribuição definida, também conhecido como plano CD, que nada mais é do que uma poupança individual na qual serão investidos dois

Leia mais

Novo Plano de Contribuição Definida -CD

Novo Plano de Contribuição Definida -CD Previ-Siemens Novo Plano de Contribuição Definida -CD Protection notice / Copyright notice Agenda A Importância de um plano de previdência Plano de Aposentadoria CD -Previ-Siemens Contribuições Procedimentos

Leia mais

DUAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES

DUAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES Você está trabalhando, construindo sua vida e de sua família. Tudo vai bem. Mas... Você já começou a pensar na sua aposentadoria? Quando se aposentar, você receberá o benefício do INSS, mas ele será suficiente?

Leia mais

PLANO DE APOSENTADORIA DA DUPREV Fazendo manutenção no seu Plano de Aposentadoria

PLANO DE APOSENTADORIA DA DUPREV Fazendo manutenção no seu Plano de Aposentadoria PLANO DE APOSENTADORIA DA DUPREV Fazendo manutenção no seu Plano de Aposentadoria 2016 DUPREV Entidade Fechada da Previdência Complementar Sociedade Civil sem fins lucrativos independente da DuPont Regulada

Leia mais

APRESENTAÇÃO DEFINIÇÃO. O que é o Plano de Contribuição Definida CD

APRESENTAÇÃO DEFINIÇÃO. O que é o Plano de Contribuição Definida CD APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem o objetivo de informá-lo, de forma simples e precisa, sobre os principais pontos do Plano SERGUS de Benefícios na modalidade de Contribuição Definida (CD), baseado no seu

Leia mais

Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II

Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II A Prevdata É uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, que tem por finalidade a instituição e administração de planos de benefícios

Leia mais

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS Esta cartilha traz informações e dicas, de forma simples e clara, para que você conheça as vantagens que o seu plano de previdência oferece. Leia com atenção e comece a

Leia mais

Plano de Aposentadoria SolvayPrev Incorporação Legado Cytec

Plano de Aposentadoria SolvayPrev Incorporação Legado Cytec Plano de Aposentadoria SolvayPrev Incorporação Legado Cytec Quem somos? Entidade Fechada de Previdência Complementar que administra os Planos de Previdência dos empregados do Grupo Rhodia. Plano SolvayPrev

Leia mais

PLANO DUPREV CD. Janeiro de 2018

PLANO DUPREV CD. Janeiro de 2018 PLANO DUPREV CD Janeiro de 2018 Plano Duprev CD 2 É do tipo Contribuição Definida (CD), portanto, o benefício que o participante receberá ao se aposentar pelo plano dependerá de 3 fatores: Volume de contribuições

Leia mais

Material Explicativo Plano Energisa

Material Explicativo Plano Energisa Material Explicativo Plano Energisa Apresentação Plano Energisa Seja bem-vindo! Você agora é um participante do plano de benefícios Energisa, que vai garantir, para você e sua família, segurança e tranquilidade

Leia mais

PLANO DUPREV CD. Janeiro de 2018

PLANO DUPREV CD. Janeiro de 2018 PLANO DUPREV CD Janeiro de 2018 Plano Duprev CD 2 É do tipo Contribuição Definida (CD), portanto, o benefício que o participante receberá ao se aposentar pelo plano dependerá de 3 fatores: Volume de contribuições

Leia mais

MATERIAL EXPLICATIVO

MATERIAL EXPLICATIVO MATERIAL EXPLICATIVO Material Explicativo ABBPREV E VOCÊ! Caros Participantes, Este material explicativo tem como objetivo fornecer informações sobre um dos benefícios que as patrocinadoras ABB Ltda e

Leia mais

Este material contém uma mídia com documentos adicionais para você consultar no computador. RESUMO PAP II ATIVOS

Este material contém uma mídia com documentos adicionais para você consultar no computador. RESUMO PAP II ATIVOS Este material contém uma mídia com documentos adicionais para você consultar no computador. RESUMO II ATIVOS Conheça, compare, decida. Quer ter mais gestão sobre o seu benefício de aposentadoria? Um dos

Leia mais

2º Semestre de

2º Semestre de 1 2 2º Semestre de 2010 Informações sobre a nova estrutura do Plano de Benefícios PreviSenac 3 Introdução: Este folheto é destinado aos participantes do Plano de Benefícios PreviSenac que, até a data da

Leia mais

Alterações no Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF

Alterações no Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF Alterações no Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF A Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, órgão que regulamenta e fiscaliza os fundos de pensão no Brasil, aprovou em 13 de

Leia mais

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA 1/5 Plano de Benefícios CD-02 Cuidar do seu futuro é o nosso negócio! 2/5 1 Por que foi criado o Plano CD-02? O Plano CD-02 foi desenhado no modelo de Contribuição Definida, um plano totalmente individual,

Leia mais

Regulamento do Plano Prever. Junho, 2016

Regulamento do Plano Prever. Junho, 2016 Regulamento do Plano Prever Junho, 2016 MODALIDADE CD CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA - O valor da contribuição é conhecido no ingresso; - O benefício varia de acordo com o tempo, contribuição e dos rendimentos

Leia mais

Cartilha. plano corporativo

Cartilha. plano corporativo Cartilha plano corporativo Bem-vindo, novo participante! É com satisfação que recebemos sua adesão ao FAMÍLIA PREVIDÊNCIA Corporativo, Plano desenhado para oferecer uma complementação de aposentadoria

Leia mais

O que você quer ser quando envelhecer

O que você quer ser quando envelhecer O que você quer ser quando envelhecer Entenda como funciona o Fundo de Pensão Multipatrocinado da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul - OABPrev-RS. 2 01 02 03 O que é OABPrev-RS?

Leia mais

PLANO DE BENEFÍCIOS II

PLANO DE BENEFÍCIOS II PLANO DE BENEFÍCIOS II SUMÁRIO Carta da diretoria O FUTURO EM SUAS MÃOS 3 Por que ReckittPrev VANTAGENS DO PLANO 4 Você pode contribuir CABE NO SEU BOLSO 8 Incentivo fiscal DEDUÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA

Leia mais

Material Explicativo

Material Explicativo Material Explicativo ABBprev Sociedade de Previdência Privada Este material explicativo tem como objetivo fornecer informações sobre um dos benefícios que as patrocinadoras ABB Ltda e Cooperativa de Crédito

Leia mais

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar Plano CV Prevdata Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar A entidade Nossos números Patrimônio de R$ 1,1 bilhão (dez/2016) 2 planos de benefícios e plano de gestão administrativa 36

Leia mais

Regulamento de Benefícios Plano D

Regulamento de Benefícios Plano D Regulamento de Benefícios Plano D Introdução Você está recebendo a. Nela você encontrará um resumo das principais características do plano. O Plano D é um plano moderno e flexível que adota o modelo de

Leia mais

MATERIAL EXPLICATIVO PLANO DE BENEFÍCIOS PEPSICO

MATERIAL EXPLICATIVO PLANO DE BENEFÍCIOS PEPSICO MATERIAL EXPLICATIVO PLANO DE BENEFÍCIOS PEPSICO SUMÁRIO Como Funciona a Prev Pepsico... 3 Contribuições..... 5 Alocação das Contribuições... 10 Opções em Caso de Desligamento..... 11 Benefícios... 13

Leia mais

PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES

PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES Manual do Participante do Plano EDSERJ Prev Manual do participante EDSERJ PREV Plano de BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO de serviços DO BNDES - rj PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES

Leia mais

SUPREV PLANO DE BENEFÍCIOS FECOMÉRCIO MG I

SUPREV PLANO DE BENEFÍCIOS FECOMÉRCIO MG I SUPREV PLANO DE BENEFÍCIOS FECOMÉRCIO MG I Abril 2016 COMO SERÁ O PLANO FECOMÉRCIO PLANO DE ACUMULAÇÃO DE RECURSOS, ONDE O BENEFÍCIO SERÁ RESULTANTE DESSES RECURSOS ACUMULADOS NA DATA DA APOSENTADORIA.

Leia mais

CAMPANHA DE ADESÃO PLANO SERGUS CD

CAMPANHA DE ADESÃO PLANO SERGUS CD CAMPANHA DE ADESÃO PLANO SERGUS CD SISTEMA PREVIDENCIARIO NO BRASIL Previdência no Brasil Regimento Geral (INSS) Previdência Complementar Regimento Próprio Servidores Públicos Entidade Aberta Entidade

Leia mais

Perfis de Investimento

Perfis de Investimento Perfis de Investimento Escolha seu Perfil Escolha seu Perfil...3 Perfis de Investimento...4 Perfil Superconservador... 5 Perfil Conservador... 5 Perfil Moderado... 6 Perfil Agressivo... 6 Exemplos de Rentabilidade...7

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Básico da PREVI-SIEMENS

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Básico da PREVI-SIEMENS Capítulo A.7. Dos Institutos Legais Obrigatórios A.7.1 - No caso de Término do Vínculo Empregatício, o Participante Ativo que não for elegível ao Benefício de Aposentadoria Normal previsto neste Regulamento

Leia mais

Por que aderir ao Plano SEBRAEPREV?

Por que aderir ao Plano SEBRAEPREV? O SEBRAE PREVIDÊNCIA - Instituto SEBRAE de Seguridade Social foi criado no dia 2 de fevereiro de 2004. O SEBRAEPREV é o Plano de Benefícios administrado pelo Instituto, e possui todas as unidades do Sebrae

Leia mais

CP Prev - Sociedade de Previdência Privada CP008

CP Prev - Sociedade de Previdência Privada CP008 CP Prev - Sociedade de Previdência Privada CP008 Nome: Matrícula: Prezado (a) participante Refere-se: CP Prev Sociedade Previdência Privada Tendo em vista o término do seu vínculo empregatício, nesta data,

Leia mais

Plano de Benefícios CV-03

Plano de Benefícios CV-03 1/7 Plano de Benefícios CV-03 Nosso Plano é cuidar do seu futuro! 2/7 1 Características do Plano É um plano de benefícios da modalidade de Contribuição Variável, de caráter previdenciário cujos benefícios

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SUA CONTRIBUIÇÃO BÁSICA Seu salário de participação 1ª faixa Até 5 URS 2ª faixa De 5 a 10 URS Escolha um percentual para cada faixa 1ª faixa: de 0 a 3% 3ª faixa Acima de 15

Leia mais

Opções Após o Desligamento: Resgate e Portabilidade

Opções Após o Desligamento: Resgate e Portabilidade Opções Após o Desligamento: Resgate e Portabilidade Ao se desligar da empresa que patrocina o seu plano de previdência complementar, administrado pela Visão Prev, você tem a possibilidade de sair do plano,

Leia mais

Manual do Aposentado e Pensionista EBC Prev. Plano de Benefícios da EBC Empresa Brasil de Comunicação

Manual do Aposentado e Pensionista EBC Prev. Plano de Benefícios da EBC Empresa Brasil de Comunicação Manual do Aposentado e Pensionista Prev Plano de Benefícios da Empresa Brasil de Comunicação SUMÁRIO Qual é o significado de Aposentado e Pensionista?...3 Quando é realizado o pagamento das parcelas do

Leia mais

NOSSO MAIOR INVE$TIMENTO É NO SEU FUTURO.

NOSSO MAIOR INVE$TIMENTO É NO SEU FUTURO. NOSSO MAIOR INVE$TIMENTO É NO SEU FUTURO. Prezado Colaborador, Alinhados com a nossa missão, de melhorar a vida das pessoas através de oportunidades, produtos e serviços, e com o nosso propósito, de promover

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SUA CONTRIBUIÇÃO BÁSICA Seu salário de participação 1ª faixa Até 5 URS 2ª faixa De 5 a 10 URS Escolha um percentual para cada faixa 1ª faixa: de 0 a 3% 3ª faixa Acima de 15

Leia mais

Como identificar o seu vínculo com o instituidor do plano?

Como identificar o seu vínculo com o instituidor do plano? A H L I T R A C O R U T U F A V I V O N A L P 1 O Plano Viva Futuro foi criado para cuidar e proteger o futuro de sua família. Conheça todas as vantagens e os benefícios de seu mais novo Plano: O que é

Leia mais

1.2 Quem pode votar? É obrigatório? Podem votar os Participantes da FUNCEF, inclusive aposentados e pensionistas. O voto não é obrigatório.

1.2 Quem pode votar? É obrigatório? Podem votar os Participantes da FUNCEF, inclusive aposentados e pensionistas. O voto não é obrigatório. 1 O PLEBISCITO 1.1 Para que serve este Plebiscito? Consultar a opinião dos Participantes sobre as alternativas de solução para os planos de benefícios da FUNCEF, com saldamento do REG/REPLAN e implementação

Leia mais

Este material contém uma mídia com documentos adicionais para você consultar no computador. MATERIAL EXPLICATIVO PLANO PAN

Este material contém uma mídia com documentos adicionais para você consultar no computador. MATERIAL EXPLICATIVO PLANO PAN Este material contém uma mídia com documentos adicionais para você consultar no computador. MATERIAL EXPLICATIVO PLANO PAN índice A Previdência no Brasil A Funepp e o PAN pág. 6 pág. 10 2 3 O MELHOR MOMENTO

Leia mais

CARTILHA DO PARTICIPANTE. O OABPREV/RS é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, criada para administrar planos de previdência.

CARTILHA DO PARTICIPANTE. O OABPREV/RS é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, criada para administrar planos de previdência. O que é o OABPREV/RS? CARTILHA DO PARTICIPANTE O OABPREV/RS é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, criada para administrar planos de previdência. Quem instituiu o OABPREV/RS? A Ordem dos Advogados

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SUA CONTRIBUIÇÃO BÁSICA Seu salário de participação 1ª faixa Até 5 URS 2ª faixa De 5 a 10 URS Escolha um percentual para cada faixa 1ª faixa: de 0 a 3% 3ª faixa Acima de 15

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SYNGENTA PREVI 1. Plano Fechado de Previdência Privada. 2. Seeds aderiu à Syngenta Previ e deixou de patrocinar a Brasilprev. 3. Você precisa decidir: a) PGBL: pode portar

Leia mais

Cartilha Explicativa do Plano de Benefícios Prever

Cartilha Explicativa do Plano de Benefícios Prever Fundação Assistencial e Previdenciária da Extensão Rural no Rio Grande do Sul Cartilha Explicativa do Plano de Benefícios Prever Cota Resgate Elegibilidade Institutos Você sabe o significado destes termos?

Leia mais

Material Explicativo

Material Explicativo Material Explicativo ABBprev Sociedade de Previdência Privada Este material explicativo tem como objetivo fornecer informações sobre um dos benefícios que as patrocinadoras ABB Ltda e Cooperativa de Crédito

Leia mais

Cartilha do Participante. Previdência Complementar CASFAM

Cartilha do Participante. Previdência Complementar CASFAM Cartilha do Participante Previdência Complementar CASFAM APRESENTAÇÃO Caro (a) Participante, Preparar-se para o futuro, podendo aproveitar o período de aposentadoria com saúde e conforto, implica controlar

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SUA CONTRIBUIÇÃO BÁSICA Seu salário de participação 1ª faixa Até 5 URS 2ª faixa De 5 a 10 URS Escolha um percentual para cada faixa 1ª faixa: de 0 a 3% 3ª faixa Acima de 15

Leia mais

Perguntas e Respostas Saldamento do Plano RP4 e criação do Plano MGSPrev

Perguntas e Respostas Saldamento do Plano RP4 e criação do Plano MGSPrev Perguntas e Respostas Saldamento do Plano RP4 e criação do Plano MGSPrev Sou participante ativo (contribuo para o Plano RP4) ou assistido (recebo benefício do Plano RP4) Este material foi produzido para

Leia mais

ÍNDICE DE CAPÍTULOS PÁGINA INICIAL MAIS INFORMAÇÕES. futuro PLANEJE O SEU

ÍNDICE DE CAPÍTULOS PÁGINA INICIAL MAIS INFORMAÇÕES. futuro PLANEJE O SEU futuro PLANEJE O SEU PÁGINA Esta é uma cartilha explicativa com as principais informações sobre o benefício de aposentadoria complementar VCNE, e as decisões que você pode tomar ao longo de sua participação

Leia mais

Material Explicativo Plano de Benefícios Avon 2016

Material Explicativo Plano de Benefícios Avon 2016 Material Explicativo Plano de Benefícios Avon 2016 Material Explicativo ÍNDICE 1. Mensagem importante pra você... 4 2. Que tal planejar sua aposentadoria?... 5 3. Estamos juntos!... 6 4. Saiba quem pode

Leia mais

Manual Explicativo. do Plano de Benefícios II. da Fundação Enersul

Manual Explicativo. do Plano de Benefícios II. da Fundação Enersul Manual Explicativo do Plano de Benefícios II da Fundação Enersul Novembro 2014 PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR A Fundação Enersul é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, instituída pela Empresa Energética

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA

CARTILHA EXPLICATIVA CARTILHA EXPLICATIVA QUEM É A DATUSPREV? A DATUSPREV é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar que tem por objetivo administrar o Plano de Benefícios CIASCPREV, instituído pelo CIASC para seus

Leia mais

Cartilha. plano associativo

Cartilha. plano associativo Cartilha plano associativo Bem-vindo, novo participante! É com satisfação que recebemos sua adesão ao FAMÍLIA PREVIDÊNCIA Associativo, plano desenhado para oferecer uma complementação de aposentadoria

Leia mais

É um plano de acumulação de recursos, onde o benefício será resultante dos montantes acumulados até a data da aposentadoria.

É um plano de acumulação de recursos, onde o benefício será resultante dos montantes acumulados até a data da aposentadoria. DEFINIÇÃO DO PL ANO CD É um plano de acumulação de recursos, onde o benefício será resultante dos montantes acumulados até a data da aposentadoria. CARACTERÍSTICAS DO PL ANO CD Cada Participante possui

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar da PREVI-SIEMENS

Quadro Comparativo das Alterações do Regulamento do Plano de Aposentadoria Suplementar da PREVI-SIEMENS Capítulo B.8. Dos Institutos Legais Obrigatórios B.8.1 - No caso de Término do Vínculo Empregatício, o Participante Ativo que não for elegível ao Benefício de Aposentadoria Suplementar previsto neste Regulamento

Leia mais

02 O que eu preciso fazer

02 O que eu preciso fazer 01 Quais são os documentos que necessito apresentar para requerer minha aposentadoria no FusanPrev e atualizar minha situação no SaneSaúde? Cópia simples dos seguintes documentos: - Identidade e CPF do

Leia mais

vista PREVIDÊNCIA Plano de Contribuição Definida Gerdau

vista PREVIDÊNCIA Plano de Contribuição Definida Gerdau futuro vista PREVIDÊNCIA Plano de Contribuição Definida Gerdau INTRODUÇÃO TERMOS E CONCEITOS POR QUE TER UM PLANO DE PREVIDÊNCIA? COMO FUNCIONA O PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA GERDAU? CONTRIBUIÇÃO MENSAL

Leia mais

Material Explicativo. Plano de Previdência Tokio Marine

Material Explicativo. Plano de Previdência Tokio Marine Material Explicativo Plano de Previdência Tokio Marine Este material apresenta um resumo das principais características do Plano e não dispensa a leitura do seu Regulamento, cujo teor sempre prevalecerá

Leia mais

Cartilha do. Regime de Tributação

Cartilha do. Regime de Tributação Cartilha do Regime de Tributação Cartilha do Regimee de Tributação 2 Apresentação A Previnorte elaborou esta Cartilha com o objetivo de orientar o participante na faculdade da escolha pelo regime de tributação,

Leia mais

CARTILHA DO PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA ECOS

CARTILHA DO PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA ECOS CARTILHA DO PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA ECOS A ECOS Fundação de Seguridade Social do Banco Econômico S/A é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, sem fins lucrativos, e a sua finalidade é

Leia mais

O que você precisa saber sobre a migração de regime de previdência

O que você precisa saber sobre a migração de regime de previdência O que você precisa saber sobre a migração de regime de previdência Os servidores vinculados a regras de aposentadoria da integralidade/paridade (ingresso no serviço público até 31/12/2003) ou média/reajustes

Leia mais

1) O que é um Plano de Previdência Complementar? É um plano cujo objetivo o pagamento de benefícios semelhantes aos pagos pela Previdência Social.

1) O que é um Plano de Previdência Complementar? É um plano cujo objetivo o pagamento de benefícios semelhantes aos pagos pela Previdência Social. Preparamos uma lista com as dúvidas mais comuns a respeito do Plano PREV-ESTAT. Se você ainda precisar de ajuda, ligue para 0800 025 35 45, das 8 às 19h. 1) O que é um Plano de Previdência Complementar?

Leia mais

MATERIAL EXPLICATIVO PLANO PAN

MATERIAL EXPLICATIVO PLANO PAN MATERIAL EXPLICATIVO PLANO PAN Índice A Previdência no Brasil A FUNEPP e o PAN pág. 6 pág. 10 Material Explicativo PAN 2 Material Explicativo PAN 3 O MELHOR MOMENTO PARA PENSAR NO FUTURO É AGORA! Material

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE

MANUAL DO PARTICIPANTE PREVINDUS Associação de Previdência Complementar MANUAL DO PARTICIPANTE PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA SESI RJ SENAI RJ FIRJAN/CIRJ/IEL SEBRAE-RJ PREVINDUS JANEIRO / 2017 ÍNDICE Apresentação Principais

Leia mais

Alterações de Regulamento

Alterações de Regulamento Alterações de Regulamento Aprovação das alterações no Regulamento do Plano MSD Prev Como mais uma etapa do processo de harmonização do benefício de aposentadoria oferecido pelas empresas do grupo MSD no

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano de Aposentadoria MSD Prev

Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano de Aposentadoria MSD Prev Quadro Comparativo das Alterações Propostas Regulamento do Plano de Aposentadoria MSD Prev MSD Prev Sociedade de Previdência Privada CNPB:19.980.047-83 CNPJ:02.726.871/0001-12 Anexo I Ata de Reunião Extraordinária

Leia mais

MATERIAL EXPLICATIVO PAP

MATERIAL EXPLICATIVO PAP MATERIAL EXPLICATIVO PAP índice A Previdência no Brasil A Funepp e o PAP pág. 6 pág. 10 2 3 A Nestlé oferece aos seus colaboradores a oportunidade de se prepararem para o futuro, auxiliando-os na formação

Leia mais

ASSUNTO ANTES DAS ALTERAÇÕES APÓS AS ALTERAÇÕES Definições Serviço Contínuo

ASSUNTO ANTES DAS ALTERAÇÕES APÓS AS ALTERAÇÕES Definições Serviço Contínuo Alterações no Regulamento do Plano de A Apresentamos abaixo as alterações realizadas no Plano de A, aprovadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, por meio da Portaria nº

Leia mais

Plano TelebrásPrev. Junho/15

Plano TelebrásPrev. Junho/15 Plano TelebrásPrev Junho/15 Sumário O que é um Plano de Benefícios Conheça a Sistel Plano TelebrásPrev Regras Gerais Plano TelebrásPrev - Benefícios Plano TelebrásPrev - Custeio Plano TelebrásPrev - Institutos

Leia mais

MATERIAL EXPLICATIVO PLANO PAN

MATERIAL EXPLICATIVO PLANO PAN MATERIAL EXPLICATIVO PLANO PAN índice A Previdência no Brasil A FUNEPP e o PAN pág. 6 pág. 10 Material Explicativo PAN 2 Material Explicativo PAN 3 O MELHOR MOMENTO PARA PENSAR NO FUTURO É AGORA! Material

Leia mais

FAQ Incorporação Plano Visão T-Gestiona ao Visão Telefônica

FAQ Incorporação Plano Visão T-Gestiona ao Visão Telefônica FAQ Incorporação Plano Visão T-Gestiona ao Visão Telefônica Confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre a incorporação do plano Visão T-Gestiona ao plano Visão Telefônica: 1) Por que incorporar

Leia mais

Saldamento do REG/Replan. e Novo Plano

Saldamento do REG/Replan. e Novo Plano Saldamento do REG/Replan e Novo Plano 1 NOVOS CAMINHOS A FUNCEF apresenta duas novidades aos associados: o Saldamento do REG/Replan e o Novo Plano de Benefícios. Neste site, você tem a oportunidade de

Leia mais

DE PARA JUSTIFICATIVA

DE PARA JUSTIFICATIVA CAPÍTULO II DAS DEFINIÇÕES Art. 2º. Para efeito deste Regulamento entende-se por: XXX. Resgate: Instituto que prevê o recebimento do Saldo de Conta por ocasião do desligamento do Plano DentalUNIPrev; XXX.

Leia mais

Tudo sobre APOSENTADORIA

Tudo sobre APOSENTADORIA Tudo sobre APOSENTADORIA Veja as regras para a solicitação de aposentadoria APOSENTADORIA NORMAL O benefício de aposentadoria será concedido ao participante que já tiver encerrado o vínculo empregatício

Leia mais

Seja bem-vindo! Odebrecht Previdência Guia Explicativo

Seja bem-vindo! Odebrecht Previdência Guia Explicativo GUIA EXPLICATIVO Odebrecht Previdência Guia Explicativo Seja bem-vindo! Este guia foi especialmente desenvolvido para proporcionar uma rápida reflexão sobre o seu futuro, além de contribuir para que você,

Leia mais

Opções Após o Desligamento: Autopatrocínio e BPD

Opções Após o Desligamento: Autopatrocínio e BPD Opções Após o Desligamento: Autopatrocínio e BPD Ao se desligar da empresa que patrocina o seu plano de previdência complementar, administrado pela Visão Prev, você tem a possibilidade de continuar com

Leia mais

A Previdência no Brasil A FUNEPP e o PAP II. pág. 6 pág. 10. Material Explicativo PAP II 2

A Previdência no Brasil A FUNEPP e o PAP II. pág. 6 pág. 10. Material Explicativo PAP II 2 A Previdência no Brasil A FUNEPP e o PAP II pág. 6 pág. 10 Material Explicativo PAP II 2 Material Explicativo PAP II 3 O MELHOR MOMENTO PARA PENSAR NO FUTURO É AGORA! Material Explicativo PAP II 4 A Nestlé

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES PLANO DE BENEFÍCIOS FAF CNPB Nº

PERGUNTAS FREQUENTES PLANO DE BENEFÍCIOS FAF CNPB Nº 1 - Quem pode ingressar no Plano de Benefícios FAF? O Plano de Benefícios está fechado ao ingresso de novos Participantes desde 01.01.2003. 2 - Como são fixadas as contribuições mensais dos Participantes

Leia mais

Regulamento. Alterações no. do Plano de Benefícios D

Regulamento. Alterações no. do Plano de Benefícios D Alterações no Regulamento do Plano de D Apresentamos abaixo as alterações realizadas no Plano de D, aprovadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, por meio da Portaria nº

Leia mais