Verificação de Aprendizagem. Assunto: Projeções Cartográficas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Verificação de Aprendizagem. Assunto: Projeções Cartográficas"

Transcrição

1 Verificação de Aprendizagem Assunto: Projeções Cartográficas

2 1. A questão refere-se às imagens abaixo. Fonte: DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: Editora UFSC, Em relação às figuras, é correto afirmar que: a) expressam tipos de projeções básicas da técnica cartográfica, das quais se derivam a maioria dos mapas conhecidos. b) apresentam uma construção complexa de modelagem matemática da Terra, transformando a parte plana em um mapa bidimensional. c) geram distorções lineares no cilindro, no cone e no plano, respectivamente, considerando determinadas propriedades geográficas. d) caracterizam-se pela propriedade de deformação das áreas representadas, mantendo uma relação constante com a superfície terrestre.

3

4 3. Leia os textos, com algumas Projeções Cartográficas. I - Projeção Cartográfica que apresenta como característica: ser a mais usada para representar latitudes médias, nas proximidades dos trópicos; apresenta na região da linha do Equador e as regiões polares maiores distorções; e representa apenas um hemisfério por vez. II - Projeção Cartográfica que se baseia em um plano; ideal para as pequenas regiões, pois as deformações aumentam à medida que as regiões representadas se afastam do ponto central da projeção. Assinale a sequencia CORRETA e RESPECTIVA: A). Projeção Azimutal Projeção Cilíndrica B). Projeção Cônica Projeção Cilíndrica C). Projeção Cilíndrica Projeção Azimutal D). Projeção Cônica Projeção Azimutal E). Projeção Azimutal Projeção Cônica

5 4. Os conhecimentos sobre projeções cartográficas e uso de mapas possibilitam afirmar: a) A projeção azimutal fornece uma visão eurocêntrica do mundo e, por isso, ela não é mais utilizada. b) As distorções da representação, nas projeções cilíndricas, são maiores no Equador e menores nos polos. c) A projeção de Peters é a única que não pretende privilegiar nenhum continente, porque ela reproduz rigorosamente a realidade. d) A projeção cônica só pode ser utilizada para representar grandes regiões, porque as distorções são pequenas entre os trópicos, não representando, portanto, a realidade das áreas mapeadas. e) As projeções cartográficas permitem que, na construção dos mapas temáticos, os meridianos e os paralelos terrestres sejam transformados de uma realidade tridimensional para uma realidade bidimensional.

6 5. Sobre as características da Projeção Cilíndrica assinale a opção INCORRETA: A). Deforma muito as informações das áreas temperadas e próximas aos polos. B). Representa melhor as regiões localizadas próximas da linha do Equador. C). Deforma as informações em altas latitudes. D). Mantém as informações preservadas nas regiões de alta latitude. E). Preserva as informações de baixa latitude.

7 6. No mapa obtido dessa projeção cartográfica, a) as regiões polares apresentam pequenas distorções. b) o Círculo Polar Ártico mantém as dimensões inalteradas. c) os paralelos e os meridianos cruzam-se, formando ângulos retos. d) a área em destaque tem forma e tamanho idênticos aos da sua origem no globo.

8 7. Observe as representações do continente africano,realizadas por meio das projeções de Mercator e de Peters. (Adaptado de Oswald Freyer Eimbeke, p. 40) ASSINALE a alternativa CORRETA: a) Na projeção de Peters, as distâncias entre os paralelos crescem à medida que se afastam do Equador, gerando um aumento exagerado das áreas localizadas próximas aos polos. b) A projeção de Mercator não se presta para a comparação de superfícies ou para medir distâncias, uma vez que foi criada para atender às necessidades de navegação do século XVI. c) Por situar a África no centro, a projeção de Peters torna a África maior do que de fato ela é, se comparada aos demais continentes. d) Os mapas de Peters e de Mercator, por se tratarem de projeções cilíndricas, não causam nenhuma deformação na representação de qualquer região do globo terrestre em um plano.

9 8. Abaixo é reproduzido um mapamúndi na projeção de Mercator. (Adaptado de notes/ georeferencing/rect_coordslect.html.) É correto afirmar que, nesta projeção, a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas. b) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais. c) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador. d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.

10 9. Em 1569, o cartógrafo Gerhard Mercator propôs a projeção do globo que se tornou a mais difundida até hoje - a projeção de Mercator. Do ponto de vista ideológico, a concepção desse planisfério traduz uma visão particular da realidade que se caracteriza pela: a) centralização do mapa no continente europeu b) inexatidão no contorno das formas dos continentes c) falta de proporção na representação do continente africano d) deformidade das áreas mais próximas aos polos e) inversão na posição dos hemisférios

11 10. Observe com atenção o mapa a seguir. O planisfério foi elaborado cartograficamente por meio da Projeção de Gall-Peters, cujo contexto político-econômico, o influenciou para o desenvolvimento desse mapa. Assinale a alternativa que corresponde ao mapa de Gall-Peters: a) Corresponde a uma projeção do tipo cônica, que distorce as áreas situadas nas baixas latitudes e torna mais fiel a representação das regiões de média e elevada latitudes. b) Peters, que retomou a elaboração dessa projeção durante o período da Guerra Fria, procurou ressaltar no mapa, a partir da representação das dimensões das áreas, a superioridade dos Estados Unidos sobre as demais porções do globo. c) Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator. d) É uma projeção, cuja principal qualidade está no respeito às formas dos continentes, procurando representá-las com fidelidade, ao contrário das áreas que são mostradas de maneira desigual, sendo maiores próximas aos pólos e reduzidas na faixa intertropical.

12 11. As figuras a seguir Foram construídas utilizando a projeção do tipo azimutal equidistante. SENE, E. de; MOREIRA, J. C. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, p Sobre esse tipo de projeção, É CORRETO AFIRMAR QUE: a) representa as áreas de latitudes médias e a conservação das formas e dos ângulos continentais. b) conserva as formas das massas e a proporcionalidade dos diversos continentes. c) representa distâncias e direções exatas a partir de um centro, revelando, dessa forma, um conteúdo geopolítico. d) todas as alternativas anteriores estão incorretas.

13 12. A figura é uma proposta de representação cartográfica, defendida pelo administrador de empresas Stephen Kanitz. (Um mapa verdadeiramente brasileiro. Disponível em: Acessado em ) Pode-se afirmar que ela se fundamenta numa projeção cartográfica: a) viável, pois embora invertida, não incorre em deformações na representação da superfície da Terra. b) impossível, pois omite as nações mais ricas do globo, que detêm o poder político, econômico e militar. c) correta, pois se utiliza da projeção cilíndrica de Peters para dar ênfase ao hemisfério meridional. d) possível, mostrando que a escolha dos referenciais cartográficos tem componentes político-ideológicos. e) incorreta, pois não respeita as normas básicas da projeção de Mercator, a mais correta das projeções.

14 Respostas Sublinhe, também, os erros nas alternativas. Isso ajudará na hora do estudo para o teste.

15 1. A questão refere-se às imagens abaixo. Fonte: DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: Editora UFSC, Em relação às figuras, é correto afirmar que: a) expressam tipos de projeções básicas da técnica cartográfica, das quais se derivam a maioria dos mapas conhecidos. b) apresentam uma construção complexa de modelagem matemática da Terra, transformando a parte plana em um mapa bidimensional. (tridimensional) c) geram distorções lineares no cilindro, no cone e no plano, respectivamente, considerando determinadas propriedades geográficas. (em várias direções) d) caracterizam-se pela propriedade de deformação das áreas representadas, mantendo uma relação constante com a superfície terrestre. (não é constante)

16 Nem é a única, nem deixa de apresentar deformações

17 3. Leia os textos, com algumas Projeções Cartográficas. I - Projeção Cartográfica que apresenta como característica: ser a mais usada para representar latitudes médias, nas proximidades dos trópicos; apresenta na região da linha do Equador e as regiões polares maiores distorções; e representa apenas um hemisfério por vez. II - Projeção Cartográfica que se baseia em um plano; ideal para as pequenas regiões, pois as deformações aumentam à medida que as regiões representadas se afastam do ponto central da projeção. Assinale a sequencia CORRETA e RESPECTIVA: A). Projeção Azimutal Projeção Cilíndrica B). Projeção Cônica Projeção Cilíndrica C). Projeção Cilíndrica Projeção Azimutal D). Projeção Cônica Projeção Azimutal E). Projeção Azimutal Projeção Cônica

18 4. Os conhecimentos sobre projeções cartográficas e uso de mapas possibilitam afirmar: a) A projeção azimutal fornece uma visão eurocêntrica do mundo e, por isso, ela não é mais utilizada. (usa-se sim) b) As distorções da representação, nas projeções cilíndricas, são maiores no Equador e menores nos polos. (ao contrário) c) A projeção de Peters é a única que não pretende privilegiar nenhum continente, porque ela reproduz rigorosamente a realidade. (toda projeção tem imperfeições, inclusive a de Peters) d) A projeção cônica só pode ser utilizada para representar grandes regiões, porque as distorções são pequenas entre os trópicos, não representando, portanto, a realidade das áreas mapeadas. e) As projeções cartográficas permitem que, na construção dos mapas temáticos, os meridianos e os paralelos terrestres sejam transformados de uma realidade tridimensional para uma realidade bidimensional.

19 5. Sobre as características da Projeção Cilíndrica assinale a opção INCORRETA: A). Deforma muito as informações das áreas temperadas e próximas aos polos. B). Representa melhor as regiões localizadas próximas da linha do Equador. C). Deforma as informações em altas latitudes. D). Mantém as informações preservadas nas regiões de alta latitude. (a cilíndrica preserva as baixas latitudes - equador) E). Preserva as informações de baixa latitude.

20 6. No mapa obtido dessa projeção cartográfica, a) as regiões polares apresentam pequenas distorções. (grandes) b) o Círculo Polar Ártico mantém as dimensões inalteradas. (alterase muito) c) os paralelos e os meridianos cruzam-se, formando ângulos retos. d) a área em destaque tem forma e tamanho idênticos aos da sua origem no globo. (na projeção mostrada (Mercator), os tamanhos não são corretos nota-se o alargamento da parte sul do Brasil Am. do Sul)

21 7. Observe as representações do continente africano,realizadas por meio das projeções de Mercator e de Peters. (Adaptado de Oswald Freyer Eimbeke, p. 40) ASSINALE a alternativa CORRETA: a) Na projeção de Peters, as distâncias entre os paralelos crescem à medida que se afastam do Equador, gerando um aumento exagerado das áreas localizadas próximas aos polos. (diminuem) b) A projeção de Mercator não se presta para a comparação de superfícies ou para medir distâncias, uma vez que foi criada para atender às necessidades de navegação do século XVI. c) Por situar a África no centro, a projeção de Peters torna a África maior do que de fato ela é, se comparada aos demais continentes. d) Os mapas de Peters e de Mercator, por se tratarem de projeções cilíndricas, não causam nenhuma deformação na representação de qualquer região do globo terrestre em um plano.

22 8. Abaixo é reproduzido um mapamúndi na projeção de Mercator. (Adaptado de notes/ georeferencing/rect_coordslect.html.) É correto afirmar que, nesta projeção, a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas. b) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais. c) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador. d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.

23 9. Em 1569, o cartógrafo Gerhard Mercator propôs a projeção do globo que se tornou a mais difundida até hoje - a projeção de Mercator. Do ponto de vista ideológico, a concepção desse planisfério traduz uma visão particular da realidade que se caracteriza pela: a) centralização do mapa no continente europeu b) inexatidão no contorno das formas dos continentes c) falta de proporção na representação do continente africano d) deformidade das áreas mais próximas aos polos e) inversão na posição dos hemisférios

24 10. Observe com atenção o mapa a seguir. O planisfério foi elaborado cartograficamente por meio da Projeção de Gall-Peters, cujo contexto político-econômico, o influenciou para o desenvolvimento desse mapa. Assinale a alternativa que corresponde ao mapa de Gall-Peters: a) Corresponde a uma projeção do tipo cônica, que distorce as áreas situadas nas baixas latitudes e torna mais fiel a representação das regiões de média e elevada latitudes. (é cilíndrica e não distorce as áreas) b) Peters, que retomou a elaboração dessa projeção durante o período da Guerra Fria, procurou ressaltar no mapa, a partir da representação das dimensões das áreas, a superioridade dos Estados Unidos sobre as demais porções do globo. (pelo contrário, diminui os países temperados do mapa de Mercator) c) Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator. d) É uma projeção, cuja principal qualidade está no respeito às formas dos continentes, procurando representá-las com fidelidade, ao contrário das áreas que são mostradas de maneira desigual, sendo maiores próximas aos pólos e reduzidas na faixa intertropical. (não respeita as formas e sim as áreas)

25 11. As figuras a seguir Foram construídas utilizando a projeção do tipo azimutal equidistante. SENE, E. de; MOREIRA, J. C. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, p Sobre esse tipo de projeção, É CORRETO AFIRMAR QUE: a) representa as áreas de latitudes médias e a conservação das formas e dos ângulos continentais. (próximo ao equador baixa latitude) b) conserva as formas das massas e a proporcionalidade dos diversos continentes. (deforma muito todos os continentes) c) representa distâncias e direções exatas a partir de um centro, revelando, dessa forma, um conteúdo geopolítico. d) todas as alternativas anteriores estão incorretas.

26 12. A figura é uma proposta de representação cartográfica, defendida pelo administrador de empresas Stephen Kanitz. (Um mapa verdadeiramente brasileiro. Disponível em: Acessado em ) Pode-se afirmar que ela se fundamenta numa projeção cartográfica: a) viável, pois embora invertida, não incorre em deformações na representação da superfície da Terra. b) impossível, pois omite as nações mais ricas do globo, que detêm o poder político, econômico e militar. c) correta, pois se utiliza da projeção cilíndrica de Peters para dar ênfase ao hemisfério meridional. d) possível, mostrando que a escolha dos referenciais cartográficos tem componentes político-ideológicos. e) incorreta, pois não respeita as normas básicas da projeção de Mercator, a mais correta das projeções.

ATIVIDADES 8º ANO. MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, p.16.

ATIVIDADES 8º ANO. MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, p.16. 1) Leia o texto e assinale a alternativa correta: ATIVIDADES 8º ANO MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, 2008. p.16. Sobre a Projeção de Mercator, podemos afirmar

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 1) Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a hora inicial, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. Prof. Marize

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. Prof. Marize PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Prof. Marize PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral Paulo Tumasz Junior Cartografia Geral APRESENTAÇÕES Slides - A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa, ciência que trata da concepção,

Leia mais

Geografia Prof. Davi Cartografia

Geografia Prof. Davi Cartografia Geografia Prof. Davi Cartografia EXERCÍCIOS 4. (Fuvest 2012) Observe os seguintes mapas do Brasil: 1. (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades

Leia mais

Projeções Cartográficas

Projeções Cartográficas CARTOGRAFIA Projeções Cartográficas Uma projeção cartográfica nada mais é do que o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, por meio de paralelos e meridianos, os fenômenos

Leia mais

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS Tipos de representações cartográficas: por desenhos ou por imagens.

Leia mais

Parte 1: algumas considerações acerca das projeções cartográficas

Parte 1: algumas considerações acerca das projeções cartográficas Parte 1: algumas considerações acerca das projeções cartográficas PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Para entender o que são projeções cartográficas, precisamos lembrar de que o nosso planeta tem a forma arredondada

Leia mais

Parte 1: algumas considerações acerca das projeções cartográficas

Parte 1: algumas considerações acerca das projeções cartográficas Disciplina: Cartografia Sistemática Prof. Ricardo Ferreira Parte 1: algumas considerações acerca das projeções cartográficas PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Para entender o que são projeções cartográficas, precisamos

Leia mais

Projeções Cartográficas. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo

Projeções Cartográficas. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Projeções Cartográficas Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Conteúdo programático e Objetivos Conceito Sistemas de Projeções Deformações advindas das projeções Projeções: cônicas, cilíndricas

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS O QUE SÃO AS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS? Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica,

Leia mais

Apostila de Geografia 10 Cartografia

Apostila de Geografia 10 Cartografia Apostila de Geografia 10 Cartografia 1.0 Definições Cartografia Ciência que estuda a representação total ou parcial da Terra. Produto final: mapas ou globos terrestres. Mapas Superfícies planas onde a

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 11/05/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

EXTENSIVO 2013 Data: 06/04/2013 Disciplina: Geografia Professores: Marcella e Pedro. Aula nº: 01

EXTENSIVO 2013 Data: 06/04/2013 Disciplina: Geografia Professores: Marcella e Pedro. Aula nº: 01 EXTENSIVO 2013 Data: 06/04/2013 Disciplina: Geografia Professores: Marcella e Pedro. Aula nº: 01 Material complementar da aula 01: Noções de Cartografia Onde é a nossa casa? Onde é o nosso país? Onde se

Leia mais

GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1

GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 CARTOGRAFIA - DEFINIÇÕES Cartografia do grego, chartis = gráfico + grapheín = escrita. Cartografia é a área do conhecimento que

Leia mais

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 DISCIPLINA: Geografia do Brasil SÉRIE 3ª e Med PROFESSOR: Márcio PROVA: Testes DIA: ASSUNTO: Noções Espaciais e Cartografia APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 OBSERVAÇÕES: 1. (UNICAMP 2012. Adaptada) Abaixo é

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS 1. Introdução São utilizadas para desenhar sobre uma esfera um sistema de paralelos e meridianos. Sempre há deformações. O que é melhor: Mapas planos ou globos? Sua representação

Leia mais

REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA

REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS DEFINIÇÃO... Projeção cartográfica corresponde à representação de uma superfície esférica num plano. CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO MÉTODO PROJEÇÃO CILÍNDRICA

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: GEOGRAFIA 1 Professor (a): Profª Roberta Andrade Conteúdo: CARTOGRAFIA Orientação pelo sol e Rosa dos Ventos; Coordenadas Geográficas; Antípodas;

Leia mais

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS VEST Abril @vestmapamental G E O G R A F I A CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS Os mapas são o resultado visível da representação do espaço geográfico, por meio da cartografia. No Brasil costuma-se diferenciar

Leia mais

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires Elementos de um mapa Professora de Geografia Thamires Principais elementos de um mapa Título informa o tema, local, tempo. Legenda detalha as informações do título Escala permite visualizar a proporção

Leia mais

Fortaleza, março de 2019

Fortaleza, março de 2019 Professor Vinícius Vanir Venturini Aula 05 - Cartografia: projeções cartográficas (cilíndrica, de Mercator, Peter s, cônica, azimutal, afilática, ou arbitrária, ou de Robson, Mollweide, Goode, Hözel e

Leia mais

Professora: Rilvania Flôr.

Professora: Rilvania Flôr. Professora: Rilvania Flôr. Cartografia é a ciência de preparar cartas, mapas e planos para os mais variados fins, com diversos níveis de complexidade e informação, baseados em elementos científicos, técnicos

Leia mais

GEOGRAFIA VESTIBULAR

GEOGRAFIA VESTIBULAR GEOGRAFIA VESTIBULAR MOVIMENTOS DA TERRA TRANSLAÇÃO As estações do ano, resultantes das diferentes posições que a terra ocupa durante o movimento de translação ; A desigual duração dos dias e das noites

Leia mais

ATIVIDADES 8º ANOS. MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, p.16.

ATIVIDADES 8º ANOS. MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, p.16. ATIVIDADES 8º ANOS 1) Leia o texto e assinale a alternativa correta: MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, 2008. p.16. Sobre a Projeção de Mercator, podemos afirmar

Leia mais

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas É a posição exata no globo terrestre Intersecção entre latitude e longitude Paralelos Linhas paralelas a Linha do Equador Trópico de Capricórnio Hemisfério

Leia mais

GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA

GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA 1ºEM GEOGRAFIA FÍSICA LUIZ GUSTAVO PROFÃO 2º Bimestre Utilize o material de apoio, disponível no site, para fazer esses exercícios. Observação:

Leia mais

Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Curvas de Nível Mapas temáticos Representação de fenômenos e suas diversidades: Qualitativas: Representa os diferentes elementos cartográficos Ex: Rios, cidades, industrias,

Leia mais

Cartografia: projeções cartograficas

Cartografia: projeções cartograficas Cartografia: projeções cartograficas Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica num plano (o mapa) ou, ainda, um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO. 1) As figuras a seguir mostram o mundo representado em projeções cartográficas diferentes.

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO. 1) As figuras a seguir mostram o mundo representado em projeções cartográficas diferentes. ATIVIDADES ONLINE 8º ANO 1) As figuras a seguir mostram o mundo representado em projeções cartográficas diferentes. Analisadas as figuras acima, é CORRETO afirmar que a) ambas as projeções são cilíndricas,

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br ESCALAS O mapa é a forma de representação da superfície terrestre, de milhares de quilômetros em apenas alguns centímetros em um plano ou globo. Para

Leia mais

Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: 2) Qual a diferença entre projeções verdadeiras e redes convencionais?

Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: 2) Qual a diferença entre projeções verdadeiras e redes convencionais? Câmpus de Rio Claro/SP Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS 1) O que você entende sobre projeção cartográfica? 2) Qual a diferença entre

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.edu.br PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS, pág. 19 a 30 Técnicas destinadas a representar o globo que tem três dimensões em apenas duas (3D em 2D). Consiste num conjunto

Leia mais

Professora: Jordana Costa

Professora: Jordana Costa Projeções cartográficas Professora: Jordana Costa Projeções cartográficas Um dos grandes problemas enfrentados para uma boa representação cartográfica diz respeito à forma da Terra. Por possuir uma superfície

Leia mais

TIPOS DE MAPAS Geral

TIPOS DE MAPAS Geral Cartografia Arte ou ciência de compor cartas geográficas Ramo da geografia vinculada aos estudos dos mapas e sua composição Representação convencional da configuração da superfície terrestre. Retrato de

Leia mais

INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA. Prof. Rogério da Mata

INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA. Prof. Rogério da Mata INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA A importância dos pontos de referência Pontos Cardeais: são pontos principais utilizados como padrão de localização ou pontos de referência. Através deles é possível localizar

Leia mais

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros.

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. Qualquer região da superfície terrestre pode ser dividida por linhas horizontais

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano

Leia mais

O QUE É CARTOGRAFIA? É A TÉCNICA DE FAZER MAPAS. MAPA NÃO É MERO DESENHO E SIM UM CONJUNTO DE MOTIVO: NECESSIDADE DO HOMEM SE LOCALIZAR.

O QUE É CARTOGRAFIA? É A TÉCNICA DE FAZER MAPAS. MAPA NÃO É MERO DESENHO E SIM UM CONJUNTO DE MOTIVO: NECESSIDADE DO HOMEM SE LOCALIZAR. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS (CARTOGRAFIA) O QUE É CARTOGRAFIA? É A TÉCNICA DE FAZER MAPAS. MAPA NÃO É MERO DESENHO E SIM UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES VISUAIS. MOTIVO: NECESSIDADE DO HOMEM SE LOCALIZAR. GA-SUR

Leia mais

Se a Terra é esférica, como meu mapa é plano?

Se a Terra é esférica, como meu mapa é plano? Se a Terra é esférica, como meu mapa é plano? Dificuldade elementar da Cartografia : representar a Terra : transpor 3D para 2D : desprezar a curvatura da superfície real para representação Operação matemática

Leia mais

2.1. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que

2.1. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que Projeções Cartográficas A arte na construção de mapas 2. Projeções cartográficas 2.1. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades? 2.2 O que são e para que foram desenvolvidos

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª série: Professor: Márcio França Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível,

Leia mais

Geografia. Comunicação por Meio dos Mapas. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Comunicação por Meio dos Mapas. Professor Luciano Teixeira. Geografia Comunicação por Meio dos Mapas Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CARTOGRAFIA A Cartografia é um instrumento básico para a análise do espaço. Há muitos anos,

Leia mais

ENTREGAR EM: 24/05/2018

ENTREGAR EM: 24/05/2018 Assunto: Roteiro de recuperação da I etapa de GEOGRAFIA Tipo: U Data:25/05/2018 Ensino Médio Ano/Série: 1º Turma: TA Valor: 5,0 Nome: Nº Nota: Professor: Gilson Pinheiro Lima Ass. do Responsável: Querido(a)

Leia mais

Projeções Cartográficas. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado

Projeções Cartográficas. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Projeções Cartográficas Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado O que são projeções cartográficas? Podemos definir um projeção como sendo um sistema plano de meridianos e paralelos,

Leia mais

Geografia. Cartografia. Professor Tiago Trombetta.

Geografia. Cartografia. Professor Tiago Trombetta. Geografia Cartografia Professor Tiago Trombetta www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CARTOGRAFIA Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas

Leia mais

Projeções Cartográficas. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades?

Projeções Cartográficas. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades? Projeções Cartográficas Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades? É possível eliminar as deformidades em um mapa ao representar áreas da Terra? O que são e para

Leia mais

Revisado. Professor Vinícius Vanir Venturini TC Jean Cid (coord. de disciplina)

Revisado. Professor Vinícius Vanir Venturini TC Jean Cid (coord. de disciplina) Nome: Nº Nota Turma: Data: /04/2019 O presente instrumento de avaliação apresenta 12 escores. Orientação, localização e coordenadas geográficas Observação: No quadro a seguir, estão indicadas as coordenadas

Leia mais

Geografia. Projeções Cartográficas. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Projeções Cartográficas. Professor Luciano Teixeira. Geografia Projeções Cartográficas Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Cartografia A Cartografia é um instrumento básico para a análise do espaço

Leia mais

Colégio XIX de Março

Colégio XIX de Março Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 09/05/2018 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I

CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I Os mapas devem ser constantemente alterados para mostrar as transformações ocorridas. Isso implica em pensar a cartografia como

Leia mais

Características Básicas dos Mapas

Características Básicas dos Mapas Características Básicas dos Mapas Localização e Atributos Localização: dada por suas posições no espaço (coordenadas) bidimensional ou tridimensional. Atributos: qualidades ou magnitudes, ou variável temática,

Leia mais

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA (Copyright 1991-2006 SPRING - DPI/INPE) 1 (Para uso no SPRING) 1 - Sistemas de Coordenadas Um objeto geográfico qualquer, como uma cidade, a foz

Leia mais

Março 1º ano EM 2013

Março 1º ano EM 2013 Março 1º ano EM 2013 1) A compreensão e o uso das coordenadas geográficas são de importância fundamental na geografia. O que são coordenadas geográficas e qual sua utilização no estudo do espaço geográfico?

Leia mais

Lista de exercícios complementares 3

Lista de exercícios complementares 3 Lista de exercícios complementares 3 1ºEM GEOGRAFIA FÍSICA Prof. LUIZ GUSTAVO PROFÃO 2º Bimestre CARTOGRAFIA Utilize o material de apoio, disponível no site, para fazer esses exercícios. Observação:NÃO

Leia mais

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada.

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. Na antiguidade os navegadores precisavam dominar bem a cartografia. Abaixo temos algumas notações: Considerando

Leia mais

NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

NOÇÕES DE CARTOGRAFIA NOÇÕES DE CARTOGRAFIA 1. Localização e Orientação Localizar-se e orientar-se no espaço geográfico foi uma das preocupações iniciais do ser humano, devido a várias necessidades: encontrar recursos naturais

Leia mais

Cartografia e Orientação

Cartografia e Orientação Cartografia e Orientação 1. (FUVEST) Observe estes mapas: a) Identifique duas diferenças significativas entre os mapas, quanto à forma de representação cartográfica. b) Qual era o principal objetivo de

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Uma projeção cartográfica consiste num conjunto de linhas (paralelos e meridianos), que formam uma rede, sobre a qual são representados os elementos do mapa. Todos os mapas e/ou cartas são representações

Leia mais

Lista de exercícios de Projeções Cartográficas Professor: Jair Henrique

Lista de exercícios de Projeções Cartográficas Professor: Jair Henrique Lista de exercícios de Projeções Cartográficas Professor: Jair Henrique (MACK) 1. http://www.grida.no/prog/global/cgiar/images/twat.gif De acordo com a representação cartográfica acima, está correto afirmar

Leia mais

Professores: Jaime, Clodoaldo

Professores: Jaime, Clodoaldo Professores: Jaime, Clodoaldo Ciência que abrange os fenômenos humanos e naturais, como condições ambientais(clima, vegetação, relevo, hidrografia) e as relações humanas Ela descreve e interpreta de maneira

Leia mais

GPS REPRESENTAÇÃO DA TERRA

GPS REPRESENTAÇÃO DA TERRA GPS REPRESENTAÇÃO DA TERRA Macedo, M.Sc. Poli, Brasil.. 2014 2/24 Qual a Forma da Durante muito tempo adotou-se a com a forma plana, onde em qualquer momento se chegaria ao fim do oceano, em um grande

Leia mais

FUNDAMENTOS DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA

FUNDAMENTOS DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA FUNDAMENTOS DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA Professor: Leonard Niero da Silveira leonardsilveira@unipampa.edu.br As projeções cartográficas nasceram

Leia mais

Mapas são representações totais ou parciais da superfície terrestre em um plano, em uma determinada escala.

Mapas são representações totais ou parciais da superfície terrestre em um plano, em uma determinada escala. 1 1 Projeção Cartográfica é a técnica de projetar a superfície da Terra, admitida como esférica ou elipsóidica, em um plano. A projeção cartográfica é definida por um Modelo da Superfície Terrestre e pelo

Leia mais

Cartografia: projeções cartograficas

Cartografia: projeções cartograficas Cartografia: projeções cartograficas Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica num plano (o mapa) ou, ainda, um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa A DIVISÃO NATURAL DO MUNDO (p. 186-189) Divisão natural: superfície líquida (oceanos e mares) e terras emersas (continentes). A DIVISÃO NATURAL DO MUNDO (p. 186-189) A DIVISÃO NATURAL DO MUNDO (p. 186-189)

Leia mais

REPRODUÇÃO. Representação do espaço geográfico GEOGRAFIA GERAL 2

REPRODUÇÃO. Representação do espaço geográfico GEOGRAFIA GERAL 2 REPRODUÇÃO Representação do espaço geográfico GEOGRAFIA GERAL 2 GEOGRAFIA GERAL aulas 4 e 5 EXERCÍCIO 1. (Fuvest) Sempre deixamos marcas no meio ambiente. Para medir essas marcas, William Rees propôs um(a)

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 23/06/2018 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Colégio Militar de Brasília - CMB

Colégio Militar de Brasília - CMB Colégio Militar de Brasília - CMB Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Professor Vinícius Vanir Venturini professor.venturini@gmail.com Orientação, Rosa dos Ventos 4319 km Boreal Setentrional

Leia mais

TD DE GEOGRAFIA 02/09/2017 Prof. Lara Maia

TD DE GEOGRAFIA 02/09/2017 Prof. Lara Maia TD DE GEOGRAFIA 02/09/2017 Prof. Lara Maia 1. (ENEM) O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6 o - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o

Leia mais

As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas.

As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas. Diz respeito às técnicas de representação da superfície

Leia mais

Programa Retomada de Conteúdo - 1 Bimestre

Programa Retomada de Conteúdo - 1 Bimestre Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa Retomada de Conteúdo -

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 2A AULA 4 Cartografia e Escala. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 2A AULA 4 Cartografia e Escala. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 2A AULA 4 Cartografia e Escala. Profº André Tomasini Projeções Cartográficas Foram criadas pela necessidade de representar uma figura esférica em um plano, tentando respeitar

Leia mais

Lista de exercícios complementares 4 - ESCALA

Lista de exercícios complementares 4 - ESCALA Lista de exercícios complementares 4 - ESCALA 1º EM GEOGRAFIA FÍSICA LUIZ GUSTAVO - PROFÃO 3º Bimestre Utilize o material de apoio, disponível no site, para fazer esses exercícios. Observação: NÃO é obrigatório

Leia mais

Representações Cartográficas e Fusos. Prof.: Robert Oliveira Cabral. Prof Robert ROC

Representações Cartográficas e Fusos. Prof.: Robert Oliveira Cabral. Prof Robert ROC Representações Cartográficas e Fusos Prof.: Robert Oliveira Cabral Finalidade dos Mapas A produção cartográfica, especialmente a sua evolução recente, está fortemente acoplada as questões militares. Os

Leia mais

REVISÃO 1 GEOGRAFIA MÓDULO 1

REVISÃO 1 GEOGRAFIA MÓDULO 1 REVISÃO 1 GEOGRAFIA MÓDULO 1 Cartografia Definição: Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas a partir dos resultados das observações diretas

Leia mais

Geografia. Aula 02. Projeções Cartográficas A arte na construção de mapas. 2. Projeções cartográficas

Geografia. Aula 02. Projeções Cartográficas A arte na construção de mapas. 2. Projeções cartográficas Geografia. Aula 02 Projeções Cartográficas A arte na construção de mapas 2. Projeções cartográficas 2.1. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades? É possível eliminar

Leia mais

Representações Cartográficas e Fusos. Prof.: Robert Oliveira Cabral. Prof Robert ROC

Representações Cartográficas e Fusos. Prof.: Robert Oliveira Cabral. Prof Robert ROC Representações Cartográficas e Fusos Prof.: Robert Oliveira Cabral Finalidade dos Mapas A produção cartográfica, especialmente a sua evolução recente, está fortemente acoplada as questões militares. Os

Leia mais

Geo. Hansen Monitor: Marcus Oliveira

Geo. Hansen Monitor: Marcus Oliveira Geo. Professor: Claudio Hansen Monitor: Marcus Oliveira Cartografia 22/24 ago RESUMO Cartografia Localizar-se e orientar-se no espaço sempre foi uma preocupação do ser humano. Hoje, conseguimos fazer isso

Leia mais

Cartografia. 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo.

Cartografia. 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo. Cartografia 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo. A análise do mapa permite concluir que a área representada localiza-se: A. No Hemisfério Ocidental, entre o Equador e

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

Projeções Cartográficas. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Projeções Cartográficas. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Projeções Cartográficas Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia SEMINÁRIO 20 min cada DIA 24/11/2017 4 grupos (5 alunos) + TRABALHO ESCRITO (resumo crítico de 1 artigo com 4 a 5 páginas, escrito com

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Coordenadas Aula 1

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Coordenadas Aula 1 UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1 Coordenadas Aula 1 Recife, 2014 Sistema de Coordenadas Um dos principais objetivos da Topografia é a determinação

Leia mais

Cartografia: Representações Cartográficas e Escala.

Cartografia: Representações Cartográficas e Escala. Cartografia: Representações Cartográficas e Escala. Cartografia Definição: Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas a partir dos resultados

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR JULIO BESSA DISCIPLINA GEOGRAFIA SIMULADO: P5 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br ALUNO TURMA 601 Questão 1

Leia mais

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Noções básicas Mapa História da Cartografia Elementos do Mapa Hemisférios Rosa dos ventos Coordenadas Geográficas Paralelos e Meridianos Latitude e Longitude Movimentos

Leia mais

Conceitos Básicos mapa

Conceitos Básicos mapa Cartografia Conceitos Básicos Entende-se por mapa a representação gráfica convencional, geralmente plana e em pequena escala, de áreas relativamente extensas, como acontece nos mapas dos atlas. Para tal,

Leia mais

GEOGRAFIA Geral e do Brasil

GEOGRAFIA Geral e do Brasil Banco de Questões 1 GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4. a edição Paulo Roberto Moraes BANCO DE QUESTÕES 2 A aplicação da cartografia nos estudos geográficos 1. (UNESP) Analise o mapa anamórfico ao lado. Explique

Leia mais

REVISÃO ENEM 1ª AULA CARTOGRAFIA

REVISÃO ENEM 1ª AULA CARTOGRAFIA REVISÃO ENEM 1ª AULA CARTOGRAFIA PROJEÇÕES CARTOGÁFICAS PROJEÇÃO CÔNICA PROJEÇÃO AZIMUTAL PROJEÇÃO CILÍNDRICA MERCATOR (CONFORME) PETERS (EQUIVALENTE) Existem diferentes formas de representação plana da

Leia mais

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 1º ANO E.M. GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE. 3) Responder à questão com base nos mapas e afirmativas a seguir.

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 1º ANO E.M. GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE. 3) Responder à questão com base nos mapas e afirmativas a seguir. ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 1º ANO E.M. GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) Os quatro planetas internos do sistema solar, que possuem composição rochosa, são: A) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. B)

Leia mais

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 1. A distribuição de energia solar, ou insolação, depende dos movimentos de rotação

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGRONOMIA AULA 2

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGRONOMIA AULA 2 GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGRONOMIA AULA 2 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Geoprocessamento Aplicado Semestre: 5º Créditos: 2.0.2.0 Carga Horária: 60h Período Letivo: 2015/1 Docente Responsável: Vinicius

Leia mais

Geomática/SIGDR 22 de Março de Sistemas de Referência: projecções

Geomática/SIGDR 22 de Março de Sistemas de Referência: projecções Geomática/SIGDR 22 de Março de 2013 Sistemas de Referência: projecções Manuel Campagnolo ISA Manuel Campagnolo (ISA) Geomática/SIGDR 2012 2013 22 de Março de 2013 1 / 16 1 Sistemas de referência espaciais

Leia mais

ATIVIDADE EXTRA 8º ANO. 1) Os rins, além de importante função excretora contribuem de maneira eficiente:

ATIVIDADE EXTRA 8º ANO. 1) Os rins, além de importante função excretora contribuem de maneira eficiente: DISCIPLINA CIÊNCIAS ATIVIDADE EXTRA 8º ANO 1) Os rins, além de importante função excretora contribuem de maneira eficiente: a) na manutenção do equilíbrio endócrino. b) no metabolismo dos açúcares c) na

Leia mais

GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I. Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de.

GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I. Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de. GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I Aluno: 1- De acordo com nossos estudos, complete: Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de. O é uma

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS, UTM, LTM e RTM

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS, UTM, LTM e RTM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE RS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL Cartografia PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS, UTM, LTM e RTM Prof. Renato Beppler Spohr PROJECÕES CARTOGRÁFICAS

Leia mais

Cartografia Cap. 01. Prof. Junimar Oliveira Pré- Enem (PUC-RS) Com base no mapa abaixo: e) Norte e Nordeste / Sudoeste e Sul

Cartografia Cap. 01. Prof. Junimar Oliveira Pré- Enem (PUC-RS) Com base no mapa abaixo: e) Norte e Nordeste / Sudoeste e Sul Cartografia Cap. 01 Prof. Junimar Oliveira Pré- Enem 2016 1. (PUC-RS) Com base no mapa abaixo: e) Norte e Nordeste / Sudoeste e Sul 2. (UFPB) Analisando a figura considere as afirmativas: I. Os pontos

Leia mais

M A P A S G E O G R A F I A. Noções de Cartografia para estudantes do 6º Ano. Prof. José Gusmão Rodrigues

M A P A S G E O G R A F I A. Noções de Cartografia para estudantes do 6º Ano. Prof. José Gusmão Rodrigues M A P A S Noções de Cartografia para estudantes do 6º Ano G E O G R A F I A Prof. José Gusmão Rodrigues Clique com o mouse sobre o título desejado ou vá clicando enter para ver a apresentação completa

Leia mais

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO. A Geografia Levada a Sério

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO.  A Geografia Levada a Sério 1 Mapa É a representação dos elementos de um determinado espaço na superfície plana, tornando-se um importante instrumento de orientação e de localização; O mapa de Ga-Sur é o mapa mais antigo que se tem

Leia mais