Informação regulatória e Guia de segurança - 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informação regulatória e Guia de segurança - 1"

Transcrição

1 Informação regulatória e Guia de segurança - 1

2 Todos os Direitos Reservados. Informação Regulatória e Guia de Segurança Esta revisão: 12/2013

3 Índice - 3 ÍNDICE Sugestões e informações para uma utilização confortável 4 Encontrar a sua zona de conforto... 5 Cuidados a ter com a sua visão... 5 Desenvolver bons hábitos de trabalho... 6 Proteger os ouvidos... 7 Cuidados básicos e sugestões para utilizar o computador 8 Ligar e desligar o computador... 8 Cuidados a ter com o computador... 8 Geral... 9 Instruções de segurança Assistência ao produto Limpeza e manutenção Informações da bateria e transformador Aceder à alimentação Desligar a fonte de alimentação Utilizar energia elétrica Sugestões para utilização segura da bateria Avisos e informações regulatórias 15 Unidades óticas Segurança da linha telefónica Chamadas de emergência Dispositivos médicos Veículos Atmosferas potencialmente explosivas. 18 Instruções de eliminação ENERGY STAR Informações regulatórias do adaptador sem fios Interferência da frequência de rádio Use on aircraft The wireless adapter and your health USA FCC and FAA FCC radio frequency interference requirements Canada Industry Canada (IC) European Union Conforme à certificação obrigatória Russa... 30

4 4 - Sugestões e informações para uma utilização confortável SUGESTÕES E INFORMAÇÕES PARA UMA UTILIZAÇÃO CONFORTÁVEL Importante Algumas informações neste guia podem não se aplicar ao seu computador. Após uso prolongado, os utilizadores de computadores podem queixar-se de fadiga ocular e dores de cabeça. Os utilizadores podem também sofrer lesões corporais como consequência da passagem de muitas horas seguidas em frente do computador. Longos períodos de trabalho, má postura, maus hábitos de trabalho, stress, condições inadequadas do local de trabalho, saúde pessoal e outros fatores aumentam o risco de lesões corporais. A utilização incorreta do computador poderá ter como consequência a síndrome do canal cárpico, tendinite, tenossinovite ou outras perturbações dos músculos e do esqueleto. Os sintomas que se seguem poderão aparecer nas mãos, pulsos, braços, ombros, pescoço ou costas: Entorpecimento ou sensação de queimadura ou formigueiro. Dor contínua, sensibilidade ou fragilidade. Dor aguda, tumefacção ou latejamento. Rigidez ou tensão. Sensação localizada de frio ou fraqueza. Se possui estes sintomas, ou qualquer outra sensação recorrente ou persistente de desconforto e/ou dor relacionada com a utilização do computador, consulte imediatamente um médico e informe o departamento de saúde e segurança da sua empresa. A secção que se segue apresenta sugestões para uma utilização mais confortável do computador.

5 Sugestões e informações para uma utilização confortável - 5 Encontrar a sua zona de conforto Encontre a sua zona de conforto ajustando o ângulo de visão do monitor, utilizando um descanso para os pés ou elevando a altura do seu assento para obter o máximo conforto. Cumpra as seguintes sugestões: Não permaneça numa mesma posição por um período de tempo demasiado longo. Evite curvar-se para a frente e/ou inclinar-se para trás. Levante-se regularmente e ande para eliminar a tensão dos músculos das pernas. Faça pequenas pausas para relaxar o pescoço e os ombros. Evite fazer tensão nos músculos ou encolher os ombros. Posicione o monitor, o teclado e o rato de modo adequado e a uma distância confortável. Se olha para o monitor mais do que para documentos físicos, coloque o monitor no centro da sua mesa para minimizar o esforço no pescoço. Cuidados a ter com a sua visão A visualização prolongada, o uso de óculos ou lentes de contacto não adequados, o brilho intenso, a luz em demasia, os ecrãs mal iluminados, as letras demasiado pequenas e os monitores de baixo contraste podem provocar tensão ocular. As secções que se seguem fornecem sugestões sobre como reduzir a tensão ocular. Olhos Descanse os seus olhos com frequência. Faça intervalos regulares para descansar a visão afastando o olhar do monitor e focando num ponto distante. Pisque os olhos com frequência para evitar que sequem. Ecră Mantenha o ecrã sempre limpo. Mantenha a sua cabeça a um nível mais alto do que a extremidade superior do ecrã, de modo a que os seus olhos apontem ligeiramente para baixo ao olhar para o meio do ecrã.

6 6 - Sugestões e informações para uma utilização confortável Ajuste o nível de brilho e/ou contraste para um nível confortável de modo a melhorar a capacidade de leitura de texto e a clareza dos gráficos. Elimine o brilho excessivo e os reflexos: colocando o ecrã de modo a que a parte lateral fique virada para a janela ou para a fonte de luz, minimizando a luz ambiente através de cortinas, persianas ou venezianas, utilizando uma luz de secretária, mudando o ângulo de visão do ecrã, utilizando um filtro de redução de brilho, utilizando uma pala no ecrã, como um pedaço de cartão posicionado na extremidade superior dianteira do monitor. evite colocar o monitor num ângulo incómodo de visão. evite olhar para fontes de luz intensas durante largos períodos de tempo. Desenvolver bons hábitos de trabalho Os seguintes hábitos de trabalho ajudam a tornar a utilização do computador mais relaxante e produtiva: Faça pequenos intervalos regulares. Execute alguns exercícios de alongamento. Respire ar fresco sempre que possível. Faça exercício regular e cuide da sua saúde física. Aviso Não é recomendável a utilização do computador no sofá ou na cama. Se for inevitável, trabalhe apenas durante pequenos períodos, faça intervalos regulares e execute alguns exercícios de alongamento.

7 Sugestões e informações para uma utilização confortável - 7 Proteger os ouvidos Aviso Poderá ocorrer perda de audição permanente se forem usados auscultadores ou auriculares com o volume alto durante longos períodos de tempo. Para proteger os seus ouvidos, siga as instruções em baixo. Aumente o volume gradualmente até obter um nível de som claro e confortável. Não aumente o nível de volume quando já tiver obtido um nível confortável. Não ouça música muito alta por longos períodos de tempo. Não aumente o volume de som de forma a disfarçar o ruído ambiente. Diminua o volume se não conseguir ouvir as pessoas a falarem consigo.

8 8 - Cuidados básicos e sugestões para utilizar o computador C UIDADOS BÁSICOS E SUGESTÕES PARA UTILIZAR O COMPUTADOR Leia este manual com atenção. Guarde este documento para futuras consultas. Siga todas as advertências e instruções marcadas no produto. Ligar e desligar o computador Para ligar o computador basta premir e libertar o botão de energia. Consulte o cartaz de configuração para ficar a conhecer a localização deste botão de alimentação. Para desligar a alimentação, execute uma das seguintes acções: Utilize o comando de encerramento do Windows: Prima a Tecla Windows + <C>, clique em Definições > Alimentacao depois clique em Encerrar. Se necessitar de encerrar o computador por pouco tempo, mas não o quiser encerrar totalmente, pode colocá-lo em Hibernar: Premindo o botão de energia. Pode também colocar o computador em modo de suspensão pressionando a tecla de atalho de suspender <Fn> + <F4>. Nota Se não for possível desligar o computador normalmente, prima e mantenha premido o botão de alimentação durante mais de quatro segundos para encerrar o computador. Se desligar o computador e pretender voltar a ligálo, espere pelo menos dois segundos antes de efetuar a ligação. Cuidados a ter com o computador O seu computador terá uma longa vida útil se tiver os devidos cuidados. Não exponha o computador diretamente à luz solar. Não coloque o computador próximo de fontes de calor, tais como radiadores. Não exponha o computador a temperaturas abaixo dos 0 C (32 F) ou acima dos 50 C (122 F).

9 Cuidados básicos e sugestões para utilizar o computador - 9 Geral Não exponha o computador a campos magnéticos. Não exponha o computador à chuva ou humidade. Não entorne água ou qualquer outro líquido sobre o computador. Não submeta o computador a choques ou vibrações fortes. Não exponha o computador a poeiras ou impurezas. Nunca coloque objetos sobre o computador. Para evitar danificar o monitor, feche-o com cuidado. Nunca coloque o computador sobre superfícies irregulares. Não utilize este produto perto de água. Não coloque este produto sobre um carrinho, uma bancada ou uma mesa instável. Se o produto cair, este pode ficar seriamente danificado. As ranhuras e aberturas existentes servem para ventilação; para assegurar o bom funcionamento do produto e para evitar o seu sobreaquecimento. estas aberturas não devem ser bloqueadas ou cobertas. As aberturas nunca devem ser bloqueadas pela colocação do produto sobre uma cama, um sofá, um tapete ou sobre qualquer outra superfície do género. Este produto nunca deve ser colocado perto ou sobre um radiador ou saída de ar quente, ou numa instalação embutida a não ser que seja fornecida a ventilação adequada. Nunca introduza qualquer tipo de objetos neste produto através das ranhuras da caixa, uma vez que poderão tocar em pontos de voltagem perigosos ou provocar curto-circuitos que podem resultar em incêndio ou em choques elétricos. Nunca derrame qualquer tipo de líquido sobre o produto. Para evitar danos ao nível dos componentes internos e para evitar a fuga de líquido das pilhas, não coloque o produto sobre superfícies que vibrem. Nunca use em condições desportivas, de exercício ou vibratórias, o que provavelmente causará um curto-circuito ou danos aos dispositivos do rotor, HDD, unidade ótica e até mesmo exposição ao risco da bateria de lítio.

10 10 - Cuidados básicos e sugestões para utilizar o computador A superfície inferior, as áreas em torno das aberturas de ventilação e o adaptador CA podem aquecer. Para evitar danos pessoais, certifique-se que não entram em contacto com a sua pele ou corpo. O seu dispositivo e respetivos acessórios podem conter componentes pequenos. Mantenha-as fora do alcance de crianças pequenas. A temperatura da superfície aumenta durante o funcionamento normal, sobretudo quando ligado à energia CA. O contacto prolongado com a pele exposta pode causar desconforto ou queimaduras. Instruções de segurança Assistência ao produto Não tente reparar este produto por si próprio, pois a abertura ou a remoção das tampas podem expô-lo a pontos de tensão perigosa ou outros riscos. Todos os serviços de assistência devem ser prestados por pessoal técnico qualificado. Desligue este produto da tomada elétrica e entregue-o a pessoal de assistência qualificado, nas seguintes condições: Quando a ficha ou o cabo de alimentação estiver danificado, cortado ou descarnado. Tenha sido derramado líquido no produto. O produto tenha sido exposto a chuva ou água. O produto tenha caído ao chão ou a caixa esteja danificada. O produto apresente uma alteração notável no desempenho, indicando a necessidade de reparação. Se o produto não funcionar normalmente quando as instruções de utilização forem seguidas. O produto apresente uma alteração notável no desempenho, indicando a necessidade de reparação. Se o produto não funcionar normalmente quando as instruções de utilização forem seguidas.

11 Cuidados básicos e sugestões para utilizar o computador - 11 Nota Ajuste apenas os controlos que estão descritos nas instruções de utilização, uma vez que o ajuste incorreto de outros controlos pode provocar danos que exijam trabalho especializado por parte de um técnico qualificado para restaurar a condição normal do produto. Limpeza e manutenção A limpeza do computador deve obedecer aos seguintes passos: 1. Desligue o computador e retire a bateria. 2. Desligue o adaptador CA. 3. Utilize um pano macio humedecido com água. Não utilize produtos de limpeza líquidos ou em forma de aerossol. Informações da bateria e transformador Aceder à alimentação Certifique-se de que a tomada em que liga é de fácil acesso e localizada o mais próximo possível do operador do equipamento. Quando precisar de desligar a alimentação do equipamento, certifique-se de que retira o cabo da tomada elétrica. Desligar a fonte de alimentação Siga as seguintes orientações ao ligar e desligar o aparelho na fonte de alimentação: Instale a fonte de alimentação antes de ligar à tomada CA. Desligue o cabo de alimentação antes de remover a fonte de alimentação do computador. Se o sistema tiver várias fontes de alimentação, desconecte a alimentação do sistema retirando todos os cabos de alimentação das respetivas fontes.

12 12 - Cuidados básicos e sugestões para utilizar o computador Utilizar energia elétrica Não ligue o adaptador a nenhum outro dispositivo. Ao desligar o cabo de alimentação, não puxe pelo cabo mas sim pela ficha. Este produto deve ser alimentado com o tipo de alimentação elétrica descriminado na etiqueta de marcação. Se não tiver certeza do tipo de alimentação disponível, consulte o revendedor ou a companhia de energia elétrica local. Não permita que nada se apoie no cabo de alimentação. Não coloque este produto onde outras pessoas possam calcar o cabo. Ao usar uma extensão elétrica com este produto, certifique-se de que a amperagem total dos equipamentos ligados não excede a tensão nominal da extensão. Certifique-se também de que a tensão total de todos os produtos ligados à tomada da parede não excede a tensão do fusível. Não ligue demasiados dispositivos a uma só tomada elétrica, extensão elétrica ou tomada elétrica múltipla, pois poderá provocar uma sobrecarga. A carga total do sistema não deve ultrapassar 80% da taxa do circuito de derivação. Ao utilizar uma extensão elétrica, a carga não deve ultrapassar 80% da potência de entrada da extensão. Se o adaptador de CA deste aparelho está equipado com uma ficha tripolar com condutor de terra. A ficha encaixa apenas em tomadas de eletricidade ligadas à terra. Certifique-se de que a tomada de eletricidade está ligada à terra de forma adequada antes de inserir a ficha do adaptador de CA. Não insira a ficha numa tomada de eletricidade não ligada à terra. Consulte o seu eletricista para obter informações mais detalhadas. Aviso O pino de ligação à terra é uma característica de segurança. Utilizar uma tomada elétrica que não tenha uma ligação de terra adequada poderá resultar em choque elétrico e/ou ferimentos pessoais.

13 Cuidados básicos e sugestões para utilizar o computador - 13 Nota O pino de ligação à massa proporciona também boa protecção em relação a ruídos inesperados provocados por dispositivos eléctricos próximos que possam interferir com o desempenho deste aparelho. O sistema pode ser alimentado através de uma série de voltagens; 100 a 120 ou 220 a 240 V ou V CA. O cabo de alimentação incluído no sistema cumpre os requisitos para uso no país/região onde o sistema foi adquirido. Os cabos de alimentação para uso noutros países/regiões terão de cumprir os requisitos para esse país/região. Para mais informações sobre requisitos dos cabos de alimentação, contacte um revendedor ou fornecedor de serviços autorizado. Sugestões para utilização segura da bateria Aviso As baterias podem explodir se manuseadas incorrectamente. Não as desmonte nem deite fora no fogo. Não manipule indevidamente as baterias. Mantenha-nas fora do alcance de crianças. Siga os regulamentos locais quando deita fora baterias usadas. Importante Substitua a bateria por uma outra de tipo equivalente à fornecida juntamente com o produto. A utilização de uma bateria de tipo diferente poderá resultar em incêndio ou explosão. Este portátil utiliza uma bateria de Lítio. Não utilize este dispositivo em locais húmidos, molhado ou corrosivo. Não coloque, guarde ou deixe o produto próximo de fontes de calor, em locais com altas temperaturas, exposto á luz solar directa, em fornos micro ondas ou em recipientes sob pressão e não o exponha a temperaturas acima dos 60ºC (140ºF). O não cumprimento destas instruções pode causar derrames de ácido da bateria, esta pode aquecer, explodir ou incendiar-se e causar ferimentos e/ou danos. Não fure, abra nem desmonte a

14 14 - Cuidados básicos e sugestões para utilizar o computador bateria. Se houver a bateria verter líquido e este entrar em contacto com a sua pele, lave com água e procure imediatamente um médico. Por razões de segurança, e para prolongar a vida útil da bateria, não é possível carregar a mesma em temperaturas baixas (abaixo dos 0ºC (32ºF) ou em temperaturas altas acima dos 40ºC (104ºF). Uma bateria nova apenas atinge o seu pico em termos de desempenho após dois ou três ciclos de carregamento completos. A bateria pode ser carregada e descarregada centenas de vezes acabando eventualmente por se desgastar. Quando o tempo de funcionamento se tornar notoriamente mais curto que o normal, compre uma bateria nova. Utilize apenas as baterias aprovadas, e carregue a sua bateria apenas com carregadores aprovados para este dispositivo. Use a bateria apenas para o fim a que a mesma se destina. Nunca use um carregador ou uma bateria que apresente danos. Não provoque curtos-circuitos na bateria. Pode ocorrer um curto-circuito acidental quando um objeto metálico, tal como uma moeda, clip ou caneta, provocam uma ligação direta dos terminais positivo (+) e negativo (-) da bateria. (Estes têm a forma de tiras metálicas na bateria.) Isto pode acontecer quando, por exemplo, transporta uma bateria suplente no bolso ou na carteira. O curto-circuito dos terminais pode danificar a bateria ou o objecto que entrou em contacto com a mesma. A capacidade e duração da bateria serão diminuídas se a bateria for deixada em locais quentes ou frios, tais como num carro fechado no Verão ou no Inverno. Tente sempre manter a temperatura da bateria entre os 15ºC e os 25ºC (59ºF e 77ºF). Um dispositivo com uma bateria quente ou fria pode deixar de funcionar temporariamente mesmo que a carga desta esteja completa. O desempenho da bateria é especialmente limitado em temperaturas muito abaixo do zero. Não deite a bateria no fogo, pois esta pode explodir. A bateria pode também explodir se for danificada. Deite fora a bateria seguindo os regulamentos locais. Recicle a bateria se possível. Não deite fora juntamente com o lixo doméstico. Os dispositivos sem fios podem ser suscetíveis a interferências das baterias, que podem afetar o desempenho. Nota Consulte para documentação sobre envio de baterias.

15 Avisos e informações regulatórias - 15 Unidades óticas A VISOS E INFORMAÇÕES REGULATÓRIAS CUIDADO: Este aparelho contém um sistema laser e está classificado como um PRODUTO LASER CLASSE 1. Caso tenha algum problema com este dispositivo, contacte o seu ponto de serviço AUTORIZADO mais próximo. Para evitar exposição direta ao feixe laser, não tente abrir a tampa. PRODUTO LASER CLASSE 1 CUIDADO: RADIAÇÃO LASER INVISÍVEL QUANDO ABERTO. EVITE EXPOSIÇÃO AO FEIXE. APPAREIL A LASER DE CLASSE 1 PRODUIT LASERATTENTION: RADIATION DU FAISCEAU LASER INVISIBLE EN CAS D OUVERTURE. EVITTER TOUTE EXPOSITION AUX RAYONS. LUOKAN 1 LASERLAITE LASER KLASSE 1 VORSICHT: UNSICHTBARE LASERSTRAHLUNG, WENN ABDECKUNG GEÖFFNET NICHT DEM STRAHLL AUSSETZEN PRODUCTO LÁSER DE LA CLASE I ADVERTENCIA: RADIACIÓN LÁSER INVISIBLE AL SER ABIERTO. EVITE EXPONERSE A LOS RAYOS. ADVARSEL: LASERSTRÅLING VEDÅBNING SE IKKE IND I STRÅLEN. VARO! LAVATTAESSA OLET ALTTINA LASERSÅTEILYLLE. VARNING: LASERSTRÅLNING NÅR DENNA DEL ÅR ÖPPNAD ÅLÅ TUIJOTA SÅTEESEENSTIRRA EJ IN I STRÅLEN VARNING: LASERSTRÅLNING NAR DENNA DEL ÅR ÖPPNADSTIRRA EJ IN I STRÅLEN ADVARSEL: LASERSTRÅLING NAR DEKSEL ÅPNESSTIRR IKKE INN I STRÅLEN

16 16 - Avisos e informações regulatórias Segurança da linha telefónica Desligue sempre todas as linhas telefónicas da tomada da parede antes de reparar ou desmontar este equipamento. Desligue sempre todas as linhas telefónicas da tomada da parede antes de reparar ou desmontar este equipamento. Pode haver o risco de uma descarga eléctrica proveniente de um raio. Chamadas de emergência Aviso Você não pode fazer chamadas de emergência através deste dispositivo. Para fazer uma chamada de emergência, você deve discar em seu telefone celular ou outro sistema de chamadas telefônicas. Dispositivos médicos A utilização de qualquer equipamento que transmita sinais de rádio, incluindo telefones sem fios, pode interferir com o funcionamento de dispositivos médicos que não estejam devidamente protegidos. Consulte um médico ou o fabricante do dispositivo médico em questão para determinar se o mesmo está devidamente protegido contra interferências de radiofrequência externas ou caso tenha alguma dúvida. Desligue o dispositivo em centros de saúde sempre que tal lhe seja pedido. Os hospitais ou centros de saúde utilizam equipamentos sensíveis à energia de radiofrequência. Pacemakers. Os fabricantes de pacemakers recomendam uma separação mínima de 15,3 centímetros (6 polegadas) entre os dispositivos sem fio e um pacemaker para evitar possíveis interferências. Estas recomendações estão de acordo com as pesquisas realizadas independentemente e também pelos fabricantes de dispositivos que utilizam a tecnologia sem fios. As pessoas com pacemakers devem ter em conta o seguinte: Manter sempre o dispositivo a mais de 15,3 centímetros (6 polegadas) de distância do pacemaker Não transportar o dispositivo junto ao pacemaker quando o dispositivo está ligado. Se suspeitar de alguma interferência, desligue o dispositivo e afaste-o de si.

17 Avisos e informações regulatórias - 17 Aparelhos de audição. Alguns dispositivos digitais sem fios podem interferir em alguns aparelhos auditivos. Se houver algum tipo de interferência, consulte o fornecedor de serviços. Veículos Os sinais de radiofrequência podem afectar negativamente os sistemas electrónicos instalados ou não devidamente protegidos que se encontram nos veículos motorizados como, por exemplo, os sistemas electrónicos para injecção do combustível, os sistemas electrónicos de travagem (anti bloqueio), os sistemas electrónicos para controlo da velocidade e os air bags. Para mais informações, consulte o fabricante, ou o representante, do seu veículo ou de qualquer equipamento que tenha adicionado. Só pessoas qualificadas devem fazer manutenção no dispositivo ou instalá-lo em um veículo. Uma instalação ou reparação defeituosa pode ser perigosa e pode invalidar a garantia do dispositivo. Verifique regularmente todo o equipamento sem fios instalado no veículo para ver se este está a funcionar correctamente. Não guarde nem transporte líquidos inflamáveis, gases ou materiais explosivos no mesmo compartimento que o dispositivo, seus componentes ou acessórios. Para veículos equipados com airbags, lembre-se que estes são inflados com muita força. Não coloque objetos, inclusive equipamentos sem fio portáteis ou instalados na área sobre o airbag ou na área de inflação do airbag. Se o equipamento sem fios instalado no veículo não estiver instalado de forma correta e os airbags forem ativados, tal poderá dar origem a ferimentos graves. O uso do dispositivo durante o voo em uma aeronave é proibido. Desligue o seu dispositivo antes de embarcar num avião. O uso de dispositivos sem fios em aviões pode ser perigoso para o funcionamento do avião, para a rede de telefone sem fios e pode ser ilegal.

18 18 - Avisos e informações regulatórias Atmosferas potencialmente explosivas Aviso Não utilize um transmissor portátil (incluindo este adaptador sem fios) perto de cápsulas fulminantes desprotegidas ou num ambiente explosivo a menos que o transmissor tenha sido modificado para tal utilização. Desligue o dispositivo em áreas com atmosferas potencialmente explosivas e obedeça a todos os sinais e instruções. As atmosferas potencialmente perigosas incluem áreas onde normalmente é aconselhado desligar o motor do veículo. A ocorrência de faíscas nestas áreas pode dar origem a uma explosão ou a um incêndio e ainda causar ferimentos ou até mesmo a morte. Desligue o dispositivo nas estações de serviço sobretudo junto das bombas de gasolina. Respeite as restrições na utilização de equipamento rádio em locais de combustível, áreas de distribuição e armazenamento; instalações químicas, ou quando estão a decorrer operações de aplicação de explosivos. As áreas com atmosferas potencialmente explosivas estão normalmente, mas nem sempre, sinalizadas. Incluem abaixo dos cones dos navios, instalações de transferência e armazenamento de químicos, veículos que utilizem gás de petróleo liquefeito (tal como o propano ou butano) e áreas onde o ar contém químicos ou partículas tais como grãos, poeira ou metais em pó. Não ligue o portátil quando é proibida a utilização de telefones sem fios, ou quando pode causar interferências ou perigo. Instruções de eliminação Não deite este dispositivo electrónico no contentor do lixo quando o quer deitar fora. Para minimizar a poluição e garantir a proteção global do ambiente, recicle este equipamento. Para mais informações sobre as regras de regem os Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), visite o site

19 Avisos e informações regulatórias - 19 ENERGY STAR Os produtos Acer classificados com ENERGY STAR permitem-lhe poupar dinheiro reduzindo os custos energéticos e protegem o ambiente sem detrimento de funcionalidades ou desempenho. A Acer orgulha-se de oferecer aos seus clientes produtos com a marca ENERGY STAR. O que é a ENERGY STAR? Os produtos classificados com ENERGY STAR usam menos energia e impedem a emissão de gases de estufa cumprindo as diretrizes estritas de eficácia energética definidas pela Agência Americana de Proteção Ambiental (EPA). A Acer está empenhada em oferecer produtos e serviços a nível mundial que ajudem os clientes a poupar dinheiro, a poupar energia e a melhorar a qualidade do ambiente. Quanto mais energia pouparmos através de uma maior eficácia energética, mais reduziremos os gases de estufa e os riscos de mudança climática. Para mais informações, consulte ou Nota As informações desta secção podem não aplicar-se ao seu computador. Os produtos Acer classificados com a ENERGY STAR: Produzem menos calor, reduzindo as cargas de refrigeração e o aquecimento climático. Passam automaticamente para o modo de suspensão do ecrã e computador em repouso após 10 e 30 minutos, respetivamente, de inatividade. Acorde o computador do modo de Suspender tocando no teclado ou movendo o rato. Os computadores poupam mais de 80% de energia quando em modo de Suspender. A ENERGY STAR e a marca ENERGY STAR são marcas registadas dos E.U.A.

20 20 - Avisos e informações regulatórias Informações regulatórias do adaptador sem fios Interferência da frequência de rádio Aviso Por razões de segurança, desligue todos os dispositivos de transmissão de rádio ou sem fios ao usar o seu portátil nas seguintes condições. Estes dispositivos podem incluir, mas não se limitam a: LAN sem fios (WLAN), Bluetooth e/ou 3G. Lembre-se de seguir quaisquer regulamentos especiais existentes em qualquer área e sempre desligar seu dispositivo quando seu uso for proibido ou quando pode causar interferência ou perigo. Utilize o dispositivo apenas dentro das condições normais de funcionamento do mesmo. Este dispositivo é compatível com as normas de exposição quando usado normalmente. Para uma transmissão com êxito de ficheiros de dados ou de mensagens, este dispositivo tem de ter uma boa ligação à rede. Em alguns casos, a transmissão de ficheiros de dados ou mensagens pode ser atrasada até que haja uma ligação disponível. Algumas partes deste dispositivo são magnéticas. Deste modo, as pessoas que usam aparelhos de audição não devem colocar o dispositivo junto do ouvido no qual usam o aparelho. Não coloque cartões de crédito ou outros dispositivos de armazenamento magnéticos próximos do dispositivo porque as informações armazenadas neles podem ser apagadas.

21 Avisos e informações regulatórias - 21 Use on aircraft Aviso FCC and FAA regulations may prohibit airborne operation of radiofrequency wireless devices (wireless adapters) because their signals could interfere with critical aircraft instruments. Ask the cabin crew before turning on your device s wireless adapter whilst on board. The wireless adapter and your health The wireless adapter, like other radio devices, emits radio frequency electromagnetic energy. The level of energy emitted by the wireless adapter, however, is less than the electromagnetic energy emitted by other wireless devices such as mobile phones. The wireless adapter operates within the guidelines found in radio frequency safety standards and recommendations. These standards and recommendations reflect the consensus of the scientific community and result from deliberations of panels and committees of scientists who continually review and interpret the extensive research literature. In some situations or environments, the use of the wireless adapter may be restricted by the proprietor of the building or responsible representatives of the applicable organization. Examples of such situations may include: Using the wireless adapter on board airplanes, or Using the wireless adapter in any other environment where the risk of interference with other devices or services is perceived or identified as being harmful. If you are uncertain of the policy that applies to the use of wireless adapters in a specific organization or environment (an airport, for example), you are encouraged to ask for authorization to use the adapter before you turn it on. USA FCC and FAA The FCC with its action in ET Docket 96-8 has adopted a safety standard for human exposure to radio frequency (RF) electromagnetic energy emitted by FCC certified equipment. The wireless adapter meets the Human Exposure limits found in OET Bulletin 65,

22 22 - Avisos e informações regulatórias supplement C, 2001, and ANSI/IEEE C95.1, Proper operation of this radio according to the instructions found in this manual will result in exposure substantially below the FCC s recommended limits. The following safety precautions should be observed: Do not touch or move antenna while the unit is transmitting or receiving. Do not hold any component containing the radio such that the antenna is very close or touching any exposed parts of the body, especially the face or eyes, while transmitting. Do not operate the radio or attempt to transmit data unless the antenna is connected; this behavior may cause damage to the radio. The use of wireless adapters in hazardous locations is limited by the constraints posed by the safety directors of such environments. The use of wireless adapters on airplanes is governed by the Federal Aviation Administration (FAA). The use of wireless adapters in hospitals is restricted to the limits set forth by each hospital. FCC radio frequency interference requirements Nota Applies to device supporting IEEE a wireless adapters. This device is restricted to indoor use due to its operation in the 5.15 to 5.25 GHz and to GHz frequency ranges. FCC requires this product to be used indoors for the frequency ranges 5.15 to 5.25 GHz and to GHz to reduce the potential for harmful interference to co-channel mobile satellite systems. High power radars are allocated as primary users of the 5.25 to 5.35 GHz and 5.65 to 5.85 GHz bands. These radar stations can cause interference with and /or damage this device. No configuration controls are provided for this wireless adapter allowing any change in the frequency of operations outside the FCC grant of authorization for U.S operation according to Part of the FCC rules.

23 Avisos e informações regulatórias - 23 USA Federal Communications Commission (FCC) Nota The radiated output power of the adapter is far below the FCC radio frequency exposure limits. Nevertheless, the adapter should be used in such a manner that the potential for human contact during normal operation is minimized. To avoid the possibility of exceeding the FCC radio frequency exposure limits, you should keep a distance of at least 20 cm between you (or any other person in the vicinity), or the minimum separation distance as specified by the FCC grant conditions, and the antenna that is built into the computer. Details of the authorized configurations can be found at by entering the FCC ID number on the device. This device complies with Part 15 of the FCC Rules. Operation of the device is subject to the following two conditions: This device may not cause harmful interference. This device must accept any interference that may cause undesired operation. Interference statement This wireless adapter has been tested and found to comply with the limits for a Class B digital device, pursuant to Part 15 of the FCC Rules. These limits are designed to provide reasonable protection against harmful interference in a residential installation. This wireless adapter generates, uses, and can radiate radio frequency energy. If the wireless adapter is not installed and used in accordance with the instructions, the wireless adapter may cause harmful interference to radio communications. There is no guarantee, however, that such interference will not occur in a particular installation. If this wireless adapter does cause harmful interference to radio or television reception (which can be determined by turning the equipment off and on), the user is encouraged to try to correct the interference by taking one or more of the following measures: Reorient or relocate the receiving antenna of the equipment experiencing the interference. Increase the distance between the wireless adapter and the equipment experiencing the interference.

24 24 - Avisos e informações regulatórias Connect the computer with the wireless adapter to an outlet on a circuit different from that to which the equipment experiencing the interference is connected. Consult the dealer or an experienced radio/tv technician for help. Canada Industry Canada (IC) This device complies with RSS210 of Industry Canada. Cet appareil se conforme à RSS210 de Canada d'industrie. European Union List of applicable countries This product must be used in strict accordance with the regulations and constraints in the country of use. For further information, contact the local office in the country of use. Please see enterprise/rtte/implem.htm for the latest country list. Lista de códigos nacionais Este equipamento pode ser utilizado nos seguintes países: País ISO 3166 Código de 2 letras País Austria AT Malta MT Belgium BE Netherlands NL Cyprus CY Poland PL Czech Republic CZ Portugal PT Denmark DK Slovakia SK Estonia EE Slovenia SI Finland FI Spain ES France FR Sweden SE Germany DE United Kingdom GB Greece GR Iceland IS Hungary HU Liechtenstein LI Ireland IE Norway NO Italy IT Switzerland CH ISO 3166 Código de 2 letras

25 Avisos e informações regulatórias - 25 País ISO 3166 Código de País 2 letras Latvia LV Bulgaria BG Lithuania LT Romania RO Luxembourg LU Turkey TR ISO 3166 Código de 2 letras Informações da taxa de absorpção específica Este dispositivo cumpre os requisitos da UE quanto à limitação de exposição do público em geral a campos electromagnéticos para proteção da saúde humana. Estas limitações fazem parte de recomendações extensivas para proteção do público em geral. Estas recomendações foram desenvolvidas e verificadas por organizações científicas independentes através de avaliações regulares e rígidas de estudos científicos. A unidade de medida recomendada pelo Concelho da União Europeia para os telemóveis é a Taxa de Absorção Específica (SAR - Specific Absorption Rate) e o limite SAR é de 2,0 W kg em média, sobre 10 gramas de tecido corporal. Está em conformidade com os requisitos da Comissão Internacional de Protecção relativamente a Radiações Não Ionizantes (ICNIRP). Este dispositivo foi testado relativamente ao funcionamento junto ao corpo, e cumpre as diretrizes de exposição ICNIRP e a Norma Europeia para utilização com acessórios dedicados. A utilização de outros acessórios que contenham metais pode não garantir o cumprimento das diretrizes de exposição ICNIRP. A banda baixa 5,15-5,35 GHz é apenas para uso dentro de portas. Este equipamento está conforme aos requisitos essenciais da diretiva da União Europeia 1999/5/EC. Consulte as Declarações de Conformidade da União Europeia e para mais detalhes, veja a Declaração de Conformidade em anexo. English Hereby, ACER INC., declares that this devise is in compliance with the essential requirements and other relevant provisionns of Directive 1999/5/EC.

26 26 - Avisos e informações regulatórias Česky [Czech] Daansk [Danish] Deutsch [German] Eesti [Estonian] Español [Spanish] Ελληνικά [Greek] Français [French] Íslenska [Icelandic] Italiano [Italian] ACER INC. tímto prohlašuje, že toto zařízení je ve shodě se základními požadavky a dalšími příslušnými ustanoveními směrnice 1999/5/ES. Undertegnede ACER INC. erklærer herved, at følgende udstyr overholder de væsentlige krav og øvrige relevante krav i direktiv 1999/5/EF. Hiermit erklärt ACER INC., dass sich das Gerät Radiolan in Übereinstimmung mit den grundlegenden Anforderungen und den übrigen einschlägigen Bestimmungen der Richtlinie 1999/5/EG befindet. Käesolevaga kinnitab ACER INC. seadme vastavust direktiivi 1999/5/EÜ põhinõuetele ja nimetatud direktiivist tulenevatele teistele asjakohastele sätetele. Por medio de la presente ACER INC. declara que el dispositivo cumple con los requisitos esenciales y cualesquiera otras disposiciones aplicables o exigibles de la Directiva 1999/5/CE. Δια του παρόντος η ACER INC. δηλώνει ότι η παρούσα συσκευή συμμορφώνεται προς τις ουσιώδεις απαιτήσεις και τις λοιπές διατάξεις της Οδηγίας 1999/5/ΕΚ. Par la présente ACER INC. déclare que cet appareil est conforme aux exigences essentielles et aux autres dispositions pertinentes de la directive 1999/5/CE. Hér með lýsir ACER INC. yfir því að er í samræmi við grunnkröfur og aðrar kröfur, sem gerða r eru í tilskipun 1999/5/EC. Con la presente ACER INC. dichiara che questo dispositivo è conforme ai requisiti essenziali ed alle altre disposizioni pertinenti stabilite dalla direttiva 1999/5/CE.

27 Avisos e informações regulatórias - 27 Latviski [Latvian] Lietuvių [Lithuanian] Malti [Maltese] Magyar [Hungarian] Nederlands [Dutch] Norsk [Norwegiann] Polski [Polish] Português [Portuguese] Slovensko [Slovenian] Slovensky [Slovak] Ar šo ACER INC. deklarē, ka šī ierīce atbilst Direktīvas 1999/5/EK būtiskajām prasībām un citiem ar to saistītajiem noteikumiem. Šiuo ACER INC. deklaruoja, kad šis įrenginys atitinka esminius reikalavimus ir kitas 1999/5/EB Direktyvos nuostatas. Hawnhekk, ACER INC., jiddikjara li dan jikkonforma mal- ti ijiet essenzjali u ma provvedimenti o rajn relevanti li he mm fid-dirrettiva 1999/5/EC. Alulírott, ACER INC. nyilatkozom, hogy a készülék megfelel a vonatkozó alapveto követelményeknek és az 1999/5/EC irányelv egyéb eloírásainak. Hierbij verklaart ACER INC. dat het toestel voldoet aan de essentiële eisen en de andere relevante bepalingen van richtlijn 1999/5/EG. ACER INC. erklærer herved at utstyret er i samsvar med de grunnleggende krav og øvrige relevante krav i direktiv 1999/5/EF. Niniejszym ACER INC. oświadcza, że urządzenie jest zgodne z zasadniczymi wymogami oraz pozostałymi stosownymi postanowieniami Dyrektywy 1999/5/EC. ACER INC. declara que este dispostivo está conforme com os requisitos essenciais e outras disposições da Directiva 1999/5/CE. ACER INC. izjavlja, da je ta naprava skladna z bistvenimi zahtevami in ostalimi relevantnimi določili Direktive 1999/5/ES. ACER INC. týmto vyhlasuje, že zariadenie spĺňa základné požiadavky a všetky príslušné ustanovenia Smernice 1999/5/ES.

28 28 - Avisos e informações regulatórias Suomi [Finnish] Svenska [Swedish] ACER INC. vakuuttaa täten että tämä laite on direktiivin 1999/5/EY oleellisten vaatimusten ja sitä koskevienn direktiivin muiden ehtojen mukainen. Härmed intygar ACER INC. att denna enhet står i överensstämmelse med väsentliga egenskapskrav och övriga relevanta bestämmelser som framgår av direktiv 1999/5/EG. France Italy Pour la France métropolitaine : 2,400-2,4835 GHz (Canaux 1à 13) autorisé en usage intérieur 2,400-2,454 GHz (canaux 1 à 7) autorisé en usage extérieur Pour la Guyane et la Réunion : 2,400-2,4835 GHz (Canaux 1à 13) autorisé en usage intérieur 2,420-2,4835 GHz (canaux 5 à 13) autorisé en usage extérieur Pour tout le territoire Français : Seulement 5,15-5,35 GHz autorisé pour le a L'utilisation de cet equipement (2,4 GHz WLAN) est soumise à certaines restrictions : La puissance maximale autorisée en intérieur est de 100 mw pour ,5 MHz. La puissance maximale autorisée est de 100 mw en extérieur pour MHz. La puissance maximale autorisée est de 10 mw en extérieur, ,5 MHz. Pour les dernières restrictions, voir The use of this equipment is regulated by: 1. D.L.gs , n. 259, article 104 (activity subject to general authorization) for outdoor use and article 105 (free use) for indoor use, in both cases for private use. 2. D.M , for supply to public of RLAN access to networks and telecom services.

29 Avisos e informações regulatórias - 29 L uso degli apparati è regolamentato da: 1. D.L.gs , n. 259, articoli 104 (attività soggette ad autorizzazione generale) se utilizzati al di fuori del proprio fondo e 105 (libero uso) se utilizzati entro il proprio fondo, in entrambi i casi per uso private. 2. D.M , per la fornitura al pubblico dell accesso R-LAN alle reti e ai servizi di telecomunicazioni. Belgium Dans le cas d'une utilisation privée, à l'extérieur d'un bâtiment, audessus d'un espace public, aucun enregistrement n'est nécessaire pour une distance de moins de 300 m. Pour une distance supérieure à 300 m un enregistrement auprès de l'ibpt est requise. Pour les enregistrements et licences, veuillez contacter l'ibpt. In geval van privé-gebruik, buiten een gebouw, op een openbare plaats, is geen registratie nodig, wanneer de afstand minder dan 300 m is. Voor een afstand groter dan 300 m is een registratie bij BIPT vereist. Voor registraties en licenties, gelieve BIPT te contacteren. Brazil Este equipamento opera em caráter secundário, isto é, não tem direito a proteção contra interferência prejudicial, mesmo de estações do mesmo tipo, e não pode causar interferência a sistemas operando em caráter primário. Pakistan Pakistan Telecommunication Authority (PTA) Approved. Morocco The operation of this product in the radio channel 2 (2417 MHz) is not authorized in the following cities: Agadir, Assa-Zag, Cabo Negro, Chaouen, Goulmima, Oujda, Tan Tan, Taourirt, Taroudant and Taza. The operation of this product in the radio channels 4, 5, 6 and 7 ( MHz) is not authorized in the following cities: Aéroport Mohamed V, Agadir, Aguelmous, Anza, Benslimane, Béni Hafida, Cabo Negro, Casablanca, Fès, Lakbab, Marrakech, Merchich, Mohammédia, Rabat, Salé, Tanger, Tan Tan, Taounate, Tit Mellil, Zag.

30 30 - Avisos e informações regulatórias Japan Korea 5 GHz 帯 は 室 内 でのみ 使 用 のこと 당해 무선설비는 운용 중 전파혼신 가능성이 있음 Taiwan 第 十 二 條 經 型 式 認 證 合 格 之 低 功 率 射 頻 電 機, 非 經 許 可, 公 司 商 號 或 使 用 者 均 不 得 擅 自 變 更 頻 率 加 大 功 率 或 變 更 原 設 計 之 特 性 及 功 能 第 十 四 條 低 功 率 射 頻 電 機 之 使 用 不 得 影 響 飛 航 安 全 及 干 擾 合 法 通 信 ; 經 發 現 有 干 擾 現 象 時, 應 立 即 停 用, 並 改 善 至 無 干 擾 時 方 得 繼 續 使 用 前 項 合 法 通 信, 指 依 電 信 法 規 定 作 業 之 無 線 通 信 低 功 率 射 頻 電 機 須 忍 受 合 法 通 信 或 工 業 科 學 及 醫 療 用 電 波 輻 射 性 電 機 設 備 之 干 擾 Alterações realizadas no produto Acer não pode ser considerada responsável por alterações não autorizadas feitas pelo utilizador e respectivas consequências, que podem alterar a conformidade do produto. Conforme à certificação obrigatória Russa v3

SmartDock for Xperia ion Manual do usuário

SmartDock for Xperia ion Manual do usuário SmartDock for Xperia ion Manual do usuário Índice Introdução...3 Visão geral do SmartDock...3 Carregando o SmartDock...3 Introdução...5 LiveWare manager...5 Como atualizar o LiveWare manager...5 Como selecionar

Leia mais

Manual do usuário. Xperia P TV Dock DK21

Manual do usuário. Xperia P TV Dock DK21 Manual do usuário Xperia P TV Dock DK21 Índice Introdução...3 Visão geral da parte traseira do TV Dock...3 Introdução...4 Gerenciador do LiveWare...4 Como atualizar o Gerenciador do LiveWare...4 Utilização

Leia mais

Informações importantes sobre o produto. Informações de segu rança

Informações importantes sobre o produto. Informações de segu rança Informações importantes sobre o produto DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS Este produto contém bateria de alimentação integrada(não removível pelo usuário)que só deve ser substituída por profissionais qualificados.

Leia mais

Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A PR41 1,4 145 7,9 3,6 0,58

Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A PR41 1,4 145 7,9 3,6 0,58 Produto Pilha de zinco-ar Nome do modelo IEC Nominal Nominal Diâmetro Altura Peso Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A

Leia mais

Receptor de Áudio Bluetooth com Porta de Carregamento USB Manual 50002

Receptor de Áudio Bluetooth com Porta de Carregamento USB Manual 50002 Receptor de Áudio Bluetooth com Porta de Carregamento USB Manual 50002 LEIA ESTE MANUAL DE INSTRUÇÕES NA ÍNTEGRA ANTES DE MANUSEAR ESTA UNIDADE E GUARDE-O PARA REFERÊNCIA FUTURA. INSTRUÇÕES IMPORTANTES

Leia mais

Referência do modelo 3. Especificações 4. Antes de usar 5, 6. Peças e acessórios 7

Referência do modelo 3. Especificações 4. Antes de usar 5, 6. Peças e acessórios 7 Página Referência do modelo 3 Especificações 4 Antes de usar 5, 6 Peças e acessórios 7 Instalação 8, 9 Modo de operação para modelos mecânicos Modo de operação para modelos electrónicos 10, 11 12, 13 Drenagem

Leia mais

BS 29. Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer.

BS 29. Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer. BS 29 P P Espelho de bolso iluminado Instruções de utilização Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer.de

Leia mais

Centronic MemoControl MC441-II

Centronic MemoControl MC441-II Centronic MemoControl MC441-II pt Instruções de montagem e utilização do emissor portátil com função de memória Informações importantes para: o instalador / o electricista especializado / o utilizador

Leia mais

Mini Altifalantes Nokia MD-8 9209474/1

Mini Altifalantes Nokia MD-8 9209474/1 Mini Altifalantes Nokia MD-8 9209474/1 7 2008 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting people e o logótipo dos Acessórios Originais Nokia são marcas comerciais ou marcas registadas

Leia mais

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO

INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO ANTES DE UTILIZAR A PLACA DE FOGÃO SUGESTÕES PARA A PROTECÇÃO DO AMBIENTE PRECAUÇÕES E RECOMENDAÇÕES GERAIS SUGESTÕES PARA POUPANÇA DE ENERGIA CUIDADOS E MANUTENÇÃO GUIA PARA RESOLUÇÃO

Leia mais

Guia de iniciação rápida do Router CJB25R0PMAJA

Guia de iniciação rápida do Router CJB25R0PMAJA Guia de iniciação rápida do Router 1 CJB25R0PMAJA Segurança e utilização... 3 1. Descrição geral... 4 1.1 Conteúdo da embalagem... 4 1.2 Aplicação... 5 1.3 Apresentação geral do dispositivo... 6 1.4 Ligar

Leia mais

A unidade Energise inclui a tecnologia sem fios SimplyWorks, permitindo a ativação de aparelhos até 10 metros de distância.

A unidade Energise inclui a tecnologia sem fios SimplyWorks, permitindo a ativação de aparelhos até 10 metros de distância. Instruções Descrição do Produto Um regulador de funcionalidades de alimentação elétrica que permite que os utilizadores possam controlar até dois aparelhos elétricos com manípulos com ou sem fio. A unidade

Leia mais

Comutador USB KVM Comutador USB KVM com áudio, 2 portas Comutador USB KVM com áudio, 4 portas Manual

Comutador USB KVM Comutador USB KVM com áudio, 2 portas Comutador USB KVM com áudio, 4 portas Manual Comutador USB KVM Comutador USB KVM com áudio, 2 portas Comutador USB KVM com áudio, 4 portas Manual DS-11403 (2 portas) DS-12402 (4 portas) NOTA Este equipamento foi testado e está em conformidade com

Leia mais

SPOT RGB MANUAL DE OPERAÇÃO

SPOT RGB MANUAL DE OPERAÇÃO SPOT RGB MANUAL DE OPERAÇÃO INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Este equipamento foi desenvolvido para uso interno. Mantenha-o protegido contra umidade, respingos ou excesso de poeira e calor. Para prevenir fogo ou

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES ABRIDOR DE VINHOS ELÉTRICO SEM FIO BIVOLT

MANUAL DE INSTRUÇÕES ABRIDOR DE VINHOS ELÉTRICO SEM FIO BIVOLT MANUAL DE INSTRUÇÕES ABRIDOR DE VINHOS ELÉTRICO SEM FIO BIVOLT WO-50DBR INFORMAÇÕES IMPORTANTES Ao usar aparelhos elétricos, seguir sempre precauções básicas de segurança, incluindo o seguinte: AVISO 1.

Leia mais

Auscultadores sem fios estéreo com microfone 2.0

Auscultadores sem fios estéreo com microfone 2.0 Auscultadores sem fios estéreo com microfone 2.0 Manual de segurança CECHYA-0083 ADVERTÊNCIAS Para evitar possíveis danos auditivos, não ouça sons a níveis de volume muito altos durante longos períodos

Leia mais

PAR 36 Manual de Operações

PAR 36 Manual de Operações PAR 36 Manual de Operações INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Este equipamento foi desenvolvido para uso interno. Mantenha-o protegido contra umidade, respingos ou excesso de poeira e calor. Para prevenir fogo ou

Leia mais

Moldura Digital para Fotografias

Moldura Digital para Fotografias DENVER DPF 741 Manual do Utilizador Moldura Digital para Fotografias ATENÇÃO O cabo de alimentação com adaptador/dispositivo para desligar o aparelho deve estar facilmente acessível e deve poder ser desligado

Leia mais

Manual do usuário. Bluetooth Keyboard BKB10

Manual do usuário. Bluetooth Keyboard BKB10 Manual do usuário Bluetooth Keyboard BKB10 Índice Noções básicas...3 Visão geral...3 Carregando o teclado...4 Ligando o teclado...5 Configurando o teclado...6 Suporte na Web...7 Informações legais...8

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 800 W COM CABO TELESCÓPICO Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por

Leia mais

ESTEIRA MASSAGEADORA 10 MOTORES E-1500RM MANUAL DE INSTRUÇÕES

ESTEIRA MASSAGEADORA 10 MOTORES E-1500RM MANUAL DE INSTRUÇÕES ESTEIRA MASSAGEADORA 10 MOTORES E-1500RM MANUAL DE INSTRUÇÕES Índice 1. CUIDADOS...3 2. LIMPEZA...4 3. MODO DE USAR...4 4. DETALHES DO PRODUTO...5 5. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS...6 6. TERMOS DE GARANTIA...6

Leia mais

Gigaset DE700 IP PRO Gigaset DE900 IP PRO Manual abreviado

Gigaset DE700 IP PRO Gigaset DE900 IP PRO Manual abreviado Gigaset DE700 IP PRO Gigaset DE900 IP PRO Manual abreviado Indicações de segurança Atenção Antes de utilizar o telefone, leia as indicações de segurança e as instruções deste manual. $ Utilize apenas o

Leia mais

04/2014. Mod: MICRON-48/B. Production code: UPD80 Black

04/2014. Mod: MICRON-48/B. Production code: UPD80 Black 04/2014 Mod: MICRON-48/B Production code: UPD80 Black Model: UPD60-UPD80 Manual de instrucción PT 280-120424 1 PT Instruções importantes de segurança 1. Para se obter uma utilização plena desta arca vertical,

Leia mais

C90 Manual de instruções

C90 Manual de instruções C90 Manual de instruções Leia este Manual do Utilizador e as instruções de segurança antes de utilizar este aparelho! PRECAUÇÕES IMPORTANTES Ao usar electrodomésticos, precauções de segurança básicas devem

Leia mais

SÓ PARA USO DOMÉSTICO!

SÓ PARA USO DOMÉSTICO! - Não o utilize num espaço fechado e cheio de vapores que advenham de óleos, dissolventes, produtos anticaruncho, pó inflamável ou outros vapores explosivos ou tóxicos. - Extraia sempre a ficha do aparelho

Leia mais

Headphone Estéreo Sem Fio (Bluetooth)

Headphone Estéreo Sem Fio (Bluetooth) Headphone Estéreo Sem Fio (Bluetooth) Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações

Leia mais

SKY SHOW Manual de Operações

SKY SHOW Manual de Operações SKY SHOW Manual de Operações INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Este equipamento foi desenvolvido para uso interno. Mantenha-o protegido contra umidade, respingos ou excesso de poeira e calor. Para prevenir fogo

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO AIKO 82D HSDPA USB MODEM

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO AIKO 82D HSDPA USB MODEM GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO AIKO 82D HSDPA USB MODEM 1 0 0 9 5 7 5 2 5 5 0 COD.: 906.000.201.515 c a p a g u i a 8 2 D s e g u n d a - f e i r a, 1 8 d e f e v e r e i r o d e 2 0 0 8 1 6 : 4 4 : 3 5 Introdução

Leia mais

Refrigerador Frost Free

Refrigerador Frost Free GUIA RÁPIDO Comece por aqui Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador Frost Free Frost Free Seu refrigerador usa o sistema

Leia mais

Sistema de altifalantes Bluetooth 2.1 SP 120. Bedienungsanleitung Manual de instruções

Sistema de altifalantes Bluetooth 2.1 SP 120. Bedienungsanleitung Manual de instruções Sistema de altifalantes Bluetooth 2.1 SP 120 Bedienungsanleitung Manual de instruções Antes de conectar Agradecemos-lhe por haver adquirido este sistema de reprodução de multimédia. Para utilizar este

Leia mais

Informações de segurança e conformidade do Cisco TelePresence MCU 5300 Series

Informações de segurança e conformidade do Cisco TelePresence MCU 5300 Series Informações de segurança e conformidade do Cisco TelePresence MCU 5300 Series Nesta página: Símbolos de informações de segurança Diretrizes operacionais Avisos de segurança Especificação técnica Informações

Leia mais

Unidade de disco rígido (com suporte de montagem) Manual de Instruções

Unidade de disco rígido (com suporte de montagem) Manual de Instruções Unidade de disco rígido (com suporte de montagem) Manual de Instruções CECH-ZHD1 7020228 Hardware compativel Sistema PlayStation 3 (série CECH-400x) Advertência Para garantir a utilização segura deste

Leia mais

ASUS Transformer Pad

ASUS Transformer Pad PG7210 Guia de Consulta Rápida do Gestor de ligações 3G TF300TG Instalação do cartão SIM 1. Utilize um clipe aberto para pressionar o botão de ejecção do suporte do cartão SIM. 2. Remova o suporte da ranhura.

Leia mais

Manual de Instalação e Operações

Manual de Instalação e Operações Manual de Instalação e Operações Acionador On/Off Bivolt Sistema de Aquecimento para banheira de hidromassagem PARA SUA SEGURANÇA: Antes de Instalar este produto, leia atentamente este manual de instruções.

Leia mais

Dell Precision T7500/T7500n Informações sobre configuração e funções

Dell Precision T7500/T7500n Informações sobre configuração e funções Acerca das advertências ADVERTÊNCIA: Uma ADVERTÊNCIA indica potenciais danos no equipamento, lesões corporais ou mesmo morte. Dell Precision T7500/T7500n Informações sobre configuração e funções Vista

Leia mais

Manual do usuário. Xperia TX TV Dock DK22 Xperia T TV Dock DK23 DK22/DK23

Manual do usuário. Xperia TX TV Dock DK22 Xperia T TV Dock DK23 DK22/DK23 Manual do usuário Xperia TX TV Dock DK22 Xperia T TV Dock DK23 DK22/DK23 Índice Introdução... 3 Visão geral do TV Dock... 3 Introdução... 4 Smart Connect... 4 Como atualizar o Smart Connect...4 Utilização

Leia mais

ASSENTO ULTRA MASSAGE RM-AM2206 MANUAL DE INSTRUÇÕES

ASSENTO ULTRA MASSAGE RM-AM2206 MANUAL DE INSTRUÇÕES ASSENTO ULTRA MASSAGE RM-AM2206 MANUAL DE INSTRUÇÕES Índice 1. CUIDADOS...3 2. LIMPEZA...4 3. MODO DE USAR...5 4. DETALHES DO PRODUTO...6 5. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS...7 6. TERMOS DE GARANTIA...7 Apresentação:

Leia mais

DEH-X8700DAB DEH-X8700BT

DEH-X8700DAB DEH-X8700BT RECETOR RDS COM LEITOR DE CD Português DEH-X8700DAB DEH-X8700BT Manual de instalação Ligações/ Instalação Ligações Importante Ao instalar a unidade em veículos sem a posição ACC (acessório) na ignição,

Leia mais

Manual do Usuário Nokia Power Keyboard SU-42

Manual do Usuário Nokia Power Keyboard SU-42 Manual do Usuário Nokia Power Keyboard SU-42 Edição 1.0 PT-BR Sobre sua capa para tablet Conheça o novo Nokia Power Keyboard. Com o Nokia Power Keyboard, é possível: protege seu tablet contra impactos

Leia mais

Guia de Instalação C7189R 69-2459P-01. Sensor Interno Sem Fio

Guia de Instalação C7189R 69-2459P-01. Sensor Interno Sem Fio Guia de Instalação C7189R Sensor Interno Sem Fio 69-2459P-01 Guia de Instalação Sobre seu sensor interno sem fio Este sensor monitora a temperatura e a umidade em qualquer local interno e transmite por

Leia mais

Transmissor EXT-240 de áudio e vídeo sem fio

Transmissor EXT-240 de áudio e vídeo sem fio Transmissor de áudio e vídeo sem fio Manual de operação Índice I. Introdução... 1 II. Informações de segurança... 1 III. Especificações... 1 IV. Instruções de instalação... 2 1. Opções de posicionamento...

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Manual de Instruções (Party Cooler s Thermomatic) Modelo: 40 litros & 77 litros Obrigado por escolher a série dos Party Cooler s da Thermomatic. Para garantir o uso correto das operações, por favor, leia

Leia mais

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Onde colocar o repetidor sem fios WPS EM4590?... 3 3.0 Configurar

Leia mais

Smartphone 5 IPS Quad Core

Smartphone 5 IPS Quad Core Smartphone 5 IPS Quad Core GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO PRIMEIROS PASSOS Instalando o cartão SIM e a bateria Desligue o telemóvel completamente. Retire a tampa traseira. Insira o cartão SIM no slot do cartão

Leia mais

Auxiliar Auditivo Indutivo LPS-4 Manual do utilizador. 9354812 3ª Edição

Auxiliar Auditivo Indutivo LPS-4 Manual do utilizador. 9354812 3ª Edição Auxiliar Auditivo Indutivo LPS-4 Manual do utilizador 9354812 3ª Edição DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE Nós, NOKIA CORPORATION, declaramos, sob a nossa única e inteira responsabilidade, que o produto LPS-4

Leia mais

Capa de alimentação CP12

Capa de alimentação CP12 Manual do usuário Capa de alimentação CP12 Índice Introdução...3 O carregamento facilitado...3 Especificações...3 Usando a capa de alimentação...4 Carregando seu celular...4 Informações legais...6 2 Introdução

Leia mais

IMPORTANTE. Guia Rápido de Instalação. Utilizando seu projetor AIPTEK V10 Pro para projetar imagens a partir do seu Notebook/PC.

IMPORTANTE. Guia Rápido de Instalação. Utilizando seu projetor AIPTEK V10 Pro para projetar imagens a partir do seu Notebook/PC. IMPORTANTE Guia Rápido de Instalação Utilizando seu projetor AIPTEK V10 Pro para projetar imagens a partir do seu Notebook/PC. Bem-vindo: Prezado usuário, obrigado por comprar este produto. Foi aplicado

Leia mais

Manual do Usuário Microsoft Portable Power (DC-21)

Manual do Usuário Microsoft Portable Power (DC-21) Manual do Usuário Microsoft Portable Power (DC-21) Edição 1.0 PT-BR Manual do Usuário Microsoft Portable Power (DC-21) Conteúdo Para sua segurança 3 Sobre o carregador portátil 4 Teclas e componentes 5

Leia mais

GARRAFEIRA. Modelo RV 8. Manual de Instruções

GARRAFEIRA. Modelo RV 8. Manual de Instruções GARRAFEIRA Modelo RV 8 Manual de Instruções Índice I. Indicações gerais de segurança...3 II. Especificações técnicas.......4 III. Partes principais, desenhos....5 IV. Esquema elétrico.....5 V. Instruções

Leia mais

Mouse Magic Sem Fio. Manual do Usuário

Mouse Magic Sem Fio. Manual do Usuário Mouse Magic Sem Fio Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Goldship, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações necessárias

Leia mais

Funcionalidades. Conteúdo da Caixa POR

Funcionalidades. Conteúdo da Caixa POR POR Funcionalidades A ASA-30 pode ser usada como um sirene adicional ao seu sistema de alarme ou como uma sirene independente ligada a um controlo remoto e/ou detectores sem fios. - Ligação sem fios para

Leia mais

P C I - E A D A P T E R W I R E L E S S 1 5 0 N 1 5 0 M B P S M A N U A L N I - 7 0 7 5 2 9

P C I - E A D A P T E R W I R E L E S S 1 5 0 N 1 5 0 M B P S M A N U A L N I - 7 0 7 5 2 9 P C I - E A D A P T E R W I R E L E S S 1 5 0 N 1 5 0 M B P S M A N U A L N I - 7 0 7 5 2 9 P O R T U G U E S - C O N T E Ú D O D A E M B A L A G E M 4 - E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S 4 -

Leia mais

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água 2 Conteúdos 1 Boas Práticas de Utilização... 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água... 1.2 Normas de Segurança... 1.3 Recomendações de Ergonomia... 1.4 Normas de Utilização... 2 Resolução de

Leia mais

Manual do Usuário Sistema Viva-Voz Bluetooth

Manual do Usuário Sistema Viva-Voz Bluetooth Este equipamento opera em caráter secundário, isto é, não tem direito a proteção contra interferência prejudicial, mesmo de estações do mesmo tipo e não pode causar interferência a sistemas operando em

Leia mais

Fone de ouvido Bluetooth estéreo

Fone de ouvido Bluetooth estéreo Manual do usuário Fone de ouvido Bluetooth estéreo Índice Introdução...3 Visão geral dos acessórios...3 Noções básicas...4 Chamando...6 Como ouvir música...6 Tecnologia multiponto...7 Solução de problemas...7

Leia mais

VIVA-VOZ POLYCOM CX100

VIVA-VOZ POLYCOM CX100 VIVA-VOZ POLYCOM CX100 VIVA-VOZ POLYCOM CX100 Para Microsoft Office Communicator 2007 Junho de 2007 Introdução Obrigado por escolher o Viva-voz Polycom CX100. O Polycom CX100 conecta-se à porta USB do

Leia mais

SAIT SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED MANUAL DO USUÁRIO. Você acaba de receber um SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED.

SAIT SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED MANUAL DO USUÁRIO. Você acaba de receber um SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED. SAIT SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED MANUAL DO USUÁRIO Você acaba de receber um SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED. O SISTEMA DE ÁUDIO ITAMED (SAIT) foi desenvolvido com tecnologia de última geração que possibilita o envio

Leia mais

rainbowsystem.com Rexair LLC Troy, Michigan 2011 Rexair LLC R14388f-0 Printed in U.S.A.

rainbowsystem.com Rexair LLC Troy, Michigan 2011 Rexair LLC R14388f-0 Printed in U.S.A. rainbowsystem.com Rexair LLC Troy, Michigan 2011 Rexair LLC R14388f-0 Printed in U.S.A. número de cuidado do cliente Como parte do programa de Cuidado do Cliente Rexair, cada Rainbow AquaMate recebe um

Leia mais

Balança Digital Para Uso Pessoal

Balança Digital Para Uso Pessoal Balança Digital Para Uso Pessoal Modelo Glass 8 Leia este Manual de Instruções antes de utilizar a sua Balança Digital para uso pessoal G-Tech Glass 8 MANUAL Modelo da Bateria Uma bateria de lítio de 3V

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA

INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA O fabricante aconselha um uso correcto dos aparelhos de iluminação!

Leia mais

EM4587 Adaptador USB sem Fios com banda dupla

EM4587 Adaptador USB sem Fios com banda dupla EM4587 Adaptador USB sem Fios com banda dupla 2 PORTUGUÊS EM4587 - Adaptador USB sem Fios com banda dupla Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Instalar e ligar o EM4587 (apenas

Leia mais

www.philco.com.br SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções

www.philco.com.br SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções 11/12 917-09-05 781120 REV0 www.philco.com.br 0800 645 8300 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700

MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700 MANUAL DO USUÁRIO AQUECEDOR ECOLÓGICO DE PAINEL ECOTERMIC AQC700 Obrigado por adquirir o Aquecedor Ecológico de Painel ecotermic Cadence, AQC700, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito

Leia mais

Manual do usuário. MHL to HDMI Adapter IM750

Manual do usuário. MHL to HDMI Adapter IM750 Manual do usuário MHL to HDMI Adapter IM750 Índice Introdução...3 Visão geral do MHL to HDMI Adapter...3 Introdução...4 Smart Connect...4 Como atualizar o Smart Connect...4 Utilização do MHL to HDMI Adapter...5

Leia mais

Magnetic Charging Dock

Magnetic Charging Dock Manual do usuário Magnetic Charging Dock Índice Introdução...3 Carregamento facilitado...3 Utilizando a Plataforma de carregamento magnética...4 Utilizando os apoios...4 Carregando seu celular...4 Informações

Leia mais

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5"

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5 e 3,5 EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" 2 PORTUGUÊS Estação de Ancoragem USB 3.0 EW7011 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650 Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650...1 3. SELECCIONAR

Leia mais

Precauções Aviso legal Aviso!

Precauções Aviso legal Aviso! Obrigado por ter adquirido esta câmara digital AGFAPHOTO. Leia estas instruções de operação atentamente para utilizar a câmara digital correctamente. Depois de ler as instruções, guarde-as num local seguro

Leia mais

Manual do Utilizador do Kit Sem Fios para Viatura (CK-1W) 9355973 2ª Edição

Manual do Utilizador do Kit Sem Fios para Viatura (CK-1W) 9355973 2ª Edição Manual do Utilizador do Kit Sem Fios para Viatura (CK-1W) 9355973 2ª Edição DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE Nós, NOKIA CORPORATION, declaramos, sob a nossa única e inteira responsabilidade, que o produto CK-1W

Leia mais

LW056 SWEEX WIRELESS LAN PC CARD 54 MBPS. O Windows detectará automaticamente o aparelho e aparecerá a seguinte janela.

LW056 SWEEX WIRELESS LAN PC CARD 54 MBPS. O Windows detectará automaticamente o aparelho e aparecerá a seguinte janela. Instalação em Windows 2000 e XP LW056 SWEEX WIRELESS LAN PC CARD 54 MBPS O Windows detectará automaticamente o aparelho e aparecerá a seguinte janela. Seleccione a opção Não, desta vez não ( No, not this

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO. Termômetro para Alimentos Digital Modelo TM55. Introdução. Características

GUIA DO USUÁRIO. Termômetro para Alimentos Digital Modelo TM55. Introdução. Características GUIA DO USUÁRIO Termômetro para Alimentos Digital Modelo TM55 Introdução Obrigada por escolher o Modelo TM55 da Extech Instruments. O TM55 é certificado NFS para a medição da temperatura de líquidos, massas

Leia mais

Como Iniciar. Nokia N76

Como Iniciar. Nokia N76 Como Iniciar Nokia N76 Nokia N76 Introdução Teclas e componentes (frente e parte interna) Neste manual denominado Nokia N76. 1 Tecla externa direita 2 Tecla central 3 Tecla externa esquerda 4 Câmera secundária

Leia mais

Dell Latitude 3440/3540

Dell Latitude 3440/3540 Dell Latitude 3440/3540 Informações sobre configuração e recursos Sobre as Advertências ATENÇÃO: uma ADVERTÊNCIA indica um potencial de danos à propriedade, risco de lesões corporais ou mesmo risco de

Leia mais

VH110 Manual do usuário

VH110 Manual do usuário VH110 Manual do usuário Índice Visão geral do fone de ouvido...5 Introdução...6 Carregamento...7 Ligando e desligando...8 Pareando o fone de ouvido...9 Pareie o fone de ouvido com um telefone...9 Colocando

Leia mais

Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR. Windows

Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR. Windows Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR Windows Obrigado por ter escolhido um produto Nikon. Este guia descreve como actualizar este firmware. Se não tiver a certeza de que pode executar correctamente

Leia mais

Manual do Usuário Carregador USB portátil universal DC-19 da Nokia

Manual do Usuário Carregador USB portátil universal DC-19 da Nokia Manual do Usuário Carregador USB portátil universal DC-19 da Nokia Edição 1.1 PT-BR Manual do Usuário Carregador USB portátil universal DC-19 da Nokia Conteúdo Para sua segurança 3 Sobre o carregador portátil

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES BALANÇA DIGITAL ED-1035

MANUAL DE INSTRUÇÕES BALANÇA DIGITAL ED-1035 MANUAL DE INSTRUÇÕES BALANÇA DIGITAL ED-1035 PREZADO CLIENTE A fim de obter o melhor desempenho de seu produto, por favor, leia este manual de instruções cuidadosamente antes de começar a usá-lo, e mantê-lo

Leia mais

power one pocketcharger

power one pocketcharger P power one pocketcharger Volume de fornecimento 1 x carregador para power one pocketcharger 1 x conjunto de aplicações de compartimento das pilhas, para os tamanhos 13, 312 e 10, com código de cores 1

Leia mais

DIGISKY. Preparação. Revisão: 01.08.2011

DIGISKY. Preparação. Revisão: 01.08.2011 DIGISKY Guia Rápido 15448 V1.01 Preparação Por favor leia antes as instruções para utilização (no CD). Nestas instruções são descritos os preparativos necessários para o uso do medidor de exposição e suas

Leia mais

Ler este manual antes da instalação OHMLINE 2009 DOMUS. Motor de correr. Página 1

Ler este manual antes da instalação OHMLINE 2009 DOMUS. Motor de correr. Página 1 Ler este manual antes da instalação OHMLINE 2009 DOMUS Motor de correr Página 1 Na instalação e utilização deve ter muita Atenção 1) Cuidado! Para sua segurança, é importante seguir todas as indicações

Leia mais

Segurança com serra mármore. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Segurança com serra mármore. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Segurança com serra mármore Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Segurança da área de trabalho Mantenha a área de trabalho sempre limpa e bem iluminada. Áreas de trabalho desorganizadas

Leia mais

TRC-340 MANUAL DO USUÁRIO

TRC-340 MANUAL DO USUÁRIO TRC-340 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SOM 2.0 CANAIS HI-FI ÍNDICE Prefacio...2 Conteúdo da Embalagem...2 Informações de segurança...3 Funções do Painel Frontal...4 Funções Painel Traseiro...4 Conexões do

Leia mais

Kit de Carregador de Bicicleta Nokia. Edição 3.0

Kit de Carregador de Bicicleta Nokia. Edição 3.0 Kit de Carregador de Bicicleta Nokia 2 3 6 1 4 5 8 7 9 10 11 Edição 3.0 12 13 15 14 16 17 18 20 19 21 22 PORTUGUÊS 2010 Nokia. Todos os direitos reservados. Introdução Com o Kit de Carregador de Bicicleta

Leia mais

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA C A P Í T U L O T R Ê S ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA Neste capítulo, você aprenderá os fundamentos do gerenciamento de energia e como usá-los para adquirir uma vida média da bateria mais

Leia mais

Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado

Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado Pedro Miranda Soares Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado Tal como todos os equipamentos mecânicos, o Ar Condicionado necessita da sua manutenção

Leia mais

07/07 276-05/00 072446 REV.2. www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES

07/07 276-05/00 072446 REV.2. www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES 07/07 276-05/00 072446 REV.2 www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Problema Luz que indica o funcionamento está apagada Odores estranhos

Leia mais

Bateria de Backup Portátil

Bateria de Backup Portátil Bateria de Backup Portátil Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações

Leia mais

ClickShare. Manual de segurança

ClickShare. Manual de segurança ClickShare Manual de segurança R5900015PT/02 01/04/2014 Barco nv President Kennedypark 35, 8500 Kortrijk, Belgium Telefone: +32 56.23.32.11 Fax: +32 56.26.22.62 Suporte: www.barco.com/esupport Visite-nos

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

MÁSCARA DE SOLDA CR-02

MÁSCARA DE SOLDA CR-02 *Imagens meramente ilustrativas MÁSCARA DE SOLDA CR-02 Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS MÁSCARA DE SOLDA SR-02 Modelo: Área de visão: Dimensões do filtro: V8-MS-CR2 92 x 42 mm

Leia mais

SUUNTO COMFORT BELT Heart Rate Transmitter Belts. Manual do Utilizador

SUUNTO COMFORT BELT Heart Rate Transmitter Belts. Manual do Utilizador pt SUUNTO COMFORT BELT Heart Rate Transmitter Belts Manual do Utilizador 1 Introdução ao Suunto Comfort Belt................................................... 3 2 Primeiros passos com o Suunto Comfort

Leia mais

Hera Indústria de Equipamentos Eletrônicos LTDA. Manual de Instalação e Operação. Discadora por Celular HERA HR2048.

Hera Indústria de Equipamentos Eletrônicos LTDA. Manual de Instalação e Operação. Discadora por Celular HERA HR2048. Discadora por Celular HERA HR2048 Manual do Usuário Índice: Paginas: 1. Introdução 03 1.1 Visão Geral 03 2. Características 04 3. Funcionamento 04, 05 e 06 3.1 Mensagens 06 e 07 4. Instalação da Discadora

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O NOKIA MODEM OPTIONS...1 3. LIGAR O NOKIA 6600

Leia mais

Aviso antes da instalação

Aviso antes da instalação Aviso antes da instalação Desligue o Servidor de Vídeo se vir fumo ou sentir cheiros estranhos. Mantenha o Servidor de Vídeo afastado da água. Se o Servidor de Vídeo se molhar, desligue-o imediatamente.

Leia mais

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO Aparelho Bivolt 110v 220v ATENÇÃO: INSTALAR EXTERNAMENTE * Capacidade total em 220v. Em 110v, redução de 50% a 60% na capacidade de evaporação. *Não testar com água

Leia mais

FRD-2892 507 MANUAL DO USUÁRIO FRITADEIRA FRD-2892 PREZADO CLIENTE A fim de obter o melhor desempenho de seu produto, por favor, leia este manual do usuário cuidadosamente antes de começar a usá-lo,

Leia mais

Addendum ao manual 0558003746 (PT):

Addendum ao manual 0558003746 (PT): PT-32EH TOCHA DE CORTE A PLASMA Addendum ao manual 0558003746 (PT): Consulte a página em anexo para ver a lista atualizada de acessórios opcionais e consumíveis. A foto atualizada mostra os corretos números

Leia mais

EM4586 Adaptador USB sem Fios com banda dupla

EM4586 Adaptador USB sem Fios com banda dupla EM4586 Adaptador USB sem Fios com banda dupla EM4586 - Adaptador USB sem Fios com banda dupla 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Instalar e ligar o EM4586 (apenas

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3184

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3184 MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3184 POR FAVOR, LEIA ESTE MANUAL ATENTAMENTE ANTES DE UTILIZAR O PRODUTO Você acabou de adquirir um produto ETERNY, da mais alta qualidade. Agradecemos a sua

Leia mais