Considerações: 1) Coletânea de Músicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Considerações: 1) Coletânea de Músicas"

Transcrição

1 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Lista 5 Introdução a Programação Prof: Adriano Sarmento Data: 2/08/13 Data de entrega: 14/08/13 Considerações: Leia a lista toda, o quanto antes, para evitar más interpretações e muitas dúvidas em cima da hora Envie uma prévia da lista, pelo menos um dia antes da data final da entrega, para o caso de acontecer algum imprevisto A lista é para ser feita individualmente. Qualquer tentativa de cópia acarretará o zeramento da lista de todos os envolvidos Não é permitido o uso da biblioteca conio.h. Você está livre para utilizar a biblioteca string.h. Em caso de dúvida, envie para duvidasip@googlegroups.com. Evite utilizar variáveis globais, exit, returns no meio do código e o uso de break nas estruturas de repetição, pois pode acarretar diminuição na nota por motivos já explicados em sala de aula / monitoria. Em todas as questões, crie uma função construtora para cada estrutura, passando os valores iniciais como argumento. 1) Coletânea de Músicas O monitor Eduardo, grande fanático por música, está precisando de ajuda para organizar sua gigantesca coleção de álbuns. Ele prometeu ser bonzinho nas correções de listas futuras para quem fizer um programa que o ajude nesse trabalho. Para tanto, comece criando um tipo estruturado CD, que deverá conter o nome do álbum, o nome do artista ou banda, o ano de lançamento e o gênero(r-rock, C-Clássica, M-MPB e O-outras). O programa deverá ter três opções: 1. Adicionar CD 2. Listar CD por gênero 3. Lista CD por Artista Quando listando os CD s por gênero, imprima no seguinte formato Nome Do Álbum - Artista (ano). Se não houver nenhum álbum para o gênero, imprima Nenhum álbum do gênero. Se o artista não for encontrado, imprima Artista não encontrado. Armazene a coleção de CD s de Eduardo em um vetor dinâmico de CD s (não é um vetor de ponteiros).

2 1 //Opção do Menu Nome: Metallica Álbum: Death Magnetic Ano de Lançamento: 2008 Gênero: O 1//Opção do Menu Nome: The Doors Álbum: L.A. Woman Ano de Lançamento: 1971 Gênero: R 1//Opção do Menu Nome: Michael Jackson Álbum: Thriller Ano de Lançamento: 1982 Gênero: O 1//Opção do Menu Nome: Metallica Álbum: Metallica (The Black Album) Ano de Lançamento: 1991 Gênero: O 2//Opção do Menu R The Doors - L.A. Woman (1971) 3//Opção do Menu Metallica Death Magnetic Metallica (The Black Album)

3 2) Simulador de Cirurgia Foi pedido aos alunos do CIn que criassem um simulador de cirurgias! A tarefa é simples, permitir que o usuário do programa trate o paciente de acordo com o problema que ele tiver, para isso, é necessário saber que todo paciente no centro cirúrgico é descrito da seguinte forma: - nome - idade (inteiro 0-100) - altura (inteiro dado em centímetros) - peso (inteiro dado em Kg) - nível sanguíneo (0-100) - tipo sanguíneo (A, AB, B ou O) - freqüência cardíaca (inteiro ) O simulador tratará um dia de atendimento de um centro cirúrgico, portanto, no início será dito quantos pacientes vão ser atendidos no dia e serão cadastrados todos seus dados na ordem indicada acima. Em seguida, cada paciente será atendido e durante a cirurgia, alguns sinais devem ser avaliados para evitar a morte do paciente. Se o nível sanguíneo estiver abaixo de 20 unidades, o paciente morre. Se o tipo sanguíneo aplicado ao paciente não for compatível com o dele, ele morre. Se a freqüência cardíaca chegar abaixo de 50 unidades ou acima de 200, o paciente tem uma parada cardíaca. (Note que os pacientes já podem chegar em situação de parada cardíaca, ou mortos). Para tratar cada paciente (segundo momento) existem as seguintes funções: - APBS X (aplicar bolsa de sangue tipo X, onde X pode ser A, B, AB ou O) E essa função enche o nível sanguíneo de 20 unidades. - COP (corte no órgão problemático diminui o nível de sangue em 15 unidades e diminui a freqüência cardíaca em 25 unidades) - AG D (anestesia geral com dose D, onde D é um inteiro dado pela seguinte expressão: (altura*peso) 10 < D < (altura*peso) + 10 ) Aumenta a freqüência cardíaca em (idade/2) unidades, e deve ser aplicado no inicio do tratamento e com a dose certa senão o paciente morre. qualquer dúvida sobre os tipos sanguíneos, veja essa imágem: ompatibility.svg.png

4 Em caso de parada cardíaca, apenas uma função é possível ser realizada: - DES F (desfibrilador com frequência F, onde F é a freqüência do choque aplicado ao paciente e F deve ser um inteiro e igual a ( (freqüência cardíaca*2) / idade) unidades) Caso não seja esse valor deve ser avisado que o paciente em tratamento morreu. Se a desfibrilação for correta (freqüência usada for correta) o paciente fica com sua freqüência cardíaca em 150 unidades. O paciente estará curado se o seu nível sanguíneo for maior ou igual a 100 e se a função COP foi executada. (não se esqueça que o usuário tem que começar com a anestesia, caso contrário o paciente morre) Em caso de morte ou salvamento, deve-se tratar o próximo paciente, até que todos tenham sido atendidos. Deve-se indicar tudo que está acontecendo com o paciente de acordo com a função aplicada pelo cirurgião. (1ª rodada descrever os pacientes) 2 (numero de pacientes) Ronald Dener (nome do paciente 1) 20 (idade) 175 (altura em cm) 73 (peso em Kg) 37 (Nivel Sanguineo) O (tipo Sanguineo) 120 (freqüência cardíaca) Adriano Sarmento A 190 (2ª rodada tratar os paciente) (referente a Dener) APBS O O paciente Ronald Dener morreu.

5 (referente a Adriano) AG O paciente Adriano Sarmento esta anestesiado e com frequencia cardiaca 210 O paciente Adriano Sarmento teve uma parada cardíaca. DES 9 O paciente Adriano Sarmento esta vivo e com frequencia cardiaca 150 APBS A O paciente Adriano Sarmento esta com o nivel sanguineo 73. APBS O O paciente Adriano Sarmento esta com o nivel sanguineo 93. COP O paciente Adriano Sarmento esta com o nivel sanguineo 78 e frequencia cardíaca 125. APBS O O paciente Adriano Sarmento esta com o nivel sanguineo 98. APBS O O paciente Adriano Sarmento esta curado.

6 3) Super Trunfo Super Trunfo é uma famosa franquia de jogos de baralho, na qual os jogadores disputam com cartas que possuem informações sobre objetos ou criaturas. Escolhe-se uma das informações das cartas para ser comparada. O jogador dono da carta com o maior valor da informação escolhida ganha, e fica com as duas cartas. A empresa responsável pelo jogo estava perdendo muito tempo criando o baralho, então pediu para você, aluno de EC, criar um gerador de Super Trunfo que seja jogável. As cartas são divididas em 8 grupos (1 ~ 8) que possuem 4 Cartas (A, B, C, D) cada, sendo uma delas o Super Trunfo, carta que ganha de todas as outras, com exceção das cartas A s. As cartas A são as únicas que ganham do Super Trunfo imediatamente. A cada Super Trunfo deve ser destacada, e deve ter esse nome exibido quando escolhida. Primeiramente, gere o Deck de 32 Cartas, sendo uma delas o Super Trunfo (esta não poderá ser uma carta A). Depois, distribua todas as cartas para 2 jogadores. As cartas devem ser passadas por referência para os jogadores, que terão um vetor de ponteiros para cartas. A primeira carta do jogador 1 aparece na tela e ele escolhe qual característica quer comparar. Após a seleção, a carta do adversário aparece na tela e as 2 cartas vão para o final do vetor do jogador que ganhou. A próxima carta a aparecer será a primeira carta de quem ganhou. Ganha quem ficar com todas as cartas. Caso aconteça um empate, as 2 cartas vão para a mesa e a próxima carta dos 2 jogadores serão comparadas na mesma característica, até que um dos jogadores ganhe a comparação e leve todas as cartas que ficaram na mesa. Caso um jogador fique sem cartas nessa comparação, é ultima carta dele que será comparada. O tema será Filmes, e o formato das cartas é o descrito a seguir: Código (numero do Grupo + Letra da Carta) 1ª Característica - Quatidade de Oscars (0 ~ 15) 2ª Característica - Bilheteria (50 ~ 2000 milhões de dólares) 3ª Característica - Duração (40 ~ 300 min) Ex: 3C - Super Trunfo Oscars: 4 Bilheteria: $ 1234 milhões Duracao: 120 min OBS: Os jogadores e as cartas deverão ser representados por tipos estruturados. Cada jogador deve ter pelo menos um ponteiro para as cartas, e as cartas devem ter pelo menos os campos contendo os valores de suas informações.

7 Exemplo Jogador A escolhe a característica: Bilheteria (Note que o jogador escolhe a característica a ser comparada! Mostre ao jogador a carta do topo que ele tem) Saída Valor do Jogador A: 250 Milhões Valor do Jogador B: 225 Milhões Jogador A vence! (ficando com as 2 cartas) 4) CInphone O Cin, em conjunto com o CITI, está prestes a lançar seu primeiro smartphone, e sabendo o quão competitivo está o mercado hoje dominado pela Samsung e Apple, devemos impressionar o publico em seu anúncio oficial. Então, sua tarefa é desenvolver um preview do aplicativo de agenda de contatos do CInphone. Para isso existem alguns padrões de estruturação a serem seguidos. Deverá haver 3 tipos estruturados: -Numero: que deverá contar com uma variável para um numero (8 digitos), uma variavel pra o DDD (2 digitos) e uma variável para o local (até 128 caracteres). -Contato: que devera contar com uma variavel pro nome do contato, um vetor de ponteiros pra numero com 3 posições, e uma variavel pro do contato. -Celular: que deverá contar com um vetor de 10 posições de ponteiros pra Contato, um inteiro pro DDD LOCAL, e um inteiro pra senha. As funcionalidades do CInphone são: 1. Novo contato: que adiciona um novo contato na agenda do celular. -A quantidade de números a ser inserido por contato deverá ser algo perguntado ao usuário. -Não é permitido contatos com o mesmo nome; 2. Mostrar Lista: que mostra os contatos(e todas as suas informações) de acordo com sua região

8 (DDD), locais, ou não locais. 3. Buscar contato: que busca um contato no CInphone, e caso o encontre exibe todas as suas informações. Caso contrário uma mensagem de que o contato não foi encontrado deverá ser exibida. 4. Excluir contato: que exclui um contato da agenda. 5. Excluir agenda: que exclui todos os contatos da agenda. 6. Primeiro uso: que prepara o Cinphone pra o primeiro uso... pede a senha, o DDD Local e inicializa o aparelho com a tela de bloqueio; 7. Bloquear tela. 8. Desligar CInphone. O CInphone conta com uma senha de segurança de 4 digitos. CInphone com a tela bloqueada: Deverá ser exibido um conjunto de estatísticas: Quantidade total de números, quantidade total de contatos, quantidade de números locais e quantidade de números não locais. E a senha poderá ser digitada pra desbloquea-lo. Cinphone com tela desbloqueada: Estará exibindo o menu de funcionalidades

9

10 5) Poker da Área 2 Um baralho tradicional contém 52 cartas, sendo elas divididas em 4 grupos, chamados de NAIPES. Os naipes são identificados por nomes e símbolos, são eles: Copas, Ouro, Paus e Espadas (,,, ou H, D, C, S respectivamente). No poker, o naipes possuem o mesmo valor, ou seja, nenhum naipe é superior ao outro. Cada naipe possui 13 cartas, sendo elas: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Valete, Dama, Rei e Às (2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K, A respectivamente). Uma carta é formada por um valor (número / letra) e um naipe. Exemplo: 3D, 3H, KC, AS. Cansados de reprovar cadeiras da Área II por falta, alguns do alunos do CTG vieram até você para pedir que você faça um programa em C para que eles possam jogar poker em um notebook durante as aulas. Você, que é um aluno exemplar, decidiu não ser conivente com esse comportamento, mas decidiu implementar o jogo para testar suas habilidades de programação. Veja as combinações do Poker aqui: Straight flush Four of a kind Full house

11 Flush Straight Three of a kind Two pair One pair

12 High card O programa deverá começar recebendo a quantidade de jogadores (2~5) e os nomes deles (de até 15 caracteres) e então distribua as cartas do Deck aleatoriamente entre essas pessoas (5 cartas por jogador). Cada jogador terá um vetor de ponteiros para as cartas, que serão removidas do vetor de ponteiros do Deck (o programa fechará quando o número de jogadores for 0). Deve-se então mostrar a mão do primeiro jogador e dar a opção para ele trocar ATÉ 4 cartas. Após escolher a quantidade, ele então escolherá quais serão essas cartas e as descartará SIMULTANEAMENTE, puxando então do deck um número de cartas igual ao número de cartas descartadas. As cartas removidas voltarão para o fim do Deck. O mesmo procedimento ocorrerá para todos os outros jogadore. Após todos terem escolhido descartar ou não alguma carta, você então irá mostrar todas as mãos na ordem de vitória (com o nome dos jogadores do lado), então as cartas dos jogadores VOLTAM para o Deck e programa recomeçará. OBS 1: as cartas e os jogadores DEVERÃO ser estruturas, os jogadores estarão num vetor de estruturas, e o Deck será um vetor de ponteiros. OBS 2: ordene as cartas das mãos usando o valor da carta (2~A) e, caso tenha 2 cartas com o mesmo valor, ordene essas pelo naipe (Copas, Ouro, Paus, Espada) ex: 2C, 4H, 4S, 7C, JS ou 2, 4, 4, 7, J OBS 3: nas sequências (flush), o A pode ser o anterior ao 2 (A,2,3,4,5) ou o sucessor do K (T,J,Q,K,A) OBS 4: só passe referências, não o valor das cartas, não se pode duplicar cartas, e a única situação na qual a carta pode estar sendo apontada por uma mão e pelo deck ao mesmo tempo, é na hora de transferir a carta entre eles (o deck só pode ter cartas que não estão com nenhum dos jogadores). DICA: A tabela ASCII possui os símbolos dos naipes (,,, ), eles são os valores entre 3 e 6 inclusive. Você pode usar os símbolos ou as letras iniciais do nome em inglês (H,D,C,S)

13 DICA 2: na estrutura do Jogador, ordene a mão do jogador e guarde a situação da mão dele (Dupla, Trio, Flush...) para poder ordenar os jogadores na hora de falar quem ganhou. DICA 3: usar ENUMs pode se tornar bem útil nessa questão. ex: 4 // Número de jogadores //essa etapa é repetida para cada jogador: Jogador 1: 2, 4, 4, 7, J quantas cartas você quer descartar? (0~4 cartas) 2 quais as cartas? 1 4 //a primeira e a 4ª carta Cartas trocadas: 3, 4, 4, J, J // depois de todos os jogadores descartarem: O Jogador 2 Venceu! Jogador 2-2, 3, 5, K, A //flush Jogador 4 - A, 2, 3, 4, 5 //Straight Jogador 3-2, 7, 7, 7, Q //Tree of a Kind Jogador 1-3, 4, 4, J, J //Two Pair

Considerações: Leia a lista toda, o quanto antes, para evitar más interpretações e muitas dúvidas em cima da hora

Considerações: Leia a lista toda, o quanto antes, para evitar más interpretações e muitas dúvidas em cima da hora Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Lista 4 Introdução a Programação Prof: Adriano Sarmento Data: 16/12/2013 Data de entrega: 07/01/2014 Considerações: Leia a lista toda, o quanto

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Tutorial para envio de comunicados e SMS

Tutorial para envio de comunicados e SMS Tutorial para envio de comunicados e SMS Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 1 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 5 3. Enviando comunicado para colaboradores

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO:

NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO: NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO: Sumário NA AGENDA COMO FAÇO PARA VER PACIENTES COM TRATAMENTO EM ABERTO MAIS SEM AGENDAMENTO?... 2 COMO FAÇO PARA PROCURAR UM PACIENTE E IMPRIMIR

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO POKER CAPÍTULO I DA EXECUÇÃO DO TORNEIO

REGULAMENTO TÉCNICO POKER CAPÍTULO I DA EXECUÇÃO DO TORNEIO POKER CAPÍTULO I DA EXECUÇÃO DO TORNEIO Art. 2º - O Torneio de POKER dos XIII JOIDS será disputado nas instalações que será informado através de boletim oficial, informando o dia, horário e local com caráter

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

SMS Corporativo Manual do Usuário

SMS Corporativo Manual do Usuário NEXTEL SMS Corporativo Manual do Usuário Conteúdo 2 CAPÍTU LO 1 Introdução 3 CAPÍTU LO 2 Funcionalidades 1 Copyright Curupira S/A TakeNET INTRODUÇÃO A FERRAMENTA O SMS Corporativo é um serviço criado para

Leia mais

Astra. Introdução e conceitos básicos do sistema

Astra. Introdução e conceitos básicos do sistema 2011 www.astralab.com.br Astra Introdução e conceitos básicos do sistema Este documento permite entender melhor como funciona o sistema Astra e algumas funções básicas de seus softwares. Equipe de Documentação

Leia mais

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1 1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1.ACESSANDO O SITE DA FEOL 1.1 Endereço do Site O endereço para acessar o site da Fundação Educacional de Oliveira é: www.feol.com.br Obs: experimente digitar apenas feol.com.br

Leia mais

Levantamento de Requisitos

Levantamento de Requisitos Levantamento de Requisitos 1 Segurança No início do programa, a primeira tela a aprecer será uma tela denominada Login. Só terá acesso ao sistema da locadora quem estiver logado e cadastrado no sistema

Leia mais

Excel Planilhas Eletrônicas

Excel Planilhas Eletrônicas Excel Planilhas Eletrônicas Capitulo 1 O Excel é um programa de cálculos muito utilizado em empresas para controle administrativo, será utilizado também por pessoas que gostam de organizar suas contas

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual Copyright 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Página 1 de 17 TUTORIAL: FERRAMENTA DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL ÍNDICE 1. Acessando a ferramenta... 3 2. Como se cadastrar... 4 3. Usando a

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

第 61/2004 號 經 濟 財 政 司 司 長 對 外 規 範 性 批 示. Artigo 7.º 第 七 條 賠 率. prémios: Ao jogador que ganha pertencem o valor da aposta e os seguintes

第 61/2004 號 經 濟 財 政 司 司 長 對 外 規 範 性 批 示. Artigo 7.º 第 七 條 賠 率. prémios: Ao jogador que ganha pertencem o valor da aposta e os seguintes 724 澳 門 特 別 行 政 區 公 報 第 一 組 第 20 期 2004 年 5 月 17 日 第 七 條 賠 率 博 彩 者 中 注, 除 原 注 碼 外, 依 下 列 得 賠 率 : ( 一 ) 壹 個 號 碼 孤 丁 1 賠 35; ( 二 ) 兩 個 號 碼 兩 門 騎 1 賠 17; ( 三 ) 三 個 號 碼 三 門 一 列 1 賠 11; ( 四 ) 四 個 號 碼 四 門 騎

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

REGRAS DO POKER. Link:http://www.jogatina.com/regras-como-jogar-poker.html

REGRAS DO POKER. Link:http://www.jogatina.com/regras-como-jogar-poker.html REGRAS DO POKER Link:http://www.jogatina.com/regras-como-jogar-poker.html Com mais de 100 milhões de jogadores em todo o planeta, a modalidade de poker Texas Hold'em No Limits também pode ser jogada aqui

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

3 0 0 A 120 incorreto 3 431 A 130 incorreto A 200 incorreto 5 A 100 correto B 110 incorreto B 111 correto C 200 correto D 300 incorreto

3 0 0 A 120 incorreto 3 431 A 130 incorreto A 200 incorreto 5 A 100 correto B 110 incorreto B 111 correto C 200 correto D 300 incorreto Universidade Federal Fluminense - UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO Faculdade Federal de Rio das Ostras - RFR Departamento de Ciência e Tecnologia - RCT Curso: Programação de Computadores

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar.

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar. 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 - Preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS.

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS. Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar com o CMS. 5 Removendo o Cliente. Playlist 7 Criando um Playlist. 8 Adicionando

Leia mais

Inventário Rotativo. Página 1

Inventário Rotativo. Página 1 Inventário Rotativo Página 1 Página 2 Antes de iniciar qualquer inventário certifique-se de que não há nenhum dos produtos a serem inventariados pendente de entrada, lançamento para requisições entre outros.

Leia mais

E&L Compras, Licitações e Contratos. Perguntas Frequentes

E&L Compras, Licitações e Contratos. Perguntas Frequentes E&L Compras, Licitações e Contratos Perguntas Frequentes 1. Como consolidar itens na pesquisa de preço ou licitação? Os itens deveram ter o mesmo código, unidade e descrição. 2. É possível reutilizar os

Leia mais

Terceira Avaliação Visualg & Pascal

Terceira Avaliação Visualg & Pascal Primeiro trabalho Sistema de controle acadêmico Objetivo: implementar um programa de computador que realiza o controle acadêmico de uma turma em uma disciplina específica. O programa deve ser capaz de

Leia mais

Lista de Exercícios. Vetores

Lista de Exercícios. Vetores Lista de Exercícios Vetores LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. WWW.EDUARDOSILVESTRI.COM.BR ATUALIZADO EM: 13/03/2007 Página 1/1 1. Faça um programa que crie um vetor de inteiros de 50 posições

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

1ª Opção de consulta: Menu > Consultas > Evento por Nome > Município de realização

1ª Opção de consulta: Menu > Consultas > Evento por Nome > Município de realização ORIENTAÇÕES PARA O REGISTRO OFICIAL DA PARTICIPAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO EVENTO DA SEMANA PEDAGÓGICA DE FEVEREIRO/2014: PROCEDIMENTOS DA ESCOLA NO SISTEMA DE CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

A4 Projeto Integrador e Lista de Jogos

A4 Projeto Integrador e Lista de Jogos A4 Projeto Integrador e Lista de Jogos 1ª ETAPA PROJETO INTEGRADOR (2 pontos na A4) Como discutido em sala de aula, a disciplina de algoritmos I também fará parte do projeto integrador, para cada grupo

Leia mais

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz Manual de Cobrança Cadastrando um Funcionário Entre no programa e no menu principal entre na opção: Cadastros / Cadastros de Funcionários e Acionador. Será apresentada a tela abaixo: Nesta tela deverão

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

WEB COLABORADOR. Envio e Recebimento de arquivos de consignação

WEB COLABORADOR. Envio e Recebimento de arquivos de consignação TUTORIAL Envio e Recebimento de arquivos de consignação Para acessar o Web Colaborador e transferir arquivos de consignação, entre com os dados de CNPJ, usuário e senha, nos campos correspondentes. Regras

Leia mais

Manual Replicação Manual VPN

Manual Replicação Manual VPN Manual Replicação Introdução O que é cloudcomputing ou computação na nuvem? Refere-se à utilização de um servidor com alta capacidade de armazenamento de dados e que com configurações que aguentam um alto

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO MÓDULO FÉRIAS SERVIDOR/ESTAGIÁRIO

SISTEMA DE GESTÃO MÓDULO FÉRIAS SERVIDOR/ESTAGIÁRIO SERVIDOR/ESTAGIÁRIO O endereço eletrônico para acesso ao sistema é: https://sistemas.ufscar.br/ferias Para utilizar o Sistema de Controle de Férias você deverá estar cadastrado previamente no Banco de

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA CSPSNet

MANUAL DO PROGRAMA CSPSNet MANUAL DO PROGRAMA CSPSNet Qualquer dúvida entre em contato: (33)32795093 01 USUÁRIO/CSPSNet O sistema CSPSNet está configurado para funcionar corretamente nos seguintes browsers: Internet Explorer 8.0,

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014

MANUAL PAPELETA MOTORISTA Criado em: 15/02/2013 Atualizado em: 12/11/2014 O objetivo deste manual é explicar passo a passo o controle da papeleta do motorista realizado no SAT. De acordo com a LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012, que pode ser acessada em: http://www.planalto.gov.br

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TOTEM CF SISTEMAS

BOLETIM INFORMATIVO TOTEM CF SISTEMAS BOLETIM INFORMATIVO TOTEM CF SISTEMAS Volume 1/ Edição 1 ACESSO RÁPIDO E DIRETO AO SUPORTE TOTEM Acessando o link: www.totem.net.br/ suporte, pelo navegador de seu computador, tablet, ou smartphone, você

Leia mais

Alterações presentes na Versão 3.0.0.32 do Sistema OnixNet/TrucksNet

Alterações presentes na Versão 3.0.0.32 do Sistema OnixNet/TrucksNet Alterações presentes na Versão 3.0.0.32 do Sistema OnixNet/TrucksNet 1. Cadastro de Finder; 2. Criação de novos tipos para o cadastro de produto; 3. Substituição do atual formato de geração de Excel em

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

Escolha PNLD 2010 Passo a Passo

Escolha PNLD 2010 Passo a Passo Escolha PNLD 200 Passo a Passo PROCEDIMENTOS SLIDES ) ACESSANDO O SIMAD 2 a 7 2) CADASTRO DO RESPONSÁVEL 8 a 3) REGISTRO DA ESCOLHA 2 a 8 4) RECUPERAÇÃO DO CÓDIGO DE SEGURANÇA 9 a 24 ) ACESSANDO O SIMAD

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

Tutorial para envio de comunicados

Tutorial para envio de comunicados Tutorial para envio de comunicados Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 2 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 4 3. Enviando comunicado para colaboradores e professores...

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS SIA

SISTEMA DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS SIA SISTEMA DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS SIA Abaixo constam trechos retirados do Manual do Usuário do SIA Sistema de Informações Acadêmicas. A autoria das informações é da equipe do SIA. SISTEMA DE INFORMAÇÕES

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting Omega Tecnologia Manual Omega Hosting 1 2 Índice Sobre o Omega Hosting... 3 1 Primeiro Acesso... 4 2 Tela Inicial...5 2.1 Área de menu... 5 2.2 Área de navegação... 7 3 Itens do painel de Controle... 8

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Tutorial Novo Portal do Aluno

Tutorial Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Manual de utilização do site de contatos

Manual de utilização do site de contatos Manual de utilização do site de contatos O site de contatos da Cestalto é uma área exclusiva para representantes de vendas, que serve para registrar os contatos que você realizar com seus clientes. Assim,

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

Sumário. 1. Tutorial para cadastramento dos jesuítas no catálogo online...02. 2. Tela do e-mail...02. 3. Login...03. 4. Página pessoal...

Sumário. 1. Tutorial para cadastramento dos jesuítas no catálogo online...02. 2. Tela do e-mail...02. 3. Login...03. 4. Página pessoal... Sumário 1. Tutorial para cadastramento dos jesuítas no catálogo online...02 2. Tela do e-mail...02 3. Login...03 4. Página pessoal...04 5. Dados pessoais...05 6. Contatos...06 7. Telefone...14 8. Foto...16

Leia mais

WF Processos. Manual de Instruções

WF Processos. Manual de Instruções WF Processos Manual de Instruções O WF Processos é um sistema simples e fácil de ser utilizado, contudo para ajudar os novos usuários a se familiarizarem com o sistema, criamos este manual. Recomendamos

Leia mais

Perfil - selecione o perfil de quem será o dono da festa. Categoria - descreva o tipo de festa. Exemplo: Casamento/Bodas

Perfil - selecione o perfil de quem será o dono da festa. Categoria - descreva o tipo de festa. Exemplo: Casamento/Bodas Passo a Passo - Minhas festas 1- Minhas Festas (1) 1.1. Criar Festas Clique no botão criar festa (2) 1.2. Cadastrar festa Preencha os campos abaixo (1): Perfil - selecione o perfil de quem será o dono

Leia mais

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Para fazer um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira AntiVir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows)

Leia mais

Guia para Escolha de Fotos no PSG Request

Guia para Escolha de Fotos no PSG Request Gui apar aescol hadefot os com opsg Request Manualdousuár i ofi nal DLL System Guia para Escolha de Fotos no PSG Request Como escolher as fotos do CD ou DVD que você recebeu de seu Fotógrafo Suporte Técnico

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

Manual de Relação de Pontos por Indicação

Manual de Relação de Pontos por Indicação Manual de Relação de Pontos por Indicação Sumário 1. Verificando se o parâmetro das funções está ativo... 3 2. Efetuando o cadastro da faixa de indicação... 5 2.1. Cadastro de faixas com intervalos...

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

Manual de Acesso ao Sistema SAORI Portal do Aluno

Manual de Acesso ao Sistema SAORI Portal do Aluno Manual de Acesso ao Sistema SAORI Portal do Aluno 1) Procedimentos que deverão ser executados antes do primeiro acesso ao sistema. (Caso você já acesse o sistema com regularidade vá para o item 2). Abra

Leia mais

Sistema de Gestão de Freqüência. Manual do Usuário

Sistema de Gestão de Freqüência. Manual do Usuário Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Centro de Processamento de Dados Divisão de Projetos / SGF Sistema de Gestão de Freqüência Sistema de Gestão de Freqüência Manual do Usuário Descrição

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema de Digitação de Pedidos Off-line

Manual de Utilização do Sistema de Digitação de Pedidos Off-line Manual de Utilização do Sistema de Digitação de Pedidos Off-line Você representante já deve conhecer o Off-line, caso contrário, saiba que possuí uma ferramenta poderosa para auxiliá-lo na Digitação dos

Leia mais

Especificação do 3º Trabalho

Especificação do 3º Trabalho Especificação do 3º Trabalho I. Introdução O objetivo deste trabalho é abordar a prática da programação orientada a objetos usando a linguagem Java envolvendo os conceitos de classe, objeto, associação,

Leia mais

MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES

MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES Esse Manual tem como objetivo explicar todas as funções do novo sistema de abertura de chamados da Datacom Automações. Esse novo programa facilitará o atendimento entre

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Manual Portal Ambipar

Manual Portal Ambipar Manual Portal Ambipar Acesso Para acessar o Portal Ambipar, visite http://ambipar.educaquiz.com.br. Login Para efetuar o login no Portal será necessário o e-mail do Colaborador e a senha padrão, caso a

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

TUTORIAL Última atualização: 23/03/2015

TUTORIAL Última atualização: 23/03/2015 TUTORIAL Última atualização: 23/03/2015 Índice Acesso à Intranet... 1 Alterando foto e senha... 2 A Área de Trabalho da Intranet... 3 Alterando a Área de Trabalho... 4 Tipos de Usuários... 5 Cadastrando

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

Manual de Usuário - Flight of Icarus

Manual de Usuário - Flight of Icarus Manual de Usuário - Flight of Icarus Desenvolvido por: Elvis Venâncio S. Nogueira Data: 21/02/2013 Versão: 1.7 Sumário Conteúdo Manual sobre Flight of Icarus... 4 Formas de Conexão... 4 Tela de Login...

Leia mais

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE C o n t r o l e E m p r e s a r i a l MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE s i s t e m a s SUMÁRIO INTRODUÇÃO CONCEITOS... 3 ENTRADA DIRETA DE PRODUTOS... 3 INCLUSÃO DE FORNECEDORES E CLIENTES...

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da

Leia mais

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

O Komunik é uma ferramenta de comunicação interna que permite a interação completa entre todos os setores de uma empresa.

O Komunik é uma ferramenta de comunicação interna que permite a interação completa entre todos os setores de uma empresa. ORG 13.8 KOMUNIK O QUE É Manual Estoque - Versão 4.55.001-2ª Edição - 2012 O Komunik é uma ferramenta de comunicação interna que permite a interação completa entre todos os setores de uma empresa. PRA

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais