FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUNÇÕES DA LINGUAGEM"

Transcrição

1 FUNÇÕES DA LINGUAGEM Referências bibliográficas INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto curso prático de leitura e redação. São Paulo: Scipione, 1998, p ; 230; 240; 252; 260; 270.

2 Esquema do ato de comunicação. Fonte: INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1998, p. 17.

3 Funções da linguagem Função poética Função metalingüística Função expressiva ou emotiva Função conativa ou apelativa. Fonte: INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1998, p. 17. Função referencial Função fática

4 Função Referencial Fonte: Capa do jornal O Estado de S. Paulo. Disponível em m.org/media/dfp/pd f24/bra_oe.pdf. Acesso em 24 de fevereiro de Observação: o site indicado é uma ótima fonte de pesquisa. Nele, diariamente, são reproduzidas capas de jornais de cerca de 140 países. Trata-se do uso da linguagem com a finalidade de transmitir informações, expor situações. Ela se caracteriza pela tentativa de produzir uma mensagem mais objetiva. Por isso, ela está muito presente em textos jornalísticos e científicos. Nesta função, destaca-se o emprego de pronomes e verbos de 3ª pessoa. No texto jornalístico, ela será predominante, pois sua intenção principal é informar o público sobre fatos e acontecimentos.

5 TETO DE VIDRO Função Expressiva ou Emotiva O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Nelson Jobim, adotou como prioridade aprovar resolução que garanta desconto nos salários de quem, no Judiciário, receba mais do que o teto do funcionalismo público. A norma deve ser votada até 15 de março pelo CNJ e decerto vai deflagrar uma disputa corporativa tão renhida quanto aquela gerada pela resolução contra a contratação de parentes. A iniciativa é muito bem-vinda. A medida tem como alvo os servidores da Justiça que oneram os cofres públicos com supersaláros. Pela Constituição, o vencimento mensal de um ministro do STF (R$ 24,5 mil) corresponde ao teto do funcionalismo. Os desembargadores podem receber até 90,2% desse valor. Mas são abundantes os magistrados que encontram brechas para manter o privilégio. Há casos extremos de vencimentos superiores a R$ 50 mil. Não por acaso, Tribunais de Justiça relutam em enviar ao STF planilhas com a composição dos salários bem como a justificativa legal para terem sido estipulados. Fonte: Trecho de Editorial publicado no jornal Folha de S. Paulo, de 24 de fevereiro de 2006, p. A2. Buemba! Vou passar um Carnaval acústico! E esse ano eu vou PULAR o Carnaval. Literalmente. Vou dormir hoje à noite e só acordar Quarta-Feira de Cinzas. Pulei o Carnaval. Vou passar um Carnaval acústico. Unplugged! Não vou atrás do trio elétrico. Não quero nada elétrico. Porque na Bahia é assim: você liga o liquidificador e sai todo mundo correndo atrás pensando que é trio elétrico! É mole? É mole, mas sobe! Ou como diz o outro: é duro, mas desce! O ano passado eu pulei tanto que quase botei um ovo. Aliás, no Nordeste todo é assim: de tanto que pulam acabam botando ovo. Ovo elétrico! E eu vou sair no Bloco de Paulista: o Blockbuster. Sábado de aleluia na videolocadora. Vou passar um Carnaval trepidante: vou alugar nove fitas. Rarará! Enfim, chegou o Carnaval. De hoje em diante É PROIBIDO PENSAR! Fonte: Trecho do texto de José Simão publicado no jornal Folha de S. Paulo, de 24 de fevereiro de 2006, p. E.9. O que caracteriza esta função é o emprego da linguagem para expressar opiniões e/ou sentimentos do emissor. Ela vai se evidenciar, mais claramente, pelo uso de pronomes e verbos de 1ª pessoa. Porém, muitas vezes, isso não ocorre. Nos textos jornalísticos, esta função é muito utilizada nos editoriais (porque emitem a opinião do jornal); nos textos assinados por colunistas e críticos de cinema, música, teatro etc. e nas charges (trata-se da opinião do chargista sobre um determinado fato).

6 Função Conativa ou Apelativa A linguagem é trabalhada com o objetivo de persuadir o destinatário. Ou seja, fazer com que ele atenda aos interesses do emissor. A marca mais evidente desta função é o emprego de pronomes e verbos da 2ª pessoa. Todavia, muitas vezes, isso não ocorre. Fonte: Capa do Jornal da Tarde. editorias/2006/02/24. Acesso em 24 de fevereiro de Esta função sempre é predominante no texto publicitário. No jornal, ela estará presente, principalmente, nas capas de jornais, de revistas, de boletins etc.

7 Função Fática Nesta função, a linguagem é empregada com a intenção de, primeiramente, despertar a atenção do seu destinatário e depois, manter contato com ele. Ou seja, manter o canal aberto. Esta função se apresenta de diferentes formas: ruídos, falar alto, repetição, música, recursos gráficos (tais como, tamanho da fonte, cores etc.). Fonte: página de abertura de matéria assinada por Eurico Andrade. Publicada na Revista Realidade, ano II, n. 18, setembro de 1967, p Como a maior dificuldade do emissor é conseguir despertar a atenção do receptor, torna-se uma função muito utilizada em textos da comunicação de massa.

8 JORNALISMO ECONÔMICO Função Metalingüística Quelle língua ist this one? Rolf Kuntz Dólar opera? PIB registra? Por que case em vez de "caso"? Câmbio tem stress? A soja é responsável? A linguagem do jornalismo econômico é muito estranha, sim, e não por causa do famigerado economês. O idioma dos cadernos de Economia é muito menos técnico do que se diz. É infinitamente mais próximo da fala comum do que o código usado em matérias sobre turfe, tênis ou informática sem falar, naturalmente, nos magníficos artigos sobre conjuntos musicais de garagem. O problema do material econômico não é a especialização, mas a deformidade. A linguagem é feia e repleta de vícios. É um produto da combinação da preguiça, principalmente dos chefes, com a precária formação dos jovens profissionais. Ocorre quando a linguagem é utilizada para falar da própria linguagem. Ou seja o código é empregado para explicar, definir ou fazer referência ao próprio código. O exemplo mais evidente dessa função é o dicionário. Mas ela está presente em muitas situações do cotidiano. No caso do texto jornalístico, isso acontece quando se faz referência à própria produção do jornal. Como, por exemplo, na coluna do ombusdman ou na coluna erramos. Fonte: Trecho de texto disponível em Acesso em 24 de fevereiro de Uso didático do texto.

9 Função Poética É o emprego da linguagem concentrada na mensagem. Isto é, a intenção é apresentar o conteúdo por meio de uma forma que atraía o destinatário. Por isso, ela também recebe o nome de função estética. O que a caracteriza é a novidade, criar efeitos que provoquem o senso estético do destinatário. Fonte: página de abertura de ensaio fotográfico de Cláudia Andujar. Publicado na Revista Realidade, ano II, n. 18, setembro de 1967, p O texto jornalístico recorre com freqüência a esta função como forma de causar um certo estranhamento sobre o receptor. Isso ocorre nos títulos das matérias, nas chamadas de telejornal ou de radiojornal, na seleção e arranjo das imagens.

10 O estudo das funções da linguagem é muito importante para percebermos as diferenças e semelhanças existentes entre os vários tipos de mensagem. Analisando o modo como essas funções se organizam nos textos alheios, podemos detectar as finalidades que orientaram sua elaboração. Aplicando-as em nosso próprios textos, podemos planejar o que escrevemos, de modo a fortalecer a eficácia e a expressividade das mensagens. (INFANTE, 1998, p. 217) Deve-se destacar, ainda, que nas mensagens, raramente, é utilizada apenas uma função da linguagem. Quase sempre, há várias funções presentes. Contudo, sempre haverá uma predominante. Essa função predominante será determinada de acordo com a finalidade com que a mensagem foi elaborada. Por esse motivo, nos textos jornalísticos, a função referencial prevalecerá sobre as outras. Porém não se deve ignorar a presença das demais funções como forma de atrair o público e de manter-se em contato permanente com ele.

11 Fonte: erna/0,,oi ei5024,00.html. Acesso em 24 de fevereiro de Diário argentino Olé simulou uma falha de impressão em sua capa: "Por razões técnicas, esta página não pôde ser impressa. Desculpem, até amanhã"

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Elementos da comunicação e Funções da linguagem Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM O estudo das funções da linguagem depende de seus fatores principais. Destacamos cada um deles em particular: *emissor quem fala ou transmite uma mensagem a alguém *receptor (ou interlocutor)

Leia mais

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira COMUNICAÇÃO LINGUAGEM LÍNGUA FALA ESCRITA DISCURSO Forma de linguagem escrita (texto) ou falada (conversação no seu contexto social, político ou cultural).

Leia mais

elementos da comunicação

elementos da comunicação elementos da comunicação Observe o seguinte esquema, criado pelo linguista Jakobson A comunicação está associada à lin guagem e in teração, de form a que representa a transmissão de mensagens entre um

Leia mais

PORTUGUÊS. Interpretação de textos Funções da Linguagem. Prof.ª Isabel Vega

PORTUGUÊS. Interpretação de textos Funções da Linguagem. Prof.ª Isabel Vega PORTUGUÊS Interpretação de textos Funções da Linguagem Prof.ª Isabel Vega I) Comunicação pleno entendimento da mensagem Funções da Linguagem Elementos envolvidos na comunicação: Helga, amiga da Helga,

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor emite, codifica a mensagem Receptor recebe, decodifica a mensagem Mensagem- conteúdo transmitido pelo emissor Código conjunto de signos usado na transmissão

Leia mais

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO FUNÇÕES DA LINGUAGEM ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor emite, codifica a mensagem Receptor recebe, decodifica a mensagem Mensagem- conteúdo transmitido pelo emissor Código conjunto de signos usado na transmissão

Leia mais

Escola do SESI Jundiaí

Escola do SESI Jundiaí Escola do SESI Jundiaí Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado ROMAN JAKOBSON Linguista russo que criou o modelo explicativo de comunicação verbal: TEORIA DA COMUNICAÇÃO VERBAL Nessa teoria, sua intenção

Leia mais

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS Professor Marlos Pires Gonçalves 1 TEORIA DA COMUNICAÇÃO Toda mensagem tem uma finalidade: ela pode servir para transmitir um conteúdo intelectual, exprimir (ou ocultar)

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM Funções da Linguagem: são o conjunto das finalidades comunicativas realizadas por meio dos enunciados da língua. Enunciado: é tudo aquilo que é dito ou escrito

Leia mais

Funções da linguagem. Flávia Andrade

Funções da linguagem. Flávia Andrade Funções da linguagem Flávia Andrade Linguagem Comunicação Funciona para o quê? Teoria da comunicação Contexto Organização Referente Conteúdo Emissor Código Mensagem Canal Receptor Emite a mensagem Meio

Leia mais

Prof. André Moraes FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Prof. André Moraes FUNÇÕES DA LINGUAGEM Prof. André Moraes FUNÇÕES DA LINGUAGEM CARACTERÍSTICA BÁSICA DA COMUNICAÇÃO: alguém diz alguma coisa a outrem. 1º - FATORES CONSTITUTIVOS DO ATO DE COMUNICAÇÃO. CONTEXTO REMETENTE MENSAGEM DESTINATÁRIO

Leia mais

Elementos da comunicação; Função emotiva; Função apelativa; Função referencial; Função metalinguística; Função fática; Função poética.

Elementos da comunicação; Função emotiva; Função apelativa; Função referencial; Função metalinguística; Função fática; Função poética. Elementos da comunicação; Função emotiva; Função apelativa; Função referencial; Função metalinguística; Função fática; Função poética. 2 Para melhor compreensão das funções da linguagem, torna-se necessário

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª. Lenise

Língua Portuguesa. Profª. Lenise Língua Portuguesa Profª. Lenise Qual o objetivo de um texto? Por meio da linguagem, realizamos diferentes ações: transmitimos informações tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer) algo assumimos compromissos

Leia mais

Língua Portuguesa. Funções da Linguagem. Prof. Luquinha

Língua Portuguesa. Funções da Linguagem. Prof. Luquinha Língua Portuguesa Funções da Linguagem Prof. Luquinha Qual o objetivo de um texto? Por meio da linguagem, realizamos diferentes ações: transmitimos informações tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer)

Leia mais

ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO & FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Prof. Andriza M. Becker

ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO & FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Prof. Andriza M. Becker ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO & FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Prof. Andriza M. Becker OS SEIS ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO FALHAS NA COMUNICAÇÃO... E NA COMUNICAÇÃO ESCRITA??? QUE INTERPRETAÇÃO VOCÊ FAZ

Leia mais

FUNÇÕES DE LINGUAGEM

FUNÇÕES DE LINGUAGEM AULAS 1 À 4 Prof. Sabrina Moraes FUNÇÕES DE LINGUAGEM As funções de linguagem são recursos utilizados pelo emissor ou destinatário (pessoa que fala ou escreve) no momento de transmitir uma mensagem, com

Leia mais

ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO & FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Prof. Andriza M. Becker

ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO & FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Prof. Andriza M. Becker ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO & FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Prof. Andriza M. Becker OS SEIS ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO FALHAS NA COMUNICAÇÃO... E NA COMUNICAÇÃO ESCRITA??? QUE INTERPRETAÇÃO VOCÊ FAZ

Leia mais

MODELOS DE COMUNICAÇÃO Fernando Casal ISPAB

MODELOS DE COMUNICAÇÃO Fernando Casal ISPAB MODELOS DE COMUNICAÇÃO Fernando Casal ISPAB Modelos que vêem a comunicação como um processo. Um modelo é um mapa. Representa as características seleccionadas do seu território: nenhum modelo pode ser exaustivo.

Leia mais

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas ATO DE COMUNICAÇÃO Referências bibliográficas INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1998, p. 17. PEREIRA, José Haroldo. Curso básico de teoria

Leia mais

Teoria da Comunicação. Professor Marlos Pires Gonçalves

Teoria da Comunicação. Professor Marlos Pires Gonçalves Teoria da Comunicação Professor Marlos Pires Gonçalves O processo da comunicação Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos : 1. Emissor ou remetente: é aquele que codifica e envia a

Leia mais

(...) Eu canto em português errado. Acho que o imperfeito não participa do passado. Troco as pessoas. Troco os pronomes ( ).

(...) Eu canto em português errado. Acho que o imperfeito não participa do passado. Troco as pessoas. Troco os pronomes ( ). (...) Eu canto em português errado Acho que o imperfeito não participa do passado Troco as pessoas Troco os pronomes ( ). (Meninos e Meninas Legião Urbana) ALGUMAS ESCOLHAS LINGUÍSTICAS TORNAM O IDIOMA

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Iara Martins Santos

FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Iara Martins Santos FUNÇÕES DA LINGUAGEM Iara Martins Santos REFERENTE EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR CÓDIGO CANAL a) Emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas). b) Mensagem - é o

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Iara Martins Santos

FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Iara Martins Santos FUNÇÕES DA LINGUAGEM Iara Martins Santos REFERENTE EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR CÓDIGO CANAL a) Emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas). b) Mensagem - é o

Leia mais

Elementos da Comunicação

Elementos da Comunicação Elementos da Comunicação O processo da comunicação Em todo ato de comunicação estão envolvidos vários elementos : 1. Emissor ou remetente: é aquele que codifica e envia a mensagem. Ocupa um dos pólos do

Leia mais

OBJETIVOS PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO. Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão

OBJETIVOS PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO. Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão OBJETIVOS produzir textos coesos e coerentes e que contemplem os fatores de textualidade produzir textos respeitando a norma culta empregar eficientemente a língua em suas modalidades oral e escrita Segurança

Leia mais

Língua Portuguesa Mara Rúbia

Língua Portuguesa Mara Rúbia Língua Portuguesa Mara Rúbia Linguagem e Comunicação Linguagem Linguagem O caminho humano de comunicar-se. Faculdade humana de manifestar seus pensamentos, desejos ou emoções. Possibilita a interação do

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM, FALA, ESCRITA E LEITURA ARGUMENTAÇÃO

FUNÇÕES DA LINGUAGEM, FALA, ESCRITA E LEITURA ARGUMENTAÇÃO AULA 1 e 2 FUNÇÕES DA LINGUAGEM, FALA, ESCRITA E LEITURA ARGUMENTAÇÃO Profa. Dra. Vera Vasilévski Comunicação Oral e Escrita UTFPR/Santa Helena A linguagem (oral e escrita) é um sistema de comunicação

Leia mais

REDAÇÃO LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFª ISABEL LIMA

REDAÇÃO LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFª ISABEL LIMA REDAÇÃO LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFª ISABEL LIMA LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL Linguagem verbal faz uso das palavras, escritas ou faladas. Linguagem não verbal inclue algumas

Leia mais

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL AULA IV

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL AULA IV COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL AULA IV Profª. Helena Damélio Funções da Linguagem Revisão Crase Processo de Comunicação CONTEXTO EMISSOR => MENSAGEM => RECEPTOR CANAL CÓDIGO Portanto - Quem? - O quê? - Para quem?

Leia mais

Existem seis elementos no ato de comunicação: o locutor ou emissor, o interlocutor ou receptor (a pessoa com quem se fala), o canal ou contato (o som

Existem seis elementos no ato de comunicação: o locutor ou emissor, o interlocutor ou receptor (a pessoa com quem se fala), o canal ou contato (o som Existem seis elementos no ato de comunicação: o locutor ou emissor, o interlocutor ou receptor (a pessoa com quem se fala), o canal ou contato (o som e o ar, o meio físico), o referente ou contexto (o

Leia mais

Vamos estudar??????? Prof. ª Kalyne Varela

Vamos estudar??????? Prof. ª Kalyne Varela Vamos estudar??????? Prof. ª Kalyne Varela Comunicação Todo ato comunicativo envolve seis componentes essenciais: - Emissor(remetente, locutor, codificador, falante); - Receptor(destinatário, interlocutor,

Leia mais

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos)

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos) Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing/Processos Gerenciais UC: Comunicação e Expressão COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos) A comunicação verbal baseia-se na interação

Leia mais

Comunicação - Conceito. Comunicação - Conceito continuação

Comunicação - Conceito. Comunicação - Conceito continuação Comunicação - Conceito A palavra comunicar vem do latim communicare, que significa pôr em comum. Depreende-se daí que a essência da palavra comunicar está associada à idéia de convivência, comunidade,

Leia mais

Português. Interpretação de Texto TRT- RJ. Maria Tereza Faria

Português. Interpretação de Texto TRT- RJ. Maria Tereza Faria Português Interpretação de Texto TRT- RJ Maria Tereza Faria 1. Leitura da fonte bibliográfica gênero textual; 2. leitura do título; 3. leitura do enunciado; 4. leitura das alternativas; 5. destaque das

Leia mais

TEORIA DA COMUNICAÇÃO: ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E FUNÇÃO DA LINGUAGEM

TEORIA DA COMUNICAÇÃO: ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E FUNÇÃO DA LINGUAGEM O que você deve saber sobre TEORIA DA COMUNICAÇÃO: ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Para viabilizar o processo comunicativo, o emissor recorre aos códigos. São sinais representados pela fala, pela escrita, por

Leia mais

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Planejamento para aplicação do plano de ensino Disciplina: 3143-A - Processos de Gerenciamento em Rádio e TV Terça-Feira manhã Sala 77-1º

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM O primeiro lingüista a estabelecer funcionamentos (funções) distintas para a linguagem foi o alemão Karl Bühler, determinando que haveria três funções básicas na comunicação: EXPRESSIVA,

Leia mais

CURSO de COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO - Gabarito

CURSO de COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO - Gabarito PROAC / COSEAC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS COSEAC-COORDENADORIA DE SELEÇÃO TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2007 e 1 o semestre letivo de 2008 CURSO de COMUNICAÇÃO

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM 1. Função referencial (ou denotativa) É aquela centralizada no referente, pois o emissor oferece informações da realidade. Linguagem usada na ciência, na arte realista, no jornal,

Leia mais

1.A comunicação é essencial à existência humana. 2.A comunicação permeia nossas relações sociais

1.A comunicação é essencial à existência humana. 2.A comunicação permeia nossas relações sociais Assuntos introdutórios 1ª aula Assuntos 2ª aula: Comunicação e Expressão Profª. Luciana Eliza dos Santos Funções da linguagem Coesão e coerência Gêneros textuais Fórum Comunicação e Expressão Esquema Elementos

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA NÃO, PORQUE O ESTRANGEIRO NÃO ENTENDEU A LÍNGUA DO BRASILEIRO. HOUVE COMUNICAÇÃO? SIM, PORQUE AS DUAS

Leia mais

9. A skrita na internet. Estudos linguísticodiscursivos procuram mostrar que internetês não é mera reprodução da fala na escrita, mas, sim, uma forma

9. A skrita na internet. Estudos linguísticodiscursivos procuram mostrar que internetês não é mera reprodução da fala na escrita, mas, sim, uma forma 2 9. A skrita na internet. Estudos linguísticodiscursivos procuram mostrar que internetês não é mera reprodução da fala na escrita, mas, sim, uma forma de aproximação entre os falantes (Fabiana Cristina

Leia mais

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino Grade Curricular - Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino SEMESTRE 1 CCA0218 Língua Portuguesa - Redação e Expressão Oral I 4 0 4 CCA0258 Fundamentos de Sociologia Geral

Leia mais

A NOTÍCIA. O facto ainda não acabou de acontecer e já a mão nervosa do repórter O transforma. Carlos Drummond de Andrade

A NOTÍCIA. O facto ainda não acabou de acontecer e já a mão nervosa do repórter O transforma. Carlos Drummond de Andrade A NOTÍCIA O facto ainda não acabou de acontecer e já a mão nervosa do repórter O transforma. Carlos Drummond de Andrade OUVIR UMA NOTÍCIA http://sic.sapo.pt/online/video/informac ao/noticias-pais/2011/2/homemsequestrou-durnate-uma-hora-umamulher-numa-agencia-do-bcp-noporto24-02-2011-0349.htm

Leia mais

MODELO A SER SEGUIDO PARA MONTAGEM DO PAPER PARA EXPOCOM PRIMEIRA IMPRESSÃO

MODELO A SER SEGUIDO PARA MONTAGEM DO PAPER PARA EXPOCOM PRIMEIRA IMPRESSÃO MODELO A SER SEGUIDO PARA MONTAGEM DO PAPER PARA EXPOCOM PRIMEIRA IMPRESSÃO Renato Silvestre (1) Adelto Gonçalves (2) Universidade Santa Cecília Unisanta Santos (SP) 1. Resumo O Primeira Impressão é o

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano 2018-2019 Domínios Domínios de referência Aprendizagens essenciais Instrumentos Frequência / Periodicidade

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

Aula 02. O Processo de Comunicação. Prezado(a) aluno(a), Você já percebeu a importância da comunicação em nossa vida? Segundo Abreu (2001):

Aula 02. O Processo de Comunicação. Prezado(a) aluno(a), Você já percebeu a importância da comunicação em nossa vida? Segundo Abreu (2001): Aula 02 O Processo de Comunicação Prezado(a) aluno(a), Você já percebeu a importância da comunicação em nossa vida? Segundo Abreu (2001): (...) Não basta ser inteligente, ter uma boa formação universitária,

Leia mais

Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial O que é comunicar? Tornar comum, compartilhar Todas as atividades humanas envolvem comunicação ato vital Comunicação Verbal (falada e escrita) Comunicação não-verbal (sons, músicas,

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS) D O M Í N I O S D I S C U R S I V O S Para Luiz Antônio Marcuschi, os domínios discursivos constituem práticas de comunicação nas quais

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA ÊNFASE NO LOCUTOR

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA ÊNFASE NO LOCUTOR FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA ÊNFASE NO LOCUTOR Quando a linguagem tem a função emotiva ou expressiva ela está centrada no próprio emissor e exprime seus sentimentos ou suas emoções.

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011 RESPOSTA AOS RECURSOS INTERPOSTOS CONTRA O GABARITO OFICIAL PRELIMINAR DA PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA CARGO 01: PROFESSOR: EDUCAÇÃO INFANTIL QUESTÃO GABA QUESTÃO: 08 RESPOSTA: INDEFERIDO. A alternativa

Leia mais

Funções da Linguagem

Funções da Linguagem Funções da Linguagem Olá, seja bem-vindo (a) a nossa aula sobre Funções de Linguagem. Para iniciá-la, que tal rememorar conceitos estudados na aula passada? Você se lembra dos Elementos do Processo de

Leia mais

P R O G R A M A. O léxico português. Processos de criação e renovação

P R O G R A M A. O léxico português. Processos de criação e renovação UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA II (Red. e Expressão Oral) CARGA HORÁRIA: 45 horas

Leia mais

Aula Conceitos editoriais

Aula Conceitos editoriais Nesta aula, vamos ver alguns conhecidos e nem tão conhecidos jargões e expressões do jornalismo. Esse conhecimento permite ficar mais familiarizado com a linguagem jornalística. Manchete O jornal normalmente

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Nov/2018

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Nov/2018 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Nov/2018 O NORDESTE Vendas do varejo cresceram no Nordeste nos cinco primeiros meses de 2018, segundo Diário Econômico do Banco do Nordeste. 1 No segundo

Leia mais

Procedimentos - Imprensa

Procedimentos - Imprensa Procedimentos - Imprensa 1. Estrutura da Redação O processo de elaboração e composição depende de muitos fatores. Para que as produtos jornalísticos sejam escritos, gravados, editados, diagramados e publicados,

Leia mais

TITULO 1 Cartaz Batida. Juliana ARANTES 2 Rodrigo Alexandre VENCERLAU 3 Sônia RÉGIS 4 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

TITULO 1 Cartaz Batida. Juliana ARANTES 2 Rodrigo Alexandre VENCERLAU 3 Sônia RÉGIS 4 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP TITULO 1 Cartaz Batida Juliana ARANTES 2 Rodrigo Alexandre VENCERLAU 3 Sônia RÉGIS 4 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP RESUMO O presente paper procura explanar, de forma objetiva,

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 1 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político.

JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político. 30 JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político. Jornalistas especializados em conteúdo noticioso para impresso, online,

Leia mais

3ª MOSTRA DE CONHECIMENTO BIOMÁXIMO FUNDAMENTAL

3ª MOSTRA DE CONHECIMENTO BIOMÁXIMO FUNDAMENTAL APRESENTAÇÃO A 3ª MOSTRA DE CONHECIMENTO BIOMÁXIMO FUNDAMENTAL é um projeto que desperta a pesquisa científica de maneira interdisciplinar. Por ser um evento cultural, a Mostra de Conhecimento oportuniza

Leia mais

Português. Funções de Linguagem. Professora Maria Tereza.

Português. Funções de Linguagem. Professora Maria Tereza. Português Funções de Linguagem Professora Maria Tereza www.acasadoconcurseiro.com.br Português FUNÇÕES DA LINGUAGEM São várias as funções da linguagem, dependendo da intenção do falante e das circunstâncias

Leia mais

PROCESSOS E TÉCNICAS DE JORNALISMO. UNIDADE II O que é notícia? Profa. Ma. Selma Cavaignac

PROCESSOS E TÉCNICAS DE JORNALISMO. UNIDADE II O que é notícia? Profa. Ma. Selma Cavaignac PROCESSOS E TÉCNICAS DE JORNALISMO UNIDADE II O que é notícia? Profa. Ma. Selma Cavaignac O que vamos estudar: 1.1 O que é Notícia? 1.2 Requisitos da notícia 1.3 Fontes e conteúdo da notícia 1.4 Classificação

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro 3º Ciclo Critérios de Avaliação

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro 3º Ciclo Critérios de Avaliação Ano Letivo 2018/19 Disciplina Português 7º Ano APRENDIZAGENS ESSENCIAIS CONHECIMENTOS, CAPACIDADES e ATITUDES Operacionalização/Indicadores DESCRITORES DO PERFIL DOS ALUNOS Ponr ação 80% Instrumentos avaliação

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA Seja bem-vindo ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA 1 - Para que serve a assessoria de imprensa? Basicamente para fortalecer a imagem e divulgar o nome de empresas, associações, nomes, marcas, produtos,

Leia mais

POSSE NA PRESIDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

POSSE NA PRESIDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL POSSE NA PRESIDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Ministro Nelson Azevedo Jobim Presidente Ministra Ellen Gracie Northfleet Vice-Presidente Brasília - 2004 Composição Plenária do Supremo Tribunal Federal

Leia mais

Jornalismo Automotivo

Jornalismo Automotivo Jornalismo Automotivo Data 30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2017 (segunda a sexta, 5 encontros), 19h às 22h. Carga horária 15 horas. Investimento R$450,00 Objetivos A proposta do curso é mostrar como

Leia mais

POSSE NA PRESIDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL

POSSE NA PRESIDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL POSSE NA PRESIDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL MINISTRO NELSON AZEVEDO JOBIM PRESIDENTE MINISTRA ELLEN GRACIE NORTHFLEET VICE-PRESIDENTE SESSÃO SOLENE REALIZADA EM 3 DE JUNHO

Leia mais

Credibilidade e Interatividade

Credibilidade e Interatividade Credibilidade e Interatividade Ao mesmo tempo em que possui profundidade jornalística e qualidade editorial de um jornal, também possui informação rápida e multimídia da internet. O site do Correio Braziliense

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 1º BIMESTRE AUTORIA ANGGELICA PINTO DE MACEDO Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador I contempla o gênero textual Carta

Leia mais

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Mecânica.

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Mecânica. Etec Monsenhor Antonio Magliano Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETE Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Indústria Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Plano de Comunicação e Marketing

Plano de Comunicação e Marketing Plano de Comunicação e Marketing A boa comunicação é fundamental para o sucesso de uma organização Introdução A comunicação é o primeiro passo para a construção de uma relação interpessoal e, por consequência,

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Glauber Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Redação Resultado / Rubrica

Leia mais

Linguística CORRENTES MODERNAS DA LINGUÍSTICA (PARTE I) Profª. Sandra Moreira

Linguística CORRENTES MODERNAS DA LINGUÍSTICA (PARTE I) Profª. Sandra Moreira Linguística CORRENTES MODERNAS DA LINGUÍSTICA (PARTE I) Profª. Sandra Moreira Conteúdo Programático O Funcionalismo As Funções da Linguagem de Roman Jakobson A Linguística Sistêmica de Michael Halliday

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Estudo do objeto da Comunicação Social e suas contribuições interdisciplinares para constituição de uma teoria da comunicação.

Leia mais

Auxílio-moradia de juízes pode custar quase R$ 900 milhões até o fim do ano Sex, 16 de Março de :06

Auxílio-moradia de juízes pode custar quase R$ 900 milhões até o fim do ano Sex, 16 de Março de :06 Apenas em janeiro deste ano, o Judiciário brasileiro gastou mais de R$ 74 milhões com auxílio-moradia para cerca de 17 mil juízes e desembargadores. Ao final de 2018, o valor total gasto no ano pode ultrapassar

Leia mais

Normas Gramaticais da Língua Portuguesa AULA 1. Temas: Tipos de Textos Níveis de Linguagens

Normas Gramaticais da Língua Portuguesa AULA 1. Temas: Tipos de Textos Níveis de Linguagens Normas Gramaticais da Língua Portuguesa AULA 1 Temas: Tipos de Textos Níveis de Linguagens Como você deve recordar, iniciamos o módulo de Redação Oficial comentando sobre o que é o texto, isto é, uma unidade,

Leia mais

Por. Monitor: Bruna Basile

Por. Monitor: Bruna Basile Por. Professor: Eduardo Valladares Monitor: Bruna Basile Funções da Linguagem 30 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto,

Leia mais

Funções da Linguagem. Português Monitores: Bruna Saad, Bernardo Soares e Gianne Frade 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21/02/2016

Funções da Linguagem. Português Monitores: Bruna Saad, Bernardo Soares e Gianne Frade 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21/02/2016 Funções da Linguagem Material de apoio para Monitoria 1. Identifique as funções da linguagem: a) Ênfase no emissor (lª pessoa) e na expressão direta de suas emoções e atitudes. b) Evidencia o assunto,

Leia mais

FUNÇÃO CONATIVA / APELATIVA

FUNÇÃO CONATIVA / APELATIVA Aula 2 Presencial Prof. Sabrina Moraes FUNÇÃO CONATIVA / APELATIVA A Função Conativa se caracteriza pelo fato de transmitir uma mensagem com o intuito de convencer o interlocutor. Assim, se você escreve

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ensino Básico (3º ciclo) Ano: 7º Disciplina: Português

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ensino Básico (3º ciclo) Ano: 7º Disciplina: Português ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ensino Básico (3º ciclo) Ano: 7º Disciplina: Português Domínios Aprendizagens Essenciais Descritores Operativos/Áreas de Competências (1) (identificados no

Leia mais

O que é Comunicação? A comunicação é um processo artificial. O caráter artificial da comunicação humana (comunicação homem com homem por meio de

O que é Comunicação? A comunicação é um processo artificial. O caráter artificial da comunicação humana (comunicação homem com homem por meio de O que é Comunicação? A comunicação é um processo artificial. O caráter artificial da comunicação humana (comunicação homem com homem por meio de artifícios) nem sempre é consciente. Aprende-se um código

Leia mais

Linguagem. Prof. Veríssimo Ferreira

Linguagem. Prof. Veríssimo Ferreira Linguagem Prof. Veríssimo Ferreira Linguagem Sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos comunicativos. Linguagem Capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los.

Leia mais

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Planejamento para aplicação do plano de ensino Versão 05/09/2016 Pós-greve Disciplina: 3143-A - Processos de Gerenciamento em Rádio e TV Segunda-Feira

Leia mais

INTRODUÇÃO. Seja um propagador da felicidade. Patrocine o Campeonato Cearense.

INTRODUÇÃO. Seja um propagador da felicidade. Patrocine o Campeonato Cearense. INTRODUÇÃO A paixão do brasileiro pelo futebol dura por gerações e campeonato após campeonato, o amor pelo time do coração só cresce, independente do resultado. Com isso, daremos as boas vindas ao ano

Leia mais

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo Escola Básica e Secundária À Beira Douro Planificação de Língua Portuguesa 6º ano Ano lectivo 2010-2011 COMPETÊNCIAS Alargamento da compreensão a géneros formais e públicos do oral. Criação de autonomia

Leia mais

Português. Redação Oficial TRT- RJ. Maria Tereza Faria

Português. Redação Oficial TRT- RJ. Maria Tereza Faria Português Redação Oficial TRT- RJ Maria Tereza Faria Redação oficial: maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Características impessoalidade ausência de impressões individuais;

Leia mais

LÍNGUA E LINGUAGEM. Tercia Tasso M. Pitta Pedagoga, Psicopedagoga e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura

LÍNGUA E LINGUAGEM. Tercia Tasso M. Pitta Pedagoga, Psicopedagoga e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura LÍNGUA E LINGUAGEM Tercia Tasso M. Pitta Pedagoga, Psicopedagoga e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura O que é Língua? LÍNGUA Do filólogo, tradutor e crítico literário Antonio Houaiss Língua

Leia mais

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural AULA 2 EQUIPAMENTOS BÁSICOS Celular, câmera fotográfica, tablet ou outro equipamento portátil para captação de imagens [e áudio, se não tiver gravador separado] Iluminação natural Equipamento portátil

Leia mais

CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO

CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO O fotojornalismo vem do ramo da fotografia, onde a informação é clara e objetivada, através das imagens. Pode também ser considerada uma especialização do jornalismo. Através

Leia mais

JORNAL IMPRESSÃO 1. Resumo

JORNAL IMPRESSÃO 1. Resumo JORNAL IMPRESSÃO 1 Marcos Vinícius de Souza MENDES 2 Fabrício Marques de OLIVEIRA 3 Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), Belo Horizonte, MG Resumo O jornal-laboratório Impressão existe há 28

Leia mais

Má comunicação cresce como bola-de-neve Pesquisa mostra que estresse e dores estão entre os efeitos nocivos da falta de entendimento no trabalho

Má comunicação cresce como bola-de-neve Pesquisa mostra que estresse e dores estão entre os efeitos nocivos da falta de entendimento no trabalho 1 Texto 1 Má comunicação cresce como bola-de-neve Pesquisa mostra que estresse e dores estão entre os efeitos nocivos da falta de entendimento no trabalho 05 10 15 20 25 A má comunicação entre os funcionários

Leia mais

Funções da Linguagem. Drd. Andréia Almeida Mendes

Funções da Linguagem. Drd. Andréia Almeida Mendes Funções da Linguagem Drd. Andréia Almeida Mendes O processo de comunicação compreende a troca de informações, utiliza de sinais devidamente organizados, que são emitidos a uma outra pessoa. A palavra falada,

Leia mais

RESOLUÇÃO No 13, DE 21 DE MARÇO DE 2006

RESOLUÇÃO No 13, DE 21 DE MARÇO DE 2006 RESOLUÇÃO No 13, DE 21 DE MARÇO DE 2006 Dispõe sobre a aplicação do teto remuneratório constitucional e do subsídio mensal dos membros da magistratura. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no

Leia mais

Índice de conteúdos por domínio

Índice de conteúdos por domínio português Oo Índice de conteúdos por domínio Texto expositivo/informativo... 68-70 Testes? Como ficar preparado?... 6-7 Texto de opinião... 71-73 Verbos de instrução... 7-8 Resumo... 74-76 oralidade educação

Leia mais