Banco Nacional de Angola

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Banco Nacional de Angola"

Transcrição

1

2 Banco Nacional de Angola RELATÓRIO 3º TRIMESTRE DE. Introdução: Em, entrou em vigor o novo plano de conta das instituições financeiras - CONTIF, tendo-se fixado o mês de Março como o período de reporte inicial dos balancetes 1. Devido aos constrangimentos próprios do processo da mudança do plano de contas, o prazo transitório (de testes) acima referido foi estendido até o mês de Junho de. O presente relatório é o primeiro a ser elaborado tendo em conta a informação recebida nos moldes estabelecidos pelo CONTIF, pelo que, este relatório deve ser analisado e interpretado com alguma reserva, uma vez que tem havido alguma dificuldade de adaptação às mudanças por parte dos bancos. Entretanto, a informação tem sido, paulatinamente, prestada de forma mais clara, detalhada e com uma consistência aceitável. 1 Neste período, os bancos reportaram nos dois planos de contas, PCIF e Contif.

3 I - INDICADORES DE DIMENSÃO DO SISTEMA BANCÁRIO ANGOLANO EVOLUÇÃO DOS ACTIVOS E PASSIVOS DOS BANCOS. No que diz respeito à dimensão do sistema bancário angolano, os activos dos bancos a operar em Angola continuam a registar uma tendência de crescimento, pois de modo geral todas as instituições evidenciam um crescimento do volume de negócios. Os activos totais dos bancos evoluíram na ordem dos 15% no período entre Julho e Agosto e cerca de 3% entre Agosto e Setembro de, em que atingiu kz mil milhões. No final do terceiro trimestre de, os activos dos bancos em moeda nacional foram de kz mil milhões, e os activos em moeda estrangeira registado o montante de kz mil milhões. Os activos em moeda nacional cresceram cerca de 22,23% e os activos em moeda estrangeira cresceram em 14,70%, entre Julho e Setembro de, respectivamente. Importa referir que cerca de 54% do activo está denominado em ME. Apesar do maior crescimento dos activos em MN, a participação em ME ainda é maioritária. Analogamente, as fontes de financiamento acompanharam o comportamento dos activos. Os passivos em MN aumentaram ao final do trimestre, enquanto os passivos em ME reduziram entre Agosto e Setembro na ordem de kz 209 mil milhões. A redução dos passivos em ME foi compensada pelo aumento dos passivos em MN em valor superior a kz 298 mil milhões. Contudo, o montante dos passivos em ME permaneceu superior ao de MN, sendo de mil milhões e mil milhões, respectivamente.

4 PESO DAS RUBRICAS DO ACTIVO E PASSIVO NA ESTRUTURA DO SFA No final do terceiro trimestre, as rubricas com maior expressão na estrutura do activo foram os créditos com 37,66%, os títulos e valores mobiliários com 24,77% e as disponibilidades com 15,29%, respectivamente. No que diz respeito as rubricas do passivo, com maior peso estão os depósitos com 66,24%, seguido das captações para liquidez, especificamente para as operações no mercado monetário interfinanceiro com 13,39% do passivo total. II- ADEQUAÇÃO DE CAPITAL E FUNDOS PROPRIOS REGULAMENTARES A solvência do sistema bancário é satisfatória de modo geral. O rácio de solvabilidade no final do período em análise estava em torno dos 17,51%, mais 2,01 p.p acima dos 15,50% registados em Julho de. Convêm frisar que em Setembro de, dois bancos apresentavam rácio de solvabilidade regulamentar abaixo dos 10% 2. Isso representa uma melhoria em relação aos meses de Julho e Agosto de, quando havia quatro bancos com rácio de solvabilidade inferior ao limite mínimo ADEQUAÇÃO DE CAPITAL RS < 10% 10% < RS < = 12% 12% < RS < = 20% RS > 20% Jul-10 Ago-10 Set-10 2 Estabelecido pelo Aviso nº 05/07, de 12 de Setembro.

5 O quadro a direita evidencia o rácio de solvabilidade e a posição dos bancos no sistema bancário. Conforme esperado, os cinco bancos que detêm o maior volume de activo total, crédito e depósitos aparecem nas cinco piores posições do ranking para o rácio de solvabilidade regulamentar, situando-se entre 10% e 13%, excepto o BCI que está muito abaixo do limite mínimo. Os bancos com menor rácio de solvabilidade revelam maior apetite aos activos de risco, ao contrário dos bancos que apresentam maiores rácios de solvabilidade, com margens consideráveis para a utilização de recursos que poderiam ser melhor rentabilizados em operações de crédito, títulos de dívida pública e outras aplicações. RANK RSR Ifs BAI ,59% 11,15% 12,25% BANC ,27% 24,27% 22,08% BCA ,92% 39,18% 38,07% BCI ,14% 0,09% 2,13% BDA ,73% 9,63% 9,11% BESA ,48% 8,80% 10,49% BFA ,26% 14,33% 13,81% BMA ,06% 11,16% 15,00% BNI ,56% 20,43% 18,74% BPA ,42% 14,01% 14,43% BPC ,27% 7,82% 12,25% BQC ,30% 23,48% 19,49% BTA ,75% 29,19% 33,08% FNB ,60% 26,35% 27,72% KEVE ,62% 11,75% 16,92% NVB 2 50,95% SOL ,02% 9,88% 11,72% VTB ,50% 81,37% 58,59% BIC ,37% 17,20% III-QUALIDADE DOS ACTIVOS DOS BANCOS O total do crédito concedido a economia no final do terceiro trimestre ascendia a kz mil milhões, contra os cerca de kz milhões em Julho, ou seja um crescimento relativo de 12,83%. Entre Agosto e Setembro houve abrandamento no crescimento do crédito, atingindo apenas 0,88%. Em Setembro, o crédito em ME representava 64,6% do total da carteira, sendo que 63,2% em dólar dos estados unidos e 1,37% em Euro. O crédito em moeda nacional representava cerca de 35,38% no mesmo período. Situação similar pode ser observada para os meses anteriores, com o domínio do crédito em ME em desfavor do crédito em MN. O sistema bancário concedeu mais crédito ao sector privado empresarial, seguido dos particulares e do sector público empresarial. Nota-se uma redução do crédito concedido a particulares na ordem de 19,45%, contrariamente ao sector privado e ao público empresarial, cujo crédito cresceu 6,27% e 16,67%, respectivamente, entre Agosto e Setembro de.

6 O montante de créditos vencidos não provisionados reduziu acentuadamente em Setembro de, comparativamente aos meses de Julho e Agosto de. O crédito vencido em relação ao crédito total manteve-se relativamente estável ao longo do terceiro trimestre de. No período, os bancos reforçaram as provisões para o crédito vencido acautelando-se de probabilidade de incumprimento por parte dos mutuários, tendose registado uma expansão deste indicador na ordem dos 9,62 pontos percentuais em relação ao mês de Agosto. A concentração mantém-se elevada, sendo que cinco bancos detiveram cerca de 80% da carteira de crédito do sistema. O ranking evidencia o BAI na posição cimeira, seguido pelo BESA, o BPC, o BIC e o BFA, que estava na quinta posição. O BQC ocupava a última posição em termos de crédito, pois, pelos dados apresentados o mesmo tem concedido pouco crédito. IV-LIQUIDEZ Em Setembro de, os bancos em operação em Angola detinham kz mil milhões de depósitos de clientes, dos quais cerca de kz mil milhões detidos em ME e kz mil milhões em MN. Os depósitos em ME cresceram em 12,15%, enquanto os depósitos em MN cresceram 40,82% no trimestre. Apesar do maior crescimento em termos percentuais dos depósitos em MN, os dados evidenciam ainda a preferência do público em manter as suas poupanças em ME. Os activos líquidos em MN e ME, incluindo os títulos, mostraram-se suficientes para suportar as obrigações com os credores (as captações totais). Entretanto, este indicador registou uma tímida expansão no decurso do terceiro trimestre de. Em contrapartida, os activos líquidos sem considerar os títulos sobre as captações em MN e ME apresentaram um comportamento contraccionista em Setembro do mesmo ano.

7 O indicador de liquidez imediata do sistema financeiro bancário registou uma consideravel redução, com destaque para a liquidez imediata em MN. Situação análoga ocorreu para a liquidez imediata em ME, que se encontra em proporção bastante reduzida. De igual modo, o indicador de liquidez geral contraiu-se no mesmo periodo em analise. Durante o terceiro trimestre de, o sistema financeiro bancário evidenciou maior poder de captação de depósitos para atender à procura pelo crédito tradicional, o que contribuiu para a melhoria do rácio de cobertura do crédito pelos depósitos. V-RENTABILIDADE A dinâmica da economia angolana propiciou ambiente favorável ao desempenho do sistema bancário. Os proveitos de crédito e os proveitos de títulos e valores mobiliários, com menor custo, contribuíram para a expansão da margem de intermediação financeira. Em Setembro o resultado líquido quase duplicou em relação a Julho de, conforme se pode observar no gráfico X, com uma variação absoluta de kz 48 mil milhões. O aumento do resultado é prova da existência de condições propícias para o negócio bancário. Importa referir que o nível de concorrência entre os bancos ainda é tímida. O sistema bancário apresentou um retorno sobre os activos e capitais em nível satisfatório, decorrente do lucro líquido de kz 103 mil milhões, superior em 48 mil milhões ao obtido no mês de Julho. O ROA cresceu 0,37 pontos percentuais em relação ao mês de Agosto e 1,38 pontos percentuais em relação a Julho. O crescimento do ROE foi de 4,15 e 11,42 p.p. no mesmo período, respectivamente.

8 Este desempenho foi acompanhado pela melhoria na qualidade dos resultados, considerando o aumento do resultado de intermediação financeira bruta, bem como a melhoria de outros proveitos operacionais. O aumento das despesas de provisão para crédito e garantias prestadas e dos outros custos operacionais não causaram impacto ao ponto de comprometer o resultado das instituições no período em análise. Julho Setembro variação Resultado de inter. bruta Desp.provisão c. vencido Outros custos operacionais outros proveitos operacionais Resultado antes de impostos Impostos rendimento Resultado Liquido

9 ANEXOS Tabela 1: Activo em MN e ME de Bancos Públicos BCI BDA BPC Activo ME Activo MN Activo ME Activo MN Activo ME Activo MN 4,89% 11,71% 7,28% 12,63% 6,87% 11,16% 20,96% 4,81% 18,65% 6,48% 30,67% 5,65% 74,15% 83,48% 74,08% 80,89% 62,46% 83,19% Tabela 2 : Activo em MN e ME de Bancos Privados (controlo accionista nacional) Activo ME Activo MN Activo ME Activo MN Activo ME Activo MN BAI 66,25% 43,39% 57,01% 26,33% 52,54% 28,53% BANC 0,34% 1,46% 0,26% 0,90% 0,25% 1,10% BCA 2,64% 3,92% 1,91% 2,21% 0,92% 1,16% BIC 21,21% 40,90% 28,84% 38,57% BNI 6,95% 9,81% 5,36% 6,39% 4,89% 6,96% BPA 16,99% 18,15% 9,16% 9,15% 8,24% 9,38% BQC 0,13% 0,19% 0,07% 0,15% 0,08% 0,10% KEVE 2,00% 4,74% 1,56% 2,97% 1,39% 2,87% NVB 0,05% 1,00% 0,03% 0,65% 0,03% 0,57% SOL 4,65% 17,35% 3,43% 10,35% 2,83% 10,75% Tabela 3 : Activo em MN e ME de Bancos Privados (controlo accionista estrangeiro) Sigla Instituicao Activo ME Activo MN Activo ME Activo MN Activo ME Activo MN BESA 57,63% 31,70% 56,39% 29,46% 56,28% 29,64% BFA 29,66% 52,28% 31,05% 53,57% 30,55% 53,66% BMA 7,48% 8,10% 7,68% 7,93% 8,24% 8,04% BTA 4,67% 6,62% 4,19% 7,68% 4,34% 7,12% FNB 0,44% 1,03% 0,53% 1,05% 0,49% 1,14% VTB 0,12% 0,27% 0,17% 0,31% 0,10% 0,39% Tabela 4 : Depósitos em MN e ME de Bancos Públicos Sigla Instituicao Depósitos ME Depósitos MN Depósitos ME Depósitos MN Depósitos ME Depósitos MN BCI 16,73% 15,24% 17,00% 12,40% 19,09% 11,97% BDA 0,00% BPC 83,27% 84,76% 83,00% 87,60% 80,91% 88,03%

10 Tabela 5 : Depósitos MN e ME de Bancos Privados (controlo accionista nacional) Sigla Instituicao Depósitos ME Depósitos MN Depósitos ME Depósitos MN Depósitos ME Depósitos MN BAI 73,12% 30,72% 54,20% 32,34% 59,16% 29,52% BANC 0,18% 1,69% 0,15% 0,92% 0,22% 0,93% BCA 3,54% 4,23% 2,66% 2,00% 1,33% 1,09% BIC 23,67% 31,03% 21,02% 32,45% BNI 3,26% 13,01% 3,44% 7,36% 3,86% 8,38% BPA 13,70% 14,10% 10,91% 7,32% 10,28% 7,58% BQC 0,01% 0,23% 0,03% 0,12% 0,02% 0,12% KEVE 2,27% 4,99% 1,76% 2,99% 1,52% 3,40% NVB 0,07% 0,52% 0,05% 0,28% 0,05% 0,17% SOL 3,84% 30,52% 3,11% 15,65% 2,54% 16,36% Tabela 6 : Depósitos em MN e ME de Bancos Privados (controlo accionista estrangeiro) Sigla Instituicao BESA BFA BMA BTA FNB VTB Depósitos ME Depósitos MN Depósitos ME Depósitos MN Depósitos ME Depósitos MN 34,31% 21,09% 33,86% 19,57% 32,91% 17,65% 49,76% 61,38% 50,22% 62,46% 53,99% 63,86% 9,50% 10,43% 9,68% 10,14% 6,37% 11,11% 5,84% 5,78% 5,54% 6,36% 6,01% 5,76% 0,55% 1,19% 0,62% 1,24% 0,66% 1,37% 0,04% 0,13% 0,07% 0,24% 0,06% 0,25% Tabela 7 Credito Vencido de Bancos Públicos BCI BDA BPC Vencido ME Vencido MN Vencido ME Vencido ME 12,40% 12,67% 50,17% 17,76% 41,74% 12,05% 0,01% 3,60% 0,02% 3,24% 0,02% 2,61% 87,60% 83,74% 49,81% 79,00% 58,24% 85,34%

11 Tabela 8 Credito Vencido de Bancos Privados (controlo accionista nacional) Vencido ME Vencido ME Vencido ME BAI 57,88% 55,12% 72,47% 62,55% 48,01% 52,31% BANC 0,69% 4,06% 0,38% 3,10% 0,05% 0,01% BCA 1,60% 0,87% 0,73% 0,69% 0,57% 0,41% BIC 2,99% 4,85% 4,07% 4,89% BNI 3,93% 7,06% 2,30% 2,91% 21,10% 8,14% BPA 29,46% 2,37% 16,09% 3,15% 20,12% 5,97% KEVE 4,14% 12,91% 2,57% 8,27% 4,97% 10,58% NVB 0,00% 1,63% 1,30% 1,62% SOL 2,30% 15,99% 2,47% 13,16% 1,10% 16,09% Nota: BCH e BQC, não apresenta crédito vencido, pelo que, o sistema não os captura Tabela 9-Credito Vencido de Bancos (controlo accionista estrangeiro) BFA BMA BTA FNB VTB Vencido ME Vencido ME Vencido ME 71,16% 91,85% 75,06% 89,90% 84,43% 82,58% 18,48% 0,91% 22,74% 6,26% 9,20% 10,90% 7,88% 0,20% 0,59% 0,09% 3,80% 0,19% 2,48% 7,03% 1,61% 3,75% 2,56% 6,30% 0,01% 0,00% 0,02% Nota: BESA, não declara crédito vencido. Tabela 10- em MN e ME Bancos Públicos milhões kz BCI BDA BPC ME MN ME MN ME MN Total geral

12 Tabela 11- em MN e ME Bancos Privados (controlo accionista nacional) BAI BANC BCA BIC BNI BPA BQC KEVE NVB SOL ME MN ME MN ME MN 72,35% 40,24% 54,63% 29,35% 53,13% 35,39% 0,36% 1,16% 0,26% 0,77% 0,26% 0,72% 2,24% 1,39% 1,50% 0,86% 0,76% 0,41% 25,06% 30,02% 26,42% 27,46% 10,19% 19,24% 7,28% 13,55% 7,74% 12,29% 10,38% 8,13% 7,92% 5,56% 8,23% 5,50% 0,00% 0,00% 0,00% 2,41% 10,39% 1,75% 7,11% 1,78% 6,70% 0,00% 0,75% 0,56% 0,50% 2,08% 18,70% 1,60% 12,22% 1,68% 11,03% Tabela 12- em MN e ME Bancos Privados (controlo accionista estrangeiro) BESA BFA BMA BTA FNB VTB ME MN ME MN ME MN 58,24% 46,55% 59,32% 49,37% 58,97% 39,83% 28,21% 45,48% 27,10% 41,67% 26,63% 49,92% 9,13% 4,42% 9,13% 5,20% 9,88% 6,26% 3,71% 0,63% 3,75% 0,67% 3,92% 0,63% 0,56% 2,92% 0,56% 3,07% 0,55% 3,34% 0,15% 0,01% 0,15% 0,03% 0,04% 0,03%

DEPARTAMENTO DE SUPERVISÃO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO SISTEMA FINANCEIRO ANGOLANO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2011

DEPARTAMENTO DE SUPERVISÃO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO SISTEMA FINANCEIRO ANGOLANO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2011 DEPARTAMENTO DE SUPERVISÃO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO SISTEMA FINANCEIRO ANGOLANO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2011 1. INTRODUÇÃO O Departamento de Supervisão de Instituições Financeiras

Leia mais

I VISÃO GERAL. Gráfico nr 1

I VISÃO GERAL. Gráfico nr 1 I VISÃO GERAL No cumprimento da sua função de supervisor, compete ao Banco Nacional de Angola o monitoramento contínuo do sistema financeiro, através do acompanhamento in loco e a distância (on site e

Leia mais

Apresentação ao Corpo Diplomático

Apresentação ao Corpo Diplomático Apresentação ao Corpo Diplomático Síntese da evolução da banca em 2018 Por: Sebastião Tuma Director de Estudos Económicos Tuneka Lukau Director de Supervisão Bancária Museu da Moeda, Março de 2019 ANGOLA

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 1.º SEMESTRE DE 2010 (NÃO AUDITADOS)

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 1.º SEMESTRE DE 2010 (NÃO AUDITADOS) APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 1.º SEMESTRE DE 2010 (NÃO AUDITADOS) Finibanco-Holding, SGPS S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua Júlio Dinis, 157 Porto Capital Social: EUR 175.000.000 Matriculado na Conservatória

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 1.º TRIMESTRE DE 2010 (NÃO AUDITADOS)

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 1.º TRIMESTRE DE 2010 (NÃO AUDITADOS) APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 1.º TRIMESTRE DE 2010 (NÃO AUDITADOS) Finibanco-Holding, SGPS S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua Júlio Dinis, 157 Porto Capital Social: EUR 175.000.000 Matriculado na Conservatória

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 1º TRIMESTRE 2009 (NÃO AUDITADOS)

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 1º TRIMESTRE 2009 (NÃO AUDITADOS) APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 1º TRIMESTRE 2009 (NÃO AUDITADOS) Finibanco-Holding, SGPS S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua Júlio Dinis, 157 Porto Capital Social: EUR 115.000.000 Matriculado na Conservatória

Leia mais

BANCO NACIONAL DE ANGOLA DEPARTAMENTO DE SUPERVISÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

BANCO NACIONAL DE ANGOLA DEPARTAMENTO DE SUPERVISÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BANCO NACIONAL DE ANGOLA DEPARTAMENTO DE SUPERVISÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO SISTEMA FINANCEIRO ANGOLANO NO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2011 1. INTRODUÇÃO É missão do Banco Nacional

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 30 DE SETEMBRO DE 2010 (NÃO AUDITADOS)

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 30 DE SETEMBRO DE 2010 (NÃO AUDITADOS) APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 30 DE SETEMBRO DE 2010 (NÃO AUDITADOS) Finibanco-Holding, SGPS S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua Júlio Dinis, 157 Porto Capital Social: EUR 175.000.000 Matriculado na Conservatória

Leia mais

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO 1.º SEMESTRE 215 RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO DA ATIVIDADE SEGURADORA ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões Relatório de evolução da atividade seguradora 1.º Semestre 215 I. Produção e custos

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 3º TRIMESTRE 2009 (NÃO AUDITADOS)

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 3º TRIMESTRE 2009 (NÃO AUDITADOS) APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 3º TRIMESTRE 2009 (NÃO AUDITADOS) Finibanco-Holding, SGPS S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua Júlio Dinis, 157 Porto Capital Social: EUR 175.000.000 Matriculado na Conservatória

Leia mais

INFORMAÇÃO CONSOLIDADA. Exercício de (valores não auditados)

INFORMAÇÃO CONSOLIDADA. Exercício de (valores não auditados) Finibanco Holding INFORMAÇÃO CONSOLIDADA Exercício de 2005 (valores não auditados) Finibanco - Holding, SGPS S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua Júlio Dinis, 157 Porto Capital Social: EUR 100.000.000 Matriculado

Leia mais

ACTIVIDADE CONSOLIDADA DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS EM 31 DE MARÇO DE 2007 (1º Trimestre)

ACTIVIDADE CONSOLIDADA DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS EM 31 DE MARÇO DE 2007 (1º Trimestre) ACTIVIDADE CONSOLIDADA DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS EM 31 DE MARÇO DE 2007 (1º Trimestre) Aspectos Mais Relevantes da Actividade Resultados líquidos consolidados cresceram 16,8%, atingindo 224,3 milhões

Leia mais

BANCO CENTRAL DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE

BANCO CENTRAL DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE BANCO CENTRAL DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE Outline Situação Actual do Sistema Bancário Santomense Panorama do Sistema Financeiro Nacional Evolução e Estrutura dos Activos dos Bancos Qualidade do Activo Rendibilidade

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO DE 2009 (NÃO AUDITADOS)

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO DE 2009 (NÃO AUDITADOS) APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO DE 2009 (NÃO AUDITADOS) Finibanco-Holding, SGPS S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua Júlio Dinis, 157 Porto Capital Social: EUR 175.000.000 Matriculado na Conservatória

Leia mais

RESUMO DO ESTUDO. Banca em Análise da Deloitte

RESUMO DO ESTUDO. Banca em Análise da Deloitte RESUMO DO ESTUDO Banca em Análise da DEPARTAMENTO DE ESTUDOS E ANÁLISES 2013 A empresa lançou no dia 24 de Outubro o seu estudo sobre o sector bancário angolano denominado Banca em Análise. O presente

Leia mais

BOLETIM MENSAL FEVEREIRO DE 2017 Situação Monetária e Cambial

BOLETIM MENSAL FEVEREIRO DE 2017 Situação Monetária e Cambial BOLETIM MENSAL FEVEREIRO DE 2017 Situação Monetária e Cambial BANCO CENTRAL DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Disponível em: www.bcstp.st/publicações 1 Índice 1. SITUAÇÃO MONETÁRIA 1 1.1 BASE MONETÁRIA (BM) 1 1.2.

Leia mais

Estes e outros indicadores da Demonstração de Resultados podem observar-se no 1º dos mapas que se seguem.

Estes e outros indicadores da Demonstração de Resultados podem observar-se no 1º dos mapas que se seguem. Estimados Clientes Constituindo um imperativo legal de publicação, no site do Banco, sublinha-se que as contas de fecho do 1º semestre de 2017 mostram que, pela primeira vez nos últimos anos, o Banco apurou

Leia mais

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes. 3.º trimestre 2018

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes. 3.º trimestre 2018 Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes 3.º trimestre 2018 Lisboa, 2019 www.bportugal.pt Redigido com informação disponível até 19 de dezembro de 2018. Refira-se, adicionalmente, que os indicadores

Leia mais

BANCO CENTRAL DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

BANCO CENTRAL DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Boletim Mensal Situação Monetária e Cambial Estudos Económicos Maio 2016 Índice 1. Situação Monetária... 1 1.1. Base Monetária (BM)... 1 1.2. Massa Monetária (M3)... 2 1.2.2. Activo Externo Líquido...

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 1º SEMESTRE 2009 (NÃO AUDITADOS)

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 1º SEMESTRE 2009 (NÃO AUDITADOS) APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 1º SEMESTRE 2009 (NÃO AUDITADOS) Finibanco-Holding, SGPS S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua Júlio Dinis, 157 Porto Capital Social: EUR 175.000.000 Matriculado na Conservatória

Leia mais

RELATÓRIO AGREGADO Banco de Cabo Verde

RELATÓRIO AGREGADO Banco de Cabo Verde RELATÓRIO AGREGADO 2010 Banco de Cabo Verde Índice 1. Actividade... 3 1.1 - Estrutura das Aplicações... 3 1.2 - Origens dos Recursos... 4 2. Resultados... 5 3. Indicadores Prudenciais... 5 3.1 - Fundos

Leia mais

BOLETIM MENSAL JANEIRO DE 2017 Situação Monetária e Cambial. BANCO CENTRAL DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Disponível em:

BOLETIM MENSAL JANEIRO DE 2017 Situação Monetária e Cambial. BANCO CENTRAL DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Disponível em: BOLETIM MENSAL JANEIRO DE 2017 Situação Monetária e Cambial BANCO CENTRAL DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Disponível em: www.bcstp.st/publicações Banco Central de S. Tomé e Príncipe Índice 1. SITUAÇÃO MONETÁRIA

Leia mais

COMUNICADO. O Resultado Líquido Consolidado da CGD em 2002 atingiu 665 milhões de euros, sendo superior ao de 2001 em 1,7%.

COMUNICADO. O Resultado Líquido Consolidado da CGD em 2002 atingiu 665 milhões de euros, sendo superior ao de 2001 em 1,7%. CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, S.A. Pessoa colectiva nº 500 960 046 Sede: Av. João XXI, nº 63, Lisboa Capital social: EUR 2 450 000 000 Matriculada na C.R.C. de Lisboa sob o nº 2900/930902 COMUNICADO ACTIVIDADE

Leia mais

RELATÓRIO DA ATIVIDADE SEGURADORA

RELATÓRIO DA ATIVIDADE SEGURADORA RELATÓRIO DA ATIVIDADE SEGURADORA JUNHO 2016 Departamento de Supervisão das Instituições Financeiras Avenida Amílcar Cabral Caixa Postal 101 Telefone (+238) 2607000 Fax (+238) 2607000 Praia CABO VERDE

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Junho de Súmula da Demonstração de Resultados, do Balanço e dos Indicadores de Gestão

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Junho de Súmula da Demonstração de Resultados, do Balanço e dos Indicadores de Gestão DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Junho de 2017 Súmula da Demonstração de Resultados, do Balanço e dos Indicadores de Gestão Constituindo um imperativo legal a publicação deste Balanço, no site do Banco, aproveita-se

Leia mais

INSTRUTIVO N. 03/2011 de 08 de Junho

INSTRUTIVO N. 03/2011 de 08 de Junho INSTRUTIVO N. 03/2011 de 08 de Junho ASSUNTO: RÁCIO DE SOLVABILIDADE REGULAMENTAR (RSR) DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS Havendo necessidade de se regulamentar a fórmula de cálculo da exposição ao risco de

Leia mais

Análise ao Sector Bancário Angolano

Análise ao Sector Bancário Angolano Análise ao Sector Bancário Angolano Síntese Novembro 2016 01. Metodologia Este trabalho encontra-se suportado em dados e análises resultantes de informação pública disponibilizada pelas instituições financeiras,

Leia mais

Painel de Riscos do Setor Segurador. Abril de

Painel de Riscos do Setor Segurador. Abril de Painel de Riscos do Setor Segurador Abril de 2019 1 1 Os dados das empresas de seguros e as variáveis financeiras referem-se, respetivamente, a 31/12/2018 e a 31/03/2019 Sumário No contexto macroeconómico,

Leia mais

Lucro líquido cresce 9% Custos de funcionamento sobem 0.9%

Lucro líquido cresce 9% Custos de funcionamento sobem 0.9% RESULTADOS CONSOLIDADOS DO GRUPO BPI NO 1º TRIMESTRE DE 2002 Lucro líquido cresce 9% Custos de funcionamento sobem 0.9% Lisboa, 24 de Abril de 2002 O Grupo BPI (Euronext Lisboa - Reuters BPIN.IN; Bloomberg

Leia mais

Relatório de evolução da atividade seguradora

Relatório de evolução da atividade seguradora Relatório de evolução da atividade seguradora 4.º Trimestre 218 I. Produção e custos com sinistros 1. Análise global 2. Ramo Vida 3. Ramos Não Vida a. Acidentes de Trabalho b. Doença c. Incêndio e Outros

Leia mais

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões SUMÁRIO I PRODUÇÃO E CUSTOS COM SINISTROS 1. Análise global 2. Ramo Vida 3. Ramos Não Vida a. Acidentes de Trabalho b. Doença c. Incêndio e Outros

Leia mais

Comunicado Reuters>bcp.Is Exchange>MCP Bloomberg>bcp pl ISIN PTBCP0AM00007

Comunicado Reuters>bcp.Is Exchange>MCP Bloomberg>bcp pl ISIN PTBCP0AM00007 27 de Abril 2011 Actividade do Bank Millennium (Polónia) no 1º trimestre de 2011 O Banco Comercial Português, S.A. informa que o Bank Millennium S.A. com sede em Varsóvia, Polónia, entidade na qual detém

Leia mais

Banco Comercial do Huambo Relatório & Contas de

Banco Comercial do Huambo Relatório & Contas de Índice Conselho de Administração Assembleia Geral Conselho Fiscal Participação Fachada da sede do Banco Comercial do Huambo, na cidade do Huambo, Angola Banco Comercial do Huambo Relatório & Contas de

Leia mais

Nota de Informação Estatística Lisboa, 21 de Fevereiro de 2011

Nota de Informação Estatística Lisboa, 21 de Fevereiro de 2011 Nota de Informação Estatística Lisboa, 21 de Fevereiro de 2011 Banco de Portugal divulga as Estatísticas da Balança de Pagamentos e da Posição de Investimento Internacional referentes a 2010 O Banco de

Leia mais

Banco BPI. Resultados consolidados no 1.º trimestre de Lisboa, 28 de Abril de 2011

Banco BPI. Resultados consolidados no 1.º trimestre de Lisboa, 28 de Abril de 2011 Banco BPI Resultados consolidados no 1.º trimestre de 2011 Lisboa, 28 de Abril de 2011 I. Síntese consolidada II. III Actividade doméstica Actividade internacional Resultados consolidados do BPI - 1.º

Leia mais

Sistema Bancário Português Desenvolvimentos Recentes 2.º trimestre de 2016

Sistema Bancário Português Desenvolvimentos Recentes 2.º trimestre de 2016 Sistema Bancário Português Desenvolvimentos Recentes.º trimestre de 1 Redigido com informação disponível até 3 de setembro de 1 Índice Sistema bancário português Avaliação global Indicadores macroeconómicos

Leia mais

Relatório de evolução da atividade seguradora

Relatório de evolução da atividade seguradora Relatório de evolução da atividade seguradora 1.º Semestre 218 I. Produção e custos com sinistros 1. Análise global 2. Ramo Vida 3. Ramos Não Vida a. Acidentes de Trabalho b. Doença c. Incêndio e Outros

Leia mais

RESULTADOS Apresentação Resumo. 15 Março 2011 GRUPO FINANCEIRO

RESULTADOS Apresentação Resumo. 15 Março 2011 GRUPO FINANCEIRO RESULTADOS 2010 Apresentação Resumo 15 Março 2011 GRUPO FINANCEIRO SÍNTESE DA ACTIVIDADE RESULTADOS CONSOLIDADOS BALANÇO 2 SÍNTESE DA ACTIVIDADE 2010 Resultado líquido consolidado de 33,4 M, implicando

Leia mais

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões SUMÁRIO I PRODUÇÃO E CUSTOS COM SINISTROS 1. Análise global 2. Ramo Vida 3. Ramos Não Vida a. Acidentes de Trabalho b. Doença c. Incêndio e Outros

Leia mais

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões SUMÁRIO I PRODUÇÃO E CUSTOS COM SINISTROS 1. Análise global 2. Ramo Vida 3. Ramos Não Vida a. Acidentes de Trabalho b. Doença c. Incêndio e Outros

Leia mais

MULTICAIXA - uma ferramenta de formalização económica 1

MULTICAIXA - uma ferramenta de formalização económica 1 MULTICAIXA - uma ferramenta de formalização económica 1 MUTICAIXA é o nome da rede angolana de pagamentos por cartão que tem por base o compartilhamento interbancário de Caixas Automáticos e de Terminais

Leia mais

BPI regista lucro consolidado de 529,1 milhões; Atividade em Portugal gera lucro de 324,4 milhões, dos quais 164,2 milhões recorrentes (+20% yoy)

BPI regista lucro consolidado de 529,1 milhões; Atividade em Portugal gera lucro de 324,4 milhões, dos quais 164,2 milhões recorrentes (+20% yoy) RESULTADOS CONSOLIDADOS DO BANCO BPI NOS PRIMEIROS NOVE MESES DE 2018 Porto, 23 de outubro de 2018 BPI regista lucro consolidado de 529,1 milhões; Atividade em Portugal gera lucro de 324,4 milhões, dos

Leia mais

RESULTADOS CONSOLIDADOS 30 DE JUNHO DE 2015

RESULTADOS CONSOLIDADOS 30 DE JUNHO DE 2015 RESULTADOS CONSOLIDADOS 30 DE JUNHO DE 2015 DESTAQUES CAPITAL Reforço da Solvabilidade LIQUIDEZ Sustentabilidade dos níveis de liquidez QUALIDADE DOS ATIVOS Melhoria da qualidade dos ativos Melhoria do

Leia mais

Earnings Release 1T14

Earnings Release 1T14 Belo Horizonte, 20 de maio de 2014 O Banco Bonsucesso S.A. ( Banco Bonsucesso, Bonsucesso ou Banco ), Banco múltiplo, de capital privado, com atuação em todo o território brasileiro nos segmentos de empréstimos

Leia mais

BANCO MOÇAMBICANO DE APOIO AOS INVESTIMENTOS, S.A. RELATÓRIO E CONTAS INTERCALAR DE Relatório e Contas Intercalar de 2017

BANCO MOÇAMBICANO DE APOIO AOS INVESTIMENTOS, S.A. RELATÓRIO E CONTAS INTERCALAR DE Relatório e Contas Intercalar de 2017 Relatório e Contas Intercalar de 2017 30 de Junho de 2017 Principais Indicadores Indicadores 30 de Junho de 2017 30 de Junho de 2016 Financeiros (Balanço) Activo Total 1.508.989 1.891.672 Créditos à Clientes(Liquido)

Leia mais

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 31 DE DEZEMBRO DE 2004

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 31 DE DEZEMBRO DE 2004 BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 31 DE DEZEMBRO DE 2004 I. A EMPRESA O BNDES foi criado em 20 de junho de 1952, pela Lei n.º 1.628, como Autarquia

Leia mais

Sistema Bancário Português Desenvolvimentos Recentes 3.º trimestre de 2016

Sistema Bancário Português Desenvolvimentos Recentes 3.º trimestre de 2016 Sistema Bancário Português Desenvolvimentos Recentes 3.º trimestre de 16 Redigido com informação disponível até 3 de dezembro de 16 Índice Sistema bancário português Avaliação global Indicadores macroeconómicos

Leia mais

Comunicado. RESULTADOS CONSOLIDADOS DO BANCO BPI NO 1º TRIMESTRE DE 2008 (Não auditados)

Comunicado. RESULTADOS CONSOLIDADOS DO BANCO BPI NO 1º TRIMESTRE DE 2008 (Não auditados) BANCO BPI, S.A. - Sociedade aberta Capital Social: 760 000 000 euros; Pessoa Colectiva n.º 501 214 534 Matrícula na Conservatória do Registo Comercial do Porto, sob o n.º 501 214 534 Sede: Rua Tenente

Leia mais

Os Bancos nunca perdem

Os Bancos nunca perdem Boletim Econômico Edição nº 85 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Os Bancos nunca perdem 1 Dados patrimoniais dos gigantes do Sistema Financeiro Nacional O total

Leia mais

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E 2014

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E 2014 Em cumprimento da alínea a) do art. 4º do Aviso nº15/07 de 12 de Setembro do Banco Nacional de Angola e após analise e aprovação do Conselho de Administração do BFA Banco de Fomento Angola, procedemos

Leia mais

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes. 1.º trimestre 2019

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes. 1.º trimestre 2019 Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes 1.º trimestre 2019 Lisboa, 2019 www.bportugal.pt Redigido com informação disponível até 19 de junho de 2019. Sistema Bancário Português: desenvolvimentos

Leia mais

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes. 2.º trimestre de 2017

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes. 2.º trimestre de 2017 Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes.º trimestre de 17 Lisboa, 17 www.bportugal.pt Redigido com informação disponível até de setembro de 17. Sistema Bancário Português: desenvolvimentos

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO SETOR - Restauração e Hotelaria -

CARACTERIZAÇÃO DO SETOR - Restauração e Hotelaria - CARACTERIZAÇÃO DO SETOR - Restauração e Hotelaria - julho.2015 DESTAQUES 1. Desde o 3º trimestre de 2014 até ao 1º trimestre de 2015, a Restauração e a Hotelaria perderam 52.900 postos de trabalho (Fonte:

Leia mais

Boletim Mensal Situação Monetária e Cambial

Boletim Mensal Situação Monetária e Cambial Boletim Mensal Situação Monetária e Cambial Estudos Económicos Índice 1. Situação Monetária... 4 1.1. Base Monetária... 4 1.2. Massa Monetária... 5 1.2.1. Crédito à Economia... 6 1.2.2. Activo Externo

Leia mais

31 de Março de Sumário Executivo. Banco Itaú 1 Análise Gerencial da Operação

31 de Março de Sumário Executivo. Banco Itaú 1 Análise Gerencial da Operação 31 de Março de 2002 Sumário Executivo Banco Itaú 1 Análise Gerencial da Operação Highlights * JCP ( Juros sobre o Capital Próprio ) * * Para o cálculo do Índice de Eficiência, foi utilizado somente o resultado

Leia mais

Relatório de evolução da atividade seguradora

Relatório de evolução da atividade seguradora Relatório de evolução da atividade seguradora 3.º Trimestre 218 I. Produção e custos com sinistros 1. Análise global 2. Ramo Vida 3. Ramos Não Vida a. Acidentes de Trabalho b. Doença c. Incêndio e Outros

Leia mais

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes. 1.º trimestre 2018

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes. 1.º trimestre 2018 Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes 1.º trimestre 218 Lisboa, 218 www.bportugal.pt Redigido com informação disponível até 27 de junho de 218. Refira-se, adicionalmente, que os indicadores

Leia mais

Nota de Informação Estatística Lisboa, 21 de fevereiro de 2013

Nota de Informação Estatística Lisboa, 21 de fevereiro de 2013 Nota de Informação Estatística Lisboa, de fevereiro de 3 Banco de Portugal divulga estatísticas da balança de pagamentos e da posição de investimento internacional referentes a O Banco de Portugal publica

Leia mais

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões SUMÁRIO I PRODUÇÃO E CUSTOS COM SINISTROS 1. Análise global 2. Ramo Vida 3. Ramos Não Vida a. Acidentes de Trabalho b. Doença c. Incêndio e Outros

Leia mais

BRB ANUNCIA RESULTADOS DO 1T17

BRB ANUNCIA RESULTADOS DO 1T17 BRB ANUNCIA RESULTADOS DO 1T17 Brasília, 30 de maio de 2017 O BRB - Banco de Brasília S.A., sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo de Brasília, anuncia seus resultados do trimestre

Leia mais

Relatório de Estabilidade Financeira. Novembro de 2010

Relatório de Estabilidade Financeira. Novembro de 2010 Relatório de Estabilidade Financeira Novembro de 2010 ÍNDICE Nota Introdutória Conceito de estabilidade financeira Propósito e estrutura do relatório de estabilidade financeira Capítulo 1. Sector financeiro

Leia mais

Relatório de evolução da atividade seguradora

Relatório de evolução da atividade seguradora Relatório de evolução da atividade seguradora 3.º Trimestre 217 I. Produção e custos com sinistros 1. Análise global 2. Ramo Vida 3. Ramos Não Vida a. Acidentes de Trabalho b. Doença c. Incêndio e Outros

Leia mais

Análise Financeira. Relatório e Contas Consolidado

Análise Financeira. Relatório e Contas Consolidado Análise Financeira 125 1. Demonstração de Resultados Na parte inicial de 2010 as condições prevalecentes nos mercados financeiros e no mercado bancário mantiveram-se acentuadamente adversas para a Caixa

Leia mais

EMPRESAS DE MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA - Exercício de

EMPRESAS DE MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA - Exercício de EMPRESAS DE MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA - - Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, I.P. FICHA TÉCNICA Título: Empresas de Mediação Imobiliária Análise Económico-Financeira

Leia mais

RELATÓRIO & CONTAS 2018

RELATÓRIO & CONTAS 2018 RELATÓRIO & CONTAS 2018 BALANÇO Notas 31-12-2018 31-12-2017 Caixa e disponibilidades em bancos centrais 4 5.452.443 8.050.138 Disponibilidades em outras instituições de crédito 5 7.181.315 3.481.743 Aplicações

Leia mais

JOSÉ DE MELLO SAÚDE, S.A. Sede: Avenida do Forte, nº 3 - Edifício Suécia III, Carnaxide Portugal COMUNICADO

JOSÉ DE MELLO SAÚDE, S.A. Sede: Avenida do Forte, nº 3 - Edifício Suécia III, Carnaxide Portugal COMUNICADO JOSÉ DE MELLO SAÚDE, S.A. Sede: Avenida do Forte, nº 3 - Edifício Suécia III, Carnaxide Portugal Capital Social: EUR 53.000.000, pessoa colectiva nº 502884665, matriculada sob o mesmo número na Conservatória

Leia mais

BALANÇO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 (Montantes expressos em milhares de Kwanzas Angolanos)

BALANÇO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 (Montantes expressos em milhares de Kwanzas Angolanos) BALANÇO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 (Montantes expressos em milhares de Kwanzas Angolanos) ACTIVO 2013 2012 Disponibilidades 50,707,848 53,115,360 Aplicações de liquidez - Operações no Mercado Monetário

Leia mais

CONGRESSO 9 DEZEMBRO 2017 PORTIMÃO ANMP GESTÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA

CONGRESSO 9 DEZEMBRO 2017 PORTIMÃO ANMP GESTÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA ANMP 2014-2017 GESTÃO ECONÓMICA 1 2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 ANMP 2014-2017 GESTÃO ECONÓMICA A atuação da Associação Nacional

Leia mais

Resultados consolidados do Banco BPI entre Janeiro e Setembro de 2009

Resultados consolidados do Banco BPI entre Janeiro e Setembro de 2009 BANCO BPI, S.A. - Sociedade aberta Capital Social: 900 000 000 euros; Pessoa Colectiva n.º 501 214 534 Matrícula na Conservatória do Registo Comercial do Porto, sob o n.º 501 214 534 Sede: Rua Tenente

Leia mais

Hóspedes do estrangeiro compensam redução de dormidas pelos residentes

Hóspedes do estrangeiro compensam redução de dormidas pelos residentes Atividade Turística Fevereiro 2013 16 de Abril de 2013 Hóspedes do estrangeiro compensam redução de dormidas pelos residentes As dormidas na hotelaria atingiram 1,9 milhões, o que correspondeu a uma variação

Leia mais

Comunicado Reuters>bcp.Is Exchange>MCP Bloomberg>bcp pl ISIN PTBCP0AM00007

Comunicado Reuters>bcp.Is Exchange>MCP Bloomberg>bcp pl ISIN PTBCP0AM00007 10 de Fevereiro de 2010 O Bank Millennium informa sobre a actividade no 4º trimestre de 2009 O Banco Comercial Português, S.A. informa que o Bank Millennium S.A. com sede em Varsóvia, Polónia, entidade

Leia mais

PRESS RELEASE. Resultados Consolidados 3º Trimestre 2016

PRESS RELEASE. Resultados Consolidados 3º Trimestre 2016 PRESS RELEASE Resultados Consolidados 3º Trimestre 2016 (Informação financeira não auditada) A Caixa Geral de Depósitos S.A. (CGD) registou nos primeiros nove meses de 2016 um resultado líquido consolidado

Leia mais

RELEASE DE RESULTADOS 2T16

RELEASE DE RESULTADOS 2T16 RELEASE DE RESULTADOS BANCO SEMEAR O Banco Semear S.A. é um banco múltiplo, de capital privado, com atuação em todo território brasileiro, focado nos segmentos de Crédito Pessoa Física, destinado a financiamentos

Leia mais

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO SUMÁRIO I PRODUÇÃO E CUSTOS COM SINISTROS 1. Análise global 2. Ramo Vida 3. Ramos Não Vida a. Acidentes de Trabalho b. Doença c. Incêndio e Outros Danos d. Automóvel II PROVISÕES TÉCNICAS E ATIVOS REPRESENTATIVOS

Leia mais

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões SUMÁRIO I PRODUÇÃO E CUSTOS COM SINISTROS 1. Análise global 2. Ramo Vida 3. Ramos Não Vida a. Acidentes de Trabalho b. Doença c. Incêndio e Outros

Leia mais

JOSÉ DE MELLO SAÚDE, S.A. Sede: Avenida do Forte, nº 3 - Edifício Suécia III, Carnaxide Portugal COMUNICADO

JOSÉ DE MELLO SAÚDE, S.A. Sede: Avenida do Forte, nº 3 - Edifício Suécia III, Carnaxide Portugal COMUNICADO JOSÉ DE MELLO SAÚDE, S.A. Sede: Avenida do Forte, nº 3 - Edifício Suécia III, Carnaxide Portugal Capital Social: EUR 53.000.000, pessoa colectiva nº 502884665, matriculada sob o mesmo número na Conservatória

Leia mais

BRB ANUNCIA RESULTADOS DO 3T18

BRB ANUNCIA RESULTADOS DO 3T18 BRB ANUNCIA RESULTADOS DO 3T18 Brasília, 14 de novembro de 2018 O BRB - Banco de Brasília S.A., sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo de Brasília, anuncia seus resultados

Leia mais

Os principais indicadores dos resultados do Bank Millennium no 3T 2011 são os seguintes:

Os principais indicadores dos resultados do Bank Millennium no 3T 2011 são os seguintes: 21 de Outubro 2011 Resultados do Bank Millennium (Polónia) no 3º Trimestre de 2011 O Banco Comercial Português, S.A. informa que o Bank Millennium S.A. com sede em Varsóvia, Polónia, entidade na qual detém

Leia mais

BRB ANUNCIA RESULTADOS DE 2016

BRB ANUNCIA RESULTADOS DE 2016 BRB ANUNCIA RESULTADOS DE 2016 Brasília, 28 de março de 2017 O BRB - Banco de Brasília S.A., sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo de Brasília, anuncia seus resultados do

Leia mais

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões SUMÁRIO I PRODUÇÃO E CUSTOS COM SINISTROS 1. Análise global 2. Ramo Vida 3. Ramos Não Vida a. Acidentes de Trabalho b. Doença c. Incêndio e Outros

Leia mais

Principais Indicadores

Principais Indicadores Relatório e Contas Intercalar 2018 Principais Indicadores 30 de Junho de 2018 30 de Junho de 2017 Financeiros (Balanço) Activo Total 2 712 034 1 508 989 Créditos à Clientes(Liquido) 1 196 189 898 682

Leia mais

ANÚNCIO DOS RESULTADOS CONSOLIDADOS EM 2003

ANÚNCIO DOS RESULTADOS CONSOLIDADOS EM 2003 CIMPOR-CIMENTOS DE PORTUGAL, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua Alexandre Herculano, 35 1250-009 LISBOA Capital Social: 672.000.000 Euros Registada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob

Leia mais

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes 4.º trimestre de 2016

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes 4.º trimestre de 2016 Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes 4.º trimestre de 216 Lisboa, 217 www.bportugal.pt Redigido com informação disponível até 3 de março de 217. Sistema Bancário Português: desenvolvimentos

Leia mais

BANCO COMERCIAL DO ATLÂNTICO RELATÓRIO & CONTAS 2017

BANCO COMERCIAL DO ATLÂNTICO RELATÓRIO & CONTAS 2017 I BANCO COMERCIAL DO ATLÂNTICO RELATÓRIO & CONTAS 2017 ÓRGÃOS SOCIAIS Na Assembleia-Geral Ordinária do Banco Comercial do Atlântico (BCA), realizada a 25 de abril de 2015, foram eleitos, nos termos do

Leia mais

BRB ANUNCIA RESULTADOS DO 1S17

BRB ANUNCIA RESULTADOS DO 1S17 BRB ANUNCIA RESULTADOS DO 1S17 Brasília, 14 de agosto de 2017 O BRB - Banco de Brasília S.A., sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo de Brasília, anuncia seus resultados do

Leia mais

Sumário da apresentação. Indicadores Económicos. Regime Cambial do Sector Petrolífero, Impactos e desafios. Perspectivas da Política Monetária

Sumário da apresentação. Indicadores Económicos. Regime Cambial do Sector Petrolífero, Impactos e desafios. Perspectivas da Política Monetária Angola Evolução dos Principais Indicadores Económicos e Financeiros (2008 e 2012 ) Perspectivas e Impactos do Novo Regime Cambial do Sector Petrolífero. Sumário da apresentação Indicadores Económicos Regime

Leia mais

Relatório de Supervisão 2007

Relatório de Supervisão 2007 Relatório de Supervisão 2007 RELATÓRIO DE SUPERVISÃO BANCO NACIONAL DE ANGOLA 2007 Índice 1.0 Prólogo 1 1.1 Introdução... 1 2. Estrutura e Evolução das Instituições Financeiras supervisionadas pelo BNA4

Leia mais

VAB das empresas não financeiras aumenta 3,7%, em termos nominais, em 2014

VAB das empresas não financeiras aumenta 3,7%, em termos nominais, em 2014 Empresas em Portugal 2010-28 de setembro de 2015 VAB das empresas não financeiras aumenta 3,7%, em termos nominais, em Os dados preliminares de das estatísticas das empresas reforçam os sinais positivos

Leia mais

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO DA ACTIVIDADE SEGURADORA

RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO DA ACTIVIDADE SEGURADORA SUMÁRIO Em termos acumulados, a produção de seguro directo das empresas de seguros sob supervisão do ISP verificou um aumento de 13,7% face a 2009, praticamente explicado pelo ramo Vida. O ramo Automóvel

Leia mais

Banco do Estado do Rio Grande do Sul

Banco do Estado do Rio Grande do Sul Outubro/2009 Banco do Estado do Rio Grande do Sul Rede de Atendimento Banrisul Agências 429 Rio Grande do Sul 397 Santa Catarina 16 Demais Estados 14 Exterior 2 Postos de Atendimento Bancário 279 Pontos

Leia mais

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes. 3.º trimestre 2017

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes. 3.º trimestre 2017 } Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes 3.º trimestre 217 Lisboa, 218 www.bportugal.pt Redigido com informação disponível até 18 de dezembro de 217 para indicadores macroeconómicos e relativos

Leia mais

Painel de Riscos do Setor Segurador. Junho de

Painel de Riscos do Setor Segurador. Junho de Painel de Riscos do Setor Segurador Junho de 2018 1 1 Os dados das empresas de seguros e as variáveis financeiras referem-se, respetivamente, a 31/03/2018 e a 30/05/2018 Sumário Em termos evolutivos, os

Leia mais

ATIVIDADE E RESULTADOS CONSOLIDADOS DO GRUPO NOVO BANCO NO PERÍODO DE 4 DE AGOSTO A 31 DE DEZEMBRO DE 2014

ATIVIDADE E RESULTADOS CONSOLIDADOS DO GRUPO NOVO BANCO NO PERÍODO DE 4 DE AGOSTO A 31 DE DEZEMBRO DE 2014 Press Release 09 de março de 2015 ATIVIDADE E RESULTADOS CONSOLIDADOS DO GRUPO NOVO BANCO NO PERÍODO DE 4 DE AGOSTO A 31 DE DEZEMBRO DE 2014 (Informação financeira não auditada elaborada de acordo com

Leia mais

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes. 4.º trimestre 2018

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes. 4.º trimestre 2018 Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes 4.º trimestre 2018 Lisboa, 2019 www.bportugal.pt Redigido com informação disponível até 27 de março de 2019. Sistema Bancário Português: desenvolvimentos

Leia mais

ANÁLISE DE BANCOS MÉDIOS 3º TRIMESTRE DE Bancos analisados com as datas de levantamento dos dados junto a CVM: - BIC Banco 27/11/2009

ANÁLISE DE BANCOS MÉDIOS 3º TRIMESTRE DE Bancos analisados com as datas de levantamento dos dados junto a CVM: - BIC Banco 27/11/2009 ANÁLISE DE BANCOS MÉDIOS 3º TRIMESTRE DE 2009 Bancos analisados com as datas de levantamento dos dados junto a CVM: - BIC Banco 27/11/2009 - Banestes 27/11/2009 - Panamericano 27/11/2009 - Cruzeiro do

Leia mais

BPI regista lucro consolidado de 49,2 milhões; Atividade em Portugal contribui com 45,5 milhões

BPI regista lucro consolidado de 49,2 milhões; Atividade em Portugal contribui com 45,5 milhões RESULTADOS CONSOLIDADOS DO BANCO BPI RELATIVOS AO 1º TRIMESTRE DE 2019 Porto, 2 de maio de 2019 BPI regista lucro consolidado de 49,2 milhões; Atividade em Portugal contribui com 45,5 milhões Recursos

Leia mais

Painel de Riscos do Setor Segurador. Setembro de

Painel de Riscos do Setor Segurador. Setembro de Painel de Riscos do Setor Segurador Setembro de 2018 1 1 Os dados das empresas de seguros e as variáveis financeiras referem-se, respetivamente, a 30/06/2018 e a 31/08/2018 Sumário No contexto macroeconómico,

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS 2008

RELATÓRIO E CONTAS 2008 RELATÓRIO E CONTAS 2008 PRINCIPAIS INDICADORES (Montantes expressos em milhões de Dólares dos Estados Unidos) 2008 2007 Variação % Activo líquido total 4.529 2.327 95% Volume de negóc ios 5.793 3.487 66%.

Leia mais

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes. 2.º trimestre 2018

Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes. 2.º trimestre 2018 Sistema Bancário Português: desenvolvimentos recentes 2.º trimestre 218 Lisboa, 218 www.bportugal.pt Redigido com informação disponível até 26 de setembro de 218. Refira-se, adicionalmente, que os indicadores

Leia mais

RELATÓRIO DA ATIVIDADE SEGURADORA

RELATÓRIO DA ATIVIDADE SEGURADORA RELATÓRIO DA ATIVIDADE SEGURADORA JUNHO 2018 Departamento de Supervisão das Instituições Financeiras Avenida Amílcar Cabral Caixa Postal 101 Telefone (+238) 2607000 Fax (+238) 2607000 Praia CABO VERDE

Leia mais