Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?"

Transcrição

1 A UA UL LA 53 5 Cacuando áreas Para pensar Imagine que você vá revestir o piso de sua saa com ajotas. Para saber a quantidade de ajotas necessária, o que é preciso conhecer: a área ou o perímetro da saa? Foram feitos 8 furos iguais em duas pacas de madeira. As pacas são de mesmo tamanho e mesma espessura, como indica a figura: Após terem sido furadas, qua deas possui maior área? Quantos quadradinhos de 1 centímetro (1cm) de ado serão necessários para cobrir um quadrado de 1 metro quadrado (1m ) de área? Nossa aua Leia com atenção o texto seguinte, que foi extraído do Jorna do Teecurso 1º Grau - Matemática, 3ª 3 fase (Fundação Roberto Marinho, Editora Gobo, 1981). Cacuando áreas Existem muitas situações práticas que envovem o cácuo de áreas, como veremos nos exempos a seguir. Um azuejista, ao ser chamado para executar um serviço, começará seu trabaho cacuando a área das paredes que vão ser revestidas. Depois, ee vai comprar o materia e, quando pedir os azuejos, o baconista certamente he perguntará quantos metros quadrados ee deseja. Assim, cacuando a área das paredes, e das portas e janeas, o azuejista poderá pedir a quantidade certa de azuejos, evitando a fata ou o desperdício de materia.

2 Uma vez eaborado o projeto de uma casa, é necessário preparar seu orçamento. É preciso saber, por exempo, qua a quantidade de tijoos a ser usada na obra. Para isso, devemos saber quantos metros quadrados de parede a casa terá. Esse cácuo é necessário não apenas para saber a quantidade de materia que se deve comprar, mas também para avaiar o custo da mão-de-obra que vai ser utiizada. As cadeiras industriais são fabricadas com chapas de aço. Quando são projetadas, é preciso cacuar a área das chapas que vão ser usadas na sua construção. Esse cácuo serve para fazer o orçamento do custo da cadeira e, também, para prever o peso que ea terá. Os garotos da rua acertaram a boa numa vidraça, e vão ter de comprar uma nova. Você já foi ao vidraceiro comprar um pedaço de vidro? Quando damos as medidas do vidro que queremos, o vidraceiro faz aguns cácuos e diz o preço a pagar. Você sabe o que ee está cacuando? Se não sabe, tente descobrir o que ee cacua. Esses são aguns dos exempos que mostram que o cácuo de áreas faz parte do dia-a-dia de muitos profissionais. A U L A 5 O que é área de uma superfície? Medir uma superfície é compará-a com outra, tomada como unidade. O resutado da comparação é um número positivo, ao qua chamamos de área. Como não existe instrumento para medir a área de uma superfície, comparamos sua área com a área de uma figura mais simpes, como o retânguo ou o quadrado. EXEMPLO 1 Deseja-se forrar uma parede de 3 m 5 m com quadrados de cortiça de 1 m de ado. Quantos quadrados de cortiça serão necessários? Para resover esse probema, é preciso cacuar a área da parede, que tem a forma de um retânguo e a área do pedaço de cortiça, que tem a forma de um quadrado. Área do retânguo = comprimento argura = 3 m 5 m = 15 m Área do quadrado = ado ado = 1 m 1 m = 1 m Como cada quadrado tem 1 m de área, serão necessários 15 pedaços de cortiça para forrar a parede.

3 A U L A 5 Unidade de área Na Aua 15, estudamos unidades específicas para cada figura a ser medida. No quadro abaixo, vamos recordar as unidades de área mais usuais. Metro quadrado (m ): é a superfície de um quadrado de 1 metro (1 m) de ado. 1 m 1 m 1 m Quiômetro quadrado (km ): é a superfície de um quadrado de 1 quiômetro (1 km) de ado. Centímetro quadrado (cm ): é a superfície de um quadrado de 1 centímetro (1 cm) de ado. Existem ainda: o hectômetro quadrado (hm ), o decâmetro quadrado (dam ), o decímetro quadrado (dm ) e o miímetro quadrado (mm ). Observação: No Brasi, costuma-se usar o hectare (ha) ou o aqueire para medir grandes extensões de terra. Lembre que: 1 hectare (ha) = m (um quadrado cujos ados medem 100 metros). O aqueire não é uma medida uniforme para todo o país. Existem: o aqueire pauista; o aqueire do norte; o aqueire mineiro. Mudando de unidade Quantos centímetros quadrados cabem em um quadrado de 1 metro de ado? 1 cm 1 m 1 m 1 m Observe que 1 m = 100 cm, ogo, a área desse quadrado é: 100 cm 100 cm = cm Portanto, concuímos que: em um quadrado de 1 m de área, cabem quadradinhos de 1 cm de área, isto é, quadradinhos de 1 cm de ado. Agora, é sua vez! Quantos quadrados de 1 m de ado são necessários para cobrir um quadrado de 1 km de área?

4 Áreas de figuras geométricas panas Área do quadrado Considere um quadrado quaquer. Usando a ágebra para representar a medida do ado desse quadrado, vamos chamá-o por a. A área desse quadrado é: A U L A 5 A = a a = a Área do retânguo Considere um retânguo quaquer, de dimensões a e b. A área do retânguo é o produto da medida da base pea atura. Então: atura (a) a base (b) A = b a Área do paraeogramo Observe as figuras abaixo. Podemos cortar um pedaço do paraeogramo e encaixá-o do outro ado, transformando o paraeogramo num retânguo: atura atura (h) (h) h base (b) b A área do paraeogramo é, assim, igua à área do retânguo obtido, ou seja, ao produto das medidas da base pea atura: A = b h Observação: a atura do paraeogramo é a distância de uma base a outra; portanto, é perpendicuar à base. Área do osango O osango é uma figura geométrica de ados iguais e diagonais perpendicuares. A C D AB = diagona maior CD = diagona menor B

5 A U L A 5 Podemos construir um retânguo de ta forma que o osango fique inscrito nessa construção. Observe que, dessa forma, a área do osango é metade da área do retânguo, sendo determinada em função de suas diagonais: Diagona maior diagona menor diagona maior ou, em inguagem agébrica: A = D d diagona menor Área do trapézio O trapézio é um quadriátero com dois ados paraeos, chamados bases: base menor (b) base maior (B) Construa dois trapézios iguais e encaixe-os, coocando um dees de cabeça para baixo em reação ao outro. b B atura B b A figura obtida é um paraeogramo cuja área é o dobro da área do trapézio. Dessa forma, a área do trapézio é: Área do trapézio = (base maior + base menor) atura = α B + bφ h

6 EXEMPLO Um terreno em forma de trapézio tem 75 m na base menor, 100 m na base maior e 40 m de atura. Qua a área desse terreno? 75 m 40 m 40 m 75 m 100 m 100 m Área = = ( ) = 1 = = = A U L A 5 Logo, a área do terreno é de m. Área do triânguo Usaremos um raciocínio semehante ao que usamos para determinar a área do trapézio. Assim, construímos dois triânguos iguais: Encaixando-os, como na figura da esquerda, obtemos um paraeogramo cuja área é o dobro da área do triânguo. Como a área do paraeogramo é determinada peo produto da base pea atura, a área do triânguo é igua à área do paraeogramo dividida por dois. atura (h) base (b) Área do triânguo = base atura = b h Se o triânguo for retânguo, a área pode ser cacuada mutipicando-se os catetos e dividindo o resutado por, pois, nesse caso, um cateto corresponde à base (b) e o outro à atura (h). a A = b h b

7 A U L A 5 Decompondo figuras panas Muitas vezes nos deparamos com figuras estranhas, que não são nem triânguos, nem trapézios, nem nenhuma dessas figuras cujas áreas sabemos determinar. E aí, o que fazer? Nesses casos, podemos usar uma técnica muito simpes: decompor a figura estranha em outras de formatos conhecidos, cujas áreas são mais fáceis de serem obtidas. Veja o exempo seguinte. EXEMPLO 3 Cacue a área da figura: 3 cm 4,5 cm 4,5 cm 1,5 cm,5 cm 3 cm Podemos decompor essa figura da seguinte maneira: 1 3 Cacuamos, então, a área de cada uma das figuras: (1) é um trapézio de área: (3+ 4,5) 1,5 = 5,65m () é um paraeogramo de área: 4,5.,5 = 11,5 cm (3) é um triânguo de área: 4,5 3 = 6,75m Somando os três resutados, temos a área da figura dada: 5, ,5 + 6,75 = 3,65 Assim, a área da figura é 3,65 cm.

8 Cácuo aproximado de áreas Existem figuras panas cujas áreas são obtidas por cácuos aproximados. EXEMPLO 4 A U L A 5 Esta figura representa a panta de um terreno, na qua cada cm corresponde a 1 km no rea. Qua é a área do terreno? Quadricuamos a figura tomando, por exempo, o centímetro quadrado como unidade de área: Figura B Figura A Contando os quadradinhos internos e os que cobrem a figura, temos: Figura A (quadradinhos internos) = 43 cm Figura B (quadradinhos que cobrem a figura) = 80 cm A área da figura, portanto, está entre 43 cm e 80 cm.

9 A U L A 5 Aproximamos os vaores encontrados por meio de média aritmética: A área da figura é, portanto, 61,5 cm. = 61, 5cm Como cada cm corresponde a 1 km, na reaidade o terreno têm uma área de, aproximadamente, 61,5 km. Observação: Se usarmos uma unidade de área menor, como por exempo o miímetro quadrado (mm ), o resutado obtido será mais preciso. Exercícios Exercício 1 Com a ajuda de uma régua, meça os comprimentos necessários e determine a área das figuras. a) b) h h c) Exercício Dê o significado de: a) 1 m b) 1 km Exercício 3 Cacue a área da capa de seu ivro de Matemática do Teecurso 000. Exercício 4 Cacue a área do banheiro de sua casa. Exercício 5 Uma cozinha tem formato de um paraeepípedo com as seguintes dimensões: 3 m 3 m 3,5 m 4 m Deseja-se azuejar as paredes dessa cozinha até o teto. Quantos azuejos devemos comprar, se os azuejos são quadrados de 15 cm de ado?

10 Exercício 6 Pedro desenhou retas paraeas. Em uma marcou o segmento AB e em outra marcou os pontos C, D, E e F, como mostra a figura: C D E F A U L A 5 A Em seguida igou aguns pontos formando os triânguos CAB, DAB, EAB e FAB. Anaisando esses triânguos, Pedro descobriu um segredo sobre suas áreas. Qua foi o segredo descoberto por Pedro? B Exercício 7 Cacue a área da figura: 4 cm 1 cm 1 cm cm cm 4 cm 3 cm Exercício 8 Quantos metros quadrados de pape são necessários para forrar uma caixa fechada, no formato de um cubo de 0 centímetros de aresta? Exercício 9 Considerando o quadradinho como unidade de área (u), determine o vaor aproximado da área da figura: u

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área? A UA UL LA Cacuando áreas Para pensar Imagine que você vá revestir o piso de sua saa com ajotas. Para saber a quantidade de ajotas necessária, o que é preciso conhecer: a área ou o perímetro da saa? Foram

Leia mais

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança A UA UL LA Pantas e mapas Introdução Na Aua 7, aprendemos o conceito de semehança de triânguos e vimos, na Aua 0, interessantes apicações desse conceito no cácuo de distâncias difíceis de serem medidas

Leia mais

Triângulos especiais

Triângulos especiais A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos especiais Introdução Nesta aua, estudaremos o caso de dois triânguos muito especiais - o equiátero e o retânguo - seus ados, seus ânguos e suas razões

Leia mais

Você já participou da reforma ou da construção de um imóvel?

Você já participou da reforma ou da construção de um imóvel? ÁREA DE POLÍGONOS CONTEÚDOS Área de retânguo Área de paraeogramo Área de triânguo Área de trapézio Área de hexágono AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Área do retânguo e quadrado Você já participou da reforma

Leia mais

Áreas de Figuras Planas: Resultados Básicos - Parte 1. Nono Ano. Autor: Prof. Ulisses Lima Parente Revisor: Prof. Antonio Caminha M.

Áreas de Figuras Planas: Resultados Básicos - Parte 1. Nono Ano. Autor: Prof. Ulisses Lima Parente Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Materia Teórico - Móduo Áreas de Figuras Panas Áreas de Figuras Panas: Resutados ásicos - Parte Nono no utor: Prof. Uisses Lima Parente Revisor: Prof. ntonio amina M. Neto de setemro de 08 Porta da OMP

Leia mais

Gabarito das aulas 41 a 60

Gabarito das aulas 41 a 60 Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Gabarito das auas 41 a 60 Aua 41 - Triânguo Na figura, existem 46 triânguos. a) retânguo; isóscees b) acutânguo; equiátero c) obtusânguo; escaeno d) obtusânguo; isóscees

Leia mais

GABARITO LISTA 5 = REVISÃO GEOMETRIA ESPACIAL: PRISMAS, CILINDROS, PIRÂMIDES, CONES E ESFERAS.

GABARITO LISTA 5 = REVISÃO GEOMETRIA ESPACIAL: PRISMAS, CILINDROS, PIRÂMIDES, CONES E ESFERAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO - INSTITUTO DE MATEMÁTICA LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA Professores: Luis Mazzei e Mariana Duro Acadêmicos: Marcos Vinícius

Leia mais

Aplicação do Teorema de Pitágoras

Aplicação do Teorema de Pitágoras A UA U L L A Apicação do Teorema de Pitágoras Para pensar Uma escada de 5 m de comprimento está apoiada num muro. O pé da escada está afastado 3 m da base do muro. Qua é a atura, no muro, que a escada

Leia mais

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de:

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de: U UL L cesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na

Leia mais

MEDIDAS Como surgiu a geometria Medidas medidas Medição de Segmentos comensuráveis

MEDIDAS Como surgiu a geometria Medidas medidas Medição de Segmentos comensuráveis MEDIDAS Como surgiu a geometria As origens da Geometria (do grego medir a terra) parecem coincidir com as necessidades do dia-a-dia. Partilhar terras férteis às margens dos rios, construir casas, observar

Leia mais

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula U UL L 41 Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na armação do tehado os tipos diferentes

Leia mais

O círculo e o número p

O círculo e o número p A UA UL LA 45 O círcuo e o número p Para pensar O círcuo é uma figura geométrica bastante comum em nosso dia-a-dia. Observe à sua vota quantos objetos circuares estão presentes: nas moedas, nos discos,

Leia mais

TRIGONOMETRIA. Aula 2. Trigonometria no Triângulo Retângulo Professor Luciano Nóbrega. 1º Bimestre. Maria Auxiliadora

TRIGONOMETRIA. Aula 2. Trigonometria no Triângulo Retângulo Professor Luciano Nóbrega. 1º Bimestre. Maria Auxiliadora TRIGONOMETRIA Aua Trigonometria no Triânguo Retânguo Professor Luciano Nóbrega º Bimestre Maria Auxiiadora Eementos de um triânguo retânguo ß a cateto adjacente ao ânguo ß B c A Lembre-se: A soma das medidas

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos embrar como essas operações são

Leia mais

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia?

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia? A UUL AL A 5 Introdução à ágebra Na figura abaixo, a baança está em equiíbrio e as três meancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qua é o peso (em ) de cada meancia? Para pensar 3 Uma barra de rapadura

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema do texto, ou seja, sobre o que o

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema

Leia mais

a)10 b)5 6 c)12 d)6 5 e)15

a)10 b)5 6 c)12 d)6 5 e)15 GEOMETRIA PLANA ) (UFRGS 09) No retânguo ABCD da figura abaixo, E é ponto médio de AD e a medida de FB é igua a um terço da medida de AB. Sabendo-se que a área do quadriátero AFCE é 7, então a área do

Leia mais

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática A UA UL LA A noção de função Introdução Um dos conceitos mais utiizados em Matemática é o de função. Ee se apica não somente a esta área, mas também à Física, à Química e à Bioogia, entre outras. Aém disso,

Leia mais

Conteúdo: PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS

Conteúdo: PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS Nome: nº Data: / / Professor: Lucas Factor Curso/Série 8º Ano Ensino Fundamental II Conteúdo: PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS Os cálculos de perímetro e área são necessários, seja para a compra de um

Leia mais

A função f(x) = x é a função modular, cujo gráfico. A função g(x) = 1 - x é a função f(x) transformada.

A função f(x) = x é a função modular, cujo gráfico. A função g(x) = 1 - x é a função f(x) transformada. Q uestão 6 - C O número 100.000.000.000 é uma potência inteira de dez igua a 10 11 ; pois 10 10 10... 10 = 100.000.000.000 11 fatores 10 Q uestão 7 - B Todos os números inteiros com o agarismo das unidades

Leia mais

Projeção ortográfica de sólidos geométricos

Projeção ortográfica de sólidos geométricos Projeção ortográfica de sóidos geométricos Na aua anterior você ficou sabendo que a projeção ortográfica de um modeo em um único pano agumas vezes não representa o modeo ou partes dee em verdadeira grandeza.

Leia mais

C Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET RACIOCÍNIO LÓGICO

C Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET  RACIOCÍNIO LÓGICO C Curso destinado à preparação para Concursos Púbicos e Aprimoramento Profissiona via INTENET ACIOCÍNIO LÓGICO AULA 10 POLÍGONOS EGULAES TIÂNGULO EQUILÁTEO É o triânguo que apresenta os três ados iguais.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 9º ano 1º bimestre / 2013 PLANO DE TRABALHO Semehança Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/semehan%c3%a7a Tarefa 2 Cursista:

Leia mais

O perímetro da figura é a soma de todos os seus lados: P = P =

O perímetro da figura é a soma de todos os seus lados: P = P = PERÍMETRO Prof. Patricia Caldana O cálculo do perímetro de uma região pode vir a ser útil em certas situações do dia a dia; como por exemplo para se determinar a quantidade de arame farpado que é necessário

Leia mais

O metro com seus múltiplos forma o Sistema Métrico Decimal que é apresentado no seguinte quadro:

O metro com seus múltiplos forma o Sistema Métrico Decimal que é apresentado no seguinte quadro: O metro com seus múltiplos forma o Sistema Métrico Decimal que é apresentado no seguinte quadro: Múltiplos Unidade Fundamental Submúltiplos Unidade Quilômetro Hectômetro Decâmetro Metro Decímetro Centímetro

Leia mais

ÁREA. Unidades de medida de área. Prof. Patricia Caldana

ÁREA. Unidades de medida de área. Prof. Patricia Caldana ÁREA Prof. Patricia Caldana Área ou superfície de uma figura plana tem a ver com o conceito (primitivo) de sua extensão (bidimensional). Usamos a área do quadrado de lado unitário como referência de unidade

Leia mais

Emerson Marcos Furtado

Emerson Marcos Furtado Emerson Marcos Furtado Mestre em Métodos Numéricos pea Universidade Federa do Paraná (UFPR). Graduado em Matemática pea UFPR. Professor do Ensino Médio nos estados do Paraná e Santa Catarina desde 199.

Leia mais

Num determinado jogo de fichas, os valores

Num determinado jogo de fichas, os valores A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Potências e raízes Para pensar Num determinado jogo de fichas, os vaores dessas fichas são os seguintes: 1 ficha vermeha vae 5 azuis; 1 ficha azu vae 5 brancas;

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2012 DA FUVEST-FASE 2. POR PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA

RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2012 DA FUVEST-FASE 2. POR PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 0 DA FUVEST-FASE POR PROFA MARIA ANTÔNIA C GOUVEIA QUESTÕES DO DIA : Q5 Considere uma progressão aritmética cujos três primeiros termos são dados por a +

Leia mais

Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes

Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Grandezas geométricas: perímetros, áreas e volumes Aula 12 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Meta Apresentar as grandezas geométricas: perímetro, área e volume. Objetivos Após

Leia mais

Operando com potências

Operando com potências A UA UL LA 71 Operando com potências Introdução Operações com potências são muito utiizadas em diversas áreas da Matemática, e em especia no cácuo agébrico O conhecimento das propriedades operatórias da

Leia mais

Emerson Marcos Furtado

Emerson Marcos Furtado Emerson Marcos Furtado Mestre em Métodos Numéricos pea Universidade Federa do Paraná (UFPR). Graduado em Matemática pea UFPR. Professor do Ensino Médio nos estados do Paraná e Santa Catarina desde 199.

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL PRISMAS - GABARITO. PRISMAS - Bombeiros

GEOMETRIA ESPACIAL PRISMAS - GABARITO. PRISMAS - Bombeiros GEOMETRI ESPCIL PRISMS - GRITO PRISMS - ombeiros 1) Cacue a área tota de um prisma reto de atura 1 cm e quadrada, com aresta 5 cm ) Cacue a área e o voume de um prisma reto de trianguar, cujas arestas

Leia mais

Operando com potências

Operando com potências A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Operando com potências Introdução Operações com potências são muito utiizadas em diversas áreas da Matemática, e em especia no cácuo agébrico. O conhecimento

Leia mais

AS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS

AS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS Auno(a): Educador: PEDRO EDUARDO MENDES Componente Curricuar: Ano/Turma: 9º Ano ( ) A ( ) B ( ) C Turno: ( ) Matutino Data: / /18 AS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS Vamos supor que a figura seja uma rampa na qua

Leia mais

Você já percebeu que os gráficos são cada vez. Relatórios de empresas Análises governamentais Relatórios de pesquisas Balanços financeiros

Você já percebeu que os gráficos são cada vez. Relatórios de empresas Análises governamentais Relatórios de pesquisas Balanços financeiros A UA UL LA 66 Gráfico de uma equação Introdução Você já percebeu que os gráficos são cada vez mais usados na comunicação. Podemos encontrá-os em vários tipos de pubicação, expressando os mais diversos

Leia mais

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO AT VIRTUA TRANFORMAÇÃO DE UNIDADE UNIDADE DE COMPRIMENTO UNIDADE DE TEMPO 1h 60min 1min 60seg km hm dam m dm cm mm EXERCÍCIO UNIDADE DE ÁREA km hm dam m dm cm mm UNIDADE DE VOLUME 01) Transforme: a),5km

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo I Aula 04 SUPERFÍCIE E ÁREA Medir uma superfície é compará-la com outra, tomada como unidade. O resultado da comparação é um número positivo, ao

Leia mais

Roteiro de Estudos - RECUPERAÇÃO FINAL

Roteiro de Estudos - RECUPERAÇÃO FINAL Roteiro de Estudos - RECUPERAÇÃO FINAL Nome completo: nº Disciplina: Geometria Ano: 9 Data: / / Professor: André Moreira Instruções Gerais: 1) Leia atentamente as questões. Confira sempre os resultados

Leia mais

Triângulos especiais

Triângulos especiais A UA UL LA Triânguos especiais Introdução Nesta aua, estudaremos o caso de dois triânguos muito especiais - o equiátero e o retânguo - seus ados, seus ânguos e suas razões trigonométricas. Antes, vamos

Leia mais

Matemática D Semiextensivo V. 2

Matemática D Semiextensivo V. 2 GITO Matemática Semietensivo V. Eercícios 0) 0) 0) I. Fasa. ontra-eempo: trapézio isóscees. II. Fasa. Nem todos. III. Verdadeira. Peo teorema de Taes. Verdadeira. oaterais internos. Verdadeira. Semehança

Leia mais

MATEMÁTICA OFICINA ALEXSANDRO KESLLER PAZ NA ESCOLA ÁLGEBRA

MATEMÁTICA OFICINA ALEXSANDRO KESLLER PAZ NA ESCOLA ÁLGEBRA ALEXSANDRO KESLLER MATEMÁTICA OFICINA ÁLGEBRA PAZ NA ESCOLA 14.03.2019 MATEMÁTICA BÁSICA Conhecimentos Álgebricos Medidas de comprimento Transformações de unidades de medidas de comprimento Conhecimentos

Leia mais

3 O ANO EM. Lista de Recuperação tri2. Matemática II RAPHAEL LIMA

3 O ANO EM. Lista de Recuperação tri2. Matemática II RAPHAEL LIMA 3 O ANO EM Matemática II RAPHAEL LIMA Lista de Recuperação tri2 1. Uma indústria de cerâmica localizada no município de São Miguel do Guamá no estado do Pará fabrica tijolos de argila (barro) destinados

Leia mais

ÁREAS. Matemática. AH = h é a altura do triangulo; BC = b é a base do triângulo. A área do triângulo de base b e altura h é dada por: A =.

ÁREAS. Matemática. AH = h é a altura do triangulo; BC = b é a base do triângulo. A área do triângulo de base b e altura h é dada por: A =. ÁRS. ÁR O TRIÂNGULO.3) Área do trapézio Temo que: H H é a atura do trianguo; é a ae do triânguo. área do triânguo de ae e atura é dada por:. xempo: acue a área da figura aaixo: Temo que; é a ae maior.

Leia mais

Ano: 7ºA EF II Data: / / LISTA DE EXERCÍCIO PRÉ AVALIAÇÃO BIMESTRAL 3º BIMESTRE

Ano: 7ºA EF II Data: / / LISTA DE EXERCÍCIO PRÉ AVALIAÇÃO BIMESTRAL 3º BIMESTRE Aluno(a): Ano: 7ºA EF II Data: / / Conteúdo: Área, Perímetro e Volume LISTA DE EXERCÍCIO PRÉ AVALIAÇÃO BIMESTRAL 3º BIMESTRE 1. Sei que o lado de um quadrado mede 18 cm, calcule o seu perímetro. 2. D e

Leia mais

Professores: Elson Rodrigues Marcelo Almeida Gabriel Carvalho Paulo Luiz Ramos

Professores: Elson Rodrigues Marcelo Almeida Gabriel Carvalho Paulo Luiz Ramos Definição; Número de diagonais de um poígono convexo; Soma das medidas dos ânguos internos e externos; Poígonos Reguares; Reações Métricas em um poígono reguar; Professores: Eson Rodrigues Marceo Ameida

Leia mais

Breve resolução do e-fólio B

Breve resolução do e-fólio B ÁLGEBRA LINEAR I 22 Breve resoução do e-fóio B I. Questões de escoha mútipa. d), pois o vetor nuo pertence a quaquer subespaço, e a intersecção de 2 subespaços ainda é um subespaço. 2. c), os 3 vetores

Leia mais

CÁLCULO DE ÁREA DAS FIGURAS PLANAS. Professor: Marcelo Silva. Natal-RN, agosto de 2013

CÁLCULO DE ÁREA DAS FIGURAS PLANAS. Professor: Marcelo Silva. Natal-RN, agosto de 2013 CÁLCULO DE ÁREA DAS FIGURAS PLANAS Professor: Marcelo Silva Natal-RN, agosto de 013 ÁREA A reunião de um polígono com sua região interior é denominada superfície do polígono. A medida da superfície é expressa

Leia mais

As combinações. combinatória que envolviam o princípio multiplicativo e as permutações.

As combinações. combinatória que envolviam o princípio multiplicativo e as permutações. Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ AUUL AL A As combinações Até agora você estudou probemas de anáise combinatória que envoviam o princípio mutipicativo e as permutações. Introdução Se observar os probemas

Leia mais

5. (UES-PI) As ilustrações a seguir representam um setor circular, com ângulo central de rad

5. (UES-PI) As ilustrações a seguir representam um setor circular, com ângulo central de rad LIST DE CONES Cacue a atura do cone circuar reto cuja geratriz mede 5cm e o diâmetro da mede cm Cacue a área da secção meridiana do cone equiátero cuja tem área cm Cacue a área tota e o voume de um cone

Leia mais

( ) ( ) ( ) ( ) ( ) (19) O ELITE RESOLVE IME 2012 MATEMÁTICA DISCURSIVAS MATEMÁTICA

( ) ( ) ( ) ( ) ( ) (19) O ELITE RESOLVE IME 2012 MATEMÁTICA DISCURSIVAS MATEMÁTICA (9) 5-0 O EITE ESOVE IME 0 MTEMÁTIC DISCUSIVS MTEMÁTIC QUESTÃO 0 O segundo, o sétimo e o vigésimo sétimo termos de uma rogressão ritmética () de números inteiros, de razão r, formam, nesta ordem, uma rogressão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - DEMAT 3 a Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - DEMAT 3 a Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - DEMAT 3 a Lista de Exercícios 1. Um triângulo isósceles tem base medindo 8cm e lados iguais com medidas de 5cm. Qual é a área do triângulo? 2. Em um triângulo retângulo,

Leia mais

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Matemática 1º ano º Bimestre/ 01 Pano de Trabaho RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO Acesso em /05/01 educador.brasiescoa.com

Leia mais

3º TRI - MATEMATICA - LISTA MARAVILHA 20/10/16 Ensino Fundamental 9º ano A-B-C-D Profº Marcelo

3º TRI - MATEMATICA - LISTA MARAVILHA 20/10/16 Ensino Fundamental 9º ano A-B-C-D Profº Marcelo 3º TRI - MATEMATICA - LISTA MARAVILHA 20/10/16 Ensino Fundamental 9º ano A-B-C-D Profº Marcelo LISTA DE ESTUDO.. Áreas 1. Calcule a área da região mais escura. 2. Um quadrado tem área de 25 cm 2. O que

Leia mais

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 20/04/13 PROFESSOR: MALTEZ

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 20/04/13 PROFESSOR: MALTEZ RSLUÇÃ VLIÇÃ MTMÁTI o N NSIN MÉI T: 0/0/1 PRFSSR: MLTZ QUSTÃ 01 Para determinar a atura do edifício, o síndico usou um artifício. Mediu a sombra do prédio que deu 6 metros e a sua própria sombra, que deu

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma A UU L AL A Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem que você vai aprender que é uma fórmua química significado

Leia mais

Grandeza superfície Outras medidas de comprimento

Grandeza superfície Outras medidas de comprimento Noções de medida As primeiras noções de medida foram adquiridas com o auxílio de algumas partes do corpo humano, tornandoseunidades de medida o pé, o passo, o palmo, os dedos. É importante ressaltar que

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP E N G E N H A R I A C I V I L N 5 0. Aluno: R.A :

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP E N G E N H A R I A C I V I L N 5 0. Aluno: R.A : UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP E N G E N H A R I A C I V I L N 5 0 Aluno: R.A : 1) Realize as operações abaixo: a) 45 45 59 + 86º54 12 = b) 128º42 57 + 325º41 52 = c) 120º00 00 56º24º03 = d) 178º20 30

Leia mais

XXVII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase

XXVII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase XXVII Oimpíada Brasieira de Matemática GBRITO Segunda Fase Souções Níve 3 Segunda Fase Parte CRITÉRIO DE CORREÇÃO: PRTE Na parte serão atribuídos 4 pontos para cada resposta correta e a pontuação máxima

Leia mais

Equacionando problemas - I

Equacionando problemas - I A UA UL LA 70 Equacionando probemas - I Introdução Você já percebeu que a Matemática é um eceente recurso para resover muitos dos probemas do nosso dia-a-dia. Mas a Matemática também pode ser vista sob

Leia mais

Matemática e suas Tecnologias

Matemática e suas Tecnologias Matemática 5A 0. c Sendo o ucro, temos: = n ( 0) ( ) = ( 00 ) ( 0) ( ) = + 0 000 O vaor de que garante o maior ucro é a abscissa do vértice da paráboa que representa a função. b V = = 0 reais a = 0 ( )

Leia mais

Atividade: Escalas utilizadas em mapas

Atividade: Escalas utilizadas em mapas Atividade: Escalas utilizadas em mapas I. Introdução: Os mapas são representações gráficas reduzidas de uma determinada região e de grande importância para vários profissionais como engenheiros, geógrafos,

Leia mais

Matemática D Semiextensivo v. 3

Matemática D Semiextensivo v. 3 Matemática D Semietensivo v. Eercícios 0) 0. Verdadeiro. 0. Verdadeiro. 0. Verdadeiro. 08. Verdadeiro. 6. Faso. 0) 8 0) D 0) E 0. Faso. 0. Verdadeiro. 0. Faso. V + F A + 08. Faso. panos 6. Verdadeiro.

Leia mais

Geometria Espacial PRISMA RETO DE BASE TRIANGULAR (OU PRISMA TRIANGULAR)

Geometria Espacial PRISMA RETO DE BASE TRIANGULAR (OU PRISMA TRIANGULAR) Espacial 1 PRISMAS Os prismas são sólidos geométricos bastante recorrentes em Espacial. Podemos definir o prisma da seguinte forma: PRISMA RETO DE BASE TRIANGULAR (OU PRISMA TRIANGULAR) Prisma é um sólido

Leia mais

MÓDULO VII SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA 2ª PARTE

MÓDULO VII SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA 2ª PARTE MÓDULO VII SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA 2ª PARTE No módulo anterior, estudamos os Sistemas de Unidades de Comprimento, Massa e de Tempo. Nesse módulo iremos estudar outros Sistemas de Unidades de Medidas,

Leia mais

Material de aula. Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho

Material de aula. Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho Desenho Técnico Material de aula Régua Compasso Par de esquadros (30 e 45 ) Borracha Lápis ou lapiseira Papel sulfite ou caderno de desenho Geometria Conversão de unidades Polígonos e sólidos Escala Desenho

Leia mais

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos entender a reação química com átomos e moécuas O que você vai aprender Escrever uma reação química com fórmuas Estequiometria da reação Seria bom já saber O que

Leia mais

Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Unidades de Medidas de Comprimentos e Primeiros Exercícios.

Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas. Unidades de Medidas de Comprimentos e Primeiros Exercícios. Módulo Unidades de Medidas de Comprimentos e Áreas Unidades de Medidas de Comprimentos e Primeiros Exercícios. 8 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Unidades de Medidas de Comprimentos e

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Prof. (a): Heloísa Andréia LRR MATEMÁTICA III 2º TRIMESTRE Se não existe esforço, não existe progresso (F. Douglas) ENSINO MÉDIO Aluno(a): SÉRIE 3ª TURMA DATA: / /2017

Leia mais

Razão e Proporção PROFESSOR: JARBAS

Razão e Proporção PROFESSOR: JARBAS PROFESSOR: JARBAS A palavra razão vem do latim ratio e significa divisão. A palavra razão vem do latim ratio e significa divisão. A razão representa-se por uma fração: a b Definição: Dados dois números

Leia mais

Parábola. Sumário Parábola com vértice V = (x o, y o ) e reta focal. paralela ao eixo OX... 7

Parábola. Sumário Parábola com vértice V = (x o, y o ) e reta focal. paralela ao eixo OX... 7 7 aráboa Sumário 7.1 Introdução....................... 2 7.2 aráboa........................ 3 7.3 ormas canônicas da paráboa............ 4 7.3.1 aráboa com vértice na origem e reta foca coincidente com

Leia mais

Exemplos: Observe: Exemplos: Observe:

Exemplos: Observe: Exemplos: Observe: Exemplos: a) ( x) 4 4x + x ( x y) x 4xy + y ( ) 8 4 + (7 ) 49 8 + 4 (7 ) 5 1. INTRODUÇÃO A Álgebra é a parte da Matemática em que se empregam outros símbolos além dos algarismos. Esses símbolos, ligados

Leia mais

MEDIDAS LINEARES. Um metro equivale à distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/ segundo.

MEDIDAS LINEARES. Um metro equivale à distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/ segundo. MEDIDAS LINEARES Um metro equivale à distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/299.792.458 segundo. Nome e símbolo As unidades do Sistema Internacional podem ser escritas

Leia mais

Colégio Jardim Paulista

Colégio Jardim Paulista Colégio Jardim Paulista Nome: Nº Série: Profª:_ Roberto Salgado Período: 4º Bimestre Data: / / Trabalho de Matemática 6 º ano A Nota Medidas de comprimento: 1) Ana e Antônia fizeram algumas medições e

Leia mais

Num determinado jogo de fichas, os valores

Num determinado jogo de fichas, os valores A UA UL LA Potências e raízes Para pensar Num determinado jogo de fichas, os vaores dessas fichas são os seguintes: 1 ficha vermeha vae 5 azuis; 1 ficha azu vae 5 brancas; 1 ficha branca vae 5 pretas;

Leia mais

ANÁLISE COMPLEXA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS TESTE 2A - 15 DE JUNHO DE DAS 11H. Apresente e justifique todos os cálculos. dy dt = y t t ; y(1) = 1.

ANÁLISE COMPLEXA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS TESTE 2A - 15 DE JUNHO DE DAS 11H. Apresente e justifique todos os cálculos. dy dt = y t t ; y(1) = 1. Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Ágebra e Anáise ANÁLISE COMPLEXA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS TESTE A - 5 DE JUNHO DE 9 - DAS H ÀS :3H Apresente e justifique todos os cácuos.

Leia mais

Matemática. Geometria plana

Matemática. Geometria plana Matemática Geometria plana 01.Os valores que podem representar os lados de um triângulo obtusângulo são a) 1 cm, 2 cm e 3 cm. b) 2 cm, 3 cm e 4 cm. c) 3 cm, 4 cm e 5 cm. d) 4 cm, 5 cm e 6 cm. e) 5 cm,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOM. ESPACIAL MÉTRICA 2º E. M. PROF. MARCO POLO. Nome: Nº: Turma:

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOM. ESPACIAL MÉTRICA 2º E. M. PROF. MARCO POLO. Nome: Nº: Turma: LIST DE EXERCÍCIOS GEOM. ESPCIL MÉTRIC º E. M. PROF. MRCO POLO Nome: Nº: Turma: 01. Cacue a diagona, a área tota e o voume de um paraeepípedo de dimensões, 4 e 6. 0. Cacue a diagona, a área tota e o voume

Leia mais

Lista de exercícios 06. Aluno (a) : Série: 2º ano (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática

Lista de exercícios 06. Aluno (a) : Série: 2º ano (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática Lista de exercícios 06 Aluno (a) : Série: 2º ano (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática No Anhanguera você é + Enem Observações: Data da entrega: 26/09/2015. A lista deverá apresentar

Leia mais

Medidas de comprimento Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros

Medidas de comprimento Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros Medidas de comprimento Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento. A medida

Leia mais

Prática X PÊNDULO SIMPLES

Prática X PÊNDULO SIMPLES Prática X PÊNDULO SIMPLES OBJETIVO Determinação do vaor da gravidade g em nosso aboratório. A figura abaixo representa um pênduo simpes. Ee consiste de um corpo de massa m, preso à extremidade de um fio

Leia mais

Equipe de Matemática MATEMÁTICA

Equipe de Matemática MATEMÁTICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 9R Ensino Médio Equipe de Matemática Data: Áreas de Figuras Planas MATEMÁTICA O estudo da área de figuras planas está ligado aos conceitos relacionados à Geometria

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 3º ANO

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 3º ANO ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 3º ANO ANO 2017 PROFESSOR (a) DISCIPLINA Bruno Rezende Pereira Matemática ALUNO (a) SÉRIE 3º Ano do Ensino Médio

Leia mais

Você pretende viajar de ônibus para a cidade X. No balcão de informações da empresa de ônibus, encontra-se este cartaz:

Você pretende viajar de ônibus para a cidade X. No balcão de informações da empresa de ônibus, encontra-se este cartaz: Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Você pretende viajar de ônibus para a cidade X. No balcão de informações da empresa de ônibus, encontra-se este cartaz: destino: cidade X saída: 14 horas e 10 minutos

Leia mais

MATEMÁTICA. Use este espaço para rascunho.

MATEMÁTICA. Use este espaço para rascunho. MATEMÁTICA Use este espaço para rascunho 01 Cubos brancos de 1cm de aresta foram dispostos formando o paralelepípedo representado abaixo Em seguida, a superfície total desse paralelepípedo foi pintada

Leia mais

Área das figuras planas

Área das figuras planas AS ESPOSTAS ESTÃO NO FINAL DOS EXECÍCIOS. ) Calcule as áreas dos retângulos de base b e altura h nos seguintes casos: a) b = cm e h = 7cm b) b =,dm e h = dm c) b = m e h = m d) b =,m e h =,m ) Determine:

Leia mais

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At.

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At. Escola: Nome do Aluno: Professor Regente: Tempo de Permanência no Programa: Disciplina: Matemática Turma: Data Nasc.: / / Professor da Sala de Apoio: Entrada / / Saída / / DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO

Leia mais

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 4º Bimestre/2013 Plano de Trabalho

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 4º Bimestre/2013 Plano de Trabalho Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 4º Bimestre/2013 Plano de Trabalho POLÍGONOS E ÁREAS Tarefa 2 Grupo 1 Cursista: Tatiana Manhães da Costa. Tutora: Andréa

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 3º ANO

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 3º ANO ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 3º ANO ANO 2016 PROFESSOR (a) DISCIPLINA Bruno Rezende Pereira Matemática ALUNO (a) SÉRIE 3º Ano do Ensino Médio

Leia mais

Poliedross. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 23 Poliedros 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA

Poliedross. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 23 Poliedros 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA Poliedross 1.5 Superfície poliédrica fechada Uma superfície poliédrica fechada é composta de um número finito (quatro ou mais) de superfícies poligonais planas, de modo que cada lado de uma dessas superfícies

Leia mais

Aula 01 Ciclo 03. Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí

Aula 01 Ciclo 03. Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí Aula 01 Ciclo 03 Professora Laís Pereira EMEF Antônio Aires de Almeida Gravataí Área e Perímetro Área e perímetro são duas medidas distintas, onde a área é a medida de uma superfície e o perímetro é a

Leia mais

Desenho Técnico. Escalas

Desenho Técnico. Escalas Desenho Técnico Escalas Introdução - Escalas O desenho técnico projetivo terá sempre uma relação entre distância gráfica (D) e distância natural (R) (o que está sendo representado: peça, equipamento, instalações,

Leia mais

75, 840 Lê-se "75 metros cúbicos e 840 decímetros cúbicos".

75, 840 Lê-se 75 metros cúbicos e 840 decímetros cúbicos. VOLUME Prof. Patricia Caldana Definimos volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. As figuras espaciais como o cubo, paralelepípedo, cone, pirâmide,

Leia mais

Geometria Euclidiana Plana

Geometria Euclidiana Plana CURSO INTRODUTÓRIO DE MTEMÁTIC PR ENGENHRI 016. Geometria Euclidiana Plana Parte II Danielly Guabiraba Dantas - Engenharia Civil Rafael lves da Silva - Engenharia Civil Introdução Desde os egípcios, que

Leia mais

Matemática/15 6ºmat303r 6º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos para Recuperação Final de Matemática - 6 ano

Matemática/15 6ºmat303r 6º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos para Recuperação Final de Matemática - 6 ano Matemática/15 6ºmat303r 6º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / Roteiro de Estudos para Recuperação Final de Matemática - 6 ano Os conteúdos estão abaixo selecionados e deverão ser estudados pelo caderno

Leia mais