A Organização do Trabalho de Pedagógico na Forma de Projetos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Organização do Trabalho de Pedagógico na Forma de Projetos"

Transcrição

1 A Organização do Trabalho de Pedagógico na Forma de Projetos Marcos Cordiolli 1 Marcos Cordiolli (41)

2 Marcos Cordiolli é Mestre em Educação, pela PUC-SP. Professor de cursos de pós-graduação em diversas instituições. Presta consultoria de redes e escolas públicas e particulares. Atua na área de Educação Corporativa com consultoria em programas de qualificação profissional em diversas empresas. Trabalhou na consultoria técnica da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados É assessor da diretoria da Agência Nacional do Cinema Ancine. 2 Marcos Cordiolli (41)

3 Projetos e aprendizagem colaborativa Ação Coletiva Fontes diversas Produção de conhecimento: as sínteses Socialização de resultados Intervenção Profissional Retorno a Comunidade Compartilhamento 3 Marcos Cordiolli (41)

4 Projetos e Aprendizagem Colaborativa: Ação Coletiva 4 Marcos Cordiolli (41)

5 Ação Coletiva A formação de grupos é um processo - quase natural - em atividades de aprendizagem Grupos verticais Grupos horizontais Grupos auto-organizados Grupos dirigidos 5 Marcos Cordiolli (41)

6 Ação Coletiva Formas de atuação Aprendizagem colaborativa em sala de aula Tarefas colaborativas de atividades complementares Desenvolvimentos atividades paralelas // EaD Produção de intervenções na sociedade ou no trabalho Compartilhamento nas redes sociais Utilizar as redes sociais para promover conexões com outros grupos 6 Marcos Cordiolli (41)

7 Projetos e Aprendizagem Colaborativa: Fontes diversas 7 Marcos Cordiolli (41)

8 Fontes diversas: mares de possibilidades A base: publicações acadêmicas Estabelecer critérios Publicações acadêmicas Publicações corporativas Publicações oficiais de promoção Publicações em imprensa de referência Publicações da Blogsfera 8 Marcos Cordiolli (41)

9 Fontes diversas: teoria e o olhar para Ação de campo a prática Entrevistas com pessoas da comunidade ou corporações empresariais Observação de processos sociais e/ou profissionais 9 Marcos Cordiolli (41)

10 Fontes diversas: objetivos Objetivos Compartilhar saberes em diferentes locais (fontes) Contrastar linguagens Contrastar diferentes interlocutores [...] Objetivos Gerais a comunidade como espaço de aprendizagem. a empresa como espaço de aprendizagem 10 Marcos Cordiolli (41)

11 Projetos e Aprendizagem Colaborativa: Produção de Conhecimento, as Sínteses 11 Marcos Cordiolli (41)

12 Produção do conhecimento forma, linguagem e conteúdo Quanto à forma Na forma de jornais Na forma de organogramas Na forma de textos acadêmicos Na forma de memorandos Na forma de sites (Blogs, Wiki etc.) [...] 12 Marcos Cordiolli (41)

13 Produção do conhecimento forma, linguagem e conteúdo Quanto à linguagem Linguagem acadêmica Linguagem para outros interlocutores (linguagem corporativa, marketing, mobilizatória) Linguagem jornalística, de propaganda, de sites etc [...] 13 Marcos Cordiolli (41)

14 Produção do conhecimento forma, linguagem e conteúdo Quanto ao conteúdo Equipes podem atingir o mesmo objetivo tratando de assuntos diferentes Equipes podem atingir o mesmo objetivo [...] utilizando pontos de vistos distintos e até contraditórios 14 Marcos Cordiolli (41)

15 Projetos e Aprendizagem Colaborativa: Socialização de Resultados 15 Marcos Cordiolli (41)

16 Socialização de resultados A práticas colaborativas podem extrapolar as turmas, incluindo outras pessoas da instituição escolar, de outras instituições escolares de grupos sociais de corporações empresariais de corporações profissionais 16 Marcos Cordiolli (41)

17 Socialização de resultados Estar disponibilizados em sites específicos do tema de instituições acadêmicas de interesse da comunidade ou das empresas [...] 17 Marcos Cordiolli (41)

18 Retorno à sociedade Ações de disseminação do conhecimento Ações de sistematização dos saberes populares Ações de intervenção social em comunidades 18 Marcos Cordiolli (41)

19 Retorno à Comunidade As comunidades podem ser chamadas a refletir sobre o tema em espaços virtuais Podem ser confeccionados sites de serviços para as comunidades ou grupos envolvidos com os temas Podem ser confeccionados folhetos e cartazes para ser distribuído nas comunidades afetadas [...] 19 Marcos Cordiolli (41)

20 Retorno ao mundo do trabalho Oferta de bases de dados Oferta de banco de textos Grupo de consultoria Junior Retorno para empresas estudadas 20 Marcos Cordiolli (41)

21 Projetos e Aprendizagem Colaborativa: Compartilhamento e Gestão de Projetos 21 Marcos Cordiolli (41)

22 Compartilhamento e gestão de projetos Negociação Compromisso Planejamento e revisão da trajetória Fazer escolhas... [...] 22 Marcos Cordiolli (41)

23 Compartilhamento Negociação entre interesses dos educandos Interesses de escolas, pais e sociedade Construir Identidades # Comunidade de Aprendizagem [...] 23 Marcos Cordiolli (41)

24 Compartilhamento Estabelecer envolvimento pelas descobertas peculiares, únicas e pessoais Estabelecer dinâmicas de tempos próprias para cada educando Combinar as atividades com outras que se representam mais lúdicas como ranking e competições Reorientação em seu fazer-se [...] 24 Marcos Cordiolli (41)

25 Roteiro para Elaboração de Projetos 25 Marcos Cordiolli (41)

26 Delimitar o tema e os objetivos de estudo [Lembrar que todo projeto é antes de tudo um tema de estudo e aprendizagem] Quais saberes são necessários ou prévios para o estudo? Quais procedimentos (produção de textos, cálculos, analises de situações) necessários para o estudo? 26 Marcos Cordiolli (41)

27 Definir as sistemáticas de estudo e aprendizagem Pesquisa Atividades Individuais Atividades Coletivas 27 Marcos Cordiolli (41)

28 Pesquisa Tipo Sistemáticas de estudo e Roteiro aprendizagem Formas de sistematização 28 Marcos Cordiolli (41)

29 Sistemáticas de estudo e aprendizagem Atividades Individuais Tipo Roteiro e objetivos Formas de sistematização 29 Marcos Cordiolli (41)

30 Sistemáticas de estudo e Atividades Coletivas Tipo Roteiro e objetivos aprendizagem Formas de sistematização 30 Marcos Cordiolli (41)

31 3. Disciplina e professores envolvidos Organização docente Tempo / cronograma Funções Objetivos específicos 31 Marcos Cordiolli (41)

32 Sistemática de avaliação 32 Marcos Cordiolli (41)

33 Forma de avaliação Avaliação disciplinar Cada disciplina com a sua avaliação Segundo os objetivos da disciplina Avaliação compartilhada Parte como avaliação geral Parte como avaliação da disciplina Avaliação global Avaliação única para todas as disciplinas 33 Marcos Cordiolli (41)

34 Planejamento e conteúdos na aprendizagem colaborativa 34 Marcos Cordiolli (41)

35 Projetos questões... Como possibilidade Como exercício Como transição Como parcerias construídas cotidianamente [...] 35 Marcos Cordiolli (41)

36 A ação dos educadores e os projetos: alguns mitos O tempo A fuga dos conteúdos A fuga dos objetivos As dificuldades com objetivos As diferenças entre os estudantes 36 Marcos Cordiolli (41)

37 37 Marcos Cordiolli (41)

A Ponte Digital: As Tecnologias Aproximando a Escola e a Família. 9ª Jornada Internacional de Educação do Rio de Janeiro Marcos Cordiolli

A Ponte Digital: As Tecnologias Aproximando a Escola e a Família. 9ª Jornada Internacional de Educação do Rio de Janeiro Marcos Cordiolli A Ponte Digital: As Tecnologias Aproximando a Escola e a Família 9ª Jornada Internacional de Educação do Rio de Janeiro Marcos Cordiolli Marcos Cordiolli É mestre em Educação pela PUC-SP É Autor de Currículo

Leia mais

VI EIDE Encontro Iberoamericano de Educação

VI EIDE Encontro Iberoamericano de Educação VI EIDE Encontro Iberoamericano de Educação Plano Nacional de Educação: consolidando conquistas e construindo o futuro da Educação no Brasil 1 Marcos Cordiolli cordiolli.com Marcos Cordiolli Mestre em

Leia mais

Resolução de Problemas. PARTE 1: Conceitos e Diretrizes 1º Semestre/2014

Resolução de Problemas. PARTE 1: Conceitos e Diretrizes 1º Semestre/2014 Resolução de Problemas PARTE 1: Conceitos e Diretrizes 1º Semestre/2014 Turma 64 - Tutores Marcelo S. Lauretto Fernando F. Ferreira Monitor: Caio C. Trucolo Roteiro sugerido para esta aula: Apresentação

Leia mais

Mídia Social.

Mídia Social. Mídia Social 2 novas tecnologias Digitalização (cópias com custo zero) A Internet e a Web (acesso universal) Digitalização tradição oral rolo de pergaminho códice livro impresso mídia digital web Mídia

Leia mais

DIA 10 DE DEZEMBRO: DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS ATIVIDADE 2: OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS

DIA 10 DE DEZEMBRO: DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS ATIVIDADE 2: OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS DIA 10 DE DEZEMBRO: DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Reprodução http://www.onu.org.br/img/2014/09/dudh.pdf ATIVIDADE 2: OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN A Escola de Comunicação e Design forma profissionais dinâmicos, com capacidade de apreender e acompanhar as demandas atuais. Os

Leia mais

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo.

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo. Para garantir sua implementação e gestão, é fundamental que a Política de Educação Integral conte com um Plano de Formação que contemple todos os envolvidos cada qual em sua especificidade, garantindo

Leia mais

Produção Textual na Cultura Digital

Produção Textual na Cultura Digital Produção Textual na Cultura Digital Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

1º semestre / 2013 prosa. centro de estudos. colégio santo américo

1º semestre / 2013 prosa. centro de estudos. colégio santo américo 1º semestre / 2013 prosa centro de estudos colégio santo américo Palestras A escola fora da escola A escola informal sempre existiu: um conjunto de práticas e saberes que se transmitem sem passar pelos

Leia mais

Projeto Educativo 2013-2017

Projeto Educativo 2013-2017 Projeto Educativo 2013-2017 A Escola A CONSTRUIR Qualidade dos Recursos Recursos humanos Serviços e equipamentos Instalações Qualidade da Interação com a comunidade Família Comunidade educativa Qualidade

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

11/05/2015 MKI 1. Tópicos. A Implantação do Endomarketing exige a definição de um plano de ações que nos facilitará atingir os objetivos do programa.

11/05/2015 MKI 1. Tópicos. A Implantação do Endomarketing exige a definição de um plano de ações que nos facilitará atingir os objetivos do programa. Tópicos pg 1. Implantação 2 2. Fatores do Endomarketing 3 3. Plano de Ações 4 4. Liderança do Processo 5 5. Clima Organizacional 6 6. Segmentação do Cliente Interno 7 7. Ações e Instrumentos 9 8. Elementos

Leia mais

PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: TUTORIA. Programa Ensino Integral

PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: TUTORIA. Programa Ensino Integral PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: TUTORIA Programa Ensino Integral PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: TUTORIA VERSÃO 04 02 15 Definição: a Tutoria é uma das metodologias do Programa que tem como finalidade atender

Leia mais

Luciana Fischer PROPOSTA - PLANO DE GESTÃO PARA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL ( )

Luciana Fischer PROPOSTA - PLANO DE GESTÃO PARA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL ( ) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Deputado Roque Trevisan Luciana Fischer PROPOSTA - PLANO DE GESTÃO PARA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Leia mais

Análise da Minuta da Resolução Diretoria de Ensino GT de Avaliação

Análise da Minuta da Resolução Diretoria de Ensino GT de Avaliação Análise da Minuta da Resolução Diretoria de Ensino GT de Avaliação Com base na solicitação enviada pelo Memorando 207/2016, a Diretoria de Educação a Distância constituiu o Grupo de Trabalho sobre Avaliação

Leia mais

Tópicos para elaboração da candidatura ao concurso de Projectos de Produção de Conteúdos Educativos lançado pelo Ministério da Educação

Tópicos para elaboração da candidatura ao concurso de Projectos de Produção de Conteúdos Educativos lançado pelo Ministério da Educação Tópicos para elaboração da candidatura ao concurso de Projectos de Produção de Conteúdos Educativos lançado pelo Ministério da Educação Cento de competência Nónio ESE Viseu - 06/12/2005 Âmbito do Concurso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE EXTENSÃO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE EXTENSÃO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE EXTENSÃO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO Edital 01/2017-2 O MEC/SECADI, por meio

Leia mais

Avaliação da biblioteca escolar. A. Currículo literacias e aprendizagem. Avaliação

Avaliação da biblioteca escolar. A. Currículo literacias e aprendizagem. Avaliação Avaliação da biblioteca escolar Avaliação 2014-2015 Recomendações do conselho pedagógico Alargar a colaboração curricular a outras áreas disciplinares, nomeadamente Inglês e Ciências Naturais. Aprofundar

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Superior de Tecnologia Hotelaria 10/10/2012

Leia mais

http://www.ftd.com.br/ Repletos de textos ilustrados e atividades de gramática e ortografia, os livros da coleção Porta Aberta - Portuguesa atendem às necessidades de aprendizagem de diferentes faixas

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FÌSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X) Presencial

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS: INTERVENÇÃO EM PROCESSO

ANÁLISE DOS RESULTADOS: INTERVENÇÃO EM PROCESSO ANÁLISE DOS RESULTADOS: INTERVENÇÃO EM PROCESSO Sala 8 Gestão Pedagógica EF II E.E. PROFª ZENAIDE AVELINO MAIA Professora Apresentadora: MARIA IRANILDE ZAMBON SILVA Realização: Justificativa A partir das

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação 0 ATORES ENVOLVIDOS - Comissão Própria de Avaliação

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Curso de Pedagogia Linha de Pesquisa: Educação a Distância Professora Proponente: Daiane Grassi - daiane@saojudastadeu.edu.br. 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

A Sociologia em rede:

A Sociologia em rede: A Sociologia em rede: Experiências, caminhos e possibilidades da utilização das tecnologias informacionais como ferramentas pedagógicas nas aulas de Sociologia Rogerio Mendes de Lima Simone da Costa Lima

Leia mais

Foto Carga Horária: 15h presenciais. Facilitador: Sandro Barros. Objetivo:

Foto Carga Horária: 15h presenciais. Facilitador: Sandro Barros. Objetivo: Foto Calabor@tiva Carga Horária: 15h presenciais Facilitador: Sandro Barros Objetivo: O objetivo é estimular crianças e jovens a utilizar a linguagem fotográfica como elemento alternativo e visual, despertando

Leia mais

SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AVALIA Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Gestão da Tecnologia da Informação 15/08/21 1 ATORES ENVOLVIDOS 1 - Comissão Própria de Avaliação -

Leia mais

ORIENTAÇÕES DISCIPLINA DE FINALIZAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TURMA EAD SERVIÇO SOCIAL

ORIENTAÇÕES DISCIPLINA DE FINALIZAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TURMA EAD SERVIÇO SOCIAL ORIENTAÇÕES DISCIPLINA DE FINALIZAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TURMA EAD SERVIÇO SOCIAL O aluno que estiver cursando novamente as disciplinas de Estágio Supervisionado II e Estágio supervisionado III da

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE GRELHA DE REGISTO DE AVALIAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO Nome do(a) Avaliado(a): GR: Departamento Curricular de: Nome do(a) Avaliador(a):

Leia mais

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS Luciene Formiga Soares Silva UEPB lucieneformigasoares@gmail.com Rosângela de Araujo Medeiros UEPB professorarosangelauepb@gmail.com

Leia mais

Plano de Melhoria

Plano de Melhoria Plano de Melhoria 1 Enquadramento O presente Plano de Melhoria resulta, simultaneamente, das orientações emanadas da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, que assentam nas sugestões do Conselho Nacional

Leia mais

CADASTRO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO

CADASTRO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO I Nome do curso REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO Introdução à Educação Digital Proinfo Integrado II Apresentação: breve descrição do curso O Ministério da Educação (MEC) possui um programa educacional

Leia mais

PLANO DE ARTICULAÇÃO. Agrupamento de Escolas Rio Arade. Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] Plano de Articulação / 2013

PLANO DE ARTICULAÇÃO. Agrupamento de Escolas Rio Arade. Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] Plano de Articulação / 2013 Agrupamento de Escolas Rio Arade PLANO DE ARTICULAÇÃO Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] 1 / 9 Índice Nota introdutória... 3 Objetivos Gerais... 4 Estratégias de intervenção... 5 Organização... 6 Procedimentos

Leia mais

Stoa: um ambiente de aprendizagem. Ewout ter Haar CEPA FEP Instituto de Física USP

Stoa: um ambiente de aprendizagem. Ewout ter Haar CEPA FEP Instituto de Física USP Stoa: um ambiente de aprendizagem Ewout ter Haar CEPA FEP Instituto de Física USP ewout@usp.br A Web para Disseminação e Compartilhamento de Conhecimento Construção de Conhecimento: ambientes de aprendizagem

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE FÁTIMA MANUAL ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE FÁTIMA MANUAL ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE FÁTIMA MANUAL ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS) Revisado em 10.07.2015 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como objetivo fornecer orientações para a realização das Atividades

Leia mais

MBA em Gestão Empreendedora Curso de Especialização Lato Sensu

MBA em Gestão Empreendedora Curso de Especialização Lato Sensu MBA em Gestão Empreendedora Curso de Especialização Lato Sensu Introdução à Educação a Distância (EAD); Inovação e Empreendedorismo; Políticas Públicas em Educação; Gestão de Processos; Gestão Estratégica;

Leia mais

Coordenadores de Curso, NDE, Colegiados e Equipe Pedagógica

Coordenadores de Curso, NDE, Colegiados e Equipe Pedagógica Coordenadores de Curso, NDE, Colegiados e Equipe Pedagógica ORIENTAÇÕES PARA EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES/ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos pilares da

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET FAZENDO POP ARTE

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET FAZENDO POP ARTE ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET FAZENDO POP ARTE IVINHEMA MS MAIO DE 2010 ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET FAZENDO POP ARTE Projeto de formação e ensino elaborado pelo professor da STE Ivair Ribeiro

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO TEXTO 2 http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2310-6.pdf acesso em http://pt.wikipedia.org/wiki/conselho_de_classe 09 de outubro de 2014 CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE Elementos do PTD: 1- Conteúdos Estruturantes e Específicos. 2- Justificativa ou objetivos 3- Encaminhamento Metodológico 4- Recursos Didáticos 5- Critérios

Leia mais

Plano de Melhoria para 2018/19 INTRODUÇÃO

Plano de Melhoria para 2018/19 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O presente Plano de Melhoria foi concebido na sequência da avaliação externa realizada neste Agrupamento de Escolas durante 2016/17 e das áreas de melhoria apontadas, pela Inspeção-Geral da

Leia mais

Matriz Modelo (a que se refere o n.º5 do artigo 3.º) Plano de Ação Estratégica. 1. Identificação do Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada:

Matriz Modelo (a que se refere o n.º5 do artigo 3.º) Plano de Ação Estratégica. 1. Identificação do Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada: Matriz Modelo (a que se refere o n.º5 do artigo 3.º) Plano de Ação Estratégica 1. Identificação do Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada: Agrupamento de Escolas de Benavente 2. Compromisso social

Leia mais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR ATUALIZAÇÃO DOS PPC s O PAPEL DOS DEPARTAMENTOS E DEMAIS AGENTES ENVOLVIDOS... ATUALIZAÇÃO DOS PPC s Contribuições da Comissão Central (DDE, DEP, DAEST,

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas de Briteiros 2016 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas de Briteiros

Leia mais

9 ano Ensino fundamental

9 ano Ensino fundamental Disciplina: Química Professor(a): Ivonei Brito Atividade: Experimento de determinação de ph e poh de misturas e soluções. Tema: Experimento Justificativa: Tendo em vista a necessidade de envolver os alunos

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL Fevereiro - 2013 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone e presencial Reunião com a Diretora Pedagógica toda segunda-feira às 6h15m

Leia mais

António de Jesus Seixas Recondução de Diretor

António de Jesus Seixas Recondução de Diretor António de Jesus Seixas Recondução de Diretor QUERER MAIS E MELHOR, CAMINHANDO JUNTOS, POR UMA ESCOLA DE QUALIDADE RUMO À EXCELÊNCIA. A minha filosofia de gestão participada assenta numa liderança partilhada

Leia mais

CAPÍTULO 7 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS MARIA LUISA FURLAN COSTA

CAPÍTULO 7 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS MARIA LUISA FURLAN COSTA CAPÍTULO 7 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A MARIA LUISA FURLAN COSTA Desenvolvimento da Educação a Distância no Brasil é marcado pelo surgimento e disseminação dos meios de comunicação. EAD Modalidade de

Leia mais

Fotografar olhos e dedos de alunos (formas de ler visão e Braille)

Fotografar olhos e dedos de alunos (formas de ler visão e Braille) Ação 1 Leio-te Promover a formação do utilizador. Integrar os novos alunos na dinâmica das BE. Criar uma dinâmica renovada no espaço das bibliotecas. Renovar o ambiente, tornando-o mais apelativo e sugestivo.

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011

Plano de Trabalho Docente 2011 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC SANTA ISABEL Código: 219 Município: Santa Isabel Área Profissional: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: Município: Garça Eixo Tecnológico: Administração de Empresas Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula

Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica,

Leia mais

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL Mestrado em Ensino e suas Tecnologias Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem Profa. Dra. Arilise Moraes de Almeida Lopes Para falar de Educação

Leia mais

Planejamento Escolar 2019

Planejamento Escolar 2019 Planejamento Escolar 2019 De portas abertas: foco na relação professor-aluno Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Apresentação Chegamos em um momento importante do ano escolar: o Planejamento.

Leia mais

Guia de Orientações. Serviços Assessoria de Comunicação Social

Guia de Orientações. Serviços Assessoria de Comunicação Social 2017 Guia de Orientações Serviços Assessoria de Comunicação Social FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO FACULDADE CENTRO MATO-GROSSENSE CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO JOSÉ SORRISO/MT GUIA DE ORIENTAÇÕES

Leia mais

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão.

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão. O Departamento de Comunicação Institucional (DCI Unifesp) está subordinado à Reitoria e tem como função estabelecer as diretrizes de uma política global de comunicação para a Unifesp. Missão Prover soluções

Leia mais

CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

Leia mais

PROJETO EMPRESA SIMULADA MANUAL E PROGRAMAÇÃO EFG BH

PROJETO EMPRESA SIMULADA MANUAL E PROGRAMAÇÃO EFG BH PROJETO EMPRESA SIMULADA MANUAL E PROGRAMAÇÃO EFG BH Que Projeto é esse? Acontecendo no 2º ano, a Empresa Simulada é um projeto de treinamento que propõe ao aluno vivenciar o mundo empresarial e todos

Leia mais

ABCCH 2016/ /02/2016

ABCCH 2016/ /02/2016 ABCCH 2016/2017 1 PRIMEIROS PASSOS Agenda / Pilares Sistematização da gestão Fomento ao esporte equestre Valorização dos criadores Valorização dos proprietários de cavalos Valorização da marca BH Proposta

Leia mais

SESI Educação de Jovens e Adultos

SESI Educação de Jovens e Adultos SESI Educação de Jovens e Adultos Dalila Carvalho- Diretora do SESI da UR Blumenau Blumenau, 08 de Maio de 2014 Contexto da criação do Movimento Iniciativa do Sistema FIESC, por meio da articulação do

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Estância Turística de Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio Habilitação

Leia mais

OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA

OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA CAPÍTULO 3 OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA Relatório de Tecnologias no Ensino Fundamental II Fevereiro / 2017 27 OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA Para incluir a tecnologia na escola

Leia mais

PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROJETOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROJETOS: Construção de Projetos Prof. Me. Renato Borges Palavras-chave: projetos; metodologia; constrição. 1 Os objetivos da Disciplina Levar o estudante a compreender

Leia mais

Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste. 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando ideias... Valorizando práticas...

Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste. 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando ideias... Valorizando práticas... Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando ideias... Valorizando práticas... 2017 Regulamento de Participação 6º Seminário dos Profissionais Educadores...Semeando

Leia mais

Comunicação no Banco Central

Comunicação no Banco Central Comunicação no Banco Central Nossa pauta Por que se comunicar Comunicação corporativa como campo de trabalho Produtos e veículos de comunicação no Banco Central Bons produtos e bons resultados Dificuldades

Leia mais

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo v.1.0 A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo José Mário Costa Junior Coordenador Adjunto da Rede e-tec Brasil Assessor da Diretoria do Cefor Total de 23 slides Autor: José Mário Costa Junior A EaD

Leia mais

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO.

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo Experiência e formação: Educador, literato e turismólogo. Professor

Leia mais

1º semestre / prosa. centro de estudos. colégio santo américo

1º semestre / prosa. centro de estudos. colégio santo américo 1º semestre / 2012 prosa centro de estudos,,,,, colégio santo américo M i n i c u r s o O jornal como instrumento pedagógico para leitura e produção de textos O curso tratará do jornal como instrumento

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Sumário Parte I I. O que é EaD? II. Breve histórico da EAD no Brasil e no mundo III. A EaD no mundo contemporâneo IV. Estratégias didáticas e novas tecnologias:

Leia mais

Informática Aplicada à Educação. Pedagogia - 1o Período 04/11/2015

Informática Aplicada à Educação. Pedagogia - 1o Período 04/11/2015 Informática Aplicada à Educação Pedagogia - 1o Período 04/11/2015 Agenda 1- A importância da internet na educação 2- WebQuest 3- Preparação para a próxima aula 2 Agenda 1- A importância da internet na

Leia mais

Projetos educacionais inovadores com metodologias ativas. José Moran www2.eca.usp.br/moran

Projetos educacionais inovadores com metodologias ativas. José Moran www2.eca.usp.br/moran Projetos educacionais inovadores com metodologias ativas José Moran www2.eca.usp.br/moran moran10@gmail.com www2.eca.usp.br/moran Educação Inovadora www2.eca.usp.br/moran/?page_id=29 Universidades defasadas

Leia mais

Sistema Anglo de Ensino Aula dada/aula estudada

Sistema Anglo de Ensino Aula dada/aula estudada Sistema Anglo de Ensino Aula dada/aula estudada Coleção de Inglês do Fund. II GOT IT da OXFORD Projeto de Vida Material da OPEE Sistema Anglo de Ensino Material Bienal - 1ºs e 2ºs Anos Revisanglo 3ºs Anos

Leia mais

Sec. Educação (CIDs) Universidade Governo do DF Sec. Esporte e Lazer (COs)

Sec. Educação (CIDs) Universidade Governo do DF Sec. Esporte e Lazer (COs) 1 Curso de Capacitação para professores das Oficinas de Desenvolvimento motor Parceria: Faculdade de Educação Física da UnB e Secretaria de Estado de Esporte do DF Princípios gerais 1. A proposta de capacitação

Leia mais

Reunião de Coordenação

Reunião de Coordenação Reunião de Coordenação 2018 Reunião de Coordenação Objetivo Objetivo OBJETIVO GERAL Apresentar o Plano de Trabalho 2018. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Refletir sobre os novos cenários da educação; Apresentar as

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Saúde e Segurança do Trabalho Habilitação Profissional: Técnico em Segurança

Leia mais

Boletim da Coordenadoria de Educação Profissional da Gerência de Educação e Tecnologia do SENAI/SC

Boletim da Coordenadoria de Educação Profissional da Gerência de Educação e Tecnologia do SENAI/SC Boletim da Coordenadoria de Educação Profissional da Gerência de Educação e Tecnologia do SENAI/SC SENAI Jaraguá do Sul ganha Prêmio IEL de Estágio No dia 18 de agosto do ano corrente foi realizada a premiação

Leia mais

A coordenação pedagógica deverá conduzir o processo de construção do Plano Anual com base nos documentos previamente construídos na rede e na escola.

A coordenação pedagógica deverá conduzir o processo de construção do Plano Anual com base nos documentos previamente construídos na rede e na escola. O Plano Anual é o documento que registra as decisões da comunidade escolar em relação a operacionalização e organização da ação educativa, em consonância com seu Projeto Político Pedagógico, a Matriz Curricular

Leia mais

REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Ana Cláudia Pavão Siluk - Patricia Alejandra Behar-

REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Ana Cláudia Pavão Siluk - Patricia Alejandra Behar- REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Ana Cláudia Pavão Siluk - ana@pontotec.com.br Patricia Alejandra Behar- pbehar@terra.com.br Emergência da qualificação profissional Universidades

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mafra

Agrupamento de Escolas de Mafra CARTA DE MISSÃO (Portaria n.º 266/2012, de 30 de agosto) Nome da Diretora Maria de Jesus Azevedo dos Santos Roxo Geraldes Pires Escalão 6º Escola : Agrupamento de Escolas de Mafra Grupo de Recrutamento

Leia mais

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Jornalismo Guia de carreiras Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Introdução O curso de Jornalismo é voltado para o conhecimento de como a informação é percebida, transmitida e compreendida pela sociedade.

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07-01-2009 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE: ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE O Sistema Único de Saúde (SUS), resultado de uma avançada conquista social, colocou

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos

Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos Plano de Melhoria 2015/2019 Plano de Melhoria do Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos 2015/2019 Introdução O presente documento enquadra-se no processo

Leia mais

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7. Temas: Jornalismo

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7. Temas: Jornalismo Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7 Temas: Jornalismo O Jornalismoé a área da Comunicação Social que lida com a descoberta, a produção e a divulgação de notícias, isto é, o relato de acontecimentos

Leia mais

INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal da Paraíba Campus João Pessoa. COORDENADORA: Profª. Drª Emília Maria da Trindade PERÍODO: 2010 A 2014

INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal da Paraíba Campus João Pessoa. COORDENADORA: Profª. Drª Emília Maria da Trindade PERÍODO: 2010 A 2014 PROJETO DE PESQUISA SOBRE A CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE REFERENCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Vale D'Este 2016 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas Vale D'Este

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Miguel Torga 2017 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas Miguel

Leia mais

Biblioteca de Escola Secundária/3ºC de Vendas Novas. Plano de acção Nota introdutória

Biblioteca de Escola Secundária/3ºC de Vendas Novas. Plano de acção Nota introdutória Biblioteca de Escola Secundária/3ºC de Vendas Novas Plano de acção 2009-2013 Nota introdutória O plano de acção é um documento orientador onde se conceptualizam e descrevem as metas a atingir num período

Leia mais

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Novos papéis da Universidade; Nova compreensão do pilar ensino no projeto de formação

Leia mais

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM i ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Oferecer amplo leque oportunidades para o desenvolvimento das competências acadêmicas requeridas para a série/ano. 1.2 Introduzir

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: TÉCNICO INFORMÁTICA FORMA/GRAU:(X)integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos.

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. JULIO ARAUJO Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. Proprietário da J.A. Serviços Educacionais (Palestra Brasil),

Leia mais

Inclusão escolar. Educação para todos

Inclusão escolar. Educação para todos Inclusão escolar Educação para todos Aprender com as diferenças O movimento das escolas para promover uma educação inclusiva O tema é tão complexo quanto polêmico, mas já é possível contabilizar avanços

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: História Série: 1 Eixo Tecnológico:

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL A Agência de Certificação Ocupacional (ACERT) é parte integrante da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) Centro de Modernização e Desenvolvimento da Administração

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA CURSOS DE CURTA DURAÇÃO DA UNIPAC GOVERNADOR VALADARES. N o 06 /2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA CURSOS DE CURTA DURAÇÃO DA UNIPAC GOVERNADOR VALADARES. N o 06 /2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA CURSOS DE CURTA DURAÇÃO DA UNIPAC GOVERNADOR VALADARES N o 06 /2017 O Diretor Acadêmico Pedagógico da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares, no

Leia mais