PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL"

Transcrição

1 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL Flaviana Demenech 1 Flávia Anastácio de Paula 2 A Teoria Histórico-Cultural 3 THC tem como objetivo principal, caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolvem durante a vida de um individuo (VIGOTSKI, 1994, p. 25). Essa teoria é formada através do indivíduo por sua interação cultural que constrói assim seu desenvolvimento mental, cujo precursor é Lev Semenovich Vigotski 4. Vigotski acredita que na presença de condições adequadas de vida, tendo cultura, o ser humano se desenvolve intensamente, evidenciando o processo de construção do desenvolvimento histórico-cultural do indivíduo. Assim sendo, o desenvolvimento cultural tem implicações importantes para a educação, o que o faz um conceito chave para compreender o papel singular e insubstituível da mediação na apropriação da experiência culturalmente acumulada. Segundo Angel Pino: A corrente histórico-cultural de psicologia, cuja figura de proa é Lev S. Vigotski, constitui uma exceção na história do pensamento psicológico, não só porque introduz a cultura no coração da análise, mas, sobretudo porque faz dela a matéria-prima do desenvolvimento humano que, em razão disso, é denominado desenvolvimento 1 PIBIC/UNIOESTE, graduanda em Pedagogia, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, flavi_sti@hotmail.com. 2 Orientadora do Projeto de Iniciação Científica Profª. Drª. Unioeste, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, fapaula@brturbo.com.br. 3 A THC foi uma escola fundada por Vigotski, não teve uma teoria concluída por ele, pois, infelizmente ele morreu muito cedo. 4 Lev Semenovich Vigotski nasceu em 1896, filho de uma próspera família judia, o pai trabalhava em um banco e em uma companhia de seguros e a mãe professora formada. É o grande líder do grupo de autores que formam a nova corrente de psicologia surgida na Rússia na época da Revolução de 1917 e que ficou conhecida como escola soviética de psicologia, nome que remete não só ao seu lugar de origem, mas, sobretudo, á perspectiva marxista que ela representa.

2 cultural, o qual é concebida como um processo de transformação de um ser biológico num ser cultural (PINO, 2005, p. 52). Esta corrente de pensamento psicológico surgiu na ex-união Soviética nos anos 20 do século 20, ficando conhecida como escola soviética de psicologia, nome que remete não só ao seu lugar de origem, mas, sobretudo, a perspectiva marxista que ela representa, pois, tem como matriz o materialismo histórico e dialético, sem por isso confundir-se com uma pretensa psicologia marxista. É distinguida também por Psicologia Histórico-Cultural ou Enfoque Histórico-Cultural. Cabe lembrar que, as obras de Vigotski são marcadas por uma filosofia, epistemologia e metodologia dentro da teoria dialético-materialista. Cujo autores Karl Heinrich Marx e Friedrich Engels de maneira significativa contribuíram nos seus estudos. Portanto para Vigotski, na evolução das sociedades os homens elaboraram objetos, convenções e signos, como forma de registrar e transmitir determinadas informações no processo de trabalho. Abrange-se as particularidades do homem através do estudo da origem e desenvolvimento da espécie humana, relacionando o surgimento do trabalho, que para Vigotski é um processo básico que vai marcar o homem como espécie diferenciada e a formação da sociedade humana, sendo assim um desenvolvimento de natureza cultural. Sendo esta concepção as relações entre a sociedade, o trabalho humano, a interação dialética entre homens e natureza e o uso de instrumento, se aprofundando com isso no desenvolvimento humano, na sociedade e cultura. O estudo da THC é a compreensão de como se alteram as organizações de desejos, opiniões, ansiedade e habilidades presentes nas diferentes etapas do ciclo vital. Pois acredita que os seres humanos são pessoas inteiras e todos os aspectos de desenvolvimento estão intimamente ligados, até mesmo no útero. Os autores que autodenominaram sua corrente de pensamento nesta teoria, partiram do pressuposto de que o homem é um ser de natureza social. Admitindo assim, a origem animal do homem, contudo, explicando como se forma no homem, sua inteligência, linguagem, personalidade, cultura, percepção, motivação, consciência humana, tudo que faz de cada um, um ser único.

3 Vigotski dedicou-se a estudar funções psicológicas ou processos mentais superiores 5, criando três idéias centrais referentes a este assunto. A primeira, explica as funções psicológicas como caráter biológico, pois são produtos de atividade cerebral hereditário. A segunda, por sua vez, expõe que o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o seu mundo exterior, viabilizando um processo histórico, e por último, obtém que a relação homem e mundo são mediados por sistemas simbólicos 6, cuja temática abordar-se-a à frente. Assim sendo, a fala humana emergiu da necessidade de se estabelecer relações sociais no processo de trabalho, onde estas requerem a generalização e o desenvolvimento do significado verbal. Dessa forma Vigotski destinou seus estudos também à origem da linguagem e sua relação com o desenvolvimento do pensamento a partir de uma abordagem histórica, o que o tornou o primeiro psicólogo moderno a sugerir os mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa. Considerações sobre o Desenvolvimento Cultural Humano A Teoria Histórico-Cultural supera a compreensão de que o ser humano ao nascer, traz um conjunto de aptidões e capacidades, de que a pessoa vai desenvolver de acordo com o meio em que vive e suas possibilidades, e potencialidades de desenvolvimento, pois cada ser humano adquire habilidades, qualidades disponíveis e necessárias para o seu tempo. Indica-se um sistema de valores, contudo, todos os sistemas de valores do desenvolvimento variam. Altera-se devido aos graus de desenvolvimento de cada um 5 As funções psíquicas superiores são formas mais elaboradas de perceber, memorizar, solucionar problemas, que vão sendo construídos no processo de apropriação da experiência histórico-social partilhada, ocorrendo por meio das interações que se estabelecem entre o indivíduo e outros parceiros sociais, ou seja, nos assinalamentos que ocorrem nessas situações, no confronto das posições assumidas pelos parceiros. A característica essencial das funções psicológicas superiores é a estimulação autogerada, isto é, a criação e o uso de estímulos artificiais que se tornam a causa do comportamento. As funções psicológicas especificamente humanas se originam nas relações do indivíduo e seu contexto cultural e social. Isto é, o desenvolvimento mental humano não é dado a priori, não é imutável e universal, não é passivo, nem tampouco independente do desenvolvimento histórico e das formas sociais da vida humana. A cultura é, portanto, parte constitutiva da natureza humana, já que sua característica psicológica se da através de internalização dos modo historicamente determinados e culturalmente organizados de operar com informações (REGO, 2001, p ). 6 Os sistemas simbólicos organizam os signos em estruturas complexas e articuladas, de instrumentos externos passam a ser signos internos, são representações mentais que substituem os objetos do mundo real.

4 aos estímulos que tiveram e têm em sua infância, adolescência e até mesmo na fase adulta e como os apropria. Na THC o desenvolvimento é prioritariamente um processo de mudança ou movimento. Sobre este se elabora tanto o objeto a ser organizado quanto a metodologia, esse tema deve ser investigado na sua transformação. Encarando-se o processo do movimento do ponto de vista da identificação, entendendo-o como etapas, fases ou estágios do desenvolvimento. Ele se constitui um processo de interação entre o organismo e o meio - que inclui o ambiente social. Diante desse contexto, torna-se impossível considerar o desenvolvimento do homem como um processo previsível, universal, linear ou graduar, pois sem a relação homem e sociedade, o homem é insuficiente. É nesse sentido que se afirma que estão sempre interligados homem e natureza. Nesta relação coloca-se que o desenvolvimento psicológico não se assemelha ao crescimento de um músculo, há mais por traz desta evolução e desse movimento do que imaginamos. O desenvolvimento humano para Vigotski está condensado na descrição da Lei Genética Geral do Desenvolvimento Cultural (LGGDC 7 ) para explicar sua hipótese de que toda a função psicológica superior aparece duas vezes no processo de desenvolvimento humano: primeiro no plano interpessoal, depois no plano intrapessoal. Se as mudanças do desenvolvimento humano são fundamentais para compreendê-lo, nota-se que elas estão caracterizadas por uma atividade principal ou atividade dominante. A partir delas estruturam-se as relações do indivíduo com a realidade social, em que se organiza uma relação entre homem, natureza e relações de trabalho. Segundo Aleixei Leontiev (1995). A partir do desenvolvimento de suas atividades - tal como elas se formam nas condições concretas dadas de sua vida - adapta-se à natureza, modifica a natureza, cria objetos e meios de produção desses objetos, para suprir suas necessidades resultando em modificação de si mesmo. 7 A Lei da Genética Geral do Desenvolvimento Cultural está relacionada ao desenvolvimento desde o início de vida do indivíduo humano, desenvolvimento biológico, apropriação e mudança. Verificamos que a LGGDC relaciona-se a outros postulados vigotskianos, particularmente importantes para a Educação: a) conversão das relações sociais em funções psicológicas superiores, b) interação social, c) cultura, d) mediação por instrumentos e signos, e) a relação entre linguagem e pensamento e f) atividade g) a formação de conceitos cotidianos e científicos; e a noção de Zona de Desenvolvimento Próximo.

5 Essa compreensão de homem e de como ele se desenvolve que é assumida pela Teoria Histórico-Cultural, condicionando toda a compreensão da questão do desenvolvimento humano e desenvolvimento cultural. Para tanto, a Teoria Histórico-Cultural atribui um o papel central para o desenvolvimento cultural, a natureza do desenvolvimento é a cultura. Reconhece que a cultura foi, continua e será criada ao longo da história pelos homens e ao mesmo tempo ocorre o inverso, a cultura cria os homens. Existem dois aspectos de cultura criados ao longo da história, a de forma material e a de não-material. Sendo a cultura material constituída pelos instrumentos de trabalho e a cultura não-material por hábitos e costumes de um povo. Por fim, o ser humano depende do que conhece, aprende e utiliza da cultura acumulada para se constituir do que absorve, apropria e reelabora no decorrer da sua vida, para Martha Kohl de Oliveira: O sujeito humano é constituído por aquilo que é herdado fisicamente e pela experiência individual, mas sua vida, seu trabalho, seu comportamento também baseiam claramente na experiência histórica e social, isto é, aquilo que não foi vivenciado pessoalmente pelo sujeito, mas está na experiência dos outros e nas conquistas acumuladas pelas gerações que o procederam (OLIVEIRA, 2005, p. 11). Na perspectiva da THC, a cultura engloba uma multiplicidades de aspectos cujo denominador comum é o ser humano e, portanto, portador de significação, como revela o caráter duplamente instrumental da atividade humana. Conforme argumenta Angel Pino (...) cultura é o produto, ao mesmo tempo, da vida social e da atividade social do homem (PINO, 2005, p. 88). Essa cultura também está relacionada com a natureza. A cultura não cria nada, apenas modifica os dados naturais para adaptá-los aos objetivos do homem. Desta maneira, a natureza e a cultura são eixos definidores da história, Pino descreve o que Vigotski afirmou: (...) a história do homem começa na história natural, mas não é simples produto dela. Por ora basta dizer que a evolução cultural do homem se explica em razão da relação dialética que ele mantém com a natureza. É nessa relação que a natureza adquire sua dimensão histórica, ao passar a fazer parte da história humana (PINO, 2005, p. 30). É nesse aspecto que Vigotski procura articular a história da espécie humana com a história natural da qual é um caso particular, Pino relata:

6 (...) O homem é a única espécie de que se tem notícia que consegue transformar a natureza para criar seu próprio meio em função de objetivos previamente definidos por ele e que, ao fazê-lo, transformase ele mesmo, assumindo assim o controle da própria evolução. É a essa dupla transformação, da natureza e dele mesmo, que chamamos de história propriamente dita, da qual passa a fazer parte a história da natureza (PINO, 2005, pp ). Ou seja, o homem o criador daquilo que o constitui e que o define como um ser humano. Natureza humana: o homem como criador da condição humana da sua natureza. Neste contexto Pino acrescenta: (...) transformar a natureza em cultura é produzir nela mudanças que, na sua materialidade, veiculem uma idéia ou significação, de maneira que possa ser pensada e comunicada. Portanto, a ordem cultural pressupõe a ordem natural, mas esta pressupõe aquela para transcender seus próprios limites e adquirir uma nova forma de existência. Ordens diferentes e opostas, natureza e cultura são mutuamente constitutivas. Elas se entrelaçam no universo do signo (PINO, 2005, p. 147). Ainda segundo Pino, no momento em que Vigotski coloca que o desenvolvimento é de natureza cultural: Ele sustenta que a essência do desenvolvimento está na colisão das formas Culturais (em maiúscula toda vez que aparecer como o definidor do humano) maduras de conduta com as formas primitivas que caracterizam a conduta da criança, o que pode ser interpretado como colisão entre a ordem da natureza, onde a criança nasce, e a ordem da Cultura, onde ela deve aceder (PINO, 2005, p. 18). O desenvolvimento cultural do indivíduo supõe, portanto, um efeito de transpor planos - inverter a ordem dos planos - permanecendo o objeto dessa transposição no plano de origem. Ele também é um processo de internalização de modos culturais de pensar e agir. Esse processo de internalização inicia-se inter-pessoas nas relações sociais e na relação de trabalho, nas quais os adultos compartilham com a criança seus sistemas de pensamento e ação. O desenvolvimento cultural está baseado nas funções de relações sociais. Mesmo que o patrimônio genético herdado pelo ser humano já venha marcado com as marcas da cultura. Isso significa que ele carrega um valor cultural agregado, que faz dele um ser humano em potencial, alguém capaz de tornar-se tal desde que esteja inserido num meio humano.

7 Percebe-se que o desenvolvimento cultural está sempre em relação homem, natureza e sociedade, e não sendo geneticamente programado, pois se varia de cada um, do meio em que vive e das relações sociais que se estabelecem em torno do ser humano, para que ele possa elaborar o desenvolvimento cultural. Argumenta Oliveira Assim, é possível que este desenvolvimento surja através do contato com a realidade, meio ambiente e outras pessoas (OLIVEIRA, 1997, p. 37). Para Vigotski esta ideia determina as divisões e a origem do desenvolvimento. Estando o desenvolvimento mais óbvio na infância devido às suas mudanças, porém ocorrendo na vida toda. Sobre a relação da psicologia com o estudo do desenvolvimento e da relação entre natureza e cultura, Pino comenta que: Ela tem se envolvido em problemáticas que, na realidade, outra coisa não é senão versões diferentes da mesma questão tais como a da relação organismo x meio, a da relação corpo x alma (ou mente) e da relação individuo x sociedade. Problemáticas que, a bem dizer, são insolúveis nos termos em que a psicologia vem colocando-as, não conseguindo superar as contradições que elas implicam nem escapar da armadilha do dualismo (PINO, 2005, p. 51). Como contraponto a este dualismo a Teoria Histórico-Cultural coloca e crava a cultura no coração da análise, fazendo dela a matéria-prima do desenvolvimento humano. Entendendo-a como uma transformação do processo biológico para o cultural e não uma separação, pois, na perspectiva histórico-cultural, o processo de constituição cultural é um processo dialético, pois é encontro de duas realidades distintas e opostas, a biológica e a cultural, que se constituem mutuamente ao longo de um tempo histórico (PINO, 2005, p. 189). É nessa linha de pensamento que dizer que o desenvolvimento é cultural não significa, de forma alguma ignorar a realidade biológica, realidades biológicas e culturais, pertencem a ordens diferentes, são interdependentes e constituem dimensões de uma mesma e única história humana. Pino descreve como essas duas funções se relacionam: O ser humano é constituído por uma dupla série de funções, as naturais, regidas por mecanismos biológicos, e as culturais, regidas por leis históricas. (...) Em condições normais de desenvolvimento biológico, as funções culturais vão se constituindo seguindo um ritmo facilmente previsível, em razão do ritmo do amadurecimento biológico (PINO, 2005, p. 31).

8 O desenvolvimento cultural está no aprendizado dos seres vivos, sendo um produto particular, constituído pela forma de elementos naturais da sua atividade, órgãos e funções, não estando somente na base da psicologia como também na pedagogia. No entanto, para os autores da Corrente Histórico-Cultural o conceito de desenvolvimento tem algumas peculiaridades: a concepção de desenvolvimento como um processo que afeta o ser humano em todas as suas dimensões, e não apenas nas biológicas. Sobre as funções psíquicas superiores O processo histórico de desenvolvimento da humanidade, as atividades práticas sobre a natureza e o trabalho consolidam conhecimentos e o envolvimento emocional do homem com o real, tornando-se a base do desenvolvimento das funções psíquicas superiores e da consciência do indivíduo, mediadas pela linguagem e pelo outro. Posteriormente, esta internacionalização acontece intra subjetivamente. Pino diz que: As funções superiores constitutivas das pessoas foram antes relações sociais: toda função mental superior foi externa por que foi social antes de tornar-se interna, uma função estritamente mental; ela foi primeiramente uma relação social de duas pessoas (PINO, 2005, p. 67). O desenvolvimento dessas funções psíquicas superiores, estão caracterizadas como funcionamento psicológico tipicamente humano, tais que são capacidade de planejamento, memória voluntária, imaginação, entre outros. Vigotski afirma que as funções psicológicas superiores dos seres humanos surgiram através da intrínseca interação de fatores biológicos que são parte da nossa constituição Homo Sapiens e de fatores culturais que evoluíram ao longo de dezenas de milhares de ano. Segundo João Batista Martins: Para Vygotsky, as funções psicológicas superiores se desenvolvem a partir das relações sociais que os indivíduos estabelecem com o meio social em que vivem. Para ele, as atividades das crianças, desde os seus primeiros dias de vida, adquirem um significado próprio num sistema de comportamento social e são refratadas através do prisma do ambiente da criança. O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa através de outra pessoa (MARTINS, 1999, p. 51). Esses processos são considerados sofisticados ou superiores, porque referem-se ao mecanismo intencional, ações conscientemente controladas. São processos

9 voluntários que dão ao indivíduo a possibilidade de independência em relação às características do momento e espaço presente. Sendo que esses processos, não são inatos e se originam das relações sociais entre humanos, desenvolvendo-se ao longo do processo de ligação entre as noções de formas culturais de comportamento. Recorda-se que estes processos não são ações reflexas, reações automáticas, que se dão de origem biológica, isto é, se dão conforme o desenvolvimento de cada indivíduo. As funções mentais superiores não são simples transposição no plano pessoal das relações sociais, mas a conversão, no plano da pessoa, da significação que têm para ela essas relações, com as posições que nelas ocupa e os papéis ou funções que delas decorrem e se concretizam nas práticas sociais em que está inserida (PINO, 2005, p. 107). A relação das funções superiores conosco é expressa através da linguagem, memória, inteligência, percepção, personalidade, etc. A linguagem pode ser definida como um sistema arbitrário de símbolos que em conjunto possibilitam a uma criatura humana, com poderes limitadores de discriminação e memória, transmitir e compreender uma variedade infinita de mensagens, apesar de ruídos, movimentos expressivos, sons e da distração. Recordando que esta atividade somente o homem desenvolveu, o macaco tem uma efusão afetiva do que comunicação, mas não domina a linguagem. Considera-se linguagem quando tem trocas de informações especificas e seja compartilhado por vários indivíduos. A linguagem é o sistema simbólico básico de todos os grupos humano. A questão do desenvolvimento da linguagem e suas relações com o pensamento é um dos temas centrais das investigações de Vygotsky. (OLIVEIRA, 1997, p. 34). Já na inteligência a cada processo se percebe diferenças no comportamento do indivíduo, em suas relações sociais, linguagem e principalmente na qualidade de seu raciocínio, mas, só poderá ter rendimento nesta fase com a ajuda de elementos que existem na realidade. Lembrando que a parte lógica será desenvolvida com maior estrutura na adolescência. A percepção pode ser visual (área desenvolvimento de capacidades surpreendentes na primeira infância), como também auditiva, de forma (gustação, olfação). Vigotski se impressionou com as grandes regularidades do desenvolvimento do pensamento da criança, ele percebeu que todas as crianças pareciam passar pelos

10 mesmos tipos de descobertas seqüenciais acerca do seu mundo, fazendo os mesmo tipos de erros e chegando às mesmas soluções. O desenvolvimento da personalidade se constitui de maneira espontânea ainda no período da infância, e para a Teoria Histórico-Cultural a idade pré-escolar e a adolescência marcam momentos fundamentais desse desenvolvimento, que é um dos desenvolvimentos do ser humano. Neles, consolidam-se transformações importantes do psiquismo, relacionadas ao posicionamento do eu diante do mundo e das relações e à hierarquização de motivos e subordinação das atividades a eles, assim contribui Michele Bissoli (2005). Aleixei Leontiev (1995) destaca em 1978 que o período adolescente se distingue pelo início de um trabalho ativo do sujeito sobre si mesmo; é o período da formação da consciência moral, dos ideais, do desenvolvimento da autoconsciência. O processo de desenvolvimento da personalidade sempre segue como sendo profundamente individual, irrepetível e amplamente dependente da situação social de desenvolvimento, específica para cada indivíduo. Daí a preconização de que a educação constitui elemento fundamental para a formação da personalidade. Seguindo o raciocínio de Vigotski, todas essas funções devem, precisam e são vivenciadas nas relações entre pessoas. Desde o momento da concepção, os seres humanos passam por processos complexos de desenvolvimento. Sobre a mediação e a interação Para que seja possível compreender as concepções vigotskianas é necessário, primeiro, compreender o conceito de mediação e interação. Descrever sobre o desenvolvimento cultural da criança (do ser humano) é argumentar a construção de uma história pessoal no interior da história social dos homens, da qual aquela é parte integrante. O desenvolvimento cultural, de natureza simbólica, só pode ocorrer graça à mediação do Outro (PINO, 2005, p. 168). O outro nos constitui pela sua mediação e nos apresenta (ou esconde) o mundo. Pelo outro e pela linguagem é permitido abstrair, analisar, generalizar as características do objeto e das relações sociais e interagir-se também através de silêncios, sons, gestos, expressões, palavras e textos orais ou escritos, que são as interações.

11 A mediação é o ponto principal do desenvolvimento cultural dentro da internalização da linguagem e da teoria de Vigotski, pois, no universo cultural o outro é guia e monitor da criança, não um agente de produção cultural. (...) o acesso ao universo da significação implica, necessariamente, a apropriação dos meios de acesso a esse universo, ou seja, dos sistemas semióticos criados pelos homens ao longo da história, principalmente da linguagem, sob as suas várias formas. Em outros termos, isso que dizer que a inserção do bebê humano no estranho mundo da cultura passa, necessariamente, por uma dupla mediação: a dos signos e a dos Outros (PINO, 2005, p. 59). Com a THC, aprendemos que o desenvolvimento é constante, garantindo a aptidão que é inicialmente externa aos indivíduos e pela mediação com o outro internaliza é dado como intelectualidade cultural. Então, prospera e cria atividades superiores, causando o desenvolvimento cognitivo. O desenvolvimento humano passa, necessariamente, pelo Outro; portanto, a história de cada uma das funções psíquicas é uma história social (PINO, 2005, p. 66). Esse seria o fundamento da atividade educacional. Através do processo da mediação é que as funções psicológicas superiores, especificamente humana, se desenvolvem. Caracterizando dois elementos básicos para responsáveis deste processo: o primeiro é o instrumento, com funções de regular as ações sobre os objetos, e o segundo o signo com a função de regular as ações sobre o psiquismo humano. São esses dois pressupostos sociais, os instrumentos e os símbolos que mediam a relação do homem com o mundo em que vive. Sendo fundamental no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores. O signo é aquilo que está no lugar do objeto e, como tal, tem que ser algo material, perceptível, para poder servir de sinal da presença desse objeto ausente, Pino descreve: O signo tem um duplo aspecto: é uma coisa, e é de natureza inteligível, pois veicula um conhecimento a respeito dessa coisa. As palavras nada mais são do que um tipo ou uma espécie de signo (PINO, 2005, p. 119). Segundo Vigotski, a função original do signo é a de interação entre pessoas. Signos são elementos que lembram ou simbolizam algo e, portanto, podem ser usados para significar alguma coisa que foi criada culturalmente. São também conhecidos como instrumentos simbólicos. Eles trazem algum significado implícito. Por exemplo, fumaça indica fogo, é um dos tipos de signos indicador. Outro tipo de signo é o icônico onde é a imagem ou desenho daquilo que significa. Por último, há os signos

12 simbólicos, que são abstrações daquilo que significam; por exemplo, palavras, números, equações, gestos. Assim, signos são construções sociais, indivíduos de diferentes culturas, podem ter signos diferentes entre si, ou não fazem sentidos para outros, porque viveram em contextos diferentes. O instrumento é qualquer objeto ou elemento que tem alguma utilidade prática. Por exemplo, garfo, colher, enxada etc. Esses tipos de instrumentos são chamados de instrumentos físicos. Vigotski descreve: A função do instrumento é servir como um condutor da influência humano sobre o objeto da atividade; ele é orientado externamente; deve necessariamente levar a mudanças nos objetos (VIGOTSKI, 1994, p ). Estes dois elementos mencionados, o instrumento e o signo, significam 8 para Vigotski, um salto para a evolução do ser humano. E coloca que além de serem diferentes, estão mutuamente ligados ao longo da evolução da espécie humana e do desenvolvimento de cada um. Eles nos transformam nossa atividade psicológica, durante o nosso desenvolvimento. Portanto, é necessário se relacionar e criar meios, ou seja, instrumentos para facilitar seu desenvolvimento. Sendo assim, a relação do homem um com o outro e com a natureza são mediadas pelo trabalho. (...) Vigotski procura mostrar que o caráter humano da atividade não depende do uso de instrumentos, mas, da transformação que a palavra opera nela. A razão principal que o leva a tratar esta questão é que para a opinião científica não existe uma relação entre a atividade prática inteligente e o desenvolvimento de operações simbólicas, sendo ambas tratadas de forma separada, o que, segundo ele, está errado (PINO, 2005, p. 137). Para Vigotski, a essência das relações sociais, aquilo que constitui a base da estrutura social da pessoa, são as funções das interações que ocorrem entre os sujeitos da relação, assim reafirma Pino: Sabe-se que a história social humana, a geral e a particular de cada povo, é feita de relações sociais conflituosas produzidas por sistemas sociais geradoras de desigualdades entre os homens que afetam desde o berço. Desigualdades que cada um deles determinam, em grande medida, as possibilidades que cada um deles tem de acesso aos bens 8 Os processos de significação concretizam-se na vida cotidiana das pessoas, nas diferentes formas de práticas sociais, uma vez que a significação é uma produção social. Eles traduzem assim a natureza semiótica e dinâmica da sociabilidade e da criatividade humanas. Em outros termos, os processos de significação traduzem a dinâmica da semiose humana, expressão da capacidade criadora do homem (PINO, 2005, p. 149).

13 culturais, materiais e espirituais, necessários para uma existência humana (PINO, 2005, p. 152). A criança só poderá ter acesso aos objetos culturais por mediação e intermédio do outro. Ao outro interpretar os movimentos da criança como sinais, isso imediatamente se transforma em atos significativos, mesmo que a criança ainda os ignore. É através desta comunicação inicial da criança com o outro que ela começa se inserindo no meio cultural, ocorrendo futuramente a internalização da criança com o universo cultural. A constituição da criança como um ser humano, portanto, é algo que depende duplamente do outro: primeiro, porque a herança genética da espécie lhe vem por meio do outro e segundo porque a internalização das características culturais da espécie passa, necessariamente, pelo outro. (...) ora, na medida em que a cultura é o conjunto das obras humanas e o específico dessas obras é a sua significação, o desenvolvimento cultural da criança é o processo pelo qual ela deverá apropriar-se, pouco a pouco, nos limites de suas possibilidades reais, das significações atribuídas pelos homens às coisas. Mas o desenvolvimento cultural estará comprometido se ela não tiver também acesso aos bens materiais produzidas pelos homens e que são portadoras dessas significações (PINO, 2005, p. 152). Para um ser humano estar inserido na cultura e se desenvolver culturalmente, e somente através do outro e da internalização do outrem. Entretanto, se caso haja privação deste ser na cultura social, não ocorrerá a internalização da cultura nele. A exemplo do que foi afirmado, exemplificamos a história das meninas lobos 9 que foram achadas em uma matilha de lobos, onde trazidas ao meio social e cultural humano, elas não sobreviveram, por que a cultura inserida nelas era outra. Ocasionando um conflito para elas. Isso quer dizer que o desenvolvimento cultural da criança, mais do que inserção dela na cultura, é inserção da cultura nela para torná-la um ser cultural (PINO, 2005, p. 158). Esse desenvolvimento na educação é a proposta e intencional sistematizada e a atividade por meio da qual a crianças se envolve, realiza seus vínculos com o homem através das coisas, dos objetos, usos, costumes e linguagem, e, também, das objetivações para-si e com as coisas através do homem. 9 Amala e Kamala, também conhecidas como as meninas lobo, foram duas crianças selvagens encontradas na Índia no ano de A primeira delas tinha um ano e meio e faleceu um ano mais tarde. Kamala, no entanto, já tinha oito anos de idade, e viveu até Pino (2005), também relata em seu livro, as Marcas do Humano sobre este caso.

14 CONCLUSÃO Em resumo, podemos afirmar que, no processo histórico de desenvolvimento da humanidade, a atividade prática sobre a natureza e o trabalho consolidam conhecimentos e envolvimento emocional do homem com o real, tornando-se a base do desenvolvimento das funções psíquicas superiores e da consciência do indivíduo, mediadas pela linguagem. Cabe, porém, salientar que o desenvolvimento de cada homem não é a repetição do desenvolvimento histórico da humanidade. O indivíduo desenvolve-se, na ontogênese, sobre a base historicamente produzida por outros homens. Reproduz suas atividades e, nesse processo, realiza o movimento de transbordamento do objetivo no subjetivo, que se caracteriza pela formação de imagens, representações e conceitos a respeito da realidade na consciência individual, pautados na apropriação-objetivação dos significados; além de motivos que se fundamentam na atribuição de sentidos a sua própria atividade e a si mesmo. O desenvolvimento está situado em geral em nossa vida, assim está relacionado conosco em muitas formas, criando suas funções psicológicas superiores: linguagem, consciência, pensamento, percepção, atenção, memória e etc. Este trabalho buscou apresentar um estudo no qual possa resenhar um conhecimento amplo a respeito das características do desenvolvimento humano e sua relação com o todo. Porém, em especial o desenvolvimento humano de forma ainda genérica não levando em consideração que vivemos numa sociedade marcada por processos de alienação, observando as conseqüências em relação à estrutura da vida cotidiana que cerceia o desenvolvimento intelectual, afetivo e moral dos indivíduos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BISSOLI, Michelle de Freitas. Educação e desenvolvimento da personalidade da criança: contribuições da teoria histórico-cultural. Marília: Unesp Tese (Doutorado) Faculdade de Educação. LEONTIEV, Aléxis N. O desenvolvimento do psiquismo. 1ª ed. São Paulo: Moraes, 1995.

15 LEONTIEV, Alexei N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In.: VIGOTSKII, Lev Seminovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, p MARTINS, João Batista. Exercício social e internalização. In.: (org.), Na perspectiva de Vygotsky. São Paulo: Quebra Nozes/ Londrina: CEFIL, p OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento. São Paulo: Scipione, História, consciência e educação. Lev Seminovich Vygotsky. Coleção memória da pedagogia. São Paulo: Segmento-Duetto, n.2, p. 6-13, PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, VIGOTSKI, L. S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Psicologia e pedagogia. São Paulo: Centauro, 2005.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

12 Teoria de Vigotsky - Conteúdo

12 Teoria de Vigotsky - Conteúdo Introdução Funções psicológicas superiores Pilares da teoria de Vigotsky Mediação Desenvolvimento e aprendizagem Processo de internalização Níveis de desenvolvimento Esquema da aprendizagem na teoria de

Leia mais

TEORIA DA MEDIAÇÃO DE LEV VYGOTSKY

TEORIA DA MEDIAÇÃO DE LEV VYGOTSKY TEORIA DA MEDIAÇÃO DE LEV VYGOTSKY Sérgio Choiti Yamazaki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) estudou literatura na Universidade de Moscou, interessando-se primeiramente

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

PRAXIS. EscoladeGestoresdaEducaçãoBásica

PRAXIS. EscoladeGestoresdaEducaçãoBásica PRAXIS A palavra práxis é comumente utilizada como sinônimo ou equivalente ao termo prático. Todavia, se recorrermos à acepção marxista de práxis, observaremos que práxis e prática são conceitos diferentes.

Leia mais

Conceitos de Identidade Relação "eu" e "outro" Para Vygotsky

Conceitos de Identidade Relação eu e outro Para Vygotsky FAMOSP - FACULDADE MOZARTEUM DE SÃO PAULO PEDAGOGIA - 1 o SEMESTRE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Conceitos de Identidade Relação "eu" e "outro" Para Vygotsky Deyse Maria Souza Almeida Eliete Pereira Nunes

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

TEORIAS SÓCIO-HISTÓRICAS MODELO HISTÓRICO CULTURAL DE LEV VYGOTSKY

TEORIAS SÓCIO-HISTÓRICAS MODELO HISTÓRICO CULTURAL DE LEV VYGOTSKY TEORIAS SÓCIO-HISTÓRICAS MODELO HISTÓRICO CULTURAL DE LEV VYGOTSKY PLANOS GENÉTICOS FILOGÊNESE ONTOGÊNESE SOCIOGÊNESE MICROGÊNESE PLANOS GENÉTICOS história da espécie humana FILOGÊNESE ONTOGÊNESE SOCIOGÊNESE

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias EDUCAÇÃO FÍSICA COMO LINGUAGEM: ÍNTIMA RELAÇÃO BIOLÓGICO- SOCIAL

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias EDUCAÇÃO FÍSICA COMO LINGUAGEM: ÍNTIMA RELAÇÃO BIOLÓGICO- SOCIAL 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias EDUCAÇÃO FÍSICA COMO LINGUAGEM: ÍNTIMA RELAÇÃO BIOLÓGICO- SOCIAL Pâmella Gomes de Brito pamellagomezz@gmail.com Goiânia, Goiás

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Pensar na realidade é pensar em transformações sociais. Atualmente, temos observado os avanços com relação à

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE LEV VYGOTSKY (1896-1934) 1

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE LEV VYGOTSKY (1896-1934) 1 . PREFEITURA MUNICIPAL DO SALVADOR Secretaria Municipal de Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE LEV VYGOTSKY (1896-1934) 1 Angela Freire 2

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO E O APRENDIZADO EM VIGOTSKY

O DESENVOLVIMENTO E O APRENDIZADO EM VIGOTSKY O DESENVOLVIMENTO E O APRENDIZADO EM VIGOTSKY Kassius Otoni Vieira Kassius Otoni@yahoo.com.br Rodrigo Luciano Reis da Silva prrodrigoluciano@yahoo.com.br Harley Juliano Mantovani Faculdade Católica de

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

VYGOTSKY E O PAPEL DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

VYGOTSKY E O PAPEL DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL VYGOTSKY E O PAPEL DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Elisa Nélia da Cunha Brasiliense 1 Resumo: O objetivo deste texto é expor, segundo Vygotsky, a importância das brincadeiras de fazde-conta

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Palavras-chave: Educação; Funções Psicológicas Superiores; Consciência

Palavras-chave: Educação; Funções Psicológicas Superiores; Consciência AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA PSICOLÓGICA SÓCIO HISTÓRICA PARA A EDUCAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DOS PROCESSOS E FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES E DA CONSCIÊNCIA Mara Silvia Cabral de Melo Kato marakatto@yahoo.com.br

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

GT Psicologia da Educação Trabalho encomendado. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação

GT Psicologia da Educação Trabalho encomendado. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação GT Psicologia da Educação Trabalho encomendado A pesquisa e o tema da subjetividade em educação Fernando Luis González Rey 1 A subjetividade representa um macroconceito orientado à compreensão da psique

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DO BEBÊ DE ZERO A UM ANO DE IDADE À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL Nadia Mara Eidt; Departamento de Educação; Universidade Estadual de Londrina; Londrina; Paraná, Brasil.

Leia mais

LEV VIGOTSKY 1. VIDA E OBRA

LEV VIGOTSKY 1. VIDA E OBRA LEV VIGOTSKY 1. VIDA E OBRA Casou-se em 1924. Pesquisou profundamente sobre o comportamento e desenvolvimento humanos. Dizia que o conhecimento é decorrente da interação da história social e pessoal. Escreveu

Leia mais

As diferentes linguagens da criança: o jogo simbólico

As diferentes linguagens da criança: o jogo simbólico As diferentes linguagens da criança: o jogo simbólico Mariana Antoniuk 1 Dêivid Marques 2 Maria Angela Barbato Carneiro ( orientação) 3 Abordando as diferentes linguagens da criança neste ano, dentro do

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

O Indivíduo em Sociedade

O Indivíduo em Sociedade O Indivíduo em Sociedade A Sociologia não trata o indivíduo como um dado da natureza isolado, livre e absoluto, mas como produto social. A individualidade é construída historicamente. Os indivíduos são

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS RESUMO

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS RESUMO A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS RESUMO Marcelo Moura 1 Líbia Serpa Aquino 2 Este artigo tem por objetivo abordar a importância das atividades lúdicas como verdadeiras

Leia mais

A Interdisciplinaridade como Metodologia de Ensino INTRODUÇÃO

A Interdisciplinaridade como Metodologia de Ensino INTRODUÇÃO A Interdisciplinaridade como Metodologia de Ensino O bom professor é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Paulo Freire INTRODUÇÃO A importância

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

O processo de aquisição da linguagem escrita: estudos de A. R. Lúria e L. S. Vygotsky

O processo de aquisição da linguagem escrita: estudos de A. R. Lúria e L. S. Vygotsky O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: ESTUDOS DE A. R. LÚRIA E L. S. VYGOTSKY Ana Carolina Rosendo Gonzalez C. Baptista Edileusa Lopes de L. Alves Kátia Garcia Vanessa Leite * INTRODUÇÃO O presente

Leia mais

Tempo e psicologia: a concepção de desenvolvimento na teoria de Wallon

Tempo e psicologia: a concepção de desenvolvimento na teoria de Wallon Tempo e psicologia: a concepção de desenvolvimento na teoria de Wallon Soraya Vieira SANTOS; Marília Gouvea de MIRANDA (PPGE/FE/UFG) soraya_vieira@hotmail.com marília.ppge@uol.com.br Palavras-chave: Wallon;

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO CARNEIRO, Trícia Oliveira / Centro Universitário Leonardo da Vinci SODRÉ, Marta Patrícia Faianca / Universidade do Estado do

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O surgimento do Serviço Social O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL.

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Coordenadora: Profª Drª Eliza Maria Barbosa. Universidade Estadual Paulista UNESP/Araraquara. O grupo de Estudos e Pesquisas

Leia mais

A teoria da Matriz de Identidade e a Teoria dos Papéis. Cybele Ramalho (PROFINT)

A teoria da Matriz de Identidade e a Teoria dos Papéis. Cybele Ramalho (PROFINT) A teoria da Matriz de Identidade e a Teoria dos Papéis Cybele Ramalho (PROFINT) Matriz de Identidade A matriz de identidade é o lugar onde a criança se insere desde o nascimento, relacionando-se com outros

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISICA NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA LEILA REGINA VALOIS MOREIRA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISICA NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA LEILA REGINA VALOIS MOREIRA 1 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISICA NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA LEILA REGINA VALOIS MOREIRA INTRODUÇÃO O tema a ser estudado tem como finalidade discutir a contribuição da Educação Física enquanto

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Marta Kohl de Oliveira Algumas Contribuições da Psicologia Cognitiva

Marta Kohl de Oliveira Algumas Contribuições da Psicologia Cognitiva Marta Kohl de Oliveira Algumas Contribuições da Psicologia Cognitiva A criança que chega à escola é um indivíduo que sabe coisas e que opera intelectualmente de acordo com os mecanismos de funcionamento

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA RAIMUNDO PEREIRA DO NASCIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA RAIMUNDO PEREIRA DO NASCIMENTO A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA RAIMUNDO PEREIRA DO NASCIMENTO 0 1 A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA

Leia mais

Prof. Kildo Adevair dos Santos (Orientador), Prof.ª Rosângela Moura Cortez UNILAVRAS.

Prof. Kildo Adevair dos Santos (Orientador), Prof.ª Rosângela Moura Cortez UNILAVRAS. BARBOSA, S. L; BOTELHO, H. S. Jogos e brincadeiras na educação infantil. 2008. 34 f. Monografia (Graduação em Normal Superior)* - Centro Universitário de Lavras, Lavras, 2008. RESUMO Este artigo apresenta

Leia mais

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg 5. Estágio pré-operatório (2 a 6 anos) Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg Esse período é marcado pela passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa. A criança

Leia mais

Pedagogia. Comunicação matemática e resolução de problemas. PCNs, RCNEI e a resolução de problemas. Comunicação matemática

Pedagogia. Comunicação matemática e resolução de problemas. PCNs, RCNEI e a resolução de problemas. Comunicação matemática Pedagogia Profa. Luciana Miyuki Sado Utsumi Comunicação matemática e resolução de problemas PCNs, RCNEI e a resolução de problemas Consideram aspectos fundamentais, como: As preocupações acerca do ensino

Leia mais

O BRINCAR, A BRINCADEIRA, O JOGO, A ATIVIDADE LÚDICA E A PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

O BRINCAR, A BRINCADEIRA, O JOGO, A ATIVIDADE LÚDICA E A PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL O BRINCAR, A BRINCADEIRA, O JOGO, A ATIVIDADE LÚDICA E A PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Josiane Lima Zanata (Seduc) josianezanata@hotmail.com Ivani Souza Mello (UFMT) ivanimello1@hotmail.com

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL EDUCAÇÃO INFANTIL 01) Tomando como base a bibliografia atual da área, assinale a alternativa que destaca CORRE- TAMENTE os principais eixos de trabalho articuladores do cotidiano pedagógico nas Instituições

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

Denise Fernandes CARETTA Prefeitura Municipal de Taubaté Denise RAMOS Colégio COTET

Denise Fernandes CARETTA Prefeitura Municipal de Taubaté Denise RAMOS Colégio COTET O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL NAS PERSPECTIVAS SÓCIO-HISTÓRICA, ANTROPOLÓGICA E PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL Denise Fernandes CARETTA Prefeitura

Leia mais

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Cipriano Carlos Luckesi 1 Artigo publicado na Revista ABC EDUCATIO nº 46, junho de 2005, páginas 28 e 29. Recentemente, tenho acompanhado crianças que saíram de

Leia mais

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos:

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER (1864 1920) Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do século XIX, um pouco mais tarde do que a França, que foi impulsionada pelo positivismo.

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

RESENHAS. BECKER, Fernando. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003, 116 p.

RESENHAS. BECKER, Fernando. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003, 116 p. Linguagem & Ensino, Vol. 8, Nº 2, 2005 (275-285) RESENHAS BECKER, Fernando. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003, 116 p. Resenhado por Márcia Cristina Greco OHUSCHI

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E Trabalho proposto pela disciplina de Orientado por Professor Dr. Fernando Coelho Mário Januário Filho 5365372

Leia mais

Amala e Kamala encontradas em 1920, comportamento animal. Quais as diferenças entre o homem e o animal?

Amala e Kamala encontradas em 1920, comportamento animal. Quais as diferenças entre o homem e o animal? Amala e Kamala encontradas em 1920, comportamento animal. Quais as diferenças entre o homem e o animal? Os animais são capacitados para Enfrentar certas dificuldades. asas Couro peludo rapidez Armadura

Leia mais

ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM?

ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM? ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM? As Áreas de Conteúdo são áreas em que se manifesta o desenvolvimento humano ao longo da vida e são comuns a todos os graus de ensino. Na educação pré-escolar

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar:

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar: A Educação Bilíngüe Proposta de educação na qual o bilingüismo atua como possibilidade de integração do indivíduo ao meio sociocultural a que naturalmente pertence.(eulália Fernandes) 1 A Educação Bilíngüe»

Leia mais

DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA.

DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA. DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA. Amanda Pathiely Serrânia Faria UFG/FEFD 1 Orientador e Coautor: Prof. Dr. Alexandre Ferreira UFG/FEFD 2 Graduanda do curso de Licenciatura

Leia mais

O BRINCAR E SUA FUNÇÃO NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES: O QUE DIZEM OS PSICOPEDAGOGOS? DIOGO SÁ DAS NEVES

O BRINCAR E SUA FUNÇÃO NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES: O QUE DIZEM OS PSICOPEDAGOGOS? DIOGO SÁ DAS NEVES 1 O BRINCAR E SUA FUNÇÃO NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES: O QUE DIZEM OS PSICOPEDAGOGOS? Introdução DIOGO SÁ DAS NEVES A Psicopedagogia compromete-se primordialmente com o sistema

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO Schirley de Fátima Rietow Artur Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Atual aluna de especialização em Gestão

Leia mais

Ciclos educativos. Desenvolvimento Humano

Ciclos educativos. Desenvolvimento Humano Estágios; Processo; Desenvolvimento; Conhecimento; Experiência cultural; Múltiplas inteligências; Aprendizagem; Educação; Desenvolvimento Humano Ciclos educativos Infantil; Fundamental; Fund. I e II Médio;

Leia mais

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS Victória Junqueira Franco do Amaral -FFCLRP-USP Soraya Maria Romano Pacífico - FFCLRP-USP Para nosso trabalho foram coletadas 8 redações produzidas

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750 John Locke (1632-1704) Biografia Estudou na Westminster School; Na Universidade de Oxford obteve o diploma de médico; Entre 1675 e 1679 esteve na França onde estudou Descartes (1596-1650); Na Holanda escreveu

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO Justificativa O conhecimento contemporâneo apresenta, entre outras características, as do crescimento acelerado,

Leia mais

Índice. 1. Metodologia na Educação de Jovens e Adultos...3

Índice. 1. Metodologia na Educação de Jovens e Adultos...3 GRUPO 6.1 MÓDULO 4 Índice 1. Metodologia na Educação de Jovens e Adultos...3 1.1. Desenvolvimento e Aprendizagem de Jovens e Adultos... 4 1.1.1. Educar na Diversidade... 5 1.2. Os Efeitos da Escolarização/Alfabetização

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

A Alienação (Karl Marx)

A Alienação (Karl Marx) A Alienação (Karl Marx) Joana Roberto FBAUL, 2006 Sumário Introdução... 1 Desenvolvimento... 1 1. A alienação do trabalho... 1 2. O Fenómeno da Materialização / Objectivação... 2 3. Uma terceira deterninação

Leia mais

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO Karen Ramos Camargo 1 Resumo O presente artigo visa suscitar a discussão acerca dos processos de trabalho do Serviço Social, relacionados

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Introdução O computador como ferramenta indispensável: Faz parte das nossas vidas; Por si só não faz nada de útil; Grande capacidade de resolução

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS Projeto: uma nova cultura de aprendizagem ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. [S.l.: s.n.], jul. 1999. A prática pedagógica

Leia mais

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia

Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Jéssica Victória Viana Alves, Rospyerre Ailton Lima Oliveira, Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Maria de Fatima de Matos Maia INTRODUÇÃO A psicomotricidade está

Leia mais

Piaget diz que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas; Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os

Piaget diz que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas; Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os Teoria cognitivista Piaget utilizou os princípios conhecidos como o conceito da adaptação biológica para desenvolver esta teoria; Ela diz que o desenvolvimento da inteligência dos indivíduos acontece à

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

Émile Durkheim 1858-1917

Émile Durkheim 1858-1917 Émile Durkheim 1858-1917 Epistemologia Antes de criar propriamente o seu método sociológico, Durkheim tinha que defrontar-se com duas questões: 1. Como ele concebia a relação entre indivíduo e sociedade

Leia mais

APROPRIAÇÃO DAS TEORIAS DE VYGOTSKY POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CURITIBA

APROPRIAÇÃO DAS TEORIAS DE VYGOTSKY POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CURITIBA APROPRIAÇÃO DAS TEORIAS DE VYGOTSKY POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CURITIBA Roberta Ferreira Cavalcanti Solange Regina Silva Almeida Rosangela Alves de Godoy Nilson Fernandes Dinis (Universidade

Leia mais

Max Weber. Sociologia Compreensiva

Max Weber. Sociologia Compreensiva Max Weber Sociologia Compreensiva Índice Max Weber: Vida e obra Uma teia de sentidos 1. O conceito de ação social 1.1 Ação tradicional 1.2 Ação afetiva 1.3 Ação racional com relação a valores 1.4 Ação

Leia mais