FAQ - CIPA FAQ 1) Quais foram os pilotos já notificados pela CIPA - CBVL?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FAQ - CIPA FAQ 1) Quais foram os pilotos já notificados pela CIPA - CBVL?"

Transcrição

1 FAQ - CIPA Senhores Pilotos, desde a fundação da CIPA inúmeras questões têm sido levantadas pela família de voadores livres, seja nas rampas, nos grupos em redes sociais ou mesmo através de enviado pela CBVL à alguns pilotos em particular. Fruto destes questionamentos decidimos criar uma seção de FAQ a fim de que essas questões tivessem um alcance maior, e, desta maneira, elucidar as dúvidas que certamente são de vários pilotos. Por favor utilizem o canal da ouvidoria da CBVL através do ouvidoria@cbvl.com.br para sanar suas dúvidas quanto a segurança de voo e tão logo tenhamos a resposta para seus questionamentos, sua pergunta será respondida em caráter pessoal e em seguida acrescida nesta lista. Muito obrigado pela sua colaboração e tenham sempre bons e seguros voos. 1) Quais foram os pilotos já notificados pela CIPA - CBVL? Todos os pilotos que desde a formalização da CIPA, postaram voos invadindo espaço aéreo restrito em portais de voo e/ou no Facebook, dos quais tomamos conhecimento, e que temos s ou endereço físico cadastrado. 2) Somente os voos de determinadas rampas estão sendo alvo das notificações da CIPA/CBVL?` Não. Todas as rampas do Brasil estão sujeitas a averiguação de invasão de espaço aéreo. 3) A CBVL entende como uma ameaça essas notificações? A CBVL atua de acordo com as leis em vigor, com observância de seu Estatuto, Norma Regulamentar e Código de Ética, ressaltando que em momento algum a CBVL ou seus membros ameaçaram alguém, associado ou não. Limitou-se a afirmar o que a lei exige de todos colaboração com as autoridades públicas para o cumprimento das normas.

2 4) A CIPA/CBVL promove junto aos clubes campanhas para informar e conscientizar os pilotos sobre a gravidade dos voos dentro do espaço aéreo restrito? Embora não seja atribuição legal ou estatutária da CBVL promover eventos junto aos clubes, várias ações estão sendo desenvolvidas para conscientizar e informar aos pilotos indistintamente sobre a óbvia obrigação de que todos devem cumprir e respeitar as leis e normas da aviação, tais como o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer) e demais atos normativos que restringem o espaço aéreo brasileiro, lembrando que na forma prevista pela Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro (DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942), em seu art. 3º: Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece. 5) Pesquisar as contas do site XCBRASIL ou outros portais para buscar meios de denunciar os pilotos é legal? Nenhuma investigação está sendo realizada no site XCBRASIL, que é público. Todos têm acesso aos tracklogs lá postados voluntariamente pelos pilotos. Nenhum piloto foi denunciado, mas ainda que algum venha a sê-lo, isso somente se dará se houver indícios suficientes de autoria e materialidade da prática de ilícitos criminais. Neste aspecto vale transcrever alguns artigos do Código de Processo Penal Brasileiro: Art Nos crimes de ação pública, esta será promovida por denúncia do Ministério Público, mas dependerá, quando a lei o exigir, de requisição do Ministro da Justiça, ou de representação do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo. Art Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito. Desta forma, como o Código Penal Brasileiro prevê como CRIME o Atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo, em seu art. 261 Expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea. Pena - reclusão, de dois a cinco anos. Assim sendo, poderão os pilotos que praticarem tais atos virem a ser incluídos nestes casos.

3 6) A CIPA/CBVL promove notificações aos pilotos sobre as decolagens irregulares na Rampa de São Conrado? Decolagens com vento de cauda, decolagens com passageiros por valores de cerca de 450 reais como se fossem de voo de instrução? Decolar com vento de cauda não é fato tipificado como crime ou sequer ilícito administrativo. O Clube São Conrado de Voo Livre possui seu Regimento Interno onde os limites para decolagem com segurança são determinados. O Clube, possui também, uma Diretoria Técnica, ativa que se reúne semanalmente para avaliar a operação e está constantemente promovendo ações normativas para o bom funcionamento do sítio. Quanto a legalidade, o Voo duplo turístico de aventura e voo duplo de instrução são modalidades legais contempladas tanto no CBAer quanto no Decreto Lei que regula as atividades turísticas de aventura, conforme poderá ser melhor compreendido pela leitura do documento publicado no site da CBVL. Portanto não há motivos para dizer que o voo é de instrução, apenas os que realmente os são. Segue o link sobre o parecer. 7) A CIPA/CBVL atua em TODO o Território nacional? Sim. A razão de ser da CIPA é unicamente PROMOVER O VOO SEGURO E EVITAR A RECORRÊNCIA DE ACIDENTES. Portanto estará difundindo este trabalho via Federações Estaduais de voo livre, simpósios de segurança, ENPI e também através deste canal na aba da CIPA do site da CBVL. É importante ressaltar que este trabalho é uma via de mão dupla, ou seja, a ação de cada piloto junto aos seus companheiros de voo, junto ao seu clube, é de fundamental importância para que exista, em um futuro próximo, uma CULTURA DE SEGURANÇA dentro de cada um de nós. O NOSSO VOO É LIVRE, MAS COMO TUDO NA VIDA ESTÁ SUJEITO A REGRAS. 8) É atribuição da CIPA/CBVL fiscalizar as trocas de níveis de pilotos e VD? A atuação da CIPA é restrita para investigação e prevenção de acidentes. Questões relativas a homologações e nivelamento são atribuições da Diretoria Técnica da CBVL que acompanha o trabalho realizado pelos Clubes e Instrutores exigindo de todos o cumprimento estrito dos requisitos estabelecidos pela Norma Regulamentar, estando instrutores que não cumpram o determinado pela Norma Regulamentar, sujeitos a punição administrativa ou até mesmo perda de suas homologações de instrutor.

4 9) A CIPA/CBVL promove alguma ação para que os pilotos possam tirar suas licenças junto a ANATEL a fim de que possam utilizar rádios VHF conforme e exigido por lei? O licenciamento de radioamador não é atribuição da CBVL e cada piloto deve regularizar sua situação perante a ANATEL, como exigido por lei. Como sugestão, os pilotos podem solicitar a ANATEL que agende aplicação de provas nas sedes de seus respectivos clubes, experiência já realizada com sucesso por algumas entidades, sem necessidade de ingerência da CBVL para tanto. 10) Posso voar fora da SBR que delimita o meu sítio de voo? Baseado no atual Código Brasileiro de Aeronáutica não se pode voar fora dos locais já prédefinidos pela autoridade aeronáutica. Entretanto estamos efetuando constantes reuniões junto ao DECEA para, dentre outros ítens, solicitar o aumento das áreas permitidas para o voo livre. Estaremos constantemente informando os resultados obtidos. 11) Os voos que partem de Sampaio Correia com direção a Magé estão proibidos? Baseado na resposta anterior, os voos de SampaioCorreia (RJ) ou de qualquer outra rampa que saiam de seus limites autorizados não deveriam ser realizados. Uma das questões que estão sendo trabalhadas pela CIPA junto ao DECEA e ao SRPV-SP é justamente ampliar esse limite de voo para que os voos fora de áreas definidas por SBR ou NOTAM, se tornem legais e acima de tudo SEGUROS para se voar livre. Hoje, podemos observar em alguns sítios, voos em locais extremamente perigosos com um fluxo grande de aeronaves civis e militares em procedimento de pouso e decolagem. A ocorrência de um acidente de grandes proporções poderá ser determinante para a proibição do voo livre em todo o território nacional. 12) Realizar um voo duplo de aventura hoje, sem possuir a habilitação de nível IV pode ser considerado um exercício ilegal da profissão? O exercício ilegal de profissão é contravenção penal prevista no artigo 47 do DECRETO-LEI Nº 3.688, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941, cujo enunciado é Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício: Pena prisão simples, de quinze dias a três meses. Portanto, quem realizar o voo duplo turístico de aventura sem preencher as condições legais do artigo 97 do CBAer e 34 do Decreto DECRETO Nº 7.381, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2010, estará sujeito às sanções penais previstas. Os artigos 15, 2 ; 97 e 201 do Código Brasileiro de Aeronáutica (LEI Nº 7.565, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1986), dispõem que ensino e adestramento de pessoal de voo, recreio, turismo e desportos em veículos aéreos desportivos com fins econômicos, são serviços aéreos especializados.

5 Por seu turno, o inciso I do Decreto 7.381/2010 afirma que: I - dispor de condutores de turismo conforme normas técnicas oficiais, dotados de conhecimentos necessários, com o intuito de proporcionar segurança e conforto aos clientes;. Desta forma, os Pilotos N4 VD, assim definidos pela Norma Técnica Oficial da CBVL poderão praticar legalmente o voo duplo de aventura, que é modalidade de serviço aéreo especializado.

DRONES. Aeromodelo É toda aeronave não tripulada com finalidade de recreação.

DRONES. Aeromodelo É toda aeronave não tripulada com finalidade de recreação. O novo regulamento da ANAC dividiu as aeronaves não tripuladas em aeromodelos, drones usados para fins recreativos, e aeronaves remotamente pilotadas (RPA), drones utilizados para operações comerciais,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º, DE 2016 (Da Sra. Deputada Federal LAURA CARNEIRO) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI N.º, DE 2016 (Da Sra. Deputada Federal LAURA CARNEIRO) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N.º, DE 2016 (Da Sra. Deputada Federal LAURA CARNEIRO) Dispõe sobre a regulamentação do exercício das profissões de instrutor de voo livre e condutor de voo duplo turístico de aventura.

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS, NATUREZA E FINALIDADE DO DESPORTO

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS, NATUREZA E FINALIDADE DO DESPORTO São Paulo, 31 de Maio de 2016. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS, NATUREZA E FINALIDADE DO DESPORTO O Diretor de Esportes da Associação Brasileira de Pilotos e Instrutores de Voo Livre no exercício de suas atribuições

Leia mais

Utilização do Espaço Aéreo para voo de Aerodesporto. Você voa ou pratica ao menos uma destas modalidades?

Utilização do Espaço Aéreo para voo de Aerodesporto. Você voa ou pratica ao menos uma destas modalidades? Utilização do Espaço Aéreo para voo de Aerodesporto Você voa ou pratica ao menos uma destas modalidades? Ultraleves Balonismo Paraquedismo Voo a Vela Parapente Acrobacia Aeromodelismo Voo Livre Paramotor

Leia mais

Proposta de normativo para a regulação de RPAS

Proposta de normativo para a regulação de RPAS Proposta de normativo para a regulação de RPAS Operação, autorização e licenciamento de pilotos remotos ROTEIRO Proposta de regulamentação: Definições; Regras gerais; Regras gerais harmonizadas ao RBHA/RBAC

Leia mais

DRONES/RPA S: PRINCIPAIS LEGISLAÇÕES E PONTOS RELEVANTES PARA SEGURANÇA EM AEROPORTOS

DRONES/RPA S: PRINCIPAIS LEGISLAÇÕES E PONTOS RELEVANTES PARA SEGURANÇA EM AEROPORTOS DRONES/RPA S: PRINCIPAIS LEGISLAÇÕES E PONTOS RELEVANTES PARA SEGURANÇA EM AEROPORTOS RBAC-94E, ICA100-40, AIC 23/18, 24/18 E ANATEL Lei de Contravenções Penais, Código Penal PRINCIPAIS NORMAS RELATIVAS

Leia mais

GUIA PRÁTICO SOBRE INFRAÇÕES NO AERODESPORTO

GUIA PRÁTICO SOBRE INFRAÇÕES NO AERODESPORTO GUIA PRÁTICO SOBRE INFRAÇÕES NO AERODESPORTO GUIA PRÁTICO SOBRE INFRAÇÕES NO AERODESPORTO Este Guia Prático sobre Infrações no Aerodesporto apresenta, de forma sucinta, informações sobre as principais

Leia mais

Motores Convencionais e Práticas Inseguras de Manutenção

Motores Convencionais e Práticas Inseguras de Manutenção Motores Convencionais e Práticas Inseguras de Manutenção - - - - Anais do 8º Simpósio de Segurança de Voo (SSV 2015) - Direitos Reservados - Página 324 de 868 - - - - Motores Convencionais e Práticas Inseguras

Leia mais

Aerodesportos ganham nova regulamentação. Regras foram simplificadas para esportes aeronáuticos

Aerodesportos ganham nova regulamentação. Regras foram simplificadas para esportes aeronáuticos Aerodesportos ganham nova regulamentação Regras foram simplificadas para esportes aeronáuticos A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou na última semana um novo modelo regulatório para as práticas

Leia mais

MODELO DE RELATÓRIO DE INCIDENTE / INCIDENTE GRAVE PRIMEIRA SEÇÃO - DADOS INICIAIS

MODELO DE RELATÓRIO DE INCIDENTE / INCIDENTE GRAVE PRIMEIRA SEÇÃO - DADOS INICIAIS MODELO DE RELATÓRIO DE INCIDENTE / INCIDENTE GRAVE PRIMEIRA SEÇÃO - DADOS INICIAIS 1) Data e descrição sumária do Incidente Em 14/março/2017, o encarregado da montagem da Asa, conectou de forma errada

Leia mais

O laser e os riscos de sua utilização indevida para segurança de voo

O laser e os riscos de sua utilização indevida para segurança de voo 4º SIMPÓSIO DE SEGURANÇA DE VOO SSV 2011 O laser e os riscos de sua utilização indevida para segurança de voo Denis da Rosa Silveira Emmanuel Gomes da Silva Gustavo Borges Basilio Maria Terezinha Pavan

Leia mais

A ABTAER e o novo CBA Código Brasileiro de Aeronáutica

A ABTAER e o novo CBA Código Brasileiro de Aeronáutica Ofício ABTAER 156/2017, de 16 de outubro de 2017 Ao Exmo. Sr. Vicentinho Alves Presidente da Comissão Especial COMISSÃO ESPECIAL CAERO PLS nº 258/2016/CAERO Referências: A ABTAER e o novo CBA Código Brasileiro

Leia mais

Motores Convencionais e Práticas Inseguras de Manutenção

Motores Convencionais e Práticas Inseguras de Manutenção Motores Convencionais e Práticas Inseguras de Manutenção Motores Convencionais e Práticas Inseguras de Manutenção Madison Coelho de Almeida SERIPA IV Carlos Alberto dos Santos Vasconcellos IAE-DCTA Maria

Leia mais

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali Direito Processual Penal Aula demonstrativa Prof. Aurélio Casali 1 (SEJUS/PI 2017) Quanto a lei processual no tempo, marque a alternativa CORRETA. a) Um processo que tiver sido encerrado sob a vigência

Leia mais

PreviNE RISCO BALOEIRO. Colabore com a Prevenção!

PreviNE RISCO BALOEIRO. Colabore com a Prevenção! RISCO BALOEIRO Colabore com a Prevenção! É chegada a época de festejos juninos e julinos, quando tradicionalmente se celebram várias festas religiosas, em especial o São João, ápice destes eventos. É nesse

Leia mais

REGULAMENTO DO VOO BILUGAR EM ASA DELTA E PARAPENTE

REGULAMENTO DO VOO BILUGAR EM ASA DELTA E PARAPENTE REGULAMENTO DO VOO BILUGAR EM ASA DELTA E PARAPENTE Federação Portuguesa de Voo Livre 2006 CAPÍTULO I [Disposições Gerais] Artigo 1.º [Objecto] O presente documento tem por objectivo, no âmbito da FPVL,

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM POLICIAMENTO AMBIENTAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM POLICIAMENTO AMBIENTAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM POLICIAMENTO AMBIENTAL Módulo: Outros Crimes e Infrações Administrativas Ambientais Aula 01: Infrações Ambientais e Crimes relativos à Balões Professor: 1º Ten PM

Leia mais

PROPOSITURA DE EMENDA DE ADIÇÃO AO PLS Nº 258/ ABTAER. ALTERAÇÃO DE TÍTULO - renomeação adequada e sistemática dos capítulos e seções

PROPOSITURA DE EMENDA DE ADIÇÃO AO PLS Nº 258/ ABTAER. ALTERAÇÃO DE TÍTULO - renomeação adequada e sistemática dos capítulos e seções PROPOSITURA DE EMENDA DE ADIÇÃO AO PLS Nº 258/2016 - ABTAER 1 - ALTERAÇÃO E INCLUSÃO CRIMINALIZAÇÃO DO TRANSPORTE AÉREO CLANDESTINO Redação Clara, direta e objetiva do Artigo 355 - Criminalização Clara

Leia mais

ANEXO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PARA A AVIAÇÃO CIVIL DO SISTEMA DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO (PNAVSECEA)

ANEXO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PARA A AVIAÇÃO CIVIL DO SISTEMA DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO (PNAVSECEA) ANEXO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PARA A AVIAÇÃO CIVIL DO SISTEMA DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO (PNAVSECEA) PREFÁCIO Desde os eventos ocorridos em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos da América,

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA

COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO DA AERONÁUTICA TRÁFEGO AÉREO ICA 100-3 OPERAÇÃO DE VEÍCULOS ULTRALEVES 26 DEZ 2002 COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO TRÁFEGO AÉREO ICA 100-3 OPERAÇÕES DE VEÍCULOS

Leia mais

AUTONOMIA DAS ENTIDADES NACIONAIS

AUTONOMIA DAS ENTIDADES NACIONAIS LEI N 176/2015 REGULAMENTA A EXPLORAÇÃO DAS ATIVIDADES ESPORTIVAS RECREATIVAS EM VOOS DUPLOS COM PARAPENTES NO MUNICÍPIO DE ARACATI-CE, NAS FALÉSIAS DE CANOA QUEBRADA SOB A ÉGIDE DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS

Leia mais

INFORME SERIPA I PERIÓDICO DE PREVENÇÃO

INFORME SERIPA I PERIÓDICO DE PREVENÇÃO EDIÇÃO Nº 01 MAIO/2012 INFORME SERIPA I PERIÓDICO DE PREVENÇÃO Caro leitor (a) Nesse sentido, complementando as ações de prevenção, este Serviço Regional lança o Informe SERIPA I - Periódico de Prevenção,

Leia mais

Cartilha da Ouvidoria - POSTAL SAÚDE. Ouvidoria

Cartilha da Ouvidoria - POSTAL SAÚDE. Ouvidoria Ouvidoria 1 SUMÁRIO O QUE É A OUVIDORIA?... 05 POR QUE A OUVIDORIA FOI CRIADA?... 06 O QUE A OUVIDORIA FAZ?... 06 COMO AGE A OUVIDORIA DA POSTAL SAÚDE?... 07 COMO ATUA O OUVIDOR?... 07 QUEM PODE RECORRER

Leia mais

Concurso Cultural Dia das Mães O nascimento de uma história de amor.

Concurso Cultural Dia das Mães O nascimento de uma história de amor. Concurso Cultural Dia das Mães O nascimento de uma história de amor. O Concurso Cultural Dia Das Mães O nascimento de uma história de amor. oferecido pelo Alameda Shopping tem como objetivo conhecer histórias

Leia mais

Direito da Segurança

Direito da Segurança Direito da Segurança Direito Constitucional, Internacional, Europeu, Legal e Regulamentar I DIREITO CONSTITUCIONAL DA SEGURANÇA 1. Constituição da República Portuguesa (artigos) - Artigo 7º - Relações

Leia mais

Realização. Apoio. Patrocínio

Realização. Apoio. Patrocínio Realização Apoio Patrocínio Unmanned Aircraft (UA) Aeronaves Não Tripuladas Eng. Fábio Luís Fassani Objetivo Apresentar uma revisão sobre regulamentação da ANAC aplicável às aeronaves não tripuladas 3

Leia mais

Voa na boa - Saiba onde pode pilotar o seu drone

Voa na boa - Saiba onde pode pilotar o seu drone Voa na boa - Saiba onde pode pilotar o seu drone Date : 14 de Junho de 2017 Com as alterações recentes da legislação relativa aos drones, muitos entusiastas dos drones ficaram com algumas dúvidas sobre

Leia mais

1º Todo o ato que afrontar os termos firmados neste instrumento implicará em sanção a quem o praticar.

1º Todo o ato que afrontar os termos firmados neste instrumento implicará em sanção a quem o praticar. Carta de Acordo Entre FIRS da VATBRZ, Região América do Sul (VATSIM-SA) na VATSIM E Força Aérea Brasileira Virtual Objetivo: Esta carta de Acordo (LOA) visa estabelecer procedimentos de operação entre

Leia mais

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 28, DE 2017 (nº 5.587/2016, na Câmara dos Deputados)

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 28, DE 2017 (nº 5.587/2016, na Câmara dos Deputados) SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 28, DE 2017 (nº 5.587/2016, na Câmara dos Deputados) Altera a Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, para regulamentar o transporte remunerado privado individual

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - A terceira modalidade de prisão extrapenal são as prisões militares.

Leia mais

Gestão de operações aeroportuárias: componentes de um aeroporto

Gestão de operações aeroportuárias: componentes de um aeroporto Gestão de operações aeroportuárias: componentes de um aeroporto Definições: A/C: aircraft, aeronave; Acostamento: faixa lateral nas pistas ou pátios com revestimento tal que evite a ingestão pelas turbinas

Leia mais

Ofício nº 873 (SF) Brasília, em 22 de agosto de 2017.

Ofício nº 873 (SF) Brasília, em 22 de agosto de 2017. Ofício nº 873 (SF) Brasília, em 22 de agosto de 2017. A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Projeto de Lei do Senado à revisão. Senhor Primeiro-Secretário,

Leia mais

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Boletim CAO nº 01/2016 Quinta-feira, 14.04.2016 UMA CULTURA INTOLERÁVEL UM RETRATO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Desde a edição

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS CAB CADASTRO E PROVA - AERODESPORTISTA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS CAB CADASTRO E PROVA - AERODESPORTISTA MANUAL DE PROCEDIMENTOS CAB CADASTRO E PROVA - AERODESPORTISTA VERSÃO 4: MAIO/2019 ANAC - AERODESPORTO AERODESPORTO RBAC 103/2018 O regulamento brasileiro de aviação civil de número 103 que trata de operação

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale ESTATUTO DO DESARMAMENTO (CRIMES) A Lei 10.826/03 trata do Estatuto do Desarmamento Além de todas as regras referentes a armas (quem concede licenças, quem pode portar,

Leia mais

SUMÂRID . 7. Capítulo 2 - LEI N /54 (CORRUPÇÃO DE MENORES) . 10

SUMÂRID . 7. Capítulo 2 - LEI N /54 (CORRUPÇÃO DE MENORES) . 10 SUMÂRID Capítulo 1 - DECRETO-LEI N 3688/41 (LEI DAS CONTRAVEN ÇÕES PENAIS) _ 1 11 Regras gerais 1 12 Principais contravenções penais 2 121 Porte de arma (art 19) 2 122 Vias de fato (art 21) 4 123 Perturbação

Leia mais

P A R E C E R. XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

P A R E C E R. XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar; P A R E C E R ASSOCIAÇÕES DE PILOTOS NATUREZA JURÍDICA FUNDAMENTOS LEGAIS PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA UNICIDADE DE REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL ARTIGO 8º. DA CF/88 DECRETO-LEI Nº 1.402, DE 5 DE JULHO DE

Leia mais

Diferenças entre a Investigação SIPAER e o Inquérito Policial BRIG AR FELIPE

Diferenças entre a Investigação SIPAER e o Inquérito Policial BRIG AR FELIPE Diferenças entre a Investigação SIPAER e o Inquérito Policial BRIG AR FELIPE OBJETIVO Compreender as diferenças entre a investigação do acidente aeronáutico realizada pelo SIPAER e o Inquérito Policial.

Leia mais

EDITAL Nº 002/2017 EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA SEDES DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE PARAPENTE 2018

EDITAL Nº 002/2017 EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA SEDES DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE PARAPENTE 2018 EDITAL Nº 002/2017!1 EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA SEDES DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE PARAPENTE 2018 O PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VOO LIVRE CBVL, no uso de suas atribuições

Leia mais

ebook O Tecnólogo em Transporte Aéreo

ebook O Tecnólogo em Transporte Aéreo ebook O Tecnólogo em Transporte Aéreo 1ª Edição 2016 SUMÁRIO CAPITULO I A DIFERENÇA ENTRE AERONAUTA E AEROVIÁRIO Aeroviário Aeronauta Projeção da aviação nos próximos anos CAPITULO II - O CURSO SUPERIOR

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2017

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2017 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2017 (Retificada pela Instrução Normativa nº 04/2017) Dispõe sobre a forma e procedimentos de elaboração e de divulgação do horário das atividades dos docentes

Leia mais

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo DESAFIOS PARA O COMABATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VELA

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VELA Artigo 1º Objecto O presente Regulamento visa a adopção de medidas preventivas ao caso de manifestações de violência associadas à Vela, com vista a garantir a existência de condições de segurança em recintos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL O DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR NUMA VISAO GARANTISTA A CONFORMACAO DO PROCESSO PENAL MILITAR AO SISTEMA CONSTITUCIONAL ACUSATORIO COMO INSTRUMENTO DE EFETIVACAO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA TUTELA

Leia mais

e-book O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL Guia rápido para quem quer ingressar na carreira

e-book O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL Guia rápido para quem quer ingressar na carreira e-book O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL Guia rápido para quem quer ingressar na carreira concurseria.com.br 03 O que você precisa saber sobre o concurso da Polícia Civil ÍNDICE

Leia mais

OBJETIVO. Apresentar e discutir proposta de regulamentação sobre Aviação de Estado.

OBJETIVO. Apresentar e discutir proposta de regulamentação sobre Aviação de Estado. OBJETIVO Apresentar e discutir proposta de regulamentação sobre Aviação de Estado. A estrutura da ANAC Visão sobre o tema Processo de regulamentação Questões polêmicas Conclusão 1. INTRODUÇÃO A ANAC possui

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS (continuação) Contravenções Referentes à Incolumidade Pública Desabamento de construção Provocar o desabamento de construção ou, por erro

Leia mais

NORMA REGULAMENTAR ABP Revisão Abril/2012

NORMA REGULAMENTAR ABP Revisão Abril/2012 Capítulo I - Disposições Gerais A. A presente norma regulamenta a prática em Parapente no Brasil, segundo o parágrafo primeiro do artigo 01 concomitante o artigo 16 da lei 9615 de 24 de Março de 1998,

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal TEMA: Diversos 1. A prisão em flagrante deve: a) ser comunicada apenas à família do preso, sob pena de nulidade. b) ser comunicada ao juiz competente,

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001

DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 MINISTÉRIO DO ESPORTE E TURISMO EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 A Diretoria da EMBRATUR

Leia mais

PRÁTICAS PROCESSUAIS AULA I. 1º Tenente PM PACHECO

PRÁTICAS PROCESSUAIS AULA I. 1º Tenente PM PACHECO PRÁTICAS PROCESSUAIS AULA I 1º Tenente PM PACHECO PROJETO CEFS 2018 Esta disciplina tem por objetivo ensinar o conjunto de procedimentos a serem adotados, em conformidade com as formalidades previstas

Leia mais

Riscos Penais no. Ambiente Empresarial

Riscos Penais no. Ambiente Empresarial Riscos Penais no Ambiente Empresarial RISCOS PENAIS no ambiente empresarial RESPONSABILIDADE PENAL SANÇÃO PENAL: pena (prisão/penas alternativas) - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Leia mais

Lei n.º 28/2013 de 12 de Abril

Lei n.º 28/2013 de 12 de Abril Lei n.º 28/2013 de 12 de Abril Define as Competências, a Estrutura e o Funcionamento da Autoridade Aeronáutica Nacional A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE SURDOATLETAS. A Presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), no uso de suas atribuições,

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE SURDOATLETAS. A Presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), no uso de suas atribuições, REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE SURDOATLETAS A Presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), no uso de suas atribuições, Resolve: - Considerando que o Estatuto da CBDS prever que

Leia mais

INFORMA ANO XVI Nº247

INFORMA ANO XVI Nº247 INFORMA ANO XVI 09.12.2008 Nº247 Declaração sobre Ocupação Pública Relevante deve ser preenchida e devolvida à Fundação Recentemente você recebeu uma correspondência da REAL GRANDEZA sobre a Declaração

Leia mais

XVII Seminário Nacional de Telecomunicações. Acordo de Cooperação Técnica entre a Marinha do Brasil e o Comando da Aeronáutica

XVII Seminário Nacional de Telecomunicações. Acordo de Cooperação Técnica entre a Marinha do Brasil e o Comando da Aeronáutica XVII Seminário Nacional de Telecomunicações Acordo de Cooperação Técnica entre a Marinha do Brasil e o Comando da Aeronáutica Acordo de Cooperação Técnica entre a Marinha do Brasil e o Comando da Aeronáutica

Leia mais

AUXÍLIO TRANSPORTE ORIENTAÇÕES E PERGUNTAS FREQUENTES

AUXÍLIO TRANSPORTE ORIENTAÇÕES E PERGUNTAS FREQUENTES AUXÍLIO TRANSPORTE ORIENTAÇÕES E PERGUNTAS FREQUENTES Definição: É o benefício de natureza indenizatória, concedido em pecúnia pela União, destinado ao custeio parcial das despesas realizadas com transporte

Leia mais

Audiência Pública nº 07/2017 Resolução ANAC Procedimentos de embarque e desembarque de passageiros armados, despacho de arma de fogo e de munição e

Audiência Pública nº 07/2017 Resolução ANAC Procedimentos de embarque e desembarque de passageiros armados, despacho de arma de fogo e de munição e Audiência Pública nº 07/2017 Resolução ANAC Procedimentos de embarque e desembarque de passageiros armados, despacho de arma de fogo e de munição e transporte de passageiros sob custódia JULHO/2017 OBJETIVO

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Legislação Penal Extravagante. TEMA: Estatuto do Desarmamento (Lei nº /03) e Lei Maria da Penha (Lei nº 11.

Mini Simulado GRATUITO de Legislação Penal Extravagante. TEMA: Estatuto do Desarmamento (Lei nº /03) e Lei Maria da Penha (Lei nº 11. Mini Simulado GRATUITO de Legislação Penal Extravagante TEMA: Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/03) e Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06) 1. O agente encontrado portando arma de uso permitido com

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Prof. Karina Jaques CAPÍTULO I DA POLÍCIA JUDICIÁRIA ELEITORAL Art. 1º O Departamento de Polícia Federal ficará à disposição da Justiça Eleitoral sempre que houver eleições, gerais ou

Leia mais

RESPONSABILIDADE CRIMINAL NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

RESPONSABILIDADE CRIMINAL NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RESPONSABILIDADE CRIMINAL NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR GESTÃO TEMERÁRIA E FRAUDULENTA NO ÂMBITO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Rodrigo Falk Fragoso O momento do país Operação Lava-Jato e as profundas modificações

Leia mais

REGIME DISCIPLINAR. Professora Claudete Pessôa

REGIME DISCIPLINAR. Professora Claudete Pessôa REGIME DISCIPLINAR Professora Claudete Pessôa RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR PÚBLICO (Est, 41; Reg, 287) RESPONSABILIDADE CIVIL (Subjetiva) Decorre de procedimento doloso ou culposo que importe em prejuízo

Leia mais

Diretrizes de Arrecadação, Cobrança e Repasse das Tarifas Aeroportuárias de Embarque, Conexão, Pouso e Permanência

Diretrizes de Arrecadação, Cobrança e Repasse das Tarifas Aeroportuárias de Embarque, Conexão, Pouso e Permanência Diretrizes de Arrecadação, Cobrança e Repasse das Tarifas Aeroportuárias de Embarque, Conexão, Pouso e Permanência Publicado em 03/07/2018 ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 REFERÊNCIA... 3 2.1 Internas... 3 2.2

Leia mais

Direito da Segurança

Direito da Segurança Direito da Segurança Direito Constitucional, Internacional, Europeu, Legal e Regulamentar I DIREITO CONSTITUCIONAL DA SEGURANÇA 1. Constituição da República Portuguesa (artigos) - Artigo 7º - Relações

Leia mais

O DIREITO AERONÁUTICO

O DIREITO AERONÁUTICO O DIREITO AERONÁUTICO 2 sumário 1.0- O que é Direito Aeronáutico? 1.1- Responsabilidades do Comandante; 1.2- Infrações ao CBA; 2.0- A Resolução 472 da ANAC; 2.1- Processo Administrativo - ANAC /DECEA;

Leia mais

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal DAS PENAS FINALIDADES DA PENA Por que punir? O que é pena? O que se entende por pena justa? Teorias sobre as finalidades da pena: 1) Absolutas: a finalidade da pena é eminentemente retributiva. A pena

Leia mais

DA COMPETÊNCIA DO PROCON

DA COMPETÊNCIA DO PROCON DA COMPETÊNCIA DO PROCON Os PROCONs são órgãos oficiais locais, podendo ser estaduais, distrital e municipais de defesa do consumidor. Foram criados especificamente para este fim, com competências no âmbito

Leia mais

RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O ECA E A LEI /2006

RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O ECA E A LEI /2006 RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O ECA E A LEI 11.343/2006 LUCIANA LINERO Promotora de Justiça Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ A política

Leia mais

O nosso curso segue os padrões com o cronograma sequencial de treinamentos dinâmicos teóricos e práticos.

O nosso curso segue os padrões com o cronograma sequencial de treinamentos dinâmicos teóricos e práticos. Nosso Curso Buscamos uma metodologia fácil e dinâmica em nossos procedimentos, assim o Aluno terá oportunidade de a cada etapa evoluir sem perder as informações anteriores. O papel do Instrutor de Voo

Leia mais

BALÕES: RISCOS À AVIAÇÃO

BALÕES: RISCOS À AVIAÇÃO BALÕES: RISCOS À AVIAÇÃO Cartilha de orientações gerais às Forças de Segurança Pública 1 Tendo em vista o arcabouço legal delimitado no Manual de Orientação às Forças de Segurança Pública, esta Cartilha

Leia mais

Mãe, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Advogada, Professora, Palestrante.

Mãe, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Advogada, Professora, Palestrante. Não é possível exibir esta imagem no momento. Não é possível exibir esta imagem no momento. Não é possível exibir esta imagem no momento. PROCESSO PENAL Prof.ª Priscila Souto Mãe, Bacharel em Direito,

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A DENGO sabe o quanto sua segurança e privacidade são importantes e se preocupa muito com isso. Para garantir uma relação transparente, segue abaixo a Política de Privacidade adotada

Leia mais

AÇÃO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL: A ANAC mais perto de você. Belo Horizonte 17 e 18 de dezembro de 2012

AÇÃO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL: A ANAC mais perto de você. Belo Horizonte 17 e 18 de dezembro de 2012 : A ANAC mais perto de você Belo Horizonte 17 e 18 de dezembro de 2012 Panorama da regulação da infraestrutura aeroportuária no Brasil Belo Horizonte 17 e 18 de dezembro de 2012 OBJETIVO Apresentar as

Leia mais

A RESPONSABILIDADE PENAL DO COMANDANTE DE AERONAVE DE ASAS ROTATIVAS EM FACE DAS MISSÕES DE DEFESA SOCIAL

A RESPONSABILIDADE PENAL DO COMANDANTE DE AERONAVE DE ASAS ROTATIVAS EM FACE DAS MISSÕES DE DEFESA SOCIAL A RESPONSABILIDADE PENAL DO COMANDANTE DE AERONAVE DE ASAS ROTATIVAS EM FACE DAS MISSÕES DE DEFESA SOCIAL SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 OBJETIVO 3 PERGUNTA 4 HIPÓTESE 5 DESENVOLVIMENTO 6 CONCLUSÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

Direito da Segurança

Direito da Segurança Direito da Segurança Direito Constitucional, Internacional, Europeu, Legal e Regulamentar I DIREITO CONSTITUCIONAL DA SEGURANÇA 1. Constituição da República Portuguesa (artigos) - Artigo 7º - Relações

Leia mais

INSCRIÇÃO EXERCE ATIVIDADE REMUNERADA NO CAMPO OBSERVAÇÃO DA CNH

INSCRIÇÃO EXERCE ATIVIDADE REMUNERADA NO CAMPO OBSERVAÇÃO DA CNH INSCRIÇÃO EXERCE ATIVIDADE REMUNERADA NO CAMPO OBSERVAÇÃO DA CNH 01. DA CONSULTA A empresa MBR CONSULTORIA EM TRANSPORTES E LOGÍSTICA, apresentou ao Senhor Diretor do DETRAN consulta, formulando os seguintes

Leia mais

Cuida-se de uma prestação pecuniária que tem por finalidade o custeio de atividades essenciais do sindicato e outras previstas em lei.

Cuida-se de uma prestação pecuniária que tem por finalidade o custeio de atividades essenciais do sindicato e outras previstas em lei. PREVISÃO LEGAL A Contribuição Sindical está prevista na Constituição da República de 1988 em seu art. 8, IV e nos artigos 578 a 591 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Cuida-se de uma prestação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Silvana Dantas Aula 01 MPU 2017 DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR PROFª SILVANA DANTAS.

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Silvana Dantas Aula 01 MPU 2017 DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR PROFª SILVANA DANTAS. 01 MPU 2017 DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR PROFª SILVANA DANTAS 1 APRESENTAÇÃO CURRÍCULO DO PROFESSOR : possui graduação em direito pela Universidade Federal de Campina Grande PB; Pós-graduanda em Direito

Leia mais

RESOLUÇÃO CRCCE Nº 0703/2018 DISPÕE SOBRE A OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ.

RESOLUÇÃO CRCCE Nº 0703/2018 DISPÕE SOBRE A OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ. RESOLUÇÃO CRCCE Nº 0703/2018 DISPÕE SOBRE A OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ. O CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ, no exercício de suas atribuições legais e regimentais.

Leia mais

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 6 REPRESENTAÇÃO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA COMUM 6.5. COMO EFETIVAR UMA REPRESENTAÇÃO POR IMPROBIDADE

Leia mais

II - REGRAS DO AR OBJETIVO

II - REGRAS DO AR OBJETIVO II - REGRAS DO AR OBJETIVO Capítulo II Compreender por que foram criadas as Regras Ar, conhecer seus objetivos, a fim de que se possa aplica-las de maneira eficiente. II - REGRAS DO AR ROTEIRO 1- REGRAS

Leia mais

O uso de VANT em áreas urbanas como mitigar os inevitáveis acidentes

O uso de VANT em áreas urbanas como mitigar os inevitáveis acidentes 7º Simpósio de Segurança de Voo SSV 2014 O uso de VANT em áreas urbanas como mitigar os inevitáveis acidentes José Augusto de Almeida M.Sc. Izaias dos Anjos Souza D.Sc. - - - - Anais do 7º Simpósio de

Leia mais

IAC IDENTIFICAÇÃO DE PASSAGEIRO DO TRANSPORTE AÉREO CIVIL

IAC IDENTIFICAÇÃO DE PASSAGEIRO DO TRANSPORTE AÉREO CIVIL REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL SUBDEPARTAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA DIVISÃO DE FACILITAÇÃO E SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL INSTRUÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL IAC

Leia mais

Princípios: 1 Obrigatoriedade Art. 5 o Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado: 2 Indisponibilidade Art. 17. A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito. 3

Leia mais

TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL

TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL Lei 6.815/80 (Estatuto do Estrangeiro) 1- (PF/2013/Escrivão) Julgue o item abaixo, a respeito da deportação de estrangeiro prevista na Lei n.º 6.815/1980.

Leia mais

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código da Estrada ª Edição. Atualização nº 1

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código da Estrada ª Edição. Atualização nº 1 Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Código da Estrada 2015 8ª Edição Atualização nº 1 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGO DA ESTRADA Atualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES

Leia mais

AEROCLUBE DO ESTADO DE MINAS GERAIS PROVA DE ADMISSÃO EDITAL INVA 2018

AEROCLUBE DO ESTADO DE MINAS GERAIS PROVA DE ADMISSÃO EDITAL INVA 2018 AEROCLUBE DO ESTADO DE MINAS GERAIS PROVA DE ADMISSÃO EDITAL INVA 2018 INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA O EXAME DE ADMISSÃO AO CARGO DE INSTRUTOR DE VOO DO ANO DE 2018 2018 1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 4 1.1

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL (SP) Nº , DE

DECRETO MUNICIPAL (SP) Nº , DE Altera o Decreto nº 56.981, de 10 de maio de 2016, dispondo sobre requisitos mínimos a serem exigidos dos condutores e veículos para a exploração de atividade econômica privada de transporte individual

Leia mais

INTRODUÇÃO PROCESSO PENAL

INTRODUÇÃO PROCESSO PENAL INTRODUÇÃO DIREITO PROCESSUAL PENAL PROCESSO PENAL O Direito Penal é o conjunto de regras que preveem uma conduta como ilícita e a identificam como crime quando vinculam a prática daquela conduta prevista

Leia mais

Licenciatura em Ciências Exatas Revisão 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Licenciatura em Ciências Exatas Revisão 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da UFPR prevê a realização de estágios nas modalidades de estágio obrigatório e

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL 1. ITER CRIMINIS CAMINHO DO CRIME FASE INTERNA COGITAÇÃO ( irrelevante para direito penal) 2. FASE EXTERNA

Leia mais

PROCURADORIA ESPECIAL DA MARINHA (PEM) 1

PROCURADORIA ESPECIAL DA MARINHA (PEM) 1 PROCURADORIA ESPECIAL DA MARINHA (PEM) 1 A Procuradoria Especial da Marinha é um órgão de assessoria ao Comandante da Marinha, em suas atribuições de Autoridade Marítima Brasileira, na fiscalização do

Leia mais

Este aviso altera os avisos anteriores. Os itens alterados estão em vermelho. AVISO DE REGATA - #3

Este aviso altera os avisos anteriores. Os itens alterados estão em vermelho. AVISO DE REGATA - #3 Este aviso altera os avisos anteriores. Os itens alterados estão em vermelho. AVISO DE REGATA - #3 1. AUTORIDADE ORGANIZADORA 1.1 Veleiros do Sul Sociedade Náutica Desportiva e Veleiros Saldanha da Gama

Leia mais

DECRETO N.º 458/XII. Décima quarta alteração ao Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio

DECRETO N.º 458/XII. Décima quarta alteração ao Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio DECRETO N.º 458/XII Décima quarta alteração ao Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 23.363 INSTRUÇÃO Nº 1160-71.2011.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Arnaldo Versiani Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Dispõe sobre a apuração de crimes

Leia mais

PARECER DA COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO (COFI)

PARECER DA COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO (COFI) 1 PARECER DA COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO (COFI) O Conselho Regional de Serviço Social da 14ª Região (CRESS/RN), no uso de suas atribuições legais e regimentais, através da Comissão de Orientação

Leia mais

MANUAL DO ESTUDANTE ENADE 2018

MANUAL DO ESTUDANTE ENADE 2018 INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE DOM ALBERTO MANUAL DO ESTUDANTE ENADE 2018 CURSOS: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E DIREITO 1 Sumário 1. Enade... 4 1.1. O que é o Enade e qual o seu objetivo?...

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS O desenvolvimento e o avanço da tecnologia sob o controle do homem trazem, via de regra, obrigações à Administração Pública, como a previsão e a adequação dos espaços necessários à

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Intervenção, Estado de Defesa e Estado de Sítio

DIREITO CONSTITUCIONAL Intervenção, Estado de Defesa e Estado de Sítio DIREITO CONSTITUCIONAL Intervenção, Estado de Defesa e Estado de Sítio Prof.: Marcelo Leonardo Tavares 1 Nomeie as diferenças, se existentes, entre o estado de defesa e o estado de sítio, esclarecendo,

Leia mais