CONVERSOR ANALÓGICO DIGITAL POR APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONVERSOR ANALÓGICO DIGITAL POR APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN CENTRO DE TECNOLOGIA CT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE ELE0622 INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA CONVERSOR ANALÓGICO DIGITAL POR APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS ALUNOS: Antônio Wallace Antunes Soares Leonardo Vale de Araujo Natal, 23 de Junho de 2010

2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. CONVERSOR A/D DE APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS 2.1 REGISTRADOR DE APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS 2.2 CONVERSOR D/A R 2R LADDER 2.3 COMPARADOR 3. PROCEDIMENTO TEÓRICO 3.1 MODELO COMPORTAMENTAL DO REGISTRADOR(SAR) 3.2 EQUAÇÃO DO CONVERSOR D/A R 2R LADDER(DAC) 4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5. RESULTADOS OBTIDOS 6. IMAGENS DO PROTÓTIPO 7. CONCLUSÃO 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9. ANEXO

3 1. INTRODUÇÃO Atualmente, existem vários tipos de sistemas que se baseiam em grandezas analógicas, onde é necessário que seja realizado um processamento de dados por circuitos digitais (por exemplo, um computador). Para que isso ocorra, é necessário efetuar uma conversão do sinal analógico para digital. Esta conversão é realizada por um circuito chamado conversor analógico/digital ("A/D converter" ou ADC). Existem vários tipos de conversores A/D tais como: comparador paralelo, rampa tipo contador, rampa dupla tipo integrador, aproximações sucessivas, dentre outros. Todos estes conversores realizam a mesma função, a de converter um sinal de forma analógica para digital, porém utilizando métodos diferentes. Este grupo decidiu realizar a implementação de um conversor A/D de aproximações sucessivas para a disciplina de Instrumentação Eletrônica ministrada pelo professor Luciano Fontes Cavalcanti. O objetivo deste relatório é descrever todo o processo de elaboração do protótipo de um conversor A/D de aproximações sucessivas como foi citado acima, onde será apresentado o modo de funcionamento, tanto o procedimento experimental quanto o teórico realizado, os componentes utilizados no circuito e os resultados finais obtidos. 2. CONVERSOR A/D DE APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS Como proposição do projeto desta disciplina, foi sugerido a implementação de um circuito ADC de aproximações sucessivas como foi citado acima. O diagrama de blocos do sistema é apresentado na Figura 1. Este circuito contém três blocos principais: registrador de aproximações sucessivas, conversor digital/analógico ( D/A converter ou DAC) e comparador. Figura 1 Diagrama de blocos do sistema.

4 2.1 REGISTRADOR DE APROXIMAÇÕES SUCESSIVAS O bloco do registrador de aproximações sucessivas(sar) é composto por duas entradas, uma para o sinal de entrada proveniente do comparador, e a outra do sinal do pulso de clock. O mesmo possui também dez saídas digitais que chegarão ao conversor D/A. O SAR tem como função obter em suas saídas, sinais digitais que correspondam a valores de tensão próximos ao sinal analógico de entrada no A/D. Para que isto ocorra, o registrador precisará de dez pulsos de clock para a obtensão da palavra, visto que a resolução escolhida neste projeto foi de dez bits. Primeiramente o valor inicial armazenado no SAR corresponde a metade da tensão máxima que o conversor A/D pode analisar, logo a aproximação é feita de acordo com a saída digital do comparador, onde para cada pulso de clock o registrador estará sendo atualizado, e aproximando se gradativamente do valor referente à entrada analógica. Com o término desta atualização no décimo pulso de clock, o valor digital obtido corresponde à entrada analógica, e o registrador será novamente atualizado para o valor inicial estando pronto para uma nova aproximação. 2.2 CONVERSOR D/A R 2R LADDER O conversor D/A R 2R ladder utilizado é composto por dez entradas digitais, provenientes do registrador de aproximações sucessivas e uma saída analógica que chegará ao comparador. Um DAC é um circuito capaz de realizar a conversão de uma palavra digital das entradas para um valor correspondente analógico na saída. Os sinais digitais são aplicados nas entradas do DAC paralelamente, onde a saída analógica representa todas as contribuições dos sinais de entrada em forma de uma soma de tensões ou uma soma de correntes proporcionais, utilizando se de elementos passivos para realizá lo, onde no caso deste conversor são usados resistores de valor R e 2R. Adiante será explicitado como é encontrada a equação que rege o funcionamento de um conversor D/A R 2R ladder. 2.3 COMPARADOR O circuito comparador possui duas entradas, uma proveniente do conversor D/A, a outra correspondente ao sinal de entrada que será convertido e uma saída digital que vai para o registrador de aproximações sucessivas. O comparador realiza uma análise entre dois sinais distintos, onde o mesmo é capaz de determinar qual dos dois possui o maior valor. Logo o sinal que será convertido, deverá ser comparado com o valor inicial proveniente do DAC, e apartir disso a saída estará em nível lógico alto(se o valor da entrada for maior que o do DAC) ou nível lógico baixo(se o valor da entrada for menor que o do DAC), onde a mesma será enviada para o registrador fornecer uma nova palavra. Após as dez comparações realizadas, o comparador faz com que o registrador obtenha uma nova palavra cujo valor digital equivale ao sinal de entrada analógico.

5 3. PROCEDIMENTO TEÓRICO Nesta seção serão apresentados os conhecimentos teóricos que foram utilizados para a elaboração do protótipo. 3.1 MODELO COMPORTAMENTAL DO REGISTRADOR(SAR) O modelo comportamental do registrador de aproximações sucessivas, o qual foi escrito em Verilog e simulado no programa Quartus, se encontra em anexo. 3.2 EQUAÇÃO DO CONVERSOR D/A R 2R LADDER(DAC) A figura abaixo mostra um esquema do circuito de um conversor D/A R 2R ladder possuindo três bits de resolução. Figura 2 Esquemático do DAC de três bits. Para obter a corrente que passa por Rf, utilizou se do teorema da superposição. Em seguida temos este circuito equivalente. Figura 3 Circuito equivalente.

6 Onde a corrente I será dada por estas duas equações: I= Q2 2R I= Vout Rf Igualando as duas equações acima, encontra se o valor de Vout para o primeiro bit. Realizando este procedimento para os outros três bits, e somando estas tensões de acordo com o teorema da superposição obtêmse a seguinte equação. Vref Rf Vout= R Q0 2 3 Q1 2 2 Q2 2 1 Expandindo está fórmula para dez bits(resolução utilizada no projeto) teremos a seguinte equação final. Vref Rf Vout= R Q0 Q Q2 9 2 Q3 8 2 Q4 7 2 Q5 6 2 Q6 5 2 Q7 4 2 Q8 3 2 Q PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL O procedimento experimental consistiu na elaboração do protótipo, em laboratório, do conversor A/D acoplado a um conversor D/A em sua saída para a visualização do sinal reconstituído. Para a realização deste protótipo foram utilizados diversos componentes. Para o registrador de aproximações sucessivas utilizou se uma placa FPGA UP2 Altera Max EPM7128SLC84 7. Um cabo de dados foi inserido à mesma para a transmissão das saídas da FPGA para o circuito. Nos conversores D/A R 2R ladder foram usados dez resistores de 100K ohm e dez resistores de 200K ohm para o primeiro DAC, e para o segundo dez resistores de 120K ohm e dez resistores de 240K ohm. Para ambos usou se do circuito integrado LM324N como amplificador operacional. Este CI também executou a função do comparador. Para o sinal de entrada um gerador de formas de onda, foi utilizado para projetar uma senóide que possuía como frequência 10Hz. Após todos os blocos terem sido montados separadamente, realizou se a junção de todos os módulos do circuito conversor A/D numa protoboard Toyo MSB 400, acoplando se o registrador ao DAC, que foi anexado ao comparador e onde o mesmo teve a sua saída conectada a uma das entradas do registrador, construindo primeiramente o circuito utilizando apenas três bits. Depois do circuito ter sido montado corretamente, o projeto foi expandido para dez bits, realizando assim a montagem final do protótipo. Abaixo será mostrado um esquemático detalhado do circuito final.

7 Figura 4 Esquemático final do circuito. 5. RESULTADOS OBTIDOS O projeto inicial da montagem completa do circuito apresentou incoerências, pois apresentaram se erros provenientes dos componentes utilizados e a falta de um esquemático detalhado do circuito, que influenciou para que não fosse obtido o êxito esperado. Deste modo, decidiu se que o circuito deveria ser analisado separadamente para a realização de uma análise mais precisa. Após a análise de cada bloco separado, observou se os erros dos componentes no circuito, onde a correção dos problemas acarretou na troca dos resistores usados no DAC. Outra correção realizada foi a substituição da placa UP3, que estava apresentando incoerências, por uma UP2. Após a correção dos problemas descritos realizou se a junção dos blocos. Primeiramente, realizou se a montagem do circuito completo, porém usando se apenas três bits como resolução do circuito e devido as correções realizadas, o êxito foi alcançado. Em seguida o mesmo protótipo foi expandido para a resolução utilizada no projeto(dez bits), onde novamente o sucesso foi atingido e observou se o conversor A/D de aproximações sucessivas funcionando corretamente da forma esperada. 6. IMAGENS DO PROTÓTIPO Abaixo serão mostradas as fotos tiradas ao longo da prototipagem.

8 Figura 5 Protótipo de três bits. Na figura 3 é possível verificar o circuito completo do conversor A/D com o registrador utilizando se apenas 3 bits. Figura 6 Sinal de entrada e sinal reconstituído(3 bits). Estes sinais são do protótipo de três bits. Pode se observar que o sinal analógico vermelho é a entrada do conversor e o sinal azul corresponde a saída do DAC, com o sinal reconstituído. É possível visualizar também que existem imprecisões no sinal azul(reconstituído), devido a erros tais como o de quantização, imprecisão de resistores, entre outros.

9 Figura 7 Sinal de entrada e sinal reconstituído(10 bits). A figura 5 representa o protótipo final de dez bits. Vale ressaltar que com o aumento da resolução(bits) do circuito, o sinal azul apresenta se bem mais próximo do vermelho, estando apenas com uma diferença de fase entre os dois sinais. 7. CONCLUSÃO O processo de prototipagem do conversor A/D do projeto teve duração de aproximadamente 1 mês. Este protótipo foi importante para os membros do grupo, pois através dele, foi possível a utilização de um conversor A/D implementado por alunos de graduação em outros projetos. Com a implementação deste protótipo os componentes do grupo puderam enfrentar as dificuldades encontradas no desenvolvimento de circuitos que utilizam componentes discretos, pois com a utilização dos mesmos tivemos que solucionar problemas tais como ruídos de sinais, mal funcionamento de circuitos integrados, falta de componentes no Laboratório de Eletrônica, erros apresentados pelas Protoboards e difícil adaptação da FPGA com os componentes discretos. 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [1] Baker, R.; CMOS Circuit design, layout, and simulation. [2] Kundert, K.; Zinke, O.; The Designer's Guide to Verilog AMS.

10 9. ANEXO Modelo comportamental do SAR: module registrador2 (Q,s,clkin,clk,x); // criação do módulo registrador2 output [9:0] Q,s; /* declaração das variáveis Q e s como saídas possuindo dez bits*/ reg [9:0] Q,s; /* declaração das variáveis Q e s de dez bits como armazenáveis*/ input clkin,x; /* declaração das variáveis clkin e x como entradas*/ reg [3:0] state; /* declaração da variável state de quatro bits como armazenáveis*/ initial begin Q<=10'b ; /* fazendo a palavra Q possuir metade de seu valor máximo*/ state<=0; // fazendo a palavra state como zero end clkin) begin /* sempre que houver pulso de subida para clkin começar*/ if (state==0) begin // se state for 0 começar Q[8] <= 1; // faz o bit 8 de Q ir para nível lógico alto Q[9] <= x; // faz o bit 9 de Q ser a entrada x state <= 1; // faz state ir para 1 else if (state==1) begin // se state for 1 começar Q[7] <= 1; // faz o bit 7 de Q ir para nível lógico alto Q[8] <= x; // faz o bit 8 de Q ser a entrada x state <= 2; // faz state ir para 2 else if (state==2) begin // se state for 2 começar Q[6] <= 1; // faz o bit 6 de Q ir para nível lógico alto Q[7] <= x; // faz o bit 7 de Q ser a entrada x state <= 3; // faz state ir para 3 else if (state==3) begin // se state for 3 começar Q[5] <= 1; // faz o bit de Q 5 ir para nível lógico alto Q[6] <= x; // faz o bit de Q 6 ser a entrada x state <= 4; // faz state ir para 4 else if (state==4) begin // se state for 4 começar Q[4] <= 1; // faz o bit 4 de Q ir para nível lógico alto

11 Q[5] <= x; // faz o bit 5 de Q ser a entrada x state <= 5; // faz state ir para 5 else if (state==5) begin // se state for 5 começar Q[3] <= 1; // faz o bit 3 de Q ir para nível lógico alto Q[4] <= x; // faz o bit 4 de Q ser a entrada x state <= 6; // faz state ir para 6 else if (state==6) begin // se state for 6 começar Q[2] <= 1; // faz o bit 2 de Q ir para nível lógico alto Q[3] <= x; // faz o bit 3 de Q ser a entrada x state <= 7; // faz state ir para 7 else if (state==7) begin // se state for 7 começar Q[1] <= 1; // faz o bit 1 de Q ir para nível lógico alto Q[2] <= x; // faz o bit 2 de Q ser a entrada x state <= 8; // faz state ir para 8 else if (state==8) begin // se state for 8 começar Q[0] <= 1; // faz o bit 0 de Q ir para nível lógico alto Q[1] <= x; // faz o bit 1 de Q ser a entrada x state <= 9; // faz state ir para 9 else if (state==9) begin // se state for 9 começar s[0] <= x; // faz o bit 0 de s ser a entrada x s[1] <= Q[1]; // faz o bit 1 de s ser o bit 1 de Q s[2] <= Q[2]; // faz o bit 2 de s ser o bit 2 de Q s[3] <= Q[3]; // faz o bit 3 de s ser o bit 3 de Q s[4] <= Q[4]; // faz o bit 4 de s ser o bit 4 de Q s[5] <= Q[5]; // faz o bit 5 de s ser o bit 5 de Q s[6] <= Q[6]; // faz o bit 6 de s ser o bit 6 de Q s[7] <= Q[7]; // faz o bit 7 de s ser o bit 7 de Q s[8] <= Q[8]; // faz o bit 8 de s ser o bit 8 de Q s[9] <= Q[9]; // faz o bit 9 de s ser o bit 9 de Q state <= 0; // faz state ir para 0 Q<=10'b ; /* fazendo a palavra Q possuir metade de seu valor máximo*/ endmodule // fim do módulo

OHMÍMETRO DIGITAL. 1 O Projeto. 1.1 Sensor. 1.2 Conversor A/D

OHMÍMETRO DIGITAL. 1 O Projeto. 1.1 Sensor. 1.2 Conversor A/D Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Instrumentação Eletrônica Professor: Luciano Fontes Cavalcanti Aluno: Raphael Dantas Ciríaco OHMÍMETRO DIGITAL

Leia mais

CONVERSORES D/A e A/D

CONVERSORES D/A e A/D CONVERSORES D/A e A/D Conversores A/D Analógico/Digital e D/A - Digital/Analógico são circuitos responsáveis pela conversão de sinais analógicos para digitais, e de sinais digitais para sinais analógicos.

Leia mais

Capítulo 8 Interface com o mundo analógico

Capítulo 8 Interface com o mundo analógico Capítulo 8 Interface com o mundo analógico.0 Introdução A maioria das grandezas físicas é analógica por natureza e pode assumir qualquer valor dentro de uma faixa de valores contínuos. Podemos citar: temperatura,

Leia mais

Experiência 5: Circuitos osciladores e conversores digital-analógicos

Experiência 5: Circuitos osciladores e conversores digital-analógicos Experiência 5: Circuitos osciladores e conversores digital-analógicos Esta experiência analisa circuitos osciladores e conversores digital-analógicos. Circuitos osciladores são fundamentais em eletrônica,

Leia mais

SEL 405 Introdução aos Sistemas Digitais. Prof. Homero Schiabel

SEL 405 Introdução aos Sistemas Digitais. Prof. Homero Schiabel SEL 405 Introdução aos Sistemas Digitais Prof. Homero Schiabel Conversor D/A 1. Introdução Grandeza física Grandeza física Variação contínua (ANALÓGICO) t Variação discreta (DIGITAL) t Os conversores

Leia mais

Sistemas Digitais Conversão Analógico-Digital

Sistemas Digitais Conversão Analógico-Digital Sistemas Digitais Conversão AnalógicoDigital Elementos de Eletrônica Digital Idoeta e Capuano Eletrônica Digital Bignell e Donovan Embedded System Design Vahid e Givargis Sistemas Digitais Tocci e Widmer

Leia mais

CONVERSORES D/A e A/D. SEL Sistemas Digitais Prof. Homero Schiabel

CONVERSORES D/A e A/D. SEL Sistemas Digitais Prof. Homero Schiabel CONVERSORES D/A e A/D SEL 414 - Sistemas Digitais Prof. Homero Schiabel CONVERSOR DIGITAL-ANALÓGICO ANALÓGICO Conversor D/A 1. Introdução Grandeza física Grandeza física Variação contínua (ANALÓGICO) t

Leia mais

Conversores D/A e A/D e Multiplexadores em Instrumentação

Conversores D/A e A/D e Multiplexadores em Instrumentação Conversores D/A e A/D e Multiplexadores em Instrumentação slide Conversores D/A Digital para Analógico Valor de Reerência V R Entrada Digital X D/A Valor de Saída Analógico V 0 slide Normalmente, o D/A

Leia mais

Introdução Conversão Digital Analógica Conversão Analógica Digital Referências. Conversão D/A e A/D. Aula 01 - DAC / ADC

Introdução Conversão Digital Analógica Conversão Analógica Digital Referências. Conversão D/A e A/D. Aula 01 - DAC / ADC Conversão D/A e A/D Aula 01 - DAC / ADC Heitor Medeiros Florencio 1 heitorm@dca.ufrn.br 1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia de Computação e Automação

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01

APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01 APRESENTAÇÃO DO KIT CPLD_EE01 O kit CPLD_EE01 foi desenvolvido para alunos de cursos técnicos, engenharia e desenvolvedores na área de circuitos digitais, o mesmo conta com alguns módulos que podem ser

Leia mais

controle em instrumentação

controle em instrumentação Circuitos digitais para aquisição de dados e controle em instrumentação O objetivo primordial da conversão de sinais (de ou para sinais elétricos) realizada pelos transdutores, é o de transferir informação

Leia mais

Módulos Funcionais para Instrumentação

Módulos Funcionais para Instrumentação Módulos Funcionais para Instrumentação Conversores DA/AD 1 Conversores DA e AD Alguém tem conversores DA/AD aqui na sala? Telemóveis Leitores de MP3 Placas de som de PCs E em casa? Sistemas de áudio Televisões

Leia mais

28/05/2017. Interface com Conversores A/D e D/A. Interface com Conversores A/D e D/A SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

28/05/2017. Interface com Conversores A/D e D/A. Interface com Conversores A/D e D/A SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Interface com Conversores A/D e D/A Conversor A/D ADC Converte um Valor Analógico para Digital Conversor D/A DAC Converte um Valor Digital para Analógico Prof.

Leia mais

Capítulo 11) Interface com o mundo analógico

Capítulo 11) Interface com o mundo analógico Capítulo 11) Interface com o mundo analógico Conversores DA Conversores AD Compreender, Especificar, Comparar os tipos Conceitos Básicos de PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS 11.1) Quantidade Digital x Analógica

Leia mais

Elementos de processamento de sinais

Elementos de processamento de sinais (parte I) Instrumentação eletrônica para sistemas de medição Capítulo 10 Elementos de processamento de sinais Prof. Lélio R. Soares Júnior ENE FT UnB Introdução Necessário caso a saída do condicionador

Leia mais

10.0 Conversores DA. Conceitos básicos:

10.0 Conversores DA. Conceitos básicos: 100 Conversores DA Monitorar grandezas físicas, coletar dados e armazena-los para possíveis tomadas de decisão é grande interesse da indústria A precisão dos sinais coletados é de extrema importância,

Leia mais

Interface com A/D e D/A

Interface com A/D e D/A Interface com A/D e D/A Interface com Conversores A/D e D/A Conversor A/D ADC Converte um Valor Analógico para Digital Conversor D/A DAC Converte um Valor Digital para Analógico Um Microcontrolador/Microprocessador

Leia mais

Conversão Digital Analógico e Analógico Digital. Disciplina: Eletrônica Básica Prof. Manoel Eusebio de Lima

Conversão Digital Analógico e Analógico Digital. Disciplina: Eletrônica Básica Prof. Manoel Eusebio de Lima Conversão Digital Analógico e Analógico Digital Disciplina: Eletrônica Básica Prof. Manoel Eusebio de Lima Agenda! Grandezas Digitais e Analógicas! Por que converter?! Diagrama básico para conversão! Conversores

Leia mais

Conversores Digital/Analógico (D/A) e Analógico/Digital (A/D)

Conversores Digital/Analógico (D/A) e Analógico/Digital (A/D) Conversores Digital/Analógico (D/A) e Analógico/Digital (A/D) Conversores A/D e D/A são a base de todo o interfaceamento eletrônico entre o mundo analógico e o mundo digital. Estão presentes na grande

Leia mais

Sistema Digitais. Bacharelado de Informática UEM DIN - Prof. Elvio 2016

Sistema Digitais. Bacharelado de Informática UEM DIN - Prof. Elvio 2016 5197 - Sistema Digitais Bacharelado de Informática UEM DIN - Prof. Elvio 2016 Roteiro Conversor Analógico/Digital Aquisição de Dados Sinal Analógico Sinal contínuo na ordenada e na abscissa Digitalização

Leia mais

EPUSP PCS 2011/2305/2355 Laboratório Digital. Frequencímetro

EPUSP PCS 2011/2305/2355 Laboratório Digital. Frequencímetro Frequencímetro Versão 2014 RESUMO Esta experiência tem como objetivo a familiarização com duas classes de componentes: os contadores e os registradores. Para isto, serão apresentados alguns exemplos de

Leia mais

Técnicas de Interface: conversor A/D e D/A

Técnicas de Interface: conversor A/D e D/A Técnicas de Interface: conversor A/D e D/A Prof. Adilson Gonzaga Interface com Conversores A/D e D/A Conversor A/D ADC Converte um Valor Analógico para Digital Conversor D/A DAC Converte um Valor Digital

Leia mais

Projeto de um Medidor de Esforço a partir de um EMG

Projeto de um Medidor de Esforço a partir de um EMG UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Projeto de um Medidor de Esforço a partir de um EMG Aluno: Guilherme Gellis Gomes

Leia mais

Sistemas Microcontrolados

Sistemas Microcontrolados Sistemas Microcontrolados Aula 8: Conversores A/D e D/A Marco Jose da Silva mdasilva@utfpr.edu.br Interface com o Mundo Analógico Na realização destas aplicações, verificamos cinco elemento envolvidos.

Leia mais

Medidores de grandezas elétricas

Medidores de grandezas elétricas LEB 5030 Instrumentação e Automação para Sistemas Agrícolas Medidores de grandezas elétricas Prof. Dr. Rubens Tabile tabile@usp.br FZEA - USP INSTRUMENTOS ANALÓGICOS E DIGITAIS Instrumentos de medidas

Leia mais

Conversor Analógico-Digital - ADC

Conversor Analógico-Digital - ADC PSI3441 Arquitetura de Sistemas Embarcados Conversor Analógico-Digital - ADC Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Prof. Gustavo Rehder grehder@lme.usp.br 2018 Conversão Analógica-Digital 2 Quantização

Leia mais

Sistemas Microcontrolados

Sistemas Microcontrolados Sistemas Microcontrolados Aula 8: Conversores A/D e D/A Marco Jose da Silva mdasilva@utfpr.edu.br Interface com o Mundo Analógico Na realização destas aplicações, verificamos cinco elemento envolvidos.

Leia mais

Analógico vs Digital

Analógico vs Digital Arquitectura de Computadores I Engenharia Informática (11537) Tecnologias e Sistemas de Informação (6616) Analógico vs Digital Nuno Pombo / Miguel Neto Arquitectura Computadores I 2014/2015 1 Os circuitos

Leia mais

EPUSP PCS 2011/2305/2355 Laboratório Digital. Frequencímetro

EPUSP PCS 2011/2305/2355 Laboratório Digital. Frequencímetro Frequencímetro E.T.M./2005 E.T.M./2006 (revisão) E.T.M./2011 (revisão) RESUMO Esta experiência tem como objetivo a familiarização com duas classes de componentes: os contadores e os registradores. Para

Leia mais

ELE 0316 / ELE 0937 Eletrônica Básica

ELE 0316 / ELE 0937 Eletrônica Básica ELE 0316 / ELE 0937 Eletrônica Básica Capítulo 11 Conversores Analógico-Digital (CAD) e Digital-Analógico (CDA) 1 Esquema Geral de Sistema de Processamento Digital de Grandezas Analógicas 2 Esquema Geral

Leia mais

CONVERSOR DELTA-SIGMA

CONVERSOR DELTA-SIGMA Marcelo Samsoniuk Fernando Zanella PROJETO FINAL DA DISCIPLINA DE PROJETO DE CIRCUITOS INTEGRADOS ANALÓGICOS CONVERSOR DELTA-SIGMA Projeto final para a disciplina de Projeto de Circuitos Integrados Analógicos

Leia mais

Universidade Federal do ABC

Universidade Federal do ABC Universidade Federal do ABC Eletrônica Digital Aula 20: Conversão Digital-Analógica (DA) Prof. Rodrigo Reina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br Quantidade Digital versus Quantidade Analógica Quantidade Digital

Leia mais

UNIVERSIDADE Anhanguera-Uniderp Disc. Eletrônica Digital II Profª M. Sc Daniela Luiza Catelan Carneiro EE - Turma N50 JOHNNY M. MARQUES R.A.

UNIVERSIDADE Anhanguera-Uniderp Disc. Eletrônica Digital II Profª M. Sc Daniela Luiza Catelan Carneiro EE - Turma N50 JOHNNY M. MARQUES R.A. UNIVERSIDADE Anhanguera-Uniderp Disc. Eletrônica Digital II Profª M. Sc Daniela Luiza Catelan Carneiro EE - Turma N50 JOHNNY M. MARQUES R.A.: 122928 Campo Grande, 27 de Maio de 2010 01. DEFINA SINAIS ANALOGICOS

Leia mais

Eletrônica Digital II. Engenharia de Computação

Eletrônica Digital II. Engenharia de Computação Eletrônica Digital II ELT013 Engenharia de Computação Aula 10 INTERFACE COM O MUNDO ANALÓGICO ELT013 - Eletrônica Digital II Aula 10 - Interface com o Mundo Analógico 2 Quantidade Digital Vs. Quantidade

Leia mais

ELT601 Eletrônica Digital II Graduação em Engenharia Eletrônica

ELT601 Eletrônica Digital II Graduação em Engenharia Eletrônica Graduação em Engenharia Eletrônica Universidade Federal de Itajubá IESTI Verilog HDL Descrição algorítmica Prof. Rodrigo de Paula Rodrigues Descrição algorítmica A B RTL E Representação Intermediária Circuito

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E AQUISIÇÃO DE DADOS 2274 Eng. Engenharia Electrotécnica (4º Ano/1º Semestre)

INSTRUMENTAÇÃO E AQUISIÇÃO DE DADOS 2274 Eng. Engenharia Electrotécnica (4º Ano/1º Semestre) UNIVERSIDADE DA BEIRA I NTERIOR D e p a r t a m e n t o d e E n g e n h a r i a E l e c t r o m e c â n i c a INSTRUMENTAÇÃO E AQUISIÇÃO DE DADOS 2274 Eng. Engenharia Electrotécnica (4º Ano/1º Semestre)

Leia mais

Relatório Circuitos Lógicos. Calculadora 4 bits

Relatório Circuitos Lógicos. Calculadora 4 bits INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA-IFSC CÂMPUS SÃO JOSÉ Relatório Circuitos Lógicos Calculadora 4 bits Marcelo Bittencourt do Nascimento Filho Sarom da Silva Torres SÃO JOSÉ, 2018 1. Introdução O presente

Leia mais

EPUSP PCS 2011/2305/2355 Laboratório Digital. Frequencímetro

EPUSP PCS 2011/2305/2355 Laboratório Digital. Frequencímetro Frequencímetro Versão 2012 RESUMO Esta experiência tem como objetivo a familiarização com duas classes de componentes: os contadores e os registradores. Para isto, serão apresentados alguns exemplos de

Leia mais

Prof. André Rabelo LÓGICA DIGITAL INTRODUÇÃO

Prof. André Rabelo LÓGICA DIGITAL INTRODUÇÃO Prof. André Rabelo LÓGICA DIGITAL INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Um sistema pode ser definido como sendo um conjunto de elementos que são interligados de alguma maneira para compor um todo e assim realizar funcionalidade

Leia mais

Instrumentação e Medidas

Instrumentação e Medidas Impedância / ohm Ângulo / graus Instrumentação e Medidas Exame Escrito de de Julho de 4 TENÇÃO: s partes I e II devem ser resolvidas em cadernos separados PTE I. Medição Impedâncias Na figura da esquerda

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA. Trena Ultrassônica

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA. Trena Ultrassônica UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Trena Ultrassônica Desenvolvido por Thiago Ferreira Pontes Relatório Final da

Leia mais

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores. Experimento 6: Conversor Analógico/Digital e Conversor Digital/Analógico

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores. Experimento 6: Conversor Analógico/Digital e Conversor Digital/Analógico Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Universidade Federal de Goiás Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Experimento 6: Conversor Analógico/Digital e Conversor Digital/Analógico

Leia mais

Interface de Sistemas Sigitais com Analógicos

Interface de Sistemas Sigitais com Analógicos Capítulo 3 Interface de Sistemas Sigitais com Analógicos 31 Conversão Digital Analógico Tratamos de conversores que, a partir da representação digital de um número, produz um sinal analógico na saída Neste

Leia mais

CONVERSOR ANALÓGICO-DIGITAL (AD)

CONVERSOR ANALÓGICO-DIGITAL (AD) CONVERSOR ANALÓGICO-DIGITAL (AD) Conceitos básicos e construção Conversores AD são circuitos que convertem sinais analógicos em sinais digitais. Portanto, o conversor analógico-digital inverte o processo

Leia mais

EPUSP PCS 2011 Laboratório Digital GERADOR DE SINAIS

EPUSP PCS 2011 Laboratório Digital GERADOR DE SINAIS GERADOR DE SINAIS Versão 2013 RESUMO Esta experiência tem como objetivo a familiarização com o problema da conversão de sinais digitalizados em sinais analógicos, o conversor digital-analógico de 8 bits

Leia mais

Conversão analógico-digital e digital-analógica

Conversão analógico-digital e digital-analógica Objectivos Conversão analógico-digital e digital-analógica Trabalho Laboratorial 6 Estudo da conversão analógico-digital (A/D). Determinação do quantum Q e da curva característica do conversor Estudo da

Leia mais

Sistemas Digitais Conversão Digital-Analógico

Sistemas Digitais Conversão Digital-Analógico Sistemas Digitais Conversão Digital-Analógico Adaptações Prof. José Artur Quilici-Gonzalez Elementos de Eletrônica Digital Idoeta e Capuano Eletrônica Digital Bignell e Donovan Sistemas Digitais Tocci

Leia mais

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores. Experimento 7:

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores. Experimento 7: Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Universidade Federal de Goiás Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Experimento 7: Conversor Analógico/Digital e Conversor Digital/Analógico

Leia mais

8. Instrumentação Digital 1

8. Instrumentação Digital 1 8. Instrumentação Digital 8. Instrumentação Digital Conversão analógico-digital Quantum x b Q = 2 n Relação entrada-saída v i x b = Int Q + 0,5 = Int 2 n v i + 0,5 V F Estados da saída 7 6 5 4 3 2 Código

Leia mais

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores. Experimento 6: Conversor Analógico/Digital e Conversor Digital/Analógico

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores. Experimento 6: Conversor Analógico/Digital e Conversor Digital/Analógico Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Universidade Federal de Goiás Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Experimento 6: Conversor Analógico/Digital e Conversor Digital/Analógico

Leia mais

PLANO DE ENSINO Engenharia Mecânica Fundamentos de Eletrônica Analógica e Digital

PLANO DE ENSINO Engenharia Mecânica Fundamentos de Eletrônica Analógica e Digital Curso: Disciplina: Carga Horária Semanal: 06 Carga Horária Total: 120 PLANO DE ENSINO Engenharia Mecânica Fundamentos de Eletrônica Analógica e Digital EMENTA Teoria dos semicondutores. Aplicações do Diodo

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA. UFRN - DEE Rodrigo Marques de Melo Santiago

INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA. UFRN - DEE Rodrigo Marques de Melo Santiago INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA UFRN - DEE Rodrigo Marques de Melo Santiago rodrigommsantigo@yahoo.com.br 2 Objetivo Desenvolvimento de um circuito eletrônico capaz de medir e mostrar a temperatura ambiente

Leia mais

Circuitos de Comunicação. Prática 1: PWM

Circuitos de Comunicação. Prática 1: PWM Circuitos de Comunicação Prática 1: PWM Professor: Hélio Magalhães Grupo: Geraldo Gomes, Paulo José Nunes Recife, 04 de Maio de 2014 SUMÁRIO Resumo 3 Parte I PWM - Teoria 3 Geração do PWM 5 Parte II Prática

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim 1 Atividades de Recuperação Final Sistemas Digitais II

Leia mais

Introdução aos conversores D/A

Introdução aos conversores D/A http://www.mspc.eng.br/eledig/eledig3.asp Introdução aos conversores D/A Na Eletrônica Digital, conversores são circuitos que transformam grandezas analógicas em digitais ou vice-versa. Isto é uma necessidade

Leia mais

1. Objetivos: Familiarizar o aluno com o uso do ambiente de desenvolvimento da Linguagem Verilog. Familiarizar o aluno com a linguagem Verilog.

1. Objetivos: Familiarizar o aluno com o uso do ambiente de desenvolvimento da Linguagem Verilog. Familiarizar o aluno com a linguagem Verilog. 1. Objetivos: Familiarizar o aluno com o uso do ambiente de desenvolvimento da Linguagem Verilog. Familiarizar o aluno com a linguagem Verilog. 2. Material utilizado: Ambiente Eclipse 3. Introdução: 3.1

Leia mais

Circuitos Lógicos. Prof. Odilson Tadeu Valle

Circuitos Lógicos. Prof. Odilson Tadeu Valle Introdução Circuitos Lógicos Prof. Odilson Tadeu Valle Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Campus São José odilson@ifsc.edu.br 1/44 Sumário 1 Introdução 2 Analógico Versus Digital 3 Bits, Bytes e

Leia mais

Eletrônica Digital. Prof. Gilson Yukio Sato sato[at]utfpr[dot]edu[dot]br

Eletrônica Digital. Prof. Gilson Yukio Sato sato[at]utfpr[dot]edu[dot]br Eletrônica Digital Prof. Gilson Yukio Sato sato[at]utfpr[dot]edu[dot]br Conversores D/A Prof. Gilson Yukio Sato sato[at]utfpr[dot]edu[dot]br Analógico X Digital Variação Contínua Infinitos Valores tempo

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do Componente Curricular: Sistemas Digitais Curso: Técnico Integrado de Nível Médio em Informática Série/Período: 1º ano Carga Horária: 2 a/s - 80 h/a

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica SEL 384 Laboratório de Sistemas Digitais I PRÁTICA Nº5B

Departamento de Engenharia Elétrica SEL 384 Laboratório de Sistemas Digitais I PRÁTICA Nº5B Departamento de Engenharia Elétrica SEL 384 Laboratório de Sistemas Digitais I PRÁTICA Nº5B CIRCUITOS SEQUENCIAIS Contadores síncronos e gerador de PWM 1. Introdução Nesta prática iremos compreender o

Leia mais

Sistema Supervisório - IHM

Sistema Supervisório - IHM Faculdade de Tecnologia Pentágono Tecnologia em Mecatrônica Industrial Sistema Supervisório - IHM Aula 2: Sistemas Numéricos, Sinal Digital e Sinal Analógico PROF. MSC. THIAGO ABRAÃO 21 de Agosto de 2017

Leia mais

CIRCUITOS E SISTEMAS ELECTRÓNICOS

CIRCUITOS E SISTEMAS ELECTRÓNICOS INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA Apontamentos sobre Conversores A/D e D/A CIRCUITOS E SISTEMAS ELECTRÓNICOS APONTAMENTOS SOBRE CONVERSORES ANALÓGICO-DIGITAL E DIGITAL-ANALÓGICO Índice

Leia mais

Memória SRAM 64x8 bits

Memória SRAM 64x8 bits UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Leonardo H. Menezes André N. Makoski Memória SRAM 64x8 bits Artigo elaborado como parte da avaliação da Disciplina de Circuitos Integrados Digitais, ministrada pelos Profs.:

Leia mais

DSP (Conversão AD/ DA) Processo de conversão AD. Processo de conversão AD. Current A/D technology (cont.) Currente tecnologia A/D

DSP (Conversão AD/ DA) Processo de conversão AD. Processo de conversão AD. Current A/D technology (cont.) Currente tecnologia A/D DSP (Conversão AD/ DA) Conversão Analógico-> Digital Aula 3 Por Manoel Eusebio de Lima Centro de Informática - UFPE Processo de conversão AD Processo de conversão AD Amostragem do sinal de entrada (limitado

Leia mais

Máquinas de Estados Finitos. Aula 19 Prof. Abel Guilhermino

Máquinas de Estados Finitos. Aula 19 Prof. Abel Guilhermino Máquinas de Estados Finitos Aula 19 Prof. Abel Guilhermino Definição Um sistema seqüencial deve ter a capacidade de capturar a influência de todas as entradas passadas sobre as saídas atuais e futuras.

Leia mais

EPUSP PCS 3635 Laboratório Digital I. Trena Digital

EPUSP PCS 3635 Laboratório Digital I. Trena Digital Trena Digital Versão 2016 RESUMO Esta experiência tem por objetivo desenvolver uma Trena Digital, ou seja, um circuito digital que realiza a medida de distância para um objeto, usando um sensor ultrassônico

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim 1 Atividades de Recuperação Final Sistemas Digitais II

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA Página 1 de 8 Faça sua busca Assine E-mail SAC Canais CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA TÍTULO : CI s DE CONVERSÃO A/D E D/A Página 2 de 8 NOME : MARCO ANTONIO MONTE ALEGRE

Leia mais

Conversores A/D e D/A

Conversores A/D e D/A Conversores A/D e D/A Walter Fetter Lages w.fetter@ieee.org Universidade Federal do io Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Leia mais

Conversor A/D por aproximações sucessivas

Conversor A/D por aproximações sucessivas Conversor A/D por aproximações sucessivas É baseado no mesmo princípio do A/D de rampa digital, onde o sinal analógico de entrada i é comparado sucessivamente com a saída analógica do conversor D/A acoplado

Leia mais

Ciclo de Seminários Técnicos

Ciclo de Seminários Técnicos A Computação Reconfigurável no Desenvolvimento de um Sistema Digital Delano Oliveira (delano@dsc.ufcg.edu.br) DSC/CEEI/UFCG Agenda Motivação Objetivo Conceitos Fluxo de Projeto Considerações Finais 2 Motivação

Leia mais

EPUSP PCS 2011 Laboratório Digital GERADOR DE SINAIS

EPUSP PCS 2011 Laboratório Digital GERADOR DE SINAIS GERADOR DE SINAIS Versão 2013 RESUMO Esta experiência tem como objetivo a familiarização com o problema da conversão de sinais digitalizados em sinais analógicos, o conversor digital-analógico de 8 bits

Leia mais

Lab2. Germano Maioli Penello IF-UFRJ aula 15.

Lab2. Germano Maioli Penello IF-UFRJ aula 15. Lab2 aula 15 www.if.ufrj.br/~gpenello/lab2_2018-2.html Germano Maioli Penello IF-UFRJ 2018-2 1 Teste 30 min Interface Dois tipos Digital Analógico Saída de um computador para controlar um equipamento.

Leia mais

IST ELECTRÓNICA II. Conversores Analógico Digital º semestre

IST ELECTRÓNICA II. Conversores Analógico Digital º semestre IST ELECTRÓNICA II Conversores Analógico Digital 2002-2003 2º semestre Conversor A/D É um circuito que divide a tensão de entrada, V I, (dividendo) por uma tensão de referência contínua, V REF, (divisor)

Leia mais

EPUSP PCS 2011/2305/2355 Laboratório Digital. Freqüencímetro

EPUSP PCS 2011/2305/2355 Laboratório Digital. Freqüencímetro Freqüencímetro E.T.M./2005 E.T.M./2006 (revisão) RESUMO Esta experiência tem como objetivo a familiarização com duas classes de componentes: os contadores e os registradores. Para isto, serão apresentados

Leia mais

UFJF FABRICIO CAMPOS

UFJF FABRICIO CAMPOS Cap 11) Interface com o mundo analógico Conversores DA Conversores AD Compreender, Especificar, Comparar os tipos Introdução ao PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS Capítulo 11) Conversores DA/AD 11.1) Quantidade

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA. Termômetro Digital

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA. Termômetro Digital UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Termômetro Digital Desenvolvido por Luciano Lettnin Relatório Final da Disciplina

Leia mais

FLUXO DE PROJETO DE BLOCOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL ANALÓGICOS

FLUXO DE PROJETO DE BLOCOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL ANALÓGICOS FLUXO DE PROJETO DE BLOCOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL ANALÓGICOS 1 Andrei dos Santos Silva Clarice Ferreira René de Oliveira² Frank Sill Torres³ Pedro Fausto Rodrigues Leite Junior 4 RESUMO A importância

Leia mais

ROTEIRO OFICIAL 12 Amplificador Operacional no Modo Sem Realimentação Comparador

ROTEIRO OFICIAL 12 Amplificador Operacional no Modo Sem Realimentação Comparador UTFPR DAELT Engenharia Elétrica e/ou Controle e Automação Disciplina: Laboratório de Eletrônica ET74C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes ROTEIRO OFICIAL 12 Amplificador Operacional no Modo Sem Realimentação

Leia mais

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores. Experimento 6:

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores. Experimento 6: Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação Universidade Federal de Goiás Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores Experimento 6: Conversor Analógico/Digital e Conversor Digital/Analógico

Leia mais

EPUSP PCS 2011 Laboratório Digital GERADOR DE SINAIS

EPUSP PCS 2011 Laboratório Digital GERADOR DE SINAIS GERADOR DE SINAIS Versão 2015 RESUMO Esta experiência tem como objetivo a familiarização com o problema da conversão de sinais digitalizados em sinais analógicos, o conversor digital-analógico de 8 bits

Leia mais

EPUSP PCS 3335 Laboratório Digital A. Um Circuito Digital

EPUSP PCS 3335 Laboratório Digital A. Um Circuito Digital Um Circuito Digital Versão 2016 RESUMO Esta experiência tem como objetivo o desenvolvimento de um circuito digital, especificado a partir de um diagrama ASM e um fluxo de dados. A parte prática deve ser

Leia mais

Nome: Como soube do mestrado? Considere o arranjo de cargas sobre os vértices de um triângulo eqüilátero de lado a, como mostrado abaixo:

Nome: Como soube do mestrado? Considere o arranjo de cargas sobre os vértices de um triângulo eqüilátero de lado a, como mostrado abaixo: CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FISICAS VOCÊ DEVE ESCOLHER APENAS QUATRO ENTRE AS QUESTÕES PROPOSTAS Resolva cada questão em folha separada e identificada A prova é sem consulta e sem calculadora Nome:

Leia mais

EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO PARA PROVA B2

EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO PARA PROVA B2 EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO PARA PROVA B2 Lista de Exercícios de Sistemas Digitais II Prova B2 1.a. Construir um sistema de seleção para o banco de memórias definido pelo mapa de memória. Sendo todas as memórias

Leia mais

Fundamentos para Eletrônica e Sistemas de Medidas

Fundamentos para Eletrônica e Sistemas de Medidas Fundamentos para Eletrônica e Sistemas de Medidas Prof.: Geraldo Cernicchiaro geraldo@cbpf.br O curso pretende apresentar fundamentos físicos para se entender a eletrônica, e as bases de tecnologia moderna,

Leia mais

Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim

Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim 1 unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim LISTA DE EXERCÍCIOS: CONVERSORES D/A E A/D Sistemas Digitais

Leia mais

REGISTRADOR DE DESLOCAMENTOS

REGISTRADOR DE DESLOCAMENTOS REGISTRADOR DE DESLOCAMENTOS Exemplo : Construir um contador módulo, saída BCD-842, com Q D MSB, utilizando um registrador de deslocamentos de 4 bits, entrada paralela. Utilizar o CI-7494 e simular o resultado

Leia mais

9.0 Conversores DA. Um conversor digital analógico simples com saída em tensão

9.0 Conversores DA. Um conversor digital analógico simples com saída em tensão 9.0 Conversores DA Um DAC (Digital-to-Analog Converter) é um conversor digital analógico, comumente usado em situações onde há necessidade de converter um sinal um sinal que se apresenta na forma digital

Leia mais

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL CONVERSOR DIGITAL-ANALÓGICO - MANUAL

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL CONVERSOR DIGITAL-ANALÓGICO - MANUAL LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL CONVERSOR DIGITAL-ANALÓGICO - MANUAL Objetivos: 1. Analisar o funcionamento de Conversores DA tipo rede R-2R e de Resistores Ponderados. 2. Analisar a funcionalidade dos

Leia mais

ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 6 COMPOSIÇÃO DO PRODUTO 7 OPCIONAIS 8 CONTATO 9

ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 6 COMPOSIÇÃO DO PRODUTO 7 OPCIONAIS 8 CONTATO 9 ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 6 COMPOSIÇÃO DO PRODUTO 7 OPCIONAIS 8 CONTATO 9 voltar ao índice EXSTO TECNOLOGIA 3 Instalada em Santa Rita do Sapucaí,

Leia mais

Multímetro Digital. Principais medidas: Instrumento para medidas de grandezas elétricas em DC e AC (baixas frequências)

Multímetro Digital. Principais medidas: Instrumento para medidas de grandezas elétricas em DC e AC (baixas frequências) Multímetro Digital Instrumento para medidas de grandezas elétricas em DC e AC (baixas frequências) Principais medidas: Tensão e corrente Resistência e continuidade Diodos e transistores Capacitância e

Leia mais

Introdução a Sistemas Digitais

Introdução a Sistemas Digitais Introdução a Sistemas Digitais Definição Sistemas Digitais Projeto Revisão: Circuitos Combinacionais Circuitos Sequênciais Máquinas de Estados Sistemas Digitais Definição Um sistema digital é um sistema

Leia mais

Circuitos de Comunicação. Prática 2: PLL

Circuitos de Comunicação. Prática 2: PLL Circuitos de Comunicação Prática 2: PLL Professor: Hélio Magalhães Grupo: Geraldo Gomes, Paulo José Nunes Recife, 22 de Maio de 2014 SUMÁRIO Resumo 1 PLL - Teoria 1 Prática 5 Resultados Obtidos Conclusão

Leia mais

Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim

Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim 1 unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Guaratinguetá Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá Professor Carlos Augusto Patrício Amorim LISTA DE EXERCÍCIOS: CONVERSORES D/A E A/D Sistemas Digitais

Leia mais

TREINADOR LÓGICO. O treinador lógico destina-se ao desenvolvimento de experiências com circuitos digitais em Laboratório Convencional.

TREINADOR LÓGICO. O treinador lógico destina-se ao desenvolvimento de experiências com circuitos digitais em Laboratório Convencional. TREINADOR LÓGICO O treinador lógico destina-se ao desenvolvimento de experiências com circuitos digitais em Laboratório Convencional. Visão geral: 1 A concepção inicial desse treinador é para ensaios com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA ELÉTRICA RELATÓRIO CONTADOR DE 6 BITS PROGRAMÁVEL Trabalho apresentado à disciplina de Projeto de Circuitos Integrados Digitais,

Leia mais

Técnico em Eletrônica

Técnico em Eletrônica Técnico em Eletrônica Caderno de Questões Prova Objetiva 2015 01 Observe o circuito abaixo: Vo O valor do ganho de tensão do circuito,, corresponde a: Vi a) -25 b) -10 c) 15 d) 20 02 No circuito abaixo,

Leia mais

EPUSP PCS 2011 Laboratório Digital GERADOR DE SINAIS

EPUSP PCS 2011 Laboratório Digital GERADOR DE SINAIS GERADOR DE SINAIS Versão 2014 RESUMO Esta experiência tem como objetivo a familiarização com o problema da conversão de sinais digitalizados em sinais analógicos, o conversor digital-analógico de 8 bits

Leia mais

INTERFACE COM O MUNDO ANALÓGICO

INTERFACE COM O MUNDO ANALÓGICO INTERFACE COM O MUNDO ANALÓGICO Grandeza Digital grandeza que assume um número finito de valores entre um intervalo. O número possível de valores é uma função da quantidade de bits disponíveis para a representação.

Leia mais

Sistemas Digitais Módulo 1 Introdução e Sistemas de Numeração

Sistemas Digitais Módulo 1 Introdução e Sistemas de Numeração Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Sistemas Digitais Módulo 1 Introdução e Sistemas de Numeração Graduação em Sistemas de Informação Prof. Dr. Daniel A. Furtado Conteúdo Introdução

Leia mais