Faculdade IEducare Disciplina: Engenharia de Software Professora: Raquel Silveira DESCRIÇÃO DO TRABALHO DA 3ª AP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Faculdade IEducare Disciplina: Engenharia de Software Professora: Raquel Silveira DESCRIÇÃO DO TRABALHO DA 3ª AP"

Transcrição

1 Faculdade IEducare Disciplina: Engenharia de Software Professora: Raquel Silveira DESCRIÇÃO DO TRABALHO DA 3ª AP Objetivo: O objetivo do trabalho é realizar uma prática da engenharia de requisitos. Descrição: O trabalho deve ser composto dos seguintes artefatos: Especificação de Requisitos Funcionais e Não-Funcionais; Especificação de Caso de Uso; IHC (Interface Homem Computador); Especificação de teste. O template utilizado para o desenvolvimento dos artefatos Especificação de Requisitos Funcionais e Não-Funcionais e Especificação de Caso de Uso está disponível no blog da disciplina (raquelsilveira.wordpress.com). A equipe deve elaborar os artefatos acima de acordo com um sistema sorteado em sala de aula. A especificação de requisitos funcionais e não-funcionais deve conter todos os requisitos funcionais e não-funcionais descritos na especificação do sistema. Os integrantes da equipe devem escolher os 5 casos de uso mais relevantes no projeto e apresentar a especificação de caso de uso, IHC e especificação de teste.. A IHC poderá ser feita em qualquer ferramenta de edição de imagem. No entanto, a equipe que elaborar a IHC em um ambiente de desenvolvimento, terá acrescido 1 ponto à nota do trabalho. A equipe deve nomear entre os integrantes, os seguintes papéis: Gerente de projeto, Analista de requisitos, Desenvolvedor e Analista de teste. Todos os integrantes devem ser nomeados de acordo com estes papéis. Caso a equipe tenha menos de 4 integrantes, um integrante deve assumir mais de um papel. Todos os integrantes devem apresentar o trabalho. Quantidade máxima de integrantes por equipe: 4. Data de apresentação: 26 de maio de Data de entrega dos artefatos: 26 de maio de Pontuação: 5 pontos + 1 ponto para IHC elaborada em ambiente de desenvolvimento.

2 1- SISTEMA DE CONTROLE DE SÓCIOS Um clube aquático deseja manter o controle de todos os seus sócios. Para isso o clube dispõe da seguinte ficha de cadastro dos sócios: Os sócios realizam pagamento mensal ao clube no valor de 10% do salário mínimo. Caso o pagamento seja realizado em atraso, o sistema deve acrescentar a este valor multa e juros. A multa e os juros devem ser configurados pelo administrador. Para isso, é necessário haver uma opção de configuração do sistema, onde o administrador, possa informar o salário atual, a taxa de multa e de juros e o dia de pagamento para todos os sócios. Ao efetuar o pagamento, o sistema deve disponibilizar o nome dos sócios, as parcelas que estão em aberto para cada sócio. O usuário do sistema informará o sócio que deve realizar o pagamento, assim como as parcelas que se deseja pagar. O sistema deve permitir a emissão de um relatório de todos os sócios. Neste relatório deve contar todos os dados cadastrados de cada sócio. Além deste relatório, o sistema deve possuir um relatório por período que apresente todos os pagamentos efetuados. Neste relatório deve ser mostrado o nome do sócio as parcelas e o valor pago para cada parcela.

3 2 - SISTEMA DE AGENDAMENTO DE CONSULTAS Uma clínica odontológica deseja automatizar o processo de marcação de consultas. Para isso, o sistema deve conter um cadastro de todos os clientes. Neste cadastro deve conter: código, nome, endereço, telefone de contato e última consulta. O sistema deve guardar um histórico de todas as consultas do cliente. Ao ligar para a clínica, o sistema disponibiliza para a atendente uma agenda contendo todos os dias disponíveis para consulta, assim como os horários marcados e os disponíveis. Para que o sistema possa dispor de dados para montar esta agenda, é necessário ter um cadastro dos dias disponíveis para a consulta e uma opção para agendamento da ligação. A opção de agendamento da ligação deve estar disponível juntamente com a agenda disponibilizada a atendente no momento da ligação. A qualquer momento, a atendente pode gerar um relatório de todas as consultas a serem realizadas de acordo com um determinado período. O sistema deve emitir um alerta no momento de cada consulta marcada, mostrando o cliente que deve ser consultado naquele momento.

4 3 - SISTEMA DE CONTROLE HOTELEIRO Um hotel deseja automatizar o processo de hospedagem. Para isso, o sistema precisa ter um controle de todos os hóspedes que se hospedam no hotel. Os hóspedes são cadastrados por meio da seguinte ficha: No check-in, são informados ao sistema, os dados cadastrais do hóspede, o quarto e a quantidade de dias de permanência. O sistema deve controlar os quartos que o hotel possui. Este cadastro deve apresentar a categoria do quarto, assim como os itens que o quarto possui e o valor da diária. Todo consumo do hóspede deve ser registrado. Para isso, além de controlar o consumo, o sistema deve possuir um cadastro de itens do consumo, com seus respectivos valores. No check-out após informado o quarto, o sistema apresentará a fatura do hóspede, com todo o consumo e o valor das diárias. O sistema deve possuir um relatório do detalhamento do consumo do hóspede. Neste relatório de conter: nome do hóspede, o item do consumo, a quantidade consumida e o valor. O sistema deve possuir um relatório que mostre os quartos ocupados, assim como os quartos livres. O administrador do sistema deve ter a opção de emitir relatórios por período do faturamento do hotel.

5 4 - SISTEMA DE LOCAÇÃO DE AUTOMÓVEIS Uma locadora de automóveis deseja controlar as locações realizadas. Para isso será necessário um cadastro de todos os automóveis disponibilizados. Este cadastro deve conter: código do automóvel, placa, chassi, modelo, cor, ano, valor da locação por dias e por km. O sistema deve ter um cadastro de todos os clientes. Neste cadastro devem ser informados: nome, CPF, RG, endereço, telefone de contato, estado civil e profissão. O sistema deve dispor de um relatório dos carros disponíveis para locação. Na locação, deve ser informado ao sistema, o cliente locador, o carro. O cliente deve informar se a locação será realizada por dia ou por km. Ao retornar o carro a locadora, o sistema deve calcular o valor a ser pago pelo cliente e deve emitir um comprovante após o pagamento. O sistema deve ter a permissão de emitir um relatório de todas as locações e um relatório de todo o faturamento recebido pelas locações de acordo com um período.

6 5 - SISTEMA DE CONTROLE ACADÊMICO Uma faculdade deseja controlar as notas dos alunos. Para isso, o sistema dispõe da matrícula dos alunos, realizados atualmente em uma ficha, da seguinte forma: O sistema também possui um cadastro de professores e de disciplinas. O sistema deve dispor de uma opção para relacionar o professor e a disciplina do semestre atual. A qualquer momento, o aluno pode solicitar o relatório de histórico. Este relatório de histórico deve conter todas as disciplinas do curso do aluno, assim como as notas daquelas disciplinas cursadas. Deve apresentar também a situação do aluno: Aprovado, Reprovado ou Cursando. O aluno será considerado Aprovado de acordo com a seguinte regra: Frequência >= 70% e Nota >= 7,0 ou NAF >= 5,0

7 6 - SISTEMA DE OFICINA DE AUTOMÓVEL Uma oficina deseja automatizar as ordens de serviço realizadas. Para isso, o sistema deve dispor de um cadastro de todos os serviços oferecidos pela oficina. Este cadastro deve conter: código, descrição, tempo médio de conclusão, valor do serviço. A oficina deseja cadastrar todos os seus clientes, para isso, deve ser armazenado o código do cliente, nome, endereço, telefone de contato e dados do carro (placa, chassi, modelo, cor e ano). Quando o cliente chega na oficina, é gerada uma ordem de serviço contendo os dados do cliente, assim como a listagem de todos os serviços a serem desempenhados pelo cliente. O sistema deve permitir o usuário imprimir a ordem de serviço. O sistema deve conter um histórico de todos os serviços realizados para os clientes. Ao terminar o serviço, o setor administrativo liga para o cliente retomar e pegar seu automóvel. Neste momento, o sistema deve consultar a ordem de serviço do cliente e totalizar o valor a ser pago pelo cliente. O pagamento efetuado pelo cliente deverá ser a vista. O sistema deverá ter uma opção para gerar um relatório do faturamento da oficina. Este relatório deve conter: data da ordem de serviço, serviço realizado e valor.

8 7 - SISTEMA DE CHAMADA DE TAXI Uma central de táxi deseja automatizar as chamadas para os táxis. Para isso o sistema deve dispor do cadastro de todos os táxis disponibilizados pela central. Este cadastro deve conter: código do táxi, placa, chassi, modelo, cor e ano, assim como os dados do motorista (nome e telefone de contato). O valor cobrado é diferenciado por rota. Para isso, o sistema deve conter um cadastro de rotas e valor cobrado por km para cada rota. O sistema deve ter um controle das ligações. Neste controle, deve ser informado o nome do cliente, telefone de contato e endereço de origem e de destino. O sistema deve ter a opção para registrar a ligação e uma outra opção para acionar o táxi. Ao sair da central para realizar a corrida, o táxi registra a quilometragem e ao retornar a quilometragem é registrada novamente. O administrador do sistema deve ter a opção de gerar um relatório de todas as chamadas realizadas, além de um relatório que mostre a quantidade de quilômetros percorridos por cada táxi em um determinado período.

Universidade Estadual Vale do Acaraú Disciplina: Análise e Projeto Orientado a Objetos Professora: Raquel Silveira DESCRIÇÃO DO TRABALHO PARA 3ª AP

Universidade Estadual Vale do Acaraú Disciplina: Análise e Projeto Orientado a Objetos Professora: Raquel Silveira DESCRIÇÃO DO TRABALHO PARA 3ª AP Universidade Estadual Vale do Acaraú Disciplina: Análise e Projeto Orientado a Objetos Professora: Raquel Silveira DESCRIÇÃO DO TRABALHO PARA 3ª AP Objetivo: O objetivo do trabalho é desenvolver uma análise

Leia mais

Configuração e Utilização de Boletos FAQ23

Configuração e Utilização de Boletos FAQ23 Configuração e Utilização de Boletos FAQ23 Através do sistema Futura Server é possível configurar e controlar a emissão de boletos bancários, Para isso é necessário realizar as seguintes configurações:

Leia mais

Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23

Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23 Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23 Através do sistema Futura Server é possível configurar e controlar a emissão de boletos bancários, Para isso é necessário realizar as seguintes

Leia mais

TRABALHO DE MODELAGEM

TRABALHO DE MODELAGEM TRABALHO DE MODELAGEM Desenvolva os diagramas de banco de dados utilizando o software Workbench, caso seja necessário defina os atributos faltantes para cada exercício. O trabalho deve ser entregue até

Leia mais

Análise e Projeto Orientado a Objetos

Análise e Projeto Orientado a Objetos Universidade Estadual Vale do Acaraú Apresentação Gradução: Bacharelado em Ciências da Computação UVA Análise e Projeto Orientado a Objetos Prof. Raquel Silveira Pós-Graduação: Especialização em Engenharia

Leia mais

Sistema de gerenciamento de cinema {CINESIS} Alunas: Alexia Lorhainy De Souza Anna Júlia Letroche Félix

Sistema de gerenciamento de cinema {CINESIS} Alunas: Alexia Lorhainy De Souza Anna Júlia Letroche Félix Curso Técnico Integrado de Informática 2 Ano Projeto Integrador Formação Profissional Sistema de gerenciamento de cinema {CINESIS} Alunas: Alexia Lorhainy De Souza 1560204 Anna Júlia Letroche Félix 1560255

Leia mais

Sistema de gerenciamento de cinema {CINESIS} Alunas: Alexia Lorhainy De Souza Anna Júlia Letroche Félix

Sistema de gerenciamento de cinema {CINESIS} Alunas: Alexia Lorhainy De Souza Anna Júlia Letroche Félix Curso Técnico Integrado de Informática 2 Ano Projeto Integrador Formação Profissional Sistema de gerenciamento de cinema {CINESIS} Alunas: Alexia Lorhainy De Souza 1560204 Anna Júlia Letroche Félix 1560255

Leia mais

Documento de Especificação de Requisitos

Documento de Especificação de Requisitos Documento de Especificação de Requisitos Versão: 1.0 com Modelo de Casos de Uso Responsável: Ricardo de Almeida Falbo 1. Introdução Este documento apresenta a especificação de requisitos para a informatização

Leia mais

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais... Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

Requisição de Hospedagem. Perfil Requisitor

Requisição de Hospedagem. Perfil Requisitor Requisição de Hospedagem Perfil Requisitor Agenda Introdução Cadastro da Requisição Acompanhamento da Requisição Atendimento da Requisição 2 Introdução 3 Definição Requisição de Hospedagem Permitir que

Leia mais

2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVCollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Sistema de gerenciamento de cinema {CINESIS} Alunas: Alexia Lorhainy De Souza Anna Júlia Letroche Félix

Sistema de gerenciamento de cinema {CINESIS} Alunas: Alexia Lorhainy De Souza Anna Júlia Letroche Félix Curso Técnico Integrado de Informática 2 Ano Projeto Integrador Formação Profissional Sistema de gerenciamento de cinema {CINESIS} Alunas: Alexia Lorhainy De Souza 1560204 Anna Júlia Letroche Félix 1560255

Leia mais

Manual de Utilização do Módulo Frota (SUAP)

Manual de Utilização do Módulo Frota (SUAP) Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Reitoria / Coord. de Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas Manual de Utilização do Módulo Frota (SUAP) Versão

Leia mais

Documento de Especificação de Requisitos

Documento de Especificação de Requisitos Documento de Especificação de Requisitos 1. Introdução O Laboratório de Engenharia de Software (LabES) da Universidade Federal do Espírito Santo deseja desenvolver um portal para melhor interagir com o

Leia mais

WEB Manual Administrativo

WEB Manual Administrativo WEB Manual Administrativo http://www.flickr.com/photos/70419528@n08/show Crediário WEB Manual Administrativo Outubro 2014 Sumário 1 PARA USUFRUIR DA GARANTIA... 3 1.1 SOLICITAR GARANTIA... 3 1.2 ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Rua Laura Deschmaps nº 61 Cep: Bairro Agua Verde Blumenau/SC Telefone/Fax: (047) /

Rua Laura Deschmaps nº 61 Cep: Bairro Agua Verde Blumenau/SC Telefone/Fax: (047) / No módulo Principal do insig é possível ter acesso a todos os outros Módulos; É possível fazer bloqueios por usuário para restringir o acesso aos usuários apenas aos módulos que o mesmo precisa para executar

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Rural

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Rural Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Rural Professor: Gustavo Willam Pereira Disciplina: ENG10082 Programação II Data: 25/10/2011 Trabalho Final

Leia mais

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Instrução Referência: FS133.2 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: A tela de Instruções de Boletos permite gerar instruções

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Atividade 5. Tema: Levantamento e Especificação de Requisitos

CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA   Atividade 5. Tema: Levantamento e Especificação de Requisitos CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE PROFESSOR(A): MONALESSA PERINI BARCELLOS CÓDIGO: INF02810 E-MAIL: MONALESSA@INF.UFES.BR Atividade 5 Tema: Levantamento

Leia mais

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e Nota Eletrônica Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos estejam cadastrados (usuário e atualização

Leia mais

Trabalho 3: Casos de Uso e Modelo Conceitual

Trabalho 3: Casos de Uso e Modelo Conceitual Trabalho 3: Casos de Uso e Modelo Conceitual Data de Entrega: 21/11/2012, quarta-feira Dado o documento de requisitos anexo: 1. Elaborar o Diagrama de Casos de Uso do Sistema, em conjunto com uma tabela

Leia mais

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PEDRO PAULO PEREIRA DA SILVA. Projeto: Sistema de Controle de Hotelaria

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PEDRO PAULO PEREIRA DA SILVA. Projeto: Sistema de Controle de Hotelaria LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PEDRO PAULO PEREIRA DA SILVA Projeto: Sistema de Controle de Hotelaria Valença Bahia Agosto 2014 LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PEDRO PAULO PEREIRA DA SILVA Projeto: Sistema de Controle

Leia mais

Recebimento de Faturas - Painel

Recebimento de Faturas - Painel Recebimento de Faturas - Painel A rotina de recebimento de faturas permite que o caixa receba as faturas individuais ou em lote do tipo "Crediário", através das formas de pagamento dinheiro, cheque, cartão

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2015 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2015 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Configuração de Juros e Multa na Condição de Pagamento

Configuração de Juros e Multa na Condição de Pagamento Configuração de Juros e Multa na Condição de Pagamento Introdução Para configurar de percentuais de juros e multas para atraso de pagamento, é possível indicar na condição de pagamento os valores que serão

Leia mais

Previsão de Agendamentos por Serviço

Previsão de Agendamentos por Serviço Previsão de Agendamentos por Serviço Introdução Determinados serviços devem ser realizados periodicamente nos veículos. Para facilitar o contato da empresa com os clientes que passaram por sua oficina,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO SSC DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO SSC DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO SSC DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO SSC 526 Análise e Projeto Orientados a Objetos - Profa. Dra. Rosana T. Vaccare Braga

Leia mais

Padrão de mensagens do Sistema ECOFROTA <Documento de mensagens>

Padrão de mensagens do Sistema ECOFROTA <Documento de mensagens> Padrão de mensagens do Sistema ECOFROTA Versão 1.4 Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 22/10/2013 1.0 Primeira versão do documento de mensagens 30/10/2013 1.1 Segunda

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

Matrícula em Disciplina Isolada/Ouvinte

Matrícula em Disciplina Isolada/Ouvinte Matrícula em Disciplina Isolada/Ouvinte A matrícula em disciplina nas modalidades isolada e/ou ouvinte é disponibilizada para a comunidade, em data definida no calendário acadêmico, quando existirem vagas

Leia mais

Sistema de gerenciamento de cinema Alunas: Alexia Lorhainy De Souza Anna Júlia Letroche Félix

Sistema de gerenciamento de cinema Alunas: Alexia Lorhainy De Souza Anna Júlia Letroche Félix Curso Técnico Integrado de Informática 3 Ano Projeto Integrador Formação Profissional Sistema de gerenciamento de cinema Alunas: Alexia Lorhainy De Souza 1560204 Anna Júlia Letroche Félix 1560255 1 1.

Leia mais

... R1- O sistema deve permitir atualizar cadastro dos funcionários que o utilizará

... R1- O sistema deve permitir atualizar cadastro dos funcionários que o utilizará ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS DO SISTEMA Pá Requisitos Funcionais São as REGRA R1 Oculto ( x ) Evidente DE NEGÓCIO ( )... R1- O sistema deve permitir atualizar cadastro dos funcionários que o utilizará Nome

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica

Pontifícia Universidade Católica Pontifícia Universidade Católica Curso de Professor Rodrigues Neto Trabalho de Modelagem 2003.2 Turma A (Centro) Gerenciamento das Atividades da Biblioteca Lei Tura Grupo: Ana Cristina Bittencourt acristin@dba.com.br

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO RODRIGO NUNES ANDREATA SGTRANS SISTEMA GERENCIADOR DE TRANSPORTE ESCOLAR

SISTEMA DE INFORMAÇÃO RODRIGO NUNES ANDREATA SGTRANS SISTEMA GERENCIADOR DE TRANSPORTE ESCOLAR SISTEMA DE INFORMAÇÃO RODRIGO NUNES ANDREATA SGTRANS SISTEMA GERENCIADOR DE TRANSPORTE ESCOLAR Apucarana 2014 RODRIGO NUNES ANDREATA SGTRANS SISTEMA GERENCIADOR DE TRANSPORTE ESCOLAR Trabalho apresentado

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E107A9 Jéssica Pinheiro 20/01/2016 2/24 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Envio de cópia de e-mail.... 3 2. Bloqueio de emissão de cupom fiscal com

Leia mais

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO

CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO CONTROLE FINANCEIRO MANUAL DO USUÁRIO Revisão 01/2011 2 SUMÁRIO 1. INSTALANDO O SISTEMA DATA7 FINANÇAS... 3 1.1 REQUISITOS DE INSTALAÇÃO... 3 2. INICIANDO O SISTEMA... 4 3. CADASTRO DE EMPRESA... 5 4.

Leia mais

Treinamento GVcollege Portal do Aluno

Treinamento GVcollege Portal do Aluno Treinamento GVcollege Portal do Aluno AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

Introdução. Configurações. Utilizando Serviços de Terceiros. Cadastrando Serviço de Terceiros. Serviço de Terceiros

Introdução. Configurações. Utilizando Serviços de Terceiros. Cadastrando Serviço de Terceiros. Serviço de Terceiros Serviço de Terceiros Tabela de conteúdo 1 Introdução 2 Configurações 3 Utilizando Serviços de Terceiros 3.1 Cadastrando Serviço de Terceiros 3.2 Abertura de O.S. 3.3 Autorizando o Serviço (AF) 3.4 Imprimindo

Leia mais

Declaração de Trabalho Banco Omega Sistema de Automação Bancária

Declaração de Trabalho Banco Omega Sistema de Automação Bancária Banco Sistema de Automação Bancária Cybertech CSE Informática HISTÓRICO DE REVISÕES Data Versão Descrição Autor 07/03/2008 1.0 Criação da primeira versão da Declaração de Hélio Engholm Jr Trabalho do Projeto

Leia mais

BETA SISTEMAS MÓDULO CAIXA 3.0. Instruções de uso do Caixa Beta:

BETA SISTEMAS MÓDULO CAIXA 3.0. Instruções de uso do Caixa Beta: BETA SISTEMAS MÓDULO CAIXA 3.0 Sistema desenvolvido pela Peris Consultoria Empresarial Todos os direitos reservados Instruções de uso do Caixa Beta: O sistema foi desenvolvido para ter uma utilização bem

Leia mais

Modelagem de Casos de Uso (Parte 2)

Modelagem de Casos de Uso (Parte 2) Modelagem de Casos de Uso (Parte 2) Método para Mod. de Casos De Uso Passos do Método: 1. Levantamento Inicial dos Casos de Uso 2. Refinamento de Casos de Usos Relacionados 3. Descrição de Casos de Usos

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO CARRO RESERVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO CARRO RESERVA ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO CARRO RESERVA REGULAMENTO DO CARRO RESERVA DEFINIÇÕES CARRO RESERVA... 4 1. CONDIÇÕES GERAIS... 5 2. CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO... 6 3. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 8 3 MANUAL DE

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Protocolo 2

2015 GVDASA Sistemas Protocolo 2 2015 GVDASA Sistemas Protocolo 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

Sistema de gerenciamento de cinema Alunas: Alexia Lorhainy De Souza Anna Júlia Letroche Félix

Sistema de gerenciamento de cinema Alunas: Alexia Lorhainy De Souza Anna Júlia Letroche Félix Curso Técnico Integrado de Informática 3 Ano Projeto Integrador Formação Profissional Sistema de gerenciamento de cinema Alunas: Alexia Lorhainy De Souza 1560204 Anna Júlia Letroche Félix 1560255 1 1.

Leia mais

MÓDULO DE CONTROLE DE COMISSÃO

MÓDULO DE CONTROLE DE COMISSÃO MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Configurações Gerais...2 Configurações para Serviços...2 Configurações para Peças...5 Configurando o Módulo...7 Perfil de Comissões...7 Perfil de Comissão de Veículos...7

Leia mais

Cadastro de Clientes a Prazo Manual do Usuário Notas a Prazo Cód. RETNOT01

Cadastro de Clientes a Prazo Manual do Usuário Notas a Prazo Cód. RETNOT01 Introdução Como cadastrar clientes a prazo. Procedimento Cadastro de Clientes a Prazo Manual do Usuário Notas a Prazo Cód. RETNOT01 Revisão 02/02/2017 Passo 1 No menu principal clique na aba NOTAS A PRAZO

Leia mais

CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA DISCIPLINA: INF 09289 - ENGENHARIA DE SOFTWARE PROFESSOR(A): MONALESSA PERINI BARCELLOS E-MAIL: MONALESSA@INF.UFES.BR Atividade 6 Tema: Projeto de Sistema

Leia mais

1. CARTÃO CTA CORPORATE TRAVEL ACCOUNT

1. CARTÃO CTA CORPORATE TRAVEL ACCOUNT GUIA DE BOLSO CARTÃO CORPORATIVO CORPORATE TRAVEL ACCOUNT 1. CARTÃO CTA CORPORATE TRAVEL ACCOUNT O cartão Corporate Travel Account CTA é um meio eletrônico de pagamento, exclusivamente desenvolvido para

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO DE SISTEMA INDICADO ERP SARY - PADRÃO INFORMÁTICA S.A. Não atende e não customiza. Não atende mas customiza

LAUDO DE AVALIAÇÃO DE SISTEMA INDICADO ERP SARY - PADRÃO INFORMÁTICA S.A. Não atende e não customiza. Não atende mas customiza LAUDO DE AVALIAÇÃO DE SISTEMA INDICADO ERP SARY - PADRÃO INFORMÁTICA S.A. EXEMPLO EMPRESA MODELO LTDA. RESUMO GERAL DAS ÁREAS Nota da avaliação do sistema Atende plenamente Não atende e não RESUMO DE COMO

Leia mais

PROJETO INTEGRADO I OFICINA MECÂNICA

PROJETO INTEGRADO I OFICINA MECÂNICA PROJETO INTEGRADO I OFICINA MECÂNICA Carolina Pedrosa Santos 1380168 Rafaela Mendes Pereira 1380079 ESCOPO O Sistema de gerenciamento da oficina (SGO) tem por objetivo facilitar o atendimento ao cliente

Leia mais

Maximus Software Soluções Tecnológicas Ltda. A empresa que desenvolve o seu Produto ao Máximo

Maximus Software Soluções Tecnológicas Ltda. A empresa que desenvolve o seu Produto ao Máximo Maximus Software Soluções Tecnológicas Ltda. A empresa que desenvolve o seu Produto ao Máximo FARMAINFOR MODERNIZAÇÃO DA FARMÁCIA DO HOSPITAL MATER DAY DOCUMENTO DE REGRAS DE NEGÓCIOS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO

Leia mais

Treinamento GVcollege Portal do Aluno

Treinamento GVcollege Portal do Aluno Treinamento GVcollege Portal do Aluno AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

Especificação de Requisitos

Especificação de Requisitos Projeto Locadora de Vídeo Passatempo Especificação de Requisitos 1. Introdução Este documento contém a especificação de requisitos e a modelagem de análise para o projeto de informatização da vídeo-locadora

Leia mais

Equipe: Rafael Henrique. Angélica Larissa

Equipe: Rafael Henrique. Angélica Larissa Especificação dos Requisitos do Software e Análise do Projeto Salão de beleza Glamour Versão 1.0b Equipe: Rafael Henrique Angélica Larissa 1 Introdução 1.1 Objetivos deste documento Este documento vem

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui recursos que

Leia mais

- Manual tocou.com - Emissoras

- Manual tocou.com - Emissoras - Manual tocou.com - Emissoras Este manual se destina às emissoras de rádio que utilizam ou desejam utilizar o tocou.com. 2009 SUMÁRIO Apresentação... 2 Tipos de contas de usuários do tocou.com... 3 Requisitos

Leia mais

Internet Banking - Pessoa Jurídica. Manual do Usuário

Internet Banking - Pessoa Jurídica. Manual do Usuário Sumario Visão geral... 3 Acesso ao Sistema... 4 Tela Principal... 10 LogOut... 13 Transações Internet Banking... 14 Cadastro de usuário autorizado... 15 Alteração de usuário autorizado... 17 Geração de

Leia mais

Passo a passo para utilização do Atendimento Expresso

Passo a passo para utilização do Atendimento Expresso Passo a passo para utilização do Atendimento Expresso Atendimento Expresso Para facilitar o seu dia-a-dia na instituição a ETEP Faculdades disponibiliza o ATENDIMENTO EXPRESSO. Para acessar o Atendimento

Leia mais

Manual do Gerência do Cliente Resultados de Exames

Manual do Gerência do Cliente Resultados de Exames Manual do Gerência do Cliente Resultados de Exames Sumário 1 Introdução... 2 2 Administrativo... 2 2.1 Inclusão de Usuários... 2 2.2 Manutenção de Usuários... 3 3 Dados Cadastrais... 3 3.1 Dados do Serviço...

Leia mais

Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos:

Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos: Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos: Atendimento/ Beneficiários Atendimento Avulso / Orçamento Atendentes Agenda de Atendimento Relatórios Menu ATENDIMENTO AO

Leia mais

Funções Básicas do sistema:

Funções Básicas do sistema: Introdução Foi solicitado um Sistema em Java que possa manter Cadastro de Clientes que frequentem a videolocadora, e que também controle os filmes que cada Cliente tenha alugado, informando as datas que

Leia mais

LANÇAMENTO NOTAS DAS AVALIAÇÕES PARCIAIS Orientações para utilização do Sagres Graduação

LANÇAMENTO NOTAS DAS AVALIAÇÕES PARCIAIS Orientações para utilização do Sagres Graduação 1 / 10 OBJETIVO Utilizar o sistema Sagres Graduação para Lançamento das Notas Parciais das Avaliações e Freqüência, registradas na Folha de Avaliação do Diário de Classe e, a partir destas informações,

Leia mais

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 _GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 Sumário 1.Introdução... 3 2. Cadastro de Dispositivo... 3 3.Criação de reservas e solicitações... 5 4.Aprovação Mobile... 11 5.Acompanhamento

Leia mais

1. Selecione a linha que deseja excluir a declaração na coluna Ação, do painel Declarações. Após isso, clique sobre o botão "Excluir".

1. Selecione a linha que deseja excluir a declaração na coluna Ação, do painel Declarações. Após isso, clique sobre o botão Excluir. Declarações O que é isto? O que isto faz? Esta página tem por objetivo auxiliá-lo na localização de declarações já cadastradas, bem como na criação de novas declarações. Saiba que, uma vez localizada,

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.04 Considerações Gerais...2 Parâmetros...3 Cadastro de Funcionários...4 Tipo de Venda...6 Cadastro de Margem Mínima de Venda de Veículos...7 Proposta de Venda de Veículo...9

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

TUTORIAL PARA ACESSO E USO DO PORTAL DO CLIENTE

TUTORIAL PARA ACESSO E USO DO PORTAL DO CLIENTE TUTORIAL PARA ACESSO E USO DO PORTAL DO CLIENTE (Linguagem orientada ao usuário) 1. ACESSO Para acessar o Portal do Cliente da Porto Engenharia utilize o seu navegador de internet para o endereço/site

Leia mais

Manual Consulta Aluno - Intranet

Manual Consulta Aluno - Intranet Manual Consulta Aluno - Intranet Versão 3.0 AVISO LEGAL Este documento pode conter informações confidenciais e/ou privilegiadas. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber este documento,

Leia mais

CADASTRO DE CLIENTES

CADASTRO DE CLIENTES CADASTRO DE CLIENTES 1. INTRODUÇÃO No Softpharma há o Cadastro de Convênio, nele estão vinculados os clientes que fazem parte do convênio e podem usufruir dos descontos e demais benefícios negociados entre

Leia mais

Ficha Financeira...36 Como alterar o responsável financeiro de um aluno?...37

Ficha Financeira...36 Como alterar o responsável financeiro de um aluno?...37 MÓDULO COBRANÇA Índice Planos de Pagamento... 3 Como atribuir um plano de pagamento a um aluno?... 4 Como cancelar ou excluir faturas ou débitos de um aluno?... 8 Como alterar o dia de vencimento dos boletos

Leia mais

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade III Análise do Sistema. Luiz Leão

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade III Análise do Sistema. Luiz Leão PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade III Análise do Sistema Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Conteúdo Programático 1. Lista de Requisitos do sistema

Leia mais

COBRANÇA REGISTRADA CONDOMÍNIO SAMI ERP IMOBILIÁRIO

COBRANÇA REGISTRADA CONDOMÍNIO SAMI ERP IMOBILIÁRIO COBRANÇA REGISTRADA CONDOMÍNIO SAMI ERP IMOBILIÁRIO 1. Cadastro de Bancos Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ DE BANCOS. Este programa cadastra e altera o cadastro dos bancos. O cadastro de banco é utilizado

Leia mais

O que é. Por que fazer. Realizando os cadastros. Aprenda a usar a nossa planilha de gestão de imobiliárias

O que é. Por que fazer. Realizando os cadastros. Aprenda a usar a nossa planilha de gestão de imobiliárias O que é Seja qual for o ramo de atividade de uma empresa, o planejamento é um item fundamental para a visão estratégica e uma boa administração. Em se tratando da gestão imobiliária, a necessidade de se

Leia mais

BOLETIM DE ATUALIZAÇÕES

BOLETIM DE ATUALIZAÇÕES PRODUTO: Belle Software DATA: 02/08/2018 Release Notes do Sistema Belle Software: Neste Documento encontram-se as especificações técnicas e operacionais pertinentes às atualizações liberadas neste dia

Leia mais

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Recibos Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2016 - ControleNaNet Conteúdo

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR Comércio e Soluções em TI contato@redenetsolucoes.com.br Fone: (83) 9 9972-7223 Sumário 1.

Leia mais

Treinamento GVCollege Portal do Aluno

Treinamento GVCollege Portal do Aluno Treinamento GVCollege Portal do Aluno AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

Termo de Abertura do Projeto

Termo de Abertura do Projeto [Inovar Recargas] 2016 Termo de Abertura do Projeto Baseado na 5ª edição do Guia PMBOK Modelo de documento de uso livre, desde que seja citada a fonte. Não se esqueça de sempre consultar o Guia PMBOK 5ª

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA Operador MANUAL SISTEMA ESISLA WEB Versão: 1.0 16 / 09 / 2010. GESTÃO PÚBLICA Controle de Revisão VERSÃO DATA DESCRIÇÃO AUTOR REVISOR 1.0 16/09/2010 Manual Operador GESTÃO PÚBLICA Página 2 de 32 ÍNDICE

Leia mais

Documento de Visão Sistema de Apostas Palpite Certo

Documento de Visão Sistema de Apostas Palpite Certo Documento de Visão Sistema de Apostas Palpite Certo Versão do documento: 1.2 Data de atualização: 02 de Março de 2012 Sumário 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1 RESUMO... 3 1.2 ESCOPO... 3 2 REQUISITOS... 4 2.1 REQUISITOS

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Abas Menu Caixa Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Abrir o Caixa... 3 3.2 Permissões... 3 3.3 Configurar Relatórios de Motivos de Movimentação...

Leia mais

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE CliniVet Exemplo de Documentação de Casos de Uso Básica Prof. Paulo Ricardo Lisboa de Almeida 2 DIAGRAMA DE CASOS DE USO 3 4 ESPECIFICAÇÃO DOS CASOS DE USO PRÉ-REQUISITOS:

Leia mais

OPERATIONAL PROCEDURE REEMBOLSO DE DESPESAS

OPERATIONAL PROCEDURE REEMBOLSO DE DESPESAS 1 de 6 1. Objetivo Detalhar a política de reembolso de despesas e os procedimentos relacionados. 2. Documentos relacionados Manual de utilização do sistema GIITS da ITS. Formulário de Solicitação Interna

Leia mais

Configurar Empresa. - Clique no menu Cadastros e escolha a opção Dados da Empresa.

Configurar Empresa. - Clique no menu Cadastros e escolha a opção Dados da Empresa. Sequência mínima para operação da empresa: Inicialmente = 1. Cadastrar dados da empresa; 2. Cadastrar modalidades; 3. Cadastrar planos de pagamento; 4. Cadastrar turmas e horários; No dia a dia = 5. Cadastrar

Leia mais

Emissão Doc Extra de Condomínio Sami ERP ++

Emissão Doc Extra de Condomínio Sami ERP ++ Emissão Doc Extra de Condomínio Sami ERP ++ 1. Baixa de Parcelas Acesse o Módulo CONDOMÍNIO CÁLCULOS DA EMISSÃO BAIXA DE PARCELAS. Este programa efetua a baixa das parcelas dos eventos lançados nas unidades,

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ACESSO AO PORTAL DO ALUNO

ORIENTAÇÃO DE ACESSO AO PORTAL DO ALUNO 1 ORIENTAÇÃO DE ACESSO AO PORTAL DO ALUNO Para facilitar o acesso ao Portal do Aluno aos estudantes, que estão enfrentando dificuldade com a primeira senha gerada pelo sistema, todas as senhas dos alunos

Leia mais

Edital 02/2017 Das Disposições Preliminares Art. 1o Art. 2 o Art. 3o 1 II 2 Art. 4o

Edital 02/2017 Das Disposições Preliminares Art. 1o Art. 2 o Art. 3o 1 II 2 Art. 4o UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE LETRAS Av. Bento Gonçalves, 9.500 Caixa Postal 15.002 91540-000 Porto Alegre - RS - BRASIL http://www.ufrgs.br/iletras Edital 02/2017 O Núcleo de

Leia mais

Manual Notas de Saída

Manual Notas de Saída Manual Notas de Saída 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 3.1 Permissões 3.2 Configurar NF-e 3.3 Natureza de Operação 3.4 Cadastrar Série de Notas Fiscais 4 FUNCIONALIDADES 4.1 Emissão de NF Referente

Leia mais

Exercício Prático. Modelagem UML. Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Exercício Prático. Modelagem UML. Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha "Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE." Engenharia de Software Exercício Prático Modelagem UML Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos Índice CADASTROS INICIAIS... 3 Cadastro de CURSOS... 3 Novo curso... 3 Alterar um curso... 3 Cadastro de MÓDULOS... 4 Novo módulo... 4 Alterar um módulo... 5 Cadastro

Leia mais

V E R S Ã O B O L E T I M D E N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10

V E R S Ã O B O L E T I M D E N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10 V E R S Ã O 0 9. 0 0 1 B O L E T I M D E N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E 1 2 9 A 10 2 de 34 Novidades/Melhorias ERP Solution Versão 009.001 1. Configuração para bloquear lançamento de nota com

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO WEB II Trabalho Avaliativo Semestral

GRADUAÇÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO WEB II Trabalho Avaliativo Semestral GRADUAÇÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO WEB II Trabalho Avaliativo Semestral TEMAS DEFINIDOS PELOS ALUNOS (Sistema Web utilizando Framework Laravel) 1. Sistema Cadastro de Livros Biblioteca

Leia mais

Manual: Como efetuar pagamento no Novo Portal CVC

Manual: Como efetuar pagamento no Novo Portal CVC Manual: Como efetuar pagamento no Novo Portal CVC Como consultar uma reserva Já logado no www.cvc.com.br/login, no topo da página do seu lado direito clique em Vendas > Recuperação de reservas. Insira

Leia mais

PRIMEIRA PARTE: EXERCÍCIO PROPOSTO:

PRIMEIRA PARTE: EXERCÍCIO PROPOSTO: EXERCÍCIO PROPOSTO: PRIMEIRA PARTE: 1) Faça um Diagrama de Casos de Uso e sua descrição para um Sistema de Prestação de Cursos de Informática que contemplem as seguintes afirmações: i) O aluno primeiramente

Leia mais