AULA 5. Curso de capacitação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula do Ensino Fundamental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 5. Curso de capacitação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula do Ensino Fundamental"

Transcrição

1 Curso de capacitação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula do Ensino Fundamental Promoção: Secretaria Municipal de Educação AULA 5

2 Ms. Natália Nakano - bolsista CAPES Ba. Talita Cristina da Silva - bolsista CNPq Coordenação: Prof. Dra. Maria José Vicentini Jorente DCI - FFC - Unesp

3 Conteúdo Programático Aula (3h) Conteúdo Apresentação do plano de ensino e discussão sobre as TIC - Web Flickr, Google Imagem, selos CC. Blogspot e site google Facebook e (Wordpress) Twitter e YouTube Plataforma Wiki e SlideShare Integração de todas as ferramentas na sala de aula Discussão e troca de experiências

4 Objetivo da aula: 1. Discutir a respeito da Construção Coletiva do Conhecimento; 2. Explorar o ambiente Wiki; 3. Usar as redes da Wiki Mídia Fundation; 4. Apresentar usos da Wiki no ensino; 5. Criar um login WikiSpace; 6. Explorar o ambiente WikiSpace 1. Criar uma conta no SliderShare; 2. Compartilhar no SlideShare.

5 CONSCIÊNCIA COLETIVA Interatividade; Inteligentes coletivos; Construção do conhecimento; Autoria e autoridade

6 MÍDIAS WIKI

7 Para reflexão: Segundo Ponte (2000, p. 74), mais do que tempo e um simples domínio instrumental, se torna necessária uma identificação cultural, isto é, o docente tem de praticar e compartilhar junto aos alunos o uso da tecnologia para achar a resposta a perguntas como: De que modo podem as TIC servir ao meu trabalho? De que modo pode elas transformam a minha atividade criando novos objetivos, novos processos de trabalho, novos modos de interação com os meus semelhantes? Para o autor, o uso dessas tecnologias demanda o conhecimento de suas operações representadas pelas direções e funções, assim como a interiorização das suas potencialidades em relação aos objetivos e necessidades dos professores. E exige, também, uma apreensão das suas possíveis consequências nos modos de pensar, ser e sentir, tanto da parte do professor quanto da parte dos alunos.

8 Entretanto, ao utilizar as TIC, o professor precisa ter cautela, uma vez que sua utilização deve propor-se a fins pedagógicos e não ser apenas mais um aparato tecnológico em classe utilizado para chamar atenção dos alunos e tornar as aulas mais atrativas. Seus recursos devem ser explorados pelos docentes, bem como a escolha do material a ser utilizado para promover o enriquecimento e a discussão do conteúdo. Isso significa afirmar, ainda de acordo com Ponte (2000), que as TIC não devem ser utilizadas pelas instituições de ensino somente como um instrumento para facilitar e diferenciar as formas de aprendizagem, e sim como meios de auxílio na construção do conhecimento. (GARCIA, 2013, p. 35) Referência: GARCIA, T.C.R. A escola na transição para o digital: desafios para a incorporação de TIC e a contribuição da TVD pp.Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de arquitetura, artes e comunicação, Bauru, 2013.

9 Exemplos de como usar uma plataforma wiki para incrementar suas aulas e seus projetos com os alunos: Viagens de campo virtual: Peça aos alunos para pesquisar lugares distantes que eles gostariam de ir em uma viagem com a classe e leve para compartilhar imagens e informações sobre o local. Crie apresentações: Em vez de usar um software de apresentação tradicional, coloque apresentações em uma wiki. Escreva um Wikibook: Faça um projeto de classe para escrever colaborativamente um livro de referência que outros possam usar para estudar.

10 Guia de estudo: Peça aos alunos para criar guias de estudo para uma parte específica da unidade que você está estudando. Guia de leitura: Peça aos alunos para criar guias de leitores para partilhar as suas peças favoritas e mais importantes obras que você leu em sala de aula. Wiki desafio: Poste problemas de matemática difíceis ou outras questões de modo que a classe possa resolvê-los de forma colaborativa. Glossário: Envolva a sua classe para criar um glossário de termos que eles usam e também para aprender novos, acrescentando definições e imagens. Enciclopédia da classe: Envolva a sua classe para criar uma "enciclopédia" sobre um assunto, acrescentando informações úteis que possam ser construídas ao longo dos anos. Crie projetos exploratórios: Se você está ensinando um novo assunto, pergunte a seus alunos para coletar e compartilhar informações no wiki para que vocês possa aprender juntos.

11 Atividades com a participação dos alunos Revisão de prova: Encoraje os alunos a compartilhar anotações para revisão de prova e informações sobre prova na wiki da classe. Avaliação por pares: Permita que os alunos compartilhem seus trabalhos de sala de aula em uma wiki, em seguida, peça a outros alunos para comentar. Competição de correção: Você pode postar um documento cheio de erros, em seguida, organize uma competição para ver quais alunos conseguem corrigir a maioria dos erros mais rápido.

12 Edição por pares: Peça aos alunos para editar o trabalho uns dos outros com relação à ortografia, gramática e fatos com base em um guia de estilo ou regras que você definiu. Listas de vocabulário: Encoraje os alunos a colocar na plataforma as palavras que eles tiveram problemas juntamente com uma definição do dicionário ou a explicação que eles entenderam da palavra. Comentários: Peça aos alunos para postar comentários na wiki da classe. Compartilhe anotações: Deixe seus alunos compartilharem informações para que todos tenham uma melhor compreensão do conteúdo da aula.

13 Projetos em Grupos Cronograma da vovó: Peça aos alunos criarem uma linha do tempo da história usando suas avós como medida de tempo. Organize ideias: Permita que os membros do grupo postem suas idéias em uma wiki, e você vai reduzir idéias duplicadas, e ao mesmo tempo, permitindo que construam suas próprias idéias. Fã Clubes: Comece fã-clubes para os personagens/heróis favoritos da História e peça para eles contribuirem com as suas citações favoritas, fotos e outras informações interessantes juntos. Rastreie a participação: Atribuia uma página wiki para um projeto de grupo, e em seguida, páginas individuais para cada aluno para mostrar a sua participação.

14 Atividades que contemplem a interação do aluno Coleta de Dados de pesquisas em sala de aula: Utilize documentos centrais disponíveis na plataforma para uma coleta de dados uniforme e fácil de gerenciar. História com multi-autores: Comece uma atividade de escrita criativa e envolva os alunos a escreverem um conto juntos, cada um escrevendo uma pequena parte da história. Escolha sua própria história de aventura: uma variação na história com multiautores poderia ser escolher sua própria história de aventura, onde cada grupo de alunos segue um caminho diferente. Compartilhe críticas de livros e filmes: poste críticas e comentários de diferentes filmes, livros e programas de TV, incentivando os alunos a compartilhar a opinião sobre eles. Círculo de literatura: Hospede um clube do livro no wiki, onde os alunos são encorajados a ler o mesmo livro, e em seguida, discuti-lo na wiki.

15 Wiki para atividades de sala de aula Perguntas Frequentes da classe: Faça um projeto de classe para criar uma seção de Perguntas Frequentes para sua sala de aula que vai ajudar os novos alunos e aqueles que entrarão na turma nos anos seguintes. Recados da classe: Comparilhe notícias, fotos e as conquistas atuais em sua sala de aula em uma página wiki. Calendário: Crie um calendário na plataforma wiki e incentive os alunos a adicionar as suas próprias datas importantes. Jornalzinho da turma: Crie seu próprio canal de notícias em uma wiki. Hall da fama: Destaque as realizações excepcionais dos alunos na plataforma wiki. Regras da sala: Encoraje os alunos a elaborar normas e políticas para a sala de aula.

16 Atividades na wiki para envolver a comunidade Tour na escola: Faça um projeto com sua classe para tirar fotos de sua escola e escrever sobre seus lugares favoritos e depois postar na plataforma wiki. Em seguida, compartilhe com o resto da sua escola e sua comunidade local. Livro de receitas: Peça aos alunos para trazerem suas receitas favoritas de casa, em seguida, compartilhe com os pais e o resto da comunidade. Colaboração internacional: Colabore com uma classe de outro país e compartilhe informações sobre sua cultura, ou mesmo um dia típico na vida de um estudante.

17 História Local: Documente edifícios históricos, eventos, e muito mais da comunidade. Você pode pedir aos alunos para realizar entrevistas e incentivar os pais e outros adultos a contribuirem com seu conhecimento na wiki. Perguntas Frequentes da comunidade: Peça aos alunos para criar um Perguntas Frequentes para a comunidade, em seguida, passálo para grupos de alunos de outras turmas. Guia da natureza da comunidade: Peça aos alunos para recolher destaques de plantas e animais da comunidade. Realizações Compartilhadas: Encoraje os pais a visitarem a plataforma wiki para ver o que os seus filhos têm realizado.

18 Fonte: < (Traduzido e adaptado por Natalia Nakano)

19 Wikispace kispaces.com/

20 ACESSE O LINK

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34 ACESSE O LINK

35 Criar com em Signup

36 Dá pra acessar pelo facebook

37 Fazer cadastro

38

39

40

41

42

43

Mídia Social.

Mídia Social. Mídia Social 2 novas tecnologias Digitalização (cópias com custo zero) A Internet e a Web (acesso universal) Digitalização tradição oral rolo de pergaminho códice livro impresso mídia digital web Mídia

Leia mais

Caderno de apoio Alunos e Pais

Caderno de apoio Alunos e Pais Caderno de apoio Alunos e Pais ÍNDICE Apresentação... 3 Aprofunde os conteúdos vistos em sala de aula... 4 Amplie as fontes de pesquisas... 4 Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas...

Leia mais

objetivo geral justificativa

objetivo geral justificativa introdução O Moodle é uma plataforma e-learning, na qual o aluno tem a possibilidade de interagir e acompanhar as atividades do Colégio via internet. É uma ferramenta de ensino e aprendizagem on-line com

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

Caderno de apoio. Gestores Escolares

Caderno de apoio. Gestores Escolares Caderno de apoio Gestores Escolares 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Escola Digital e os Gestores Escolares... 4 AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR Navegue pela plataforma... 4 Analise resultados e escolha projetos pedagógicos...

Leia mais

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC CONCEITOS Blog é uma abreviação do termo inglês: Web (página da internet) + log

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE. Carla Varela (Multiplicador) Wiliam Ricardo de Carvalho (PROGETEC) PLANO DE AÇÃO 2015

ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE. Carla Varela (Multiplicador) Wiliam Ricardo de Carvalho (PROGETEC) PLANO DE AÇÃO 2015 ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE Carla Varela (Multiplicador) Wiliam Ricardo de Carvalho (PROGETEC) PLANO DE AÇÃO 2015 Nova Andradina - MS 2015 ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE Carla Varela (Multiplicador)

Leia mais

Tornando sua aula mais interessante com o uso da Lousa Digital JACKSON COSTA LUCIANA VIEIRA

Tornando sua aula mais interessante com o uso da Lousa Digital JACKSON COSTA LUCIANA VIEIRA Tornando sua aula mais interessante com o uso da Lousa Digital JACKSON COSTA LUCIANA VIEIRA Objetivos Refletir sobre o uso das TICs na Educação Conhecer os recursos da Lousa Digital Dicas para o preparo

Leia mais

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual Atividades e Recursos Escola Médica Virtual Atividades Escola Médica Virtual Chat O módulo de atividade Chat permite que participantes tenham discussões síncronas, ou seja, discussões que acontecem durante

Leia mais

COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?!

COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?! COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?! COMO AUMENTAR AS VENDAS USANDO A INTERNET?! Avisos legais Redistribuição Você concorda que não irá copiar, redistribuir ou explorar comercialmente qualquer parte

Leia mais

Módulo 6 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO

Módulo 6 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO Módulo 6 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO 365 UMA REVOLUÇÃO NA FORMA DE PENSAR O APRENDIZADO QUE APROXIMA EDUCADORES, ALUNOS E TECNOLOGIA. for Education SKYPE FOR BUSINESS SALA DE AULA

Leia mais

Utilização de blogues em contexto educativo

Utilização de blogues em contexto educativo Utilização de blogues em contexto educativo Vamos ver: O que éum blogue? Características dos blogues Blogue como actividade de ensino-aprendizagem Tipos de Blogues Exemplos de blogues Palavras relacionadas:

Leia mais

Novas ferramentas para uma metodologia da EJA

Novas ferramentas para uma metodologia da EJA Novas ferramentas para uma metodologia da EJA Vídeo SESI - EDUFOCO Ampliação do espaço Ensino-Aprendizagem Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas

Leia mais

Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos

Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos JUNV 29 Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos Sumário 1 - Ferramentas da Moodle: Atividades e Recursos 1.1 - Atividades e Recursos 2 - Atividades 2.1 - Base de Dados 2.2 - Base de Dados - vídeo

Leia mais

Hiperespaços de Aprendizagem. Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13. Universidade Aberta. Docente: Daniela Melaré

Hiperespaços de Aprendizagem. Mestrado Comunicação Educacional Multimédia 2012/13. Universidade Aberta. Docente: Daniela Melaré Recursos do Facebook Mural: É o espaço onde o utilizador vai poder encontrar informações sobre as várias publicações feitas pela sua rede virtual (familiares, amigos, amigos de amigos, colegas de profissão,

Leia mais

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis.

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis. 1 Prezado Aluno, Bem-vindo ao ambiente virtual destinado às comunidades de suas disciplinas. Trata-se da plataforma Moodle, criada para disponibilizar a você um espaço colaborativo, com recursos interessantes

Leia mais

Divulgação Massiva De Qualidade

Divulgação Massiva De Qualidade Divulgação Massiva De Qualidade IDEIAS TESTADAS E APROVADAS PARA ALCANÇAR MAIS PESSOAS (SEM FAZER SPAM) Você tem um blog, site negócio online, ou empresa e gostaria de conhecer um modelo testado e aprovado

Leia mais

Blogues educacionais

Blogues educacionais Maria João Almeida Projectos TIC na Educação: âmbito, compromissos e parcerias Encontro Regional do CC TIC da Universidade de Aveiro 12 de Novembro de 2010 O que é um Blogue? ferramenta Web 2.0 plataforma

Leia mais

Essencial para todo pesquisador. Manual do Usuário

Essencial para todo pesquisador. Manual do Usuário Essencial para todo pesquisador Manual do Usuário Manual do Usuário Os livros, obras de referência, artigos de revistas, casos, amostras de conjuntos de dados e vídeos da SAGE Research Methods fornecem

Leia mais

ESSE CHECKLIST É PARA VOCÊ QUE...

ESSE CHECKLIST É PARA VOCÊ QUE... ESSE CHECKLIST É PARA VOCÊ QUE... Ainda não tem uma fanpage no Facebook, mas planeja criar uma. Já tem uma fanpage, mas ainda não realiza um trabalho consistente. O objetivo é... Mostrar quais os elementos

Leia mais

Questionário aos alunos

Questionário aos alunos Questionário aos alunos Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. 1. Identificação Masculino: 38:

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0;

Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0; Ferramentas da Web Entre as ferramentas mais utilizadas pelos nativos digitais, estão as baseadas em redes sociais, características da web 2.0; Podem ser sites de compartilhamento de vídeos, como o YouTube;

Leia mais

E-book Círculo do Desempenho

E-book Círculo do Desempenho E-book Círculo do Desempenho Os números da internet no Brasil 102 milhões de brasileiros compartilham seus momentos no Facebook todos os meses. Desse total, 93 milhões acessam via dispositivos móveis.

Leia mais

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 LEGO Education WeDo 2.0 foi desenvolvido para envolver e motivar os estudantes do Ensino Fundamental I a aprender conteúdos relacionados às áreas de Ciências

Leia mais

Laboratório - Pesquisa de ferramentas de colaboração em rede

Laboratório - Pesquisa de ferramentas de colaboração em rede Objetivos Parte 1: Usar ferramentas de colaboração Identificar a percepção atual das ferramentas de colaboração. Identificar as principais razões para usar as ferramentas de colaboração. Parte 2: Compartilhar

Leia mais

Planejamento estratégico Special Hair

Planejamento estratégico Special Hair Planejamento estratégico Special Hair Posicionamento no mercado: Presente nas redes sociais Facebook Instagram Twitter Youtube Além do blog, para divulgar o lançamento do produto e as novidades sobre ele.

Leia mais

ideias para aprimorar a capacitação dos profissionais de sua escola

ideias para aprimorar a capacitação dos profissionais de sua escola 6 ideias para aprimorar a capacitação dos profissionais de sua escola A atividade docente exige, além de vocação, conhecimento técnico e atualização profissional constante, que deve andar lado a lado das

Leia mais

TICs IVINHEMA-MS

TICs IVINHEMA-MS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NUCLEO DE TECNOLOGIAS DE NOVA ANDRADINA-MS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS- 2010 CRIANDO SUA WIKISPACES Autor: Profº. Carlos

Leia mais

Sumário. Guia Didático SALA DE AULA COMO EDITAR SEU PERFIL COMO RECEBER MENSAGENS COMO ENVIAR MENSAGENS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA

Sumário. Guia Didático SALA DE AULA COMO EDITAR SEU PERFIL COMO RECEBER MENSAGENS COMO ENVIAR MENSAGENS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA Guia Didático Sumário SALA DE AULA COMO EDITAR SEU PERFIL COMO RECEBER MENSAGENS COMO ENVIAR MENSAGENS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA COMO TIRAR SUAS DÚVIDAS SALA DE AULA Para acessar o nosso

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

INFORMAÇÕE GERAIS DE ORGANIZAÇÃO DO CURSO INFOGRÁFICO DO CURSO E PRINCIPAIS ATIVIDADES E TAREFAS

INFORMAÇÕE GERAIS DE ORGANIZAÇÃO DO CURSO INFOGRÁFICO DO CURSO E PRINCIPAIS ATIVIDADES E TAREFAS INFORMAÇÕE GERAIS DE ORGANIZAÇÃO DO CURSO INFOGRÁFICO DO CURSO E PRINCIPAIS ATIVIDADES E TAREFAS http://www.portaleadbrasil.com.br portaleadbrasil@gmail.com 1 Sumário Informações de Organização do Curso...

Leia mais

PROFº Ewout ter Haar. Marcos Kendi Ito Paola Reggieri RELATÓRIO PROJETO FINAL. Disciplina: TIC S NO ENSINO DE FÍSICA

PROFº Ewout ter Haar. Marcos Kendi Ito Paola Reggieri RELATÓRIO PROJETO FINAL. Disciplina: TIC S NO ENSINO DE FÍSICA RELATÓRIO PROJETO FINAL Disciplina: TIC S NO ENSINO DE FÍSICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROFº Ewout ter Haar Marcos Kendi Ito 8540049 Paola Reggieri 8540244 1. Objetivos Nosso objetivo foi encontrar a

Leia mais

Fan Page de Sucesso para o seu negócio de Bolo de Pote

Fan Page de Sucesso para o seu negócio de Bolo de Pote Fan Page de Sucesso para o seu negócio de Bolo de Pote Atualmente as redes sociais são uma opção muito interessante de divulgação do seu negócio e podem ajudar a aumentar suas vendas. Imagine que você

Leia mais

O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO

O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO O QUE É UM BLOG? Contração das palavras inglesas web b (rede) e log (diário de bordo); Página web de atualização rápida, organizada de forma cronológica, tendo como foco a temática

Leia mais

Estudos Independentes: Caminho para criação de estratégias de Aulas Invertidas Prof. Dr. Ronaldo Barbosa (UniMetrocamp)

Estudos Independentes: Caminho para criação de estratégias de Aulas Invertidas Prof. Dr. Ronaldo Barbosa (UniMetrocamp) Estudos Independentes: Caminho para criação de estratégias de Aulas Invertidas Prof. Dr. Ronaldo Barbosa (UniMetrocamp) Mundo em transformação Tela do UOL do dia 14 de abril Mundo em transformação Texto/atualidade:

Leia mais

3º Workshop. O uso do dicionário. em sala de aula

3º Workshop. O uso do dicionário. em sala de aula 3º O uso do dicionário 2013 em sala de aula Nome da Disciplina Atenção! MATERIAL DISPONÍVEL NAS SALA VIRTUAL - ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PROJETOS INTEGRADORES - WORKSHOP 4: O uso do dicionário em sala

Leia mais

Tablets Educacionais. Uso pedagógico & possibilidades

Tablets Educacionais. Uso pedagógico & possibilidades Tablets Educacionais Uso pedagógico & possibilidades Novos desafios ao professor Sei utilizar as tecnologias? Sei digerir as informações no cyber espaço? Qual a velocidade do saber? Conhecer o aluno e

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 100

Leia mais

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo ou infográfico Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprofunde

Leia mais

Agenda. Objetivo. Vender nas Redes Sociais. Renda-se às Redes Sociais. Case OLX. Sucesso!

Agenda. Objetivo. Vender nas Redes Sociais. Renda-se às Redes Sociais. Case OLX. Sucesso! Redes Sociais Agenda Objetivo Vender nas Redes Sociais Renda-se às Redes Sociais Case OLX Sucesso! Dados 48 milhões acessam diariamente (58%) 82,7 milhões de brasileiros acessam a internet Fonte: comscore/dez_11

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 200

Leia mais

ESCOLA. BRITANNICA.COM.BR

ESCOLA. BRITANNICA.COM.BR britannica.com.br Guia do usuário: Britannica ESCOLA. BRITANNICA.COM.BR BEM-VINDO AO BRITANNICA DIGITAL LEARNING Os melhores recursos digitais para a sua escola Parabenizamos a sua decisão de usar o Britannica

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 25 DE JULHO DIA DO ESCRITOR ATIVIDADE 1: ENTREVISTA COM ESCRITORES LOCAIS

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 25 DE JULHO DIA DO ESCRITOR ATIVIDADE 1: ENTREVISTA COM ESCRITORES LOCAIS DIA 25 DE JULHO DIA DO ESCRITOR ATIVIDADE 1: ENTREVISTA COM ESCRITORES LOCAIS 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta A proposta é mapear alguns dos escritores que vivem na cidade e convidá-los para uma conversa

Leia mais

Mídias na Educação. Profa. Dra. Querte Mehlecke. 17º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade

Mídias na Educação. Profa. Dra. Querte Mehlecke. 17º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade Mídias na Educação Profa. Dra. Querte Mehlecke 17º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade Mídias na educação Por mídia-educação convém entender o estudo, o ensino e a aprendizagem dos meios modernos

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 200

Leia mais

2º Planejamento Trimestral. Nº de Aulas 7. Titulo do trabalho informatica aplicada à leitura e a alfabetizaçao

2º Planejamento Trimestral. Nº de Aulas 7. Titulo do trabalho informatica aplicada à leitura e a alfabetizaçao Escolaridade Período - Aulas 7 Turmas- 101/102 Titulo do trabalho informatica aplicada à leitura e a alfabetizaçao Objetivos: utilizar os recursos tecnologicos que aliados aos conteudos de cada ano, proporcionarão

Leia mais

GSuite Educação Manual do Aluno

GSuite Educação Manual do Aluno GSuite Educação Manual do Aluno Prezados alunos, Em meados do ano de 2016 a Escola Nova passou a utilizar a plataforma GSuite for Education, um conjunto de ferramentas em nuvem do Google. Este manual irá

Leia mais

9 ano Ensino fundamental

9 ano Ensino fundamental Disciplina: Química Professor(a): Ivonei Brito Atividade: Experimento de determinação de ph e poh de misturas e soluções. Tema: Experimento Justificativa: Tendo em vista a necessidade de envolver os alunos

Leia mais

TECNOLOGIAS AS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO

TECNOLOGIAS AS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO AS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO Utilizadas no mundo inteiro por pessoas de todas as idades, as redes sociais são meios de comunicação entre os usuários e de difusão de conteúdo, como notícias, artigos, vídeos,

Leia mais

Trabalhe em casa Formula Negócio Online

Trabalhe em casa Formula Negócio Online ÍNDICE SUMARIO Como impulsionar seu blog ecommer... 3 1. Conhecer seu público... 4 2. Conteúdo foco nas necessidades de seus clientes... 5 3. A consistência é crítica... 6 4. Rede... 7 5. Promover o seu

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR 1. IDENTIFICAÇÃO Roteiro de Planos de aula 10 Escola: Curso: Ensino Médio Disciplina: Química Carga horária: Série: 3 Ano: Professor (a): 2. Objetivo geral Discutir metais, sociedade e ambiente. 3. Objetivos

Leia mais

Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender

Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes

Leia mais

19 elementos essenciais para transformar seu texto em um artigo memorável (e mais 2 dicas bônus) VIVER DE BLOG Página 1

19 elementos essenciais para transformar seu texto em um artigo memorável (e mais 2 dicas bônus) VIVER DE BLOG Página 1 19 elementos essenciais para transformar seu texto em um artigo memorável (e mais 2 dicas bônus) VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Quer atrair mais tráfego para o seu site ou blog? Então produza um conteúdo

Leia mais

A Sociologia em rede:

A Sociologia em rede: A Sociologia em rede: Experiências, caminhos e possibilidades da utilização das tecnologias informacionais como ferramentas pedagógicas nas aulas de Sociologia Rogerio Mendes de Lima Simone da Costa Lima

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014 IVINHEMA/MS 2013 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014 Plano de ação previsto para ser desenvolvido

Leia mais

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a do aluno Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a concepção do curso, metodologia e avaliação

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO PEDAGÓGICO E INTEGRADO DO TABLET EDUCACIONAL PROFESSOR:

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO PEDAGÓGICO E INTEGRADO DO TABLET EDUCACIONAL PROFESSOR: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO PEDAGÓGICO E INTEGRADO DO TABLET EDUCACIONAL PROFESSOR: Diana Domingues Donato NTE 12 PÚBLICO: Todas as séries do Ensino Médio Sequência Didática Título da Atividade: A CANA

Leia mais

TORNE SEU EVENTO ÉPICO

TORNE SEU EVENTO ÉPICO TORNE SEU EVENTO ÉPICO Você já se fez alguma dessas perguntas? Como deixar meu evento mais interativo e divertido? Como engajar mais as pessoas com tudo que está rolando no meu evento? Como aproveitar

Leia mais

OFICINA DE FANFICTION: TRANSFORMANDO HISTÓRIAS EM APRENDIZADO

OFICINA DE FANFICTION: TRANSFORMANDO HISTÓRIAS EM APRENDIZADO OFICINA DE FANFICTION: TRANSFORMANDO HISTÓRIAS EM APRENDIZADO INTRODUÇÃO 167 A aprendizagem de uma segunda língua no ambiente escolar pode parecer, inicialmente, um grande desafio aos olhos do aprendiz

Leia mais

PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON

PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON A Plataforma de Interação APICE ON é a maior e mais complexa plataforma do projeto e abriga 1.150 usuários, dos quais 802 são ativos; 144 grupos, sendo 140 ativos. Desse

Leia mais

Apontamento técnico No. 5, Fevereiro de 2014 Como pedir apoio através do Ajuda Online do CAICC

Apontamento técnico No. 5, Fevereiro de 2014 Como pedir apoio através do Ajuda Online do CAICC Apontamento técnico No. 5, Fevereiro de 2014 Como pedir apoio através do Ajuda Online do CAICC Sumário Enquadramento... 1 1. Introdução... 1 1º Passo: Como aceder o Ajuda Online?... 2 2º Passo: Página

Leia mais

Como criar e utilizar uma conta de correio eletrônico em um servidor gratuito

Como criar e utilizar uma conta de correio eletrônico em um servidor gratuito 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como criar e utilizar uma conta de correio eletrônico em um servidor gratuito Existem hoje vários sites que oferecem

Leia mais

Guia de melhores práticas

Guia de melhores práticas Guia de melhores práticas Construa sua presença no Google+ Crie um perfil do Google+ pessoal A presença de sua empresa no Google+ começa com uma + Página. Para atuar como dono da página profissional, você

Leia mais

Moocs- Curso de Competências Digitais para Professores 5º Edição

Moocs- Curso de Competências Digitais para Professores 5º Edição 22-11-2016 Moocs- Curso de Competências Digitais para Professores 5º Edição ECO Elearning Communication Open-Data Semana 3 e 4 [14 de novembro a 27 de novembro] Tema 2 - Utilizar competências digitais

Leia mais

ebook RECURSOS PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA DIÁRIO DE UM POLIGLOTA OTÁVIO BRETAS DIÁRIO DE UM POLIGLOTA

ebook RECURSOS PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA DIÁRIO DE UM POLIGLOTA OTÁVIO BRETAS DIÁRIO DE UM POLIGLOTA ebook 30 RECURSOS + PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA OTÁVIO BRETAS OBRIGADO! SEU DOWNLOAD É MUITO IMPORTANTE. Agora você tem disponível um poderoso guia de recursos para aprender idiomas sozinho. São mais

Leia mais

TEACHERS OUT, LEARNERS IN

TEACHERS OUT, LEARNERS IN TEACHERS OUT, LEARNERS IN ERASMUS + STRATEGIC PARTNERSHIP PROJECT FOR SCHOOL EDUCATION PROJEC NUMBER: 2016-1-TR01-KA219-034485_1 Que competências precisas para no Séc XXI? O Ensino/Aprendizagem do Sec

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET 0 ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: INTEGRANDO SOFTWARE E WEB NO ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. IVINHEMA- MS JUNHO DE 2010. ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET. AMBIENTES

Leia mais

Microsoft OneNote para Professores

Microsoft OneNote para Professores Microsoft OneNote para Professores Plano de Aula Construir uma história A arte de Contar Histórias é uma forma intrínseca e fundamental da comunicação humana. É o melhor caminho para a transmissão de conhecimento.

Leia mais

Tutorial para o aluno Moodle

Tutorial para o aluno Moodle ÍNDICE Introdução... 03 Acesso ao Moodle... 04 Acesso ao curso e ao material... 05 Utilizando a barra de navegação... 07 Atividades... 08 Inserindo imagem na atividade... 11 Enviando e recebendo mensagens...

Leia mais

Redes sociais e compartilhamento

Redes sociais e compartilhamento Redes sociais e compartilhamento Os participantes pensarão em privacidade em termos de como compartilham informações e se comunicam com outras pessoas online, especificamente em relação ao uso de redes

Leia mais

6 Canais para promover o seu projeto

6 Canais para promover o seu projeto 6 Canais para promover o seu projeto 01 - Na página do seu projeto no Catarse A aba Novidades pode ser atualizada durante e até mesmo depois da finalização da campanha. É através dessa aba que você vai

Leia mais

CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula

CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM Lisiane Cristina Amplatz CRTE Toledo AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula Navegando pelo Portal Dia a dia Educação www.diaadia.pr.gov.br

Leia mais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br http://twitter.com/portalprofessor Implantação de ambientes tecnológicos nas escolas Distribuição de conteúdos educativos, soluções e sistemas de informação Formação

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA IVINHEMA - MS AGOSTO DE 2011 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES VIRTUAIS SABERES E ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO AVALIATIVO

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES VIRTUAIS SABERES E ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO AVALIATIVO ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES VIRTUAIS SABERES E ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO AVALIATIVO Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD Prof.ª Dr.ª Narjara

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

Construa a sua identidade. 4.2 Será que temos uma identidade múltipla? Será que temos uma identidade múltipla? Adam Stępiński, Polônia

Construa a sua identidade. 4.2 Será que temos uma identidade múltipla? Será que temos uma identidade múltipla? Adam Stępiński, Polônia PLANOS DE AULA Construa a sua identidade 4.2 Será que temos uma identidade múltipla? Título curto para Atividade Autor Será que temos uma identidade múltipla? Adam Stępiński, Polônia Created by European

Leia mais

Benefícios da leitura

Benefícios da leitura A importância da Parceria Família e Escola da Formação de Cidadãos Leitores Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Benefícios da leitura Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso

Leia mais

MANUAL. Manual elaborado por: GABRIELLA PORTELA BARBOSA DE OLIVEIRA

MANUAL. Manual elaborado por: GABRIELLA PORTELA BARBOSA DE OLIVEIRA Manual elaborado por: GABRIELLA PORTELA BARBOSA DE OLIVEIRA Sumário 1. Apresentação 2. Primeiros Passos: Criando uma conta no Kahoot! 3. Mãos a obra: Criando um Quiz 4. Tudo Pronto: Preview do Quiz Apresentação:

Leia mais

Design de material didático Gama. L.N.

Design de material didático Gama. L.N. Design de material didático Gama. L.N. Copyright 2016. All rights reserved Como os materiais didáticos colaboram na aprendizagem? Nada vale um material didático rico e sofisticado, caso não corresponda

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

18/10/2017 Manual do. YouTube. Trabalho do barato cultural. Maria Eduarda,Caetano e Gabriel 1EM

18/10/2017 Manual do. YouTube. Trabalho do barato cultural. Maria Eduarda,Caetano e Gabriel 1EM 18/10/2017 Manual do YouTube Trabalho do barato cultural Maria Eduarda,Caetano e Gabriel 1EM Índice O que é o youtube?...3 Como ter um canal de sucesso e ganhar dinheiro?...4 Como criar um canal?...7 Como

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Guia Básico para Uso do Moodle Florianópolis, 2015 1 Bem vindo ao Guia Básico para Uso do Moodle Este material tem como objetivo

Leia mais

Manual de Instrução para uso do Site Administrativo

Manual de Instrução para uso do Site Administrativo Manual de Instrução para uso do Site Administrativo Obrigado por ter adquirido o site administrativo da Web Dracena Designer, ensinaremos em passos todos os procedimentos necessários para que você consiga

Leia mais

Curso de Inverno - CECID

Curso de Inverno - CECID 1 Curso de Inverno - CECID AULA 4 Configuração dos Cursos Acrescentando Atividades Prof. Dr. José Eduardo Santarem Segundo santarem@usp.br Blog: http://santaremsegundo.com.br Twitter: @santaremsegundo

Leia mais

Coordenador do PPGECEM: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida. Coordenadora Adjunta do PPGECEM: Prof.ª. Drª. Márcia Adelino da Silva Dias

Coordenador do PPGECEM: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida. Coordenadora Adjunta do PPGECEM: Prof.ª. Drª. Márcia Adelino da Silva Dias Este UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Reitor: Prof. Dr. Antonio Guedes Rangel Junior Vice-Reitor: Prof. Dr. Flávio Romero Guimarães Coordenador do PPGECEM: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida Coordenadora

Leia mais

FERRAMENTAS DIGITAIS CAPÍTULO 5. Capítulo 5 5 FERRAMENTAS FORMAÇÃO CONTINUADA DIGITAIS DE PROFESSORES

FERRAMENTAS DIGITAIS CAPÍTULO 5. Capítulo 5 5 FERRAMENTAS FORMAÇÃO CONTINUADA DIGITAIS DE PROFESSORES Capítulo 5 5 FERRAMENTAS FORMAÇÃO CONTINUADA DIGITAIS DE PROFESSORES CAPÍTULO 5 FERRAMENTAS DIGITAIS Relatório de Tecnologias no Ensino Fundamental II Fevereiro / 2017 57 No contexto da evolução tecnológica,

Leia mais

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO FÓRUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Fórum Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é um Fórum 2. Como criar um Fórum de discussão 3. O que é uma linha de discussão

Leia mais

10 táticas de Growth Hacking para ajudar seu blog ou site a conquistar resultados rapidamente. VIVER DE BLOG Página 1

10 táticas de Growth Hacking para ajudar seu blog ou site a conquistar resultados rapidamente. VIVER DE BLOG Página 1 10 táticas de Growth Hacking para ajudar seu blog ou site a conquistar resultados rapidamente VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Quando falamos de Growth Hacking, basicamente estamos nos referindo à estratégias

Leia mais

A. Como acessar o ambiente virtual de aprendizagem

A. Como acessar o ambiente virtual de aprendizagem A. Como acessar o ambiente virtual de aprendizagem A.1 Entre no Ambiente Virtual de Aprendizagem localizado na página principal do Portal Metodista através endereço: http://moodle.metodista.br/moodle-iza/login/index.php

Leia mais

Viver apaixonadamente de tudo o que é novo, sem esquecer o fundamental

Viver apaixonadamente de tudo o que é novo, sem esquecer o fundamental XVIII Encontro sobre as TIC na Educação 1º Painel Desafios de Aprendizagem com a Tecnologia Leiria 11 e 12 de Julho Viver apaixonadamente de tudo o que é novo, sem esquecer o fundamental A minha experiência

Leia mais

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas Como se escreve? nós na sala de aula - módulo: língua portuguesa 1º ao 3º ano - unidade 10 Antigamente a ortografia era vista apenas como um monte de regras que deviam ser decoradas, mas os estudos atuais

Leia mais

Engenharia Civil Considerações finais sobre apresentação com slides

Engenharia Civil Considerações finais sobre apresentação com slides Engenharia Civil Considerações finais sobre apresentação com slides Sobre o trabalho Elabore uma apresentação.ppt, considerando essas recomendações, sobre o tema definido pela sua equipe (1 artigo; 2 artigos;

Leia mais

CHECKLIST SEO DO YOUTUBE. YouTube

CHECKLIST SEO DO YOUTUBE. YouTube CHECKLIST SEO DO YOUTUBE YouTube A C A D E M Y Encontre neste e-book: Checklista completo para o SEO do Youtube 1. Palavra Chave no Título 2. Palavras Chave na Descrição 3. Palavras Chave nas Tags 4. Links

Leia mais