Variações Linguísticas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Variações Linguísticas"

Transcrição

1 Variações Linguísticas

2 Variação Linguística Uso da língua Seleção vocabular e seleção das regras de combinação. Variação linguística Possibilidades de variantes dessa seleção.

3 Exemplo Veio me visitar um amigo que eu morei na casa dele faz tempo. Veio visitar-me um amigo em cuja casa eu morei há dez anos.

4 Exemplo Veio me visitar um amigo que eu morei na casa dele faz tempo. Veio visitar-me um amigo em cuja casa eu morei há dez anos.

5 Quem é bom falante? Aquele que consegue por meio da variante empregada, atingir seus objetivos. Poliglota dentro da mesma língua. Dominar diversas variantes da língua para poder usá-las quando for conveniente. Exemplos: Amigo Adriano Brilhante estudante de Letras, conhecedor de Latim, Persa e Sânscrito. Enéas Ferreira Carneiro Médico conceituado, candidato por um partido pequeno e desconhecido à Presidência da República em 1990.

6 Tipos de Variações Variação Histórica Variação Geográfica Variação Social Variação de Situação

7 Plano fônico Manifestação das Variações Plano morfológico Plano sintático Plano lexical

8 Manifestação das Variações Plano fônico Alterações na pronúncia das palavras. Plano morfológico Plano sintático Plano lexical

9 Manifestação das Variações Plano fônico Alterações na pronúncia das palavras. Plano morfológico Alterações na forma das palavras. Plano sintático Plano lexical

10 Manifestação das Variações Plano fônico Alterações na pronúncia das palavras. Plano morfológico Alterações na forma das palavras. Plano sintático Alterações na correlação entre as palavras. Plano lexical

11 Manifestação das Variações Plano fônico Alterações na pronúncia das palavras. Plano morfológico Alterações na forma das palavras. Plano sintático Alterações na correlação entre as palavras. Plano lexical Alterações no escolha das palavras.

12 Vossa Mercê está bem? Vossemecê está bem? Vosmecê está bem? Você está bem? Você está bem? Ocê tá bom? Cê tá bom?

13 Vossa Mercê está bem? Variação Fônicas Vossemecê está bem? Vosmecê está bem? Variação Histórica Você está bem? Você está bem? Ocê tá bom? Cê tá bom?

14 Vossa Mercê está bem? Variação Fônicas Vossemecê está bem? Vosmecê está bem? Variação Histórica Você está bem? Você está bem? Ocê tá bom? Cê tá bom? Variação Geográfica

15 Vossa Mercê está bem? Variação Fônicas Vossemecê está bem? Vosmecê está bem? Variação Histórica Você está bem? Você está bem? Ocê tá bom? Cê tá bom? Variação Geográfica Variação de Situação

16 Por estar com muita dó dos amigo, eu intervi na situação.

17 Por estar com muita dó dos amigo, eu intervi na situação. Por estar com muito dó dos amigos, eu intervim na situação.

18 Variação Morfológicas Por estar com muita dó dos amigo, eu intervi na situação. Por estar com muito dó dos amigos, eu intervim na situação.

19 Variação Morfológicas Por estar com muita dó dos amigo, eu intervi na situação. Por estar com muito dó dos amigos, eu intervim na situação. Palavras de Gênero Vacilante: dó é masculino. Omissão do s como marca de número de substantivos e adjetivos. Conjugação Verbal: o verbo intervir é derivado do verbo vir e se conjuga como ele: intervim, intervieste, interveio...

20 Arco-íris Alceu Valença Quero um tempo; onde não haja tempo sentimentos não são medidos onde não faz sentido os sentidos quando só o silêncio traduz

21 Arco-íris Alceu Valença Quero um tempo; onde não haja tempo sentimentos não são medidos onde não faz sentido os sentidos quando só o silêncio traduz Quero um tempo onde não haja tempo sentimentos não são medidos onde não fazem sentido os sentidos quando só o silêncio traduz

22 Variação Sintáticas Arco-íris Alceu Valença Quero um tempo; onde não haja tempo sentimentos não são medidos onde não faz sentido os sentidos quando só o silêncio traduz Quero um tempo onde não haja tempo sentimentos não são medidos onde não fazem sentido os sentidos quando só o silêncio traduz

23 Variação Sintáticas Arco-íris Alceu Valença Quero um tempo; onde não haja tempo sentimentos não são medidos onde não faz sentido os sentidos quando só o silêncio traduz Quero um tempo onde não haja tempo sentimentos não são medidos onde não fazem sentido os sentidos quando só o silêncio traduz Vírgula: não se separam orações adjetivas restritivas. Concordância Verbal: o verbo deve concordar com o sujeito, ainda que ele lhe esteja posposto.

24 Exemplos: Ex-exilado político de volta ao país após muitos anos: Cara, essa semana choveu direto!

25 Exemplos: Ex-exilado político de volta ao país após muitos anos: Cara, essa semana choveu direto! Como ele conhecia a palavra antes de sair do país: Direto = em linha reta. O sentido novo que ele encontrou para ela: Direto = constantemente.

26 Variação Léxicas Exemplos: Ex-exilado político de volta ao país após muitos anos: Cara, essa semana choveu direto! Como ele conhecia a palavra antes de sair do país: Direto = em linha reta. O sentido novo que ele encontrou para ela: Direto = constantemente.

27 Exercício ENEM Para falar e escrever bem, é preciso, além de conhecer o padrão formal da Língua Portuguesa, saber adequar o uso da linguagem ao contexto discursivo. Para exemplificar este fato, seu professor de Língua Portuguesa convida-o a ler o texto Aí, galera, de Luís Fernando Veríssimo. No texto, o autor brinca com situações de discurso oral que fogem à expectativa do ouvinte. Jogadores de futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo estereotipação? E, no entanto, por que não? Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera. Minha saudação aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares. Como é? Aí, galera. Quais são as instruções do técnico? Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia otimizada, na zona de preparação, aumentam as probabilidades de, recuperado o esférico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturação momentânea do sistema oposto, surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação. Ahn? É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça.

28 Exercício ENEM Certo. Você quer dizer mais alguma coisa? Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas? Pode. Uma saudação para a minha progenitora. Como é? Alô, mamãe! Estou vendo que você é um, um Um jogador que confunde o entrevistador, pois não corresponde à expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expressão e assim sabota a estereotipação? Estereoquê? Um chato? Isso. (Luís Fernando Veríssimo. Correio Braziliense, 13 de maio, 1998.)

29 Exercício - ENEM A expressão pegá eles sem calça poderia ser substituída, sem comprometimento de sentido, em língua culta, formal, por: a) pegá-los na mentira. b) pegá-los desprevenidos. c) pegá-los em flagrante. d) pegá-los rapidamente. e) pegá-los momentaneamente.

30 Exercício - ENEM A expressão pegá eles sem calça poderia ser substituída, sem comprometimento de sentido, em língua culta, formal, por: a) pegá-los na mentira. b) pegá-los desprevenidos. c) pegá-los em flagrante. d) pegá-los rapidamente. e) pegá-los momentaneamente.

31 Exercício ENEM O texto retrata duas situações relacionadas que fogem à expectativa do público. São elas: a) A saudação do jogador aos fãs do clube, no início da entrevista, e a saudação final dirigida a sua mãe. b) A linguagem muito formal do jogador, inadequada à situação da entrevista, e um jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado. c) O uso da expressão galera, por parte do entrevistador, e da expressão progenitora, por parte do jogador. d) O desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra estereotipação e a fala do jogador em é pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça. e) O fato de os jogadores de futebol serem vítimas de estereotipação e o jogador entrevistado não corresponder ao estereótipo.

32 Exercício ENEM O texto retrata duas situações relacionadas que fogem à expectativa do público. São elas: a) A saudação do jogador aos fãs do clube, no início da entrevista, e a saudação final dirigida a sua mãe. b) A linguagem muito formal do jogador, inadequada à situação da entrevista, e um jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado. c) O uso da expressão galera, por parte do entrevistador, e da expressão progenitora, por parte do jogador. d) O desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra estereotipação e a fala do jogador em é pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça. e) O fato de os jogadores de futebol serem vítimas de estereotipação e o jogador entrevistado não corresponder ao estereótipo.

33 Extra 1 / ENEM Depois de um bom jantar: feijão com carne-seca, orelha de porco e couve com angu, arroz-mole engordurado, carne de vento assada no espeto, torresmo enxuto de toicinho da barriga, viradinho de milho verde e um prato de caldo de couve, jantar encerrado por um prato fundo de canjica com torrões de açúcar, Nhô Tomé saboreou o café forte e se estendeu na rede. A mão direita sob a cabeça, à guisa de travesseiro, o indefectível cigarro de palha entre as pontas do indicador e do polegar, envernizados pela fumaça, de unhas encanoadas e longas, ficou-se de pança para o ar, modorrento, a olhar para as ripas do telhado. Quem come e não deita, a comida não aproveita, pensava Nhô Tomé E pôsse a cochilar. A sua modorra durou pouco: Tia Policena, ao passar pela sala, bradou assombrada: Êêh! Sinhô! Vai drumi agora? Não! Num presta Dá pisadêra e póde morrê de ataque de cabeça! Depois do armoço num far-má mais despois da janta?!

34 Extra 1 / ENEM 2006 Nesse trecho, extraído de texto publicado originalmente em 1921, o narrador a) apresenta, sem explicitar juízos de valor, costume da época, descrevendo os pratos servidos no jantar e a atitude de Nhô Tomé e de Tia Policena. b) desvaloriza a norma culta da língua porque incorpora à narrativa usos próprios da linguagem regional das personagens. c) condena os hábitos descritos, dando voz a Tia Policena, que tenta impedir Nhô Tomé de deitar-se após as refeições. d) utiliza a diversidade sociocultural e lingüística para demonstrar seu desrespeito às populações das zonas rurais do início do século XX. e) manifesta preconceito em relação a Tia Policena ao transcrever a fala dela com os erros próprios da região.

35 Extra 1 / ENEM 2006 Nesse trecho, extraído de texto publicado originalmente em 1921, o narrador a) apresenta, sem explicitar juízos de valor, costume da época, descrevendo os pratos servidos no jantar e a atitude de Nhô Tomé e de Tia Policena. b) desvaloriza a norma culta da língua porque incorpora à narrativa usos próprios da linguagem regional das personagens. c) condena os hábitos descritos, dando voz a Tia Policena, que tenta impedir Nhô Tomé de deitar-se após as refeições. d) utiliza a diversidade sociocultural e lingüística para demonstrar seu desrespeito às populações das zonas rurais do início do século XX. e) manifesta preconceito em relação a Tia Policena ao transcrever a fala dela com os erros próprios da região.

36 Extra 2 / ENEM Murilo Mendes, em um de seus poemas, dialoga com a carta de Pero Vaz de Caminha: "A terra é mui graciosa, Tão fértil eu nunca vi. A gente vai passear, No chão espeta um caniço, No dia seguinte nasce Bengala de castão de oiro. Tem goiabas, melancias, Banana que nem chuchu. Quanto aos bichos, tem-nos muito, De plumagens mui vistosas. Tem macaco até demais Diamantes tem à vontade Esmeralda é para os trouxas. Reforçai, Senhor, a arca, Cruzados não faltarão, Vossa perna encanareis, Salvo o devido respeito. Ficarei muito saudoso Se for embora daqui".

37 Extra 2 / ENEM 2001 Arcaísmos e termos coloquiais misturam-se nesse poema, criando um efeito de contraste, como ocorre em: a) A terra é mui graciosa / Tem macaco até demais b) Salvo o devido respeito / Reforçai, Senhor, a arca c) A gente vai passear / Ficarei muito saudoso d) De plumagens mui vistosas / Bengala de castão de oiro e) No chão espeta um caniço / Diamantes tem à vontade

38 Extra 2 / ENEM 2001 Arcaísmos e termos coloquiais misturam-se nesse poema, criando um efeito de contraste, como ocorre em: a) A terra é mui graciosa / Tem macaco até demais b) Salvo o devido respeito / Reforçai, Senhor, a arca c) A gente vai passear / Ficarei muito saudoso d) De plumagens mui vistosas / Bengala de castão de oiro e) No chão espeta um caniço / Diamantes tem à vontade

39 Extra 2 / ENEM 2001 Arcaísmos e termos coloquiais misturam-se nesse poema, criando um efeito de contraste, como ocorre em: a) A terra é mui graciosa / Tem macaco até demais b) Salvo o devido respeito / Reforçai, Senhor, a arca c) A gente vai passear / Ficarei muito saudoso d) De plumagens mui vistosas / Bengala de castão de oiro e) No chão espeta um caniço / Diamantes tem à vontade

Extensivo Aula 33 e 34 Apostila 4; pág Variações Linguísticas

Extensivo Aula 33 e 34 Apostila 4; pág Variações Linguísticas Extensivo Aula 33 e 34 Apostila 4; pág. 131 Variações Linguísticas Variação Linguística Uso da língua Seleção vocabular e seleção das regras de combinação. Variação linguística Possibilidades de variantes

Leia mais

A linguagem das tirinhas e das charges. O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,

A linguagem das tirinhas e das charges. O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, Atividade extra A linguagem das tirinhas e das charges Leia o poema Mãos Dadas para responder às questões 1 e 2. Não serei o poeta de um mundo caduco. Também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à

Leia mais

PORTUGUÊS. No poema de Bandeira, importante representante da poesia modernista, destaca-se como característica da escola literária dessa época

PORTUGUÊS. No poema de Bandeira, importante representante da poesia modernista, destaca-se como característica da escola literária dessa época PORTUGUÊS Questão 01 NAMORADOS O rapaz chegou-se para junto da moça e disse: Antônia, ainda não me acostumei com o seu [ corpo, com a sua cara. A moça olhou de lado e esperou. Você não sabe quando a gente

Leia mais

Página 1 de 6-22/09/10-11:08

Página 1 de 6-22/09/10-11:08 PROFESSOR: Equipe ALUNO(A): - Nº.: ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== Para falar

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2012 Disciplina:Língua Portuguesa Ano: 2012 Professor (a): Cris Souto Turma: 6º. ano Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Atividade extra. Fascículo 5 Linguagens Unidade 14 Informação e opinião nos textos expositivos e nas entrevistas

Atividade extra. Fascículo 5 Linguagens Unidade 14 Informação e opinião nos textos expositivos e nas entrevistas Atividade extra Fascículo 5 Linguagens Unidade 14 Informação e opinião nos textos expositivos e nas entrevistas Leia o poema Mãos Dadas para responder às questões 1 e 2. Não serei o poeta de um mundo caduco.

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3A

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3A CADERNO DE EXERCÍCIOS 3A Ensino Médio Linguagens Questão Conteúdo 1 Comparação entre textos que tratam do mesmo tema 2 Características do Surrealismo nas artes plásticas 3 Linguagem formal e informal (sentido

Leia mais

Linguagem e variação linguística

Linguagem e variação linguística Linguagem 1 Linguagem e variação linguística >> No texto a seguir, Rita Lee critica o uso repetitivo de algumas palavras e/ou expressões. Insupórtabou! Deve ser da idade avançada... ando implicadíssima

Leia mais

maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas

maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas Exercícios preparatórios para P7 Literatura Prof. Ítalo Puccini 1) I. A terra Esta terra, Senhor, me parece que, da ponta que mais contra o sul vimos até outra ponta que contra o norte vem, de que nós

Leia mais

Língua Portuguesa. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6

Língua Portuguesa. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Bateria de Exercícios Data: 18/03/2016 Turma: 6º Ano Área I Língua Portuguesa 1 Marque a frase em que a palavra

Leia mais

Variação Linguística

Variação Linguística COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO LÍNGUA PORTUGUESA 1º BIMESTRE NOTA DE AULA 04 COORDENAÇÃO DO 1º ANO Variação Linguística Textos para introdução e discussão sobre as questões

Leia mais

PROVA QUINZENAL P2/1º BIMESTRE 1ª ENSINO MÉDIO

PROVA QUINZENAL P2/1º BIMESTRE 1ª ENSINO MÉDIO FÍSICA PROVA QUINZENAL P2/1º BIMESTRE 1ª ENSINO MÉDIO 1.João fez uma pequena viagem de carro de sua casa, que fica no centro da cidade A, até a casa de seu amigo Pedro, que mora bem na entrada da cidade

Leia mais

Texto para as questões 01 e 02.

Texto para as questões 01 e 02. Aula n ọ 02 Texto para as questões 01 e 02. A Ema O surgimento da figura da Ema no céu, ao leste, no anoitecer, na segunda quinzena de junho, indica o início do inverno para os índios do sul do Brasil

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVAS

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVAS PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 20/10/2013 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVAS 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PARA VALORIZAR AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PARA VALORIZAR AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - SEPesq VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PARA VALORIZAR AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Luci Ana Besminoff Roman 1 Resumo: O presente artigo tem por finalidade propor atividades para

Leia mais

2.Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político, e ação do Estado. 1. Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade.

2.Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político, e ação do Estado. 1. Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Aula n ọ 05 1. Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. 01. (ENEM) Depois de um bom jantar: feijão com carne-seca, orelha de porco e couve com angu, arroz-mole engordurado, carne de vento assada

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 004/2014 AGENTE DE TRANSPORTE PROVA OBJETIVA 14/09/2014

PROCESSO SELETIVO 004/2014 AGENTE DE TRANSPORTE PROVA OBJETIVA 14/09/2014 IDENTIFICAÇÃO: PROCESSO SELETIVO 004/2014 AGENTE DE TRANSPORTE PROVA OBJETIVA 14/09/2014 NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: INSTRUÇÕES GERAIS Anote no local indicado do Caderno de Questões, com caneta azul ou preta,

Leia mais

Linguagem, cultura e variação linguística. respeito e colaboração, seguramente estaremos criando a base sólida de uma vida melhor.

Linguagem, cultura e variação linguística. respeito e colaboração, seguramente estaremos criando a base sólida de uma vida melhor. Atividade extra Linguagem, cultura e variação linguística Questão 1 Concordo plenamente com o artigo "Revolucione a sala de aula". É preciso que valorizemos o ser humano, seja ele estudante, seja professor.

Leia mais

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS SIMULADO MULTIDISCIPLINAR - SiM 1 Período - 1º SEMESTRE 2009 Aluno(a): Turma: Data: 22/06/2009 Avaliação Administração 1ª Questão (ENADE

Leia mais

APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM PALAVRAS-CHAVE: MODERNISMO; VIDAS SECAS; CONCORDÂNCIA VERBAL; MANIFESTO.

APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM PALAVRAS-CHAVE: MODERNISMO; VIDAS SECAS; CONCORDÂNCIA VERBAL; MANIFESTO. APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: Grupo: SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): Tarefa: Roteiro de Atividades Original (versão preliminar) PALAVRAS-CHAVE: MODERNISMO;

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

Elaboração de calendário escolar dos cursos de graduação de uma universidade.

Elaboração de calendário escolar dos cursos de graduação de uma universidade. FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO ADMINISTRAÇÃO SIMULADO MULTIDISCIPLINAR - SiM 1 Período - 1º SEMESTRE 2009 Aluno(a): Turma: Data: 22/06/2009 Avaliação Introdução à Administração 1ª Questão

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem Conteúdos Nº de aulas previstas

Leia mais

Texto e contexto no Quinhentismo brasileiro

Texto e contexto no Quinhentismo brasileiro Reforço escolar Português Texto e contexto no Quinhentismo brasileiro Dinâmica 4 1ª Série 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE conceitos objetivo Língua Portuguesa 1ª do Ensino Médio Coesão textual, texto e discurso.

Leia mais

Profa. Marcia Selivon INTERPRETAÇÃO E

Profa. Marcia Selivon INTERPRETAÇÃO E Profa. Marcia Selivon Unidade I INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS Objetivos gerais 1) Ampliar o universo cultural e expressivo do aluno; 2) Trabalhar e analisar textos orais e escritos sobre assuntos

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 1º Ano Oralidade O1 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender

Leia mais

Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho. Unidade 0 Diagnóstico e observação do manual. Unidade 1 Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos

Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho. Unidade 0 Diagnóstico e observação do manual. Unidade 1 Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho Planificação por Unidades de Língua Portuguesa - 8º Ano - Ano Lectivo 2011/ 2012 Unidade 0 Diagnóstico e observação do manual Observação do manual Conhecer a realidade

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

A figura apresenta as fronteiras entre os países envolvidos na Questão Palestina e um corte, no mapa, da área indicada.

A figura apresenta as fronteiras entre os países envolvidos na Questão Palestina e um corte, no mapa, da área indicada. ENEM/2001 19 e A figura apresenta as fronteiras entre os países envolvidos na Questão Palestina e um corte, no mapa, da área indicada. 20 a Atualmente, sistemas de purificação de emissões poluidoras estão

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 10º ANO

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 10º ANO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 10º ANO Planificação Anual 2011/2012 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PORTUGUÊS 10º ANO Manual adotado: Página Seguinte - Texto Editora

Leia mais

Lista de Exercícios - Monitorias

Lista de Exercícios - Monitorias Monitoria Linguagens - 15/08 Questão 1 (ENEM 2016) Eixo Temático: Linguística (Variação Linguística e Reflexões sobre a Língua) Texto I Entrevistadora Eu vou conversar aqui com a professora A.D. O português

Leia mais

Revisão para o simulado

Revisão para o simulado Revisão para o simulado LÍNGUA PORTUGUESA Patrícia Lopes São as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. Variedade linguística

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM LABORATÓRIO DE REDAÇÃO Corretoras: Patrícia Peres Rayane Ferreira Tainá Veras COMPETÊNCIA I SIGNIFICADO DAS COMPETÊNCIAS

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano 2018-2019 Domínios Domínios de referência Aprendizagens essenciais Instrumentos Frequência / Periodicidade

Leia mais

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 1º Horário: Geografia 1º Horário: Conteúdo: Semirreta, segmento da reta e posições relativas. Atividade: Atividade 20 da página - 56 2º Horário: Ed. Física 3º Horário: Geografia

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples André Gazola A vírgula é um dos elementos que causam mais confusão na Língua Portuguesa. Pouca gente sabe, ao certo, onde deve e onde não deve

Leia mais

NAMORADO NA CASA DA AVÓ

NAMORADO NA CASA DA AVÓ PB Episódio #42 Nível III Intermédio (B1-B2) Texto e Voz: Thaïs Machado-Borges Didatização: Telma Rodrigues NAMORADO NA CASA DA AVÓ Essa história se passou nos anos noventa, quando ainda não havia internet

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

Oralidade. Texto narrativo, descrição. Compreensão oral, exposição oral. Leitura e Escrita Educação Literária

Oralidade. Texto narrativo, descrição. Compreensão oral, exposição oral. Leitura e Escrita Educação Literária 1º Período (67aulas, aproximadamente) Escola Básica 2.3 Martim de Freitas PORTUGUÊS /Planificação anual 5ºano, de acordo com as metas: conteúdos essenciais a trabalhar com os alunos. O programa homologado

Leia mais

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se:

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se: 9º Rasuras serão consideradas erro! Não use corretivo! Não abrevie palavras! Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta! Responda ao que foi solicitado de forma coerente e coesa. Boa Sorte! Dar o conceito

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 2º Ano Oralidade O2 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Respeitar o princípio de cortesia

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 3 ano EF 1D 2015 1/ 5 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa 1. Recruta Zero é o personagem de Mort Walker. Leia uma de suas

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora

Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora COMPETÊNCIAS GERAIS Relacionar as dimensões da aprendizagem e os princípios éticos que regulam o saber e a interação com os outros. Usar corretamente a língua portuguesa para comunicar oralmente e por

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

OBJETIVOS PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO. Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão

OBJETIVOS PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO PROGRAMA DO CURSO. Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão OBJETIVOS produzir textos coesos e coerentes e que contemplem os fatores de textualidade produzir textos respeitando a norma culta empregar eficientemente a língua em suas modalidades oral e escrita Segurança

Leia mais

ATIVIDADES PARA O 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Português UMA DAS MARIAS

ATIVIDADES PARA O 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Português UMA DAS MARIAS ATIVIDADES PARA O 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Nome: Português UMA DAS MARIAS Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O que foi? perguntou a mãe de Maria. Mas Maria nem quis conversa. Foi

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 8º Ano - Língua Portuguesa - 1º e 2º Bimestre

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 8º Ano - Língua Portuguesa - 1º e 2º Bimestre USO DO TRAVESSÃO 1. Dentre as ocorrências do uso do travessão, associe abaixo o que corresponde a: a) para isolar a fala da personagem da fala do narrador; b) destacar ou isolar palavras ou expressões

Leia mais

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Professores: Décio Terror, Equipe Décio Terror INSTRUÇÕES DURAÇÃO DA PROVA: 30 minutos, incluído o tempo para preenchimento da folha

Leia mais

Carta: quando se trata de "carta aberta" ou "carta ao leitor", tende a ser do tipo dissertativoargumentativo

Carta: quando se trata de carta aberta ou carta ao leitor, tende a ser do tipo dissertativoargumentativo Gêneros textuais Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas,

Leia mais

Planificação anual Ano letivo: 2017/2018

Planificação anual Ano letivo: 2017/2018 Período: 1.º Número total de aulas previstas: 78 Competências Compreensão oral: seleção da mensagens emitidas em situação de presença, sobre temas familiares para os alunos e deteção da ideia principal

Leia mais

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC O texto apresenta uma estrutura cujo o processo de composição predominante é o narrativo. Todos os elementos abaixo são característicos desse tipo de texto,

Leia mais

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS Interpretação de textos: eis aí uma habilidade que nos é exigida em toda nossa trajetória como estudantes e, posteriormente, como profissionais. Ela não é um mero

Leia mais

Escola Básica 2.3 Martim de Freitas PORTUGUÊS Planificação anual 5ºano. Excerto informativo; excerto narrativo; excerto descritivo; excerto fílmico.

Escola Básica 2.3 Martim de Freitas PORTUGUÊS Planificação anual 5ºano. Excerto informativo; excerto narrativo; excerto descritivo; excerto fílmico. 1º Período (13 semanas) Escola Básica 2.3 Martim de Freitas PORTUGUÊS Planificação anual 5ºano Metas Oralidade Conteúdos Excerto informativo; excerto narrativo; excerto descritivo; excerto fílmico. Leitura

Leia mais

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO ADMINISTRAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR SIMULADO MULTIDISCIPLINAR - SiM 1 Período - 1º SEMESTRE 2009

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO ADMINISTRAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR SIMULADO MULTIDISCIPLINAR - SiM 1 Período - 1º SEMESTRE 2009 FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO ADMINISTRAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR SIMULADO MULTIDISCIPLINAR - SiM 1 Período - 1º SEMESTRE 2009 Aluno(a): Turma: Data: 22/06/2009 Avaliação Introdução à Administração

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 14 / 3 / 2018 SOCOOOORRO! TEM UMA BRUXA NA MINHA JANELA! Certa manhã, ao abrir a janela do

Leia mais

O nosso corpo é antes de tudo um centro de informações para nós mesmos. É uma linguagem que não mente, e cujo alguns exemplos podemos ver a seguir.

O nosso corpo é antes de tudo um centro de informações para nós mesmos. É uma linguagem que não mente, e cujo alguns exemplos podemos ver a seguir. O CORPO FALA A linguagem do corpo Quando conversarmos com alguém não nos damos conta que nossas palavras não são a única forma de nos comunicarmos. Pela linguagem corporal dizemos muitas coisas aos outros

Leia mais

AULA: MARCADORES CONVERSACIONAIS INTERACIONAIS

AULA: MARCADORES CONVERSACIONAIS INTERACIONAIS AULA: MARCADORES CONVERSACIONAIS INTERACIONAIS 1. Preliminares Alguns desses marcadores podem ter a função concomitante de sequenciadores tópicos Grupos de marcadores interacionais aqui abordados o ah,

Leia mais

EXERCÍCIOS DE MONITORIA LITERATURA - OBJETIVA

EXERCÍCIOS DE MONITORIA LITERATURA - OBJETIVA 1ª série Ens. Médio EXERCÍCIOS DE MONITORIA LITERATURA - OBJETIVA 1. (UNISA) A literatura Jesuítica nos primórdios de nossa história: a) tem grande valor informativo; b) merca nossa maturação clássica;

Leia mais

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL Aula 14 Presencial LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL A linguagem é a forma que usamos para nos comunicar uns com os outros. Temos a linguagem oral, escrita e visual, por exemplo, mas todas estas seguem padrões

Leia mais

Colégio Cândido Portinari Professora Anna Frascolla 2016

Colégio Cândido Portinari Professora Anna Frascolla 2016 Colégio Cândido Portinari Professora Anna Frascolla 2016 Neologismo Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras Que traduzem a ternura mais funda E mais cotidiana. Inventei, por exemplo, o verbo

Leia mais

GRAMÁTICA - PROF. CELSO SILVA

GRAMÁTICA - PROF. CELSO SILVA Aluno(a): Data: / / 2018 Professor: Celso Silva Turma: Extensivo (SIte) Assunto: Revisão ENEM - Linguagem 01. Um argumento, uma explicação pode ser feita e interpretada de diferentes maneiras. Saber organizar

Leia mais

PORTUGUÊS PROFª SHEILA QUESTÃO 01 QUESTÃO 03 QUESTÃO 04. QUESTÃO 02 A tira de Mafalda traz, como principal eixo temático,

PORTUGUÊS PROFª SHEILA QUESTÃO 01 QUESTÃO 03 QUESTÃO 04. QUESTÃO 02 A tira de Mafalda traz, como principal eixo temático, PORTUGUÊS PROFª SHEILA QUESTÃO 01 É uma ideia inaplicável à situação retratada nessa charge a indicada na alternativa Hostilidade gratuita. Intolerância irracional. Contenção das emoções. Banalização da

Leia mais

Variedades Linguísticas

Variedades Linguísticas Variedades Linguísticas Os parâmetros e regras que determinam a norma (padrões de uso) da língua portuguesa foram sendo estabelecidos e fixados ao longo do tempo, principalmente pela ação do de dois instrumentos

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 Unidades

Leia mais

NORMA CULTA X NORMA COLOQUIAL

NORMA CULTA X NORMA COLOQUIAL NORMA CULTA X NORMA COLOQUIAL A norma coloquial ou linguagem coloquial compreende a linguagem informal, ou seja, é a linguagem cotidiana que utilizamos em situações informais, por exemplo, na conversa

Leia mais

Língua, Linguagem e Variação

Língua, Linguagem e Variação Língua, Linguagem e Variação André Padilha Gramática Normativa O que é Língua? Definição Língua é um sistema de representação constituído po signos linguísticos socialmente construídos que são organizados

Leia mais

CADERNO DE PROVAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2010 CARGO: PSICÓLOGO. 8. Após o período de sigilo que é de 1 hora você poderá sair da

CADERNO DE PROVAS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2010 CARGO: PSICÓLOGO. 8. Após o período de sigilo que é de 1 hora você poderá sair da Nome Data: 23/05/2010 Inscrição: Assinatura Neste caderno, você vai encontrar 40 questões de múltipla escolha. 1. Leia com atenção cada questão da prova. 2. Verifique se há falhas de impressão no caderno

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS. PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º Ano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS. PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem Conteúdos Nº de aulas Período previstas ORALIDADE Oralidade 65 +/- 1.º 1. Interpretar discursos orais com.características

Leia mais

2011/2012 (Despacho nº 5238/2011 de 28 de Março) 2º Ano CONTEÚDOS ANUAIS DISCIPLINA: Língua Portuguesa. CEF Serviço de Bar

2011/2012 (Despacho nº 5238/2011 de 28 de Março) 2º Ano CONTEÚDOS ANUAIS DISCIPLINA: Língua Portuguesa. CEF Serviço de Bar 2011/2012 (Despacho nº 5238/2011 de 28 de Março) 2º Ano CONTEÚDOS ANUAIS DISCIPLINA: Língua Portuguesa CEF Serviço de Bar CONTEÚDOS 1º PERÍODO AULAS PREVISTAS 46 TEXTOS DE TEATRO - AUTO DA BARCA DO INFERNO,

Leia mais

Dados pessoais. Nome. Apelido. Morada. Estado Civil

Dados pessoais. Nome. Apelido. Morada. Estado Civil Competências Gerais Competências gerais de comunicação: competência lexical, competência gramatical, competência sociolinguística, competência pragmática, competência discursiva, competência estratégica.

Leia mais

2. Para construir o humor da história, o autor dá uma informação importante apenas no último quadrinho. Qual é ela?

2. Para construir o humor da história, o autor dá uma informação importante apenas no último quadrinho. Qual é ela? VERBO CONSTRUINDO O CONCEITO Leia esta história em quadrinhos: 1. Nos três primeiros quadrinhos, o Menino Maluquinho dá uma série de ordens ao cãozinho. a) Que palavras traduzem essas ordens? b) Qual foi

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

EMENTAS Departamento de Letras Estrangeiras UNIDADE CURRICULAR DE LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA

EMENTAS Departamento de Letras Estrangeiras UNIDADE CURRICULAR DE LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA EMENTAS Departamento de Letras Estrangeiras UNIDADE CURRICULAR DE LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA Italiano I: Língua e Cultura - Introdução às situações prático-discursivas da língua italiana mediante o uso

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período 1.º Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2018-2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 12 2.º período 12 12 12 14 14 3.º

Leia mais

Língua Portuguesa 8º ano

Língua Portuguesa 8º ano Língua Portuguesa 8º ano Conteúdos por Unidade Didática 1º Período A - Comunicação Oral. Ideias principais.. Ideias secundárias..adequação comunicativa ( processos persuasivos; recursos verbais e não verbais)..

Leia mais

INTRODUÇÃO 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS INTRODUÇÃO A definição do objeto e dos objetivos para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa ao

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus

Leia mais

Componentes Curriculares: Letras Português. 1º Período CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA P R O G R A M A

Componentes Curriculares: Letras Português. 1º Período CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA P R O G R A M A Componentes Curriculares: Letras Português 1º Período DISCIPLINA: Teoria Literária I H113384 Introdução aos estudos literários. Conceitos e funções da literatura. Relações entre a literatura, a sociedade

Leia mais

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo 2016-2017 Manual adotado: Livro aberto, Porto Editora 1.º período Aulas previstas: 78 Unidade 0 Apresentações Unidade 1* Textos diversos Unidade

Leia mais

CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA PROGRAMA TEMÁTICO NÍVEIS A1 A2 UNIDADES ÁREAS LEXICAIS / VOCABULÁRIO ÁREAS GRAMATICAIS COMPETÊNCIAS PRÁTICA ESPECÍFICA Chamar-se [chamo-me; chama-se] Identificar-se

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso Diários e memórias Narrativas de tradição popular Saga: Vig, a ilha do mar do Norte Saga:

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor emite, codifica a mensagem Receptor recebe, decodifica a mensagem Mensagem- conteúdo transmitido pelo emissor Código conjunto de signos usado na transmissão

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010 COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3ª Etapa 2010 Disciplina: Língua Portuguesa. Educadora: Luise. Ano: 6º. Turmas: manhã e tarde. Caro educando, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

AULA AO VIVO - CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL, VARIABILIDADE LINGUÍSTICA 20/09/13 PROFA. LÚCIA DEBORAH

AULA AO VIVO - CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL, VARIABILIDADE LINGUÍSTICA 20/09/13 PROFA. LÚCIA DEBORAH AULA AO VIVO - CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL, VARIABILIDADE LINGUÍSTICA 20/09/13 PROFA. LÚCIA DEBORAH CONCORDÂNCIA harmonia de flexões. Entre o verbo e seu sujeito, chama-se concordância verbal; entre

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2016-2017 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 12 13 12 13 13 3.º período 7 7

Leia mais

Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho. Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos

Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho. Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho Planificação de Língua Portuguesa 8º Ano - Ano Lectivo 2008/ 2009 Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos Unidade Temática Conteúdos Competências Específicas

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

1.CONCEITO DE LINGUAGEM 2.TIPOS DE LINGUAGEM 3.SIGNO 4.INTERTEXTUALIDADE 5.LÍNGUA 6.FALA

1.CONCEITO DE LINGUAGEM 2.TIPOS DE LINGUAGEM 3.SIGNO 4.INTERTEXTUALIDADE 5.LÍNGUA 6.FALA 1.CONCEITO DE LINGUAGEM 2.TIPOS DE LINGUAGEM 3.SIGNO 4.INTERTEXTUALIDADE 5.LÍNGUA 6.FALA 2 . É um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas;. É uma convenção que permite que a

Leia mais