DIREITO CONSTITUCIONAL II 1º BIMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO CONSTITUCIONAL II 1º BIMESTRE"

Transcrição

1 DIREITO CONSTITUCIONAL II 1º BIMESTRE No acervo de questões abaixo estão quase todas as perguntas (90%) distribuídas nas diversas provas que serão aplicadas. Aqui elas aparecem no formato dissertativo; na prova estarão em forma de testes (múltipla escolha). Cada prova contará com apenas dez questões. I- SOBRE PODER CONSTITUINTE Dica: consulte o art. 60 da CF e as anotações de aula. Através de que espécie normativa podem ser efetuadas alterações no texto Constitucional? Quem pode apresentar uma proposta de emenda à Constituição Federal (PEC)? Quem tem a atribuição de promulgar uma emenda constitucional? Quais as limitações circunstanciais ao poder de reforma da CF? Qual o quorum necessário para a aprovação de uma PEC? É possível a reforma total da Constituição Federal? Por que? O que é o poder constituinte derivado de emenda, também chamado de poder constituinte reformador? Pode o Presidente da República, antes da promulgação, vetar uma PEC aprovada por ambas as Casas do Congresso Nacional, com base no art. 84, inc. V, da CF? Por que? É admissível a iniciativa popular de projeto de emenda à Constituição? Em caso positivo, que condições devem ser satisfeitas para o exercício desta iniciativa? O que é o princípio da recepção? O sistema de governo pode ser alterado por emenda constitucional? Explique. O que são cláusulas pétreas e em que modalidade de limitação ao PC de reforma elas podem ser classificadas? Podem as Assembleias Legislativas apresentar proposta de emenda à Constituição Federal? Em que condições? O que significa dizer que o PC originário tem natureza de poder de fato? O que são limitações materiais implícitas? Quais os limites impostos para a elaboração das Constituições Estaduais? É viável, nos termos da CF e limites materiais do poder de reforma, uma PEC que proponha a facultatividade do voto para todos os eleitores? Explique. É possível a declaração de inconstitucionalidade de uma emenda constitucional? Explique. A elaboração de uma nova Constituição Estadual tem por base qual tipo de poder constituinte?

2 Como se denomina o poder constituinte atribuído aos Estados-membros para se autoorganizarem? As Assembleias Legislativas podem se valer do poder constituinte reformador? De que modo? O que é poder constituinte difuso? O que é mutação constitucional? As constituições estaduais podem ser emendadas? Por quem e em que condições? Por que pode ser considerada inconstitucional uma PEC que tenha por finalidade diminuir a capacidade de autoadministração dos Estados-membros? Os deputados federais que integram a bancada de um mesmo partido, em número de 52 parlamentares, podem apresentar, sem outras adesões, uma PEC? Por que? Pode o PC originário estabelecer a pena de morte? Por que? Por qual motivo o STF entendeu que o art. 2º, parágrafo 2º da EC 3/93 era inconstitucional? Qual foi o resultado da revisão constitucional que estava prevista no art. 3º do ADCT? II- SOBRE ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO Dica: a maior parte das respostas é facilmente encontrada nos arts. 18 a 33 da CF e no textobase sobre o estudo de casos sobre repartição de competências, disponível no material de apoio ao 1º bimestre, da Seção Didáticos. Segundo o artigo 18, da CF, quais as pessoas jurídicas de direito público que integram a organização político-administrativa do Estado Brasileiro? A Constituição diz que a República Federativa do Brasil é formada por uma união indissolúvel de pessoas. Quais são essas pessoas? Há hierarquia entre as pessoas que compõem a Federação? Como é chamado o órgão legislativo do DF? O que é faixa de fronteira e qual a sua largura? A justiça desportiva pode ser suprimida por emenda constitucional? Por que? A CF diz que as competências privativas da União são delegáveis. Em favor de quem podem ser delegadas e através de que instrumento? Quem tem competência para legislar sobre o horário de funcionamento do juizado de pequenas causas? É constitucional uma lei estadual que permite a abertura de cassinos ou de bingos no Estado? Por que? É constitucional uma lei municipal que permita o casamento de pessoas do mesmo sexo? Por que?

3 Que autoridades são eleitas, pelo voto direto, no Distrito Federal? O art. 29, inc. IV da CF mostra que deve existir uma relação entre população e número de vereadores. Como o STF e o TSE interpretaram e regulamentaram esta relação? Quem possui competência residual para a criação de novos tributos? A quem pertencem os recursos naturais da zona econômica exclusiva? Qual a finalidade principal da criação das regiões metropolitanas? O DF pode se dividir em Municípios? Quais as condições para o exercício de iniciativa popular de projeto de lei no nível municipal? A elaboração de lei orgânica própria é o sinal mais evidente da autonomia municipal. Nos termos do art. 29 da CF, como ela é votada e aprovada? A lei orgânica Municipal precisa observar os limites impostos pela Constituição Estadual? Para a posse do Prefeito e do Vice-Prefeito eleitos, a lei orgânica do Município pode escolher qualquer dia? Por que? Que tipo de imunidade deve ser garantida, na lei orgânica municipal, em favor dos vereadores: imunidade material ou imunidade formal? Como podem ser criados os Territórios Federais e a quem estarão ligados após a criação? Território Federal possui autonomia? Por que? Territórios Federais podem ser divididos em Municípios? Um Território Federal regularmente criado pode ser, em momento posterior e por interesse público, transformado em Estado? Segundo entendimento do STF, as leis estaduais que proibiram a fabricação de amianto são inconstitucionais. Qual a fundamentação desse entendimento? O que diferencia a atividade da União e a atividade dos Estados, quando se trata de matéria de competência legislativa concorrente? Na hipótese de competência concorrente, os Estados podem legislar se não houver lei federal anterior sobre o tema? Direito civil, direito penal e direito processual são matérias de que tipo de competência legislativa? A quem compete legislar sobre custas de serviços forenses? A quem compete legislar sobre trânsito e transportes e qual o tipo de competência neste caso? Estados e Municípios podem legislar, respectivamente, sobre crimes de responsabilidade de Governadores e Prefeitos?

4 Estudamos as várias formas de criação de novos Estados (incorporação, subdivisão, desmembramento-formação, desmembramento-anexação). Qual delas foi usada para a criação do Estado de Tocantins (art. 13, ADCT)? O que são terras devolutas? Segundo entendimento do STF, lei estadual que exija a adaptação de veículos destinados ao transporte coletivo intermunicipal, buscando com isso a proteção e integração das pessoas portadoras de deficiência, é constitucional? Por que? Em matéria de repartição de competência, o que é o princípio da preponderância de interesses? Que tipo de competência legislativa exerce o Município ao legislar sobre o transporte coletivo municipal? Quem analisa as contas dos Governos dos Territórios Federais? Direito penitenciário, direito urbanístico, direito tributário e procedimentos em matéria processual inserem-se em que tipo de competência legislativa? Direito civil, direito eleitoral, direito agrário, direito comercial, direito do trabalho e direito processual inserem-se em que tipo de competência legislativa? Que relação deve existir entre as Constituições Estaduais e as Leis orgânicas dos Municípios? É constitucional uma lei estadual que obrigue os motoristas a manter acesos, nas rodovias estaduais, em qualquer horário, os faróis de seus veículos? Por que? Como e por quem é aprovada e promulgada a lei orgânica do DF, segundo o art. 32 da CF? O que significa dizer que o DF acumula duplo nível de competências? Nos termos do art. 22, inc. XVII, da CF, quem legisla sobre a organização judiciária, a organização do MP e da defensoria pública do DF? É constitucional uma lei estadual que impõe sanções pecuniárias aos proprietários de veículos que deixam de recolher o IPVA? Por que? Quando a Constituição afirma que são reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas está se referindo a que tipo de competência estadual? É constitucional uma lei estadual que passe a considerar crime a prática de fumar em prédios públicos? Por que? Na criação de novos Estados, o que diferencia a subdivisão e o desmembramento-formação? Como são escolhidos os Governadores dos Territórios Federais? Qual a extensão do mar territorial? É constitucional uma lei estadual que impõe critérios mais severos que aqueles previstos em lei federal, visando o controle da poluição? Por que? Como regra geral, quem tem competência legislativa para fixar o horário do comércio?

5 Quais os requisitos constitucionais para a formação de um novo Estado-membro? Estudamos as várias formas de criação de novos Municípios (incorporação, subdivisão, desmembramento-formação, desmembramento-anexação). Qual delas foi usada para a criação do Município de Gavião Peixoto, antigo distrito de Araraquara? É constitucional uma lei estadual que discipline a prática de atividades nucleares no Estado? Por que? É constitucional uma lei estadual que regula o número máximo de alunos em cada sala de aula na educação infantil, fundamental e média? Pode uma lei estadual obrigar concessionárias a remover gratuitamente postes que estejam causando transtornos a particulares? Quais das pessoas jurídicas de direito público tem o dever de fornecer medicamentos a pessoas carentes? É constitucional uma lei estadual que autorize menor de 18 anos a usar e conduzir veículo automotor? Por que? Segundo entendimento do STF, é constitucional uma lei municipal que proíbe a queimada de cana-de-açúcar? No exercício de sua autonomia, o Município pode criar a sua guarda municipal. Nos termos da CF (art. 144, 8º), qual a finalidade desta corporação? Os Territórios Federais possuem a sua Constituição própria? Por que? As leis municipais são hierarquicamente inferiores às estaduais ou às federais? União, Estados, DF e Municípios podem embaraçar o funcionamento de cultos religiosos? União, Estados, DF e Municípios podem exigir que os cultos religiosos respeitem regras sanitárias e ambientais sem que isso implique em impedir a liberdade de culto? É totalmente proibida qualquer ajuda financeira da União, dos Estados, do DF ou dos Municípios a uma igreja ou culto religioso? Quais os Municípios que estão obrigados a respeitar a regra dos dois turnos de votação, na eleição para a escolha dos Chefes do Executivo? São constitucionais as leis estaduais que preveem o parcelamento de multas de trânsito ou obriguem a vistoria de veículos antigos? Por que? Como competência administrativa prevista no art. 21, inc. XXIII, da CF, quem pode explorar os serviços relacionados à atividade nuclear e com quais finalidades? Os Territórios Federais podem se subdividir em Municípios? A quem pertence uma ilha fluvial localizada em rio que divide dois Estados, longe da fronteira com outro país? De quem é a competência administrativa para classificar diversões públicas e programas de rádio e de TV?

6 De quem é a competência legislativa para organizar distritos municipais e o transporte coletivo urbano? É constitucional uma lei municipal que fixe o horário bancário? Por que? É constitucional uma lei municipal que regule a venda de cigarros? Por que? É constitucional uma lei municipal que regule atividades nucleares? Por que? São constitucionais leis municipais que regulem questões relacionadas à água, informática e radiodifusão? Por que? Quais os requisitos para a criação, incorporação, fusão ou desmembramento de Municípios? Como são instituídas as regiões metropolitanas? As regiões metropolitanas podem possuir governo próprio? Pode o Estado legislar sobre um esporte novo, recém-introduzido no País, sobre o qual não existem normais gerais federais? Por que? Em matéria de competência concorrente, que efeito a lei federal superveniente exerce sobre a lei estadual editada anteriormente? III- SOBRE INTERVENÇÃO Dica: o assunto está concentrado nos arts. 34, 35 e 36 da CF. Consulte as anotações de aula. O que é a regra da não-intervenção? O que é dívida fundada? Em que Municípios a União poderá intervir? A intervenção é instrumento de manutenção do pacto federativo. Segundo a Constituição, onde pode intervir a União? Quais os princípios constitucionais que, se desobedecidos, podem ensejar a intervenção da União nos Estados? Em caso de grave comprometimento da ordem pública, o decreto de intervenção pode nascer de atuação presidencial espontânea ou o Presidente somente poderá agir mediante provocação? O que deverá ser feito se a intervenção federal for decretada durante um período de recesso parlamentar? Que reflexos a intervenção federal provoca na tramitação de uma PEC? Quem realiza o controle político do ato de intervenção federal? Quem realiza o controle político do ato de intervenção estadual? Se o Poder Judiciário Estadual estiver sofrendo coação, quem pode requisitar ao Presidente da República a decretação da intervenção federal?

7 Pode a Constituição Estadual criar outras hipóteses de intervenção nos Municípios (pressupostos materiais) além daquelas apontadas no art. 35 da CF? Por que? Considerando que a intervenção é instrumento de proteção da federação, a possibilidade de intervenção federal implica em admitir que a União, no plano interno, ocupa posição juridicamente superior à dos Estados? Por que? A falta de aplicação de receitas, na forma da lei, em educação e em saúde, pode dar ensejo a uma requisição de intervenção federal. Qual o nome da ação judicial que pode levar o STF a expedir esta requisição? O DF pode sofrer intervenção federal? O Governador que afrontar os direitos da pessoa humana poderá sujeitar o seu Estado a uma intervenção federal. Qual a ação judicial que serve para obter a requisição desta intervenção e quem pode ajuizá-la? Em caso de invasão estrangeira, o Presidente da República poderá agir espontaneamente, decretando a intervenção no Estado invadido, ou dependerá de provocação? Em outras palavras: a hipótese é de ação espontânea ou de ação provocada? A falta de pagamento dos precatórios judiciais, pelo Estado-Membro, pode ensejar a intervenção federal. Neste caso, o Presidente da República depende de provocação ou poderá agir espontaneamente? Qual a prerrogativa básica dos Estados, DF e Municípios, atingida no momento em que se decreta e se executa a intervenção? A intervenção estadual pode ser decretada em razão do desrespeito a certos princípios constitucionais sensíveis, indicados na C.E. e não observados por um Município. A ação judicial prevista para requisitar esta intervenção é a ADIn (ação direita de inconstitucionalidade) interventiva. Quem pode ajuizar esta ação e perante qual Tribunal? No controle político do ato de intervenção, o que pode fazer o Poder Legislativo se constatar a ausência de um dos pressupostos materiais ou formais para este ato? A intervenção federal em um Estado afeta também, de forma direta, a autonomia dos Municípios? É possível que a intervenção federal se limite à suspensão de um ato? Em que casos? A intervenção federal pode provocar, pela simples decretação, a cassação do mandato de um Governador? A intervenção federal pode ter como efeito a redução do Estado à condição de Território Federal? Qual o instrumento legislativo que deflagra (dá início) uma intervenção estadual? ================================================

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 08 Exercícios 1 Tendo em vista o dispositivo no

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Poder Constituinte PODER CONSTITUINTE - Poder responsável por criar e modificar uma constituição. - Sempre está latente. - O titular é o povo. PODER CONSTITUINTE PODER

Leia mais

Aula 8/16 ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. Prof. Wallace C. Seifert Concurso para RFB

Aula 8/16 ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. Prof. Wallace C. Seifert Concurso para RFB ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO Aula 8/16 Prof. Wallace C. Seifert Concurso para RFB INTRODUÇÃO Slide # 2 FORMA DE ESTADO (Art. 1º) Federação união indissolúvel Impossibilidade de secessão Composição

Leia mais

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira

Processo Legislativo II. Prof. ª Bruna Vieira Processo Legislativo II Prof. ª Bruna Vieira 1.4. Espécies normativas (art. 59 da CF) a) emendas à Constituição b) leis complementares c) leis ordinárias d) leis delegadas e) medidas provisórias f) decretos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado Municípios Profª. Liz Rodrigues - Municípios: entidades federativas dotadas de autonomia e voltadas para assuntos

Leia mais

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:...

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:... 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente Precedentes: RExt 466.343 RExt 349.703 HC 87.585 1. PODER CONSTITUINTE Poder de elaborar

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 21 INTRODUÇÃO... 23 Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 1. Processo e procedimento... 25 1.1. Procedimentos legislativos... 26 2. Princípios

Leia mais

Sumário. A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21

Sumário. A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21 Sumário NOTA DO AUTOR... 15 AGRADECIMENTOS... 17 LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 19 INTRODUÇÃO... 21 A importância da Lei na sociedade contemporânea... 21 CAPÍTULO 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO

Leia mais

DA INTERVENÇÃO FEDERAL (ARTS. 34 A 36) (vários autores) Disciplina: Direito Constitucional II

DA INTERVENÇÃO FEDERAL (ARTS. 34 A 36) (vários autores) Disciplina: Direito Constitucional II DA INTERVENÇÃO FEDERAL (ARTS. 34 A 36) (vários autores) Disciplina: Direito Constitucional II Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com www.rivero.pro.br O Estado Federal fundamenta-se no

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado Estados Profª. Liz Rodrigues - Estados federados: pessoas jurídicas de direito público interno dotadas de autonomia

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25

LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS UTILIZADAS... 21 INTRODUÇÃO... 23 Capítulo 1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO LEGISLATIVO... 25 1. Processo e procedimento... 25 1.1. Procedimentos legislativos... 26 2. Princípios

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

Organização do Estado III. Prof. ª Bruna Vieira

Organização do Estado III. Prof. ª Bruna Vieira Organização do Estado III Prof. ª Bruna Vieira 3.2. Estados: são pessoas políticas dotadas de autonomia, marcada pelo fato de a CF determinar que os Estados devem elaborar suas próprias Constituições Estaduais.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado Distrito Federal e Territórios Profª. Liz Rodrigues - Parte integrante da República Federativa do Brasil, o Distrito

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Sumário 7 Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS EXERCÍCIOS GABARITO 1. (CONSULPLAN 2017 TJ-MG Oficial de Apoio) Na elaboração do processo legislativo, os poderes nele envolvidos podem se

Leia mais

Prof. Helena de Souza Rocha 1

Prof. Helena de Souza Rocha 1 Prof. Helena de Souza Rocha 1 2 Fonte: Pedro Lenza. Direito Constitucional Esquematizado. Originário histórico revolucionário Poder Constituinte Derivado reformador decorrente Difuso revisor Supranacional

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA Art. 18, 19, 20, 26, 27, 28, 32 e 33. Fábio Ramos FGV CGE/MA AUDITOR DO ESTADO 2014 1. X é Deputado Federal representando o Estado Z. Com problemas de saúde, sua

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 31. Acerca de competência legislativa, assinale a opção correta. (a) Compete aos estados legislar sobre direito agrário. (b) Segundo a teoria dos poderes remanescentes, hoje aplicada

Leia mais

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE Titular: povo CF/88, art. 1 TEORIA DO PODER CONSTITUINTE (Precursor: Emmanuel Sieyès, em O que é Terceiro Estado? ) Originário ou de 1º grau (poder de fato/político) inicial incondicionado

Leia mais

SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS

SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS 1 -Criação e a extinção dos Estados (art. 18, 3º e 4º, da CF) Incorporação (ou fusão); Subdivisão (ou

Leia mais

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal...

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal... Súmario Capítulo I Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais... 13 1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 2. Conceito e concepções de Constituição... 16 3. Teoria da norma constitucional:

Leia mais

INTERVENÇÃO FEDERAL intervenção federal Estados

INTERVENÇÃO FEDERAL intervenção federal Estados INTERVENÇÃO FEDERAL As hipóteses de intervenção federal (e quando dizemos intervenção federal significa intervenção realizada pela União) nos Estados e Distrito Federal estão taxativamente previstas no

Leia mais

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 05 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 05 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 05 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 05 Questões de provocação 1ª. QUESTÃO. Lei n 3438/2000,

Leia mais

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões:

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões: CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior Bloco 1 Responda às questões: 1. Quanto ao processo legislativo relativo à medida provisória, julgue os itens: I Relator,

Leia mais

AULA 13. A repartição de atribuições ou competências entre as entidades federativas é essencial para se caracterizar um Estado Federal.

AULA 13. A repartição de atribuições ou competências entre as entidades federativas é essencial para se caracterizar um Estado Federal. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 13 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 13 Conteúdo da aula: Estado Federal Brasileiro (Sistema

Leia mais

SUMÁRIO. Agradecimentos Apresentação da coleção Apresentação da obra... 21

SUMÁRIO. Agradecimentos Apresentação da coleção Apresentação da obra... 21 SUMÁRIO Agradecimentos... 17 Apresentação da coleção... 19 Apresentação da obra... 21 Capítulo I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição e supremacia constitucional... 23 1.1. Constituição

Leia mais

Conhecimento Específico Direito Constitucional

Conhecimento Específico Direito Constitucional Conhecimento Específico Direito Constitucional Da Intervenção (Art. 34 a 36) Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DA INTERVENÇÃO (ART. 34 a 36) INTERVENÇÃO FEDERAL

Leia mais

Apresentação. Freire Neto

Apresentação. Freire Neto Bem vindos!!! Apresentação Freire Neto freire.rapaduracultural@gmail.com 984151051 Não precisa ser fácil, basta ser possível. Quem é você? Quem é você? X Parceria... Questão 3 Fortaleza - Ce Regional

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 145 QUESTÕES DE PROVAS IBFC POR ASSUNTOS 06 QUESTÕES DE PROVAS FCC 24 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Profª. Liz Rodrigues - Regra geral: princípio da autonomia dos entes federativos. - A intervenção, como mecanismo constitucional de

Leia mais

QUESTÕES REVISÃO. 2. No que se refere à administração pública direta e indireta, julgue os itens a seguir.

QUESTÕES REVISÃO. 2. No que se refere à administração pública direta e indireta, julgue os itens a seguir. QUESTÕES REVISÃO 1. Analise e responda: O modelo federativo de Estado adotado pelo Brasil se embasa na descentralização política e na soberania dos estados-membros, que possuem competência para se auto-organizarem

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO... 23

EDITAL SISTEMATIZADO... 23 EDITAL SISTEMATIZADO... 23 Capítulo I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 27 1. Conceito de Constituição e supremacia constitucional... 27... 27 1.2. Constituição política... 27 1.3.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 11/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Súmario 7 Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Título I, arts. 1º ao 4º) Constituição Federal (CF) Conceito: Os princípios fundamentais são os princípios estruturantes do Estado brasileiro, escolhidos

Leia mais

Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha

Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha Teoria da Constituição Prof.ª Helena de Souza Rocha 1 CONSTITUIÇÃO SURGIMENTO VIGÊNCIA EM ANOS 1824 25/03/1824 65 1891 24/02/1891 39 1934 16/07/1934 03 1937 10/11/1937 08 1946 18/09/1946 20 1967 24/01/1967

Leia mais

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3.

Leia mais

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 DIREITO CONSTITUCIONAL O Direito Constitucional é o ramo do Direito Público que estabelece as normas que estruturam o Estado e sua organização

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 179/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE

Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE Prof. Giuliano Tamagno DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Profª. Liz Rodrigues - Fase complementar: - Promulgação é a declaração de existência da lei e sua inserção no ordenamento. Promulga-se a lei, não o PL. - Prazo:

Leia mais

introdução Direito Tributário

introdução Direito Tributário introdução Tributo: Conceito e Classificação. Sistema Constitucional Tributário Soberania Poder de Tributar Poder absoluto dentro de um território Soberania Poder de Tributar Poder de fato de exigir uma

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61 Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito de constituição...25 2. Sentidos ou concepções de constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60 Sumário Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito De Constituição...25 2. Sentidos ou concepções de Constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociol gico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro A democracia que conhecemos atualmente é um sistema político e governamental em que os cargos políticos são definidos através do voto. O seu oposto é a ditadura,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 95/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 95/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 95/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: PODER CONSTITUINTE PONTO 2: a) ORIGINÁRIO PONTO 3: b) DERIVADO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO: poder diferenciado. Surge um poder organizado. É inicial, autônomo, incondicionado,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 47/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 47/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 47/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição Sumário Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição 1 Afinal, o que é a Constituição? 3 1.1 Constitucionalismo 3 1.2 O neoconstitucionalismo 4 1.3 Jusnaturalismo X Positivismo X

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado União Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Competências legislativas privativas da União: listadas no art. 22 da CF/88

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição do TSE e competências originárias. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição do TSE e competências originárias. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Justiça Eleitoral Composição do TSE e competências originárias Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Composição do TSE Justiça Eleitoral Órgãos da Justiça Eleitoral - CF, art. 118 I - o

Leia mais

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESTADO Conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. - Só passa a existir quando o comando da comunidade

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 29/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Capítulo I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Conceito de Constituição e supremacia constitucional... 27

Capítulo I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Conceito de Constituição e supremacia constitucional... 27 ... 23 Capítulo I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 27 1. Conceito de Constituição e supremacia constitucional... 27... 27 1.2. Constituição política... 27 1.3. Constituição jurídica... 28 1.4. Constituição culturalista...

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Divisão de Poderes Poder Executivo O Poder Executivo é exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, é o Presidente da República, sua

Leia mais

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Prof. Giuliano Tamagno 15 09 DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Banca FCC 1) FCC Técnico Judiciário - TRE SP (2012) Em 9 de janeiro de 2012, foi promulgada, no Estado de São Paulo, a Lei complementar no 1.166, criando a Região Metropolitana

Leia mais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA 1 DICAS DE CONSTITUCIONAL PARA O EXAME DE ORDEM Prof. ª Bruna Vieira ATENÇÃO!! * A doutrina constitucional majoritária e a

Leia mais

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira

Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Técnico Legislativo Direito Constitucional Questões Aula 8 Prof. André Vieira Direito Constitucional 1. Por iniciativa de deputado federal, tramitou e foi aprovado, no CN, projeto de lei que trata de

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 15 Capítulo I Teoria geral do controle de constitucionalidade... 17 1. Pressupostos do controle de constitucionalidade... 17 2. Espécies de

Leia mais

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 1 Constitucionalismo; Origem, conceito e objeto; Fontes do Direito Constitucional; Neoconstitucionalismo; Transconstitucionalismo; Questão de concurso CAPÍTULO

Leia mais

Sumário. Prefácio...31

Sumário. Prefácio...31 Prefácio...31 Capítulo 1 π TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 33 1. Conceito de Constituição... 33 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 34 2.1 Sentido sociológico... 34 2.2 Sentido político... 35 2.3 Sentido

Leia mais

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor.

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor. Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Executivo Exercícios / Aula 05 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 05 COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se

Leia mais

Aula 21. Curiosidade. No Direito Tributário a corrente majoritária sustenta haver hierarquia entre LO e LC.

Aula 21. Curiosidade. No Direito Tributário a corrente majoritária sustenta haver hierarquia entre LO e LC. Turma e Ano: Master A 2015 Matéria / Aula: Direito Constitucional Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Rafael Felipe G. do Nascimento Aula 21 PROCESSO LEGISLATIVO (PROCEDIMENTOS ESPECIAIS) 1 O

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional / 2017 Aula: Organização do Estado - Noções Gerais - Territórios Federais - Município e Estado / Aula 27 Professor: Luis Alberto Monitora: Kelly Silva

Leia mais

ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO DA INTERVENÇÃO

ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO DA INTERVENÇÃO ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO DA INTERVENÇÃO INTERVENCAO CONCEITO Segundo Alexandre de Moraes, a intervencao consiste em medida excepcional de supressao temporaria da autonomia

Leia mais

Direito Constitucional TRE-PE

Direito Constitucional TRE-PE Direito Constitucional TRE-PE Prof. Giuliano Tamagno 1 BANCA - CESPE 2 SISTEMA DE GOVERNO Presidencialismo Parlamentarismo FORMA DE GOVERNO República Monarquia FORMA DE ESTADO Estado Unitário Confederação

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL TRT-SP DIREITO CONSTITUCIONAL Dicas Para a Prova Prof. Daniel Sena Direito Constitucional PRÉ-PROVA TRT-SP DIREITO CONSTITUCIONAL Meus queridos, vocês estão prestes a enfrentar mais um desafio. Vão sem

Leia mais

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS 1. PRINCÍPIOS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 35/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 35/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 35/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de constitucionalidade Pressupostos Rigidez constitucional Supremacia da constituição Controle da constitucionalidade Inconstitucionalidade das Leis Natureza

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA ÁREA DE CONHECIMENTO Ciências Sociais Aplicadas DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CÓDIGO GDIR1009 CRÉDITOS 4(4/0) TOTAL

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Partidos Políticos Partidos Políticos Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Fidelidade partidária: a CF/88 coloca a filiação a partido político como uma das condições de elegibilidade os

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais

LEGISLAÇÃO COMERCIAL E TRIBUTÁRIA AULA V

LEGISLAÇÃO COMERCIAL E TRIBUTÁRIA AULA V LEGISLAÇÃO COMERCIAL E TRIBUTÁRIA AULA V IV DIREITO CONSTITUCIONAL (continuação) 1. Poder Constituinte Poder Constituinte é o poder que o povo atribui aos Constituintes, pessoas eleitas com o poder-obrigação

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE I. CONCEITO É a verificação da compatibilidade de uma lei ou ato normativo com a Constituição, verificando seus requisitos de constitucionalidade.

Leia mais

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função 2016 Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função Lucas Rodrigues de Ávila Prova da Ordem 2016 O que é competência por prerrogativa de função? "Um dos critérios determinadores da competência

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Eleições de Deputados Federais e Senadores Pressupostos de Elegibilidade Requisitos para a candidatura dos Deputados Federais: Brasileiro nato ou naturalizado

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional ... Questão 65 - Simulado nº 2 Gabarito: D. A questão pede a alternativa errada. d) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular,

Leia mais

AS ENTIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS

AS ENTIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS AS ENTIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS CONCEITO Segundo Marcelo Alexandrino, a Uniao e entidade federativa autonoma em relacao aos estadosmembros e municipios. E pessoa juridica de direito publico interno,

Leia mais

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS CURSO DE DIREITO Prof. A CF/88 prevê dois sistemas para a escolha dos representantes que, em nome do titular da soberania, o povo, exercerão o poder: Sistema Majoritário a) Presidência da República b)

Leia mais

STJ APRESENTAÇÃO...

STJ APRESENTAÇÃO... STJ00059205 sumário APRESENTAÇÃO... 1. O ESTADO, A DEMOCRACIA E OS MUNICÍPIOS... 15 1.1 O Estado - conceito.................. 15 1.2 Exercício do poder democrático............ 19 1.3 Instrumentos da democracia

Leia mais

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II Professor Juliano Napoleão UNIDADE 1 O controle de constitucionalidade no Brasil 1.1 Considerações iniciais: conceito, pressupostos e objetivos do

Leia mais

Parte II Espécies Normativas PROCESSO LEGISLATIVO

Parte II Espécies Normativas PROCESSO LEGISLATIVO Parte II Espécies Normativas PROCESSO LEGISLATIVO I. EMENDAS CONSTITUCIONAIS LIMITAÇÕES Expressas Materiais Cláusulas pétreas CF, art. 60, 4º. Circunstanciais CF.art. 60, 1º. Formais Referentes ao processo

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Organização do Estado - II TIPOS DE COMPETÊNCIAS Competência exclusiva: Indelegável. Competência privativa: delegável Competência comum: União, Estados, DF e Municípios.

Leia mais

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Prof. Giuliano Tamagno ANALISTA 50 QUESTÕES BÁSICAS Português Inglês Rac. Lógico D. Constitucional D. Administrativo Sistema Financeiro Nacional

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Processo Legislativo Procedimentos Especiais 1) FGV - OF CHAN MRE () Considerando os referenciais de estabilidade e permanência da ordem constitucional, bem como os limites

Leia mais

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei 1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei ordinária e projetos de resolução. 2. O processo legislativo

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes Poder Legislativo Federal ü No Brasil vigora o bicameralismo federativo, no âmbito federal. Ou seja, o Poder Legislativo no Brasil, em âmbito federal, é bicameral, isto é, composto

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 41/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Coleção Jacoby Fernandes de Direito Público CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL VOLUME 5 Área específica Direito Constitucional Áreas afins Atualizada até a EC nº 99/2017 Direito Constitucional

Leia mais